NOTA DE BOAS VINDAS ERASMUS+ JUVENTUDE EM AÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NOTA DE BOAS VINDAS ERASMUS+ JUVENTUDE EM AÇÃO"

Transcrição

1 Erasmus+ Youth in Action Programme - Programa Erasmus+ em Ação Rua de Santa Margarida nº BRAGA - PORTUGAL Phone erasmusmais@juventude.pt NOTA DE BOAS VINDAS ERASMUS+ JUVENTUDE EM AÇÃO Não existem ideias prematuras, existem momentos oportunos pelos quais é preciso saber esperar. Jean Monnet Este é o momento oportuno há muito esperado. Está dado o pontapé de saída do Programa Europeu Erasmus+ em Ação que receberá candidaturas já no round de 30 de Abril de 2014 em Portugal. O Programa Erasmus+ em Ação completou o processo de acreditação comunitário e gerirá os fundos europeus de 2014 a 2020 para as áreas da juventude, da educação não formal, da mobilidade, do voluntariado, da cidadania, das políticas de juventude e das parcerias estratégicas. Seremos ainda um elemento disseminador na área do novo capítulo centralizado do desporto. O Erasmus+ em Ação é um programa criador de oportunidades, gerador de soluções, promotor de causas e de sonhos e concretizador de realizações e de ambições. Este sinal MAIS tem um significado muito abrangente por incorporar as áreas da educação, da formação da juventude e do desporto. O Programa Erasmus+ em Ação pretende apresentar 3 marcas distintivas: Qualidade, Inovação e Diferenciação. A Qualidade assegura-se com formação, democratização e inclusão. A Inovação reveste-se de simplicidade nos processos, criatividade nas soluções e partilha de responsabilidades na implementação. A Diferenciação obtém-se com resultados, mensurabilidade e reputação/credibilidade. É nossa missão gerir um Programa de acesso universal, simples e fácil, desburocratizado e informatizado, inovador e diferenciador, exigente e rigoroso, inclusivo e justo, que crie esperança e que gere confiança para uma Geração do Presente e do Futuro! Para vós! Este Programa é vosso e nós estamos cá para vos ajudar a concretizar. A vencer. A cumprir. A fazer bem à primeira. A mudar a vossa vida e a vida das nossas comunidades. Contem connosco! Contamos convosco! Bem-vindos! José Gonçalo Regalado Diretor do Programa Erasmus+ em Ação Um futuro para ti.

2 Erasmus+ Youth in Action Programme - Programa Erasmus+ em Ação Rua de Santa Margarida nº BRAGA - PORTUGAL Phone erasmusmais@juventude.pt VISÃO, MISSÃO E VALORES DO PROGRAMA ERASMUS+ JUVENTUDE EM AÇÃO I. VISÃO O Erasmus+ em Ação é um programa para todos que aspira mudar a vida das pessoas e potenciar os projetos dos jovens, criando experiências e oportunidades, promovendo a mobilidade, impulsionando os resultados da aprendizagem, ligando pessoas através de laços culturais apoiados por um conjunto comum de valores, com base numa união de políticas de forma a promover o desenvolvimento social e o crescimento económico na Europa. II. MISSÃO O Erasmus+ em Ação é um programa gratuito, de acesso livre e universal a qualquer jovem dos 13 aos 30 anos, simples e fácil, desburocratizado através de ferramentas inovadoras, transparente nos procedimentos, justo na avaliação, rigoroso na implementação e próximo das pessoas através de visitas pedagógicas e auditorias. O Erasmus+ em Ação faz uso uma comunicação abrangente para os diferentes públicos e de uma comunicação direcionada para as áreas da juventude/desporto, pretendendo com isso chegar a todos os distritos/regiões de Portugal. É um Programa inclusivo e interclassista, envolvendo pessoas com menos oportunidades e valorizando as aprendizagens obtidas através da educação não formal certificada como mais-valia na vida dos jovens. III. VALORES 1. Acesso Universal 2. Simplicidade com Inovação 3. Justiça na Avaliação 4. Rigor na Implementação 5. Comunicação para todos 6. Equilíbrio Regional 7. Inclusão Social Um futuro para ti.

3 Erasmus+ Youth in Action Programme - Programa Erasmus+ em Ação Rua de Santa Margarida nº BRAGA - PORTUGAL Phone erasmusmais@juventude.pt MARCAS DISTINTIVAS DO PROGRAMA ERASMUS+ JUVENTUDE EM AÇÃO I. QUALIDADE A QUALIDADE ASSEGURA-SE COM FORMAÇÃO, DEMOCRATIZAÇÃO E INCLUSÃO A Formação para criação de Competências! O Programa apostará na construção de planos de formação reconhecidos e certificados, nacionais e internacionais, com enfoque na criação de competências transversais e ligação ao mercado de trabalho. B Uma Bolsa de Formadores para Democratizar o Acesso! O Programa promoverá a utilização de uma Bolsa de Formadores de forma a garantir a democraticidade do acesso, chegando a todas as regiões do País, garantindo a explicação das ações, a exemplificação de candidaturas, a criação de projetos modulares, a definição das condições de elegibilidade e a simplicidade da implementação. C O Erasmus+ para quem mais precisa! O Programa reforçará a utilização de metodologias de educação não-formal para incluir jovens excluídos ou com menos oportunidades dando-lhes assim uma oportunidade, um rumo, um propósito, um presente. II. INOVAÇÃO A INOVAÇÃO ASSEGURA-SE COM SIMPLICIDADE, CRIATIVIDADE E PARTILHA DE RESPONSABILIDADES A O Programa Erasmus+ será mais simples e acessível! Sabendo da burocracia e complexidade processual obrigatória e das barreiras à entrada de novos candidatos, no curto prazo, o Programa terá plataformas de formação online com o modelo de construção de candidaturas aos fundos comunitários, desenvolverá cursos de e- learning com vídeos e turoriais, aplicará novos modelos de difusão da informação com métodos de massive open education, criará soluções de apoio aos novos candidatos ajudando-os em todo o processo desde a ideia inicial à candidatura. B Um Programa de Serviço, igualdade e inclusão! Serviço público de excelência, universal e gratuito. Tratamento com igualdade dando acesso a todos. Inclusão de todos para não excluir ninguém. C Erasmus+ de Criatividade com Valor O Programa terá uma plataforma de divulgação dos projetos onde os beneficiários / participantes poderão colocar o resumo das suas iniciativas, os seus resultados, as suas fotos, os seus vídeos, as suas diferentes experiências, os seus cursos e todos os elementos de promoção, comunicação ou disseminação. Um futuro para ti.

4 Erasmus+ Youth in Action Programme - Programa Erasmus+ em Ação Rua de Santa Margarida nº BRAGA - PORTUGAL Phone erasmusmais@juventude.pt D Erasmus+ Crowdfunding O Erasmus+ em Ação terá uma plataforma de crowdfunding para cada projeto, de forma a permitir que qualquer cidadão/organização possa doar fundos adicionais às candidaturas aprovadas, apoiando a sua execução ou criando uma rede de partilha social. E Partilha com integração de novos candidatos em projetos de rede O Programa Erasmus+ permitirá a inclusão de um conjunto de parceiros muito alargado com a inclusão das associações juvenis, das associações desportivas, das federações, das IPSS, das Organizações Não Governamentais, das escolas, das universidades, dos institutos politécnicos, das fundações, dos centros de investigação,das empresas na sua ótica da responsabilidade social, das juntas de freguesia, das câmaras municipais, das comunidades intermunicipais, das CCDR, dos conselhos municipais de juventude, dos grupos informais de jovens, entre muitos outros. III. DIFERENCIAÇÃO A DIFERENCIAÇÃO ASSEGURA-SE COM RESULTADOS, MENSURABILIDADE E REPUTAÇÃO / CREDIBILIDADE A Criar Oportunidades para Muitos Mais! Em 2013, triplicámos a participação de jovens nos projetos e quintuplicámos a participação de jovens com menos oportunidades, reduzindo o custo por participante para um terço. O objetivo é abranger 100 mil jovens, nos projetos e na formação, nos próximos 7 anos do Programa Erasmus+ em Ação. B Novos Candidatos são muito Bem-Vindos! O foco estará no reforço da participação de novos candidatos, criando oportunidades e eliminando a dependência financeira das instituições, de forma a que este Programa seja uma alavanca ao desenvolvimento associativo e não uma dependência continuada de financiamentos permanentes e sucessivos. C O apoio ao Interior é uma prioridade! As regiões do interior terão modelos de informação e disseminação dedicados. O objetivo é criar oportunidades para todos os jovens independentemente da sua localização e do seu acesso à informação. D Rigor e Exigência na Implementação A exigência do acompanhamento, da pedagogia na ação, da realização de visitas e auditorias estará no centro das nossas prioridades. Um futuro para ti.

5 MAnual de normas erasmus+ Ja

6 Um Futuro para ti.

7 >>> índice A Marca >>> 05 Identidade >>> 06 Logótipo >>> 08 Versões >>> 09 Margem de Segurança >>> 10 Dimensão Mínima >>> 11 A Cor >>> 12 A Preto e Branco >>> 13 Fundos de Cor >>> 14 Fundos Fotográficos >>> 15 Tipografia >>> 6 Utilizações Incorrectas >>> 18 Artes Finais >>> 29

8 MARCA

9 .pag.03 - ERASMUS+ JA > Manual de Normas Gráficas > identidade.. O Programa Erasmus+ em Ação [Ja] é um programa de juventude e desporto da União Europeia. Não formal, arrojado, corajoso e comprometido, assume no lettering que utiliza a leveza da abordagem e o rigor da ação. Ja representa por um lado as iniciais de em Ação mas também, e acima de tudo, a vontade de construir o futuro a partir deste momento efetivo, do primeiro dia do Erasmus+. Ja que se assume como agora, a partir deste momento, com confiança e convicção. O jogo triangular colorido (verde, amarelo, vermelho) representa a identidade nacional Portuguesa como destaque maior. Mas acentua ainda a vontade de fazer mais, de fazer já, por Portugal e pela Europa. O modelo gráfico em forma de 3 setas sobrepostas indica a direção conhecida, partilhada, envolvendo todos no mesmo sentido, no mesmo caminho. A inscrição em Ação no canto inferior direito representa a transição entre o passado e o futuro, a marca de sucesso que se alia a um conjunto de renovadas oportunidades. A bandeira europeia e a inscrição Erasmus+ é o elemento de pertença umbilical à União Europeia. Somos um Programa europeu, somos o Erasmus+! Erasmus+ ja o futuro começa agora!

10 identidade Neste capítulo encontram-se os elementos básicos da Identidade Erasmus+ Ja e as especificações detalhadas sobre a forma de os usar. Conhecê-los é o ponto de partida para a correta aplicação e entendimento do espírito e da integridade da marca.

11 .pag.05 - ERASMUS+ JA > Manual de Normas Gráficas > logótipo.. Símbolo Símbolo Logótipo... Nome Descritivo Nome O logótipo é constituído pelo símbolo, o nome e o descritivo numa relação fixa, como aqui se exemplifica. Para garantir a consistência visual, o logótipo não deverá nunca ser redesenhado ou de alguma forma modificado. O logótipo terá de ser sempre reproduzido a partir da arte final original.

12 .pag.06 - ERASMUS+ JA > Manual de Normas Gráficas > versões.. A Cores... Alto Contraste... Para reforçar o peso e a visibilidade da marca Erasmus+ Ja, deve ser aplicada, sempre que possível, a versão a cores. Na impossibilidade de reproduzir o logótipo a cores, existem as versões a preto e branco e de alto contraste.... Estas 2 versões só devem ser aplicadas quando existam limitações no uso de cor, ou quando a técnica de reprodução o exija, salvaguardando sempre a melhor leitura do logótipo.

13 .pag.07 - ERASMUS+ JA > Manual de Normas Gráficas > margem de segurança.. X X X X X... Margem de Segurança Para preservar a boa leitura do logótipo foi definida uma área de segurança à sua volta Esta área tem como referência a medida X, que corresponde à altura do nome Erasmus+. O espaço livre mínimo ilustrado aplica-se a todas as versões da marca e destina-se a proteger o logótipo de qualquer outro elemento que esteja próximo e possa impedir ou influenciar a sua leitura e visibilidade. Sempre que possível, a margem deve ser aumentada.

14 .pag.08 - ERASMUS+ JA > Manual de Normas Gráficas > dimensões.. 15 mm 50 mm... Dimensão Mínima Para garantir a legibilidade da reprodução em escalas variadas, recomenda-se que o logótipo não seja reproduzido em tamanho inferior a 50mm. No caso de aplicações do logótipo em merchandising de pequena dimensão (canetas, pen drive, entre outros), deve recorrer-se à versão sem o descritivo. Neste caso, a dimensão mínima de comprimento exigida é de 35mm.

15 .pag.09 - ERASMUS+ JA > Manual de Normas Gráficas > COR.. R 135 R 255 R 222 R 75 G 177 G 233 G 18 G 74 B 47 B 25 B 21 B 74 Cor... Preto e Branco... As cores da marca Erasmus+ Ja são o Verde, o Amarelo Vermelho e o preto. O logótipo é aqui apresentado na opção preferencial, a cores, sendo que a quadricromia é o processo de reprodução de cores mais usado e recomendado. De forma a garantir um acabamento gráfico mais apurado ou em processos que não admita reprodução em quadricromia, deve optar-se pela versão a preto e branco

16 FUNDOS

17 .pag.11 - ERASMUS+ JA > Manual de Normas Gráficas > fundos..... Fundos de Cor As cores de fundo preferenciais para a marca Erasmus+ Ja são o branco e o preto. O principio básico é manter a integridade cromática com o máximo de contraste possível entre o logótipo e a cor de fundo. Estes exemplos deverão servir de guia, por forma a que a visibilidade do logótipo seja preservada.

18 .pag.12 -ERASMUS+ JA > Manual de Normas Gráficas > fundos fotográficos..... Fundos Fotográficos Não é recomendável a aplicação do logótipo sobre imagens. No entanto, sempre que se tenha que reproduzir o logótipo sobre fundos fotográficos, a sua colocação deve recair sobre as áreas da imagem que possibilitem uma boa leitura.

19 Tipografia

20 ..pag.14 - ERASMUS+ JA > Manual de Normas Gráficas > tipografia..... Arial abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTU- VWXYZ Museo 300 abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTU- VWXYZ Arial Bold abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTU- VWXYZ Museo 300 abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTU- VWXYZ TIPOGRAFIA... A tipografia oficial faz parte da identidade e deve ser sempre respeitada para que todo o material de comunicação seja coerente. Na comunicação externa - publicidade, publicações, entre outros - utilizar a tipografia Arial. Na comunicação interna utilizar a tipografia Arial. Os carateres que compõem o alfabeto não deverão ser expandidos, condensados ou alterados.

21 Utilizações Incorretas

22 .pag.16 - ERASMUS+ JA > Manual de Normas Gráficas > utilizações incorretas..... Distorção da Marca Aplicação em Fundos com Contraste Insuficiente Alteração das Cores Utilizações Incorretas... É muito importante que a marca Erasmus+ Ja mantenha a sua integridade em qualquer suporte utilizado. Por isso, representam-se aqui alguns alertas para as incorreções mais frequentes. Este enunciado não pretende abranger todas as possibilidades de má utilização.

23 Um Futuro para ti.

24 artes finais... Para implementar as orientações e especificações incluídas neste documento, devem ser utilizados os materiais corretos. A utilização das artes finais originais e das cores conforme especificado neste documento é fundamental para assegurar o sucesso e a consistência da identidade Erasmus+ Ja. No sentido de assegurar a consistência visual da marca Erasmus+ Ja, o logótipo deve ser sempre reproduzido a partir da arte final original, não devendo ser alterada em qualquer circunstância. Para fazer download do logótipo Erasmus+ Ja, consulte o site do Programa em

25 ficha técnica... Seguir as linhas de orientação definidas neste manual garante uma apresentação consistente da marca Erasmus+ Ja. É indispensável a colaboração de todos, na correta aplicação e entendimento da marca Erasmus+ Ja. Em caso de situações que não estejam aqui expressas, é aconselhável contactar o Erasmus+ Ja. Este Manual não dispensa a consulta do documento Guia de Informação e Publicidade para Beneficiários, disponível em Título: Manual de Normas Gráficas Edição e Propriedade: Erasmus+ Ja Rua de Santa Margarida, nº6, BRAGA Telefone: erasmusmais@juventude.pt Site: Coordenação Técnica: Programa Erasmus+ em Ação [Ja] Tiragem: 2000 exemplares User guide Graphic Design European Commission: Maio de ª Edição: Setembro de 2009 Design e Paginação: Interna Programa Erasmus+ em Ação [Ja]

26

27 Erasmus+ Youth in Action Programme - Programa Erasmus+ em Ação Rua de Santa Margarida nº BRAGA - PORTUGAL Phone erasmusmais@juventude.pt ACREDITAÇÃO PROGRAMA JUVENTUDE EM AÇÃO TRANSIÇÃO PARA O PROGRAMA ERASMUS + Mensagem para as Organizações SVE Serviço Voluntário Europeu Dando cumprimento às orientações da Comissão Europeia a este propósito e de forma a garantir uma transição pacífica para o novo Programa Erasmus+ em Ação, vimos informar o seguinte: 1. Todas as acreditações concedidas ao abrigo do Programa em Ação permanecem válidas até à data limite de caducidade definida aquando da atribuição da respetiva acreditação; 2. As acreditações que expiraram do dia 14 de Novembro de 2013 em diante serão prorrogadas até ao dia 30 de Junho de 2014 sendo condição essencial e obrigatória para esta prorrogação a submissão, por parte das organizações em causa, de novo pedido de acreditação ao abrigo do Programa Erasmus+ em Ação, até ao dia 30 de Junho de 2014, impreterivelmente; 3. O Programa Erasmus+ em Ação reserva-se ao direito de não emitir nem assinar as Convenções Financeiras às entidades que não cumpram com o disposto no número anterior; 4. Às organizações que já submeteram o pedido de acreditação em formulário de papel e que não reúnam as condições mencionadas no nº 2, será enviado novo formulário de acreditação para preenchimento e submissão online, de acordo com as instruções que do mesmo constam; 5. A submissão e aprovação de acreditações de organizações ao abrigo do Programa Erasmus+ faz cessar automaticamente as acreditações concedidas ao abrigo do Programa em Ação; 6. Excluem-se de todo o processo supra mencionado as organizações em situação de litígio com a Agência Nacional para a Gestão do Programa em Ação, mantendo-se suspensas as respetivas acreditações. Aguardando pelas vossas candidaturas na defesa e promoção dos valores do voluntariado. Com os melhores cumprimentos, José Gonçalo Regalado Diretor do Programa Erasmus+ em Ação Um futuro para ti.

28 Erasmus+ Youth in Action Programme - Programa Erasmus+ em Ação Rua de Santa Margarida nº BRAGA - PORTUGAL Phone erasmusmais@juventude.pt PLATAFORMAS RECOMENDADAS DE COMUNICAÇÃO E DISSEMINAÇÃO DE PROJETOS O Programa Erasmus+ em Ação apresentará plataformas inovadoras de comunicação e disseminação, sendo crucial integrar os resultados dos projetos aprovados com estas novas plataformas do Programa. Assim, em sede de candidatura, serão consideradas soluções recomendadas de plataformas de comunicação as seguintes valências: 1. Website de Projeto 2. Facebook de Projeto 3. Instagram de Projeto 4. Youtube de Projeto 5. Atualização da página do candidato/beneficiário com logótipo oficial, missão da organização, objetivos de atuação e causas promovidas no website do Programa Erasmus+ em Ação (na secção de Beneficiários) 6. Inscrição de todas as atividades do projeto que involvam participação de jovens no website (na secção Eventos e Oportunidades) 7. Incorporação de pelo menos 10 fotografias de cada projeto (no facebook e instagram do Prgrama Erasmus+ em Ação) e 2 vídeos promocionais/resumo dos eventos (no youtube do Programa em Ação 8. Produção de resultados intelectuais que possam ser transferidos como aprendizagens para outras organizações através do Blog do Programa Erasmus+ em Ação Todas estas opções e atualizações serão coordenadas em sede de implementação de projeto com a Equipa de Comunicação e o responsável interno do projeto de forma a garantirmos uniformidade dos modelos e das plataformas de partilha. Aquilo que o Programa pretende promover é a partilha e disseminação de boas práticas, um modelo de participação alargado, uma solução de monitorização virtual e um acompanhamento próximo dos projetos. José Gonçalo Regalado Diretor do Programa Erasmus+ em Ação Um futuro para ti.

29 Erasmus+ Youth in Action Programme - Programa Erasmus+ em Ação Rua de Santa Margarida nº BRAGA - PORTUGAL Phone erasmusmais@juventude.pt SOLUÇÕES DE MONITORIZAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS O Programa Erasmus+ em Ação apresentará um modelo de monitorização da implementação que seja conducente com resultados de excelência e reduza as possibilidades de arbitragem e desperdício dos fundos do Programa. Assim, estão definidas 3 soluções complementares de monitorização. A Monitorização Antes da Implementação do Projeto 1. Formação Obrigatória aos Beneficiários Todos os projetos aprovados do Programa obrigarão a uma formação inicial dos seus beneficiários e representantes legais de forma a que as regras de utilização dos fundos comunitários sejam conhecidas por todos. Esta formação será efetuada pelo corpo técnico do Programa e será levada a cabo em soluções descentralizadas ao nível regional. 2. Anexo à Convenção com Condições Específicas As convenções dos projetos aprovados e financiados conterão um Anexo suplementar obrigatório com um conjunto de clausulas relativas às condições materiais de implementação dos projetos, da abrangência da participação, das ferramentas de promoção, comunicação e disseminação das atividades. Um futuro para ti.

30 Erasmus+ Youth in Action Programme - Programa Erasmus+ em Ação Rua de Santa Margarida nº BRAGA - PORTUGAL Phone erasmusmais@juventude.pt 3. Cruzamento para Controlo de Duplo Financiamento A Comissão Europeia desenvolveu um mecanismo adicional de controlo de duplo financiamento entre os projetos avaliados pelos diferentes organismos europeus nas áreas da Educação, Formação, e Desporto que eliminará a possibilidade de uma mesma entidade ou consórcio se candidatar a mais do que uma entidade avaliadora do Programa. Só depois deste visto prévio, o Programa disponibilizará os fundos aos beneficiários. B Monitorização Durante a Implementação do Projeto 1. Avaliações a Meio do Projeto O Programa promoverá relatórios intermédios de avaliação da implementação dos projetos com um conjunto de observações e soluções de não conformidade de forma a garantir que os objetivos iniciais estão salvaguardados e podem ser efetuadas correções durante a implementação. Com a nova legislação, o Programa pode recorrer à devolução parcial de fundos das primeiras tranches e ao cancelamento unilateral dos projetos com devolução integral. O objetivo primordial é evitar projetos com implementação de baixa qualidade sem monitorização intermédia. 2. Visitas e Auditorias O papel das visitas e auditorias será sempre, sem qualquer exceção, robustecido por uma postura pedagógica e de melhoria contínua. Todos os projetos de novos candidatos serão visitados para apoiar na sua implementação e na partilha de boas práticas do movimento associativo. Todos os projetos com sinais de recurrência serão auditados para reduzir a possibilidade da transformação do Programa em soluções permanentes e repetitivas. 3. Monitorização Virtual As entidades apoiadas pelo Programa terão a obrigação de atualizar as suas páginas internas de perfil do candidato/beneficiário com os seus dados, contactos, representantes legais, missão, descrição de objetivos e causas apoiadas assim como providenciar o Programa com elementos visuais (fotos, vídeos, testemunhos, elementos de promoção e relatórios) das atividades promovidas. O calendário de atividades do projeto será ainda de consulta e participação pública no site do Programa de forma a alargar os seus impactos. Um futuro para ti.

31 Erasmus+ Youth in Action Programme - Programa Erasmus+ em Ação Rua de Santa Margarida nº BRAGA - PORTUGAL Phone erasmusmais@juventude.pt C Monitorização Depois da Implementação do Projeto 1. Reconhecimento dos Melhores Projetos O Programa desenvolverá sessões anuais de reconhecimento da implementação dos melhores projetos, inserindo uma solução meritocrática de avaliação e incorporando estes projetos como nomeação para as melhores práticas europeias. Todos os projetos terão que apresentar ações de disseminação de resultados, seja em ambiente local, regional, nacional ou europeu; com vista a partilhar com a sociedade os resultados do projeto e a fomentar a escalibilidade da sua implementação e o reconhecimento do Programa Erasmus+. 2. Promoção das Práticas Inovadoras Está previsto um modelo de promoção de práticas inovadoras e da utilização das mesmas para reconhecimento nacional e europeu de soluções inovadoras e distintivas que consigam mudar a vida dos participantes e abrir novos horizontes. Em resumo, estas serão as ferramentas que o Programa Erasmus+ em Ação implementará para garantir uma execução de qualidade dos projetos, fomentar a partilha das boas práticas entre as organizações, defender os participantes e prosseguir um trilho de excelência na execução. No centro nevrálgico de toda a nossa atuação estará sempre o participante, o jovem, o indivíduo! Contamos, para isso, com todas as organizações candidatas de forma a ajudarem a mudar a vida das pessoas e a garantirem novos horizontes e novas soluções. José Gonçalo Regalado Diretor do Programa Erasmus+ em Ação Um futuro para ti.

32 Erasmus+ Youth in Action Programme - Programa Erasmus+ em Ação Rua de Santa Margarida nº BRAGA - PORTUGAL Phone erasmusmais@juventude.pt PERÍODO DE CANDIDATURAS 30 DE ABRIL COM NOVAS PLATAFORMAS O Programa Erasmus+ em Ação já tem disponíveis no seu site oficial os novos formulários de candidatura relativos ao Round 2 de 2014 com data limite de submissão de candidaturas no dia 30 de abril às 11h00 de Portugal Continental. As versões em Língua Portuguesa dos respetivos formulários serão apresentadas no início da semana de 14 a 18 de Abril. Por decisão centralizada da Comissão Europeia, infelizmente, a versão em Língua Portuguesa do Guia do Programa só estará disponível em Junho de Com um novo Programa, uma nova organização de gestão, um novo conjunto de intervenientes e uma nova ideologia de partilha e cooperação intersetorial, torna-se imperioso uma nova plataforma de comunicação. A porta central do Programa Erasmus+ em Ação será o seu renovado site que será público nos próximos dias. Além disso, foram criadas plataformas de comunicação em redes sociais de massas como: Facebook Instagram Youtube Twitter Blogspot Estas serão plataformas comuns a todos os jovens, candidatos, beneficiários e participantes que pretendemos que sejam mecanismos de partilha, de participação e de aprendizagem. Novas e modernas soluções de candidatura estão em desenvolvimento com a possibilidade de candidaturas online em solução web, plataformas de e-learning/tutoriais e apps mobile durante o ano de Contamos, por isso, apresentar-vos um Programa moderno, simples, inovador, acessível e desburocratizado para que todos possam participar e fazer uso destas oportunidades. Contamos com todos neste exercício de partilha e subscrição das novas plataformas. José Gonçalo Regalado Diretor do Programa Erasmus+ em Ação Um futuro para ti.

Manual de Normas Erasmus+ JA

Manual de Normas Erasmus+ JA Manual de Normas Erasmus+ JA Um Mundo de Oportunidades para TI >>> índice A Marca >>> 05 Identidade >>> 06 Logótipo >>> 08 Versões >>> 09 Margem de Segurança >>> 10 Dimensão Mínima >>> 11 A Cor >>> 12

Leia mais

NOTA DE BOAS VINDAS ERASMUS+ JUVENTUDE EM AÇÃO

NOTA DE BOAS VINDAS ERASMUS+ JUVENTUDE EM AÇÃO ERASMUS+ em Ação 2014-2020 EM-VINDO I.Notade BoasVindas Erasmus+ Youth in Action Programme - Programa Erasmus+ em Ação Rua de Santa Margarida nº 6 4710 306 BRAGA - PORTUGAL Phone +351 253 204 260 erasmusmais@juventude.pt

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE TECNOLOGIAS AVANÇADAS. Manual de Normas Gráficas

INSTITUTO SUPERIOR DE TECNOLOGIAS AVANÇADAS. Manual de Normas Gráficas Manual de Normas Gráficas 1. A marca 2. Identidade 2.1. Logotipo 2.2. Margem de Segurança 2.3. Dimensão mínima 2.4. Cor 2.5. Versões 2.6. Fundos de Cor 2.7. Fundos Fotográficos 2.8. Tipografia 2.9. Utilizações

Leia mais

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS Este manual contém as regras básicas de utilização dos elementos fundamentais de design da marca Viseu Empreendedor e o modo como eles se aplicam de

Leia mais

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS GRÁFICAS MANUAL DE GRÁFICAS Este manual contém as regras básicas de utilização dos elementos fundamentais de design da marca Casa das Associações e o modo como eles se aplicam de forma a dar vida e sustentabilidade

Leia mais

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS ÍNDICE Apresentação Manual de normas gráficas Quem somos Identidade Visual Marca Versões Margens de segurança Dimensões mínimas Cor Tons de cinza, positivo/negativo Aplicação

Leia mais

Manual de Normas Gráficas. TeleSaúde

Manual de Normas Gráficas. TeleSaúde VALORES ASSOCIADOS AO CNTS Cooperação Confidencialidade Equidade Humanismo Integridade Inovação Segurança INTRODUÇÃO Este manual estabelece regras gráficas para que a identidade Centro Nacional de seja

Leia mais

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS ÍNDICE Apresentação Manual de normas gráficas Quem somos Identidade Visual Marca Margens de segurança Dimensões mínimas Cor Tons de cinza, positivo/negativo Aplicação com fundos

Leia mais

MAnual de normas. erasmus+ Ja

MAnual de normas. erasmus+ Ja IV.Manualde NormasdaMarca MAnual de normas erasmus+ Ja Um Futuro para ti. >>> índice A Marca >>> 05 Identidade >>> 06 Logótipo >>> 08 Versões >>> 09 Margem de Segurança >>> 10 Dimensão Mínima >>> 11 A

Leia mais

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS ÍNDICE Apresentação Manual de normas gráficas Quem somos Identidade Visual Logótipo Margens de segurança Dimensões mínimas Cor Positivo/negativo Aplicação sobre fundos de cor

Leia mais

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS ÍNDICE Apresentação Manual de normas gráficas Quem somos Identidade Visual Logótipo Margens de segurança Dimensões mínimas Cor Positivo/negativo Aplicação sobre fundos de cor

Leia mais

Apresentação da Imagem Corporativa do MUNICÍPIO DE PORTO DE MÓS. município de PORTO DE MÓS. cenário de afirmação

Apresentação da Imagem Corporativa do MUNICÍPIO DE PORTO DE MÓS. município de PORTO DE MÓS. cenário de afirmação Corporativa do MUNICÍPIO DE 14 A CORES OU FOTOGRÁFICA VERSÕES DA LOGOMARCA VERSÃO PRINCIPAL Foram defenidas 24 versões oficiais: a cores ou fotografica, a preto e branco ou escala de cinzas e de alto contraste,

Leia mais

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS ÍNDICE Apresentação Manual de normas gráficas Quem somos Identidade Visual Logótipo Margens de segurança Dimensões mínimas Cor Positivo/negativo Aplicação sobre fundos de cor

Leia mais

Missão do Instituto Português do Desporto e Juventude

Missão do Instituto Português do Desporto e Juventude MANUALdeIDENTIDADE c o r p o r a t i v a IPDJ I - Missão Missão do Instituto Português do Desporto e Juventude O IPDJ, I. P., tem por missão a execução de uma política integrada e descentralizada para

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS

ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS O logótipo assume um papel fundamental nas relações que se estabelecem com o público interno e externo. Por ser um elemento

Leia mais

AÇÃO 2. Parcerias Estratégicas na área da Educação, Formação e Juventude. Capacitação no Domínio da Juventude. Parcerias no Setor das Competências

AÇÃO 2. Parcerias Estratégicas na área da Educação, Formação e Juventude. Capacitação no Domínio da Juventude. Parcerias no Setor das Competências AÇÃO 2 COOPERAÇÃO PARA A INOVAÇÃO E O INTERCÂMBIO DE BOAS PRÁTICAS A B Parcerias Estratégicas na área da Educação, Formação e Juventude Capacitação no Domínio da Juventude Parcerias no Setor das Competências

Leia mais

Centros de Excelência Jean Monnet

Centros de Excelência Jean Monnet Centros de Excelência Jean Monnet O que é um Centro de Excelência Jean Monnet? Um Centro de Excelência Jean Monnet é um ponto central de competências e conhecimentos relacionados com matérias da União

Leia mais

ARS. ARS algarve - Administração Regional de Saúde do Algarve, I.P. MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS. Ministério da Saúde

ARS. ARS algarve - Administração Regional de Saúde do Algarve, I.P. MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS. Ministério da Saúde ARS - ÍNDICE 1. Introdução 04 2. A marca 06 3. Logotipo 08 4. Margens de segurança 14 5. Escala e legibilidade 16 6. Cores 18 7. Comportamento sobre fundos 22 8. Utilizações incorretas 26 9. Tipografia

Leia mais

Erasmus+ Juventude em Ação. Agência Nacional João Vilaça

Erasmus+ Juventude em Ação. Agência Nacional João Vilaça Erasmus+ Juventude em Ação Agência Nacional João Vilaça Erasmus+ Projetos Juventude em Ação Organizações elegíveis: Organizações sem fins lucrativos, associações, ONGs; ONGs juvenis europeias; Empresas

Leia mais

MANUAL DE NORMAS Identidade gráfica (parte 1) v.1.2 > 20/11/2015

MANUAL DE NORMAS Identidade gráfica (parte 1) v.1.2 > 20/11/2015 MANUAL DE NORMAS v.1.2 > 20/11/2015 Este documento pretende ser uma orientação prática e aspiracional para a marca ISEL articulando uma perspetiva estratégica sobre o reforço de implementação de uma de

Leia mais

Erasmus+ Agência Nacional Erasmus+ - Educação e Formação Rui Gato

Erasmus+ Agência Nacional Erasmus+ - Educação e Formação  Rui Gato Erasmus+ Agência Nacional Erasmus+ - Educação e Formação www.erasmusmais.pt Rui Gato Erasmus+ O Erasmus+ é o programa da UE nos domínios da educação, da formação, da juventude e do desporto para o período

Leia mais

KIT DE NORMAS GRÁFICAS ABRIL 2016

KIT DE NORMAS GRÁFICAS ABRIL 2016 KIT DE NORMAS GRÁFICAS ABRIL 2016 KIT DE NORMAS GRÁFICAS O logótipo é composto pelo símbolo e pela tipografia. A relação entre estes elementos foi cuidadosamente estudada de forma a criar um equilíbrio

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMAS DE MOBILIDADE ESTUDANTES OUTGOING DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA. Preâmbulo

REGULAMENTO PROGRAMAS DE MOBILIDADE ESTUDANTES OUTGOING DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA. Preâmbulo REGULAMENTO PROGRAMAS DE MOBILIDADE ESTUDANTES OUTGOING DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA Preâmbulo A Universidade de Coimbra tem ao dispor dos seus estudantes diversos programas de mobilidade que lhes proporcionam

Leia mais

Bem-vindo à Fundação do Desporto. Missão da Fundação do Desporto

Bem-vindo à Fundação do Desporto. Missão da Fundação do Desporto FUNDAÇÃO DO DESPORTO Bem-vindo à Fundação do Desporto A Fundação do Desporto é uma instituição de direito privado e utilidade pública, resultante da conjugação dos esforços de diversas entidades públicas

Leia mais

Pequenas Parcerias de Colaboração

Pequenas Parcerias de Colaboração Pequenas Parcerias de Colaboração Quais são os objetivos de uma Pequena Parceria de Colaboração? As Parcerias de Colaboração permitem às organizações desenvolver e reforçar redes, aumentar a sua capacidade

Leia mais

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS INTRODUÇÃO A fim de proteger e promover a marca adaptada, foi desenvolvido um kit de normas que permitirá, no futuro, reforçar e valorizar a imagem de qualidade e de sucesso

Leia mais

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO Proposta de PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO Entre: Município de Guimarães, primeiro Outorgante, representado pelo Presidente da Câmara Municipal E Escola Profissional Profitecla / Pólo de Guimarães, Pessoa Colectiva,

Leia mais

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Sexta-feira, 8 de agosto de Série. Número 120

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Sexta-feira, 8 de agosto de Série. Número 120 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Sexta-feira, 8 de agosto de 2014 Série Sumário SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E RECURSOS HUMANOS Portaria n.º 138/2014 Aprova a ação Mobilidade e Intercâmbio

Leia mais

Kit de normas gráficas

Kit de normas gráficas Kit de normas gráficas DUAS BANDEIRAS UM DESÍGNIO UMA MARCA QUE PROMOVE A INCLUSÃO A AD&C - Agência para o Desenvolvimento e Coesão, I.P., foi criada com o objetivo de favorecer a coordenação da Política

Leia mais

Eventos desportivos europeus sem fins lucrativos

Eventos desportivos europeus sem fins lucrativos Eventos desportivos europeus sem fins lucrativos Quais são os objetivos de um evento desportivo europeu sem fins lucrativos? Esta Ação visa: Apoiar o voluntariado no desporto; Inclusão social através do

Leia mais

Manual de Elementos Básicos

Manual de Elementos Básicos Manual de Elementos Básicos Março 2011 ÍNDICE A MARCA FORMAS DA MARCA VERSÕES DA MARCA APLICAÇÕES DA MARCA CORES DA MARCA ZONA DE EXCLUSÃO DA MARCA DIMENSÕES MÍNIMAS PROTECÇÃO DA MARCA TIPOS DE LETRA ASSINATURA

Leia mais

CONVITE À APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS EAC/S15/2018. Intercâmbios e mobilidade no domínio do desporto

CONVITE À APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS EAC/S15/2018. Intercâmbios e mobilidade no domínio do desporto CONVITE À APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS EAC/S15/2018 Intercâmbios e mobilidade no domínio do desporto O presente convite à apresentação de candidaturas destina-se a implementar a ação preparatória «Intercâmbios

Leia mais

PROGRAMA BIP/ZIP LISBOA 2016 PARCERIAS LOCAIS

PROGRAMA BIP/ZIP LISBOA 2016 PARCERIAS LOCAIS PERGUNTAS FREQUENTES Versão 28/06/2016 Com este Documento pretende-se divulgar as respostas às perguntas mais frequentes sobre o Programa BIP/ZIP Lisboa 2016 Parcerias Locais. Trata-se de um documento

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES 2017

PLANO DE ATIVIDADES 2017 PLANO DE ATIVIDADES 2017 PE1 Reforçar a participação ativa na discussão, implementação e avaliação de planos, políticas e legislação ambientais, promovendo a partilha de informação e conhecimento com os

Leia mais

Apoio Jean Monnet a associações

Apoio Jean Monnet a associações Apoio Jean Monnet a associações A Ação Jean Monnet apoia associações que têm como finalidade explícita contribuir para o estudo do processo de integração europeia. Estas associações devem ser interdisciplinares

Leia mais

CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS EACEA/13/2019 Iniciativa Voluntários para a Ajuda da UE. Assistência técnica às organizações de envio

CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS EACEA/13/2019 Iniciativa Voluntários para a Ajuda da UE. Assistência técnica às organizações de envio Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS EACEA/13/2019 Iniciativa Voluntários para a Ajuda da UE Assistência técnica às organizações de envio

Leia mais

VOGUI- Experiências e Resultados

VOGUI- Experiências e Resultados VOGUI- Experiências e Resultados Uma visita guiada à implementação e aos resultados do projeto VOGUI Orientação Vocacional baseada na Educação Não Formal, uma Parceria Estratégica no domínio da Juventude,

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO VISUAL DIMENSÕES MÍNIMAS ÁREAS DE SEGURANÇA TIPOGRAFIA UNIVERSO CROMÁTICO COMPORTAMENTOS SOBRE FUNDOS CROMÁTICOS

IDENTIFICAÇÃO VISUAL DIMENSÕES MÍNIMAS ÁREAS DE SEGURANÇA TIPOGRAFIA UNIVERSO CROMÁTICO COMPORTAMENTOS SOBRE FUNDOS CROMÁTICOS MANUAL DE NORMAS IDENTIFICAÇÃO VISUAL DIMENSÕES MÍNIMAS ÁREAS DE SEGURANÇA TIPOGRAFIA UNIVERSO CROMÁTICO Este manual fornece os elementos standard da Identidade Visual Norte 2020, bem como as respetivas

Leia mais

Uma iniciativa da câmara municipal do porto e da fundação da juventude.

Uma iniciativa da câmara municipal do porto e da fundação da juventude. Uma iniciativa da câmara municipal do porto e da fundação da juventude. ÍNDICE NOTA INTRODUTÓRIA PROGRAMA EMPREENDE JOVEM Objetivos Para quem Iniciativas PLATAFORMA EMPREENDEJOVEM MOVE YOUR WAY @ PORTO

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Assente nestes conceitos foi criado o logótipo, que se trata da conjugação do grafismo UAlg com o grafismo ALUMNI, formando um

APRESENTAÇÃO. Assente nestes conceitos foi criado o logótipo, que se trata da conjugação do grafismo UAlg com o grafismo ALUMNI, formando um APRESENTAÇÃO UAlg ALUMNI é a comunidade de antigos alunos da Universidade do Algarve. Com esta, a Universidade pretende criar uma base de dados que funciona como um elo de ligação contínuo entre a Instituição

Leia mais

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS 01 01. IDENTIDADE VISUAL O objetivo deste manual é orientar a aplicação da identidade visual da marca CERIS através da apresentação detalhada das normas gráficas que foram definidas.

Leia mais

Abertura de Candidaturas para Bolsa de. Facilitadores e Gestores de Projetos da. Cronoworld

Abertura de Candidaturas para Bolsa de. Facilitadores e Gestores de Projetos da. Cronoworld Abertura de Candidaturas para Bolsa de Facilitadores e Gestores de Projetos da Cronoworld 1. Quem Somos: A CRONOWORLD Projetos de Cidadania CRL, é uma cooperativa de responsabilidade limitada, sem fins

Leia mais

MEMORANDO DE ENTENDIMENTO ENTRE PARCEIROS

MEMORANDO DE ENTENDIMENTO ENTRE PARCEIROS MEMORANDO DE ENTENDIMENTO ENTRE PARCEIROS do Programa de Parcerias para o Impacto QUANDO É OBRIGATÓRIO O MEMORANDO DE ENTENDIMENTO ENTRE PARCEIROS? Este Memorando de Entendimento entre Parceiros é apenas

Leia mais

1.MARCA ULISBOA IDENTIDADE VISUAL

1.MARCA ULISBOA IDENTIDADE VISUAL 1.MARCA ULISBOA 1.1 IDENTIDADE VISUAL 4 1.2 VERSÕES 4 1.3 CONSTRUÇÃO/COMPOSIÇÃO 5 1.4 MARGENS DE SEGURANÇA 5 1.5 TAMANHO MÍNIMO 6 1.6 COR 7 1.7 COMPORTAMENTO SOBRE FUNDOS: CROMÁTICOS/FOTOGRÁFICOS 8 1.8

Leia mais

Manual de Normas C ONSELHO D E

Manual de Normas C ONSELHO D E Manual de Normas Manual de Normas Julho 2010 O manual da marca Conselho de Prevenção da Corrupção define um conjunto de regras e recomendações que garantem a sua correcta utilização. É indispensável o

Leia mais

Regulamento das Unidades Curriculares de Projeto. do Curso de Licenciatura em. Ciências da Informação em Saúde

Regulamento das Unidades Curriculares de Projeto. do Curso de Licenciatura em. Ciências da Informação em Saúde Instituto Politécnico de Leiria ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO Regulamento das Unidades Curriculares de Projeto do Curso de Licenciatura em Ciências da Informação em Saúde

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA ERASMUS ESTUDANTES OUTGOING DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA. Preâmbulo

REGULAMENTO PROGRAMA ERASMUS ESTUDANTES OUTGOING DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA. Preâmbulo REGULAMENTO PROGRAMA ERASMUS ESTUDANTES OUTGOING DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA Preâmbulo O Programa de mobilidade Erasmus é uma iniciativa da União Europeia que visa incentivar o intercâmbio internacional

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DA MAIA NORMATIVO DE APOIO AO ASSOCIATIVISMO JUVENIL

CÂMARA MUNICIPAL DA MAIA NORMATIVO DE APOIO AO ASSOCIATIVISMO JUVENIL CÂMARA MUNICIPAL DA MAIA NORMATIVO DE APOIO AO ASSOCIATIVISMO JUVENIL ÍNDICE PREÂMBULO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Definição Âmbito de Aplicação Registo CAPÍTULO II APOIO AO FUNCIONAMENTO E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS DISTINTIVO DGERT - ENTIDADE FORMADORA CERTIFICADA Janeiro de 2015 ÍNDICE INTRODUÇÃO 3 VERSÃO PRINCIPAL 4 VERSÃO A CORES 5 VERSÃO MONOCROMÁTICA 6 TIPOGRAFIA 7 DIMENSÃO MÍNIMA 8

Leia mais

Projeto de mobilidade para pessoal do ensino escolar

Projeto de mobilidade para pessoal do ensino escolar Projeto de mobilidade para pessoal do ensino escolar Os projetos de mobilidade permitem às escolas proporcionar aos respetivos docentes e outro pessoal educativo oportunidades e incentivos para a aquisição

Leia mais

BASES PARA A CONTRATAÇÃO DE PESSOAL PARA O SECRETARIADO CONJUNTO DO PROGRAMA DE COOPERAÇÃO INTERREG V A ESPANHA-PORTUGAL (SC POCTEP)

BASES PARA A CONTRATAÇÃO DE PESSOAL PARA O SECRETARIADO CONJUNTO DO PROGRAMA DE COOPERAÇÃO INTERREG V A ESPANHA-PORTUGAL (SC POCTEP) BASES PARA A CONTRATAÇÃO DE PESSOAL PARA O SECRETARIADO CONJUNTO DO PROGRAMA DE COOPERAÇÃO INTERREG V A ESPANHA-PORTUGAL 2014-2020 (SC POCTEP) 1.- INTRODUÇÃO Em conformidade com o disposto nos Regulamentos

Leia mais

I (Comunicações) CONSELHO

I (Comunicações) CONSELHO I (Comunicações) CONSELHO Resolução do Conselho e dos Representantes dos Governos dos Estados-Membros, reunidos no Conselho, sobre o reconhecimento do valor da aprendizagem não formal e informal no domínio

Leia mais

IDENTIDADE INSTITUCIONAL MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS V

IDENTIDADE INSTITUCIONAL MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS V MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS V.01 2009 Gerir a imagem de uma marca é gerir todos os elementos através dos quais ela se dá a conhecer, se expressa ou comunica. Enquanto elemento primário de identificação e

Leia mais

a marca 3 Manual de normas

a marca 3 Manual de normas MANUAL DE NORMAS índice a marca construção do logótipo área de segurança dimensões mínimas referências cromáticas variações cromáticas comportamentos sobre fundos de cor comportamentos sobre fundos fotográficos

Leia mais

PLANO DE AÇÃO Ser Mais e Melhor em Rede

PLANO DE AÇÃO Ser Mais e Melhor em Rede PLANO DE AÇÃO - 2014 Ser Mais e Melhor em Rede O Plano de Ação anual dos Conselhos Locais de Ação Social é, por definição, o documento que identifica as atividades e as iniciativas previstas para o ano

Leia mais

vai mais além NOS TEUS HORIZONTES

vai mais além NOS TEUS HORIZONTES Mobilidade E COOPERAÇÃO PROGRAMA COMENIUS vai mais além NOS TEUS HORIZONTES O Programa COMENIUS A O Programa setorial Comenius, que integra o Programa Aprendizagem ao Longo da Vida (PALV), visa melhorar

Leia mais

DGEstE Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares

DGEstE Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares DGEstE Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Assunto: Projeto 80 3ª Edição Lisboa, 15 de novembro de 2014 Exmo./a Senhor/a Diretor/a /Presidente da CAP O Projeto 80 é um programa, de âmbito nacional,

Leia mais

REGULAMENTO. Regulamento de atribuição de apoios para a organização de Torneios Particulares

REGULAMENTO. Regulamento de atribuição de apoios para a organização de Torneios Particulares Taça de Portugal A Federação Portuguesa de Futebol é uma pessoa coletiva sem fins lucrativos, dotada do estatuto de utilidade pública desportiva, constituída sob a forma de associação de direito privado,

Leia mais

Bandeira da Ética. Regulamento

Bandeira da Ética. Regulamento Bandeira da Ética Regulamento Artigo 1.º Objeto 1. A Bandeira da Ética consiste na certificação e promoção dos valores éticos no desporto. 2. O processo de certificação da Bandeira da Ética assenta nos

Leia mais

COMO CRIAR UMA PROPOSTA VENCEDORA?

COMO CRIAR UMA PROPOSTA VENCEDORA? COMO CRIAR UMA PROPOSTA VENCEDORA? 02 PREPARAÇÃO 1. Preparação 2. Escolha de Parceiros 3. Design 4. Impacto 5. Top TIP 6. Worshop FASE 1. PREPARAÇÃO Leitura dos guias, páginas WEB Reler as propostas vencedoras

Leia mais

PT Unida na diversidade PT A8-0079/160. Alteração. Isabella Adinolfi, Rosa D'Amato em nome do Grupo EFDD

PT Unida na diversidade PT A8-0079/160. Alteração. Isabella Adinolfi, Rosa D'Amato em nome do Grupo EFDD 6.3.2019 A8-0079/160 160 Considerando 2 (2) O discurso sobre o Estado da União, de 14 de setembro de 2016, salientou a necessidade de investir nos jovens e anunciou a criação de um Corpo Europeu de Solidariedade

Leia mais

Sessão de esclarecimento

Sessão de esclarecimento Candidatura a mobilidade no âmbito do Programa Erasmus+ Sessão de esclarecimento 24-02-2016 17:00h sala B2.03 SEPRE-RI Serviço de Estudos, Planeamento e Relações Externas - Relações Internacionais ESAC

Leia mais

Manual da Marca BRANDING GUIDELINE

Manual da Marca BRANDING GUIDELINE Manual da Marca BRANDING GUIDELINE 1 ÍNDICE MANUAL DA MARCA WEBCO2ZERO Índice Manual da Marca 2 2 ELEMENTOS ADICIONAIS DA MARCA 16 O manual de normas gráficas webco2zero tem como objetivo garantir a coerência

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MARKETING

DEPARTAMENTO DE MARKETING JANEIRO.2018 v.01 MARCA RANGEL MANUAL DE IDENTIDADE DEPARTAMENTO DE MARKETING #01.01 INTRODUÇÃO O Manual de identidade corporativa da Rangel visa estabelecer um padrão na comunicação, de forma que a marca

Leia mais

Anexo II Disseminação e exploração dos resultados

Anexo II Disseminação e exploração dos resultados Anexo II Disseminação e exploração dos resultados Um guia prático para os beneficiários Introdução As atividades destinadas à disseminação e à exploração dos resultados são uma forma de expor o trabalho

Leia mais

Erasmus+ (KA1) - Ação-Chave 1. mobilidade para a aprendizagem - uma ponte para o futuro -

Erasmus+ (KA1) - Ação-Chave 1. mobilidade para a aprendizagem - uma ponte para o futuro - Erasmus+ (KA1) - Ação-Chave 1 mobilidade para a aprendizagem - uma ponte para o futuro - 1. O que é o Erasmus+? É o programa adotado pela União Europeia nos domínios da educação, da formação, da juventude

Leia mais

Etapa 3: Verificar as condições financeiras

Etapa 3: Verificar as condições financeiras Etapa 3: Verificar as condições financeiras Tipos de subvenções As subvenções podem assumir várias formas1: reembolso de uma determinada proporção dos custos elegíveis efetivamente suportados, por exemplo,

Leia mais

PROJETOS DE EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO

PROJETOS DE EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO PROJETOS DE EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO NORMAS PARA A EXECUÇÃO DO PROCESSO DE COFINANCIAMENTO Consideram-se no presente documento os procedimentos a observar, quer pela entidade proponente (ONGD),

Leia mais

1. APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA 2. OS APOIOS. Relatório Anual de Execução 2016 Resumo para os Cidadãos. Eixo 4 Qualidade e Inovação 176 Milhões

1. APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA 2. OS APOIOS. Relatório Anual de Execução 2016 Resumo para os Cidadãos. Eixo 4 Qualidade e Inovação 176 Milhões 1. APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA O Programa Operacional Capital Humano (PO CH), aprovado pela Comissão Europeia a 12 de Dezembro de 2014, constitui o principal instrumento de financiamento do Portugal 2020

Leia mais

1. APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA 2. OS APOIOS. Relatório Anual de Execução 2016 Resumo para os Cidadãos

1. APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA 2. OS APOIOS. Relatório Anual de Execução 2016 Resumo para os Cidadãos 1. APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA O Programa Operacional Capital Humano (PO CH), aprovado pela Comissão Europeia a 12 de Dezembro de 2014, constitui o principal instrumento de financiamento do Portugal 2020

Leia mais

Programa BIP/ZIP 2018

Programa BIP/ZIP 2018 Programa BIP/ZIP 2018 FICHA DE CANDIDATURA Refª: 045 GerEmprega Grupo de Trabalho dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) Rua Nova do Almada, nº 2-3º Andar 1100-060 Lisboa Telefone: 21

Leia mais

NORMAS PARA A EXECUÇÃO DO PROCESSO DE COFINANCIAMENTO

NORMAS PARA A EXECUÇÃO DO PROCESSO DE COFINANCIAMENTO NORMAS PARA A EXECUÇÃO DO PROCESSO DE COFINANCIAMENTO Consideram-se no presente documento os procedimentos a observar, quer pela entidade proponente (ONGD), quer pela entidade financiadora (Camões, I.P.)

Leia mais

CONTRATO-PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DESPORTIVO

CONTRATO-PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DESPORTIVO 2016 CONTRATO-PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DESPORTIVO Lei n.º 5/2007, de 16 de janeiro - Lei de Bases da Atividade Física e do Desporto e Decreto-Lei n.º 273/2009, de 1 de outubro, que estabelece o regime

Leia mais

III Edição Programa PARTIS Práticas Artísticas para a Inclusão social. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa 9 de Julho de 2018

III Edição Programa PARTIS Práticas Artísticas para a Inclusão social. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa 9 de Julho de 2018 III Edição Programa PARTIS Práticas Artísticas para a Inclusão social Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa 9 de Julho de 2018 FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN Missão e Visão ARTE

Leia mais

LOGÓTIPO. Manual de Normas Gráficas

LOGÓTIPO. Manual de Normas Gráficas LOGÓTIPO Manual de Normas Gráficas Manual de normas gráficas Este manual fornece os elementos standard da Identidae Visual do, bem como, as respetivas normas para a sua correta utilização e reprodução.

Leia mais

REGULAMENTO DA MOBILIDADE ERASMUS +

REGULAMENTO DA MOBILIDADE ERASMUS + REGULAMENTO DA MOBILIDADE ERASMUS + ARTIGO 1º Âmbito 1. O presente regulamento estabelece o regime aplicável aos programas de intercâmbio e mobilidade de estudantes das Escolas do Turismo de Portugal.

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL NORMAS

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL NORMAS MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL NORMAS GRÁFICAS FEDERAÇÃO ACADÉMICA DO PORTO Este Manual de Identidade Visual define um conjunto de regras e recomendações que garantem uma aplicação correcta do logótipo. Para

Leia mais

lustrada manual de normas

lustrada manual de normas manual de normas P02 > índice o evento logótipo oficial construção do logótipo versões do logótipo a cor a preto e branco fundos de cor aplicação sobre fotografia margem de segurança dimensão mínima utilizações

Leia mais

1.1. Contexto do Programa PROGB SOCIEDADE CIVIL Enquadramento dos presentes Termos de Referência (TDRs)... 3

1.1. Contexto do Programa PROGB SOCIEDADE CIVIL Enquadramento dos presentes Termos de Referência (TDRs)... 3 TERMOS DE REFERÊNCIA FUNÇÃO TÉCNICO DE REFORÇO INSTITUCIONAL DO PROGB SOCIEDADE CIVIL - Programa para a Resiliência e as Oportunidades Socioeconómicas para a Guiné-Bissau DATA LIMITE PARA RECEÇÃO DE CANDIDATURAS

Leia mais

CONCURSO INSTAGR(AR) REGULAMENTO

CONCURSO INSTAGR(AR) REGULAMENTO CONCURSO INSTAGR(AR) REGULAMENTO PÁG 1 15.12.2014 CONCURSO INSTAGR(AR) REGULAMENTO cofinanciamento CONCURSO INSTAGR(AR) REGULAMENTO PÁG 2 ARTIGO 1º DESIGNAÇÃO DO CONCURSO 1. O concurso Instagr(ar) - Aposta

Leia mais

REGULAMENTO PONTO VERDE OPEN INNOVATION

REGULAMENTO PONTO VERDE OPEN INNOVATION REGULAMENTO PONTO VERDE OPEN INNOVATION A Sociedade Ponto Verde, doravante designada SPV, é uma instituição privada, sem fins lucrativos, que tem por missão organizar e gerir a retoma e valorização de

Leia mais

A PERSPETIVA DO SETOR DA JUVENTUDE E DO DESPORTO PARA AGENDA Ministério da Educação Instituto Português da Juventude e Desporto

A PERSPETIVA DO SETOR DA JUVENTUDE E DO DESPORTO PARA AGENDA Ministério da Educação Instituto Português da Juventude e Desporto A PERSPETIVA DO SETOR DA JUVENTUDE E DO DESPORTO PARA AGENDA 2030 Ministério da Educação Instituto Português da Juventude e Desporto Painel 2 Como os ODS potenciam a nossa colaboração com outras entidades

Leia mais

Capítulo I Disposições Gerais. Preâmbulo. Artigo 1º - Objeto. Artigo 2º - Competências Gerais do Serviço de Relações Externas

Capítulo I Disposições Gerais. Preâmbulo. Artigo 1º - Objeto. Artigo 2º - Competências Gerais do Serviço de Relações Externas Capítulo I Disposições Gerais Preâmbulo De acordo com os estatutos do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), e tal como referenciado no nº5 do Artigo 82º, os Serviços de Relações Externas, doravante designados

Leia mais

Protocolo. Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. Universidade do Minho. Câmara Municipal de Guimarães

Protocolo. Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. Universidade do Minho. Câmara Municipal de Guimarães Protocolo Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica Universidade do Minho Câmara Municipal de Guimarães 1 Entre A Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica

Leia mais

Prémio SIC Esperança - Rock In Rio Escola Solar Edição 2011 Regulamento

Prémio SIC Esperança - Rock In Rio Escola Solar Edição 2011 Regulamento A SIC Esperança, promove anualmente a entrega de um Prémio a um projeto, inovador ainda não implementado, que tenha como objetivo a melhoria da qualidade de vida, em particular de pessoas socialmente desfavorecidas,

Leia mais

SISTEMAS DE INCENTIVOS PORTUGAL 2020

SISTEMAS DE INCENTIVOS PORTUGAL 2020 SISTEMAS DE INCENTIVOS PORTUGAL 2020 Qualificação PME Esta candidatura consiste num plano de apoio financeiro a projetos que visam ações de qualificação de PME em domínios imateriais com o objetivo de

Leia mais

Presidência do Governo Resolução do Conselho do Governo n.º 31/2017 de 2 de maio de 2017

Presidência do Governo Resolução do Conselho do Governo n.º 31/2017 de 2 de maio de 2017 Presidência do Governo Resolução do Conselho do Governo n.º 31/2017 de 2 de maio de 2017 A utilização das novas tecnologias está a mudar a forma como as empresas desenvolvem a sua atividade, desde a conceção

Leia mais

ARTIGO 1.º Âmbito. ARTIGO 2.º Conceitos. ARTIGO 3.º Objeto

ARTIGO 1.º Âmbito. ARTIGO 2.º Conceitos. ARTIGO 3.º Objeto REGULAMENTO 2017 1 A Bolsa de Mentores do Litoral Alentejano, adiante referida igualmente como Bolsa, foi desenvolvida no âmbito projeto Inovar e Empreender no Litoral Alentejano (IELA), com enquadramento

Leia mais

Convite a candidaturas para subvenções do PREE

Convite a candidaturas para subvenções do PREE Convite a candidaturas para subvenções do PREE A fim de manter o ritmo da primeira fase do PREE e na expectativa de financiamentos substanciais da MAVA e da UEMOA para a implementação da segunda fase do

Leia mais

ÁRVORE DE CONTEÚDOS. Secção Separador 1 Separador 2 Separador 3 Separador 4 Identificação Entidade Recursos Humanos (Entidades parceiras)*

ÁRVORE DE CONTEÚDOS. Secção Separador 1 Separador 2 Separador 3 Separador 4 Identificação Entidade Recursos Humanos (Entidades parceiras)* GUIA DE APOIO AO PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE CANDIDATURA TIPOLOGIA DE OPERAÇÕES: 3.33 PROGRAMA DE PARCERIAS PARA O IMPACTO CONCURSO: POISE-39-2018-03 ÁRVORE DE CONTEÚDOS Secção Separador 1 Separador

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Europeu

Plano de Desenvolvimento Europeu move to change mexe-te para mudar Aprovado em Conselho Pedagógico a 10 de janeiro de 2018 INTRODUÇÃO A participação em Projetos Internacionais que desenvolvam a dimensão internacional da Escola Secundária

Leia mais

EIXO PRIORITÁRIO V ASSISTÊNCIA TÉCNICA. Convite Público à Apresentação de Candidaturas no Domínio da Assistência Técnica aos Órgãos de Governação

EIXO PRIORITÁRIO V ASSISTÊNCIA TÉCNICA. Convite Público à Apresentação de Candidaturas no Domínio da Assistência Técnica aos Órgãos de Governação EIXO PRIORITÁRIO V ASSISTÊNCIA TÉCNICA Convite Público à Apresentação de Candidaturas no Domínio da Assistência Técnica aos Órgãos de Governação EIXO PRIORITÁRIO V ASSISTÊNCIA TÉCNICA Convite Público à

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO PARA PROGRAMA DE VOLUNTARIADO

REGULAMENTO INTERNO PARA PROGRAMA DE VOLUNTARIADO 1 de 10 REGULAMENTO INTERNO PARA PROGRAMA DE VOLUNTARIADO 2 de 10 Índice 1. Enquadramento... 3 2. Definição... 3 3. Princípios... 4 4. Objetivos... 4 5. Direitos... 5 6. Deveres... 5 7. Inscrição... 7

Leia mais

Regulamento Casting Rosto IPS 2018

Regulamento Casting Rosto IPS 2018 Regulamento Casting Rosto IPS 2018 fevereiro 2018 Regulamento Casting Rosto IPS 2018 Artigo 1º Identificação do promotor 1. O Casting Rosto IPS é promovido pelo Instituto Politécnico de Setúbal (IPS),

Leia mais

REGULAMENTO JOVEM PORTO CONCURSO DE IDEIAS

REGULAMENTO JOVEM PORTO CONCURSO DE IDEIAS REGULAMENTO JOVEM EMPREENDE @ PORTO CONCURSO DE IDEIAS Artigo 1 Entidade Organizadora O CONCURSO DE IDEIAS JOVEM EMPREENDE @ PORTO é organizado no ano letivo 2016/2017, e é uma iniciativa da Fundação da

Leia mais

CONVITE À APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS EAC/S14/2018. Promoção dos valores europeus através de iniciativas desportivas a nível municipal

CONVITE À APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS EAC/S14/2018. Promoção dos valores europeus através de iniciativas desportivas a nível municipal CONVITE À APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS EAC/S14/2018 Promoção dos valores europeus através de iniciativas desportivas a nível municipal O presente convite à apresentação de candidaturas destina-se a implementar

Leia mais

É a tua. vez. no Desporto juventude.pt

É a tua. vez. no Desporto juventude.pt É a tua vez no Desporto juventude.pt PASSA A PALAVRA juventude.pt Bem vindos ao Erasmus+ Juventude em Ação (E+ JA) Estamos certos que a leitura atenta desta informação é um passo importante para que possas

Leia mais

Objetivos de política

Objetivos de política INTERNATIONAL BENCHMARKING ON CVET 4 EUROPEAN REGIONS Objetivos de política Eurydice Report Bruges Communiqué on enhanced European Cooperation in VET 2011-2020 Agenda for New skillsandjobs Education and

Leia mais

Programa de Promoção da Prática Desportiva. Desenvolvimento da Atividade Interna. Enquadramento e Regulamento 2018_2019

Programa de Promoção da Prática Desportiva. Desenvolvimento da Atividade Interna. Enquadramento e Regulamento 2018_2019 Programa de Promoção da Prática Desportiva Desenvolvimento da Atividade Interna Enquadramento e Regulamento PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA PRÁTICA DESPORTIVA - DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE INTERNA Programa e

Leia mais