Linguagens de Programação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Linguagens de Programação"

Transcrição

1 Curso Superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas História da Ciência e da Tecnologia - (HCT) Linguagens de Programação Alunas: Érika H. Gamas Flávia G. Pereira Melissa B. Alcantud Thaynara da Silva

2 I Introdução às Linguagens de Programação - São linguagens usadas para a comunicação com o computador. -São constituídas de comandos, que quando utilizados corretamente, executam uma ação. - A programação não tem uma data correta de início. - Começou na década de 30, com os primeiros computadores elétricos.

3 I Surgimento das primeiras Linguagens Linguagem Plankalkul - Foi criada em 1942, a primeira linguagem de programação. - Considerada uma revolução na dinâmica das linguagens de programação. - Introduziu técnicas como: - Atribuições. - Expressões aritméticas. - Adição dos tipos derivados(inteiros, real, arranjos). - Laços e repetição.

4 I Surgimento das primeiras Linguagens - Foi na década de 50 que as primeiras linguagens modernas surgiram. - Assembly: Entender o funcionamento da máquina para conseguir lidar com tal linguagem. - Em comparação com a programação em código binário, é uma linguagem bem mais fácil de entender e utilizar.

5 I Surgimento das primeiras Linguagens Fortran: - Desenvolvida John Backus. - Surge em 1957 como uma alternativa mais prática à linguagem Assembly. - Base de desenvolvimento de diversas outras linguagens como por exemplo C.

6 I Surgimento das primeiras Linguagens LIST - Inicialmente criada por John McCarthy em Diversas versões e desenvolvimentos, Principal linguagem utilizada para a exploração de inteligência artificia. ALGOL - Projeto que desenvolvesse uma linguagem universal, independente de máquina. - Três projetos: Algol 58. Algol 60. Algol 68.

7 I Surgimento das primeiras Linguagens COBOL - Linguagem criada em 1959 por um comité de investigadores de vários sectores. - Propósito a utilização com fins comerciais, financeiros e administrativos para empresas.

8 Surgimento das primeiras Linguagens PASCAL - Desenvolvida entre 1968/69 por Niklaus Wirth, professor da Faculdade Politécnica de Zurique na Suíça. - Forma de ensinar programação estruturada e é muito baseada em ALGOL.

9 Surgimento das primeiras Linguagens Small Talk - Desenvolvida em 1969 e lançada em C - Desenvolvida entre 1969 e 1973 por Dennis Ritchie para ser utilizada com o sistema operativo Unix. - É das linguagens mais utilizadas. - Influenciou outras linguagens como C++, que surgiu inicialmente como uma extensão para C.

10 Surgimento das primeiras Linguagens - Nos anos 90, a internet surgiu como um furacão, e mudou totalmente o rumo da programação. PYTHON - Criada por Guido van Rossum em Torna o trabalho do programador relativamente mais simples. JAVA - Desenvolvida em 1995 por James Gosling. - Deriva das linguagens C e C++.

11 Surgimento das primeiras Linguagens JAVASCRIPT - Surge em 1995, criada por Brendan Eich. Actualmente é a principal linguagem para programação client-side utilizada em navegadores web. PHP - Importante para o desenvolvimento de aplicativos para WEB. Surgiu em 1995 para substituir scripts Perl que Rasmus Lerdorf (criador do PHP) utilizava na sua página pessoal.

12 I Paradigmas da Programação Introdução - O termo paradigma significa modelo. - Definição de um padrão a ser seguido. - Determina forma como o programador deve estruturar as instruções em uma dada linguagem. - São dois os principais paradigmas da programação atualmente, a programação imperativa e declarativa.

13 I Programação Imperativa - Preocupação quanto ao detalhamento do funcionamento do programa. - O programa é visto como um conjunto de rotinas e sub-rotinas. - Foco maior em como um programa deve executar uma tarefa. - Em vez de focar em o que o programa deve fazer.

14 I Subparadigmas - Pode-se encontrar alguns dos subparadigmas mais empregados atualmente: a programação estruturada, orientada a objetos e a concorrente.

15 I Estruturada Introdução - Instruções, estruturas de dados e sub-rotinas. - Sequência, decisão e interação. Exemplos - Algumas das linguagens Consideradas estruturadas são: Pascal,C, COBOL e Fortran.

16 I Estruturada Vantagens - São linguagens mais fáceis de aprender. - Conceitos pequenos e distintos. - Facilita o desenvolvimento e manutenção de sistemas. - São úteis na resolução de problemas mais simples.

17 I Estruturada Desvantagens - Dificuldades na representação de soluções para certos problemas do mundo real. - Apresentam baixa manutenabilidade em problemas mais complexos. - Conceitos como herança e polimorfismo poderiam ajudar a abstrair certas partes dos mesmos.

18 I Orientada a Objetos Introdução - Necessidade de compreender o problema por meio da relação existente entre as diversas classes que participam do mesmo. - A solução para o problema deve ser implementada levando-se em consideração os objetos e suas interações que sejam pertinentes ao universo do problema. Exemplos - Alguns exemplos são C++, Object Pascal e Java.

19 I Orientada a Objetos Vantagens - Organização do código, separado em classes e bibliotecas. - Melhor reaproveitamento do código, por meio de conceitos como herança. Funcionário Gerente Secretária Telefonista

20 I Orientada a Objetos Desvantagens - Apresenta um maior número de conceitos e abstrações. - Pode tornar seu aprendizado um pouco mais complexo.

21 I Concorrente Introdução - Com o desenvolvimento da tecnologia, surgiu o conceito do paralelismo. A possibilidade de executar mais de uma tarefa paralelamente, por meio de vários núcleos processadores, ou por meio de um só. - Desenvolver programas visando esse cenário, onde processos executam simultaneamente e concorrem por recursos, como a memória e o próprio processamento. Exemplos - Várias linguagens oferecem suporte à programação concorrente, como Java, C#,C++, C e Object Pascal.

22 I Concorrente Vantagens - Aumento do desempenho. - Possibilidade de melhor modelagem dos programas. - Determinados problemas computacionais são concorrentes por natureza.

23 I Concorrente Desvantagens - Programação mais complexa. - Possíveis erros decorrentes da própria concorrência.

24 Programação Declarativa - Apresenta-se como um paradigma oposto ao paradigma imperativo, uma vez que se preocupa com o que deve fazer, em vez de preocupar-se com como deve ser feito. - Na programação declarativa, não há a ideia de estado do programa, como ocorre na programação imperativa. - Dentro do paradigma declarativo, podemos identificar a programação funcional, a programação lógica e a programação restritiva.

25 Funcional - A programação funcional busca descrever o programa em torno de funções. - O código-fonte de um programa escrito em linguagem funcional pode ser interpretado como um conjunto de funções que recebem zero ou mais argumentos como entrada e retornam sempre um valor em sua saída. - Cada função, então, deve realizar um conjunto de operações sobre os parâmetros de entrada a fim de obter a saída. Exemplos APL, Lisp, ML, Haskell, OCaml e F#.

26 Funcional Vantagens - Há uma maior transparência referencial. - Uma vez que todo o programa é composto por funções, tornando-se mais fácil efetuar uma inspeção do código. Desvantagens - não oferece alocação explícita de memória ou declaração explícita de variáveis, necessários para a resolução de muitos problemas reais.

27 Lógica Esta é a abordagem da programação que faz forte uso da lógica matemática para a resolução de problemas, geralmente por meio de valores ou objetos e relações entre os mesmos, formulando-se assim proposições e regras. Exemplos Linguagens lógicas: Planner e Prolog. - Linguagens de programação derivadas de Planner: QA-4, Popler, Conniver e Qlisp. - Linguagens de programação derivadas de Prolog: Mercury, Visual Prolog, Oz e Frill.

28 Lógica Vantagens - Muito úteis em problemas que possam ser resolvidos por meio de dedução ou inferência. Desvantagens - Pode haver explosão combinatorial da base de conhecimento levando a grande desperdício de recursos computacionais.

29 Nível de facilidade de programação Baixo Nível - É a linguagem de máquina e a linguagem Assembler. Ou seja, a programação feita diretamente no nível de microarquitetura. Alto Nível Algorítmicas, imperativas, prescritivas, procedimentais (apoiadas sobre processos), determinísticas e quantitativas. Papel determinante do cálculo numérico.

30 Nível de facilidade de programação Nível Médio Alguns autores e pesquisadores consideram a linguagem C de médio nível e não de alto nível, devido aos seus recursos de uso direto da máquina e fácil interface com a linguagem de máquina.

31 Classificação e aplicação - Científicas ARGOL, FORTRAN, MATLAB; - Comerciais Cobol, Dataflex, Forms Developers; - Processamento de Listas LISP; - Gerais Pascal, C, Visual Basic; - Inteligência Artificial PROLOG; - Aplicativos para Internet PHP, Java, HTML;

32 Bibliografia PEREIRA,F. A história das linguagens de programação. < Mat/historyPL.pdf>. Acesso em: 12 jun JORNAL PET NEWS. História da computação. Disponível em: < da_computacao.html>. Acesso em: 10 jun INFOESCOLA. História da programação. Disponível em: < Acesso: 12 jun História das linguagens de programação. Disponível em: Acesso em: 12 jun HARDWARE.COM.BR. Linguagens de programação. Disponível em: < Acesso em: 10 jun

33 Bibliografia INFOESCOLA. O que são linguagens de programação.disponível em: < Acesso em: 09 jun

Aspectos preliminares

Aspectos preliminares Aspectos preliminares Linguagens de Programação Marco A L Barbosa cba Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. http://github.com/malbarbo/na-lp-copl

Leia mais

Conceitos de Linguagens de Programação - Características. Paavo Soeiro

Conceitos de Linguagens de Programação - Características. Paavo Soeiro Conceitos de Linguagens de Programação - Características Paavo Soeiro Motivação Para que possa escolher uma linguagem apropriada ao problema. Melhorar o entendimento da linguagem utilizada. Facilitar o

Leia mais

Ederson Luiz da Silva Ciência da Computação. Algoritmos e Programação

Ederson Luiz da Silva Ciência da Computação. Algoritmos e Programação Ederson Luiz da Silva Ciência da Computação Algoritmos e Programação Linguagem de programação Linguagem de Programação Linguagem de máquina http://www.assemblyprogressivo.net/p/curso.html Linguagem de

Leia mais

Paradigmas de Linguagens

Paradigmas de Linguagens Paradigmas de Linguagens Paradigma Imperativo Professora Sheila Cáceres Paradigma Imperativo Um pouco de historia Paradigma fundamentado no conceito de máquina de Turing. A máquina de Turing é uma abstração

Leia mais

Revisão: linguagens de programação

Revisão: linguagens de programação Revisão: linguagens de programação Definição, histórico, paradigmas e semântica Prof. Thiago A. S. Pardo taspardo@icmc.usp.br Definição Uma linguagem de programação é uma linguagem destinada a ser usada

Leia mais

Linguagens de Programação e Programação Funcional

Linguagens de Programação e Programação Funcional Linguagens de Programação e Programação Funcional GSI004 Aula 01* Faculdade de Computação UFU *baseada nos slides do Professor Paulo Henrique Ribeiro Gabriel 30 de setembro de 2014 GSI004 Aula 01 30 de

Leia mais

Universidade Estadual de Santa Cruz

Universidade Estadual de Santa Cruz Universidade Estadual de Santa Cruz Conceitos de Linguagens de Programação Linguagens Imperativas e Funcionais Prof. Dr. Rogério Vargas Ilhéus-Ba, 16 de Maio de 2013. Linguagens Imperativas Linguagens

Leia mais

1 Introdução à Programação O que é? Para que serve?... 1

1 Introdução à Programação O que é? Para que serve?... 1 Nesta aula... Conteúdo 1 Introdução à Programação 1 1.1 O que é?................................. 1 1.2 Para que serve?............................. 1 2 Linguagens de programação 2 2.1 Programação estruturada........................

Leia mais

Linguagens de Programação

Linguagens de Programação Visão Geral Faculdade de Computação - UFU Agosto - 2009 1 Princípios 2 O que é uma linguagem de programação? Linguagens naturais facilitam a expressão e o intercâmbio de idéias entre as pessoas. Assim

Leia mais

Introdução à Programação Aula 03. Prof. Max Santana Rolemberg Farias Colegiado de Engenharia de Computação

Introdução à Programação Aula 03. Prof. Max Santana Rolemberg Farias Colegiado de Engenharia de Computação Aula 03 Prof. Max Santana Rolemberg Farias max.santana@univasf.edu.br Colegiado de Engenharia de Computação Linguagens de Programação A primeira linguagem de programação foi criada por Ada Lovelace. Amiga

Leia mais

Fundamentos de Programação 1

Fundamentos de Programação 1 Fundamentos de Programação 1 Slides N. 2 E / Prof. SIMÃO Slides elaborados pelo Prof. Robson Linhares elaborados pelo Prof. Robson Linhares http://www.dainf.ct.utfpr.edu.br/~robson/ Jean Marcelo SIMÃO

Leia mais

Paradigmas. Fortran, Algol, Algol-68, Pascal, C, Cobol, PL/I

Paradigmas. Fortran, Algol, Algol-68, Pascal, C, Cobol, PL/I Paradigmas Paradigmas Tradicional Fortran, Algol, Algol-68, Pascal, C, Cobol, PL/I Paradigmas Tradicional Fortran, Algol, Algol-68, Pascal, C, Cobol, PL/I OO Simula-67, Smalltalk, C++, Eiffel, Object Pascal,

Leia mais

Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas. (Introdução a disciplina Algoritmos e Programação)

Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas. (Introdução a disciplina Algoritmos e Programação) Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina Algoritmos e Programação (Introdução a disciplina Algoritmos e Programação) Prof. Wagner Santos C. de Jesus wsantoscj@gmail.com Conceito de Lógica

Leia mais

Informática I. Aula 19. Aula 19-31/10/2007 1

Informática I. Aula 19.  Aula 19-31/10/2007 1 Informática I Aula 19 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 19-31/10/2007 1 Ementa Noções Básicas de Computação (Hardware, Software e Internet) HTML e Páginas Web Internet e a Web Javascript

Leia mais

EVOLUÇÃO DAS LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO

EVOLUÇÃO DAS LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO EVOLUÇÃO DAS LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO Profª. Msc. Vanderlene Covre Rocha ALTAMIRA/PA 04 de novembro de 2016 O que são linguagens de programação? Por que elas existem? Como computadores eram programados

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS I -CONCEITOS PRELIMINARES. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc.

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS I -CONCEITOS PRELIMINARES. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS I -CONCEITOS PRELIMINARES Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza ROTEIRO O que é programação Linguagens de Programação Paradigmas de Programação História

Leia mais

PROGRAMAÇÃO I. Introdução

PROGRAMAÇÃO I. Introdução PROGRAMAÇÃO I Introdução Introdução 2 Princípios da Solução de Problemas Problema 1 Fase de Resolução do Problema Solução na forma de Algoritmo Solução como um programa de computador 2 Fase de Implementação

Leia mais

Paradigmas de Linguagem de Programação. Aspectos Básicos

Paradigmas de Linguagem de Programação. Aspectos Básicos Paradigmas de Linguagem de Programação Aspectos Básicos Introdução Nesta segunda etapa de nossos estudos, veremos: aspectos básicos de programa e linguagem de programação; revisão de conceitos de compilador

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Introdução à Computação Jordana Sarmenghi Salamon jssalamon@inf.ufes.br jordanasalamon@gmail.com http://inf.ufes.br/~jssalamon Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda

Leia mais

Paradigmas de Programação

Paradigmas de Programação Paradigmas de Programação Gustavo Jungthon 1, Cristian Machado Goulart 1 1 Faculdade de Informática de Taquara (FIT) Rua Oscar Martins Rangel, 4500 95600 000 Taquara RS Brazil guto@faccat.br, cmg3k@faccat.br

Leia mais

Programação de Computadores

Programação de Computadores Programação de Computadores Instituto de Computação UFF Departamento de Ciência da Computação Otton Teixeira da Silveira Filho Conteúdo Alguns Conceitos sobre Linguagens Conceito de Algoritmo Pseudocódigo

Leia mais

CONCEITOS DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO

CONCEITOS DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO CONCEITOS DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO ROTEIRO 1. INTRODUÇÃO 2. LINGUAGENS IMPERATIVAS 1. CONCEITO 2. PARADIGMA IMPERATIVO 3. ORIGENS 4. MODELO COMPUTACIONAL 1. ARQUITETURA DE VON NEUMANN 2. CARACTERISTICAS

Leia mais

Fundamentos de Sistemas Operacionais

Fundamentos de Sistemas Operacionais Fundamentos de Sistemas Operacionais Aula 2 Princípios de Programação Prof. Belarmino Linguagem de Computadores Internamente os computadores usam instruções e armazenam os dados no formato numérico binário

Leia mais

Linguagens de Programação

Linguagens de Programação Linguagens de Programação Prof a Jerusa Marchi Departamento de Informática e Estatística Universidade Federal de Santa Catarina e-mail: jerusa@inf.ufsc.br Linguagens de Programação p. 1/5 Linguagens de

Leia mais

Programação de Computadores

Programação de Computadores Programação de Computadores Instituto de Computação UFF Departamento de Ciência da Computação Otton Teixeira da Silveira Filho Conteúdo Alguns Conceitos sobre Conceito de Algoritmo Pseudocódigo Tipos de

Leia mais

Programação de Computadores

Programação de Computadores Programação de Computadores Instituto de Computação UFF Departamento de Ciência da Computação Otton Teixeira da Silveira Filho Conteúdo Alguns Conceitos sobre Linguagens Paradigmas para linguagens de Programação

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

Leia mais

Linguagens de Programação. Introdução. Carlos Bazilio

Linguagens de Programação. Introdução. Carlos Bazilio Linguagens de Programação Introdução Carlos Bazilio carlosbazilio@id.uff.br http://www.ic.uff.br/~bazilio/cursos/lp ??? Pascal aux := 0 for i:=1 to 10 do aux := aux + i 10: i = 1 20: if i > 10 goto 60

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS Algoritmos e Programação

Leia mais

Paradigmas de Programação

Paradigmas de Programação Paradigmas de Programação Aula 3 Histórico das Linguagens Prof.: Edilberto M. Silva http://www.edilms.eti.br Prof. Edilberto Silva / edilms.eti.br Definição Linguagens de programação são usadas para descrever

Leia mais

Introdução a lógica e a Linguagem de Programação

Introdução a lógica e a Linguagem de Programação Faculdade de Engenharia da Computação Disciplina: Lógica de Programação Introdução a lógica e a Linguagem de Programação Site : http://www1.univap.br/~wagner/ec.html Prof. Responsáveis Wagner Santos C.

Leia mais

Histórico de Linguagens de Programação

Histórico de Linguagens de Programação Bacharelado em Ciência da Computação PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO Histórico de Linguagens de Programação Prof. Claudinei Dias email: prof.claudinei.dias@gmail.com Objetivos Geral: Estudar as características

Leia mais

ENSINO TÉCNICO Notas de aulas PC I 1

ENSINO TÉCNICO Notas de aulas PC I 1 ENSINO TÉCNICO Notas de aulas 1 Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas da disciplina de Programação de Computadores I 1-) Comunicação de alunos com alunos e professores: Um e-mail para a sala é

Leia mais

Introdução. Parte 01. Desenvolvimento de Programação Orientada a Objetos. Prof. Pedro Neto

Introdução. Parte 01. Desenvolvimento de Programação Orientada a Objetos. Prof. Pedro Neto Introdução Parte 01 Prof. Pedro Neto Aracaju Sergipe - 2011 Conteúdo 1. Introdução i. Paradigmas de ii. Motivação da OO iii. Desafio das novas tecnologias iv. Ambientes de Desenvolvimento Modernos v. OO

Leia mais

Paradigmas de Linguagens Computacionais (PLC) (Apresentação da disciplina)

Paradigmas de Linguagens Computacionais (PLC) (Apresentação da disciplina) Paradigmas de Linguagens Computacionais (PLC) (Apresentação da disciplina) George Darmiton da Cunha Cavalcanti (gdcc@cin.ufpe.br) Informações Básicas Professor George Darmiton da Cunha Cavalcanti Monitores

Leia mais

Introdução à Computação: Máquinas Multiníveis

Introdução à Computação: Máquinas Multiníveis Introdução à Computação: Máquinas Multiníveis Beatriz F. M. Souza (bfmartins@inf.ufes.br) http://inf.ufes.br/~bfmartins/ Computer Science Department Federal University of Espírito Santo (Ufes), Vitória,

Leia mais

2 Paradigmas de linguagens de programação João B. Rocha- Junior. As linguagens evoluem com o passar do tempo

2 Paradigmas de linguagens de programação João B. Rocha- Junior. As linguagens evoluem com o passar do tempo Agenda Paradigmas de Linguagens de ção joao@ecomp.uefs.br Principais paradigmas de linguagem de programação imperajvo funcional declaração Departamento de Ciências Exatas Universidade Estadual de Feira

Leia mais

Informática Parte 15 Prof. Márcio Hunecke

Informática Parte 15 Prof. Márcio Hunecke Escriturário Informática Parte 15 Prof. Márcio Hunecke Informática SCALA 2.12 O projeto do Scala começou em 2001 por Martin Odersky e tinha como objetivo criar uma linguagem de programação que combinava

Leia mais

Introdução as Linguagens de Programação (POO-II) Prof. Responsável Wagner Santos C. de Jesus. www1.univap.br/wagner

Introdução as Linguagens de Programação (POO-II) Prof. Responsável Wagner Santos C. de Jesus. www1.univap.br/wagner Universidade do Vale do Paraíba Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes Introdução as Linguagens de Programação (POO-II) Prof. Responsável Wagner Santos C. de Jesus www1.univap.br/wagner 1 Assuntos

Leia mais

Introdução as Máquinas de Autômatos

Introdução as Máquinas de Autômatos Faculdade de Engenharia da Computação Disciplina: Autômatos e Linguagens Formais Introdução as Máquinas de Autômatos Site : http://www1.univap.br/~wagner/ec.html Prof. Responsáveis Wagner Santos C. de

Leia mais

Programação de Computadores IV. Introdução a Linguagens de Programação Simone Martins SLIDES CEDIDOS POR BRUNO MARQUES 1

Programação de Computadores IV. Introdução a Linguagens de Programação Simone Martins SLIDES CEDIDOS POR BRUNO MARQUES 1 Programação de Computadores IV Introdução a Linguagens de Programação Simone Martins simone@ic.uff.br SLIDES CEDIDOS POR BRUNO MARQUES 1 Arquitetura de programação 2 O Que é um Dado? Dado é o elemento

Leia mais

Informática I. Aula Aula 18-29/10/2007 1

Informática I. Aula Aula 18-29/10/2007 1 Informática I Aula 18 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 18-29/10/2007 1 Ementa Noções Básicas de Computação (Hardware, Software e Internet) HTML e Páginas Web Internet e a Web Javascript

Leia mais

Aula 1 Java Prof. Dr. Sylvio Barbon Junior

Aula 1 Java Prof. Dr. Sylvio Barbon Junior 5COP101 Linguagens de Programação Aula 1 Java Prof. Dr. Sylvio Barbon Junior Sylvio Barbon Jr barbon@uel.br 1 Sumário 1) Razões para Estudar Conceitos de LP; 2) Domínios das Linguagens de Programação 3)

Leia mais

Linguagens de Programação Princípios e Paradigmas

Linguagens de Programação Princípios e Paradigmas Copyright The McGraw-Hill Companies, Inc. Permission required for reproduction or display. Linguagens e Ambientes de Programação 2002-2003 Linguagens de Programação Princípios e Paradigmas Gladys Castillo

Leia mais

Paradigmas de Linguagem de Programação

Paradigmas de Linguagem de Programação Paradigmas de Linguagem de Programação Evolução das Linguagens de Programação Histórico das Linguagens de Programação Década de 40: código de máquina No início da década não havia nenhuma linguagem de

Leia mais

Técnico em Informática. Web JavaScript. Profª Ana Paula Mandelli

Técnico em Informática. Web JavaScript. Profª Ana Paula Mandelli Técnico em Informática Web JavaScript Profª Ana Paula Mandelli anapaula_mandelli@hotmail.com Para o JavaScript - NetBeans O NetBeans é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) Java desenvolvido pela

Leia mais

Introdução à Computação: Sistemas de Computação

Introdução à Computação: Sistemas de Computação Introdução à Computação: Sistemas de Computação Beatriz F. M. Souza (bfmartins@inf.ufes.br) http://inf.ufes.br/~bfmartins/ Computer Science Department Federal University of Espírito Santo (Ufes), Vitória,

Leia mais

Introdução à Programação / Programação I

Introdução à Programação / Programação I Introdução à Programação / Programação I Aula 2: Introdução à linguagem Python Rita P. Ribeiro 2018/2019 Departamento de Ciência de Computadores Nesta aula 1. Porquê programar? 2. Linguagens de Programação

Leia mais

Linguagens de Programação Aula 3

Linguagens de Programação Aula 3 Aula 3 Celso Olivete Júnior olivete@fct.unesp.br Na aula passada... Classificação das LPs (nível, geração e paradigma) Paradigmas Imperativo, OO, funcional, lógico e concorrente 2/33 Na aula de hoje...

Leia mais

Programação Estruturada Aula - Introdução a Linguagem de Programação

Programação Estruturada Aula - Introdução a Linguagem de Programação Programação Estruturada Aula - Introdução a Linguagem de Programação Prof. Flávio Barros flavioifma@gmail.com www.flaviobarros.com.br ORGANIZAÇÃO BÁSICA DE UM COMPUTADOR 2 ORGANIZAÇÃO BÁSICA DE UM COMPUTADOR

Leia mais

Introdução. Surge em 1995 (Brendan Eich, programador da Netscape) com o nome de Livescript

Introdução. Surge em 1995 (Brendan Eich, programador da Netscape) com o nome de Livescript Surge em 1995 (Brendan Eich, programador da Netscape) com o nome de Livescript É uma linguagem de programação (linguagem de script) Javascript e Java Torna a sua página HTML: Atraente; Interactiva; Inteligente.

Leia mais

Unidade 1. Introdução e histórico

Unidade 1. Introdução e histórico Unidade 1 Introdução e histórico Histórico Os computadores surgiram na história há relativamente pouco tempo. Quase todos os computadores de hoje em dia são baseados no modelo (ou máquina) de von Neumann

Leia mais

3. Linguagem de Programação C

3. Linguagem de Programação C Introdução à Computação I IBM1006 3. Linguagem de Programação C Prof. Renato Tinós Departamento de Computação e Matemática (FFCLRP/USP) 1 Principais Tópicos 3. Linguagem de programação C 3.1. Conceitos

Leia mais

Linguagem de Programação e Compiladores

Linguagem de Programação e Compiladores Linguagem de Programação e Compiladores Fernando Antônio Asevedo Nóbrega Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação USP SCC-206 Introdução à Compilação 24 de abril de 2012 1 / 20 Sumário 1 Introdução

Leia mais

DELEGAÇÃO REGIONAL DO ALENTEJO CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ÉVORA REFLEXÃO 5

DELEGAÇÃO REGIONAL DO ALENTEJO CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ÉVORA REFLEXÃO 5 REFLEXÃO 5 Módulos 0782, 0783, 0784 e 0785 1/5 23-05-2013 Esta reflexão tem como objectivo partilhar e dar a conhecer o que aprendi nos módulos 0782 Programação em C/C++ - Estrutura Básica e Conceitos

Leia mais

Python - Variáveis e expressões

Python - Variáveis e expressões Python - e expressões Prof. Paulo H R Gabriel (com base no material do Prof. André Backes) Linguagem de Máquina Computador entende apenas pulsos elétricos Presença ou não de pulso 1 ou 0 Tudo no computador

Leia mais

Informática I. Aula 9. Aula 9-17/05/2006 1

Informática I. Aula 9.  Aula 9-17/05/2006 1 Informática I Aula 9 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 9-17/05/2006 1 Ementa Histórico dos Computadores Noções de Hardware e Software Microprocessadores Sistemas Numéricos e Representação

Leia mais

Nomes, vinculações e escopos

Nomes, vinculações e escopos Nomes, vinculações e escopos Marco A L Barbosa malbarbo.pro.br Departamento de Informática Universidade Estadual de Maringá cba Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual

Leia mais

Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Programação e Sistemas de Informação. Módulo 1. 1ª Parte Prof. Sandra Pais Soares

Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Programação e Sistemas de Informação. Módulo 1. 1ª Parte Prof. Sandra Pais Soares Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Programação e Sistemas de Informação Módulo 1 1ª Parte Prof. Sandra Pais Soares Linguagens de Programação Linguagens de Programação Uma

Leia mais

Nomes, vinculações e escopos

Nomes, vinculações e escopos Nomes, vinculações e escopos Marco A L Barbosa malbarbo.pro.br Departamento de Informática Universidade Estadual de Maringá cba Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual

Leia mais

Linguagens de Programação Funcional

Linguagens de Programação Funcional Linguagens de Programação Funcional Conceitos de Linguagens de Programação Pedro Libório Setembro de 2013 2 Roteiro Introdução Funções matemáticas Fundamentos das linguagens de programação funcionais A

Leia mais

Informática I. Aula 9. Aula 9-27/09/2006 1

Informática I. Aula 9.   Aula 9-27/09/2006 1 Informática I Aula 9 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 9-27/09/2006 1 Ementa Histórico dos Computadores Noções de Hardware e Software Microprocessadores Sistemas Numéricos e Representação

Leia mais

Linguagens de Programação

Linguagens de Programação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Tecnologia Departamento de Computação e Automação Linguagens de Programação Professor Responsável: Luiz Affonso Henderson Guedes de Oliveira Prof.

Leia mais

Olá pessoal, Hoje vamos entender os conceitos sobre linguagem de programação. Definição, tipos de linguagens e as linguagens mais utilizadas

Olá pessoal, Hoje vamos entender os conceitos sobre linguagem de programação. Definição, tipos de linguagens e as linguagens mais utilizadas Olá pessoal, Hoje vamos entender os conceitos sobre linguagem de programação. Definição, tipos de linguagens e as linguagens mais utilizadas atualmente. Uma linguagem de programação é um conjunto padronizado

Leia mais

Paradigmas de Linguagem de Programação. Linguagens de Programação Análise histórica e atual

Paradigmas de Linguagem de Programação. Linguagens de Programação Análise histórica e atual Paradigmas de Linguagem de Programação Linguagens de Programação Análise histórica e atual Histórico das Linguagens de Programação Década de 40: código de máquina No início da década não havia nenhuma

Leia mais

Aula 08 Introdução à Algoritmos. Disciplina: Fundamentos de Lógica e Algoritmos Prof. Bruno Gomes

Aula 08 Introdução à Algoritmos. Disciplina: Fundamentos de Lógica e Algoritmos Prof. Bruno Gomes Aula 08 Introdução à Algoritmos Disciplina: Fundamentos de Lógica e Algoritmos Prof. Bruno Gomes http://www.profbrunogomes.com.br/ Agenda da Aula Introdução aos Algoritmos: Conceitos Iniciais; Programa

Leia mais

Linguagens de Programação

Linguagens de Programação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Linguagens de Programação DCA0800 - Algoritmos e Lógica de Programação Heitor Medeiros 1 Tópicos da aula

Leia mais

Programação de Computadores:

Programação de Computadores: Instituto de C Programação de Computadores: Introdução a Linguagens de Programação Luis Martí Instituto de Computação Universidade Federal Fluminense lmarti@ic.uff.br - http://lmarti.com Seis Camadas Problema

Leia mais

Capítulo 1. Aspectos Preliminares

Capítulo 1. Aspectos Preliminares Capítulo 1 Aspectos Preliminares Tópicos do Capítulo 1 Razões para estudar conceitos de linguagens de programação Domínios de programação Critérios de avaliação de linguagens Influências no projeto de

Leia mais

Programação Funcional

Programação Funcional Programação Funcional Lucília Camarão de Figueiredo Universidade Federal de Ouro Preto lucilia@dcc.ufmg.br Aula 01: Introdução 1 PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO Imperativo (FORTRAN, PL1, Ada, C, Pascal) Sequência

Leia mais

Laboratório de Programação 1 Algoritmos e a Lógica de Programação

Laboratório de Programação 1 Algoritmos e a Lógica de Programação Laboratório de Programação 1 Algoritmos e a Lógica de Programação Mário Hozano professor@hozano.com Ciência da Computação UFAL - Arapiraca Relembrando a aula anterior... O que é um algoritmo? Como é o

Leia mais

Reinaldo Gomes Análise/projeto estruturado

Reinaldo Gomes Análise/projeto estruturado Programação Orientada a Objetos Objetos, Classes e Mensagens O Modelo de Objetos Objetos e Classes Mensagens e métodos Reinaldo Gomes reinaldo@cefet-al.br Decomposição Análise/projeto estruturado Soluciona

Leia mais

Programação I Aula 2 Apresentação da linguagem Python

Programação I Aula 2 Apresentação da linguagem Python Programação I Aula 2 Apresentação da linguagem Python Pedro Vasconcelos DCC/FCUP 2017 Pedro Vasconcelos (DCC/FCUP) Programação I Aula 2 Apresentação da linguagem Python 2017 1 / 25 Nesta aula... 1 Porquê

Leia mais

a) Computador b) Estrutura do sistema i. Hardware ii.software c) Linguagens de Programação i. Paradigmas e Programação 1.

a) Computador b) Estrutura do sistema i. Hardware ii.software c) Linguagens de Programação i. Paradigmas e Programação 1. a) Computador b) Estrutura do sistema i. Hardware ii.software c) Linguagens de Programação i. Paradigmas e Programação 1. Estruturada 2. Orientada a eventos 3. Orientada a objetos d) Sistemas Operacionais

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA AULA 01 LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO C++

INFORMÁTICA APLICADA AULA 01 LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO C++ UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: Bacharelado em Ciências e Tecnologia INFORMÁTICA APLICADA AULA 01 LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO C++ Profª ª Danielle Casillo INTRODUÇÃO Vamos, neste curso, aprender

Leia mais

Questões de Paradigmas de Programação Matéria: Prova 1 4ª EDIÇÃO

Questões de Paradigmas de Programação Matéria: Prova 1 4ª EDIÇÃO Questões de Paradigmas de Programação Matéria: Prova 1 4ª EDIÇÃO QUESTÃO 1 : Enviada por: Francisco Carlos Moraes Junior Duvidas: Thaise Domínios de programação são áreas onde os computadores são usados.

Leia mais

Fundamentos de Programação. Introdução

Fundamentos de Programação. Introdução Fundamentos de Programação Introdução Prof. M.Sc.: João Paulo Q. dos Santos E-mail: joao.queiroz@ifrn.edu.br Página: http://docente.ifrn.edu.br/joaoqueiroz/ Introdução A necessidade de desenvolver ferramentas

Leia mais

Introdução e Conceitos

Introdução e Conceitos Introdução e Conceitos Aula 1 11/08/2017 diegoquirino@gmail.com 1 Agenda 1. Motivações: porque estudar linguagens de programação? 2. Breve Histórico sobre as Linguagens de Programação 3. Processos de Tradução

Leia mais

ao paradigma imperativo

ao paradigma imperativo PARADIGMA FUNCIONAL PARADIGMA FUNCIONAL: INTRODUÇÃO G Exemplos de linguagens funcionais LISP - Início: LP puramente funcional - Depois: acréscimo de alguns recursos imperativos (aumentaram eficiência de

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG Matriz Curricular FGGCOMP - Bacharelado em Ciência da Computação 0. Disciplinas Obrigatórias FGGCOMP.00 Cálculo I FGGELET.00 - Cálculo I / FGGMATE.00 - Cálculo Diferencial e Integral I FGGCOMP.00 Geometria

Leia mais

PROGRAMAÇÃO I INTRODUÇÃO À LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO JAVA. Prof. Dr. Daniel Caetano

PROGRAMAÇÃO I INTRODUÇÃO À LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO JAVA. Prof. Dr. Daniel Caetano PROGRAMAÇÃO I INTRODUÇÃO À LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO JAVA Prof. Dr. Daniel Caetano 2017-1 Objetivos Conhecer o professor e o curso Conhecer as características da linguagem Java Conhecer a plataforma Java

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG Matriz Curricular FGGCOMP - Bacharelado em Ciência da Computação 0. Disciplinas Obrigatórias FGGCOMP.00 Cálculo I FGGELET.00 - Cálculo I / FGGMATE.00 - Cálculo Diferencial e Integral I FGGCOMP.00 Geometria

Leia mais

Informática I. Aula 12. Aula 12-29/05/2006 1

Informática I. Aula 12.  Aula 12-29/05/2006 1 Informática I Aula 12 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 12-29/05/2006 1 Ementa Histórico dos Computadores Noções de Hardware e Software Microprocessadores Sistemas Numéricos e Representação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG Matriz Curricular FGGCOMP - Bacharelado em Ciência da Computação 0. Disciplinas Obrigatórias FGGCOMP.00 Cálculo I FGGELET.00 - Cálculo I / FGGMATE.00 - Cálculo Diferencial e Integral I FGGCOMP.00 Geometria

Leia mais

Introdução Computador Hardware Histórico e Evolução Linguagem de Programação Princípios Básicos

Introdução Computador Hardware Histórico e Evolução Linguagem de Programação Princípios Básicos Introdução Computador Hardware Histórico e Evolução Linguagem de Programação Princípios Básicos Introdução Computador Máquina destinada a realizar cálculos complexos. Matéria Prima Série de atividades

Leia mais

O código fonte (source code) é o conjunto de palavras escritas de forma ordenada, contendo instruções em uma determinada linguagem de programação.

O código fonte (source code) é o conjunto de palavras escritas de forma ordenada, contendo instruções em uma determinada linguagem de programação. Uma linguagem de programação é um método padronizado para expressar instruções para um computador. É um conjunto de regras sintáticas e semânticas usadas para definir um conjunto de procedimentos (programa)

Leia mais

Programação de Computadores

Programação de Computadores Programação de Computadores Instituto de Computação UFF Departamento de Ciência da Computação Otton Teixeira da Silveira Filho Porque? Fato importante! Porque? Fato importante! Foi esta linguagem que a

Leia mais

Programação Estruturada Aula - Introdução a Linguagem C

Programação Estruturada Aula - Introdução a Linguagem C Programação Estruturada Aula - Introdução a Linguagem C Prof. Flávio Barros flavioifma@gmail.com www.flaviobarros.com.br 2 HISTÓRICO DA LINGUAGEM C HISTÓRICO DA LINGUAGEM C Como tudo iniciou... C iniciou

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Introdução à Computação Prof. Yandre Maldonado - 1 Prof. Yandre Maldonado e Gomes da Costa yandre@din.uem.br Histórico da Computação Prof. Yandre

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Introdução à Computação Prof. Yandre Maldonado - 1 Prof. Yandre Maldonado e Gomes da Costa yandre@din.uem.br Histórico da Computação Prof. Yandre

Leia mais

Introdução ao Fortran 90

Introdução ao Fortran 90 Introdução ao Fortran 90 Departamento de Física UFPel Pré-História 1943-1953: Computador com Programa Fixo ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer) Início do Projeto: 1943 Projeto Completo:

Leia mais

INTEGRADO º - CONHECIMENTO PRÉVIO

INTEGRADO º - CONHECIMENTO PRÉVIO Menezes, Alexandre Moreira de; "Apêndice H", p. 155-166. In: Menezes, Alexandre Moreira de. Os paradigmas de aprendizagem de algoritmo computacional. São Paulo: Blucher, 2015. ISBN: 978-85-8039-103-9,

Leia mais

Fundamentos de Programação 1

Fundamentos de Programação 1 Fundamentos de Programação 1 Slides N. 2 - A Prof. SIMÃO Jean Marcelo SIMÃO Computador Noção elementar de um computador. - Dipositivo para processar informação. Processador Sistema Operacional (SO) Aplicativos

Leia mais

PROGRAMAÇÃO EM JOGOS DIGITAIS

PROGRAMAÇÃO EM JOGOS DIGITAIS PROGRAMAÇÃO EM JOGOS DIGITAIS Frutuoso Silva Paradigmas de Programação Linguagem de programação Paradigmas de programação 1 Linguagem de programação! Para ser útil e confiável, uma linguagem deve ter uma

Leia mais

Aula 06 - Máquina Multinível e Von Neumann

Aula 06 - Máquina Multinível e Von Neumann Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos Instalação e Organização de Computadores Aula 06 - Máquina Multinível e Von Neumann Prof. Diego Pereira

Leia mais

Introdução a Ciência da Computação

Introdução a Ciência da Computação Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Santa Helena Introdução a Ciência da Computação Bacharelado em Ciência da Computação Professor : Agnaldo da Costa 1 Camadas do Usuário

Leia mais

SCALA! Mariah Barros Cardoso Ruann Magalhães Homem Rudá Martinez Pimentel Deeke Yuri Pereira Constante

SCALA! Mariah Barros Cardoso Ruann Magalhães Homem Rudá Martinez Pimentel Deeke Yuri Pereira Constante SCALA! Mariah Barros Cardoso Ruann Magalhães Homem Rudá Martinez Pimentel Deeke Yuri Pereira Constante O Que é scala? É uma linguagem de programação moderna de propósito geral que roda sobre a Java Virtual

Leia mais