Paradigmas de Programação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Paradigmas de Programação"

Transcrição

1 Paradigmas de Programação Aula 3 Histórico das Linguagens Prof.: Edilberto M. Silva Prof. Edilberto Silva / edilms.eti.br

2 Definição Linguagens de programação são usadas para descrever algoritmos; Seqüências de passos que levam à solução de um problema. Precisa suportar a definição de ações e prover meios para especificar operações básicas de computação Permite que os usuários especifiquem como estes passos devem ser seqüenciados para resolver um problema Notação que pode ser usada para especificar algoritmos com precisão.

3 Classificação das Linguagens de Programação As linguagens de baixo nível são restritas a linguagem de máquina e tem uma forte relação entre as operações implementadas pela linguagem e as operações implementadas pelo hardware. A programação mesmo sendo com algoritmos simples resulta em longos programas, o que dificulta o processo de validação e detecção de erros. O cálculo de endereços de memória devem ser feitos manualmente, com um árduo trabalho e uma grande probabilidade de erros. Indicada para funções que precisam implementar instruções de máquina específicas A grande eficiência e o reduzido tamanho dos programas desenvolvidos

4 Classificação das Linguagens de Programação As linguagens de alto nível aproximam-se das linguagens utilizadas por humanos para expressar problemas e algoritmos. Cada declaração numa linguagem de alto nível equivale a várias declarações numa linguagem de baixo nível A vantagem principal das linguagens de alto nível é a abstração. Provê facilidades para a depuração, como visualização dos valores das variáveis, dos registradores e da pilha. Inclui instruções na geração de código para detectar erros em tempo de execução, como overflow numéricos e violação de limites de vetores e matrizes.

5 Processamento de Linguagens Problema básico: linguagem de nível mais alto implementada para/em baixo nível Interpretação Diretamente executadas Sequência: 1. Obter a próxima instrução (aquela cujo endereço é especificado no indicador de instruções da máquina). 2. Deslocar o indicador de instruções (obtendo o endereço da próxima instrução a ser executada). 3. Decodificar a instrução. 4. Executar a instrução.

6 Processamento de Linguagens Tradução traduzidos para versões equivalentes em linguagem de máquina, antes de serem executadas. Sequência: Subprogramas podem ser inicialmente traduzidos para código Assembly (compilador) este pode depois ser traduzido para código relocável (objeto), em linguagem de máquina (montador) em seguida, unidades em código relocável (objeto) podem ser ligadas em uma única unidade relocável /um único código objeto (linker) e, finalmente, o programa inteiro é carregado na memória principal, como código executável de máquina (carregador)

7 Um breve histórico FORTRAN ALGOL-60...COBOL...LISP... SIMULA ALGOL-68 PL/I BASIC Pascal... Smalltalk C PROLOG Modula-2 ML Ada...DBASE-II... Miranda Eifell C Haskell...Godel... Java Delphi Orientado a objetos Imperativo Funcional Lógico

8 Histórico Primeira geração Remonta aos dias da codificação em linguagem de máquina, surgidas com o início da computação na década de 50, especificamente de 1950 a A Linguagem de máquina e Assembly representam esta primeira geração das linguagens de programação. Totalmente dependentes da máquina, exibem o mais baixo nível de abstração que uma linguagem pode ser representada

9 Histórico Segunda geração Desenvolvida de 1962 a 1974 Serviu de base para o desenvolvimento das modernas linguagens de programação Amplo uso com grande familiaridade e aceitação no mercado e a grande quantidade de bibliotecas de software permitiram a programação multi-usuário, sistemas de execução em tempo real e desenvolvimento de gerenciadores de base de dados As linguagens Fortran, Cobol, Algol e algumas extensões como Basic, foram os representantes dessa geração.

10 Histórico Terceira geração São caracterizadas pela grande capacidade procedural e estrutural de seus dados - de 1974 a 1986 Possibilidade de criar sistemas distribuídos, incorporar recursos mais inteligentes, e exigir um hardware menos robusto Categorias: linguagens de propósito geral linguagem Algol: aplicações envolvendo desde a área científica a área comercial: linguagens C, Pascal, PL/1 e Modula-2 e linguagens especializadas forma sintática não usual Lisp (lista/símbolos); Prolog (conhecimento); SmallTalk (objetos); APL (vetores) e Forth (microprocessadores)

11 Histórico Quarta geração A quarta geração das linguagens de programação foram desenvolvidas a partir de 1986 Geração de sistemas especialistas, o desenvolvimento de inteligência artificial e a possibilidade de execução dos programas em paralelo. Conhecidas também como linguagens artificiais contém uma sintaxe distinta para representação de estruturas de controle e dos dados.

12 Histórico Quarta geração categorias: linguagens de consulta, geradoras de programas e outras linguagens (4GL) consulta manipular bases de dados, permitindo o gerenciamento de um grande número de informações armazenados em arquivos. geradoras de programas criar facilmente programas complexos em linguagens de terceira geração, utilizando bem menos declarações e comandos Outras apoio à decisão, linguagens utilizadas para modelagem de sistemas, linguagens de prototipação, e linguagens de especificação formal que produzem código de máquina.

13 1957 FORTRAN 1958 ALGOL 1960 LISP 1960 COBOL 1962 APL 1962 SIMULA 1964 BASIC 1964 PL/ ISWIM 1970 Prolog 1972 C Histórico 1975 Pascal 1975 Scheme 1977 OPS CSP 1978 FP 1980 dbase II 1983 Smalltalk Ada 1983 Parlog 1984 Standard ML 1986 C CLP(R) 1986 Eiffel 1988 CLOS 1988 Mathematica 1988 Oberon 1990 Haskell 1995 Delphi 1995 Java

14 Tendências aplicação com metodologias orientadas a objetos. ambiente de geração automática de código, onde o programador especifica através de ferramentas visuais as características do programa e a ferramenta se encarrega de gerar a codificação na linguagem específica. Quinta geração baseada em métodos de consulta e utilizam comandos escritos em linguagens naturais, permitindo uma fácil comunicação com o computador.

15 Evolução A linguagem COBOL (Common Business Language) foi publicada pelo Departamento de Defesa em1960, logo após o surgimento de FORTRAN. Sua área de aplicação é a de computação de negócios. Ela teve pouco efeito no desenvolvimento de outras linguagens, em função de sua área específica de aplicação. Desde o seu surgimento, houveram poucas iniciativas de desenvolvimento de novas linguagens de negócios, uma vez que COBOL já atendia aosprincipais requisitos desta área.

16 Fortran IV (1962) Evolução.. Algol 60 (1960).. BASIC (1964). QuickBasic (1988) VisualBasic (1990) A linguagem BASIC (Beginner s All-purpose Symbolic Instruction Code) foi projetada em 1964 por dois matemáticos, John Kemeny e Thomas Kurtz, da universidade de Dartmouth.

17 Evolução BASIC teve como objetivos: ser uma linguagem fácil de aprender e usar; ser amigável; permitir acessos públicos e privados; considerar o tempo do usuário mais importante que o do computador. As razões para a sua popularidade foram a facilidade de aprendizado para iniciantes e a sua implementação em computadores com memórias pequenas. As versões contemporâneas de BASIC são o QuickBASIC e o Visual BASIC.

18 Evolução. Pascal (1971) ALGOLW (1966).. Algol 68 (1968). Algol 60 (1960) A linguagem Pascal, assim como diversas outras linguagens imperativas, evoluiu de ALGOL. desenvolvida por Niklaus Wirth, que propôs uma versão com pequenas contribuições e alterações de ALGOL 60. Esta versão foi chamada de Pascal (1971) e foi amplamente utilizada no ensino de linguagens de programação.

19 Evolução Pascal foi projetada para ser uma linguagem de ensino de programação; Em função disso, ela não possui algumas características necessárias para projetos de grande porte, como arrays de tamanhos variáveis. Como características positivas de Pascal estão a simplicidade e a expressividade. Além disso, é uma linguagem um pouco mais segura do que FORTRAN e C. Na metade dos anos 90 a popularidade de Pascal entrou em declínio.

20 Evolução A linguagem C (1972) deriva de ALGOL 68, CPL, BCPL e B, e foi desenvolvida e implementada por Dennis Ritchie, dos laboratórios BELL. O sistema operacional Unix foi originalmente escrito em linguagem assembly, e posteriormente reescrito em linguagem C. C possui declarações de controle e facilidades de estruturação de dados que permitem o seu uso em diversas áreas de aplicação. Além disso, possui um grande conjunto de operadores. A inclusão de C em Unix permitiu a sua gratuidade e consequente popularidade.

21 Evolução PROLOG Baseada em lógica utiliza notações de lógica formal para comunicar processos computacionais ao computador. A programação lógica é não procedural. Os programas em linguagens lógicas não definem como um resultado deve ser calculado, mas sim a forma do resultado. O que é necessário para prover esta capacidade à linguagem é um processo de inferência desenvolvido por Robinson em 1965.

22 Evolução O nome Prolog vem de programação logica Um programa em Prolog consiste de uma coleção de declarações que podem ser bastante complexas. Existem dois tipos de declarações em Prolog: fatos e regras. Os fatos são representados como no exemplo a seguir: mae (maria, joão). Pai (pedro,maria). Neste exemplo, maria é mãe de joão e pedro é pai de maria. Uma regra é declarada da seguinte forma: avo(x,z) :- pai(x,y),pai(y,z).

23 Evolução A base de dados de Prolog pode ser interativamente requerida com declarações de objetivos, como no exemplo: pai(jonas, Lucas). que pergunta se Jonas é o pai de Lucas. A resposta do sistema Prolog é do tipo verdadeiro ou falso. A programação lógica provou ser útil apenas em algumas áreas de aplicação, como em alguns tipos de bases de dados e algumas áreas de Inteligência Artificial. A programação lógica não é tão eficiente como a imperativa.

24 ... Pascal (1971) ADA 83(1983) Ada 95 (1995) Evolução A linguagem Ada foi criada em função da grande quantidade de linguagens diferentes existentes em computadores do Departamento de Defesa em O objetivo principal da criação de Ada foi o de desenvolver uma linguagem de alto-nível para sistemas embarcados.

25 Evolução Ada possui quatro características principais: pacotes para o encapsulamento de dados, especificações para tipos de dados e procedimentos; manuseio de exceções; procedimentos com tipos genéricos definidos em tempo de execução; execução concorrente de unidades especiais de programas, chamadas de tarefas. A extensão mais recente de Ada (Ada 95) provê o suporte para a programação orientada a objetos e o compartilhamento de dados.

26 Evolução - Smalltalk Os computadores no final dos anos 60 eram usados exclusivamente por programadores profissionais e cientistas. Alan Kay desenvolveu em seu trabalho de doutorado em 1969 uma previsão de que os futuros computadores seriam poderosos, e utilizados por nãoprogramadores. Suas idéias foram apoiadas pela Xerox e foi desenvolvida a linguagem Smalltalk (1980). Smalltalk introduziu os conceitos de sistemas de janelas e de desenvolvimento orientado a objetos.

27 Evolução - C++ A linguagem C++ (1985) combina as características dos paradigmas imperativo e orientado a objetos (O.O.); C++ evoluiu de C através de uma seqüência de modificações para melhorar as suas características imperativas e suportar a O.O.; A parte mais essencial do suporte à orientação a objetos é o mecanismo de classes e objetos. C++ provê uma coleção de classes pré-definidas, juntamente com a possibilidade de o usuário definir suas classes. As classes de C++ podem ser instanciadas inúmeras vezes.

28 Evolução - C++ As definições de classes especificam objetos de dados e funções. C++ tornou-se uma linguagem popular em função de sua compatibilidade com a linguagem C. Outro fator de popularidade foi a disponibilidade de compiladores bons e gratuitos. Além disso, há um interesse grande na orientação a objetos atualmente. Como aspectos negativos da linguagem, pode-se citar: o fato de C++ ser uma linguagem complexa e ser mais insegura que as linguagens Delphi, Ada e Java.

29 Evolução - Java Algumas características de Java o diferenciam de outras linguagens de suporte à orientação a objetos. não é possível escrever subprogramas independentes em Java. Os subprogramas sempre são métodos e estão definidos em classes. em Java é relativamente fácil de se criar processos concorrentes, que são chamados de Threads. existe um mecanismo automático de desalocação de memória, chamado de garbage collection, que livra o programador da tarefa de eliminar variáveis e posições de memória não mais utilizadas. ocorre a conversão implícita de tipos de dados de um tipo menor para outro maior, p.ex. de int para float O uso de Java vem crescendo mais do que o das outras linguagens. Uma das razões para isso é que ela se adequa bem à programação para a Web.

Linguagens de Programação

Linguagens de Programação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Tecnologia Departamento de Computação e Automação Linguagens de Programação Professor Responsável: Luiz Affonso Henderson Guedes de Oliveira Prof.

Leia mais

Informática I. Aula 9. Aula 9-17/05/2006 1

Informática I. Aula 9.  Aula 9-17/05/2006 1 Informática I Aula 9 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 9-17/05/2006 1 Ementa Histórico dos Computadores Noções de Hardware e Software Microprocessadores Sistemas Numéricos e Representação

Leia mais

Paradigmas. Fortran, Algol, Algol-68, Pascal, C, Cobol, PL/I

Paradigmas. Fortran, Algol, Algol-68, Pascal, C, Cobol, PL/I Paradigmas Paradigmas Tradicional Fortran, Algol, Algol-68, Pascal, C, Cobol, PL/I Paradigmas Tradicional Fortran, Algol, Algol-68, Pascal, C, Cobol, PL/I OO Simula-67, Smalltalk, C++, Eiffel, Object Pascal,

Leia mais

Informática I. Aula Aula 18-29/10/2007 1

Informática I. Aula Aula 18-29/10/2007 1 Informática I Aula 18 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 18-29/10/2007 1 Ementa Noções Básicas de Computação (Hardware, Software e Internet) HTML e Páginas Web Internet e a Web Javascript

Leia mais

Informática I. Aula 9. Aula 9-27/09/2006 1

Informática I. Aula 9.   Aula 9-27/09/2006 1 Informática I Aula 9 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 9-27/09/2006 1 Ementa Histórico dos Computadores Noções de Hardware e Software Microprocessadores Sistemas Numéricos e Representação

Leia mais

Paradigmas de Linguagens

Paradigmas de Linguagens Paradigmas de Linguagens Paradigma Imperativo Professora Sheila Cáceres Paradigma Imperativo Um pouco de historia Paradigma fundamentado no conceito de máquina de Turing. A máquina de Turing é uma abstração

Leia mais

Linguagens de Programação

Linguagens de Programação Visão Geral Faculdade de Computação - UFU Agosto - 2009 1 Princípios 2 O que é uma linguagem de programação? Linguagens naturais facilitam a expressão e o intercâmbio de idéias entre as pessoas. Assim

Leia mais

Conceitos de Linguagens de Programação - Características. Paavo Soeiro

Conceitos de Linguagens de Programação - Características. Paavo Soeiro Conceitos de Linguagens de Programação - Características Paavo Soeiro Motivação Para que possa escolher uma linguagem apropriada ao problema. Melhorar o entendimento da linguagem utilizada. Facilitar o

Leia mais

Linguagens de Programação

Linguagens de Programação Linguagens de Programação Prof a Jerusa Marchi Departamento de Informática e Estatística Universidade Federal de Santa Catarina e-mail: jerusa@inf.ufsc.br Linguagens de Programação p. 1/5 Linguagens de

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS I -CONCEITOS PRELIMINARES. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc.

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS I -CONCEITOS PRELIMINARES. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS I -CONCEITOS PRELIMINARES Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza ROTEIRO O que é programação Linguagens de Programação Paradigmas de Programação História

Leia mais

Histórico de Linguagens de Programação

Histórico de Linguagens de Programação Bacharelado em Ciência da Computação PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO Histórico de Linguagens de Programação Prof. Claudinei Dias email: prof.claudinei.dias@gmail.com Objetivos Geral: Estudar as características

Leia mais

Programação de Computadores:

Programação de Computadores: Instituto de C Programação de Computadores: Introdução a Linguagens de Programação Luis Martí Instituto de Computação Universidade Federal Fluminense lmarti@ic.uff.br - http://lmarti.com Seis Camadas Problema

Leia mais

Introdução à Programação Aula 03. Prof. Max Santana Rolemberg Farias Colegiado de Engenharia de Computação

Introdução à Programação Aula 03. Prof. Max Santana Rolemberg Farias Colegiado de Engenharia de Computação Aula 03 Prof. Max Santana Rolemberg Farias max.santana@univasf.edu.br Colegiado de Engenharia de Computação Linguagens de Programação A primeira linguagem de programação foi criada por Ada Lovelace. Amiga

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Introdução à Computação Jordana Sarmenghi Salamon jssalamon@inf.ufes.br jordanasalamon@gmail.com http://inf.ufes.br/~jssalamon Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda

Leia mais

Linguagens de Programação. Introdução. Carlos Bazilio

Linguagens de Programação. Introdução. Carlos Bazilio Linguagens de Programação Introdução Carlos Bazilio carlosbazilio@id.uff.br http://www.ic.uff.br/~bazilio/cursos/lp ??? Pascal aux := 0 for i:=1 to 10 do aux := aux + i 10: i = 1 20: if i > 10 goto 60

Leia mais

Universidade Veiga de Almeida Algoritmos e Linguagem I

Universidade Veiga de Almeida Algoritmos e Linguagem I Aula 1 Conteúdo: 1. Apresentação da disciplina 2. Contextualização e definições: 2.1. Algoritmos 2.2. Programas 2.3. Linguagens de programação 2.4. Sintaxe e semântica 2.5. Desenvolvimento de programas

Leia mais

Capítulo 1. Aspectos Preliminares

Capítulo 1. Aspectos Preliminares Capítulo 1 Aspectos Preliminares Tópicos do Capítulo 1 Razões para estudar conceitos de linguagens de programação Domínios de programação Critérios de avaliação de linguagens Influências no projeto de

Leia mais

3. Linguagem de Programação C

3. Linguagem de Programação C Introdução à Computação I IBM1006 3. Linguagem de Programação C Prof. Renato Tinós Departamento de Computação e Matemática (FFCLRP/USP) 1 Principais Tópicos 3. Linguagem de programação C 3.1. Conceitos

Leia mais

Aspectos preliminares

Aspectos preliminares Aspectos preliminares Linguagens de Programação Marco A L Barbosa cba Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. http://github.com/malbarbo/na-lp-copl

Leia mais

Revisão: linguagens de programação

Revisão: linguagens de programação Revisão: linguagens de programação Definição, histórico, paradigmas e semântica Prof. Thiago A. S. Pardo taspardo@icmc.usp.br Definição Uma linguagem de programação é uma linguagem destinada a ser usada

Leia mais

Fundamentos de Programação 1

Fundamentos de Programação 1 Fundamentos de Programação 1 Slides N. 2 E / Prof. SIMÃO Slides elaborados pelo Prof. Robson Linhares elaborados pelo Prof. Robson Linhares http://www.dainf.ct.utfpr.edu.br/~robson/ Jean Marcelo SIMÃO

Leia mais

Introdução e Conceitos

Introdução e Conceitos Introdução e Conceitos Aula 1 11/08/2017 diegoquirino@gmail.com 1 Agenda 1. Motivações: porque estudar linguagens de programação? 2. Breve Histórico sobre as Linguagens de Programação 3. Processos de Tradução

Leia mais

Linguagens de Programação e Programação Funcional

Linguagens de Programação e Programação Funcional Linguagens de Programação e Programação Funcional GSI004 Aula 01* Faculdade de Computação UFU *baseada nos slides do Professor Paulo Henrique Ribeiro Gabriel 30 de setembro de 2014 GSI004 Aula 01 30 de

Leia mais

Classificação das linguagens de programação

Classificação das linguagens de programação Introdução Linguagem É um meio de comunicação entre pessoas. Faculdade de expressão audível e articulada do homem. Conjunto de sinais falados, escritos ou gesticulados de que se serve o homem para demonstrar

Leia mais

1 Introdução à Programação O que é? Para que serve?... 1

1 Introdução à Programação O que é? Para que serve?... 1 Nesta aula... Conteúdo 1 Introdução à Programação 1 1.1 O que é?................................. 1 1.2 Para que serve?............................. 1 2 Linguagens de programação 2 2.1 Programação estruturada........................

Leia mais

Aula 1 Java Prof. Dr. Sylvio Barbon Junior

Aula 1 Java Prof. Dr. Sylvio Barbon Junior 5COP101 Linguagens de Programação Aula 1 Java Prof. Dr. Sylvio Barbon Junior Sylvio Barbon Jr barbon@uel.br 1 Sumário 1) Razões para Estudar Conceitos de LP; 2) Domínios das Linguagens de Programação 3)

Leia mais

DELEGAÇÃO REGIONAL DO ALENTEJO CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ÉVORA REFLEXÃO 5

DELEGAÇÃO REGIONAL DO ALENTEJO CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ÉVORA REFLEXÃO 5 REFLEXÃO 5 Módulos 0782, 0783, 0784 e 0785 1/5 23-05-2013 Esta reflexão tem como objectivo partilhar e dar a conhecer o que aprendi nos módulos 0782 Programação em C/C++ - Estrutura Básica e Conceitos

Leia mais

CONCEITOS DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO

CONCEITOS DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO CONCEITOS DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO ROTEIRO 1. INTRODUÇÃO 2. LINGUAGENS IMPERATIVAS 1. CONCEITO 2. PARADIGMA IMPERATIVO 3. ORIGENS 4. MODELO COMPUTACIONAL 1. ARQUITETURA DE VON NEUMANN 2. CARACTERISTICAS

Leia mais

Programação Orientada a Objectos - P. Prata, P. Fazendeiro

Programação Orientada a Objectos - P. Prata, P. Fazendeiro Programação Orientada a Objetos 1.1 - Perspectiva histórica: Conceitos A evolução das linguagens de programação tem-se feito na procura de ferramentas: -cada vez mais próximas da percepção humana - e que

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS Algoritmos e Programação

Leia mais

Paradigmas de Programação

Paradigmas de Programação Paradigmas de Programação Prof.: Edilberto M. Silva http://www.edilms.eti.br Aula 2 Linguagens de Programação Desenvolvimento e execução de programas Características de linguagens Execução de programas

Leia mais

Introdução. Parte 01. Desenvolvimento de Programação Orientada a Objetos. Prof. Pedro Neto

Introdução. Parte 01. Desenvolvimento de Programação Orientada a Objetos. Prof. Pedro Neto Introdução Parte 01 Prof. Pedro Neto Aracaju Sergipe - 2011 Conteúdo 1. Introdução i. Paradigmas de ii. Motivação da OO iii. Desafio das novas tecnologias iv. Ambientes de Desenvolvimento Modernos v. OO

Leia mais

Introdução à Programação de Computadores Fabricação Mecânica

Introdução à Programação de Computadores Fabricação Mecânica Introdução à Programação de Computadores Fabricação Mecânica Edilson Hipolito da Silva edilson.hipolito@ifsc.edu.br - http://www.hipolito.info Aula 04 - Linguagens de Programação, Interpretador, compilador

Leia mais

Paradigmas de Linguagem de Programação. Aspectos Básicos

Paradigmas de Linguagem de Programação. Aspectos Básicos Paradigmas de Linguagem de Programação Aspectos Básicos Introdução Nesta segunda etapa de nossos estudos, veremos: aspectos básicos de programa e linguagem de programação; revisão de conceitos de compilador

Leia mais

Programação I A Linguagem C. Prof. Carlos Alberto

Programação I A Linguagem C. Prof. Carlos Alberto Programação I A Linguagem C Prof. Carlos Alberto carlos.batista@facape.br carlos36_batista@yahoo.com.br 2 Origem A linguagem C foi desenvolvida em 1972, nos Laboratórios Bell, por Dennis Ritchie. Implementada

Leia mais

Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Programação e Sistemas de Informação. Módulo 1. 1ª Parte Prof. Sandra Pais Soares

Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Programação e Sistemas de Informação. Módulo 1. 1ª Parte Prof. Sandra Pais Soares Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Programação e Sistemas de Informação Módulo 1 1ª Parte Prof. Sandra Pais Soares Linguagens de Programação Linguagens de Programação Uma

Leia mais

Programação de Computadores

Programação de Computadores Programação de Computadores Instituto de Computação UFF Departamento de Ciência da Computação Otton Teixeira da Silveira Filho Conteúdo Alguns Conceitos sobre Conceito de Algoritmo Pseudocódigo Tipos de

Leia mais

Programação de Computadores IV. Introdução a Linguagens de Programação Simone Martins SLIDES CEDIDOS POR BRUNO MARQUES 1

Programação de Computadores IV. Introdução a Linguagens de Programação Simone Martins SLIDES CEDIDOS POR BRUNO MARQUES 1 Programação de Computadores IV Introdução a Linguagens de Programação Simone Martins simone@ic.uff.br SLIDES CEDIDOS POR BRUNO MARQUES 1 Arquitetura de programação 2 O Que é um Dado? Dado é o elemento

Leia mais

Programação I Apresentação

Programação I Apresentação Programação I Apresentação Prof. Carlos Alberto carlos.batista@facape.br carlos36_batista@yahoo.com.br Referências JUNIOR, D. P.; NAKAMITI, G. S.; ENGELBRECHT, A. de M. E.; BIANCHI, F. Algoritmos e Programação

Leia mais

Informática I. Aula 19. Aula 19-31/10/2007 1

Informática I. Aula 19.  Aula 19-31/10/2007 1 Informática I Aula 19 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 19-31/10/2007 1 Ementa Noções Básicas de Computação (Hardware, Software e Internet) HTML e Páginas Web Internet e a Web Javascript

Leia mais

Programação Orientada a Objectos - P. Prata, P. Fazendeiro

Programação Orientada a Objectos - P. Prata, P. Fazendeiro Programação Orientada a Objetos 1.1 - Perspectiva histórica: Conceitos A evolução das linguagens de programação tem-se feito na procura de ferramentas: -cada vez mais próximas da percepção humana - e que

Leia mais

Introdução à Computação: Máquinas Multiníveis

Introdução à Computação: Máquinas Multiníveis Introdução à Computação: Máquinas Multiníveis Beatriz F. M. Souza (bfmartins@inf.ufes.br) http://inf.ufes.br/~bfmartins/ Computer Science Department Federal University of Espírito Santo (Ufes), Vitória,

Leia mais

PROGRAMAÇÃO I. Introdução

PROGRAMAÇÃO I. Introdução PROGRAMAÇÃO I Introdução Introdução 2 Princípios da Solução de Problemas Problema 1 Fase de Resolução do Problema Solução na forma de Algoritmo Solução como um programa de computador 2 Fase de Implementação

Leia mais

Programação de Computadores

Programação de Computadores Programação de Computadores Instituto de Computação UFF Departamento de Ciência da Computação Otton Teixeira da Silveira Filho Conteúdo Alguns Conceitos sobre Linguagens Conceito de Algoritmo Pseudocódigo

Leia mais

Universidade Estadual de Santa Cruz

Universidade Estadual de Santa Cruz Universidade Estadual de Santa Cruz Conceitos de Linguagens de Programação Linguagens Imperativas e Funcionais Prof. Dr. Rogério Vargas Ilhéus-Ba, 16 de Maio de 2013. Linguagens Imperativas Linguagens

Leia mais

Linguagens de Programação

Linguagens de Programação Curso Superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas História da Ciência e da Tecnologia - (HCT) Linguagens de Programação Alunas: Érika H. Gamas Flávia G. Pereira Melissa B. Alcantud Thaynara da Silva

Leia mais

Reinaldo Gomes Análise/projeto estruturado

Reinaldo Gomes Análise/projeto estruturado Programação Orientada a Objetos Objetos, Classes e Mensagens O Modelo de Objetos Objetos e Classes Mensagens e métodos Reinaldo Gomes reinaldo@cefet-al.br Decomposição Análise/projeto estruturado Soluciona

Leia mais

Paradigmas de Linguagens Computacionais (PLC) (Apresentação da disciplina)

Paradigmas de Linguagens Computacionais (PLC) (Apresentação da disciplina) Paradigmas de Linguagens Computacionais (PLC) (Apresentação da disciplina) George Darmiton da Cunha Cavalcanti (gdcc@cin.ufpe.br) Informações Básicas Professor George Darmiton da Cunha Cavalcanti Monitores

Leia mais

Prof. Antonio Almeida de Barros Jr. Prof. Antonio Almeida de Barros Junior

Prof. Antonio Almeida de Barros Jr. Prof. Antonio Almeida de Barros Junior Prof. Antonio Almeida de Barros Jr. Prof. Antonio Almeida de Barros Junior Meio pelo qual se pode indicar os passos que devem ser realizados pelo computador para resolver problemas; Através da linguagem,

Leia mais

Linguagens de Programação Funcional

Linguagens de Programação Funcional Linguagens de Programação Funcional Conceitos de Linguagens de Programação Pedro Libório Setembro de 2013 2 Roteiro Introdução Funções matemáticas Fundamentos das linguagens de programação funcionais A

Leia mais

Linguagens de Programação Classificação

Linguagens de Programação Classificação Classificação Classificação A proximidade que a linguagem de programação tem com a humana determina sua classe (o nível): Linguagem de máquina (primeira geração) Linguagem assembly - de montagem (segunda

Leia mais

Linguagens de Programação Aula 3

Linguagens de Programação Aula 3 Aula 3 Celso Olivete Júnior olivete@fct.unesp.br Na aula passada... Classificação das LPs (nível, geração e paradigma) Paradigmas Imperativo, OO, funcional, lógico e concorrente 2/33 Na aula de hoje...

Leia mais

Linguagens Computacionais (Conceitos Básicos)

Linguagens Computacionais (Conceitos Básicos) Linguagens Computacionais (Conceitos Básicos) George Darmiton da Cunha Cavalcanti (gdcc@cin.ufpe.br) Tópicos Razões para estudar os conceitos de linguagens de programação Domínios de programação Critérios

Leia mais

Capítulo 6: Linguagens de Programação

Capítulo 6: Linguagens de Programação Capítulo 6: Linguagens de Programação Ciência da Computação: Uma Visão Abrangente 11a Edição by J. Glenn Brookshear Copyright 2012 Pearson Education, Inc. Capítulo 6: Linguagens de programação 6.1 Perspectiva

Leia mais

INE5416 Paradigmas de Programação. Ricardo Azambuja Silveira INE CTC UFSC E Mail: URL:

INE5416 Paradigmas de Programação. Ricardo Azambuja Silveira INE CTC UFSC E Mail: URL: INE5416 Paradigmas de Programação Ricardo Azambuja Silveira INE CTC UFSC E Mail: silveira@inf.ufsc.br URL: www.inf.ufsc.br/~silveira Porque estudar LPs Capacidade de expressar idéias Capacidade de escolha

Leia mais

Paradigmas de Programação

Paradigmas de Programação Paradigmas de Programação Aula 6 Nomes, Vinculações, Verificação de Tipos e Escopos Prof.: Edilberto M. Silva http://www.edilms.eti.br Prof. Edilberto Silva / edilms.eti.br Introdução As linguagens de

Leia mais

Nomes, vinculações e escopos

Nomes, vinculações e escopos Nomes, vinculações e escopos Marco A L Barbosa malbarbo.pro.br Departamento de Informática Universidade Estadual de Maringá cba Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual

Leia mais

Programação Estruturada Aula - Introdução a Linguagem de Programação

Programação Estruturada Aula - Introdução a Linguagem de Programação Programação Estruturada Aula - Introdução a Linguagem de Programação Prof. Flávio Barros flavioifma@gmail.com www.flaviobarros.com.br ORGANIZAÇÃO BÁSICA DE UM COMPUTADOR 2 ORGANIZAÇÃO BÁSICA DE UM COMPUTADOR

Leia mais

Paradigmas de Programação

Paradigmas de Programação Paradigmas de Programação Sintaxe e semântica Aula 4 Prof.: Edilberto M. Silva http://www.edilms.eti.br Prof. Edilberto Silva / edilms.eti.br Sintaxe A sintaxe de uma linguagem de programação é a forma

Leia mais

Programação Estruturada Aula - Introdução a Linguagem C

Programação Estruturada Aula - Introdução a Linguagem C Programação Estruturada Aula - Introdução a Linguagem C Prof. Flávio Barros flavioifma@gmail.com www.flaviobarros.com.br 2 HISTÓRICO DA LINGUAGEM C HISTÓRICO DA LINGUAGEM C Como tudo iniciou... C iniciou

Leia mais

Assunto 2 - Software. Prof. Miguel Damasco

Assunto 2 - Software. Prof. Miguel Damasco Assunto 2 - Software UD 1 - FUNDAMENTOS DE INFORMÁTICA Prof. Miguel Damasco a. Gerações dos Softwares 1ª Geração: Linguagem de máquina notação numérica binária ou hexadecimal, linguagem de baixo nível,

Leia mais

Desenvolvimento de Aplicações Desktop

Desenvolvimento de Aplicações Desktop Desenvolvimento de Aplicações Desktop Conceitos Básicos de Programação Professor: Charles Leite O Desenvolvimento de Programas A programação consiste em indicar como o computador (hardware) deve trabalhar

Leia mais

Conclusões. Baseado no Capítulo 9 de Programming Language Processors in Java, de Watt & Brown

Conclusões. Baseado no Capítulo 9 de Programming Language Processors in Java, de Watt & Brown Conclusões Baseado no Capítulo 9 de Programming Language Processors in Java, de Watt & Brown QUESTÕES FUNDAMENTAIS 1. Correção do código gerado 2. Desempenho do compilador: a. Notificação de erros; b.

Leia mais

Introdução à Computação para Engenharia MAC2166 Prof. Dr. Paulo Miranda IME-USP. Aula 1 Introdução à Computação

Introdução à Computação para Engenharia MAC2166 Prof. Dr. Paulo Miranda IME-USP. Aula 1 Introdução à Computação Introdução à Computação para Engenharia MAC2166 Prof. Dr. Paulo Miranda IME-USP Aula 1 Introdução à Computação Eventos históricos: 1) Primeiro computador a válvulas, o Eletronic Numeric Integrator And

Leia mais

Introdução a Ciência da Computação

Introdução a Ciência da Computação Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Santa Helena Introdução a Ciência da Computação Bacharelado em Ciência da Computação Professor : Agnaldo da Costa 1 Camadas do Usuário

Leia mais

Existem três categorias principais de linguagem de programação: linguagem de máquina, linguagens assembly e linguagens de alto nível.

Existem três categorias principais de linguagem de programação: linguagem de máquina, linguagens assembly e linguagens de alto nível. Aula 3 SOFTWARE (programas) Um programa (software) consiste em uma sequência de instruções escritas numa linguagem precisa chamada linguagem de programação. Estas instruções são traduzidas em um compilador,

Leia mais

MCTA028 Programação Estruturada Aula 01: - Introdução à linguagem C - Teste de avaliação

MCTA028 Programação Estruturada Aula 01: - Introdução à linguagem C - Teste de avaliação MCTA028 Programação Estruturada Aula 01: - Introdução à linguagem C - Teste de avaliação Prof. Jesús P. Mena-Chalco jesus.mena@ufabc.edu.br 3Q-2017 1 Linguagens de programação 2 Linguagem de programação

Leia mais

Compiladores. Introdução à Compiladores

Compiladores. Introdução à Compiladores Compiladores Introdução à Compiladores Cristiano Lehrer, M.Sc. Introdução (1/2) O meio mais eficaz de comunicação entre pessoas é a linguagem (língua ou idioma). Na programação de computadores, uma linguagem

Leia mais

Introdução à Computação Parte 2

Introdução à Computação Parte 2 Introdução à Computação Parte 2 José Gustavo de Souza Paiva Computação Objetivo básico auxiliar os seres humanos em trabalhos repetitivos e bra çais, diminuindo esfor ços e economizando tempo O computador

Leia mais

Conceitos básicos sobre computadores (continuação)

Conceitos básicos sobre computadores (continuação) SSC0101 - ICC1 Teórica Introdução à Ciência da Computação I Conceitos básicos sobre computadores (continuação) Prof. Vanderlei Bonato Prof. Cláudio Fabiano Motta Toledo Sumário O que é um computador e

Leia mais

Capítulo 5. Nomes, Vinculações e Escopos

Capítulo 5. Nomes, Vinculações e Escopos Capítulo 5 Nomes, Vinculações e Escopos Tópicos do Capítulo 5 Introdução Nomes Variáveis O conceito de vinculação Escopo Escopo e tempo de vida Ambientes de referenciamento Constantes nomeadas Introdução

Leia mais

Sistema Computacional

Sistema Computacional Algoritmos e Lógica de Programação Conceitos Básicos Abstração Reinaldo Gomes reinaldo@cefet-al.br O que é um? Integração de componentes atuando como uma entidade, com o propósito de processar dados, i.e.

Leia mais

Programação de Computadores

Programação de Computadores Programação de Computadores Instituto de Computação UFF Departamento de Ciência da Computação Otton Teixeira da Silveira Filho Conteúdo Alguns Conceitos sobre Linguagens Paradigmas para linguagens de Programação

Leia mais

Conversões de Linguagens: Tradução, Montagem, Compilação, Ligação e Interpretação

Conversões de Linguagens: Tradução, Montagem, Compilação, Ligação e Interpretação Conversões de Linguagens: Tradução, Montagem, Compilação, Ligação e Interpretação Para executar uma tarefa qualquer, um computador precisa receber instruções precisas sobre o que fazer. Uma seqüência adequada

Leia mais

Informática I. Aula 14. Aula 14-10/10/2007 1

Informática I. Aula 14.  Aula 14-10/10/2007 1 Informática I Aula 14 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 14-10/10/2007 1 Ementa Noções Básicas de Computação (Hardware, Software e Internet) HTML e Páginas Web Internet e a Web Javascript

Leia mais

Padrões Semânticos e Adaptação

Padrões Semânticos e Adaptação Padrões Semânticos e Adaptação André Desessards Jardim Universidade Católica de Pelotas Centro Politécnico Mini Curso Web Semântica Introdução Alguém já pode ter resolvido o seu problema e pode existir

Leia mais

Olá pessoal, Hoje vamos entender os conceitos sobre linguagem de programação. Definição, tipos de linguagens e as linguagens mais utilizadas

Olá pessoal, Hoje vamos entender os conceitos sobre linguagem de programação. Definição, tipos de linguagens e as linguagens mais utilizadas Olá pessoal, Hoje vamos entender os conceitos sobre linguagem de programação. Definição, tipos de linguagens e as linguagens mais utilizadas atualmente. Uma linguagem de programação é um conjunto padronizado

Leia mais

Aula 5 Oficina de Programação Introdução ao C. Profa. Elaine Faria UFU

Aula 5 Oficina de Programação Introdução ao C. Profa. Elaine Faria UFU Aula 5 Oficina de Programação Introdução ao C Profa. Elaine Faria UFU - 2017 Linguagem de Programação Para que o computador consiga ler um programa e entender o que fazer, este programa deve ser escrito

Leia mais

Ederson Luiz da Silva Ciência da Computação. Algoritmos e Programação

Ederson Luiz da Silva Ciência da Computação. Algoritmos e Programação Ederson Luiz da Silva Ciência da Computação Algoritmos e Programação Linguagem de programação Linguagem de Programação Linguagem de máquina http://www.assemblyprogressivo.net/p/curso.html Linguagem de

Leia mais

OFICINA DA PESQUISA PROGRAMAÇÃO APLICADA À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

OFICINA DA PESQUISA PROGRAMAÇÃO APLICADA À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO OFICINA DA PESQUISA PROGRAMAÇÃO APLICADA À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Compiladores e Interpretadores Compiladores

Leia mais

Capítulo 7. Expressões e Sentenças de Atribuição

Capítulo 7. Expressões e Sentenças de Atribuição Capítulo 7 Expressões e Sentenças de Atribuição Introdução Expressões são os meios fundamentais de especificar computações em uma linguagem de programação Para entender a avaliação de expressões, é necessário

Leia mais

Verificação de Tipo. Unions. Verificação de tipo estática. Verificação de tipo dinâmica

Verificação de Tipo. Unions. Verificação de tipo estática. Verificação de tipo dinâmica Verificação de Tipo Atividade que certifica que os operandos de um operador são de tipos compatíveis. São considerados operadores e operandos: operadores usuais (aritméticos, relacionais, etc) subprogramas

Leia mais

Visão Geral... e conceitos básicos

Visão Geral... e conceitos básicos Visão Geral.. e conceitos básicos 1 Curso de... Programação O que se estuda aqui? Algoritmos 2 E o que são algoritmos? Sequência finita e não ambígua de passos para a solução de um problema. Lembre- se

Leia mais

Puca Huachi Vaz Penna

Puca Huachi Vaz Penna BCC201 Introdução à Computação Turmas 31, 32 e 33 Puca Huachi Vaz Penna Departamento de Computação Universidade Federal de Ouro Preto http://www.decom.ufop.br/puca puca@iceb.ufop.br Aula 2 Introdução:

Leia mais

MCTA028 Programação Estruturada Aula 01: - Introdução à linguagem C - Teste de avaliação

MCTA028 Programação Estruturada Aula 01: - Introdução à linguagem C - Teste de avaliação MCTA028 Programação Estruturada Aula 01: - Introdução à linguagem C - Teste de avaliação Prof. João Henrique Kleinschmidt Material elaborado pelo Prof. Jesús P. Mena-Chalco 3Q-2018 Linguagens de programação

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais CAP 2: Conceitos de Hardware e Software Prof. MSc. Diego R. Moraes diegorm@anhanguera.com Download de todo conteúdo da disciplina https://sites.google.com/site/diegorafaelmoraes/downloads

Leia mais

Computadores podem ser úteis em problemas que envolvem: Grande número de dados. Grande número de cálculos. Complexidade. Precisão.

Computadores podem ser úteis em problemas que envolvem: Grande número de dados. Grande número de cálculos. Complexidade. Precisão. O uso do computador Computadores podem ser úteis em problemas que envolvem: Grande número de dados. Grande número de cálculos. Complexidade. Precisão. Exemplos: Modelos meteorológicos. Cálculo estrutural.

Leia mais

Linguagem de Programação e Compiladores

Linguagem de Programação e Compiladores Linguagem de Programação e Compiladores Fernando Antônio Asevedo Nóbrega Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação USP SCC-206 Introdução à Compilação 24 de abril de 2012 1 / 20 Sumário 1 Introdução

Leia mais

Programação de Computadores I Introdução PROFESSORA CINTIA CAETANO

Programação de Computadores I Introdução PROFESSORA CINTIA CAETANO Programação de Computadores I Introdução PROFESSORA CINTIA CAETANO Introdução Resolução de problemas Encontrar uma maneira de descrever este problema de uma forma clara e precisa. Encontremos uma seqüência

Leia mais

Introdução. (Aula 2) Organização Estruturada de Computadores

Introdução. (Aula 2) Organização Estruturada de Computadores Introdução (Aula 2) Organização Estruturada de Computadores Introdução Arquitetura de Hardware 01- Monitor 02- Placa-Mãe 03- Processador 04- Memória RAM 05- Placas de Rede, Som, Vídeo, Fax... 06- Fonte

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Introdução à Computação Prof. Yandre Maldonado - 1 Prof. Yandre Maldonado e Gomes da Costa yandre@din.uem.br Histórico da Computação Prof. Yandre

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Introdução à Computação Prof. Yandre Maldonado - 1 Prof. Yandre Maldonado e Gomes da Costa yandre@din.uem.br Histórico da Computação Prof. Yandre

Leia mais

Ferramentas de Suporte

Ferramentas de Suporte Cálculo Numérico Módulo I Prof Reinaldo Haas Como estudar Métodos Numéricos? 2 Uso do método numérico Computador Programa Desenvolver Utilizar Verificar validade dos resultados obtidos 3 Programas para

Leia mais

Profª. Juliana Pinheiro Campos ENG10082 Programação II Créditos: Prof. Gustavo Willam Pereira e Prof.

Profª. Juliana Pinheiro Campos   ENG10082 Programação II Créditos: Prof. Gustavo Willam Pereira e Prof. 1 Profª. Juliana Pinheiro Campos E-mail: jupcampos@gmail.com ENG10082 Programação II Créditos: Prof. Gustavo Willam Pereira e Prof. Clayton Vieira Fraga Filho 2 Paradigmas de programação Paradigmas de

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG Matriz Curricular FGGCOMP - Bacharelado em Ciência da Computação 0. Disciplinas Obrigatórias FGGCOMP.00 Cálculo I FGGELET.00 - Cálculo I / FGGMATE.00 - Cálculo Diferencial e Integral I FGGCOMP.00 Geometria

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG Matriz Curricular FGGCOMP - Bacharelado em Ciência da Computação 0. Disciplinas Obrigatórias FGGCOMP.00 Cálculo I FGGELET.00 - Cálculo I / FGGMATE.00 - Cálculo Diferencial e Integral I FGGCOMP.00 Geometria

Leia mais