Comissão Temporária de Reforma do Código Penal (CTRCP) Complemento do Plano de Trabalho

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Comissão Temporária de Reforma do Código Penal (CTRCP) Complemento do Plano de Trabalho"

Transcrição

1 Comissão Temporária de Reforma do Código Penal (CTRCP) Complemento do Plano de Trabalho A Comissão Temporária de Reforma do Código Penal (CTRCP), instalada com o objetivo de analisar, discutir e deliberar sobre o PLS nº 236, de 2012 Código Penal, possui, no ano de 2013, grande responsabilidade perante a sociedade brasileira. Com efeito, se para a apreciação e análise de qualquer proposição submetida ao crivo parlamentar é inarredável a colheita de informações, sugestões, estudos, teses e antíteses, no exame e aprovação de projetos de codificação, ainda mais voltado ao Direito Penal, essa necessidade de subsídios é ainda mais evidente afinal, trata-se de diploma legal dotado de importância ímpar na regulação das condutas dos cidadãos brasileiros. Para cumprir as diretrizes aprovadas pela Comissão no plano de trabalho em 2012, o aditamento que ora se propõe visa fortalecer esse diálogo com a sociedade no decorrer do primeiro semestre de 2013, de modo a aperfeiçoar as disposições contidas no Projeto de Novo Código Penal. Para tanto, o objetivo dos trabalhos nesta etapa é ouvir todos os segmentos interessados, suprir eventuais omissões e acolher sugestões a fim de corrigir ocasionais deficiências. Somente assim será possível entregar à sociedade um Código que se constitua em um moderno instrumento que auxilie no combate à criminalidade e contribua para o desenvolvimento das políticas de segurança pública, observando, sempre, os ditames constitucionais relacionados à garantia dos direitos fundamentais individuais. Espera-se, outrossim, cumprir as determinações da Constituição de 1988, ao mesmo tempo que, com um olhar para o futuro, sejam reguladas situações típicas de um mundo dinâmico, em transformação e globalizado.

2 2 Prestigiar a adequação à Constituição Federal de 1988 e às inovações tecnológicas, disponibilizar meios que possibilitem uma melhora na Segurança Pública do país e sistematizar nossas leis penais são os nossos objetivos centrais. A legislação penal deve ser clara, objetiva e proporcional. É uma lei que não permite falhas e deve alcançar toda a população. Por isso, é indissociável de uma análise detida. Nesta perspectiva, em cumprimento às deliberações desta Comissão no ano de 2012, elaboramos uma sugestão prévia de agenda contendo ciclo de debates que possibilitem diálogo desta Casa da Federação com a sociedade civil organizada, trazendo os subsídios necessários para a deliberação em temas de alta complexidade e repercussão presentes no PLS n. 236/2012. Como é próprio do Estado Democrático de Direito, o contraditório será prestigiado e diferentes correntes doutrinárias e ideológicas terão a oportunidade de apresentar suas visões. Serão contempladas análises dogmáticas e também sociológicas, de modo que o resultado apresentado à Nação seja um documento alinhamento com os anseios sociais e dotado de grande técnica. Para início dos debates, propomos uma audiência pública com dois profissionais balizados na área penal e que possuem notório envolvimento na contribuição legislativa. O Procurador Regional da República Luiz Carlos dos Santos Gonçalves foi o Relator Geral da Comissão de Juristas que elaborou os textos do PLS n. 236, de 2012, quanto o ex-ministro da Justiça Miguel Reale Júnior foi integrante de várias Comissão de Juristas criadas para propor Reforma ao Código Penal, inclusive a responsável pela Reforma da Parte Geral de Na sequência, iniciando a análise sistemática dos títulos e matérias do Projeto de Lei nº 236/2012, propomos a realização de audiências públicas específicas, com abordagem profunda e consistente a partir da seguinte divisão temática: i) Parte Geral, ii) Título I (crimes contra a pessoa); iii) Títulos II, III e VI (crimes contra o patrimônio, crimes contra a propriedade imaterial e crimes

3 3 cibernéticos); iv) Títulos IV e V (crimes contra dignidade sexual e crimes contra a incolumidade pública); v) Títulos VII, VIII e XIV (crimes contra a saúde pública, crimes contra a paz pública e crimes contra interesses metaindividuais); vi) Títulos IX, X, XI, XII e XIII (crimes contra a fé pública, crimes contra a Administração Pública, crimes eleitorais, crimes contra as finanças públicas e crimes contra a ordem econômico-financeiro) e vii) Títulos XV, XVI e XVII (crimes relativos a estrangeiros, crimes contra os Direitos Humanos e dos crimes de guerra). Proponho que esse itinerário seja iniciado pela Parte Geral do Projeto de Código Penal especialmente porque é na parte geral que se estabelecem os fundamentos que irão orientar toda a construção da parte especial. Nela se define a teoria do crime adotada, as penas e até mesmo questões inerentes à ação penal. Nesse ponto, sugiro que a Comissão aproveite a oportunidade em que está se discutindo a parte geral e realize reunião conjunta com a Subcomissão de Segurança Pública para discutir as consequências das estipulações de penas alternativas para o sistema penitenciário, seus benefícios e, sobretudo, sugestões de aprimoramento. Ou seja, após uma reunião teórica, é importante que sejam debatidas as condições fáticas e atuais do sistema penal, trazendo a dimensão sociológica para dentro da discussão do Novo Código. Superada essa etapa, a divisão sugerida em relação aos demais itens da parte especial tentou imprimir coerência e pertinência temática entre os títulos e capítulos do Projeto com a necessidade de compatibiliza-la com as determinações da agenda parlamentar, de modo que, se não é perfeita, pelo menos oferece possibilidade real de análise pelos parlamentares. Tendo isso em vista, os crimes contra a pessoa por sua importância, abrangência e alto potencial de gerar polêmicas terão uma audiência pública própria.

4 4 De outro lado, os crimes contra o patrimônio, crimes contra a propriedade imaterial e crimes cibernéticos (Títulos II, III e VI) poderão ser tratados em conjunto, dinamizando os trabalhos. Já os crimes contra a dignidade sexual (Título III) e contra a incolumidade pública (V) apesar de sua importância, tiveram que ser agrupados em uma única audiência, de modo que os expositores e os membros da Comissão possam destacar as questões mais relevantes. O agrupamento dos crimes contra a saúde pública (Título VII), contra a paz pública (Título VIII) e contra os interesses metaindividuais (Títulos IX) foi possível em razão da pertinência temática e menor grau de controvérsia sobre eles. Pelas mesmas razões, sugiro que os Títulos IX, X, XI, XII e XIII (crimes contra a fé pública, crimes contra a Administração Pública, crimes eleitorais, crimes contra as finanças públicas e crimes contra a ordem econômico-financeiro) também sejam apreciados em conjunto. Finalmente, uma audiência pública para debater os crimes relativos a estrangeiros, crimes contra os Direitos Humanos e dos crimes de guerra (Títulos XV, XVI e XVII, respectivamente) se faz necessária, pois temas proeminentes na agenda legislativa como o tráfico de pessoas, tortura, crimes contra idosos, crianças e minorias demandam análises por estudiosos que compreendam o caráter universalista desses tipos penas e possam apresentar sugestões a partir do direito comparado e dos Tratados sobre Direitos Humanos e Direitos Fundamentais. Além disso, em razão de sua importância no sistema penal, proponho a realização de audiências públicas voltadas a ouvirmos especialistas a respeito do combate ao crime organizado nacional e transnacional e outra a respeito do tráfico ilícito de drogas afins.

5 5 Ainda, sugiro que a Comissão delibere acerca das audiências com a população nos Estados, de modo que a sociedade possa ser ouvida e possa expressar suas demandas em relação à nova legislação. Dessa maneira, proponho que seja adotada a seguinte metodologia: uma reunião na primeira quinzena de cada mês no Senado Federal, tratando dos temas específicos do Projeto do Código Penal e na segunda quinzena uma reunião no Estados da Federação, de acordo com os Requerimentos a serem aprovados na Comissão. Sem prejuízo das audiências em conjunto com a Subcomissão de Segurança e outras que, por ventura, se façam pertinentes, serão realizadas, nessa sistemática, pelo menos sete audiências no Senado Federal e seis audiências nos Estados, atendendo, desse modo, grande parte da demanda por legitimidade democrática. Por fim, tenho que é de suma importância que a Comissão participe de Seminário que sugeri na Subcomissão de Segurança Pública da CCJ, tratando das experiências exitosas em matéria de segurança e também da questão do papel da política, com especial foco sobre a Polícia Pacificadora e/ou Comunitária. Agenda sugerida 1. Audiência Pública Diagnóstico do Novo Código Penal Convidados: Dr. Luiz Carlos dos Santos Gonçalves e Dr. Miguel Reale Júnior. Data: Quinta-feira ( ), às 10 horas. Local: Plenário 3, Ala Alexandre Costa, Senado Federal. 2. Audiência Pública Crimes Contra a Pessoa.

6 6 3. Audiência Pública Crimes Contra o Patrimônio, Crimes Contra a Propriedade Imaterial e Crimes Cibernéticos 4. Audiência Pública Crimes Contra Dignidade Sexual e Crimes Contra a Incolumidade Pública. 5. Audiência Pública Crimes Contra a Saúde Pública, Crimes Contra a Paz Pública e Crimes Contra Interesses Metaindividuais. 6. Audiência Pública Crimes Contra a Fé Pública, Crimes Contra a Administração Pública, Crimes Eleitorais, Crimes Contra as Finanças Públicas e Crimes Contra a Ordem Econômico-financeiro. 7. Audiência Pública Crimes Relativos a Estrangeiros, Crimes Contra os Direitos Humanos e dos Crimes de Guerra. 8. Audiências Públicas Regionalizadas Cidades, datas e participantes a ser determinado pelos membros da Comissão 9. Audiências públicas conjuntas com a Subcomissão Temporária de Segurança Pública 9.1 Sistema penitenciário e penas alternativas. 9.2 Combate ao crime organizado nacional e transnacional 9.3 Política de Drogas 10. Seminário Temático conjunto com a Subcomissão Temporária de Segurança Pública 10.1 Soluções e experiências exitosas.

7 Polícia pacificadora e cultura da paz. Calendário proposto em anexo Sala das Sessões, PEDRO TAQUES Relator da Comissão Temporária Reforma do Código Penal

Senhoras senadoras, senhores senadores, representantes de entidades e demais convidados, bom dia!

Senhoras senadoras, senhores senadores, representantes de entidades e demais convidados, bom dia! 1 Confira o discurso do senador Pedro Taques (PDT-MT) na abertura da Audiência Pública da Subcomissão de Segurança Pública (11.03) Senhoras senadoras, senhores senadores, representantes de entidades e

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS 1 AGENDA CONGRESSO NACIONAL SEMANA 4 A 8 DE MARÇO DE 2013.

ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS 1 AGENDA CONGRESSO NACIONAL SEMANA 4 A 8 DE MARÇO DE 2013. ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS 1 AGENDA CONGRESSO NACIONAL SEMANA 4 A 8 DE MARÇO DE 2013. I. 04/03 SEGUNDA-FEIRA 14h00 - Plenário Sessão não-deliberativa. Local: Plenário do Senado 14h00 - Plenário

Leia mais

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA FACULDADE ESTÁCIO DO AMAPÁ ESTÁCIO AMAPÁ

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA FACULDADE ESTÁCIO DO AMAPÁ ESTÁCIO AMAPÁ REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA FACULDADE ESTÁCIO DO AMAPÁ ESTÁCIO AMAPÁ MACAPÁ-AP MARÇO DE 2015 0 CAPÍTULO I DA IDENTIFICAÇÃO Art. 1º A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO da Faculdade Estácio

Leia mais

CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS

CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS 9º Congresso Regional de Psicologia (COREP) do Conselho Regional de Psicologia - Minas Gerais - 4ª Região (CRP-MG) Etapa Regional do 9º Congresso Nacional de Psicologia (CNP) CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Art.

Leia mais

RELATÓRIO FINAL. RELATOR: Senador PEDRO TAQUES

RELATÓRIO FINAL. RELATOR: Senador PEDRO TAQUES RELATÓRIO FINAL Da COMISSÃO TEMPORÁRIA EXTERNA AÇÕES DA POLÍTICA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA - CTESEGPUBLICA, sobre o desempenho de suas atividades. RELATOR: Senador PEDRO TAQUES I RELATÓRIO Em consonância

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Legislação Prof. Cláudio Alves Esta Resolução reza acerca da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização - CMO. A CMO tem por competência emitir

Leia mais

CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS

CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS 9º Congresso Regional de Psicologia (COREP) do Conselho Regional de Psicologia - Minas Gerais - 4ª Região (CRP-MG) Etapa Regional do 9º Congresso Nacional de Psicologia (CNP) CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Art.

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Comissões Parlamentares e Comissões Parlamentares de Inquérito Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Deliberações (art. 47, CF/88): Salvo disposição constitucional em

Leia mais

Tema do dia: A REALIDADE DA SEGURANÇA PÚBLICA NO BRASIL

Tema do dia: A REALIDADE DA SEGURANÇA PÚBLICA NO BRASIL APRESENTAÇÃO Debater estratégias que permitam compatibilizar um modelo de polícia democrática, a promoção do direito à segurança pública e o respeito aos direitos dos profissionais da área, tendo como

Leia mais

Índice Geral. Índice Sistemático do Código Penal... Tábua de Abreviaturas... Código Penal Decreto-lei 2.848, de 7 de dezembro de

Índice Geral. Índice Sistemático do Código Penal... Tábua de Abreviaturas... Código Penal Decreto-lei 2.848, de 7 de dezembro de Índice Geral Índice Sistemático do Código Penal... Tábua de Abreviaturas... XI XV Código Penal Decreto-lei 2.848, de 7 de dezembro de 1940... 1 Referências Bibliográficas... 1631 Apêndice... 1659 Índice

Leia mais

GRUPO MUNICIPAL. Considerando que:

GRUPO MUNICIPAL. Considerando que: Processo de Descentralização de Competências Proposta de rejeição da transferência de competências previstas nos Decretos-Lei setoriais n.º 20/2019 (Proteção e saúde animal e de segurança dos alimentos)

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A, de 5 de outubro de 1988

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A, de 5 de outubro de 1988 Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A, de 5 de outubro de 1988 Preâmbulo... 1 TÍTULO I DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (Arts. 1º a 4º)... 3 TÍTULO II DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS (Arts. 5º

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Page 1 of 5 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 4.773, DE 7 DE JULHO DE 2003. Revogado pelo Decreto nº 6.412, de 2008. Texto para impressão Dispõe sobre a composição,

Leia mais

ABIN - Sistema Brasileiro de Inteligência e Agência Brasileira de Inteligência

ABIN - Sistema Brasileiro de Inteligência e Agência Brasileira de Inteligência Legislação Federal ABIN - Sistema Brasileiro de Inteligência e Agência Brasileira de Inteligência Lei n.º 9.883 de 1999 - Sistema Brasileiro de Inteligência e Agência Brasileira de Inteligência ABIN Parte

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Art. 2º Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogando a Resolução CONSEACC/IT 11/2015. Itatiba, 24 de novembro de 2015.

R E S O L U Ç Ã O. Art. 2º Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogando a Resolução CONSEACC/IT 11/2015. Itatiba, 24 de novembro de 2015. RESOLUÇÃO CONSEACC/IT 23/2015 ALTERA O REGULAMENTO DE TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO TFG DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DO CAMPUS ITATIBA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. O Presidente do Conselho Acadêmico

Leia mais

LEGISLAÇÃO DO MPE. Organização do Ministério Público. Lei Complementar 106/2003 Parte 8. Prof. Karina Jaques

LEGISLAÇÃO DO MPE. Organização do Ministério Público. Lei Complementar 106/2003 Parte 8. Prof. Karina Jaques LEGISLAÇÃO DO MPE Organização do Ministério Público Lei Complementar 106/2003 Parte 8 Prof. Karina Jaques Art. 39 - Além das atribuições previstas nas Constituições Federal e Estadual, nesta e em outras

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Executivo Presidente da República, Vice-Presidente da República e Ministros de Estado Parte 3. Profª. Liz Rodrigues - Atribuições do Presidente da República: previstas no art.

Leia mais

SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS CAPÍTULO I - FUNÇÃO E CARREIRA DO DEFENSOR PÚBLICO... 23

SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS CAPÍTULO I - FUNÇÃO E CARREIRA DO DEFENSOR PÚBLICO... 23 SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS... 19 CAPÍTULO I - FUNÇÃO E CARREIRA DO DEFENSOR PÚBLICO... 23 1. Introdução e breve reconstrução histórica da função e da carreira...23 2. Fundamento constitucional da carreira...42

Leia mais

ABIN - Sistema Brasileiro de Inteligência e Agência Brasileira de Inteligência

ABIN - Sistema Brasileiro de Inteligência e Agência Brasileira de Inteligência Legislação Federal ABIN - e Agência Brasileira de Inteligência Prof. Karina Jaques Art. 1 o A organização e o funcionamento do Sistema Brasileiro de Inteligência, instituído pela Lei n o 9.883, de 7 de

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Prof. Alexandre Demidoff Comissões permanentes e comissões temporárias Art. 58. O Congresso Nacional e suas Casas terão comissões permanentes e temporárias, constituídas

Leia mais

Regulamento do Núcleo de Atividades Simuladas - NAS

Regulamento do Núcleo de Atividades Simuladas - NAS CURSO DE DIREITO DA UniEVANGÉLICA DIREÇÃO DE CURSO Regulamento do Núcleo de Atividades Simuladas - NAS Princípios Gerais: Art. 1º. O Núcleo de Atividade Simulada NAS, órgão subordinado à Diretor do Curso

Leia mais

MINUTA DO PROJETO DE LEI QUE CRIA O CONSELHO MUNICIPAL DE TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL

MINUTA DO PROJETO DE LEI QUE CRIA O CONSELHO MUNICIPAL DE TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL MINUTA DO PROJETO DE LEI QUE CRIA O CONSELHO MUNICIPAL DE TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL PROJETO DE LEI Nº... Cria o Conselho Municipal de Transparência e Controle Social de São Paulo, estabelecendo suas

Leia mais

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA ESPACIAIS

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA ESPACIAIS REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA ESPACIAIS TÍTULO I DOS OBJETIVOS DO CURSO Art. 1 o O Curso de Pós-graduação em Engenharia e Tecnologia Espaciais (ETE) do INPE, com as Áreas

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO Santa Rosa - RS 2014 1 CAPÍTULO I DA NATUREZA E DAS FINALIDADES Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Decreto nº 4.073/2002. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Decreto nº 4.073/2002. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Decreto nº 4.073/2002 Prof. Antonio Botão Regulamenta a Lei no 8.159, de 8 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados.

Leia mais

PROINFÂNCIA Fórum Nacional dos Membros do Ministério Público da Infância e Adolescência REGIMENTO INTERNO

PROINFÂNCIA Fórum Nacional dos Membros do Ministério Público da Infância e Adolescência REGIMENTO INTERNO REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I Da natureza, da finalidade e da sede Art. 1º - O PROINFÂNCIA Fórum Nacional dos Membros do Ministério Público da Infância e Adolescência - é uma instância de integração, discussão

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL SEFAZ DIREITO CONSTITUCIONAL Das Atribuições do Presidente da República Prof. Ubirajara Martell www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DAS ATRIBUIÇÕES DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA Seção II

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS TELÊMACO BORBA REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 28/2008, DE 15 DE ABRIL DE 2008

RESOLUÇÃO Nº 28/2008, DE 15 DE ABRIL DE 2008 RESOLUÇÃO Nº 28/2008, DE 15 DE ABRIL DE 2008 Aprova o Regulamento do Estágio Supervisionado do Curso de Design Habilitação Projeto de Produto, na forma do Anexo. O Reitor da Universidade Regional de Blumenau,

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR (Resolução

Leia mais

PROJETO CBEC ELEITORAL

PROJETO CBEC ELEITORAL PROJETO CBEC ELEITORAL AGOSTO DE 2016 1. DEFINIÇÃO DO CBEC ELEITORAL O CBEC Eleitoral integrará o Centro Brasileiro de Estudos Constitucionais CBEC, compondo-se de 02 (dois) Coordenadores Assistentes,

Leia mais

Agenda Legislativa Semana 29 de Abril a 3 de Maio de 2013.

Agenda Legislativa Semana 29 de Abril a 3 de Maio de 2013. ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS 1 Agenda Legislativa Semana 29 de Abril a 3 de Maio de 2013. I. 29/04 Segunda Feira 9h00 Seminário A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização

Leia mais

Conselho Municipal de Educação Erechim-RS Relatores das Comissões de Adequação do PME Parecer CME 005/2015

Conselho Municipal de Educação Erechim-RS Relatores das Comissões de Adequação do PME Parecer CME 005/2015 Conselho Municipal de Educação Erechim-RS Relatores das Comissões de Adequação do PME Parecer CME 005/2015 Manifesta-se sobre o Plano Municipal de Educação de Erechim PME/ERECHIM. A Secretaria Municipal

Leia mais

Roteiro de Leitura de Direito Constitucional II 1º Semestre

Roteiro de Leitura de Direito Constitucional II 1º Semestre Roteiro de Leitura de Direito Constitucional II 1º Semestre 2017 1 AULA I Apresentação do Plano de Ensino / Finalidade e Função do Estado (Introdução) *não cai na prova 21/02/2017 Bibliografia básica 31ª

Leia mais

GABINETE DO PREFEITO LEI Nº 4.331/2013

GABINETE DO PREFEITO LEI Nº 4.331/2013 GABINETE DO PREFEITO LEI Nº 4.331/2013 EMENTA: Consolida e revisa as normas disciplinadoras do Conselho Municipal de Meio Ambiente e dá outras providências. O PREFEITO CONSTITUCIONAL DO MUNICÍPIO DO PAULISTA,

Leia mais

SHEILA JORGE SELIM DE SALES Professora de Direito - UFMG

SHEILA JORGE SELIM DE SALES Professora de Direito - UFMG SHEILA JORGE SELIM DE SALES Professora de Direito - UFMG ESCRITOS DE DIREITO PENAL Editora Del Rey Belo Horizonte, 2005 CATALOGAÇÃO NA FONTE Sales, Sheila Jorge Selim de. Escritos de direito penal / Sheila

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 57/2001, DE 12 DE SETEMBRO DE 2001

RESOLUÇÃO Nº 57/2001, DE 12 DE SETEMBRO DE 2001 RESOLUÇÃO Nº 57/2001, DE 12 DE SETEMBRO DE 2001 Altera o Regulamento do Estágio Supervisionado do Curso de Turismo e Lazer, na forma do Anexo, e dá outras providências. O REITOR DA UNIVERSIDADE REGIONAL

Leia mais

CORNÉLIO PROCÓPIO 2018

CORNÉLIO PROCÓPIO 2018 CORNÉLIO PROCÓPIO 2018 SUMÁRIO CAPÍTULO I... 2 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS... 2 CAPÍTULO II... 2 DA CARACTERIZAÇÃO... 2 CAPÍTULO III... 3 DOS OBJETIVOS... 3 CAPÍTULO IV... 3 DA PARTICIPAÇÃO... 3 CAPÍTULO V...

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Poder Legislativo: Funções Típicas e Atípicas / Congresso Nacional Professora Kerolinne Barboza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional PODER LEGISLATIVO: FUNÇÕES TÍPICAS

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR Resolução

Leia mais

LEI Nº 5.052, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2017

LEI Nº 5.052, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2017 LEI Nº 5.052, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2017 Cria a Secretaria Executiva e altera a estrutura organizacional do Gabinete do Prefeito, do Poder Executivo do Município de Pato Branco, estabelecidas pela Lei nº

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Prof. Alexandre Demidoff Art. 46. O compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário. 1º - Cada Estado e o

Leia mais

Apresentação: Código ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas para a Atividade de Distribuição de Produtos de Investimentos

Apresentação: Código ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas para a Atividade de Distribuição de Produtos de Investimentos Apresentação: Código ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas para a Atividade de Direcionadores Mudança de foco de segmento para atividade Avanços para contratação de terceiros e canais digitais Aprimoramentos

Leia mais

Súmario. Teoria da Constituição e das Normas Constitucionais Poder Constituinte e Direito Constitucional Intertemporal...

Súmario. Teoria da Constituição e das Normas Constitucionais Poder Constituinte e Direito Constitucional Intertemporal... Súmario Capítulo I Teoria da Constituição e das Normas Constitucionais... 13 1. Constitucionalismo e história das Constituições... 13 2. Conceito e concepções de Constituição... 16 3. Teoria da norma constitucional:

Leia mais

SUMÁRIO III LICENCIAMENTO AMBIENTAL / ESTUDO PRÉVIO DE IMPACTO AM-

SUMÁRIO III LICENCIAMENTO AMBIENTAL / ESTUDO PRÉVIO DE IMPACTO AM- SUMÁRIO I PRINCÍPIOS AMBIENTAIS Questão 01. Advogado da União 2007... 15 Questão 02. Advogado da União 2007... 16 Questão 03. Advogado da União 2007... 17 Questão 04. Advogado da União 2007... 18 Questão

Leia mais

PROVA TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO ESCREVENTE QUESTÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL

PROVA TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO ESCREVENTE QUESTÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL PROVA TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO ESCREVENTE QUESTÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL Questão 45. De acordo com texto expresso na Constituição da República Federativa do Brasil (CRFB/88), é correto afirmar

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL NOTAS DOUTRINÁRIAS DA ESTRUTURA DA CONSTITUIÇÃO... 08 DOS ELEMENTOS DA CONSTITUIÇÃO... 09 PREÂMBULO CONSTITUCIONAL PREÂMBULO... 10 TÍTULO

Leia mais

Estado de Alagoas Prefeitura Municipal de São Miguel dos Campos Gabinete do Prefeito

Estado de Alagoas Prefeitura Municipal de São Miguel dos Campos Gabinete do Prefeito Projeto de Lei nº, de de de 2016. Institui o Fórum Municipal de Educação de São Miguel dos Campos e adota outras providências. O Prefeito do Município de São Miguel dos Campos, Estado de Alagoas, no uso

Leia mais

CARTA DE BRASÍLIA DO ENFRENTAMENTO À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARA FINS COMERCIAIS.

CARTA DE BRASÍLIA DO ENFRENTAMENTO À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARA FINS COMERCIAIS. CARTA DE BRASÍLIA DO ENFRENTAMENTO À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARA FINS COMERCIAIS. A. PREÂMBULO I CONSIDERANDO que o Brasil é signatário da Declaração dos Direitos da Criança, adotada

Leia mais

RESOLUÇÃO DPG Nº 292, DE 25 DE OUTUBRO DE CONSIDERANDO o quanto previsto nos arts. 98, II, b, 107, 111, todos da Lei Complementar nº 80/94;

RESOLUÇÃO DPG Nº 292, DE 25 DE OUTUBRO DE CONSIDERANDO o quanto previsto nos arts. 98, II, b, 107, 111, todos da Lei Complementar nº 80/94; RESOLUÇÃO DPG Nº 292, DE 25 DE OUTUBRO DE 2017 Implementa o Núcleo da Infância e Juventude (NUDIJ) O DEFENSOR PÚBLICO-GERAL DO ESTADO PARANÁ, no uso de suas atribuições legais previstas no art. 18, XII

Leia mais

FACULDADE CATÓLICA SANTA TERESINHA

FACULDADE CATÓLICA SANTA TERESINHA 0 FACULDADE CATÓLICA SANTA TERESINHA Regimento Interno da Comissão Própria de Avaliação da Faculdade Católica Santa Teresinha CPA/FCST (Aprovado pela Resolução 001/2010-DG/FCST, datado de 14/07/2010) Caicó/RN

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES: Regulamento e Normas. Elaborada em novembro de 2012

ATIVIDADES COMPLEMENTARES: Regulamento e Normas. Elaborada em novembro de 2012 ATIVIDADES COMPLEMENTARES: Regulamento e Normas Elaborada em novembro de 2012 ALEGRE ESPÍRITO SANTO 2012 ATIVIDADES COMPLEMENTARES: Regulamento e Normas Os Colegiados dos Cursos de Ciência da Computação

Leia mais

ÁREA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO DE DIREITO MANUAL DOS ESTÁGIOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO

ÁREA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO DE DIREITO MANUAL DOS ESTÁGIOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO ÁREA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO DE DIREITO MANUAL DOS ESTÁGIOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO São Miguel do Oeste, outubro de 2012 ÁREA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO DE DIREITO MANUAL

Leia mais

Constitucional. Aspectos Gerais do Direito. Direito. Constitucional

Constitucional. Aspectos Gerais do Direito. Direito. Constitucional Direito Constitucional Aspectos Gerais do Direito Constitucional Preâmbulo Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado

Leia mais

REGIMENTO PARA A 9ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE 2015 CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE DIADEMA

REGIMENTO PARA A 9ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE 2015 CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE DIADEMA REGIMENTO PARA A 9ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE 2015 CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE DIADEMA O Conselho Municipal de Saúde de Diadema, em Reunião Extraordinária, realizada no dia 02 de Junho de 2015,

Leia mais

NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE - NDE REGULAMENTO CAPÍTULO I DAS CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE - NDE REGULAMENTO CAPÍTULO I DAS CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE - NDE REGULAMENTO CAPÍTULO I DAS CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. O presente regimento regulamenta a atuação e o funcionamento dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) no

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 2.321, DE 2011 (Do Sr. Leopoldo Meyer)

PROJETO DE LEI N.º 2.321, DE 2011 (Do Sr. Leopoldo Meyer) CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 2.321, DE 2011 (Do Sr. Leopoldo Meyer) Estabelece regras de segurança para a implantação e funcionamento de parques de diversão e estabelecimentos similares. DESPACHO:

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DIRETORIA DE ENSINO SUPERIOR

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DIRETORIA DE ENSINO SUPERIOR INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DIRETORIA DE ENSINO SUPERIOR REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DO CAMPUS TELÊMACO BORBA TELÊMACO BORBA 2017 CAPÍTULO

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FAMETRO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FAMETRO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FAMETRO CAPÍTULO I - DAS FINALIDADES Art. 1º - As Atividades Complementares se constituem em parte integrante o currículo dos cursos

Leia mais

SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS PORTARIA Nº 1.968, DE 16 DE SETEMBRO DE 2010

SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS PORTARIA Nº 1.968, DE 16 DE SETEMBRO DE 2010 SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS PORTARIA Nº 1.968, DE 16 DE SETEMBRO DE 2010 O MINISTRO DE ESTADO CHEFE DA SECRETARIA DE DIRETOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 13 DO CONSELHO SUPERIOR, DE 22 DE JUNHO DE 2016.

RESOLUÇÃO Nº. 13 DO CONSELHO SUPERIOR, DE 22 DE JUNHO DE 2016. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO RESOLUÇÃO Nº. 13 DO CONSELHO SUPERIOR,

Leia mais

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 768, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2017.

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 768, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2017. MEDIDA PROVISÓRIA Nº 768, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2017. Cria a Secretaria-Geral da Presidência da República e o Ministério dos Direitos Humanos, altera a Lei n o 10.683, de 28 de maio de 2003, que dispõe

Leia mais

Eduardo e outros-col. Leis Especiais p Conc-v45.indd 13 25/11/ :33:53

Eduardo e outros-col. Leis Especiais p Conc-v45.indd 13 25/11/ :33:53 ... 21 I... 23 I. Direito Internacional da ONU: breve introdução... 23 II. A Declaração Universal dos Direitos Humanos: apresentação... 24 II. A Declaração Universal dos Direitos Humanos: apresentação...

Leia mais

QUADRO DE CONSOLIDAÇÃO DE PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO E OUTRAS INICIATIVAS. Propostas em Tramitação para Alteração da Constituição da República

QUADRO DE CONSOLIDAÇÃO DE PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO E OUTRAS INICIATIVAS. Propostas em Tramitação para Alteração da Constituição da República QUADRO DE CONSOLIDAÇÃO DE PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO E OUTRAS INICIATIVAS SUGESTÃO DA AUD-TCU PARA SUBSIDIAR ANÁLISE DAS PROPOSTAS REFERÊNCIA COMENTÁRIO Art. 24. Propostas em Tramitação para Alteração

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 101, DE 2015

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 101, DE 2015 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 101, DE 2015 Modifica o art. 144 da Constituição Federal, para determinar que o Diretor-Geral da Polícia Federal tenha a designação de Delegado-Geral de Polícia Federal,

Leia mais

DECRETO Nº 7.037, DE 21 DE DEZEMBRO DE Aprova o Programa Nacional de Direitos Humanos - PNDH-3 e dá outras providências.

DECRETO Nº 7.037, DE 21 DE DEZEMBRO DE Aprova o Programa Nacional de Direitos Humanos - PNDH-3 e dá outras providências. DECRETO Nº 7.037, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2009 Aprova o Programa Nacional de Direitos Humanos - PNDH-3 e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84,

Leia mais

EDITAL 21/2015 PARA ELEIÇÃO DE REPRESENTAÇÃO DISCENTE NA CONGREGAÇÃO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE BARUERI PADRE DANILO JOSÉ DE OLIVEIRA OHL.

EDITAL 21/2015 PARA ELEIÇÃO DE REPRESENTAÇÃO DISCENTE NA CONGREGAÇÃO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE BARUERI PADRE DANILO JOSÉ DE OLIVEIRA OHL. EDITAL 21/2015 PARA ELEIÇÃO DE REPRESENTAÇÃO DISCENTE NA CONGREGAÇÃO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE BARUERI PADRE DANILO JOSÉ DE OLIVEIRA OHL. A Comissão Eleitoral da Fatec Barueri, tendo em vista a instalação

Leia mais

Resolução Colegiada nº 01/2011 do CSTGA/IFPB/Campus João Pessoa

Resolução Colegiada nº 01/2011 do CSTGA/IFPB/Campus João Pessoa IFPB Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba Campus João Pessoa Diretoria de Ensino Unidade Acadêmica de Design, Infraestrutura e Ambiente Coordenação do CST em Gestão Ambiental www.gestaoambiental.ifpb.edu.br

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSUP Nº 01, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2017.

RESOLUÇÃO CONSUP Nº 01, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2017. RESOLUÇÃO CONSUP Nº 01, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2017. Dispõe sobre o Regulamento da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade de Ciências Humanas de Pernambuco FCHPE. O CONSELHO SUPERIOR (CONSUP)

Leia mais

Índice Geral. Índice Sistemático

Índice Geral. Índice Sistemático Índice Geral CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL... 17 LEI COMPLEMENTAR Nº 64, DE 18 DE MAIO DE 1990... 167 CÓDIGO ELEITORAL LEI Nº 4.737, DE 15 DE JULHO DE 1965... 307 LEI Nº 9.504, DE 30 DE

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE CANOAS

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE CANOAS PROJETO DE LEI Nº 35, DE 15 DE JUNHO DE 2009. Institui o Parlamento Jovem de Canoas. Art. 1º Fica instituído o Parlamento Jovem de Canoas, cuja instalação, organização e funcionamento obedecerão ao disposto

Leia mais

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do Curso de Graduação Ciência da Computação da Faculdade Anglo-Americano

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do Curso de Graduação Ciência da Computação da Faculdade Anglo-Americano Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do Curso de Graduação Ciência da Computação da Faculdade Anglo-Americano CAPÍTULO I CONCEITUAÇÃO, MODALIDADE E OBJETIVOS Art. 1º O Trabalho de Conclusão

Leia mais

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA ESPACIAIS, ÁREA DE CONCENTRAÇÂO EM MECÂNICA ESPACIAL E CONTROLE

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA ESPACIAIS, ÁREA DE CONCENTRAÇÂO EM MECÂNICA ESPACIAL E CONTROLE REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA ESPACIAIS, ÁREA DE CONCENTRAÇÂO EM MECÂNICA ESPACIAL E CONTROLE TÍTULO I DOS OBJETIVOS DO CURSO Art. 1 o A Área de Concentração em Mecânica

Leia mais

TÍTULO III DA GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO CAPÍTULO I DA GESTÃO DO ENSINO

TÍTULO III DA GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO CAPÍTULO I DA GESTÃO DO ENSINO TÍTULO III DA GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO CAPÍTULO I DA GESTÃO DO ENSINO SEÇÃO I Do Projeto Pedagógico de Curso Art. 85. O Projeto Pedagógico de Curso

Leia mais

1. APRESENTAÇÃO QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS QUESTÕES COMENTADAS GABARITO...19

1. APRESENTAÇÃO QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS QUESTÕES COMENTADAS GABARITO...19 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS... 2 3. QUESTÕES COMENTADAS... 8 4. GABARITO...19 Este curso é protegido por direitos autorais (copyright), nos termos da Lei n.º 9.610/1998, que altera,

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº D DE O CONGRESSO NACIONAL decreta:

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº D DE O CONGRESSO NACIONAL decreta: COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 3.744-D DE 2000 Estabelece a composição e a forma de funcionamento do Conselho de Gestão Fiscal (CGF), conforme previsto

Leia mais

REGULAMENTO 9 CONGRESSO REGIONAL DA PSICOLOGIA DO PARANÁ (9 COREP) CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS

REGULAMENTO 9 CONGRESSO REGIONAL DA PSICOLOGIA DO PARANÁ (9 COREP) CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS REGULAMENTO 9 CONGRESSO REGIONAL DA PSICOLOGIA DO PARANÁ (9 COREP) CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Art. 1º - São objetivos do 9 Congresso Regional da Psicologia do Paraná: a) Promover a organização e mobilização

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSU Nº 008/2016

RESOLUÇÃO CONSU Nº 008/2016 RESOLUÇÃO CONSU Nº 008/2016 (Alteração da Resolução CONSU Nº 001/2015) Estabelece Normas para Funcionamento e Execução do Projeto Integrador Componente da Matriz Curricular 2011 e 2014 A Diretora Geral

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL. Mato Grosso do Sul

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL. Mato Grosso do Sul Portaria CREF11/MS nº 141/2017 Campo Grande, MS, 28 de outubro de 2017. Dispõe sobre o Regimento Interno da Comissão de Atividade Física e Saúde do. O PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Leia mais

PLANO DE TRABALHO. Presidente: Deputado JOAQUIM PASSARINHO. 1º Vice-Presidente: Dep. ALEXANDRE SERFIOTIS. Relator: Deputado ONYX LORENZONI

PLANO DE TRABALHO. Presidente: Deputado JOAQUIM PASSARINHO. 1º Vice-Presidente: Dep. ALEXANDRE SERFIOTIS. Relator: Deputado ONYX LORENZONI COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A PROFERIR PARECER AO PROJETO DE LEI Nº 4.850, DE 2016, DO SR. ANTÔNIO CARLOS MENDES THAME E OUTROS, QUE ESTABELECE MEDIDAS CONTRA A CORRUPÇÃO E DEMAIS CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO

Leia mais

COMISSÕES PARLAMENTARES

COMISSÕES PARLAMENTARES COMISSÕES PARLAMENTARES O QUE SÃO? São organismos instituídos em cada Câmara (ou, conjuntamente, no Congresso Nacional), compostos de número geralmente restrito de membros, encarregados de: estudar e examinar

Leia mais

Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Tocantins decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Tocantins decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 1.789, DE 15 DE MAIO DE 2007. Publicado no Diário Oficial nº 2.407 Dispõe sobre o Conselho Estadual do Meio Ambiente do Tocantins - COEMA/TO. O Governador do Estado do Tocantins Faço saber que a

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS

CÂMARA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS Estado do Rio de Janeiro CÂMARA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS Gabinete do Vereador Thimoteo Cavalcanti Projeto de Resolução N.º004/2015 O Projeto de Resolução cria a Escola Legislativa da Câmara Municipal

Leia mais

Plano Nacional de Trabalho Decente -

Plano Nacional de Trabalho Decente - Plano Nacional de Trabalho Decente - PNTD Ministério do Trabalho e Emprego Setembro de 2009 Trabalho Decente Contar com oportunidades de um trabalho produtivo com retribuição digna, segurança no local

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR Aprovação:

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Organização Político-Administrativa do Estado Organização do Estado União Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - União: "Entidade federal formada pela união das partes componentes, autônoma

Leia mais

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL Pró-Reitoria de Graduação Diretoria do Curso de Direito COORDENAÇÃO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL Pró-Reitoria de Graduação Diretoria do Curso de Direito COORDENAÇÃO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA COORDENAÇÃO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA - SAJULBRA - REGULAMENTO DO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA JURÍDICA GRATUITA DA UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL - SAJULBRA DOS

Leia mais

Formulário Anexo I. MARCOS PAULO DIAS RODRIGUES, , Analista Administrativo, Assessor-

Formulário Anexo I. MARCOS PAULO DIAS RODRIGUES, , Analista Administrativo, Assessor- Formulário Anexo I 1. Nome do(s) Autor(es), Matrícula e Cargo: MARCOS PAULO DIAS RODRIGUES, 1489660, Analista Administrativo, Assessor- Chefe da Assessoria Parlamentar 2. Lotação: ASPAR/ANVISA 3. Telefone

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos. Declaração Universal dos Direitos Humanos Parte 2

DIREITOS HUMANOS. Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos. Declaração Universal dos Direitos Humanos Parte 2 DIREITOS HUMANOS Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos Declaração Universal dos Direitos Humanos Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Artigo I: Todas as pessoas nascem livres

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Das Atribuições do Congresso Nacional (Art. 048 a 050) Professor André Vieira Direito Constitucional Aula XX Seção II DAS ATRIBUIÇÕES DO CONGRESSO NACIONAL Art. 48. Cabe ao Congresso

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 042/2017, DE 06 JULHO DE Art. 1º Aprovar o Regimento Interno da Câmara de Ensino. (Anexo) Pouso Alegre, 06 de julho de 2017.

RESOLUÇÃO Nº 042/2017, DE 06 JULHO DE Art. 1º Aprovar o Regimento Interno da Câmara de Ensino. (Anexo) Pouso Alegre, 06 de julho de 2017. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS Conselho Superior Avenida Vicente Simões, 1111 Bairro Nova Pouso Alegre 37550-000 - Pouso Alegre/MG Fone:

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Leitura e interpretação de textos... 3 Ortografia oficial... 21 Acentuação gráfica... 30 Sinônimos e antônimos... 105 Sentido próprio e figurado das palavras... 10/105 Pontuação... 81

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 63-CONSUP/IFAM, 24 de novembro de 2017.

RESOLUÇÃO Nº 63-CONSUP/IFAM, 24 de novembro de 2017. RESOLUÇÃO Nº 63-CONSUP/IFAM, 24 de novembro de 2017. O Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas IFAM, neste ato como Presidente do Conselho Superior, órgão de caráter consultivo

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR Aprovação:

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL SEFAZ DIREITO CONSTITUCIONAL Das Atribuições do Congresso Nacional Prof. Ubirajara Martell www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DAS ATRIBUIÇÕES DO CONGRESSO NACIONAL Seção II DAS ATRIBUIÇÕES

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 005/07 CONSUNI

RESOLUÇÃO Nº 005/07 CONSUNI 1 RESOLUÇÃO Nº 005/07 CONSUNI APROVA O REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO. A Presidente do Conselho Universitário CONSUNI do Centro Universitário de Jaraguá

Leia mais

Art. 2º O Conselho Estadual de Cultura tem por competências: II - acompanhar e fiscalizar a execução do Plano Estadual de Cultura;

Art. 2º O Conselho Estadual de Cultura tem por competências: II - acompanhar e fiscalizar a execução do Plano Estadual de Cultura; DECRETO Nº 24.720 DE 3 DE NOVEMBRO DE 2008 Dispõe sobre a composição e o funcionamento do Conselho Estadual de Cultura - CONSEC, de que trata a Lei nº 8.319, de 12 de dezembro de 2005, e dá outras providências.

Leia mais