Turma - 9ºD Área de Aplicação das TIC. Prof. Micael Alves. Disciplina: Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Turma - 9ºD Área de Aplicação das TIC. Prof. Micael Alves. Disciplina: Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação"

Transcrição

1 Turma - 9ºD Disciplina: Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação Unidade 1: Tecnologias de Informação e Comunicação 1.2. Área de Aplicação das TIC Computador Comunicação Controlo e Automação Prof. Micael Alves

2

3 Tendo em atenção o que atrás foi referido sobre as TIC e se pensarmos na realidade atual relativa à utilização do computador, desde o uso doméstico até às empresas, supermercados, farmácias, etc, rapidamente chegamos à conclusão de que, para além da informática propriamente dita, as TIC expandem-se abrangendo diversas áreas. A seguir iremos referir algumas das principais áreas de intervenção das Tecnologias da Informação e Comunicação.

4 Computador A palavra computador tem como origem a palavra latina computare, que significa contar, calcular ou avaliar. O computador é um conjunto de dispositivos eletrónicos capaz de aceitar dados e instruções, executar essas instruções para processar os dados e apresentar os resultados. In Academic Press Dictionary of Science Technology.

5 Computador Informática Como já foi referido, informática significa o tratamento ou processamento da informação utilizando meios automáticos, nomeadamente o computador ou sistemas informáticos (computador e outros dispositivos associados). Contudo, o computador por si só não tem capacidade para efetuar as operações atrás referidas.

6 Computador Informática Para além da parte física (computador em si, teclado, rato, monitor, etc), a que damos o nome de hardware, há uma outra componente, de natureza lógica (os programas), a que chamamos software, que é essencial para o funcionamento de um sistema informático. Um sistema informático é constituído por dois tipos de componentes: o hardware e o software.

7 Computador Burótica A palavra burótica provém da palavra francesa bureau, que significa escritório. A burótica designa a aplicação de meios informáticos no tratamento e circulação da informação em escritórios ou gabinetes administrativos. Atualmente, também se utiliza com alguma frequência a expressão escritório eletrónico.

8 Computador Burótica Podemos dizer que esta área atua na conceção, adaptação e utilização de meios informáticos e no tratamento da informação de que as instituições necessitam, recorrendo: à montagem de redes de computadores; ao desenvolvimento e instalação do software necessário para a manipulação da informação; à instalação de modems, faxes ou faxes-modems para possibilitar a troca de informação com o exterior.

9 Comunicação Desde épocas muito remotas que o Homem procurou comunicar a longas distâncias. No início utilizou os sinais de fumo e visuais, bandeiras e luzes; contudo, estas técnicas rapidamente se mostraram insuficientes e a necessidade de comunicar em tempo real despoletou a evolução das tecnologias de comunicação à distância.

10 Comunicação Telecomunicações Tele é um prefixo de origem grega que exprime a ideia de "longe", "ao longe" ou "à distância". Comunicação tem a ver com o ato de transmitir informação. Estamos, então, perante um serviço de transmissão de informação à distância, que envolve a integração de sistemas, tais como: televisão, vídeo, linhas telefónicas, satélites, etc.

11 Comunicação Telecomunicações Para se efectuar uma ligação deste tipo podemos utilizar os seguintes meios de transmissão: Linha telefónica convencional RDIS (Rede Digital com Integração de Serviços) Cabo de fibra óptica ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line) FWA (Fixed Wireless Access) Satélite

12 Comunicação Telecomunicações Linha telefónica convencional de sinal analógico (X.25). Em termos de velocidade de transmissão, atinge, aproximadamente, 54 kbit/s (kbps). RDIS (Rede Digital com Integração de Serviços) - linha digital que proporciona comunicações telefónicas com maior qualidade, rapidez e fiabilidade. Esta tecnologia permite disponibilizar canais de comunicação com uma velocidade de transmissão de 56 kbps, permitindo o acesso à Internet a uma velocidade superior à analógica.

13 Comunicação Telecomunicações Cabo de fibra óptica a segurança e a capacidade de transmissão fazem deste meio de transmissão o preferido para a comunicação a longa distância ou que requeira grandes taxas de transmissão. ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line) tecnologia de transmissão de dados em banda larga sobre as linhas telefónicas convencionais que permite transmitir e receber sinais digitais em alta velocidade.

14 Comunicação Telecomunicações FWA (Fixed Wireless Access) - tecnologia de acesso via rádio a uma rede de telecomunicações. Esta tecnologia permite o acesso aos clientes sem ser necessária a construção de infra-estruturas de subsolo, diminuindo assim o tempo de instalação da rede. Trata-se de um meio de transmissão particularmente utilizado nos telefones celulares, nos sistemas de captação de rádio dos automóveis e nos computadores portáteis.

15 Comunicação Telecomunicações Satélite - esta tecnologia utiliza ondas aéreas para efectuar uplinks (emissões da Terra para o satélite) e downlinks (receções na Terra vindas do satélite) através das antenas parabólicas e de satélites. É, atualmente, o canal de telecomunicação mais rápido e dispendioso.

16 Comunicação Telecomunicações Como exemplos de aplicação das telecomunicações temos: EDI (Electronics Data Interchange) - redes de telecomunicações entre empresas que permitem a comunicação de computador a computador, aumentando a rapidez e a precisão das trocas de informação. Videoconferência - sistema interactivo de comunicação áudio e vídeo, em tempo real.

17 Comunicação Telecomunicações Numa videoconferência, os participantes comunicam entre si como se estivessem numa mesma mesa de reuniões ou sala de conferências, apesar de situados em locais geograficamente distintos. Podem ver e ouvir os seus interlocutores, intervir em qualquer momento, partilhar documentos de trabalho, projectar apresentações, etc.

18 Comunicação Telemática O termo telemática provém da junção das palavras telecomunicações e informática. A telemática caracteriza-se pela conjugação de meios informáticos (computadores, modems, etc.) com meios de comunicação à distância (linhas telefónicas, satélites, etc). A ligação à Internet a partir da escola ou da nossa casa é um exemplo da aplicação desta área das TIC.

19 Comunicação Telemática Para que uma ligação telemática se possa estabelecer, precisamos de equipamentos e programas adequados, nomeadamente: Modem dispositivo utilizado na ligação do computador à rede telefónica ou de serviços de banda larga (cabo ou ADSL) permitindo a comunicação com outro(s) computador(es) mesmo que geograficamente muito distantes. Browsers programas que permitem aceder à informação disponível na Web.

20 Comunicação Telemática A grande variedade de serviços disponibilizados faz com que a Internet seja um meio versátil de divulgação e acesso a todo o tipo de informação e um ótimo exemplo da aplicação das TIC à área da comunicação.

21 Comunicação Telemática Dos vários serviços oferecidos, salienta-se: WWW (World Wide Web) (correio electrónico) e V-Mail (video mail) Listas de correio (mailing lists) FTP (transferência de ficheiros) News (fóruns temáticos de discussão) Videoconferência (Netmeeting ou Internet Phone With Video)

22 Controlo e Automação As tecnologias de controlo e automação caraterizam-se pela intervenção de meios informáticos no controlo de mecanismos e processos industriais. Como exemplos podemos referir: controlo de sistemas, controlo de processos químicos, autómatos programáveis, domótica, robótica, instrumentação industrial, instrumentação analítica, instrumentação de teste e medida, instrumentação em rede, sistemas de treino (simuladores), processamento de sinais e processamento de imagem. Em seguida vamos analisar dois dos principais domínios de intervenção: a robótica e o CAD-CAM.

23 Controlo e Automação Robótica A robótica é a área que estuda o desenvolvimento de sistemas electromecânicos (robôs) nos quais intervêm meios e processos informáticos. A utilização destes dispositivos tem-se revelado de grande importância sempre que surge a necessidade de realizar tarefas com o máximo de eficiência e precisão ou aceder a lugares onde a presença humana se torna difícil, arriscada e até mesmo impossível.

24 Controlo e Automação Robótica Existem diversos tipos de robôs que se diferenciam pelas suas aplicações e formas de trabalhar. Apenas como curiosidade, iremos focar dois destes tipos. Robôs inteligentes Robôs com controlo por computador

25 Controlo e Automação Robótica Robôs inteligentes são manipulados por sistemas multifuncionais e controlados por computador. São capazes de interagir com o ambiente através de sensores e de tomar decisões em tempo real. Atualmente, intensificam-se esforços no sentido de desenvolver este tipo de robô. Robôs com controlo por computador - são semelhantes aos robôs inteligentes, porém, não têm a capacidade de interagir com o ambiente.

26 Controlo e Automação CAD-CAM CAD (Computer Assisted Design) - projecto ou desenho realizado com a utilização de computadores e softwares específicos. CAM (Computer Aided Manufacturing) sistemas de fabrico controlados por computador.

27 Controlo e Automação CAD-CAM Normalmente, os softwares utilizados são bastante exigentes, quer em termos de espaço em disco quer em termos de memória primária para serem executados. Daí que os computadores utilizados para este tipo de trabalhos tenham características especiais.

PROFTIC 9º ANO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

PROFTIC 9º ANO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Aula 3 a 10 Professor Samuel António 2011/2012 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Conceitos básicos Informática, Tecnologias da Informação, Tecnologias da Informação e Comunicação, Informação Áreas

Leia mais

Unidade 1: Tecnologias da Informação e Comunicação Conceitos Introdutórios. Tecnologias da Informação e Comunicação

Unidade 1: Tecnologias da Informação e Comunicação Conceitos Introdutórios. Tecnologias da Informação e Comunicação Agrupamento Campo Aberto - Beiriz Tecnologias da Informação e Comunicação Unidade 1: Tecnologias da Informação e Comunicação Áreas de Aplicação das TIC n n n Computação l l Informática Burótica Comunicação

Leia mais

Áreas de aplicação das TIC

Áreas de aplicação das TIC Informação 7 Áreas de aplicação das TIC Unidade 1 A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias As áreas de aplicação das TIC podem ser agregadas em três categorias: Controlo e Automação Comunicação

Leia mais

Aula 5 e 6. Unidade 1. Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação. Conceitos Introdutórios

Aula 5 e 6. Unidade 1. Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação. Conceitos Introdutórios Aula 5 e 6 Unidade 1 Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação Conceitos Introdutórios Índice 1. Conceitos Básicos 2. Áreas de aplicação das TIC 1. Conceitos Básicos 1.1 1.2 1.3 1.4 Informática

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação

Tecnologias da Informação e Comunicação Escola E.B. 2,3 D. Nuno Álvares Pereira Unidade 1 Tecnologias da Informação e Comunicação Docente: Ana Henriques 1 TIC Conceitos Introdutórios 17-10-2011 Prof. Ana Henriques 2 1.1 INFORMAÇÃO E INFORMÁTICA

Leia mais

PRINCIPAIS ÁREAS DAS TIC. Profª Carla Cascais

PRINCIPAIS ÁREAS DAS TIC. Profª Carla Cascais 1 PRINCIPAIS ÁREAS DAS TIC Profª Carla Cascais TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO A transmissão de informação pressupõe o uso de redes de computadores e meios de comunicação, daí o aparecimento da

Leia mais

Tecnologias de Informação e Comunicação. Conceitos Básicos

Tecnologias de Informação e Comunicação. Conceitos Básicos Tecnologias de Informação e Comunicação Conceitos Básicos Un1 Conceitos Básicos INFORMÁTICA Informação Automática Un1 Conceitos Básicos INFORMÁTICA Tratamento ou processamento da informação utilizando

Leia mais

Introdução às Tecnologias da Informação e da Comunicação. Ano letivo 2012/2013 Profª Helena Silva

Introdução às Tecnologias da Informação e da Comunicação. Ano letivo 2012/2013 Profª Helena Silva Introdução às Tecnologias da Informação e da Comunicação 1 Ano letivo 2012/2013 Profª Helena Silva 2 1. Conceitos básicos Informática INFORMAÇÃO + AUTOMÁTICA A palavra informática provém da junção das

Leia mais

CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO TIPO 3 Planificação Anual de Tecnologias da Informação e Comunicação

CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO TIPO 3 Planificação Anual de Tecnologias da Informação e Comunicação CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO TIPO 3 Planificação Anual de Tecnologias da Informação e Comunicação Professora: Margarida Gonçalves 1 - Estrutura e Finalidades da disciplina A disciplina de Tecnologias de

Leia mais

1. O que significa a sigla TIC? A sigla TIC significa Tecnologias de Informação e Comunicação.

1. O que significa a sigla TIC? A sigla TIC significa Tecnologias de Informação e Comunicação. 1. O que significa a sigla TIC? A sigla TIC significa Tecnologias de Informação e Comunicação. 2. Distingue informação de dados. Informação é a mensagem que se obtém quando se processam / organizam os

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Curso Profissional de Cozinha/Pastelaria. Competências

PLANIFICAÇÃO ANUAL TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Curso Profissional de Cozinha/Pastelaria. Competências Agrupamento Vertical de Escolas Dr. João Lúcio Competências Tratamento de Informação Rentabilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação nas tarefas de construção do conhecimento em diversos contextos

Leia mais

1. INTERNET OU NET. O que é necessário para aceder à Internet? Hardware. Computador. Linha telefónica normal, linha RDIS, ligação por cabo ou ADSL.

1. INTERNET OU NET. O que é necessário para aceder à Internet? Hardware. Computador. Linha telefónica normal, linha RDIS, ligação por cabo ou ADSL. 1. INTERNET OU NET 1 O que é a Internet? A Internet, ou apenas Net, é uma rede mundial de computadores ligados entre si através de linhas telefónicas comuns, linhas de comunicação privadas, satélites e

Leia mais

Sistemas de Informação (SI) Telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio (II)

Sistemas de Informação (SI) Telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio (II) Sistemas de Informação (SI) Telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio (II) Prof.ª Dr.ª Symone Gomes Soares Alcalá Universidade Federal de Goiás (UFG) Regional Goiânia (RG) Faculdade de Ciências e

Leia mais

Redes de Computadores. Tecnologias de redes metropolitanas

Redes de Computadores. Tecnologias de redes metropolitanas Redes de Computadores Tecnologias de redes metropolitanas Tecnologias de redes metropolitanas! FDDI Fiber Distributed Data Interface! DQDB Distributed Queue Dual Bus! SDH/SONET Synchronous Digital Hierarchy/Synchronous

Leia mais

TIC TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO (TI) TECNOLOGIAS ORIGEM DA PALAVRA

TIC TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO (TI) TECNOLOGIAS ORIGEM DA PALAVRA TIC TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO (TI) TECNOLOGIAS ORIGEM DA PALAVRA Provém das palavras gregas technê, que significa saber fazer, e logia, que significa conhecimento organizado SIGNIFICADO É o conhecimento

Leia mais

Aula 5. Fundamentos de Rede e Telecomunicações Sistemas de Telecomunicação Serviços de Rede Protocolo de Rede. Tipos de Redes de computadores

Aula 5. Fundamentos de Rede e Telecomunicações Sistemas de Telecomunicação Serviços de Rede Protocolo de Rede. Tipos de Redes de computadores Aula 5 Fundamentos de Rede e Telecomunicações Sistemas de Telecomunicação Serviços de Rede Protocolo de Rede Estratégias de Processamento em Rede Tipos de Redes de computadores Sistemas de Telecomunicação

Leia mais

TIC Professor Samuel António

TIC Professor Samuel António 1. Conceitos básicos Informática = informação + automática Informática - tratamento da informação por meios automáticos. Tecnologia - conhecimento adquirido e organizado relativo a uma determinada área

Leia mais

A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S D E O L I V E I R I N H A ( ) E S C O L A B Á S I C A D E O L I V E I R I N H A ( )

A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S D E O L I V E I R I N H A ( ) E S C O L A B Á S I C A D E O L I V E I R I N H A ( ) DISCIPLINA: TIC ANO: 91º TURMAS: A ANO LECTIVO: 2011/2012 P L A N I F I C A Ç Â O A N U A L - T I C Módulo 1: Conceitos essenciais e sistema operativo em ambiente gráfico AULAS PREVISTAS: 5 x 45 Minutos

Leia mais

Áreas de aplicação das TIC TIC TIC. Burótica. Telemática. Computador. Tecnologias da Informação. Comunicação. Controlo e Automação

Áreas de aplicação das TIC TIC TIC. Burótica. Telemática. Computador. Tecnologias da Informação. Comunicação. Controlo e Automação Áreas de aplicação das Áreas de aplicação das Tecnologias da Informação Computador Controlo e Automação Áreas de aplicação das Computador Tecnologias da Informação Controlo e Automação Áreas de aplicação

Leia mais

Agrupamento de Escolas Miradouro de Alfazina (171839) Tecnologias da Informação e Comunicação AULA 1 2

Agrupamento de Escolas Miradouro de Alfazina (171839) Tecnologias da Informação e Comunicação AULA 1 2 AULA 1 2 Os dispositivos eletrónicos que fazem o tratamento, armazenamento e a comunicação da informação. Responsáveis pela execução de cálculos e tarefas complexas em curto espaço de tempo. Uma maneira

Leia mais

Tiago Guedes 10º 13ª

Tiago Guedes 10º 13ª Tiago Guedes 10º 13ª Introdução A transmissão de dados ou informação consiste na utilização de um suporte de informação para a transportar entre dois pontos fisicamente distantes. Este trabalho apresenta

Leia mais

Agrupamento de Escolas Miradouro de Alfazina (171839) Tecnologias da Informação e Comunicação AULA 3 4

Agrupamento de Escolas Miradouro de Alfazina (171839) Tecnologias da Informação e Comunicação AULA 3 4 AULA 3 4 Sumário Identificar os componentes elementares de hardware e de software de um computador e/ou dispositivos eletrónicos similares, explorando o seu funcionamento; Reconhecer a necessidade de manter

Leia mais

História da Informática

História da Informática 1 História da Informática Conceitos básicos sobre TIC Origem da palavra Informática Informação + Automática Informática Significado: Tratamento ou processamento da informação utilizando meios automáticos,

Leia mais

Tecnologia e Administração

Tecnologia e Administração Tecnologia e Administração A TI como parte integrante da empresa impõe a necessidade dos Administradores conhecerem melhor seus termos técnicos e sua aplicação no negócio. Gerentes e Administradores com

Leia mais

S.O. em ambiente gráfico e modo de texto

S.O. em ambiente gráfico e modo de texto S.O. em ambiente gráfico e modo de texto Sistema Operativos: 1 @ Ms-Dos @ Windows 95, @ Windows 98, @ Windows ME, @ Windows XP, @ Windows NT, @ Windows 2000, @ Windows Vista @ Windows 7/8 e 10 @ Unix,

Leia mais

AEMGA. Curso Profissional de Programação e Gestão De Sistemas Informáticos. Disciplina: Redes de Comunicação. Modulo 1- Comunicação de dados

AEMGA. Curso Profissional de Programação e Gestão De Sistemas Informáticos. Disciplina: Redes de Comunicação. Modulo 1- Comunicação de dados Curso Profissional de Programação e Gestão De Sistemas Informáticos Disciplina: Redes de Comunicação Modulo 1- Comunicação de dados Professora: Sandra Soares Trabalho realizado por: Helder Sousa Ano Lectivo:

Leia mais

Áreas de aplicação das TIC

Áreas de aplicação das TIC O que é a Informática? Ficha Informativa Nº 5 Tratamento ou processamento da informação de forma automática. Dados - São designações de entidades que constituem a informação. Exemplo: Objetos, símbolos,

Leia mais

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação Capítulo 5: Redes e Telecomunicações nas Empresas Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet Chapter Objetivos Objectives do Capítulo 1. Identificar os principais tipos de aplicações

Leia mais

RESOLUÇÃO N.º 1010/2005 ANEXO II MODALIDADE ELÉTRICA NIVALDO J. BOSIO

RESOLUÇÃO N.º 1010/2005 ANEXO II MODALIDADE ELÉTRICA NIVALDO J. BOSIO RESOLUÇÃO N.º 1010/2005 ANEXO II MODALIDADE ELÉTRICA NIVALDO J. BOSIO 1. CATEGORIA ENGENHARIA 1.2 - CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL DA MODALIDADE ELÉTRICA 1.2.1 Eletricidade Aplicada e Equipamentos Eletroeletrônicos

Leia mais

itic 7/8 Serviços básicos da Internet Informação 7 Unidade 3 Pesquisa e análise de informação na Internet

itic 7/8 Serviços básicos da Internet Informação 7 Unidade 3 Pesquisa e análise de informação na Internet itic 7/8 Informação 7 Serviços básicos da Internet Unidade 3 Pesquisa e análise de informação na Internet Os Principais Serviços da Internet @ Correio eletrónico (e-mail) @ Acesso remoto @ World Wide Web

Leia mais

Redes de Computadores I

Redes de Computadores I Redes de Computadores I Prof.ª Inara Santana Ortiz Aula 2 Internet Internet Hoje é raro vermos uma LAN, MAN ou WAN isoladas, elas geralmente estão conectadas entre si. A Internet é formada por mais de

Leia mais

Unidade 1 Tecnologias de Informação e Comunicação. Informática

Unidade 1 Tecnologias de Informação e Comunicação. Informática Unidade 1 Tecnologias de Informação e Comunicação Informática O que é a Informática? Infor mação Auto mática Informática = Tratamento ou processamento da informação, utilizando meios automáticos, nomeadamente

Leia mais

Conceitos Básicos INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO E SUAS APLICAÇÕES

Conceitos Básicos INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO E SUAS APLICAÇÕES FACULDADE DOS GUARARAPES INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO E SUAS APLICAÇÕES Conceitos Básicos Prof. Rômulo César romulodandrade@gmail.com romulocesar@faculdadeguararapes.edu.br www.romulocesar.com.br INTRODUÇÃO

Leia mais

Tecnologias da Informação e da Comunicação

Tecnologias da Informação e da Comunicação Tecnologias da Informação e da Comunicação Escola Básica de Mourão Ano lectivo 2012/2013 Professora: Ana Chalaça Hardware e Software Os Sistemas informáticos são constituídos por: Hardware Software Hardware

Leia mais

Sociedade da Informação e do Conhecimento Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação nas Empresas 2016

Sociedade da Informação e do Conhecimento Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação nas Empresas 2016 Sociedade da Informação e do Conhecimento Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação nas Empresas 2016 21 de novembro de 2016 Portugal entre os países europeus com maior taxa

Leia mais

Instalação, Configuração e Operação em Redes Locais e Internet

Instalação, Configuração e Operação em Redes Locais e Internet Instalação, Configuração e Operação em Redes Locais e Internet CEF 2 Ano Lectivo 2008/2009 Professora: Sílvia Castro 1. Conceitos introdutórios: Hardware e Software Os sistemas informáticos, em geral,

Leia mais

Unidade Curricular de Especialização. Telecomunicações

Unidade Curricular de Especialização. Telecomunicações Unidade Curricular de Especialização Telecomunicações Vantagens na escolha desta UCE O MIEEIC não oferece competências na área das Telecomunicações a não ser a quem escolher esta UCE Os pré-requisitos

Leia mais

Meios de Comunicação de Dados.

Meios de Comunicação de Dados. Meios de Comunicação de Dados www.profjvidal.com Acesso Remoto Meios de Comunicação de Dados Introdução A necessidade da troca de informações sigilosas de forma segura e com baixos custos tornou-se um

Leia mais

Noções sobre Redes de Computadores. Aula 16/06 Secretariado Executivo

Noções sobre Redes de Computadores. Aula 16/06 Secretariado Executivo Noções sobre Redes de Computadores Aula 16/06 Secretariado Executivo Conceito básico de redes Conjunto de computadores interligados compartilhando, softwares, arquivos e periféricos Objetivos Compartilhamento

Leia mais

PESQUISA TIC GOVERNO ELETRÔNICO

PESQUISA TIC GOVERNO ELETRÔNICO PESQUISA TIC GOVERNO ELETRÔNICO 1995 2005 2011 2012 2017 SOBRE O CETIC.BR 13 anos de produção de dados para a formulação de políticas TIC no Brasil Modelo Multissetorial de Governança da Internet A 36º

Leia mais

Professora Carla Granadeiro

Professora Carla Granadeiro Professora Carla Granadeiro UNIDADE 1: INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Conceitos básicos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação Introdução à estrutura e funcionamento de um

Leia mais

ROBÓTICA, DOMÓTICA & CASAS INTELIGENTES

ROBÓTICA, DOMÓTICA & CASAS INTELIGENTES ROBÓTICA, DOMÓTICA & CASAS INTELIGENTES CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA SISTEMAS GRUPO 4 TECNOLOGIAS DO FUTURO - PROJECTO INTEGRADOR 1 A ideia de robô é bastante antiga e sua origem divide pesquisadores de

Leia mais

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CONCEITO DE REDE DE COMPUTADORES PROFESSOR CARLOS MUNIZ

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CONCEITO DE REDE DE COMPUTADORES PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA CONCEITO DE REDE DE COMPUTADORES PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO Redes de computadores são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem

Leia mais

Montagem e Manutenção de Computadores

Montagem e Manutenção de Computadores Montagem e Manutenção de Computadores Organização dos Computadores Aula de 04/03/2016 Professor Alessandro Carneiro Introdução Um computador consiste de vários dispositivos referidos como hardware: o teclado,

Leia mais

Tecnologias de Informação

Tecnologias de Informação Conceitos Básicos Tecnologias de Informação Tecnologias de informação consistem em processos de tratamento, controlo e comunicação de dados. Informação É o conjunto de dados recebidos do exterior, devidamente

Leia mais

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Ano letivo 2015/2016 Turma de Percurso Curricular Alternativo 2º Ciclo TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Metas de Aprendizagem para o 2º Ciclo do Ensino Básico Domínio: Informação Meta 1) O aluno

Leia mais

Prof. Me. Elvis Pontes. Unidade I

Prof. Me. Elvis Pontes. Unidade I Prof. Me. Elvis Pontes Unidade I TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Tecnologia da informação O que é Tecnologia da Informação (TI)? Organizações empresariais e TI; A organização como um sistema Segundo O Brien

Leia mais

Dispositivos de Entrada/Saída (Periféricos)

Dispositivos de Entrada/Saída (Periféricos) Dispositivos de Entrada/Saída (Periféricos) Disciplina: Montagem e Manutenção de Computadores Professor: Thiago Silva Prates Dispositivos de E/S Os dispositivos de entrada/ saída são dispositivos que permitem

Leia mais

Rede Telefónica Pública Comutada - Principais elementos -

Rede Telefónica Pública Comutada - Principais elementos - - Principais elementos - Equipamento terminal: o telefone na rede convencional Equipamento de transmissão: meio de transmissão, e.g. cabos de pares simétricos, cabo coaxial, fibra óptica, feixes hertzianos,

Leia mais

Ficha de trabalho Nº 1 Utilizar adequadamente o computador e/ou dispositivos similares que processem dados.

Ficha de trabalho Nº 1 Utilizar adequadamente o computador e/ou dispositivos similares que processem dados. TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Data: 016/017 TURMAS: 7ºano Ficha de trabalho Nº 1 Utilizar adequadamente o computador e/ou dispositivos similares que processem dados. 1. Estabelece a correspondência

Leia mais

EVOLUÇÃO DAS TELECOMUNICAÇÕES NO BRASIL. Grupo: Anna Claudia Geraldo Vinicius Guilherme Spadotto Rafael Cunha.

EVOLUÇÃO DAS TELECOMUNICAÇÕES NO BRASIL. Grupo: Anna Claudia Geraldo Vinicius Guilherme Spadotto Rafael Cunha. EVOLUÇÃO DAS TELECOMUNICAÇÕES NO BRASIL Grupo: Anna Claudia Geraldo Vinicius Guilherme Spadotto Rafael Cunha. INTRODUÇÃO A influência do Protocolo de Internet (IP) nos setores de Telecomunicações, criando

Leia mais

Telecomunicações. Especialização do 4º ano. Mestrado Integrado em Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores

Telecomunicações. Especialização do 4º ano. Mestrado Integrado em Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores Telecomunicações Especialização do 4º ano Mestrado Integrado em Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores 1 Conteúdo da Especialização Abrange as principais áreas de aplicação das telecomunicações

Leia mais

ENSINO BÁSICO CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO Empregado Comercial

ENSINO BÁSICO CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO Empregado Comercial Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ENSINO BÁSICO CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO Empregado Comercial ESCOLA EB2.3 D.MIGUEL DE ALMEIDA DISCIPLINA:TIC ANO: EC1 ANO 2013/2014 CONTEÚDOS Conceitos básicos

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de TIC - 9º Ano

Síntese da Planificação da Disciplina de TIC - 9º Ano Síntese da Planificação da Disciplina de TIC - 9º Ano Dias de aulas previstos Período 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 13 13 12 13 2.º período 9 9 9 11 11 9 * / 10 * 9 * / 9 * / 10 * 3.º período 9 /11

Leia mais

Tecnologias. de Informação e Comunicação. 7ºAno. 1.º Período. Aula 5, 6. 1 Magda Lopes

Tecnologias. de Informação e Comunicação. 7ºAno. 1.º Período. Aula 5, 6. 1 Magda Lopes Tecnologias de Informação e Comunicação 7ºAno 1.º Período Aula 5, 6 1 - Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação. 1.3 Introdução à estrutura e funcionamento de um sistema informático. informático

Leia mais

MEEC. Mestrado em Eng. Electrotécnica e de Computadores. Índice. MEEC Edição 2008/09 Instituto Superior de Engenharia do Porto

MEEC. Mestrado em Eng. Electrotécnica e de Computadores. Índice. MEEC Edição 2008/09 Instituto Superior de Engenharia do Porto Mestrado em Eng. Electrotécnica e de Computadores O Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores destina-se a complementar a formação de profissionais habilitados com o grau de Licenciado, fornecendo

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES Informática REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Redes de computadores são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem que dois ou mais computadores possam compartilhar

Leia mais

Conceitos. Computação e Computador

Conceitos. Computação e Computador Computação e Computador A capacidade do ser humano em realizar cálculos surgiu com sua habilidade de se comunicar com mais precisão. A evolução do homem permitiu que houvesse um aprimoramento das suas

Leia mais

UNIDADE Internet. Serviços Básicos. A Internet disponibiliza diversos serviços sendo de realçar: Correio Electrónico. Grupos de Discussão - Newsgroups

UNIDADE Internet. Serviços Básicos. A Internet disponibiliza diversos serviços sendo de realçar: Correio Electrónico. Grupos de Discussão - Newsgroups Serviços Básicos A Internet disponibiliza diversos serviços sendo de realçar: Correio Electrónico Grupos de Discussão - Newsgroups World Wide Web WWW Listas de Correio Transferência de Ficheiros - FTP

Leia mais

Convergência Fixo-Móvel: O caso Votorantim

Convergência Fixo-Móvel: O caso Votorantim 3º Seminário FIERGS de Telecomunicações Convergência Fixo-Móvel: O caso Votorantim Ari Laercio Boehme Porto Alegre RS Junho/2008 O Cenário de Negócios Hoje Competição cada vez mais acirrada, capacidade

Leia mais

Ambiente Moderno. O SGBD permite que uma organização armazene dados em um único local, onde os dados poderão ser atualizados e

Ambiente Moderno. O SGBD permite que uma organização armazene dados em um único local, onde os dados poderão ser atualizados e Ambiente Moderno O SGBD permite que uma organização armazene dados em um único local, onde os dados poderão ser atualizados e recuperados. Exemplos: Dataflex, Unify,DB2, Paradox Firebird,CA-OpenIngres,

Leia mais

itic 7/8 Conceitos básicos Informação 7 Unidade 1 A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias

itic 7/8 Conceitos básicos Informação 7 Unidade 1 A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias itic 7/8 Informação 7 Conceitos básicos Unidade 1 A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias Informática é o tratamento da informação por meios automáticos, utilizando o computador INFORMAÇÃO

Leia mais

O que é necessário para aceder à Internet?

O que é necessário para aceder à Internet? O que é necessário para aceder à Internet? Hardware Software Fornecedor de serviços Hardware necessário para aceder à Internet Computador Modem (interno, externo ou PCMCIA) Linha telefónica normal, RDIS

Leia mais

Grupo Disciplinar Informática DISCIPLINA: Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação ANO: 9º Planificação a médio e longo prazo

Grupo Disciplinar Informática DISCIPLINA: Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação ANO: 9º Planificação a médio e longo prazo Grupo Disciplinar 550 - Informática DISCIPLINA: Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação ANO: 9º Planificação a médio e longo prazo Calendarização Conteúdos Objetivos Essenciais Objetivos

Leia mais

SI06 DIMENSÃO TECNOLÓGICA I

SI06 DIMENSÃO TECNOLÓGICA I 1 2 1. Apresentar os principais tipos de software. 2. Compreender os componentes básicos de uma rede de telecomunicações. 3. Compreender como o uso da internet participa no processo de acesso à informação.

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Grupo V Mestrado Informática Educacional Introdução à Informática Conceitos Fundamentais Dados conjuntos de informação em bruto que, através de determinados processos, se transformam em informação. Processamento

Leia mais

DR2-Contexto profissional O Computador

DR2-Contexto profissional O Computador DR2-Contexto profissional O Computador Área- Sociedade, Tecnologia e Ciência (STC) Coordenadora: Helena Oliveira Trabalho realizado por: Ana Fonseca nº3 Marta Dinis nº13 Introdução Índice Computador Definição

Leia mais

1. Distinga hardware de software. 2. Complete o quadro seguinte assinalando com um X, os diversos componentes apresentados:

1. Distinga hardware de software. 2. Complete o quadro seguinte assinalando com um X, os diversos componentes apresentados: Estado Português Ficha de trabalho nº1 1. Qual a origem da palavra informática? A palavra informática deriva de Informação e Automática 2. Defina informática. A palavra Informática significa o tratamento

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP2

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP2 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO Em sala de aula foram distribuídos pontos em exercícios e atividades extraclasse Número de Questões Total da Avaliação 5 Pontos 10 5 Pontos Cada questão tem peso 0,5

Leia mais

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Introdução às Redes de Computadores www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Introdução Com os computadores conectados através da Internet a informação é disseminada

Leia mais

Uma Visão Geral de Redes de Computadores

Uma Visão Geral de Redes de Computadores Uma Visão Geral de Redes de Computadores Prof: José Marcos Silva Nogueira jmarcos@dcc.ufmg.br Universidade Federal de Minas Gerais Departamento de Ciência da Computação http://www.dcc.ufmg.br Belo Horizonte

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Paraíso do Tocantins. Informática Básica

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Paraíso do Tocantins. Informática Básica INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Paraíso do Tocantins Informática Básica Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio Aula 05 2015/2 Thatiane de Oliveira Rosa

Leia mais

Ciências da Computação Disciplina:Computação Gráfica

Ciências da Computação Disciplina:Computação Gráfica Ciências da Computação Disciplina:Computação Gráfica Professora Andréia Freitas 2013 7 semestre Aula 06 MEMORIA, F. Design para a Internet. 1ª Edição. Rio de Janeiro: Campus, 2005. ALVES, W. P. Crie, anime

Leia mais

UNIDADE 2 CONCEITOS BÁSICOS DE MULTIMÉDIA. Objectivos

UNIDADE 2 CONCEITOS BÁSICOS DE MULTIMÉDIA. Objectivos UNIDADE 2 CONCEITOS BÁSICOS DE MULTIMÉDIA Objectivos 1 2 Objectivos Caracterizar os diferentes tipos de media existentes Definir o conceito de multimédia Diferenciar o conceito de multimédia Diferenciar

Leia mais

Curso de Especialização Tecnológica em Automação e Manutenção Industrial

Curso de Especialização Tecnológica em Automação e Manutenção Industrial Curso de Especialização Tecnológica em Automação e Manutenção Industrial Época Normal** Época de Recurso** Finalistas/Trabalhador Automação e Instrumentação 18/Abr 10h * 23/Mai 10h * 04/Jul 10h * Inglês

Leia mais

Transmissão de dados. Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

Transmissão de dados. Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Transmissão de dados Aluno: Bruno Oliveira Turma: 10º 13ª Disciplina: Redes de Comunicação 2013/2014 Introdução A transmissão

Leia mais

Cadeira: Informática

Cadeira: Informática Cadeira: Informática Aulas 1, 2 27/03/13 Docente: Cláudia Ivete F. Jovo updinfo@yahoo.com or ijovo@estudante.up.ac.mz M.Sc. Cláudia Jovo 2013/DMI 0 Tecnologias de Informação e Comunicação As TIC s dizem

Leia mais

Aula 04. Administração. Importância da Comunicação. Independente do tipo de negócio, a comunicação é fundamental para o sucesso da organização.

Aula 04. Administração. Importância da Comunicação. Independente do tipo de negócio, a comunicação é fundamental para o sucesso da organização. Administração de Sistemas de Informação Aula 04 Importância da Comunicação Independente do tipo de negócio, a comunicação é fundamental para o sucesso da organização. Os gerentes precisam conhecer conceitos

Leia mais

Aprender os conceitos de sistemas multimídia Conhecer os elementos multimídia Desenvolver projetos multimídia

Aprender os conceitos de sistemas multimídia Conhecer os elementos multimídia Desenvolver projetos multimídia Prof. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com (66) 9953-7642 Aprender os conceitos de sistemas multimídia Conhecer os elementos multimídia Desenvolver projetos multimídia

Leia mais

Fundamentos de Informática Introdução aos Conceitos Básicos

Fundamentos de Informática Introdução aos Conceitos Básicos Fundamentos de Informática Introdução aos Conceitos Básicos Professor: Luiz A. P. Neves neves@ufpr.br e lapneves@gmail.com 1 Roteiro Objetivos Conceitos Básicos Processamento de Dados Modalidade de Computadores

Leia mais

4. Rede de Computador. Redes de computadores e suas infraestruturas

4. Rede de Computador. Redes de computadores e suas infraestruturas Redes de computadores e suas infraestruturas Definição Uma rede de computadores é formada por um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos, interligados por

Leia mais

Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas. (Introdução à Comunicação e Transmissão de Sinais)

Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas. (Introdução à Comunicação e Transmissão de Sinais) Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina Processamento de Mídias e Sinais (Introdução à Comunicação e Transmissão de Sinais) Prof. Wagner Santos C. de Jesus wsantoscj@gmail.com Breve Histórico

Leia mais

Rede de Computadores Modelo OSI

Rede de Computadores Modelo OSI Rede de Computadores Modelo OSI Protocolos TCP/IP Protocolos TCP X UDP CUIDADO! HTTPS IPv4 e IPv6 IPv4 IPv6 Protocolos de Email SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) POP3 (POST OFFICE PROTOCOL

Leia mais

Estrutura e Funcionamento do Computador

Estrutura e Funcionamento do Computador Estrutura e Funcionamento do Computador Um computador funciona com dois tipos de componentes essenciais: Hardware Software 2 Hardware São todos os componentes físicos (pode ser visto e tocado) de um computador.

Leia mais

Introdução ao Hardware Informática Básica e Aplicada PROFESSOR: DANIEL BRANDÃO

Introdução ao Hardware Informática Básica e Aplicada PROFESSOR: DANIEL BRANDÃO Introdução ao Hardware Informática Básica e Aplicada PROFESSOR: DANIEL BRANDÃO 1 Quem sou eu? Daniel Brandão Graduado em Sistemas para Internet Especialista em Tecnologia Para Aplicações Web Desenvolvedor

Leia mais

Diferenças entre Roteador, Switch, Hub e Modem

Diferenças entre Roteador, Switch, Hub e Modem Diferenças entre Roteador, Switch, Hub e Modem Hubs, switches, roteadores e modems são equipamentos de distribuição e conexão de rede que, apesar de terem funções parecidas, se distinguem um dos outros

Leia mais

Tecnologia da Informação

Tecnologia da Informação Tecnologia da Informação Redes de Telecomunicações Prof. Robson Almeida INFRA-ESTRUTURA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 3 TELECOMUNICAÇÕES NAS ORGANIZAÇÕES CONCEITOS BÁSICOS Telecomunicações Reúne toda infraestrutura

Leia mais

Fundamentos da Informática Aula 01 - Computadores: Ferramentas para a era da informação Exercícios - RESPOSTAS Professor: Danilo Giacobo

Fundamentos da Informática Aula 01 - Computadores: Ferramentas para a era da informação Exercícios - RESPOSTAS Professor: Danilo Giacobo Fundamentos da Informática Aula 01 - Computadores: Ferramentas para a era da informação Exercícios - RESPOSTAS Professor: Danilo Giacobo Múltipla escolha 1. A unidade central de processamento é um exemplo

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia Redes de Computadores Prof Pedro Vunge I Semestre de 2017 SUMÁRIO I - Introdução às Redes de Computadores 1.1 Considerações iniciais 1.2 O surgimento

Leia mais

CP Introdução à Informática Prof. Msc. Carlos de Salles

CP Introdução à Informática Prof. Msc. Carlos de Salles CP 1015.1 Prof. Msc. Carlos de Salles PROGRAMA 1. CONCEITO DE SISTEMAS 1.1 Sistemas e sua classificação 1.2 Informações e Dados 1.3 O Processamento de Dados 1.4 O Computador e sua História 2. ESTRUTURA

Leia mais

UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA ESCOLA SUPERIOR TÉCNICA - ESTEC

UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA ESCOLA SUPERIOR TÉCNICA - ESTEC I. Sistemas de Computação Código - Tipo - Nuclear Nível - 1 Ano - 1º Semestre 1º Créditos - 6 = 150 horas (64 de contacto + 86 de estudo). Curso: Licenciatura em Informática 1. Introdução A disciplina

Leia mais

Administração Pública Central

Administração Pública Central Administração Pública Central Inquérito à Utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação 2003 DOCUMENTO METODOLÓGICO ÍNDICE 1. IDENTIFICAÇÃO E OBJECTIVOS DO PROJECTO... 3 2. RECOLHA E TRATAMENTO

Leia mais

BELÉM TV MARCA NACIONAL Nº Síntese do Processo. Tipo de Sinal: VERBAL

BELÉM TV MARCA NACIONAL Nº Síntese do Processo. Tipo de Sinal: VERBAL MARCA NACIONAL Nº 544582 Síntese do Processo Nº do Pedido 1000022261 Data de Apresentação 17-03-2015 Data do Pedido 17-03-2015 Tipo de Modalidade NÃO APLICÁVEL A ESTA MODALIDADE BELÉM TV Tipo de Sinal:

Leia mais

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS MÓDULO 1

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS MÓDULO 1 FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS MÓDULO 1 Índice 1. Introdução...3 1.1. Conceituação dos Sistemas Operacionais... 3 2 1. INTRODUÇÃO 1.1. CONCEITUAÇÃO DOS SISTEMAS OPERACIONAIS A maior parte dos equipamentos

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo IFSP Câmpus Presidente Epitácio SP Melissa Bonfim Alcantud

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo IFSP Câmpus Presidente Epitácio SP Melissa Bonfim Alcantud Melissa Bonfim Alcantud Projeto de Cabeamento Estruturado para Imobiliária Presidente Epitácio SP Setembro/2015 Sumário 1. Introdução... 1 2. Objetivo... 1 3. Definições... 1 4. Materiais utilizados...

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP1

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP1 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO Em sala de aula foram distribuídos pontos em exercícios e atividades extraclasse Número de Questões Total da Avaliação 5 Pontos 10 5 Pontos Cada questão tem peso 0,5

Leia mais

Curso Técnico de Nível Médio em Informática Forma Integrada Disciplina: Informática Prof. Leandro Camargo

Curso Técnico de Nível Médio em Informática Forma Integrada Disciplina: Informática Prof. Leandro Camargo Curso Técnico de Nível Médio em Informática Forma Integrada Disciplina: Informática Prof. Leandro Camargo leandrocamargo@ifsul.edu.br www.leandrocamargo.com.br Redes de Computadores História Como e onde

Leia mais

Redes Industriais. Curso: Téc. Automação Professor: Regis Isael

Redes Industriais. Curso: Téc. Automação Professor: Regis Isael Redes Industriais Curso: Téc. Automação Professor: Regis Isael Histórico Década de 20 Henry Ford criou a primeira linha de produção para a fabricação de automóveis. Década de 60 Criação dos transistores.

Leia mais

Catalogo de requisitos - Processo Seletivo

Catalogo de requisitos - Processo Seletivo Catalogo de requisitos - Processo Seletivo 006-01-2016 HABILITAÇÃO COMPONENTE TITULAÇÃO Informática Redes de Comunicação de Dados Administração de Sistemas de Informação Análise de Sistemas Análise de

Leia mais