Tecnologias de Informação e Comunicação. Conceitos Básicos

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tecnologias de Informação e Comunicação. Conceitos Básicos"

Transcrição

1 Tecnologias de Informação e Comunicação Conceitos Básicos

2 Un1 Conceitos Básicos INFORMÁTICA Informação Automática

3 Un1 Conceitos Básicos INFORMÁTICA Tratamento ou processamento da informação utilizando meios automáticos, nomeadamente o computador.

4 Un1 Conceitos Básicos Tecnologias da Informação Processos de tratamento, controlo e comunicação da informação, através de meios electrónicos. Estão essencialmente ligados à Informática utilizando, portanto, computadores ou sistemas informáticos.

5 Un1 Conceitos Básicos Tecnologias da Informação e comunicação Conjunto de recursos técnicos utilizados para a criação e utilização da informação. Estes recursos vão desde redes de computadores às linhas telefónicas e satélites.

6 Un1 Conceitos Básicos Informação Conjunto de dados com significado. Tudo o que pode ser utilizado para comunicar é informação: Texto; Som; Imagens; Cheiros; Texturas; etc.

7 Un1 Conceitos Básicos Informação Digital Toda a informação que se encontre em formato digital, ou seja, em formato informático.

8 Un1 Áreas de aplicação das T.I.C.

9 Un1 Áreas de Aplicação das T.I.C. Computadores: Informática; Burótica. Comunicações: Telecomunicações; Telemática. Controlo e automação: Robótica; CAD-CAM.

10 Un1 Estrutura e funcionamento de um Sistema Informático

11 Un1 Estrutura de um S.I. Hardware: Tudo o que é físico. Todos os dispositivos físicos que compõem o sistema informático. Software: Todos os programas/aplicações que podemos instalar num sistema informático. São os programas que nos permitem interagir com o computador.

12 Un1 Estrutura de um S.I. O Hardware é responsável por: Entrada e saída de dados. Processamento dos dados. Armazenamento dos dados.

13 Un1 Estrutura de um S.I. Entrada de dados Processamento Saída de dados Armazenamento

14 Un1 Estrutura de um S.I. Estrutura Básica de S.I. Periféricos de Entrada CPU Periféricos de Saída Memória Principal Suportes de Armazenamento

15 Un1 Estrutura de um S.I.» Periféricos Periféricos de Entrada: Dispositivos de Hardware que permitem enviar informação para o computador. Periféricos de Saída: Dispositivos de Hardware que permitem receber informação do computador. Periféricos mistos: Dispositivos de Hardware que permitem enviar e receber informação do computador.

16 Un1 Estrutura de um S.I.» Periféricos Periféricos de Entrada: Teclado Rato Scanner Leitor de código de barras Joystick/Joypad Leitor de CD/DVD Microfone

17 Un1 Estrutura de um S.I.» Periféricos Periféricos de Saída: Monitor Impressora Videoprojector Colunas Datashow

18 Un1 Estrutura de um S.I.» Periféricos Periféricos de Mistos: Monitor Touchscreen Modem Gravador CD/DVD Drive de disquetes Joystick/Joypad c/ force feedback Placa de rede

19 Un1 Estrutura de um S.I.» CPU O CPU (Central Processing Unit Unidade Central de Processamento) é a parte principal do computador. É o CPU que faz processamento de toda a informação. Intel Pentium III É também conhecido como processador ou microprocessador. Existem vários tipos de microprocessadores e todos os dispositivos electrónicos têm um CPU a comandar o seu funcionamento. Intel Pentium 4 AMD Athlon XP

20 Un1 Estrutura de um S.I.» CPU Um CPU tem uma estrutura complexa que podemos dividir da seguinte forma: UC (Unidade de Controlo) Controla o funcionamento do CPU e a entrada e saída de dados do CPU. ALU (Arithmetic and Logic Unit Unidade Lógica e Aritmética) responsável por todos os cálculos lógicos e matemáticos. Registos Pequenas memórias onde o CPU guarda os dados que está a processar num determinado momento.

21 Un1 Estrutura de um S.I.» Memória A Memória Principal é indispensável ao funcionamento de um Sistema Informático/Computador. Esta memória é o local onde é armazenada a informação e/ou programas que estão a ser utilizados pelo computador num determinado momento.

22 Un1 Estrutura de um S.I.» Memória Existem 2 tipos de memória principal: Memória ROM (Read Only Memory): Memória apenas de leitura. Isto é, durante o normal funcionamento do computador não se pode guardar dados nesta memória, apenas se pode ler o que lá está. Memória RAM (Random Access Memory): Memória de acesso aleatório, ou seja, memória em que é possível guardar e ler dados. Este tipo de memória é volátil, isto é, só consegue guardar informação enquanto o computador está ligado.

23 Un1 Estrutura de um S.I.» Motherboard Tanto o processador (CPU) como a memória principal se encontram na motherboard do computador. A motherboard é a principal placa do computador. É o local onde se centralizam e se ligam todos os diferentes componentes que constituem um sistema informático.

24 Un1 Estrutura de um S.I.» Motherboard Motherboard de um Computador com CPU Intel Pentium 4

25 Un1 Estrutura de um S.I.» Motherboard Uma motherboard possui vários tipos de encaixes e conectores aos quais podemos ligar os diferentes componentes. Possui slots próprios para: Processador; Memórias; Placas de expansão; Cabos de ligação Para ligarmos os periféricos ao computador a motherboard e placas de expansão têm um conjunto de conectores específicos designados por PORTAS.

26 Un1 Estrutura de um S.I.» Motherboard 1 e 17 - Mini-Jack : Placa de som Ligação do microfone. 2 e 15 - Mini-Jack : Placa de som Ligação de colunas ou auscultadores. 3 - USB (Universal Serial Bus) Ligação de Scanners, Impressoras, Câmaras digitais, pens, modems, etc. 4 - USB 5 - FireWire de 6 pinos : Ligação de câmaras de vídeo 6 - FireWire de 4 pinos : Ligação de câmaras de vídeo

27 Un1 Estrutura de um S.I.» Motherboard 7 Série/COM : Ligação de ratos, modems, faxes, cabos de comunicação, etc. 8 - VGA : Ligação do monitor. 9 PS/2 (Verde) Ligação do rato. 10 PS/3 (Roxo) Ligação do teclado. 11 RJ45 : Ligação do cabo de rede. 12 USB 13 Paralela : Ligação de impressoras e scanners. 14 SPDIF : Placa de som Ligação por fibra óptica a amplificadores áudio. 16 Mini-jack : Placa de som Entrada de som Line-In.

28 Un1 Estrutura de um S.I.» Suportes de Armazenamento Os Suportes de Armazenamento, também conhecidos como memória secundária, complementam a memória principal porque permitem guardar a informação de uma forma duradoura. Outra das características dos suportes de armazenamento é que são portáteis, ou seja, permitem transportar a informação de um local para outro.

29 Un1 Estrutura de um S.I.» Suportes de Armazenamento Existem 3 tipos de suportes de armazenamento: Magnéticos: Aqueles em que através das capacidades magnéticas dos materiais em que são criados, são capazes de armazenar informação. Ópticos: Aqueles em que utilizada a tecnologia laser para a escrita e leitura de informação. Eléctricos: Aqueles em que através das capacidades eléctricas dos materiais em que são criados, são capazes de armazenar informação.

30 Un1 Estrutura de um S.I.» Suportes de Armazenamento Os vários tipos e modelos de suportes de armazenamento têm capacidades diferentes. A principal unidade de medida em informática é o byte. Um ficheiro ocupa espaço, logo ocupa x Bytes. Uma disquete tem disponível um determinado espaço, ou seja tem disponível x Bytes.

31 Un1 Estrutura de um S.I. O espaço ocupado por ficheiros e o espaço disponibilizado pelos suportes de armazenamento mede-se em Bytes. 1 Byte = 8 bits 1 KB (KiloByte) = 1024 Bytes 1 MB (MegaByte) = 1024 KB 1 GB (GigaByte) = 1024 MB 1 TB (TeraByte) = 1024 GB O tráfego das redes, isto é, a velocidades das redes mede-se em bits. 1 bit (quant. mínima de informação) 1 Kb (Kilobit) = 1000 bits 1 Mb (Megabits) = 1000 Kb 1 Gb (Gigabit) = 1000 Mb

32 Un1 Software Software de Sistema: São os Sistemas Operativos. O Sist. Operativo é o programa que nos permite utilizar o computador; é o programa que permite controlar o computador. Sem Sist. Operativo o computador não funciona. Ex: Windows, MS-DOS, Linux, UNIX, Mac OS. Software de Aplicação: São todos os restantes programas. Desde aplicações de produtividade (Office), CAD, Jogos, etc.

Introdução ao Hardware Informática Básica e Aplicada PROFESSOR: DANIEL BRANDÃO

Introdução ao Hardware Informática Básica e Aplicada PROFESSOR: DANIEL BRANDÃO Introdução ao Hardware Informática Básica e Aplicada PROFESSOR: DANIEL BRANDÃO 1 Quem sou eu? Daniel Brandão Graduado em Sistemas para Internet Especialista em Tecnologia Para Aplicações Web Desenvolvedor

Leia mais

Escola Secundária de Emídio Navarro

Escola Secundária de Emídio Navarro Escola Secundária de Emídio Navarro Curso Secundário de Carácter Geral (Agrupamento 4) Introdução às Tecnologias de Informação Bloco I 11.º Ano Ficha de avaliação sumativa n.º 1 Duração: 50 min. + 50 min.

Leia mais

Noções de Informática INSS. Novo Curso. Aula 01

Noções de Informática INSS. Novo Curso. Aula 01 127767 Noções de Informática INSS Novo Curso Aula 01 http://facebook.com/profricardobeck contato@profricardobeck.com.br Mensurando Dados Sistema de numeração Binário (0 e 1) Fax/Modem 56 Kbps Placa de

Leia mais

Arquitetura de Computadores

Arquitetura de Computadores Arquitetura de Computadores Componentes básicos de um computador Memória Processador Periféricos Barramento O processador (ou microprocessador) é responsável pelo tratamento de informações armazenadas

Leia mais

Conceitos sobre Computadores

Conceitos sobre Computadores Conceitos sobre Computadores Prof. UNESP - São José do Rio Preto Linguagem Computacional Neste tópico veremos: Os Componentes físicos dos computadores O hardware: principais partes dos computadores atuais.

Leia mais

Hardware Central de Cursos Professor Pimentel

Hardware  Central de Cursos Professor Pimentel Hardware Central de Cursos Professor Pimentel Geral Quem perguntou? X X X 1 --- 2, 3, 4, 5 O que é?... é bastante utilizado, principalmente na área de computação, e se aplica à unidade central de processamento,

Leia mais

Escola Secundária de Emídio Navarro

Escola Secundária de Emídio Navarro Escola Secundária de Emídio Navarro Curso Secundário de Carácter Geral (Agrupamento 4) Introdução às Tecnologias de Informação Bloco I 11.º Ano Ficha de avaliação sumativa n.º 1 Duração: 50 min. + 50 min.

Leia mais

INFORMÁTICA. Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site:

INFORMÁTICA. Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site: INFORMÁTICA Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site: www.veniciopaulo.com Graduado em Análises e Desenvolvimento de Sistemas Analista de Sistemas (Seplag) Instrutor(Egp-Ce) Professor(CEPEP) CONCEITOS

Leia mais

Agrupamento de Escolas Miradouro de Alfazina (171839) Tecnologias da Informação e Comunicação AULA 1 2

Agrupamento de Escolas Miradouro de Alfazina (171839) Tecnologias da Informação e Comunicação AULA 1 2 AULA 1 2 Os dispositivos eletrónicos que fazem o tratamento, armazenamento e a comunicação da informação. Responsáveis pela execução de cálculos e tarefas complexas em curto espaço de tempo. Uma maneira

Leia mais

Tecnologias. de Informação e Comunicação. 7ºAno. 1.º Período. Aula 5, 6. 1 Magda Lopes

Tecnologias. de Informação e Comunicação. 7ºAno. 1.º Período. Aula 5, 6. 1 Magda Lopes Tecnologias de Informação e Comunicação 7ºAno 1.º Período Aula 5, 6 1 - Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação. 1.3 Introdução à estrutura e funcionamento de um sistema informático. informático

Leia mais

Ficha de trabalho Nº 1 Utilizar adequadamente o computador e/ou dispositivos similares que processem dados.

Ficha de trabalho Nº 1 Utilizar adequadamente o computador e/ou dispositivos similares que processem dados. TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Data: 016/017 TURMAS: 7ºano Ficha de trabalho Nº 1 Utilizar adequadamente o computador e/ou dispositivos similares que processem dados. 1. Estabelece a correspondência

Leia mais

Hardware. Informática

Hardware. Informática Hardware Informática l Sistema Informatizado Chama-se sistema informatizado a integração que acontece de três componentes básicos: a) Os computadores = hardware b) Os programas = software c) Os seres humanos

Leia mais

Conceitos sobre Computadores

Conceitos sobre Computadores Conceitos sobre Computadores Prof. Adriano Mauro Cansian Prof. Leandro Alves Neves UNESP - São José do Rio Preto Linguagem Computacional Neste tópico veremos: Os Componentes físicos dos computadores O

Leia mais

Introdução às Tecnologias da Informação e da Comunicação. Ano letivo 2012/2013 Profª Helena Silva

Introdução às Tecnologias da Informação e da Comunicação. Ano letivo 2012/2013 Profª Helena Silva Introdução às Tecnologias da Informação e da Comunicação 1 Ano letivo 2012/2013 Profª Helena Silva 2 1. Conceitos básicos Informática INFORMAÇÃO + AUTOMÁTICA A palavra informática provém da junção das

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Infraestrutura de TI: Hardware

Arquitetura de Computadores. Infraestrutura de TI: Hardware Arquitetura de Computadores Infraestrutura de TI: Hardware Computação Informação + Automação Tratamento dos dados em informação por meios automáticos Dispositivos eletrônicos Aplicados em Computadores,

Leia mais

Profa. Leda G. F. Bueno

Profa. Leda G. F. Bueno Profa. Leda G. F. Bueno O computador pode ser descrito como um sistema. Sendo um sistema, este pode ser esquematizado como a entrada de insumos, processamento e saída do produto final No caso do computador

Leia mais

1.3. CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA

1.3. CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA 1.3. CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA Informática pode ser considerada como significando informação automática, ou seja, a utilização de métodos e técnicas no tratamento automático da informação. Para

Leia mais

itic 7 Sumário Conceito

itic 7 Sumário Conceito itic 7 Sumário Utilização do computador em segurança: ao nível do computador/utilizador. Estrutura e funcionamento de um computador: diferença entre Hardware e Software. Dispositivos de Entrada/Saída e

Leia mais

COMPUTADORES PC 20/9/2010 CRONOGRAMA INFORMÁTICA PREF. MUNICIPAL DE JAGUARÃO - RS O COMPUTADOR, INDEPENDENTE DO TIPO: MAINFRAME NOTEBOOK PALMTOP

COMPUTADORES PC 20/9/2010 CRONOGRAMA INFORMÁTICA PREF. MUNICIPAL DE JAGUARÃO - RS O COMPUTADOR, INDEPENDENTE DO TIPO: MAINFRAME NOTEBOOK PALMTOP INFORMÁTICA PREF. MUNICIPAL DE JAGUARÃO - RS Prof.: MARCIO HOLLWEG Email: mhollweg@terra.com.br MSN: marciohollweg@hotmail.com Twitter: @mhollweg SMS: (041) 8854-3722 Site: www.marciohollweg.com.br CRONOGRAMA

Leia mais

Prof. Sandrina Correia

Prof. Sandrina Correia Tecnologias de I informação de C omunicação 9º ANO Prof. Sandrina Correia TIC Prof. Sandrina Correia 1 Objectivos Definir os conceitos de Hardware e Software Identificar os elementos que compõem um computador

Leia mais

Um computador típico possui portas de vários tamanhos e formas, mas normalmente apenas permitem um tipo de ligação.

Um computador típico possui portas de vários tamanhos e formas, mas normalmente apenas permitem um tipo de ligação. Notas de Aula Introdução a Sistemas Operacionais Portas de um PC Um computador típico possui portas de vários tamanhos e formas, mas normalmente apenas permitem um tipo de ligação. Estas portas podem ser

Leia mais

Introdução. à Estrutura e Funcionamento de um Sistema Informático

Introdução. à Estrutura e Funcionamento de um Sistema Informático Introdução à Estrutura e Funcionamento de um Sistema Informático Estrutura básica de um sistema informático Componentes de um sistema informático O interior de um PC A placa principal ou motherboard O

Leia mais

Unidade 1 Tecnologias de Informação e Comunicação. Informática

Unidade 1 Tecnologias de Informação e Comunicação. Informática Unidade 1 Tecnologias de Informação e Comunicação Informática O que é a Informática? Infor mação Auto mática Informática = Tratamento ou processamento da informação, utilizando meios automáticos, nomeadamente

Leia mais

Componentes de Hardware. Raio X dos Computadores

Componentes de Hardware. Raio X dos Computadores Componentes de Hardware Raio X dos Computadores Resumo da Aula sobre Hardware Hardware: todo o equipamento, suas peças, isto é, tudo o que "pode ser tocado (parte Física), denomina-se hardware. Alguns

Leia mais

INFORMÁTICA BÁSICA HARDWARE: COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO.

INFORMÁTICA BÁSICA HARDWARE: COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO. INFORMÁTICA BÁSICA HARDWARE: COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO isabeladamke@hotmail.com Componentes de um Sistema de Computador HARDWARE: unidade responsável pelo processamento dos dados, ou seja, o

Leia mais

Flávia Rodrigues. Silves, 26 de Abril de 2010

Flávia Rodrigues. Silves, 26 de Abril de 2010 Flávia Rodrigues STC5 _ Redes de Informação e Comunicação Silves, 26 de Abril de 2010 Vantagens e Desvantagens da Tecnologia Acessibilidade, quer a nível pessoal quer a nível profissional; Pode-se processar

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Arquitetura de Computadores Aula 03 Prof. Msc Ubirajara Junior biraifba@gmail.com www.ucljunior.com.br Características do computador sistema eletrônico é rápido e

Leia mais

Princípios de Sistemas de Informação. Infraestrutura de TI: Hardware e Software

Princípios de Sistemas de Informação. Infraestrutura de TI: Hardware e Software Princípios de Sistemas de Informação Infraestrutura de TI: Hardware e Software Identificar e descrever os componentes da infraestrutura de TI Identificar e descrever os principais tipos de tecnologia de

Leia mais

PROCESSAMENTO DE DADOS

PROCESSAMENTO DE DADOS PROCESSAMENTO DE DADOS Aula 1 - Hardware Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari 2 3 HARDWARE Todos os dispositivos físicos que constituem

Leia mais

AULA 2. Prof.: Jadiel Mestre. Introdução à Informática. Introdução à Informática Componentes de um Sistema de Informação

AULA 2. Prof.: Jadiel Mestre. Introdução à Informática. Introdução à Informática Componentes de um Sistema de Informação AULA 2 Prof.: Jadiel Mestre. Componentes de um Sistema de Informação Os componentes de um sistema de informação são divididos em três partes 2 1 Componentes físicos do computador Dispositivos de Entrada/Saída

Leia mais

INFORMÁTICA BÁSICA AULA

INFORMÁTICA BÁSICA AULA INFORMÁTICA BÁSICA AULA 01 2014 1 História dos Computadores Antigamente os computadores eram grandes e difíceis de usar; Eram usados principalmente para fazer cálculos, ou seja, computar, por isso eram

Leia mais

Tecnologia - Conjunto de instrumentos, métodos e processos específicos de qualquer arte, ofício ou técnica.

Tecnologia - Conjunto de instrumentos, métodos e processos específicos de qualquer arte, ofício ou técnica. TIC Conceitos Básicos Técnica - Conjunto de processos que constituem uma arte ou um ofício. Aplicação prática do conhecimento científico. Tecnologia - Conjunto de instrumentos, métodos e processos específicos

Leia mais

Estrutura e funcionamento de um sistema informático

Estrutura e funcionamento de um sistema informático Estrutura e funcionamento de um sistema informático 2006/2007 Sumário A constituição de um sistema informático: hardware e software. A placa principal. O processador, o barramento e a base digital. Ficha

Leia mais

27/02/2012 CEV TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CEV. Prof. OCEAN A. SANTOS. Sistema Binário; Unidades de Medidas; Hardware.

27/02/2012 CEV TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CEV. Prof. OCEAN A. SANTOS. Sistema Binário; Unidades de Medidas; Hardware. CEV 1 CEV TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Prof. OCEAN A. SANTOS Sistema Binário; Unidades de Medidas; Hardware. 1 HARDWARE Sistema Binário Bit Byte Sistema Binário; Unidades de Medidas; Hardware: CPU Placa-Mãe

Leia mais

Sistemas de Computação Hardware. Sistema Central Periféricos

Sistemas de Computação Hardware. Sistema Central Periféricos Introdução à Informática Sistemas de Computação Hardware Sistema Central Periféricos 2 Hardware Parte física do sistema de computação Geralmente não é reconfigurável Software Parte lógica do sistema de

Leia mais

Estrutura e Funcionamento dos Computadores (Conceitos Básicos)

Estrutura e Funcionamento dos Computadores (Conceitos Básicos) Estrutura e Funcionamento dos Computadores (Conceitos Básicos) Sistema Computacional Peopleware (usuário) Software (programas) Hardware (máquina) Hardware Corresponde à parte material, aos componentes

Leia mais

O Sistema de Computação

O Sistema de Computação O Sistema de Computação Arquitetura de Computadores Prof. Vilson Heck Junior O Sistema de Computação INTRODUÇÃO Introdução Sistemas Computacionais podem ser divididos em camadas: Aplicativos Sistema Operacional

Leia mais

TIC Professor Samuel António

TIC Professor Samuel António 1. Conceitos básicos Informática = informação + automática Informática - tratamento da informação por meios automáticos. Tecnologia - conhecimento adquirido e organizado relativo a uma determinada área

Leia mais

Sistemas de Computação. O Computador. Eng. Jorge Munguambe. Lic. em Engenharia Informática

Sistemas de Computação. O Computador. Eng. Jorge Munguambe. Lic. em Engenharia Informática O Computador Eng. Jorge Munguambe O que é um computador? É uma unidade Funcional programável, composta por uma ou mais unidades de processamento associadas e por equipamentos periférico, que é controlado

Leia mais

2 Arquitetura de Computadores

2 Arquitetura de Computadores 2 Arquitetura de Computadores Definição 1. Um computador é uma máquina composta de um conjunto de partes eletrônicas e eletromecânicas, com capacidade de coletar, armazenar e manipular dados, além de fornecer

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ UEPA LISTA DE EXERCÍCIOS DE INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO. 2. O que diferencia os computadores de 1ª geração dos da 2ª.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ UEPA LISTA DE EXERCÍCIOS DE INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO. 2. O que diferencia os computadores de 1ª geração dos da 2ª. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ UEPA LISTA DE EXERCÍCIOS DE INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO 1. Cite alguns problemas que o uso de válvulas provocava nos computadores de 1ª geração. 2. O que diferencia os computadores

Leia mais

Introdução à estrutura e funcionamento de um Sistema Informático

Introdução à estrutura e funcionamento de um Sistema Informático Introdução à estrutura e funcionamento de um Sistema Informático Elementos que constituem o Computador O funcionamento do computador é possível devido aos vários elementos interligados que o constituem:

Leia mais

MODULO II - HARDWARE

MODULO II - HARDWARE MODULO II - HARDWARE AULA 01 O Bit e o Byte Definições: Bit é a menor unidade de informação que circula dentro do sistema computacional. Byte é a representação de oito bits. Aplicações: Byte 1 0 1 0 0

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Arquitetura de Computadores Hardware e Software Prof. Jeime Nunes p Tipos de memória n RAM (random access memory) - memória de acesso aleatório, é volátil e permite

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática 1 FACULDADE DOS GUARARAPES Introdução à Informática Introdução a Computação e Suas Aplicações Prof. Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br 2 Objetivo Apresentar conceitos gerais utilizados

Leia mais

Informática Educativa 2012

Informática Educativa 2012 Informática Educativa 2012 CAP. I pp. 15 à 21 Prof. Gemilson George Periféricos Definição: Dispositivos de entrada e/ou saída de dados em um computador. Tipos de Periféricos Periféricos de Entrada - São

Leia mais

Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação. Conceitos Introdutórios

Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação. Conceitos Introdutórios Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação Conceitos Introdutórios Informática Informática - Tratamento ou processamento da informação utilizando meios automáticos, nomeadamente o computador.

Leia mais

Hardware 2. O Gabinete. Unidades Derivadas do BYTE. 1 KB = Kilobyte = 1024B = 2 10 B. 1 MB = Megabyte = 1024KB = 2 20 B

Hardware 2. O Gabinete. Unidades Derivadas do BYTE. 1 KB = Kilobyte = 1024B = 2 10 B. 1 MB = Megabyte = 1024KB = 2 20 B 1 2 MODULO II - HARDWARE AULA 01 OBiteoByte Byte 3 Definições: Bit é a menor unidade de informação que circula dentro do sistema computacional. Byte é a representação de oito bits. 4 Aplicações: Byte 1

Leia mais

Fundamentos de Informática Introdução aos Conceitos Básicos

Fundamentos de Informática Introdução aos Conceitos Básicos Fundamentos de Informática Introdução aos Conceitos Básicos Professor: Luiz A. P. Neves neves@ufpr.br e lapneves@gmail.com 1 Roteiro Objetivos Conceitos Básicos Processamento de Dados Modalidade de Computadores

Leia mais

1. Conceitos Básicos de Computação

1. Conceitos Básicos de Computação Introdução à Computação I IBM1006 1. Conceitos Básicos de Computação Prof. Renato Tinós Local: Depto. de Computação e Matemática (FFCLRP/USP) 1 Principais Tópicos 1.Conceitos Básicos de Computação 1.1.

Leia mais

Hardware. Componentes Básicos e Funcionamento

Hardware. Componentes Básicos e Funcionamento 1 Hardware 2 2 Componentes Básicos e Funcionamento 1 Hardware 3 Conjunto de dispositivos elétricos/eletrônicos que englobam a CPU, a memória e os dispositivos de entrada/saída de um sistema de computador

Leia mais

Professor Jorge Alonso Módulo I Conceitos Básicos

Professor Jorge Alonso Módulo I Conceitos Básicos Professor Jorge Alonso Módulo I Conceitos Básicos Email: profjorgealonso@gmail.com / Jorge Alonso Ruas 1 Informática O termo Informática significa informação de forma automática. Informação é um conjunto

Leia mais

Tecnologia - Conjunto de instrumentos, métodos e processos específicos de qualquer arte, ofício ou técnica.

Tecnologia - Conjunto de instrumentos, métodos e processos específicos de qualquer arte, ofício ou técnica. Técnica - Conjunto de processos que constituem uma arte ou um ofício. Aplicação prática do conhecimento científico. Tecnologia - Conjunto de instrumentos, métodos e processos específicos de qualquer arte,

Leia mais

HARDWARE INFORMÁTICA. Prof.: MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br

HARDWARE INFORMÁTICA. Prof.: MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br INFORMÁTICA Prof.: MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br HARDWARE O COMPUTADOR, INDEPENDENTE DO TIPO: PARA QUE ISTO POSSA OCORRER TEMOS QUE ALIMENTÁLO COM DADOS E AGUARDAR O RETORNO DESTE PROCESSAMENTO.

Leia mais

O Interior do Micro. Observe os computadores: Fonte:

O Interior do Micro. Observe os computadores: Fonte: O Interior do Micro Observe os computadores: Fonte: http://www.laercio.com.br 1 Interior do Micro O Interior do PC Componentes 1 2 3 4 - Placa mãe - Placa de vídeo - Processador Memória 5 Disco Rígido

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE. Disciplina: INFORMÁTICA 1º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA

CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE. Disciplina: INFORMÁTICA 1º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE Disciplina: INFORMÁTICA 1º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA COMPUTADOR QUANTO AO TIPO COMPUTADOR SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO o Analógico o Digital o Híbrido o Hardware (parte física)

Leia mais

HARDWARE. Disciplina: Informática Professor: Gustavo Sabry

HARDWARE. Disciplina: Informática Professor: Gustavo Sabry Disciplina: Informática Professor: Gustavo Sabry MARÇO/2016 O QUE É HARDWARE? É a parte física de um computador; Formado pelos componentes eletrônicos, como por exemplo, circuitos de fios e luz, placas,

Leia mais

Informática Aplicada. Introdução

Informática Aplicada. Introdução Informática Aplicada Introdução Breve histórico da computação moderna Principais eventos 1000ac - Ábaco 1614 - Logaritmos (John Napier) 1623 - Sistema Binário (Francis Bacon) 1642 - Máquina de Turing 1946

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação. Fundamentos Hardware

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação. Fundamentos Hardware Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Fundamentos Hardware Prof. Renato Pimentel 1 Informática Informática: ciência que estuda métodos para o tratamento da informação por meios computacionais.

Leia mais

Informática Instrumental. Prof. Ana Paula Domingos

Informática Instrumental. Prof. Ana Paula Domingos Informática Instrumental Prof. Ana Paula Domingos 2 3 Hardware Parte Física do computador. Exemplos: Monitor, teclado, mouse, caixas de som, gabinete. 4 Software São os programas do computador, parte lógica.

Leia mais

Informática Instrumental

Informática Instrumental 2 Informática Instrumental Prof. Ana Paula Domingos 3 Hardware 4 Software Parte Física do computador. Exemplos: Monitor, teclado, mouse, caixas de som, gabinete. São os programas do computador, parte lógica.

Leia mais

Informática. Hardware e Software. Professor Marcelo Leal.

Informática. Hardware e Software. Professor Marcelo Leal. Informática Hardware e Software Professor Marcelo Leal www.acasadoconcurseiro.com.br Informática CONCEITOS DE HARDWARE E SOFTWARE Conceitos Gerais; Dispositivos de entrada e saída de Dados; Unidade de

Leia mais

1. Distinga hardware de software. 2. Complete o quadro seguinte assinalando com um X, os diversos componentes apresentados:

1. Distinga hardware de software. 2. Complete o quadro seguinte assinalando com um X, os diversos componentes apresentados: Estado Português Ficha de trabalho nº1 1. Qual a origem da palavra informática? A palavra informática deriva de Informação e Automática 2. Defina informática. A palavra Informática significa o tratamento

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 01 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS 01 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA Informática Aplicada 2009.2 Campus Angicos LISTA DE EXERCÍCIOS 01 Professor: Araken de Medeiros Santos INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA 1. Cite alguns problemas que o uso de válvulas provocava nos computadores

Leia mais

CONTEÚDO INFORMÁTICA RECEITA FEDERAL DO BRASIL * E O QUE VEM A SER FIRMWARE? MARCIO HOLLWEG

CONTEÚDO INFORMÁTICA RECEITA FEDERAL DO BRASIL * E O QUE VEM A SER FIRMWARE? MARCIO HOLLWEG INFORMÁTICA RECEITA FEDERAL DO BRASIL MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br CONTEÚDO HARDWARE - 2 AULAS 3 QUESTÕES SISTEMA OPERACIONAL - 2 AULAS 3 QUESTÕES APLICATIVOS OFFICE - 3 AULAS 2 QUESTÕES INTERNET

Leia mais

Softwares, Aplicativos e Sistemas Operacionais

Softwares, Aplicativos e Sistemas Operacionais Softwares, Aplicativos e Sistemas Operacionais Aula 04 Introdução ao Computador Arthur Porto - IFNMG Campus Salinas arthur.porto@ifnmg.edu.br arthurporto.com.br Aula 04 Introdução ao Computador Softwares,

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Objetivo Apresentar conceitos gerais utilizados em informática. 2 Estrutura Conceitos de Hardware Conceitos de Software Armazenamento de dados (unidades de medidas) Redes de computadores

Leia mais

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA 1 Conteúdo 1. Tipos de computadores 2. Representação da informação 3. Hardware Hardware (componentes de um computador) Gabinete Placa-mãe Unidade Central de Processamento 2 1)

Leia mais

Informática Básica Eletrotécnica/Mecânica

Informática Básica Eletrotécnica/Mecânica Informática Básica Eletrotécnica/Mecânica Edilson Hipolito da Silva edilson.hipolito@ifsc.edu.br - http://www.hipolito.info Aula 03 - Introdução a Informática Básica Roteiro Definições Conhecendo o computador

Leia mais

Programador/a de Informática

Programador/a de Informática 481040 - Programador/a de Informática UFCD - 0770 Dispositivos e periféricos Sessão 4 SUMÁRIO Memórias Primárias RAM ROM Cache Comunicam diretamente com o processador; Armazenam pequenas quantidades de

Leia mais

Informática Básica Introdução

Informática Básica Introdução Informática Básica Introdução Fundamentos de Hardware É importante saber que o computador não é um único aparelho. É um sistema constituído por diversos dispositivos, cada um deles se encarrega por uma

Leia mais

Objetivo. Introdução à Informática. Estrutura. Apresentar conceitos gerais utilizados em informática.

Objetivo. Introdução à Informática. Estrutura. Apresentar conceitos gerais utilizados em informática. Introdução à Informática Objetivo Apresentar conceitos gerais utilizados em informática. Prof. Saravalli www.profsaravalli.com E-mail: ademir_saravalli@yahoo.com.br 2 Estrutura Conceitos de Hardware Conceitos

Leia mais

LIC. Organização e Estrutura Básica Computacional. Prof. Marcelo Costa Oliveira 2006, Marcelo Costa oliveira

LIC. Organização e Estrutura Básica Computacional. Prof. Marcelo Costa Oliveira 2006, Marcelo Costa oliveira LIC Organização e Estrutura Básica Computacional Prof. Marcelo Costa Oliveira licufal@gmail.com História 1946 Inventado o 1º computador eletrônico de grande porte ENIAC Universidade da Pensilvania: 18.000

Leia mais

Apresentação. Conceitos Iniciais. Apresentação & Introdução. www.profricardobeck.com.br. contato@profricardobeck.com.br.

Apresentação. Conceitos Iniciais. Apresentação & Introdução. www.profricardobeck.com.br. contato@profricardobeck.com.br. Apresentação Apresentação & Introdução Condicionamento www.profricardobeck.com.br contato@profricardobeck.com.br Material Didático Site / E-mail Testes? Edital Mensurando Dados Sistemas de numeração Conceitos

Leia mais

Aula 03. Componentes Básicos de um Computador, Dispositivos de Entrada e Saída, Dispositivos de Armazenamento de Dados, Periféricos.

Aula 03. Componentes Básicos de um Computador, Dispositivos de Entrada e Saída, Dispositivos de Armazenamento de Dados, Periféricos. Aula 03 Componentes Básicos de um Computador, Dispositivos de Entrada e Saída, Dispositivos de Armazenamento de Dados, Periféricos. Máquina de Von Neuman Memória Entrada Unidade Central de Processamento

Leia mais

Apresentação. Conceitos Iniciais. www.profricardobeck.com.br. contato@profricardobeck.com.br. Apresentação & Introdução.

Apresentação. Conceitos Iniciais. www.profricardobeck.com.br. contato@profricardobeck.com.br. Apresentação & Introdução. Apresentação www.profricardobeck.com.br contato@profricardobeck.com.br Apresentação & Introdução Condicionamento Material Didático Site / E-mail Testes? Edital Conceitos Iniciais 1 Mensurando Dados Sistemas

Leia mais

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO O que é a Informática? A palavra Informática tem origem na junção das palavras: INFORMAÇÃO + AUTOMÁTICA = INFORMÁTICA...e significa, portanto, o tratamento da informação

Leia mais

HARDWARE Componentes do Computador

HARDWARE Componentes do Computador 2009 HARDWARE 1 HARDWARE Componentes do Computador Breve descrição dos componentes físicos do computador Maria João Bastos 07-09-2009 HARDWARE 2 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO-HARDUARE... 3 2. MOTHERBOARDS ou PLACA

Leia mais

Cadeira: Informática. Aulas 5, 6. M.Sc. Cláudia Jovo 2013/DMI 0

Cadeira: Informática. Aulas 5, 6. M.Sc. Cláudia Jovo 2013/DMI 0 Cadeira: Informática Aulas 5, 6 M.Sc. Cláudia Jovo 2013/DMI 0 Constituição e Funcionamento do Computador Tópicos da aula... 2. Constituição e Funcionamento do Computador O Computador; Componentes básicos

Leia mais

Montagem e Manutenção de Computadores

Montagem e Manutenção de Computadores Montagem e Manutenção de Computadores Organização dos Computadores Aula de 04/03/2016 Professor Alessandro Carneiro Introdução Um computador consiste de vários dispositivos referidos como hardware: o teclado,

Leia mais

Informática Básica. Licenciatura em Ciência da Informação. Tito Carlos S. Vieira. Tito Carlos S. Vieira

Informática Básica. Licenciatura em Ciência da Informação. Tito Carlos S. Vieira.   Tito Carlos S. Vieira Informática Básica Licenciatura em Ciência da Informação Tito Carlos S. Vieira E-mail: tito@fe.up.pt 1 Contactos E-mail: tito@fe.up.pt Edifício D (CICA Centro de Informática FEUP) Sala D107 - Gabinete

Leia mais

Apostila de Conceitos Básicos de Informática

Apostila de Conceitos Básicos de Informática Extensão da ETEC de Bebedouro na EE Aurélio Arrôbas Martins - Jaboticabal Apostila de Conceitos Básicos de Informática Aline Maria Sabião Jean Marcelo B. C. Santos 2010 Esquema do Computador: Hardware:

Leia mais

Hardware: Componentes Básicos. Sistema de Computador Pessoal. Anatomia de um Teclado. Estrutura do Computador. Arquitetura e Organização

Hardware: Componentes Básicos. Sistema de Computador Pessoal. Anatomia de um Teclado. Estrutura do Computador. Arquitetura e Organização Hardware: Componentes Básicos Arquitetura dos Computadores Dispositivos de Entrada Processamento Dispositivos de Saída Armazenamento Marco Antonio Montebello Júnior marco.antonio@aes.edu.br Sistema de

Leia mais

3/14/2012. Programação de Computadores O Computador. Memória Principal representação binária

3/14/2012. Programação de Computadores O Computador. Memória Principal representação binária Programação de Computadores O Computador Memória Principal representação binária Prof. Helton Fábio de Matos hfmatos@dcc.ufmg.br Agenda Memória principal. Memória secundária. O que são bytes e bits. Tecnologias

Leia mais

Os computadores ditigais podem ser classificados em 5 grupos distintos:

Os computadores ditigais podem ser classificados em 5 grupos distintos: Informática A informática engloba toda atividade relacionada ao uso dos computadores, permitindo aprimorar e automatizar tarefas em qualquer área de atuação da sociedade. Informática é a "Ciência do tratamento

Leia mais

Disciplina: Introdução a Informática. d) É gravado e) Nenhuma das anteriores. Bloco: I Professor: Vinícius Pádua

Disciplina: Introdução a Informática. d) É gravado e) Nenhuma das anteriores. Bloco: I Professor: Vinícius Pádua Disciplina: Introdução a Informática Bloco: I Professor: Vinícius Pádua Data: 06/03/2017 EXERCÍCIOS 1. O que é Software? a) É um periférico que exibe resultados na tela do b) Conjunto de instruções, códigos

Leia mais

Hardware Conceitos Básicos. Introdução*à*Informática 14

Hardware Conceitos Básicos. Introdução*à*Informática 14 Hardware Conceitos Básicos Introdução*à*Informática 14 Hardware Conceitos Básicos Componentes principais de um computador Introdução*à*Informática 15 Hardware Conceitos Básicos CPU (Unidade Central de

Leia mais

Curso EFA Técnico/a de Informática - Sistemas. Óbidos

Curso EFA Técnico/a de Informática - Sistemas. Óbidos Curso EFA Técnico/a de Informática - Sistemas Óbidos MÓDULO 769 Arquitectura interna do computador Carga horária 25 Objectivos No final do módulo, os formandos deverão: i. Identificar os elementos base

Leia mais

Arquitetura de computadores

Arquitetura de computadores Arquitetura de computadores Arquitetura de Microprocessadores Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas O Computador Hardware Unidades Funcionais de um Sistema Informático Dispositivos

Leia mais

Informática. Conceitos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática. Professor Márcio Hunecke

Informática. Conceitos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática. Professor Márcio Hunecke Informática Conceitos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática CONCEITOS E MODOS

Leia mais

Arquitectura interna do computador

Arquitectura interna do computador Escola Secundária de Alberto Sampaio Curso: EFA Secundário Dupla Certificação Nível 3 - Instalação e Manutenção de Grupo: Sistemas Informáticos Área: Formação Tecnológica UFCD 0769 Arquitectura interna

Leia mais

Processamento de Dados aplicado à Geociências. AULA 1: Introdução à Arquitetura de Computadores

Processamento de Dados aplicado à Geociências. AULA 1: Introdução à Arquitetura de Computadores 1 Processamento de Dados aplicado à Geociências AULA 1: Introdução à Arquitetura de Computadores UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GEOPROCESSAMENTO

Leia mais

Professor: M. Sc. Cristiano Mariotti

Professor: M. Sc. Cristiano Mariotti Professor: M. Sc. Cristiano Mariotti http://www.mscmariotti.pro.br As informações processadas nos computadores são compostas por caracteres, sendo que cada caractere, representado por 0 ou 1, é chamado

Leia mais

INFORMÁTICA BÁSICA. Prof. Alex Santos. Informática Básica. alex.santos@ifrn.edu.br

INFORMÁTICA BÁSICA. Prof. Alex Santos. Informática Básica. alex.santos@ifrn.edu.br INFORMÁTICA BÁSICA Informática Básica Prof. Alex Santos C a m p u s Pa u d o s Fe r r o s D i s c i p l i n a d e I n f o rm á t i c a B á s i c a alex.santos@ifrn.edu.br INTRODUÇÃO A informática nos dias

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS PRONATEC

FACULDADE PITÁGORAS PRONATEC FACULDADE PITÁGORAS PRONATEC DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Objetivos Ao final desta apostila,

Leia mais

UCP. Memória Periféricos de entrada e saída. Sistema Operacional

UCP. Memória Periféricos de entrada e saída. Sistema Operacional Arquitetura: Conjunto de elementos que perfazem um todo; estrutura, natureza, organização. Houaiss (internet) Bit- Binary Digit - Número que pode representar apenas dois valores: 0 e 1 (desligado e ligado).

Leia mais

Barramentos. Alguns sistemas reutilizam linhas de barramento para múltiplas funções; Dados Endereços Controle

Barramentos. Alguns sistemas reutilizam linhas de barramento para múltiplas funções; Dados Endereços Controle Aula 07 BARRAMENTOS Barramentos Para que as placas de expansão possam ser utilizados em qualquer micro, independentemente do processador instalado, utiliza-se diversos modelos de barramentos de expansão.

Leia mais

Hardware. Computador. Computador. Computador. Evolução dos Computadores. Laboratório de Utilização de Microcomputadores (DCA0302) Aula 01

Hardware. Computador. Computador. Computador. Evolução dos Computadores. Laboratório de Utilização de Microcomputadores (DCA0302) Aula 01 Laboratório de Utilização de Microcomputadores (DCA0302) Diogo Pedrosa Hardware Aula 01 Computador Combinação de diversos dispositivos e circuitos digitais que podem executar uma seqüência de operações

Leia mais

Curso de Sistemas de Informação Campus Guaíba Cursos de Informática Projeto de Inclusão Digital APOSTILA APOSTILA CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA

Curso de Sistemas de Informação Campus Guaíba Cursos de Informática Projeto de Inclusão Digital APOSTILA APOSTILA CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA Agosto, 2006 Apresentação A apostila de Conceitos Básicos de Informática tem por objetivo apresentar aos alunos os conceitos relacionados à área de tecnologia. Esquema

Leia mais

SISTEMAS INFORMÁTICOS

SISTEMAS INFORMÁTICOS SISTEMAS INFORMÁTICOS Nesta apresentação, aprenderá a distinguir Hardware de software, identificar os principais componentes físicos de um computador e as suas funções. Hardware e Software Estrutura de

Leia mais