Boletim informativo editado pela Fundação Procon-SP

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Boletim informativo editado pela Fundação Procon-SP"

Transcrição

1 ano III nº 10 jan/fev//2009 Boletim informativo editado pela Fundação Procon-SP Neste Boletim: Alimentos Medicamentos (automedicação, medicamentos genéricos e venda de medicamentos fracionados) Vamos falar sobre sua Associação (AACC Associação de Apoio à Criança com Câncer) ALIMENTOS Na compra dos produtos alimentícios é importante observar as condições de higiene do estabelecimento. O local deve ser limpo, com atendentes asseados, com roupas adequadas e limpas. Dentre outros cuidados os funcionários que manipulam os alimentos devem conservar as unhas limpas, cortadas, usar protetor de cabelos (touca ou rede) e não devem manipular o dinheiro. Os estabelecimentos devem manter os alimentos nos refrigeradores na temperatura adequada. A temperatura ideal é informada na embalagem. O refrigerador deve permanecer sempre ligado. Se observar que existe água no chão próximo do refrigerador ou gotinhas na embalagem do alimento evite a compra pois isto pode significar que a geladeira foi desligada, o que pode comprometer a qualidade do alimento. Os alimentos congelados devem estar completamente duros e a embalagem não deve estar molhada ou deformada. Os alimentos não devem estar dispostos próximos de materiais de limpeza pois determinadas embalagens podem absorver odores e ter sua qualidade comprometida. Não compre alimentos com cor, cheiro, consistência e textura não característica ou em embalagens sujas, enferrujadas, furadas, estufadas ou amassadas. Em casa, guarde os alimentos em locais longe de umidade e calor colocando os de validade mais próxima na frente dos outros, pois estes deverão ser utilizados mais rapidamente.

2 mais para descongelar. ano III nº 10 jan/fev/mar/ Sempre verifique na embalagem as condições de armazenagem. Não guarde os alimentos juntamente com medicamentos, produtos de limpeza, produtos químicos, de higiene, ou outros produtos. Preserve a sua segurança e a de sua família. Os alimentos perecíveis devem ser comprados por último e colocados rapidamente na geladeira após a compra. Evite deixar a geladeira excessivamente cheia, pois isto poderá comprometer o seu funcionamento. O descongelamento dos alimentos deve ser feito transferindo os produtos do congelador ou freezer para a parte de baixo da geladeira. Não descongele os alimentos em água corrente ou na temperatura ambiente. Se houver urgência no preparo é preferível descongelar diretamente na panela, deixando que haja o total descongelamento. O centro do alimento costuma demorar Jamais experimente o alimento com a colher que você está utilizando para o seu preparo. Após preparados, caso haja sobras, coloque os alimentos na geladeira, em recipientes fechados. Não misture alimentos crus com os cozidos. O alimento deve ser preferencialmente consumido logo após o seu preparo. Quanto maior o tempo de espera maior o risco de contaminação. Não deixe os alimentos na panela. Guarde na geladeira, após o consumo, colocando em recipientes sempre cobertos. Se observar que sobra muito, diminua a quantidade. Os alimentos que sobraram devem ser consumidos em curto espaço de tempo. Faça a limpeza frequente dos locais onde os alimentos são guardados (armários, despensas ou outros) para evitar o acúmulo de restos que podem provocar o surgimento de moscas, baratas e ratos, que contaminam os alimentos e podem causar doenças. Retire todos os alimentos para fazer a limpeza correta do local. Limpe também a geladeira com frequência, retirando os alimentos estragados. Guarde os alimentos refrigerados em sacos plásticos limpos ou outros recipientes apropriados.

3 ano III nº 10 jan/fev/mar/ Dentro da geladeira, congelador ou freezer evite o contato entre peixe, carnes, aves, legumes e frutas; Os alimentos, já abertos, deverão ser guardados sempre bem fechados, pois o contato com o ar faz com que eles estraguem rapidamente. Caso haja carunchos dentro dos sacos de grãos e farinhas jogue fora o conteúdo para que não passem para outros alimentos. Os alimentos que sobrarem nas latas deverão ser retirados e guardados na geladeira dentro de recipientes fechados. OUTROS CUIDADOS IMPORTANTES Lave sempre muito bem as mãos com água e sabão antes de manipular os alimentos: após o uso do banheiro, após mexer no lixo, após cuidar de um animal, antes de iniciar as refeições. As verduras, legumes e frutas devem ser muito bem lavadas com água corrente. Após lavar e antes da preparação, deixe alguns minutos mergulhadas numa solução com hipossulfito de sódio que você pode encontrar no posto de saúde mais próximo de sua casa (verifique as condições de preparo) ou em solução de água sanitária, sem perfume e com recomendação de uso em alimentos. (em 1 litro de água potável adicionar 10 ml (1 colher de sopa rasa) de água sanitária a 2,5%.). Mantenha a água utilizada para a preparação dos alimentos em boas condições. Os reservatórios devem ser limpos e desinfetados a cada seis meses e mantidos sempre bem fechados. Utilize, na cozinha, panos limpos e secos. Os panos usados para limpar o chão não devem ser utilizados para a limpeza da pia. As panelas, pratos e talheres devem ser muito bem lavados com água e sabão ou detergente, com uma esponja sempre limpa e seca. Limpe bem a pia, não se esquecendo do ralo. Troque a esponja regularmente. Uma boa dica é lavar primeiro os copos para que a gordura das panelas e dos pratos não passe para eles pela esponja. Para limpar a geladeira utilize água com um sabão neutro. Não use detergente ou outro produto de cheiro forte, pois este poderá passar para o alimento. O lixo deve ser mantido sempre em um plástico apropriado, bem fechado, dentro de uma lixeira e, se possível, recolhido diariamente. Evite as lixeiras de pia.

4 ano III nº 10 jan/fev/mar/ M E D I C A M E N T O S Seu vizinho indicou um medicamento para sua dorzinha de cabeça insistente? O balconista da farmácia indicou um outro para você tomar para sua alergia? E ainda o apresentador do seu programa de rádio favorito anunciou um excelente medicamento para o seu resfriado persistente? Cuidado! Você já deve ter ouvido falar que a automedicação é uma coisa perigosa, mas não ligou: afinal, que mal há em tomar medicamentos recomendados pelas pessoas? Elas já tomaram e deu certo! Sorte delas. Mas nem sempre dá certo. A única pessoa que deve recomendar um medicamento é o seu médico, baseado nos sintomas que você está apresentando. E você ainda deve dizer a ele que está tomando algum outro remédio, se for o caso, certamente receitado por outro médico, além de informar sobre outras doenças que eventualmente tenha, pois assim ele poderá averiguar se este ou um outro medicamento será mais indicado. Estas informações são importantes para que o médico possa receitar um medicamento que não seja perigoso, ou seja, que não apresente substâncias que entrem em conflito com aquelas de um outro medicamento que você também esteja tomando ou que tenham substâncias que não podem ser administradas no caso de determinadas doenças que você tenha. Casos de automedicação que acabaram de forma trágica têm sido notícia. Recentemente, uma jovem balconista de 25 anos, em Belo Horizonte, ao fazer um exame prático para obter a carteira de habilitação, seguiu a sugestão de tomar um certo medicamento para se acalmar. O medicamento, na verdade, era indicado para hipertensão. Como a jovem tinha asma, o medicamento provocou uma reação e ela foi levada às pressas para o hospital, onde teve parada cardiorrespiratória, entrou em coma e não resistiu, vindo a falecer.

5 ano III nº 10 jan/fev/mar/ Alguns sintomas apresentados de doenças já conhecidas também podem levar a automedicação, porém, muitas vezes, o paciente não tem condições de compreender a relação com uma doença ou com outra, uma vez que muitas doenças apresentam sintomas parecidos num primeiro momento. Mesmo os remédios indicados pelo médico podem apresentar efeitos colaterais. Assim sendo, informe o médico sobre alguma reação estranha que você eventualmente apresentar quando estiver tomando o medicamento recomendado por ele. Desta forma, o médico poderá pedir a suspensão imediata do remédio, assim como sugerir a sua substituição, se for o caso. MEDICAMENTOS GENÉRICOS Os medicamentos genéricos são identificados por uma grande letra G azul impressa sobre uma tarja amarela, situada na parte inferior das embalagens dos produtos. O nome do princípio ativo deve constar acima desta identificação. Os medicamentos genéricos apresentam a mesma segurança que os de referência, demonstrada nos testes de equivalência farmacêutica e bioequivalência realizados. Apresentam os mesmos efeitos, contém o mesmo princípio ativo e a mesma dosagem. Os medicamentos de referência são aqueles registrados junto ao Ministério da Saúde, com eficácia, segurança e qualidade comprovadas cientificamente, que normalmente se encontram, há muito tempo, no mercado e tem uma marca comercial conhecida. É preciso ter a receita médica para a compra dos medicamentos genéricos. Somente os medicamentos de venda livre não exigem receita. O Genérico apresenta a vantagem de ser mais barato do que o medicamento de referência pois os seus fabricantes não precisam fazer investimentos em pesquisas para o seu desenvolvimento uma vez que as formulações já estão definidas pelos medicamentos de referência.

6 ano III nº 10 jan/fev/mar/ VENDA DE MEDICAMENTOS FRACIONADOS A Resolução nº 80 da Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA), de , permite que as farmácias e drogarias, que estejam funcionando regularmente perante os órgãos de Vigilância Sanitária competentes, fracionem medicamentos, o que significa que a embalagem pode ser dividida em partes individualizadas, conforme prescrição médica ou odontológica. Os medicamentos que não necessitam de receita médica também poderão ser vendidos na quan- tidade solicitada. Desta forma o consumidor poderá comprar medicamentos nos estabelecimentos que estiverem adotando este procedimento. Esta medida propicia aos consumidores a aquisição de medicamentos em número suficiente para o tratamento, evitando que as sobras venham a ser utilizadas indevidamente mais tarde, com data de validade vencida ou jogadas inadequadamente no ambiente, além de baratear o custo do medicamento. Desta forma a quantidade exata do medicamento deverá ser indicada pelo médico. Peça sempre a bula do medicamento. A embalagem deverá ser apropriada, desenvolvida para esse fim, não permitindo o contato do medicamento com o meio externo, até a sua utilização pelo usuário final. Ainda deverá constar os dados de identificação (nome do produto, concentração, princípio ativo, nº de registro, lote, prazo de validade, dentre outros). A identificação da embalagem se dá pela inscrição EMBALA- GEM FRACIONÁVEl, em caixa alta e na cor vermelha, localizada logo acima da faixa de restrição de venda ou posição equivalente, se não houver a informação. Nos Medicamentos Genéricos, a inscrição será localizada logo acima da faixa amarela com o logotipo do Genérico. Os dados e as informações devem constar em cada embalagem fracionada para que possa haver o uso adequado do remédio. O fracionamento deve proporcionar as mesmas características de qualidade e segurança do produto e deverá ser feita sob a responsabilidade de um farmacêutico. Este deverá ser identificado de modo que o usuário possa distinguí-lo dos demais funcionários. O fracionamento deverá ser feito em local apropriado e identificado, além de visível para o usuário. A farmácia ou drogaria deve conter também o nome completo do farmacêutico responsável e do horário de sua atuação no estabelecimento de forma legível e ostensiva para o público. Deve conter também uma área adequada para o armazenamento das embalagens fracionáveis

7 ano III nº 10 jan/fev/mar/ identificada de forma ostensiva, para que seja facilmente identificada. Alguns medicamentos sujeitos a controle especial não poderão ser fracionados. VAMOS FALAR SOBRE SUA ASSOCIAÇÃO Este é um espaço para a publicação do relato sobre o trabalho desenvolvido por associações: experiências, público alvo, contatos, etc. O objetivo é possibilitar a troca dessas experiências entre as Associações. Envie seu relato para a Fundação Procon, a/c de Leda Costa, R. Barra Funda, 930, sala 428, Barra Funda, São Paulo/SP, CEP: ou leda.costa@procon.sp.gov.br. Maiores informações, fone: Neste Boletim apresentamos a AACC Associação de Apoio à Criança com Câncer. Esta associação é uma organização civil, sem fins lucrativos, fundada em abril de 1985, com sede em São Paulo. Acolhe crianças com câncer e seu responsável, residentes em outras cidades, enquanto fazem tratamento em hospitais públicos de São Paulo. Fornece moradia, alimentação, transporte para os hospitais, apoio psicológico, lazer e escola. Conta com um quadro de dedicados voluntários e uma rede diversificada de apoiadores que doam alimentos, roupas, brinquedos e dinheiro. A Coordenadora Administrativa da entidade informa que desde está em andamento a construção de um hospital de tratamento de câncer pediátrico, que deverá ser referência internacional. A associação está localizada na Rua Borges Lagoa, 1603, Ibirapuera. Para saber mais visite o site: escreva para: aacc@aacc.org.br ou ligue para (11)

8 ano III nº 10 jan/fev/mar/ FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR DO ESTADO DE SÃO PAULO PROCON/SP ATENDIMENTO, CONSULTAS E RECLAMAÇÕES POSTOS POUPATEMPO: 2ª a 6ª, das 7h às 19 horas - Sábados, das 7h às 13 horas. Itaquera: Av. do Contorno, 60 Metrô Itaquera Santo Amaro: Rua Amador Bueno, 176/258 Sé: Rua do Carmo s/ nº ATENDIMENTO ELETRÔNICO Site do Procon-SP: (Apenas para consultas - não recebe reclamações) Site da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania: OUTROS ATENDIMENTOS Cartas: Caixa Postal Cep: / SP Fax: (11) ª a 6ª, das 10h 00 às 16h 00 Cadastro de Reclamações: (11) ª a 6ª, das 8h 00 às 17h 00 Telefone: 151-2ª a 6ª, das 8h 00 às 17h 00 Ouvidoria do PROCON-SP R. Barra Funda, 930, 1º and. - Sala Barra Funda CEP São Paulo/SP Telefone/Fax: (11) ouvidoria@procon.sp.gov.br OUTROS MUNICÍPIOS Consulte a prefeitura de sua cidade ou o site do Procon-SP Elaboração: Fundação Procon Diretoria de Estudos e Pesquisas Rua Barra Funda, 930, 4º andar Barra Funda CEP São Paulo/SP Autorizada a reprodução deste material, parcial ou na integra, desde que citada a fonte

HIGIENE E MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS

HIGIENE E MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS HIGIENE E MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS Você sabia que existem boas práticas para a produção de alimentos? Elas são definidas por meio de procedimentos capazes de garantir a qualidade higiênica e sanitária.

Leia mais

Boas Práticas para a Conservação dos Alimentos. Palestrante: Liza Ghassan Riachi CICLO DE PALESTRAS ALIMENTAÇÃO E SAÚDE

Boas Práticas para a Conservação dos Alimentos. Palestrante: Liza Ghassan Riachi CICLO DE PALESTRAS ALIMENTAÇÃO E SAÚDE Boas Práticas para a Conservação dos Alimentos Palestrante: Liza Ghassan Riachi CICLO DE PALESTRAS ALIMENTAÇÃO E SAÚDE Evitar contaminação e DTAs Qualidade do Alimento Proteção da Saúde Contaminação Física

Leia mais

Higiene de utensílios, equipamentos e ambientes. Alimento Seguro/PNAE

Higiene de utensílios, equipamentos e ambientes. Alimento Seguro/PNAE Higiene de utensílios, equipamentos e ambientes Alimento Seguro/PNAE Higiene de utensílios, equipamentos e ambientes O que é a higiene de utensílios, equipamentos e ambientes? Qual o objetivos destes procedimentos?

Leia mais

COMO ORGANIZAR A SUA MARMITA. Assessoria de Assuntos Estudantis - Pró-Reitoria de Ensino. Assistência Estudantil. Campus Serra

COMO ORGANIZAR A SUA MARMITA. Assessoria de Assuntos Estudantis - Pró-Reitoria de Ensino. Assistência Estudantil. Campus Serra COMO ORGANIZAR A SUA MARMITA Assessoria de Assuntos Estudantis - Pró-Reitoria de Ensino Assistência Estudantil Campus Serra COMO ORGANIZAR A SUA MARMITA Escolha Escolha uma uma marmita marmita que que

Leia mais

Armazenamento e Transporte de Medicamentos

Armazenamento e Transporte de Medicamentos Educação em Saúde VOL. 87 PUBLICAÇÃO AUTORIZADA Armazenamento e Transporte de Medicamentos Cuidados com medicamentos Este fôlder explica a forma correta de armazenar e transportar medicamentos, pois, se

Leia mais

Conservação dos Alimentos

Conservação dos Alimentos Conservação dos Alimentos Temperatura Local Adequado Higiene Data de validade Como conservar os alimentos Para que os alimentos sejam conservados da melhor maneira e não estraguem: Atenção- Temperatura

Leia mais

CAMPANHA PELO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS

CAMPANHA PELO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS CAMPANHA PELO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS O que é usado para curar e promover a saúde pode ter efeito contrário sem orientação médica ou farmacêutica. Todo medicamento, por mais simples que pareça, pode

Leia mais

PREVENÇÃO NA PREPARAÇÃO DE ALIMENTOS

PREVENÇÃO NA PREPARAÇÃO DE ALIMENTOS . Como sempre afirmamos em nosso treinamento entender o conceito de prevenção como algo que se aplica apenas ao mundo do trabalho é um grande erro que precisa ser corrigido na cabeça das pessoas. Prevenção

Leia mais

CONSUMO: NECESSIDADE X DESEJO

CONSUMO: NECESSIDADE X DESEJO ano I nº 01 out/nov/dez/2006 Este Boletim tem como proposta permitir que os assuntos aqui tratados sejam discutidos pelas lideranças, com seu público, na sua comunidade. O trabalho poderá ser realizado

Leia mais

Controle de Qualidade de Alimentos 1º Módulo

Controle de Qualidade de Alimentos 1º Módulo VIVIAN PUPO DE OLIVEIRA MACHADO Nutricionista (Unoeste) Especialista em Saúde Coletiva (UEL) Especialista em Educação Inclusiva (Facol) Mestranda em Agronomia/Produção Vegetal (Unoeste) Controle de Qualidade

Leia mais

Uso seguro de. Medicamentos Cartilha

Uso seguro de. Medicamentos Cartilha Uso seguro de Medicamentos Cartilha Uso correto de Medicamentos Cartilha SUMÁRIO: Introdução... 7 I. Conselhos Importantes... 8 II. Receita médica... 8 III. Recebendo o medicamento... 9 IV. Bula do medicamento...

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP Pág.: 1/9 ETAPAS DO I. Higiene de Equipamentos e Utensílios 1. Primeiro desligar o equipamento da tomada; 2. Desmontar o equipamento retirando suas partes removíveis; 3. Lavar com detergente e esponja;

Leia mais

Utilize antibióticos apenas com receita médica e orientação do seu farmacêutico.

Utilize antibióticos apenas com receita médica e orientação do seu farmacêutico. Utilizar medicamentos de forma incorreta pode prejudicar a sua saúde e até levar a morte. Medicamento é bom quando necessário e com a orientação do médico e do farmacêutico. Utilize antibióticos apenas

Leia mais

Cantina Escolar. Manual de Práticas Saudáveis. Secretaria da Educação 1

Cantina Escolar. Manual de Práticas Saudáveis. Secretaria da Educação 1 Cantina Escolar Manual de Práticas Saudáveis Secretaria da Educação 1 A construção da cidadania passa, também e necessariamente, pela prática de uma alimentação saudável na infância e na adolescência.

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) DETERGENTE LIMPOL (Neutro, Cristal, Limão, Coco, Maçã, Chá Verde, Laranja e Caribe)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) DETERGENTE LIMPOL (Neutro, Cristal, Limão, Coco, Maçã, Chá Verde, Laranja e Caribe) Página 1 de 7 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome: Detergente Limpol Códigos internos: Neutro: 5004 (500ml) / 19008 (5L) Cristal: 5002 (500ml) Limão: 5003 (500ml) Coco: 5006 (500ml) Maçã: 5005

Leia mais

GARRAFAS. Instruções de Segurança. Por favor leia o manual e instruções de segurança antes de utilizar a sodastream.

GARRAFAS. Instruções de Segurança. Por favor leia o manual e instruções de segurança antes de utilizar a sodastream. GARRAFAS Instruções de Segurança Por favor leia o manual e instruções de segurança antes de utilizar a sodastream. 2 PARA SUA SEGURANÇA É importante que você leia e compreenda todas as instruções de uso

Leia mais

PREPARANDO OS ALIMENTOS

PREPARANDO OS ALIMENTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO PPGAN PREPARANDO OS ALIMENTOS CUIDADOS COM HIGIENIZAÇÃO E CONSERVAÇÃO Natália Boia Soares Nutricionista

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Página 1 de 5 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome: Sabão de Coco em Pó Mon Bijou (500g) Códigos interno: 16002 Empresa: BOMBRIL S/A Telefone de Emergência: 0800 014 8110 2 - COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Página 1 de 5 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome: Detergente Pronto Códigos interno: Brisa Tropical: 24003 Cajá da Terra: 24045 Força do Coco: 24031 Limão Refrescante: 24002 Maçã Vibrante:

Leia mais

SUMÁRIO ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA O USO CORRETO DE MEDICAMENTOS... 4 CONSELHOS IMPORTANTES...5 RECEITA MÉDICA...6 RECEBENDO O MEDICAMENTO...

SUMÁRIO ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA O USO CORRETO DE MEDICAMENTOS... 4 CONSELHOS IMPORTANTES...5 RECEITA MÉDICA...6 RECEBENDO O MEDICAMENTO... SUMÁRIO ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA O USO CORRETO DE MEDICAMENTOS... 4 CONSELHOS IMPORTANTES...5 RECEITA MÉDICA...6 RECEBENDO O MEDICAMENTO...7 BULA DO MEDICAMENTO...8 COMO TOMAR O MEDICAMENTO...8 QUANDO

Leia mais

POP 1: PARA DESCONGELAMENTO DE CARNE

POP 1: PARA DESCONGELAMENTO DE CARNE Revisão 00 POP 1: PARA DESCONGELAMENTO DE CARNE RETIRAR A CARNE DO CONGELADOR COM ANTECEDÊNCIA ; COLOCAR EM UM RECIPIENTE ; DEIXAR DENTRO DA GELADEIRA POR NO MÁXIMO 72 HS. >RESPONSÁVEL: Manipulador. >

Leia mais

- FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) SAPÓLIO RADIUM CLORO (PÓ) Elaboração: P&D Solange Hernandes

- FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) SAPÓLIO RADIUM CLORO (PÓ) Elaboração: P&D Solange Hernandes Página 1 de 6 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Sapólio Radium Cloro (Pó) Código Interno: 14003 / 14016 Empresa: BOMBRIL S/A Telefone de Emergência: 0800 014 8110 2 - COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE

Leia mais

Departamento de Puericultura e Pediatria Setor de Imunologia e Alergia Pediátrica. Orientações Gerais sobre Alergia

Departamento de Puericultura e Pediatria Setor de Imunologia e Alergia Pediátrica. Orientações Gerais sobre Alergia Departamento de Puericultura e Pediatria Setor de Imunologia e Alergia Pediátrica Orientações Gerais sobre Alergia 1. O que é alergia? Alergia caracteriza-se por uma hipersensibilidade do sistema imunológico,

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Mon Bijou Amaciante de Roupas

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Mon Bijou Amaciante de Roupas Página 1 de 5 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome: Códigos interno: Pureza: 4021 (500 ml) / 4022 (1L) / 19255 (2 L) / 19256 (5 L) Harmonia: 4023 (500 ml) / 4024 (1L) / 19257 (2 L) Magia: 4025

Leia mais

tudo sobre MEDICAMENTOS Uso consciente de medicamentos Campanha de valorização dos medicamentos genéricos Volume 5

tudo sobre MEDICAMENTOS Uso consciente de medicamentos Campanha de valorização dos medicamentos genéricos Volume 5 tudo sobre MEDICAMENTOS Campanha de valorização dos medicamentos genéricos Volume 5 Uso consciente de medicamentos 1. Perigos da automedicação Os medicamentos possuem papel fundamental para a sobrevivência

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) VANTAGE LIMPA CARPETES E TAPETES

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) VANTAGE LIMPA CARPETES E TAPETES Página 1 de 5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Código interno: 7519 (12/500 ml) Aplicação: Limpar Carpetes e Tapetes. Empresa: BOMBRIL S/A TELEFONE DE EMERGÊNCIA: 0800 014 8110

Leia mais

Limpeza do Inalador. Materiais Necessários 14/08/2017. Aparelho inalador;

Limpeza do Inalador. Materiais Necessários 14/08/2017. Aparelho inalador; Limpeza do Inalador Inaloterapia: Método utilizado para administração de medicamentos diretamente no trato respiratório. Vários tipos medicamentos são atualmente utilizados via inalação no tratamento das

Leia mais

Escrito por Assessoria de Comunicação Sex, 13 de Maio de :23 - Última atualização Sex, 13 de Maio de :56

Escrito por Assessoria de Comunicação Sex, 13 de Maio de :23 - Última atualização Sex, 13 de Maio de :56 O verão acabou, mas a luta contra o mosquito Aedes aegypti está longe de terminar. Com casos cada vez mais frequentes de doenças transmitidas pelo mosquito, como Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela,

Leia mais

INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE SEGURANÇA

INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE SEGURANÇA Agradecemos a preferência por este produto. Leia todas as instruções antes de utilizar este produto e guarde este manual para referência futura. INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE SEGURANÇA Ao utilizar um aparelho

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) SAPÓLIO RADIUM CREMOSO (Bouquet, Lavanda, Limão, Original e Pinho)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) SAPÓLIO RADIUM CREMOSO (Bouquet, Lavanda, Limão, Original e Pinho) Página 1 de 6 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Produto: Sapólio Radium Cremoso Códigos Internos: Bouquet: 14015 Lavanda: 14014 Limão: 14009 Original: 14007 Pinho: 14010 Empresa: BOMBRIL S/A Endereço:

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) SAPÓLIO RADIUM LIMPA INOX

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) SAPÓLIO RADIUM LIMPA INOX Página 1 de 6 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Produto: Sapólio Radium Limpa Inox Códigos Internos: 14036 (12/300ml) Empresa: BOMBRIL S/A Telefone de Emergência: 0800 014 8110 2 - COMPOSIÇÃO E

Leia mais

ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO. Calendário Vacinal Parte 23. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO. Calendário Vacinal Parte 23. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO Calendário Vacinal Parte 23 Profª. Tatiane da Silva Campos O funcionamento da sala de vacinação Antes do início da atividade de vacinação a equipe deve: Verificar: limpeza e ordem

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Página 1 de 6 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome do produto: Códigos internos: Gatilho (12X500 ml): 07104 Refil (12X500 ml): 07105 Squeeze (12X500 ml): 07106 Aplicação: Limpa Vidros. Empresa:

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) DETERGENTE LIMPOL (Neutro, Cristal, Limão, Coco, Maçã, Chá Verde, Laranja e Caribe)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) DETERGENTE LIMPOL (Neutro, Cristal, Limão, Coco, Maçã, Chá Verde, Laranja e Caribe) Página 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome: Detergente Limpol Códigos internos: Neutro: 5004 (500ml) / 19008 (5L) Cristal: 5002 (500ml) / 19023 (5L) Limão: 5003 (500ml) Coco: 5006 (500ml)

Leia mais

II 1 P V Z O -C P E Guia de uso

II 1 P V Z O -C P E Guia de uso EP-COZVPII 1 Guia de uso Health Line Introdução Você acaba de adquirir um produto SUZUKI da mais alta qualidade, por isso, agradecemos à sua confiança. Leia atentamente as recomendações e suas instruções

Leia mais

Fique atento, mesmo com a utilização da epharma você ainda encontrará grandes variações no preço praticado pelas farmácias que fazem parte do

Fique atento, mesmo com a utilização da epharma você ainda encontrará grandes variações no preço praticado pelas farmácias que fazem parte do Com o programa, você pode comprar medicamentos com descontos de até 60% em toda rede credenciada, que abrange as principais farmácias do país. Clique aqui e confira a rede completa de farmácias credenciadas.

Leia mais

CONGELAMENTO DE ALIMENTOS

CONGELAMENTO DE ALIMENTOS CONGELAMENTO DE ALIMENTOS COMO CONGELAR ALIMENTOS DA MANEIRA CORRETA Os alimentos congelados industrializados são ricos em sódio, gorduras e colesterol. Se a ideia é apelar apara a praticidade, nós temos

Leia mais

Uso de Etoposido Orientações ao paciente

Uso de Etoposido Orientações ao paciente Educação em Saúde VOL. 60 PUBLICAÇÃO AUTORIZADA Uso de Etoposido Orientações ao paciente Como o medicamento se apresenta? Apresenta-se em seringas de ml (dose de ml). Este medicamento é um líquido levemente

Leia mais

Postura, ética, higiene e coleta seletiva no ambiente de trabalho

Postura, ética, higiene e coleta seletiva no ambiente de trabalho Postura, ética, higiene e coleta seletiva no ambiente de trabalho Importância do funcionário da copa no Senado Federal A eficiência e satisfação das pessoas no nosso ambiente passam por você! Dependemos

Leia mais

simeticona Biosintética Farmacêutica Ltda. Emulsão Gotas 75 mg/ml

simeticona Biosintética Farmacêutica Ltda. Emulsão Gotas 75 mg/ml simeticona Biosintética Farmacêutica Ltda. Emulsão Gotas 75 mg/ml BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO simeticona Medicamento genérico Lei nº

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) ECOBRIL LAVA ROUPAS CONCENTRADO (Líquido) (Flor de Lavanda e Flor de Lilly)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) ECOBRIL LAVA ROUPAS CONCENTRADO (Líquido) (Flor de Lavanda e Flor de Lilly) Página 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Códigos internos: Flor de Lavanda (12/500ml): 13022 Flor de Lavanda - Refil (14/500ml): 13023 Flor de Lilly (12/500ml): 13009 Flor

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) ÓLEO PARA MÓVEIS Q BRILHO

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) ÓLEO PARA MÓVEIS Q BRILHO Página 1 de 5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: ÓLEO PARA MÓVEIS Q BRILHO Códigos internos: 12/200 ml: 7570 Aplicação: Proteger, dar brilho e revitalizar a madeira. Empresa: BOMBRIL

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE LIMPEZA:

PROCEDIMENTOS DE LIMPEZA: CLÍNICAS: 1. Recolher o lixo todos os turnos 2. Teto (1x por semana) 3. Paredes (1x por semana) - Com água e sabão utilizando esponja ou pano - Limpar pia e bancadas com água e sabão e depois hipoclorito

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Página 1 de 7 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Código interno: 12010 (250ml) e 12009 (100ml) Empresa: BOMBRIL S/A TELEFONE DE EMERGÊNCIA: 0800 014 8110 2 - COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES

Leia mais

FISPQ (FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS.) DETERGENTE DE USO GERAL MARANSO PRONTO USO 1-IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA:

FISPQ (FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS.) DETERGENTE DE USO GERAL MARANSO PRONTO USO 1-IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1-IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1.1 Nome Comercial: Detergente de Uso geral Pronto Uso Maranso versão Coco 1.2 Código de Venda: 001 1.3 Nome do Fabricante: QOB MATERIAIS DOMISSANEANTES LTDA EPP

Leia mais

FISPQ. Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico. DETERGENTE MALTEX (Neutro, Citrus, Coco, Guaraná, Laranja, Limão, Maça, Maracujá)

FISPQ. Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico. DETERGENTE MALTEX (Neutro, Citrus, Coco, Guaraná, Laranja, Limão, Maça, Maracujá) Página 1 de 6 DETERGENTE MALTEX (Neutro, Citrus, Coco, Guaraná, Laranja, Limão, Maça, Maracujá) 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 1.1. Nome do produto:detergente Maltex 1.2. Aplicação: Utilizado

Leia mais

INSEGURANÇA ALIMENTAR X ALIMENTO SEGURO

INSEGURANÇA ALIMENTAR X ALIMENTO SEGURO 1 2 a S e m a n a C o m p l e m e n t a n d o o t e m a d a s e m a n a p a s s a d a - A l i m e n t a ç ã o a d e q u a d a e s a u d á v e l - v a m o s f a l a r d e d o i s a s p e c t o s m u i t

Leia mais

VIGILÂNCIA SANITÁRIA EM AÇÃO HIGIENIZAÇÃO DAS CAIXAS D ÁGUA

VIGILÂNCIA SANITÁRIA EM AÇÃO HIGIENIZAÇÃO DAS CAIXAS D ÁGUA VIGILÂNCIA SANITÁRIA EM AÇÃO HIGIENIZAÇÃO DAS CAIXAS D ÁGUA Prevenir ainda é o melhor remédio! A falta de higienização periódica das caixas d água pode acarretar na ocorrência de muitas doenças. Conheça

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Página 1 de 7 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome do produto: PRATICE LIMPADOR Códigos internos: Pratice Limpador Cerâmica e Porcelanato - 07175 Pratice Limpador Laminados - 07176 Pratice Limpador

Leia mais

OL Combo Dengue NS1/IgG/IgM

OL Combo Dengue NS1/IgG/IgM 1- Identificação do Produto e da Empresa Nome do Produto: Código Interno de Identificação do Produto: 4 Nome da Empresa: Orangelife Comércio e Indústria Ltda Endereço: Estrada dos Bandeirantes 11742 Vargem

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Página 1 de 5 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome: Lava Roupas Pronto com Amaciante Códigos interno: 24027 (500 g) / 24028 (1 kg) Empresa: BOMBRIL S/A Endereço: Marginal Direita da Via Anchieta

Leia mais

Manutenção e Higienização: Instalações, Alimentos, Equipamentos e Utensílios Aula VIII. Prof.: Alessandra Miranda

Manutenção e Higienização: Instalações, Alimentos, Equipamentos e Utensílios Aula VIII. Prof.: Alessandra Miranda Manutenção e Higienização: Instalações, Alimentos, Equipamentos e Utensílios Aula VIII Prof.: Alessandra Miranda Substâncias Detergentes e Sanitizantes Substâncias Detergentes Uso geral Alcalinos ou clorados

Leia mais

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos revisão: 01 Identificação do produto e da Empresa Nome do Natureza Química: Desinfetante de uso geral Autorização de Funcionamento / MS Nº: 3.04500.8 Produto Registrado na ANVISA/MS Nº: 3.0453434.6 Publicação

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) ECOBRIL LAVA LOUÇAS CONCENTRADO (Maracujá com Alecrim e Laranja com Gengibre)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) ECOBRIL LAVA LOUÇAS CONCENTRADO (Maracujá com Alecrim e Laranja com Gengibre) Página 1 de 5 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome: Ecobril Lava Louças Concentrado Códigos internos: Maracujá e Alecrim frasco (24/500ml): 13003 Maracujá e Alecrim refil (24/500ml): 13004 Laranja

Leia mais

PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº. 001/2015, de 01 de Julho de 2015 PROVA OBJETIVA: 16 DE AGOSTO DE 2015 CARGO: MERENDEIRA. Nome do Candidato (A)...

PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº. 001/2015, de 01 de Julho de 2015 PROVA OBJETIVA: 16 DE AGOSTO DE 2015 CARGO: MERENDEIRA. Nome do Candidato (A)... PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº. 001/2015, de 01 de Julho de 2015 PROVA OBJETIVA: 16 DE AGOSTO DE 2015 CARGO: MERENDEIRA Nome do Candidato (A)...... Assinatura INSTRUÇÕES AO CANDIDATO 1. A prova possui 20

Leia mais

GÁS DE BOTIJÃO (GLP)

GÁS DE BOTIJÃO (GLP) GÁS DE BOTIJÃO (GLP) 1 REVENDA DE GÁS DE BOTIJÃO 3 (GÁS LIQUEFEITO DE PETRÓLEO - GLP) Só pode vender gás de botijão o comerciante que estiver regular junto à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e

Leia mais

FICHA DE IDENTIFICAÇÃO E SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FICHA DE IDENTIFICAÇÃO E SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS 1 Identificação do Produto e da Empresa Nome do Produto: Empresa: Koube Indústria de Produtos Automotivos Ltda Endereço: Av dos Pinheirais, 1347 Araucária - PR CEP: 83705-575 Tel/Fax: (41) 3404 2306 E-mail:

Leia mais

INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE SEGURANÇA CUIDADOS E MANUTENÇÃO

INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE SEGURANÇA CUIDADOS E MANUTENÇÃO Agradecemos a preferência por este produto. Leia todas as instruções antes de utilizar este produto e guarde este manual para referência futura. INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE SEGURANÇA Ao utilizar um aparelho

Leia mais

Rehidrat 50. Bula para paciente. Pó para solução. Sabor laranja - 48,93 mg/g + 64,30 mg/g + 57,50 mg/g + 791,55 mg/g

Rehidrat 50. Bula para paciente. Pó para solução. Sabor laranja - 48,93 mg/g + 64,30 mg/g + 57,50 mg/g + 791,55 mg/g Rehidrat 50 Bula para paciente Pó para solução Sabor laranja - 48,93 mg/g + 64,30 mg/g + 57,50 mg/g + 791,55 mg/g Sabor natural - 50,84 mg/g + 66,82 mg/g + 59,77 mg/g + 822,64 mg/g REHIDRAT 50 cloreto

Leia mais

PARACETAMOL. BELFAR LTDA. Solução gotas 200 mg/ml

PARACETAMOL. BELFAR LTDA. Solução gotas 200 mg/ml PARACETAMOL BELFAR LTDA. Solução gotas 200 mg/ml PARACETAMOL Medicamento genérico, Lei nº 9.787, de 1999. USO ADULTO E PEDIÁTRICO USO ORAL APRESENTAÇÃO Solução gotas: frasco contendo 15 ml. COMPOSIÇÃO

Leia mais

TYLEMAX paracetamol. APRESENTAÇÃO Linha Farma: Solução oral em frasco plástico opaco gotejador com 10 ml, contendo 200mg/mL de paracetamol.

TYLEMAX paracetamol. APRESENTAÇÃO Linha Farma: Solução oral em frasco plástico opaco gotejador com 10 ml, contendo 200mg/mL de paracetamol. TYLEMAX paracetamol APRESENTAÇÃO Linha Farma: Solução oral em frasco plástico opaco gotejador com 10 ml, contendo 200mg/mL de paracetamol. USO ADULTO E PEDIÁTRICO USO ORAL COMPOSIÇÃO Cada ml da solução

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Q BRILHO CERA AUTO BRILHO

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Q BRILHO CERA AUTO BRILHO Página 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Q BRILHO CERA AUTO BRILHO Códigos internos: Incolor 12/750 ml: 7530 12/500 ml: 7531 - Refil Vermelha 12/750 ml: 7532 12/500 ml: 7537

Leia mais

Perguntas e respostas sobre a RDC nº 44/2010

Perguntas e respostas sobre a RDC nº 44/2010 1. De que trata a RDC 44/2010? Esta resolução estabelece novos mecanismos para a prescrição e o controle da dispensação de medicamentos antimicrobianos. As novas regras estabelecem adequações de embalagem

Leia mais

Diário Oficial Imprensa Nacional.Nº 62 DOU 29/03/12 seção 1 - p.104

Diário Oficial Imprensa Nacional.Nº 62 DOU 29/03/12 seção 1 - p.104 Diário Oficial Imprensa Nacional.Nº 62 DOU 29/03/12 seção 1 - p.104 REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL BRASÍLIA - DF MINISTÉRIO DA SAÚDE AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA RESOLUÇÃO - RDC Nº 21, DE 28

Leia mais

Manual de instalação das Cubas de Sobrepor VULCANO

Manual de instalação das Cubas de Sobrepor VULCANO Manual de instalação das Cubas de Sobrepor VULCANO Neste manual se encontram as informações para: Instalação da cuba de sobrepor. Instalação da válvula. Instruções para manutenção do produto. Termo de

Leia mais

FISPQ FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS SABÃO EM BARRA NUTRILAR

FISPQ FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS SABÃO EM BARRA NUTRILAR 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome: Sabão em Barra Marmorizado Nutrilar Verde e Azul Barras de 200g, 500g e 1000g Nome: Sabão em Barra Glicerinado Nutrilar Lavanda, Limão Neutro e Azul Pacotes

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Ana Luiza Câmara Primeira Dama do Estado de Pernambuco

APRESENTAÇÃO. Ana Luiza Câmara Primeira Dama do Estado de Pernambuco APRESENTAÇÃO O Programa Horta em Todo Canto tem como objetivo fomentar entre as instituições do Governo do Estado a importância e a consciência do consumo e cultivo de alimentos saudáveis. O sucesso de

Leia mais

HORÁRIO DE MEDICAMENTOS

HORÁRIO DE MEDICAMENTOS HORÁRIO DE MEDICAMENTOS JEJUM ANTES DO CAFÉ DA MANHÃ APÓS CAFÉ DA MANHÃ APÓS ALMOÇO APÓS CAFÉ DA TARDE APÓS O JANTAR ANTES DE DEITAR AMBULATÓRIO UNIVERSITÁRIO HORÁRIO DE MEDICAMENTOS HORÁRIOS MEDICAMENTOS

Leia mais

Boletim informativo editado pela Fundação Procon-SP

Boletim informativo editado pela Fundação Procon-SP ano I nº 04 jul/ago/set/2007 Boletim informativo editado pela Fundação Procon-SP ESCOVA É ASSUNTO SÉRIO Se você deseja mudar os seus cabelos porque são crespos e você os quer lisos, seguindo a moda, deve

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Página 1 de 6 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome do produto: Código interno: 5042 Aplicação: secante abrilhantador de louças para máquinas de lavar louças Empresa: BOMBRIL S/A TELEFONE DE

Leia mais

Roteiro de inspeção interna - Bares e Lanchonetes

Roteiro de inspeção interna - Bares e Lanchonetes Roteiro de inspeção interna - Bares e Lanchonetes O formulário a seguir foi adaptado do site da secretaria municipal de saúde de Curitiba (www.saude.curitiba.pr.gov.br). As exigências, por sua vez, foram

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) NO AR ODORIZANTE DE AMBIENTES (PINK e LE LIS)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) NO AR ODORIZANTE DE AMBIENTES (PINK e LE LIS) Página 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Códigos internos: Le Lis (12/300ml): 9025 Pink (12/300ml): 9026 Aplicação: Odorizar ambientes e tecidos. Empresa: BOMBRIL S/A TELEFONE

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) MON BIJOU CONCENTRADO (Clássico, Noite de Sonhos, Pôr-do-Sol e Dia de Frescor)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) MON BIJOU CONCENTRADO (Clássico, Noite de Sonhos, Pôr-do-Sol e Dia de Frescor) Página 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Códigos internos: Clássico (12/500ml): 4060 Pôr-do-Sol (12/500ml): 4061 Noite de Sonhos (12/500ml): 4062 Dia de Frescor (12/500ml):

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO PARA AMBULANTES NÚMERO: ANO: A- IDENTIFICAÇÃO 1-RAZÃO SOCIAL: 2-NOME FANTASIA: 3-ALVARÁ/LICENÇA SANITÁRIA: 4-CNPJ/CPF: 5-ENDEREÇO(Rua/Av.) 6-Nº: 7-COMPL:

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Página 1 de 6 1. DENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome: Códigos internos: Squeeze: 7181 Aplicação: Limpador de uso geral Empresa: BOMBRIL S/A. Marginal Direita da Via Anchieta, km14 - Rudge Ramos

Leia mais

1- IDENTIFICAÇÃO 2- COMPOSIÇÃO DO PRODUTO:

1- IDENTIFICAÇÃO 2- COMPOSIÇÃO DO PRODUTO: 1- IDENTIFICAÇÃO Nome do produto: Lava Roupas Econômico Aplicação: Limpeza em geral Estado físico: Sólido (pó) Embalagem: Sachê 200 e 500g Versões: ouro e prata. 1.1 Identificação do Fabricante: F. C.

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO FISPQ LIMPADOR A BASE DE ÁLCOOL

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO FISPQ LIMPADOR A BASE DE ÁLCOOL FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO FISPQ LIMPADOR A BASE DE ÁLCOOL SEÇÇAO 1.0 INFORMAÇÕES DO PRODUTO E DA EMPRESA NOME DO PRODUTO : LIMPADOR A BASE DE ALCOOL - FLORAL NOME DO FABRICANTE:

Leia mais

AULA 03. Organização é tudo. Curso de confeitaria com Dani Noce

AULA 03. Organização é tudo. Curso de confeitaria com Dani Noce AULA 03 Organização é tudo Curso de confeitaria com Dani Noce AULA 03 Organização é tudo! 2 Claro que é tudo, você tem alguma dúvida disso? Será que tem aluno bagunceiro por aí? Na dúvida, vamos organizar

Leia mais

Ficha Individual de Segurança de Produto Químico FISPQ NBR 14725

Ficha Individual de Segurança de Produto Químico FISPQ NBR 14725 Ficha Individual de Segurança de Produto Químico FISPQ NBR 14725 Produto Elaborado Revisado DETERGENTE ARCHOTE 15/10/2008 15/10/2008 1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto: Detergente

Leia mais

1. USO DO MEDICAMENTO 9 2. PERIGOS DA AUTOMEDICAÇÃO VENDA ILÍCITA DE MEDICAMENTOS MEDICAMENTOS GENÉRICOS 17. Índice.

1. USO DO MEDICAMENTO 9 2. PERIGOS DA AUTOMEDICAÇÃO VENDA ILÍCITA DE MEDICAMENTOS MEDICAMENTOS GENÉRICOS 17. Índice. 1. USO DO MEDICAMENTO 9 2. PERIGOS DA AUTOMEDICAÇÃO 11 3. VENDA ILÍCITA DE MEDICAMENTOS 13 4. MEDICAMENTOS GENÉRICOS 17 Índice Ficha Técnica: Propriedade: ARFA - Agência de Regulação e Supervisão dos Produtos

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS AMACIANTE AQUAFAST

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS AMACIANTE AQUAFAST FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS AMACIANTE AQUAFAST 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 1.1. Nome do produto: Amaciante Aquafast 1.2. Natureza Química: Amaciante de Roupas 1.3.

Leia mais

TETMOSOL Solução sulfiram. Solução de 22,25 g de sulfiram/100 ml (25g de sulfiram/100g) em embalagens contendo 1 frasco com 100 ml.

TETMOSOL Solução sulfiram. Solução de 22,25 g de sulfiram/100 ml (25g de sulfiram/100g) em embalagens contendo 1 frasco com 100 ml. TETMOSOL Solução sulfiram I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO TETMOSOL Solução sulfiram APRESENTAÇÕES Solução de 22,25 g de sulfiram/100 ml (25g de sulfiram/100g) em embalagens contendo 1 frasco com 100 ml.

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) CRÉO CRYSTALLINO Elaborado: 01/12/2014 Revisão: 02 Página 1 de 5

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) CRÉO CRYSTALLINO Elaborado: 01/12/2014 Revisão: 02 Página 1 de 5 Página 1 de 5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome: Códigos internos: 12007 (1L) Aplicação: Desinfetante para Uso Geral Empresa: BOMBRIL S/A. Marginal Direita da Via Anchieta, km14 - Rudge Ramos

Leia mais

Uso de Citarabina Orientações ao paciente

Uso de Citarabina Orientações ao paciente Educação em Saúde VOL. 59 PUBLICAÇÃO AUTORIZADA Uso de Citarabina Orientações ao paciente Como o medicamento se apresenta? Apresenta-se preparado em seringas de ml (dose de ml). Este medicamento é um líquido

Leia mais

NISTATINA + ÓXIDO DE ZINCO

NISTATINA + ÓXIDO DE ZINCO NISTATINA + ÓXIDO DE ZINCO Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Pomada 100.000UI/g + 200mg/g I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO NISTATINA + ÓXIDO DE ZINCO Medicamento genérico Lei nº 9.787, de

Leia mais

simeticona Medicamento genérico lei nº 9787, de 1999"

simeticona Medicamento genérico lei nº 9787, de 1999 simeticona Medicamento genérico lei nº 9787, de 1999" MEDQUÍMICA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA Emulsão oral (gotas) 75 mg/ml simeticona Medicamento genérico lei nº 9787, de 1999" emulsão oral (gotas) I-

Leia mais

Água para irrigação Forma farmacêutica: Solução

Água para irrigação Forma farmacêutica: Solução Água para irrigação Forma farmacêutica: Solução Forma farmacêutica e apresentações: Solução MODELO DE BULA Água para irrigação Caixa contendo 1 frasco plástico de 2000 ml. USO EXTERNO USO ADULTO COMPOSIÇÃO:

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Página 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Código interno: 7504 (12 X 100 ml) Empresa: BOMBRIL S/A TELEFONE DE EMERGÊNCIA: 0800 014 8110 Aplicação: detergente para pré-lavagens.

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) SABÃO DE COCO PASTOSO LIMPOL

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) SABÃO DE COCO PASTOSO LIMPOL Página 1 de 5 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome: Sabão de Coco Pastoso Limpol Códigos internos: 15602 (500g) / 15605 (200g) Empresa: BOMBRIL S/A TELEFONE DE EMERGÊNCIA: 0800 014 8110 Aplicação:

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Página 1 de 5 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome do Produto: Esponja Bombril Códigos Internos: Antiaderente Superfícies Delicadas: Unitária 17014 / Embalagem Econômica 17023 Multiuso Limpeza

Leia mais

Fluimare. Zambon Laboratórios Farmacêuticos Ltda Solução Nasal 9 mg

Fluimare. Zambon Laboratórios Farmacêuticos Ltda Solução Nasal 9 mg Fluimare Zambon Laboratórios Farmacêuticos Ltda Solução Nasal 9 mg I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO FLUIMARE cloreto de sódio 0,9% APRESENTAÇÃO Solução nasal estéril. Frasco de 50 ml com válvula pump (micronebulizador).

Leia mais

simeticona Biosintética Farmacêutica Ltda. Comprimidos 40 mg

simeticona Biosintética Farmacêutica Ltda. Comprimidos 40 mg simeticona Biosintética Farmacêutica Ltda. Comprimidos 40 mg BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO simeticona Medicamento genérico Lei nº 9.787,

Leia mais

1 IDENTIFICAÇÃO 2 COMPOSIÇÃO DO PRODUTO

1 IDENTIFICAÇÃO 2 COMPOSIÇÃO DO PRODUTO 1 IDENTIFICAÇÃO Nome do Produto: Lava Louças Econômico e FC (Coco, Limão, Maçã, Marine, Neutro, Uva e Clear). Aplicação: Remoção de gorduras, limpeza de louças, talheres e panelas. Estado físico: Líquido

Leia mais

EMPRESA Nome do Fabricante: Ambiente Produtos de Limpeza Ltda. Rua João Carniel nº 910 Bairro Carniel Gramado/RS Telefone/Fax: (54) /3286.

EMPRESA Nome do Fabricante: Ambiente Produtos de Limpeza Ltda. Rua João Carniel nº 910 Bairro Carniel Gramado/RS Telefone/Fax: (54) /3286. Produto: Detergente Neutro RCD Ambientare Página 1 de 5 1. Identificação do Produto e da Empresa PRODUTO Nome do Produto: Detergente Neutro RCD Ambientare Registro M.S. nº: Produto Notificado na Anvisa/MS

Leia mais