Group of 8 ~ Go8. O Groupof8 éformado por Vice Reitores e Presidentes das principais Universidades líderes em Pesquisa da Austrália.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Group of 8 ~ Go8. O Groupof8 éformado por Vice Reitores e Presidentes das principais Universidades líderes em Pesquisa da Austrália."

Transcrição

1

2 The University of Western Australia Group of 8 ~ Go8 Monash University The Australian National University The University of Adelaide The University of Melbourne The University of New South Wales The University of Queensland The University of Sydney O Groupof8 éformado por Vice Reitores e Presidentes das principais Universidades líderes em Pesquisa da Austrália. O Groupof8 é reconhecido por suas amplas área de pesquisas, por suas áreas de treinamento e educação e liderança na sociedade acadêmica e para lidar com assuntos complexos de pesquisa e desenvolvimento e inovação.

3 Universidades do Go8 The University of Western Australia The University of Adelaide Monash University The University of Melbourne The University of Queensland The University of New South Wales The University of Sydney The Australian National University

4 Características das Universidades do Go8 As Universidades do Go8 são reconhecidas pelos seguintes critérios: Mais da metade dos alunos que desenvolvem pesquisa na Austrália estão matriculados em uma Universidade do Go8. Matriculam os alunos com as melhores notas e perfil acadêmico. Estão classificadas dentre as melhores Universidades do mundo.

5 Características das Universidades do Go8 Todos os ganhadores de Premio Nobel da Australia se formaram em uma das Universidades do Go8. Recebem a maior parte de financiamento da industria e do governo para o desenvolvimento e pesquisa. As Universidades do Go8 concentram a maior parte de todas as pesquisas publicadas na Austrália.

6 Investimento em pesquisa (%) x Investimento total recebido pelas Universidades australianas

7 Número de área de pesquisa classificada entre 4 ou 5 de acordo com ERA

8 Como Gerar os melhores benefícios aos aluno do CsF? Processo de Placement dos alunos Participação da IES Brasileira Plano de trabalho desenvolvido no Brasil Sistema eficiente de comunicação entre a Universidade e o Parceiro

9 Como Gerar os melhores benefícios aos aluno do CsF? Incentivo a colocação em pesquisa Auxilio em colocação em estágios Desenvolver acordos em pesquisa entre a IES Brasileira e a Universidade Australiana

10 Excelência em Pesquisa na Austrália (ERA) ERA compreende... Conselho de Pesquisa Australiano que acessa e classifica todas as pesquisas desenvolvidas nas Universidades da Austrália através de conselhos reconhecidos internacionalmente. Organiza o mais compreensivo arquivo de todas as áreas de pesquisa da Austrália identificando oportunidades de desenvolvimento de pesquisa nas Universidades.

11 Excelência em Pesquisa na Austrália (ERA) Foi desenvolvido para identificar excelência em pesquisa: Classificação 3 indica pesquisa de acordo com padrão mundial Classificação 4 indica pesquisa acima do padrão mundial Classificação 5 indica pesquisa muito acima dos padrões mundiais. ERA observou mais de 91% das pesquisas desenvolvidas nas Universidades do Go8 como nível 4 e nível 5.

12 Colaboração Group of 8 Australia s Knowledge Gateway As Universidades do Go8 em conjunto desenvolveram Australia s Knowledge Gateway ; Uma ferramenta de pesquisa que destaca as atividades acadêmicas, gerando mais acesso para o Setor Privado, Governo, Ministério de Relações Exteriores, Orgãos Oficiais de Comércio, estudantes e parceiros ao redor do mundo. Utilizando a palavra chave é possível encontrar professores pesquisadores e instituições que desenvolvem pesquisas em todas as disciplinas.

13 Colaboração Internacional As parcerias internacionais permitem que as Universidades do Go8 desenvolvam pesquisas de ponta e inovação. O Go8 procura colaboração com instituições e grupos ao redor do mundo com as mesmas características com o intuito de aumentar a participação dos envolvidos, centros de pesquisas das Universidades parceiras.

14 Exemplos de Colaboração Internacional do Go8 DAAD (German Academic Exchange Service) troca de jovens pesquisadores entre Australia e Alemanha. Go8 MoU com as principais Universidades do Chile troca de know how, pesquisa, inovação e transferência de tecnologia. Go8 MoUcom as principais Universidades da China (C9) staff/internationalcollaboration

15 Austrália Brasil Memorandum of Understanding entre o Departamento de Ciência e Industria da Austrália e o Ministério da Ciência e Recursos da Austrália com o Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil. Acordo assinado em 13 de Fevereiro de Memorandum of Understanding entre o Ministério da Educação, Ciência e Treinamento da Austrália e o Ministério da Educação do Brasil, acordo assinado em Abril de 2005.

16 Austrália Brasil Memorandum of Understanding entre o Governo da Austrália e o Governo do Brasil para estabelecer e ampliar parcerias, acordo assinado em Nova Iorque, 21 de setembro de Memorandums of Understanding de educação superior e pesquisa entre (CNPq/MCTI ) e (CAPES /MEC) e o consórcio do Group of 8 da Austrália, acordo assinado em Março 2012 (Ciência sem Fronteiras).

17 Go8 Austrália Brasil Existem diversos interesses acadêmicos e de cooperação entre as instituições Brasileiras e Australianas para desenvolver diversas áreas de pesquisa e trabalhos. Destacam se: se: Agricultura Biodiversidade Energia Meio Ambiente Biomedicina Ciências Marinhas Mineração Nanotecnologia Novas Tecnologias Sustentabilidade Àgua Engenharia Turismo

18 Universidades do Group of 8 The University of Sydney

19 TheUniversityofSydney Líder em pesquisa e treinamento. Desenvolve trabalhos de consultoria para o governo, setor privado e para a comunidade. Uma das 20 universidades do mundo que tem todas as suas áreas de estudo classificadas dentre as 50 melhores do mundo (Times Higher Education Ranking). E étambém umas das 4 Universidades da Austrália entre as 100 melhores do mundo, no ranking acadêmico Shangahai Jiao Tong.

20 TheUniversityofSydney O acervo de sua biblioteca éuma das maiores do Hemisfério Sul. The University of Sydney está sempre a frente e se preocupa com as pesquisas em áreas multi disciplinares. The University of Sydney é uma das líderes em pesquisa, publicações e citações. Desenvolve pesquisas e treinamento, além de liderar diversas pesquisas nas áreas de saúde e medicina, ciência e tecnologia, humanas e ciências sociais. Em suas principais áreas de pesquisa encontram se as pesquisas nas áreas de biomedicina, saúde publica, biologia, história, filosofia e letras.

21 Universidades do Group of 8 The University of Western Australia

22 The University of Western Australia Localizada em Perth, University of Western Australia, estimula a criação e inovação considerando os melhores padrões mundiais. Treinamento e pesquisa são os maiores fatores que distinguem a UWA como umas das universidades líderes em pesquisa e a principal do estado do Oeste.

23 The University of Western Australia As principais áreas de pesquisa compreendem as seguintes disciplinas: produção e exploração de minerais, petróleo e gás, gerenciamento em agricultura e ecosistemas, humanas e ciências sociais, saúde e biomedicina, epdemologia, tecnologia da Informação, telecomunicação, ciência da computação, gerenciamento e administraçao. Há inúmeras pesquisas de destaque. Os professores e pesquisadores da UWA têm diversas publicações e citações em jornais e revistas científicas. Sua reputação éreconhecida internacionalmente e com isso a UWA tem colaborado com as indústrias e o Governo, assim como diversos centros de pesquisa da Austrália.

24 Universidades do Group of 8 Monash University

25 Monash University Desde sua fundação, Monash University tem como foco o desenvolvimento em pesquisa, encorajando professores, pesquisadores e estudantes a criarem soluções criativas em todas as disciplinas. Projetos pioneiros como fertilização in vitro, estudos sobre medicamentos contra epidemias de gripe, assim como pesquisas de desenvolvimento para autonomia e segurança nas estradas, são pontos que a Monash University visa.

26 Monash University Possui projetos ambiciosos em pesquisa e por isso é considerada uma das principais no mundo para recrutar os melhores estudantes e pesquisadores mundiais. Um dos destaques da Monash University é a pesquisa com célula tronco para a doença de Parkinson. Engenheiros vêm pesquisando e revolucionando o uso de combustível e as novas gerações de carros híbridos.

27 Universidades do Group of 8 The Australian National University

28 The Australian National University Desde de sua fundação em 1946, a ANU vem construindo um legado importante para o país e para o mundo. Gerações de pesquisadores e educadores foram formados na ANU com xcelência nas áreas humanas, ciências, medicina, direito, economia e políticas públicas. A ANU está sempre classificada entre as melhores universidades do mundo. ANU émembro da Aliança Internacional das Universidades líderes em Pesquisa (IARU). Membros da AIRU estão sempre desenvolvendo pesquisas em conjunto sobre assuntos globais tais como Saúde e Longevidade, Energia e Meio Ambiente e Segurança.

29 The Australian National University O campus da ANU está localizado bem no centro da capital da Austrália, na cidade de Canberra. Oferece toda a infra estrutura de acomodação para os estudantes, modernas instalações, diversas bibliotecas e estrutura necessária para alunos e pesquisadores desenvolverem seus trabalhos, utilizando o que há de mais moderno em laboratórios e pesquisa.

30 Universidades do Group of 8 The University of Adelaide

31 TheUniversityofAdelaide The University of Adelaide possui comprometimento na formação de alunos e pesquisadores com a criatividade, conhecimento e habilidade para serem reconhecidos mundialmente. Oferece diversas áreas de estudo e oportunidades de pesquisa. Inovado e com excelência, a The University of Adelaide se destaca nas áreas de ciências biológicas, saúde, engenharia, tecnologia da informação, telecomunicação, industria do vinho, meio ambiente e ciência sociais.

32 TheUniversityofAdelaide Os formados e professores da University of Adelaide são líderes nas áreas de ciência, medicina, engenharia, direito e ciências sociais. 3 ganhadores de Prêmio Nobel se formaram na University of Adelaide. A Universidade tem 6 principais centros de pesquisa com alta tecnologia, infraestrutura e laboratórios, somando mais de $400 milhões de dólares no desenvolvimento do centros de pesquisa. Internacionalização éum dos principais objetivos da University of Adelaide que já tem estabelecido mais de 200 acordos com universidades ao redor do mundo.

33 Universidades do Group of 8 The University of Melbourne

34 The University of Melbourne Localizada na cidade de Melbourne, ela está sempre classificada dentre as melhores Universidades do mundo. The University of Melbourne é maior universidade da Austrália em pesquisa. Destaca se dentre as áreas de pesquisa, direitos humanos, direito, medicina, biologia, tecnologia, telecomunicação, engenharia e meio ambiente.

35 The University of Melbourne Em 2008, a The University of Melbourne reformulou o currículo permitindo que alunos da graduação pudessem dar início aos estudos de pós graduação ou pesquisa, sendo assim, permitindo uma maior flexibilidade para os estudantes direcionarem os estudos e formação. Diversos parceiros internacionais liderados pela Universidade trouxeram infraestrutura de última geração como o supercomputador e laboratórios de biologia, centro nacional de ciência marinha e mudança climática,e um dos principais laboratórios de neurociência do mundo.

36 Universidades do Group of 8 The University of New South Wales

37 The University of New South Wales A UNSW élíder em pesquisa com forte presença e colaboração local e internacional. Classificada entre as 50 melhores universidades do mundo, a UNSW tem mais de alunos sendo alunos internacionais de mais de 120 países. Principais áreas de pesquisa da UNSW são biomedicina, ciências, gerenciamento de águas, meio ambiente e sustentabilidade, tecnologia de materiais, políticas sociais e governamentais, informática e robótica, engenharia, negócios, direito e economia.

38 The University of New South Wales UNSW lidera três ARC Centro de Excelência quantum computing, ciência climáticas, crescimento populacional. A UNSW étambém responsável pelo Centro de Internacional de Finanças e o centro de pesquisa contra o câncer Lowy Center. UNSW tem forte parceria com a indústria e Governo. O MBA da AGSM Australian Business School da UNSW esta classificado com número 1 da Austrália e entre os melhores 40 do mundo.

39 Universidades do Group of 8 The University of Queensland

40 The University of Queensland Localizada em Brisbane a Universidade de Queensland atingiu reconhecimento internacional e excelência em pesquisa e treinamento. A Universidade de Queensland trabalha suas pesquisas e treinamentos através de sues centros de pesquisa, entre eles centro de pesquisa marinha (localizado na Grande Barreira de Corais), centro avançado de pesquisa animal, centros nas áreas médicas e odontológico, e cento experimental de pesquisa na área de mineração.

41 The University of Queensland Outras importantes áreas de pesquisa da The University of Queensland são: biologia molecular e biotecnologia, comunicação e mídia, meio ambiente, biodiversidade e sustentabilidade, ciência e tecnologia, nanotecnologia, neurociência, saúde populacional, ciência quantum e agricultura sustentável. Destacam se também institutos de pesquisa como: biociência molecular, The Queensland Brain Institute, The Australian Institute of Bioengineering and Nanotecnology, The Sustainable Minerals Institute, The Diamantina Institute of Cancer, Immunology and Metabolic Medicine.

42 Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia de tua na vida. Confúcio

43 Group of 8 Latino Australia Education LAE Processo de placement para alunos brasileiros selecionados pelo programa Ciência sem Fronteiras inscritos no primeiro edital para a Austrália

44 Processo de Placement 665 abertas no primeiro edital do CsF para Austrália; D:\Go8 matrix.doc O formulário de inscrição está disponível no site da Latino Austrália formulário Ciência sem Fronteiras Estudantes poderão escolher até duas opções de Universidades do Go8 A documentação acadêmica e teste de proficiência deverão ser anexado ao formulário nos mesmos padrões exigidos pelo programa CsF

45 ~ Critérios rios de Seleção ~ Área de interesse, de colaboração e indicação da Universidade Brasileira ; Respeitar o número de vagas de cada Universidade;

46 ~ Critérios rios de Seleção ~ Considerar interesses específicos do aluno (sob aprovação da Universidade Brasileira ); Caso nenhuma das opções selecionadas pelo aluno possa ser escolhida será discutido com o Coordenador do CsF da Universidade as opções de Universidades e cursos.

47 ~ Matérias ~ Nós elaboramos e desenvolvemos as matérias do Programa Ciência Sem Fronteiras para a Universidade Brasileira reconhecer os objetivos acadêmicos dos alunos.

48 Localizada em Brisbane The University of Queensland.docx

49 Localizada em Sydney The University fo New South Wales.docx

50 Localizada em Sydney Lista de matérias USYD.docx

51 Localizada em Canberra ANULista de matérias.docx

52 Localizada em Melbourne

53 Localizada em Adelaide Materias Universidade de Adeleide.docx

54 Localizada em Perth Lista de Matérias UWA.docx

55 Localizada em Melbourne Monash University lista de matérias.docx

56 Australian National University Monash Univesrity The University of New South Wales The University of Adelaide São Paulo Rio de Janeiro Porto Alegre The University of Queensland The University of Melbourne The University of Sydney The University of Western Australia

57 ~ Planejamento de Viagem ~ Processo de visto; Acomodação; Passagem aérea; Orientação pré embarque; Suporte aos estudantes através dos nossos escritórios na Austrália Sydney, Melbourne, Brisbane e Adelaide.

58

59 Latino Australia Education LAE São Paulo Rua Barão do Triunfo Rio de Janeiro Rua Jardim Botânico 600/ Porto Alegre 24 de outubro 1618 /

FACULDADES INTEGRADAS MARIA THEREZA E PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE

FACULDADES INTEGRADAS MARIA THEREZA E PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE FACULDADES INTEGRADAS MARIA THEREZA E PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE O PROGRAMA: Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização

Leia mais

www.pucrs.br/pos *AVALIAÇÃO CAPES POR QUE A PUCRS?

www.pucrs.br/pos *AVALIAÇÃO CAPES POR QUE A PUCRS? A Pós-Graduação da PUCRS é a porta de entrada para um novo momento da sua vida profissional e acadêmica. Você pode ampliar habilidades, fomentar ideias e adquirir conhecimento com experiências inovadoras

Leia mais

1ª CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CsF) PROCESSO SELETIVO INTERNO DO CsF RESOLUÇÃO 04/2013

1ª CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CsF) PROCESSO SELETIVO INTERNO DO CsF RESOLUÇÃO 04/2013 1ª CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CsF) PROCESSO SELETIVO INTERNO DO CsF RESOLUÇÃO 04/2013 Ciência sem Fronteiras é um programa do Governo Federal que busca promover a consolidação, expansão

Leia mais

ATN -As mais modernas e inovadoras universidades da Austrália

ATN -As mais modernas e inovadoras universidades da Austrália ATN -As mais modernas e inovadoras universidades da Austrália AC - Australian Centre Cons ultor es quali ficad os (QEA C) 12 anos de experiênci a em educação internacio nal Representante do ATN no brasil

Leia mais

GABINETE DO REITOR COORDENAÇÃO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

GABINETE DO REITOR COORDENAÇÃO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS GABINETE DO REITOR COORDENAÇÃO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS Perguntas frequentes sobre Ciência Sem Fronteiras- Alunos do Grupo Tiradentes (UNIT, FITS e FACIPE) Sumário O que é o Programa Ciência Sem Fronteiras?...

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS. Graduação Sanduíche nos EUA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS. Graduação Sanduíche nos EUA Chamada Pública UNICENTRO/CAPES nº 01/2011 Em atendimento a chamada CAPES 01/211 do Programa Ciência sem Fronteiras, a UNICENTRO torna pública a seleção de estudantes de graduação em áreas e temas de estudo

Leia mais

Programa Especial de Mobilidade Internacional Governo Federal (CAPES e CNPq) Bolsas para capacitação no exterior

Programa Especial de Mobilidade Internacional Governo Federal (CAPES e CNPq) Bolsas para capacitação no exterior Programa Especial de Mobilidade Internacional Governo Federal (CAPES e CNPq) Bolsas para capacitação no exterior Início do Programa: 75 mil bolsas (2011-2015) Graduação-Sanduíche 27.100 Doutorado Sanduíche

Leia mais

EDITAL Nº 006/2011-PRPI

EDITAL Nº 006/2011-PRPI EDITAL Nº 006/2011-PRPI A Pró-reitora de Pesquisa e Inovação e a Coordenadora de Relações Internacionais Pró-reitoria de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE,

Leia mais

REUNIÃO COM OS COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PROGRAMA. Brasília, 07 de outubro de 2014.

REUNIÃO COM OS COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PROGRAMA. Brasília, 07 de outubro de 2014. REUNIÃO COM OS COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PROGRAMA Brasília, 07 de outubro de 2014. O Programa Ciência sem Fronteiras busca a consolidação e expansão da ciência, tecnologia, inovação e competitividade

Leia mais

Seminário Internacional Portugal - Brasil

Seminário Internacional Portugal - Brasil UM PROGRAMA ESPECIAL DE MOBILIDADE INTERNACIONAL EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA e INOVAÇÃO Gustavo Santos ast.porto@itamaraty.gov.br Setor de Cooperação Científica Superior Consulado-Geral do Brasil no Porto Seminário

Leia mais

EDITAL 1/2014 DE SELEÇÃO INTERNA DE CANDIDATOS AO PROGRAMA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CNPq/CAPES

EDITAL 1/2014 DE SELEÇÃO INTERNA DE CANDIDATOS AO PROGRAMA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CNPq/CAPES EDITAL 1/2014 DE SELEÇÃO INTERNA DE CANDIDATOS AO PROGRAMA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CNPq/CAPES A Universidade Católica de Brasília é participante do Programa Ciência

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS Pré-seleção para Bolsas de Graduação Sanduíche na França (Chamada Pública Programa Ciência sem Fronteiras/Campus France nº 104/2011) A Pró-Reitora de Graduação da PUCRS

Leia mais

Para obter uma bolsa de estudos em uma Universidade Australiana, você deve atentar-se às seguintes recomendações gerais: + +

Para obter uma bolsa de estudos em uma Universidade Australiana, você deve atentar-se às seguintes recomendações gerais: + + Newsletter sobre Bolsas Este documento é uma ferramenta desenvolvida pela Latino Australia Education para deixá-lo atualizado sobre as bolsas de estudos oferecidas pelas Universidades Australianas. Para

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE CHAMADAS PÚBLICAS 108 A 116/2012

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE CHAMADAS PÚBLICAS 108 A 116/2012 O QUE É REQUISITOS PARA O CANDIDATO ÁREAS E TEMAS DE ESTUDO PRIORITÁRIOS Processo de seleção de candidatos de instituições brasileiras a bolsas de graduação-sanduíche no exterior para estudo em instituições

Leia mais

Escola de Administração UFRGS. Porto Alegre - RS

Escola de Administração UFRGS. Porto Alegre - RS Escola de Administração UFRGS Porto Alegre - RS 1 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS está localizada na cidade de Porto Alegre, com cerca de 1.5 milhões de habitantes. Localização 1 A

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA PROCESSO SELETIVO 2012 DE ALUNOS DA GRADUAÇÃO PARA O PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS UnG/CNPq - GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO EXTERIOR O Magnífico Reitor da Universidade Guarulhos, Prof.

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS Pré-seleção para Bolsas de Graduação Sanduíche na Itália (Chamada Pública Programa Ciência sem Fronteiras/Universidade de Bolonha nº 105/2011) A Pró-Reitora de Graduação

Leia mais

Oferecer oportunidade de estudo e estágio a discentes brasileiros em universidades de excelência;

Oferecer oportunidade de estudo e estágio a discentes brasileiros em universidades de excelência; UM PROGRAMA ESPECIAL DE MOBILIDADE INTERNACIONAL EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA e INOVAÇÃO Objetivos do Programa Oferecer oportunidade de estudo e estágio a discentes brasileiros em universidades de excelência;

Leia mais

Gestão 2013-2017. Plano de Trabalho. Colaboração, Renovação e Integração. Eduardo Simões de Albuquerque Diretor

Gestão 2013-2017. Plano de Trabalho. Colaboração, Renovação e Integração. Eduardo Simões de Albuquerque Diretor Gestão 2013-2017 Plano de Trabalho Colaboração, Renovação e Integração Eduardo Simões de Albuquerque Diretor Goiânia, maio de 2013 Introdução Este documento tem por finalidade apresentar o Plano de Trabalho

Leia mais

EDITAL PROPI/PROEN/PROEX Nº 001/2014 - CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - CSF/IFRS

EDITAL PROPI/PROEN/PROEX Nº 001/2014 - CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - CSF/IFRS EDITAL PROPI/PROEN/PROEX Nº 001/2014 - CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - CSF/IFRS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE - Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Coréia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França,

Leia mais

Programa Ciência Sem Fronteiras (CsF) Palestra de apresentação do programa

Programa Ciência Sem Fronteiras (CsF) Palestra de apresentação do programa Programa Ciência Sem Fronteiras (CsF) Palestra de apresentação do programa D.Sc. Emílio G. F. Mercuri Departamento de Engenharia Ambiental (DEA) Curso de Graduação em Engenharia Ambiental (CGEA) Universidade

Leia mais

EDITAL Nº006 / 2013 1. DISPOSIÇÕES GERAIS

EDITAL Nº006 / 2013 1. DISPOSIÇÕES GERAIS EDITAL Nº006 / 2013 DISPÕE SOBRE O PROCESSO PRÉ-SELETIVO DE ALUNOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PARA CONCESSÃO DE BOLSA DE GRADUAÇÃO SANDUICHE NO EXTERIOR NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS. Graduação Sanduíche no Exterior/CNPq (SWG)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS. Graduação Sanduíche no Exterior/CNPq (SWG) Edital N o 01 SWG/UNICENTRO/CNPq A Universidade Estadual do Centro-Oeste, por meio da Coordenação Institucional do Programa Ciência sem Fronteiras, com base no Termo de Concessão 800773/2011-0 do Programa

Leia mais

EDITAL UnC 137/2011 I DISPOSIÇÕES GERAIS:

EDITAL UnC 137/2011 I DISPOSIÇÕES GERAIS: EDITAL UnC 137/2011 Dispõe sobre a Concessão de cotas de bolsa na modalidade Graduação Sanduíche no Exterior SWG do Programa Ciência sem Fronteiras do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e

Leia mais

EDITAL Nº 01/2014 1. DISPOSIÇÕES GERAIS

EDITAL Nº 01/2014 1. DISPOSIÇÕES GERAIS CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE BELO HORIZONTE Coordenação de Pesquisa e Extensão Coordenação Institucional-Programa Ciência sem Fronteiras EDITAL Nº 01/2014 SELEÇÃO DE ALUNOS PARA GRADUAÇÃO

Leia mais

Universidade Patrice Lumumba Amizade dos Povos- RUDN

Universidade Patrice Lumumba Amizade dos Povos- RUDN Universidade Patrice Lumumba Amizade dos Povos- RUDN Fundada em 1960, a Universidade da Amizade dos Povos, localizada na capital Moscou, tem como principal objetivo proporcionar a estudantes estrangeiros

Leia mais

DOS REQUISITOS PARA O CANDIDATO

DOS REQUISITOS PARA O CANDIDATO DOS REQUISITOS PARA O CANDIDATO 1 Candidatura Mediante Adesão da IES: O candidato que será selecionado e indicado por IES deverá obrigatoriamente preencher os requisitos: I. Estar regularmente matriculado

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE A Universidade

Leia mais

10:00-10:30 Apresentação do Plano Nacional de Adaptação (Pedro Christ Ministério do Meio-Ambiente)

10:00-10:30 Apresentação do Plano Nacional de Adaptação (Pedro Christ Ministério do Meio-Ambiente) Workshop sobre Adaptação de Infraestrutura a Mudanças Climáticas: Melhorando Resiliência Econômica Regional para Enfrentar as Alterações Climáticas no Brasil Data: 25/09/2015 1) Sobre o workshop O workshop

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS O Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira

Leia mais

Mesa Redonda Novas agendas de atuação e os perfis profissionais em bibliotecas universitárias

Mesa Redonda Novas agendas de atuação e os perfis profissionais em bibliotecas universitárias Mesa Redonda Novas agendas de atuação e os perfis profissionais em bibliotecas universitárias Profa. Dra. Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares Coordenadora-Geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos

Leia mais

Minuta do Capítulo 10 do PDI: Relações Externas

Minuta do Capítulo 10 do PDI: Relações Externas Minuta do Capítulo 10 do PDI: Relações Externas Elaborada pela Diretoria de Extensão e pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação 1 1 Esta minuta será apreciada pelo Colegiado de Ensino, Pesquisa

Leia mais

5 Objetivos Principais

5 Objetivos Principais A Rainforest Business School Escola de Negócios Sustentáveis de Floresta Tropical Instituto de Estudos Avançados Universidade de São Paulo (USP) Programa de Pesquisa Amazônia em Transformação (AmazonIEA)

Leia mais

Ideias Criativas em Práticas Inovadoras

Ideias Criativas em Práticas Inovadoras Ideias Criativas em Práticas Inovadoras O Concurso Inovação na Gestão Pública Federal é promovido anualmente, desde 1996, pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com o Ministério

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE CHAMADAS PÚBLICAS 108-116/2012 - ADESÃO DAS IES

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE CHAMADAS PÚBLICAS 108-116/2012 - ADESÃO DAS IES PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE CHAMADAS PÚBLICAS 108-116/2012 - ADESÃO DAS IES O QUE É REQUISITOS PARA O CANDIDATO Processo de seleção de candidatos de instituições brasileiras a bolsas

Leia mais

EDITAL 001/2013 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE PRÉ-SELEÇÃO INTERNA

EDITAL 001/2013 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE PRÉ-SELEÇÃO INTERNA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENAÇÃO INSTITUCIONAL DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS EDITAL

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO REITORIA ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO REITORIA ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO REITORIA ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL Nº 06, DE 18 DE AGOSTO DE 2014. PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ ASSESSORIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL COORDENAÇÃO INSTITUCIONAL PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS EDITAL Nº 01/2014

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ ASSESSORIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL COORDENAÇÃO INSTITUCIONAL PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS EDITAL Nº 01/2014 UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ ASSESSORIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL COORDENAÇÃO INSTITUCIONAL PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS EDITAL Nº 01/2014 SELEÇÃO DE ALUNOS PARA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE, ATRAVÉS DO PROGRAMA

Leia mais

Av. Itália, Km8 Campus Carreiros Rio Grande, RS Brasil 96201-900 fone: 53.32336772 e- mail:propesp@furg.br

Av. Itália, Km8 Campus Carreiros Rio Grande, RS Brasil 96201-900 fone: 53.32336772 e- mail:propesp@furg.br As Pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) e de Graduação (PROGRAD), no uso de suas atribuições, tornam público o edital de seleção interna para o Programa Ciência sem Fronteiras - Graduação

Leia mais

Av. Itália, Km8 Campus Carreiros Rio Grande, RS Brasil 96201-900 fone: 53.32336772 e- mail:propesp@furg.br

Av. Itália, Km8 Campus Carreiros Rio Grande, RS Brasil 96201-900 fone: 53.32336772 e- mail:propesp@furg.br As Pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) e de Graduação (PROGRAD), no uso de suas atribuições, tornam público o edital de seleção interna para o Programa Ciência sem Fronteiras - Graduação

Leia mais

EDITAL Nº006/ 2014 ARII/REITORIA

EDITAL Nº006/ 2014 ARII/REITORIA EDITAL Nº006/ 2014 ARII/REITORIA DISPÕE SOBRE O PROCESSO PRÉ-SELETIVO DE ALUNOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PARA CONCESSÃO DE BOLSA DE GRADUAÇÃO SANDUICHE NO EXTERIOR NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO PARA PARTICIPAREM DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CAPES e CNPq)

PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO PARA PARTICIPAREM DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CAPES e CNPq) Edital IF Farroupilha/PRPPGI/nº 09/2011 CsF - CAPES e CNPq Santa Maria, 6 de outubro de 2011. PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO PARA PARTICIPAREM DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CAPES e CNPq)

Leia mais

CHAMADA INTERNA 40/2011 PRPGP-PROGRAD-SAI PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CNPq - UFSM

CHAMADA INTERNA 40/2011 PRPGP-PROGRAD-SAI PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CNPq - UFSM Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa Pró-Reitoria de Graduação Secretaria de Apoio Internacional CHAMADA INTERNA 40/ PRPGP-PROGRAD-SAI PROGRAMA

Leia mais

EDITAL Nº 051/2013 SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO IBERO-AMERICANAS DO SANTANDER UNIVERSIDADES

EDITAL Nº 051/2013 SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO IBERO-AMERICANAS DO SANTANDER UNIVERSIDADES 1 EDITAL Nº 051/2013 SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO IBERO-AMERICANAS DO SANTANDER UNIVERSIDADES Nos termos do art. 38, inciso IV, do Estatuto da PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA

Leia mais

Ciência sem Fronteiras. É um programa de intercambio e mobilidade internacional

Ciência sem Fronteiras. É um programa de intercambio e mobilidade internacional Recife, 19 de abril de 2012 Ciência sem Fronteiras É um programa de intercambio e mobilidade internacional Objetivos Investir na formação de pessoal altamente qualificado nas competências e habilidades

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE TREINAMENTO PROFISSIONAL Nº 004/2015

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE TREINAMENTO PROFISSIONAL Nº 004/2015 PCD 125.62 UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA / UFJF PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE TREINAMENTO PROFISSIONAL Nº 004/2015 Projetos: Escritório

Leia mais

Plano Plurianual 2012-2015

Plano Plurianual 2012-2015 12. Paraná Inovador PROGRAMA: 12 Órgão Responsável: Contextualização: Paraná Inovador Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - SETI As ações em Ciência, Tecnologia e Inovação visam

Leia mais

Ciência sem Fronteiras e a UFPE

Ciência sem Fronteiras e a UFPE Ciência sem Fronteiras e a UFPE Reunião com os Coordenadores de Graduação Diretoria de Cooperação Internacional Recife 17 de abril de 2012 Mobilidade estudantil internacional UFPE: alunos de graduação

Leia mais

MCTI/CNPq/IPEA/CEDEPLAR

MCTI/CNPq/IPEA/CEDEPLAR MCTI/CNPq/IPEA/CEDEPLAR A pesquisa científico-tecnológica de excelência depende de uma ótima infraestrutura que forneça aos pesquisadores os meios necessários para a realização de investigações de alto

Leia mais

Nossa Visão. E, por meio da Divisão Global Santander Universidades, reforça seu compromisso com a comunidade acadêmica

Nossa Visão. E, por meio da Divisão Global Santander Universidades, reforça seu compromisso com a comunidade acadêmica Nossa Visão O Santander acredita que o investimento no ensino superior é a forma mais direta e eficaz de apostar no desenvolvimento nos 20 países em que está presente E, por meio da Divisão Global Santander

Leia mais

Juliana Kumbartzki Ferreira csf@contato.ufsc.br www.sinter.ufsc.br Telefone: 3721-8739

Juliana Kumbartzki Ferreira csf@contato.ufsc.br www.sinter.ufsc.br Telefone: 3721-8739 Juliana Kumbartzki Ferreira csf@contato.ufsc.br www.sinter.ufsc.br Telefone: 3721-8739 Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia Área de Comunicação Produção Multimídia Curta Duração Produção Multimídia Carreira em Produção Multimídia O curso superior de Produção Multimídia da FIAM FAAM forma profissionais preparados para o mercado

Leia mais

A cooperação Canadá - Brasil: INTERNACIONALIZAÇÃO PARA A INOVAÇÃO

A cooperação Canadá - Brasil: INTERNACIONALIZAÇÃO PARA A INOVAÇÃO OUI- IOHE MISSÃO OUI DE UNIVERSIDADES CANADENSES NO BRASIL 28 de novembro a 2 de dezembro de 2011 Programa preliminar A cooperação Canadá - Brasil: INTERNACIONALIZAÇÃO PARA A INOVAÇÃO À luz dos excelentes

Leia mais

Pró-Reitoria de Pesquisa. Escritório de Pesquisa Internacional

Pró-Reitoria de Pesquisa. Escritório de Pesquisa Internacional Université d Ottawa University of Ottawa Pró-Reitoria de Pesquisa Escritório de Pesquisa Internacional Escritório de Pesquisa Internacional Missão Redefinida no inicio de 2011, a missão do Escritório de

Leia mais

Nossa Visão. E, por meio da Divisão Global Santander Universidades, reforça seu compromisso com a comunidade acadêmica

Nossa Visão. E, por meio da Divisão Global Santander Universidades, reforça seu compromisso com a comunidade acadêmica Nossa Visão O Santander acredita que o investimento no ensino superior é a forma mais direta e eficaz de apostar no desenvolvimento nos 20 países em que está presente E, por meio da Divisão Global Santander

Leia mais

Graduação Executiva. Feita para o seu momento Venha para a única graduação exclusiva para adultos a partir dos 24 anos

Graduação Executiva. Feita para o seu momento Venha para a única graduação exclusiva para adultos a partir dos 24 anos Graduação Executiva Feita para o seu momento Venha para a única graduação exclusiva para adultos a partir dos 24 anos Graduação Administração Duração: 4 anos Carga Horária Total: 3.040 horas/aula Este

Leia mais

Comprometidos com o Futuro da Educação

Comprometidos com o Futuro da Educação Comprometidos com o Futuro da Educação Comprometidos com o Futuro da Educação Educação Assim se Constroem as Grandes Nações A educação é vital para criar uma cultura baseada na excelência. A demanda por

Leia mais

Boletim Benchmarking Internacional. Extensão Tecnológica

Boletim Benchmarking Internacional. Extensão Tecnológica Boletim Benchmarking Internacional Extensão Tecnológica Dezembro de 2012 Apresentação Visando contribuir para os objetivos estratégicos do SEBRAE, são apresentadas neste boletim informações relacionadas

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS NA UNICESUMAR

REGULAMENTO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS NA UNICESUMAR 1 REGULAMENTO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS NA UNICESUMAR Com a finalidade de acompanhar a participação de seus estudantes de graduação APROVADOS no Programa Ciência sem Fronteiras (PCsF), o Centro

Leia mais

GUIA PARA ESTUDAR NO EXTERIOR

GUIA PARA ESTUDAR NO EXTERIOR GUIA PARA ESTUDAR NO EXTERIOR O QUE É INTERCÂMBIO ACADÊMICO? É a ida de estudantes de um país para o outro por um determinado período do ano letivo. O objetivo é estender os estudos da Graduação para outra

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PRÉ-SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PRÉ-SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PRÉ-SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Pontifícia

Leia mais

apostar no desenvolvimento dos países em que está presente compromisso com a comunidade acadêmica

apostar no desenvolvimento dos países em que está presente compromisso com a comunidade acadêmica O Santander acredita que o investimento no ensino superior é a forma mais direta e eficaz de apostar no desenvolvimento dos países em que está presente Desde sua criação em 1997, foram investidos mais

Leia mais

PERFIL DA VAGA: GERENTE DE CONTEÚDOS E METODOLOGIAS

PERFIL DA VAGA: GERENTE DE CONTEÚDOS E METODOLOGIAS O Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o Consumo Consciente. PERFIL DA VAGA: PERFIL GERAL DA FUNÇÃO

Leia mais

EDITAL 07/2013 EDITAL MOBILIDADE PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

EDITAL 07/2013 EDITAL MOBILIDADE PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS EDITAL 07/2013 EDITAL MOBILIDADE PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS O Reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana, Prof. José Carlos Barreto de Santana, no uso de suas atribuições, torna público que

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS Pré-seleção para Bolsas de Graduação Sanduíche no Reino Unido (Chamada Pública Programa Ciência sem Fronteiras/Organização Britânica Universities UK - UUK nº 106/2011) A

Leia mais

Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia

Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia A Coppe Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia nasceu disposta a ser um sopro de renovação na

Leia mais

Programa CAPES/BRAFITEC. Brasil/França Ingénieur Technologie. Edital CGCI n. 022/2007

Programa CAPES/BRAFITEC. Brasil/França Ingénieur Technologie. Edital CGCI n. 022/2007 Programa CAPES/ Brasil/França Ingénieur Technologie Edital CGCI n. 022/2007 1 Do programa O Programa (Brasil/França Ingénieur Technologie) é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal

Leia mais

Guia de Instruções para Inscrições no Programa Ciência Sem Fronteiras

Guia de Instruções para Inscrições no Programa Ciência Sem Fronteiras Guia de Instruções para Inscrições no Programa Ciência Sem Fronteiras A Coordenadoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário de Sete Lagoas UNIFEMM, no uso de suas atribuições, divulga

Leia mais

Desenvolvimento Econômico e Inovação

Desenvolvimento Econômico e Inovação Desenvolvimento Econômico e Inovação Case Prático: Altus Sistemas de Informática S.A Rosana Casais 09/2008 Conceitos Inovação tecnológica: transformação de competências tecnológicas em resultados econômicos;

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CNPQ/IFTM MODALIDADE GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO EXTERIOR

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CNPQ/IFTM MODALIDADE GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO EXTERIOR INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TRIÂNGULO MINEIRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CNPq/IFTM PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CNPQ/IFTM MODALIDADE

Leia mais

MBA Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

MBA Gestão Integrada de Resíduos Sólidos ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO LASSU - LABORATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE MBA Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Por que fazer um MBA LASSU USP? Grande parte do mercado e da sociedade ainda

Leia mais

Ciência sem Fronteiras : O Programa Brasileiro de Mobilidade Científica no CNPq/MCT

Ciência sem Fronteiras : O Programa Brasileiro de Mobilidade Científica no CNPq/MCT Ciência sem Fronteiras : O Programa Brasileiro de Mobilidade Científica no CNPq/MCT Objetivos Avanço da ciência brasileira em tecnologia, inovação e competitividade, através da expansão da mobilidade internacional:

Leia mais

A importância de um Projeto No Desenvolvimento de uma Pesquisa Cientifica Vitor Amadeu Souza vitor@cerne-tec.com.br

A importância de um Projeto No Desenvolvimento de uma Pesquisa Cientifica Vitor Amadeu Souza vitor@cerne-tec.com.br A importância de um Projeto No Desenvolvimento de uma Pesquisa Cientifica Vitor Amadeu Souza vitor@cerne-tec.com.br 0 1 1. Introdução Neste trabalho irei focar nos pontos que devem ser analisados pelo

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PRÉ-SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NOS EUA NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA

Leia mais

Processo nº2-responsável de Projetos (2 vagas Empresas diferentes)

Processo nº2-responsável de Projetos (2 vagas Empresas diferentes) Processo nº1-project Manager Construction Company Engenheiro Civil para ser Gerente de Projetos - Experiência de 5 anos em empresas relevantes (construção); Alto nível de habilidades organizacionais e

Leia mais

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro.

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. www.accenture.com.br/carreiras www.facebook.com/accenturecarreiras www.twitter.com/accenture_vagas Quem somos A Accenture é uma

Leia mais

Avaliação de Políticas Públicas (Resolução nº 44, de 2013)

Avaliação de Políticas Públicas (Resolução nº 44, de 2013) Avaliação de Políticas Públicas (Resolução nº 44, de 2013) Presidente: SENADOR CRISTOVAM BUARQUE Vice-Presidente: SENADOR HÉLIO JOSÉ Relator: SENADOR OMAR AZIZ Proposta de Plano de Trabalho Avaliação de

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária Área de Comunicação Tecnologia em Produção Publicitária Curta Duração Tecnologia em Produção Publicitária CARREIRA EM PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA Nos últimos anos, a globalização da economia e a estabilização

Leia mais

endereço eletrônico) OPCIONAL: http://www.coacavo.com.br/gestao_pdf/avaliacao_desempenho_360grau s.pdf

endereço eletrônico) OPCIONAL: http://www.coacavo.com.br/gestao_pdf/avaliacao_desempenho_360grau s.pdf AV1 Estudo Dirigido da Disciplina CURSO: Gestão de Recursos Humanos DISCIPLINA: Ferramentas de Gestão de Recursos Humanos ALUNO(A):Aline de Souza MATRÍCULA:51811 Ribeiro da Rocha NÚCLEO REGIONAL: DATA:

Leia mais

Brasil-China: Uma Agenda de

Brasil-China: Uma Agenda de Brasil-China: Uma Agenda de Colaboração Jorge Arbache BNDES Palácio do Itamaraty, Rio de Janeiro, 17 de junho de 2011 1 China Principal parceiro comercial do Brasil Um dos principais investidores estrangeiros

Leia mais

UM PROGRAMA ESPECIAL DE MOBILIDADE INTERNACIONAL EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA e

UM PROGRAMA ESPECIAL DE MOBILIDADE INTERNACIONAL EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA e UM PROGRAMA ESPECIAL DE MOBILIDADE INTERNACIONAL EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA e INOVAÇÃO Objetivos do Programa Oferecer 101 mil bolsas de estudo no exterior para que nossos mais talentosos estudantes de graduação,

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA A ESCOLA POPULAR DE COMUNICAÇÃO CRÍTICA ESPOCC TURMAS 2014

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA A ESCOLA POPULAR DE COMUNICAÇÃO CRÍTICA ESPOCC TURMAS 2014 EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA A ESCOLA POPULAR DE COMUNICAÇÃO CRÍTICA ESPOCC TURMAS 2014 O Observatório de Favelas torna pública, por meio desta chamada, as normas do processo de seleção de alunos para

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS SELEÇÃO INTERNA

Leia mais

PESQUISA AGROPECUÁRIA. Gian Terres Jessica Freitas Luana de Lemos Sandra Vargas

PESQUISA AGROPECUÁRIA. Gian Terres Jessica Freitas Luana de Lemos Sandra Vargas PESQUISA AGROPECUÁRIA Gian Terres Jessica Freitas Luana de Lemos Sandra Vargas Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foi

Leia mais

Graduação Executiva. Feita para o seu momento Venha para a única graduação exclusiva para adultos a partir dos 24 anos

Graduação Executiva. Feita para o seu momento Venha para a única graduação exclusiva para adultos a partir dos 24 anos Graduação Executiva Feita para o seu momento Venha para a única graduação exclusiva para adultos a partir dos 24 anos Graduação Administração Duração: 4 anos Carga Horária Total: 3.040 horas/aula Este

Leia mais

Prof. Ericksson Rocha e Almendra UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO almendra@.superest.ufrj.br

Prof. Ericksson Rocha e Almendra UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO almendra@.superest.ufrj.br ESCOLA POLITÉCNICA COBENGE 2014 (Forum Estudantil) Mobilidade Estudantil Internacional e Nacional Mobilidade Internacional na Escola Politécnica da UFRJ Diretoria Adjunta de Relações Internacionais Cenário

Leia mais

Estratégias do CNPq para a Pesquisa e Inovação

Estratégias do CNPq para a Pesquisa e Inovação Estratégias do CNPq para a Pesquisa e Inovação Dr. Glaucius Oliva Presidente CNPq Publicações Matrículas no Ensino Superior Docentes com Doutorado Orçamento - MCTI Orçamento - CNPq Orçamento - Capes Orçamento

Leia mais

EDITAL Nº 005/2011-PRPI

EDITAL Nº 005/2011-PRPI EDITAL Nº 005/2011-PRPI A Pró-reitora de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, no uso de suas atribuições, torna público que estão abertas as inscrições

Leia mais

PISAC: um modelo de aceleração de inovações na CPIC. Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído

PISAC: um modelo de aceleração de inovações na CPIC. Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído PISAC: um modelo de aceleração de inovações na CPIC Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído Contexto do SC no Brasil O setor da construção no Brasil é cheio de paradoxos. De um lado,

Leia mais

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra:

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra: MBA Pós - Graduação QUEM SOMOS Para pessoas que têm como objetivo de vida atuar local e globalmente, ser empreendedoras, conectadas e bem posicionadas no mercado, proporcionamos uma formação de excelência,

Leia mais

EDITAL 002/2012 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - GRADUAÇÃO SANDUÍCHE

EDITAL 002/2012 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - GRADUAÇÃO SANDUÍCHE INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO PRÓ-REITORIA DE ENSINO ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL 002/2012 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

Leia mais

PROGRAMA DE ESTÁGIO 2013

PROGRAMA DE ESTÁGIO 2013 PROGRAMA DE ESTÁGIO 2013 Estamos em busca de jovens talentos! Cavalcante Ramos Advogados através do seu programa de estágio tem como objetivo proporcionar ao estagiário o conhecimento das rotinas forenses

Leia mais

EXTRATO DO EDITAL N 39/2012 UEPA. PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CAPES/CNPq/UEPA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE.

EXTRATO DO EDITAL N 39/2012 UEPA. PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CAPES/CNPq/UEPA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE. EXTRATO DO EDITAL N 39/2012 UEPA CAPES/CNPq/UEPA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE. A Universidade do Estado do Pará (UEPA), por meio de sua Coordenadoria do Programa Ciência sem Fronteiras UEPA (PCsF-UEPA) e com o

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Gabinete do Reitor Secretaria de Apoio Internacional / SAI

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Gabinete do Reitor Secretaria de Apoio Internacional / SAI Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Gabinete do Reitor Secretaria de Apoio Internacional / SAI APRESENTAÇÃO A Universidade Federal de Santa Maria e o Santander Universidades oferecem

Leia mais

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2.0

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2.0 ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2.0 SOBRE O CURSO O mercado de trabalho precisa de profissionais completos, com habilidades de gestão e que liderem equipes multidisciplinares em empresas de todos os setores econômicos

Leia mais

Fomento à Inovação e Negócios em Ciências da Vida em Belo Horizonte

Fomento à Inovação e Negócios em Ciências da Vida em Belo Horizonte Fomento à Inovação e Negócios em Ciências da Vida em Belo Horizonte Atração de Investimentos, Promoção Comercial e Projeção Internacional Eduardo Bernis Secretaria Municipal de Desenvolvimento Belo Horizonte

Leia mais

Treinar até 101.000 estudantes e pesquisadores brasileiros nas melhores universidades do mundo em áreas vinculadas à Tecnologia Ciência e Inovação.

Treinar até 101.000 estudantes e pesquisadores brasileiros nas melhores universidades do mundo em áreas vinculadas à Tecnologia Ciência e Inovação. UM PROGRAMA ESPECIAL DE MOBILIDADE INTERNACIONAL EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA e INOVAÇÃO Objetivos Treinar até 101.000 estudantes e pesquisadores brasileiros nas melhores universidades do mundo em áreas vinculadas

Leia mais

Responsabilidade Social e Ambiental na Petrobras

Responsabilidade Social e Ambiental na Petrobras Responsabilidade Social e Ambiental na Petrobras Carlos Alberto Ribeiro de Figueiredo Janice Dias PETROBRAS - Comunicação Nacional RESPONSABILIDADE SOCIAL SOCIAL CORPORATIVA Necessidade Assistencialismo

Leia mais

Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital Preservar para garantir o acesso

Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital Preservar para garantir o acesso Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital Preservar para garantir o acesso Considerando que a informação arquivística, produzida, recebida, utilizada e conservada em sistemas informatizados,

Leia mais