Para obter uma bolsa de estudos em uma Universidade Australiana, você deve atentar-se às seguintes recomendações gerais: + +

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Para obter uma bolsa de estudos em uma Universidade Australiana, você deve atentar-se às seguintes recomendações gerais: + +"

Transcrição

1

2

3 Newsletter sobre Bolsas Este documento é uma ferramenta desenvolvida pela Latino Australia Education para deixá-lo atualizado sobre as bolsas de estudos oferecidas pelas Universidades Australianas. Para obter uma bolsa de estudos em uma Universidade Australiana, você deve atentar-se às seguintes recomendações gerais: A bolsa de estudo deve adequar-se à sua possibilidade financeira. Nem todas as bolsas são integrais. Devem ser consideradas despesas extras como: traduções juramentadas dos documentos, taxa de emissão de visto, seguro saúde obrigatório, exames médicos, passagens aéreas, alimentação e moradia na Austrália. Geralmente, os estudantes latino-americanos não podem acessar diretamente o ensino superior na Austrália, a menos que eles tenham se formado em uma escola internacional. Neste caso, há duas opções: fazer um programa de nivelamento especial na Austrália conhecido como Foundation Year (a LAE poderá auxiliá-lo neste processo caso atenda a todos os demais pré-requisitos) ou ter cursado pelo menos um período superior a dois semestres em uma universidade no Brasil; Ao visualizar a descrição da bolsa, lembre-se que o seu nível de inglês deve ser avançado, tanto na escrita, leitura e conversação. Seu nível de inglês deverá ser comprovado com a nota do teste de proficiência como IELTS ou TOEFL; O nível requerido por faculdade geralmente é um IELTS de 6.5, mas alguns campos de estudo, tais como Direito, pode precisar de até 7,5. Cada universidade tem seus próprios pré-requisitos; Fique atento ao nível acadêmico requerido pela bolsa e à sua área de interesse; as universidades australianas geralmente não oferecem bolsas de estudos para estudantes que já tenham atingido um grau acadêmico elevado ou o equivalente ao grau que eles aspiram obter na Austrália. Por exemplo, alguém que tem um grau de mestre em seu país, não pode competir por uma bolsa de estudos de mestrado na Austrália; Caso sua situação esteja de acordo com os requisitos acima, sugerimos que você inicie seu processo de registro para o programa acadêmico escolhido acompanhado de um consultor da LAE através de um dos nossos escritórios no Brasil.

4 Processo de registro para bolsa 1. Preencher todos os pré-requisitos do curso pretendido; 2. Coletar todos os documentos exigidos com as devidas traduções juramentadas; 3. Fazer o processo de inscrição e pagar as devidas taxas de inscrição quando aplicável (a LAE pode ajudá-lo com a inscrição); 4. Aguardar o resultado; 5. Caso você preencha os requisitos necessários para o curso, você receberá uma offer letter ou unconditional offer letter (carta de oferta). Com este documento você se tornará elegível para concorrer a uma bolsa; Entre em contato conosco no escritório da LAE mais próximo de você 6. O critério de seleção das bolsas de estudos é por mérito acadêmico e as vagas são limitadas, muitas vezes sendo disputadas por estudantes do mundo inteiro. Portanto é importante que seu histórico acadêmico seja de excelência; 7. O número de bolsas de estudos varia de universidade para universidade, podendo ser elas parciais ou totais. Nós acompanhamos você durante todo o processo, tiramos suas dúvidas e nos asseguramos que você tenha tudo o que necessita para realizar seu sonho de estudar na Austrália.

5

6 Bolsas de Estudos Internacionais em cursos de Pós-graduação Bolsas parciais ou totais que podem variar entre 25% a 100 % da mensalidade para toda a duração do curso. Até 28 bolsas de estudo disponíveis. Nível de Estudo: Mestrado. Áreas de Estudo: Negócios e Economia, Design, Educação, Engenharia, Ciências Sociais e Humanas, Direito, Ciências. Nunca ter cursado nenhum programa anterior na Universidade. Não ser beneficiário de qualquer outra bolsa ou mensalidade cujo valor que, em combinação com o IPCA, excede 100% do valor total do curso. As bolsas somente se aplicam a novos alunos. Todos os estudantes internacionais iniciando pela primeira vez seus estudos na Universidade de Melbourne em um dos programas elegíveis, serão considerados. Chancellor s Scholars Program 50 Bolsas de estudos disponíveis: integrais e parciais (de AUD$10,000 até mensalidade integral) Nível de Estudo: Graduação. Áreas de Estudo de Graduação: Artes, Biomedicina, Comércio, Meio Ambiente, Música e Ciência. Ter completado o ano 12 australiano de qualificação ou o IB na Austrália, no ano anterior à entrada na faculdade. Para Artes, Biomedicina, Comércio, Ambientes e candidatos de Ciência: conseguir um ATAR de nota 99 ou acima. Candidatos de Música: conseguir um ATAR de 99,85 ou superior e uma pontuação de teste de A +. Data de encerramento: Abertas o ano todo. Data de encerramento: 28 de fevreiro de Próxima data de abertura: 01/03/2015 Próxima data de encerramento: 31/07/2015 Entre em contato conosco caso precise de mais informaçoes.

7 Bolsas de Pós-Graduação Internacional de Pesquisa Bolsa Integral/ Matrícula + OSHC (seguro saúde, incluindo dependentes) Até 35 bolsas de estudo disponíveis. Nível de estudo: Grau Superior de Pesquisa (Mestrado com Pesquisa - Ph.D) Áreas de Estudo: todas as disciplinas de Pesquisa. Ter concluído estudos superiores que sejam, no mínimo, equivalentes a uma licenciatura de 4 anos em uma universidade australiana com um resultado mínimo de honras de primeira classe. Entre em contato conosco caso precise de mais informaçoes. Não estar matriculado no curso para o qual você busca bolsa de estudos. Não tenha a qualificação de pesquisa ou equivalente a um doutoramento em pesquisa australiana ou, se realizar um grau pesquisa de mestrado, não realizar uma qualificação de investigação a ser considerada equivalente a um mestrado australiano. Data de encerramento: 31 de maio de 2015.

8

9 Bolsa Internacional de Liderança Bolsa integral / Matrícula 6 bolsas disponíveis Nível de estudo: Graduação e pós-graduação (cursos). Áreas de estudo: Todos, exceto bacharel em medicina / cirurgia e MBA. Você deve ter recebido uma oferta completa da Monash University. A fim de manter este tipo de bolsa, você deve manter uma média de distinção (70% ou mais) a cada semestre. Data de encerramento: 15 de abril de 2015 Bolsa de Mérito Internacional Parciais de bolsas / AUD $ por ano 31 bolsas disponíveis Nível de estudo: Graduação Você deve ter recebido uma oferta completa de curso da Universidade. A fim de manter este tipo de bolsa, você deve manter uma média de distinção (70% ou mais) a cada semestre. Data de encerramento: 15 de abril de 2015 Bolsa Internacional - Faculdade de Tecnologia da Informação Bolsa parcial / AUD $ 5000 (Nível 1) ou por ano (Nível 2). Nível de estudo: Graduação e pós-graduação (cursos). Áreas de Estudo: IT. Com base no desempenho acadêmico. Estudantes com início pode se referir a tabela de elegibilidade. A fim de manter este tipo de bolsa, você deve manter uma média de distinção (70% ou mais) a cada semestre. Nenhum pedido é necessário. Áreas de Estudo: Todas.

10 Bolsa Internacional por Excelência Bolsa Parcial / $ por ano Até 10 bolsas serão oferecidas em 2015 Nível de Ensino: Graduação Áreas de estudo: todas Estar estudando o ano 12 na Austrália ou equivalente no ano de 2014 Intensão de inscrever-se no curso de graduação no campus da Monash university na Austrália ATAR of Você deve manter uma media de aproveitamento e nota de 70% ou mais em cada semester afim de manter o benefício da bolsa. Esta bolsa pode ser adiada. Entre em contato conosco caso precise de mais informaçoes.

11

12 Bolsas Internacionais do Vice-Chancelor Bolsa integral / Mensalidade Nível de Ensino: Graduação e Pós-Graduação. Áreas de estudo: Todos os cursos, exceto MBA, Mestrado em Gestão, Mestre em Finanças Aplicadas, Mestre em Cirurgia Avançada, Mestre em Cirurgia e Doutor em Fisioterapia. Você deve ter recebido uma oferta de curso completo. Deve ter atingido uma média mínima de 3.7 de 4.0 para aplicações de pós-graduação e exigência mínima de um ATAR equivalente a 96 de 100 para aplicações de Graduação. Não deve ter completado o mesmo nível ou um nível mais elevado de estudo anteriormente. Entre em contato conosco caso precise de mais informaçoes. Data de encerramento: 15 de Janeiro (a iniciar em 1 semestre de 2015).

13

14 Bolsa Internacional da Indústria Criativa Bolsa parcial / 25% das mensalidades Nível de Estudo: Graduação. Áreas de estudo: Indústrias criativas: Bacharel em Indústrias Criativas, Bacharel em Mídia e Comunicação, Bacharel em Jornalismo e Bacharelado em Design. Cumprir os requisitos mínimos de língua inglesa para a admissão direta de um dos cursos elegíveis. Não ter concluído os seus estudos anteriores na Austrália. Deve ter uma licenciatura reconhecida comparável com uma escala de notas, aproximadamente, equivalente a. 6,0 em uma escala de 7 pontos. Se você está se registrando para nível de graduação, deve ter concluído os estudos do ensino médio equivalente a um australiano de 12 anos de qualificação, com um resultado aproximadamente equivalente a 95 sobre o australiano escala de admissões Terciário Rank (ATAR). Para manter a bolsa, você deve manter uma média de 5,75 de 7 na escala QUT para cada semestre de estudos. Não é necessário um formulário de matrícula separado para a bolsa de estudos. Entre em contato conosco caso precise de mais informaçoes. Data de encerramento: 31/12/2015

15

16 Bolsa para Estudantes Internacionais Bolsa parcial / 25% a 50% das mensalidades 20 bolsas disponíveis: (10x25% e 10x50%). Nível de Ensino: Graduação e Pós-Graduação. Áreas de Estudo: Qualquer graduação ou pós-graduação (excluindo Programa Médico da Bond University, Mestrado em Psicologia, Doutorado em Fisioterapia.). Os candidatos devem estar atualmente ou ter estado entre os top 5% de sua escola ou classe universitária. Os alunos serão selecionados para bolsas de estudo com base na excelente capacidade acadêmica. Além disso, demonstrações da capacidade de liderança e extensivo envolvimento em atividades extracurriculares também serão considerados. Os alunos cuja primeira língua não é o Inglês deve referir-se e cumprir a norma da Bond University. Todos os estudantes internacionais que fizeram um pedido para estudar na Bond University serão considerados para uma bolsa de estudo. Entre em contato conosco caso precise de mais informaçoes. Data de encerramento: datas para o semestre a serem confirmadas.

17

18 Benefícios de fazer um mestrado ou um doutorado na Austrália O que mais você precisa saber para escolher a Austrália como destino de estudo? Todos os estudantes internacionais matriculados em um grau mais elevado de Pesquisa, bem como seus dependentes, têm direito a trabalhar sem limite de horas. Os estudantes internacionais que se formam a partir de um Curso de Mestrado receberão um visto de 2 anos de autorização de trabalho. Aqueles que se formam a partir de um mestrado com pesquisa acadêmica receberão um visto de 3 anos e aqueles que se formam a partir de um Ph.D receberão um visto de 4 anos. Estudantes de Ph.D e Mestrado com pesquisa acadêmica podem matricular seus filhos em escolas australianas com valores locais, desde que preencham certos requisitos, que variam de estado para estado. Nós os Informaremos sobre estas condições no momento apropriado. Fale conosco.

M a n u a l d o P r o U n i 2014 P á g i n a 1

M a n u a l d o P r o U n i 2014 P á g i n a 1 M a n u a l d o P r o U n i 2014 P á g i n a 1 O Programa Universidade para Todos (Prouni) foi criado pelo Governo Federal em 2004 e tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais

Leia mais

BEM VINDO À UNIVERSIDADE POSITIVO www.up.com.br

BEM VINDO À UNIVERSIDADE POSITIVO www.up.com.br BEM VINDO À UNIVERSIDADE POSITIVO www.up.com.br SOBRE CURITIBA Curitiba é a capital e a maior cidade do Paraná, Brasil. De acordo com a revista americana Reader s Digest, Curitiba é o melhor local para

Leia mais

EDITAL SRI-UNIFEI 01/2015

EDITAL SRI-UNIFEI 01/2015 EDITAL SRI-UNIFEI 01/2015 A Universidade Federal de Itajubá, por meio de sua Secretaria de Relações Internacionais SRI, torna pública a chamada para seleção de candidatos para participação no programa

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - MESTRADO PROFISSIONAL NOS EUA

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - MESTRADO PROFISSIONAL NOS EUA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - MESTRADO PROFISSIONAL NOS EUA FAQ 1. O que é o mestrado profissional nos EUA, oferecido pelo Programa Ciência sem Fronteiras? Este mestrado é parte de uma importante iniciativa

Leia mais

Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Educação

Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Educação Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Educação DAS BOLSAS Será concedida 1 (uma) bolsa integral em cada um dos cursos de graduação ofertados nas unidades do IBMEC do Centro e Barra

Leia mais

1. CURSOS / ATOS LEGAIS / TURNOS / VAGAS. Administração¹ Linha de Formação em Marketing e Entretenimento. Comunicação Social¹ com Habilitação em

1. CURSOS / ATOS LEGAIS / TURNOS / VAGAS. Administração¹ Linha de Formação em Marketing e Entretenimento. Comunicação Social¹ com Habilitação em Edital de Convocação para Ingresso nos cursos da Graduação em 2013/2 através de Transferência Interna de Curso e Transferência Externa entre Faculdades A Diretora Geral da Escola Superior de Propaganda

Leia mais

GUIA PARA ESTUDAR NO EXTERIOR

GUIA PARA ESTUDAR NO EXTERIOR GUIA PARA ESTUDAR NO EXTERIOR O QUE É INTERCÂMBIO ACADÊMICO? É a ida de estudantes de um país para o outro por um determinado período do ano letivo. O objetivo é estender os estudos da Graduação para outra

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE CONTRATAÇÃO DE DOCENTE PARA ATUAR EM UTAH EUA

PROCESSO SELETIVO DE CONTRATAÇÃO DE DOCENTE PARA ATUAR EM UTAH EUA ESCRITÓRIO PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS PROCESSO SELETIVO DE CONTRATAÇÃO DE DOCENTE PARA ATUAR EM UTAH EUA Considerando o Memorando de Entendimento entre a Secretaria de Educação do Estado de Utah, EUA,

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS GABINETE DO REITOR FÓRMULA SANTANDER PROGRAMA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS GABINETE DO REITOR FÓRMULA SANTANDER PROGRAMA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL O Gabinete do Reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), no uso de suas atribuições, torna público este Edital de seleção de estudantes de graduação da PUC Goiás para a realização

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSAS SANTANDER TOP UK. Apresentação. Objetivo do programa

PROGRAMA DE BOLSAS SANTANDER TOP UK. Apresentação. Objetivo do programa PROGRAMA DE BOLSAS SANTANDER TOP UK Apresentação O Programa Top UK, está com inscrições abertas para alunos de graduação. Em parceria com o Santander Universidades UK, será realizado um programa exclusivo

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE BIOLOGIA, ENSINO DE FÍSICA E ENSINO DE QUÍMICA)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE BIOLOGIA, ENSINO DE FÍSICA E ENSINO DE QUÍMICA) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE BIOLOGIA, ENSINO DE FÍSICA E ENSINO DE QUÍMICA) PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO EM ENSINO DE

Leia mais

1 Cursos, Turnos, número de vagas e Locais de realização dos cursos (Notas de 1 a 6 encontram-se detalhadas ao final do quadro seguinte)

1 Cursos, Turnos, número de vagas e Locais de realização dos cursos (Notas de 1 a 6 encontram-se detalhadas ao final do quadro seguinte) PRÓ-REITORIA ACADÊMICA - PROACAD 1 o PROCESSO SELETIVO DE 2015 TRANSFERÊNCIA INTERNA EDITAL N o 29 / 2015 PROACAD A Pró-Reitoria Acadêmica PROACAD torna públicas, para conhecimento dos interessados, as

Leia mais

Regulamento PAPSummer 2015

Regulamento PAPSummer 2015 Regulamento PAPSummer 2015 Artigo 1º Objectivos do programa, montante e designação das bolsas 1. O programa PAPSummer pretende dar a oportunidade a estudantes portugueses (Estudante) de desenvolver um

Leia mais

2. CALENDÁRIO 3. ELEGIBILIDADE 4. INSCRIÇÃO DAS PROPOSTAS

2. CALENDÁRIO 3. ELEGIBILIDADE 4. INSCRIÇÃO DAS PROPOSTAS 1. INTRODUÇÃO A Universidade do Porto (U.Porto) e a Universidade de São Paulo (USP) celebraram um Acordo de Cooperação Internacional objetivando a cooperação académica em todas as áreas do conhecimento,

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ N O 01/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFRJ

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ N O 01/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ N O 01/2014 PROCESSO

Leia mais

DAAD CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2014-2016. Deutscher Akademischer Austausch Dienst Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico

DAAD CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2014-2016. Deutscher Akademischer Austausch Dienst Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico DAAD Deutscher Akademischer Austausch Dienst Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico Escritório Regional Rio de Janeiro CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO NAS ÁREAS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 2014-2016 Com este

Leia mais

CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS: Bolsas de Estudo de Doutorado Pleno nos Estados Unidos

CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS: Bolsas de Estudo de Doutorado Pleno nos Estados Unidos CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS: Bolsas de Estudo de Doutorado Pleno nos Estados Unidos O PAPEL DA LASPAU PARA O PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS LASPAU: Academic and Professional Programs for the Americas, é uma

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ENTRE A UFRGS E A UNIVERSIDADE DO PORTO PROMOVIDO PELA SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UFRGS.

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ENTRE A UFRGS E A UNIVERSIDADE DO PORTO PROMOVIDO PELA SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UFRGS. PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ENTRE A UFRGS E A UNIVERSIDADE DO PORTO PROMOVIDO PELA SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UFRGS Apresentação A Universidade do Porto (UP), Portugal, oferece vagas de mobilidade

Leia mais

Reitoria Coordenadoria de Relações Internacionais. Edital No. 010/2014

Reitoria Coordenadoria de Relações Internacionais. Edital No. 010/2014 Edital No. 010/2014 COORDENADORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS/ SETI - Programa de mobilidade internacional com Utah/EUA Considerando o Memorando de Entendimento entre a Secretaria de Educação do Estado

Leia mais

PROJETO CAPES-FIPSE CHAMADA DE SELEÇÃO, PARA ALUNOS DA UEA, PARA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE APPALACHIAN STATE UNIVERSITY

PROJETO CAPES-FIPSE CHAMADA DE SELEÇÃO, PARA ALUNOS DA UEA, PARA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE APPALACHIAN STATE UNIVERSITY PROJETO CAPES-FIPSE CHAMADA DE SELEÇÃO, PARA ALUNOS DA UEA, PARA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE APPALACHIAN STATE UNIVERSITY A Assessoria de Relações Internacionais da Universidade do Estado do Amazonas, no uso de

Leia mais

NORMAS DO PRIMEIRO PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS REMANESCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA PUC-CAMPINAS 1 o SEMESTRE DE 2016

NORMAS DO PRIMEIRO PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS REMANESCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA PUC-CAMPINAS 1 o SEMESTRE DE 2016 NORMAS DO PRIMEIRO PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS REMANESCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA PUCCAMPINAS 1 o SEMESTRE DE 2016 Capítulo I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1 o Este Processo Seletivo tem

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS INTERNACIONAIS DE EXCELÊNCIA ACADÊMICA LAUREATE

REGULAMENTO INTERNO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS INTERNACIONAIS DE EXCELÊNCIA ACADÊMICA LAUREATE REGULAMENTO INTERNO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS INTERNACIONAIS DE EXCELÊNCIA ACADÊMICA LAUREATE FACULDADE DOS GUARARAPES E UNIVERSIDAD PERUANA DE CIENCIAS APLICADAS A Faculdade dos Guararapes, em parceria

Leia mais

DVB International Academic Award 2014 : An Introduction to Silicon Valley

DVB International Academic Award 2014 : An Introduction to Silicon Valley DVB International Academic Award 2014 : An Introduction to Silicon Valley DVB International Academic Award is a program designed to recognize the students who best represent DeVry Brasil s positioning

Leia mais

PROJETO EVEREST DAS DECISÕES

PROJETO EVEREST DAS DECISÕES PROJETO EVEREST I- HISTÓRICOS E OBJETIVOS DO PROJETO O Projeto Everest, da FACULDADE DOUTOR LEOCÁDIO JOSÉ CORREIA - FALEC, através de sua mantenedora, LAR ESCOLA LEOCÁDIO JOSÉ CORREIA, tem como meta, oportunizar

Leia mais

PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL COM UTAH/EUA. EDITAL n 004/2014 ERI ESCRITÓRIO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL COM UTAH/EUA. EDITAL n 004/2014 ERI ESCRITÓRIO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL COM UTAH/EUA EDITAL n 004/2014 ERI ESCRITÓRIO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL DE ABERTURA PARA INSCRIÇÃO NO PROGRAMA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL ENTRE O ESTADO DE

Leia mais

EDITAL n. 190/2011. 1. DO PERÍODO E LOCAL DA MATRÍCULA 1.1 A matrícula transcorrerá nas datas, horários e locais especificados no quadro abaixo:

EDITAL n. 190/2011. 1. DO PERÍODO E LOCAL DA MATRÍCULA 1.1 A matrícula transcorrerá nas datas, horários e locais especificados no quadro abaixo: EDITAL n. 190/2011 Dispõe sobre matrícula para os candidatos aprovados no Concurso Vestibular ACAFE/ENEM-2012, 1º semestre, para os cursos da UNESC a seguir relacionados: Administração - Bacharel (matutino

Leia mais

PROJETO CRESCER JUNTOS

PROJETO CRESCER JUNTOS Página 1 de 6 PROJETO CRESCER JUNTOS OBJETIVO Estabelecer parâmetros e procedimentos para utilização, por parte dos funcionários, do Programa Auxilio Educação, da ATC, nos Cursos de Graduação que tenham,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR ESPECIAL DE VERÃO 2009/1

PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR ESPECIAL DE VERÃO 2009/1 PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR ESPECIAL DE VERÃO 2009/1 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO O Reitor do Centro Universitário Feevale, instituição de ensino superior recredenciada pela Portaria nº 1.566, de 27

Leia mais

CANDIDATURA ÀS BOLSAS DE GRADUAÇÃO SANDUICHE NO EXTERIOR CNPQ/ PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

CANDIDATURA ÀS BOLSAS DE GRADUAÇÃO SANDUICHE NO EXTERIOR CNPQ/ PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CANDIDATURA ÀS BOLSAS DE GRADUAÇÃO SANDUICHE NO EXTERIOR CNPQ/ PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CHAMADA INTERNA - N 0 01/2012 REITORIA O IFPR foi selecionado pelo CNPq para participar do programa Ciência

Leia mais

EDITAL SWG 01/2011 - Bolsas Sanduíche na Graduação

EDITAL SWG 01/2011 - Bolsas Sanduíche na Graduação EDITAL SWG 01/2011 - Bolsas Sanduíche na Graduação O programa Ciência sem Fronteiras, CNPq, busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade

Leia mais

Regulamento Geral de Mobilidade Internacional de Estudantes da Universidade Fernando Pessoa 2015-2016

Regulamento Geral de Mobilidade Internacional de Estudantes da Universidade Fernando Pessoa 2015-2016 Regulamento Geral de Mobilidade Internacional de Estudantes da Universidade Fernando Pessoa 2015-2016 1. Mobilidade Internacional de Estudantes Os alunos da Universidade Fernando Pessoa (UFP) que cumpram

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA, PARA ALUNOS DA UEA, PARA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA FRANÇA

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA, PARA ALUNOS DA UEA, PARA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA FRANÇA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA, PARA ALUNOS DA UEA, PARA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA FRANÇA Tendo em vista a oportunidade propiciada pelo Programa Ciência sem Fronteiras, a Assessoria

Leia mais

CONSELHOS DE IMIGRAÇÃO PARA OS ACADÊMICOS

CONSELHOS DE IMIGRAÇÃO PARA OS ACADÊMICOS CONSELHOS DE IMIGRAÇÃO PARA OS ACADÊMICOS Obrigado por entrar em contato com Modern Immigration. Em breve, você vai descobrir o caminho para chegar ao Canadá. Este documento é para pessoas que querem estudar

Leia mais

ALGUMAS RESPOSTAS A PERGUNTAS FREQUENTES

ALGUMAS RESPOSTAS A PERGUNTAS FREQUENTES ALGUMAS RESPOSTAS A PERGUNTAS FREQUENTES O que é a semestralidade? É o valor que deve ser pago por cada aluno durante os 6 (seis) meses de cada período letivo. Este valor depende da faixa de créditos (isto

Leia mais

UFG (Projetos) e seu conceito (MEC)

UFG (Projetos) e seu conceito (MEC) UFG (Projetos) e seu conceito (MEC) Dos cursos avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) em 2007, a maioria obteve conceito bom (nota 4) ou excelente (nota 5) no Enade, no Índice de Diferença de Desempenho

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS EM 2016 EDITAL 02/2015

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS EM 2016 EDITAL 02/2015 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE FÍSICA, ENSINO DE QUÍMICA E ENSINO DE BIOLOGIA) PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO

Leia mais

EDITAL Nº 001/2014 TRANSFERÊNCIAS NO ÂMBITO DA PUC MINAS 2º SEMESTRE DE 2014

EDITAL Nº 001/2014 TRANSFERÊNCIAS NO ÂMBITO DA PUC MINAS 2º SEMESTRE DE 2014 EDITAL Nº 001/2014 TRANSFERÊNCIAS NO ÂMBITO DA PUC MINAS 2º SEMESTRE DE 2014 Nos termos das Normas Acadêmicas do Ensino de Graduação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC/MG, faço saber

Leia mais

PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA PUCRS ACORDOS BILATERAIS

PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA PUCRS ACORDOS BILATERAIS PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA PUCRS ACORDOS BILATERAIS PRÉ-SELEÇÃO DE CANDIDATOS 2014/2 Versão retificada em 01/08/2014, seções 1 (1.2) e 5 (Cronograma 1) A Coordenadoria de Mobilidade Acadêmica, da

Leia mais

CONSELHOS DE IMIGRAÇÃO PARA OS PROFISSIONAIS

CONSELHOS DE IMIGRAÇÃO PARA OS PROFISSIONAIS CONSELHOS DE IMIGRAÇÃO PARA OS PROFISSIONAIS Obrigado por entrar em contato com Modern Immigration. Em breve, você vai descobrir o caminho para chegar ao Canadá. Este documento é para profissionais: médicos,

Leia mais

O concurso será regido segundo os critérios e condições a seguir. I DO OBJETO

O concurso será regido segundo os critérios e condições a seguir. I DO OBJETO REGULAMENTO INTERNO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS INTERNACIONAIS DE EXCELÊNCIA ACADÊMICA LAUREATE FACULDADE DOS GUARARAPES E UNIVERSIDAD PERUANA DE CIENCIAS APLICADAS A Faculdade dos Guararapes, em parceria

Leia mais

Prezado(a) Aluno(a),

Prezado(a) Aluno(a), Prezado(a) Aluno(a), Esta cartilha irá orientar você sobre como proceder para aderir ao FIES e como realizar o aditamento semestralmente até a conclusão de seu curso. As informações são bem objetivas e

Leia mais

APLICAÇÃO DE CANDIDATO DA STEINBERG CONSULTANCY

APLICAÇÃO DE CANDIDATO DA STEINBERG CONSULTANCY APLICAÇÃO DE CANDIDATO DA STEINBERG CONSULTANCY ATRAVÉS DESTA APLICAÇÃO, SERÁ ARRECADADA AS INFORMAÇÕES BÁSICAS DAS QUAIS UTILISAREMOS PARA PROCEDER COM AS APPLICATIONS ÀS UNIVERSIDADES ESTIPULADAS NO

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA PREENCHER

ORIENTAÇÕES PARA PREENCHER ORIENTAÇÕES PARA PREENCHER O F O R M U L Á R I O D E I N S C R I Ç Ã O A) INFORMAÇÕES GERAIS 1. Ao acessar o sistema pela primeira vez, digite seu CPF no campo correspondente.o sistema efetuará a atualização

Leia mais

EDITAL PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO

EDITAL PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EDITAL PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO 1. Abertura A Pró-Reitora de Graduação da Universidade de Caxias do Sul, no uso de suas atribuições, torna públicas as condições que regem o encaminhamento

Leia mais

EDITAL DE BOLSAS DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

EDITAL DE BOLSAS DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL DE BOLSAS DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Rubens Guilhemat, Secretário Geral do Centro Universitário Sant Anna, no uso de suas atribuições torna público o presente EDITAL que regerá o Processo

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE NORMAS ESPECÍFICAS DA FEA SÃO PAULO I Taxas 1. Não serão cobradas taxas nos processos seletivos dos programas de pós-graduação desta Faculdade. 2. Não será cobrada dos alunos especiais taxa de matrícula

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA PORTADORES DE DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR E PARA TRANSFERÊNCIA DE OUTRA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

PROCESSO SELETIVO PARA PORTADORES DE DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR E PARA TRANSFERÊNCIA DE OUTRA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PROCESSO SELETIVO PARA PORTADORES DE DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR E PARA TRANSFERÊNCIA DE OUTRA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR O reitor do Centro Universitário de Brasília - UniCEUB - faz saber, mediante

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CURSINHO DA INCLUSÃO SOCIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CURSINHO DA INCLUSÃO SOCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CURSINHO DA INCLUSÃO SOCIAL EDITAL DE ABERTURA DE VAGAS PARA PROFESSOR-MONITOR DO CURSINHO DA INCLUSÃO SOCIAL, N 2 DE 03 DE SETEMBRO DE 2012. A Coordenação do Projeto Cursinho

Leia mais

Processos Seletivos 2016 Educação a Distância VESTIBULAR SELEÇÃO 2016.1 EaD On-line PN

Processos Seletivos 2016 Educação a Distância VESTIBULAR SELEÇÃO 2016.1 EaD On-line PN Processos Seletivos 2016 Educação a Distância VESTIBULAR SELEÇÃO 2016.1 EaD On-line PN Aditivo nº 2 ao Edital de Vestibular de 2016 Educação a Distância, que rege o Vestibular Seleção 2016.1 EaD On-line

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa integral das mensalidades para cursar 1 (um) semestre, por meio de intercâmbio em uma das instituições de Ensino Superior

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO CONCURSO VESTIBULAR 2015

MANUAL DO CANDIDATO CONCURSO VESTIBULAR 2015 MANUAL DO CANDIDATO CONCURSO VESTIBULAR 2015 A VIDA TEM VÁRIOS CAMINHOS VOCÊ SÓ TEM QUE SEGUIR O CERTO!!! SEJA ALUNO (A) FATEC FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS DA BAHIA FATEC/BA EDITAL Nº 02/2014 A Faculdade

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE INFRA-ESTRUTURA E LOGÍSTICA DEPARTAMENTO AUTÔNOMO DE ESTRADAS DE RODAGEM EDITAL N 001/2009

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE INFRA-ESTRUTURA E LOGÍSTICA DEPARTAMENTO AUTÔNOMO DE ESTRADAS DE RODAGEM EDITAL N 001/2009 Anexo IV Da classificação e da tabela de pontuação A) Para os cargos de Técnico em Assuntos Rodoviários e Técnico em Assuntos Administrativos: TEMPO DE FORMAÇÃO NA PROFISSÃO: Comprovação através de Diploma

Leia mais

Programa de Bolsas América Latina da Universidade Anhembi Morumbi

Programa de Bolsas América Latina da Universidade Anhembi Morumbi A, de acordo com a Resolução CONSUN AD REFERENDUM Nº 33, de 28/04/2015, estabelece as normas e procedimentos para o Programa de Bolsas América Latina da, em parceria com as universidades UNAB Universidad

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSAS SANTANDER TOP CHINA - 4ª edição. Apresentação

PROGRAMA DE BOLSAS SANTANDER TOP CHINA - 4ª edição. Apresentação PROGRAMA DE BOLSAS SANTANDER TOP CHINA - 4ª edição Apresentação O Programa Top China, está com inscrições abertas para alunos e professores de graduação. A edição 2012 do Programa manterá o tema Urbanismo,

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PROBIC/UNIARAXÁ)

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PROBIC/UNIARAXÁ) REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PROBIC/UNIARAXÁ) CAPÍTULO I DAS FINALIDADES E OBJETIVOS Art. 1 - As normas que seguem visam orientar pesquisadores e bolsistas vinculados a projetos

Leia mais

EDITAL Nº. 003/2013 EDITAL COMPLEMENTAR ÀS CHAMADAS PÚBLICAS DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE

EDITAL Nº. 003/2013 EDITAL COMPLEMENTAR ÀS CHAMADAS PÚBLICAS DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE EDITAL Nº. 003/2013 EDITAL COMPLEMENTAR ÀS CHAMADAS PÚBLICAS DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE A (SCI) e a Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Itajubá, abrem inscrições

Leia mais

FUNDAÇÃO DE ENSINO E PESQUISA DO SUL DE MINAS - FEPESMIG Criada pela Lei Estadual n o. 2.766/63 CNPJ.: 21.420.856/0001-96 Insc.

FUNDAÇÃO DE ENSINO E PESQUISA DO SUL DE MINAS - FEPESMIG Criada pela Lei Estadual n o. 2.766/63 CNPJ.: 21.420.856/0001-96 Insc. EDITAL DE SELEÇÃO DO PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL DA FUNDAÇÃO DE ENSINO E PESQUISA DO SUL DE MINAS 01/2013 Universidad Abierta Interamericana UAI Argentina A Diretoria de Relações Internacionais

Leia mais

Processos Seletivos 2016 Educação a Distância VESTIBULAR ESPECIAL NOVEMBRO 2015 EaD SEMIPRESENCIAIS

Processos Seletivos 2016 Educação a Distância VESTIBULAR ESPECIAL NOVEMBRO 2015 EaD SEMIPRESENCIAIS Processos Seletivos 2016 Educação a Distância VESTIBULAR ESPECIAL NOVEMBRO 2015 EaD SEMIPRESENCIAIS Aditivo nº 7 ao Edital de Vestibular de 2016 Educação a Distância, que rege o Vestibular TOP dezembro

Leia mais

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU EDITAL DO PROCESSO SELETIVO - CONCURSO VESTIBULAR 2011 O REITOR DA UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU, PROFESSOR JOSÉ CHRISTIANO ALTENFELDER SILVA MESQUITA, torna público que no

Leia mais

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio Fundap Fundação do Desenvolvimento Administrativo Programa de Estágio Programa de Estágio Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio Plano de Estágio Julho de 2008 SABE - Sistema

Leia mais

EDITAL CONJUNTO PROGRAD ESAI/UFGD nº 01/11, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2011

EDITAL CONJUNTO PROGRAD ESAI/UFGD nº 01/11, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2011 MISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PRÓ-REITORIA DE ENSO DE GRADUAÇÃO ESCRITÓRIO DE ASSUNTOS TERNACIONAIS EDITAL CONJUNTO PROGRAD ESAI/UFGD nº 01/11, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2011 MOBILIDADE ACADÊMICA TERNACIONAL PARA ESTUDANTES

Leia mais

Resolução N 0 06/2010 Edital de Ingresso 1º Semestre de 2011

Resolução N 0 06/2010 Edital de Ingresso 1º Semestre de 2011 Universidade Federal de Campina grande CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO Resolução N 0 06/2010 Edital de Ingresso 1º Semestre de 2011 O Colegiado

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA EDITAL SIMPLIFICADO VESTIBULAR DE VERÃO PROCESSO SELETIVO - UniCEUB DE 2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA EDITAL SIMPLIFICADO VESTIBULAR DE VERÃO PROCESSO SELETIVO - UniCEUB DE 2015 CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA EDITAL SIMPLIFICADO VESTIBULAR DE VERÃO PROCESSO SELETIVO - UniCEUB DE 2015 O reitor do Centro Universitário de Brasília - UniCEUB - faz saber mediante o presente edital

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS CONDUTORES DA TOCHA OLÍMPICA RIO 2016

PERGUNTAS E RESPOSTAS CONDUTORES DA TOCHA OLÍMPICA RIO 2016 PERGUNTAS E RESPOSTAS CONDUTORES DA TOCHA OLÍMPICA RIO 2016 1. Quando se dará o início da indicação de condutores? O início se dará às 10h00 do dia 10 de setembro de 2015. 2. Posso me indicar para ser

Leia mais

Educação Profissional Continuada (Continuing Professional Education CPE)

Educação Profissional Continuada (Continuing Professional Education CPE) Diretriz Administrativa de Requisitos de Educação Profissional Continuada nº 4: 2011 Educação Profissional Continuada (Continuing Professional Education CPE) Objetivo Este documento contém os requisitos

Leia mais

EDITAL AREX 2014 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO UNIVERSIDADES DO CANADÁ UNIVERSIDADES DE TORONTO, MONTRÉAL E VICTORIA

EDITAL AREX 2014 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO UNIVERSIDADES DO CANADÁ UNIVERSIDADES DE TORONTO, MONTRÉAL E VICTORIA EDITAL AREX 2014 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO UNIVERSIDADES DO CANADÁ UNIVERSIDADES DE TORONTO, MONTRÉAL E VICTORIA Estão abertas as inscrições para seleção de estudantes da UNESP para o Programa de Intercâmbio

Leia mais

Dúvidas Frequentes sobre o programa Ciência Sem Fronteiras. Coordenação Institucional do programa Ciência sem Fronteiras na UFRJ

Dúvidas Frequentes sobre o programa Ciência Sem Fronteiras. Coordenação Institucional do programa Ciência sem Fronteiras na UFRJ Dúvidas Frequentes sobre o programa Ciência Sem Fronteiras Coordenação Institucional do programa Ciência sem Fronteiras na UFRJ Texto: Paulo Henrique Schau Guerra Colaboração: Erika Noel Ribas Dantas,

Leia mais

EDITAL Nº 007/2015 PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL 2ª Edição

EDITAL Nº 007/2015 PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL 2ª Edição UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO EDITAL Nº 007/2015 PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL 2ª Edição A Faculdade

Leia mais

E D I T A L DIPLOMA INTEGRADO PUC-SP/SCIENCES PO 2012

E D I T A L DIPLOMA INTEGRADO PUC-SP/SCIENCES PO 2012 E D I T A L DIPLOMA INTEGRADO PUC-SP/SCIENCES PO 2012 Estão abertas as inscrições para seleção de candidatos do curso de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Sociais da PUC-SP para o programa

Leia mais

Discover... Free Entitlement. (Early Years Provision) A guide for parents and carers by the Family Information Service. www.westsussex.gov.

Discover... Free Entitlement. (Early Years Provision) A guide for parents and carers by the Family Information Service. www.westsussex.gov. Discover... Free Entitlement (Early Years Provision) A guide for parents and carers by the Family Information Service www.westsussex.gov.uk/family P. O que é Free Entitlement (FE) na provisão de educação

Leia mais

REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE - UNIBH CENTRO DE EXTENSÃO E PESQUISA - CENEP EDITAL Nº 03/2012

REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE - UNIBH CENTRO DE EXTENSÃO E PESQUISA - CENEP EDITAL Nº 03/2012 REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE - UNIBH CENTRO DE EXTENSÃO E PESQUISA - CENEP EDITAL Nº 03/2012 Seleção de bolsistas e voluntários para Projetos de Extensão Universitária O Reitor do

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO MOUNT ROYAL UNIVERSITY EDITAL DRE n 001/15

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO MOUNT ROYAL UNIVERSITY EDITAL DRE n 001/15 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO MOUNT ROYAL UNIVERSITY EDITAL DRE n 001/15 A PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS, por intermédio do Departamento de Relações Externas, torna pública a abertura

Leia mais

Programa de pontos da IAESTE Brasil

Programa de pontos da IAESTE Brasil Programa de pontos da IAESTE Brasil Conforme já mencionado anteriormente, o programa de intercâmbio da IAESTE funciona com base na reciprocidade. Ou seja, para cada brasileiro enviado para estagiar no

Leia mais

Processos Seletivos 2015 Educação a Distância VESTIBULAR DESTAQUE 2015.2

Processos Seletivos 2015 Educação a Distância VESTIBULAR DESTAQUE 2015.2 Processos Seletivos 2015 Educação a Distância VESTIBULAR DESTAQUE 2015.2 Aditamento nº 15 ao Edital de Vestibular de 2015 Educação a Distância, que rege o Vestibular DESTAQUE 2015.2 EaD online a ser realizado

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC

PROCESSO SELETIVO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC IMES - INSTITUTO MANTENEDOR DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA LTDA CNPJ nº. 04.670.333/0001-89 PROCESSO SELETIVO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC O INSTITUTO MANTENEDOR DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

Leia mais

1.2. Quais são as condições do financiamento para novos contratos?

1.2. Quais são as condições do financiamento para novos contratos? Tire suas dúvidas 1. CONHECENDO O FIES 1.1. O que é o Fies? O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), criado pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, é o programa do Ministério da Educação que financia

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA

REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA BARRETOS 2010 REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA Art. 1 - O Programa de Monitoria da Faculdade Barretos, destinado a alunos regularmente matriculados, obedecerá às normas

Leia mais

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL. Reconhecida pela Portaria Ministerial nº 681, de 07/12/89. e publicada no D.O.U em 11/12/89, Seção I, p.22.

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL. Reconhecida pela Portaria Ministerial nº 681, de 07/12/89. e publicada no D.O.U em 11/12/89, Seção I, p.22. UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL Reconhecida pela Portaria Ministerial nº 681, de 07/12/89 e publicada no D.O.U em 11/12/89, Seção I, p.22.684 EDITAL PARA INGRESSO EXTRAVESTIBULAR 1º Semestre/2016 O Reitor

Leia mais

EDITAL nº 01/2015 Submissão de Trabalhos. VII Chamada de Trabalhos. X Semana de Petróleo e Gás SPE/UFRJ 10ª SPEtro

EDITAL nº 01/2015 Submissão de Trabalhos. VII Chamada de Trabalhos. X Semana de Petróleo e Gás SPE/UFRJ 10ª SPEtro EDITAL nº 01/2015 Submissão de Trabalhos VII Chamada de Trabalhos X Semana de Petróleo e Gás SPE/UFRJ 10ª SPEtro O Capítulo de Estudantes SPE da UFRJ torna público o presente Edital para a comunidade técnico-científica

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - UFMG DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DRI EDITAL DE SELEÇÃO DRI 2 2011 TOP CHINA SANTANDER UNIVERSIDADES

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - UFMG DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DRI EDITAL DE SELEÇÃO DRI 2 2011 TOP CHINA SANTANDER UNIVERSIDADES UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - UFMG DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DRI EDITAL DE SELEÇÃO DRI 2 2011 TOP CHINA SANTANDER UNIVERSIDADES PROGRAMA DE INTERCÂMBIO INTERNACIONAL O Diretor de Relações

Leia mais

Processos Seletivos 2016 Educação a Distância VESTIBULAR TOP RN 2015 EaD On-line PN

Processos Seletivos 2016 Educação a Distância VESTIBULAR TOP RN 2015 EaD On-line PN Processos Seletivos 2016 Educação a Distância VESTIBULAR TOP RN 2015 EaD On-line PN Aditivo nº 8 ao Edital de Vestibular de 2016 Educação a Distância, que rege o Vestibular TOP RN 2015 EaD On-line PN a

Leia mais

Semester Abroad 2014.2 A reunião vai começar em breve

Semester Abroad 2014.2 A reunião vai começar em breve Semester Abroad 2014.2 A reunião vai começar em breve O que é Semester Abroad? Estudar um semestre na DeVry University, campus Fremont, Califórnia Por quê vale a pena participar? Bagagem acadêmica, profissional

Leia mais

EDITAL Nº 022/2012-PRPI

EDITAL Nº 022/2012-PRPI EDITAL Nº 022/2012-PRPI A Pró-reitora de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, no uso de suas atribuições, torna público que estão abertas as inscrições

Leia mais

EDITAL Nº 4/2015 EXAME DE SELEÇÃO 2016/1 - ESPECIAL CELER FACULDADES

EDITAL Nº 4/2015 EXAME DE SELEÇÃO 2016/1 - ESPECIAL CELER FACULDADES EDITAL Nº 4/2015 EXAME DE SELEÇÃO 2016/1 - ESPECIAL CELER FACULDADES 1. PROCESSO DE INSCRIÇÃO 1.1 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1.1 O processo de inscrição compreende as seguintes fases: a) Inscrição através

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR DE SELEÇÃO DISCENTE ESTUDANTES VOLUNTÁRIOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA GRUPOS DE PESQUISA (GPs) COM PROJETOS EM ANDAMENTO

EDITAL COMPLEMENTAR DE SELEÇÃO DISCENTE ESTUDANTES VOLUNTÁRIOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA GRUPOS DE PESQUISA (GPs) COM PROJETOS EM ANDAMENTO EDITAL COMPLEMENTAR DE SELEÇÃO DISCENTE ESTUDANTES VOLUNTÁRIOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA GRUPOS DE PESQUISA (GPs) COM PROJETOS EM ANDAMENTO N.º 07/2015 A Direção Acadêmica da FADERGS Faculdade de Desenvolvimento

Leia mais

M a n u a l E n e m 2 0 1 5 P á g i n a 1. Manual do Enem 2015

M a n u a l E n e m 2 0 1 5 P á g i n a 1. Manual do Enem 2015 M a n u a l E n e m 2 0 1 5 P á g i n a 1 Manual do Enem 2015 Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), segundo o INEP, tinha o objetivo de avaliar o desempenho do aluno ao término da escolaridade

Leia mais

EDITAL Nº 2/2015. EXAME DE SELEÇÃO CELER FACULDADES 2016/1 Prova dia 26 de novembro de 2015 19:30 horas

EDITAL Nº 2/2015. EXAME DE SELEÇÃO CELER FACULDADES 2016/1 Prova dia 26 de novembro de 2015 19:30 horas EDITAL Nº 2/2015 EXAME DE SELEÇÃO CELER FACULDADES 2016/1 Prova dia 26 de novembro de 2015 19:30 horas 1. PROCESSO DE INSCRIÇÃO 1.1 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1.1 O processo de inscrição compreende as seguintes

Leia mais

Programa de Bolsas da Santa Fe University of Art and Design (SFUAD)

Programa de Bolsas da Santa Fe University of Art and Design (SFUAD) A Universidade Anhembi Morumbi, de acordo com a Resolução CONSUN AD REFERENDUM N.3 de 05 de fevereiro de 2015, estabelece as normas e procedimentos para o Programa de Bolsas Integrais e Parciais da Santa

Leia mais

Após a confirmação de pagamento de sua inscrição para o congresso, você estará apto a entrar no sistema de submissão de trabalho.

Após a confirmação de pagamento de sua inscrição para o congresso, você estará apto a entrar no sistema de submissão de trabalho. Para submissão de trabalhos é necessário que você esteja inscrito no evento. Você deve realizar seu cadastro acessando a opção Cadastrar, quando disponível. É imprescindível que você guarde suas informações

Leia mais

E D I T A L DIPLOMA INTEGRADO PUC-SP/SCIENCES PO 2013

E D I T A L DIPLOMA INTEGRADO PUC-SP/SCIENCES PO 2013 E D I T A L DIPLOMA INTEGRADO PUC-SP/SCIENCES PO 2013 Estão abertas as inscrições para seleção de candidatos do curso de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Sociais da PUC-SP para o programa

Leia mais

Prepare-se para Faculdade. Leticia Bechara Pedagoga e Coordenadora Trevisan Escola de Negócios

Prepare-se para Faculdade. Leticia Bechara Pedagoga e Coordenadora Trevisan Escola de Negócios Prepare-se para Faculdade Leticia Bechara Pedagoga e Coordenadora Trevisan Escola de Negócios Sucesso $$$ sonho habilidade Passos para Faculdade 1- Conhecer você mesmo. 2- Características da faculdade.

Leia mais

Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Tecnologia

Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Tecnologia Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Tecnologia EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE DOUTORADO EM TECNOLOGIA 1 o SEMESTRE/2016 Implementado em 2009, o Programa de Pós-graduação

Leia mais

2. Do Processo Seletivo 3. Das vagas

2. Do Processo Seletivo 3. Das vagas EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA DESTRANCAMENTO DE MATRÍCULA, DESTRANCAMENTO DE MATRÍCULA COM REOPÇÃO, ACEITAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE ALUNOS REGULARES PARA CURSOS AFINS, REOPÇÃO DE CURSO, OBTENÇÃO DE NOVO

Leia mais

Programa de Assistência Médica para Aposentados CargillPrev (Plano Assistencial)

Programa de Assistência Médica para Aposentados CargillPrev (Plano Assistencial) Programa de Assistência Médica para Aposentados CargillPrev (Plano Assistencial) Programa de Assistência Médica para Aposentados CargillPrev (Plano Assistencial) Material Explicativo Encontre aqui as informações

Leia mais

EDITAL n. 252/2014. 9h30 às 11h30 13h30 às 20h 09/12/2014 UNESC - CENTAC (Central de Atendimento ao Acadêmico)

EDITAL n. 252/2014. 9h30 às 11h30 13h30 às 20h 09/12/2014 UNESC - CENTAC (Central de Atendimento ao Acadêmico) EDITAL n. 252/2014 Dispõe sobre matrícula para os candidatos aprovados no Concurso Vestibular ACAFE Verão/2015, 1º semestre, para os cursos da UNESC a seguir relacionados: Administração Bacharelado (matutino

Leia mais

Processos Seletivos 2015 Graduação Presencial Edital de Vestibular de 26 de setembro de 2014

Processos Seletivos 2015 Graduação Presencial Edital de Vestibular de 26 de setembro de 2014 Processos Seletivos 2015 Graduação Presencial Edital de Vestibular de 26 de setembro de 2014 Aditamento nº 13 Define as normas específicas do Vestibular TOP RN julho 2015.2 (Aprovado pela Resolução nº

Leia mais

M a n u a l d o S i s u 2 0 1 4 P á g i n a 1

M a n u a l d o S i s u 2 0 1 4 P á g i n a 1 M a n u a l d o S i s u 2 0 1 4 P á g i n a 1 O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) consiste num ambiente virtual criado e gerenciado pelo Ministério da Educação desde 2010. Funciona com um processo seletivo

Leia mais

CONFAP- UK ACADEMIAS Fellowships, Research Mobility, and Young Investigator Awards for UK researchers in Brazil

CONFAP- UK ACADEMIAS Fellowships, Research Mobility, and Young Investigator Awards for UK researchers in Brazil 1 CONFAP- UK ACADEMIAS Fellowships, Research Mobility, and Young Investigator Awards for UK researchers in Brazil A segunda rodada será aberta no dia 15 de julho para envio de propostas e encerrará no

Leia mais