Para obter uma bolsa de estudos em uma Universidade Australiana, você deve atentar-se às seguintes recomendações gerais: + +

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Para obter uma bolsa de estudos em uma Universidade Australiana, você deve atentar-se às seguintes recomendações gerais: + +"

Transcrição

1

2

3 Newsletter sobre Bolsas Este documento é uma ferramenta desenvolvida pela Latino Australia Education para deixá-lo atualizado sobre as bolsas de estudos oferecidas pelas Universidades Australianas. Para obter uma bolsa de estudos em uma Universidade Australiana, você deve atentar-se às seguintes recomendações gerais: A bolsa de estudo deve adequar-se à sua possibilidade financeira. Nem todas as bolsas são integrais. Devem ser consideradas despesas extras como: traduções juramentadas dos documentos, taxa de emissão de visto, seguro saúde obrigatório, exames médicos, passagens aéreas, alimentação e moradia na Austrália. Geralmente, os estudantes latino-americanos não podem acessar diretamente o ensino superior na Austrália, a menos que eles tenham se formado em uma escola internacional. Neste caso, há duas opções: fazer um programa de nivelamento especial na Austrália conhecido como Foundation Year (a LAE poderá auxiliá-lo neste processo caso atenda a todos os demais pré-requisitos) ou ter cursado pelo menos um período superior a dois semestres em uma universidade no Brasil; Ao visualizar a descrição da bolsa, lembre-se que o seu nível de inglês deve ser avançado, tanto na escrita, leitura e conversação. Seu nível de inglês deverá ser comprovado com a nota do teste de proficiência como IELTS ou TOEFL; O nível requerido por faculdade geralmente é um IELTS de 6.5, mas alguns campos de estudo, tais como Direito, pode precisar de até 7,5. Cada universidade tem seus próprios pré-requisitos; Fique atento ao nível acadêmico requerido pela bolsa e à sua área de interesse; as universidades australianas geralmente não oferecem bolsas de estudos para estudantes que já tenham atingido um grau acadêmico elevado ou o equivalente ao grau que eles aspiram obter na Austrália. Por exemplo, alguém que tem um grau de mestre em seu país, não pode competir por uma bolsa de estudos de mestrado na Austrália; Caso sua situação esteja de acordo com os requisitos acima, sugerimos que você inicie seu processo de registro para o programa acadêmico escolhido acompanhado de um consultor da LAE através de um dos nossos escritórios no Brasil.

4 Processo de registro para bolsa 1. Preencher todos os pré-requisitos do curso pretendido; 2. Coletar todos os documentos exigidos com as devidas traduções juramentadas; 3. Fazer o processo de inscrição e pagar as devidas taxas de inscrição quando aplicável (a LAE pode ajudá-lo com a inscrição); 4. Aguardar o resultado; 5. Caso você preencha os requisitos necessários para o curso, você receberá uma offer letter ou unconditional offer letter (carta de oferta). Com este documento você se tornará elegível para concorrer a uma bolsa; Entre em contato conosco no escritório da LAE mais próximo de você 6. O critério de seleção das bolsas de estudos é por mérito acadêmico e as vagas são limitadas, muitas vezes sendo disputadas por estudantes do mundo inteiro. Portanto é importante que seu histórico acadêmico seja de excelência; 7. O número de bolsas de estudos varia de universidade para universidade, podendo ser elas parciais ou totais. Nós acompanhamos você durante todo o processo, tiramos suas dúvidas e nos asseguramos que você tenha tudo o que necessita para realizar seu sonho de estudar na Austrália.

5

6 Bolsas de Estudos Internacionais em cursos de Pós-graduação Bolsas parciais ou totais que podem variar entre 25% a 100 % da mensalidade para toda a duração do curso. Até 28 bolsas de estudo disponíveis. Nível de Estudo: Mestrado. Áreas de Estudo: Negócios e Economia, Design, Educação, Engenharia, Ciências Sociais e Humanas, Direito, Ciências. Nunca ter cursado nenhum programa anterior na Universidade. Não ser beneficiário de qualquer outra bolsa ou mensalidade cujo valor que, em combinação com o IPCA, excede 100% do valor total do curso. As bolsas somente se aplicam a novos alunos. Todos os estudantes internacionais iniciando pela primeira vez seus estudos na Universidade de Melbourne em um dos programas elegíveis, serão considerados. Chancellor s Scholars Program 50 Bolsas de estudos disponíveis: integrais e parciais (de AUD$10,000 até mensalidade integral) Nível de Estudo: Graduação. Áreas de Estudo de Graduação: Artes, Biomedicina, Comércio, Meio Ambiente, Música e Ciência. Ter completado o ano 12 australiano de qualificação ou o IB na Austrália, no ano anterior à entrada na faculdade. Para Artes, Biomedicina, Comércio, Ambientes e candidatos de Ciência: conseguir um ATAR de nota 99 ou acima. Candidatos de Música: conseguir um ATAR de 99,85 ou superior e uma pontuação de teste de A +. Data de encerramento: Abertas o ano todo. Data de encerramento: 28 de fevreiro de Próxima data de abertura: 01/03/2015 Próxima data de encerramento: 31/07/2015 Entre em contato conosco caso precise de mais informaçoes.

7 Bolsas de Pós-Graduação Internacional de Pesquisa Bolsa Integral/ Matrícula + OSHC (seguro saúde, incluindo dependentes) Até 35 bolsas de estudo disponíveis. Nível de estudo: Grau Superior de Pesquisa (Mestrado com Pesquisa - Ph.D) Áreas de Estudo: todas as disciplinas de Pesquisa. Ter concluído estudos superiores que sejam, no mínimo, equivalentes a uma licenciatura de 4 anos em uma universidade australiana com um resultado mínimo de honras de primeira classe. Entre em contato conosco caso precise de mais informaçoes. Não estar matriculado no curso para o qual você busca bolsa de estudos. Não tenha a qualificação de pesquisa ou equivalente a um doutoramento em pesquisa australiana ou, se realizar um grau pesquisa de mestrado, não realizar uma qualificação de investigação a ser considerada equivalente a um mestrado australiano. Data de encerramento: 31 de maio de 2015.

8

9 Bolsa Internacional de Liderança Bolsa integral / Matrícula 6 bolsas disponíveis Nível de estudo: Graduação e pós-graduação (cursos). Áreas de estudo: Todos, exceto bacharel em medicina / cirurgia e MBA. Você deve ter recebido uma oferta completa da Monash University. A fim de manter este tipo de bolsa, você deve manter uma média de distinção (70% ou mais) a cada semestre. Data de encerramento: 15 de abril de 2015 Bolsa de Mérito Internacional Parciais de bolsas / AUD $ por ano 31 bolsas disponíveis Nível de estudo: Graduação Você deve ter recebido uma oferta completa de curso da Universidade. A fim de manter este tipo de bolsa, você deve manter uma média de distinção (70% ou mais) a cada semestre. Data de encerramento: 15 de abril de 2015 Bolsa Internacional - Faculdade de Tecnologia da Informação Bolsa parcial / AUD $ 5000 (Nível 1) ou por ano (Nível 2). Nível de estudo: Graduação e pós-graduação (cursos). Áreas de Estudo: IT. Com base no desempenho acadêmico. Estudantes com início pode se referir a tabela de elegibilidade. A fim de manter este tipo de bolsa, você deve manter uma média de distinção (70% ou mais) a cada semestre. Nenhum pedido é necessário. Áreas de Estudo: Todas.

10 Bolsa Internacional por Excelência Bolsa Parcial / $ por ano Até 10 bolsas serão oferecidas em 2015 Nível de Ensino: Graduação Áreas de estudo: todas Estar estudando o ano 12 na Austrália ou equivalente no ano de 2014 Intensão de inscrever-se no curso de graduação no campus da Monash university na Austrália ATAR of Você deve manter uma media de aproveitamento e nota de 70% ou mais em cada semester afim de manter o benefício da bolsa. Esta bolsa pode ser adiada. Entre em contato conosco caso precise de mais informaçoes.

11

12 Bolsas Internacionais do Vice-Chancelor Bolsa integral / Mensalidade Nível de Ensino: Graduação e Pós-Graduação. Áreas de estudo: Todos os cursos, exceto MBA, Mestrado em Gestão, Mestre em Finanças Aplicadas, Mestre em Cirurgia Avançada, Mestre em Cirurgia e Doutor em Fisioterapia. Você deve ter recebido uma oferta de curso completo. Deve ter atingido uma média mínima de 3.7 de 4.0 para aplicações de pós-graduação e exigência mínima de um ATAR equivalente a 96 de 100 para aplicações de Graduação. Não deve ter completado o mesmo nível ou um nível mais elevado de estudo anteriormente. Entre em contato conosco caso precise de mais informaçoes. Data de encerramento: 15 de Janeiro (a iniciar em 1 semestre de 2015).

13

14 Bolsa Internacional da Indústria Criativa Bolsa parcial / 25% das mensalidades Nível de Estudo: Graduação. Áreas de estudo: Indústrias criativas: Bacharel em Indústrias Criativas, Bacharel em Mídia e Comunicação, Bacharel em Jornalismo e Bacharelado em Design. Cumprir os requisitos mínimos de língua inglesa para a admissão direta de um dos cursos elegíveis. Não ter concluído os seus estudos anteriores na Austrália. Deve ter uma licenciatura reconhecida comparável com uma escala de notas, aproximadamente, equivalente a. 6,0 em uma escala de 7 pontos. Se você está se registrando para nível de graduação, deve ter concluído os estudos do ensino médio equivalente a um australiano de 12 anos de qualificação, com um resultado aproximadamente equivalente a 95 sobre o australiano escala de admissões Terciário Rank (ATAR). Para manter a bolsa, você deve manter uma média de 5,75 de 7 na escala QUT para cada semestre de estudos. Não é necessário um formulário de matrícula separado para a bolsa de estudos. Entre em contato conosco caso precise de mais informaçoes. Data de encerramento: 31/12/2015

15

16 Bolsa para Estudantes Internacionais Bolsa parcial / 25% a 50% das mensalidades 20 bolsas disponíveis: (10x25% e 10x50%). Nível de Ensino: Graduação e Pós-Graduação. Áreas de Estudo: Qualquer graduação ou pós-graduação (excluindo Programa Médico da Bond University, Mestrado em Psicologia, Doutorado em Fisioterapia.). Os candidatos devem estar atualmente ou ter estado entre os top 5% de sua escola ou classe universitária. Os alunos serão selecionados para bolsas de estudo com base na excelente capacidade acadêmica. Além disso, demonstrações da capacidade de liderança e extensivo envolvimento em atividades extracurriculares também serão considerados. Os alunos cuja primeira língua não é o Inglês deve referir-se e cumprir a norma da Bond University. Todos os estudantes internacionais que fizeram um pedido para estudar na Bond University serão considerados para uma bolsa de estudo. Entre em contato conosco caso precise de mais informaçoes. Data de encerramento: datas para o semestre a serem confirmadas.

17

18 Benefícios de fazer um mestrado ou um doutorado na Austrália O que mais você precisa saber para escolher a Austrália como destino de estudo? Todos os estudantes internacionais matriculados em um grau mais elevado de Pesquisa, bem como seus dependentes, têm direito a trabalhar sem limite de horas. Os estudantes internacionais que se formam a partir de um Curso de Mestrado receberão um visto de 2 anos de autorização de trabalho. Aqueles que se formam a partir de um mestrado com pesquisa acadêmica receberão um visto de 3 anos e aqueles que se formam a partir de um Ph.D receberão um visto de 4 anos. Estudantes de Ph.D e Mestrado com pesquisa acadêmica podem matricular seus filhos em escolas australianas com valores locais, desde que preencham certos requisitos, que variam de estado para estado. Nós os Informaremos sobre estas condições no momento apropriado. Fale conosco.

GUIA PARA ESTUDAR NO EXTERIOR

GUIA PARA ESTUDAR NO EXTERIOR GUIA PARA ESTUDAR NO EXTERIOR O QUE É INTERCÂMBIO ACADÊMICO? É a ida de estudantes de um país para o outro por um determinado período do ano letivo. O objetivo é estender os estudos da Graduação para outra

Leia mais

CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS: Bolsas de Estudo de Doutorado Pleno nos Estados Unidos

CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS: Bolsas de Estudo de Doutorado Pleno nos Estados Unidos CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS: Bolsas de Estudo de Doutorado Pleno nos Estados Unidos O PAPEL DA LASPAU PARA O PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS LASPAU: Academic and Professional Programs for the Americas, é uma

Leia mais

1 Cursos, Turnos, número de vagas e Locais de realização dos cursos (Notas de 1 a 6 encontram-se detalhadas ao final do quadro seguinte)

1 Cursos, Turnos, número de vagas e Locais de realização dos cursos (Notas de 1 a 6 encontram-se detalhadas ao final do quadro seguinte) PRÓ-REITORIA ACADÊMICA - PROACAD 1 o PROCESSO SELETIVO DE 2015 TRANSFERÊNCIA INTERNA EDITAL N o 29 / 2015 PROACAD A Pró-Reitoria Acadêmica PROACAD torna públicas, para conhecimento dos interessados, as

Leia mais

Reunião do dia 06 de dezembro de 2012 para tirar dúvidas sobre o programa Ciência sem Fronteiras.

Reunião do dia 06 de dezembro de 2012 para tirar dúvidas sobre o programa Ciência sem Fronteiras. Reunião do dia 06 de dezembro de 2012 para tirar dúvidas sobre o programa Ciência sem Fronteiras. 1. Faço mais de um curso pós BCT. Posso me inscrever por qualquer um deles? R. Na inscrição da UFABC você

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA, PARA ALUNOS DA UEA, PARA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA FRANÇA

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA, PARA ALUNOS DA UEA, PARA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA FRANÇA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA, PARA ALUNOS DA UEA, PARA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA FRANÇA Tendo em vista a oportunidade propiciada pelo Programa Ciência sem Fronteiras, a Assessoria

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS GABINETE DO REITOR FÓRMULA SANTANDER PROGRAMA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS GABINETE DO REITOR FÓRMULA SANTANDER PROGRAMA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL O Gabinete do Reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), no uso de suas atribuições, torna público este Edital de seleção de estudantes de graduação da PUC Goiás para a realização

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSAS SANTANDER TOP UK. Apresentação. Objetivo do programa

PROGRAMA DE BOLSAS SANTANDER TOP UK. Apresentação. Objetivo do programa PROGRAMA DE BOLSAS SANTANDER TOP UK Apresentação O Programa Top UK, está com inscrições abertas para alunos de graduação. Em parceria com o Santander Universidades UK, será realizado um programa exclusivo

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CNPQ/IFTM MODALIDADE GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO EXTERIOR

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CNPQ/IFTM MODALIDADE GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO EXTERIOR INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TRIÂNGULO MINEIRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CNPq/IFTM PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CNPQ/IFTM MODALIDADE

Leia mais

PROJETO CRESCER JUNTOS

PROJETO CRESCER JUNTOS Página 1 de 6 PROJETO CRESCER JUNTOS OBJETIVO Estabelecer parâmetros e procedimentos para utilização, por parte dos funcionários, do Programa Auxilio Educação, da ATC, nos Cursos de Graduação que tenham,

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa de estudo para os candidatos participantes da Campanha Mérito ENEM 2016.1 dos cursos de Graduação Presencial (Graduação

Leia mais

BOLSA CAPES EMBAIXADA AMERICANA FULBRIGHT CERTIFICAÇÃO NOS ESTADOS UNIDOS PARA PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA

BOLSA CAPES EMBAIXADA AMERICANA FULBRIGHT CERTIFICAÇÃO NOS ESTADOS UNIDOS PARA PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA BOLSA CAPES EMBAIXADA AMERICANA FULBRIGHT CERTIFICAÇÃO NOS ESTADOS UNIDOS PARA PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA Edital nº. 52/2010/CAPES 1. DA APRESENTAÇÃO A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível

Leia mais

DAAD CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2014-2016. Deutscher Akademischer Austausch Dienst Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico

DAAD CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2014-2016. Deutscher Akademischer Austausch Dienst Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico DAAD Deutscher Akademischer Austausch Dienst Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico Escritório Regional Rio de Janeiro CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO NAS ÁREAS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 2014-2016 Com este

Leia mais

DVB International Academic Award 2014 : An Introduction to Silicon Valley

DVB International Academic Award 2014 : An Introduction to Silicon Valley DVB International Academic Award 2014 : An Introduction to Silicon Valley DVB International Academic Award is a program designed to recognize the students who best represent DeVry Brasil s positioning

Leia mais

Dúvidas Frequentes sobre o programa Ciência Sem Fronteiras. Coordenação Institucional do programa Ciência sem Fronteiras na UFRJ

Dúvidas Frequentes sobre o programa Ciência Sem Fronteiras. Coordenação Institucional do programa Ciência sem Fronteiras na UFRJ Dúvidas Frequentes sobre o programa Ciência Sem Fronteiras Coordenação Institucional do programa Ciência sem Fronteiras na UFRJ Texto: Paulo Henrique Schau Guerra Colaboração: Erika Noel Ribas Dantas,

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - MESTRADO PROFISSIONAL NOS EUA

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - MESTRADO PROFISSIONAL NOS EUA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - MESTRADO PROFISSIONAL NOS EUA FAQ 1. O que é o mestrado profissional nos EUA, oferecido pelo Programa Ciência sem Fronteiras? Este mestrado é parte de uma importante iniciativa

Leia mais

PROJETO CAPES-FIPSE CHAMADA DE SELEÇÃO, PARA ALUNOS DA UEA, PARA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE APPALACHIAN STATE UNIVERSITY

PROJETO CAPES-FIPSE CHAMADA DE SELEÇÃO, PARA ALUNOS DA UEA, PARA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE APPALACHIAN STATE UNIVERSITY PROJETO CAPES-FIPSE CHAMADA DE SELEÇÃO, PARA ALUNOS DA UEA, PARA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE APPALACHIAN STATE UNIVERSITY A Assessoria de Relações Internacionais da Universidade do Estado do Amazonas, no uso de

Leia mais

Programa Conjunto de Bolsas de Doutorado na República Federal da Alemanha 2010/2011 DAAD - CAPES CNPq

Programa Conjunto de Bolsas de Doutorado na República Federal da Alemanha 2010/2011 DAAD - CAPES CNPq Programa Conjunto de Bolsas de Doutorado na República Federal da Alemanha 2010/2011 DAAD - CAPES CNPq I. DEFINIÇÃO E OBJETIVO As bolsas do Programa conjunto de doutorado na Alemanha são concedidas em cooperação

Leia mais

EDITAL Nº 12/2015/REITORIA/IFTO, DE 30 DE MARÇO DE 2015. CHAMADA Nº 1/2015 LÍDERES EMERGENTES DAS AMÉRICAS/CRAI/PROEX/REITORIA/IFTO

EDITAL Nº 12/2015/REITORIA/IFTO, DE 30 DE MARÇO DE 2015. CHAMADA Nº 1/2015 LÍDERES EMERGENTES DAS AMÉRICAS/CRAI/PROEX/REITORIA/IFTO EDITAL Nº 12/2015//IFTO, DE 30 DE MARÇO DE 2015. CHAMADA Nº 1/2015 LÍDERES EMERGENTES DAS AMÉRICAS/CRAI/PROEX//IFTO O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS, nomeado

Leia mais

CANDIDATURA ÀS BOLSAS DE GRADUAÇÃO SANDUICHE NO EXTERIOR CNPQ/ PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

CANDIDATURA ÀS BOLSAS DE GRADUAÇÃO SANDUICHE NO EXTERIOR CNPQ/ PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CANDIDATURA ÀS BOLSAS DE GRADUAÇÃO SANDUICHE NO EXTERIOR CNPQ/ PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CHAMADA INTERNA - N 0 01/2012 REITORIA O IFPR foi selecionado pelo CNPq para participar do programa Ciência

Leia mais

EDITAL SRI-UNIFEI 01/2015

EDITAL SRI-UNIFEI 01/2015 EDITAL SRI-UNIFEI 01/2015 A Universidade Federal de Itajubá, por meio de sua Secretaria de Relações Internacionais SRI, torna pública a chamada para seleção de candidatos para participação no programa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - UFMG DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DRI EDITAL DE SELEÇÃO DRI 2 2011 TOP CHINA SANTANDER UNIVERSIDADES

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - UFMG DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DRI EDITAL DE SELEÇÃO DRI 2 2011 TOP CHINA SANTANDER UNIVERSIDADES UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - UFMG DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DRI EDITAL DE SELEÇÃO DRI 2 2011 TOP CHINA SANTANDER UNIVERSIDADES PROGRAMA DE INTERCÂMBIO INTERNACIONAL O Diretor de Relações

Leia mais

E D I T A L DIPLOMA INTEGRADO PUC-SP/SCIENCES PO 2015

E D I T A L DIPLOMA INTEGRADO PUC-SP/SCIENCES PO 2015 E D I T A L DIPLOMA INTEGRADO PUC-SP/SCIENCES PO 2015 Estão abertas as inscrições para seleção de candidatos do curso de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Sociais da PUC-SP para o programa

Leia mais

Catálogo. Olá, FUTURO. Brockville, Cornwall, Kingston stlawrencecollege.ca/international

Catálogo. Olá, FUTURO. Brockville, Cornwall, Kingston stlawrencecollege.ca/international Catálogo Olá, FUTURO Brockville, Cornwall, Kingston stlawrencecollege.ca/international Por que escolher a St. Lawrence College? POR QUE NOS ESCOLHER? CAMPUS NOSSOS CURSOS DIVERSAS OPORTUNIDADES DE APRENDIZADO

Leia mais

GABINETE DO REITOR COORDENAÇÃO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

GABINETE DO REITOR COORDENAÇÃO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS GABINETE DO REITOR COORDENAÇÃO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS PROGRAMA DE GRADUAÇÃO / DOUTORADO SANDUÍCHE / PÓS-DOUTORADO / PESSOAL ACADEMICO E ADMINISTRATIVO PROGRAMA ERASMUS MUNDUS EBW+ Edital de Seleção

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ENTRE A UFRGS E A UNIVERSIDADE DO PORTO PROMOVIDO PELA SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UFRGS.

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ENTRE A UFRGS E A UNIVERSIDADE DO PORTO PROMOVIDO PELA SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UFRGS. PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ENTRE A UFRGS E A UNIVERSIDADE DO PORTO PROMOVIDO PELA SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UFRGS Apresentação A Universidade do Porto (UP), Portugal, oferece vagas de mobilidade

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa integral de estudo aos candidatos aprovados com os melhores desempenhos dos cursos presenciais de Graduação Bacharelado

Leia mais

Conteúdo. Community College Perguntas e Respostas Página 1

Conteúdo. Community College Perguntas e Respostas Página 1 Conteúdo A educação superior nos Estados Unidos... 2 O que é um Community College?... 2 O que é considerado uma instituição de educação superior?... 2 O que quer dizer ser credenciada regionalmente?...

Leia mais

Programas de Intercâmbio Internacional Blue Mountains International Hotel Management School Austrália 2013 Primeiro semestre

Programas de Intercâmbio Internacional Blue Mountains International Hotel Management School Austrália 2013 Primeiro semestre Programas de Intercâmbio Internacional Blue Mountains International Hotel Management School Austrália 2013 Primeiro semestre Universidad Del Valle de Mexico- México Escola Internacional de Administração

Leia mais

EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CANADÁ

EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CANADÁ EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CANADÁ Se você tem pesquisado sobre imigração para o Canadá, certamente já leu ou ouviu em vários lugares que estudar no país é uma das melhores formas de aumentar as chances de sucesso

Leia mais

DESCUBRA A CARROLL UNIVERSITY Excelência acadêmica desde 1846

DESCUBRA A CARROLL UNIVERSITY Excelência acadêmica desde 1846 DESCUBRA A CARROLL UNIVERSITY Excelência acadêmica desde 1846 ESTUDA NO CORAÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS Obtenha uma educação global no meio dos EUA, na primeira universidade de Wisconsin. Desde 1846, a Carroll

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CURSINHO DA INCLUSÃO SOCIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CURSINHO DA INCLUSÃO SOCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CURSINHO DA INCLUSÃO SOCIAL EDITAL DE ABERTURA DE VAGAS PARA PROFESSOR-MONITOR DO CURSINHO DA INCLUSÃO SOCIAL, N 2 DE 03 DE SETEMBRO DE 2012. A Coordenação do Projeto Cursinho

Leia mais

EDITAL AREX 2014 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO UNIVERSIDADES DO CANADÁ UNIVERSIDADES DE TORONTO, MONTRÉAL E VICTORIA

EDITAL AREX 2014 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO UNIVERSIDADES DO CANADÁ UNIVERSIDADES DE TORONTO, MONTRÉAL E VICTORIA EDITAL AREX 2014 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO UNIVERSIDADES DO CANADÁ UNIVERSIDADES DE TORONTO, MONTRÉAL E VICTORIA Estão abertas as inscrições para seleção de estudantes da UNESP para o Programa de Intercâmbio

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO FSG

PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO FSG PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO FSG 1- Apresentação A Faculdade da Serra Gaúcha e o Santander Universidades, oferecem aos alunos de graduação da FSG, a possibilidade de

Leia mais

CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA PARA ALUNOS DA UEA REFERENTE À BOLSA DE ESTUDOS PELO PROJETO DE QUALIFICAÇÃO INTERNACIONAL EM TURISMO E HOSPITALIDADE

CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA PARA ALUNOS DA UEA REFERENTE À BOLSA DE ESTUDOS PELO PROJETO DE QUALIFICAÇÃO INTERNACIONAL EM TURISMO E HOSPITALIDADE CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA PARA ALUNOS DA UEA REFERENTE À BOLSA DE ESTUDOS PELO PROJETO DE QUALIFICAÇÃO INTERNACIONAL EM TURISMO E HOSPITALIDADE INSTRUÇÕES GERAIS O QUE É Chamada de Seleção Interna para

Leia mais

Semester Abroad 2014.2 A reunião vai começar em breve

Semester Abroad 2014.2 A reunião vai começar em breve Semester Abroad 2014.2 A reunião vai começar em breve O que é Semester Abroad? Estudar um semestre na DeVry University, campus Fremont, Califórnia Por quê vale a pena participar? Bagagem acadêmica, profissional

Leia mais

EDITAL SWG 01/2011 - Bolsas Sanduíche na Graduação

EDITAL SWG 01/2011 - Bolsas Sanduíche na Graduação EDITAL SWG 01/2011 - Bolsas Sanduíche na Graduação O programa Ciência sem Fronteiras, CNPq, busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade

Leia mais

A Assessoria Internacional do IFMA informa aos interessados que estão abertas inscrições para os programas abaixo relacionados:

A Assessoria Internacional do IFMA informa aos interessados que estão abertas inscrições para os programas abaixo relacionados: A Assessoria Internacional do IFMA informa aos interessados que estão abertas inscrições para os programas abaixo relacionados: 1. Programa Balboa oferece bolsas na Espanha Jornalistas têm oportunidade

Leia mais

BEM VINDO À UNIVERSIDADE POSITIVO www.up.com.br

BEM VINDO À UNIVERSIDADE POSITIVO www.up.com.br BEM VINDO À UNIVERSIDADE POSITIVO www.up.com.br SOBRE CURITIBA Curitiba é a capital e a maior cidade do Paraná, Brasil. De acordo com a revista americana Reader s Digest, Curitiba é o melhor local para

Leia mais

EDITAL PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA SEMESTRE 2015/2

EDITAL PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA SEMESTRE 2015/2 Admissão EDITAL PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA SEMESTRE 2015/2 A admissão no PPGEQ da UFRGS é feita em duas etapas: inscrição e seleção. 1 INSCRIÇÃO As inscrições para

Leia mais

EDITAL 07/2013 EDITAL MOBILIDADE PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

EDITAL 07/2013 EDITAL MOBILIDADE PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS EDITAL 07/2013 EDITAL MOBILIDADE PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS O Reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana, Prof. José Carlos Barreto de Santana, no uso de suas atribuições, torna público que

Leia mais

Português. Guia do Estudante para o Japão

Português. Guia do Estudante para o Japão MINI 2015 2016 Português Guia do Estudante para o Japão Sistema Educativo do Japão No Japão, a educação superior inicia-se após a conclusão de educação por duração de 12 anos: o ensino primário (6 anos

Leia mais

EDITAL N o. 10/2015 ARI/GR (Graduação Sanduíche - alvo 03/Doutorado sanduíche/pós-doutorado/staff - Docente e Pessoal Administrativo)

EDITAL N o. 10/2015 ARI/GR (Graduação Sanduíche - alvo 03/Doutorado sanduíche/pós-doutorado/staff - Docente e Pessoal Administrativo) EDITAL N o. 10/2015 ARI/GR (Graduação Sanduíche - alvo 03/Doutorado sanduíche/pós-doutorado/staff - Docente e Pessoal Administrativo) Para a seleção de bolsistas de mobilidade estudantil internacional

Leia mais

EDITAL CONJUNTO N.º 1 SINTER-USAC

EDITAL CONJUNTO N.º 1 SINTER-USAC SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS CAMPUS UNIVERSITÁRIO REITOR JOÃO DAVID FERREIRA LIMA - TRINDADE CEP: 88040-900 - FLORIANÓPOLIS - SC

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO MOUNT ROYAL UNIVERSITY EDITAL DRE n 001/15

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO MOUNT ROYAL UNIVERSITY EDITAL DRE n 001/15 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO MOUNT ROYAL UNIVERSITY EDITAL DRE n 001/15 A PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS, por intermédio do Departamento de Relações Externas, torna pública a abertura

Leia mais

Prepare-se para Faculdade. Leticia Bechara Pedagoga e Coordenadora Trevisan Escola de Negócios

Prepare-se para Faculdade. Leticia Bechara Pedagoga e Coordenadora Trevisan Escola de Negócios Prepare-se para Faculdade Leticia Bechara Pedagoga e Coordenadora Trevisan Escola de Negócios Sucesso $$$ sonho habilidade Passos para Faculdade 1- Conhecer você mesmo. 2- Características da faculdade.

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CAPES E CNPq) EDITAL nº 06 de 28 de Março de 2012

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CAPES E CNPq) EDITAL nº 06 de 28 de Março de 2012 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CAPES E CNPq) EDITAL nº 06 de 28 de Março de 2012 A Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação vêm através deste Edital, divulgar no âmbito da Instituição a todos

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Gabinete do Reitor Secretaria de Apoio Internacional / SAI

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Gabinete do Reitor Secretaria de Apoio Internacional / SAI Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Gabinete do Reitor Secretaria de Apoio Internacional / SAI APRESENTAÇÃO A Universidade Federal de Santa Maria e o Santander Universidades oferecem

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS. Graduação Sanduíche no Exterior/CNPq (SWG)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS. Graduação Sanduíche no Exterior/CNPq (SWG) Edital N o 01 SWG/UNICENTRO/CNPq A Universidade Estadual do Centro-Oeste, por meio da Coordenação Institucional do Programa Ciência sem Fronteiras, com base no Termo de Concessão 800773/2011-0 do Programa

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSAS SANTANDER TOP CHINA - 4ª edição. Apresentação

PROGRAMA DE BOLSAS SANTANDER TOP CHINA - 4ª edição. Apresentação PROGRAMA DE BOLSAS SANTANDER TOP CHINA - 4ª edição Apresentação O Programa Top China, está com inscrições abertas para alunos e professores de graduação. A edição 2012 do Programa manterá o tema Urbanismo,

Leia mais

Bolsa de Estudo para

Bolsa de Estudo para Bolsa de Estudo para Formação de Líderes da Comunidade Nikkei (Ano Fiscal de 2016) Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) Escritório Regional da JICA em São Paulo Av.Brigadeiro Luis Antonio,

Leia mais

EDITAL CONJUNTO PROGRAD ESAI/UFGD nº 01/11, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2011

EDITAL CONJUNTO PROGRAD ESAI/UFGD nº 01/11, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2011 MISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PRÓ-REITORIA DE ENSO DE GRADUAÇÃO ESCRITÓRIO DE ASSUNTOS TERNACIONAIS EDITAL CONJUNTO PROGRAD ESAI/UFGD nº 01/11, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2011 MOBILIDADE ACADÊMICA TERNACIONAL PARA ESTUDANTES

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO I - II - III IV - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - CNPq

EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - CNPq EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - CNPq A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Católica de Brasília (UCB) faz saber que

Leia mais

SELEÇÃO DE ALUNOS PARA INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DE GRADUAÇÃO REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA EDITAL 01/2015

SELEÇÃO DE ALUNOS PARA INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DE GRADUAÇÃO REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA EDITAL 01/2015 SELEÇÃO DE ALUNOS PARA INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DE GRADUAÇÃO REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA EDITAL 01/2015 O Reitor do Centro Universitário UNA, Prof. Átila Simões da Cunha, no uso de suas atribuições,

Leia mais

Programa Ciência sem Fronteiras

Programa Ciência sem Fronteiras Programa Ciência sem Fronteiras Apresentação Este GUIA foi elaborado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e Pró- Reitoria de Pesquisa (PRP) da UFLA para orientar

Leia mais

Instruções para o fluxo contínuo do CALDO - GDE. Fluxo contínuo para concessão de bolsas de Doutorado Pleno no Canadá Universidades do CALDO.

Instruções para o fluxo contínuo do CALDO - GDE. Fluxo contínuo para concessão de bolsas de Doutorado Pleno no Canadá Universidades do CALDO. Instruções para o fluxo contínuo do CALDO - GDE. I Nome do Programa Fluxo contínuo para concessão de bolsas de Doutorado Pleno no Canadá Universidades do CALDO. II Objetivo da Chamada Esta chamada é exclusiva

Leia mais

M a n u a l d o P r o U n i 2014 P á g i n a 1

M a n u a l d o P r o U n i 2014 P á g i n a 1 M a n u a l d o P r o U n i 2014 P á g i n a 1 O Programa Universidade para Todos (Prouni) foi criado pelo Governo Federal em 2004 e tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais

Leia mais

2.1 O PROME Internacional é destinado a estudantes de graduação da UDESC que preencham aos seguintes requisitos:

2.1 O PROME Internacional é destinado a estudantes de graduação da UDESC que preencham aos seguintes requisitos: EDITAL PROME INTERNACIONAL Nº 02/2014 O Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC, com base na Resolução nº 52/2014 - CONSUNI e objetivando a CHAMADA 02/2014 do Programa de Mobilidade Estudantil

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO 1ª RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 026/-PRPI A Pró-reitora de Pesquisa e Inovação do Instituto

Leia mais

Ciência sem Fronteiras. É um programa de intercambio e mobilidade internacional

Ciência sem Fronteiras. É um programa de intercambio e mobilidade internacional Recife, 19 de abril de 2012 Ciência sem Fronteiras É um programa de intercambio e mobilidade internacional Objetivos Investir na formação de pessoal altamente qualificado nas competências e habilidades

Leia mais

EDITAL 06/2012 EDITAL MOBILIDADE PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - EUA

EDITAL 06/2012 EDITAL MOBILIDADE PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - EUA EDITAL 06/2012 EDITAL MOBILIDADE PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - EUA O Reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana, Prof. José Carlos Barreto de Santana, no uso de suas atribuições, torna público

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO PARA PARTICIPAREM DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CAPES e CNPq)

PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO PARA PARTICIPAREM DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CAPES e CNPq) Edital IF Farroupilha/PRPPGI/nº 09/2011 CsF - CAPES e CNPq Santa Maria, 6 de outubro de 2011. PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO PARA PARTICIPAREM DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CAPES e CNPq)

Leia mais

EDITAL Nº 022/2012-PRPI

EDITAL Nº 022/2012-PRPI EDITAL Nº 022/2012-PRPI A Pró-reitora de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, no uso de suas atribuições, torna público que estão abertas as inscrições

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REPRODUÇÃO, SANIDADE E BEM-ESTAR ANIMAL. (MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO) SELEÇÃO TURMA 2014/2015

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REPRODUÇÃO, SANIDADE E BEM-ESTAR ANIMAL. (MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO) SELEÇÃO TURMA 2014/2015 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REPRODUÇÃO, SANIDADE E BEM-ESTAR ANIMAL. (MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO) SELEÇÃO TURMA 2014/2015 EDITAL DPPG N. 09/2013 A DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE

Leia mais

UFG (Projetos) e seu conceito (MEC)

UFG (Projetos) e seu conceito (MEC) UFG (Projetos) e seu conceito (MEC) Dos cursos avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) em 2007, a maioria obteve conceito bom (nota 4) ou excelente (nota 5) no Enade, no Índice de Diferença de Desempenho

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA, PARA ALUNOS DA UEA, REFERENTE A GRADUAÇÃO SANDUÍCHE EM PORTUGAL

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA, PARA ALUNOS DA UEA, REFERENTE A GRADUAÇÃO SANDUÍCHE EM PORTUGAL PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA, PARA ALUNOS DA UEA, REFERENTE A GRADUAÇÃO SANDUÍCHE EM PORTUGAL Tendo em vista a chamada pública Programa Ciência sem Fronteiras n. 113/2012,

Leia mais

EDITAL N. 009/2015 - ERI ESCRITÓRIO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

EDITAL N. 009/2015 - ERI ESCRITÓRIO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL N. 009/2015 - ERI ESCRITÓRIO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL DE SELEÇÃO DE GRADUANDOS(AS) PARA PARTICIPAÇÃO EM PROJETO DE MOBILIDADE ACADÊMICA ENTRE UNESPAR E DOCNOMADS/ULHT A Universidade Estadual

Leia mais

Av. Itália, Km8 Campus Carreiros Rio Grande, RS Brasil 96201-900 fone: 53.32336772 e- mail:propesp@furg.br

Av. Itália, Km8 Campus Carreiros Rio Grande, RS Brasil 96201-900 fone: 53.32336772 e- mail:propesp@furg.br As Pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) e de Graduação (PROGRAD), no uso de suas atribuições, tornam público o edital de seleção interna para o Programa Ciência sem Fronteiras - Graduação

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE A Universidade

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES

PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES A Coordenação de Relações Internacionais do Grupo Tiradentes torna público aos interessados que estarão abertas

Leia mais

CHAMADA INTERNA 40/2011 PRPGP-PROGRAD-SAI PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CNPq - UFSM

CHAMADA INTERNA 40/2011 PRPGP-PROGRAD-SAI PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CNPq - UFSM Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa Pró-Reitoria de Graduação Secretaria de Apoio Internacional CHAMADA INTERNA 40/ PRPGP-PROGRAD-SAI PROGRAMA

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais - USP Edital IRI 02/2013, de 18.04.2013. Seleção em 2013 início dos cursos em 2014

Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais - USP Edital IRI 02/2013, de 18.04.2013. Seleção em 2013 início dos cursos em 2014 Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais - USP Edital IRI 02/2013, de 18.04.2013 Seleção em 2013 início dos cursos em 2014 Estarão abertas, no período de 15 a 31 de outubro de 2013, as inscrições

Leia mais

Bolsa de Estudo para

Bolsa de Estudo para Bolsa de Estudo para Formação de Líderes da Comunidade Nikkei (Para o Ano Fiscal de 2.011) JICA-Japan International Cooperation Agency Av.Brigadeiro Luis Antonio, 2729 6.andar- São Paulo- SP CEP:01401-000

Leia mais

2.1 O PROME Internacional é destinado a estudantes de graduação da UDESC que preencham aos seguintes requisitos:

2.1 O PROME Internacional é destinado a estudantes de graduação da UDESC que preencham aos seguintes requisitos: EDITAL PROME INTERNACIONAL Nº 02/2015 O Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC, com base na Resolução nº 52/2014 - CONSUNI e alterações, e objetivando a CHAMADA 02/2015 do Programa de

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS Pré-seleção para Bolsas de Graduação Sanduíche (SWG) nos EUA (Chamada Pública Programa Ciência sem Fronteiras/IIE nº 102/2011) A Pró-Reitora de Graduação da PUCRS faz saber

Leia mais

EDITAL Nº. 003/2013 EDITAL COMPLEMENTAR ÀS CHAMADAS PÚBLICAS DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE

EDITAL Nº. 003/2013 EDITAL COMPLEMENTAR ÀS CHAMADAS PÚBLICAS DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE EDITAL Nº. 003/2013 EDITAL COMPLEMENTAR ÀS CHAMADAS PÚBLICAS DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE A (SCI) e a Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Itajubá, abrem inscrições

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO REITORIA COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO REITORIA COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL 07/2014/CAINT/UFOP, DE 22 DE MAIO DE 2014 PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL A (CAINT) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), considerando os convênios específicos de cooperação

Leia mais

E D I T A L DIPLOMA INTEGRADO PUC-SP/SCIENCES PO 2012

E D I T A L DIPLOMA INTEGRADO PUC-SP/SCIENCES PO 2012 E D I T A L DIPLOMA INTEGRADO PUC-SP/SCIENCES PO 2012 Estão abertas as inscrições para seleção de candidatos do curso de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Sociais da PUC-SP para o programa

Leia mais

EDITAL n. 190/2011. 1. DO PERÍODO E LOCAL DA MATRÍCULA 1.1 A matrícula transcorrerá nas datas, horários e locais especificados no quadro abaixo:

EDITAL n. 190/2011. 1. DO PERÍODO E LOCAL DA MATRÍCULA 1.1 A matrícula transcorrerá nas datas, horários e locais especificados no quadro abaixo: EDITAL n. 190/2011 Dispõe sobre matrícula para os candidatos aprovados no Concurso Vestibular ACAFE/ENEM-2012, 1º semestre, para os cursos da UNESC a seguir relacionados: Administração - Bacharel (matutino

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA PROCESSO SELETIVO PERÍODO 2016/1 VESTIBULAR EXTRA

EDITAL DE ABERTURA PROCESSO SELETIVO PERÍODO 2016/1 VESTIBULAR EXTRA EDITAL DE ABERTURA PROCESSO SELETIVO PERÍODO 2016/1 VESTIBULAR EXTRA A SOCIEDADE EDUCACIONAL SANTA RITA S.A., mantenedora da FACULDADE DA SERRA GAÚCHA FSG e da FACULDADE AMÉRICA LATINA FAL, através da

Leia mais

EDITAL BRANETEC UFES Nº 001/2015

EDITAL BRANETEC UFES Nº 001/2015 EDITAL BRANETEC UFES Nº 001/2015 PROCESSO SELETIVO PARA PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMA DE INTERCÂMBIO RECÍPROCO DE GRADUAÇÃO PARA ESTUDO NA HOLANDA SEM COLAÇÃO DE GRAU O Diretor do Centro Tecnológico da Universidade

Leia mais

EDITAL n. 252/2014. 9h30 às 11h30 13h30 às 20h 09/12/2014 UNESC - CENTAC (Central de Atendimento ao Acadêmico)

EDITAL n. 252/2014. 9h30 às 11h30 13h30 às 20h 09/12/2014 UNESC - CENTAC (Central de Atendimento ao Acadêmico) EDITAL n. 252/2014 Dispõe sobre matrícula para os candidatos aprovados no Concurso Vestibular ACAFE Verão/2015, 1º semestre, para os cursos da UNESC a seguir relacionados: Administração Bacharelado (matutino

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - CNPq

EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - CNPq EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - CNPq A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Católica de Brasília (UCB) faz saber que

Leia mais

EDITAL PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA SEMESTRE 2016/1

EDITAL PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA SEMESTRE 2016/1 Admissão EDITAL PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA SEMESTRE 2016/1 A admissão no PPGEQ da UFRGS é feita em duas etapas: inscrição e seleção. 1 INSCRIÇÃO As inscrições para

Leia mais

AS MAIS COMUNS PERGUNTAS E RESPOSTAS

AS MAIS COMUNS PERGUNTAS E RESPOSTAS Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) Modalidade: Graduação Sanduíche no Exterior AS MAIS COMUNS PERGUNTAS E RESPOSTAS Prezados candidatos à bolsa do Programa CsF: Desempenhamos o papel de Coordenador

Leia mais

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE REGIMENTO INTERNO DO CURSO DE MESTRADO EM PATRIMÔNIO CULTURAL E SOCIEDADE

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE REGIMENTO INTERNO DO CURSO DE MESTRADO EM PATRIMÔNIO CULTURAL E SOCIEDADE UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE REGIMENTO INTERNO DO CURSO DE MESTRADO EM PATRIMÔNIO CULTURAL E SOCIEDADE Campus I Joinville 2008 SUMÁRIO CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS... 03 CAPÍTULO II DA ORGANIZAÇÃO

Leia mais

Diretrizes do Programa de Intercâmbio Internacional

Diretrizes do Programa de Intercâmbio Internacional Diretrizes do Programa de Intercâmbio Internacional SUMÁRIO Introdução... 2 Graduação... 3 Pós-Graduação... 5 1 Introdução A FGV Direito Rio mantém convênios com diversas universidades renomadas no exterior.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO ASSESSORIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO ASSESSORIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO ASSESSORIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA PARTICIPAREM DO PROGRAMA CAPES-FIPSE DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL PROGRAMA MULTIDISCIPLINAR

Leia mais

STUDY IN THE HEART OF THE NETHERLANDS WWW.INTERNATIONAL.HU.NL

STUDY IN THE HEART OF THE NETHERLANDS WWW.INTERNATIONAL.HU.NL STUDY IN THE HEART OF THE NETHERLANDS WWW.INTERNATIONAL.HU.NL HU UNIVERSITY OF APPLIED SCIENCES UTRECHT (HU) HU University of Applied Sciences Utrecht (HU) é uma das maiores instituições de ensino superior

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSAS LUSO-BRASILEIRAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO. Apresentação

PROGRAMA DE BOLSAS LUSO-BRASILEIRAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO. Apresentação PROGRAMA DE BOLSAS LUSO-BRASILEIRAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO Apresentação A Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Santander Universidades oferecem aos alunos de graduação da UFRGS a possibilidade

Leia mais

PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA PUCRS ACORDOS BILATERAIS

PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA PUCRS ACORDOS BILATERAIS PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA PUCRS ACORDOS BILATERAIS PRÉ-SELEÇÃO DE CANDIDATOS 2014/2 Versão retificada em 01/08/2014, seções 1 (1.2) e 5 (Cronograma 1) A Coordenadoria de Mobilidade Acadêmica, da

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Fisiologia e Farmacologia -

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Fisiologia e Farmacologia - Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Fisiologia e Farmacologia - Edital de Seleção - Doutorado O Coordenador do Programa

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa integral das mensalidades para cursar 1 (um) semestre, por meio de intercâmbio em uma das instituições de Ensino Superior

Leia mais

PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR ESPECIAL DE VERÃO 2009/1

PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR ESPECIAL DE VERÃO 2009/1 PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR ESPECIAL DE VERÃO 2009/1 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO O Reitor do Centro Universitário Feevale, instituição de ensino superior recredenciada pela Portaria nº 1.566, de 27

Leia mais

EDITAL SRI/UNIFESP Nº 026/2013 EDITAL PARA INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DE GRADUAÇÃO COM INSTITUIÇÕES CONVENIADAS

EDITAL SRI/UNIFESP Nº 026/2013 EDITAL PARA INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DE GRADUAÇÃO COM INSTITUIÇÕES CONVENIADAS EDITAL SRI/UNIFESP Nº 026/2013 EDITAL PARA INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DE GRADUAÇÃO COM INSTITUIÇÕES CONVENIADAS A da UNIFESP, juntamente com a, no uso de suas atribuições, nos termos do art. 19, inciso

Leia mais

Comunidade Acadêmica da Faculdade ASCES. 1. Objetivos/Objeto do Edital

Comunidade Acadêmica da Faculdade ASCES. 1. Objetivos/Objeto do Edital Edital 04/2014-27/08/2014 Para: Assunto: Comunidade Acadêmica da Faculdade ASCES Edital de seleção do Núcleo de Assuntos Internacionais (NAI) intercâmbio acadêmico internacional (Espanha e Colômbia) O

Leia mais

Sapienza apresenta-se!

Sapienza apresenta-se! Sapienza apresenta-se! Conheça todas as nossas oportunidades e venha estudar na maior Universidade da Europa! Martina Vizzani e Elisa Massari Area per l Internazionalizzazione Sapienza Universidade de

Leia mais

Processos Seletivos 2014 Graduação Presencial Edital de Vestibular de 02 de outubro de 2013

Processos Seletivos 2014 Graduação Presencial Edital de Vestibular de 02 de outubro de 2013 Processos Seletivos 2014 Graduação Presencial Edital de Vestibular de 02 de outubro de 2013 Aditamento nº 10 Define as normas específicas do Vestibular Seleção RN 2014.2 da graduação presencial (Aprovado

Leia mais

Edital N 10/2014 DRI/UFF

Edital N 10/2014 DRI/UFF Edital N 10/2014 DRI/UFF Dispõe sobre o programa de Mobilidade Internacional de alunos de graduação da Universidade Federal Fluminense para o segundo semestre de 2015 e primeiro de 2016. A Diretoria de

Leia mais

EDITAL Nº 007/2015 PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL 2ª Edição

EDITAL Nº 007/2015 PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL 2ª Edição UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO EDITAL Nº 007/2015 PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL 2ª Edição A Faculdade

Leia mais