Escola Secundária de Gondomar. Águas Poluídas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Escola Secundária de Gondomar. Águas Poluídas"

Transcrição

1 Escola Secundária de Gondomar Águas Poluídas Este trabalho foi realizado por: Carlos Miguel Leal Miranda Nº 5 Ano/Turma: 7º1 Professora: Sra. Eng. Luisa Pestana Morada: Rua dos cepos 371, S.Cosme, Gondomar cmlmiranda_371@hotmail.com

2 Acham que alguma parte do mundo merece ter as águas assim?????

3 Acham que os pobres animais que vivem nestas águas merecem viver nestas condições???

4 Se continuarmos assim daqui a alguns anos os nossos rios, lagos, mares estarão assim

5 É por estas negligencias que as nossas águas estão assim!!!

6 O que causa a poluição das águas? Efluentes domésticos; Efluentes industriais; Efluentes da pecuária; Lixiviação de solos e resíduos; Agricultura intensiva; Salinização

7 Esquema sobre as causas de poluição na água

8 Efluentes domésticos São responsáveis por uma elevada carga poluente nos cursos de água, constituindo ainda uma ameaça à qualidade das águas subterrâneas. As suas cargas orgânicas bem como as grandes quantidades de agentes microbiológicos - bactérias e vírus - descarregados com as águas residuais, são uma ameaça para a saúde das populações.

9 Efluentes Industriais A indústria é responsável pela forma mais grave de poluição da água. Não só devido às elevadas cargas poluentes descarregadas mas também à sua perigosidade. Em muitos casos, para além do efeito tóxico imediato ou cancerígeno de alguns poluentes, existe o perigo de bioacumulação nos organismos, com consequências em toda a cadeia alimentar. São exemplo disso alguns metais pesados, como o mercúrio. As águas da lavagem de equipamentos industriais e as águas de arrefecimento, descarregadas em grandes volumes, e as temperaturas mais elevadas que o meio receptor, podem modificar as condições ecológicas dos cursos de água.

10 Efluentes da pecuária Muitas explorações de pecuária têm efluentes equivalentes a povoações de média dimensão com a particularidade de os teores de azoto orgânico e amoniacal serem muito elevados, o que tem consequências nas águas.

11 Lixiviação de solos e resíduos Os aterros de resíduos sólidos urbanos ou deposições selvagens de resíduos industriais, sem condições adequadas de impermeabilização nem cuidados de gestão, dão origem a efluentes de lixiviação altamente contaminadas que poluem as águas de superfície e as subterrâneas.

12 Agricultura intensiva A aplicação excessiva de adubos e pesticidas nas actividades agrícolas pode provocar a sua possível migração para o meio hídrico. A aplicação de pesticidas por via aérea, quando não realizada com os cuidados especiais, também pode atingir as linhas da água.

13 Salinização Os recursos hídricos utilizáveis podem ser superficiais (rios, lagos, albufeiras de barragens, etc.) ou subterrâneos (nascentes naturais, minas, poços e furos). Porém, em termos globais, a maior parte da água potável consumida no mundo é de origem subterrânea. Ora, é precisamente ao nível dos recursos subterrâneos que se coloca a maior dificuldade de aprovisionamento de água potável. Com efeito, a intensa exploração da água dos aquíferos provoca uma excessiva descida das toalhas freáticas de água doce, o que a pode tornar inacessível. Por outro lado, quando o nível da toalha freática desce para além de certo limite, dá-se a chamada intrusão salina, ou seja, a entrada de água salgada nas toalhas freáticas, o que a torna imprópria para consumo.

14 Alguns dados internacionais de águas poluídas CHINA-Mais de 40 cidades consomem água proveniente de lençóis contaminados. ESTADOS UNIDOS -Entre 1993 e 1994, 53 milhões de americanos consumiram água contaminada por chumbo e pesticidas. Cerca de 11 milhões beberam água que continha coliformes fecais e outros 43 milhões estiveram expostos ao criptosporidium, microorganismo que matou mais de uma centena de pessoas em Milwaukee. BRASIL -Apenas 10 por cento dos esgotos são tratados e não existe fiscalização para controlar a emissão de poluentes pelas indústrias. ROMÉNIA -Um derrame de cianeto numa mina de ouro a Norte da Roménia destruiu os ecossistemas de rios da Roménia, Hungria e Jugoslávia.

15 Acidente na Roménia

16 Acidente na Roménia Um derrame de cianeto numa mina de ouro a Norte da Roménia destruiu os ecossistemas de vários rios da Roménia, Hungria e Jugoslávia. O cianeto (um produto químico usado para limpar o ouro), proveniente de uma barragem existente na mina de ouro, infiltrou-se na Hungria e na Jugoslávia, através dos rios Szamos e Tisza, antes de entrar no Danúbio. Cerca de cem mil metros cúbicos de água poluída com cianeto escorreram para a Natureza.

17 Acidente na Roménia A delegação da Direcção de Saúde Pública romena anunciou que os níveis de cianeto em cinco poços de água das imediações da mina ficaram 70 vezes mais elevados do que o limite aceitável.

18 Acidente na Roménia A Agência para a Protecção do Meio Ambiente de Satu Mare (noroeste da Roménia) advertiu que o cianeto infiltrado na terra afectaria os lençóis freáticos e, a prazo, deixaria em perigo a população, os animais e a vegetação locais.

19 Acidente na Roménia Os peritos húngaros calculam que serão precisos dez anos para reparar os prejuízos provocados no Meio Ambiente.

20 Algumas datas de desastres com barcos 13 de Novembro de 2002 O petroleiro "Prestige", seguindo da Letónia para Gibraltar, começa a derramar fuel-óleo ao largo da costa da Galiza. Na manhã do dia 19 afunda-se a cerca de 200 quilómetros da costa Espanhola. Quatro mil toneladas de combustível contaminam 295 quilómetros de praias galegas, e a pesca é proibida ao longo de cem quilómetros.

21 Algumas datas de desastres com barcos 5 de Janeiro de 1993 O petroleiro "Braer" encalha nas rochas da região costeira das ilhas Shetland, na Grã- Bretanha, devido às más condições climatéricas. A embarcação derramou toneladas de petróleo, estendendo-se a mancha negra ao longo de 40 quilómetros de costa.

22 Algumas datas de desastres com barcos 10 de Abril 1991 O petroleiro "Agip Abruzzo", transportando dezenas de milhares de toneladas de crude iraniano, choca com o ferry-boat "Moby Prince", ao largo de Livorno, em Itália. Há 142 mortos e o petroleiro incendeia-se. A libertação de petróleo é porém relativamente modesta.

23 Algumas datas de desastres com barcos 11 de Abril 1991 O petroleiro cipriota "Haven", contendo 140 mil toneladas de petróleo, explode no Mediterrâneo, ao largo da costa de Génova, Itália. Começa a afundar-se e, em dois dias, 30 mil toneladas de petróleo correm para as águas do Mediterrâneo. No dia 14 de Abril, afunda-se totalmente, sem se partir, evitando assim aquilo que poderia ser a mais séria catástrofe ecológica no Mediterrâneo. O desastre tem lugar a uma centena de quilómetros do anterior.

24 Algumas datas de desastres com barcos 24 de Março de 1989 Pouco depois da meia-noite, o petroleiro "Exxon Valdez" encalha num recife, derramando 40 mil toneladas de crude no estreito Prince William, no Alasca. A embarcação tinha acabado de sair do terminal do oleoduto do Alasca, em Valdez, com 220 mil toneladas de crude a bordo. 250 quilómetros quadrados de gelos árticos, de acesso muito difícil, foram afectados. Um ano depois, tinham sido recolhidos cadáveres de aves, mil de lontras e 151 de águias-calvas.

25 Algumas datas de desastres com barcos 7 de Março 1980 O petroleiro "Tanio", de origem malgaxe, carregado com 27 mil toneladas de crude, parte-se em dois, ao largo de Portsall, a norte do cabo Finisterra. Oito marinheiros morrem. A parte da frente do barco afunda-se com 8000 toneladas de petróleo ainda nos tanques; o petróleo é posteriormente bombeado para outro navio. A parte de trás é rebocada para o Havre (França), espalhando 8000 toneladas de crude que poluíram 120 quilómetros de costa perto do cabo Finisterra e 20 quilómetros perto do cabo Norte.

26 Algumas datas de desastres com barcos 13 de Março 1976 O "Olympic Bravery", um petroleiro francês com 250 mil toneladas de carga que tinha encalhado dois meses antes (24 de Janeiro) na costa norte de Ouessant, no Noroeste da França, parte-se em dois por ocasião de uma tempestade. Foram necessários três meses para limpar a costa.

27 Algumas datas de desastres com barcos 18 de Março de 1967 O navio liberiano "Torrey Canyon" encalha frente à costa da Grã-Bretanha, perto das ilhas Scilly, e causa uma maré negra de 300 quilómetros quadrados, ao derramar 123 mil toneladas de petróleo. 180 quilómetros de praias francesas e inglesas são atingidos

28 Algumas datas de desastres com barcos 31 de Dezembro de 1978 O petroleiro grego "Andros Patria", transportando 200 mil toneladas de crude entre o Irão e a Holanda é apanhado numa tempestade. Devido a um rombo no casco, perto da Corunha, o navio derrama cerca de 50 mil toneladas. No acidente morrem 37 elementos da tripulação.

29 Algumas Noticias

30 Porto de Sines Não há risco de poluição decorrente da permanência do petroleiro francês New Vision a 85 milhas da costa, segundo o comandante do porto de Sines, Marques Ferreira. "Não há risco de poluição. Nesse campo, está tudo salvaguardado e o navio não tem qualquer rombo no casco", disse à Agência Lusa o capitão do porto e comandante da Polícia Marítima. Marques Ferreira explicou que o petroleiro, com pavilhão do porto francês de Marselha e construído em 1994, com casco duplo, tem sido "monitorizado diariamente, desde sábado, pelo Comando Naval e pela Força Aérea Portuguesa (FAP)". "O navio, depois de o agente de navegação reportar a avaria e pedir para atracar em Sines, tem sido acompanhado por uma corveta da Marinha, que o interceptou muito longe das nossas águas. Agora, está a ser acompanhado pela corveta e por meios aéreos da FAP", disse.

31 Porto de Sines O "New Vision", que transporta "300 mil toneladas de crude", encontra-se actualmente numa área designada Zona Particularmente Sensível da Europa Ocidental. A embarcação irá aproximar-se gradualmente das águas territoriais portuguesas, sem ultrapassar a distância das 12 milhas da costa, até sábado, para quando se prevê "uma melhoria do tempo". "No sábado, embora ainda não esteja decidida a que altura do dia, irá ao seu encontro um navio rebocador, levando a bordo material e pessoal necessários à reparação e peritos", revelou. Já a bordo, frisou Marques Ferreira, é que será feita a avaliação da extensão da avaria, tomando-se a decisão sobre se o navio segue ou não para o porto de Sines. O petroleiro afastou-se da sua rota quando fazia a ligação entre a Noruega e o Canadá, tendo sofrido uma avaria relacionada com a entrada de água na proa, durante uma tempestade no Mar do Norte, que danificou o sistema eléctrico.

32 Esgotos continuam a conspurcar o Sado Sem ETAR tudo se passa como se o rio fosse uma inesgotável lixeira sem regras A criação de uma estação de tratamento de Aguas Residuais (ETAR) representa uma das prioridades da cidade de Setúbal, insistentemente reclamada por partidos políticos e associações que representam os interesses da população. De facto custa a entender que à entrada de novo século, uma região que é das mais industrializadas do pais - e se está a bater pela localização do futuro aeroporto internacional na sua esfera de influências, não disponha ainda de estruturas básicas sem as quais preocupações ambientais e outras, no domínio da saúde pública, ficam sem sentido.

33 Conclusão Este trabalho começou por ser um trabalho simples para a escola mas o que me levou a desenvolver mais este assunto foi o estado em que as nossas águas estão a ficar. É uma negligencia deixar estas águas nestes estados lastimáveis.

34 Bibliografia: Jornal Noticias Jornal o Publico Internet E ainda jornais online

A Água e o Desenvolvimento Sustentável

A Água e o Desenvolvimento Sustentável A Água e o Desenvolvimento Sustentável Índice O que é a água? Porque precisamos da água? Importância da água para a vida O ciclo da água A poluição da água O que é água? A água é uma substância visualmente

Leia mais

As frotas de pesca caracterizam-se de acordo com:

As frotas de pesca caracterizam-se de acordo com: As frotas de pesca caracterizam-se de acordo com: Tempo de permanência no mar. A dimensão das embarcações. O número de tripulantes. Assim, podemos classificar os tipos de pesca em: 1. Pesca Artesanal (de

Leia mais

Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa

Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa União Europeia Fundo Social Europeu Disciplina: Geografia Módulo 3 Docente: Discentes: Professora Sandra Mendes Armindo Seita n.º 9 Hugo Faquinéu n.º

Leia mais

QUÍMICA 12.º ANO UNIDADE 2 COMBUSTÍVEIS, ENERGIA E AMBIENTE 12.º A

QUÍMICA 12.º ANO UNIDADE 2 COMBUSTÍVEIS, ENERGIA E AMBIENTE 12.º A QUÍMICA 12.º ANO UNIDADE 2 COMBUSTÍVEIS, ENERGIA E AMBIENTE 12.º A 30 de Março de 2011 2 Problemas ecológicos Poluição das águas do mar 3 Derrames de crude que têm origem em acidentes com petroleiros,

Leia mais

Unidade 4 Perturbações no equilíbrio dos ecossistemas. Planeta Terra 8.º ano

Unidade 4 Perturbações no equilíbrio dos ecossistemas. Planeta Terra 8.º ano Unidade 4 Perturbações no equilíbrio dos ecossistemas Quais são as causas das perturbações dos ecossistemas? Causas naturais Causas humanas Quais são as fontes de alteração da atmosfera? A atmosfera é

Leia mais

Exemplos de recursos naturais

Exemplos de recursos naturais Exemplos de recursos naturais Recursos naturais - Todos os elementos da natureza que o Homem pode utilizar em seu benefício. Inclui os materiais (sólidos, líquidos e gasosos) existentes na Terra, as suas

Leia mais

ENTRE A TERRA E O MAR

ENTRE A TERRA E O MAR ENTRE A TERRA E O MAR ESCOLA DE MAR INVESTIGAÇÃO, PROJECTOS E EDUCAÇÃO EM AMBIENTE E ARTES No mar existem muitos animais e todos eles se relacionam entre si de alguma forma! BIODIVERSIDADE A água é um

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 228/IX

PROJECTO DE LEI N.º 228/IX PROJECTO DE LEI N.º 228/IX PROÍBE A ENTRADA EM ÁGUAS TERRITORIAIS, PORTOS NACIONAIS, TERMINAIS OU ANCORADOUROS DE NAVIOS DE CASCO ÚNICO QUE TRANSPORTEM PETRÓLEOS E FRACÇÕES PETROLÍFERAS PESADAS Portugal

Leia mais

Vamos aprender: Importância para os seres vivos; Ciclo da água; Tratamento da água e esgoto; Poluição da água e Saneamento básico; Doenças ;

Vamos aprender: Importância para os seres vivos; Ciclo da água; Tratamento da água e esgoto; Poluição da água e Saneamento básico; Doenças ; A Água Vamos aprender: Importância para os seres vivos; Ciclo da água; Tratamento da água e esgoto; Poluição da água e Saneamento básico; Doenças ; A água e os seres vivos Ajuda a manter e regular a temperatura

Leia mais

Trabalho Realizado por: Tânia Batista nº3 Andreia Grou nº 12 Ana Carmona nº 5 Neuza Lampreia nº 17

Trabalho Realizado por: Tânia Batista nº3 Andreia Grou nº 12 Ana Carmona nº 5 Neuza Lampreia nº 17 Trabalho Realizado por: Tânia Batista nº3 Andreia Grou nº 12 Ana Carmona nº 5 Neuza Lampreia nº 17 Índice Introdução pág.1 Utilização da água e seus problemas.pág.2 Principais problemas na utilização da

Leia mais

Professor Thiago Espindula - Geografia. Subterrânea. Gráfico (disponibilidade de água)

Professor Thiago Espindula - Geografia. Subterrânea. Gráfico (disponibilidade de água) Ciclo Hidrológico - Reservatórios de água do planeta: Oceanos e Mares: 95 % Água Doce: 5%: > Geleiras (3%), > Água Subterrânea (1%); > Lagos e Rios (0,009%); > Atmosfera (0,001%); > Biosfera (0,0001%).

Leia mais

LENA AMBIENTE, SA AMBIENTE - EVOLUÇÃO LEGAL E IMPACTO NA ENGENHARIA

LENA AMBIENTE, SA AMBIENTE - EVOLUÇÃO LEGAL E IMPACTO NA ENGENHARIA LENA AMBIENTE, SA AMBIENTE - EVOLUÇÃO LEGAL E Até aos anos 60 não se pode falar da existência de um direito internacional do ambiente. Foi na sequencia de grandes catástrofes ambientais que o Homem se

Leia mais

Recursos naturais: utilização e consequências. Planeta Terra 8.º ano. Hélder Giroto Paiva - EPL

Recursos naturais: utilização e consequências. Planeta Terra 8.º ano. Hélder Giroto Paiva - EPL Recursos naturais: utilização e consequências Hélder Giroto Paiva - EPL O que são recursos naturais? Painéis solares. Pesca. Diamantes. Água. Plataforma petrolífera. O que são recursos naturais? Matéria

Leia mais

[Ano] Águas do planeta Terra II. Universidade Cruzeiro do Sul

[Ano] Águas do planeta Terra II. Universidade Cruzeiro do Sul [Ano] Águas do planeta Terra II Universidade Cruzeiro do Sul www.cruzeirodosul.edu.br Unidade: Águas do planeta Terra II MATERIAL TEÓRICO Responsável pelo Conteúdo: Profa. Ms. Márcia Léa Pagani Bispo Revisão

Leia mais

O que são? Quais são?

O que são? Quais são? O que são? Quais são? Os recursos naturais são elementos da natureza que têm muita utilidade para o Homem. São eles que proporcionam ao Homem o desenvolvimento das suas civilizações e o conforto da sociedade

Leia mais

Apenas1%detodaaáguadoplanetaé apropriada para beber ou ser usada na agricultura. O restante corresponde à água salgada dos mares e ao gelo dos

Apenas1%detodaaáguadoplanetaé apropriada para beber ou ser usada na agricultura. O restante corresponde à água salgada dos mares e ao gelo dos Apenas1%detodaaáguadoplanetaé apropriada para beber ou ser usada na agricultura. O restante corresponde à água salgada dos mares e ao gelo dos pólos e montanhas. Hoje, a humanidade utiliza metade das fontes

Leia mais

População, Recursos e Ambiente

População, Recursos e Ambiente Instituto Superior Técnico População, Recursos e Ambiente Prof. Henrique Miguel Pereira Exame - 2 a Época 1 de Fevereiro de 2006 Duração: 2h15m A primeira parte do exame consiste em perguntas de escolha

Leia mais

Pressão antropogénica sobre o ciclo da água

Pressão antropogénica sobre o ciclo da água O CICLO DA ÁGUA Pressão antropogénica sobre o ciclo da água 2. Poluição difusa 3. Poluição urbana 1. Rega 8. Barragens 7. Erosão do solo 4. Poluição industrial 5. Redução das zonas húmidas Adaptado de:

Leia mais

RECURSOS NATURAIS E ENERGIAS RENOVÁVEIS. Professor: Amison de Santana Silva Carga horária: 60 h Aulas: segunda 7:00 as 9:00 quarta 9:00 as 11:00

RECURSOS NATURAIS E ENERGIAS RENOVÁVEIS. Professor: Amison de Santana Silva Carga horária: 60 h Aulas: segunda 7:00 as 9:00 quarta 9:00 as 11:00 RECURSOS NATURAIS E ENERGIAS RENOVÁVEIS Professor: Amison de Santana Silva Carga horária: 60 h Aulas: segunda 7:00 as 9:00 quarta 9:00 as 11:00 Unidade 1 Introdução e conceitos fundamentais O que são recursos

Leia mais

As terras submersas e a água no globo terrestre

As terras submersas e a água no globo terrestre As terras submersas e a água no globo terrestre CONTINENTES Blocos continentais que resultaram da divisão do continente único: Pangeia. Quatro grandes massas continentais: Continente Tríplipe (África,

Leia mais

MONITORIZAÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOS NOS AÇORES: RESULTADOS PRELIMINARES. Manuela Cabral, Marisa Domingos, Manuela Macedo, J.

MONITORIZAÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOS NOS AÇORES: RESULTADOS PRELIMINARES. Manuela Cabral, Marisa Domingos, Manuela Macedo, J. MONITORIZAÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOS NOS AÇORES: RESULTADOS PRELIMINARES Manuela Cabral, Marisa Domingos, Manuela Macedo, J. Virgílio Cru Sumário Introdução à problemática dos recursos hídricos nos Açores;

Leia mais

Escola Básica 2,3/S de Mação

Escola Básica 2,3/S de Mação Escola Básica 2,3/S de Mação Cátia Dias Nº6 Neuza Fernandes Nº14 Teresa Maia Nº24 8ºC Prof.Isabel Silva A água na Natureza Na natureza, a água pode apresentar-se nos estados líquido, gasoso e sólido. A

Leia mais

Águas subterrâneas em ambientes urbanos: problemática, riscos e soluções

Águas subterrâneas em ambientes urbanos: problemática, riscos e soluções Águas subterrâneas em ambientes urbanos: problemática, riscos e soluções António Chambel Vice-Presidente da Associação Internacional de Hidrogeólogos (IAH) Director Técnico dos Hidrogeólogos Sem Fronteiras

Leia mais

ECOLOGIA E BIODIVERSIDADE

ECOLOGIA E BIODIVERSIDADE ECOLOGIA E BIODIVERSIDADE DIEGO DANTAS AMORIM Contado: diego.dantas@ifmg.edu.br Engenheiro Agrônomo Universidade Vale do Rio Doce UNIVALE Msc. em Agricultura Tropical Universidade Federal do Espírito Santo

Leia mais

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ENGENHARIA CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL HIDROLOGIA APLICADA

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ENGENHARIA CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL HIDROLOGIA APLICADA PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ENGENHARIA CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL HIDROLOGIA APLICADA QUALIDADE DA ÁGUA E FONTES DE ABASTECIMENTO Prof. Felipe Corrêa QUALIDADE DA ÁGUA:

Leia mais

Unidade 5 Recursos naturais: utilização e consequências. Planeta Terra 8.º ano

Unidade 5 Recursos naturais: utilização e consequências. Planeta Terra 8.º ano Unidade 5 Recursos naturais: utilização e consequências O que são recursos naturais? Painéis solares. Pesca. Diamantes. Água. Plataforma petrolífera. O que são recursos naturais? Matéria ou energia presentes

Leia mais

Poluição & Controle Ambiental Aula 2 Poluição Aquática

Poluição & Controle Ambiental Aula 2 Poluição Aquática Poluição & Controle Ambiental Aula 2 Poluição Aquática Professor: Marcelo Vizeu Você já bebeu água hoje?. A água representa 70% da massa da composição química celular. Sintomas de desidratação: Perda de

Leia mais

Resumo Não Técnico CAS Barrocas S.A. Licença Ambiental da suinicultura da Herdade da Figueirinha

Resumo Não Técnico CAS Barrocas S.A. Licença Ambiental da suinicultura da Herdade da Figueirinha CAS Barrocas S.A. Setembro 2016 Enquadramento A Suinicultura da Herdade da Figueirinha encontra-se em funcionamento desde 2014 e dispõe de título de exploração válido até 16 de janeiro de 2021 para 1980

Leia mais

Escola Evaristo Nogueira Ciências Naturais 8º Ano Ano lectivo 2008/2009 Ficha de Avaliação Nome: Nº Turma Professora: Enc. Educ.

Escola Evaristo Nogueira Ciências Naturais 8º Ano Ano lectivo 2008/2009 Ficha de Avaliação Nome: Nº Turma Professora: Enc. Educ. Escola Evaristo Nogueira Ciências Naturais 8º Ano Ano lectivo 2008/2009 Ficha de Avaliação Nome: Nº Turma Professora: Enc. Educ.: Classificação: Lê atentamente as questões antes de as responderes. 1. As

Leia mais

Previsão e avaliação de impactes no Ar

Previsão e avaliação de impactes no Ar Previsão e avaliação de impactes no Ar Poluição atmosférica É a presença um ou mais poluentes no ar ambiente atmosfera em quantidades e duração que possam ser nocivos para humanos, plantas ou vida animal,

Leia mais

Recursos energéticos. Recursos renováveis e não renováveis

Recursos energéticos. Recursos renováveis e não renováveis Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos Recursos energéticos Energias fósseis e energias renováveis 1º Ano Eng.ª Ambiente - 2017/2018 Recursos renováveis e não renováveis Energias

Leia mais

1 de Outubro Dia Nacional da Água

1 de Outubro Dia Nacional da Água 1 de Outubro Dia Nacional da Água Qual a Distribuição da Águana Terra? Planeta Terra A Água ocupa cerca de ¾ da superfície terrestre. 30% Terra Água 70% 2,80% 0,01% 0,005% Água salgada Água doce 0,63%

Leia mais

EBI 123 de Pedome. Diana Dinis Nº7. Inês Marques Nº9. Sónia Nunes Nº20. Vera Oliveira Nº23 8ºB 1

EBI 123 de Pedome. Diana Dinis Nº7. Inês Marques Nº9. Sónia Nunes Nº20. Vera Oliveira Nº23 8ºB 1 Poluição do Solo Trabalho elaborado por: Diana Dinis Nº7 Inês Marques Nº9 Sónia Nunes Nº20 Vera Oliveira Nº23 Turma: Disciplina: Ciências Naturais Professora: Raquel Soares 1 Índice Poluição do Solo...

Leia mais

Tratamento de resíduos

Tratamento de resíduos Tratamento de resíduos Resíduo: Um resíduo é qualquer substância ou objecto de que o ser humano pretende desfazer-se por não lhe reconhecer utilidade. Prioridades a seguir no tratamento de resíduos sólidos:

Leia mais

Analise do Quadro Legal para Conservação da Biodiversidade em Moçambique e Desafios sobre Educação Ambiental

Analise do Quadro Legal para Conservação da Biodiversidade em Moçambique e Desafios sobre Educação Ambiental Analise do Quadro Legal para Conservação da Biodiversidade em Moçambique e Desafios sobre Educação Ambiental Biodiversidade Biodiversidade é a grande variedade de formas de vida, ( animais e Vegetais)

Leia mais

Química 12.º Ano Unidade 2 Combustíveis, Energia e Ambiente Carlos Alberto da Silva Ribeiro de Melo

Química 12.º Ano Unidade 2 Combustíveis, Energia e Ambiente Carlos Alberto da Silva Ribeiro de Melo Química 12.º Ano Unidade 2 Combustíveis, Energia e Ambiente Carlos Alberto da Silva Ribeiro de Melo Lição n.º 74 Sumário: Impacto ambiental da indústria petroquímica. COMPETÊNCIAS A PROMOVER ESTRATÉGIAS

Leia mais

MINISTÉRIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS. Decreto-Lei n. 446/91 de 22 de Novembro

MINISTÉRIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS. Decreto-Lei n. 446/91 de 22 de Novembro MINISTÉRIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS Decreto-Lei n. 446/91 de 22 de Novembro O presente diploma tem por objectivo transpor a Directiva n. 86/278/CEE, do Conselho, de 12 de Junho, relativa à utilização

Leia mais

Regressando ao ponto de partida.

Regressando ao ponto de partida. ESCOLA SECUNDÁRIA DE SEVERIM DE FARIA CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS 10º ANO - FÍSICA ACTIVIDADE LABORATORIAL Nº 0 ENQUADRAMENTO TEÓRICO/PRÁTICO 0 - DAS FONTES DE ENERGIA AO UTILIZADOR SITUAÇÃO ENERGÉTICA MUNDIAL

Leia mais

a) e b) do n.º 3 e o n.º 4 do artigo 1.º

a) e b) do n.º 3 e o n.º 4 do artigo 1.º a) e b) do n.º 3 e o n.º 4 do artigo 1.º Decreto-Lei n.º 197/2005 de 8 de Novembro Objecto e âmbito de aplicação 3 Estão sujeitos a AIA, nos termos do presente diploma: a) Os projectos tipificados no anexo

Leia mais

A Atividades Piscatória

A Atividades Piscatória A Atividades Piscatória A Pesca é a captura e extração de peixes e outras espécies aquáticas do seu meio natural como invertebrados, crustáceos e moluscos. Ancestralmente, é uma das atividades económicas

Leia mais

Os Desastres Marítimos e a Gestão de Risco na Indústria do Petróleo. Luiz Cabral. Gerência Geral de Finanças

Os Desastres Marítimos e a Gestão de Risco na Indústria do Petróleo. Luiz Cabral. Gerência Geral de Finanças Agosto / 2015 Os Desastres Marítimos e a Gestão de Risco na Indústria do Petróleo. Luiz Cabral Gerência Geral de Finanças Gerência de Planejamento Financeiro, Gestão de Riscos e Seguros Agosto/2015 QUEEN

Leia mais

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. Ciências Naturais 8º Ano

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. Ciências Naturais 8º Ano PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR Ciências Naturais 8º Ano COMPETÊNCIAS TEMAS/UNIDADES CONTEÚDOS 1º Período SUSTENTABILIDADE NA TERRA 28 Compreender o significado dos conceitos: espécie, população, comunidade,

Leia mais

PROJETO. LEÇA mais Limpa. Alunos do 8º ano, sob orientação das Professoras Sílvia Lizi, Cândida Adriano. e da Oficina da Água

PROJETO. LEÇA mais Limpa. Alunos do 8º ano, sob orientação das Professoras Sílvia Lizi, Cândida Adriano. e da Oficina da Água PROJETO LEÇAmaisLimpa CaracterizaçãodapoluiçãodoRibeiradoSardoalemLeçadaPalmeira Projetodaturmado8ºA,daEscoladaBoaNova,LeçadaPalmeira. Alunosdo8ºano,soborientaçãodasProfessorasSílviaLizi,CândidaAdriano

Leia mais

Recursos minerais explorados para a obtenção de um determinado elemento metálico que faz parte da sua constituição.

Recursos minerais explorados para a obtenção de um determinado elemento metálico que faz parte da sua constituição. Recursos minerais explorados para a obtenção de um determinado elemento metálico que faz parte da sua constituição. Ouro Prata Ferro Magnésio Manganês Cobre Exemplos: ouro, prata, cobre, alumínio, ferro,

Leia mais

Outubro/2018

Outubro/2018 Outubro/2018 Poluição da Água Poluente: toda substância presente no ambiente em quantidade que possa causar prejuízo aos seres vivos. Poluição: é uma degradação nas condições ambientais de um ecossistema,

Leia mais

PHD Hidrologia Aplicada. Águas Subterrâneas (2) Prof. Dr. Kamel Zahed Filho Prof. Dr. Renato Carlos Zambon

PHD Hidrologia Aplicada. Águas Subterrâneas (2) Prof. Dr. Kamel Zahed Filho Prof. Dr. Renato Carlos Zambon PHD2307 - Hidrologia Aplicada Águas Subterrâneas (2) Prof. Dr. Kamel Zahed Filho Prof. Dr. Renato Carlos Zambon 1 área de recarga do aquífero confinado superfície piezométrica do aquífero confinado lençol

Leia mais

2.º CICLO DOS PLANOS DE GESTÃO DE REGIÃO HIDROGRÁFICA. QUESTÕES SIGNIFICATIVAS DA ÁGUA (QSiGA) Conclusão do processo de Participação Pública

2.º CICLO DOS PLANOS DE GESTÃO DE REGIÃO HIDROGRÁFICA. QUESTÕES SIGNIFICATIVAS DA ÁGUA (QSiGA) Conclusão do processo de Participação Pública 2.º CICLO DOS PLANOS DE GESTÃO DE REGIÃO HIDROGRÁFICA QUESTÕES SIGNIFICATIVAS DA ÁGUA (QSiGA) Conclusão do processo de Participação Pública 3 junho 2015 Plano de Gestão das Ribeiras do Algarve Região Hidrográfica

Leia mais

OS RECURSOS PISCÍCOLAS

OS RECURSOS PISCÍCOLAS 1 OS RECURSOS PISCÍCOLAS 16 9,7 12 21,7 27,8 7,8 8,2 6,6 21,1 Contributo do pescado na dieta alimentar (% do total de proteínas animais) Mundo Europa Oriental Europa Ocidental Ásia do sul e sudeste Ásia

Leia mais

O COMBATE À POLUIÇÃO DO MEIO MARINHO (Marine Pollution Response)

O COMBATE À POLUIÇÃO DO MEIO MARINHO (Marine Pollution Response) O COMBATE À POLUIÇÃO DO MEIO MARINHO JORGE SILVA PAULO Capitão-de-Mar-e-Guerra ECN Chefe do Serviço de Combate à Poluição do Mar por Hidrocarbonetos (SCPMH) Direcção-Geral da Autoridade Marítima (DGAM)

Leia mais

POLUIÇÃO DESFLORESTAÇÃO GUERRAS/ EXPLOSÕES EXPLORAÇÃO INTRODUÇÃO EXCESSIVA DOS DE ESPÉCIES RECURSOS NATURAIS EXÓTICAS

POLUIÇÃO DESFLORESTAÇÃO GUERRAS/ EXPLOSÕES EXPLORAÇÃO INTRODUÇÃO EXCESSIVA DOS DE ESPÉCIES RECURSOS NATURAIS EXÓTICAS CAUSAS NATURAIS ACÇÃO DO HOMEM SISMOS SECAS INCÊNDIOS VULCÕES INUNDAÇÕES TEMPESTADES POLUIÇÃO DESFLORESTAÇÃO GUERRAS/ EXPLOSÕES EXPLORAÇÃO INTRODUÇÃO EXCESSIVA DOS DE ESPÉCIES RECURSOS NATURAIS EXÓTICAS

Leia mais

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO AGRÍCOLA. Ambiente. Requisitos Legais de Gestão Legislação Comunitária e Nacional. Luísa Medina

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO AGRÍCOLA. Ambiente. Requisitos Legais de Gestão Legislação Comunitária e Nacional. Luísa Medina INOVAÇÃO E TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO AGRÍCOLA Ambiente Requisitos Legais de Gestão Legislação Comunitária e Nacional Luísa Medina A agricultura, nas suas várias vertentes, encontra-se intimamente ligada ao

Leia mais

Os problemas ambientais podem ser divididos de acordo com a forma como contaminam o ambiente. Desta forma as principais formas são: o A poluição atmosférica (do ar) o Poluição dos corpos hídricos (água

Leia mais

PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 1320/XIII/3ª IDENTIFICAÇÃO E REPARAÇÃO DE DANOS AMBIENTAIS DECORRENTES DA ATIVIDADE MILITAR ESTRANGEIRA NA ILHA TERCEIRA

PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 1320/XIII/3ª IDENTIFICAÇÃO E REPARAÇÃO DE DANOS AMBIENTAIS DECORRENTES DA ATIVIDADE MILITAR ESTRANGEIRA NA ILHA TERCEIRA Grupo Parlamentar PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 1320/XIII/3ª IDENTIFICAÇÃO E REPARAÇÃO DE DANOS AMBIENTAIS DECORRENTES DA ATIVIDADE MILITAR ESTRANGEIRA NA ILHA TERCEIRA A base das Lajes manteve uma atividade

Leia mais

As águas oceânicas e os mares

As águas oceânicas e os mares Tânia Rêgo/ ABr filmlandscape/ Shutterstock As águas oceânicas e os mares Navios em cais do porto do Rio de Janeiro, (RJ). Estilo de pesca tradicional em Koggala, Sri Lanka. Allmaps As águas oceânicas

Leia mais

ÁGUA E SAÚDE. Prof.ª: Leila Fritz Ciências 6 ano

ÁGUA E SAÚDE. Prof.ª: Leila Fritz Ciências 6 ano ÁGUA E SAÚDE Prof.ª: Leila Fritz Ciências 6 ano SANEAMENTO BÁSICO É o conjunto de medidas que visa melhorar e garantir a saúde da população por meio de abastecimento de água, da construção de rede de esgoto

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos FUNDAMENTOS DE GESTÃO AMBIENTAL CONCEITOS ELEMENTARES MEIO AMBIENTE Tudo que envolve ou o meio no qual os seres vivos se desenvolvem conjuntamente com fatores abióticos; ECOLOGIA Ciência dos ecossistemas,

Leia mais

PAÍSES LUSÓFONOS E OS RECURSOS HÍDRICOS

PAÍSES LUSÓFONOS E OS RECURSOS HÍDRICOS PAÍSES LUSÓFONOS E OS RECURSOS HÍDRICOS A água é a fonte da vida quer para nós, seres humanos, quer para todos os outros seres vivos. É essencial à vida. Não importa quem somos, o que fazemos, onde vivemos,

Leia mais

Água Impacto Ambiental. Poluição e água

Água Impacto Ambiental. Poluição e água Água Impacto Ambiental Poluição e água QUANDO É QUE SE DIZ QUE A ÁGUA É AGRESSIVA? Diz-se que uma água é agressiva quando tem tendência a dissolver componentes dos materiais com que contacta. Esta agressividade

Leia mais

Riscos para os aquíferos decorrentes da não selagem/isolamento de captações

Riscos para os aquíferos decorrentes da não selagem/isolamento de captações Riscos para os aquíferos decorrentes da não selagem/isolamento de captações José Sampaio (Unidade de Geologia, Hidrogeologia e Geologia Costeira / LNEG) Riscos para os aquíferos decorrentes da não selagem/isolamento

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO. salgada gasoso água subterrânea. 70% doce água superficial. sólido 30% líquido

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO. salgada gasoso água subterrânea. 70% doce água superficial. sólido 30% líquido Conteúdo: Água: Distribuição na Natureza salgada gasoso água subterrânea 70% doce água superficial sólido 30% líquido A água existe na Natureza no estado sólido, líquido e gasoso. No estado das altas montanhas;

Leia mais

Ciências Naturais, 5º Ano. Ciências Naturais, 5º Ano FICHA DE TRABALHO FICHA DE TRABALHO

Ciências Naturais, 5º Ano. Ciências Naturais, 5º Ano FICHA DE TRABALHO FICHA DE TRABALHO Conteúdo: Água: Distribuição na Natureza salgada gasoso água subterrânea Conteúdo: Água: Distribuição na Natureza salgada gasoso água subterrânea 70% doce água superficial 70% doce água superficial sólido

Leia mais

A importância da água e os carboidratos

A importância da água e os carboidratos A importância da água e os carboidratos Paola Stephany e Elena Mateus A água é um recurso natural de valor inestimável. Mais que um insumo indispensável à produção e um recurso estratégico para o desenvolvimento

Leia mais

3ª Ficha de Avaliação de Química. Critérios de Correção pontos A. Falsa B. Verdadeira C. Falsa D. Verdadeira E.

3ª Ficha de Avaliação de Química. Critérios de Correção pontos A. Falsa B. Verdadeira C. Falsa D. Verdadeira E. 3ª Ficha de Avaliação de Química Professora Paula Melo Silva Critérios de Correção 1. 1.1 10 pontos A. Falsa B. Verdadeira C. Falsa D. Verdadeira E. Verdadeira Descritor do nível de desempenho Classificação

Leia mais

8. Programas de Monitorização e Cronograma de Acções e Medidas

8. Programas de Monitorização e Cronograma de Acções e Medidas 8. Programas de Monitorização e Cronograma de Acções e Medidas Quando se estabelece a necessidade de propor medidas que evitem, minimizem ou compensem os efeitos ambientais, está-se claramente a referir

Leia mais

Para Uma Alimentação Saudável

Para Uma Alimentação Saudável Segurança Alimentar e Qualidade de Água Empregue na Produção dos Alimentos Para Uma Alimentação Saudável Ângela Moreno PhD, Engª Agrónoma angela.moreno@inida.gov.cv INIDA, 02/04/2015 - Praia SEGURANÇA

Leia mais

Legislação. Princípios da Modelagem e Controle da Qualidade da Água Superficial Regina Kishi, Página 1

Legislação. Princípios da Modelagem e Controle da Qualidade da Água Superficial Regina Kishi, Página 1 Legislação Princípios da Modelagem e Controle da Qualidade da Água Superficial Regina Kishi, Página 1 SITUAÇÃO Indústria Agricultura ETA ETE ETA ETE Cidade Outros usos Princípios da Modelagem e Controle

Leia mais

LINHAS DE PESQUISA SOBRE REUTILIZAÇÃO DE ÁGUAS RESIDUAIS Aplicação à Produção Agrícola. Doutora Ângela Moreno (INIDA)

LINHAS DE PESQUISA SOBRE REUTILIZAÇÃO DE ÁGUAS RESIDUAIS Aplicação à Produção Agrícola. Doutora Ângela Moreno (INIDA) SEMINÁRIO PARTICIPATIVO DE REUTILIZAÇÃO DAS ÁGUAS RESIDUAIS TRATADAS Intercambio de experiências, nova normativa, sistemas de controlo, código de boas práticas, gestão e tecnologias de tratamento 15 de

Leia mais

Gestão sustentável dos recursos. 2.1 Recursos naturais: utilização e consequências

Gestão sustentável dos recursos. 2.1 Recursos naturais: utilização e consequências 2 Gestão sustentável dos recursos 2.1 Recursos naturais: utilização e consequências F I C H A D E T R A B A L H O N. O 7 R e c u r s o s n a t u r a i s : u t i l i z a ç ã o e c o n s e q u ê n c i a

Leia mais

Poluição Ambiental Indicadores Microbiológicos de Poluição Hídrica. Prof. Dr. Antonio Donizetti G. de Souza UNIFAL-MG Campus Poços de Caldas

Poluição Ambiental Indicadores Microbiológicos de Poluição Hídrica. Prof. Dr. Antonio Donizetti G. de Souza UNIFAL-MG Campus Poços de Caldas Poluição Ambiental Indicadores Microbiológicos de Poluição Hídrica Prof. Dr. Antonio Donizetti G. de Souza UNIFAL-MG Campus Poços de Caldas OMS: cerca de 80% das doenças em países subdesenvolvidos tem

Leia mais

WORKSHOP OS DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS DE REUTILIZAÇÃO DE ÁGUAS RESIDUAIS EM PORTUGAL. PAINEL 2 Administração pública

WORKSHOP OS DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS DE REUTILIZAÇÃO DE ÁGUAS RESIDUAIS EM PORTUGAL. PAINEL 2 Administração pública WORKSHOP OS DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS DE REUTILIZAÇÃO DE ÁGUAS RESIDUAIS EM PORTUGAL PAINEL 2 Administração pública O interesse do aproveitamento das águas residuais tratadas como origem alternativa

Leia mais

Biologia 12º Ano Preservar e Recuperar o Ambiente

Biologia 12º Ano Preservar e Recuperar o Ambiente Escola Secundária com 2º e 3º Ciclos Prof. Reynaldo dos Santos Biologia 12º Ano Preservar e Recuperar o Ambiente 1. Há alguns dias atrás um geólogo austríaco alertava para um potencial impacto da erupção

Leia mais

Gestão sustentável dos oceanos e dos recursos marinhos

Gestão sustentável dos oceanos e dos recursos marinhos Gestão sustentável dos oceanos e dos recursos marinhos Trabalho realizado por: -Ana Santos nº1; -Ana Almeida nº2; -Beatriz Silva nº3; -Daniela Fernandes nº6; -Marta Santos nº11. 1 2 Índice Introdução Portugal

Leia mais

Poluição Da Água. Escola Secundaria da Maia Trabalho realizado por:

Poluição Da Água. Escola Secundaria da Maia Trabalho realizado por: Poluição Da Água Escola Secundaria da Maia Trabalho realizado por: Carlos Manuel 11ºM Tiago Oliveira 11ºM Curso Técnico de Manutenção Industrial/Electromecânica Introdução A poluição da água é um problema

Leia mais

Ex. mo Senhor Vice-Presidente da APA, I.P.

Ex. mo Senhor Vice-Presidente da APA, I.P. Ex. mo Senhor Vice-Presidente da APA, I.P. Assunto: Pedido de Informação Prévia sobre a possibilidade de utilização dos recursos hídricos (artigo 11º do Decreto-Lei n.º 226-A/2007, de 31 de maio) Selecione

Leia mais

Jornal da República. ANEXO I Tabela de Classificação de Projectos de Categoria A

Jornal da República. ANEXO I Tabela de Classificação de Projectos de Categoria A ANEXO I Tabela de Classificação de Projectos de Categoria A No SECTOR ESCALA I SECTOR MINEIRO 1 Exploração de minas e minerais (tóxico) Todos 2 Exploração de minerais não-metálicos, areias e gravilha 30.000

Leia mais

PERFIL DE ÁGUA BALNEAR

PERFIL DE ÁGUA BALNEAR PERFIL DE ÁGUA BALNEAR Identificação da Água Balnear Nome: Código: Tipologia: Homem do Leme PTCQ8H Costeira Data de Publicação: 2011 Data de Revisão: 2015 Caracterização Geográfica da Água Balnear Freguesia:

Leia mais

sólidos - a incineração, mostrada nas figuras 15 e 16. Muitos proprietários queimam seus lixos

sólidos - a incineração, mostrada nas figuras 15 e 16. Muitos proprietários queimam seus lixos 49 Figura 14 - Deposição de lixo. Na área estudada, é comum outra prática inadequada de tratamento dos resíduos sólidos - a incineração, mostrada nas figuras 15 e 16. Muitos proprietários queimam seus

Leia mais

Porquê ler este documento? Por quem é elaborada a informação?

Porquê ler este documento? Por quem é elaborada a informação? Informação a comunicar ao público sobre estabelecimento abrangido pelo regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas Ecoslops Portugal S.A. Porquê ler este documento? Este

Leia mais

Fontes de Energias Renováveis e Não Renováveis. Aluna : Ana Cardoso

Fontes de Energias Renováveis e Não Renováveis. Aluna : Ana Cardoso Fontes de Energias Renováveis e Não Renováveis Aluna : Ana Cardoso Fontes de Energias Renováveis As fontes de energia renováveis são aquelas que vem de recursos naturais e que se renovam continuamente

Leia mais

CHORUME DE ATERRO NÃO É ESGOTO PRECISA DE TRATAMENTO ADEQUADO

CHORUME DE ATERRO NÃO É ESGOTO PRECISA DE TRATAMENTO ADEQUADO CHORUME DE ATERRO NÃO É ESGOTO PRECISA DE TRATAMENTO ADEQUADO ambientelegal.com.br/chorume-de-aterro-nao-e-esgoto-precisa-de-tratamento-adequado/ Co-tratamento de chorume dos aterros sanitários em estações

Leia mais

QUÍMICA. Energias Químicas no Cotidiano. Petróleo, Gás Natural e Carvão, Madeira, Hulha, Biomassa, Biocombustíveis e Energia Nuclear

QUÍMICA. Energias Químicas no Cotidiano. Petróleo, Gás Natural e Carvão, Madeira, Hulha, Biomassa, Biocombustíveis e Energia Nuclear QUÍMICA Energias Químicas no Cotidiano Petróleo, Gás Natural e Carvão, Madeira, Hulha, Biomassa, Prof a. Giselle Blois PETRÓLEO: é um combustível fóssil composto principalmente por hidrocarbonetos associados

Leia mais

4 A Baía de Guanabara

4 A Baía de Guanabara 4 A Baía de Guanabara A Baía de Guanabara localiza-se no Estado do Rio de Janeiro, entre as longitudes 43 o 00 00 e 43 o 20'00" W, e latitudes 22 o 40' 00" e 23 o 05' 00"S, conforme a Figura 4.1 (Mayr

Leia mais

Ciências Físico-Químicas Profª Isabel Oliveira

Ciências Físico-Químicas Profª Isabel Oliveira Escola Secundária/3º Ciclo de Azambuja Abril 2008 Ciências Físico-Químicas Profª Isabel Oliveira Inês Dias 8º C Introdução I. O efeito de estufa II. Os gases do efeito de estufa III. As alterações climáticas

Leia mais

Capítulo 1 Introdução 22

Capítulo 1 Introdução 22 1 Introdução Os derivados do petróleo detêm uma grande importância na sociedade atual, que dificilmente se encontrará outro grupo de produtos que se lhes possa comparar. São obtidos a partir do petróleo,

Leia mais

Carta Europeia da Água do Conselho da Europa

Carta Europeia da Água do Conselho da Europa Carta Europeia da Água do Conselho da Europa Escola EB 2,3/S Eng.º Dionísio Augusto Cunha Trabalho elaborado por Beatriz Pinto Ana Freitas Daniela Figueiredo 9ºB Não há vida sem água. A água é um bem precioso,

Leia mais

IMPACTOS AMBIENTAIS ORIGINADOS DE NAVIOS PETROLEIROS

IMPACTOS AMBIENTAIS ORIGINADOS DE NAVIOS PETROLEIROS IMPACTOS AMBIENTAIS ORIGINADOS DE NAVIOS PETROLEIROS Mauro Froes Meyer 1 ; João Batista Monteiro de Sousa 2 ; Pedro Allan Santos Silva 3 ; Lívia Rocha Sales 4 ; Arthur Denis Dantas Lima 5 1 mauro.meyer@ifrn.edu

Leia mais

ORIENTAÇÃO TÉCNICA REQUISITOS LEGAIS DE GESTÃO

ORIENTAÇÃO TÉCNICA REQUISITOS LEGAIS DE GESTÃO ORIENTAÇÃO TÉCNICA REQUISITOS LEGAIS DE GESTÃO RLG14 - REQUISITOS DAS ZONAS CLASSIFICADAS COMO DE PROTEÇÃO ÀS CAPTAÇÕES DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS PARA ABASTECIMENTO PÚBLICO As normas e os critérios para a

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÉ-VESTIBULAR RUMO À UNIVERSIDADE CAMPUS JOÃO MONLEVADE QUÍMICA AMBIENTAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÉ-VESTIBULAR RUMO À UNIVERSIDADE CAMPUS JOÃO MONLEVADE QUÍMICA AMBIENTAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÉ-VESTIBULAR RUMO À UNIVERSIDADE CAMPUS JOÃO MONLEVADE QUÍMICA AMBIENTAL ORIENTADORA: PROF.ª DRA. KARLA VIEIRA P R OF. LUCAS SIQUEIRA CAMADA DE OZÔNIO (I) A camada

Leia mais

TARIFÁRIO DOS SERVIÇOS DE ÁGUAS E RESÍDUOS 2017 SERVIÇOS EM ALTA

TARIFÁRIO DOS SERVIÇOS DE ÁGUAS E RESÍDUOS 2017 SERVIÇOS EM ALTA TARIFÁRIO DOS SERVIÇOS DE ÁGUAS E RESÍDUOS 2017 SERVIÇOS EM ALTA 1. SERVIÇOS EM ALTA 1.1 ÁGUA EM ALTA 1.1.1 Pela prestação dos serviços de abastecimento público de água bruta e de água tratada, em regime

Leia mais

Avaliação microbiológica e físico-química de água residual tratada para uso agrícola em São Vicente

Avaliação microbiológica e físico-química de água residual tratada para uso agrícola em São Vicente Universidade de Cabo verde Departamento de Engenharias e Ciências do Mar DECM Curso de Bacharelato em Biologia Marinha e Pescas Avaliação microbiológica e físico-química de água residual tratada para uso

Leia mais

Giuliano Ferro

Giuliano Ferro Legislação aplicável no controle de Efluentes Industriais Giuliano Ferro giuliano.ferro@marinha.mil.br Domínio do fogo. História Império Romano (6 a.c.): sistema de latrinas públicas, com dejetos escoados

Leia mais

A exploração e transformação dos. recursos naturais. Ciências Naturais. 8º ano. morais

A exploração e transformação dos. recursos naturais. Ciências Naturais. 8º ano. morais dos Energias Que não se esgotam Energias Não Que se esgotam Não Ex: carvão, petróleo, gás natural, urânio Combustíveis fósseis A energia nuclear tem problemas derivados da segurança e dos resíduos radioativos.

Leia mais

Feito pela Professora Elizabete Soares. Disponibilizado especialmente para Resumos.tk

Feito pela Professora Elizabete Soares. Disponibilizado especialmente para Resumos.tk Feito pela Professora Elizabete Soares Disponibilizado especialmente para Resumos.tk A geologia, os geólogos e os seus métodos Pré-teste O que estuda a Geologia? Qual a idade da Terra? À quanto tempo apareceu

Leia mais

TEMAS M888 Modelo Numérico Cartografico (IGP)- 10 k Limites Administrativos

TEMAS M888 Modelo Numérico Cartografico (IGP)- 10 k Limites Administrativos TEMAS M888 Modelo Numérico Cartografico (IGP)- 10 k Limites Administrativos Altimetria Rede Hidrográfica CAOP Marcos Geodésicos (utilizar a informação disponibilizada pela entidade responsavel (IGP)).

Leia mais

QUÍMICA AMBIENTAL QUÍMICA AMBIENTAL

QUÍMICA AMBIENTAL QUÍMICA AMBIENTAL HISTÓRICO: CLUBE DE ROMA LIMITS TO GROWTH (1972) RISCOS DE UM CRESCIMENTO ECONÔMICO CONTÍNUO PRIMEIROS MOVIMENTOS AMBIENTALISTAS CONTAMINAÇÃO DAS ÁGUAS E DO AR DESCONTAMINAÇÃO DO RIO TÂMISA MELHORIA DO

Leia mais

MINISTÉRIO DO PLANEAMENTO E DA ADMINISTRAÇÃO DO TERRITÓRIO. Decreto Regulamentar n. 2/88 de 20 de Janeiro

MINISTÉRIO DO PLANEAMENTO E DA ADMINISTRAÇÃO DO TERRITÓRIO. Decreto Regulamentar n. 2/88 de 20 de Janeiro MINISTÉRIO DO PLANEAMENTO E DA ADMINISTRAÇÃO DO TERRITÓRIO Decreto Regulamentar n. 2/88 de 20 de Janeiro A criação de numerosas albufeiras de águas públicas destinadas ao serviço público, ou seja, as que

Leia mais

Diploma. Aprova a delimitação dos perímetros de proteção de várias captações de água subterrânea localizadas no concelho de Ourém

Diploma. Aprova a delimitação dos perímetros de proteção de várias captações de água subterrânea localizadas no concelho de Ourém Diploma Aprova a delimitação dos perímetros de proteção de várias captações de água subterrânea localizadas no concelho de Ourém Portaria n.º 348/2013 de 29 de novembro O Decreto-Lei n.º 382/99, de 22

Leia mais