Escola de Massagem Estetica e Terapêeutica Programa Curso Profissionalizante Completo 2012

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Escola de Massagem Estetica e Terapêeutica Programa Curso Profissionalizante Completo 2012"

Transcrição

1 Escola de Massagem Estetica e Terapêeutica Programa Curso Profissionalizante Completo 2012 Espondiloterapia : Trata-se de um protocolo para avaliação, interpretação e orientação aplicado à coluna vertebral e/ou seus comprometimentos. Com o uso da Espondiloterapia, é possível melhorar a qualidade de vida de uma pessoa por identificar e corrigir os fatores geradores de várias patologias ou desconfortos que a afligem, como: muitas das dores de cabeça, algumas das tonturas, dores na nuca, dores na musculatura do pescoço, dores no ombro, no cotovelo, dificuldades para fechar a mão ao acordar, tremores na vista, dificuldades para se fazer respirações profundas, dores no peito, azia (refluxo gastro-esofágico), dores nas costas (região torácica e lombar), dores que descem pela perna (glúteo, coxa, panturrilha), dores na articulação coxofemoral, câimbras noturnas, esporão no calcâneo (posterior e plantar), osteoporose, reumatismo e outros. A Espondiloterapia tornou-se um gerenciador da Massoterapia, Quiropraxia, Osteopatia e Fisioterapia. Programa: Anatomia: Vértebra; Coluna Vertebral; Disco intervertebral; Os ligamentos (LLA, LLP, LA/F, LIE, LSE); As curvas da coluna vertebral: Lordose cervical; Cifose torácica; Lordose Lombar; Escoliose Social Cervical; Escoliose Social Toracolombar. O Sistema Nervoso; SNC: Cérebro; Cerebelo; Ponte; Bulbo; Medula Espinhal. SNP:

2 Craniano; Raquidiano. SNA: Simpático; Parassimpático. SNE. As Meninges: Piamáter; LCR; Aracnóide; Duramáter. As Raízes Nervosas: Raiz Posterior; Ramo Facetário; Ramo Muscular; Ramo Ligamentar; Ramo Tegumentar. Raiz Posterior: Nervo Recorrente ou Meníngeo: Ramo do LLP; Ramo da face anterior da Dura-máter; Raiz Sinovertebral: Ramo do LLA; Ramo da bolsa externa do disco. As Artérias Vertebrais; A Artéria Basilar; Ficha de anamnese; Osteofitose; Interpretação de Imagens; Avaliação Morfológica. Protocolos para: Os comprometimentos circulatórios:

3 Vestibulite; Dores de cabeça; Memória fraca; Dificuldades para concentração. Os comprometimentos Simpáticos: Tremores na vista; Dificuldades para engolir; Aumento da salivação; Respiração superficial; Arritmias no coração; Refluxo Gastresofágico; Gastrite; Úlcera; Aumento da frequência Urinária; Cólicas Menstruais. Os comprometimentos de Raiz Posterior; Os comprometimentos de Raiz Anterior; Os estados discais: Desidratado: As compressões facetárias. Projetados: As tendinites; As bursites; As capsulites; A artrose Coxofemoral; O esporão plantar ou posterior do calcâneo. Protruso e extruso: Hérnia Cervical; Hérnia Lombar. Espondilolistese, Aparelho usado no tratamento desenvolvido por Rubens Balestro; Reumatismo; Entorses de tornozelo. Disponibilidade para aquisição de CD ROM para Espondiloterapia. Descompressão Vertebral:

4 São manobras usadas para o realinhamento da coluna vertebral. Todos têm os chamados desvios do eixo da coluna (DEC) (lordose cervical, cifose torácica, lordose lombar e a escoliose social) que, por existirem em todas as pessoas normais, são naturais. Frequentemente, e por diversos fatores, alteramos estes desvios para mais ou para menos. Quando isto ocorre, disfunções como as mencionadas na Espondiloterapia acontecem. A esta condição chamamos de Alterações Dos Desvios do Eixo da Coluna (ADEC). A Descompressão Vertebral rapidamente devolve a funcionalidade da coluna vertebral terminando assim com o sofrimento. Ficha de anamnese; Indicações; Contraindicações; Sequência; Variações; As trações: Lombar; Cervical. Posições especiais de repouso; Técnicas para Pontos Gatilhos; Técnica do OTG, desenvolvida por Rubens Balestro. Entrega de certificado. Disponibilidade para aquisição de DVD sobre as "Descompressões Vertebrais" com as manobras e massagem. Sensibilização Podal, a 3ª Geração - Reflexoterapia: Resgatou a cientificidade da Reflexoterapia. É uma de massagem feita nos pés usada para beneficiar os órgãos internos regularizando o funcionamento dos mesmos, desenvolvida por Rubens Balestro. Ótima de ser usada em disfunções hormonais. Programa: História; Fundamentação teórica; Mecanismo de funcionamento; Os mapas; As justificativas para a nova denominação; Mapeamento dos pés; O Sistema Urinário; O Sistema Nervoso; O Sistema Imunológico; O Sistema Respiratório; O Sistema Digestório; O Sistema Circulatório; O Sistema Musculoesquelético; O Sistema Glandular Endócrino; O Sistema Genital Feminino; O Sistema Genital Masculino; O Sistema Sensorial;

5 Ficha de Anamnese; Técnicas de aquecimento; Técnicas de relaxamento; Técnicas de avaliação; Técnicas de tratamento (as manobras); Indicações e contraindicações. Protocolo de atendimento; Coleta de Dados; Orientação; Aquecimento; Relaxamento; Trabalhar todos os Sistemas; Interpretar o significado dos pontos de maior sensibilidade; Relaxamento final; Indicações e Contraindicações; Disponibilidade para aquisição de DVD sobre as manobras de Sensibilização Podal. Massagem Neurocirculatória: É a Massagem propriamente dita. Por ser NEUROCIRCULATÓRIA atua, de forma expressiva nestes dois sistemas. No sistema nervoso ela pode promover o relaxamento por indução ao Parassimpático. Também pode fazer o contrário e excitar o sistema nervoso favorecendo a neuroplasticidade. Outro efeito que se pode conseguir neste sistema é a analgesia. Já, no sistema circulatório ela otimiza a troca dos líquidos favorecendo a desintoxicação dos tecidos ou a sua nutrição. É usada, portanto, de forma terapêutica, desportiva e estética. Programa: Definição; Fundamentação Teórica; Mecanismos de atuação; As quatro variantes das manobras e seus efeitos; a) Lenta e Superficial / Atua no Sistema Nervoso produzindo Relaxamento e Analgesia; b) Lenta e profunda / Atua no Desintoxicação Muscular; c) Rápida e profunda / Atua na Nutrição e, ou, Tonificação Muscular; d) Rápida e Superficial / Atua na Excitação do Sistema Nervoso - AVC / DVE; Anatomia e fisiologia do sistema musculoesquelético; Ficha de anamnese. Indicações e Contraindicações; As manobras de:

6 Deslizamento Superficial; Deslizamento Profundo; Amassamento; Pinçamento; Percussões (5 maneiras); Fricção; Vibração; Rolamento. Os efeitos: Sobre o Sistema Nervoso; Sobre o Tecido Tegumentar; Sobre o Tecido Adiposo; Sobre o Tecido Muscular; Sobre o Tecido Ósseo; Sobre o Sistema Digestório; Sobre o Sistema Glandular Endócrino; Sobre o Sistema Linfático Imunológico; Sobre o Sistema Respiratório; Sobre o Sistema Urinário; Sobre o Sistema Circulatório. Disponibilidade para aquisição de DVD sobre as manobras de Massagem Neurocirculatória Drenagem Linfática Manual pelo Método PROPELI ) Este novo método de Drenagem Linfática Manual trás enormes benefícios à pessoa que a recebe e muitas vantagens sobre os outros métodos, permitindo aos capacitados atuarem em circunstâncias onde, com outros métodos, isso não seria possível. É usada terapeuticamente para combater a retenção de líquidos, promover a desintoxicação e nutrição dos tecidos, elimina as equimoses, potencializa os mecanismos de cicatrização de tecidos, apresenta benefícios na fibromialgia, é usada na estética para o combate a celulite. Programa: História: O Método do Dr. Vodder; O Método do Dr. Leduc; O Método PROPELI; Fundamentação teórica: Anatomia e fisiologia do Sistema Linfático e Imunológico; Mecanismo de funcionamento:

7 Mecanismos naturais de formação da linfa (2); Mecanismos naturais de movimentação da linfa (7); Metodologia de cobertura; Manobras de Drenagem Linfática; Manobras de Esvaziamento das cadeias de Linfonodos; Aplicações terapêuticas; Aplicações Estéticas; Ficha de anamnese; Aparelhos usados na Drenagem Linfática; Indicações e contraindicações. Disponibilidade para aquisição de DVD sobre as manobras de Drenagem Linfática PROPELI. Auriculoterapia Técnica de massagem feita no Pavilhão Auricular através da sensibilização de esferas, permitindo ao paciente levar o tratamento para casa. É usada no combate da Obesidade, Tabagismo e Stress. História; Fundamentação teórica; Mecanismo de funcionamento; Mapeamento do Pavilhão Auricular; Localização dos pontos; Programa para Obesidade; Programa para Tabagismo; Programa para Estresse; O material; A assepsia; Técnicas para a colocação de esferas; As recomendações; Indicações e contraindicações. Disponibilidade para aquisição de DVD sobre as manobras de Auriculoterapia Os Biótipos Glandulares: Técnica de orientação alimentar desenvolvida pelo Dr. Eliot Abravanel e que possibilita um emagrecimento localizado. Classificação dos Biótipos

8 Pela forma do corpo. Pela preferência alimentar. Pelo comportamento, personalidade. Estratégia para a busca do equilíbrio. Metodologia de trabalho para a redução de peso e medidas. O papel do(a) Nutricionista. A integração com outras terapias como a Reflexoterapia Auricular ou Sensibilização Podal. A manutenção do peso e medidas. As indicações e contraindicações. Trabalhos teóricos e práticos. Apostila e certificado. Ainda: Drenagem Linfática Facial pelo Método PROPELI: Este novo método de Drenagem Linfática Manual trás enormes benefícios à pessoa que a recebe e muitas vantagens sobre os outros métodos, permitindo aos capacitados atuarem em circunstâncias onde, com outros métodos, isso não seria possível. É usada terapeuticamente para combater a retenção de líquidos, promover a desintoxicação e nutrição dos tecidos, elimina as equimoses, potencializa os mecanismos de cicatrização de tecidos, apresenta benefícios na fibromialgia, é usada na estética para o combate a celulite. Programa: História: O Método do Dr. Vodder; O Método do Dr. Leduc; O Método PROPELI; Fundamentação teórica: Anatomia e fisiologia do Sistema Linfático e Imunológico; Mecanismo de funcionamento: Mecanismos naturais de formação da linfa (2); Mecanismos naturais de movimentação da linfa (7); Metodologia de cobertura; Manobras de Drenagem Linfática; Manobras de Esvaziamento das cadeias de Linfonodos;

9 Aplicações terapêuticas; Aplicações Estéticas; Ficha de anamnese; Aparelhos usados na Drenagem Linfática; Indicações e contraindicações. Entrega de DVD sobre as manobras de Drenagem Linfática PROPELI. Drenagem Sinovial: Técnica de Massagem destinada a drenar as articulações, desenvolvida por Rubens Balestro. A articulação; A cartilagem; O líquido Sinovial; O ácido Hialurônico; A Cápsula. Entrega de certificado. Urgências e Emergências Pré Hospitalares (Apenas para o curso em finais de semana. Os estudantes do modo 2 X por semana poderão assistir esta disciplina gratuitamente, mas no final de semana) Sinais vitais (s. V); Onde se verifica o pulso; Pressão arterial (PA); Abc do trauma; Engasgamento; Manobra de heimlich; Desobstrução de vias aéreas em bebês; Reanimação cardiopulmonar (rcp): adultos; Reanimação cardiopulmonar (rcp): crianças e neonatos; Lesões específicas na criança: particularidades; Reanimação cardiopulmonar (pcr) crianças neonatos; Neonato com vias aéreas obstruídas; Técnica de reanimação; Choque hipovolêmico; Choque cardiogênico; Choque neurogênico; Fraturas; Queimaduras; Inalação de fumaça; Convulsão: epilepsia ataque epilético; Desmaio síncope.

10 Ainda: Relações Humanas; Legislação; Introdução ao Mercado de Trabalho. Entrega de apostilas para as técnicas estudadas. 09 certificados da escola. Além das técnicas mencionadas: Profundo estudo de Anatomia e Fisiologia que se equipara a um estudo acadêmico na área da saúde. Legislação e Introdução ao Mercado de Trabalho, Um certificado com Registro na Vigilância Sanitária (ANVISA) válido em todo o BRASIL. Uma apostila de Anatomia e Fisiologia da Escola. Disponibilidade para aquisição de DVD sobre as manobras das técnicas ensinadas. Disponibilidade para aquisição de CD ROM relacionado à Espondiloterapia.

PROGRAMA DO CURSO PROFISSIONALIZANTE COMPLETO EM FINAIS DE SEMANA.

PROGRAMA DO CURSO PROFISSIONALIZANTE COMPLETO EM FINAIS DE SEMANA. PROGRAMA DO CURSO PROFISSIONALIZANTE COMPLETO EM FINAIS DE SEMANA. 1- Espondiloterapia : Trata-se de um protocolo para avaliação, interpretação e orientação aplicado à coluna vertebral e/ou seus comprometimentos.

Leia mais

Grade Curricular do Curso Profissionalizante de Massagem Terapêutica

Grade Curricular do Curso Profissionalizante de Massagem Terapêutica Grade Curricular do Curso Profissionalizante de Massagem Terapêutica Espondiloterapia: Técnica de avaliação, interpretação e orientação para os problemas de coluna vertebral e, ou, seus comprometimentos,

Leia mais

PROGRAMA DOS CURSOS: Profissionalizante em 2 noites por semana e por 4 meses; Profissionalizante em 2 manhãs por semana e por 4 meses;

PROGRAMA DOS CURSOS: Profissionalizante em 2 noites por semana e por 4 meses; Profissionalizante em 2 manhãs por semana e por 4 meses; PROGRAMA DOS CURSOS: Profissionalizante em 2 noites por semana e por 4 meses; Profissionalizante em 2 manhãs por semana e por 4 meses; * MASSAGEM NEUROCIRCULATÓRIA Técnica de massagem da qual derivam,

Leia mais

Escola de Massagem Estética e Terapêutica. Espondiolaterapia : Programa: Programa Curso Profissionalizante 2011 vr.2

Escola de Massagem Estética e Terapêutica. Espondiolaterapia : Programa: Programa Curso Profissionalizante 2011 vr.2 Escola de Massagem Estética e Terapêutica Programa Curso Profissionalizante 2011 vr.2 Espondiolaterapia : Trata-se de um protocolo para avaliação, interpretação e orientação aplicado à coluna vertebral

Leia mais

Intensivo de Massagem Profissionalizante com Registro de 14 dias; Profissionalizante em finais de semana (6 meses com 7 encontros);

Intensivo de Massagem Profissionalizante com Registro de 14 dias; Profissionalizante em finais de semana (6 meses com 7 encontros); PROGRAMA DOS CURSOS: Intensivo de Massagem Profissionalizante com Registro de 14 dias; Profissionalizante em finais de semana (6 meses com 7 encontros); Profissionalizante em 2 noites por semana e por

Leia mais

PROGRAMA DOS CURSOS PROFISSIONALIZANTE E COMPLEMENTAR DE MASSAGEM

PROGRAMA DOS CURSOS PROFISSIONALIZANTE E COMPLEMENTAR DE MASSAGEM PROGRAMA DOS CURSOS PROFISSIONALIZANTE E COMPLEMENTAR DE MASSAGEM Profissionalizante * ESPONDILOTERAPIA Trata-se de um protocolo para avaliação, interpretação e orientação aplicado a coluna vertebral e/ou

Leia mais

Intensivo de Massagem Profissionalizante com Registro de 14 dias; Profissionalizante em finais de semana (6 meses com 7 encontros);

Intensivo de Massagem Profissionalizante com Registro de 14 dias; Profissionalizante em finais de semana (6 meses com 7 encontros); PROGRAMA DOS CURSOS: Intensivo de Massagem Profissionalizante com Registro de 14 dias; Profissionalizante em finais de semana (6 meses com 7 encontros); Profissionalizante em 2 noites por semana e por

Leia mais

- As Alterações dos Desvios do Eixo da Coluna Vertebral (ADEC);

- As Alterações dos Desvios do Eixo da Coluna Vertebral (ADEC); PROGRAMA DO CURSO * ESPONDILOTERAPIA Trata-se de um protocolo para avaliação, interpretação e orientação aplicado a coluna vertebral e/ou seus comprometimentos, desenvolvida e registrada pela ESCOLA SOS

Leia mais

Intensivo de Massagem Profissionalizante com Registro de 14 dias; Profissionalizante em finais de semana (6 meses com 7 encontros);

Intensivo de Massagem Profissionalizante com Registro de 14 dias; Profissionalizante em finais de semana (6 meses com 7 encontros); PROGRAMA DOS CURSOS: Intensivo de Massagem Profissionalizante com Registro de 14 dias; Profissionalizante em finais de semana (6 meses com 7 encontros); Profissionalizante em 2 noites por semana e por

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 52-CEPE/UNICENTRO, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2015. Aprova o Curso de Especialização em Recursos Terapêuticos Manuais: Ênfase em Terapia Manual, modalidade modular, da UNICENTRO. O REITOR DA UNIVERSIDADE

Leia mais

Ventosaterapia em São José (SC) - Terapia com Ventosas em São José (SC)

Ventosaterapia em São José (SC) - Terapia com Ventosas em São José (SC) Ventosaterapia em São José (SC) - Terapia com Ventosas em São José (SC) Técnica com ventosas alivia dor e é adotada por atletas olímpicos - Tratamento da medicina chinesa, ventosaterapia também pode ser

Leia mais

CURSO COMPLEMENTAR DE MASSAGEM SENSIBILIZAÇÃO PODAL A 3ª GERAÇÃO

CURSO COMPLEMENTAR DE MASSAGEM SENSIBILIZAÇÃO PODAL A 3ª GERAÇÃO CURSO COMPLEMENTAR DE MASSAGEM SENSIBILIZAÇÃO PODAL A 3ª GERAÇÃO Técnica de massagem realizada em terminas nervosos localizados nos pés, na região plantar Resgatou a cientificidade da Reflexoterapia. É

Leia mais

SATOSP

SATOSP ODAIR CARLOS SABIONI Professor de Massagem e Acupuntura desde 1992 Presidente do SATOSP, Presidente do Centro de Desenvolvimento de Massagem, Fisioterapia, Acupuntura e Psicologia CEDEMFAP. Fones e e-mail

Leia mais

Sumário Detalhado. PARTE I Gerenciamento de riscos 21. PARTE II Patologia da lesão esportiva 177. Capítulo 4 Equipamento de proteção 116

Sumário Detalhado. PARTE I Gerenciamento de riscos 21. PARTE II Patologia da lesão esportiva 177. Capítulo 4 Equipamento de proteção 116 Sumário Detalhado PARTE I Gerenciamento de riscos 21 Capítulo 1 Técnicas de condicionamento 22 A relação entre os fisioterapeutas esportivos e os preparadores físicos 23 Princípios do condicionamento 23

Leia mais

Estudo por imagem do trauma.

Estudo por imagem do trauma. Estudo por imagem do trauma Dr. Ricardo Ferreira Mestre em radiologia UFTP Prof. Assist. Radiologia FEPAR Prof. Assist. Anatomia FEPAR Md radiologista do Centro Diagnostico Água Verde Md radiologista do

Leia mais

REGULAÇÃO E COORDENAÇÃO

REGULAÇÃO E COORDENAÇÃO SISTEMA NERVOSO REGULAÇÃO E COORDENAÇÃO Sistema nervoso x Sistema hormonal Interpretar estímulos e gerar respostas Percepção das variações do meio (interno e externo) Homeostase = equilíbrio Tecido nervoso

Leia mais

Sistema Nervoso. Aula Programada Biologia. Tema: Sistema Nervoso

Sistema Nervoso. Aula Programada Biologia. Tema: Sistema Nervoso Aula Programada Biologia Tema: Sistema Nervoso 1) Introdução O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas,

Leia mais

Faculdade da Alta Paulista

Faculdade da Alta Paulista Plano de Ensino Disciplina: Recursos Terapêuticos Manuais e Acupuntura Curso: Fisioterapia Código: Série: 2ª Série Obrigatória (X ) Optativa ( ) CH Teórica: 80 CH Prática: 80 CH Total: 160 I - Objetivos

Leia mais

Sistema Nervoso. BIOLOGIA YES, WE CAN! Prof. Thiago Moraes Lima

Sistema Nervoso. BIOLOGIA YES, WE CAN! Prof. Thiago Moraes Lima BIOLOGIA YES, WE CAN! Prof. Thiago Moraes Lima 1) Introdução O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas,

Leia mais

Fisiologia Humana Sistema Nervoso. 3 ano - Biologia I 1 período / 2016 Equipe Biologia

Fisiologia Humana Sistema Nervoso. 3 ano - Biologia I 1 período / 2016 Equipe Biologia Fisiologia Humana Sistema Nervoso 3 ano - Biologia I 1 período / 2016 Equipe Biologia ! Função: processamento e integração das informações.! Faz a integração do animal ao meio ambiente! Juntamente com

Leia mais

Sistema Nervoso. Biologia. Tema: Sistema Nervoso

Sistema Nervoso. Biologia. Tema: Sistema Nervoso Biologia Tema: Sistema Nervoso Estrutura de um neurônio Células de Schawann 1) Introdução O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar

Leia mais

1) Introdução. 2) Organização do sistema nervoso humano. Sistema Nervoso Central (SNC) Sistema Nervoso Periférico (SNP) Cérebro Cerebelo.

1) Introdução. 2) Organização do sistema nervoso humano. Sistema Nervoso Central (SNC) Sistema Nervoso Periférico (SNP) Cérebro Cerebelo. 1) Introdução O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas, bem como as condições reinantes dentro do

Leia mais

ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Fisioterapia - Campus Mossoró) 3ª série

ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Fisioterapia - Campus Mossoró) 3ª série - Semiologia Geral ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN 2016.1 Fisioterapia - Campus Mossoró) 3ª série - Generalidades sobre diagnóstico e avaliação AVALIAÇÃO DIAGNOSTICA EM II - Avaliação da coluna (postura) -

Leia mais

SISTEMA NERVOSO neurônio dendrito, corpo celular, axônio e terminações do axônio sinapses

SISTEMA NERVOSO neurônio dendrito, corpo celular, axônio e terminações do axônio sinapses SISTEMA NERVOSO SISTEMA NERVOSO Responsável pela maioria das funções de controle de um organismo, integrando todos os sistemas, coordenando e regulando as atividades corporais. Unidade funcional:neurônio.

Leia mais

O surgimento do sistema nervoso está associado ao aumento da complexidade e do tamanho dos animais.

O surgimento do sistema nervoso está associado ao aumento da complexidade e do tamanho dos animais. INTRODUÇÃO O surgimento do sistema nervoso está associado ao aumento da complexidade e do tamanho dos animais. Atua na coordenação das múltiplas atividades do organismo, na integração das diversas partes

Leia mais

Anatomia e Fisiologia Sistema Nervoso Profª Andrelisa V. Parra

Anatomia e Fisiologia Sistema Nervoso Profª Andrelisa V. Parra Tecido nervoso Principal tecido do sistema nervoso Anatomia e Fisiologia Sistema Nervoso Profª Andrelisa V. Parra Tipos celulares: - Neurônios condução de impulsos nervosos - Células da Glia manutenção

Leia mais

NEUROCIRURGIA o que é neurocirurgia?

NEUROCIRURGIA o que é neurocirurgia? NEUROCIRURGIA o que é neurocirurgia? Neurocirurgia é a especialidade médica que se ocupa do tratamento de doenças do sistema nervoso central e periférico (como tumores, doenças vasculares, degenerativas),

Leia mais

Ementário do Curso Técnico em Massoterapia

Ementário do Curso Técnico em Massoterapia Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Rio de Janeiro IFRJ Pró-Reitoria de Ensino Médio e Técnico PROET Instituto Benjamin Constant Ementário do Curso

Leia mais

Emergências Neurológicas. Emergências Neurológicas. Emergências Neurológicas. Emergências Neurológicas. Emergências Neurológicas

Emergências Neurológicas. Emergências Neurológicas. Emergências Neurológicas. Emergências Neurológicas. Emergências Neurológicas Anatomia Sistema Nervoso Central (SNC) Sistema Nervoso Periférico (SNP) Sistema Nervoso Central (SNC) Cérebro Medula espinhal Sistema Nervoso Periférico (SNP) Nervos Cranianos Nervos Espinhais Fisiologia

Leia mais

Sistema Nervoso. Aula Programada Biologia

Sistema Nervoso. Aula Programada Biologia Aula Programada Biologia Tema: 1) Introdução O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas, bem como as

Leia mais

SAÚDEMED - Fisio & Terapias. Apresentação

SAÚDEMED - Fisio & Terapias. Apresentação SAÚDEMED - Fisio & Terapias Apresentação HISTÓRIA DA SAÚDE MED ABERTURA DA CLÍNICA: Em Setembro de 2016 a SaúdeMed Iniciou a sua atividade com o objetivo de ser uma clínica de excelência de tratamentos

Leia mais

Fonte: Anatomia Humana 5 edição: Johannes W. Rohen

Fonte: Anatomia Humana 5 edição: Johannes W. Rohen Prof. Bruno Pires MORFOLOGIA Divisões: Sistema Nervoso Central: formado por encéfalo e medula espinhal Encéfalo: Massa de tecido nervoso presente na região do crânio. Composta por tronco encefálico, cérebro

Leia mais

ALTERAÇÕES DAS CURVAS DA COLUNA VERTEBRAL

ALTERAÇÕES DAS CURVAS DA COLUNA VERTEBRAL PROBLEMAS POSTURAIS * Profª Érica Verderi ALTERAÇÕES DAS CURVAS DA COLUNA VERTEBRAL Hipercifose É aumento da curvatura da região dorsal, ou seja, é o aumento da convexidade posterior no plano sagital,

Leia mais

AVALIAÇÃO DA COLUNA VERTEBRAL

AVALIAÇÃO DA COLUNA VERTEBRAL AVALIAÇÃO DA COLUNA VERTEBRAL COLUNA CERVICAL FUNÇÕES: Suporte e estabilidade à cabeça Dar mobilidade à cabeça Abrigar, conduzir e proteger a medula espinhal e a artéria vertebral INSPEÇÃO Postura Global

Leia mais

Você já alguma vez pensou o que acontece debaixo da

Você já alguma vez pensou o que acontece debaixo da Você já alguma vez pensou o que acontece debaixo da Nos humanos sabemos que um acidente imprevisto p o d e c a u s a r d o r e sofrimento por muito tempo. A a n a t o m i a d o c ã o é basicamente igual

Leia mais

Pode ser aplicada a partes do corpo ou continuamente a todo o corpo.

Pode ser aplicada a partes do corpo ou continuamente a todo o corpo. MASSAGEM RELAXANTE Universidade do Sul de Santa Catarina Curso de Cosmetologia e Estética Unidade de Aprendizagem: Técnicas de Massagem Terapêutica Prof.ª Daniella Koch de Carvalho MASSAGEM RELAXANTE A

Leia mais

Clínica Dr. Alfredo Toledo e Souza. Avenida Condessa de Vimieiros, 395 Centro, Itanhaém, SP. Fone (13) e (13)

Clínica Dr. Alfredo Toledo e Souza. Avenida Condessa de Vimieiros, 395 Centro, Itanhaém, SP. Fone (13) e (13) Técnicas da Medicina da Dor para Problemas de Coluna, Artrites, Artroses, Bursites, Tendinites, Seqüelas Articulares e Neurológicas com Dores Crônicas, Nevralgias, Enxaquecas e Fibromialgia Clínica Dr.

Leia mais

Procedimentos de Emergência. Profº Ms. Gil Oliveira

Procedimentos de Emergência. Profº Ms. Gil Oliveira Procedimentos de Emergência Obstrução das Vias Aéreas MANOBRA DE HEIMLICH Obstrução das Vias Aéreas Infarto Agudo do Miocárdio Ataque do Coração Infarto Agudo do Miocárdio Ataque do Coração Infarto Agudo

Leia mais

SISTEMA NERVOSO. BIOLOGIA keffn Arantes

SISTEMA NERVOSO. BIOLOGIA keffn Arantes SISTEMA NERVOSO BIOLOGIA keffn Arantes Conceito: O sistema nervoso representa uma rede de comunicações do organismo. Funções: centralizar as informações e definir as respostas que daremos a elas; captar

Leia mais

ENFERMAGEM ANATOMIA. SISTEMA NERVOSO Aula 2. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ANATOMIA. SISTEMA NERVOSO Aula 2. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM ANATOMIA SISTEMA NERVOSO Aula 2 Profª. Tatiane da Silva Campos O liquor forma-se a partir do sangue, nos plexos corioides localizados nos ventrículos. O plexo corioide é uma estrutura vascular,

Leia mais

Fisiologia Animal. Sistema Nervoso. Professor: Fernando Stuchi

Fisiologia Animal. Sistema Nervoso. Professor: Fernando Stuchi Fisiologia Animal Sistema Nervoso Professor: Fernando Stuchi Sistema Nervoso Exclusivo dos animais, vale-se de mensagens elétricas que caminham pelos nervos mais rapidamente que os hormônios pelo sangue.

Leia mais

SAÚDEMED - Fisio & Terapias. Apresentação

SAÚDEMED - Fisio & Terapias. Apresentação SAÚDEMED - Fisio & Terapias Apresentação HISTÓRIA DA SAÚDE MED ABERTURA DA CLÍNICA: Em Setembro de 2016 a SaúdeMed Iniciou a sua atividade com o objetivo de ser uma clínica de excelência de tratamentos

Leia mais

Exame Físico Ortopédico

Exame Físico Ortopédico TAKE HOME MESSAGES! Exame Físico Ortopédico ANAMNESE REALIZAR UMA HISTÓRIA CLÍNICA DETALHADA, LEMBRANDO QUE DETALHES DA IDENTIFICAÇÃO COMO SEXO, IDADE E PROFISSÃO SÃO FUNDAMENTAIS, POIS MUITAS DOENÇAS

Leia mais

BIOLOGIA. Identidade do Seres Vivos. Sistema Nervoso Humano Parte 1. Prof. ª Daniele Duó

BIOLOGIA. Identidade do Seres Vivos. Sistema Nervoso Humano Parte 1. Prof. ª Daniele Duó BIOLOGIA Identidade do Seres Vivos Parte 1 Prof. ª Daniele Duó O sistema nervoso é o mais complexo e diferenciado do organismo, sendo o primeiro a se diferenciar embriologicamente e o último a completar

Leia mais

UNINOVE Nome da Disciplina Ano Turma

UNINOVE Nome da Disciplina Ano Turma UNINOVE Nome da Disciplina Ano Turma Medicina Bases Morfológicas da Medicina I 2013-2 2 Semestre Docentes Alex, Andrea, Karine, Renato, Richard e Suely Dias 2º, 3º Manhã 4º, 6º Tarde Data Horário Assunto

Leia mais

SISTEMA NERVOSO. Prof. Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS

SISTEMA NERVOSO. Prof. Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS SISTEMA NERVOSO Prof. Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS SISTEMA NERVOSO encéfalo Sistema nervoso central (SNC) medula espinal nervos Sistema nervoso periférico (SNP) gânglios SISTEMA NERVOSO TECIDO NERVOSO

Leia mais

TRAUMATISMO RAQUI-MEDULAR TRM TRAUMA E CUIDADOS DE ENFERMAGEM TRM Traumatismo Raqui Medular Lesão Traumática da raqui(coluna) e medula espinal resultando algum grau de comprometimento temporário ou permanente

Leia mais

Prof André Montillo

Prof André Montillo Prof André Montillo www.montillo.com.br Qual é a Menor Unidade Viva? Célula Qual é a Menor Unidade Viva? Tecidos Órgãos Aparelhos Sistemas Célula Células Tecidos Órgãos Sistemas ou Aparelhos Sistemas ou

Leia mais

Sumário. 2 Cabeça e Pescoço Anatomia Geral VII. 2.1 Crânio Aparelho Mastigatório e Músculos da Cabeça 53.

Sumário. 2 Cabeça e Pescoço Anatomia Geral VII. 2.1 Crânio Aparelho Mastigatório e Músculos da Cabeça 53. VII Sumário 1 Anatomia Geral 2 Cabeça e Pescoço 19 Posição dos Órgãos Internos, Pontos de Palpação e Linhas Regionais 2 Planos de Secção e Termos de Direção do Corpo 4 Osteologia 6 Esqueleto do Corpo Humano

Leia mais

SISTEMA NERVOSO. Prof.ª Leticia Pedroso

SISTEMA NERVOSO. Prof.ª Leticia Pedroso SISTEMA NERVOSO Prof.ª Leticia Pedroso SISTEMA NERVOSO Formado por bilhões de NEURÔNIOS, células especializadas, que transmitem e recebem mensagens interligando os centros nervosos aos órgãosgerando impulsos

Leia mais

Anatomia Geral. http://d-nb.info/1058614592. 1 Filogênese e Ontogênese Humanas. 5 Músculos. 6 Vasos. 2 Visão Geral do Corpo Humano

Anatomia Geral. http://d-nb.info/1058614592. 1 Filogênese e Ontogênese Humanas. 5 Músculos. 6 Vasos. 2 Visão Geral do Corpo Humano Anatomia Geral 1 Filogênese e Ontogênese Humanas 1.1 Filogênese Humana 2 1.2 Ontogênese Humana: Visão Geral, Fecundação e Estágios Iniciais do Desenvolvimento 4 1.3 Gastrulação, Neurulação e Formação dos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA E GENÉTICA. Calendário

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA E GENÉTICA. Calendário UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA E GENÉTICA Calendário - 2014 1º e 2º semestres Curso: MEDICINA Unidade Curricular: AS BASES MORFOLÓGICAS DA MEDICINA

Leia mais

ENSINO MÉDIO SISTEMA NERVOSO

ENSINO MÉDIO SISTEMA NERVOSO ENSINO MÉDIO SISTEMA NERVOSO O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas, bem como as condições reinantes

Leia mais

SISTEMA NEURO-HORMONAL. Ciências Naturais 9º ano Prof. Ana Mafalda Torres

SISTEMA NEURO-HORMONAL. Ciências Naturais 9º ano Prof. Ana Mafalda Torres SISTEMA NEURO-HORMONAL 1 Ciências Naturais 9º ano Prof. Ana Mafalda Torres CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA NEURO-HORMONAL O sistema neuro-hormonal é formado pelo sistema nervoso e pelo sistema hormonal. 2 SISTEMA

Leia mais

área acadêmica. Anatomia radiológica da coluna. estudo por imagem da coluna vertebral

área acadêmica. Anatomia radiológica da coluna. estudo por imagem da coluna vertebral WWW.cedav.com.br área acadêmica Anatomia radiológica da coluna estudo por imagem da coluna vertebral Dr. Ricardo Ferreira Mestre em radiologia UFTP Prof. Assist. Radiologia FEPAR Prof. Assist. Anatomia

Leia mais

OSTEOPATIA é uma técnica americana criada por Andrew Taylor Still que tem por objetivo trabalhar os micromovimentos articulares, devolvendo a

OSTEOPATIA é uma técnica americana criada por Andrew Taylor Still que tem por objetivo trabalhar os micromovimentos articulares, devolvendo a OSTEOPATIA é uma técnica americana criada por Andrew Taylor Still que tem por objetivo trabalhar os micromovimentos articulares, devolvendo a funcionabilidade articular e mecânica de cada segmento do corpo;

Leia mais

ESTADO DE CHOQUE HEMORRAGIA & CHOQUE 002

ESTADO DE CHOQUE HEMORRAGIA & CHOQUE 002 ESTADO DE CHOQUE HEMORRAGIA & CHOQUE 002 ESTADO DE CHOQUE CONCEITO CAUSAS TIPOS DE CHOQUE SINAIS & SINTOMAS GERAIS DO CHOQUE ESTADO DE CHOQUE CONCEITO CONCEITO FALÊNCIA DO SISTEMA CIRCULATÓRIO INCAPACIDADE

Leia mais

P L A N O D E E N S I N O

P L A N O D E E N S I N O P L A N O D E E N S I N O Ano: 2017 1. I D E N T I F I C A Ç Ã O : FACULDADE: Enfermagem CURSO: Enfermagem Ano: 2017 DISCIPLINA: EFB - Anatomia Humana CARGA HORÁRIA TOTAL: 160 CARGA HORÁRIATOTAL TEÓRICA:

Leia mais

Médico Cirurgia de Coluna

Médico Cirurgia de Coluna Caderno de Questões Prova Objetiva Médico Cirurgia de Coluna SRH Superintendência de Recursos Humanos DESEN Departamento de Seleção e Desenvolvimento de Pessoal 01 No adulto, o tumor mais frequente na

Leia mais

ONDE COMPRAR CONE CHINÊS PARA LIMPEZA DE OUVIDOS, ONDE COMPRAR VELA INDIANA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS, E,

ONDE COMPRAR CONE CHINÊS PARA LIMPEZA DE OUVIDOS, ONDE COMPRAR VELA INDIANA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS, E, SÃO JOSÉ SC - FLORIANÓPOLIS - PALHOÇA - BIGUAÇU - LIMPEZA DE OUVIDOS COM VELA PARA LIMPEZA DE OUVIDO - APLICAÇÃO E VENDA DE VELA PARA LIMPEZA DE OUVIDO - ONDE COMPRAR VELA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS ONDE

Leia mais

ONDE COMPRAR CONE CHINÊS PARA LIMPEZA DE OUVIDOS, ONDE COMPRAR VELA INDIANA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS, E,

ONDE COMPRAR CONE CHINÊS PARA LIMPEZA DE OUVIDOS, ONDE COMPRAR VELA INDIANA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS, E, SÃO JOSÉ SC - FLORIANÓPOLIS - PALHOÇA - BIGUAÇU - LIMPEZA DE OUVIDOS COM VELA PARA LIMPEZA DE OUVIDO - APLICAÇÃO E VENDA DE VELA PARA LIMPEZA DE OUVIDO - ONDE COMPRAR VELA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS ONDE

Leia mais

ONDE COMPRAR VELA INDIANA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS, E, ONDE COMPRAR CANUDO DE CERA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS

ONDE COMPRAR VELA INDIANA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS, E, ONDE COMPRAR CANUDO DE CERA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS SÃO JOSÉ SC FLORIANOPOLIS PALHOÇA BIGUAÇU - LIMPEZA DE OUVIDOS COM CONE HINDU - APLICAÇÃO E VENDA DE CONE HINDU - ONDE COMPRAR CONE HINDU PARA LIMPEZA DE OUVIDOS ONDE COMPRAR CONE CHINÊS PARA LIMPEZA DE

Leia mais

LIMPEZA DE OUVIDOS COM VELA DE OUVIDO - APLICAÇÃO E VENDA DE VELA DE OUVIDO - ONDE COMPRAR VELA DE OUVIDO PARA LIMPEZA DE OUVIDOS

LIMPEZA DE OUVIDOS COM VELA DE OUVIDO - APLICAÇÃO E VENDA DE VELA DE OUVIDO - ONDE COMPRAR VELA DE OUVIDO PARA LIMPEZA DE OUVIDOS LIMPEZA DE OUVIDOS COM VELA DE OUVIDO - APLICAÇÃO E VENDA DE VELA DE OUVIDO - ONDE COMPRAR VELA DE OUVIDO PARA LIMPEZA DE OUVIDOS ONDE COMPRAR CONE CHINÊS PARA LIMPEZA DE OUVIDOS, ONDE COMPRAR CONE HINDU

Leia mais

ONDE COMPRAR CONE CHINÊS PARA LIMPEZA DE OUVIDOS, ONDE COMPRAR VELA INDIANA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS, E,

ONDE COMPRAR CONE CHINÊS PARA LIMPEZA DE OUVIDOS, ONDE COMPRAR VELA INDIANA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS, E, SÃO JOSÉ SC - FLORIANÓPOLIS - PALHOÇA - BIGUAÇU - LIMPEZA DE OUVIDOS COM VELA INDIANA - APLICAÇÃO E VENDA DE VELA INDIANA PARA LIMPEZA DE OUVIDO - ONDE COMPRAR VELA INDIANA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS ONDE

Leia mais

ONDE COMPRAR VELA INDIANA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS, E, ONDE COMPRAR CANUDO DE CERA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS

ONDE COMPRAR VELA INDIANA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS, E, ONDE COMPRAR CANUDO DE CERA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS SÃO JOSÉ SC - FLORIANÓPOLIS - PALHOÇA - BIGUAÇU - LIMPEZA DE OUVIDOS COM CANUDO DE CERA - APLICAÇÃO E VENDA DE CANUDO DE CERA - ONDE COMPRAR CANUDO DE CERA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS ONDE COMPRAR CONE CHINÊS

Leia mais

ONDE COMPRAR VELA INDIANA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS, E, ONDE COMPRAR CANUDO DE CERA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS

ONDE COMPRAR VELA INDIANA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS, E, ONDE COMPRAR CANUDO DE CERA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS SÃO JOSÉ SC - FLORIANÓPOLIS - PALHOÇA - BIGUAÇU - LIMPEZA DE OUVIDOS COM CANUDO DE CERA - APLICAÇÃO E VENDA DE CANUDO DE CERA - ONDE COMPRAR CANUDO DE CERA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS ONDE COMPRAR CONE CHINÊS

Leia mais

ONDE COMPRAR VELA INDIANA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS, E, ONDE COMPRAR CANUDO DE CERA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS

ONDE COMPRAR VELA INDIANA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS, E, ONDE COMPRAR CANUDO DE CERA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS SÃO JOSÉ SC - FLORIANÓPOLIS - PALHOÇA - BIGUAÇU - LIMPEZA DE OUVIDOS COM VELA HOPI- APLICAÇÃO E VENDA DE VELA HOPI - ONDE COMPRAR VELA HOPI PARA LIMPEZA DE OUVIDOS ONDE COMPRAR CONE CHINÊS PARA LIMPEZA

Leia mais

ONDE COMPRAR VELA INDIANA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS, E, ONDE COMPRAR CANUDO DE CERA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS

ONDE COMPRAR VELA INDIANA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS, E, ONDE COMPRAR CANUDO DE CERA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS SÃO JOSÉ SC FLORIANOPOLIS PALHOÇA BIGUAÇU - LIMPEZA DE OUVIDOS COM CONE CHINÊS - APLICAÇÃO E VENDA DE CONE CHINÊS - ONDE COMPRAR CONE CHINÊS PARA LIMPEZA DE OUVIDOS ONDE COMPRAR CONE CHINÊS PARA LIMPEZA

Leia mais

NOÇÕES DO SISTEMA ESQUELÉTICO OU

NOÇÕES DO SISTEMA ESQUELÉTICO OU NOÇÕES DO SISTEMA ESQUELÉTICO OU SISTEMA LOCOMOTOR OBJETIVOS Identificar as estruturas e funções dos ossos do sistema locomotor; Analisar a importância deste sistema para processo de movimentação e locomoção;

Leia mais

ONDE COMPRAR CONE CHINÊS PARA LIMPEZA DE OUVIDOS, ONDE COMPRAR VELA INDIANA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS, E,

ONDE COMPRAR CONE CHINÊS PARA LIMPEZA DE OUVIDOS, ONDE COMPRAR VELA INDIANA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS, E, SÃO JOSÉ SC - FLORIANÓPOLIS - PALHOÇA - BIGUAÇU - LIMPEZA DE OUVIDOS COM CONE INDIANO - APLICAÇÃO E VENDA DE CONE INDIANO PARA LIMPEZA DE OUVIDO - ONDE COMPRAR CONE INDIANO PARA LIMPEZA DE OUVIDOS ONDE

Leia mais

ONDE COMPRAR CONE CHINÊS PARA LIMPEZA DE OUVIDOS, ONDE COMPRAR VELA INDIANA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS, E,

ONDE COMPRAR CONE CHINÊS PARA LIMPEZA DE OUVIDOS, ONDE COMPRAR VELA INDIANA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS, E, SÃO JOSÉ SC - FLORIANÓPOLIS - PALHOÇA - BIGUAÇU - LIMPEZA DE OUVIDOS COM CANUDO DE CERA - APLICAÇÃO E VENDA DE CANUDO DE CERA - ONDE COMPRAR CANUDO DE CERA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS ONDE COMPRAR CONE CHINÊS

Leia mais

AULAS TEÓRICAS QUINTA- FEIRA HABILIDADES E ATITUDES MÉDICAS III - 3ª FASE 2010/2

AULAS TEÓRICAS QUINTA- FEIRA HABILIDADES E ATITUDES MÉDICAS III - 3ª FASE 2010/2 AULAS TEÓRICAS QUINTA- FEIRA HABILIDADES E ATITUDES MÉDICAS III - 3ª FASE 2010/2 DATA HORÁRIO ASSUNTO PROFESSORES 29 jul 10:00 às 11:40 Introdução / Comunicação humana - verbal e não verbal Flávio Mendonça

Leia mais

ONDE COMPRAR CONE CHINÊS PARA LIMPEZA DE OUVIDOS, ONDE COMPRAR VELA INDIANA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS, E,

ONDE COMPRAR CONE CHINÊS PARA LIMPEZA DE OUVIDOS, ONDE COMPRAR VELA INDIANA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS, E, SÃO JOSÉ SC - FLORIANÓPOLIS - PALHOÇA - BIGUAÇU -SÃO JOSÉ SC - FLORIANÓPOLIS - PALHOÇA - BIGUAÇU -LIMPEZA DE OUVIDOS COM CONE DE PARAFINA - APLICAÇÃO E VENDA DE CONE DE PARAFINA PARA LIMPEZA DE OUVIDOS

Leia mais

PRIMEIROS SOCORROS. Enfa Sâmela Cristine Rodrigues de Souza

PRIMEIROS SOCORROS. Enfa Sâmela Cristine Rodrigues de Souza PRIMEIROS SOCORROS Enfa Sâmela Cristine Rodrigues de Souza Primeiros socorros Noções básicas b de sinais vitais Perfil do socorrista Vias aéreas a obstrução Ressuscitação cardiopulmonar RCP Ferimentos,

Leia mais

TRAUMATISMO RAQUIMEDULAR

TRAUMATISMO RAQUIMEDULAR TRAUMATISMO RAQUIMEDULAR Definição Entende-se por traumatismo raquimedular lesão de qualquer causa externa na coluna vertebral, incluindo ou não medula ou raízes nervosas, em qualquer dos seus segmentos

Leia mais

Introdução ao Estudo da Anatomia Humana. Prof. Dr.Thiago Cabral

Introdução ao Estudo da Anatomia Humana. Prof. Dr.Thiago Cabral Introdução ao Estudo da Anatomia Humana Conceito de Anatomia É a ciência que estuda, macro e microscopicamente, a constituição dos seres organizados. Especializações da anatomia Citologia (Biologia celular)

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina CBI118 Anatomia Humana

Programa Analítico de Disciplina CBI118 Anatomia Humana Catálogo de Graduação 016 da UFV 0 Programa Analítico de Disciplina Campus Rio Paranaíba - Campus Rio Paranaíba Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

Tecido nervoso. Disponível em: <http://iahealth.net/wp-content/uploads/2008/12/neurons.jpg>. Acesso em: 17 jun

Tecido nervoso. Disponível em: <http://iahealth.net/wp-content/uploads/2008/12/neurons.jpg>. Acesso em: 17 jun Sistema nervoso Tecido nervoso Disponível em: . Acesso em: 17 jun. 2012. Neurônio Disponível em: .

Leia mais

Cap.10 SISTEMA. CIÊNCIAS Profa. Jéssica 2019

Cap.10 SISTEMA. CIÊNCIAS Profa. Jéssica 2019 Cap.10 SISTEMA ESQUELÉTICO CIÊNCIAS Profa. Jéssica 2019 A SUSTENTAÇÃO E A MOVIMENTAÇÃO DO CORPO - A forma do corpo humano é determinada, em grande parte, por seus ossos e músculos; - Sistema esquelético

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA E GENÉTICA. Calendário º semestre Curso: MEDICINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA E GENÉTICA. Calendário º semestre Curso: MEDICINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA E GENÉTICA Calendário - 2017 1º semestre Curso: MEDICINA Unidade Curricular: AS BASES MORFOLÓGICAS DA MEDICINA Disciplinas

Leia mais

Coluna lombar. Características gerais: 5 vértebras 1 curvatura lordose fisiológica

Coluna lombar. Características gerais: 5 vértebras 1 curvatura lordose fisiológica COLUNA LOMBAR Coluna lombar Características gerais: 5 vértebras 1 curvatura lordose fisiológica 2 tipos de Articulações: Intervertebral cartilaginosa Proc. Articulares - sinovial Coluna lombar Coluna lombar

Leia mais

Subdivide-se em: Sistema Nervoso Central (SNC) Encéfalo e medula espinal. Sistema Nervoso Periférico (SNP) Nervos e gânglios

Subdivide-se em: Sistema Nervoso Central (SNC) Encéfalo e medula espinal. Sistema Nervoso Periférico (SNP) Nervos e gânglios O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas, bem como as condições reinantes dentro do próprio corpo

Leia mais

Sistema Nervoso. 1) Introdução

Sistema Nervoso. 1) Introdução 1) Introdução O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas, bem como as condições reinantes dentro do

Leia mais

Noções Básicas de Neuroanatomia

Noções Básicas de Neuroanatomia Noções Básicas de Neuroanatomia OBJETIVO: Apresentar o Sistema Nervoso (SN) e suas possíveis divisões didáticas. O SN é um todo. Sua divisão em partes tem um significado exclusivamente didático, pois várias

Leia mais

Anatomia da Medula Vertebral

Anatomia da Medula Vertebral Anatomia da Medula Vertebral Anatomia da Vértebra Disco Intervertebral Anatomia da Coluna Vertebral Características Gerais: Corpo Vertebral Foramens Vertebrais: Forame Medular: Medula Vertebral Forames

Leia mais

COLUNA LOMBAR 24/03/15 ANATOMIA VERTEBRAL

COLUNA LOMBAR 24/03/15 ANATOMIA VERTEBRAL ANATOMIA VERTEBRAL - Corpo: maior e mais largo (distribuição de cargas) - Apófise Espinhosa: mais espessa, retangular e horizontal - Facetas articulares: mais perpendiculares e posteriores FNC 1 ORIENTAÇÃO

Leia mais

Alunos do curso técnico da EOMA têm desconto de 10% em TODOS os cursos extracurriculares.

Alunos do curso técnico da EOMA têm desconto de 10% em TODOS os cursos extracurriculares. Alunos do curso técnico da EOMA têm desconto de 10% em TODOS os cursos extracurriculares. SPIRAL TAPING Básico I Turma I: 15, 16 e 17 de Maio de 2015 Turma II: 23, 24 e 25 de Outubro de 2015 6ª feira das

Leia mais

TERMO ADITIVO DO NÚMERO DE VAGAS REFERENTE AO EDITAL

TERMO ADITIVO DO NÚMERO DE VAGAS REFERENTE AO EDITAL TERMO ADITIVO DO NÚMERO DE VAGAS REFERENTE AO EDITAL 2017.2 Curso Administração e Contábeis Disciplina: Matemática Financeira. Turno: Manhã/Tarde/Noite Vagas: 2 para cada turno Juros simples Juros compostos

Leia mais

O que é Hérnia de Disco. Vértebras e Discos Intervertebrais

O que é Hérnia de Disco. Vértebras e Discos Intervertebrais Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira O que é Hérnia de Disco Vértebras e Discos Intervertebrais 1 - VÉRTEBRAS As vértebras são constituídas

Leia mais

Ano Letivo: 2015/2016

Ano Letivo: 2015/2016 Ano Letivo: 2015/2016 Ano de escolaridade: 3º TAGD Disciplina: Estudo do Movimento Período 1º Conteúdos Programados Módulo 1 Osteologia e Artrologia. Posição descritiva anatómica;. Planos descritivos:

Leia mais

CÉLULAS NERVOSAS NEURÔNIO. O tecido nervoso é constituído de dois tipos de células: neurônio e neuróglia (células da glia)

CÉLULAS NERVOSAS NEURÔNIO. O tecido nervoso é constituído de dois tipos de células: neurônio e neuróglia (células da glia) CÉLULAS NERVOSAS O tecido nervoso é constituído de dois tipos de células: neurônio e neuróglia (células da glia) NEURÔNIO Corpo celular local onde estão presentes o núcleo, o citoplasma e estão fixados

Leia mais

PARADA CARDIO- RESPIRATÓRIA EM PEDIATRIA

PARADA CARDIO- RESPIRATÓRIA EM PEDIATRIA PARADA CARDIO- RESPIRATÓRIA EM PEDIATRIA SUPORTE DE VIDA EM PEDIATRIA CAUSAS DE PCR RN: INSUFICIÊNCIA RESPIRATÓRIA LACTENTE: DOENÇAS RESPIRATÓRIAS, OBSTRUÇÃO DE VIAS AÉREAS, SUBMERSÃO, SEPSE E DOENÇAS

Leia mais

Sustentação do corpo Proteção dos órgãos nobres Cérebro Pulmões Coração.

Sustentação do corpo Proteção dos órgãos nobres Cérebro Pulmões Coração. ESQUELETO ARTICULAÇÃO LESÕES MUSCULARES, ESQUELÉTICAS E ARTICULARES Sustentação do corpo Proteção dos órgãos nobres Cérebro Pulmões Coração. Junção de ossos (dois ou mais) Estruturas Ligamentos Ligar ossos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA E GENÉTICA. Calendário

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA E GENÉTICA. Calendário UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA E GENÉTICA Calendário - 2016 1º e 2º semestres Curso: MEDICINA Unidade Curricular: AS BASES MORFOLÓGICAS DA MEDICINA

Leia mais

PSICOLOGIA. Sistema Nervoso

PSICOLOGIA. Sistema Nervoso CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS PSICOLOGIA Neuroanatomia Sistema Nervoso Foz do Iguaçu, outubro de 2017 É um conjunto de órgãos responsáveis pela coordenação e integração dos demais sistemas

Leia mais

PROTOCOLO DE ACESSO ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA HCFAMEMA

PROTOCOLO DE ACESSO ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA HCFAMEMA PROTOCOLO DE ACESSO ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA HCFAMEMA 2018 PROTOCOLO DE ACESSO: ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA HCFAMEMA Elaboração: Dr. Eduardo M. Jacob Dr. Tarcisio Adilson Ribeiro Machado Aprovação: Dr.

Leia mais

Computadores e Sociedade Aula IX: Doenças

Computadores e Sociedade Aula IX: Doenças Computadores e Sociedade Aula IX: Doenças Elverton Fazzion 2017/01 Doença profissional x Doença do trabalho Doença profissional assim entendida a produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar

Leia mais