1. INTRODUÇÃO AS REDES INDUSTRIAIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1. INTRODUÇÃO AS REDES INDUSTRIAIS"

Transcrição

1 1. INTRODUÇÃO AS REDES INDUSTRIAIS 1. Como poderíamos explicar a divisão das redes de comunicação industriais em níveis? 2. Qual a importância da padronização de um protocolo de rede de comunicação? 3. Em sua opinião, por que surgiram quase 30 protocolos de redes industriais, enquanto que nas redes locais corporativas, os protocolos Ethernet e TCP/IP tornaram se um padrão de fato? 4. Qual a sua opinião sobre o uso de tecnologias de rede proprietárias? 5. Relate a evolução das técnicas de instalação de sistemas automatizados. 6. Defina Barramento de Campo e como eles podem ser divididos? 7. Com que argumentos você tentaria convencer um cliente a implantar um barramento de campo em sua nova instalação industrial? 8. Quais os critérios que podem ser utilizados para escolher um barramento de campo? 9. Qual o objetivo de uma rede de sensores? Que tipo de sinal é manuseado? 10. A Maioria das redes de comunicação existentes foi concebida para automação de escritórios. Ambiente industrial tem características e necessidades que tornam redes para automação de escritórios mal adaptadas ao seu uso. Quais são estas características? 11. Leia atentamente as duas afirmações a seguir: I. Redes industriais são geralmente redes locais por não necessitarem de comunicação com áreas externas da empresa. II. Redes industriais em geral são probabilísticas pois existe a necessidade de se reduzir a incerteza da comunicação em aplicações críticas. É correto afirmar que:

2 a) A afirmação I está correta e a afirmação II é falsa. b) A afirmação I é falsa e a afirmação II está correta c) Ambas as afirmações estão corretas. d) Ambas as afirmações são falsas. 12. O padrão de comunicação industrial que permite que os sistemas supervisórios troquem informações entre si e com equipamentos de controle e aquisição de dados do campo, sem a necessidade de uso de drivers proprietários, é conhecido por a) VPN b) PIMS c) OPC d) DDC e) ETHERNET 13. Cite os fatores que afetam a propagação de sinais em cabos elétricos a) Frequência do sinal e temperatura ambiente b) Protocolo de comunicação c) Distância entre os dispositivos escravos d) Nível de tensão do sinal e) BiItola do cabo 14. Como pode ser gerado o ruído em cabos de comunicação, exceto? a) Feitos pelo homem - máquinas elétricas, ignição de motores à explosão. b) Através de malhas de aterramento. c) Atmosféricos - descargas elétricas. d) Interestelares - provenientes do espaço, principalmente por explosões solares e) Pela corrente de 4 a 20 ma 15. O HART (Highway Addressable Remote Transducer) é um tipo de rede de campo ainda muito utilizado por sua facilidade de instalação e custo menos elevado que as demais. Sobre essa rede, analise as afirmativas abaixo. I - O sinal lógico 1 é representado em Hz. II - Em uma rede HART, há no mínimo três dispositivos mestres para cada dispositivo escravo. III - A modulação por chaveamento de amplitude (ASK - Amplitude Shift Keying) é utilizada em uma rede HART. IV - Para configurar os dispositivos de campo, é utilizado o Handheld como dispositivo mestre na rede HART.

3 Está correto APENAS o que se afirma em a) I. b) I e III. c) I e IV. d) II e IV. e) II, III e IV. 16. Um sistema supervisório utiliza telas representativas do processo fabril. Sobre esse sistema, é INCORRETO afirmar que a) Possui meios de se comunicar com dispositivos de campo. b) Possui telas, alarmes e eventos, históricos e relatórios. c) Utiliza banco de dados para guardar dados durante um período predeterminado. d) É utilizado somente em sistemas onde não há controladores lógicos programáveis. e) É considerado o mestre em uma rede Modbus com um CLP. 17. Qual é a sequência de Bit s que representa a curva abaixo, em código Manchester? f) 0011 g) 0101 h) 1100 i) 1010 j) REDES AS-I 1. Quais das seguintes tarefas são realizadas pela fonte de alimentação AS-Interface? a) Balanceamento da Rede b) Desacoplamento de dados c) Alimentação de 24 Vdc d) Todas as opções acima. 2. Quantas entradas e saídas binárias pode ser conectado a uma rede AS-Interface com dispositivos escravos? a) 248 entradas e 186 saídas b) 256 entradas e 256 saídas c) 496 entradas e 496 saídas d) 512 entradas e 512 saídas 3. Quais é a característica importante de um cabo para ser usado em uma rede ASInterface? a) Impedância de 70 e 140 _ b) Impedância de 50 _ c) Alta resistência DC d) Possuí malha de blindagem

4 4. Procure na Internet data sheets dos seguintes tipos de equipamentos na tecnologia de redes AS-I: Sensor de Proximidade Componente Fabricante Características técnicas Chave de fim decurso Detector de fuga para terra Atuadores de válvulas pneumáticas Acoplador ASI - Profibus 5. Marque Verdadeiro ou Falso: ( ) A rede ASi é determinística. ( ) Não é possível enviar variáveis analógicas via a rede ASi. ( ) A rede AS-i permite múltiplos mestres. ( ) A transmissão de dados analógicos piora o tempo de ciclo da rede ASi. ( ) O tempo de ciclo da rede ASI depende do número de dispositivos escravos. ( ) Quando apenas 6 dispositivos estão conectados, o tempo de ciclo da rede ASI é de cerca de 1 ms. ( ) A rede ASi usa codificação em banda base. ( ) O sinal ASi é inicialmente codificado em Manchester ( ) ASI é um protocolo que apresenta alta eficiência de utilização de faixa. ( ) O ID_code determina o perfil do dispositivo e é definido pelo seu fabricante. ( ) Na versão 2.1 o número de perfis de dispositivos disponíveis cresceu para 255. ( ) A taxa bruta de transferência na rede ASi é de 167 kbps. ( ) É possível se interligar um instrumento ma em uma rede ASi. ( ) A rede ASi possui topologia em árvore. ( ) A rede ASi se caracteriza como uma rede mestre-escravo. ( ) O mecanismo de acesso ao meio é do tipo resposta imediata. ( ) Um CLP pode ser mestre em uma rede ASi.

5 ( ) É possível escrever um programa, rodando em um PC, que realize as funções de mestre de uma rede ASi ( ) O número máximo de escravos em uma rede ASi é 62. ( ) A rede ASi só transmite sinais discretos, não sendo possível se interligar instrumentos a esta rede. ( ) O tempo de ciclo de leitura de instrumentos analógicos em uma rede ASi é de cerca de 30 ms para variáveis analógicas de 12 bits. ( ) O comprimento máximo de uma rede ASi é de 100 metros, podendo chegar a 300 metros com o uso de repetidores. 6. Caracterize o protocolo ASI quanto a: topologia física, lógica, velocidade, e número de nós. 7. Quais as configurações disponíveis dos módulos de uma rede ASI? 8. Se instalarmos um osciloscópio em uma rede ASI que tipo de sinal será observado? 9. Quais os fatores que favorecem a instalação de uma rede ASI? 10. Pesquise e apresente o modelo e fabricante de um sensor fotoelétrico com interface ASI incorporada. 11. Pesquise e apresente o modelo e fabricante de uma botoeira com interface ASI incorporada. 12. No barramento ASI é utilizado o conector M12 com grau de proteção IP67. Responda: a. O que significa grau de proteção IP67? b. Qual a justificativa para o uso de conectores deste tipo? Por que não usar conectores mais baratos e simples como RJ 11 ou RJ Leia a afirmação abaixo: Sensor-bus são rede de nível mais baixo, geralmente usadas para ligar pequenos sensores, como interruptores. Transmite dados de tamanho pequeno e precisa de processamento mínimo por parte do sensor. Podemos afirmar.

6 a) Redes sensorbus conseguem fornecer informações detalhadas a respeito do dispositivo que interagem por serem de uso muito específico. b) Redes sensorbus tem baixo tráfego de dados e por isto necessitam de banda restrita para seu funcionamento. É correto dizer que: a) Ambas as afirmações estão corretas b) Ambas as afirmações são falsas. c) A afirmação a está correta e a afirmação b é falsa d) A afirmação a é falsa e a afirmação b está correta. 14. Em uma rede do tipo ASI (actuator sensor interface) qual o número máximo de nós possíveis na rede e qual o número de dispositivos que se consegue gerenciar? 15. Quanto ao controle de acesso ao meio, qual o método utilizado em redes ASI? 16. Qual o comprimento máximo do barramento de uma rede do tipo ASI? 17. Desenhe e especifique cada campo do telegrama de mestre de uma rede ASI. 18. Desenhe e especifique cada campo do telegrama de escravo de uma rede ASI. 19. O desenho abaixo apresenta a comparação entre a codificação Manchester utilizada em redes ethernet e a codificação por pulsos alternados (APM) utilizada em redes industriais ASI

7 Explique: a) O motivo da transição existente no meio do slot de tempo do bit em ambas as tecnologias. b) Por que a tecnologia APM se utiliza da alternância no sinal do pulso. 3. REDES DEVICENET 1. Redes DEVICENET utilizam o conceito de método de comunicação do tipo produto/consumidor. Explique este conceito. 2. O método de acesso consumidor/produtor utilizado em redes DEVICENET pode ser utilizado de quatro modos diferentes. Quais são eles? Explique cada um. 3. O que é um EDS (eletrônic Data Shit)? Qual sua função no processo de configuração de redes DEVICENET? 4. Qual cabo se utiliza em redes DEVICENET? Descreva suas características. 5. Qual o número máximo de dispositivos endereçáveis em uma rede DEVICENET? 6. Marque Verdadeiro ou Falso: ( ) O uso do modelo produtor consumidor diminui a necessidade de banda de passagem da rede. ( ) É impossível implementar o mecanismo de unsolicited message na rede DeviceNet. ( ) I/O messages utilizam identificadores de alta prioridade. ( ) O overhead do processo de fragmentação é de 12,5% independente do número de fragmentos. ( ) O Device Profile de um dispositivo contém ma descrição apenas dos aspectos de conexão física e de comunicação do produto, mas não especifica as funcionalidades da camada de aplicação. ( ) Por se tratar de um protocolo da família CSMA/CD é de se esperar que ocorra um aumento do número de colisões quando a carga na rede aumenta.

8 7. Dada a situação do sistema de esteiras da figura seguinte, determine: a) Qual é o comprimento da linha tronco? b) Existe algum comprimento ilegal de derivação no sistema? c) Qual o comprimento de derivação cumulativa? d) Qual o comprimento máximo dos cabos? e) Qual a taxa máxima de comunicação permitida? 8. O comprimento máximo do cabo grosso, de uma derivação e das derivações acumuladas para uma taxa de comunicação de 250kbps são respectivamente: a) 500 m, 6 m e 156 m b) 250 m, 6 m e 156 m c) 100 m, 100 m e 39 m d) 250 m, 6 m e 78 m

9 9. Examine o projeto abaixo e responda as questões relativas às DERIVAÇÕES: a) O comprimento da derivação cumulativa é: b) Existe algum nó a mais de 6 metros da linha tronco? c) Que taxas de comunicação podem ser usadas nesta rede? 10. Examine o projeto abaixo e responda as questões relativas a DISTÂNCIA MÁXIMA DOS CABOS:

10 a) O comprimento do cabo da derivação 1 (D1) deverá ser considerado no cálculo da distância máxima do Cabo? Justifique sua resposta. b) O comprimento do cabo da derivação 2 (D2) deverá ser considerado no cálculo da distância máxima do Cabo? Justifique sua resposta. c) O comprimento do cabo da derivação 3 (D3) deverá ser considerado no cálculo da distância máxima do Cabo? Justifique sua resposta. 11. Em relação ao posicionamento das fontes de alimentação em uma rede DeviNet, e baseado no diagrama abaixo responda: a) Qual é o Somatório das correntes dos dispositivos da Seção 1? b) Qual é o Somatório das correntes dos dispositivos da Seção 2? c) O comprimento da seção 1 é de 86 metros. Consultando a tabela para 100 metros, determine qual é corrente máxima permitida nesta seção? d) O comprimento da seção 2 é de 158 metros. Consultando a tabela para 160 metros, determine qual é corrente máxima permitida nesta seção? e) Esta rede é operacional? Justifique sua resposta.

1. INTRODUÇÃO AS REDES INDUSTRIAIS

1. INTRODUÇÃO AS REDES INDUSTRIAIS 1. INTRODUÇÃO AS REDES INDUSTRIAIS 1. Como poderíamos explicar a divisão das redes de comunicação industriais em níveis? 2. Qual a importância da padronização de um protocolo de rede de comunicação? 3.

Leia mais

FATEC ADIB MOISÉS DIB

FATEC ADIB MOISÉS DIB FATEC ADIB MOISÉS DIB EEI102 Redes Industriais Redes Industriais Aula 05 Rede AS-i Professor Pedro Adolfo Galani sites.google.com/site/fatecsbcnoturno/ ... na aula passada vimos o acesso ao meio de diferentes

Leia mais

Modbus, Profibus, Devicenet. Prof. Regis Isael

Modbus, Profibus, Devicenet. Prof. Regis Isael Modbus, Profibus, Devicenet Prof. Regis Isael Redes Modbus Redes Modbus A princípio era um protocolo proprietário criado pela MODICON em 1978 visando o uso em seus próprios dispositivos. Atualmente a MODICON

Leia mais

ENGG55 REDES INDUSTRIAIS Introdução aos Sistemas de Comunicação Industrial

ENGG55 REDES INDUSTRIAIS Introdução aos Sistemas de Comunicação Industrial ENGG55 REDES INDUSTRIAIS Introdução aos Sistemas de Comunicação Industrial Prof. Eduardo Simas (eduardo.simas@ufba.br) DEE Departamento de Engenharia Elétrica Escola Politécnica - UFBA 1 Introdução Muitas

Leia mais

R4 12. AS-Interface. Capítulo. Autor: Constantino Seixas Filho UFMG Departamento de Engenharia Eletrônica

R4 12. AS-Interface. Capítulo. Autor: Constantino Seixas Filho UFMG Departamento de Engenharia Eletrônica Capítulo R4 12 AS-Interface 1 ASI Introdução: A rede AS-Interface - Actuator-Sensor-Interface foi inicialmente desenvolvida por um pool de empresas alemãs e suíças capitaneadas pela Siemens para ser uma

Leia mais

Protocolos de Comunicação em Ambientes Industriais

Protocolos de Comunicação em Ambientes Industriais Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Protocolos de Comunicação em Ambientes Industriais Sistemas de Transmissão de Dados, 2015.1 Heitor Medeiros

Leia mais

ENGENHARIA ELÉTRICA Redes Industriais

ENGENHARIA ELÉTRICA Redes Industriais Profibus DP PROFIBUS - DP (Distributed Peripherals) O RS-485 é o meio de transmissão mais utilizado no Profibus DP. Apresenta como características principais: altas taxas de transmissão; e instalação simples

Leia mais

PLANEJAMENTO DE UMA REDE DEVICENET 1. Rafael Ruppenthal 2.

PLANEJAMENTO DE UMA REDE DEVICENET 1. Rafael Ruppenthal 2. PLANEJAMENTO DE UMA REDE DEVICENET 1 Rafael Ruppenthal 2. 1 Projeto de pesquisa realizado no curso de Engenharia Elétrica da Unijui 2 Aluno do curso de Engenharia Elétrica da Unijui Com o desenvolvimento

Leia mais

Guia de estudos 01. Aluno: Data: Curso: Engenharia Elétrica. 2. Quais são os tópicos que compõem um sistema de comunicação? Explique cada um.

Guia de estudos 01. Aluno: Data: Curso: Engenharia Elétrica. 2. Quais são os tópicos que compõem um sistema de comunicação? Explique cada um. Guia de estudos 01 Aluno: Data: Curso: Engenharia Elétrica Periodo: Guia de estudos 01 Aluno: Data: Curso: Periodo: 1. O que é uma rede Industrial? Sistema de Comunicação bidirecional em tempo real que

Leia mais

Atividade de Participação de Aula 02 (Individual) Aluno: Data: 17/08/2017

Atividade de Participação de Aula 02 (Individual) Aluno: Data: 17/08/2017 Atividade de Participação de Aula 02 (Individual) Aluno: Data: 17/08/2017 Curso: Engenharia Elétrica Período: 1. O que é uma rede Industrial? Sistema de Comunicação bidirecional em tempo real que permite

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Prof. Macêdo Firmino Camada Física Macêdo Firmino (IFRN) Redes de Computadores Setembro de 2011 1 / 32 Pilha TCP/IP A B M 1 Aplicação Aplicação M 1 Cab M T 1 Transporte Transporte

Leia mais

Profinet, Devicenet. Prof. Regis Isael

Profinet, Devicenet. Prof. Regis Isael Profinet, Devicenet Prof. Regis Isael PROFInet O PROFInet é uma rede padronizada pelo PROFIBUS International de acordo com a IEC 61158-5 e a IEC 61158-6. É uma das quatorze redes de Ethernet industrial.

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES. Vinícius Pádua

REDES DE COMPUTADORES. Vinícius Pádua REDES DE COMPUTADORES Introdução Necessidade Compartilhar dados em tempo hábil Constituída por vários computadores conectados através de algum meio de comunicação onde recursos são compartilhados Telecomunicação

Leia mais

Aberto. Domínio público. Estabelecido por órgãos oficiais de normatização, padronização.

Aberto. Domínio público. Estabelecido por órgãos oficiais de normatização, padronização. Redes industriais Definição Estrutura de comunicação digital que permite a troca de informações entre diferentes componentes/equipamentos computadorizados, dedicada ao contexto e ambiente industrial. Padrões

Leia mais

ENGENHARIA ELÉTRICA Redes Industriais e supervisórios. Método de Acesso da Rede

ENGENHARIA ELÉTRICA Redes Industriais e supervisórios. Método de Acesso da Rede Método de Acesso da Rede Mais do que comunicação digital Sistema 4 a 20 ma Sistema PROFIBUS PA Todos os dados do instrumento disponíveis no nível de controle. 15,3 ma Tag = LIC- 012 Valor = 70,34 Unidade=

Leia mais

Em 1987: 21 Cia e Inst. Pesquisas iniciam o Desenvolvimento - Alemanha Em 1996: EN50170 Em 2002: IEC Em 2003: IEC

Em 1987: 21 Cia e Inst. Pesquisas iniciam o Desenvolvimento - Alemanha Em 1996: EN50170 Em 2002: IEC Em 2003: IEC PROcess FIeldBUS 1 Profibus Vagner S. Vasconcelos vsvasconcelos@gmail.com @vsvasconcelos Em 1987: 21 Cia e Inst. Pesquisas iniciam o Desenvolvimento - Alemanha Em 1996: EN50170 Em 2002: IEC 61158 Em 2003:

Leia mais

Introdução às redes de comunicação

Introdução às redes de comunicação Introdução às redes de comunicação Necessidade das redes de comunicação Controle de estoque Controle de produção Controle supervisório Controle de processo Controle de almoxarifado 02/03/2017 14:37 Redes

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PROJETOS - 20h - EaD

GERENCIAMENTO DE PROJETOS - 20h - EaD GERENCIAMENTO DE PROJETOS - 20h - EaD Apresentação de gerência de projetos; metodologia de gerência de projetos - ciclo da vida da gestão de projetos; análise de riscos e medidas gerenciais derivadas;

Leia mais

Transmissores e Receptores

Transmissores e Receptores www.iesa.com.br 1 Os transmissores são instrumentos que convertem um sinal qualquer, de um sensor ou transdutor, em um sinal padrão para ser enviado a distância. Outras funções de tratamento e condicionamento

Leia mais

Comparativo entre Redes de Automação Industrial e suas Características

Comparativo entre Redes de Automação Industrial e suas Características Comparativo entre Redes de Automação Industrial e suas Características Julio Arlindo Pinto Azevedo & Alex Bernardes de Souza Abstract This document contains a description of the main industrial networks

Leia mais

ELT030 Instrumentação 1

ELT030 Instrumentação 1 ELT030 Instrumentação Universidade Federal de Itajubá Engenharia Eletrônica Sensores Inteligentes ELT030 Instrumentação 1 Transmissor eletrônico Um transdutor converte uma grandeza física qualquer para

Leia mais

Seminário de Redes - Profibus

Seminário de Redes - Profibus UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI Campus Alto Paraopeba Engenharia Mecatrônica Seminário de Redes - Profibus Samuel Aladim Amorim - 154400063 Anne Caroline Gonçalves Coelho - 124450039 Thiago Lucas

Leia mais

ü Na década de 1920 os dispositivos mecânicos foram substituídos pelos relés; ü O uso da lógica de relés dificultava modificações do processo;

ü Na década de 1920 os dispositivos mecânicos foram substituídos pelos relés; ü O uso da lógica de relés dificultava modificações do processo; O que são? CLP - CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL ü O CLP é um computador industrial, capaz de implementar funções de controle (sequência lógica, contagem e temporização), operações lógicas e aritméticas,

Leia mais

Redes para Automação Industrial. Capítulo 1: Automação Industrial. Luiz Affonso Guedes DCA-CT-UFRN

Redes para Automação Industrial. Capítulo 1: Automação Industrial. Luiz Affonso Guedes DCA-CT-UFRN Redes para Automação Industrial Capítulo 1: Automação Industrial Luiz Affonso Guedes DCA-CT-UFRN 2005.1 Objetivos do Capítulo Estudo sistêmico de sistemas de automação industrial. Caracterização dos elementos

Leia mais

Classificação das redes para automação industrial. Luiz Affonso Guedes

Classificação das redes para automação industrial. Luiz Affonso Guedes Classificação das redes para automação industrial Luiz Affonso Guedes CONCEITO FIELDBUS Tecnologia Dominante Pneumatica Analogica Digital Redes de campo 1940 1960 1980 2000 Time 2 Redes de Comunicação

Leia mais

Faculdade SENAI Rio. Infraestrutura Graduação Tecnológica em Automação Industrial

Faculdade SENAI Rio. Infraestrutura Graduação Tecnológica em Automação Industrial Faculdade SENAI Rio Infraestrutura Graduação Tecnológica em Automação Industrial Laboratório de Eletrônica Possui kits didáticos de Eletrônica Analógica e Digital e diversos equipamentos tais como: osciloscópios

Leia mais

Instituto Federal de São Paulo Campus Presidente Epitácio Redes e Protocolos Industriais Prof Fernando Barros Rodrigues.

Instituto Federal de São Paulo Campus Presidente Epitácio Redes e Protocolos Industriais Prof Fernando Barros Rodrigues. HART/4-20mA Atualmente muitas aplicações estão rodando em HART (Highway Addressable Remote Transducer), tendo vantagens com os equipamentos inteligentes e utilizandose da comunicação digital de forma flexível

Leia mais

Sistemas Embarcados/ Redes Industriais/ Comunicação Serial

Sistemas Embarcados/ Redes Industriais/ Comunicação Serial 1 Sistemas Embarcados/ Redes Industriais/ Comunicação Serial César Yutaka Ofuchi ofuchi@utfpr.edu.br 2 Pirâmide da Automação ERP (Entreprise Resource Planning) MES (Manufacturing Execution Systems) 3 Pirâmide

Leia mais

O DS 01P fornece uma corrente de 100mA ao condutor de sinalização.

O DS 01P fornece uma corrente de 100mA ao condutor de sinalização. DS 24P 60P 96P Fonte de Alimentação As fontes de alimentação fornecem uma tensão de 24 VDC e uma corrente de 1A, 2,5A e 4A consoante o tipo da mesma. A quantidade de módulos que podem ser ligados numa

Leia mais

Redes para Automação Industrial. Luiz Affonso Guedes 2006

Redes para Automação Industrial. Luiz Affonso Guedes 2006 Redes para Automação Industrial Luiz Affonso Guedes affonso@dca.ufrn.br 2006 Objetivos da Disciplina Estudo sistêmico de sistemas de automação industrial. Contextualizar a importância de redes de comunicação

Leia mais

AULA 9 ATUADORES ELÉTRICOS

AULA 9 ATUADORES ELÉTRICOS AULA 9 ATUADORES ELÉTRICOS Prof. Fabricia Neres Tipos de Acionamento Os acionadores são dispositivos responsáveis pelo movimento nos atuadores. Podem ser classificados em: Acionamento Elétrico; Acionamento

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Rede é um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos. O tipo de rede é definido pela sua área de abrangência, podemos classificar as redes

Leia mais

Válvula direcional vias posições acionamento e retorno normalmente.

Válvula direcional vias posições acionamento e retorno normalmente. 1) Os elementos constituintes de um sistema pneumático ou hidráulico são divididos em três grupos conhecidos por (1) Sistemas de Comando, (2) Comandos de Potência e (3) Atuadores. Classifique de acordo

Leia mais

Foundation Fieldbus. Curso: Téc. Automação Professor: Regis Isael

Foundation Fieldbus. Curso: Téc. Automação Professor: Regis Isael Foundation Fieldbus Curso: Téc. Automação Professor: Regis Isael Foundation Fieldbus O Foundation Fieldbus é um sistema da comunicação totalmente digital, em série e bidirecional que conecta equipamentos

Leia mais

I/O REMOTO. LINHA FnIO-S ARQUITETURA TÍPICA DESTAQUES

I/O REMOTO. LINHA FnIO-S ARQUITETURA TÍPICA DESTAQUES I/O REMOTO I/O REMOTO LINHA FnIO-S A linha FnIO-S de I/Os remotos é ideal para a aquisição de dados de máquinas e processos, permitindo a comunicação com sistemas de supervisão e controle através de diversos

Leia mais

N1040. Controlador de Temperatura

N1040. Controlador de Temperatura Controlador de Temperatura N1040 O controlador de temperatura N1040 reúne baixo custo e alta precisão com ação PID. Tem profundidade de somente 80 mm, sistema de conexão elétrica removível, duas saídas

Leia mais

Redes de Computadores I

Redes de Computadores I Redes de Computadores I Prof.ª Inara Santana Ortiz Aula 4 Camada Física Camada Física - Sinais Funções Características físicas (mecânicas e elétricas) das interfaces e dos meios. Define quais os tipos

Leia mais

INTRUMENTAÇÃO ELETROELETRÔNICA

INTRUMENTAÇÃO ELETROELETRÔNICA INTRUMENTAÇÃO ELETROELETRÔNICA PROF. PIERRE VILAR DANTAS AULA 10 30/10/2017 TURMA: 0063- A HORÁRIO: 2N PIERREDANTASBLOG.WORDPRESS.COM 1/66 Objetivos da Aula Conhecer os principais protocolos de comunicação

Leia mais

Redes para Automação Industrial. Capítulo 1: Automação Industrial. Luiz Affonso Guedes 2006

Redes para Automação Industrial. Capítulo 1: Automação Industrial. Luiz Affonso Guedes 2006 Redes para Automação Industrial Capítulo 1: Automação Industrial Luiz Affonso Guedes affonso@dca.ufrn.br 2006 Objetivos do Capítulo Estudo sistêmico de sistemas de automação industrial. Caracterização

Leia mais

Sumário: Par Trançado (UTP) 07/07/2016. Meios de Comunicação para (LAN): Fios e Cabos de Cobre; Fibras Óticas; Irradiação Eletromagnética;

Sumário: Par Trançado (UTP) 07/07/2016. Meios de Comunicação para (LAN): Fios e Cabos de Cobre; Fibras Óticas; Irradiação Eletromagnética; Sumário: Meios de Comunicação para (LAN): Fios e Cabos de Cobre; Fibras Óticas; Irradiação Eletromagnética; Técnico em Informática 4º Integrado Redes de Computadores Fabricio Alessi Steinmacher Par Trançado

Leia mais

- Curso: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Redes de Computadores Lista de Exercício I

- Curso: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Redes de Computadores Lista de Exercício I 1- Um dos componentes de um a Rede de Teleprocessamento que tem a função de compatibilizar o sinal digital de dados ao sinal analógico para uso da Rede Pública de Telefonia é: a) UNIDADE CONTROLADORA DE

Leia mais

Instituto Federal de São Paulo Campus Presidente Epitácio Redes e Protocolos Industriais Prof Fernando Barros Rodrigues Protocolos Industriais

Instituto Federal de São Paulo Campus Presidente Epitácio Redes e Protocolos Industriais Prof Fernando Barros Rodrigues Protocolos Industriais Protocolos Industriais Redes de campo surgiram da necessidade de interligar equipamentos usados nos sistemas de automação, que se proliferavam operando independentemente. A interligação desses equipamentos

Leia mais

1 Ligações com cabo ou conector Identidade fixa

1 Ligações com cabo ou conector Identidade fixa 1 Ligações com cabo ou conector Identidade fixa Preto 1 = 0 Volts (-) Vermelho 2 = +Vcc ( 24v) Azul 3 = Rs485- (Low) Branco 4 = Rs485+ (High) 2 Conector Seleção identidade 1 = 0 volts (-) 2 = +Vcc ( 24v)

Leia mais

PROFIBUS DP & PA. Fundamentos da Tecnologia

PROFIBUS DP & PA. Fundamentos da Tecnologia PROFIBUS DP & PA Fundamentos da Tecnologia Cenário de Protocolos 2 Tipo de controle Controle de Processo Controle Lógico Sensorbus Seriplex ASI INTERBUSLoop Devicebus Device Net SDS Profibus DP LONWorks

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação CLPs: Interfaces de E/S

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação CLPs: Interfaces de E/S Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação CLPs: Interfaces de E/S Heitor Medeiros Florencio Interfaces de Entrada e Saída Interfaces de E/S A seção

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES DE UMA REDE DE AUTOMAÇÃO. Taxa de transmissão. Topologia física

ESPECIFICAÇÕES DE UMA REDE DE AUTOMAÇÃO. Taxa de transmissão. Topologia física ESPECIFICAÇÕES DE UMA REDE DE AUTOMAÇÃO Taxa de transmissão É a quantidade média de dados a serem transmitidos na rede em períodos de tempo. A taxa de transferência de dados é medida em kbps ou kb/s. Topologia

Leia mais

IDESAFE BUS SISTEMA SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO. E SEGURANÇA INDUSTRIAL

IDESAFE BUS SISTEMA SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO.  E SEGURANÇA INDUSTRIAL APLICAÇÕES MINAS E ESCAVAÇÃO DE TÚNEIS USINAS SISTEMAS DE AEROPORTOS GUINDASTES E ELEVADORES FÁBRICAS DE CIMENTO PORTOS E DOCAS SISTEMAS DE POSTAIS SISTEMAS DE PORTAS AUTOMÁTICAS PEDREIRAS ESTEIRAS TRANSPORTADORAS

Leia mais

Automação Industrial Profº Túlio de Almeida

Automação Industrial Profº Túlio de Almeida 5. TELEMETRIA E REDES INDUSTRIAIS 5.1. TELEMETRIA 5.1.1. Conceito Chamamos de Telemetria à técnica de transportar medições obtidas no processo à distância, em função de um instrumento transmissor. A transmissão

Leia mais

CLP ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO ROGER NABEYAMA MICHELS

CLP ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO ROGER NABEYAMA MICHELS CLP ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO ROGER NABEYAMA MICHELS DISPOSITIVO CAPAZ DE Permitir fácil diagnóstico de funcionamento ainda na fase de projeto do sistema e/ou reparos em falhas que venham a ocorrer durante

Leia mais

Automação Industrial PEA-2211: INTRODUÇÃO À ELETROMECÂNICA E À AUTOMAÇÃO AUTOMAÇÃO: CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL

Automação Industrial PEA-2211: INTRODUÇÃO À ELETROMECÂNICA E À AUTOMAÇÃO AUTOMAÇÃO: CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL PEA-2211: INTRODUÇÃO À ELETROMECÂNICA E À AUTOMAÇÃO AUTOMAÇÃO: CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL Histórico Fim da década de 1960: os circuitos integrados permitiram o desenvolvimento de minicomputadores,

Leia mais

1.ª Prática Componentes Físicos de um sistema de Supervisão

1.ª Prática Componentes Físicos de um sistema de Supervisão 1 1.ª Prática Componentes Físicos de um sistema de Supervisão OBJETIVO: 1. Conhecer os componentes físicos do sistema de supervisão da bancada de bombas do laboratório de Eficiência Energética. DATA: /

Leia mais

Entregue no mínimo 15 questões à sua escolha PROVA QUESTÃO 01

Entregue no mínimo 15 questões à sua escolha PROVA QUESTÃO 01 Entregue no mínimo 15 questões à sua escolha PROVA 2013-1 QUESTÃO 01 A multiplexação é usada para transmissão de vários sinais em um único meio físico (canal). Descreva as três formas como se pode fazer

Leia mais

Comparação entre Redes Industriais: Fieldbus Foundation H1 e Allen-Bradley DH+

Comparação entre Redes Industriais: Fieldbus Foundation H1 e Allen-Bradley DH+ Comparação entre Redes Industriais: Fieldbus Foundation H1 e Allen-Bradley DH+ Salvador Fernandes de Jesus Júnior * Sérgio José Gonçalves e Silva ** salvadorjr@petrobras.com.br sergiojose@petrobras.com.br

Leia mais

Sem data Sheet online MEAC300 SOLUÇÕES CEMS

Sem data Sheet online MEAC300 SOLUÇÕES CEMS Sem data Sheet online MEAC300 A B C D E F H I J K L M N O P Q R S T Informações do pedido Tipo MEAC300 Nº de artigo A pedido As especificações de dispositivo e os dados de desempenho exatos do produto

Leia mais

Exame de Ingresso - 1o. Período de 2016 Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

Exame de Ingresso - 1o. Período de 2016 Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Exame de Ingresso - 1o. Período de 2016 Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica PROVA DE CONHECIMENTOS Sistemas de Potência Nome: Renan Lima Baima Assinatura: INSTRUÇÕES Preencha seu nome no espaço

Leia mais

Comparação entre as Redes Industriais: Profibus e Interbus

Comparação entre as Redes Industriais: Profibus e Interbus Comparação entre as Redes Industriais: Profibus e Interbus Josinai de Morais Barbosa - josinai@engcomp.ufrn.br Frederico Augusto Fernandes Silveira - silveira@engcomp.ufrn.br Departamento de Engenharia

Leia mais

Descrição. Áreas de Aplicação

Descrição. Áreas de Aplicação Classificação IP 20; 1 canal isolado; Transparente para todas as versões do protocolo PROFIBUS-DP; Especificações RS-485; Taxa de comunicação máxima de 12 Mbps; Suporta até 31 dispositivos; Suporta até

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA SISTEMA DE MONITORAMENTO ON-LINE PORTÁTIL

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA SISTEMA DE MONITORAMENTO ON-LINE PORTÁTIL ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA SISTEMA DE MONITORAMENTO ON-LINE PORTÁTIL O OneproD-VMS é o nosso Sistema de Monitoramento Condicional em Tempo Real de Todos os Canais Síncronos o OneproD-MVX acoplado há uma maleta

Leia mais

Escolha 12 questões para entregar sendo que deverá ser pelo menos três de cada prova. Entrega no dia da primeira avaliação da disciplina.

Escolha 12 questões para entregar sendo que deverá ser pelo menos três de cada prova. Entrega no dia da primeira avaliação da disciplina. Escolha 12 questões para entregar sendo que deverá ser pelo menos três de cada prova. Entrega no dia da primeira avaliação da disciplina. PROVA 2011-2 QUESTÃO 01 Um arquivo que ocupa 100 KB em disco rígido

Leia mais

Características e funcionalidades de uma rede IO-link. Bruno Betiol, Fernando do Amaral Omura, Gabriel Henrique Faria, Samuel Slaviero Lângaro

Características e funcionalidades de uma rede IO-link. Bruno Betiol, Fernando do Amaral Omura, Gabriel Henrique Faria, Samuel Slaviero Lângaro Características e funcionalidades de uma rede IO-link. Bruno Betiol, Fernando do Amaral Omura, Gabriel Henrique Faria, Samuel Slaviero Lângaro Resumo Este trabalho apresenta os elementos que constituem

Leia mais

BCC361 Redes de Computadores ( ) - Prof.: Reinaldo Silva Fortes LISTA DE EXERCÍCIOS 01 Introdução e Camada Física

BCC361 Redes de Computadores ( ) - Prof.: Reinaldo Silva Fortes LISTA DE EXERCÍCIOS 01 Introdução e Camada Física BCC361 Redes de Computadores (2014-02) - Prof.: Reinaldo Silva Fortes LISTA DE EXERCÍCIOS 01 Introdução e Camada Física Escolha 15 questões para entregar. Obrigatório que sejam 2 ou 3 de cada prova. PROVA

Leia mais

Redes de Processo e Comunicação Digital

Redes de Processo e Comunicação Digital PTC3421 Instrumentação Industrial Redes de Processo e Comunicação Digital V2017A PROF. R. P. MARQUES Comunicação Analógica Possivelmente ainda o meio de transmissão mais utilizado, transmissão por corrente

Leia mais

PROcess. cess FIeld BUS PROCESS FIELD BUS PROCESS FIELD BUS

PROcess. cess FIeld BUS PROCESS FIELD BUS PROCESS FIELD BUS PROcess cess FIeld BUS Arquitetura do Sistema Rede Planta Supervisão Comando Planejamento Banco de dados Rede Controle Controle em tempo real Segurança Interface Rede Campo Aquisição das variáveis Atuação

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. SDCD - Sistema Digital de Controle Distribuído

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. SDCD - Sistema Digital de Controle Distribuído Sistema Sistema Digital Digital de de Controle Controle Distribuído Distribuído SLIDE - 1 INTRODUÇÃO: AUTOMAÇÃO: Qualquer sistema, apoiado por computadores, que substitua o trabalho humano e que vise soluções

Leia mais

Métodos de Transmissão. Padrões RS

Métodos de Transmissão. Padrões RS Métodos de Transmissão Padrões RS O padrão RS A Eletronics Industry Association (EIA) foi quem produziu os padrões RS232, RS422 e RS485. EIA Standards eram antes marcados com o prefixo RS para indicar

Leia mais

Módulo Conversor RS-232/RS-485

Módulo Conversor RS-232/RS-485 Descrição do Produto O módulo de comunicação é um conversor bidirecional RS-232/RS-485 ou RS-232/RS-422 da Série FBs. Pode ser utilizado como interface com outros modelos de controladores ou aplicações,

Leia mais

ENGENHARIA ELÉTRICA Redes Industriais e Supervisório. Utilização de sistemas Wireless em redes industriais

ENGENHARIA ELÉTRICA Redes Industriais e Supervisório. Utilização de sistemas Wireless em redes industriais Utilização de sistemas Wireless em redes industriais Utilização de sistemas Wireless em redes industriais Nos últimos anos, a tecnologia de redes sem fio vem sofrendo grandes avanços tecnológicos, o que

Leia mais

João Paulo Delgado 20/ago/2008 PLC AC500. ABB Group - 2 -

João Paulo Delgado 20/ago/2008 PLC AC500. ABB Group - 2 - 2008 ABB Group - 1 - João Paulo Delgado 20/ago/2008 PLC AC500 ABB Group - 2-2-Sep-08 Conteúdo Mercado para o AC500 Porquê utilizar o AC500 Configuração do Hardware Configurações de rede PS501 Prog CPU

Leia mais

X C B A N C O D E E N S A I O S

X C B A N C O D E E N S A I O S LINHAS X C1 2 2 - B A N C O D E E N S A I O S P A R A C L P S I E M E N S ( S 7-1 2 0 0 ) O kit foi concebido para permitir o desenvolvimento de competências em múltiplos aspectos da automação industrial.

Leia mais

IO-Link. O papel dos sensores na Indústria 4.0

IO-Link. O papel dos sensores na Indústria 4.0 IO-Link O papel dos sensores na Indústria 4.0 Conectar ao invés de ligar 2 IIot Escassez de endereços IPv4 (2^32 = 4 bi) 3 Dispositivos inteligentes Conexão Endereçamento único Inteligência nos sentidos

Leia mais

Protocolos de Comunicação em Ambientes Industriais

Protocolos de Comunicação em Ambientes Industriais Protocolos de Comunicação em Ambientes Industriais Aula 03 - Protocolos Industriais Heitor Medeiros Florencio 1 heitorm@dca.ufrn.br 1 Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Tecnologia Departamento

Leia mais

CST em Redes de Computadores

CST em Redes de Computadores CST em Redes de Computadores Dispositivos de Rede II Aula 02 Unidade II Dispositivos Básicos de Rede Prof: Jéferson Mendonça de Limas Introdução Redes LAN Dois ou mais dispositivos interligados por um

Leia mais

Curso de automação industrial utilizando o CLP Haiwell

Curso de automação industrial utilizando o CLP Haiwell Curso de automação industrial utilizando o CLP Haiwell AULA INTRODUÇÃO Curso de automação utilizando o CLP Haiwell - Aula Descrição do Curso Este curso gratuito irá apresentar a automação industrial e

Leia mais

TE239 - Redes de Comunicação Lista Exercícios 1. 1 Questões Discursivas. Carlos Marcelo Pedroso. 5 de abril de 2017

TE239 - Redes de Comunicação Lista Exercícios 1. 1 Questões Discursivas. Carlos Marcelo Pedroso. 5 de abril de 2017 Carlos Marcelo Pedroso 5 de abril de 2017 1 Questões Discursivas Exercício 1: Sobre os sistemas de Cabeamento Estruturado, responda: a) Quais as principais normas sobre Cabeamento Estruturado? b) Qual

Leia mais

Redes de Computadores I Licenciatura em Eng. Informática e de Computadores 1 o Semestre, 6 de Janeiro de o Teste A

Redes de Computadores I Licenciatura em Eng. Informática e de Computadores 1 o Semestre, 6 de Janeiro de o Teste A Número: Nome: Redes de Computadores I Licenciatura em Eng. Informática e de Computadores 1 o Semestre, 6 de Janeiro de 2006 3 o Teste A Duração: 1 hora O teste é sem consulta O teste deve ser resolvido

Leia mais

Camada Física. Camada Física

Camada Física. Camada Física Camada Física Camada Física lida com a transmissão pura de bits definição do meio físico, níveis de tensão, duração de um bit, taxa de transmissão,comprimento máximo, construção dos conectores Camada Física

Leia mais

INSTRUMENTAÇÃO MECATRÔNICA

INSTRUMENTAÇÃO MECATRÔNICA CONCEITOS DE INSTRUMENTAÇÃO Instrumentação é a ciência que aplica e desenvolve técnicas para adequação de instrumentos de medição, transmissão, indicação, registro e controle de variáveis físicas em equipamentos

Leia mais

Nome legível: Assinatura: Como soube do mestrado? LEIA COM ATENÇÃO

Nome legível:   Assinatura: Como soube do mestrado? LEIA COM ATENÇÃO Prova de Seleção Data: 17 / 02 / 2014 e-mail: Assinatura: Como soube do mestrado? LEIA COM ATENÇÃO QUESTÕES DE ÁREA DESTA PROVA: FÍSICA (2), ELETRÔNICA DIGITAL (1), SISTEMAS DE MEDIDAS (1), ELETRÔNICA

Leia mais

Rede de Sistema Servo SSCNETIII

Rede de Sistema Servo SSCNETIII Rede de Sistema Servo Aqui Está a História das Redes Óticas EC97J1113 Evoluindo Rapidamente para Novas Áreas... para Óticos! Elevando o Padrão para Atingir Desempenho ma a Rede Síncrona de Alta Velocidade!

Leia mais

Morgana Brandão. Relatório Técnico. Cabos Coaxiais

Morgana Brandão. Relatório Técnico. Cabos Coaxiais Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial E.E.P. Senac Pelotas Centro Histórico Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Curso Técnico em Informática Morgana Brandão Relatório Técnico Cabos

Leia mais

Princípio de Funcionamento e Aplicação de Atuadores no Saneamento

Princípio de Funcionamento e Aplicação de Atuadores no Saneamento 1 Seminário Nacional de Gestão e Controle de Perdas de Água Princípio de Funcionamento e Aplicação de Atuadores no Saneamento Perfil Coester Princípio de Funcionamento Aplicação no Saneamento Company Profile

Leia mais

Terminal de Operação Cimrex 90

Terminal de Operação Cimrex 90 Descrição do Produto O Cimrex 90 agrega as mais novas tecnologias e a mais completa funcionalidade de terminais de operação. Possui visor de cristal líquido gráfico colorido com matriz ativa de 10,4. O

Leia mais

Prof. Associado Mário Luiz Tronco

Prof. Associado Mário Luiz Tronco Redes Industriais (Redes de Barramento ou I/O Bus Network) Prof. Associado Mário Luiz Tronco Função Básica: comunicação entre dispositivos de campo (devices) que estão conectados a um barramento, além

Leia mais

Fonte Full Range Vac/Vdc 24 Vdc/ 3A

Fonte Full Range Vac/Vdc 24 Vdc/ 3A Descrição do Produto A fonte de alimentação é uma solução para aplicações de uso geral no que se refere a alimentação de controladores programáveis, sensores e comando de quadro elétricos. Tem duas saídas

Leia mais

Capítulo 6 - Conceitos Básicos de Ethernet. Associação dos Instrutores NetAcademy - Fevereiro Página

Capítulo 6 - Conceitos Básicos de Ethernet. Associação dos Instrutores NetAcademy - Fevereiro Página Capítulo 6 - Conceitos Básicos de Ethernet 1 Introdução à Ethernet A maior parte do tráfego na Internet origina-se e termina com conexões Ethernet. A idéia original para Ethernet surgiu de problemas de

Leia mais

Sem data Sheet online. UE410-EN1 Flexi Classic CONTROLADORES DE SEGURANÇA / SOLUÇÕES DE REDE

Sem data Sheet online. UE410-EN1 Flexi Classic CONTROLADORES DE SEGURANÇA / SOLUÇÕES DE REDE Sem data Sheet online UE410-EN1 Flexi Classic A B C D E F Figura pode ser diferente Informações do pedido Tipo Nº de artigo UE410-EN1 1042964 Outras versões do aparelho e acessórios www.sick.com/flexi_classic

Leia mais

Capítulo 7 - Tecnologias Ethernet. Associação dos Instrutores NetAcademy - agosto de Página

Capítulo 7 - Tecnologias Ethernet. Associação dos Instrutores NetAcademy - agosto de Página Capítulo 7 - Tecnologias Ethernet 1 Tipos de Ethernet Quatro características comuns em todos os tipos de Ethernet: parâmetros de temporização, o formato de quadros, o processo de transmissão e as regras

Leia mais

A CAMADA FÍSICA. Redes de Computadores. Prof. Gabriel F. C. Campos camposg.com.br

A CAMADA FÍSICA. Redes de Computadores. Prof. Gabriel F. C. Campos camposg.com.br A CAMADA FÍSICA Redes de Computadores Prof. Gabriel F. C. Campos gabriel.campos@ifpr.edu.br camposg.com.br REDES DE COMPUTADORES Roteiro do curso: Introdução às redes de computadores; Camada Física + Camada

Leia mais

Manual Descritivo Serviços Atividades Produtos 2018

Manual Descritivo Serviços Atividades Produtos 2018 Manual Descritivo 0 Serviços Atividades Produtos 2018 Sumário Serviços ofertados e executados:... 3 Especificação de instalação elétrica industrial... 3 Diagramação e desenhos técnicos da instalação elétrica

Leia mais

Automação. 4 de fevereiro de Prof. Ramon Moreira Lemos

Automação. 4 de fevereiro de Prof. Ramon Moreira Lemos Automação 4 de fevereiro de 2016 O que é automação? Engenharia de automação é o estudo das técnicas que visam otimizar um processo de negócio, aumentando sua produtividade, promovendo a valorização da

Leia mais

Cabeça de rede de campo PROFIBUS-DP

Cabeça de rede de campo PROFIBUS-DP Descrição do Produto O módulo, integrante da Série Ponto, é uma cabeça escrava para redes PROFIBUS-DP do tipo modular, podendo usar todos os módulos de E/S da série. Pode ser interligada a IHMs (visores

Leia mais

Notas de Aplicação. Recomendações Técnicas para instalação de CLP s. HI Tecnologia. Documento de acesso público

Notas de Aplicação. Recomendações Técnicas para instalação de CLP s. HI Tecnologia. Documento de acesso público Notas de Aplicação Recomendações Técnicas para instalação de CLP s HI Tecnologia Documento de acesso público ENA.0021 Versão 1.01 novembro-2013 HI Tecnologia Recomendações Técnicas para instalação de CLP

Leia mais

Fernando ROCHA ABB Brasil Marketing Control 2015 Relé Inteligente UMC100.3 Produtividade e Eficiência para o seu Processo

Fernando ROCHA ABB Brasil Marketing Control 2015 Relé Inteligente UMC100.3 Produtividade e Eficiência para o seu Processo Fernando ROCHA ABB Brasil Marketing Control 2015 Relé Inteligente UMC100.3 Produtividade e Eficiência para o seu Processo Introdução do UMC100.3...produtos adequados para cada aplicação ABB oferece soluções

Leia mais

Guia de Instalação. C3-Series Painel de Controle de Acesso. Versão 1.0

Guia de Instalação. C3-Series Painel de Controle de Acesso. Versão 1.0 Guia de Instalação C3-Series Painel de Controle de Acesso Versão 1.0 1 1 Apresentação do Produto 1 Apresentação do Produto 1.1 Descrição Os sistemas ZKAccess são construídos em tecnologia aberta e flexível

Leia mais

Transmissores e Receptores

Transmissores e Receptores www.iesa.com.br 1 Os transmissores são instrumentos que convertem um sinal qualquer, de um sensor ou elemento primário, em um sinal padrão para ser enviado a distância. Outras funções de tratamento dos

Leia mais

Manual de instalação e configuração do módulo de entradas NER-08

Manual de instalação e configuração do módulo de entradas NER-08 Manual de instalação e configuração do módulo de entradas NER-08 Sumário DESCRIÇÃO GERAL...4 VANTAGENS...4 CARACTERÍSTICAS...4 LED DE STATUS DO MODULO...4 ESQUEMA DE LIGAÇÕES...5 LIGAÇÃO DO CABO DE COMUNICAÇÃO...6

Leia mais

DOMÓTICA Protocolo de comunicação EIB - KNX

DOMÓTICA Protocolo de comunicação EIB - KNX DOMÓTICA Protocolo de comunicação EIB - KNX Introdução O Konnex (KNX), foi criado a 14 de Abril de 1999, a partir dos protocolos Batibus, EIB e EHS. Teve como objetivo criar um único standard europeu para

Leia mais

Sem data Sheet online. SAPPD2D-06AP005 Safeguard Detector SISTEMAS DE SEGURANÇA

Sem data Sheet online. SAPPD2D-06AP005 Safeguard Detector SISTEMAS DE SEGURANÇA Sem data Sheet online SAPPD2D-06AP005 Safeguard Detector A B C D E F Informações do pedido Tipo Nº de artigo SAPPD2D-06AP005 1089445 Incluído no escopo de fornecimento: SAPP02D-06A0001 (1), UE410-SD400

Leia mais

Manual Técnico Cabeça Remota Modbus/TCP PR-MDBS

Manual Técnico Cabeça Remota Modbus/TCP PR-MDBS Objetivo Orientar a ligação física e a configuração da Cabeça Remota Profibus-DP. 1- Instalação Física A Alimentação da Cabeça Remota é feita através de Borne de Alimentação (DC 24V, GND, AUX). DC 24V:

Leia mais