DOMÓTICA Protocolo de comunicação EIB - KNX

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DOMÓTICA Protocolo de comunicação EIB - KNX"

Transcrição

1 DOMÓTICA Protocolo de comunicação EIB - KNX Introdução O Konnex (KNX), foi criado a 14 de Abril de 1999, a partir dos protocolos Batibus, EIB e EHS. Teve como objetivo criar um único standard europeu para automação das casas e edifícios, que seja capaz de competir em qualidade, prestação de serviços e preços com outros protocolos norte americanos. Esta tecnologia baseia-se no protocolo EIB European Installation Bus, complementada com novos mecanismos de configuração e meios físicos de comunicação.

2 Características O protocolo EIB-KNX é um protocolo aberto normalmente implementado como um sistema descentralizado. A gestão descentralizada consiste em cada dispositivo ter o seu próprio controlo, comunicando diretamente entre si, sem necessidade de hierarquia ou supervisão da rede. Características É possível sempre que necessário implementar aplicações centralizadas para gestão do sistema. A gestão centralizada consiste na ligação à rede de uma aplicação de controlo para gerir o sistema. Esta aplicação corre normalmente num computador que pode ser ligado à rede a partir de qualquer localização, permitindo assim uma gestão centralizada do sistema.

3 Meios de transmissão O sistema EIB inicialmente utilizava como meio de transmissão o par de cobre entrançado, mas após a evolução para o protocolo EIB-KNX (Konnex), passa a suportar diferentes meios, tais como o par de cobre entrançado, a rede elétrica, a radiofrequência e os infravermelhos. Sendo atualmente o par de cobre entrançado o meio de transmissão mais utilizado. Transmissão de sinais No cabo de par de cobre entrançado a transmissão de sinais é feita por meio da diferença de tensão entre os dois condutores. As mensagens que transitam no cabo de par de cobre entrançado entre dispositivos são chamadas telegramas. Estes telegramas são constituídos por sequências binárias. Cada telegrama emitido por um determinado aparelho será codificado em binário (ex.: ), que por sua vez é convertido em sinais elétricos. O sinal é transmitido de modo simétrico no Bus.

4 Transmissão de sinais Neste tipo de transmissão um dispositivo pode começar a fazê-lo se encontrar o barramento inativo (livre), caso contrário, terá de aguardar até este ficar livre. Os dispositivos escutam o barramento, enquanto transmitem com o objetivo de detetarem qualquer colisão. Quando um dispositivo tenta impor o estado lógico 1 (estado lógico menos prioritário) e deteta o estado lógico 0, pára de transmitir para permitir que o dispositivo com a mensagem prioritária o continue a fazer. O dispositivo com a mensagem de prioridade mais baixa ( 1 ), continua a escutar o barramento para que logo que a mensagem prioritária terminar poder então transmitir os seus dados. Funcionamento Para que os diversos dispositivos EIB-KNX comuniquem entre si, não só precisam de conseguir "falar" uns com os outros, como também precisam de usar a mesma "linguagem". Os dados transmitidos e recebidos devem ter o mesmo significado para ambos os dispositivos. Numa instalação EIB-KNX, cada dispositivo inserido no sistema terá uma designação única. Esta designação é conhecida como endereço físico do protocolo e funciona como o bilhete de identidade do aparelho. O endereço físico tem uma estrutura própria estabelecida: O endereço físico de um produto poderá ser, por exemplo, Isto significa que o produto será o 54º participante instalado, linha 10 da zona 2.

5 Funcionamento Existe ainda o conceito de endereçamento de grupo. Um endereço de grupo pode ter duas estruturas distintas: endereçamento de 2 níveis (grupo principal / subgrupo); endereçamento de 3 níveis (grupo principal / grupo intermédio / subgrupo). Funcionamento Numa comunicação entre um sensor (por exemplo um interruptor) e um atuador (por exemplo uma lâmpada) existe uma sequência de operações. O interruptor estando inicialmente identificado pelo seu endereço físico (endereço de origem), comunica com a lâmpada através do correspondente endereço de grupo (endereço de destino), como é apresentado na seguinte imagem: Se por exemplo, no esquema anterior associarmos ao objeto de comunicação do interruptor o endereço de grupo 1/7/4, em vez de1/3/2, ambos os dispositivos (persianas e lâmpada) receberiam o telegrama. A transmissão da informação é baseada na troca de dados codificados entre objetos de comunicação (caixas de correio), que apenas podem transmitir telegramas com um único endereço de grupo. Do lado oposto, os objetos de comunicação podem subscrever diversos endereços de grupo, o que lhes permite receber telegramas de diferentes origens.

6 Funcionamento O sistema KNX/EIB está baseado numa topologia descentralizada, na qual sensores e atuadores comunicam entre si através de um par entrançado de baixa tensão de segurança, 24V. Este par proporciona a alimentação para a eletrónica dos vários componentes e também transmite a informação entre eles. Quando se aciona qualquer dos botões, envia-se um telegrama ao bus com uma codificação determinada, que é composta basicamente dos dados a transmitir e a direção do destinatário. Este telegrama será recebido por todos os atuadores do sistema, mas somente o que tiver a direção do destinatário será o que executa a ordem que vem prescrita. Assim, não é necessário instalar nenhum tipo de elemento central, porque a comunicação é feita entre sensores e atuadores Configurações A imagem ilustra que o sistema de base do KNX é o EIB e que para todos os modos de configuração, existe um software criado pela KONNEX para configurar os dispositivos KNX/EIB denominado por ETS (Engineering Tool Software).

7 Configurações S-mode (System mode): a configuração do modo sistema usa a mesma filosofia que o EIB, isto é, os diversos dispositivos ou modos da nova instalação, são instalados e configurados por profissionais com ajuda de um software (ETS) especialmente concebido para este propósito. Este é o modo mais utilizado. E-mode (Easy mode): na configuração do modo simples os dispositivos são programados em fábrica para realizar uma função concreta. Mesmo assim devem ser configurados alguns detalhes no local da instalação mediante o uso de um controlador (como uma porta residencial) ou mediante micro interruptores alojados nos dispositivos (semelhante ao X-10 ou outros dispositivos proprietários que há no mercado). A-mode (Automatic mode): na configuração do modo automático, com uma filosofia Plug&Play, nem o instalador nem o utilizador final têm de configurar o dispositivo. Este modo será especialmente indicado para ser usado em eletrodomésticos e equipamentos de entretenimento (consolas, set-top boxes, áudio e vídeo). Instalação convencional / EIB-KNX Relativamente a uma instalação convencional o sistema KNX/EIB oferece as seguintes vantagens: Redução da linha de 230 V AC a favor de uma linha de baixa tensão de segurança de 24 V, isto implica, entre outra coisas, uma redução do perigo de incêndio, um aumento de segurança da instalação e uma diminuição da radiação eletromagnética; Maior simplicidade da instalação. Acaba-se com os complexos emaranhados de cabos elétricos que necessitam os comutadores, inversores, etc. todos os botões são ligados aos dois fios do bus e a relação entre estes e os atuadores define-se através do software. Facilidade nas ampliações e flexibilidade. Uma instalação convencional permite poucas alterações e necessita sempre de alterar a cablagem perante ampliações ou modificações do uso. Uma instalação do tipo bus permite modificar o seu uso somente com uma reprogramação de alguns componentes e as ampliações são geralmente simples de levar a cabo. Como inconveniente pode-se citar que os componentes são mais caros, logicamente, que os mecanismos convencionais.

Eng.º Domingos Salvador dos Santos.

Eng.º Domingos Salvador dos Santos. Outubro 2010 DOMÓTICA ARGUMENTOS Eng.º Domingos Salvador dos Santos email:dss@isep.ipp.pt Estrutura da Apresentação OrigemdoKNX Objectivos do KNX Tecnologia Especificação Versões do ETS(Engineering Tool

Leia mais

CAPÍTULO 1. 1) A "Domótica" é uma filosofia aplicada ao projeto de redes para automação de residências, escritórios e comércio em geral.

CAPÍTULO 1. 1) A Domótica é uma filosofia aplicada ao projeto de redes para automação de residências, escritórios e comércio em geral. 1) Qual é a definição de domótica? INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INTELIGENTES CAPÍTULO 1 1) A "Domótica" é uma filosofia aplicada ao projeto de redes para automação de residências, escritórios e comércio em geral.

Leia mais

Automação da casa. Domótica = Domus + robótica

Automação da casa. Domótica = Domus + robótica DOMÓTICA Automação da casa Domótica = Domus + robótica (casa) (automação) A DOMÓTICA PERMITE A GESTÃO DE TODOS OS RECURSOS HABITACIONAIS, COMO AQUECIMENTO, ELETRODOMÉSTICOS, ALARME, FECHADURAS DAS PORTAS,

Leia mais

Eletricista de Instalações

Eletricista de Instalações Eletricista de Instalações Instalações ITED - Domótica - generalidades 2013/ 2014 1 Edifício Inteligente (EI) O que se entende por Edifício Inteligente? 2 Introdução histórica Custos de construção e de

Leia mais

Sistemas e Planeamento Industrial TECNOLOGIA. Eng.º Domingos Salvador dos Santos.

Sistemas e Planeamento Industrial TECNOLOGIA. Eng.º Domingos Salvador dos Santos. ELECTROTÉCNICA CNICA E DE COMPUTADORES Sistemas e Planeamento Industrial DOMÓTICA Eng.º Domingos Salvador dos Santos email:dss@isep.ipp.pt Setembro de 2007 Estrutura da Apresentação Aspectos Gerais Fonte

Leia mais

Eng.º Domingos Salvador dos Santos.

Eng.º Domingos Salvador dos Santos. Sistemas e Planeamento Industrial DOMÓTICA RÁDIO FREQUÊNCIA Eng.º Domingos Salvador dos Santos email:dss@isep.ipp.pt Setembro de 2007 Estrutura da Apresentação Aspectos Gerais HardwareKNXRF SoftwareKNXRF

Leia mais

Smart Homes - Novo desafio para computação móvel

Smart Homes - Novo desafio para computação móvel Smart Homes - Novo desafio para computação móvel O KNX como tecnologia facilitadora Escola Superior de Tecnologia e Gestão Instituto Politécnico da Guarda Fernando Melo Rodrigues Agenda Motivação Arquitecturas

Leia mais

dreamdomus Workshop: A Domótica e a Casa do Futuro Aveiro,

dreamdomus Workshop: A Domótica e a Casa do Futuro Aveiro, Workshop: A Domótica e a Casa do Futuro Aveiro, 2006.03.08 Domótica: tecnologia do Futuro ou tecnologia para o Futuro? Graça Almeida - Dreamdomus >> conceito domótica = domus + telemática Controlo Gestão

Leia mais

DGA21 SISTEMA FIXO COM SUPERVISÓRIO PARA DETECÇÃO DE GASES NOCIVOS E AMÔNIA IP 65. Manual

DGA21 SISTEMA FIXO COM SUPERVISÓRIO PARA DETECÇÃO DE GASES NOCIVOS E AMÔNIA IP 65. Manual DGA21 SISTEMA FIXO COM SUPERVISÓRIO PARA DETECÇÃO DE GASES NOCIVOS E AMÔNIA IP 65 Manual Apresentação DGA21 Sistema Fixo com Supervisório para Detecção de Gases Nocivos e Amônia foi desenvolvido para atender

Leia mais

Eng.º Domingos Salvador dos Santos.

Eng.º Domingos Salvador dos Santos. Sistemas e Planeamento Industrial DOMÓTICA REDES E ÁREAS DE APLICAÇÃO Eng.º Domingos Salvador dos Santos email:dss@isep.ipp.pt Outubro de 2009 Estrutura da Apresentação Cablagem em Edifícios de Serviços

Leia mais

Manual DETECTOR NH (11) (62) (11) (62)

Manual DETECTOR NH (11) (62) (11) (62) Manual DETECTOR NH3 1 APRESENTAÇÃO PHANTOM 2000 Sistema Detector Digital de NH3 foi desenvolvido para atender a NR 36 promovendo assim a avaliação, controle e monitoramento dos riscos existentes nas atividades

Leia mais

Home Automation -POR-

Home Automation -POR- Home Automation -POR- Home automation A V2 sabe que cada contexto é único e há diferentes exigências. Por isso integrou nos seus dispositivos, tecnologias e padrões perfeitos para cada situação, desde

Leia mais

Eng.º Domingos Salvador dos Santos.

Eng.º Domingos Salvador dos Santos. Outubro 2010 DOMÓTICA Eng.º Domingos Salvador dos Santos email:dss@isep.ipp.pt Outubro2010 2/41 Estrutura da Apresentação Modo Básico de Operação Endereço Individual Endereço de Grupo ObjectodeGrupo DadosÚteisdeumTelegrama

Leia mais

Instalações Eléctricas Pág. 14. Segurança Pág. 7

Instalações Eléctricas Pág. 14. Segurança Pág. 7 EUTRO À TERRA Revista Técnico-Científica Nº1 Abril 2008 É com grande satisfação que se inicia com esta revista, a que sugestivamente se chama Neutro à Terra, a publicação de um conjunto de documentos de

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES AULA 5: REDE DE ACESSO CAMADA ENLACE. Prof. LUIZ LEÃO

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES AULA 5: REDE DE ACESSO CAMADA ENLACE. Prof. LUIZ LEÃO AULA 5: REDE DE ACESSO CAMADA ENLACE Prof. LUIZ LEÃO Conteúdo Desta Aula FLUXO DE TRANSMISSÃO TOPOLOGIA FÍSICA PROTOCOLOS DE CONTROLO DE ACESSO 1 2 3 4 5 LINHAS DE COMUNICAÇÃO MÉTODOS DE CONTROLE DE ACESSO

Leia mais

Teste1 Módulo 10: Aplicações de Domótica 1. Diz o que é que se entende por Domótica e Inmótica Indica quatro grandes áreas de aplicação da

Teste1 Módulo 10: Aplicações de Domótica 1. Diz o que é que se entende por Domótica e Inmótica Indica quatro grandes áreas de aplicação da Teste1 Módulo 10: Aplicações de Domótica 1. Diz o que é que se entende por Domótica e Inmótica. 1.1. Indica quatro grandes áreas de aplicação da domótica numa habitação doméstica. 2. Um sistema domótico

Leia mais

SISTEMA DE AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL: ACESSIBILIDADE NO CONTROLE DOMÉSTICO JASON SCALCO PILOTI

SISTEMA DE AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL: ACESSIBILIDADE NO CONTROLE DOMÉSTICO JASON SCALCO PILOTI SISTEMA DE AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL: ACESSIBILIDADE NO CONTROLE DOMÉSTICO JASON SCALCO PILOTI Abordagem Introdução Proposta de Solução Solução Aplicativo Controlador Comunicação Módulos Testes Conclusão Dúvidas

Leia mais

Sistema de instalação comunicante Tébis

Sistema de instalação comunicante Tébis Sistema de instalação comunicante Tébis Instalação eléctrica comunicante Tébis Dedicado à habitação e a edifícios terciários, permite: Comandar iluminação Controlar estores, persianas, toldos Optimizar

Leia mais

Meios de Comunicação de Dados.

Meios de Comunicação de Dados. Meios de Comunicação de Dados www.profjvidal.com Redes sem Fio: - Com infraestrutura - Sem infraestrutura ou AD-HOC Introdução As redes de computadores vieram para revolucionar a forma como nos comunicamos

Leia mais

A KNX do Brasil dedica-se ao estudo, projeto, acompanhamento e distribuição de produtos e soluções no Brasil

A KNX do Brasil dedica-se ao estudo, projeto, acompanhamento e distribuição de produtos e soluções no Brasil 1 Empresa A KNX do Brasil dedica-se ao estudo, projeto, acompanhamento e distribuição de produtos e soluções no Brasil O nosso portfólio inclui projetos de referência nos segmentos residencial, hotelaria,

Leia mais

Eng.º Domingos Salvador dos Santos.

Eng.º Domingos Salvador dos Santos. DOMÓTICA TOPOLOGIA Eng.º Domingos Salvador dos Santos email:dss@isep.ipp.pt Outubro de 2010 Estrutura da Apresentação Topologia Física Linha/Área Endereço Individual Endereço de Grupo Acoplador: Diagrama

Leia mais

Redes de Computadores.

Redes de Computadores. Redes de Computadores www.profjvidal.com TOPOLOGIA DE REDES Topologia de Redes A topologia de rede descreve como é o layout de uma rede de computadores, através da qual há o tráfego de informações, e também

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Topologias de cablagem Escola Superior de Tecnologia e Gestão Instituto Politécnico de Bragança Março de 2006 Topologias Determinam a forma de implantação das cablagens Topologia

Leia mais

Meios de Comunicação de Dados.

Meios de Comunicação de Dados. Meios de Comunicação de Dados www.profjvidal.com Redes sem Fio: - Com infraestrutura - Sem infraestrutura ou AD-HOC Introdução As redes de computadores vieram para revolucionar a forma como nos comunicamos

Leia mais

Curso de certificação KNX Básico

Curso de certificação KNX Básico Curso de certificação KNX Básico Conteúdo da informação 1. Programação do curso; 2. Conteúdo teórico do curso; 3. Conteúdo prático do curso; 4. Avaliação; 5. Reserva de vaga e custo do curso 1. Programação

Leia mais

Redes de Computadores.

Redes de Computadores. Redes de Computadores www.profjvidal.com REDES PONTO-A-PONTO E CLIENTE-SERVIDOR REDES DE COMPUTADORES Uma rede de computadores é formada por um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações

Leia mais

Manual de Programação e instalação

Manual de Programação e instalação Manual de Programação e instalação EXPANSOR VW8ZIP V2.10 R1.00 Novembro 2017 www.viawebsystem.com.br Índice APRESENTAÇÃO...3 INTRODUÇÃO...3 INSTALAÇÃO...4 EXPANSOR VW8ZIP...5 PROGRAMANDO O EXPANSOR...6

Leia mais

Segurança, eficiência e conforto com o sistema KNX

Segurança, eficiência e conforto com o sistema KNX Segurança, eficiência e conforto com o sistema KNX Segurança Durma bem. Viaje sem preocupações. Confie no KNX. Rede de observação O sistema KNX está sempre alerta durante a noite e quando o utilizador

Leia mais

Redes de comunicação. Mod 2 Redes de computadores. Professor: Rafael Henriques

Redes de comunicação. Mod 2 Redes de computadores. Professor: Rafael Henriques Redes de comunicação Mod 2 Redes de computadores 1 Professor: Rafael Henriques Apresentação 2 Professor: Rafael Henriques Introdução às redes de computadores; Tipos de rede; Diagramas de encaminhamento;

Leia mais

Definição Rede Computadores

Definição Rede Computadores Definição Rede Computadores Uma rede de computadores consiste na interconexão entre dois ou mais computadores e dispositivos complementares acoplados através de recursos de comunicação, geograficamente

Leia mais

Faz passar sempre todas as mensagens.

Faz passar sempre todas as mensagens. Faz passar sempre todas as mensagens. PRAESIDEO - Sistema digital de chamadas e de alarme por voz boschsecurity.com PRAESIDEO - Sistema digital de chamadas e de alarme por voz 3 Manter o público informado

Leia mais

A montagem e ligação de aparelhos eléctricos apenas devem ser realizadas por eletricistas especializados.

A montagem e ligação de aparelhos eléctricos apenas devem ser realizadas por eletricistas especializados. Conversor rádio KNX RF N.º art. : MK100RF Manual de instruções 1 Indicações de segurança A montagem e ligação de aparelhos eléctricos apenas devem ser realizadas por eletricistas especializados. Risco

Leia mais

Planificação Anual da disciplina de Comunicação de dados 12º 1PE

Planificação Anual da disciplina de Comunicação de dados 12º 1PE Conteúdos 1.Conceitos básicos 1.1. Rede de Comunicação 1.2. Redes de dados 1.3. Transmissão de Dados 1.4. A Informação 2.Redes de dados 2.1. Importância 2.2. Áreas de Aplicação 2.2.1.Perspectiva de evolução

Leia mais

Aula 2 Topologias de rede

Aula 2 Topologias de rede Aula 2 Topologias de rede Redes e Comunicação de Dados Prof. Mayk Choji UniSALESIANO Araçatuba 13 de agosto de 2016 Sumário 1. Topologias de Rede 2. Topologias Físicas Ponto-a-Ponto Barramento BUS Anel

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Introdução Rede O que é?? 1 O que é uma rede É a conexão de duas ou mais máquinas com o objetivo de compartilhar recursos entre uma máquina e outra. Recursos Podem ser físicos ou

Leia mais

REDES LOCAIS. Quando você precisar ir além do computador em cima de sua mesa, esta na hora de instalar uma rede local.

REDES LOCAIS. Quando você precisar ir além do computador em cima de sua mesa, esta na hora de instalar uma rede local. 1. Introdução 1.1. - Conceitos REDES LOCAIS Quando você precisar ir além do computador em cima de sua mesa, esta na hora de instalar uma rede local. 1 1.2. Tipos de Aplicações As Redes Locais têm em geral

Leia mais

COMO USAR O BARRAMENTO A/B DO SISTEMA DA CENTRAL DE ALARME AMT 4010 SMART

COMO USAR O BARRAMENTO A/B DO SISTEMA DA CENTRAL DE ALARME AMT 4010 SMART COMO USAR O BARRAMENTO A/B DO SISTEMA DA CENTRAL DE ALARME AMT 4010 SMART Santa Rita do Sapucaí, 20 de Maio de 2019 1. Características 2 2. Especificação dos acessórios 3 2.1. XEP 4004 SMART Expansor de

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular COMUNICAÇÃO DE DADOS E REDES Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular COMUNICAÇÃO DE DADOS E REDES Ano Lectivo 2013/2014 Programa da Unidade Curricular COMUNICAÇÃO DE DADOS E REDES Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Informática 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade

Leia mais

instabus EIB Soluções Inteligentes para os edifícios do Presente e do Futuro

instabus EIB Soluções Inteligentes para os edifícios do Presente e do Futuro instabus EIB Soluções Inteligentes para os edifícios do Presente e do Futuro Automation and Drives O Conceito EIB European Installation Bus Association Trademark association Marca de qualidade Internacional

Leia mais

LUCAS DA SILVA RELATÓRIO FINAL DE PROJETO CABO COAXIAL

LUCAS DA SILVA RELATÓRIO FINAL DE PROJETO CABO COAXIAL Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial E.E.P. Senac Pelotas Centro Histórico Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Curso Técnico em Informática LUCAS DA SILVA RELATÓRIO FINAL DE PROJETO

Leia mais

CAP1300 Guia de instalação rápida

CAP1300 Guia de instalação rápida CAP1300 Guia de instalação rápida 09-2017 / v1.0 ÍNDICE I Informações sobre o produto... 3 I-1 Conteúdo da embalagem... 3 I-2 Requisitos do sistema... 4 I-3 Descrição geral do hardware... 4 I-4 Estado

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores. Eng.º Domingos Salvador dos Santos.

APRESENTAÇÃO. Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores. Eng.º Domingos Salvador dos Santos. Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores DOMÓT ICA APRESENTAÇÃO Eng.º Domingos Salvador dos Santos email:dss@isep.ipp.pt http://ave.dee.isep.ipp.pt/~dss/ Setembro de 2014 Programa da Disciplina

Leia mais

Sistema Distríbuído de Medição de Grandezas

Sistema Distríbuído de Medição de Grandezas Engenharia Electrotécnica e Ramo Electrónica e Sistema Distribuído de Medição de Grandezas Realizado por: Nuno Camilo nº 99 216 3509 Isaac Correia nº02 216 4971 Com a orientação do: Professor António Abreu

Leia mais

AULA 9 ATUADORES ELÉTRICOS

AULA 9 ATUADORES ELÉTRICOS AULA 9 ATUADORES ELÉTRICOS Prof. Fabricia Neres Tipos de Acionamento Os acionadores são dispositivos responsáveis pelo movimento nos atuadores. Podem ser classificados em: Acionamento Elétrico; Acionamento

Leia mais

Prof. Marcelo Machado Cunha Parte 2

Prof. Marcelo Machado Cunha Parte 2 Prof. Marcelo Machado Cunha Parte 2 www.marcelomachado.com As redes de computadores se classificam conforme a forma de ligação entre as estações nas seguintes categorias: Linear ou Barramento Estrela Anel

Leia mais

Micro Application Example

Micro Application Example Micro Application Example Ativação autônoma na rede GAMMA instabus EIB em aplicações técnicas prediais (com LOGO! e módulo EIB) Micro Automation Set 8 Nota Nota Os Micro Automation Sets são facultativos

Leia mais

Expansor VW16Z Expansor VW16ZGPRS Expansor VW16ZETH. Manual de utilização. V2.5 R1.10 Setembro de 2011

Expansor VW16Z Expansor VW16ZGPRS Expansor VW16ZETH. Manual de utilização. V2.5 R1.10 Setembro de 2011 Expansor VW16Z Expansor VW16ZGPRS Expansor VW16ZETH Manual de utilização V2.5 R1.10 Setembro de 2011 www.viawebsystem.com.br O software Expansor VW16Z transforma o painel VW16Z em um módulo de expansão,

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. SDCD - Sistema Digital de Controle Distribuído

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. SDCD - Sistema Digital de Controle Distribuído Sistema Sistema Digital Digital de de Controle Controle Distribuído Distribuído SLIDE - 1 INTRODUÇÃO: AUTOMAÇÃO: Qualquer sistema, apoiado por computadores, que substitua o trabalho humano e que vise soluções

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES Informática REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Redes de computadores são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem que dois ou mais computadores possam compartilhar

Leia mais

O DS 01P fornece uma corrente de 100mA ao condutor de sinalização.

O DS 01P fornece uma corrente de 100mA ao condutor de sinalização. DS 24P 60P 96P Fonte de Alimentação As fontes de alimentação fornecem uma tensão de 24 VDC e uma corrente de 1A, 2,5A e 4A consoante o tipo da mesma. A quantidade de módulos que podem ser ligados numa

Leia mais

ELETRICIDADE E ELETRÓNICA

ELETRICIDADE E ELETRÓNICA Neste dossier, dedicado à, fique a conhecer o protocolo KNX, nomeadamente os sistemas de controlo e gestão de Iluminação. : o futuro é cada vez mais inteligente Imagem_Fraunhofer KNX e o controlo de iluminação

Leia mais

PROJETO INTEGRADO DE INFRAESTRUTURA"

PROJETO INTEGRADO DE INFRAESTRUTURA APRESENTAÇÃO PROJETO INTEGRADO DE INFRAESTRUTURA" Programa de Certificação CONCEITO DE PROJETO INTEGRADO Um projeto integrado deve contemplar pelo menos os quadros de elétrica, automação e sistemas (dados,

Leia mais

Topologias de redes de computadores

Topologias de redes de computadores Topologias de redes de computadores Objetivos Apresentar as principais topologias de redes e suas classificações. Caracterizar as topologias e sua formação. Conhecer as topologias em sua essência. Apresentar

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES - ANO LECTIVO 2013/2014 MÓDULO 2 REDE DE COMPUTADORES - FICHA DE TRABALHO Nº 1

REDES DE COMPUTADORES - ANO LECTIVO 2013/2014 MÓDULO 2 REDE DE COMPUTADORES - FICHA DE TRABALHO Nº 1 MÓDULO 2 REDE DE COMPUTADORES - FICHA DE TRABALHO Nº 1 1) Em que consiste uma rede de computadores? 2) Refira as principais vantagens e desvantagens associadas à implementação de uma rede de computadores.

Leia mais

Modbus, Profibus, Devicenet. Prof. Regis Isael

Modbus, Profibus, Devicenet. Prof. Regis Isael Modbus, Profibus, Devicenet Prof. Regis Isael Redes Modbus Redes Modbus A princípio era um protocolo proprietário criado pela MODICON em 1978 visando o uso em seus próprios dispositivos. Atualmente a MODICON

Leia mais

Introdução: É um sistema de barramento de comunicação baseado na norma EN e que utiliza o protocolo de comunicação DP.

Introdução: É um sistema de barramento de comunicação baseado na norma EN e que utiliza o protocolo de comunicação DP. Profibus DP Configuração da ET200S PROFIBUS DP Introdução: É um sistema de barramento de comunicação baseado na norma EN 50170 e que utiliza o protocolo de comunicação DP. Este protocolo garante uma cíclica,

Leia mais

ADAPTADOR SEM FIOS 450N BANDA DUPLA USB 2.0

ADAPTADOR SEM FIOS 450N BANDA DUPLA USB 2.0 ADAPTADOR SEM FIOS 450N BANDA DUPLA USB 2.0 Manual de Instalação Rápida DN-70650 Conteúdo Conteúdo da Embalagem... Página 1 Instalação do Cartão de Rede... Página 2 Ligar o Ponto de Acesso Sem Fios...

Leia mais

Introdução as Redes de Computadores

Introdução as Redes de Computadores Introdução as Redes de Computadores Redes de Computadores Charles Tim Batista Garrocho Instituto Federal de Minas Gerais IFMG Campus Ouro Branco https://garrocho.github.io charles.garrocho@ifmg.edu.br

Leia mais

Controlador climatização, s/ ajuste, com entrada binária 4 canais

Controlador climatização, s/ ajuste, com entrada binária 4 canais Controlador climatização, s/ ajuste, com entrada binária 4 canais N.º art...2178 ORTS.. Manual de instruções 1 Indicações de segurança A instalação e a montagem de aparelhos eléctricos apenas devem ser

Leia mais

TXA100 Kit Configurador KNX Easy Guia rápido

TXA100 Kit Configurador KNX Easy Guia rápido TXA100 Kit Configurador KNX Easy 09/2015 6LE001660A 1. PRIMEIRA INICIALIZAÇÃO... 3 1.1 LIGAÇÃO DA MALETA... 3 1.2 INSTALAÇÃO DO LAUNCHER... 4 1.3 SELEÇÃO DA REDE WI-FI... 4 1.4 INICIALIZAÇÃO DO SOFTWARE...

Leia mais

Características e funcionalidades de uma rede IO-link. Bruno Betiol, Fernando do Amaral Omura, Gabriel Henrique Faria, Samuel Slaviero Lângaro

Características e funcionalidades de uma rede IO-link. Bruno Betiol, Fernando do Amaral Omura, Gabriel Henrique Faria, Samuel Slaviero Lângaro Características e funcionalidades de uma rede IO-link. Bruno Betiol, Fernando do Amaral Omura, Gabriel Henrique Faria, Samuel Slaviero Lângaro Resumo Este trabalho apresenta os elementos que constituem

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO SERVIDOR

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO SERVIDOR MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO 22.4.0 SERVIDOR SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 3 2. INSTALAÇÃO DO SOFTWARE 4 3. UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE 6 ANEXO 1 GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA 17 ANEXO 2 SOLUÇÕES

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Arquitetura de Computadores Hardware e Software Prof. Jeime Nunes p Tipos de memória n RAM (random access memory) - memória de acesso aleatório, é volátil e permite

Leia mais

INFORMATIVO. Principais informações sobre a Central de Automação

INFORMATIVO. Principais informações sobre a Central de Automação INFORMATIVO Principais informações sobre a Central de Automação Todos apartamentos possuem uma central de automação que poderá controlar vários sistemas: iluminação, cortinas, áudio, vídeo e ar condicionado.

Leia mais

Universidade de Aveiro Departamento de Engenharia Mecânica Kevin Pinheiro de Castro. Domótica - Desenvolvimento de uma solução integradora

Universidade de Aveiro Departamento de Engenharia Mecânica Kevin Pinheiro de Castro. Domótica - Desenvolvimento de uma solução integradora Universidade de Aveiro Departamento de Engenharia Mecânica 2012 Kevin Pinheiro de Castro Domótica - Desenvolvimento de uma solução integradora Universidade de Aveiro Departamento de Engenharia Mecânica

Leia mais

Preparação AV3 Fundamentos de Redes de Computadores

Preparação AV3 Fundamentos de Redes de Computadores Preparação AV3 Fundamentos de Redes de Computadores 1 - Em uma rede de computadores existem dispositivos responsáveis por distribuir as informações por toda a rede. Quando falamos de dispositivos que atuam

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS SÃO JOSÉ CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE TELECOMUNICAÇÕES 1 MULTIPLEXAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS SÃO JOSÉ CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE TELECOMUNICAÇÕES 1 MULTIPLEXAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS SÃO JOSÉ CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE TELECOMUNICAÇÕES 1 MULTIPLEXAÇÃO A multiplexação é uma operação que consiste em agrupar

Leia mais

Motivação: Decentralização e Distribuição de Inteligência Evolução das Arquiteturas

Motivação: Decentralização e Distribuição de Inteligência Evolução das Arquiteturas Motivação: Decentralização e Distribuição de Inteligência Evolução das Arquiteturas dos Sistemas de Automação Sistemas de Automação Industrial insumos matéria, energia e informação Sistema de Automação

Leia mais

Atividade de Participação de Aula 02 (Individual) Aluno: Data: 17/08/2017

Atividade de Participação de Aula 02 (Individual) Aluno: Data: 17/08/2017 Atividade de Participação de Aula 02 (Individual) Aluno: Data: 17/08/2017 Curso: Engenharia Elétrica Período: 1. O que é uma rede Industrial? Sistema de Comunicação bidirecional em tempo real que permite

Leia mais

Instituto Federal de São Paulo Campus Presidente Epitácio Redes e Protocolos Industriais Prof Fernando Barros Rodrigues Protocolos Industriais

Instituto Federal de São Paulo Campus Presidente Epitácio Redes e Protocolos Industriais Prof Fernando Barros Rodrigues Protocolos Industriais Protocolos Industriais Redes de campo surgiram da necessidade de interligar equipamentos usados nos sistemas de automação, que se proliferavam operando independentemente. A interligação desses equipamentos

Leia mais

Informática I. Aula 20. Aula 20-26/06/06 1

Informática I. Aula 20.  Aula 20-26/06/06 1 Informática I Aula 20 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 20-26/06/06 1 Ementa Histórico dos Computadores Noções de Hardware e Software Microprocessadores Sistemas Numéricos e Representação

Leia mais

AULA PRÁTICA 1 SAÍDA BINÁRIA

AULA PRÁTICA 1 SAÍDA BINÁRIA AULA PRÁTICA 1 SAÍDA BINÁRIA 1. INTRODUÇÃO A saída binária é um dispositivo com dois relés na saída (A e B), permitindo o controle de duas cargas independentemente. Os dois canais (A e B) da saída binária

Leia mais

Redes de comunicação. Mod 2 Redes de computadores. Professor: Rafael Henriques

Redes de comunicação. Mod 2 Redes de computadores. Professor: Rafael Henriques Redes de comunicação Mod 2 Redes de computadores 1 Professor: Rafael Henriques Apresentação 2 Professor: Rafael Henriques Introdução às redes de computadores; Tipos de rede; Diagramas de encaminhamento;

Leia mais

ü Na década de 1920 os dispositivos mecânicos foram substituídos pelos relés; ü O uso da lógica de relés dificultava modificações do processo;

ü Na década de 1920 os dispositivos mecânicos foram substituídos pelos relés; ü O uso da lógica de relés dificultava modificações do processo; O que são? CLP - CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL ü O CLP é um computador industrial, capaz de implementar funções de controle (sequência lógica, contagem e temporização), operações lógicas e aritméticas,

Leia mais

CST Redes de Computadores. Comunicação de Dados 2. Aula 13 Planejamento de Redes. Prof. Jéferson Mendonça de Limas

CST Redes de Computadores. Comunicação de Dados 2. Aula 13 Planejamento de Redes. Prof. Jéferson Mendonça de Limas CST Redes de Computadores Comunicação de Dados 2 Aula 13 Planejamento de Redes Prof. Jéferson Mendonça de Limas LANs Realizando a Conexão Física Planejamento e Cabeamento de uma Rede LANs Realizando a

Leia mais

1. INTRODUÇÃO AS REDES INDUSTRIAIS

1. INTRODUÇÃO AS REDES INDUSTRIAIS 1. INTRODUÇÃO AS REDES INDUSTRIAIS 1. Como poderíamos explicar a divisão das redes de comunicação industriais em níveis? 2. Qual a importância da padronização de um protocolo de rede de comunicação? 3.

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA MARCOS VINÍCIUS CARDOSO DE OLIVEIRA LUCAS HENRIQUE LIMA SISTEMA DE COMUNICAÇÃO DE DADOS UTILIZANDO ARDUINO E MÓDULO RF 433 MHz BRASÍLIA 2017 MARCOS VINÍCIUS CARDOSO DE

Leia mais

Curso Técnico em Informática Redes TCP/IP 2 o Módulo. Prof. Cristiano da Silveira Colombo

Curso Técnico em Informática Redes TCP/IP 2 o Módulo. Prof. Cristiano da Silveira Colombo Curso Técnico em Informática Redes TCP/IP 2 o Módulo Prof. Cristiano da Silveira Colombo Objetivos da Aula Apresentar os conceitos de tecnologias e padrões de redes de computadores. Agenda da Aula Padronização

Leia mais

Professora Carla Granadeiro

Professora Carla Granadeiro Professora Carla Granadeiro UNIDADE 1: INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Conceitos básicos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação Introdução à estrutura e funcionamento de um

Leia mais

PT MANUAL TÉCNICO. Módulo para câmara separada sistema 2 fios art Passion.Technology.Design.

PT MANUAL TÉCNICO. Módulo para câmara separada sistema 2 fios art Passion.Technology.Design. PT MANUAL TÉCNICO Ar t. 1409 Módulo para câmara separada sistema 2 fios art. 1409 Passion.Technology.Design. Índice Avisos Descrição... 3 Características técnicas... 4 Ligações... 5 Ligações 1409...5 Funcionamento

Leia mais

Laboratório. Observações Importantes:

Laboratório. Observações Importantes: Instalações Observações Importantes: Laboratório a) Desde que contatados negligência ou uso indevido, toda e qualquer avaria ou falta de material implicará negativamente na avaliação por parte do professor.

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia Redes de Computadores Prof Pedro Vunge I Semestre de 2017 SUMÁRIO Capítulo2 Topologias de redes de computadores 2.1 Considerações iniciais ; 2.2

Leia mais

Sumário. 1. Introdução 2. Características. 3. Funcionamento físico. 4. Aplicações. 5. Referências

Sumário. 1. Introdução 2. Características. 3. Funcionamento físico. 4. Aplicações. 5. Referências Universidade de Brasília Instituto de Ciências Exatas Departamento de Ciências da Computação Disciplina de Transmissão de Dados Professor Jacir L Bordim RS-485 Grupo 10 Eduardo de Morais V Silva 02/81859

Leia mais

Introdução as Redes de Computadores

Introdução as Redes de Computadores Introdução as Redes de Computadores Redes de Computadores Charles Tim Batista Garrocho Instituto Federal de São Paulo IFSP Campus Campos do Jordão garrocho.ifspcjo.edu.br/rdc charles.garrocho@ifsp.edu.br

Leia mais

1 Indicações de segurança. 2 Estrutura do aparelho. 3 Função. Controlador climatização com entrada binária 4 canais. N.º art.

1 Indicações de segurança. 2 Estrutura do aparelho. 3 Função. Controlador climatização com entrada binária 4 canais. N.º art. Controlador climatização com entrada binária 4 canais N.º art. 2178TS Manual de instruções 1 Indicações de segurança A instalação e a montagem de aparelhos eléctricos apenas devem ser realizadas por electricistas

Leia mais

Conforto, economia, eficiência e segurança

Conforto, economia, eficiência e segurança email: knxdobrasil@knxdobrasil.com.br www.knxdobrasil.com.br Conforto, economia, eficiência e segurança email: knxdobrasil@knxdobrasil.com.br www.knxdobrasil.com.br Empresa A KNX do Brasil dedica-se ao

Leia mais

LEGRAND ESPECIALISTA MUNDIAL DE INFRA-ESTRUTURAS ELÉCTRICAS E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO PARA EDÍFICIOS. 5º Seminário VOLTIMUM

LEGRAND ESPECIALISTA MUNDIAL DE INFRA-ESTRUTURAS ELÉCTRICAS E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO PARA EDÍFICIOS. 5º Seminário VOLTIMUM LEGRAND ESPECIALISTA MUNDIAL DE INFRA-ESTRUTURAS ELÉCTRICAS E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO PARA EDÍFICIOS 5º Seminário VOLTIMUM Seminário Voltimum 2012 SEGURANÇA Seminário Voltimum 2012 SEGURANÇA Controlo

Leia mais

MANUAL INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO SOFTWARE GUARDIÃO. Sistemas de Alarme de Incêndio Wireless DF0023-G2-23/DF0023-G3-23 SISTEMAS DE SEGURANÇA

MANUAL INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO SOFTWARE GUARDIÃO. Sistemas de Alarme de Incêndio Wireless DF0023-G2-23/DF0023-G3-23 SISTEMAS DE SEGURANÇA MANUAL INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO SOFTWARE GUARDIÃO Sistemas de Alarme de Incêndio Wireless DF0023-G2-23/DF0023-G3-23 SISTEMAS DE SEGURANÇA Identificação Software Guardião Software Terminal Armazenamento Funções

Leia mais

Prof. Filipe Ornelas

Prof. Filipe Ornelas Prof. Filipe Ornelas ICCRLRI Hardware de Redes Por onde seguem os sinais nas redes? 3 Meios de Transmissão ICORLI 4 Cabulagem 0Cabos eléctricos 0 Coaxiais 0 Entrançados 5 Cabulagem - Cabo Coaxial 0 Até

Leia mais

Relé de impulso modular 16 A

Relé de impulso modular 16 A Relé de impulso modular 16 A Persianas automatizadas Corredores: controle de iluminação (hotel, hospital, etc.) Controle de iluminação de quartos Controle de iluminação de sala de estar FINDER reserva-se

Leia mais

Capítulo 4 Documento Rascunho Eurico Ferreira S.A. 25 de Junho de António Luís Passos de Sousa Vieira

Capítulo 4 Documento Rascunho Eurico Ferreira S.A. 25 de Junho de António Luís Passos de Sousa Vieira Capítulo 4 Documento Rascunho Eurico Ferreira S.A. 25 de Junho de 2012 António Luís Passos de Sousa Vieira 070503362 ee07362@fe.up.pt Capítulo 4 Inversores DC/AC O transporte de energia, em corrente alternada,

Leia mais

Domótica Inteligente. Catalogo 2017 Out Soluções de Automação para Profissionais EXTA LIFE 1

Domótica Inteligente. Catalogo 2017 Out Soluções de Automação para Profissionais EXTA LIFE 1 Soluções de Automação para Profissionais 1 Domótica Inteligente Catalogo 2017 Out 2017 2 Soluções de Automação para Profissionais 3 Casa ao Seu alcance O sistema de automação inteligente é um método moderno

Leia mais

Agenda Redes Arquitetura de computadores Programação de CLP Instrumentação OSI 3 / 54

Agenda Redes Arquitetura de computadores Programação de CLP Instrumentação OSI 3 / 54 1 Redes Padrões Topologia 2 Arquitetura de computadores CLP Evolução das arquiteturas Lógica Booleana 3 Programação de CLP Ladder Grafcet 4 Instrumentação Tipos de sensores Ponte de Wheatstone 2 / 54 Padrões

Leia mais

GUIA DE INSTALAÇÃO. Módulo de controle e automação de E/S em rede. Comm 4 I/O. Comm 24 I/O. Comm 4 I. Comm 4 O. Comm 4 IR.

GUIA DE INSTALAÇÃO. Módulo de controle e automação de E/S em rede. Comm 4 I/O. Comm 24 I/O. Comm 4 I. Comm 4 O. Comm 4 IR. GUIA DE INSTALAÇÃO Módulo de controle e automação de E/S em rede Comm 4 I/O Comm 24 I/O Comm 4 I Comm 4 O Comm 4 IR Comm 4 A Sumário Sobre este documento... 3 Compatibilidade eletromagnética (EMC - Electromagnetic

Leia mais

CARACTERÍSTICAS Omnia PC5132-RS Gemini OMN-RCV3 DSC RECV-16

CARACTERÍSTICAS Omnia PC5132-RS Gemini OMN-RCV3 DSC RECV-16 CARACTERÍSTICAS Omnia PC5132-RS Gemini OMN-RCV3 DSC RECV-16 Paradox Napco Frequência de operação 433MHz 900MHz 900MHz Zonas 8 ( Spectra ) 32 16 16 ( Digiplex ) Controle remoto 8 ( spectra ) 16 usa zona

Leia mais

Disciplina: Redes de Computadores

Disciplina: Redes de Computadores Disciplina: Redes de Computadores Prof. Leonardo Meirelles Alves Modelo de comunicação Aula 03-1 / 47 Modelo de Comunicação Com aumento na quantidade e no tamanho das redes e de implementações diferentes

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES. Vinícius Pádua

REDES DE COMPUTADORES. Vinícius Pádua REDES DE COMPUTADORES Introdução Necessidade Compartilhar dados em tempo hábil Constituída por vários computadores conectados através de algum meio de comunicação onde recursos são compartilhados Telecomunicação

Leia mais

Trabalho realizado por: Carina Carvalho Nº2 10º13

Trabalho realizado por: Carina Carvalho Nº2 10º13 Curso Profissional-Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Disciplina- Redes de Comunicação Módulo1-Comunicação de Dados Trabalho realizado por: Carina Carvalho Nº2 10º13 Este trabalho

Leia mais