RELAÇÕES ECOLÓGICAS. Nem sempre objetivam a alimentação Simbioses ou cenoses

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RELAÇÕES ECOLÓGICAS. Nem sempre objetivam a alimentação Simbioses ou cenoses"

Transcrição

1 RELAÇÕES ECOLÓGICAS

2 RELAÇÕES ECOLÓGICAS Nem sempre objetivam a alimentação Simbioses ou cenoses

3 RELAÇÕES ECOLÓGICAS Seres vivos Relacionam-se com o ambiente físico e também entre si Formam as relações ecológicas Estabelecem-se na busca por: Alimento Água Espaço Abrigo Luz ou parceiros para reprodução.

4 RELAÇÕES ECOLÓGICAS RELAÇÕES INTRAESPECÍFICAS Dentro da mesma população Entre indivíduos da mesma espécie RELAÇÕES INTERESPECÍFICAS Entre populações diferentes Entre indivíduos de espécies diferentes

5 RELAÇÕES ECOLÓGICAS RELAÇÕES HARMÔNICAS Positivas São indiferentes ou trazem benefícios para os envolvidos RELAÇÕES DESARMÔNICAS Quando trazem prejuízos a uma das espécies

6 RELAÇÕES HARMÔNICAS INTRAESPECÍFICAS

7 SOCIEDADE Intraespecífica União permanente entre indivíduos em que há divisão de trabalho Ex.: insetos sociais eusociais Abelhas Formigas Cupins)

8 SOCIEDADE NOS MAMÍFEROS Divisão de trabalho não é tão rigorosa quanto as abelhas, mas também há varias formas de cooperação. É comum, por exemplo, um animal soltar um grito de alarme quando vê um predador se aproximar do grupo; ou mesmo um animal dividir alimento com outros.

9 SOCIEDADE NOS MAMÍFEROS Mamíferos Castores Gorilas Babuínos Espécie humana

10 COLÔNIA Associação anatômica formando uma unidade estrutural e funcional. Grupo de organismos da mesma espécie que formam uma entidade diferente dos organismos individuais Alguns destes indivíduos podem especializar-se em determinadas funções necessárias à colônia. Coral-cérebro, caravela.

11

12 RELAÇÕES HARMÔNICAS INTERESPECÍFICAS

13 MUTUALISMO Interespecífica (+/+) Associação obrigatória entre indivíduos, em que ambos se beneficiam Líquen Bois e microrganismos do sistema digestório Polinizadores

14 COMENSALISMO Interespecífica (+/0) Associação em que um indivíduo aproveita restos de alimentares do outro, sem prejudicá-lo Tubarão e Rêmoras Leão e a Hiena Urubu e o Homem.

15 PROTOCOOPERAÇÃO Interespecífica (+/+) Associação facultativa entre indivíduos, em que ambos se beneficiam. Anêmona do Mar e paguro Gado e anum (limpeza dos carrapatos) Crocodilo africano e ave palito (higiene bucal).

16

17 INQUILINISMO Indivíduo usa outro como moradia ou suporte Não causa danos Plantas epífitas

18 RELAÇÕES DESARMÔNICAS INTRAESPECÍFICAS

19 CANIBALISMO Intraespecífica ( / ) Relação desarmônica Um indivíduo mata outro da mesma espécie para se alimentar Louva-a-Deus Aracnídeos Filhotes de tubarão no ventre materno.

20 Galináceos jovens os jovens pintinhos com dias de nascidos, quando agrupados em galpões não suficientemente grandes para abrigá-los podem, ocasionalmente apresentar canibalismo, como uma forma de controlar o tamanho da população. Artrópode da classe dos insetos (família Mantoideae). Este inseto é verde e recebe este nome por causa da posição de suas patas anteriores, juntas com tarsos dobrados, como se estivesse rezando. Neste grupo de insetos o canibalismo é muito comum, principalmente no que tange o processo reprodutivo. É hábito comum as fêmeas devorarem os machos numa luta que antecede a cópula.

21 COMPETIÇÃO INTRAESPECÍFICA Ocupação de um território Fêmea Prole Pode ocorrer em qualquer espécie

22 RELAÇÕES DESARMÔNICAS INTERESPECÍFICAS

23 AMENSALISMO Interespecífica ( / ) Produzem toxinas que inibem ou impedem o desenvolvimento de outras Maré vermelha Cobra (veneno) e homem Fungo Penicillium (penicilina) e bactérias.

24 A Penicilina foi descoberta em 1928 quando Alexander Fleming, no seu laboratório no Hospital St Mary em Londres, reparou que uma das suas culturas de Staphylococcus tinha sido contaminada por um bolor Penicillium, e que em redor das colônias do fungo não havia bactérias. Ele demonstrou que o fungo produzia uma substância responsável pelo efeito bactericida, a penicilina.

25 A Maré vermelha é a proliferação de algumas espécies de algas tóxicas. Muitas delas de cor avermelhada, e que geralmente ocorre ocasionalmente nos mares de todo o planeta. Encontramos essas plantas apenas no fundo do mar. Em situações como mudanças de temperatura, alteração na salinidade e despejo de esgoto nas águas do mar, elas se multiplicam e sobem à superfície, onde liberam toxinas que matam um grande número de peixes, mariscos e outros seres da fauna marinha. Quando isso acontece, grandes manchas vermelhas são vistas na superfície da água. Os seres contaminados por essas toxinas tornam-se impróprios para o consumo humano.

26 SINFILIA Interespecífica Indivíduos mantém em cativeiro indivíduos de outra espécie, para obter vantagens Formigas e pulgões.

27 Os pulgões são parasitas de certos vegetais, e se alimentam da seiva elaborada que retiram dos vasos liberianos das plantas. A seiva elaborada é rica em açúcares e pobre em aminoácidos. Por absorverem muito açúcar, os pulgões eliminam o seu excesso pelo ânus. Esse açúcar eliminado é aproveitado pelas formigas, que chegam a acariciar com suas antenas o abdômen dos pulgões, fazendo-os eliminar mais açúcar. As formigas transportam os pulgões para os seus formigueiros e os colocam sobre raízes delicadas, para que delas retirem a seiva elaborada. Muitas vezes as formigas cuidam da prole dos pulgões para que no futuro, escravizando-os, obtenham açúcar. Quando se leva em consideração o fato das formigas protegerem os pulgões das joaninhas, a interação é harmônica, sendo um tipo de protocooperação.

28 PREDATISMO Interespecífica ( / ) Relação em que um animal captura e mata indivíduos de outra espécie para se alimentar Cobra e rato Homem e gado Leão, o lobo, o tigre, a onça caçam veados, zebras e outros animais.

29

30 PARASITISMO Interespecífica ( / ) Indivíduos de uma espécie vivem no corpo de outro, do qual retiram alimento. Gado e carrapato Lombrigas e vermes parasitas do ser humano.

31 COMPETIÇÃO INTERESPECÍFICA Disputa por recursos escassos no ambiente entre indivíduos de espécies diferentes Peixe Piloto e Rêmora (por restos deixados pelo tubarão) Tanto o Peixe Piloto quanto a Rêmora comem os restos deixados pelos tubarões Possuem o mesmo nicho ecológico e acabam disputando por espaço nele.

32 HERBIVORISMO Animais herbívoros devoram plantas inteiras ou partes delas Cavalos

33

34 ESTRATÉGIAS DE ATAQUE E DEFESA

35 CAMUFLAGEM Animais podem apresentar aspecto ou cor que os confunde com o ambiente Ajuda a presa a despistar o predador e o predador a confundir a presa

36 HOMOCROMIA Imitação envolve a cor Urso polar Gafanhotos Leão

37 HOMOTIPIA Imitação da forma Facilita o ataque do predador ou a defesa da presa Bicho-pau

38 MIMETISMO Capacidade de uma espécie de se assemelhar com outra para obter alguma vantagem Falsa coral

39 Polvo mímico Peixe escorpião Peixe escorpião Louva-a-Deus

40 Caranguejo Arlequim Caranguejo Aranha Cigarra cinza Crocodilo

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

51

O que são as relações ecológicas?

O que são as relações ecológicas? RELAÇÕES ECOLÓGICAS O que são as relações ecológicas? Em um ecossistema, os seres vivos relacionam-se com o ambiente físico e também entre si, formando o que chamamos de relações ecológicas. O que são

Leia mais

São relações que ocorrem entre indivíduos de uma comunidade. Podem ser: Intraespecíficas: ocorrem entre indivíduos da mesma espécie.

São relações que ocorrem entre indivíduos de uma comunidade. Podem ser: Intraespecíficas: ocorrem entre indivíduos da mesma espécie. São relações que ocorrem entre indivíduos de uma comunidade. Podem ser: Intraespecíficas: ocorrem entre indivíduos da mesma espécie. Interespecíficas: ocorrem entre indivíduos de espécies diferentes. Harmônica

Leia mais

FATORES ECOLÓGICOS. Atuam sobre o desenvolvimento de uma comunidade de seres do meio ambiente.

FATORES ECOLÓGICOS. Atuam sobre o desenvolvimento de uma comunidade de seres do meio ambiente. Relações Ecológicas FATORES ECOLÓGICOS FATORES ECOLÓGICOS Atuam sobre o desenvolvimento de uma comunidade de seres do meio ambiente. FATORES ECOLÓGICOS Fatores Biológicos ( Bióticos) Fatores Biológicos

Leia mais

Prof. Juliana -

Prof. Juliana - ECOLOGIA CONCEITOS BÁSICOS Ecologia Estudo das relações dos seres vivos entre si e destes com o meio ambiente População Conjunto de indivíduos de uma mesma espécie, que vive em uma determinada área em

Leia mais

AS COMUNIDADES BIOLÓGICAS. As interações entre as populações

AS COMUNIDADES BIOLÓGICAS. As interações entre as populações AS COMUNIDADES BIOLÓGICAS As interações entre as populações RELAÇÕES ECOLÓGICAS Relações Harmônicas ou interações positivas : são aquelas em que não há prejuízo para nenhum dos indivíduos envolvidos. Intra-específicas:

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ CAPÍTULO 17 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ CAPÍTULO 17 p.

Leia mais

Relações Ecológicas comunidade Objetivo: Elevar a capacidade de sobrevivência e gerar relações ecológicas. descendentes

Relações Ecológicas comunidade Objetivo: Elevar a capacidade de sobrevivência e gerar relações ecológicas. descendentes Os indivíduos de uma espécie interagem entre si e com os membros de outras espécies da comunidade ecológica a que pertencem, além de interagirem com o meio Ao conjunto das interações ecológicas estabelecidas

Leia mais

Tio Ton Ciências 09/08/2013. Relações interespecíficas: Ocorre entre indivíduos de espécies diferentes.

Tio Ton Ciências 09/08/2013. Relações interespecíficas: Ocorre entre indivíduos de espécies diferentes. cap.03 Tio Ton Ciências É a interação dos diversos organismos dentro do meio ambiente Pode ser classificada como Relações intraespecíficas: Ocorre entre indivíduos de uma mesma espécie. Relações interespecíficas:

Leia mais

Relações Entre Seres Vivos

Relações Entre Seres Vivos Relações Entre Seres Vivos Harmônicas e Desarmônicas Conceitos Fundamentais No ecossistema, os fatores bióticos são constituídos pelas interações que se manifestam entre os seres vivos que habitam um determinado

Leia mais

RESUMO DE ECOLOGIA. Professora Ana Clara

RESUMO DE ECOLOGIA. Professora Ana Clara Série: 6º Ano RESUMO DE ECOLOGIA ASA SUL Professora Ana Clara Os organismos da Terra não vivem isolados. Interagem uns com os outros e com o meio ambiente. A palavra ecologia deriva do grego oikos, e significa

Leia mais

Relações ecológicas. Luciana Ramalho 2018

Relações ecológicas. Luciana Ramalho 2018 Relações ecológicas Luciana Ramalho 2018 Relações ecológicas As interações entre indivíduos são classificas em: Inter-específica Harmônica Desarmônica Harmônica Intra-específica Desarmônica Relações ecológicas

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ECOLOGIA

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ECOLOGIA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ECOLOGIA DEFINIÇÃO DE ECOLOGIA É O RAMO DA BIOLOGIA QUE ESTUDA OS SERES VIVOS E SUAS RELAÇÕES SER VIVO SER VIVO SER VIVO MEIO AMBIENTE NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO CÉLULA CITOLOGIA TECIDO

Leia mais

Aula 8 Ecologia das comunidades: os seres vivos relacionando entre si

Aula 8 Ecologia das comunidades: os seres vivos relacionando entre si Aula 8 Ecologia das comunidades: os seres vivos relacionando entre si Dentro da comunidade biótica os organismos se relacionam entre si = RELAÇÕES ECOLÓGICAS Harmônicas Intraespecífica Interespecífica

Leia mais

Biologia. Relações Ecológicas / Estudo das Populações. Professor Enrico Blota.

Biologia. Relações Ecológicas / Estudo das Populações. Professor Enrico Blota. Biologia Relações Ecológicas / Estudo das Populações Professor Enrico Blota www.acasadoconcurseiro.com.br Biologia ECOLOGIA E CIÊNCIAS AMBIENTAIS POPULAÇÕES E INTERAÇÕES ENTRE OS SERES VIVOS Populações

Leia mais

Relações entre os seres vivos de uma comunidade

Relações entre os seres vivos de uma comunidade Relações entre os seres vivos de uma comunidade ANEXO CAPÍTULO 2 Aula 1/1 Relações ecológicas Relações intra-específicas Relações interespecíficas Relações ecológicas Relações ecológicas são relações que

Leia mais

Biologia Prof. Felipe de Lima Almeida

Biologia Prof. Felipe de Lima Almeida Biologia Prof. Felipe de Lima Almeida O problema demográfico! 2 3 Os determinantes populacionais Evolução Ecologia Genética Outras taxas importantes que influenciam na estrutura populacional: Taxa de natalidade;

Leia mais

São relações que ocorrem entre indivíduos de uma comunidade. Podem ser: Intraespecíficas: ocorrem entre indivíduos da mesma espécie.

São relações que ocorrem entre indivíduos de uma comunidade. Podem ser: Intraespecíficas: ocorrem entre indivíduos da mesma espécie. São relações que ocorrem entre indivíduos de uma comunidade. Podem ser: Intraespecíficas: ocorrem entre indivíduos da mesma espécie. Interespecíficas: ocorrem entre indivíduos de espécies diferentes. Harmônica

Leia mais

ECOLOGIA DEFINIÇÃO: ESTUDO DAS RELAÇÕES DOS SERES VIVOS ENTRE SI E COM O MEIO AMBIENTE. IMPORTÂNCIA DA ECOLOGIA

ECOLOGIA DEFINIÇÃO: ESTUDO DAS RELAÇÕES DOS SERES VIVOS ENTRE SI E COM O MEIO AMBIENTE. IMPORTÂNCIA DA ECOLOGIA ECOLOGIA DEFINIÇÃO: ESTUDO DAS RELAÇÕES DOS SERES VIVOS ENTRE SI E COM O MEIO AMBIENTE. IMPORTÂNCIA DA ECOLOGIA RACIONALIZAÇÃO DOS DESMATAMENTOS E DA EXPLORAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS CONTROLE DA POLUIÇÃO

Leia mais

BIOLOGIA. Ecologia e ciências ambientais. Relações ecológicas. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Ecologia e ciências ambientais. Relações ecológicas. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Ecologia e ciências ambientais Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem: I Conceitos fundamentais: II Relações intraespecíficas III Relações interespecíficas I Conceitos fundamentais: 1.1 -

Leia mais

AS COMUNIDADES BIOLÓGICAS. As interações entre as populações

AS COMUNIDADES BIOLÓGICAS. As interações entre as populações AS COMUNIDADES BIOLÓGICAS As interações entre as populações RELAÇÕES ECOLÓGICAS Relações Harmônicas ou interações positivas : são aquelas em que não há prejuízo para nenhum dos indivíduos envolvidos. Intra-específicas:

Leia mais

ECOLOGIA DE COMUNIDADES PROF. C. FREDERICO

ECOLOGIA DE COMUNIDADES PROF. C. FREDERICO ECOLOGIA DE COMUNIDADES PROF. C. FREDERICO RELAÇÕES BIÓTICAS NAS COMUNIDADES (BIOCENOSES) Uma relação (biocenose) pode ser: 1. HARMÔNICA (POSITIVA: + + ou + 0): Quando há benefícios para pelo menos uma

Leia mais

RELAÇÕES ECOLÓGICAS. l INTRA-ESPECÍFICAS - entre indivíduos da mesma espécie. l INTERESPECÍFICAS entre indivíduos de espécies diferentes.

RELAÇÕES ECOLÓGICAS. l INTRA-ESPECÍFICAS - entre indivíduos da mesma espécie. l INTERESPECÍFICAS entre indivíduos de espécies diferentes. Relações Ecológicas RELAÇÕES ECOLÓGICAS l INTRA-ESPECÍFICAS - entre indivíduos da mesma espécie. l INTERESPECÍFICAS entre indivíduos de espécies diferentes. DESARMÔNICAS (negativas) representam prejuízo

Leia mais

Factores Bióticos (São relações que se estabelecem entre seres vivos)

Factores Bióticos (São relações que se estabelecem entre seres vivos) Factores Bióticos (São relações que se estabelecem entre seres vivos) Relações intra-específicas (São relações que se estabelecem entre seres vivos da mesma espécie) Relações interespecíficas (São relações

Leia mais

Relações E o c ló l gi g c i a c s

Relações E o c ló l gi g c i a c s Ecologia Relações Ecológicas A maioria dos seres vivos depende de outras espécies para sobreviver. Uma espécie geralmente explora a outra, mas duas espécies podem, algumas vezes, juntar forças na luta

Leia mais

RELAÇÕES ECOLÓGICAS. São as interações dos diversos organismos que constituem uma comunidade biológica.

RELAÇÕES ECOLÓGICAS. São as interações dos diversos organismos que constituem uma comunidade biológica. Relações ecológicas RELAÇÕES ECOLÓGICAS São as interações dos diversos organismos que constituem uma comunidade biológica. Imagens: (A) Florence Devouard / GNU Free Documentation License. (B) Alistair

Leia mais

Dinâmica das população e relações ecológicas

Dinâmica das população e relações ecológicas Dinâmica das população e relações ecológicas Indicadores Demográficos A taxa de Natalidade corresponde ao número de indivíduo que nascem em determinado tempo. A taxa de mortalidade corresponde ao número

Leia mais

Moisés Myra de Araújo. Por Bioloja.com

Moisés Myra de Araújo. Por Bioloja.com Moisés Myra de Araújo Por Bioloja.com A maioria dos seres vivos depende de outras espécies para sobreviver. Uma espécie geralmente explora a outra, mas duas espécies podem, algumas vezes, juntar forças

Leia mais

RELAÇÕES ECOLÓGICAS. Professora: Andréa Roveré

RELAÇÕES ECOLÓGICAS. Professora: Andréa Roveré RELAÇÕES ECOLÓGICAS Professora: Andréa Roveré RELAÇÕES ECOLÓGICAS Interações (relações ou associações): INTRA-ESPECÍFICAS - entre indivíduos da mesma espécie INTERESPECÍFICAS entre indivíduos de espécies

Leia mais

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICA

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICA UNIDADE 7 Ecologia NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICA O estudo da Ecologia é muito abrangente, ele envolve fatores bióticos e abióticos. Fatores bióticos: interação entre os seres vivos, sejam eles da mesma

Leia mais

Professora: Klícia Regateiro

Professora: Klícia Regateiro Professora: Klícia Regateiro Ecologia é o estudo das relações entre os seres vivos e o ambiente onde vivem. O termo "ecologia" (do grego oikos, casa, e logos, ciência) foi originalmente empregado em 1866,

Leia mais

Prof. Marcelo Langer. Curso de Biologia. Aula 30 Ecologia

Prof. Marcelo Langer. Curso de Biologia. Aula 30 Ecologia Prof. Marcelo Langer Curso de Biologia Aula 30 Ecologia RELAÇÃO ENTRE SERES VIVOS RELAÇÕES INTERESPECÍFICAS HARMÔNICAS Comensalismo entre indivíduos de espécies diferentes, um se alimenta das sobras ou

Leia mais

Nas comunidades bióticas dentro de um ecossistema encontram-se várias formas de interações entre os seres vivos que as formam, denominadas relações

Nas comunidades bióticas dentro de um ecossistema encontram-se várias formas de interações entre os seres vivos que as formam, denominadas relações Nas comunidades bióticas dentro de um ecossistema encontram-se várias formas de interações entre os seres vivos que as formam, denominadas relações ecológicas ou interações biológicas Essas relações se

Leia mais

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICA

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICA UNIDADE 7 Ecologia NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICA O estudo da Ecologia é muito abrangente, ele envolve fatores bióticos e abióticos. Fatores bióticos: interação entre os seres vivos, sejam eles da mesma

Leia mais

Ecossistemas Interações seres vivos - ambiente FATORES DO AMBIENTE FATORES BIÓTICOS FATORES ABIÓTICOS Relações que os seres vivos estabelecem entre si. Fatores do ambiente que influenciam os seres vivos.

Leia mais

POPULAÇÕES NATURAIS. Prof. Rolim

POPULAÇÕES NATURAIS. Prof. Rolim POPULAÇÕES NATURAIS Prof. Rolim O que é mesmo população? Indivíduos da mesma espécie, capazes de reproduzir-se deixando descendentes férteis. DENSIDADE Densidade Populacional = nº de indivíduos em um determinado

Leia mais

9 o ANO E. FUNDAMENTAL II / Recuperação de Biologia. Ecologia. Prof. Cecil Fazolato

9 o ANO E. FUNDAMENTAL II / Recuperação de Biologia. Ecologia. Prof. Cecil Fazolato 9 o ANO E. FUNDAMENTAL II / 2017 Recuperação de Biologia Ecologia Prof. Cecil Fazolato Recuperação de Biologia Assuntos Fundamentos básicos da Ecologia Fluxo de Energia no Ecossistema Segunda-feira Terça-feira

Leia mais

FATORES ECOLÓGICOS. Mestrando: Marcondes Loureiro

FATORES ECOLÓGICOS. Mestrando: Marcondes Loureiro FATORES ECOLÓGICOS Mestrando: Marcondes Loureiro FATORES ECOLÓGICOS Atuam sobre o desenvolvimento de uma comunidade de seres do meio ambiente. Fatores Biológicos ( Bióticos) Relacionados aos Seres Vivos

Leia mais

Escola Portuguesa do Lubango Hélder Giroto Paiva. Relações bióticas

Escola Portuguesa do Lubango Hélder Giroto Paiva. Relações bióticas Escola Portuguesa do Lubango Hélder Giroto Paiva Relações bióticas Como se relacionam os Seres Vivos de uma comunidade? Factores Bióticos Intraespecíficas Interespecíficas Relações Intra-específicas Cooperação

Leia mais

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 24 SIMBIOSES HARMÔNICAS

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 24 SIMBIOSES HARMÔNICAS BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 24 SIMBIOSES HARMÔNICAS Fixação 1) (UERJ) As plantas leguminosas apresentam frequentemente nódulos nas suas raízes, causadas por invasão de bactérias fixadoras de nitrogênio

Leia mais

Monitoria 26 - Interações Ecológicas

Monitoria 26 - Interações Ecológicas Monitoria 26 - Interações Ecológicas 1. (UPE 2014) Observe a figura a seguir: Relações ecológicas entre componentes de diferentes espécies de um ecossistema são muito diversificadas. Algumas são mutuamente

Leia mais

Exercitando Ciências Tema Relações Ecológicas

Exercitando Ciências Tema Relações Ecológicas Exercitando Ciências Tema Relações Ecológicas Esta lista de exercícios abordam as seguintes relações ecológicas: Sociedade, Predação, Competição, Parasitismo e Cooperação. 1. A avoante, também conhecida

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ECOLOGIA

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ECOLOGIA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ECOLOGIA DEFINIÇÃO DE ECOLOGIA É O RAMO DA BIOLOGIA QUE ESTUDA OS SERES VIVOS E SUAS RELAÇÕES SER VIVO SER VIVO SER VIVO MEIO AMBIENTE NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO CÉLULA CITOLOGIA TECIDO

Leia mais

RELAÇÕES ECOLÓGICAS. Relações Harmônicas: Inter-específicas: Intra-específicas: uma união em nível comportamental como a vista nas sociedades.

RELAÇÕES ECOLÓGICAS. Relações Harmônicas: Inter-específicas: Intra-específicas: uma união em nível comportamental como a vista nas sociedades. RELAÇÕES ECOLÓGICAS Como visto anteriormente as interações dos seres entre si é chamada de alelobiose. Estas podem ser divididas em intra-específicas, quando entre indivíduos da mesma espécie ou inter-específicas,

Leia mais

O que é Ecologia? É a parte da Biologia que estuda as relações dos seres vivos entre si e com o ambiente.

O que é Ecologia? É a parte da Biologia que estuda as relações dos seres vivos entre si e com o ambiente. ECOLOGIA O que é Ecologia? É a parte da Biologia que estuda as relações dos seres vivos entre si e com o ambiente. O Espécie O População O Comunidade O Fatores Abióticos O Ecossistema O Biosfera O Hábitat

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Ciências Atividades para Estudos Autônomos Área de Ciências da Natureza Disciplina: Ciências Ano: 6º Ensino Fundamental Professoras: Danielle e Isabela Data: 5 / 6 / 2018 Aluno(a): Nº: Turma: Querido(a)

Leia mais

Nutrição. ECOLOGIA: Níveis tróficos, energia e relações ecológicas

Nutrição. ECOLOGIA: Níveis tróficos, energia e relações ecológicas ECOLOGIA: Níveis tróficos, energia e relações ecológicas Prof. Leonardo F. Stahnke Nutrição A principal relação entre as populações de um ecossistema envolve a nutrição. As espécies autotróficas servem

Leia mais

Relações Ecológicas. Biologia Monitores: Julio Junior e Thamirys Moraes 01, 02, 03, 04 e 06/03/2015. Material de Apoio para Monitoria

Relações Ecológicas. Biologia Monitores: Julio Junior e Thamirys Moraes 01, 02, 03, 04 e 06/03/2015. Material de Apoio para Monitoria Relações Ecológicas 1. Se duas espécies diferentes ocuparem num mesmo ecossistema o mesmo nicho ecológico, é provável que: a) se estabeleça entre elas uma relação harmônica. b) se estabeleça uma competição

Leia mais

Relações Ecológicas. Relações intraespecíficas Harmônicas

Relações Ecológicas. Relações intraespecíficas Harmônicas Relações Ecológicas Algumas relações essenciais na vida de um organismo são suas interações com os indivíduos de outras espécies dentro de uma comunidade. Essas interações podem ser classificadas de duas

Leia mais

Recuperação Contínua. 7º anos- 1º PERÍODO 2012 Professores: Cláudio Corrêa Janine C. Bandeira Maria Aparecida Donangelo

Recuperação Contínua. 7º anos- 1º PERÍODO 2012 Professores: Cláudio Corrêa Janine C. Bandeira Maria Aparecida Donangelo Recuperação Contínua 7º anos- 1º PERÍODO 2012 Professores: Cláudio Corrêa Janine C. Bandeira Maria Aparecida Donangelo O que a ecologia estuda? A ecologia estuda a interação dos organismos uns com os outros

Leia mais

População é um grupo de indivíduos de mesma espécie; O número de indivíduos e sua manutenção pode variar de acordo com seu ambiente;

População é um grupo de indivíduos de mesma espécie; O número de indivíduos e sua manutenção pode variar de acordo com seu ambiente; ECOLOGIA DE POPULAÇÃO E RELAÇÕES ECOLÓGICAS 1 Ecologia de População População é um grupo de indivíduos de mesma espécie; O número de indivíduos e sua manutenção pode variar de acordo com seu ambiente;

Leia mais

Dinâmica das população e relações ecológicas

Dinâmica das população e relações ecológicas Dinâmica das população e relações ecológicas Indicadores Demográficos A taxa de Natalidade corresponde ao número de indivíduo que nascem em determinado tempo. A taxa de mortalidade corresponde ao número

Leia mais

Unidade 2 Relações bióticas. Planeta Terra 8.º ano

Unidade 2 Relações bióticas. Planeta Terra 8.º ano Unidade 2 Relações bióticas Como se relacionam os indivíduos? Os seres vivos não dependem apenas das condições físicas dos ecossistemas. Para assegurarem a sua sobrevivência, os seres vivos relacionam-se

Leia mais

FUNDAMENTOS DA ECOLOGIA. A Geografia Levada a Sério

FUNDAMENTOS DA ECOLOGIA.  A Geografia Levada a Sério FUNDAMENTOS DA ECOLOGIA 1 Amazônia Roberto Carlos e Erasmo Carlos - 1989 2 Semear ideias ecológicas e plantar sustentabilidade é ter a garantia de colhermos um futuro fértil e consciente Sivaldo Filho

Leia mais

CORREÇÃO ROTEIRO SUCESSÃO ECOLÓGICA, RELAÇÕES ECOLÓGICAS E DINÂMICA DE POPULAÇÃO APOSTILA 11 PROVA MENSAL 4º. BIMESTRE

CORREÇÃO ROTEIRO SUCESSÃO ECOLÓGICA, RELAÇÕES ECOLÓGICAS E DINÂMICA DE POPULAÇÃO APOSTILA 11 PROVA MENSAL 4º. BIMESTRE CORREÇÃO ROTEIRO SUCESSÃO ECOLÓGICA, RELAÇÕES ECOLÓGICAS E DINÂMICA DE POPULAÇÃO APOSTILA 11 PROVA MENSAL 4º. BIMESTRE 1º. O que podemos entender por sucessão ecológica e quais seus tipos? PROCESSO GRADUAL

Leia mais

BIOLOGIA 1ª SÉRIE A PROFESSORA MARIANA BORGES

BIOLOGIA 1ª SÉRIE A PROFESSORA MARIANA BORGES BIOLOGIA 1ª SÉRIE A PROFESSORA MARIANA BORGES ECOLOGIA DEFINIÇÃO: ESTUDO DAS RELAÇÕES DOS SERES VIVOS ENTRE SI E COM O MEIO AMBIENTE. IMPORTÂNCIA DA ECOLOGIA RACIONALIZAÇÃO DOS DESMATAMENTOS E DA EXPLORAÇÃO

Leia mais

FUNDAMENTOS DA ECOLOGIA. A Geografia Levada a Sério

FUNDAMENTOS DA ECOLOGIA.  A Geografia Levada a Sério FUNDAMENTOS DA ECOLOGIA 1 Semear ideias ecológicas e plantar sustentabilidade é ter a garantia de colhermos um futuro fértil e consciente Sivaldo Filho 2 Amazônia Roberto Carlos e Erasmo Carlos - 1989

Leia mais

O anu-preto (cerca de 33 cm de comprimento) come os carrapatos que encontra entre os pelos das capivaras (1 m a 1,30 m de comprimento). Início.

O anu-preto (cerca de 33 cm de comprimento) come os carrapatos que encontra entre os pelos das capivaras (1 m a 1,30 m de comprimento). Início. Fabio Colombini/Acervo do fotógrafo Na natureza existem vários tipos de relação possível entre os seres vivos, além da relação de caçar (ou capturar alimento) e de ser caçado (ou servir de alimento). Você

Leia mais

Disciplina: Estudos ambientais. Aula 02 Sistemas Naturais Prof. Rodrigo Coladello

Disciplina: Estudos ambientais. Aula 02 Sistemas Naturais Prof. Rodrigo Coladello Disciplina: Estudos ambientais Aula 02 Sistemas Naturais Prof. Rodrigo Coladello Conteúdo da aula Ecologia e suas classificações Ecossistemas: Conceitos básicos. Ecossistemas aquáticos. Fatores Abióticos

Leia mais

BIOLOGIA. Ecologia e Ciências Ambientais. Dinâmica de populações. Prof.ª. Daniele Duó

BIOLOGIA. Ecologia e Ciências Ambientais. Dinâmica de populações. Prof.ª. Daniele Duó BIOLOGIA Ecologia e Ciências Ambientais Dinâmica de populações Prof.ª. Daniele Duó POPULAÇÃO : grupo de indivíduos da mesma espécie que convivem numa determinada área geográfica. A população como um todo

Leia mais

CAMUFLAGEM Alguns animais podem ter a capacidade de se camuflarem com o meio em que vivem para tirar alguma vantagem.

CAMUFLAGEM Alguns animais podem ter a capacidade de se camuflarem com o meio em que vivem para tirar alguma vantagem. RELAÇÕES ECOLÓGICAS PREDATISMO: É relação desarmônica em que um animal captura e mata um indivíduo de outra espécie para se alimentar. Compreende relação que se estabelece entre uma espécie predadora e

Leia mais

Ecossistemas. Samuel Brito - Ciências Naturais 8º ano

Ecossistemas. Samuel Brito - Ciências Naturais 8º ano Ecossistemas Ecologia Em 1869, Ernest Haeckel (1834-1919), biólogo alemão, usou a palavra Ecologia para designar a ciência que estuda as relações que os organismos estabelecem entre si e com o meio Ecossistema

Leia mais

Questões p.84. Fatores bióticos Relações que os seres vivos estabelecem entre si no ecossistema.

Questões p.84. Fatores bióticos Relações que os seres vivos estabelecem entre si no ecossistema. Fatores bióticos Fatores bióticos Relações que os seres vivos estabelecem entre si no ecossistema. Relações intraespecíficas Relações estabelecidas entre seres vivos da mesma espécie. Relações interespecíficas

Leia mais

BIOLOGIA Ecologia II Estudo de Populações

BIOLOGIA Ecologia II Estudo de Populações BIOLOGIA Ecologia II Estudo de Populações Professora: Brenda Braga Estudo de Populações Densidade Populacional Número de indivíduos de uma população que ocupa uma determinada área. Crescimento Populacional

Leia mais

Desperte para a vida, desperte para a vida. Vá e guie a sua luz, deixe-a brilhar. Alcance, até o céu. E está bem aberto. Você está eletrificado

Desperte para a vida, desperte para a vida. Vá e guie a sua luz, deixe-a brilhar. Alcance, até o céu. E está bem aberto. Você está eletrificado Desperte para a vida, desperte para a vida Vá e guie a sua luz, deixe-a brilhar Alcance, até o céu E está bem aberto Você está eletrificado E o mundo se torna uma fantasia E você é mais do que jamais poderia

Leia mais

O que é Ecologia? É a parte da Biologia que estuda a interação entre os organismos e a sua relação com o meio.

O que é Ecologia? É a parte da Biologia que estuda a interação entre os organismos e a sua relação com o meio. O que é Ecologia? É a parte da Biologia que estuda a interação entre os organismos e a sua relação com o meio. As características dos biomas da Terra atual e os principais problemas que agridem nosso planeta

Leia mais

Prof. Dr. Oriel Herrera Bonilla

Prof. Dr. Oriel Herrera Bonilla UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA Prof. Dr. Oriel Herrera Bonilla Monitores: Giuliane Sampaio John David Fortaleza - CE Versão 2010 Organismos

Leia mais

FUNDAMENTOS DA ECOLOGIA. A Geografia Levada a Sério

FUNDAMENTOS DA ECOLOGIA.  A Geografia Levada a Sério FUNDAMENTOS DA ECOLOGIA 1 Amazônia Roberto Carlos e Erasmo Carlos - 1989 2 Semear ideias ecológicas e plantar sustentabilidade é ter a garantia de colhermos um futuro fértil e consciente Sivaldo Filho

Leia mais

Ecologia das Populações. Marina Pereti Vinicius Brito

Ecologia das Populações. Marina Pereti Vinicius Brito Ecologia das Populações Marina Pereti Vinicius Brito PROBLEMATIZAÇÃO POPULAÇÃO É um grupo de indivíduos da mesma espécie, que vivem em uma mesma área, em um determinado período do tempo. ECOLOGIA DAS POPULAÇÕES

Leia mais

RUMO PRÉ VESTIBULAR Apostila 1 Biologia B. Ecologia. Prof.ª Carol

RUMO PRÉ VESTIBULAR Apostila 1 Biologia B. Ecologia. Prof.ª Carol RUMO PRÉ VESTIBULAR Apostila 1 Biologia B Ecologia Prof.ª Carol Aula 3.1 Comunidades e Populações RELAÇÕES ECOLÓGICAS As espécies que compõe uma população ou comunidade estabelecem relações afim de garantir

Leia mais

A principal característica que diferencia os artrópodes dos demais invertebrados são as patas articuladas.

A principal característica que diferencia os artrópodes dos demais invertebrados são as patas articuladas. Características A principal característica que diferencia os artrópodes dos demais invertebrados são as patas articuladas. A expressão patas articuladas vem do grego: artro, que significa "articulação",

Leia mais

AVALIAÇÃO OBJETIVA DE BIOLOGIA E FILOSOFIA

AVALIAÇÃO OBJETIVA DE BIOLOGIA E FILOSOFIA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN AVALIAÇÃO OBJETIVA DE BIOLOGIA E FILOSOFIA Segunda Avaliação 1ª série EM Primeiro Período - 2017 Aluno(a): Série e Turma: Nº: Professor(a): Data: / /2017 OBSERVAÇÕES [

Leia mais

ECOLOGIA RELAÇÕES TRÓFICAS ENTRE OS SERES VIVOS BIOMAS

ECOLOGIA RELAÇÕES TRÓFICAS ENTRE OS SERES VIVOS BIOMAS ECOLOGIA RELAÇÕES TRÓFICAS ENTRE OS SERES VIVOS BIOMAS RELAÇÕES TRÓFICAS ENTRE OS SERES VIVOS ECOLOGIA CONCEITOS BÁSICOS EM ECOLOGIA ECOLOGIA ECOLOGIA OIKOS = CASA LOGOS = CIÊNCIA 1866 ERNST HAECKEL (ZOÓLOGO

Leia mais

ONGEP PRÉ-PROVA BIOLOGIA 2013

ONGEP PRÉ-PROVA BIOLOGIA 2013 ONGEP PRÉ-PROVA BIOLOGIA 2013 ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS PORÍFEROS Provável ancestral: protista flagelado Diploblásticos Sem celoma Sem diferenciação de tecidos Coanócitos Ambiente aquático CELENTERADOS

Leia mais

1. Considere a teia alimentar abaixo.

1. Considere a teia alimentar abaixo. 1. Considere a teia alimentar abaixo. Sabe-se que, quando a espécie f é retirada experimentalmente, a população da espécie d apresenta um declínio acentuado. Isso indica que a relação interespecífica que

Leia mais

Sua prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Não rasure e não use corretivo. Entregue no dia da prova.

Sua prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Não rasure e não use corretivo. Entregue no dia da prova. Aluno(a): nº: Turma: Nota Ano: 2º Ano E.M. Data: /08/2019 Série Professor(a): Fabrício Trabalho Recuperação Matéria: Biologia Valor: 5,0 Sua prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Não rasure e não

Leia mais

BIOLOGIA PROF(A). MARCUS ALVARENGA

BIOLOGIA PROF(A). MARCUS ALVARENGA BIOLOGIA PROF(A). MARCUS ALVARENGA // QUESTÃO 01 O gráfico abaixo apresenta a curva de crescimento de uma população em função do tempo. // QUESTÃO 01 A curva de potencial biótico (CPB) difere da curva

Leia mais

Nutrição. ECOLOGIA: Níveis tróficos, energia e relações ecológicas

Nutrição. ECOLOGIA: Níveis tróficos, energia e relações ecológicas ECOLOGIA: Níveis tróficos, energia e relações ecológicas Prof. Leonardo F. Stahnke Nutrição A principal relação entre as populações de um ecossistema envolve a nutrição. As espécies autotróficas servem

Leia mais

A seguir veremos alguns exemplos desses tipos de relações. Relações Harmônicas (relações positivas)

A seguir veremos alguns exemplos desses tipos de relações. Relações Harmônicas (relações positivas) Relações ecológicas Em um ecossistema, os seres vivos relacionam-se com o ambiente físico e também entre si, formando o que chamamos de relações ecológicas. As relações ecológicas ocorrem dentro da mesma

Leia mais

ECOLOGIA. Prof ANA BEATRIZ MASELLI

ECOLOGIA. Prof ANA BEATRIZ MASELLI ECOLOGIA Prof ANA BEATRIZ MASELLI O termo ECOLOGIA foi empregado pela 1ª vez por E. Haeckel, em 1866. gr. OIKOS ESTUDO CASA, AMBIENTE Ecologia é o estudo das interações dos seres vivos entre si e com o

Leia mais

Tarefa 19 Professora Sarah OBSERVAÇÃO: TODAS AS QUESTÕES DEVEM SER JUSTIFICADAS POR ESCRITO NO CADERNO.

Tarefa 19 Professora Sarah OBSERVAÇÃO: TODAS AS QUESTÕES DEVEM SER JUSTIFICADAS POR ESCRITO NO CADERNO. Tarefa 19 Professora Sarah OBSERVAÇÃO: TODAS AS QUESTÕES DEVEM SER JUSTIFICADAS POR ESCRITO NO CADERNO. 01. Observe os desenhos abaixo. Mesmo nas grandes cidades, encontramos animais selvagens que se adaptaram

Leia mais

M Ó D U L O S C O N T E M P L A D O S

M Ó D U L O S C O N T E M P L A D O S M Ó D U L O S C O N T E M P L A D O S IPOP - Introdução à Ecologia de Comunidades e Populações TXAS - Crescimento Populacional PECO - Pirâmides Ecológicas SUEC - Sucessão Ecológica RIRA - Relações Ecológicas

Leia mais

Nesse trecho, muitas relações ecológicas entre a árvore e outros organismos são citadas, exceto

Nesse trecho, muitas relações ecológicas entre a árvore e outros organismos são citadas, exceto Biologia 1 ano Avaliação - D Rodrigo abr/08 1. Sobre o vídeo Blue Planet Mares Sazonais, é incorreto afirmar que: a) as lagostas americanas apresentam competição intra-específica por territórios reprodutivos.

Leia mais

Ecologia Conceitos Básicos e Relações Ecológicas

Ecologia Conceitos Básicos e Relações Ecológicas Ecologia Conceitos Básicos e Relações Ecológicas MOUZER COSTA O que é Ecologia? É a parte da Biologia que estuda as relações dos seres vivos entre si e com o ambiente. Conceitos Básicos Espécie População

Leia mais

QUESTÃO 03 - Esquematize duas cadeias alimentares em que você participe como consumidor primário e terciário, respectivamente.

QUESTÃO 03 - Esquematize duas cadeias alimentares em que você participe como consumidor primário e terciário, respectivamente. Disciplina: CIÊNCIAS Valor: Segmento: ENS. FUND. II Série: 6º Turma: 5,0 Pontos Assunto: Roteiro de Estudos Para Recuperação da 1ª Etapa/2018 Aluno (a): Nº: Nota: Professor: Waldemar Ernani Martins Querido

Leia mais

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO PARALELA PREVENTIVA 1º E.M. BIOLOGIA PROFª CLAUDIA LOBO - 1º TRIMESTRE/2015

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO PARALELA PREVENTIVA 1º E.M. BIOLOGIA PROFª CLAUDIA LOBO - 1º TRIMESTRE/2015 ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO PARALELA PREVENTIVA 1º E.M. BIOLOGIA PROFª CLAUDIA LOBO - 1º TRIMESTRE/2015 Imprimir e responder no caderno. Apresentar no dia 31/03. 1. Observe as tirinhas abaixo, onde em todas

Leia mais

I. A fixação de nitrogênio por bactérias presentes nos nódulos das raízes de plantas leguminosas.

I. A fixação de nitrogênio por bactérias presentes nos nódulos das raízes de plantas leguminosas. LISTA 4 RELAÇÕES ECOLÓGICAS 1 Ano Biologia Prof. Feresin Questão 01 -As relações/interações ecológicas estabelecidas entre duas espécies podem ser benéficas, prejudiciais ou neutras, e uma das formas de

Leia mais

Fatores bióticos. Fatores bióticos Relações que se estabelecem entre os seres vivos de uma comunidade. As relações bióticas podem ser:

Fatores bióticos. Fatores bióticos Relações que se estabelecem entre os seres vivos de uma comunidade. As relações bióticas podem ser: Fatores bióticos Fatores bióticos Relações que se estabelecem entre os seres vivos de uma comunidade. As relações bióticas podem ser: Interespecíficas se ocorrem entre seres de espécies diferentes. Os

Leia mais

COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 1ª Série. Profº: Ms Marcelo Biologia Aluno (a):. No.

COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 1ª Série. Profº: Ms Marcelo Biologia Aluno (a):. No. COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 1ª Série 65 Profº: Ms Marcelo Biologia Aluno (a):. No. Trabalho de Recuperação 1º Semestre Data: Valor: 12,0 pts Nota: INSTRUÇÕES: LEIA com atenção cada questão; PROCURE compreender

Leia mais

O vidro do aquário está turvo, com uma cor esverdeada. Como poderíamos tentar resolver o problema?

O vidro do aquário está turvo, com uma cor esverdeada. Como poderíamos tentar resolver o problema? Problema 1 O vidro do aquário está turvo, com uma cor esverdeada. Como poderíamos tentar resolver o problema? O vidro esverdeado é um alerta de que há algas microscópicas em exagero no ambiente do aquário.

Leia mais

DATA: 02 / 05 / 2017 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 6.º ANO/EF

DATA: 02 / 05 / 2017 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 6.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 02 / 05 / 207 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 6.º ANO/EF UNIDADE: FL - TARDE ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

Características gerais

Características gerais Artrópodes Quem são? Muitas vezes, não percebemos a presença daqueles animais com corpos de formas estranhas e cores variadas, que vivem ao nosso redor, voam sobre nossas cabeças ou aqueles que se locomovem

Leia mais

Atividade extra. Fascículo 7 Biologia Unidade 16. Exercício 1 Cecierj Exercício 2 Cecierj

Atividade extra. Fascículo 7 Biologia Unidade 16. Exercício 1 Cecierj Exercício 2 Cecierj Atividade extra Fascículo 7 Biologia Unidade 16 Exercício 1 Cecierj - 2013 É um sistema natural onde interagem entre si os seres vivos (fatores chamados de bióticos) e o ambiente (fatores abióticos, como

Leia mais

RELAÇÕES ECOLÓGICAS CLASSIFICAÇÃO

RELAÇÕES ECOLÓGICAS CLASSIFICAÇÃO CLASSIFICAÇÃO Tipo de interação A Intraespecíficas 9 relações que ocorrem entre indivíduos da mesma espécie. 9 relações que ocorrem entre indivíduos de espécies diferentes. Tipo de resultado da interação

Leia mais

Relações ecológicas. fev. 01. Resumo 02. Exercício de Aula 03. Exercício de Casa 04. Questão Contexto

Relações ecológicas. fev. 01. Resumo 02. Exercício de Aula 03. Exercício de Casa 04. Questão Contexto Relações ecológicas 13 15 fev 01. Resumo 02. Exercício de Aula 03. Exercício de Casa 04. Questão Contexto RESUMO A Ecologia estuda a relação dos seres vivos com o meio ambiente, chamada de alelobiose,

Leia mais

Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros

Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros ECOLOGIA 1. Definição Ecologia Do grego "oikos", que significa casa, e "logos", estudo. Estudo da distribuição e abundância das diferentes formas de vida

Leia mais

1- Qual a diferença entre seres produtores e seres consumidores? 2- A figura abaixo representa uma cadeia alimentar. Observe e responda.

1- Qual a diferença entre seres produtores e seres consumidores? 2- A figura abaixo representa uma cadeia alimentar. Observe e responda. Atividade de Estudo - Ciências 4º ano Nome: 1- Qual a diferença entre seres produtores e seres consumidores? 2- A figura abaixo representa uma cadeia alimentar. Observe e responda. a) Quais seres são predadores

Leia mais

As relações ecológicas Os seres vivos que formam uma comunidade relacionam-se entre si e com o ambiente

As relações ecológicas Os seres vivos que formam uma comunidade relacionam-se entre si e com o ambiente Material de Aperfeiçoamento de Estudos MAE 6ª série 1º Bimestre Professora MaristelA Borges As relações ecológicas Os seres vivos que formam uma comunidade relacionam-se entre si e com o ambiente Entendendo

Leia mais

Oficinas Do Ambiente II

Oficinas Do Ambiente II EDUCAÇÃO AMBIENTAL ANO LECTIVO 2009-2010 Oficinas Do Ambiente II Introdução No âmbito da disciplina de Oficinas do Ambiente II, foi proposto a construção de um ecossistema em que verifica-se as várias

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Ciências 2º Bimestre - Ensino Fundamental II ROTEIRO DE ESTUDOS Nome: Nº.: Série: 6º Professora Cristiane Carvalho / /16 INSTRUÇÕES: Leia os enunciados com atenção

Leia mais