Lição nº 2 CARACTERÍSTICAS DA VERDADEIRA ADORAÇÃO. 11 jan Eloisa Ferreira Lazzaroto Andrade

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Lição nº 2 CARACTERÍSTICAS DA VERDADEIRA ADORAÇÃO. 11 jan Eloisa Ferreira Lazzaroto Andrade"

Transcrição

1 Lição nº 2 CARACTERÍSTICAS DA VERDADEIRA ADORAÇÃO Eloisa Ferreira Lazzaroto Andrade 11 jan 2015

2

3

4 Texto da Nova Versão Internacional Texto Bíblico Inspirativo João

5 TEXTO ÁUREO Adorem ao Senhor no esplendor da sua santidade; tremam diante dele todos os habitantes da terra. Salmo 96.9

6 Introdução

7 No dicionário Michaelis (língua portuguesa) a definição de adorar é: Reverenciar, venerar, amar extremamente, idolatrar, gostar muito de, prestar culto. Já no dicionário Aurélio, significa ser apaixonado.

8 No Antigo Testamento, a expressão hebraica usada para adoração era shawkhaw, enquanto em grego no Novo Testamento a palavra é proscuneo.

9 Nos tempos bíblicos, havia indicações bem claras do lugar e da forma de realizar um culto de adoração a Deus. No entanto, neste diálogo transcrito acima, Jesus fala da verdadeira adoração, que não está ligada a um lugar ou forma, mas com um foco muito mais forte nas intenções de quem a oferece a Deus. Provocados por esta espécie de diálogo, convido-os a refletir sobre as formas de adorar a Deus e se temos dado a Ele a verdadeira adoração, em espírito e em verdade.

10 1. VERDADEIRA ADORAÇÃO: DE DENTRO PRA FORA

11 O louvor é uma manifestação externa, utilizando palavras e música. Já o adorar, tem a ver com uma atitude interna de respeito, temor e reverência a Deus. Deus, procura pessoas que o adorem em espírito e verdade, portanto, não é uma adoração somente de lábios, mas uma atitude espiritual e sincera. (Queiroz, 2014)

12 A adoração começa dentro de nós e se manifesta em nossas atitudes. Está diretamente ligada à intenção do coração. Vamos pensar nos sacrifícios no Antigo Testamento, oferecidos como parte do culto de adoração a Deus. (Não tenho pretensão aqui de fazer um estudo aprofundado sobre os sacrifícios, mas somente pensarmos na intenção do coração daqueles que prestavam esta forma de culto, que era a correta na época).

13 Haviam alguns critérios para que a oferta fosse agradável ao Senhor. Resumidamente, o animal escolhido para o sacrifício devia ser o melhor do rebanho, sem defeito, ou como em Gênesis 4.3-5a, as primícias. Em Isaías , Deus expressa sua insatisfação com o povo que cumpria com os rituais de culto, ofertas, sacrifícios, orações e festas, mas precisava mudar de atitude (vv 16, 17).

14 Ainda em Isaías 29.13, Deus fala da adoração somente da boca para fora, feita somente pela observação de regras humanas, mas com o coração distante Dele.

15 Aplicação

16 Qual tem sido nossa postura no culto ao Senhor, temos lhe dado nosso melhor? Temos nos preparado para os cultos de adoração ao Senhor? Como está nosso coração em relação a adoração a Deus? Os momentos de adoração coletivos tem sido somente um ritual para você?

17 2. VERDADEIRA ADORAÇÃO: FRUTO DE AMOR, INTIMIDADE E ARREPENDIMENTO

18 Um dos significados da palavra adorar no português é amar extremamente. As Escrituras nos mostram que somente um coração inclinado para Deus é capaz de adorá-lo, agradar-lhe e amá-lo em todos os atos e palavras (COIMBRA, p. 71, 2003). (Dt 6:4,5 e Mt 22:36,37)

19 Se nosso coração estiver longe do Senhor, de nada adiantarão belas palavras, rituais de adoração (Is , Sl 51.16,17).

20 O cultuar coletivo deve ser a expressão e consequência de sua vida cotidiana. (HEISE, 2012). Além disto, como poderemos falar das qualidades de alguém se não o conhecemos de perto? Quando amamos, desejamos estar perto, juntos, e assim conhecemos mais o outro.

21 A intimidade com Deus gera em nós uma adoração mais profunda. Quanto mais O conhecemos mais O amamos Mais O adoramos A adoração também é um reconhecimento de que nós somos, pecadores, não merecedores de Seu amor. Diante da Sua grandeza, majestade, poder, como não louvá-lo por nos amar, dar seu único Filho por nós, apesar da nossa pequenez? (Jó )

22 Aplicação

23 Que atitudes nossas contribuem para que conheçamos mais a Deus? Você se lembra de algum momento de adoração (não necessariamente com música) em que experimentou grande temor, arrependimento e quebrantamento que gerou mudança em sua vida? Compartilhe sua experiência edificando a vida dos demais irmãos.

24 3.VERDADEIRA ADORAÇÃO: UM ESTILO DE VIDA

25 Estar diante do Senhor, em contrição, gera em nós o arrependimento que nos convoca a uma mudança de atitude. Um verdadeiro adorador possui um amor integral que envolve toda a sua existência. (COIMBRA, p 72, 2003). Em João 4.21, Jesus diz para a mulher samaritana que estava chegando o tempo em que a adoração não seria mais realizada nem no monte, nem em Jerusalém, e a seguir declara que a hora já chegou em que os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade (v. 23).

26 A adoração não fica mais restrita a um lugar, a uma forma de culto, a um ritual. O entendimento de que estamos constantemente diante do Senhor, como os reformadores protestantes do século XVI diziam, CORAM DEO (diante de Deus), Em tudo que fazemos, adoramos ao Senhor! Cl 3: 23 nos leva a entender que adorar a Deus, isto é reverenciálo, prestar culto a Ele faz parte do nosso dia a dia.

27 Os músicos em nossos igrejas ( e me incluo nisto) precisam lembrar que a adoração não é só a música mas também o ato de servir a igreja, conduzindo-a neste momento da adoração. Podemos adorar a Deus também com nossa profissão e trabalho, como disse Thomas Carlyle Laborare est Orare/ Trabalhar é Adorar (MILLER, 2009), e ainda com nosso relacionamento com o próximo, seja ele nosso ente querido ou uma pessoa que vive na rua.

28 O dicionário Michaelis diz que culto é forma pela qual se presta homenagem à divindade e, culto interno é o que se rende a Deus por atos interiores da consciência. Como podemos homenagear a Deus?

29 Com certeza uma das formas de fazer isto é agradando-o, cumprindo sua vontade (Mq 6.8; Jo 14.15,23,24). Nas palavras de John Stott O fundamental em todo discipulado é a decisão de não somente tratar Jesus com títulos honrosos, mas seguir seu ensino e obedecer aos seus mandamentos. O culto também acontece nos nossos templos, mas não só lá, ele deve se estender por todas as áreas da nossa vida, onde reverenciamos nosso Deus com nossas ações, prestando culto a Ele com nossos atos.

30 Aplicação

31 De que forma você pode adorar a Deus no seu cotidiano? Na sua opinião, que atitudes podem ser consideradas atos de adoração a Deus? Como você pode adorar a Deus com seu trabalho?

32

33 No livro Uma Vida com Propósitos, Rick Warren compartilha a experiência vivida pela igreja Soul Survivor na Inglaterra, que deu origem a música Heart of Worship do cantor Matt Redmann, traduzida para o português como Essência da Adoração. A igreja passava por uma fase difícil e o pastor percebeu que o grupo de louvor estava perdendo o foco do que era a verdadeira adoração. Buscando uma forma de conduzir a igreja a uma essência real do ato de adorar, o pastor optou por desligar aparelhos de som e todos os instrumentos. Durante este período a igreja cantava, mas somente a capella. Como resultado deste processo, os músicos aprenderam que adoração não é só música e passaram a servir em outras áreas da igreja, alguns passaram a trabalhar voluntariamente em orfanatos, outros servindo aos pobres, outros ainda foram limpar a casa de alguém impossibilitado de fazê-lo.

34 Concluo esta lição, lembrando que a verdadeira adoração não se dá somente por rituais e palavras, mas por um coração sincero diante de Deus que é transformado a medida que O conhece e tem intimidade com Ele. O amor em nossos corações gerado pelo relacionamento com Deus nos inspira e nos leva a honrá-lo, exaltá-lo, adorá-lo com palavras, com música, mas também com nossas ações (1Sm 15.22). Ao seguir as palavras de Pedro, ser santo em todos procedimentos (1Pe 1.15, 16) o estilo de vida é adoração a Deus, pois é a natureza humana prostrada diante do nosso Senhor (Pr. Nelio Lazzarotto). Nas palavras de John Stott O fundamental em todo discipulado é a decisão de não somente tratar Jesus com títulos honrosos, mas seguir seu ensino e obedecer aos seus mandamentos.

35

36

Uma igreja adoradora

Uma igreja adoradora Uma igreja adoradora Introdução: Cônscia de que deve identificar seus propósitos com fulcro na Palavra de Deus, a IGREJA CONGREGACIONAL DINAMÉRICA toma por base, para o estabelecimento de tais propósitos,

Leia mais

Adorar em Espírito e Verdade

Adorar em Espírito e Verdade Adorar em Espírito e Verdade Adorar em Espírito e Verdade João 4.1-24 Quando chegamos aos cultos, ou em especial nos cultos de domingo, ouvimos sempre das pessoas que estão dirigindo o culto, vamos ouvir

Leia mais

O culto coletivo é importante para Deus? Deus valoriza o culto que prestamos a Ele? Deus se importa com o louvor que oferecemos a Ele?

O culto coletivo é importante para Deus? Deus valoriza o culto que prestamos a Ele? Deus se importa com o louvor que oferecemos a Ele? Hebreus 10:24-25. O culto coletivo é importante para Deus? Deus valoriza o culto que prestamos a Ele? Deus se importa com o louvor que oferecemos a Ele? Deus leva em consideração as coisas que falamos

Leia mais

LIÇÃO 2 A BELEZA E A GLÓRIA DO CULTO LEVÍTICO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 2 A BELEZA E A GLÓRIA DO CULTO LEVÍTICO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 2 A BELEZA E A GLÓRIA DO CULTO LEVÍTICO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A FONTE PRIMÁRIA DA ADORAÇÃO A Santa Bíblia, registra que em certa ocasião, Jesus disse a mulher de Samaria

Leia mais

O QUE É O CULTO? Cultuar é adorar a Deus!

O QUE É O CULTO? Cultuar é adorar a Deus! O CULTO ANTES CRESCEI NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO DE NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO. A ELE SEJA DADA A GLÓRIA, ASSIM AGORA, COMO NO DIA DA ETERNIDADE. AMÉM. 2PEDRO 3:18 Introdução Sem dúvidas nós

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 LIÇÃO 11 IGREJA Ponto de partida: A Igreja ocupa um lugar fundamental no plano de Deus. Quando falamos de Igreja, não estamos

Leia mais

1 Pedro 4-10 DOIS GRANDES PRIVILÉGIOS. EBD Miguel Horvath

1 Pedro 4-10 DOIS GRANDES PRIVILÉGIOS. EBD Miguel Horvath 1 Pedro 4-10 DOIS GRANDES PRIVILÉGIOS EBD 07.04.2019 Miguel Horvath : 1 Pedro 2.4-10 Vocês têm se aproximado de Cristo, a pedra viva. As pessoas o rejeitaram, mas Deus o escolheu para lhe conceder grande

Leia mais

Deus quer que dos nossos lábios saiam um cântico novo e espontâneo que declare a Sua grandeza.

Deus quer que dos nossos lábios saiam um cântico novo e espontâneo que declare a Sua grandeza. LIÇÃO 13 UM CÂNTICO NOVO Texto Bíblico: Salmos 33.3; 40.3; 96.1 Objetivos da lição: Entender que todos os verdadeiros discípulos precisam cantar um cântico novo. Compreender que somente o Senhor Deus é

Leia mais

Data: / 09 / Semana 2

Data: / 09 / Semana 2 Data: / 09 / 2010 - Semana 2 "Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular." At 4.11 1) Adoração (10') Sugestão: As músicas oferecidas na pasta de cânticos ou

Leia mais

Você conhece a sua bíblia?

Você conhece a sua bíblia? Você conhece a sua bíblia? RECORDANDO... Um breve tratado sobre as Escrituras - 66 livros: 39 AT + 27 NT - Ela é a revelação de Deus - Autores diferentes mas uma mesma mente formadora Interpretando a Bíblia

Leia mais

Nosso Ministério Sacerdotal

Nosso Ministério Sacerdotal As 3 pedras fundamentais para o ministério do povo de Deus são: O SACERDÓCIO de todos os discípulos de Jesus Os DONS DO ESPÍRITO SANTO manifestos em cada discípulo O EXEMPLO E MODELO de Jesus como servo

Leia mais

DIFERENÇA ENTRE LOUVOR E ADORAÇÃO Ensinos Bíblicos Que Todo Cristão Deveria Saber

DIFERENÇA ENTRE LOUVOR E ADORAÇÃO Ensinos Bíblicos Que Todo Cristão Deveria Saber Autor DIFERENÇA ENTRE LOUVOR E ADORAÇÃO Ensinos Bíblicos Que Todo Cristão Deveria Saber O Prof. Robert Amorim é fundador da Escola do Chamado e também professor e um dos diretores do Sistema de Ensino

Leia mais

24 DE JUNHO DE 2017 PÔR-DO-SOL: 21:08

24 DE JUNHO DE 2017 PÔR-DO-SOL: 21:08 24 DE JUNHO DE 2017 PÔR-DO-SOL: 21:08 Adoração Adoração é um tema importante porque está na base do Grande Conflito, foi o tema do qual derivou a rebelião de Lúcifer no Céu. O Grande Conflito continua

Leia mais

Lição nº 1 ASPECTOS IMPORTANTES DO LOUVOR AO SENHOR. 04 jan Eloisa Ferreira Lazzaroto Andrade

Lição nº 1 ASPECTOS IMPORTANTES DO LOUVOR AO SENHOR. 04 jan Eloisa Ferreira Lazzaroto Andrade Lição nº 1 ASPECTOS IMPORTANTES DO LOUVOR AO SENHOR Eloisa Ferreira Lazzaroto Andrade 04 jan 2015 Texto da Nova Versão Internacional Texto Bíblico Inspirativo Salmo 113 TEXTO ÁUREO Bendirei o Senhor

Leia mais

Lição 11 O altar aceitável por Deus Texto bíblico: Josué

Lição 11 O altar aceitável por Deus Texto bíblico: Josué Lição 11 O altar aceitável por Deus Texto bíblico: Josué 22.10-34 Quando Deus ministrou as instruções iniciais que foram precedidas das leis, nelas estavam também incluída a construção do altar que deveria

Leia mais

40 Dias de Propósitos. Detalhes de Funcionamento da Campanha Escola Bíblica 04/03/2007 Vlademir Hernandes

40 Dias de Propósitos. Detalhes de Funcionamento da Campanha Escola Bíblica 04/03/2007 Vlademir Hernandes 40 Dias de Propósitos Detalhes de Funcionamento da Campanha Escola Bíblica 04/03/2007 Vlademir Hernandes Histórico Igreja Saddleback Igreja Batista Lake Forest CA - EUA Fundada em 1980 por Rick Warren

Leia mais

PALAVRA & VIDA 3º TRIMESTRE/2017 LIÇÃO 08- CHEGOU A HORA DE RECEBER AS TERRAS DA PROMESSA!

PALAVRA & VIDA 3º TRIMESTRE/2017 LIÇÃO 08- CHEGOU A HORA DE RECEBER AS TERRAS DA PROMESSA! LIÇÃO 08- CHEGOU A HORA DE RECEBER AS TERRAS DA PROMESSA! Texto Bíblico: Josué 13.11-33. Objetivos da lição: Entender que Deus é fiel e cumpre suas promessas; Compreender que o tempo certo do cumprimento

Leia mais

Os Outros Seis Dias. Aula 02/08/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Os Outros Seis Dias. Aula 02/08/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Os Outros Seis Dias Aula 02/08/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira S Vivendo Teologicamente S O que a teologia tem a ver com a vida diária? S A teologia geralmente é considerada como algo abstrato.

Leia mais

4 O que é uma igreja baseada em princípios?

4 O que é uma igreja baseada em princípios? 4 O que é uma igreja baseada em princípios? Essa igreja é uma comunidade local onde todos os membros, vivenciando os princípios apresentados na Palavra de Deus, têm por objetivo glorificar a Deus e cumprir

Leia mais

A Natureza da Verdadeira Adoração. Autor: Geoffrey Thomas * * *

A Natureza da Verdadeira Adoração. Autor: Geoffrey Thomas * * * A Natureza da Verdadeira Adoração Autor: Geoffrey Thomas * * * A verdadeira adoração é prestada a Deus somente por aqueles que nasceram do Espírito de Deus. Aquele que é nascido da carne, é carne, disse

Leia mais

O segredo além do segredo: uma questão missional

O segredo além do segredo: uma questão missional O segredo além do segredo: uma questão missional 1. A urgência da missão 2. O princípio da missão 3. Perigos da missão 4. A prática da missão 1. A urgência da missão Uma questão... Existencial Poder Investimento

Leia mais

Secretaria de Espiritualidade. Colaborar com a Presidente no planejamento da atividade de toda parte devocional da Sociedade.

Secretaria de Espiritualidade. Colaborar com a Presidente no planejamento da atividade de toda parte devocional da Sociedade. Secretaria de Espiritualidade Colaborar com a Presidente no planejamento da atividade de toda parte devocional da Sociedade. O que é liturgia? Roteiro do Culto; Ordem do Culto; Levar as pessoas a disposição

Leia mais

OS VERDADEIROS ADORADORES

OS VERDADEIROS ADORADORES - Aula 3 OS VERDADEIROS ADORADORES Objetivo: ao final da aula, o aluno deverá buscar se identificar como um adorador dentro dos padrões bíblicos, empenhando-se por cultuar a Deus do modo que O agrada e

Leia mais

Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte, e como se assentasse, aproximaram-se os discípulos; e Ele passou a ensiná-los dizendo: Bem aventurados...

Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte, e como se assentasse, aproximaram-se os discípulos; e Ele passou a ensiná-los dizendo: Bem aventurados... Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte, e como se assentasse, aproximaram-se os discípulos; e Ele passou a ensiná-los dizendo: Bem aventurados... Mateus 5.1-3 Quando Deus toma para si um povo Ele dá

Leia mais

SAGRADO E PROFANO VIDA CRISTÃ E VIDA SECULAR

SAGRADO E PROFANO VIDA CRISTÃ E VIDA SECULAR SAGRADO E PROFANO VIDA CRISTÃ E VIDA SECULAR O que é religião? O termo latino religio pode derivar de: - religere: atitude de estar atento, observar; - religare: buscar ligar-se a Deus ou aos deuses Mircea

Leia mais

Introdução. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. Jo Desmistificando o Culto

Introdução. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. Jo Desmistificando o Culto DUPLO PRAZER Mensagem 09 de 16 Data: 07/11/2010 Introdução Desmistificando o Culto Nossos antepassados adoraram neste monte, mas vocês, judeus, dizem que Jerusalém é o lugar onde se deve adorar. Jo 4.20

Leia mais

AMIGO VERDADEIRO do DEUS VERDADEIRO. 17 de Agosto de 2011 Ministério Loucura da Pregação. Já vos não chamarei servos,

AMIGO VERDADEIRO do DEUS VERDADEIRO. 17 de Agosto de 2011 Ministério Loucura da Pregação. Já vos não chamarei servos, AMIGO VERDADEIRO do DEUS VERDADEIRO 17 de Agosto de 2011 Ministério Loucura da Pregação Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; 1 / 5 mas tenho-vos chamado amigos, porque

Leia mais

Escrito por Administrator Ter, 20 de Novembro de :48 - Última atualização Qui, 14 de Abril de :31

Escrito por Administrator Ter, 20 de Novembro de :48 - Última atualização Qui, 14 de Abril de :31 1. Você entenderá melhor a Bíblia. Se já aconteceu com você de, após ouvir o Pastor fazer uma pregação ou o após ouvir o seu professor de estudos bíblicos, ter vontade de parar aquela pessoa e pedir mais

Leia mais

igrejabatistaagape.org.br

igrejabatistaagape.org.br Tipos de oração Contribuição de Pr. Oswaldo F Gomes 26 de outubro de 2008 Salmo de louvor. (1) Cantem hinos a Deus, o Senhor,todos os moradores da terra! (2) Adorem o Senhor com alegria e venham cantando

Leia mais

Salmo Pr. Fernando Fernandes. PIB em Penápolis. Parte 2 29/09/2010

Salmo Pr. Fernando Fernandes. PIB em Penápolis. Parte 2 29/09/2010 Salmo 33.1-12 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis Parte 2 29/09/2010 2 No texto bíblico a felicidade não se restringe à prosperidade, ao bemestar e à alegria contagiante. Felicidade na Bíblia, está

Leia mais

UNIÃO ESTE BRASILEIRA. Associação Ministerial

UNIÃO ESTE BRASILEIRA. Associação Ministerial UNIÃO ESTE BRASILEIRA Associação Ministerial Comentários sobre a Música Comentários sobre a Música Pr. Graciliano Martins Percepção Humana da Música A música é percebida pelo tálamo, estação de transmissão

Leia mais

CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE Revista Palavra e Vida Sugestões Didáticas - 1º Trimestre/2013

CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE Revista Palavra e Vida Sugestões Didáticas - 1º Trimestre/2013 CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE Revista Palavra e Vida Sugestões Didáticas - 1º Trimestre/2013 patriciacgrion@gmail.com Educadora Cristã da PIB Venda das Pedras e Psicopedagoga Clínica O estilo de aprendizagem

Leia mais

Uma comunidade daqueles que foram Perdoados para Amar. Pr. Alex Mello

Uma comunidade daqueles que foram Perdoados para Amar. Pr. Alex Mello Uma comunidade daqueles que foram Perdoados para Amar Pr. Alex Mello COMUNHÃO CULTO PERDÃO PREGAÇÃO ADORAÇÃO AMOR ORAÇÃO MINISTÉRIO A comunidade daqueles que foram Perdoados para Amar Pr. Alex Mello Leitura

Leia mais

Célula não é uma simples reunião

Célula não é uma simples reunião IDE 16/02/2016 Célula não é uma simples reunião Unidade básica do corpo de Cristo: ou seja, o corpo é formado por células, assim a igreja é formada por grupos de pessoas que amam e servem uns aos outros.

Leia mais

"tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos."(mt 20.28)

tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.(mt 20.28) Série Quem é jesus Data: / 11 / 2010 - Semana 11 "tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos."(mt 20.28) 1 / 6 1) Adoração (10') Sugestão:

Leia mais

Aula 2. Até sexta, pela Graça de Deus, bons estudos.

Aula 2. Até sexta, pela Graça de Deus, bons estudos. Aula 2 Prezados professores, estou enviando os slides ( texto definitivo) da nossa aula 2 baseada nos capítulos 2, 10 e 12 do nosso livro e na nossa confissão de fé. Sugerimos que leiam novamente os três

Leia mais

Passo a passo da Oração Pessoal

Passo a passo da Oração Pessoal Passo a passo da Oração Pessoal 1. Para iniciar seu momento de oração pessoal, procure um lugar propício, calmo e silencioso. Prepare seu altar, onde pode ser colocado uma vela junto ao Crucifixo, às imagens

Leia mais

ENSINAR É... CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE Revista Palavra e Vida Sugestões Didáticas - 4º Trimestre/2011 CRIAR OPORTUNIDADES. LIÇÃO 2 A NAÇÃO PECADORA

ENSINAR É... CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE Revista Palavra e Vida Sugestões Didáticas - 4º Trimestre/2011 CRIAR OPORTUNIDADES. LIÇÃO 2 A NAÇÃO PECADORA ENSINAR É... CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE Revista Palavra e Vida Sugestões Didáticas - 4º Trimestre/2011 CRIAR OPORTUNIDADES. LIÇÃO 2 A NAÇÃO PECADORA Base Bíblica: Isaías 1:1-17 Objetivos: - Apresentar

Leia mais

Escrito por Presb. Taciano Cassimiro Seg, 02 de Fevereiro de :25 - Última atualização Ter, 03 de Fevereiro de :07

Escrito por Presb. Taciano Cassimiro Seg, 02 de Fevereiro de :25 - Última atualização Ter, 03 de Fevereiro de :07 Falar sobre oração é fácil, difícil é pratica-la, é torna-la real em nosso dia a dia. Contudo somos ensinados nas Escrituras a orar sem cessar, 1 Ts 5.17. Cristo Jesus é nosso exemplo maior, é nosso modelo

Leia mais

Lição 1. A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico

Lição 1. A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico Lição 1 A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico Alvo da lição Saber Conhecer as principais contribuições do mundo judaico para o evangelho. Sentir Demonstrar gratidão a Deus por ter preservado importantes

Leia mais

SER FORTALECIDO PELA ADORAÇÃO

SER FORTALECIDO PELA ADORAÇÃO Texto Base: João 4:19 a 24 Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta. Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me

Leia mais

Os Outros Seis Dias. Aula 12/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Os Outros Seis Dias. Aula 12/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Os Outros Seis Dias Aula 12/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira S Recapitulando S Nas aulas passadas vimos que muitas vezes a fé tem horário e local específico, na Igreja, no domingo, e no horário

Leia mais

Sejam todos bem vindos! Que estejamos sempre em oração para que Deus esteja presente em todo momento durante nossa Aula

Sejam todos bem vindos! Que estejamos sempre em oração para que Deus esteja presente em todo momento durante nossa Aula Sejam todos bem vindos! Que estejamos sempre em oração para que Deus esteja presente em todo momento durante nossa Aula Amizades, dentro e fora da igreja... E aí? Salmos 1:1-3 Bem-aventurado o homem que

Leia mais

Adoração, Louvor e Arte. Parte I - Conscientização. Flaviandekson P. Teixeira - (Tony)

Adoração, Louvor e Arte. Parte I - Conscientização. Flaviandekson P. Teixeira - (Tony) Adoração, Louvor e Arte. Parte I - Conscientização ARTE LOUVOR Jo 4.23 Mas vem a hora, e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, pois o Pai procura a tais que

Leia mais

MOMENTO DA VISÃO CELULAR

MOMENTO DA VISÃO CELULAR ESTUDO 1 MOMENTO DA VISÃO CELULAR Dê boas-vindas a todos. Dê um testemunho explicando porque você se tornou um líder de célula e o que mais te realiza exercendo essa liderança. TEXTO: Salmo 100:4-5 INTRODUÇÃO:

Leia mais

1º Trimestre de 2017: Vida Cristã

1º Trimestre de 2017: Vida Cristã LIÇÃO 01 Salvação, a nova vida com Cristo Forme um quarteto. Pesquise sobre as fases da metamorfose da lagarta/ borboleta em comparação a conversão do cristão. + 10 pontos bônus (pela criatividade na apresentação:

Leia mais

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida ~ USA

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida ~ USA 1 Oferta Lição 10 (volte para as páginas 4, 5 e 6) Qual é o significado da oferta e quais são as minhas responsabilidades nesta área? O assunto da oferta é extremamente controverso na cristandade hoje

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 03 UM LUGAR DE ADORAÇÃO A DEUS Olá querido professor (a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO [...] os verdadeiros adoradores

Leia mais

EXAME UNIDADE 1: Consolador, Mestre e Guia

EXAME UNIDADE 1: Consolador, Mestre e Guia EXAME UNIDADE 1: Consolador, Mestre e Guia Nome: As seguintes afirmações ou são verdadeiras ou falsas. Indique com V ou F. 1. A existência do Espírito Santo é eterna. 2. O Espírito Santo é a Terceira Pessoa

Leia mais

Por esta razão te lembro que despertes o dom de Deus, que há em ti pela imposição das minhas mãos (II Tm 1.6)

Por esta razão te lembro que despertes o dom de Deus, que há em ti pela imposição das minhas mãos (II Tm 1.6) Por esta razão te lembro que despertes o dom de Deus, que há em ti pela imposição das minhas mãos (II Tm 1.6) Deus quer que você tenha um ministério reavivado!. Ele não se agrada da apatia. A palavra de

Leia mais

personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter cristão, estudaremos Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter cristão, estudaremos Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. ONo encerramento do estudo de personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter cristão, estudaremos Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. OJesus é o nosso exemplo. Slide 2 O O apóstolo Pedro foi incisivo

Leia mais

CATECISMO do Século XXI

CATECISMO do Século XXI CATECISMO do Século XXI IGREJA ANGLICANA REFORMADA DO BRASIL IGREJA ANGLICANA REFORMADA DO BRASIL Sumário Introdução 1 Prefácio 3 A Chamada de Deus 7 A Fé Cristã 11 A Obediência Cristã 17 O Crescimento

Leia mais

CURSO DE VERÃO 2019 Tema: Mente Cristã

CURSO DE VERÃO 2019 Tema: Mente Cristã CURSO DE VERÃO 2019 Tema: Mente Cristã Tema: A mente cristã para uma vida prática Pb. Ulisses Horst Como na água o rosto corresponde ao rosto, assim, o coração do homem, ao homem. Pv: 27.19 Mente cristã

Leia mais

O Engajamento na Adoração

O Engajamento na Adoração O Engajamento na Adoração Atos 2:41-47 41. Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas. 42. Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à

Leia mais

Um Presente para Jesus Mateus

Um Presente para Jesus Mateus Um Presente para Jesus Mateus 2.1-12 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 23/12/2012 A origem da tradição de se dar presentes no Natal surgiu em razão dos presentes que os reis magos, na verdade astrônomos,

Leia mais

Lição 11 para 16 de junho de 2018

Lição 11 para 16 de junho de 2018 Lição 11 para 16 de junho de 2018 Apocalipse 13:15-18 mostra um decreto de morte para todo aquele que não adore a imagem da besta. Para diferenciar os que a adoram dos que não o fazem, lhes impõe uma marca.

Leia mais

O estudo da Bíblia. Pensar em Cristo. A oração. A busca da sabedoria. A obra do Espírito Santo

O estudo da Bíblia. Pensar em Cristo. A oração. A busca da sabedoria. A obra do Espírito Santo Lição 4 para 27 de janeiro de 2018 A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se isento da corrupção do mundo. (Tiago 1:27).

Leia mais

O Espírito Santo. Quem é? O que faz? Como se relaciona conosco?

O Espírito Santo. Quem é? O que faz? Como se relaciona conosco? O Espírito Santo Quem é? O que faz? Como se relaciona conosco? Paracleto O Espírito Santo é... Paracleto pode ser definido como Conselheiro, Advogado, como Procurador do acusado, Ajudador e Intercessor.

Leia mais

ESTUDOS SOBRE IGREJA

ESTUDOS SOBRE IGREJA 1 ESTUDOS SOBRE IGREJA Lição 10: A Igreja e a Mordomia Cristã (Parte I) Sl 24.1-2; 1Pe 4;10-11 Pr Paulo Marcos PIB de Pouso Alegre 2 Introdução Lição 10: A Igreja e a Mordomia Cristã (Parte I) Sl 24 1-2;

Leia mais

Ministério CEO: Rua Prof. Ciro Brasílio de Araújo, 30 Centro CNPJ: /

Ministério CEO: Rua Prof. Ciro Brasílio de Araújo, 30 Centro CNPJ: / ESTUDOS NOVEMBRO/16-1ª SEMANA CÉLULA FAMILIAR CULTIVANDO MINHA COMUNHÃO COM DEUS Deus está, neste momento, com os seus olhos sobre a Terra procurando por adoradores que o adorem em espírito e em verdade.

Leia mais

CAPÍTULO 03 PERNAS QUE DÃO SUPORTE

CAPÍTULO 03 PERNAS QUE DÃO SUPORTE CAPÍTULO 03 PERNAS QUE DÃO SUPORTE Nossas pernas dão suporte ao nosso corpo inteiro e nos permitem andar, correr e pular. A facilitação na célula da suporte aos membros do grupo, capacitando-os a e x e

Leia mais

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO Mensagem Onze O templo santo e a cidade santa na terra santa Leitura bíblica: Ez 47:13-20; 48:8-20, 31-35; Ap 21:12-13 I. O templo santo e a cidade santa, que tipificam a igreja (Ez 47:13; 1Co 3:16-17),

Leia mais

Igreja, povo de Deus (VI) A adoração e o louvor da igreja

Igreja, povo de Deus (VI) A adoração e o louvor da igreja Igreja Povo de Deus Igreja, povo de Deus (VI) A adoração e o louvor da igreja Introdução Feriados Nenhum deles é universal O mais próximo disto é o domingo Apesar da crescente secularização desse dia,

Leia mais

Adoração, Louvor e Arte. - Conscientização - Flaviandekson P. Teixeira Ana Claudia C. A. Teixeira

Adoração, Louvor e Arte. - Conscientização - Flaviandekson P. Teixeira Ana Claudia C. A. Teixeira Adoração, Louvor e Arte. - Conscientização - Flaviandekson P. Teixeira Ana Claudia C. A. Teixeira ARTE LOUVOR Jo 4.23 Mas vem a hora, e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito

Leia mais

Casas Abertas Estudos Diversos. Igreja O culto a Deus. As dimensões do culto

Casas Abertas Estudos Diversos. Igreja O culto a Deus. As dimensões do culto Igreja O culto a Deus Casas Abertas Estudos Diversos A palavra portuguesa igreja é tradução do termo grego Eclésia, que significa chamados para fora. É vocábulo que era usado p ara designar uma assembleia

Leia mais

BEM VINDOS 2. ADORAÇÃO COM MÚSICAS 3. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA 4. ORAÇÃO 5. ORAÇÃO PELAS NECESSIDADES 6. OFERTA 7. ENCERRAMENTO (AVISOS)

BEM VINDOS 2. ADORAÇÃO COM MÚSICAS 3. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA 4. ORAÇÃO 5. ORAÇÃO PELAS NECESSIDADES 6. OFERTA 7. ENCERRAMENTO (AVISOS) BEM VINDOS Muitos líderes desejam iniciar seu ministério e assim cumprir o chamado que Deus lhe fez. O primeiro passo para alcançar este propósito é o crescimento através de uma célula. Confira a seguir

Leia mais

Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9. Lição 25 A identidade da Igreja Lição 28 As celebrações da Igreja Batismo nas Águas...

Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9. Lição 25 A identidade da Igreja Lição 28 As celebrações da Igreja Batismo nas Águas... SUMÁRIO Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9 Lição 25 A identidade da Igreja... 10 Lição 26 As marcas da Igreja... 15 Lição 27 Os ministérios da Igreja...19 Lição 28 As celebrações da Igreja

Leia mais

Aula 02. A adoração antes da queda

Aula 02. A adoração antes da queda Aula 02. A adoração antes da queda Parte I: Do início de tudo até os patriarcas 03/01 a1 Matrículas. Explicações inicias e introdução ao curso. 03/01 a2 Início de aula 1. A importância e o arranjo pactual

Leia mais

Sexta Estação ROTEIRO 1 ACADEMIA DA ALMA 1

Sexta Estação ROTEIRO 1 ACADEMIA DA ALMA 1 ROTEIRO 1 ENCONTRO: Que pessoa você admira como um exemplo de integridade para você? EXALTAÇÃO: Ler o Salmo 1. Dividir em duplas agradecendo por nos ter justificado através de Jesus. Assim, podem os trilhar

Leia mais

O Dom do Espírito Santo

O Dom do Espírito Santo Apostila Fundamentos O Dom do Espírito Santo... e recebereis o dom do Espírito Santo. At 2:38 D o n s d o E s p í r i t o S a n t o P á g i n a 2 O Dom do Espírito Santo Este é outro ensino fundamental

Leia mais

Introdução Traduções e Referências Bíblicas Lição Conceitos Básicos. Lição Criação. Lição 3...

Introdução Traduções e Referências Bíblicas Lição Conceitos Básicos. Lição Criação. Lição 3... SUMÁRIO Introdução... 7 Traduções e Referências Bíblicas... 8 Lição 1... 10 Conceitos Básicos Lição 2... 12 Criação Lição 3... 14 Queda Lição 4... 16 A Promessa do Senhor Lição 5... 18 A Chegada do Salvador

Leia mais

EBF 2016 LIVRO DE MUSICAS

EBF 2016 LIVRO DE MUSICAS EBF 2016 LIVRO DE MUSICAS Então veio do trono uma voz, conclamando: "Louvem o nosso Deus, todos vocês, seus servos, vocês que o temem, tanto pequenos como grandes!" Apocalipse 19:5 APRESENTAÇÃO O Cântico

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ. CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas

DECLARAÇÃO DE FÉ. CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas DECLARAÇÃO DE FÉ CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas DAI-AMTB Departamento de Assuntos Indígenas, Associação de Missões Transculturais Brasileiras Campo Grande, MS: 2016

Leia mais

POR QUAIS MOTIVOS BÍBLICOS O ESCRITOR SAGRADO NOS EXORTA A NÃO ABANDONARMOS A ADORAÇÃO? NOSSA CONGREGAÇÃO?

POR QUAIS MOTIVOS BÍBLICOS O ESCRITOR SAGRADO NOS EXORTA A NÃO ABANDONARMOS A ADORAÇÃO? NOSSA CONGREGAÇÃO? RAZÕES PARA ADORAR (Hb 10.19-25) Tudo o que sobressai deste texto é a sua exortação do vers 25, não deixemos de congregar-nos, geralmente para chamar a atenção dos faltosos aos cultos. Será que o motivo

Leia mais

OS TRÊS OFÍCIOS DE CRISTO

OS TRÊS OFÍCIOS DE CRISTO VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 CRISTOLOGIA OS TRÊS OFÍCIOS

Leia mais

Valores de uma Igreja RELACIONAL

Valores de uma Igreja RELACIONAL Valores de uma Igreja RELACIONAL O que já aprendemos... A Igreja deve valorizar e incentivar os relacionamentos Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum... Da multidão dos que creram, uma

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 LIÇÃO 8 ARREPENDIMENTO Ponto de partida: O Arrependimento é uma das chamadas Doutrinas da Salvação. É essencial ao evangelho

Leia mais

Resgatando a Ambição Bíblica. Escola Bíblica de Adultos Outubro e Novembro 2017

Resgatando a Ambição Bíblica. Escola Bíblica de Adultos Outubro e Novembro 2017 Resgatando a Ambição Bíblica Escola Bíblica de Adultos Outubro e Novembro 2017 Data Tema Professor 01/10 Resgatando a Ambição pela Excelência Profissional Dante Stopglia 08/10 Resgatando a Ambição pela

Leia mais

Lição nº 11 CONSIDERAÇÕES SOBRE O PAPEL FEMININO NA IGREJA. Pra. Lucia Vargas 15 março 2015

Lição nº 11 CONSIDERAÇÕES SOBRE O PAPEL FEMININO NA IGREJA. Pra. Lucia Vargas 15 março 2015 Lição nº 11 CONSIDERAÇÕES SOBRE O PAPEL FEMININO NA IGREJA Pra. Lucia Vargas 15 março 2015 TEXTO ÁUREO Respondeu Maria: Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra. Então o anjo a

Leia mais

"Ouve a voz do Senhor, teu Deus, e observa todos os seus Mandamentos".

Ouve a voz do Senhor, teu Deus, e observa todos os seus Mandamentos. Quem é seu Próximo? Todos nós desejamos com segurança a Vida eterna. Mas qual é o CAMINHO para conquistá-la. As leituras bíblicas respondem: no amor a Deus e aos outros. Na 1 a leitura, MOISÉS convida

Leia mais

Saber é conhecer, ser ou estar informado, tendo conhecimentos gerais ou específicos sobre algum tema ou sobre a própria vida.

Saber é conhecer, ser ou estar informado, tendo conhecimentos gerais ou específicos sobre algum tema ou sobre a própria vida. Três verdades essenciais que você precisa saber Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 23/08/2009 Culto do Amigo Saber é conhecer, ser ou estar informado, tendo conhecimentos gerais ou específicos sobre

Leia mais

O PODER DO AMOR DE DEUS POR NÓS Quanto você tem desfrutado do poder que existe no amor do Pai Celestial por nós? Creia no amor de Deus!

O PODER DO AMOR DE DEUS POR NÓS Quanto você tem desfrutado do poder que existe no amor do Pai Celestial por nós? Creia no amor de Deus! TEMA : O PODER DO AMOR DE DEUS POR NÓS ESTUDO PARA CÉLULAS Nº 066 Líder leia, junto com a célula, todos os textos (versículos) citados. Texto inicial : Jo 1.12 e 1 Jo 3:1-2 TADEL: (05JUN à 09JUN17) PERGUNTE

Leia mais

LIÇÃO TÍTULO TEXTO PRINCÍPIO VERSÍCULOS-CHAVE ALVOS

LIÇÃO TÍTULO TEXTO PRINCÍPIO VERSÍCULOS-CHAVE ALVOS Todos os direitos reservados por: MINISTÉRIO IGREJA EM CÉLULAS R. Ver. Antônio Carnasciali, 1661 CEP 81670-420 Curitiba-Paraná Fone/fax: (041) 3276-8655 E-mail: trabalhoemconjunto@celulas.com.br edile@celulas.com.br

Leia mais

Wagner Fonseca

Wagner Fonseca 16.06.13 Wagner Fonseca Elementos da Maturidade Introdução Medidor de Maturidade!?! Roupas Linguajar Face Tempo de Igreja Tempo na Igreja 9 E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais

Leia mais

Nesta época do ano é muito comum as pessoas fazerem uma retrospectiva de suas próprias vidas. A Televisão, as revistas, os jornais e

Nesta época do ano é muito comum as pessoas fazerem uma retrospectiva de suas próprias vidas. A Televisão, as revistas, os jornais e Balanço Geral Miquéias 6.6-8 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis 28/12/2008 Nesta época do ano é muito comum as pessoas fazerem uma retrospectiva de suas próprias vidas. A Televisão, as revistas, os

Leia mais

1ª edição Projeto Timóteo Como Preparar e Realizar Cultos Apostila do Orientador

1ª edição Projeto Timóteo Como Preparar e Realizar Cultos Apostila do Orientador Como Preparar e Realizar Cultos www.projeto-timoteo.org 1ª edição Projeto Timóteo Apostila do Orientador Como Preparar e Realizar Cultos www.projeto-timoteo.org 1ª edição Projeto Timóteo Coordenador do

Leia mais

Afinal, Adorar é, também, ter compromisso com a Igreja que você ama e com o Deus que você serve!

Afinal, Adorar é, também, ter compromisso com a Igreja que você ama e com o Deus que você serve! Querida Irmã, Querido Irmão, paz e bem! Tema: Adoração Ministério Missão: Dimensões da Vida da Igreja Lema: Adorar é, também, ter compromisso com a Igreja que você ama e com o Deus que você serve! Acolhendo

Leia mais

Direcionamentos para 2017

Direcionamentos para 2017 Direcionamentos para 2017 A Festa jubilar com certeza vai nos levar a atualização de muitas graças em nossa vida e também no que o Espirito Santo vem realizando na vida de muitas pessoas. Pensando sobre

Leia mais

UMA OFERTA QUE FALA. Uma oferta de Adoração. Por incrível que pareça, adoração na Bíblia sempre esteve ligada a oferta. É mais sobre oferta do que

UMA OFERTA QUE FALA. Uma oferta de Adoração. Por incrível que pareça, adoração na Bíblia sempre esteve ligada a oferta. É mais sobre oferta do que UMA OFERTA QUE FALA Passado algum tempo, Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. Abel, por sua vez, trouxe as partes gordas das primeiras crias do seu rebanho. O Senhor aceitou com agrado Abel

Leia mais

Como ser. Salvo TRIMESTRE LIÇÃO.

Como ser. Salvo TRIMESTRE LIÇÃO. Como ser TRIMESTRE Salvo LIÇÃO 05 www.classedaescolasabatina.com.br LIÇÃO4 relembrando SALVAÇÃO A BASE: UM DOM UMA INICIATIVA UM SACRIFÍCIO O RESULTADO: UMA LIBERTAÇÃO UMA VIDA ETERNA VERSO PARA MEMORIZAR!!

Leia mais

ACOLHIMENTO Pessoas cuidando de pessoas

ACOLHIMENTO Pessoas cuidando de pessoas Nossa Visão Uma cidade transformada por Cristo através de uma igreja acolhedora que desenvolve cura social e renovação cultural, formando autênticos discípulos de Cristo transformados por meio do Evangelho.

Leia mais

Os Outros Seis Dias. Aula 05/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Os Outros Seis Dias. Aula 05/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Os Outros Seis Dias Aula 05/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Recapitulando Nas aulas passadas vimos que muitas vezes a fé tem horário e local específico, na Igreja, no domingo, e no horário

Leia mais

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 3 T/2012

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 3 T/2012 Palavra & Vida Sugestões Didáticas 3 T/2012 Dulce Helena da Silva Mota de Lima Educadora Religiosa / Professora e Assistente Social LIÇÃO 10 O RETORNO ÀS ESCRITURAS Texto: Neemias 8 Objetivos da lição

Leia mais

Lição 1 EFEITOS RELEVANTES DE UMA VIDA DE ORAÇÃO. Pra. Rosa Maria Valadão IEBI Rio Grande, RS

Lição 1 EFEITOS RELEVANTES DE UMA VIDA DE ORAÇÃO. Pra. Rosa Maria Valadão IEBI Rio Grande, RS Lição 1 EFEITOS RELEVANTES DE UMA VIDA DE ORAÇÃO Pra. Rosa Maria Valadão IEBI Rio Grande, RS Texto Áureo Orem Continuamente. 1 Tessalonicenses 5.17 CONHECER: Aspectos doutrinários sobre o tema Vida em

Leia mais

Fernando Leite

Fernando Leite 22.09.13 Fernando Leite Introdução 1ª Consideração: O povo de Deus é santo Saúdem a todos os santos em Cristo Jesus. Os irmãos que estão comigo enviam saudações. Fp 4.21 Todos os santos lhes enviam saudações,

Leia mais

Passo a passo da Oração Pessoal

Passo a passo da Oração Pessoal Passo a passo da Oração Pessoal 1. Para iniciar seu momento de oração pessoal, procure um lugar propício, calmo e silencioso. Prepare seu altar, onde pode ser colocado uma vela junto ao Crucifixo, às imagens

Leia mais

Servindo para abençoar a família. Gl 6.9,10

Servindo para abençoar a família. Gl 6.9,10 Servindo para abençoar a família Gl 6.9,10 Pr. Robson Marques INTRODUÇÃO Estamos vivendo um momento social de absoluta intolerância. Intolerância às pessoas, às situações e circunstâncias, intolerância

Leia mais

LIÇÃO 6 SINCERIDADE E ARREPENDIMENTO DIANTE DE DEUS PROF. LUCAS NETO

LIÇÃO 6 SINCERIDADE E ARREPENDIMENTO DIANTE DE DEUS PROF. LUCAS NETO LIÇÃO 6 SINCERIDADE E ARREPENDIMENTO DIANTE DE DEUS PROF. LUCAS NETO A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO NÃO EXISTE MERITOCRACIA DIANTE DO SENHOR O homem não possui nenhum mérito para merecer a salvação,

Leia mais

PENSANDO COMO DEUS PENSA. Deus não pensa como você, mas ele pensa em você o tempo todo!

PENSANDO COMO DEUS PENSA. Deus não pensa como você, mas ele pensa em você o tempo todo! PENSANDO COMO DEUS PENSA Deus não pensa como você, mas ele pensa em você o tempo todo! 2 Meus pensamentos são muito diferentes dos seus, diz o SENHOR, e meus caminhos vão muito além de seus caminhos. Pois,

Leia mais

Lição nº 3 VERDADE SOBRE A UNÇÃO ESPIRITUAL. 18 jan Pr. Adriano Diniz

Lição nº 3 VERDADE SOBRE A UNÇÃO ESPIRITUAL. 18 jan Pr. Adriano Diniz Lição nº 3 VERDADE SOBRE A UNÇÃO ESPIRITUAL Pr. Adriano Diniz 18 jan 2015 TEXTO ÁUREO O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar

Leia mais