REFLEXOS DO NOVO CPC NO DIREITO DE FAMÍLIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REFLEXOS DO NOVO CPC NO DIREITO DE FAMÍLIA"

Transcrição

1 REFLEXOS DO NOVO CPC NO DIREITO DE FAMÍLIA Newton Teixeira Carvalho Bacharel em Direito Pela PUC/MG; Especializado em Direito de Empresa pela Fundação Dom Cabral, em Belo Horizonte; Professor de Direito de Família e Processo Civil e Pró-Reitor de Pesquisa na Escola Superior Dom Hélder Câmara; Mestre em Processo Civil pela PUC/MG; Foi Presidente e atual Conselheiro do Instituto Brasileiro de Direito de Família IBDFAM Seção Minas Gerais. Tema da aula: As inovações do Código de Processo Civil de 2015 no Direito das Sucessões.

2 As inovações do Código de Processo Civil no Direito das Sucessões Do inventário e da partilha Newton Teixeira Carvalho

3 TIPOS DE INVENTÁRIO O inventário continua judicial ou extrajudicial. O Judicial processa-se na forma solene ou de arrolamento. O arrolamento subdivide-se em arrolamento sumário, disciplinado pelo arts. 659 e seguintes, cabível qualquer que seja o valor da herança, desde que todos os herdeiros sejam maiores e capazes e estejam de acordo com a partilha amigável e arrolamento comum, previsto no art. 664, sejam ou não capazes os herdeiros (art. 665), quando o valor dos bens for igual ou inferior a (um mil) salários mínimos. O inventário tradicional e solene tem aplicação residual, ou seja, quando não admitido o arrolamento.

4 PRAZO PARA ABERTURA Pelo art. 611 o processo de inventário e de partilha deve ser instaurado dentro de 2 (dois) meses, a contar da abertura da sucessão ultimando-se nos 12 (doze) meses subsequentes, podendo o juiz prorrogar esses prazos, de ofício ou a requerimento da parte. Portanto, a única modificação, com relação ao art. 983 do CPC/73, foi o prazo para instauração do processo de inventário e partilha, que no Código anterior era de 60 (sessenta) dias.

5 REMESSA ÀS VIAS ORDINÁRIAS Pelo art. 612 o juiz decidirá todas as questões de direito desde que os fatos relevantes estejam provados por documento, só remetendo para as vias ordinárias as questões que dependerem de outras provas. A melhora de redação foi significativa, eis que, pelo art. 984, do CPC/73, o juiz também poderia mandar para os meios ordinários as questões de alta indagação. Assim e pelo novo CPC a remessa para as vias ordinárias somente ocorrerá se ainda as questões carecerem de outras provas, além das documentais já anexadas aos autos.

6 QUESTÕES DE ALTAS INDAGAÇÕES Portanto, apenas por serem de altas indagações as questões colocadas nos autos de inventário e partilha não é caso de remeter as partes às vias ordinárias. Exemplo: era comum os juízes remeterem para discussão nas Varas de Família a existência de união estável, mesmo estando tal entidade familiar comprovada documentalmente. Doravante, tal remessa não é mais correta.

7 DO INVENTARIANTE O art. 617 indica a ordem de preferência para a nomeação do inventariante. E a novidade foi apenas com relação ao herdeiro menor, que poderá exercer a inventariança, por intermédio de seu representante legal (inciso IV) e também poderá ser inventariante o cessionário do herdeiro ou do legatário (inciso VI). No mais e pela ordem podem ser inventariante, como já o era no CPC anterior: o cônjuge ou companheiro sobrevivente, desde que esteja convivendo com o falecido ao tempo da morte deste (inciso I).

8 DO INVENTARIANTE Como também continua podendo ser inventariante o herdeiro que se achar na posse e na administração do espólio, se não houver cônjuge ou companheiro sobrevivente ou se estes não puderem ser nomeados (inciso II); qualquer herdeiro, quando nenhum deles estiver na posse e na administração do espólio (inciso III); o testamenteiro, se lhe tiver sido confiada a administração do espólio ou se toda a herança estiver distribuída em legados (inciso V); o inventariante judicial, se houver (inciso VII); pessoa estranha idônea, quando não houver inventariante judicial (inciso VIII).

9 REPRESENTAÇÃO DO ESPÓLIO Pelo art. 618, inciso I, incumbe ao inventariante representar o espólio ativa e passivamente, em juízo ou fora dele, observando-se, quanto ao dativo, o disposto no art. 75, 1º, ou seja, se o inventariante for dativo, os sucessores do falecido serão intimados no processo no qual o espólio seja parte. Nota-se que o art. 12, 1º, no CPC/73 exigia, quando o inventariante fosse dativo, que todos os herdeiros e sucessores do falecido fossem autores ou réus nas ações em que o espólio fosse parte.

10 DO INVENTARIANTE DATIVO Agora, pelo 1º do art. 75 basta a intimação dos sucessores do falecido no processo no qual o espólio seja parte. Portanto, a citação é do espólio, na pessoa do inventariante, mesmo que dativo. Entretanto, necessário é que os sucessores sejam intimados para querendo, intervir no feito, sob pena de nulidade do processo de inventário.

11 PRIMEIRAS DECLARAÇÕES Com relação às primeiras declarações, a serem prestadas pelo inventariante dentro de 20 (vinte) dias contados da data em que prestou o compromisso, o art. 620 repetiu o art. 993 do CPC/73 ao exigir o que deverá constar da lavratura do termo circunstanciado, assinado pelo juiz, pelo escrivão e pelo inventariante. Entretanto, o 2º do art. 620 permite que as declarações sejam prestadas mediante petição firmada por procurador com poderes especiais, à qual o termo se reportará.

12 REMOÇÃO DO INVENTARIANTE O art. 622 permite que o inventariante seja removido de ofício ou a requerimento, desde que ocorrentes os fatos descritos nos seus oitos incisos, que são os mesmos do Código anterior. Antes, no CPC/73, o art. 995 falava em remoção do inventariante, o que deixava dúvida se poderia ser realizada de ofício. Mesmo que realizada de ofício a remoção, em decisão fundamentada, o inventariante deverá ser primeiro ouvido e poderá indicar provas que pretende produzir.

13 REMOÇÃO DO INVENTARIANTE Pelo artigo 623, requerida a remoção com fundamento em qualquer dos incisos do art. 622, será intimado o inventariante para, no prazo de 15 (quinze) dias, defender-se e produzir provas. Pelo parágrafo único, o incidente de remoção ocorrerá em apenso aos autos do inventário. Portanto, a única modificação foi com relação ao prazo de defesa que, no CPC/73 era, pelo art. 996, de 5 (cinco) dias, e agora é de 15 (quinze) dias úteis. A remoção de ofício também deverá seguir este procedimento.

14 MULTA AO INVENTARIANTE O art. 625, se comparado com o art. 998 do CPC/73, acrescentou multa ao inventariante removido que não entregar imediatamente ao substituto os bens do espólio. Assim, caso deixe de fazê-lo será compelido, mediante mandado de busca e apreensão ou de imissão na posse, conforme se tratar de bem móvel ou imóvel, e aqui vem a novidade, sem prejuízo da multa a ser fixada pelo juiz em montante não superior a três por cento do valor dos bens inventariados.

15 DAS CITAÇÕES O art. 626 não trouxe novidades, se comparado com o art. 999 do CPC/73. Assim, feitas as primeiras declarações pelo inventariante o juiz mandará citar, para os termos do inventário e da partilha, o cônjuge, o companheiro, os herdeiros e os legatários e intimar a Fazenda Pública, o Ministério Público, se houver herdeiro incapaz ou ausente, e o testamenteiro, se houver testamento. O 1º do art. 626 permitiu a citação do cônjuge ou companheiro, dos herdeiros e dos legatários pelo correio, observado o disposto no art. 247, sendo necessário também a publicação de edital, nos termos do inciso III do art. 259.

16 AINDA AS CITAÇÕES Pelo Código anterior ( 1º do art. 999) somente os herdeiros domiciliados na comarca por onde tramitava o inventário é que eram citados pelo correio ou pessoalmente. As demais partes, mesmo com endereços certos, eram citadas por edital, se residentes em outras cidades. Agora, todas serão citadas pelo correio, salvo nos casos não permitidos, ditados pelo art A publicação de edital no inventário é necessária para possível participação de interessados incertos ou desconhecidos (art. 259, III, do CPC).

17 PRIMEIRAS DECLARAÇÕES O art. 627 deu melhor redação ao art e respectivo parágrafo único, do CPC/73, além de aumentar o prazo, de 10 para 15 (quinze) dias, de vista, em cartório, às partes para manifestação sobre as primeiras declarações, incumbindo às partes, agora sem nenhuma novidade: arguir erros, omissões e sonegação de bens; reclamar contra a nomeação de inventariante; contestar a qualidade de quem foi incluído no título de herdeiro.

18 Admissão de herdeiro preferido O art. 628 teve melhor redação, se comparado com o art do CPC/73. Assim, aquele artigo agora é o art. 628, com dois parágrafos. Portanto, aquele que se julgar preferido poderá demandar sua admissão no inventário, requerendo-a antes da partilha. E, pelo 1º, as partes serão ouvidas no prazo de 15 (quinze) dias úteis. Antes era de 10 (dez) dias corridos. Também neste caso e pelo 2º, se para solução da questão for necessária a produção de provas que não a documental, o juiz remeterá o requerente às vias ordinárias, mandando reservar, em poder do inventariante, o quinhão do herdeiro excluído até que se decida o litígio.

19 Comparecimento dos credores Com relação ao pagamento das dívidas, o art. 642 repetiu o art , inclusive seus quatro parágrafos, incluindo um quinto. Portanto, a novidade foi apenas o 5º. Assim, antes da partilha, diz o caput do art. 642, poderão os credores do espólio requerer ao juízo do inventário o pagamento das dívidas vencidas e exigíveis. Para tanto, a petição, que deverá ser acompanhada de prova literal da dívida, será distribuída por dependência e autuada em apenso aos autos do processo de inventário ( 1º do art. 642).

20 Aprovação das dívidas O parágrafo 5º do art. 642 é novidade e determina que os donatários sejam chamados a pronunciar sobre a aprovação das dívidas, sempre que haja possibilidade de resultar delas a redução das liberalidades. O art. 644 e respectivo parágrafo único é o art do CPC/73, desmembrado. Assim, o credor de dívida líquida e certa, ainda não vencida, pode requerer habilitação no inventário. E, pelo parágrafo único, concordando as partes com este pedido o juiz, ao julgar habilitado o crédito, mandará que se faça separação de bens para o futuro pagamento.

21 Antecipação de direitos Foi acrescentado o parágrafo único no art Assim, o juiz poderá, em decisão fundamentada, deferir antecipadamente a qualquer dos herdeiros o exercício dos direitos de usar e de fruir de determinado bem, com a condição de que, ao término do inventário, tal bem integre a cota desse herdeiro, cabendo a este, desde o deferimento, todos os ônus e bônus decorrentes do exercício daqueles direitos.

22 Regras na partilha. Nascituro. O art. 648 também é novidade. E na partilha serão observadas as seguintes regras: a máxima igualdade possível quanto ao valor, à natureza e à qualidade dos bens (inciso I); a prevenção de litígios futuros (inciso II); a máxima comodidade dos coerdeiros, do cônjuge ou do companheiro, se for o caso (inciso II). Pelo art. 650, outra novidade, se um dos interessados for nascituro, o quinhão que lhe caberá será reservado em poder do inventariante até o seu nascimento.

23 Dívida com a Fazenda Pública. O art. 652 (art do CPC/73) dilatou o prazo comum, de 05 (cinco) dias para 15 (quinze) dias úteis, para manifestação sobre o esboço e, resolvidas as reclamações, a partilha será lançada nos autos.o art. 654 repetiu o art do CPC/73. Pago o imposto de transmissão e junta aos autos certidão ou informação negativa de dívida para com a Fazenda Pública, o juiz julgará por sentença a partilha. Foi acrescentado o parágrafo único ao art Assim, a existência de dívida para com a Fazenda Pública não impedirá o julgamento da partilha, desde que o seu pagamento esteja devidamente garantido.

24 Arrolamento comum. Incapaz Pelo art. 664, se o valor dos bens do espólio for igual ou inferior a salários mínimos, o inventário processarse-á na forma de arrolamento. Assim, o inventariante nomeado, independentemente de assinatura de termo de compromisso, apresentará, com suas declarações, a atribuição de valor aos bens do espólio e o plano de partilha. Antes, pelo art do CPC/73, o valor era igual ou inferior a Obrigações do Tesouro. Nacional.O art. 665 é novidade. Assim, o inventário processar-se-á também na forma do art. 664, ou seja, na forma de arrolamento, ainda que haja interessado incapaz, desde que concordem todas as partes e o Ministério Público

25 Nomeação de curador especial O art. 671 exige a nomeação de curador especial ao incapaz, se concorrer na partilha com o seu representante, desde que exista colisão de interesses. Antes, pelo art , o curador especial era nomeado, desde que existisse incapaz concorrendo na partilha com o seu representante legal.

26 Cumulação de inventários O art. 672 não mais limita, com o falecimento do cônjuge meeiro supérstite, a possibilidade de cumulação do inventário e partilha, como o fazia o art do CPC/73. Assim é lícita a cumulação de inventário quando houver identidade de pessoas entre as quais devam ser repartidos os bens; heranças deixadas pelos dois cônjuges ou companheiros; dependência de uma das partilhas em relação à outra. Pelo parágrafo único, no caso de dependência de uma partilha em relação a outra, se a dependência for parcial, por haver outros bens, o juiz pode ordenar a tramitação separada, se melhor convier ao interesse das partes ou à celeridade processual.

27 Considerações finais. Na verdade e com relação ao inventário e partilha não houve grandes novidades, mas sim inclusão de entendimentos doutrinários e jurisprudenciais e também uniformização de prazos que serão, salvo raras exceções, de 15 dias úteis. Também quis o legislador simplificar procedimentos, alargando, conforme visto, a permissão para que a partilha seja realizada sob a forma de arrolamento.

28 Agradecimentos Agradeço a todos pela presença e paciência e coloco-me à disposição, sempre: Caso queira acompanhar publicações sobre o novo Código de Processo Civil, escrevo todas as terçasfeiras no Domtotal: Os artigos anteriormente publicados também podem ser lidos. Abraços. Newton Teixeira Carvalho.

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 52

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 52 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima 1-) Direito Sucessório conti.: a) Inventário e Partilha: Previsão do procedimento está no art.

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 16/05/2018. (Aula 23 de sucessão). Inventariante.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 16/05/2018. (Aula 23 de sucessão). Inventariante. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 16/05/2018. (Aula 23 de sucessão). Inventariante. Destituição do inventariante. O inventariante pode ser

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 14/05/2018. (Aula 22 de sucessão). Inventariante.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 14/05/2018. (Aula 22 de sucessão). Inventariante. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 14/05/2018. (Aula 22 de sucessão). Inventariante. Conceito: é a pessoa que representa o espólio (massa

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 13/05/2019.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 13/05/2019. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 13/05/2019. Competência e peculiaridades sobre o inventário. Quando for todos os herdeiros forem maiores e capazes

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 20/02/2019. Sucessão.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 20/02/2019. Sucessão. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 20/02/2019. Sucessão. Introdução. Conceito. Conjunto de normas que disciplinam a transferência do patrimônio de

Leia mais

O INVENTÁRIO NO NOVO CPC

O INVENTÁRIO NO NOVO CPC O INVENTÁRIO NO NOVO CPC DIMAS MESSIAS DE CARVALHO Mestre em Direito Constitucional Promotor de Justiça aposentado/mg Professor na UNIFENAS e UNILAVRAS Advogado Membro do IBDFAM e da Academia Lavrense

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. 3ª aula de laboratório de sucessões ministrada dia 18/06/2018. Sucessão.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. 3ª aula de laboratório de sucessões ministrada dia 18/06/2018. Sucessão. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. 3ª aula de laboratório de sucessões ministrada dia 18/06/2018. Sucessão. Espécies. Sucessão testamentária é a disposição de

Leia mais

V CURSO DE FORMAÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS DA ORDEM DOS NOTÁRIOS 18 DE MAIO DE 2018 TRAMITAÇÃO DO PROCESSO DE INVENTÁRIO

V CURSO DE FORMAÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS DA ORDEM DOS NOTÁRIOS 18 DE MAIO DE 2018 TRAMITAÇÃO DO PROCESSO DE INVENTÁRIO 1 LINHAS GERAIS DO PROCESSO DE INVENTÁRIO Consequência da necessidade de reforço de utilização de meios extrajudiciais, Visando o descongestionamento dos tribunais e Conferir celeridade ao processo 1 A

Leia mais

Noções Introdutórias Abertura da Sucessão. Transmissão da Herança. Aceitação e Renúncia da Herança. Cessão da Herança

Noções Introdutórias Abertura da Sucessão. Transmissão da Herança. Aceitação e Renúncia da Herança. Cessão da Herança Sumário 1. Noções Introdutórias 1.1 Sucessão. Compreensão do Vocábulo. O Direito das Sucessões 1.2 Direito das Sucessões no Direito Romano 1.3 Ideia Central do Direito das Sucessões 1.4 Noção de Herança

Leia mais

Do INVENfÁRIo E DA PAKI'IIHA. Anotações e Prática DIREITO DAS SUCESSÕES. José Reinaldo Coser. Leme - SP 2015 EDIJUR. 4 a edição

Do INVENfÁRIo E DA PAKI'IIHA. Anotações e Prática DIREITO DAS SUCESSÕES. José Reinaldo Coser. Leme - SP 2015 EDIJUR. 4 a edição José Reinaldo Coser Advogado em Mogi Guaçu-SP DIREITO DAS SUCESSÕES Do INVENfÁRIo E DA PAKI'IIHA Anotações e Prática 4 a edição CL EDIJUR Leme - SP 2015 ISBN 978-85-7754-131-7 2015 by José Reinaldo Coser

Leia mais

regime jurídico do processo de inventário... 13

regime jurídico do processo de inventário... 13 lei n.º 23/2013, de 5 de março... 5 Artigo 1.º Objeto... 5 Artigo 2.º Aprovação do Regime Jurídico do Processo de Inventário... 7 Artigo 3.º Alteração ao Código Civil... 7 Artigo 4.º Alteração ao Código

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I TEORIA 1. INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS SUCESSÕES... 21

SUMÁRIO. Parte I TEORIA 1. INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS SUCESSÕES... 21 SUMÁRIO Parte I TEORIA 1. INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS SUCESSÕES... 21 1.1. Conceituação e o objeto da sucessão hereditária... 21 1.2. Da abertura da sucessão... 23 1.3. A morte no ordenamento jurídico brasileiro...

Leia mais

INVENTÁRIO E PARTILHA

INVENTÁRIO E PARTILHA INVENTÁRIO E PARTILHA O inventário e partilha deve ser compreendido como o procedimento especial destinado a identificar os bens deixados pelo falecido, verificar sua exatidão, inclusive na perspectiva

Leia mais

Aula 25. Redução das Disposições Testamentárias.

Aula 25. Redução das Disposições Testamentárias. Turma e Ano: Direito Civil 2015 Matéria / Aula: Família e Sucessões - Aula 25 Professor: Andrea Amin Monitor: Yasmin Aula 25 No final da última aula foi feito o cálculo da legítima, ou seja, aquilo que

Leia mais

ÍNDICE GERAL ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS APRESENTAÇÃO DA 19ª EDIÇÃO PREFÁCIO EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

ÍNDICE GERAL ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS APRESENTAÇÃO DA 19ª EDIÇÃO PREFÁCIO EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL ÍNDICE GERAL ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS APRESENTAÇÃO DA 19ª EDIÇÃO PREFÁCIO EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL ANOTADO LEGISLAÇÃO ESPECIAL SÚMULAS DOS TRIBUNAIS

Leia mais

SUMÁRIO SOBRE OS AUTORES E COLABORADOR... 5

SUMÁRIO SOBRE OS AUTORES E COLABORADOR... 5 Sumário SUMÁRIO SOBRE OS AUTORES E COLABORADOR... 5 LIVRO I DO PROCESSO DE CONHECIMENTO... 17 Título I Da jurisdição e da ação... 17 Ê ÊCapítulo I Da jurisdição... 17 Ê ÊCapítulo II Da ação... 22 Título

Leia mais

O Processo de Inventário no Novo Código de Processo Civil

O Processo de Inventário no Novo Código de Processo Civil O Processo de Inventário no Novo Código de Processo Civil Cristiano Pereira Moraes Garcia 1 Daniela Marques Vieira Barbosa 2 Isabella Bruno 3 Letícia Paiva Teixeira Machado 4 Luis Felipe da Silva 5 Ronaldo

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 4.725, DE 2004 (Do Poder Executivo)

PROJETO DE LEI N.º 4.725, DE 2004 (Do Poder Executivo) CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 4.725, DE 2004 (Do Poder Executivo) Mensagem nº 866/2004 Aviso nº 1.533/2004 C. Civil Altera dispositivos da Lei nº 5.869, de 11 de janeiro de 1973 - Código de Processo

Leia mais

AULA 16. Espécies de Intervenção de terceiro no novo CPC. d) Incidente de desconsideração da personalidade jurídica

AULA 16. Espécies de Intervenção de terceiro no novo CPC. d) Incidente de desconsideração da personalidade jurídica Turma e Ano: Master A (2015) 25/05/2015 Matéria / Aula: Direito Processual Civil / Aula 16 Professor: Edward Carlyle Silva Monitor: Alexandre Paiol CONTEÚDO DA AULA: curiae AULA 16 Incidente de desconsideração

Leia mais

Direito Civil. Da Curadoria dos Bens do Ausente. Professor Fidel Ribeiro.

Direito Civil. Da Curadoria dos Bens do Ausente. Professor Fidel Ribeiro. Direito Civil Da Curadoria dos Bens do Ausente Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil DA CURADORIA DOS BENS DO AUSENTE AUSÊNCIA: Iniciaremos o estudo do nosso próximo tópico

Leia mais

Direito Civil VII. Direito das Sucessões

Direito Civil VII. Direito das Sucessões Direito Civil VII Direito das Sucessões ROTEIRO Introdução Sucessão Hereditária Princípio de Saizine Comoriência Espólio Inventariante Abertura da sucessão ROTEIRO Introdução Sucessão Hereditária Princípio

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Dos Prazos Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil DOS PRAZOS Seção I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 218. Os atos processuais serão realizados

Leia mais

FACEMG - DIREITO CIVIL Consignação (judicial) em pagamento PROFESSOR LEANDRO EUSTAQUIO

FACEMG - DIREITO CIVIL Consignação (judicial) em pagamento PROFESSOR LEANDRO EUSTAQUIO FACEMG - DIREITO CIVIL 2-4-18 Consignação (judicial) em pagamento PROFESSOR LEANDRO EUSTAQUIO a) Hipóteses de cabimento b) Petição inicial c) Contestação d) Incognitio e) Prestações periódicas f) exercícios

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Procedimentos do Estatuto da Criança e do Adolescente Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Procedimentos: a partir do art. 152, o Estatuto passa a regulamentar os procedimentos

Leia mais

PROCEDIMENTO DE JURISDIÇÃO VOLUNTÁRIA

PROCEDIMENTO DE JURISDIÇÃO VOLUNTÁRIA MÓDULOS 22 PROCEDIMENTO DE JURISDIÇÃO VOLUNTÁRIA Artigo 719 do Código de Processo Civil A jurisdição voluntária exerce uma função de administração pública de interesses privados exercida pelo Poder Judiciário.

Leia mais

DOS LIMITES DA JURISDIÇÃO NACIONAL E DA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL CAPÍTULO I DOS LIMITES DA JURISDIÇÃO NACIONAL

DOS LIMITES DA JURISDIÇÃO NACIONAL E DA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL CAPÍTULO I DOS LIMITES DA JURISDIÇÃO NACIONAL Em virtude do novo Código de Processo Civil (Lei 13.105, de 16.3.15, que entrará em vigor em 17.3.16, passará a vigorar as novas disposições sobre a Competência Internacional, conforme os artigos abaixo

Leia mais

TÍTULO: AS ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE INVENTÁRIO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

TÍTULO: AS ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE INVENTÁRIO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL 16 TÍTULO: AS ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE INVENTÁRIO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: DIREITO INSTITUIÇÃO: FACULDADES ATIBAIA AUTOR(ES): RONALDO

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DOS DEFENSORES PÚBLICOS DO ESTADO DE MINAS GERAIS ADEP MG ANÁLISE PRELIMINAR DO ANTEPROJETO DE REFORMA DO CPC

ASSOCIAÇÃO DOS DEFENSORES PÚBLICOS DO ESTADO DE MINAS GERAIS ADEP MG ANÁLISE PRELIMINAR DO ANTEPROJETO DE REFORMA DO CPC Nº Aspectos Positivos 1 Capítulo IV, Seção III - Da Defensoria Pública (havia a previsão específica de uma seção para tratar apenas da Defensoria Pública) Há o reconhecimento da instituição como essencial

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ª VARA DA COMARCA

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ª VARA DA COMARCA EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ª VARA DA COMARCA ARROLAMENTO SUMÁRIO Inventariado.:, RG:, CPF/MF:, nacionalidade, profissão, estado civil, inventariante, idade, e-mail:, RG:, CPF/MF:,

Leia mais

" ",,~~~',j. arlo. \\1 Sum'.

 ,,~~~',j. arlo. \\1 Sum'. \\1 Sum'. " ",,~~~',j. arlo "\.\\\1 Apresentação, xvii Nota à 6«edição, xix Nota à 5«edição, xxi Nota à 4il edição, xxiii Nota à 3 ll edição, xxv Nota à 2«edição, xxvii 1 Da Sucessão em Geral, 1 1 Introdução,

Leia mais

Herança Jacente (novo CPC)

Herança Jacente (novo CPC) Herança Jacente (novo CPC) Herança Jacente (novo CPC) No artigo que apresentei alguns pontos referentes ao procedimento judicial aplicável aos testamentos e codicilos, deixei claro, que o patrimônio da

Leia mais

Parágrafo Único. Instrução Normativa da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) disciplinará o requerimento das certidões.

Parágrafo Único. Instrução Normativa da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) disciplinará o requerimento das certidões. DECRETO Nº 3.086, DE 20 DE MARÇO DE 2006. DISPÕE SOBRE O REQUERIMENTO E A EMISSÃO DE CERTIDÕES RELATIVAS AOS TRIBUTOS ADMINISTRADOS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA. LUIZ ANTONIO TIRELLO, Prefeito

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 25/04/2018. (Aula 18 de sucessão). Julgamento do STF acerca da multiparentalidade, quando o autor for menor

Leia mais

Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul Corregedoria-Geral de Justiça

Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul Corregedoria-Geral de Justiça Autos n.º 2007.960107-7 PARECER N.º 147/2007 Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul CONSULTA HABILITAÇÃO CRÉDITO EM INVENTÁRIO PROCEDIMENTO AUTÔNOMO DE CARÁTER INCIDENTE DISTRIBUIÇÃO E RECOLHIMENTO

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Inventário / Ação Monitória Professor Guilherme Koenig www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil DO INVENTÁRIO E DA PARTILHA O INVENTÁRIO é um ato praticado quando

Leia mais

Olá, pessoal! Chegamos ao nosso décimo primeiro módulo. No módulo 10, tratamos dos recursos. Agora veremos algumas questões sobre a fase executiva.

Olá, pessoal! Chegamos ao nosso décimo primeiro módulo. No módulo 10, tratamos dos recursos. Agora veremos algumas questões sobre a fase executiva. CURSO DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROCESSO CIVIL PONTO A PONTO PARA TRIBUNAIS MÓDULO 11 EXECUÇÃO Professora: Janaína Noleto Curso Agora Eu Passo () Olá, pessoal! Chegamos ao nosso décimo primeiro módulo.

Leia mais

APRESENTAÇÃO... 9 NOTA À 2.ª EDIÇÃO NOTA À 3.ª EDIÇÃO COMO UTILIZAR ESTE LIVRO AGRADECIMENTOS SOBRE O AUTOR...

APRESENTAÇÃO... 9 NOTA À 2.ª EDIÇÃO NOTA À 3.ª EDIÇÃO COMO UTILIZAR ESTE LIVRO AGRADECIMENTOS SOBRE O AUTOR... SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 9 NOTA À 2.ª EDIÇÃO... 11 NOTA À 3.ª EDIÇÃO... 13 COMO UTILIZAR ESTE LIVRO... 15 AGRADECIMENTOS... 17 SOBRE O AUTOR... 21 LEI 13.105, DE 16 DE MARÇO DE 2015 PARTE GERAL Livro I

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula 06 Competência - Condições da Ação - Elementos da Ação

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula 06 Competência - Condições da Ação - Elementos da Ação Aula 06 Competência - Condições da Ação - Elementos da Ação 1. Conceito de competência Capacidade é a maneira de se distribuir dentre os vários órgãos jurisdicionais, as atribuições relativas ao desempenho

Leia mais

Profª Helisia Góes Disciplina: DIREITO CIVIL VI SUCESSÕES Turmas: 8ºDIV e 8º DIN DATA: 08/02/09 (8º DIN) e 12/02/09 (8º DIV)

Profª Helisia Góes Disciplina: DIREITO CIVIL VI SUCESSÕES Turmas: 8ºDIV e 8º DIN DATA: 08/02/09 (8º DIN) e 12/02/09 (8º DIV) 1/13 Profª Helisia Góes Disciplina: DIREITO CIVIL VI SUCESSÕES Turmas: 8ºDIV e 8º DIN DATA: 08/02/09 (8º DIN) e 12/02/09 (8º DIV) PLANO DE AULA AULA 03 SUCESSÃO EM GERAL (Cont...) 6. Transmissão da Herança

Leia mais

ÍNDICE GERAL ÍNDICE SISTEMÁTICO

ÍNDICE GERAL ÍNDICE SISTEMÁTICO ÍNDICE GERAL Lei 13.105, de 16 de março de 2015 Código de Processo Civil... 19 Referências bibliográficas... 1853 Índice Alfabético-Remissivo do Código de Processo Civil (Lei 13.105/2015)... 1877 ÍNDICE

Leia mais

SUMÁRIO A ESSÊNCIA DO CPC DE 2015 E AS NOVAS

SUMÁRIO A ESSÊNCIA DO CPC DE 2015 E AS NOVAS Sumário SUMÁRIO A ESSÊNCIA DO CPC DE 2015 E AS NOVAS TENDÊNCIAS PARA OS CONCURSOS PÚBLICOS... 15 CÓDIGO PROCESSUAL CIVIL... 37 PARTE GERAL LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS... 37 TÍTULO ÚNICO DAS NORMAS

Leia mais

Índice (CPC/2015) Índice (CPC/2015) PARTE GERAL TÍTULO I DA JURISDIÇÃO E DA AÇÃO Seção II Do Auxílio Direto Arts.

Índice (CPC/2015) Índice (CPC/2015) PARTE GERAL TÍTULO I DA JURISDIÇÃO E DA AÇÃO Seção II Do Auxílio Direto Arts. Índice (CPC/2015) Índice (CPC/2015) PARTE GERAL LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS... 39 TÍTULO ÚNICO DAS NORMAS FUNDAMENTAIS E DA APLICAÇÃO DAS NORMAS PROCESSUAIS... 39 CAPÍTULO I DAS NORMAS FUNDAMENTAIS

Leia mais

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 45

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 45 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima 1-) Testamento: a) Principais deveres e direitos do testamenteiro: Art. 1.976. O testador pode

Leia mais

Direito Processual Penal

Direito Processual Penal Direito Processual Penal Sujeitos Processuais Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Penal SUJEITOS PROCESSUAIS TÍTULO VIII Do Juiz, Do Ministério Público, Do Acusado

Leia mais

SUMÁRIO A ESSÊNCIA DO CPC DE 2015 E AS NOVAS

SUMÁRIO A ESSÊNCIA DO CPC DE 2015 E AS NOVAS Sumário SUMÁRIO A ESSÊNCIA DO CPC DE 2015 E AS NOVAS TENDÊNCIAS PARA OS CONCURSOS PÚBLICOS CÓDIGO PROCESSUAL CIVIL PARTE GERAL LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS TÍTULO ÚNICO DAS NORMAS FUNDAMENTAIS

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Sucessão.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Sucessão. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 07/03/2018. (Aula 04 de sucessão). Sucessão. Transmissão da herança. Representante no inventário. A massa

Leia mais

Direito do Trabalho e Processo do Trabalho

Direito do Trabalho e Processo do Trabalho Direito do Trabalho e Processo do Trabalho Procedimentos especiais SUMÁRIO Ações especiais no processo do trabalho Ações especiais e nova competência trabalhista Procedimentos aplicáveis Tipos de ações

Leia mais

Procedimento A partir do artigo 693, NCPC Petição inicial Audiência de Conciliação e Mediação Contestação Réplica

Procedimento A partir do artigo 693, NCPC Petição inicial Audiência de Conciliação e Mediação Contestação Réplica Aula 1 Concubinato Artigo 1.727, CC Esforço Comum E.C. 45/04 União Estável CF/88 art. 226, 3º - jurisprudência - 5 anos sob o mesmo teto Lei n. 8.971/94 2 anos sob o mesmo teto Lei n. 9.278/96 duradouro

Leia mais

CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL LEI Nº , DE 16 DE MARÇO DE 2015

CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL LEI Nº , DE 16 DE MARÇO DE 2015 Sumário CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL LEI Nº 13.105, DE 16 DE MARÇO DE 2015 LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS TÍTULO ÚNICO DAS NORMAS FUNDAMENTAIS E DA APLICAÇÃO DAS NORMAS PROCESSUAIS CAPÍTULO I DAS NORMAS

Leia mais

O agravo de instrumento no novo CPC

O agravo de instrumento no novo CPC O agravo de instrumento no novo CPC Advogado; GILBERTO GOMES BRUSCHI Mestre e Doutor em Processo Civil pela PUC/SP; Sócio efetivo do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP); Membro do Centro

Leia mais

INVENTÁRIO E PARTILHA

INVENTÁRIO E PARTILHA INVENTÁRIO E PARTILHA Profa. Dra. Cíntia Rosa Pereira de Lima 1 Introdução: Inventariar (invenire) é relacionar; Inventário = descrição e avaliação dos bens deixados a serem partilhados e, ao final, expedindo

Leia mais

QUESTÕES COMENTADAS NCPC #CITAÇÃO #AQUIÉMONSTER

QUESTÕES COMENTADAS NCPC #CITAÇÃO #AQUIÉMONSTER QUESTÕES COMENTADAS NCPC #CITAÇÃO #AQUIÉMONSTER 01 Penélope recebeu pessoalmente, em sua casa, em um domingo às 22 horas, um mandado de citação para responder à demanda contra si ajuizada. Em sua defesa,

Leia mais

LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS

LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS (arts. 1º a 15) Título Único Das Normas Fundamentais e da Aplicação das Normas Processuais Capítulo I Das Normas Fundamentais do Processo Civil (arts. 1 º a 12) Capítulo

Leia mais

Índice. Índice. CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL / 2015 Lei nº , de 16 de março de 2015 PARTE GERAL. Seção II Do Auxílio Direto Arts.

Índice. Índice. CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL / 2015 Lei nº , de 16 de março de 2015 PARTE GERAL. Seção II Do Auxílio Direto Arts. Índice CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL / 2015 Lei nº 13.105, de 16 de março de 2015 PARTE GERAL LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS... 21 TÍTULO ÚNICO DAS NORMAS FUNDAMENTAIS E DA APLICAÇÃO DAS NORMAS PROCESSUAIS...

Leia mais

ÍNDICE GERAL. Índice Sistemático do Código de Processo Civil. Exposição de Motivos do Código de Processo Civil

ÍNDICE GERAL. Índice Sistemático do Código de Processo Civil. Exposição de Motivos do Código de Processo Civil ÍNDICE GERAL Índice Sistemático do Código de Processo Civil Exposição de Motivos do Código de Processo Civil Lei 13.105, de 16 de março de 2015 Código de Processo Civil Anotado e Comparado Índice Alfabético-Remissivo

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

ÍNDICE SISTEMÁTICO DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL ÍNDICE SISTEMÁTICO DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL PARTE GERAL LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS TÍTULO ÚNICO Das Normas Fundamentais e da Aplicação das Normas Processuais... 3 Capítulo I Das Normas Fundamentais

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE LEI N o 6.416, DE 2005. Altera as Leis nºs 10.406, de 10 de janeiro de 2002 Código Civil, e 5.869, de 11 de janeiro de 1973 Código de Processo

Leia mais

ÍNDICE GERAL ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS APRESENTAÇÃO DA 20ª EDIÇÃO PREFÁCIO EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

ÍNDICE GERAL ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS APRESENTAÇÃO DA 20ª EDIÇÃO PREFÁCIO EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL ÍNDICE GERAL ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS APRESENTAÇÃO DA 20ª EDIÇÃO PREFÁCIO EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL ANOTADO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL DE TABELAS DE CORRESPONDÊNCIA

Leia mais

DIREITO CIVIL VI AULA 2: Sucessão e Herança

DIREITO CIVIL VI AULA 2: Sucessão e Herança DIREITO CIVIL VI AULA 2: Sucessão e Herança Teoria do Direito das Sucessões O momento da abertura da herança e transferência abstrata do acervo, Imediata e automática transmissão das relações jurídicas

Leia mais

Pedro, na qualidade de locatário, contratou com Antônio, locador, menor púbere, assistido por seu genitor, Fernando, a locação do imóvel residencial

Pedro, na qualidade de locatário, contratou com Antônio, locador, menor púbere, assistido por seu genitor, Fernando, a locação do imóvel residencial Pedro, na qualidade de locatário, contratou com Antônio, locador, menor púbere, assistido por seu genitor, Fernando, a locação do imóvel residencial de sua propriedade, unidade autônoma e integrante do

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 1ª VARA DA FAMILIA E DAS SUCESSÕES DO FORO CENTRAL DA CAPITAL DE SÃO PAULO

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 1ª VARA DA FAMILIA E DAS SUCESSÕES DO FORO CENTRAL DA CAPITAL DE SÃO PAULO EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 1ª VARA DA FAMILIA E DAS SUCESSÕES DO FORO CENTRAL DA CAPITAL DE SÃO PAULO Processo nº. Inventário e Partilha Ida: Ivte:, inventariante nomeado às fls.,

Leia mais

10º EDIÇÃO REVISADA E ATUALIZADA

10º EDIÇÃO REVISADA E ATUALIZADA Manual de Prática Civil - 10ª Edição Jaqueline Mielke Silva Juliano Colombo 10º EDIÇÃO REVISADA E ATUALIZADA 3 SUMÁRIO Capítulo I PROCEDIMENTO COMUM 1.Fundamento legal... 23 2. Finalidade... 23 3. Petição

Leia mais

O inventário extrajudicial e seu processamento breves considerações

O inventário extrajudicial e seu processamento breves considerações O inventário extrajudicial e seu processamento breves considerações Rodrigo Corrêa da Costa Oliveira, Anahí Monte Cruz R. Corrêa da Costa Resumo: O presente trabalho apresenta as principais características

Leia mais

Inventário extrajudicial

Inventário extrajudicial Inventário extrajudicial Inventário extrajudicial previsão legal e requisitos Art. 610. Havendo testamento ou interessado incapaz, proceder-se-á ao inventário judicial. 1 o Se todos forem capazes e concordes,

Leia mais

ADRIANA SAWARIS NOÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL. 1ª Edição MAI 2013

ADRIANA SAWARIS NOÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL. 1ª Edição MAI 2013 ADRIANA SAWARIS NOÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL 206 QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS GABARITADAS Seleção das Questões: Prof.ª Adriana Sawaris Organização e Diagramação: Mariane dos Reis 1ª Edição MAI

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho Utilização das Provas nos diferentes procedimentos Prof ª. Eliane Conde As

Leia mais

Conflitos entre o Processo do

Conflitos entre o Processo do Conflitos entre o Processo do Trabalho e o Novo CPC Jordão Medeiros Jurídico Ambev AmBev Conflito x Impactos CLT Art. 769 - Nos casos omissos, o direito processual comum será fonte subsidiária do direito

Leia mais

Para que serve o registro de um documento no Cartório de Registro de Títulos e Documentos?

Para que serve o registro de um documento no Cartório de Registro de Títulos e Documentos? Em Minas Gerais, o Registro de Títulos e Documentos e o Registro Civil de Pessoas Jurídicas normalmente funcionam em um só local, sob a delegação de um mesmo oficial. A única exceção é a comarca de Belo

Leia mais

DIREITO DAS SUCESSÕES (7) HERANÇA JACENTE. Artigo 2048.º - (Curador da herança jacente)

DIREITO DAS SUCESSÕES (7) HERANÇA JACENTE. Artigo 2048.º - (Curador da herança jacente) DIREITO DAS SUCESSÕES (7) HERANÇA JACENTE Profa. Dra. Zamira de Assis CAPÍTULO III - Herança jacente Artigo 2046.º - (Noção) Diz-se jacente a herança aberta, mas ainda não aceita nem declarada vaga para

Leia mais

REQUERIMENTO DE INVENTÁRIO

REQUERIMENTO DE INVENTÁRIO REQUERIMENTO DE INVENTÁRIO (Os campos de preenchimento obrigatório encontram- se identificados por um *) 1. IDENTIFICAÇÃO DO CARTÓRIO NOTARIAL Denominação*: António Pedro Monteiro Correia Marques Tavares

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULAS 12

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULAS 12 AULAS 12 Dos prazos. Da Comunicação dos atos processuais. Da citação. Da Das cartas. Das intimações. Das nulidades dos atos processuais. Da distribuição e do registro. Dos Prazos Processuais Artigos 218

Leia mais

Lei Nº DE 22/12/2015

Lei Nº DE 22/12/2015 Lei Nº 18664 DE 22/12/2015 Publicado no DOE em 23 dez 2015 Atualiza o valor das obrigações de pequeno valor, para fins do disposto nos 3º e 4º do art. 100 da Constituição Federal, e adota outras providências.

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO SENTENÇA Processo Digital nº: 1120603-57.2015.8.26.0100 Classe - Assunto Procedimento Comum - Condomínio Requerente: José Luis dos Anjos e outro Requerido: Lucia Regina dos Anjos e outros Justiça Gratuita

Leia mais

Profa. Adriana Rodrigues

Profa. Adriana Rodrigues Profa. Adriana Rodrigues Atos acontecimentos voluntários praticados no curso do processo e dependem de manifestação dos sujeitos do processo Termo redução escrita, ou gráfica, de certos atos processuais

Leia mais

Da Formação, da Suspensão e da Extinção do Processo

Da Formação, da Suspensão e da Extinção do Processo Direito Processual Civil Da Formação, da Suspensão e da Extinção do Processo Da Formação do Processo Art. 312 Considera-se proposta a ação quando a petição inicial for protocolada, todavia, a propositura

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Intervenção de terceiros. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Intervenção de terceiros. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Intervenção de terceiros Prof. Luiz Dellore 1. Conceito: figura processual que possibilita ao terceiro participar do processo. Pode ocorrer de duas formas: a) Espontânea: terceiro

Leia mais

Ação de alimentos. Novas hipóteses de competência concorrente dos tribunais brasileiros.

Ação de alimentos. Novas hipóteses de competência concorrente dos tribunais brasileiros. CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL - LFG Artigos da Lei nº. 13.105/2015 (Novo Civil) relacionados ao tema da aula do dia 20 de outubro de 2016. Tema da aula: Ações de família e interdição.

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Condições da ação.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Condições da ação. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 27/03/2018). Condições da ação. Atualmente com o novo CPC são consideradas condições da ação legitimidade de parte

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Do Agravo Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil DO AGRAVO DO AGRAVO DE INSTRUMENTO Art. 1.015. Cabe agravo de instrumento contra as

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula 27 de sucessão ministrada dia 30/05/2018. Inventário extrajudicial.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula 27 de sucessão ministrada dia 30/05/2018. Inventário extrajudicial. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula 27 de sucessão ministrada dia 30/05/2018. Inventário extrajudicial. Para que se possa fazer inventário extrajudicial é

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Cumprimento de sentença. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Cumprimento de sentença. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Cumprimento de sentença Prof. Luiz Dellore 1. Finalidades dos processos 1.1 Processo de conhecimento: crise de incerteza 1.2 Processo de execução: crise de inadimplemento 2. Requisitos

Leia mais

CONSELHO SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL RESOLUÇÃO Nº 77, DE 14 DE SETEMBRO DE 2004

CONSELHO SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL RESOLUÇÃO Nº 77, DE 14 DE SETEMBRO DE 2004 CONSELHO SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL RESOLUÇÃO Nº 77, DE 14 DE SETEMBRO DE 2004 Regulamenta o artigo 8º da Lei Complementar nº 75, de 20 de maio de 1993, disciplinando, no âmbito do Ministério

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO À 3." EDIÇÃO...

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO À 3. EDIÇÃO... STJ00074113 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO À 3." EDIÇÃO... 9 L INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS SUCESSÕES - FRANCISCO CAHALI... 19 1.1 Introdução.............. 19 L2 Fundamento do direito sucessório...... 20 1.3 Conteúdo

Leia mais

O INVENTÁRIO EXTRAJUDICIAL E SEU PROCESSAMENTO BREVES CONSIDERAÇÕES

O INVENTÁRIO EXTRAJUDICIAL E SEU PROCESSAMENTO BREVES CONSIDERAÇÕES O INVENTÁRIO EXTRAJUDICIAL E SEU PROCESSAMENTO BREVES CONSIDERAÇÕES Rodrigo Corrêa da Costa Oliveira Anahí Monte Cruz R. Corrêa da Costa Sumário: 1. Introdução; 2. Conceito; 3. Condições Essenciais; 4.

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 10/04/2019.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 10/04/2019. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 10/04/2019. Observe os artigos 1.947 e seguintes do código Civil!!! A propriedade do fiduciário é resolúvel, pois,

Leia mais

SUMARIO. Parte I SUCESSÃO EM GERAL I. INTRODUÇÃO AO DIREITO SUCESSÓRIO... 3

SUMARIO. Parte I SUCESSÃO EM GERAL I. INTRODUÇÃO AO DIREITO SUCESSÓRIO... 3 ~ SUMARIO Parte I SUCESSÃO EM GERAL I. INTRODUÇÃO AO DIREITO SUCESSÓRIO... 3 1.1 Considerações iniciais 3 1.2 A tenninologia adotada 5 [.3 O direito sucessório sob a perspectiva constitucional.. 7 1.4

Leia mais

ESQUELETO PETIÇÃO INICIAL: ENDEREÇAMENTO QUALIFICAÇÃO PRELIMINAR MÉRITO PEDIDOS REQUERIMENTOS FINAIS

ESQUELETO PETIÇÃO INICIAL: ENDEREÇAMENTO QUALIFICAÇÃO PRELIMINAR MÉRITO PEDIDOS REQUERIMENTOS FINAIS PETIÇÃO INICIAL ESQUELETO PETIÇÃO INICIAL: ENDEREÇAMENTO QUALIFICAÇÃO PRELIMINAR MÉRITO PEDIDOS REQUERIMENTOS FINAIS Os requisitos da CLT art. 840: Art. 840. A reclamação poderá ser escrita ou verbal.

Leia mais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) 99112-3636 - netobv@hotmail.com Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais 1 PRAZO é o interregno de tempo no qual deve-se realizar algum

Leia mais

SUMÁRIO Código de Processo Civil 1973/2015 Código de Processo Civil 2015/1973

SUMÁRIO Código de Processo Civil 1973/2015 Código de Processo Civil 2015/1973 SUMÁRIO Exposição de Motivos do Novo Código de Processo Civil Índice Sistemático do Código de Processo Civil de 1973 Código de Processo Civil 1973/2015 Índice Remissivo do Código de Processo Civil 1973

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio individual e Dissídio coletivo Dissídio individual e procedimentos aplicáveis Prof. Cláudio Freitas - Procedimentos (i) Ordinário: artigos 843 e seguintes da CLT

Leia mais

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA Advogado, palestrante e parecerista; Professor de Dir. Civil, Prática Civil e Dir. do Consumidor em cursos preparatórios para a OAB e para Concursos Públicos; Professor de

Leia mais

Cumprimento de Sentença e Execução. Ricardo de Carvalho Aprigliano

Cumprimento de Sentença e Execução. Ricardo de Carvalho Aprigliano Cumprimento de Sentença e Execução Ricardo de Carvalho Aprigliano Considerações iniciais Antes da execução Cumprimento de sentença Intimação do devedor pelo DJE na pessoa do seu advogado (art. 513, 2º,I).

Leia mais

ANEXO V RESOLUÇÃO PGJ N.º 04, DE 17 DE JANEIRO DE 2012

ANEXO V RESOLUÇÃO PGJ N.º 04, DE 17 DE JANEIRO DE 2012 1 ANEXO V RESOLUÇÃO PGJ N.º 04, DE 17 DE JANEIRO DE 2012 Regulamenta a remoção de servidores ocupantes dos cargos efetivos dos Quadros Permanente e Especial dos Serviços Auxiliares do Ministério Público

Leia mais

Embargos de Declaração e Agravo de Instrumento

Embargos de Declaração e Agravo de Instrumento Direito Processual Civil Embargos de Declaração e Agravo de Instrumento Embargos de Declaração Art. 1.022: Cabem embargos de declaração contra qualquer decisão judicial para: I - esclarecer obscuridade

Leia mais

Aula nº. 72 Módulo IX: Verificação dos Créditos. - Deferimento do processamento da recuperação judicial (art. 52, 1º)

Aula nº. 72 Módulo IX: Verificação dos Créditos. - Deferimento do processamento da recuperação judicial (art. 52, 1º) Curso/Disciplina: Direito Empresarial Extensivo Aula: 72 Módulo IX: Verificação dos Créditos Professor(a): Priscila Menezes Monitor(a): Jessica Dourado Aula nº. 72 Módulo IX: Verificação dos Créditos Lei

Leia mais