PROCEDIMENTO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001 DIREITOS E DEVERES DOS OFICIAIS. Elaboração Comissão de Arbitragem Data: 16/05/2016

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROCEDIMENTO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001 DIREITOS E DEVERES DOS OFICIAIS. Elaboração Comissão de Arbitragem Data: 16/05/2016"

Transcrição

1 Página 1 de 6 Elaboração Comissão de Arbitragem Data: 16/05/2016 Análise crítica e aprovação Sérgio Corrêa Diretor da Comissão de Arbitragem Data: 30/05/2016 Descrição da revisão Rev. 0 Emissão inicial 1. Objetivo Determinar os direitos e deveres dos oficiais de arbitragem elegíveis à participação nas competições organizadas pela CBF. 2. Definições 2.1 RENAF: Relação Nacional de Árbitros de Futebol 2.2 CA: Comissão de Arbitragem 2.3 CBF: Confederação Brasileira de Futebol 2.4 FIFA: Federação Internacional de Futebol 2.5 CONMEBOL: Confederação Sul-americana de Futebol 2.6 ENAF: Escola Nacional de Árbitros de Futebol 2.7 CNA: Classificação Nacional de Árbitros 3. Aplicação Este procedimento é aplicável a todos os árbitros centrais e assistentes. 4. Responsabilidades e autoridades Conforme descrito neste procedimento e nas descrições de função.

2 Página 2 de 6 5. Descrição das atividades CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1. Toda referência a árbitros de futebol equivalerá a árbitros e árbitros assistentes de ambos os gêneros. Art. 2. Os árbitros de futebol exercem a sua atividade em conformidade com o disposto no único, do art. 88, da Lei 9.615/98, ou seja, não terão qualquer vínculo empregatício com as entidades desportivas diretivas onde atuarem, e sua remuneração como autônomos exonera tais entidades de quaisquer responsabilidades trabalhistas, securitárias e previdenciárias. Art. 3. A condição de árbitro é incompatível com o exercício de qualquer função ou cargo em clubes ou entidades diretivas de futebol ligadas à CBF. Art. 4. Os árbitros estão obrigados a respeitar as normas de conduta de sua atividade e os demais deveres resultantes da sua qualidade de agentes desportivos, especialmente os estabelecidos no Código Brasileiro de Justiça Desportiva CBJD. Art. 5. A inclusão na Relação Nacional de Árbitros de Futebol - RENAF implica sua irrevogável concordância e dever de obediência aos estatutos da CBF; suas normas internas, especialmente as emitidas pela Comissão de Arbitragem, às normas legais que regem o futebol brasileiro, bem assim aos estatutos CONMEBOL, FIFA e às normas internacionais de futebol. Art. 6. Os árbitros têm por missão primordial cumprir e fazer cumprir regras de futebol, os regulamentos das competições e as normas que regulam esta modalidade desportiva. Art. 7. Os deveres de urbanidade, boa conduta e elevada postura moral devem ser mantidos para além do exercício específico das funções do árbitro. CAPÍTULO II DOS DIREITOS e DEVERES SEÇÃO I DOS DIREITOS Art. 8. São direitos dos árbitros: I Exercer suas atividades com total independência, conquanto sempre e necessariamente no exercício de sua atividade, com observância total das leis e normas em vigor. II Receber a credencial de entidade nacional dos árbitros de futebol.

3 Página 3 de 6 III Receber as importâncias estabelecidas na Tabela das Taxas de Arbitragem, definidas pelas entidades organizadoras da competição. IV Ser indicado para a Lista Internacional, Aspirante-Fifa, Master, Especial, CBF-1, CBF-2 e CBF-3 em conformidade com as normas emanadas pela FIFA, CONMEBOL e pela CA-CBF. V Pedir reconsideração de ato à CA/CBF das decisões que afetem seus interesses diretos. VI Requerer licença temporária, bem como desligamento da relação anual, nos termos do presente Regulamento; VII Requerer, da CA/CBF, as cópias dos seus testes escritos e físicos, após a divulgação dos resultados. VIII Receber da CA/CBF as comunicações e circulares sobre as leis de jogo, orientações etc. IX Participar dos cursos de atualização e aperfeiçoamento realizados para os integrantes da RENAF dentro do número de vagas estabelecidos pela CA/CBF. SEÇÃO II DOS DEVERES Art. 9. São deveres dos árbitros: I Cumprir e fazer cumprir as Leis do Jogo, o Regulamento das Competições e as Normas da Arbitragem, mantendo conduta compatível com os princípios desportivos de lealdade, probidade, verdade e retidão em tudo o que diga respeito à direção de jogos e às relações de natureza desportiva, econômica e social. II Atuar em todos os jogos para os quais for designado, para manter o compromisso assumido quando de sua inscrição na RENAF. III Confirmar às Comissões Estaduais de Arbitragem e à CA/CBF, pela via de comunicação mais rápida e eficaz, especialmente via internet, bem assim, neste caso urgente e diretamente à CA/CBF, por telefone, quando a impossibilidade de comparecimento decorrer de fato extraordinário e próximo ao jogo. Nessa hipótese, posteriormente, deve encaminhar à CA-CBF, por escrito, a correspondente justificativa; IV Solicitar dispensa de escalas, sempre via Comissão Estadual de Arbitragem, preferencialmente, com 72 horas de antecedência da realização das partidas. Nos casos de força maior, sobretudo aqueles emergenciais, avisar a CEAF e a CA/CBF no ato do surgimento do impedimento.

4 Página 4 de 6 Em caso de impedimento por questão de saúde, o correspondente atestado médico deverá ser enviado imediatamente por telefax, encaminhando o original por meio de malote ou correio, ficando claro que o retorno do árbitro à atividade dependerá também de apresentação de atestado de liberação subscrito por médico. V Comparecer ao estádio com antecedência mínima de duas horas do horário marcado para o início do jogo para o qual for designado; verificar imediatamente a existência das condições à sua realização e adotar as medidas necessárias para suprir as deficiências encontradas, mencionando-as, se houver, no relatório de jogo. VI Cumprir as Normas de Conduta da Arbitragem. VII Utilizar os equipamentos e uniformes oficialmente aprovados pela CA/CBF. VIII Elaborar o Relatório da partida, mencionando todos os incidentes ocorridos antes, durante e após o jogo, bem como o comportamento dos jogadores, treinadores, médicos, massagistas, dirigentes e demais agentes desportivos passíveis de sanções disciplinares, administrativas/ jurídicas, descrevendoos de modo fiel e claro, de modo a possibilitar a decisão adequada. IX Remeter o relatório do jogo no prazo previsto pela legislação vigente, sendo que os originais e demais vias deverão ser encaminhadas, até as 9 horas do primeiro dia útil após o jogo. Se houver sistema de transmissão de dados on-line, eles deverão ser enviados à Central de Processamento de Dados, imediatamente após o encerramento do jogo. X Comparecer para depor em inquéritos e processos disciplinares, sempre que notificado para tal. XI Comparecer, se possível, as atividades da CA/CBF para receber orientação de aprimoramento, bem como para realização de todos os exames, cursos e testes de qualquer natureza. XII Não emitir qualquer opinião em público, sem autorização prévia da CA/CBF, sobre matérias de natureza técnica e/ou disciplinar, relativamente ao sistema específico da arbitragem das competições profissionais, bem como a jogos em que tenha atuado, ou em que, especialmente, tenham atuado outros árbitros ou outros agentes da arbitragem. XIII Abster-se de praticar quaisquer atos em sua vida pública ou que nela possam repercutir que sejam incompatíveis com a dignidade indispensável ao exercício das funções de árbitro. XIV Respeitar a dignidade de todos os participantes na competição, não ofendendo, por igual, a quaisquer outros agentes desportivos. XV Realizar todos os exames médicos que lhes sejam solicitados, apresentando-os sempre quando previsto.

5 Página 5 de 6 XVI Se designado para competições ou cursos internacionais ou nacionais, o árbitro poderá ser submetido a uma avaliação física para análise de suas condições atuais, com a CA/CBF informando a quem de direito o resultado. XVII Comunicar à CA-CBF, via CEAF local, sobre qualquer participação em competições não oficiais. XVIII É terminantemente vedado aos árbitros. a) Permitir acesso e, muito menos, permanência no vestiário de pessoas que não as designadas para funcionar na partida. Caso isso ocorra deverá constar, obrigatoriamente, no relatório do jogo a identificação das pessoas presentes, bem como os motivos que justificaram o acesso e/ou permanência. b) Utilizar ou permitir que utilizem rádio ou aparelhos celulares em campo e no vestiário, antes e/ou no intervalo da partida. c) Fazer uso de fumo ou bebida alcoólica em qualquer dependência do estádio. XIX Na ocorrência de quaisquer fatos que violem as normas acima referidas ou ainda que contrariem o comportamento ético e moral exigível e, pois, compatível com o desporto, a CA/CBF deverá ser imediatamente informada. XX Para ser utilizado em designações das competições nacionais pela CA/CBF, o integrante da RENAF terá que cumprir todas as exigências emanadas pela respectiva comissão e pela ENAF-CBF com vistas ao seu aprimoramento. Seção III DAS TAXAS E DIÁRIAS Art. 10. Os valores das taxas de arbitragem, diárias e ressarcimento sugeridas para cada temporada serão informados às Federações estaduais envolvidas. Art. 10. Os dados financeiros devem ser informados no campo especifico da súmula eletrônica ou, se não disponível, preenchida em planilha especifica e enviada à CA/CBF no prazo determinado. Seção IV DO SEGURO DA ARBITRAGEM Art. 11. O seguro de vida e acidentes pessoais em favor dos componentes da arbitragem da partida deverá ser feita pela CBF.

6 Página 6 de 6 CAPÍTULO II DAS DISPOSIÇÕES FINAIS Art. 12. Os casos omissos serão decididos pela CA-CBF, submetidos à apreciação da presidência da CBF. 6. Registros Não aplicável 7. Anexos Não aplicável

COMISSÃO DE ARBITRAGEM DCA IT 06 DIRETRIZES COM OS DIREITOS E DEVERES DOS OFICIAIS DE ARBITRAGEM

COMISSÃO DE ARBITRAGEM DCA IT 06 DIRETRIZES COM OS DIREITOS E DEVERES DOS OFICIAIS DE ARBITRAGEM COMISSÃO DE ARBITRAGEM DCA IT 06 DIRETRIZES COM OS DIREITOS E DEVERES DOS OFICIAIS DE ARBITRAGEM RIO DE JANEIRO RJ 2016 COMISSÃO DE ARBITRAGEM DCA IT 06 DIRETRIZES COM OS DIREITOS E DCA IT 06 DEVERES DOS

Leia mais

PROCEDIMENTO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001 DIRETRIZES PARA SELEÇÃO DE OFICIAIS. Elaboração Comissão de Arbitragem Data: 14/04/16

PROCEDIMENTO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001 DIRETRIZES PARA SELEÇÃO DE OFICIAIS. Elaboração Comissão de Arbitragem Data: 14/04/16 Elaboração Comissão de Arbitragem Data: 14/04/16 Análise crítica e aprovação Sérgio Corrêa Diretor da Comissão de Arbitragem Data: 14/04/16 Descrição da revisão Rev. 0 Emissão inicial 1. Objetivo: Estabelecer

Leia mais

DIRETRIZES DA COMISSÃO DE ARBITRAGEM NORMAS E PROCEDIMENTOS

DIRETRIZES DA COMISSÃO DE ARBITRAGEM NORMAS E PROCEDIMENTOS DIRETRIZES DA COMISSÃO DE ARBITRAGEM NORMAS E PROCEDIMENTOS DCA IT 02 CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DE ÁRBITROS, ASSESSORES, INSPETORES E TUTORES DOS ÁRBITROS. RIO DE JANEIRO RJ 2016 COMISSÃO DE ARBITRAGEM CRITÉRIOS

Leia mais

PROCEDIMENTO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001 ELABORAÇÃO DE ESCALAS. Elaboração Comissão de Arbitragem Data: 16/05/2016

PROCEDIMENTO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001 ELABORAÇÃO DE ESCALAS. Elaboração Comissão de Arbitragem Data: 16/05/2016 Página 1 de 5 Elaboração Comissão de Arbitragem Data: 16/05/2016 Análise crítica e aprovação Sérgio Corrêa Diretor da Comissão de Arbitragem Data: 30/05/2016 Descrição da revisão Rev. 0 Emissão inicial

Leia mais

Federação Paulista de Futebol

Federação Paulista de Futebol Federação Paulista de Futebol Comissão Estadual de Arbitragem REGULAMENTO GERAL DA ARBITRAGEM FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTEBOL COMISSÃO DE ARBITRAGEM REGULAMENTO DE ARBITRAGEM CAPÍTULO I Da Definição de Competência

Leia mais

REGULAMENTO (REGIMENTO) DE ARBITRAGEM

REGULAMENTO (REGIMENTO) DE ARBITRAGEM REGULAMENTO (REGIMENTO) DE ARBITRAGEM I DA DEFINIÇÃO DE COMPETÊNCIA Artigo 1º) Compete à Federação Sergipana de futebol (F.S.F.) coordenar e administrar o sistema de arbitragem no âmbito das competições

Leia mais

REGULAMENTO DA ARBITRAGEM

REGULAMENTO DA ARBITRAGEM Associação Paulista de Árbitros e Estatísticos de Futebol Americano APAEFA REGULAMENTO DA ARBITRAGEM Diretoria Executiva Gestão Pra frente 2016/2019 Presidente: Danilo Souza Vice- presidente de Gestão

Leia mais

REGULAMENTO DE ARBITRAGEM DAS COMPETIÇÕES ORGANIZADAS PELA LIGA PORTUGAL

REGULAMENTO DE ARBITRAGEM DAS COMPETIÇÕES ORGANIZADAS PELA LIGA PORTUGAL REGULAMENTO DE ARBITRAGEM DAS COMPETIÇÕES ORGANIZADAS PELA LIGA PORTUGAL (aprovado na Assembleia Geral Extraordinária de 08 de junho de 2016, alterado na Assembleia Geral Extraordinária de 29 de maio de

Leia mais

FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTEBOL COMISSÃO DE ARBITRAGEM REGULAMENTO DE ARBITRAGEM CAPÍTULO I. Da Definição de Competência

FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTEBOL COMISSÃO DE ARBITRAGEM REGULAMENTO DE ARBITRAGEM CAPÍTULO I. Da Definição de Competência FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTEBOL COMISSÃO DE ARBITRAGEM REGULAMENTO DE ARBITRAGEM CAPÍTULO I Da Definição de Competência Art. 1 o Compete à Federação Paulista de Futebol (F.P.F.) coordenar e administrar o

Leia mais

REGULAMENTO DE ARBITRAGEM DAS COMPETIÇÕES ORGANIZADAS PELA LIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL PROFISSIONAL

REGULAMENTO DE ARBITRAGEM DAS COMPETIÇÕES ORGANIZADAS PELA LIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL PROFISSIONAL REGULAMENTO DE ARBITRAGEM DAS COMPETIÇÕES ORGANIZADAS PELA LIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL PROFISSIONAL (aprovado na Assembleia Geral Extraordinária de 08 de junho de 2016, ratificado na reunião da Assembleia

Leia mais

REGULAMENTO DE ARBITRAGEM DAS COMPETIÇÕES ORGANIZADAS PELA LIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL PROFISSIONAL

REGULAMENTO DE ARBITRAGEM DAS COMPETIÇÕES ORGANIZADAS PELA LIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL PROFISSIONAL REGULAMENTO DE ARBITRAGEM DAS COMPETIÇÕES ORGANIZADAS PELA LIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL PROFISSIONAL (aprovado na Assembleia Geral Extraordinária de 08 de junho de 2016, alterado na Assembleia Geral Extraordinária

Leia mais

PROCEDIMENTO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001 PROCEDIMENTO DOS OFICIAIS DE ARBITRAGEM DESIGNADOS

PROCEDIMENTO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001 PROCEDIMENTO DOS OFICIAIS DE ARBITRAGEM DESIGNADOS Página 1 de 7 Elaboração Comissão de Arbitragem Data: 16/05/2016 Análise crítica e aprovação Sérgio Corrêa Diretor da Comissão de Arbitragem Data: 30/05/2016 Descrição da revisão Rev. 0 Emissão inicial

Leia mais

Regulamento de Arbitragem das Competições Organizadas pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional

Regulamento de Arbitragem das Competições Organizadas pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional Regulamento de Arbitragem das Competições Organizadas pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional 3 4 5 8 ÍNDICE Capítulo I Disposições Gerais Capítulo II Secção Profissional do Conselho de Arbitragem

Leia mais

REGULAMENTO DE ARBITRAGEM DAS COMPETIÇÕES ORGANIZADAS PELA LIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL PROFISSIONAL

REGULAMENTO DE ARBITRAGEM DAS COMPETIÇÕES ORGANIZADAS PELA LIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL PROFISSIONAL REGULAMENTO DE ARBITRAGEM DAS COMPETIÇÕES ORGANIZADAS PELA LIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL PROFISSIONAL (Com as alterações aprovadas na Assembleia Geral Extraordinária de 27 de Junho de 2013) ÍNDICE Capítulo

Leia mais

REGULAMENTO DE ARBITRAGEM DAS COMPETIÇÕES ORGANIZADAS PELA LIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL PROFISSIONAL

REGULAMENTO DE ARBITRAGEM DAS COMPETIÇÕES ORGANIZADAS PELA LIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL PROFISSIONAL REGULAMENTO DE ARBITRAGEM DAS COMPETIÇÕES ORGANIZADAS PELA LIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL PROFISSIONAL (Aprovado na Assembleia Geral Extraordinária de 6 de Junho de 2012) SUMÁRIO CAPITULO I Disposições Gerais

Leia mais

COMISSÃO DE ARBITRAGEM DCA IT 07 DIRETRIZES COM OS CRITÉRIOS PARA ELABORAÇÃO DAS ESCALAS

COMISSÃO DE ARBITRAGEM DCA IT 07 DIRETRIZES COM OS CRITÉRIOS PARA ELABORAÇÃO DAS ESCALAS COMISSÃO DE ARBITRAGEM DCA IT 07 DIRETRIZES COM OS CRITÉRIOS PARA ELABORAÇÃO DAS ESCALAS RIO DE JANEIRO RJ 2016 COMISSÃO DE ARBITRAGEM DIRETRIZES COM OS CRITÉRIOS PARA DCA IT 06 ELABORAÇÃO DAS ESCALAS

Leia mais

FEDERAÇÃO PARANAENSE DE FUTEBOL DE SALÃO DEPARTAMENTO DE ÁRBITROS REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I. Da Definição de Competência

FEDERAÇÃO PARANAENSE DE FUTEBOL DE SALÃO DEPARTAMENTO DE ÁRBITROS REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I. Da Definição de Competência FEDERAÇÃO PARANAENSE DE FUTEBOL DE SALÃO DEPARTAMENTO DE ÁRBITROS REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I Da Definição de Competência Art. 1 o Compete à Federação Paranaense de Futebol de Salão (FPFS) coordenar e

Leia mais

REGULAMENTO DO CAMPEONATO ALAGOANO DE FUTEBOL FEMININO 2014

REGULAMENTO DO CAMPEONATO ALAGOANO DE FUTEBOL FEMININO 2014 REGULAMENTO DO CAMPEONATO ALAGOANO DE FUTEBOL FEMININO 2014 CAPÍTULO I DOS PARTICIPANTES Art. 1º - O CAMPEONATO ALAGOANO DE FUTEBOL FEMININO DE 2014, que será realizado de acordo com calendário definido

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DA ARBITRAGEM. Capítulo I Das disposições preliminares

REGULAMENTO GERAL DA ARBITRAGEM. Capítulo I Das disposições preliminares REGULAMENTO GERAL DA ARBITRAGEM Capítulo I Das disposições preliminares Art. 1º - Compete à Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), coordenar e administrar o sistema de arbitragem no âmbito

Leia mais

Regimento Interno da Procuradoria de Justiça Desportiva do TJDF/BA - Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol da Bahia

Regimento Interno da Procuradoria de Justiça Desportiva do TJDF/BA - Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol da Bahia Regimento Interno da Procuradoria de Justiça Desportiva do TJDF/BA - Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol da Bahia Art. 1º. A Procuradoria de Justiça Desportiva é órgão permanente, autônomo e independente,

Leia mais

Da CA-CBF Aos Presidentes de Comissões Estaduais e a Distrital de Arbitragem e

Da CA-CBF Aos Presidentes de Comissões Estaduais e a Distrital de Arbitragem e COMISSÃO DE ARBITRAGEM Da CA-CBF Aos Presidentes de Comissões Estaduais e a Distrital de Arbitragem e Assunto: Composição da RENAF 2013 Prezados Senhores, Com vistas a composição da RENAF 2013, a CA-CBF

Leia mais

CORREGEDORIA DA ARBITRAGEM DCA IT 13 CORREGEDORIA DA ARBITRAGEM

CORREGEDORIA DA ARBITRAGEM DCA IT 13 CORREGEDORIA DA ARBITRAGEM CORREGEDORIA DA ARBITRAGEM DCA IT 13 CORREGEDORIA DA ARBITRAGEM RIO DE JANEIRO RJ 2016 CORREGEDORIA DA ARBITRAGEM CORREGEDORIA DA ARBITRAGEM DCA IT 13 VERSÃO 1 Rio de Janeiro, 25 de Setembro de 2015 DATA

Leia mais

PROCEDIMENTO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001 REGULAMENTO GERAL DE ARBITRAGEM

PROCEDIMENTO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001 REGULAMENTO GERAL DE ARBITRAGEM Elaboração Análise crítica e aprovação DEPARTAMENTO DE ARBITRAGEM Dionísio Roberto Domingos Diretor Data: 14/03/2016 Data: 16/12/2016 Descrição da revisão Rev. 0 Emissão inicial 1. Objetivo: Estabelecer

Leia mais

FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTSAL

FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTSAL FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTSAL ÍND ICE I Anuidade e Atestado de Filiação... 3 II - Inscrições de Atletas - e Feminino...... 3 III - Inscrições de Comissão Técnica - e Feminino... 3 IV - Transferências Divisão

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA PROCURADORIA DE JUSTIÇA DESPORTIVA DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA DE DESPORTO ELETRÔNICO CBDEL

REGIMENTO INTERNO DA PROCURADORIA DE JUSTIÇA DESPORTIVA DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA DE DESPORTO ELETRÔNICO CBDEL REGIMENTO INTERNO DA PROCURADORIA DE JUSTIÇA DESPORTIVA DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA DE DESPORTO ELETRÔNICO CBDEL v1 REGIMENTO INTERNO DA PROCURADORIA DE JUSTIÇA DESPORTIVA DO SUPERIOR TRIBUNAL

Leia mais

Procuradoria de Justiça Desportiva do STJD do Futebol Regimento Interno

Procuradoria de Justiça Desportiva do STJD do Futebol Regimento Interno Procuradoria de Justiça Desportiva do STJD do Futebol Regimento Interno Art. 1º A Procuradoria de Justiça Desportiva é órgão permanente e essencial à Justiça Desportiva, incumbindo-lhe a defesa da ordem

Leia mais

COMISSÃO DE ARBITRAGEM DCA IT 11 PROCEDIMENTOS DOS OFICIAIS DE ARBITRAGEM DESIGNADOS

COMISSÃO DE ARBITRAGEM DCA IT 11 PROCEDIMENTOS DOS OFICIAIS DE ARBITRAGEM DESIGNADOS COMISSÃO DE ARBITRAGEM DCA IT 11 PROCEDIMENTOS DOS OFICIAIS DE ARBITRAGEM DESIGNADOS RIO DE JANEIRO RJ 2016 COMISSÃO DE ARBITRAGEM PROCEDIMENTOS DOS OFICIAIS DE ARBITRAGEM DCA IT 11 DESIGNADOS VERSÃO 1

Leia mais

ANHEMBI TÊNIS CLUBE VOLEIBOL

ANHEMBI TÊNIS CLUBE VOLEIBOL REGULAMENTO INTERNO DO DA FINALIDADE Art. 1 - O presente regulamento disciplina todas as atividades desenvolvidas pelo Departamento de Vôlei do Anhembi Tênis Clube. DAS DEFINIÇÕES Art. 2 - Para os efeitos

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude XXXVIII Jogos Escolares de Imperatriz REGULAMENTO TÉCNICO FUTEBOL

PREFEITURA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude XXXVIII Jogos Escolares de Imperatriz REGULAMENTO TÉCNICO FUTEBOL REGULAMENTO TÉCNICO FUTEBOL REGULAMENTO TÉCNICO FUTEBOL Art. 1º. A Competição de Futebol será realizada de acordo com as regras oficiais da FIFA para a modalidade, adotada pela Confederação Brasileira

Leia mais

Regulamento da Comissão Própria de Avaliação

Regulamento da Comissão Própria de Avaliação Regulamento da Comissão Própria de Avaliação REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. O presente Regulamento contém as disposições básicas sobre as

Leia mais

VIII JOGOS DE INTEGRAÇÃO APCEF/MG

VIII JOGOS DE INTEGRAÇÃO APCEF/MG VIII JOGOS DE INTEGRAÇÃO APCEF/MG - 2019 REGULAMENTO GERAL I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º Este regulamento é o conjunto das disposições que regem a 8ª edição dos Jogos de Integração da APCEF/MG. Art.

Leia mais

REGULAMENTO Campeonato Nacional de Futebol de Praia

REGULAMENTO Campeonato Nacional de Futebol de Praia REGULAMENTO Campeonato Nacional de Futebol de Praia 1 Artigo 1º Organização 1.1. A FPF organiza a competição designada: Campeonato Nacional de Futebol de Praia, para a categoria sénior. 1.2. O Campeonato

Leia mais

Capítulo I - Denominação, Sede, Objeto e Duração

Capítulo I - Denominação, Sede, Objeto e Duração REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO DE JOVENS ADVOGADOS DA ASSOCIAÇÃO DOS ADVOGADOS DE SÃO PAULO -- AASP Capítulo I - Denominação, Sede, Objeto e Duração Artigo 1º - A Comissão de Jovens Advogados da Associação

Leia mais

CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO E ORGANIZAÇÃO

CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO E ORGANIZAÇÃO REGULAMENTO ESPECÍFICO DA COMPETIÇÃO PRIMEIRA LIGA 2016 1 CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO E ORGANIZAÇÃO Art. 1º A Primeira Liga 2016 é uma competição organizada pela Primeira Liga, doravante denominada LIGA,

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 31, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2005

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 31, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2005 INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 31, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2005 O PRESIDENTE DO INSTITUTO DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP, no

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO BOCCIA

REGULAMENTO ESPECÍFICO BOCCIA REGULAMENTO ESPECÍFICO DE BOCCIA 2009 2013 (Reformulado 2011 Dez) ÍNDICE INTRODUÇÃO 2 CAPÍTULO I - Qualificação dos praticantes desportivos escolares 3 CAPÍTULO II - Identificação dos praticantes do jogo

Leia mais

Nota oficial 005/16. A Coordenação Técnica Geral da Taça Paraná de Voleibol, no uso de suas atribuições legais através desta Nota Oficial comunica:

Nota oficial 005/16. A Coordenação Técnica Geral da Taça Paraná de Voleibol, no uso de suas atribuições legais através desta Nota Oficial comunica: Nota oficial 005/16 A Coordenação Técnica Geral da Taça Paraná de Voleibol, no uso de suas atribuições legais através desta Nota Oficial comunica: 1 - CORREÇÃO no Art. 72 do Regulamento Geral: onde se

Leia mais

LIGA DE FUTEBOL DE NOVA ESPERANÇA

LIGA DE FUTEBOL DE NOVA ESPERANÇA LIGA DE FUTEBOL DE NOVA ESPERANÇA 54º CAMPEONATO AMADOR DE FUTEBOL 2017 Fone: (44) 9963-6168 3252-1172 75.472.746/0001-05 54º CAMPEONATO AMADOR DE FUTEBOL 2017 REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO CAPÍTULO I DENOMINAÇÃO

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E EMPREENDEDORISMO EM SAÚDE NITE SAÚDE CAPÍTULO I DAS FINALIDADES

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E EMPREENDEDORISMO EM SAÚDE NITE SAÚDE CAPÍTULO I DAS FINALIDADES REGULAMENTO DO NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E EMPREENDEDORISMO EM SAÚDE NITE SAÚDE CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Art. 1º. O Núcleo de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo em Saúde da Universidade Federal

Leia mais

NORMAS PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

NORMAS PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS GUANAMBI Distrito de Ceraíma, s/n Zona Rural - CP 09 - CEP: 46430000

Leia mais

Federação Catarinense de Judô

Federação Catarinense de Judô REGULAMENTO ESTADUAL DE ARBITRAGEM 2018 CAPÍTULO I - DA FUNDAMENTAÇÃO Art.1º - Este regulamento foi baseado no Regulamento do Quadro Nacional de Arbitragem e elaborado pela Coordenação Estadual de Arbitragem

Leia mais

II TORNEIO INTERCURSOS DE FUTSAL FATEC STZ

II TORNEIO INTERCURSOS DE FUTSAL FATEC STZ . LIGA SERTANEZINA DE FUTEBOL DE SALÃO II TORNEIO INTERCURSOS DE FUTSAL FATEC STZ - 2018 REGULAMENTO GERAL Este regulamento contempla as diretrizes que regem o TORNEIO INTERCURSOS DE FUTSAL FATEC STZ 2018,

Leia mais

Profissionalização do Árbitro de Futebol. Arthur Alves Jr. Presidente do SAFESP

Profissionalização do Árbitro de Futebol. Arthur Alves Jr. Presidente do SAFESP Profissionalização do Árbitro de Futebol Arthur Alves Jr. Presidente do SAFESP Profissionalização da Arbitragem Regulamentação da Profissão de Árbitro de Futebol o Lei 12.867 promulgada em 10 de Outubro

Leia mais

REGULAMENTO DEPARTAMENTO JURÍDICO

REGULAMENTO DEPARTAMENTO JURÍDICO 1 REGULAMENTO DEPARTAMENTO JURÍDICO Regulamento Interno aprovado em reunião extraordinária da Diretoria Executiva da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos ocorrida aos 17 de novembro de 2009.

Leia mais

LIGA DESPORTIVA DE URUCÂNIA CNPJ / REGULAMENTO GERAL CATEGORIAS DE BASE 2019

LIGA DESPORTIVA DE URUCÂNIA CNPJ / REGULAMENTO GERAL CATEGORIAS DE BASE 2019 REGULAMENTO GERAL CATEGORIAS DE BASE 2019 I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1 - A Liga Desportiva de Urucânia ( L.D.U. ) no intuito de difundir e proporcionar esportes entre os adolescentes e crianças, houve

Leia mais

Preâmbulo. O Alto Rendimento é um meio para o aperfeiçoamento técnico desportivo e para a maximização do rendimento desportivo, e não um fim em si;

Preâmbulo. O Alto Rendimento é um meio para o aperfeiçoamento técnico desportivo e para a maximização do rendimento desportivo, e não um fim em si; Aprovado em Reunião de Direcção a 27 de Abril de 2011 Preâmbulo O Desporto de Alto Rendimento reveste-se de especial interesse público na medida em que constitui um importante fator de desenvolvimento

Leia mais

RESOLUÇÃO CEP 11/ de março de 2015

RESOLUÇÃO CEP 11/ de março de 2015 RESOLUÇÃO CEP 11/2015 25 de março de 2015 Aprova o Regulamento da Comissão Própria de Avaliação. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA DA FACULDADE MORAES JÚNIOR MACKENZIE RIO, no uso de suas atribuições regimentais,

Leia mais

Jogos Advocacia. maio - agosto / 2018

Jogos Advocacia. maio - agosto / 2018 I Jogos Advocacia da maio - agosto / 2018 I Jogos Advocacia da maio - agosto / 2018 ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL - SECCIONAL DE MATO GROSSO DO SUL COMISSÃO DE ESPORTE E LAZER I JOGOS DA ADVOCACIA DA OAB-MS

Leia mais

REGULAMENTO DO 4º CAMPEONATO MUNICPAL DE FUTEBOL AMADOR DE IBIRAÇU 1ª Divisão

REGULAMENTO DO 4º CAMPEONATO MUNICPAL DE FUTEBOL AMADOR DE IBIRAÇU 1ª Divisão REGULAMENTO DO 4º CAMPEONATO MUNICPAL DE FUTEBOL AMADOR DE IBIRAÇU 1ª Divisão Capítulo I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Artigo I. O 4º Campeonato Amador de Ibiraçu será promovido pela SEMTECLA Secretaria Municipal

Leia mais

Código Disciplinar - FMKI

Código Disciplinar - FMKI Código Disciplinar - FMKI DAS INFRACÕES DISCIPLINARES COMETIDAS PELAS ASSOCIAÇÕES Artigo 1 Constituem infrações disciplinares cometidas pelas Associações: I Desistir, deixar de comparecer depois de inscrito

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ CAMPUS VIII - MARABÁ REGULAMENTO GERAL

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ CAMPUS VIII - MARABÁ REGULAMENTO GERAL UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ CAMPUS VIII - MARABÁ REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1º Este Regulamento é o conjunto das disposições que regem as disputas do II Jogos Internos do Campus

Leia mais

CAMPEONATO PAULISTA 2016 Futebol de 7 PC

CAMPEONATO PAULISTA 2016 Futebol de 7 PC CAMPEONATO PAULISTA 2016 Futebol de 7 PC REGULAMENTO GERAL I Objetivo Art.1º O Campeonato Paulista 2016 tem como objetivo fomentar o desporto em São Paulo e desenvolver o intercâmbio desportivo e social,

Leia mais

AFA BEACH SOCCER CUP REGULAMENTO. Organização: FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL. Apoios:

AFA BEACH SOCCER CUP REGULAMENTO. Organização: FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL. Apoios: REGULAMENTO Artigo 1º Organização 1. A organiza a competição designada: Beach Soccer Cup, para as categorias sénior, masculino e feminino e sub.20 masculino (Nascidos até 1995). 2. Beach Soccer Cup tem

Leia mais

CETIP S.A. MERCADOS ORGANIZADOS CÓDIGO DE CONDUTA

CETIP S.A. MERCADOS ORGANIZADOS CÓDIGO DE CONDUTA CETIP S.A. MERCADOS ORGANIZADOS CÓDIGO DE CONDUTA. Vigente a partir de 29 de janeiro de 2014. 2 / 11 PRINCÍPIOS GERAIS O Conselho de Administração da Cetip S.A. Mercados Organizados ( Cetip ) tem a convicção

Leia mais

REGULAMENTO DO COLEGIADO DE CURSO CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES

REGULAMENTO DO COLEGIADO DE CURSO CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES REGULAMENTO DO COLEGIADO DE CURSO CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES Art. 1º O Colegiado de Curso é órgão consultivo, normativo, de planejamento acadêmico e executivo, para os assuntos de política de

Leia mais

Jogos Advocacia. maio - agosto / 2018

Jogos Advocacia. maio - agosto / 2018 I Jogos Advocacia da maio - agosto / 2018 I Jogos Advocacia da maio - agosto / 2018 ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL - SECCIONAL DE MATO GROSSO DO SUL COMISSÃO DE ESPORTE E LAZER I JOGOS DA ADVOCACIA da OAB-MS

Leia mais

REGULAMENTOS (Minuta)

REGULAMENTOS (Minuta) COPA POTIGUAR DE NATAÇÃO INFANTIL JUVENIL JUNIOR/SÊNIOR TROFÉU FAN XLVI ANOS 2016 REGULAMENTOS (Minuta) ÍNDICE: Capítulo Descrição Página I DA COPA 2 II DAS FINALIDADES 2 III DA ORGANIZAÇÃO 2 IV DA PROGRAMAÇÃO

Leia mais

CAPÍTULO I DA FINALIDADE

CAPÍTULO I DA FINALIDADE REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1º Este Regulamento é o conjunto das disposições que regem as disputas dos IV Jogos Internos do Campus VIII Marabá, da Universidade do Estado do Pará para

Leia mais

CAPÍTULO I - DO OBJETO

CAPÍTULO I - DO OBJETO EDITAL PARA O PREENCHIMENTO DE VAGA DE REPRESENTANTE DA CATEGORIA DE "CLUBES" COM ASSENTO ASSEGURADO NO COMITÊ ESPORTIVO E DE APOIO AO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA CBHb CAPÍTULO I - DO OBJETO ARTIGO 1º-

Leia mais

CORNÉLIO PROCÓPIO 2018

CORNÉLIO PROCÓPIO 2018 CORNÉLIO PROCÓPIO 2018 SUMÁRIO CAPÍTULO I... 2 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS... 2 CAPÍTULO II... 2 DA CARACTERIZAÇÃO... 2 CAPÍTULO III... 3 DOS OBJETIVOS... 3 CAPÍTULO IV... 3 DA PARTICIPAÇÃO... 3 CAPÍTULO V...

Leia mais

FUNDAÇÃO CEARENSE DE PESQUISA E CULTURA

FUNDAÇÃO CEARENSE DE PESQUISA E CULTURA FUNDAÇÃO CEARENSE DE PESQUISA E CULTURA REGIMENTO GERAL CAPÍTULO I Natureza e finalidades Art. 1º A Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC), instituída nos termos da escritura pública de 21 de janeiro

Leia mais

RESOLUÇÕES DA COMISSÃO DE ÉTICA PÚBLICA

RESOLUÇÕES DA COMISSÃO DE ÉTICA PÚBLICA RESOLUÇÕES DA COMISSÃO DE ÉTICA PÚBLICA - Resoluções 1 a 10 da Comissão de Ética Pública da Presidência da República. Professora Claudete Pessôa Regimento Interno da Comissão de Ética Pública Resolução

Leia mais

Administração Pública

Administração Pública Administração Pública Lei Complementar 05/09 São José do Rio Preto artigos 204 e 205 Professor Mateus Silveira www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Pública Lei Complementar Nº 05 de 28 de Dezembro

Leia mais

REGIMENTO INTERNO COMISSÃO NACIONAL DE ARBITRAGEM - CNA

REGIMENTO INTERNO COMISSÃO NACIONAL DE ARBITRAGEM - CNA REGIMENTO INTERNO COMISSÃO NACIONAL DE ARBITRAGEM - CNA O Presidente da CBBd, no uso de suas atribuições legais, visando regimentar a participação e o desenvolvimento da arbitragem nacional, R E S O L

Leia mais

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Atos e sanções na lei de improbidade (Lei 8.429/92) e no estatuto dos servidores públicos federais (Lei 8.112/90) - Parte 4 Prof. Denis França Responsabilidade na Lei 8.112/90:

Leia mais

FEDERAÇÃO CATARINENSE DE Fundada em 31 de Março de 1995 Filiada a Confederação Brasileira de Basketball

FEDERAÇÃO CATARINENSE DE Fundada em 31 de Março de 1995 Filiada a Confederação Brasileira de Basketball RESOLUÇÃO DE DIRETORIA RD 004/2014 A Diretoria da Federação Catarinense de Basketball, reunida em 07 de Março de 2014, por proposta do Departamento de Registro e da Coordenadoria de Árbitros e no uso de

Leia mais

REGULAMENTO CIRCUITO NACIONAL ANDEBOL DE PRAIA 2011

REGULAMENTO CIRCUITO NACIONAL ANDEBOL DE PRAIA 2011 REGULAMENTO CIRCUITO NACIONAL ANDEBOL DE PRAIA 2011 I COMPETIÇÃO Art.º 1.º - A competição Circuito Nacional de Andebol de Praia deverá compreender os Circuitos Regionais de Andebol de Praia (da responsabilidade

Leia mais

Jogos Advocacia. maio - agosto / 2018

Jogos Advocacia. maio - agosto / 2018 I Jogos Advocacia da maio - agosto / 2018 I Jogos Advocacia da maio - agosto / 2018 ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL - SECCIONAL DE MATO GROSSO DO SUL COMISSÃO DE ESPORTE E LAZER I JOGOS DA ADVOCACIA MODALIDADE

Leia mais

COPA REGIONAL CENTRO-OESTE DE FUTEBOL DE SETE PC

COPA REGIONAL CENTRO-OESTE DE FUTEBOL DE SETE PC COPA REGIONAL CENTRO-OESTE DE FUTEBOL DE SETE PC REGULAMENTO GERAL I Objetivo Art.1º Idealizado e criado pela ANDE, Associação Nacional de Desportos para Deficientes, patrocinado pelo Comitê Paraolímpico

Leia mais

R E S O L V E PORTARIA N 023/2005/FEST

R E S O L V E PORTARIA N 023/2005/FEST PORTARIA N 023/2005/FEST DISCIPLINA A COMPOSIÇÃO, O FUNCIONAMENTO E AS ATRIBUIÇÕES DO CONSELHO SUPERIOR CONSUP - DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO SANTA TEREZINHA. A DIRETORA GERAL da Faculdade de Educação Santa

Leia mais

CAPÍTULO I - DO OBJETO

CAPÍTULO I - DO OBJETO EDITAL PARA O PREENCHIMENTO DE VAGA DE REPRESENTANTE DA CATEGORIA DE "ATLETAS E EX-ATLETAS" COM ASSENTO ASSEGURADO NO COMITÊ ESPORTIVO E DE APOIO AO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA CBHb CAPÍTULO I - DO OBJETO

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA PROCURADORIA DA JUSTIÇA DESPORTIVA DO ESTADO DO PARANÁ

REGIMENTO INTERNO DA PROCURADORIA DA JUSTIÇA DESPORTIVA DO ESTADO DO PARANÁ REGIMENTO INTERNO DA PROCURADORIA DA JUSTIÇA DESPORTIVA DO ESTADO DO PARANÁ TÍTULO I - Da composição, competência e da estrutura organizacional CAPÍTULO I - Da composição Art. 1.º - A Procuradoria da Justiça

Leia mais

FEDERAÇÃO CATARINENSE DE

FEDERAÇÃO CATARINENSE DE RESOLUÇÃO DE DIRETORIA RD 002/2017 A Diretoria da Federação Catarinense de Basketball, reunida em 15 de Março de 2017, por proposta do Departamento de Registro e da Coordenadoria de Árbitros e no uso de

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II DAS ATRIBUIÇÕES DO COLEGIADO

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II DAS ATRIBUIÇÕES DO COLEGIADO REGULAMENTO DO COLEGIADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO DO IF BAIANO CAMPUS SENHOR DO BONFIM (Aprovado pela reunião de Colegiado do curso de Licenciatura em Ciências da Computação em

Leia mais

DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTES E LAZER I DAS INSCRIÇÕES

DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTES E LAZER I DAS INSCRIÇÕES DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTES E LAZER XXXII TORNEIO 1º DE MAIO DE 2017 / GURINHATÃ-MG REGULAMENTO GERAL I DAS INSCRIÇÕES 1º) As inscrições estarão abertas a partir do dia 06 (seis)

Leia mais

REGULAMENTO DA COPA DE FUTSAL DA FACULDADE DE DIREITO DE ALAGOAS- 2018

REGULAMENTO DA COPA DE FUTSAL DA FACULDADE DE DIREITO DE ALAGOAS- 2018 REGULAMENTO DA COPA DE FUTSAL DA FACULDADE DE DIREITO DE ALAGOAS- 2018 Período dos Jogos: 14 e 15 de Abril Período de inscrição: 06 de Março a 26 de Março Título I Parte Geral Art. 1 A Copa de Futsal da

Leia mais

III COPA COLÉGIO JOSÉ AUGUSTO VIEIRA

III COPA COLÉGIO JOSÉ AUGUSTO VIEIRA REGULAMENTO GERAL TITULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 01 O presente Regulamento visa definir os termos e as condições para realização da III Copa Colégio José Augusto Vieira / 2018. TITULO II DAS

Leia mais

REGULAMENTO DO CAMPEONATO ALAGOANO DE FUTEBOL FEMININO 2016 COPA RAINHA MARTA

REGULAMENTO DO CAMPEONATO ALAGOANO DE FUTEBOL FEMININO 2016 COPA RAINHA MARTA REGULAMENTO DO CAMPEONATO ALAGOANO DE FUTEBOL FEMININO 2016 COPA RAINHA MARTA I DAS ASSOCIAÇÕES Art. 1º - O Campeonato Alagoano de Futebol Feminino 2016, denominado COPA RAINHA MARTA DE FUTEBOL FEMININO

Leia mais

Regulamento Específico OlimpiArqui 2016

Regulamento Específico OlimpiArqui 2016 Regulamento Específico OlimpiArqui 2016 TÍTULO I CAPÍTULO I DA FINALIDADE DO EVENTO Art. 1º. A competição tem por finalidade fazer o congraçamento de todos os alunos e colaboradores do Colégio Arquidiocesano.

Leia mais

Regulamento da Comissão Interna de Biossegurança Cibio-Ucb

Regulamento da Comissão Interna de Biossegurança Cibio-Ucb Regulamento da Comissão Interna de Biossegurança Cibio-Ucb CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO E DAS FINALIDADES Art. 1 O Comitê Interno de Biossegurança da Universidade Castelo Branco, doravante denominado CIBio-UCB

Leia mais

DIVISÃO DE EDUCAÇÃO, DESPORTO E JUVENTUDE TORNEIO INTER - INSTITUIÇÕES FUTSAL REGULAMENTO ESPECIFICO

DIVISÃO DE EDUCAÇÃO, DESPORTO E JUVENTUDE TORNEIO INTER - INSTITUIÇÕES FUTSAL REGULAMENTO ESPECIFICO DIVISÃO DE EDUCAÇÃO, DESPORTO E JUVENTUDE TORNEIO INTER - INSTITUIÇÕES FUTSAL REGULAMENTO ESPECIFICO 1 PARTICIPAÇÃO / INSCRIÇÃO 1.1 - Este torneio da modalidade de Futsal, é exclusivamente formado por

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Código de Ética Profissional do Contabilista Parte 1. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Código de Ética Profissional do Contabilista Parte 1. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Noções Gerais Código de Ética Profissional do Contabilista Parte 1 Prof. Cláudio Alves CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO CONTADOR CAPÍTULO I DO OBJETIVO Art. 1º Este Código de Ética Profissional

Leia mais

LIGA NORTE DE FUT7 REGULAMENTO GERAL

LIGA NORTE DE FUT7 REGULAMENTO GERAL REGULAMENTO GERAL I. DOS OBJETIVOS Art. 01 Integração, lazer e melhoria da qualidade de vida através do esporte são os objetivos do ECL ao promover o Campeonato de Futebol Society 2017. II. DAS DISPOSIÇÕES

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE ELEGIBILIDADE

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE ELEGIBILIDADE REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE ELEGIBILIDADE CAPÍTULO I - DO OBJETO Artigo. 1º. O presente Regimento Interno disciplina o funcionamento do Comitê de Elegibilidade ( Comitê ), definindo suas responsabilidades

Leia mais

NORMAS DO GRHUTRANS. Artigo 01 - Estreitar o contato entre os profissionais da área de Recursos Humanos das empresas participantes.

NORMAS DO GRHUTRANS. Artigo 01 - Estreitar o contato entre os profissionais da área de Recursos Humanos das empresas participantes. NORMAS DO GRHUTRANS Capítulo I: Dos Objetivos Artigo 01 - Estreitar o contato entre os profissionais da área de Recursos Humanos das empresas participantes. Artigo 02 - Auxiliar na troca de informações

Leia mais

DELIBERAÇÃO N.º 22, DE 18 DE JULHO DE 2016

DELIBERAÇÃO N.º 22, DE 18 DE JULHO DE 2016 DELIBERAÇÃO N.º 22, DE 18 DE JULHO DE 2016 Ementa: Dispõe sobre o Regimento Interno das Comissões Assessoras e Grupos de Trabalhos do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio Grande do Norte, e dá

Leia mais

18º TORNEIO CONCELHIO DE FUTSAL SUB-13 GONDOMAR 2015

18º TORNEIO CONCELHIO DE FUTSAL SUB-13 GONDOMAR 2015 A Escola Desportiva e Cultural de Gondomar vai, uma vez mais e pelo 18º ano consecutivo, em colaboração com a Câmara Municipal de Gondomar, levar a efeito o 18º. Torneio Concelhio de Futsal Sub-13 (Jovens

Leia mais

É a conquista de um novo adepto para a modalidade.

É a conquista de um novo adepto para a modalidade. ÉTICA DA ARBITRAGEM Ser árbitro Ser O árbitro É a conquista de um novo adepto para a modalidade. É uma É maneira técnico desportivo para participar na aplicação com e interpre- É contribuir para a dignificação

Leia mais

Art. 1º - O Conselho Técnico de Vela é de caráter consultivo, normativo e fiscalizador.

Art. 1º - O Conselho Técnico de Vela é de caráter consultivo, normativo e fiscalizador. Regimento Interno do Conselho Técnico de Vela CAPÍTULO I DO CONSELHO E SUAS ATRIBUIÇÕES Art. 1º - O Conselho Técnico de Vela é de caráter consultivo, normativo e fiscalizador. Art. 2º - O Conselho Técnico

Leia mais

MANUAL DO PARTICIPANTE

MANUAL DO PARTICIPANTE MANUAL DO PARTICIPANTE 1. DA ORGANIZAÇÃO DO CONGRESSO I. O Congresso Empreende Litoral, é o maior evento de empreendedorismo da Região Meio Norte do Brasil, voltado para estudantes e comunidade de um modo

Leia mais

Federação Paulista de Futebol

Federação Paulista de Futebol Federação Paulista de Futebol REGULAMENTO ESPECÍFICO DO 2º FESTIVAL PAULISTA DE FUTEBOL FEMININO SUB14-2018 FINALIDADE Art. 1º - O 2º Festival Paulista de Futebol Feminino Sub14, Torneio não profissional

Leia mais

CAMPEONATO PAULISTA UNIVERSITÁRIO 2015 NOTA OFICIAL RUGBY

CAMPEONATO PAULISTA UNIVERSITÁRIO 2015 NOTA OFICIAL RUGBY CAMPEONATO PAULISTA UNIVERSITÁRIO 2015 NOTA OFICIAL RUGBY Informações e inscrições: Kallel Brandão (11)97118-3872 kallel@fupe.com.br www.fupe.com.br www.juesp.com.br INFORMAÇÕES BÁSICAS Local: CEPEUSP

Leia mais

faeces Código de Conduta e Ética

faeces Código de Conduta e Ética Código de Conduta e Ética Índice APRESENTAÇÃO DOS OBJETIVOS DA INTEGRIDADE PROFISSIONAL E PESSOAL DOS DEVERES DA RELAÇÃO COM OS DIRIGENTES, CONSELHEIROS, ESTAGIÁRIOS E EMPREGADOS 03 DA RELAÇÃO COM OS PATROCINADORES

Leia mais

Regulamento de Utilização do Campo Municipal de Jogos de Sobral de Monte Agraço

Regulamento de Utilização do Campo Municipal de Jogos de Sobral de Monte Agraço Regulamento de Utilização do Campo Municipal de Jogos de Sobral de Monte Agraço Reunião de Câmara (aprovação do projeto) 20/04/2015 Edital (apreciação pública) 29/2015, de 05/05/2015 Publicado (projeto)

Leia mais