Gestão dos Recursos Hídricos Os desafios do século XXI

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Gestão dos Recursos Hídricos Os desafios do século XXI"

Transcrição

1 Gestão dos Recursos Hídricos Os desafios do século XXI Leocádio Neves e Silva Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente - FUJAMA Associação dos Municípios do Vale do Itapocu - Amvali Maravilha/SC, Julho de 2013

2 H. sapiens: surgiu a menos de 8,5 segundos Terra: 1 ano de vida

3 A água e a Terra A água é o constituinte inorgânico mais abundante da matéria viva, imprescindível para que ela se mantenha. Segundo estimativas, há na Terra aproximadamente 1,36 quatrilhão de toneladas de água.

4 IMPORTÂNCIA DA ÁGUA A água representa 70% da massa do corpo humano. Uma pessoa pode suportar 30 dias sem comer, mas apenas 7 dias sem beber água.

5 IMPORTÂNCIA DA ÁGUA Atividades relacionadas ao consumo de água Irrigação Indústria Consumo doméstico

6 CONSUMO DE ÁGUA Estados Unidos: Jaraguá do Sul: Sertão do Brasil: 600 L por habitante dia 117 L por habitante dia 10 L por habitante dia Recomendado pela ONU: 150 L por habitante dia

7 QUALIDADE DA ÁGUA A qualidade da água diminui a cada dia em função da sua má utilização. O despejo de agrotóxicos, efluentes sem tratamento, desflorestamento, queimadas e o desperdício contribuem para sua escassez.

8 POLUIÇÃO DA ÁGUA Descargas de efluentes industriais Escoamento superficial urbano, drenagem de áreas agrícolas e Esgotos difusos deposição atmosférica São localizadas, fáceis de identificar e de monitorar Espalham-se por toda a cidade, são difíceis de identificar e tratar

9 POLUIÇÃO DA ÁGUA A água é o destino final de todo poluente que tenha sido lançado, não apenas diretamente na água, mas também no ar e no solo

10 POLUIÇÃO DA ÁGUA Presença de microorganismos patogênicos Acúmulo de partículas em suspensão (terra, produtos químicos) Substâncias tóxicas cuja presença na água não é fácil de identificar ou remover Os poluentes mais comuns das águas são: Fertilizantes agrícolas / Agrotóxicos Esgotos doméstico e industrial Plásticos Petróleo Metais pesados

11 Mas para que tudo isso ocorra, precisamos de...

12 29,9% 68,9% 68,9% 29,9%

13 ÁGUA DOCE NO MUNDO 68,9% 29,9% 0,9% 0,3%

14 ÁGUA NO CONTEXTO INTERNACIONAL Demanda hídrica per capita mundial (média): 2,74 m³/hab./dia Países que já convivem com sérias restrições hídricas (entre 1,37 e 2,74 m³/hab./dia): Oriente Médio: Kuwait, Jordânia e Israel; Mar do Caribe: Barbados; Ásia: Tailândia e Cingapura; África: Cabo Verde, Burundi, Líbia e Argélia; Europa: Bélgica.

15 ÁGUA NO CONTEXTO INTERNACIONAL 35% da população mundial não tem acesso à água tratada; 43% não contam com serviços de saneamento básico; 10 milhões de pessoas morrem anualmente em decorrência de doenças de veiculação hídrica; Deste número, 5 milhões têm menos de 18 anos, e destes, 4 milhões são crianças.

16 ÁGUA NO CONTEXTO INTERNACIONAL Mais de 90% dos esgotos domésticos e cerca de 70% dos efluentes industriais não-tratados são despejados diretamente em corpos de água doce no mundo; Em Israel, 70% da água servida são reutilizados na irrigação; No Golfo Pérsico, Califórnia, Espanha, Malta, Austrália, Índia, Caribe e Bonaire, há cerca de usinas de dessalinização da água do mar. Juntas, convertem 4,8 bilhões de m³/ano.

17 ÁGUA NO CONTEXTO INTERNACIONAL Países de terceiro mundo: 80% das doenças e 33% das mortes no mundo são decorrentes da falta de água potável; 65% das internações hospitalares e 80% das consultas médicas estão associadas a doenças de veiculação hídrica como hepatite e diarréia;

18 ÁGUA NO CONTEXTO INTERNACIONAL De cada 100 crianças internadas em hospitais, 60 adoecem por consumir água contaminada 2,8 bilhões: é o número de pessoas que a ONU acredita que, em 2025, estarão residindo em regiões vitimadas por secas crônicas, REFUGIADOS AMBIENTAIS

19 ÁGUA NO CONTEXTO INTERNACIONAL Daca/Bangladesh

20 ÁGUA NO CONTEXTO INTERNACIONAL: Daca/Bangladesh Estudo do Banco Mundial de 2007 mostrou que a capital de Bangladesh, Daca, com mais de 11 milhões de moradores, é a cidade com maior índice de crescimento do mundo, atraindo entre 300 mil e 400 mil imigrantes por ano, a maioria pobres. Como em muitos países asiáticos, mais de um terço da população urbana de Bangladesh vive em favelas congestionadas, lutando contra a pobreza em condições inadequadas", apresenta o estudo.

21 ÁGUA NO CONTEXTO INTERNACIONAL: Daca/Bangladesh Estes imigrantes fornecem a mão de obra para a indústria e para os serviços da cidade, mas também aumentam a pressão sobre a infraestrutura, serviços públicos e terrenos para habitação. Cerca de 70% dos moradores de favelas não têm acesso a água encanada e 90% não tem acesso a redes de esgoto

22 ÁGUA NO CONTEXTO INTERNACIONAL: Daca/Bangladesh Autoridades do governo dizem que a maior parte dos migrantes chega à cidade em busca de abrigo e trabalho, depois de perder as casas em desmoronamentos causados por rios ou depois de vender terras para comprar alimentos para as famílias. A maioria da população rural de Bangladesh não tem trabalho fixo durante o ano. O relatório afirma que 27% da população do país vive em áreas urbanas e que a projeção de crescimento da população urbana é de 3,5% por ano, sem o desenvolvimento de políticas públicas (prevenção do êxodo, medidas estruturantes, etc).

23 ÁGUA NO CONTEXTO INTERNACIONAL: Daca/Bangladesh RESULTADO: Aumento da pressão sobre os recursos naturais, em especial, sobre a água. Aumento exponencial da mortalidade por doenças de veiculação hídrica, agravado pelo adensamento e pela falta de infraestrutura. Proliferação de vetores de doenças. EM RESUMO: Degradação das condições ambientais. Aumento do número de REFUGIADOS AMBIENTAIS. Aumento da parcela da população abaixo da linha de pobreza.

24 ÁGUA NA AMÉRICA DO SUL

25 ÁGUA NA AMÉRICA DO SUL O Aquífero Guarani é a maior reserva subterrânea de água doce do mundo. A maior parte da área ocupada pelo aquífero está no subsolo do centrosudoeste do Brasil.

26 ÁGUA NO CONTEXTO NACIONAL

27 ÁGUA NO CONTEXTO NACIONAL O Brasil possui 12% da água doce disponível no mundo 9,6% na região amazônica Atende 5% da população 2,4% no resto do país Atende 95% da população

28 ÁGUA NO CONTEXTO NACIONAL Ciclo hidrológico (principal fonte da água continental): chove entre 1000 e 3000 mm/ano em cerca de 90% do território nacional Vazão média dos rios brasileiros é de km³/ano: 54% da América Latina e 18% da vazão mundial Descargas específicas: Norte: 33,8 l/s/km² Sul: 20,7 l/s/km² Centro-oeste: 14,9 l/s/km² Sudeste: 11,4 l/s/km² Nordeste: 3,8 l/s/km²

29 ÁGUA NO CONTEXTO NACIONAL Na média, a população brasileira utiliza 0,83% do potencial hídrico do país demanda per capita do brasileiro (1,13 m³/hab./dia), é inferior à média mundial (2,74 ³/hab./dia)

30 ÁGUA NO CONTEXTO NACIONAL 89% da disponibilidade potencial de água concentra-se nas regiões Norte e Centro-Oeste (rios Amazonas e São Francisco) Cerca de 14,5% dos brasileiros residem nestas regiões, e apresentam 9,6% da demanda hídrica

31 ÁGUA NO CONTEXTO NACIONAL Os outros 11% da disponibilidade distribuem-se nas demais regiões (Nordeste, Sudeste e Sul) Onde concentram-se 85,5% da população do país e 90,8% da demanda (regiões de agricultura intensiva ou mais industrializadas)

32 ÁGUA NO CONTEXTO NACIONAL RESULTADO: apesar de abundante, a relação demanda x disponibilidade oscila regionalmente: dificuldade de proteção ambiental (pressões para utilização de recurso escasso) enquanto há subaproveitamento em regiões menos densamente ocupadas. ALTERNATIVA: formulação de políticas que proponham usos racionais nas áreas de maior densidade populacional e que permitam um melhor aproveitamento entenda-se sustentável de áreas subaproveitadas do ponto de vista da disponibilidade dos recursos naturais.

33 ÁGUA NO CONTEXTO NACIONAL Estima-se entre 35 e 40% as perdas de água tratada no País Razões: equipamentos e estruturas defasadas e sucateadas, falta de conscientização, falta de capacitação dos gestores.

34 A água é um recurso parcialmente renovável e, portanto, N Ã O I N E S G O T Á V E L!!!!! Pequenas mudanças em nossos hábitos podem contribuir grandemente para a conservação da água.

35 APROVEITAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA As águas pluviais são fontes alternativas importantes, devido às grandes áreas de telhados e pátios disponíveis na maioria das indústrias. As águas pluviais são fontes alternativas importantes, devido às grandes áreas de telhados e pátios disponíveis na maioria das indústrias. Além de apresentarem qualidade superior aos efluentes considerados para reuso, os sistemas utilizados para sua coleta e armazenamento não apresentam custos elevados e podem ser amortizados em períodos relativamente curtos.

36 REUSO DE ÁGUA NA INDÚSTRIA A prática do reuso em sistemas industriais proporciona benefícios ambientais significativos, pois permite que um volume maior de água permaneça disponível para outros usos.

37 PREVINA O DESPERDÍCIO DE ÁGUA Fique atento aos vazamentos de água em sua casa. Uma abertura de 2 mm pode desperdiçar litros de água por dia. Evite dar descargas desnecessárias no vaso sanitário. Se puder, instale um vaso com caixa de descarga acoplada. Quando escovar os dentes ou fizer a barba, não deixe a torneira aberta. Tome banhos rápidos e feche a torneira enquanto se ensaboa.

38 PREVINA O DESPERDÍCIO DE ÁGUA Não lave a louça com água corrente, primeiro ensaboe e depois enxague a louça. Use a máquina de lavar-roupa apenas quando cheia. Regue as plantas de manhã cedo ou no final da tarde. Quando lavar o carro utilize baldes de água em vez da mangueira. Quando lavar a calçada ou piso, opte por balde de água e vassoura, em vez da mangueira.

39 Para garantir a qualidade do meio ambiente às presentes e futuras gerações, é necessário utilizá-lo racionalmente. FAÇA A SUA PARTE!

40 Fim da primeira parte Leocádio Neves e Silva Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente Amvali Maravilha/SC, Julho de 2013

Carmencita Tonelini Pereira Bióloga e esp. em tratamento de resíduos sólidos e líquidos

Carmencita Tonelini Pereira Bióloga e esp. em tratamento de resíduos sólidos e líquidos + Carmencita Tonelini Pereira Bióloga e esp. em tratamento de resíduos sólidos e líquidos Email: 4elementos.bio@gmail.com Fones: (62) 9397-4574 (62) 8252-2502 + ÁGUA Sabemos consumi-la com responsabilidade?

Leia mais

O consumo de Água no mundo.

O consumo de Água no mundo. O consumo de Água no mundo. A água do planeta Terra Visto de fora, o planeta deveria se chamar Água, pois: Cerca de 2/3 de sua superfície são dominados pelos oceanos; Os pólos estão cobertos pelas águas

Leia mais

A água ocupa 70% da superfície da Terra. Desse total, 97,22% é salgada e apenas 2,78% é doce.

A água ocupa 70% da superfície da Terra. Desse total, 97,22% é salgada e apenas 2,78% é doce. A água ocupa 70% da superfície da Terra. Desse total, 97,22% é salgada e apenas 2,78% é doce. 1 A quantidade de água na Terra é finita. Não se cria água. Ela apenas passa do estado líquido a vapor ou a

Leia mais

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA Nº 03/2019

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA Nº 03/2019 PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA Nº 03/2019 Dia Mundial da Água 3 Estima-se que um bilhão de pessoas carece de acesso a um abastecimento de água suficiente, definido

Leia mais

Consumo responsável. Sabendo usar não vai faltar.

Consumo responsável. Sabendo usar não vai faltar. Consumo responsável. Sabendo usar não vai faltar. cartilha_uso_água.indd 1 23/08/16 09:08 SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto e Fundação Brasil Cidadão estão juntos nessa campanha. A crise no abastecimento

Leia mais

ÁGUA. Notas sobre a crise e sobre a situação do saneamento no Brasil

ÁGUA. Notas sobre a crise e sobre a situação do saneamento no Brasil ÁGUA Notas sobre a crise e sobre a situação do saneamento no Brasil Água Calcula-se que 70% do consumo mundialde água se destina à irrigação, 20% à indústria e apenas 10% ao abastecimento humano. Km3/ano

Leia mais

Hidráulica e Hidrologia

Hidráulica e Hidrologia 68 VI - INTRODUÇÃO À HIDROLOGIA Hidrologia: é a ciência que trata da água na Terra, sua ocorrência, circulação e distribuição, suas propriedades físicas e químicas e sua relação com o meio ambiente, incluindo

Leia mais

Reunião nº 03/2017 PMAS CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA

Reunião nº 03/2017 PMAS CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA Reunião nº 03/2017 PMAS CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA POLÍTICA INTEGRADA DE SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE PRINCÍPIOS POLÍTICA INTEGRADA Disponíveis nos murais e no site da empresa SEGURANÇA: Controle sistemático,

Leia mais

Hidrologia, Hidráulica Instalações Prediais, Portos, Rios e Canais. Aula 2 Introdução à Hidrologia TEXTO

Hidrologia, Hidráulica Instalações Prediais, Portos, Rios e Canais. Aula 2 Introdução à Hidrologia TEXTO Aula 2 Introdução à TEXTO Importância da Água (Texto produzido pelos professores Daniel Fonseca de Carvalho e Leonardo Duarte Batista da Silva da UFRJ - 2006) A água é um recurso natural indispensável

Leia mais

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA Nº 03/2018

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA Nº 03/2018 PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA Nº 03/2018 POLÍTICA INTEGRADA DE SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE PRINCÍPIOS POLÍTICA INTEGRADA Disponíveis nos murais e no site da

Leia mais

Ciclo hidrológico: ciclo fechado no qual a água de movimenta

Ciclo hidrológico: ciclo fechado no qual a água de movimenta Ciclo hidrológico e qualidade da água Ciclo hidrológico: ciclo fechado no qual a água de movimenta A água está em constante movimento e descreve um ciclo na natureza: evapora do mar, açudes, rios lagoas

Leia mais

ÁGUA. Notas sobre a crise e sobre a situação do saneamento no Brasil e no mundo

ÁGUA. Notas sobre a crise e sobre a situação do saneamento no Brasil e no mundo ÁGUA Notas sobre a crise e sobre a situação do saneamento no Brasil e no mundo Água Calcula-se que 70% do consumo mundialde água se destina à irrigação, 20% à indústria e apenas 10% ao abastecimento humano.

Leia mais

Seca. Vamos poupar água?

Seca. Vamos poupar água? Qualidade Vida C Â M A R A M U N I C I P A L Seca Vamos poupar água? Seca Vamos poupar água? A água é um recurso natural limitado e essencial à vida. A sua distribuição no planeta, e no nosso país, não

Leia mais

ÁGUA. Notas sobre a crise e sobre a situação do saneamento no Brasil Março de 2014

ÁGUA. Notas sobre a crise e sobre a situação do saneamento no Brasil Março de 2014 ÁGUA Notas sobre a crise e sobre a situação do saneamento no Brasil Março de 2014 Água Calcula-se que 70% do consumo mundialde água se destina à irrigação, 20% à indústria e apenas 10% ao abastecimento

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE CONTAGEM

CÂMARA MUNICIPAL DE CONTAGEM P R O M U L G A Ç Ã O D E L E I Faço saber que a Câmara Municipal de Contagem aprovou e eu promulgo e faço publicar, nos termos do 8º do art. 80 da Lei Orgânica do Município de Contagem, de 20 de março

Leia mais

Poluição & Controle Ambiental Aula 2 Poluição Aquática

Poluição & Controle Ambiental Aula 2 Poluição Aquática Poluição & Controle Ambiental Aula 2 Poluição Aquática Professor: Marcelo Vizeu Você já bebeu água hoje?. A água representa 70% da massa da composição química celular. Sintomas de desidratação: Perda de

Leia mais

Ciências do Ambiente

Ciências do Ambiente Universidade Federal do Paraná Engenharia Civil Ciências do Ambiente Aula 06 Ciclo Hidrológico Profª Heloise G. Knapik Ciclo Hidrológico Engenharia Civil O Ciclo Hidrológico O Ciclo Hidrológico - Fases

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA O USO RACIONAL DA ÁGUA

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA O USO RACIONAL DA ÁGUA MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA O USO RACIONAL DA ÁGUA Introdução O Manual de Orientação para o Uso Racional da Água foi elaborado pela Coordenação do Programa Melhoria do Gasto Público, após a publicação do

Leia mais

AGRADECIMENTO AO CONVITE DA QUERIDA DÁI RIBEIRO E SUA INICIATIVA DE ABORDAR A SUSTENTABILIDADE DE MANEIRA MAIS AMPLA E EM DIVERSOS SEGMENTOS.

AGRADECIMENTO AO CONVITE DA QUERIDA DÁI RIBEIRO E SUA INICIATIVA DE ABORDAR A SUSTENTABILIDADE DE MANEIRA MAIS AMPLA E EM DIVERSOS SEGMENTOS. AGRADECIMENTO AO CONVITE DA QUERIDA DÁI RIBEIRO E SUA INICIATIVA DE ABORDAR A SUSTENTABILIDADE DE MANEIRA MAIS AMPLA E EM DIVERSOS SEGMENTOS. A OPORTUNIDADE DE PARTICIPAR DA JORNADA E PODER COMPARTILHAR

Leia mais

REFLEXÃO SOBRE OS SERVIÇOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E DE ESGOTO DA CIDADE DE POMBAL PB

REFLEXÃO SOBRE OS SERVIÇOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E DE ESGOTO DA CIDADE DE POMBAL PB REFLEXÃO SOBRE OS SERVIÇOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E DE ESGOTO DA CIDADE DE POMBAL PB Rayanne Maria Galdino Silva 1 ; Vitória Régia do Nascimento Lima 3 ; Gleyton Lopes Barbosa Lacerda 1 ; Airton Gonçalves

Leia mais

Outubro/2018

Outubro/2018 Outubro/2018 Poluição da Água Poluente: toda substância presente no ambiente em quantidade que possa causar prejuízo aos seres vivos. Poluição: é uma degradação nas condições ambientais de um ecossistema,

Leia mais

ÁGUA NO SÉCULO XXI DASAFIOS E OPORTUNIDADES

ÁGUA NO SÉCULO XXI DASAFIOS E OPORTUNIDADES ÁGUA NO SÉCULO XXI DASAFIOS E OPORTUNIDADES Marco Antonio Ferreira Gomes 1 Lauro Charlet Pereira 1 Introdução A água é um recurso natural essencial para a sustentação da vida e do meio ambiente. Ela desempenha

Leia mais

EQUIPAMENTOS HIDRÁULICOS E SANITÁRIOS

EQUIPAMENTOS HIDRÁULICOS E SANITÁRIOS EQUIPAMENTOS HIDRÁULICOS E SANITÁRIOS 1. O PLANETA ÁGUA A natureza é uma grande prestadora de serviços para a humanidade. É ela quem fornece os elementos básicos para a vida humana e para o desenvolvimento

Leia mais

Prof o. LER IRRIGAÇÃO Dr. Marcos Vinícius Folegatti Aula 02

Prof o. LER IRRIGAÇÃO Dr. Marcos Vinícius Folegatti Aula 02 Prof o LER 1571 - IRRIGAÇÃO Dr. Marcos Vinícius Folegatti Aula 02 LER - 1571 Irrigação DISPONIBILIDADE DE RECURSOS HÍDRICOS E DESENVOLVIMENTO DA IRRIGAÇÃO Marcos Vinícius Folegatti DISTRIBUIÇÃO DAS ÁGUAS

Leia mais

Acesso à água: uma questão de

Acesso à água: uma questão de 1 of 8 23/03/2018, 17:02 delas.pt Acesso à água: uma questão de género? delas 4-5 minutes Plantas: Opte pelo cultivo de plantas naturais da região, que estão mais adaptadas ao clima e requerem menos rega.

Leia mais

Recursos Hídricos no Brasil e no Mundo

Recursos Hídricos no Brasil e no Mundo Recursos Hídricos no Brasil e no Mundo de Aquino Lemos Filho Dr. Engenharia de Água e Solo ÁGUA E RECURSOS HÍDRICOS ASPECTOS CONCEITUAIS Universidade Federal Rural do Semi-Árido Mossoró, RN CONCEITOS BÁSICOS

Leia mais

ESTIMATIVA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL PARA FINS NÃO POTÁVEIS: ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA LOCALIZADA EM ARARUNA - PB

ESTIMATIVA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL PARA FINS NÃO POTÁVEIS: ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA LOCALIZADA EM ARARUNA - PB ESTIMATIVA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL PARA FINS NÃO POTÁVEIS: ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA LOCALIZADA EM ARARUNA - PB Alex Pereira Cabral (1); Maick Sousa Almeida (2); Vinycius

Leia mais

Ambiente e sustentabilidade A água, um bem primordial. Ambiente, Água e Vida (AmAV)

Ambiente e sustentabilidade A água, um bem primordial. Ambiente, Água e Vida (AmAV) Ambiente e sustentabilidade A água, um bem primordial Organização: Escola Secundária Martins Sarmento Ambiente, Água e Vida (AmAV) Naim Haie Universidade do Minho Guimarães 29 Março 2006 1 Índice Água

Leia mais

Água Impacto Ambiental. Poluição e água

Água Impacto Ambiental. Poluição e água Água Impacto Ambiental Poluição e água QUANDO É QUE SE DIZ QUE A ÁGUA É AGRESSIVA? Diz-se que uma água é agressiva quando tem tendência a dissolver componentes dos materiais com que contacta. Esta agressividade

Leia mais

TEMA 7. A Qualidade da Água e o Uso do Solo em Áreas Urbanas: problemas e soluções. Grupo: Dina, Jaqueline Raquel e Walter

TEMA 7. A Qualidade da Água e o Uso do Solo em Áreas Urbanas: problemas e soluções. Grupo: Dina, Jaqueline Raquel e Walter TEMA 7 A Qualidade da Água e o Uso do Solo em Áreas Urbanas: problemas e soluções Grupo: Dina, Jaqueline Raquel e Walter INTRODUÇÃO Processo rápido e desordenado de urbanização: Carência de infra-estrutura;

Leia mais

1 de Outubro Dia Nacional da Água

1 de Outubro Dia Nacional da Água 1 de Outubro Dia Nacional da Água Qual a Distribuição da Águana Terra? Planeta Terra A Água ocupa cerca de ¾ da superfície terrestre. 30% Terra Água 70% 2,80% 0,01% 0,005% Água salgada Água doce 0,63%

Leia mais

1) Conceitos e definições:

1) Conceitos e definições: SANEAMENTO: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE VIDA - COLETA E TRATAMENTO DE ESGOTOS 1) Conceitos e definições: 1.1) Esgoto: É um sistema destinado a escoar e tratar os dejetos dos diversos

Leia mais

REUSO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS E REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA

REUSO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS E REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA Dr. Joel Avruch Goldenfum Professor Adjunto IPH/UFRGS A Terra é Azul! Reservas Globais de Água Oceanos 0,008% 1,98% Mares internos (salg) Gelo e neve 97,40% 0,60% Água subterrânea 0,0072% 0,00012% Lagos

Leia mais

IMPORTÂNCIA DO REUSO DE ESGOTO DOMÉSTICO NA PRESERVAÇÃO DOS ECOSSISTEMAS AGRÁRIOS

IMPORTÂNCIA DO REUSO DE ESGOTO DOMÉSTICO NA PRESERVAÇÃO DOS ECOSSISTEMAS AGRÁRIOS IMPORTÂNCIA DO REUSO DE ESGOTO DOMÉSTICO NA PRESERVAÇÃO DOS ECOSSISTEMAS AGRÁRIOS Prof. Dr. Rodrigo M. Sánchez-Román FCA UNESP - Botucatu IV WINOTEC INOVAGRI Fortaleza, CE - 2012 INTRODUÇÃO Oceano 97,5%

Leia mais

Prof. Vital Pedro da Silva Paz

Prof. Vital Pedro da Silva Paz Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Centro de Ciência Agrárias, Ambientais e Biológicas Núcleo de Engenharia de Água e Solo Disciplina: CCA 039 - Irrigação e Drenagem Prof. Vital Pedro da Silva

Leia mais

Benefícios de grandes reservatórios

Benefícios de grandes reservatórios 1 Benefícios de grandes reservatórios CICLO DE ENCONTROS REFLEXÕES DA ENGENHARIA Impactos de barragens na Região Amazônica ANE - Academia Nacional de Engenharia PUC-Rio 14 de maio de 2013 Miguel Augusto

Leia mais

Dr. Joel Avruch Goldenfum Professor Adjunto IPH/UFRGS

Dr. Joel Avruch Goldenfum Professor Adjunto IPH/UFRGS RE ÁGUAS PLUVIAIS Dr. Joel Avruch Goldenfum Professor Adjunto IPH/UFRGS A Terra é Azul! Reservas Globais de Água Oceanos 0,008% Mares internos (salg) 97,40% 1,98% 0,60% Gelo e neve Água subterrânea 0,0072%

Leia mais

DETERMINAÇÃO DO BALANÇO HÍDRICO COMO PARTE DO ESTUDO DE VIABILIDADE DE UM SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL EM ESTABELECIMENTO INDUSTRIAL

DETERMINAÇÃO DO BALANÇO HÍDRICO COMO PARTE DO ESTUDO DE VIABILIDADE DE UM SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL EM ESTABELECIMENTO INDUSTRIAL DETERMINAÇÃO DO BALANÇO HÍDRICO COMO PARTE DO ESTUDO DE VIABILIDADE DE UM SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL EM ESTABELECIMENTO INDUSTRIAL Gislaine Aparecida André (*), Bernardo Arantes do Nascimento

Leia mais

Gazeta Álvaro Guião. Mural de desenhos Pag. 8

Gazeta Álvaro Guião. Mural de desenhos Pag. 8 São Carlos, 2014 Ano I - Edição nº 1 Alunos da Escola Estadual Álvaro Guião visitam a estação de tratamento de água da cidade de São Carlos. A visita contou com a participação dos alunos dos 7os Anos e

Leia mais

Saneamento no Distrito Federal

Saneamento no Distrito Federal Saneamento no Distrito Federal assunto Eng. Stefan Mühlhofer Mestre em Planejamento e Gestão Ambiental Superintendente de Projetos Distribuição da Água no Planeta 2,10% 97% 0,90% 0,87% 0,03% Água

Leia mais

O MODELO FPSEEA/OMS NA CONSTRUÇÃO DE INDICADORES DE SAÚDE AMBIENTAL

O MODELO FPSEEA/OMS NA CONSTRUÇÃO DE INDICADORES DE SAÚDE AMBIENTAL O MODELO FPSEEA/OMS NA CONSTRUÇÃO DE INDICADORES DE SAÚDE AMBIENTAL Modelo FPSEEA/OMS Forcas Motrizes Marco conceitual FPSEEA Efeito Pressão Situação Exposição Ambiente Saude Ações preventivas Ações curativas

Leia mais

cartilha meio ambiente

cartilha meio ambiente cartilha meio ambiente NEGÓCIO Energia renovável MISSÃO Atuar na área de energia renovável com competitividade, respeitando o meio ambiente e contribuindo para o desenvolvimento social. VISÃO Crescer sustentavelmente

Leia mais

GESTÃO DE ÁGUA EM SERVIÇOS DE SAÚDE. Jonas Age Saide Schwartzman Engenheiro Ambiental Instituições Afiliadas SPDM (11)

GESTÃO DE ÁGUA EM SERVIÇOS DE SAÚDE. Jonas Age Saide Schwartzman Engenheiro Ambiental Instituições Afiliadas SPDM (11) GESTÃO DE ÁGUA EM SERVIÇOS DE SAÚDE Jonas Age Saide Schwartzman Engenheiro Ambiental Instituições Afiliadas SPDM (11)97556-1795 AGENDA GLOBAL HOSPITAIS VERDES E SAUDÁVEIS OS 10 Objetivos da Agenda Global

Leia mais

Vamos aprender: Importância para os seres vivos; Ciclo da água; Tratamento da água e esgoto; Poluição da água e Saneamento básico; Doenças ;

Vamos aprender: Importância para os seres vivos; Ciclo da água; Tratamento da água e esgoto; Poluição da água e Saneamento básico; Doenças ; A Água Vamos aprender: Importância para os seres vivos; Ciclo da água; Tratamento da água e esgoto; Poluição da água e Saneamento básico; Doenças ; A água e os seres vivos Ajuda a manter e regular a temperatura

Leia mais

PAINEL 1: RESÍDUOS SÓLIDOS E RECURSOS HÍDRICOS: ASPECTOS DE ENGENHARIA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE

PAINEL 1: RESÍDUOS SÓLIDOS E RECURSOS HÍDRICOS: ASPECTOS DE ENGENHARIA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE 8º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos (FIRS) PAINEL 1: RESÍDUOS SÓLIDOS E RECURSOS HÍDRICOS: ASPECTOS DE ENGENHARIA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE Prof. Dr. Cleverson V. Andreoli Diretor da Andreoli Eng.

Leia mais

Dis i tr t i r b i ui u ç i ã ç o ã da Água na Terra

Dis i tr t i r b i ui u ç i ã ç o ã da Água na Terra O Caminho da Água Distribuição da Água na Terra Distribuição de Água na Terra 97 % da água disponível na Terra é salgada e está em oceanos e mares Distribuição de Água na Terra 3 % é doce, mas se encontra

Leia mais

SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO. Eng.º EDUARDO PEREIRA LUIZ DEPARTAMENTO DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO. Eng.º EDUARDO PEREIRA LUIZ DEPARTAMENTO DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO Eng.º EDUARDO PEREIRA LUIZ DEPARTAMENTO DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL O que é Esgoto? São todos os resíduos líquidos provenientes de indústrias e domicílios que necessitam

Leia mais

COMO EVITAR A FALTA DE

COMO EVITAR A FALTA DE V. 02.2016 COMO EVITAR A FALTA DE GUIA COMPLETO SOBRE O USO CONSCIENTE PORQUE ESTAMOS FICANDO SEM ÁGUA? DICAS PARA REDUZIR O CONSUMO. TUDO SOBRE CISTERNAS. ÁGUA, NOSSO MAIOR BEM A água é um recurso ambiental

Leia mais

GIANCARLO GERLI GOVERNADOR DO CONSELHO MUNDIAL DA ÁGUA São Paulo, 08 de outubro de 2013

GIANCARLO GERLI GOVERNADOR DO CONSELHO MUNDIAL DA ÁGUA São Paulo, 08 de outubro de 2013 GIANCARLO GERLI GOVERNADOR DO CONSELHO MUNDIAL DA ÁGUA São Paulo, 08 de outubro de 2013 DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA DOCE NO MUNDO DISTRIBUIÇÃO DA ÁGUA DOCE E SALGADA 97,5 8% 22% 70% 2,5 Indústria Agricultura

Leia mais

Reuso da água. 1º semestre/2007. Grupo: Cindy Minowa Débora Iwashita Juliana Setuguti Letícia Mori Lilian Chuang

Reuso da água. 1º semestre/2007. Grupo: Cindy Minowa Débora Iwashita Juliana Setuguti Letícia Mori Lilian Chuang Reuso da água 1º semestre/2007 Grupo: Cindy Minowa Débora Iwashita Juliana Setuguti Letícia Mori Lilian Chuang Água: um bem essencial Distribuição de água na Terra 97% 2,20% 0,78% 0,02% Água do mar Geleiras

Leia mais

MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental

MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental 1o. SEMINÁRIO NACIONAL DE SANEAMENTO AMBIENTAL A Lei 11.445/07 e suas implicações na gestão do Saneamento Básico do Brasil. Alexandre

Leia mais

PERFIL DO CONSUMO RESIDENCIAL E USOS FINAIS DA ÁGUA EM BELÉM DO PARÁ

PERFIL DO CONSUMO RESIDENCIAL E USOS FINAIS DA ÁGUA EM BELÉM DO PARÁ PERFIL DO CONSUMO RESIDENCIAL E USOS FINAIS DA ÁGUA EM BELÉM DO PARÁ Juliana Maia Duarte (1) Graduanda do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará

Leia mais

Lições de Náufrago.

Lições de Náufrago. Lições de Náufrago http://www.lrdo.com.br/wp-content/uploads/2014/01/o-náufrago-3.jpg 0 Lembra do filme O Naúfrago, onde o personagem central, vivido por Tom Hanks, fica isolado em uma ilha? Como ele sobreviveu?

Leia mais

IMPORTÂNCIA DO REÚSO DE ÁGUAS E DO APROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA ÁGUA = RECURSO VITAL E FINITO!!! Má distribuição; Poluição; Desperdícios; Vazamento

IMPORTÂNCIA DO REÚSO DE ÁGUAS E DO APROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA ÁGUA = RECURSO VITAL E FINITO!!! Má distribuição; Poluição; Desperdícios; Vazamento REÚSO DE ÁGUAS NO SETOR RESIDENCIAL E APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA Reúso das Águas Prof. Dr Eduardo Luíz de Oliveira Aluna: Pamela Moreno IMPORTÂNCIA DO REÚSO DE ÁGUAS E DO APROVEITAMENTO DA ÁGUA DE

Leia mais

E SUSTENTABILIDADE. Baseado no material de aula da disciplina ciências do ambiente das profa.. Márcia M Marinho (DEA-UFBA) e Ângela Lima (IFBA)

E SUSTENTABILIDADE. Baseado no material de aula da disciplina ciências do ambiente das profa.. Márcia M Marinho (DEA-UFBA) e Ângela Lima (IFBA) E SUSTENTABILIDADE Baseado no material de aula da disciplina ciências do ambiente das profa.. Márcia M Marinho (DEA-UFBA) e Ângela Lima (IFBA) Disponibilidade de água Toda a água Água doce Águas subterrâneas

Leia mais

PROGRAMAS DE REUSO DE ÁGUA NAS BACIAS PCJ. Sergio Razera Diretor Presidente Fundação Agência das Bacias PCJ

PROGRAMAS DE REUSO DE ÁGUA NAS BACIAS PCJ. Sergio Razera Diretor Presidente Fundação Agência das Bacias PCJ PROGRAMAS DE REUSO DE ÁGUA NAS BACIAS PCJ Sergio Razera Diretor Presidente Fundação Agência das Bacias PCJ 16º Encontro Técnico de Alto Nível: Reúso de Água EPUSP, 07 de novembro de 2016 CONTEXTUALIZAÇÃO

Leia mais

Esgoto Doméstico: Coleta e Transporte

Esgoto Doméstico: Coleta e Transporte Esgoto Doméstico: Coleta e Transporte TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL Saneamento Ambiental Prof: Thiago Edwiges 2 INTRODUÇÃO Destinação final inadequada dos esgotos Doenças; Poluição e contaminação do solo

Leia mais

Lívia, João e Laura Página 1

Lívia, João e Laura Página 1 Lívia, João e Laura Página 1 Índice - Introdução - Mapa Conceitual; - Análise do consumo de água da Moppe; - Pesquisa de campo; - Análise da água - Conclusão Lívia, João e Laura Página 2 Introdução Nós

Leia mais

Gestão de Águas: Novas Visões e Paradigmas. Ticiana Marinho de Carvalho Studart

Gestão de Águas: Novas Visões e Paradigmas. Ticiana Marinho de Carvalho Studart Gestão de Águas: Novas Visões e Paradigmas Ticiana Marinho de Carvalho Studart São Luis 2005 1 Ciência sem história é como um homem sem memória Collin Russel (Nature, 1984) A água na história A água como

Leia mais

7 Cargas na bacia. Carga = Massa / Tempo. Carga = Q x C. Cargas Pontuais Cargas Difusas. Fontes pontuais. Fontes difusas

7 Cargas na bacia. Carga = Massa / Tempo. Carga = Q x C. Cargas Pontuais Cargas Difusas. Fontes pontuais. Fontes difusas 7 Cargas na bacia Fontes pontuais Fontes difusas Carga = Massa / Tempo Carga = Q x C Cargas Pontuais Cargas Difusas TH036 - Gerenciamento de Recursos Hídricos Regina Kishi, 4/24/2015, Página 1 Exemplo

Leia mais

-ECOLOGIA APLICADA. Espécies símbolos. Prevenção da Poluição. Conservação de áreas. Preservação da diversidade genética bbbb

-ECOLOGIA APLICADA. Espécies símbolos. Prevenção da Poluição. Conservação de áreas. Preservação da diversidade genética bbbb -ECOLOGIA APLICADA * É o estudo dos efeitos causados pelo homem nos sistemas ecológicos, e o consequente manejo desses sistemas e recursos em benefício da sociedade. Espécies símbolos Questões Prevenção

Leia mais

TÍTULO DO TRABALHO: Comitê de Bacia Hidrográfica - Poderosa Ferramenta para o Saneamento - Experiência do Baixo Tietê.

TÍTULO DO TRABALHO: Comitê de Bacia Hidrográfica - Poderosa Ferramenta para o Saneamento - Experiência do Baixo Tietê. TÍTULO DO TRABALHO: Comitê de Bacia Hidrográfica - Poderosa Ferramenta para o Saneamento - Experiência do Baixo Tietê. NOME DO AUTOR: Luiz Otávio Manfré CURRÍCULO DO AUTOR: Luiz Otávio Manfré, Engenheiro

Leia mais

SALVE O MEIO AMBIENTE

SALVE O MEIO AMBIENTE SALVE O MEIO AMBIENTE D O W N L O A D S A U D A V E L W W W. V I V A M E L H O R O N L I N E. C O M Lixo e mais lixo, desmatamentos em série, queimadas que já se tornaram naturais, consumo exagerado de

Leia mais

Demografia

Demografia Demografia POPULAÇÃO TOTAL - CRESCIMENTO - 1 DC - 250 milhões de habitantes 1650-500 milhões de habitantes 1850-1 bilhão de habitantes 1950-2,5 bilhões de habitantes 2000-6,4 bilhões de habitantes 2011-7

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: Ciências / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 25 / 8 / 2017 Orientações para o estudo

Leia mais

UMA MELHOR GESTÃO DAS ÁGUAS RESIDUAIS gera BENEFÍCIOS sociais, AMBIENTAIS E econômicos ESSENCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

UMA MELHOR GESTÃO DAS ÁGUAS RESIDUAIS gera BENEFÍCIOS sociais, AMBIENTAIS E econômicos ESSENCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization World Water Assessment Programme UMA MELHOR GESTÃO DAS ÁGUAS RESIDUAIS gera BENEFÍCIOS sociais, AMBIENTAIS E econômicos ESSENCIAIS PARA

Leia mais

REUSO DE ÁGUA. Otimizando custos e gerando economia

REUSO DE ÁGUA. Otimizando custos e gerando economia REUSO DE ÁGUA Otimizando custos e gerando economia Distribuição da água na natureza Água Subterrânea 1,7% Oceanos 96,5% Calotas Polares e Geleiras 1,8% Rios e Lagos 0,013% Pântanos, Biomassa e Vapor na

Leia mais

PAÍSES LUSÓFONOS E OS RECURSOS HÍDRICOS

PAÍSES LUSÓFONOS E OS RECURSOS HÍDRICOS PAÍSES LUSÓFONOS E OS RECURSOS HÍDRICOS A água é a fonte da vida quer para nós, seres humanos, quer para todos os outros seres vivos. É essencial à vida. Não importa quem somos, o que fazemos, onde vivemos,

Leia mais

ESTUDOS DE CASO. Análise de Consumo de Água: Condomínio nio Residencial em Florianópolis. Marina Vasconcelos Santana Orientação: Enedir Ghisi

ESTUDOS DE CASO. Análise de Consumo de Água: Condomínio nio Residencial em Florianópolis. Marina Vasconcelos Santana Orientação: Enedir Ghisi ESTUDOS DE CASO Análise de Consumo de Água: Condomínio nio Residencial em Florianópolis Marina Vasconcelos Santana Orientação: Enedir Ghisi Introdução Uso irracional dos recursos naturais Preocupação mundial

Leia mais

A ÁGUA NO PLANETA TERRA

A ÁGUA NO PLANETA TERRA A ÁGUA NO PLANETA TERRA A água no Planeta Terra Celso Dal Ré Carneiro Miguel D. de Oliveira Martins Depto. Geociências Aplicadas ao Ensino Instituto de Geociências, Unicamp 2002 Superfície ocupada pela

Leia mais

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES CIËNCIAS DESAFIO DO DIA. AULA: 11.1 e 11.2 ASSÍNCRONA. TEMA: Os Seres Vivos.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES CIËNCIAS DESAFIO DO DIA. AULA: 11.1 e 11.2 ASSÍNCRONA. TEMA: Os Seres Vivos. CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA AULA: 11.1 e 11.2 ASSÍNCRONA TEMA: Os Seres Vivos. 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE

MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE Marco Antônio Câmara Superintendente da FUNASA SUEST/MG Edicleusa Veloso Moreira Assessora Especial A FUNASA tem por finalidade promover SAÚDE PUBLICA e a

Leia mais

ESCASSEZ DOS RECURSOS NATURAIS: A CONSCIENTIZAÇÃO INDIVIDUAL COM GASTOS DE ÁGUA E LUZ

ESCASSEZ DOS RECURSOS NATURAIS: A CONSCIENTIZAÇÃO INDIVIDUAL COM GASTOS DE ÁGUA E LUZ ESCASSEZ DOS RECURSOS NATURAIS: A CONSCIENTIZAÇÃO INDIVIDUAL COM GASTOS DE ÁGUA E LUZ Cleiton Lyra (UNICENTRO), Glederson Ferreira Ribeiro (UNICENTRO), Karen Gisele Franciosi Gelinski (Orientador), karenfgelinski@yahoo.com.br

Leia mais

REDUÇÃO DE DESPERDÍCIO DE RECURSOS NATURAIS

REDUÇÃO DE DESPERDÍCIO DE RECURSOS NATURAIS CONSUMO CONSCIENTE REDUÇÃO DE DESPERDÍCIO DE RECURSOS NATURAIS ÁGUA ENERGIA INSUMOS Desenvolvimento Sustentável A ÁGUA NOSSO BEM MAIS PRECIOSO Distribuição de toda água doce 1,8 % 0,96 % 0,02 % 0,001 %

Leia mais

CARGAS DIFUSAS URBANAS DE POLUIÇÃO

CARGAS DIFUSAS URBANAS DE POLUIÇÃO CARGAS DIFUSAS URBANAS DE POLUIÇÃO Urbanização População aumenta Edificação aumenta Rejeitos aumentam Demanda aumenta Área impermeável Drenagem é aumenta modificada Problemas de Recursos Hídricos Clima

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos FUNDAMENTOS DE GESTÃO AMBIENTAL CONCEITOS ELEMENTARES MEIO AMBIENTE Tudo que envolve ou o meio no qual os seres vivos se desenvolvem conjuntamente com fatores abióticos; ECOLOGIA Ciência dos ecossistemas,

Leia mais

NOSSA MISSÃO É GARANTIR A SUA FONTE DE VIDA

NOSSA MISSÃO É GARANTIR A SUA FONTE DE VIDA NOSSA MISSÃO É GARANTIR A SUA FONTE DE VIDA EDUCAÇÃO: Programa de Educação e Valorização da Água SAMAE & Secretária Municipal de Educação; Objetivo: Conscientização (interativa e dinâmica): Uso adequado

Leia mais

ÁGUA: FONTE DE VIDA 1 1 INTRODUÇÃO

ÁGUA: FONTE DE VIDA 1 1 INTRODUÇÃO ÁGUA: FONTE DE VIDA 1 Nathalia Marchesan 2, Rian Rodrigues 3, Reuel Geraldo 4, Tania Conrad Aosani 5 1 Trabalho de pesquisa Seminário Integrado Ensino Médio 2 Trabalho de pesquisa Ensino Médio, disciplina

Leia mais

IMPORTÂNCIA DO REUSO DE ESGOTO DOMÉSTICO NA PRESERVAÇÃO DOS ECOSSISTEMAS AGRÁRIOS

IMPORTÂNCIA DO REUSO DE ESGOTO DOMÉSTICO NA PRESERVAÇÃO DOS ECOSSISTEMAS AGRÁRIOS IMPORTÂNCIA DO REUSO DE ESGOTO DOMÉSTICO NA PRESERVAÇÃO DOS ECOSSISTEMAS AGRÁRIOS Rodrigo M. Sánchez-Román Departamento de Engenharia Rural FCA UNESP - Botucatu IV WINOTEC INOVAGRI Fortaleza, CE - 2012

Leia mais

Crise Hídrica. O que eu posso fazer? Profa Dra Waverli Maia Matarazzo Neuberger Centro de Sustentabilidade Universidade Metodista de São Paulo

Crise Hídrica. O que eu posso fazer? Profa Dra Waverli Maia Matarazzo Neuberger Centro de Sustentabilidade Universidade Metodista de São Paulo Crise Hídrica O que eu posso fazer? Profa Dra Waverli Maia Matarazzo Neuberger Centro de Sustentabilidade Universidade Metodista de São Paulo Crise Hídrica: Uma Crise Sistêmica A crise hora instalada tem

Leia mais

Entendendo o Setor de Saneamento um. jornalistas

Entendendo o Setor de Saneamento um. jornalistas Entendendo o Setor de Saneamento um seminário para jornalistas Sumário Panorama do saneamento mundial Panorama do saneamento no Brasil O Papel da Sabesp como empresa sustentável Três pontos A expansão

Leia mais

Saneamento Ambiental. Jamille Valéria Piovesan Paulo Henrique M. de L. Martins

Saneamento Ambiental. Jamille Valéria Piovesan Paulo Henrique M. de L. Martins Saneamento Ambiental Jamille Valéria Piovesan Paulo Henrique M. de L. Martins Constituição Federal Art. 225 Todos tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial

Leia mais

CALHA PET CONSTRUÇÃO DE CALHAS DE GARRAFA PET PARA APROVEITAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA E REDUÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

CALHA PET CONSTRUÇÃO DE CALHAS DE GARRAFA PET PARA APROVEITAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA E REDUÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS CALHA PET CONSTRUÇÃO DE CALHAS DE GARRAFA PET PARA APROVEITAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA E REDUÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS Gustavo Zen [1] Venina Prates [2] OLAM Ciência & Tecnologia, Rio Claro, SP, Brasil ISSN:

Leia mais

ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS E SANEAMENTO. Prelector: Lionidio de Ceita 25 Julho 2016

ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS E SANEAMENTO. Prelector: Lionidio de Ceita 25 Julho 2016 ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS E SANEAMENTO Prelector: Lionidio de Ceita 25 Julho 2016 Alterações Climáticas: Mito ou Realidade? O assunto das alterações climáticas tem sido amplamente discutido em termos políticos,

Leia mais

Consumo mundial da água

Consumo mundial da água UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO GEOGRAFIA/CERES Consumo mundial da água Caicó-RN, 2013 ÁGUA Estão preparados para conhecer

Leia mais

Estado do Rio de Janeiro CÂMARA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS Gabinete do Vereador Chapinha do Sindicato

Estado do Rio de Janeiro CÂMARA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS Gabinete do Vereador Chapinha do Sindicato PROJETO DE LEI Nº 011/2014 Cria o sistema de reuso de água de chuva no Município de Angra dos reis, para utilização não potável em escolas publicas e privadas, condomínios, clubes, entidades, conjuntos

Leia mais

URBAN AGE SÃO PAULO WORKSHOP APRIL 2008

URBAN AGE SÃO PAULO WORKSHOP APRIL 2008 URBAN AGE SÃO PAULO WORKSHOP APRIL 2008 Rosa Maria Mancini Governo do Estado de São Paulo Gestão de Recursos Hídricos no Estado All rights are reserved by the presenter. www.urban-age.net URBAN AGE SÃO

Leia mais

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS A água é elemento intimamente ligado à vida na Terra e é o mais importante componente dos seres vivos. Somos totalmente dependentes desse recurso natural, assim como qualquer atividade

Leia mais

Precificação da água: entre o direito fundamental de acesso à água e a tragédia do bem comum. Isabella Pearce Monteiro

Precificação da água: entre o direito fundamental de acesso à água e a tragédia do bem comum. Isabella Pearce Monteiro Precificação da água: entre o direito fundamental de acesso à água e a tragédia do bem comum Isabella Pearce Monteiro Água, o mais essencial recurso do mundo Toda forma de vida conhecida depende da água

Leia mais

Como é que a água está distribuída? A distribuição da água no mundo é desigual. Por causa da diferença de precipitação, existem regiões onde a agua é

Como é que a água está distribuída? A distribuição da água no mundo é desigual. Por causa da diferença de precipitação, existem regiões onde a agua é Introdução Este trabalho destina-se a mostrar q a água de todo o mundo é muita mas a que se pode usar e beber é uma percentagem muito, mas muito pequena. Neste trabalho vamos tentar mostrar isso mesmo

Leia mais

A Sharewater. Planeta Água. Prêmios

A Sharewater. Planeta Água. Prêmios A Sharewater A Sharewater tem o objetivo de oferecer soluções completas para a conservação da água, através de projetos, consultoria e desenvolvimento de tecnologia própria. Foi fundada em 8 de maio de

Leia mais

Mananciais de Abastecimento. João Karlos Locastro contato:

Mananciais de Abastecimento. João Karlos Locastro contato: 1 Mananciais de Abastecimento João Karlos Locastro contato: prof.joaokarlos@feitep.edu.br 2 Vazão 3 Escolha do Manancial - Qualidade Análise físico-química e bacteriológica; Características de ocupação

Leia mais

Para Uma Alimentação Saudável

Para Uma Alimentação Saudável Segurança Alimentar e Qualidade de Água Empregue na Produção dos Alimentos Para Uma Alimentação Saudável Ângela Moreno PhD, Engª Agrónoma angela.moreno@inida.gov.cv INIDA, 02/04/2015 - Praia SEGURANÇA

Leia mais

SUBSECRETARIA DO AGRONEGÓCIO

SUBSECRETARIA DO AGRONEGÓCIO SUBSECRETARIA DO AGRONEGÓCIO WALTER ANTÔNIO ADÃO SUPERINTENDENTE DE DESENVOLVIMENTO AGROPECUARIO E DA SILVICULTURA SECRETARIA DE ESTADO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO CENÁRIOS - AGRONEGÓCIO 2

Leia mais

ÁGUA. Profa. Dra. Susana Segura Muñoz EERP/USP 1

ÁGUA. Profa. Dra. Susana Segura Muñoz EERP/USP 1 ÁGUA Profa. Dra. Susana Segura Muñoz EERP/USP 1 A água é um recurso esgotável? 5 Situação dos recursos hídricos no Brasil Aquífero Bauru Aquífero Guarani Aquífero Tubarão Aquífero Taubate Aquífero

Leia mais

Qualidade da Água em Rios e Lagos Urbanos

Qualidade da Água em Rios e Lagos Urbanos Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária PHD 2537 Água em Ambientes Urbanos Qualidade da Água em Rios e Lagos Urbanos Novembro 2008 Felipe Carvalho

Leia mais

Vamos falar. Poluição do Rio Tejo. Mecanismos de poupança de água

Vamos falar. Poluição do Rio Tejo. Mecanismos de poupança de água 1 Vamos falar sobre Poluição do Rio Tejo Mecanismos de poupança de água Mecanismos de Poupança de Água Toma duches rápidos; Aproveita a água fria do duche para rega ou outros usos; Fecha a torneira da

Leia mais