Cap. 6: PREGAÇÃO PURITANA. PROPOSTA: Tentar ir além do texto. Sugestões de respostas. Debate.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Cap. 6: PREGAÇÃO PURITANA. PROPOSTA: Tentar ir além do texto. Sugestões de respostas. Debate."

Transcrição

1 Cap. 6: PREGAÇÃO PURITANA PROPOSTA: Tentar ir além do texto. Sugestões de respostas. Debate.

2 Introdução As pessoas gostavam muito do sermão puritano. Por quê? (capítulo responde essa pergunta (?); até certo ponto isso é claro, depois nem tanto).

3 O Retrato do Ministro Puritano As principais partes do dever do pastor: pregar, administrar sacramentos, orar. Duplo intérprete: Deus-homem; homem-deus (Se Deus sabe de todas as coisas, como precisa de intérprete?

4 O Retrato do Ministro Puritano As principais partes do dever do pastor: pregar, administrar sacramentos, orar. Duplo intérprete: Deus-homem; homem-deus (Se Deus sabe de todas as coisas, como precisa de intérprete? R: Expor vontades, confessar pecados, pedir perdão. Como isso pode ser interpretação do homem para Deus? (...)

5 O Retrato do Ministro Puritano As principais partes do dever do pastor: pregar, administrar sacramentos, orar. Duplo intérprete: Deus-homem; homem-deus (Se Deus sabe de todas as coisas, como precisa de intérprete? R: Expor vontades, confessar pecados, pedir perdão. Como isso pode ser interpretação do homem para Deus? (...) R: (...) No sentido de ver a si mesmo pelo olhos, nos termos de Deus).

6 O Retrato do Ministro Puritano Santo (exemplo) e douto (pregação). anglicanos Exortação; repreensão interpretar Palavra; aplicá-la.

7 O Retrato do Ministro Puritano Santo (exemplo) e douto (pregação). anglicanos Exortação; repreensão interpretar Palavra; aplicá-la. Ênfase no santo ou no douto?

8 Popularidade e impacto da pregação puritana Remete mais diretamente à pergunta do primeiro slide. Importância dada à pregação pelos puritanos (falar em nome de Deus); grande peso; pregação esmerada; pregação de boa qualidade; popularidade.

9 Popularidade e impacto da pregação puritana Qual importância que igreja em geral dá à pregação hoje?

10 Popularidade e impacto da pregação puritana Qual importância que igreja em geral dá à pregação hoje? Por quê?

11 Popularidade e impacto da pregação puritana Qual importância que igreja em geral dá à pregação hoje? Por quê? R: Anti-intelectualismo, misticismo, apelo à emoção, à vontade.

12 O que fazer? Popularidade e impacto da pregação puritana

13 O que fazer? Popularidade e impacto da pregação puritana R: Dar a importância devida à pregação, incentivar boas pregações, bons pregadores, estudar, etc...

14 Importância do intelecto na pregação II Cor ; cegueira intelectual. Visão de que intelecto afeta vontade e afeição.

15 Importância do intelecto na pregação II Cor ; cegueira intelectual. Visão de que intelecto afeta vontade e afeição. Igreja hoje é anti-intelectualista?

16 Importância do intelecto na pregação II Cor ; cegueira intelectual. Visão de que intelecto afeta vontade e afeição. Igreja hoje é anti-intelectualista? O que é ser anti-intelectualista no contexto discutido?

17 Importância do intelecto na pregação II Cor ; cegueira intelectual. Visão de que intelecto afeta vontade e afeição. Igreja hoje é anti-intelectualista? O que é ser anti-intelectualista no contexto discutido? R: Subestimar a importância do intelecto/entendimento no processo de salvação e santificação (?).

18 Importância do intelecto na pregação Por que há anti-intelectualismo na igreja?

19 Importância do intelecto na pregação Por que há anti-intelectualismo na igreja? R: Homem tripartite (?), mundo caótico (rejeita ordem natural; sem Deus no mundo), autossuficiência (domínio sobre natureza), tendência de agir pelo que se vê, não por fé (conhecimento) domínio da natureza, visão de autossuficiência.

20 Pregação expositiva da Bíblia Favorecem sermão expositivo.

21 Pregação expositiva da Bíblia Favorecem sermão expositivo. Isso é bom? Por quê?

22 Pregação expositiva da Bíblia Favorecem sermão expositivo. Isso é bom? Por quê? Objetivo: revelar significado do texto. afirmar texto explicar texto indicar bem que segue Sermão no texto: não usar texto para falar algo, mas revelar o significado da passagem (sermão no texto, não texto no sermão).

23 A organização de um sermão Ler texto puritano 1) Sentido superficial (contexto, significado gramatical, etc.). 2) Deduzir princípios doutrinais e morais (maior risco de se perder: muitas doutrinas em 1 texto).

24 A organização de um sermão puritano 2.1) Provas de que doutrina é bíblica: Razões: segue do texto. Prova: apoiada por outros textos. Doutrina em uma frase - provas 3) Aplicar na vida diária entender como viver segundo doutrina no dia-a-dia.

25 A organização de um sermão puritano 2.1) Provas de que doutrina é bíblica: Razões: segue do texto. Prova: apoiada por outros textos. Doutrina em uma frase - provas 3) Aplicar na vida diária entender como viver segundo doutrina no dia-a-dia. Sugestões?

26 Aplicação prática da doutrina Pregação viva praticada. Levar a mudança de comportamento por despertamento da consciência propósito era reformar a vida da impiedade.

27 Aplicação prática da doutrina Pregação viva praticada. Levar a mudança de comportamento por despertamento da consciência propósito era reformar a vida da impiedade. O que é despertamento da consciência?

28 Aplicação prática da doutrina Pregação viva praticada. Levar a mudança de comportamento por despertamento da consciência propósito era reformar a vida da impiedade. O que é despertamento da consciência? R: Noção do que é certo ou errado na prática do dia-a-dia (?). Necessidades locais. Fim: vida santa; meio: verdade.

29 Aplicação prática da doutrina Verdade é um meio para um fim?

30 Aplicação prática da doutrina Verdade é um meio para um fim? R: Não há vida santa sem busca pela verdade; não meio para fim, mas parte do viver santo; coisas simultâneas (santo ama verdade, o que ama a verdade é santo); sequência lógica é amor à verdade - santificação. (?).

31 Pregação atingidora Entendimento, vontade e afeição. Envolvimento do ouvinte (meditação (pregação deve ser fácil de decorar); anotação). Maior efeito do sermão depois que ele é ouvido, quando se lembra dele e se medita nele.

32 Pregação atingidora Por que pregação emotiva, que vai direto às afeições, sem passar pelo entendimento, é inferior?

33 Pregação atingidora Por que pregação emotiva, que vai direto às afeições, sem passar pelo entendimento, é inferior? R: Sentimentos volúveis, vêm com intensidade e passam com rapidez; pensar para agir, não agir para pensar (...?)

34 Pregação atingidora Qual problema de se desprezar a afeição e a vontade na pregação?

35 Pregação atingidora Qual problema de se desprezar a afeição e a vontade na pregação? R: Risco de se tornar acadêmico, maçante, desinteressante.

36 Estilo simples da pregação Centro é Cristo, não pregador. Atingir a todos (simples entende, culto admira). Linguagem para comunicação, não fim em si (não é poesia). Meio de graça.

37 Resumo Retrato do ministro puritano: santo e douto. Popularidade e impacto da pregação puritana: pregação como algo importante, gera qualidade. Importância do intelecto na pregação: mente vontade afeição; pensar para agir, não agir para pensar. Pregação expositiva da Bíblia: centralidade da Bíblia. Organização de um sermão puritano: ler texto, explicação geral, extração da doutrina, aplicação prática. Aplicação prática da doutrina: mudar comportamento por despertamento da consciência. Pregação atingidora: apelo ao coração e à vontade também; facilitar trabalho. Estilo simples de pregação: simples entende, culto admira.

FORMAÇÃO DE PREGADORES

FORMAÇÃO DE PREGADORES FORMAÇÃO DE PREGADORES Aarão = é o melhor pregador da Bíblia; O melhor pregador é aquele que sabe ouvir; A pregação é a arte de ouvir; O que todo pregador e animador deve ter (e procurar) é o DOM da PALAVRA

Leia mais

Breve Biografia e Seleção de Frases John Wesley

Breve Biografia e Seleção de Frases John Wesley Breve Biografia e Seleção de Frases John Wesley John Wesley Não poderia deixar de colocar aqui este servo de Deus, não especialmente ministro de curas, na verdade um dos primeiros avivalistas da história.

Leia mais

CATECISMO do Século XXI

CATECISMO do Século XXI CATECISMO do Século XXI IGREJA ANGLICANA REFORMADA DO BRASIL IGREJA ANGLICANA REFORMADA DO BRASIL Sumário Introdução 1 Prefácio 3 A Chamada de Deus 7 A Fé Cristã 11 A Obediência Cristã 17 O Crescimento

Leia mais

Sexta Estação ROTEIRO 1 ACADEMIA DA ALMA 1

Sexta Estação ROTEIRO 1 ACADEMIA DA ALMA 1 ROTEIRO 1 ENCONTRO: Que pessoa você admira como um exemplo de integridade para você? EXALTAÇÃO: Ler o Salmo 1. Dividir em duplas agradecendo por nos ter justificado através de Jesus. Assim, podem os trilhar

Leia mais

Culto é adoração. Culto devem permitir expressões de adoração a Deus e tempo para sentir, com assombro, Sua grandeza e poder (Sl 95:3-5).

Culto é adoração. Culto devem permitir expressões de adoração a Deus e tempo para sentir, com assombro, Sua grandeza e poder (Sl 95:3-5). Na ausência do pastor, o ancião é responsável por liderar o culto divino no sábado. Isso requer compreensão do culto. As igrejas, muitas vezes, mantêm a mesma ordem do culto, ano após ano, usando os mesmos

Leia mais

CAPÍTULO 03 PERNAS QUE DÃO SUPORTE

CAPÍTULO 03 PERNAS QUE DÃO SUPORTE CAPÍTULO 03 PERNAS QUE DÃO SUPORTE Nossas pernas dão suporte ao nosso corpo inteiro e nos permitem andar, correr e pular. A facilitação na célula da suporte aos membros do grupo, capacitando-os a e x e

Leia mais

Tema: UMA AVALIAÇÃO BÍBLICA DA VIDA ESPIRITUAL. Salmo 139:23, 24 "E vê se há em mim algum caminho mau..."

Tema: UMA AVALIAÇÃO BÍBLICA DA VIDA ESPIRITUAL. Salmo 139:23, 24 E vê se há em mim algum caminho mau... Tema: UMA AVALIAÇÃO BÍBLICA DA VIDA ESPIRITUAL. Salmo 139:23, 24 "E vê se há em mim algum caminho mau..." As seguintes perguntas devem ser respondidas "sim" ou "não". Conforme a pergunta, a resposta "sim"

Leia mais

A atualidade da lei.... a Lei é santa, e o mandamento, santo, justo e bom. (Rm 7:12)

A atualidade da lei.... a Lei é santa, e o mandamento, santo, justo e bom. (Rm 7:12) A atualidade da lei... a Lei é santa, e o mandamento, santo, justo e bom. (Rm 7:12) OBJETIVO Mostrar ao estudante da Escritura que a lei de Deus é atual, pois é baseada em Deus, e, portanto, é eterna e

Leia mais

CATÁLOGO Knox. Publicações

CATÁLOGO Knox. Publicações CATÁLOGO 2013 Knox Publicações LANÇAMENTOS KNOX PUBLICAÇÕES SOLI DEO GLORIA O SER E OBRAS DE DEUS SOLA SCRIPTURA A DOUTRINA REFORMADA DAS ESCRITURAS IMAGO DEI ANTROPOLOGIA BÍBLICA Trilogia de estudos em

Leia mais

A INSENSIBILIDADE ESPIRITUAL E AS ADVERTÊNCIAS DE JESUS Série - Ensinos do Reino Atualizado em:

A INSENSIBILIDADE ESPIRITUAL E AS ADVERTÊNCIAS DE JESUS Série - Ensinos do Reino Atualizado em: A INSENSIBILIDADE ESPIRITUAL E AS ADVERTÊNCIAS DE JESUS Série - Ensinos do Reino Atualizado em: 16 de Novembro de 2016 Egmon Pereira Baseado nos Estudos Ensinos do Reino - Ed. Didaquê 1 TEXTOS BÍBLICOS

Leia mais

10 PALAVRAS ESSENCIAIS DE CRISTO PARA OS PASTORES. Por Robert W. Kellemen.

10 PALAVRAS ESSENCIAIS DE CRISTO PARA OS PASTORES. Por Robert W. Kellemen. 10 PALAVRAS ESSENCIAIS DE CRISTO PARA OS PASTORES Por Robert W. Kellemen. www.santoevangelho.com.br Quando eu faço aconselhamentos em igrejas locais, eu repetidamente ouço a preocupação de que nossa igreja

Leia mais

TEMA: O NOVO NASCIMENTO E A CONVERSÃO.

TEMA: O NOVO NASCIMENTO E A CONVERSÃO. TEMA: O NOVO NASCIMENTO E A CONVERSÃO. Texto: E dar-lhes-ei coração para que me conheçam, porque eu sou o SENHOR; e ser-me-ão por povo, e eu lhes serei por Deus, porque se converterão a mim de todo o seu

Leia mais

Metanoia. arrependimento

Metanoia. arrependimento Metanoia arrependimento sentimento de culpa mudança de mentalidade passado Metanoia futuro Metanoia (mudança de mentalidade) mais do que uma mudança de comportamento, crenças ou religião Metanoia nova

Leia mais

Sexta Estação ROTEIRO 1 ACADEMIA DA ALMA 1

Sexta Estação ROTEIRO 1 ACADEMIA DA ALMA 1 ROTEIRO 1 ENCONTRO: Se você pudesse ser mais parecido com alguém, quem seria e por quê? EXALTAÇÃO: Ler o Salmo 1. Dividir em duplas agradecendo a Jesus por ter nos mostrado o caminho certo e a direção

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 LIÇÃO 8 ARREPENDIMENTO Ponto de partida: O Arrependimento é uma das chamadas Doutrinas da Salvação. É essencial ao evangelho

Leia mais

Direcionamentos para 2017

Direcionamentos para 2017 Direcionamentos para 2017 A Festa jubilar com certeza vai nos levar a atualização de muitas graças em nossa vida e também no que o Espirito Santo vem realizando na vida de muitas pessoas. Pensando sobre

Leia mais

Buscando o Modelo de Igreja que Deus quer PARTE 1

Buscando o Modelo de Igreja que Deus quer PARTE 1 2 Buscando o Modelo de Igreja que Deus quer PARTE 1 Precisamos ver a igreja dentro do modelo de Deus 1 Co 14:26-32 Hc 3:1-2 Jl 2:28-29 Hc 1:5 Que fazer pois quando vos reunis? A pergunta é feita a todos

Leia mais

CURSO BÁSICO DE HOMILÉTICA

CURSO BÁSICO DE HOMILÉTICA CURSO BÁSICO DE HOMILÉTICA É o estudo que capacita o mensageiro a preparar e transmitir um sermão baseado na Palavra de Deus. 1 - A importância da homilética na pregação. 2 - A mensagem genuinamente bíblica.

Leia mais

LIÇÃO 01 O que a Bíblia ensina sobre a Trindade? LIÇÃO 02 O que a Bíblia ensina sobre Deus? Missão: Missão Cumprida: 20 pontos.

LIÇÃO 01 O que a Bíblia ensina sobre a Trindade? LIÇÃO 02 O que a Bíblia ensina sobre Deus? Missão: Missão Cumprida: 20 pontos. LIÇÃO 01 O que a Bíblia ensina sobre a Trindade? Leia os textos de referência abaixo e relacionados à referida pessoa descrita: ( ) João 1.1-4,14 ( A ) Deus o Pai ( ) João 14.16, 17,27 ( B ) Jesus o Filho

Leia mais

Saber é conhecer, ser ou estar informado, tendo conhecimentos gerais ou específicos sobre algum tema ou sobre a própria vida.

Saber é conhecer, ser ou estar informado, tendo conhecimentos gerais ou específicos sobre algum tema ou sobre a própria vida. Três verdades essenciais que você precisa saber Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 23/08/2009 Culto do Amigo Saber é conhecer, ser ou estar informado, tendo conhecimentos gerais ou específicos sobre

Leia mais

Trata-se da primeira reunião entre os gentios. A reunião na casa de Cornélio serve de modelo para as nossas reuniões.

Trata-se da primeira reunião entre os gentios. A reunião na casa de Cornélio serve de modelo para as nossas reuniões. ATOS 10 Trata-se da primeira reunião entre os gentios. A reunião na casa de Cornélio serve de modelo para as nossas reuniões. Nem sempre as reuniões atuais são das melhores: As vezes deficiência do pregador.

Leia mais

HOMILÉTICA. Roney Ricardo. Site Teologia & Discernimento

HOMILÉTICA. Roney Ricardo. Site Teologia & Discernimento HOMILÉTICA Roney Ricardo roneyricardoteologia@gmail.com REFLEXÃO O Deus Todo-Poderoso tinha apenas um Filho, e este tornou-se pregador Anônimo DEFINIÇÃO O termo Homilética vem do grego e significa homiletike,

Leia mais

1ª edição Projeto Timóteo Como Pregar Mensagens Bíblicas Apostila do Orientador

1ª edição Projeto Timóteo Como Pregar Mensagens Bíblicas Apostila do Orientador Como Pregar Mensagens Bíblicas Projeto Timóteo Apostila do Orientador Como Pregar Mensagens Bíblicas Projeto Timóteo Coordenador do Projeto Dr. John Barry Dyer Equipe Pedagógica Marivete Zanoni Kunz Tereza

Leia mais

Valores de uma Igreja RELACIONAL

Valores de uma Igreja RELACIONAL Valores de uma Igreja RELACIONAL O que já aprendemos... A Igreja deve valorizar e incentivar os relacionamentos Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum... Da multidão dos que creram, uma

Leia mais

Colossenses: 1: 1-12

Colossenses: 1: 1-12 Colossenses: 1: 1-12 16/setembro/2018 Por que estudar Colossenses? 1. Ela nos motiva a crer na suficiência da pessoa e obra de Jesus Cristo. Ele é o preeminente, o único e Todo- Suficiente Salvador. 2.

Leia mais

Os Deveres dos Pais. Letras. Editora. J. C. Ryle. Tradução Rodrigo Silva

Os Deveres dos Pais. Letras. Editora. J. C. Ryle. Tradução Rodrigo Silva Os Deveres dos Pais Os Deveres dos Pais J. C. Ryle Tradução Rodrigo Silva Editora Letras Título Original: The Duties of Parents por J. C. Ryle Copyright Editora Letras 1ª edição em português: outubro

Leia mais

Escrito por Presb. Taciano Cassimiro Seg, 02 de Fevereiro de :25 - Última atualização Ter, 03 de Fevereiro de :07

Escrito por Presb. Taciano Cassimiro Seg, 02 de Fevereiro de :25 - Última atualização Ter, 03 de Fevereiro de :07 Falar sobre oração é fácil, difícil é pratica-la, é torna-la real em nosso dia a dia. Contudo somos ensinados nas Escrituras a orar sem cessar, 1 Ts 5.17. Cristo Jesus é nosso exemplo maior, é nosso modelo

Leia mais

PLANEJAMENTO. Tema EBF : PARE, OLHE E SIGA A JESUS. TEXTO BASE: Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai a não ser por mim.

PLANEJAMENTO. Tema EBF : PARE, OLHE E SIGA A JESUS. TEXTO BASE: Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai a não ser por mim. Rafael Lima PLANEJAMENTO SAUDAÇÕES Graça e paz amado(a). Glória a Deus por sua vida, que tem como propósito a evangelização de crianças. Preparamos um material rico em detalhes para que você e sua igreja

Leia mais

ENSINO RELIGIOSO - 9º ANO

ENSINO RELIGIOSO - 9º ANO CONTEÚDOS ENSINO RELIGIOSO - 9º ANO Coleção Interativa UNIDADE 1 Preparo para o céu 1 - Rota errada A seriedade do pecado Características do pecado Solução 2- Giro de 180 graus Sentimento de culpa Verdadeiro

Leia mais

Estudo 8 A importância do clero. Em Marcha, IGREJA METODISTA ASA NORTE 406

Estudo 8 A importância do clero. Em Marcha, IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Estudo 8 A importância do clero Em Marcha, 2014.2 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Roteiro 1- Introdução 2- Fundamento Bíblico 3- Conclusão 1. Introdução O ministério leigo na Igreja. 1. Texto de referência

Leia mais

O Evangelho de Deus. A Dinâmica da Espiritualidade Cristã de A a Z

O Evangelho de Deus. A Dinâmica da Espiritualidade Cristã de A a Z O Evangelho de Deus A Dinâmica da Espiritualidade Cristã de A a Z O que é o Evangelho? Não se trata do ABC da vida cristã que nos introduz aos cursos mais avançados de D a Z. O que é o Evangelho? O Evangelho

Leia mais

Nova Estrutura do Curso: Avisos

Nova Estrutura do Curso: Avisos Nova Estrutura do Curso: Avisos Nova Estrutura do Curso Disciplinas de Teologia Sistemática: Introdução a Teologia Sistemática Doutrina de Deus Teontologia Doutrina do Ser Humano Antropologia Doutrina

Leia mais

LIÇÃO 11 DESPERTEMOS PARA A VINDA DE UM GRANDE REI

LIÇÃO 11 DESPERTEMOS PARA A VINDA DE UM GRANDE REI LIÇÃO 11 DESPERTEMOS PARA A VINDA DE UM GRANDE REI PROF. LUCAS NETO A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO JESUS ESTÁ VOLTANDO! Breve Jesus Voltará! Pouco se fala ou se ensina sobre a volta de Jesus para buscar

Leia mais

A OBRA DO ESPÍRITO SANTO NA REGENERAÇÃO INTRODUÇÃO

A OBRA DO ESPÍRITO SANTO NA REGENERAÇÃO INTRODUÇÃO A OBRA DO ESPÍRITO SANTO NA REGENERAÇÃO INTRODUÇÃO As palavras "novo nascimento" têm se tornado comuns nos círculos religiosos hoje em dia. Sabendo que Satanás é um mestre para redefinir termos bíblicos

Leia mais

SEMANA 18 UMA IGREJA CHEIA DO ESPÍRITO SANTO BASEADO NA MEDITAÇÃO DO DIA 04/05/2019 Atos

SEMANA 18 UMA IGREJA CHEIA DO ESPÍRITO SANTO BASEADO NA MEDITAÇÃO DO DIA 04/05/2019 Atos SEMANA 18 UMA IGREJA CHEIA DO ESPÍRITO SANTO BASEADO NA MEDITAÇÃO DO DIA 04/05/2019 Atos 4.31-37 Quebra-gelo (5min): Para você, o que significa ser cheio do Espírito Santo? bíblico e a meditação do dia

Leia mais

Caderno das Classes de Excursionista e Excursionista na Mata

Caderno das Classes de Excursionista e Excursionista na Mata Ministério dos Desbravadores Missão Nordeste 4ª Região 2011 Caderno das Classes de Excursionista e Excursionista na Mata www.quartaregiaorn.webnode.com.br Nome do Desbravador: Clube: Quartaregiaomn@gmail.com

Leia mais

Lição 7 A graça produz vida nova Texto Bíblico: Romanos Plano de aula Sugestão Didática

Lição 7 A graça produz vida nova Texto Bíblico: Romanos Plano de aula Sugestão Didática Lição 7 A graça produz vida nova Texto Bíblico: Romanos 8.1-17 Plano de aula Sugestão Didática 1- OBJETIVO DA LIÇÃO: a- Identificar a ação de Deus frente a prática do pecado do homem. b- Apresentar a necessidade

Leia mais

CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE Revista Palavra e Vida Sugestões Didáticas - 1º Trimestre/2013

CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE Revista Palavra e Vida Sugestões Didáticas - 1º Trimestre/2013 CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE Revista Palavra e Vida Sugestões Didáticas - 1º Trimestre/2013 patriciacgrion@gmail.com Educadora Cristã da PIB Venda das Pedras e Psicopedagoga Clínica O estilo de aprendizagem

Leia mais

Você conhece a sua bíblia?

Você conhece a sua bíblia? Você conhece a sua bíblia? RECORDANDO... Um breve tratado sobre as Escrituras - 66 livros: 39 AT + 27 NT - Ela é a revelação de Deus - Autores diferentes mas uma mesma mente formadora Interpretando a Bíblia

Leia mais

A ANÁLISE PARA O SERMÃO

A ANÁLISE PARA O SERMÃO UNIDADE 5 O SERMÃO CLASSIFICAÇÃO DOS SERMÕES A principal classificação dos sermões é pela estrutura. Há três estruturas básicas em que os sermões geralmente se dividem. Eles podem ser Temáticos (também

Leia mais

«Jesus, lembra-te de mim quando entrares no Teu reino». Ele respondeu-lhe : «Em verdade te digo : Hoje estarás comigo no Paraíso».(Lc.23,42-43).

«Jesus, lembra-te de mim quando entrares no Teu reino». Ele respondeu-lhe : «Em verdade te digo : Hoje estarás comigo no Paraíso».(Lc.23,42-43). «Jesus, lembra-te de mim quando entrares no Teu reino». Ele respondeu-lhe : «Em verdade te digo : Hoje estarás comigo no Paraíso».(Lc.23,42-43). ********************** Como definição simples, a Graça é

Leia mais

Interpretação Bíblica

Interpretação Bíblica IGREJA ALIANÇA EVANGÉLICA MISSIONÁRIA Interpretação Bíblica Disciplina 17/03/2011 Este material didático, é de grande importância para o estudo em seminário, visando a formação dos futuros líderes e obreiros

Leia mais

PLANO DE ENSINO TEOLOGIA NÍVEL B

PLANO DE ENSINO TEOLOGIA NÍVEL B PLANO DE ENSINO TEOLOGIA NÍVEL B (ENSINO MÉDIO) 1. PRÉ-REQUISITOS - Primeiro Grau Completo ou Segundo Grau Incompleto. - É necessária indicação da pároco/ministro encarregado e autorização do bispo diocesano.

Leia mais

Treinamento de Instrutores Bíblicos. Como Ensinar Doutrinas Básicas Adventistas

Treinamento de Instrutores Bíblicos. Como Ensinar Doutrinas Básicas Adventistas North A meric an Divisio n Portuguese Mi nistry Treinamento de Instrutores Bíblicos Como Ensinar Doutrinas Básicas Adventistas Como Ensinar Doutrinas Básicas Adventistas Objetivo Uma compreensão clara

Leia mais

HOMILÉTICA FUNDAMENTOS - PEREPAROS 1 FUNDAMENTOS 1.1 PRINCIPAIS TIPOS DE SERMÕES BÍBLICOS O SERMÃO TEMÁTICO DEFINIÇÃO

HOMILÉTICA FUNDAMENTOS - PEREPAROS 1 FUNDAMENTOS 1.1 PRINCIPAIS TIPOS DE SERMÕES BÍBLICOS O SERMÃO TEMÁTICO DEFINIÇÃO Jörg Garbers HOMILÉTICA FUNDAMENTOS - PEREPAROS 1 FUNDAMENTOS 1.1 PRINCIPAIS TIPOS DE SERMÕES BÍBLICOS 1 1.1.1 O SERMÃO TEMÁTICO 1.1.1.1 DEFINIÇÃO "Sermão temático é aquele cujas divisões principais derivam

Leia mais

Isaías: do texto ao sermão

Isaías: do texto ao sermão Isaías: do texto ao sermão IAET - Instituto Anglicano de Estudos Teológicos Encontro sobre Homilética Coordenação: Revda. Carmen Kawano Facilitador: Rev. Prof. Dr. JR. Cristofani 08 de Dezembro de 2018

Leia mais

LIÇÃO 13 - UMA VIDA DE FRUTIFICAÇÃO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 13 - UMA VIDA DE FRUTIFICAÇÃO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 13 - UMA VIDA DE FRUTIFICAÇÃO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO AMOR É A BASE DO FRUTO DO ESPÍRITO Como cristãos o nosso viver é Cristo e assim seremos coparticipantes de sua natureza

Leia mais

História UMA NOVA VISÃO DA HISTÓRIA. Ser Humano. Deus Criador

História UMA NOVA VISÃO DA HISTÓRIA. Ser Humano. Deus Criador Éfeso Século 1 UMA NOVA VISÃO DA HISTÓRIA Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo... Efésios 1:3 Ser

Leia mais

HOMILÉTICA: PREGAÇÃO & ENSINO

HOMILÉTICA: PREGAÇÃO & ENSINO HOMILÉTICA: PREGAÇÃO & ENSINO Por Evaristo Filho SEMINÁRIO TEOLÓGICO EVANGÉLICO BÍBLICO SETEB Global http://seminarioevangelico.com.br setebonline@gmail.com 2 Apresentação da Disciplina Informações Gerais

Leia mais

Propedêutica Bíblica. 15 de Maio de 2013 Bíblia na Vida da Igreja

Propedêutica Bíblica. 15 de Maio de 2013 Bíblia na Vida da Igreja Propedêutica Bíblica 15 de Maio de 2013 Bíblia na Vida da Igreja ORAÇÃO Lucas 4, 16-30 Impelido pelo Espírito Santo, Jesus veio a Nazaré, onde se tinha criado. Segundo o seu costume, entrou em dia de sábado

Leia mais

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 PNEUMATOLOGIA OS DONS DO

Leia mais

uns aos OUTROS APRENDENDO O PRIVILÉGIO DE VIVER EM UNIÃO

uns aos OUTROS APRENDENDO O PRIVILÉGIO DE VIVER EM UNIÃO uns aos OUTROS APRENDENDO O PRIVILÉGIO DE VIVER EM UNIÃO uns aos Temos comunhão uns com os outros OUTROS OBJETIVO: Assinalar as bênçãos e a importância da comunhão nos relacionamentos edificados na igreja.

Leia mais

Conhecer Deus Pessoalmente

Conhecer Deus Pessoalmente 1 2 Conhecer Deus Pessoalmente Introdução Conhecer Jesus.. p. 4 Lição 1 Conhecer a Salvação p. 12 Lição 2 Conhecer a Comunhão.. p. 17 Lição 3 Conhecer o Espírito Santo. p. 22 Lição 4 Conhecer o Crescimento.

Leia mais

A EXPERIÊNCIA DA UNIDADE NA IGREJA PRIMITIVA

A EXPERIÊNCIA DA UNIDADE NA IGREJA PRIMITIVA A EXPERIÊNCIA DA UNIDADE NA IGREJA PRIMITIVA Lição 5 para 3 de novembro de 2018 Nos primórdios da Igreja podemos ver um claro exemplo de unidade. Como se conseguiu esta unidade? É possível alcançar esta

Leia mais

Lição 3 Jesus Cristo: a garantia da justificação! Texto bíblico: Romanos Plano de aula Sugestão Didática

Lição 3 Jesus Cristo: a garantia da justificação! Texto bíblico: Romanos Plano de aula Sugestão Didática Lição 3 Jesus Cristo: a garantia da justificação! Texto bíblico: Romanos 3.21-30 Plano de aula Sugestão Didática 1- OBJETIVO DA LIÇÃO: a- Mostra o processo histórico do amor de Deus pelo homem. b-compreender

Leia mais

BEM VINDOS 2. ADORAÇÃO COM MÚSICAS 3. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA 4. ORAÇÃO 5. ORAÇÃO PELAS NECESSIDADES 6. OFERTA 7. ENCERRAMENTO (AVISOS)

BEM VINDOS 2. ADORAÇÃO COM MÚSICAS 3. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA 4. ORAÇÃO 5. ORAÇÃO PELAS NECESSIDADES 6. OFERTA 7. ENCERRAMENTO (AVISOS) BEM VINDOS Muitos líderes desejam iniciar seu ministério e assim cumprir o chamado que Deus lhe fez. O primeiro passo para alcançar este propósito é o crescimento através de uma célula. Confira a seguir

Leia mais

Os aspectos do perdão EBD PIPBVV 22/04/2017

Os aspectos do perdão EBD PIPBVV 22/04/2017 Os aspectos do perdão EBD PIPBVV 22/04/2017 Texto base Mateus 6:9-15 Vers. 12 e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores; Vers. 14 Porque, se perdoardes aos

Leia mais

Crendo em Deus, em oração. Aula 01/03/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Crendo em Deus, em oração. Aula 01/03/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Crendo em Deus, em oração Aula 01/03/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira O Que é Oração? É pedir? É reclamar? É repetir as mesmas palavras em ocasiões específicas, todos os dias ou às vezes? É estar

Leia mais

Deus abençoe abundantemente.

Deus abençoe abundantemente. Estamos no propósito do Jejum de Daniel com as crianças também. Sabemos que os pequeninos não ouvem conselhos, mas seguem exemplos. Por isso sejam incentivadores de seu (s) filho (s), pois quanto mais

Leia mais

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 História da Igreja Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 1. O que é a Igreja? É um edifício construído com pedras vivas. Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes

Leia mais

Orai sem cessar Parabéns! Informações AÇÃO de GRAÇAS dezembro 01 Mariana Soares 08 Filomena Ramos 16 Maria Lurdes Moreira 19 Manuel Soares da Costa

Orai sem cessar Parabéns! Informações AÇÃO de GRAÇAS dezembro 01 Mariana Soares 08 Filomena Ramos 16 Maria Lurdes Moreira 19 Manuel Soares da Costa que o país e o mundo vivem. O que nos reserva o ano de 2012? Será que se consegue ter esperança perante as promessas que se vão ouvindo nos meios de comunicação? Onde posso encontrar a paz e a esperança

Leia mais

ESTUDO 1: VOCÊ PODE TER CERTEZA DA SUA SALVAÇÃO

ESTUDO 1: VOCÊ PODE TER CERTEZA DA SUA SALVAÇÃO VIDA FRUTÍFERA ESTUDO 1: VOCÊ PODE TER CERTEZA DA SUA SALVAÇÃO O homem sabe que algo está errado com a humanidade. Criado à imagem de Deus, parece incapaz de comportar-se como filho Dele e sua tendência

Leia mais

Olá amigo estamos iniciando mais um programa da série Através da Bíblia, quero

Olá amigo estamos iniciando mais um programa da série Através da Bíblia, quero Olá amigo estamos iniciando mais um programa da série Através da Bíblia, quero saudá-lo, desejando sobre você e toda a sua família as mais preciosas bênçãos do 1 Senhor. É um prazer estar mais uma vez

Leia mais

Lição 2-13 de abril de 2019 AS DECISÕES QUE TOMAMOS

Lição 2-13 de abril de 2019 AS DECISÕES QUE TOMAMOS Lição 2-13 de abril de 2019 AS DECISÕES QUE TOMAMOS Cada dia temos que tomar decisões. Algumas são rotineiras e de pouco alcance, outras podem chegar a decidir nossa vida eterna (Josué 24:15). Nossas decisões

Leia mais

a graça de viver pela fé 23 de Setembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação "Ora, sem FÉ é impossível agradar a DEUS;

a graça de viver pela fé 23 de Setembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação Ora, sem FÉ é impossível agradar a DEUS; a graça de viver pela fé 23 de Setembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação "Ora, sem FÉ é impossível agradar a DEUS; porque é necessário que aquele que se aproxima de DEUS 1 / 5 creia que ELE existe,

Leia mais

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ Aviso importante! Esta disciplina é uma propriedade intelectual de uso exclusivo e particular do aluno da Saber e Fé, sendo proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, exceto em breves citações

Leia mais

EXAME UNIDADE 1: Consolador, Mestre e Guia

EXAME UNIDADE 1: Consolador, Mestre e Guia EXAME UNIDADE 1: Consolador, Mestre e Guia Nome: As seguintes afirmações ou são verdadeiras ou falsas. Indique com V ou F. 1. A existência do Espírito Santo é eterna. 2. O Espírito Santo é a Terceira Pessoa

Leia mais

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 4 T/2013. Dulce Helena da Silva Mota de Lima Educadora Religiosa / Professora e Assistente Social

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 4 T/2013. Dulce Helena da Silva Mota de Lima Educadora Religiosa / Professora e Assistente Social Palavra & Vida Sugestões Didáticas 4 T/2013 Dulce Helena da Silva Mota de Lima Educadora Religiosa / Professora e Assistente Social Lição 2- Pais, criem seus filhos Texto Bíblico: PROVÉRBIOS 22.6 Objetivos

Leia mais

Colégio Nossa Senhora da Piedade

Colégio Nossa Senhora da Piedade Colégio Nossa Senhora da Piedade Dados de identificação: Curso: Ensino Fundamental II Série: 6 Ano Professora: Denise dos Santos Silva Rocha Disciplina: Ensino Religioso Ano: 2016. Plano de curso 1-Objetivo

Leia mais

- Oferecer instrumento para oportunizar o trabalho com habilidades OBJETIVO. socioemocionais na escola. - Apresentar a coleção Amigável MENTE.

- Oferecer instrumento para oportunizar o trabalho com habilidades OBJETIVO. socioemocionais na escola. - Apresentar a coleção Amigável MENTE. - Oferecer instrumento para oportunizar o trabalho com habilidades OBJETIVO socioemocionais na escola. - Apresentar a coleção Amigável MENTE. A COLEÇÃO FUNDAMENTOS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS ORGANIZAÇÃO

Leia mais

Encarte do Mensageiro Luterano de outubro de AReformaLuterana

Encarte do Mensageiro Luterano de outubro de AReformaLuterana Encarte do Mensageiro Luterano de outubro de 2014 Comunicando sempre - Jesus, a fonte da água viva AReformaLuterana MartinhoLutero Martinho Lutero nasceu na pequena cidade de Eisleben, na Alemanha, no

Leia mais

Os quatro "passos" da leitura orante

Os quatro passos da leitura orante A leitura orante nada mais é do que a maneira como gerações e gerações de judeus e cristãos leram as Sagradas Escrituras, procurando nelas uma palavra do Deus vivo para a sua vida, em cada momento de sua

Leia mais

TRANS FORMADOS. pelo evangelho

TRANS FORMADOS. pelo evangelho TRANS FORMADOS pelo evangelho o poder transformador do evangelho Colossenses 1.1-14 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, aos santos e fiéis irmãos em Cristo que estão

Leia mais

Adolescentes. Livro do Estudante

Adolescentes. Livro do Estudante Adolescentes Livro do Estudante Dia 1 - Eu escolho acreditar QUEM CRISTO FILHO DEUS PEDRO VIDEIRA JESUS ACREDITAR CLUBE FAZENDA CAVALO GALO SOLDADO SARGENTO C A V A L O G S F G R M C R Q S S A I A I A

Leia mais

IGNIÇÃO SHINE - 4 A 9 ANOS ESTUDO 1: A HISTÓRIA DE UMA FAMÍLIA. Quem causa problemas à sua família herdará somente o vento. Provérbios 11.

IGNIÇÃO SHINE - 4 A 9 ANOS ESTUDO 1: A HISTÓRIA DE UMA FAMÍLIA. Quem causa problemas à sua família herdará somente o vento. Provérbios 11. IGNIÇÃO SHINE - 4 A 9 ANOS ESTUDO 1: A HISTÓRIA DE UMA FAMÍLIA Quem causa problemas à sua família herdará somente o vento. Provérbios 11.29 TEXTO BÍBLICO: Gênesis 7 VERSÍCULO DA SEMANA: Então o Senhor

Leia mais

#PãoDoDia 01/10/11: VOCÊ CONHECE A DEUS? Escrito por Pr.LucianoXisto VOCÊ CONHECE A DEUS? 01 de Outubro de 2011 Ministério Loucura da Pregação 1 / 6

#PãoDoDia 01/10/11: VOCÊ CONHECE A DEUS? Escrito por Pr.LucianoXisto VOCÊ CONHECE A DEUS? 01 de Outubro de 2011 Ministério Loucura da Pregação 1 / 6 VOCÊ CONHECE A DEUS? 01 de Outubro de 2011 Ministério Loucura da Pregação 1 / 6 "Porquanto o que de DEUS se pode conhecer neles se manifesta, porque DEUS lho manifestou." (Romanos 1:19) "Mas que pergunta

Leia mais

27/02/2017. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM

27/02/2017. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM FÉ: Primeiro você coloca o pé, depois Deus coloca o chão. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM Para muitos, a

Leia mais

4x7 AS RAZÕES DA NOSSA FÉ CURSO DE APROFUNDAMENTO DA FÉ A PARTIR DO YOUCAT CATECISMO JOVEM DA IGREJA CATÓLICA

4x7 AS RAZÕES DA NOSSA FÉ CURSO DE APROFUNDAMENTO DA FÉ A PARTIR DO YOUCAT CATECISMO JOVEM DA IGREJA CATÓLICA 4x7 AS RAZÕES DA NOSSA FÉ CURSO DE APROFUNDAMENTO DA FÉ A PARTIR DO YOUCAT CATECISMO JOVEM DA IGREJA CATÓLICA PAI, DAI-NOS SABEDORIA YOU PRAY Pai, dai-nos sabedoria para Vos reconhecer; desejo de Vos procurar;

Leia mais

Aula 1 Parte 1. O Ser de Deus. Apontamentos Bíblicos acerca da pessoa de Deus. Academia Atos

Aula 1 Parte 1. O Ser de Deus. Apontamentos Bíblicos acerca da pessoa de Deus. Academia Atos Academia ATOS O Ser de Deus Apontamentos Bíblicos acerca da pessoa de Deus Método - Hoje: Introdução do Problema Formação dos grupos Debate Inicial Método - Intervalo entre aulas: Pesquisa e Leitura (site

Leia mais

Propedêutica Bíblica. 13 de Janeiro de 2014 Bíblia na Vida da Igreja

Propedêutica Bíblica. 13 de Janeiro de 2014 Bíblia na Vida da Igreja Propedêutica Bíblica 13 de Janeiro de 2014 Bíblia na Vida da Igreja ORAÇÃO Lucas 4, 16-30 Impelido pelo Espírito Santo, Jesus veio a Nazaré, onde se tinha criado. Segundo o seu costume, entrou em dia de

Leia mais

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO I - A ORIGEM DO PECADO 1. Em relação a Deus. Em Seu plano permitiu que suas criaturas (anjos e homens) tivessem a liberdade (livre arbítrio) de viver em amor e obediência

Leia mais

As cem ovelhas. Lucas 15 versos 1 à 10. Em linhas gerais uma parábola é utilizada para ilustrar uma ideia.

As cem ovelhas. Lucas 15 versos 1 à 10. Em linhas gerais uma parábola é utilizada para ilustrar uma ideia. As cem ovelhas O pregador deve levar a ideia da parábola aos seus ouvintes, e não ficar estabelecendo relações entre pessoas e figuras pertinentes a parábola. Quando o pregador demonstrar as verdades que

Leia mais

Buscando a excelência no casamento. Adalberto Vargas da Rosa 7º ENCONTRO

Buscando a excelência no casamento. Adalberto Vargas da Rosa 7º ENCONTRO 7º ENCONTRO Como amar sua esposa Amor é fundamentalmente um verbo I Co 13:4-7 Paciente e bondoso, no original grego, são particípios, relacionados ao verbo ser. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha,

Leia mais

Tornando a bíblia relevante no presente século.

Tornando a bíblia relevante no presente século. Tornando a bíblia relevante no presente século. Ao todo teremos três aulas para discutir tópicos especiais dentro da temática da hermenêutica bíblica e suas implicações na modernidade. 1º Um convite à

Leia mais

Treinamento de Instrutores Bíblicos. Princípios de Testemunho Pessoal

Treinamento de Instrutores Bíblicos. Princípios de Testemunho Pessoal North American Division Portuguese Ministry Treinamento de Instrutores Bíblicos Princípios de Testemunho Pessoal Princípios de Testemunho Pessoal CRESCIMENTO DA IGREJA NO NOVO TESTAMENTO - Atos 1:15 -

Leia mais

Verifique As Suas Respostas

Verifique As Suas Respostas Verifique As Suas Respostas Lição 1 1 Ajuda-nos a aprender o que precisamos saber para viver neste mundo. 2 c) a ensinar. 3 a) Deus. b) crescer espiritualmente. c) Deus. 4 a) 2. pregação. b) 3. testemunho.

Leia mais

Dom Espiritual. Capacitaçãodivina distribuída livremente pelo. comumdo corpo de Cristo, e ainda o progresso pessoal

Dom Espiritual. Capacitaçãodivina distribuída livremente pelo. comumdo corpo de Cristo, e ainda o progresso pessoal Dom Espiritual Capacitaçãodivina distribuída livremente pelo Espírito Santo a todo crente, segundo a vontade e graça de Deus para edificaçãoda Igreja e bem comumdo corpo de Cristo, e ainda o progresso

Leia mais

EVANGELISMO. Uma ideia nada popular. razão externa: religião como fenômeno particular. razão interna: confusão entre evangelismo e proselitismo

EVANGELISMO. Uma ideia nada popular. razão externa: religião como fenômeno particular. razão interna: confusão entre evangelismo e proselitismo EVANGELISMO Uma ideia nada popular razão externa: religião como fenômeno particular razão interna: confusão entre evangelismo e proselitismo O QUE EVANGELISMO NÃO É? Não é um convite para ir uma reunião

Leia mais

1.JOVEM, NÃO SE PRECIPITE. Conselhos importantes para quem quer se casar

1.JOVEM, NÃO SE PRECIPITE. Conselhos importantes para quem quer se casar " Ao homem pertencem os planos do coração; mas a resposta da língua é do Senhor. Todos os caminh Hoje eu quero passar algumas informações principalmente aos juvenis e jovens que pensam em se cas Em dias

Leia mais

COMO ORGANIZAR A MENSAGEM. Objetivo: Mostrar como concentrar todas as forças para alcançar o que se pretende

COMO ORGANIZAR A MENSAGEM. Objetivo: Mostrar como concentrar todas as forças para alcançar o que se pretende COMO ORGANIZAR A MENSAGEM Objetivo: Mostrar como concentrar todas as forças para alcançar o que se pretende Um pregador que não se prepara não é espiritual: é desonesto e irresponsável quanto aos dons

Leia mais

História e Ministério

História e Ministério História e Ministério 1 - Ministério e propósito 2 - Resumo da história da Igreja 3 - Responsabilidades espirituais e oficiais 4 - Documentos relevantes 1. MINISTERIO E PROPÓSITO O Ministério da Igreja

Leia mais

ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade

ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade Tanto o Documento de Aparecida (248) como a Exortação Apostólica Verbum Domini (73) se referem à uma nova linguagem e a um novo passo na questão bíblica:

Leia mais

Culto 6 A Palavra que convence 25 de março de 2018

Culto 6 A Palavra que convence 25 de março de 2018 OBJETIVO Culto 6 A Palavra que convence 25 de março de 2018 As crianças entenderão que a palavra de Deus nos convence do pecado e transforma a nossa vida. BASE BÍBLICA João 17.17; Atos 9.1-19; Romanos

Leia mais

TUDO NOVO. Paschoal Piragine Jr 1 16/10/17

TUDO NOVO. Paschoal Piragine Jr 1 16/10/17 1 TUDO NOVO 2 Co 5: 11-6:-2 INTRODUÇÃO 1. Quando lemos o trecho de 2 Co 5:11-6:2 podemos quase escutar os ecos da história de conversão de Paulo. 2. Parece que ele reflete os fatos da sua história de uma

Leia mais

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 4 T/2013

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 4 T/2013 Palavra & Vida Sugestões Didáticas 4 T/2013 Dulce Helena da Silva Mota de Lima Educadora Religiosa / Professora e Assistente Social LIÇÃO 1 Temor ao Senhor Texto Bíblico: Provérbios 1.17 Objetivos da lição

Leia mais

Escrito por Administrator Ter, 20 de Novembro de :48 - Última atualização Qui, 14 de Abril de :31

Escrito por Administrator Ter, 20 de Novembro de :48 - Última atualização Qui, 14 de Abril de :31 1. Você entenderá melhor a Bíblia. Se já aconteceu com você de, após ouvir o Pastor fazer uma pregação ou o após ouvir o seu professor de estudos bíblicos, ter vontade de parar aquela pessoa e pedir mais

Leia mais

Discipulado passo a passo

Discipulado passo a passo Discipulado passo a passo INTRODUÇÃO: A palavra discípulo significa aprendiz Um discipulado eficiente deve: ser baseado em acompanhamento diligente de determinadas práticas,condutas e teorias a serem ensinadas

Leia mais

O estudo da Bíblia. Pensar em Cristo. A oração. A busca da sabedoria. A obra do Espírito Santo

O estudo da Bíblia. Pensar em Cristo. A oração. A busca da sabedoria. A obra do Espírito Santo Lição 4 para 27 de janeiro de 2018 A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se isento da corrupção do mundo. (Tiago 1:27).

Leia mais

INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ. Itinerário para formar discípulos missionários

INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ. Itinerário para formar discípulos missionários INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ Itinerário para formar discípulos missionários CAPÍTULO I Um ícone bíblico: Jesus e a Samaritana Esperamos que o encontro de Jesus com a samaritana ilumine nossas reflexões sobre

Leia mais

Apostila de Orientações

Apostila de Orientações Apostila de Orientações Prezados Líderes de Igrejas e Minicentros, Em 2015, completam-se 100 anos da morte de Ellen G. White, em 16 de julho de 1915. Para marcar esse acontecimento, a Igreja Adventista

Leia mais