A Terapia Floral como PIC

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A Terapia Floral como PIC"

Transcrição

1 1º Simpósio Internacional de Práticas Integrativas e Complementares Baseadas em Evidências - SIPIC A Terapia Floral como PIC Janaíne R. Martins Março/2015

2 As grandes verdades passam por três fases: no início, são ridicularizadas, depois, são ferozmente combatidas para, no final, serem aceitas como verdades inquestionáveis (Schopenhauer).

3 OMS Saúde é Estado de completo bemestar físico, mental e social, e não somente a ausência de enfermidade ou invalidez.

4 Práticas Integrativas e Complementares O conceito contempla sistemas médicos complexos e recursos terapêuticos, os quais são também denominados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de medicina tradicional e complementar/alternativa (MT/MCA) (WHO, 2002). Tais sistemas e recursos envolvem abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

5 Práticas Integrativas e Complementares Outros pontos compartilhados pelas diversas abordagens abrangidas nesse campo são a visão ampliada do processo saúde-doença e a promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado.

6 PNPIC PORTARIA Nº 971 de 3 de MAIO de 2006: Aprova a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde.

7 Brasil

8 PNPIC Considerando o indivíduo na sua dimensão global - sem perder de vista a sua singularidade, quando da explicação de seus processos de adoecimento e de saúde -, a PNPIC corrobora para a integralidade da atenção à saúde, princípio este que requer também a interação das ações e serviços existentes no SUS. Estudos têm demonstrado que tais abordagens contribuem para a ampliação da corresponsabilidade dos indivíduos pela saúde, contribuindo assim para o aumento do exercício da cidadania.

9 PNPIC PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES: antroposofia; homeopatia; medicina tradicional chinesa-acupuntura; plantas medicinais e fitoterapia termalismo social/crenoterapia.

10 TERAPIA FLORAL Por que não acrescentá-la?

11 RS RESOLUÇÃO nº 695/13 de 20 de dezembro de 2013 CIB / RS (Comissão Intergestores Bipartite/RS): aprova a Política Estadual de Práticas integrativas e Complementares do RGS = PEPIC/RS. Contempla, entre outras técnicas, a Terapia Floral como PIC a ser oferecida pelo SUS.

12 RS DIRETRIZ 12 PARA IMPLEMENTAÇÃO DA TERAPIA FLORAL Articular a rede de farmácias magistrais locais, na forma da lei, para o fornecimento de essências florais; Promover cursos de qualificação em Terapia Floral, em conjunto com organizações de especialistas e instituições de ensino superior, dirigidos a profissionais já contratados e em atuação nas redes de atenção à saúde, com prioridade para a Atenção Básica em Saúde.

13 RS

14 RS

15 Uberlândia/MG LEI nº de 18 de fevereiro de 2013: cria o Programa Municipal de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde = PMPICS Uberlância/MG - Art. 2º - O Programa Municipal de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde - PMPICS do Município de Uberlândia, tem como objetivo promover a implantação de políticas e diretrizes para as áreas de Acupuntura, Fitoterapia, Florais de Bach e outras, nos termos do Anexo I, que faz parte integrante desta Lei, incluindo as práticas que possam vir a ser incorporadas pela Política Estadual da Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais e ou pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do Ministério da Saúde.

16 Ribeirão Preto/SP LEI nº de 05 de junho de 2013: cria o Programa Municipal de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde = PMPICS Ribeirão Preto/SP. - Artigo 2º - O Programa Municipal de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PMPICs) do Município de Ribeirão Preto tem como objetivo promover a implantação de políticas e diretrizes para as áreas de Acupuntura, Fitoterapia, Plantas Medicinais, Antroposofia, Práticas Corporais, Homeopatia, Florais de Bach e outras, nos termos do (ANEXO I), que faz parte integrante desse Projeto de Lei, incluindo as práticas que possam a vir a ser incorporadas pela Política Estadual da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e ou da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do Ministério da Saúde.

17 Ainda Rondônia Pastoral da Saúde RJ: política estadual São Paulo: Lei janeiro/2004 TF como PIC SUS.

18 TERAPIA FLORAL

19 Terapia Floral A Terapia Floral é um modelo terapêutico (reconhecido e recomendado pela OMS desde 1983) que, embasado em princípios da Física, admite a existência de campos eletromagnéticos ao redor de nosso corpo físico, também denominados corpos sutis.

20 Terapia Floral Com relação à Terapia Floral, a OMS assim se posicionou: Cada remédio trata uma determinada pessoa uma condição particular. O uso de todos esses remédios (essências florais) está amplamente distribuído pelo mundo em uma pequena escala. Eles são excelentes para o autocuidado, sendo totalmente sem efeitos colaterais e não oferecem perigo caso algum remédio errado seja prescrito. (Declaração Alma-Ata, OMS/1983).

21 Terapia Floral Trata-se de um tipo de terapia vibracional, como a Homeopatia, que se utiliza de essências energéticas originalmente obtidas de flores para tratar dos diversos estados emocionais envolvidos no desenvolvimento de doenças físicas ou psíquicas.

22 Terapia Floral Criada pelo Médico bacteriologista, homeopata e imunologista Edward Bach entre 1928 e 1936, a Terapia Floral consiste na utilização de essências florais dentro de um programa global de estimulação da saúde. Quanticamente falando, Florais são moduladores e indutores com o objetivo de estimular o processo de regulação da função da célula através da terapia vibracional.

23 Terapia Floral Segundo a PEPIC/RS: É uma técnica desenvolvida por Edward Bach, de abordagem holística, integrativa e complementar, a qual atua na evolução consciencial do paciente, promovendo a autocura e a harmonização física e emocional, auxiliando a restauração e a manutenção do equilíbrio natural, atuando por ressonância na consciência, facilitando o acesso à origem de conflitos emocionais e somatizações.

24 Questão A participação da pessoa na gestão da própria saúde traz benefícios?

25 Práticas Integrativas e Complementares Tais sistemas e recursos envolvem abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

26 Terapia Floral No RS, há a ARTFLOR que é a Associação Riograndense de Terapeutas Florais, de cunho regional. É vinculada à ABREFLOR, a Associação Brasileira de Terapia Floral e faz parte do CONAFLOR - Conselho Nacional de Autoregulamentação da Terapia Floral.

27 Terapia Floral A fim de padronizar termos e técnicas de preparação dos florais pelo terapeutas, a ARTFLOR criou um Manual para Terapeutas Florais em A ABFH também criou um Manual de Normas Técnicas para o Preparo de Florais, destinada aos farmacêuticos que trabalham manipulam florais em farmácias.

28 Manual ARTFLOR Integrativa e Complementar

29 Terapia Floral - PIC Poderia ser oferecida através do SUS dentro de diversas áreas da saúde ou especialidades. Trata-se de um recurso preventivo e de tratamento, de baixo custo e de poucos investimentos, que apresenta resultados evidentes. Não existe uma legislação nacional ou internacional que faculte sua exclusividade a uma classe profissional; tampouco alguém pode dizer que ela não funcione ao que se propõe.

30 Conselhos profissionais COFEN CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM RESOLUÇÃO COFEN-197/1997: dispõe sobre terapias alternativas como especialidade e/ou qualificação do profissional de Enfermagem. Art. 2º Para receber a titulação prevista no artigo anterior, o profissional de Enfermagem deverá ter concluído e sido aprovado em curso reconhecido por instituição de ensino ou entidade congênere, com uma carga horária mínima de 360 horas.

31 Conselhos profissionais CFO CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA RESOLUÇÃO CFO-82/2008: reconhece e regulamenta o uso pelo cirurgião-dentista de PICs em saúde bucal. Art. 1. Reconhecer o exercício pelo cirurgião-dentista das seguintes práticas integrativas e complementares à saúde bucal: Acupuntura, Fitoterapia, Terapia Floral, Hipnose, Homeopatia e Laserterapia.

32 CFO CAPÍTULO III DA TERAPIA FLORAL Art. 13. A Terapia Floral se define como prática complementar ao bem estar da saúde, na medida em que consiste no uso de essências florais como método de tratamento, focando a atenção no indivíduo e não na doença, podendo ser usada em qualquer pessoa, de todas as idades, não possuindo contraindicações e nem produzindo interações medicamentosas, oferecendo uma forma ampla de prevenção e humanização. Respeitando o limite de atuação do campo profissional do cirurgião-dentista.

33 CFO Art. 17. Também será habilitado o cirurgião-dentista que apresentar certificado de curso portariado pelo CFO, que atenda às seguintes disposições: I - que o certificado seja emitido por: a) instituições de ensino superior; b) entidades especialmente credenciadas junto ao MEC e/ou CFO; e, c) entidades de classe, sociedades e entidades de Terapia Floral, devidamente registrada no CFO. II - Que a carga horária mínima do curso seja de 180 horas entre teórica e prática; III - que o curso seja coordenado por cirurgião-dentista habilitado em Terapia Floral pelo CFO; e, IV - que o corpo docente seja composto por cirurgiões dentistas habilitados na prática de Terapia Floral e profissionais da área da saúde com comprovado conhecimento técnico-científico.

34 Conselhos profissionais COFFITO - CONSELHO FEDERAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL - RESOLUÇÃO COFFITO 380/2010: regulamenta o uso pelo Fisioterapeuta das Práticas Integrativas e Complementares de Saúde e dá outras providências.

35 COFFITO Artigo 1º- Autorizar a prática pelo Fisioterapeuta dos atos complementares ao seu exercício profissional regulamentado, nos termos desta resolução e da portaria MS número 971/2006: a) Fitoterapia; b) Práticas Corporais, Manuais e Meditativas c) Terapia Floral; d) Magnetoterapia e) Fisioterapia Antroposófica; f) Termalismo/ Crenoterapia/Balneoterapia g) Hipnose.

36 COFFITO Artigo 3º- O Fisioterapeuta deverá comprovar perante o Coffito a certificação de conhecimento das práticas integrativas e complementares. Será habilitado nos termos desta resolução o Fisioterapeuta que apresentar títulos que comprovem o domínio das Práticas Integrativas de Saúde objeto desta resolução. Os títulos a que alude este artigo deverão ter como origem: a) Instituições de Ensino Superior; b) Instituições especialmente credenciadas pelo MEC; c) Entidades Nacionais da Fisioterapia intimamente relacionadas ás práticas autorizadas por esta resolução. Parágrafo Único: Os cursos concedentes dos títulos de que trata este artigo, deverão observar uma carga horária mínima, devidamente determinada pelo COFFITO que consultará as entidades associativas da fisioterapia de âmbito nacional que sejam intimamente relacionadas ás práticas autorizadas por esta resolução, por meio dos seus respectivos Departamentos.

37 Conselho Federal de Farmácia CFF Reunião de comissão (CRF-RS, CRF-SC e ABFH) : Brasília, 10/03/15 para proposta de Resolução reconhecendo a Terapia Floral como área de atuação do Farmacêutico. CBO Farmacêutico em práticas integrativas e complementares Farmacêutico acupunturista, Farmacêutico antroposófico, Farmacêutico em plantas medicinais e fitoterapia, Farmacêutico em termalismo social/crenoterapia, Farmacêutico fitoterapeuta, Farmacêutico homeopata.

38 Cursos

39 Cursos PÚBLICO ALVO Graduados na área de saúde. CERTIFICAÇÃO Certificado de especialista emitido para os aprovados nos exames finais após a apresentação do diploma de graduação. CAMPI E TURNOS - ABACO/CBA - Rio de Janeiro DURAÇÃO - Especialização em Terapia Floral: 24 meses, 1 final de semana por mês - Carga Horária: 544 horas DISCIPLINAS Aulas teóricas e práticas, com vivências, práticas de sintonização e sensibilização e excursões à natureza. Exigência de apresentação de monografia para entrega de diploma e certificado (prazo de 60 dias, contados após o término do curso) DOCUMENTAÇÃO * Diploma de graduação na Área de Saúde ou comprovante de matrícula no último ano do curso (xerox) * Carteira de Identidade ou do conselho de classe (xerox) * CPF (xerox) * Comprovante de residência (xerox) * 2 retratos 2x2 recentes

40 Cursos

41 Cursos

42 Cursos

43 Cursos

44 Cursos

45 Evidências

46 Evidências

47 Evidências

48 Evidências

49 Evidências

50 Evidências

51 Evidências

52 Evidências

53 Evidências

54 Evidências

55 É preciso manter o pensamento flexível, a fim de que as idéias preconcebidas e convicções antigas não roubem a oportunidade de obter conhecimentos novos e mais amplos. Devemos estar sempre prontos a expandir a mente e a descartar qualquer idéia, mesmo que firmemente enraizada se, sob uma experiência mais ampla, surgir uma verdade maior. Edward Bach.

56 Obrigada pela atenção! Primeiro eles vão rir. Depois irão copiar. NÃO DESISTA!

57 Facebook: Terapeuta Floral Online Blog:

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SANTA CATARINA

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SANTA CATARINA RESPOSTA TÉCNICA COREN/SC Nº 032/CT/2015/RT Assunto: Auriculoterapia Palavras-chave: Práticas Alternativas; Acupuntura; Auriculoterapia. I Solicitação recebida pelo Coren/SC: O enfermeiro está legalmente

Leia mais

CONTROLE SOCIAL E AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NA SAÚDE

CONTROLE SOCIAL E AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NA SAÚDE Conselho Nacional de Saúde Comissão Intersetorial de Práticas Integrativas e Complementares no SUS CONTROLE SOCIAL E AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NA SAÚDE Ana Cristhina de Oliveira Brasil

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 611 DE 29 DE MAIO DE 2015

RESOLUÇÃO Nº 611 DE 29 DE MAIO DE 2015 RESOLUÇÃO Nº 611 DE 29 DE MAIO DE 2015 Ementa: Dispõe sobre as atribuições clínicas do farmacêutico no âmbito da floralterapia, e dá outras providências O Conselho Federal de Farmácia (CFF), no uso de

Leia mais

ANEXO 10 Quadro 9. Previsão das Práticas Integrativas Complementares nas Políticas do Ministério da Saúde e Respectivas Ocupações Profissionais

ANEXO 10 Quadro 9. Previsão das Práticas Integrativas Complementares nas Políticas do Ministério da Saúde e Respectivas Ocupações Profissionais ANEXO 0 Quadro 9. Previsão das Práticas Integrativas Complementares nas Políticas do Ministério da Saúde e Respectivas Ocupações Profissionais Práticas Integrativas e Complementares instituídas no SUS

Leia mais

Práticas Fisioterapêuticas na Atenção Primária

Práticas Fisioterapêuticas na Atenção Primária Unidade 3 Seção 1 Práticas Fisioterapêuticas na Atenção Primária istock Webaula 1 Práticas integrativas e complementares na atenção primária 1 Nesta webaula serão abordados tópicos importantes dentro das

Leia mais

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS A declaração de Alma-Ata, de 1978, já enfatizava a necessidade de ações urgentes dos governos no sentido do desenvolvimento das comunidades e da garantia da qualidade de vida, reafirmando

Leia mais

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Métodos Terapêuticos Alternativos Código: SAU59 Professor: Thiago Paulop de Almeida Neto E-mail: thiagopanet@hotmail.com

Leia mais

Política Municipal de Práticas Integrativas em Saúde

Política Municipal de Práticas Integrativas em Saúde PMPIS Política Municipal de Práticas Integrativas em Saúde Marisa Albuquerque De Lúcia Área Técnica das Práticas Integrativas Porto Alegre, outubro de 205 Introdução *As práticas Integrativas em Saúde(PIS)são

Leia mais

Iº Seminário Internacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

Iº Seminário Internacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde Iº Seminário Internacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS Brasília 14 de maio de 2008 Saúde da Família Secretaria

Leia mais

PORTARIA Nº 853, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2006.

PORTARIA Nº 853, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2006. PORTARIA Nº 853, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2006. O Secretário de Atenção a Saúde, no uso de suas atribuições, Considerando a Portaria GM/ nº. 971 de 03 de maio de 2006, que dispõe sobre a Política Nacional

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES - PNPIC. Coordenação Geral de Áreas Técnicas Departamento de Atenção Básica - SAS/MS

POLÍTICA NACIONAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES - PNPIC. Coordenação Geral de Áreas Técnicas Departamento de Atenção Básica - SAS/MS POLÍTICA NACIONAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES - PNPIC Coordenação Geral de Áreas Técnicas Departamento de Atenção Básica - SAS/MS Institucionalização das PICs no Sistema Público 1986-8ª CNS;

Leia mais

Política Municipal de Práticas Integrativas em Saúde

Política Municipal de Práticas Integrativas em Saúde PMPIS Política Municipal de Práticas Integrativas em Saúde Marisa Albuquerque De Lúcia Área Técnica das Práticas Integrativas Área Técnica das Práticas Integrativas Porto Alegre, outubro de 2015 Introdução

Leia mais

Circular 201/2017 São Paulo, 26 de Abril de 2017.

Circular 201/2017 São Paulo, 26 de Abril de 2017. Circular 201/2017 São Paulo, 26 de Abril de 2017. PROVEDOR(A) ADMINISTRADOR(A) FATURAMENTO indicação de substâncias de livre prescrição pelo fisioterapeuta. DOU Nº 78 de 25 de Abril de 2017. Prezados Senhores,

Leia mais

Publicada no D.O.U. nº 43, de 04/03/2008, Seção 1, fls. 38 a 42

Publicada no D.O.U. nº 43, de 04/03/2008, Seção 1, fls. 38 a 42 PORTARIA Nº 154, DE 24 DE JANEIRO DE 2008 Cria os Núcleos de Apoio à Saúde da Família - NASF Publicada no D.O.U. nº 43, de 04/03/2008, Seção 1, fls. 38 a 42 O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso de suas

Leia mais

ACUPUNTURA NAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: UMA REVISÃO NARRATIVA

ACUPUNTURA NAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: UMA REVISÃO NARRATIVA ACUPUNTURA NAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: UMA REVISÃO NARRATIVA Saulo Freitas Pereira (1); Mariana Carla Oliveira Lucena (1); Danilo de Almeida Vasconcelos (3) Universidade

Leia mais

ACUPUNTURA: CONHECIMENTO E TRATAMENTO ENTRE USUÁRIOS DA REDE PÚBLICA DE SAÚDE EM TANGARÁ DA SERRA-MT

ACUPUNTURA: CONHECIMENTO E TRATAMENTO ENTRE USUÁRIOS DA REDE PÚBLICA DE SAÚDE EM TANGARÁ DA SERRA-MT ISBN 978-85-61091-05-7 V EPCC Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 ACUPUNTURA: CONHECIMENTO E TRATAMENTO ENTRE USUÁRIOS DA REDE PÚBLICA DE SAÚDE EM TANGARÁ DA

Leia mais

INSERÇÃO DE PROCEDIMENTOS COM PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DE FORTALEZA

INSERÇÃO DE PROCEDIMENTOS COM PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DE FORTALEZA INSERÇÃO DE PROCEDIMENTOS COM PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DE FORTALEZA Emanuella Carneiro Melo (1); Luciana Rodrigues Cordeiro (1); Cristiano José da Silva (2); Cláudio

Leia mais

COMUNIDADE FAMILIAR E SOCIAL

COMUNIDADE FAMILIAR E SOCIAL CURSO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA PSICOLOGIA E ANTROPOSOFIA: UMA ABORDAGEM INTEGRATIVA 12 A 14 DE OUTUBRO DE 2017 COMUNIDADE FAMILIAR E SOCIAL Márcia Voboril Ponte é o ser humano Entre o passado e o ser do

Leia mais

AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE: INSTRUMENTO DE MELHORIA DA SAÚDE DO IDOSO

AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE: INSTRUMENTO DE MELHORIA DA SAÚDE DO IDOSO AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE: INSTRUMENTO DE MELHORIA DA SAÚDE DO IDOSO Pâmela Crislaine Pedrosa de Lima¹; Anna Paula Barbosa Queiroz²; Mércia Maria de Santi Estácio³ ¹Universidade

Leia mais

OFICINA EM PICS. Coordenação Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CNPICS DAB) Ministério da Saúde

OFICINA EM PICS. Coordenação Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CNPICS DAB) Ministério da Saúde OFICINA EM PICS Coordenação Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CNPICS DAB) Ministério da Saúde Uberlândia, 12 de julho de 2018 Atividades Propostas 1º Momento - Acolhimento e

Leia mais

Medi e Perspectivas NO SUScina TradicioNal ChiNesa: CoNtexto Histórico. Medicina Tradicional Chinesa: contexto histórico e Perspectivas no SUS

Medi e Perspectivas NO SUScina TradicioNal ChiNesa: CoNtexto Histórico. Medicina Tradicional Chinesa: contexto histórico e Perspectivas no SUS Medi e Perspectivas NO SUScina TradicioNal ChiNesa: CoNtexto Histórico Medicina Tradicional Chinesa: contexto histórico e Perspectivas no SUS Medi e Perspectivas NO SUScina TradicioNal ChiNesa: CoNtexto

Leia mais

Prezados(as) gestores(as) e trabalhadores(as),

Prezados(as) gestores(as) e trabalhadores(as), Prezados(as) gestores(as) e trabalhadores(as), Este boletim traz informações sobre os dados do monitoramento das ações de Práticas Integrativas e Complementares e apresenta alguns dados sobre o segundo

Leia mais

PORTARIA Nº 145, DE 11 DE JANEIRO DE 2017

PORTARIA Nº 145, DE 11 DE JANEIRO DE 2017 PORTARIA Nº 145, DE 11 DE JANEIRO DE 2017 Altera procedimentos na Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais do SUS para atendimento na Atenção Básica. O Secretário

Leia mais

PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES RESIDÊNCIA FAMERP 14 DE JULHO/2016

PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES RESIDÊNCIA FAMERP 14 DE JULHO/2016 PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES RESIDÊNCIA FAMERP 14 DE JULHO/2016 Objetivo Apresentar possibilidades de tratamento subentendidas dentro do cenário das Práticas Integrativas e Complementares e estimular

Leia mais

PAINEL: AGENDA PNPIC SUSTENTABILIDADE, IMPLEMENTAÇÃO, CONSOLIDAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE AGENDA PNPIC

PAINEL: AGENDA PNPIC SUSTENTABILIDADE, IMPLEMENTAÇÃO, CONSOLIDAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE AGENDA PNPIC PAINEL: AGENDA PNPIC 2018-2026 SUSTENTABILIDADE, IMPLEMENTAÇÃO, CONSOLIDAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE AGENDA PNPIC Coordenação Nacional de Práticas Integrativas e Complementares - CNPIC Departamento de Atenção

Leia mais

Seminário Internacional sobre Regulação de Fitoterápicos LANÇAMENTO DO PRIMEIRO SUPLEMENTO DO FORMULÁRIO DE FITOTERÁPICOS DA FARMACOPEIA BRASILEIRA

Seminário Internacional sobre Regulação de Fitoterápicos LANÇAMENTO DO PRIMEIRO SUPLEMENTO DO FORMULÁRIO DE FITOTERÁPICOS DA FARMACOPEIA BRASILEIRA Seminário Internacional sobre Regulação de Fitoterápicos LANÇAMENTO DO PRIMEIRO SUPLEMENTO DO FORMULÁRIO DE FITOTERÁPICOS DA FARMACOPEIA BRASILEIRA Prof. Dr. José Carlos Tavares Laboratório de Pesquisa

Leia mais

SERVIÇOS DE PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERAPIA NO BRASIL: UMA REVISÃO DE LITERATURA

SERVIÇOS DE PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERAPIA NO BRASIL: UMA REVISÃO DE LITERATURA SERVIÇOS DE PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERAPIA NO BRASIL: UMA REVISÃO DE LITERATURA Marcio Rossato Badke Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Email: marciobadke@gmail.com Silvana Bastos Cogo Universidade

Leia mais

RESOLUÇÃO CFFa n 272, de 20 de Abril de 2001

RESOLUÇÃO CFFa n 272, de 20 de Abril de 2001 RESOLUÇÃO CFFa n 272, de 20 de Abril de 2001 Dispõe sobre a prática da Acupuntura pelo fonoaudiólogo e dá outras providências O Conselho Federal de Fonoaudiologia, no uso das atribuições legais, conferidas

Leia mais

Curso de Pós-Graduação: Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família (Abordagem Multiprofissional)

Curso de Pós-Graduação: Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família (Abordagem Multiprofissional) Curso de Pós-Graduação: Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família (Abordagem Multiprofissional) O Curso de Pós-Graduação em Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família: uma abordagem multiprofissional

Leia mais

Práticas Integrativas e Complementares (PICS) na Atenção Básica: implantação, registro e monitoramento

Práticas Integrativas e Complementares (PICS) na Atenção Básica: implantação, registro e monitoramento apresentam Práticas Integrativas e Complementares (PICS) na Atenção Básica: implantação, registro e monitoramento Gisele Damian A. Gouveia Farmacêutica, Doutora em Saúde Coletiva POLÍTICAS PÚBLICASSOBRE

Leia mais

Como aumentar a presença do Pediatra na Atenção Primária

Como aumentar a presença do Pediatra na Atenção Primária II Fórum de Pediatria - CFM Como aumentar a presença do Pediatra na Atenção Primária DONIZETTI DIMER GIAMBERARDINO FILHO CONSELHEIRO FEDERAL DE MEDICINA COODERNADOR DA COMISSÃO PRO-SUS CFM DIRETOR DE ASSISTÊNCIA

Leia mais

VIVÊNCIAS E ENCAMENTOS DA LAPIC - LIGA ACADÊMICA DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES

VIVÊNCIAS E ENCAMENTOS DA LAPIC - LIGA ACADÊMICA DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES VIVÊNCIAS E ENCAMENTOS DA LAPIC - LIGA ACADÊMICA DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES Calíope Pilger (1) ; Priscila Gomes Martins (2) ; Gabriel Vieira Aguiar (3) ; Arielly Luiza Nunes Silva (4) ;

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES - PNPIC. Coordenação Geral de Áreas Técnicas Departamento de Atenção Básica - SAS/MS

POLÍTICA NACIONAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES - PNPIC. Coordenação Geral de Áreas Técnicas Departamento de Atenção Básica - SAS/MS POLÍTICA NACIONAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES - PNPIC Coordenação Geral de Áreas Técnicas Departamento de Atenção Básica - SAS/MS Práticas Integrativas e Complementares da PNPIC Homeopatia

Leia mais

Faça 1curso e receba 2certificações. O Sistema Educacional ABACO/CBA e a Faculdade São Judas Tadeu unem-se na promoção do Curso Integrado em

Faça 1curso e receba 2certificações. O Sistema Educacional ABACO/CBA e a Faculdade São Judas Tadeu unem-se na promoção do Curso Integrado em Faça 1curso e receba 2certificações O Sistema Educacional ABACO/CBA e a Faculdade São Judas Tadeu unem-se na promoção do Curso Integrado em ACUPUNTURA Pós-graduação em Acupuntura Clínica e Racionalidade

Leia mais

Produto Final da Reunião de Grupo de Interesses Praticas Integrativas e Complementares de Saúde

Produto Final da Reunião de Grupo de Interesses Praticas Integrativas e Complementares de Saúde 1 Produto Final da Reunião de Grupo de Interesses Praticas Integrativas e Complementares de Saúde Carta aberta a ABEn Ilma. Sra. Angela Alvarez Digníssima Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem

Leia mais

III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família 5 A 8 DE AGOSTO DE 2008

III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família 5 A 8 DE AGOSTO DE 2008 III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família 5 A 8 DE AGOSTO DE 2008 EVOLUÇÃO DO ATENDIMENTO DE HOMEOPATIA, ACUPUNTURA E MEDICINA ANTROPOSÓFICA COMO APOIO AO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA Claudia Prass

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA COM ÊNFASE NA SAÚDE DA FAMÍLIA

PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA COM ÊNFASE NA SAÚDE DA FAMÍLIA PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA COM ÊNFASE NA SAÚDE DA FAMÍLIA O curso de Pós-graduação em Saúde Pública com ênfase na Saúde da Família tem como escopo garantir o aperfeiçoamento profissional e capacitar

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º, DE 2015 (Do Sr. MARCELO ÁLVARO ANTÔNIO)

PROJETO DE LEI N.º, DE 2015 (Do Sr. MARCELO ÁLVARO ANTÔNIO) PROJETO DE LEI N.º, DE 2015 (Do Sr. MARCELO ÁLVARO ANTÔNIO) Regulamenta a Profissão de Terapeuta Naturalista e outros e dá outras providências. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art.1º É assegurado, em território

Leia mais

LEI Nº 6.965, DE 9 DE DEZEMBRO DE 1981.

LEI Nº 6.965, DE 9 DE DEZEMBRO DE 1981. LEI Nº 6.965, DE 9 DE DEZEMBRO DE 1981. DISPÕE SOBRE A REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE FONOAUDIÓLOGO, E DETERMINA OUTRAS PROVIDÊNCIAS. Art. 1º É reconhecido em todo o Território Nacional o exercício da

Leia mais

Educação e Prática para a. Mílton de Arruda Martins Faculdade de Medicina Universidade de São Paulo

Educação e Prática para a. Mílton de Arruda Martins Faculdade de Medicina Universidade de São Paulo Educação e Prática para a Qualidade e Segurança Mílton de Arruda Martins Faculdade de Medicina Universidade de São Paulo Ao sistema único de saúde compete... ordenar a formação de recursos humanos na área

Leia mais

1986 Portaria SS-CG 003, de : Projeto de Incorporação de Práticas Alternativas de Assistência médica na rede básica da SES.

1986 Portaria SS-CG 003, de : Projeto de Incorporação de Práticas Alternativas de Assistência médica na rede básica da SES. SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO SÃO PAULO 1986 Portaria SS-CG 003, de 3-3-86: Constitui grupo de trabalho: proposta de Projeto de Incorporação de Práticas Alternativas de Assistência médica na rede básica

Leia mais

(83)

(83) AS PRATICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE NA REDUÇÃO DOS EFEITOS ADVERSOS OCASIONADOS PELOS QUIMIOTERÁPICOS: UMA BREVE REVISÃO Marilia Gabriela Fernandes Gurgel Guerra; Liana Carla Peixoto Xavier;

Leia mais

AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS EM SAÚDE NA PERSPECTIVA DE UMA AÇÃO INTERPROFISSIONAL

AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS EM SAÚDE NA PERSPECTIVA DE UMA AÇÃO INTERPROFISSIONAL 1º. SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES BASEADAS EM EVIDÊNCIAS AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS EM SAÚDE NA PERSPECTIVA DE UMA AÇÃO INTERPROFISSIONAL Biomédica, Dra. Eneida Mara Gonçalves

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO MÉDIO

ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO MÉDIO ANEXO I - QUADRO S Legendas: ¹ AC= Ampla concorrência / ² PCD = Pessoa com deficiência ³ Os cargos recebem Ticket Alimentação no valor de R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais). ENSINO FUNDAMENTAL S F01

Leia mais

SOBRE A COOPERATIVA UNIMED LIMEIRA

SOBRE A COOPERATIVA UNIMED LIMEIRA APRESENTAÇÃO COMERCIAL O NEGÓCIO SISTEMA UNIMED SOBRE A COOPERATIVA UNIMED LIMEIRA Qualidade comprovada Top of Mind (Plano mais lembrado pela sociedade), Certificação ONA Nível 3 (Acreditação de Excelência

Leia mais

Fórum de discussão apresentam

Fórum de discussão   apresentam http://telessaude.ufsc.br/ apresentam FÓRUM DE DISCUSSÃO PIC: Implantação das Práticas Integrativas e Complementares (PICS) na Atenção Básica JANIZE L. BIELLA Coordenadora de Fortalecimento da AB na Macros

Leia mais

BANCO DE PROJETOS EDITAL PROSIS 07/2018

BANCO DE PROJETOS EDITAL PROSIS 07/2018 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE SUSTENTABILIDADE E INTEGRAÇÃO SOCIAL BANCO DE PROJETOS EDITAL PROSIS 07/2018 Este projeto surgiu como uma continuidade das ações

Leia mais

CENÁRIO ATUAL DO ENSINO DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA DE PERNAMBUCO

CENÁRIO ATUAL DO ENSINO DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA DE PERNAMBUCO CENÁRIO ATUAL DO ENSINO DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA DE PERNAMBUCO Thaís Pachêco Freitas (1); Maria Amélia Paiva Ferrucio (1); Maria Clara de Andrade (1);

Leia mais

Unidade: Atuação do enfermeiro em Terapias complementares. Revisor Textual: Profa. Dr. Patricia Silvestre Leite Di Iorio

Unidade: Atuação do enfermeiro em Terapias complementares. Revisor Textual: Profa. Dr. Patricia Silvestre Leite Di Iorio Unidade: Atuação do enfermeiro em Terapias complementares Revisor Textual: Profa. Dr. Patricia Silvestre Leite Di Iorio INTRODUÇÃO As terapias complementares são realidade no universo da saúde humana,

Leia mais

Cartilha CosensV2.indd 1 17/04/ :26:47

Cartilha CosensV2.indd 1 17/04/ :26:47 Cartilha CosensV2.indd 1 17/04/2017 09:26:47 I. INTRODUÇÃO Secretários Municipais de Saúde O Conselho Regional de FISIOTERAPIA e TERAPIA OCUPACIONAL do Estado de São Paulo - CREFITO 3, tem a honra de apresentar

Leia mais

Vigilância Sanitária em Serviços de Acupuntura

Vigilância Sanitária em Serviços de Acupuntura Vigilância Sanitária em Serviços de Acupuntura Valéria de Avelar Andrade Diretoria de Vigilância em Serviços de Saúde Superintendência de Vigilância Sanitária Secretaria de Estado de Saúde MG III SEMINÁRIO

Leia mais

Resgatando as virtudes da Fisioterapia: História

Resgatando as virtudes da Fisioterapia: História Resgatando as virtudes da Fisioterapia: História Disciplina: Introdução à Fisioterapia - MFT 376 Profa. Amélia Pasqual Marques Colaboradoras: Cinthia Santos Miotto de Amorim Ingred Merllin Batista de Souza

Leia mais

DELIBERAÇÃO Nº 915/2017

DELIBERAÇÃO Nº 915/2017 DELIBERAÇÃO Nº 915/2017 Dispõe sobre o registro de especialista em Farmácia Clínica no Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná, e dá outras providências. O Conselho Regional de Farmácia do Estado

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DE ENSINO PARA QUALIFICAÇÃO MÉDICA NO ÂMBITO DO SUS EDITAL N 01/2019

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DE ENSINO PARA QUALIFICAÇÃO MÉDICA NO ÂMBITO DO SUS EDITAL N 01/2019 PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DE ENSINO PARA QUALIFICAÇÃO MÉDICA NO ÂMBITO DO SUS EDITAL N 01/2019 A Prefeitura Municipal de Cachoeiras de Macacu - RJ, por meio dos contratados Even Education, Innovation

Leia mais

Consultório Farmacêutico e Serviços de MTC/Acupuntura Dra. Carla Matsue

Consultório Farmacêutico e Serviços de MTC/Acupuntura Dra. Carla Matsue Consultório Farmacêutico e Serviços de MTC/Acupuntura Dra. Carla Matsue Estamos quase vencendo mais um dia... Sentar sobre o eixo de equilíbrio. Posicionar os pés e o queixo em paralelo ao chão. Alinhar

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA ESPIRITUALIDADE NAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES: ESTRUTURAÇÃO NA CIDADE DE JOÃO PESSOA

A IMPORTÂNCIA DA ESPIRITUALIDADE NAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES: ESTRUTURAÇÃO NA CIDADE DE JOÃO PESSOA A IMPORTÂNCIA DA ESPIRITUALIDADE NAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES: ESTRUTURAÇÃO NA CIDADE DE JOÃO PESSOA Fernanda Pinheiro Cavalcanti (Universidade Federal da Paraíba /PPGCR - ppgcr@ce.ufpb.br)

Leia mais

HORTICULTURA COMO TECNOLOGIA DE SAÚDE MENTAL

HORTICULTURA COMO TECNOLOGIA DE SAÚDE MENTAL HORTICULTURA COMO TECNOLOGIA DE SAÚDE MENTAL Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública Especialização em Saúde Mental e Atenção Básica Aluna: Thaís Sampaio de Souza Orientadora: Marlene Barreto Santos

Leia mais

Edição Número 10 de 15/01/2007 Ministério da Educação Gabinete do Ministro v PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 45, DE 12 DE JANEIRO DE 2007

Edição Número 10 de 15/01/2007 Ministério da Educação Gabinete do Ministro v PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 45, DE 12 DE JANEIRO DE 2007 Edição Número 10 de 15/01/2007 Ministério da Educação Gabinete do Ministro v GABINETE DO MINISTRO PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 45, DE 12 DE JANEIRO DE 2007 Dispõe sobre a Residência Multiprofissional em

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO SUS. Denise M. Mancini CNPICS/DAB/SAS/MS 10 de maio de 2018 Brasília / DF

POLÍTICA NACIONAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO SUS. Denise M. Mancini CNPICS/DAB/SAS/MS 10 de maio de 2018 Brasília / DF POLÍTICA NACIONAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO SUS Denise M. Mancini CNPICS/DAB/SAS/MS 10 de maio de 2018 Brasília / DF POLÍTICA NACIONAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO SUS

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DA DISCIPLINA PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NOS CURSOS DE SAÚDE

IMPLANTAÇÃO DA DISCIPLINA PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NOS CURSOS DE SAÚDE IMPLANTAÇÃO DA DISCIPLINA PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NOS CURSOS DE SAÚDE Janielle Silva Marinho de Araújo¹, Maria Aldinez de Sousa lima², Clésia Oliveira Pachú² Acadêmica de Farmácia, Professora

Leia mais

O Sistema Educacional ABACO/CBA e a Faculdade São Judas Tadeu unem-se na promoção do Curso Integrado em ACUPUNTURA

O Sistema Educacional ABACO/CBA e a Faculdade São Judas Tadeu unem-se na promoção do Curso Integrado em ACUPUNTURA Faça 1 2 O Sistema Educacional ABACO/CBA e a Faculdade São Judas Tadeu unem-se na promoção do Curso Integrado em ACUPUNTURA Pós-graduação em Acupuntura Clínica e Racionalidade da Medicina Chinesa Formação

Leia mais

Parecer. ASSOBRAFIR Ciência Abr;4(1):

Parecer. ASSOBRAFIR Ciência Abr;4(1): Parecer ASSOBRAFIR Ciência. 2013 Abr;4(1):59-63 59 60 ASSOBRAFIR Ciência. 2013 Abr;4(1):59-63 PARECER 008/2013: TITULAÇÃO EXIGIDA PARA COORDENAÇÃO DO SERVIÇO DE FISIOTERAPIA DE UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA

Leia mais

O USO DE FITOTERÁPICOS NA ATENÇÃO BÁSICA 1

O USO DE FITOTERÁPICOS NA ATENÇÃO BÁSICA 1 O USO DE FITOTERÁPICOS NA ATENÇÃO BÁSICA 1 Március Jacques Costa 2, Pâmela Fantinel Ferreira 3, Priscila Damaris Da Silva Mesadri 4, Rúbia Fernanda Barbosa Dos Santos 5. 1 TRABALHO REALIZADO NA DISCIPLINA

Leia mais

PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE: OFERTA E PRODUÇÃO DE ATENDIMENTOS NO SUS DO MUNICÍPIO DE NATAL/RN.

PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE: OFERTA E PRODUÇÃO DE ATENDIMENTOS NO SUS DO MUNICÍPIO DE NATAL/RN. PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE: OFERTA E PRODUÇÃO DE ATENDIMENTOS NO SUS DO MUNICÍPIO DE NATAL/RN. Anna Paula Barbosa Queiroz¹, Pâmela Crislaine Pedrosa de Lima², Mércia Maria de Santi

Leia mais

I Simpósio de Farmácia Clínica Homeopática, CRF-RJ 10/03/17. Prescrição Farmacêutica em Homeopatia

I Simpósio de Farmácia Clínica Homeopática, CRF-RJ 10/03/17. Prescrição Farmacêutica em Homeopatia I Simpósio de Farmácia Clínica Homeopática, CRF-RJ 10/03/17 Prescrição Farmacêutica em Homeopatia ABFH - Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas Diretora DNA de placa nos dentes revela que Neanderthal

Leia mais

FORMAÇÃO EM TERAPIA FLORAL

FORMAÇÃO EM TERAPIA FLORAL FORMAÇÃO EM TERAPIA FLORAL 2018-2019 PROGRAMAÇÃO E INFORMAÇÕES GERAIS PRIMEIRO MÓDULO Dias: 18 e 19 de agosto de 2018 16 horas-aula Desenvolvimento Humano: do Nascimento ao Envelhecimento Estefânia Sarubbi

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO. PARECER COREN-SP 005/2014 CT PRCI n e Ticket n

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO. PARECER COREN-SP 005/2014 CT PRCI n e Ticket n PARECER COREN-SP 005/2014 CT PRCI n 107.682e Ticket n 328.956 Ementa: Prática Corporal Lian Gong 18 Terapia 1. Do fato Solicitação de parecer de Enfermeiro de Atenção Básica à Saúde sobre a possibilidade

Leia mais

Estamos aqui e fazemos a diferença.

Estamos aqui e fazemos a diferença. III Encontro do Programa Academia da Saúde Estamos aqui e fazemos a diferença. Nova Olinda - CE Brasília, junho de 2018 Santa Rita, RS Praia Grande, SP Danielle Cruz Ministério da Saúde Secretaria de Atenção

Leia mais

Projeto de Lei (Do Sr. Chico Alencar) Capítulo 1 Do Exercício Profissional

Projeto de Lei (Do Sr. Chico Alencar) Capítulo 1 Do Exercício Profissional Projeto de Lei (Do Sr. Chico Alencar) Dispõe sobre a regulamentação e fiscalização do exercício profissional da Acupuntura. Capítulo 1 Do Exercício Profissional Art. 1º O exercício profissional da Acupuntura

Leia mais

ANEXO 03. Monitoramento da Inserção das Práticas Integrativas e Complementares no SUS.

ANEXO 03. Monitoramento da Inserção das Práticas Integrativas e Complementares no SUS. ANEXO 03. Monitoramento da Inserção das Práticas Integrativas e Complementares no SUS. O monitoramento da Inserção das Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (SUS), exigiu o levantamento

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA DO TRABALHADOR QUE ATUA COM PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

QUALIDADE DE VIDA DO TRABALHADOR QUE ATUA COM PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE QUALIDADE DE VIDA DO TRABALHADOR QUE ATUA COM PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE Autora: Erika Cardozo Pereira; Orientadora: Mariana Cabral Schveitzer Secretaria Municipal

Leia mais

PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERAPIA NA ATENÇÃO BÁSICA

PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERAPIA NA ATENÇÃO BÁSICA PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERAPIA NA ATENÇÃO BÁSICA A Medicina Tradicional (MT), a Medicina Complementar e Alternativa (MCA) e seus produtos, principalmente plantas medicinais, cada vez mais têm se tornado

Leia mais

REUNIÃO COM COORDENADORES MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE PROGRAMAS DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO SUS

REUNIÃO COM COORDENADORES MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE PROGRAMAS DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO SUS REUNIÃO COM COORDENADORES MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE PROGRAMAS DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO SUS Ana Rita Novaes Coordenação das Práticas Integrativas ti e Complementares e e Secretaria Estadual

Leia mais

ESPIRITUALIDADE, PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE: REFLEXÕES E PRÁTICAS HUMANIZADAS DO ENSINO NA PÓS GRADUAÇÃO

ESPIRITUALIDADE, PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE: REFLEXÕES E PRÁTICAS HUMANIZADAS DO ENSINO NA PÓS GRADUAÇÃO ESPIRITUALIDADE, PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE: REFLEXÕES E PRÁTICAS HUMANIZADAS DO ENSINO NA PÓS GRADUAÇÃO Déborah Grasyella Pachêco de Moraes Lins Santos (1); Mayara Inácio de Oliveira

Leia mais

Trabalho Produzido na ResidÊncia Multiprofissional em Saúde de Família de Santa Rosa 2

Trabalho Produzido na ResidÊncia Multiprofissional em Saúde de Família de Santa Rosa 2 EFEITO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA UNIJUÍ/FUMSSAR EM RELAÇÃO À PRODUTIVIDADE DO NASF DE SANTA ROSA 1 EFFECT OF MULTIPROFESSIONAL RESIDENCY PROGRAM ON FAMILY HEALTH UNIJUÍ/FUMSSAR

Leia mais

NOTA PÚBLICA. Contra a Graduação a Distância na Área da Saúde. Formação com Qualidade na Área da Saúde somente na Modalidade Presencial!

NOTA PÚBLICA. Contra a Graduação a Distância na Área da Saúde. Formação com Qualidade na Área da Saúde somente na Modalidade Presencial! NOTA PÚBLICA Contra a Graduação a Distância na Área da Saúde Formação com Qualidade na Área da Saúde somente na Modalidade Presencial! A Constituição Federal (CF) de 1988 determina, em seu Art. 196, que

Leia mais

JORNADA SEMANAL DE TRABALHO *** Agente Administrativo VI: R$ 1.672,58 40h/s Ensino Médio Completo R$ 30,00 OBJETIVA. 40h/s. 40h/s.

JORNADA SEMANAL DE TRABALHO *** Agente Administrativo VI: R$ 1.672,58 40h/s Ensino Médio Completo R$ 30,00 OBJETIVA. 40h/s. 40h/s. CARGO VAGAS AC VAGAS PcD REMUNERAÇÃO ** JORNADA SEMANAL DE TRABALHO *** GRAU DE INSTRUÇÃO / REQUISITOS TAXA TIPOS DE PROVAS Agente Administrativo 28 02 VI: R$ 1.672,58 Ensino Médio Completo OBJETIVA Analista

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS GABINETE DO DEPUTADO FEDERAL MANDETTA - DEM/MS

CÂMARA DOS DEPUTADOS GABINETE DO DEPUTADO FEDERAL MANDETTA - DEM/MS COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA PROJETO DE LEI N o 3.804, DE 2012 Regulamenta a profissão de Naturólogo. Autor: Deputado GIOVANI CHERINI Relator: Deputado MANDETTA I RELATÓRIO O Projeto de Lei

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DA DISCIPLINA PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA

IMPLANTAÇÃO DA DISCIPLINA PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA IMPLANTAÇÃO DA DISCIPLINA PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA Laís Emanuelle Bernardo Vieira (1); Ivanise Brito da Silva (1); Marise Amara Matwijszyn (2); Karina Perrelli

Leia mais

PRÓ-Saúde e PET-Saúde. Políticas de Formação e Qualificação do SUS

PRÓ-Saúde e PET-Saúde. Políticas de Formação e Qualificação do SUS Seminário Nacional PRÓ- e PET- Políticas de Formação e Qualificação do SUS Ao sistema único de saúde compete... ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde (Artigo 200 da Constituição Brasileira)

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 02/2018/APARECIDA

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 02/2018/APARECIDA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 02/2018/APARECIDA O GAMP- Grupo de Apoio a Medicina Preventiva e a Saúde Pública, torna público que realizará no Município de Aparecida, Processo Seletivo de vagas de diversos

Leia mais

Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Saúde Pública Gabinete do Secretário

Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Saúde Pública Gabinete do Secretário Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Saúde Pública Gabinete do Secretário PORTARIA Nº 274/GS, de 27 de junho de 2011. Aprova a Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares (PEPIC)

Leia mais

RESULTADO DA ANÁLISE DOS RECURSOS INTERPOSTOS CONTRA A AVALIAÇÃO DE TÍTULOS

RESULTADO DA ANÁLISE DOS RECURSOS INTERPOSTOS CONTRA A AVALIAÇÃO DE TÍTULOS RESULTADO DA ANÁLISE DOS RECURSOS INTERPOSTOS CONTRA A AVALIAÇÃO DE TÍTULOS A banca examinadora constituída para a avaliação de títulos do concurso público da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal

Leia mais

TABELA I Previsão de Vagas e Formação de Cadastro Reserva

TABELA I Previsão de Vagas e Formação de Cadastro Reserva TABELA I Previsão de Vagas e Formação de Cadastro Reserva ATENÇÃO BÁSICA EMAD EQUIPE MULTIDISCIPLINAR ATENDIMENTO DOMICILIAR NASF NÚCLEO ATENÇÃO A SAÚ DA FAMÍLIA PAI PROGRAMA ATENÇÃO AO IDOSO UBS UNIDA

Leia mais

PREFEITURA DE JUIZ DE FORA

PREFEITURA DE JUIZ DE FORA PREFEITURA DE JUIZ DE FORA A N E X O I - D O S R E Q U I S I T O S E A T R I B U I Ç Õ E S D O S C A R G O S E D I T A L D E C O N C U R S O P Ú B L I C O N º 0 1 / 2 0 1 6 R E T I F I C A D O CARGO 101:

Leia mais

O curso de especialização em Gestão Escolar tem por objetivo formar, em nível de pós-

O curso de especialização em Gestão Escolar tem por objetivo formar, em nível de pós- EDITAL CEAD/UFOP N 35/2014 Dispõe sobre o procedimento de seleção de candidatos para o Curso de Especialização em Gestão Escolar (Pós-Graduação lato sensu), oferecido pelo Centro de Educação Aberta e a

Leia mais

Política Nacional de Atenção Básica. Portaria nº 648/GM de 28 de Março de 2006

Política Nacional de Atenção Básica. Portaria nº 648/GM de 28 de Março de 2006 Política Nacional de Atenção Básica Portaria nº 648/GM de 28 de Março de 2006 ! A Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde no âmbito individual e coletivo que abrangem a promoção

Leia mais

MUNICÍPIO DE ICARAÍ DE MINAS MG

MUNICÍPIO DE ICARAÍ DE MINAS MG 1 2 3 Gari Auxiliar de Serviços da Educação 30 28 2 Auxiliar de Serviços Gerais 10 9 1 15 14 1 4 Motorista I 5 Motorista II 2 2 6 Operador de Máquinas 2 2 7 Vigia 3 3 8 9 Agente Administrativo 10 9 1 Auxiliar

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICIPIO DE CRICIÚMA EDITAL Nº 005/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICIPIO DE CRICIÚMA EDITAL Nº 005/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO ANEXO I DOS S,, REMUNERAÇÃO E HORÁRIA S ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO 1. Agente de Serviços Ensino Fundamental incompleto 1,7 Escrita R$ 40,00 2. Carpinteiro Ensino Fundamental incompleto 2,0 Escrita R$

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Classificação de risco. Emergência. Enfermagem. Desafios.

PALAVRAS-CHAVE: Classificação de risco. Emergência. Enfermagem. Desafios. DESAFIOS E SENTIMENTOS VIVENCIADOS PELA ENFERMAGEM NA CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM EMERGÊNCIA Claudinei Gonçalves da Silva Matos 1 Kamylla Sejane Pouso Freitas 1 Ângela Karina da Costa Silva 1 Elisângelo

Leia mais

Residência Médica, especialidade em Cirurgia Geral

Residência Médica, especialidade em Cirurgia Geral Residência Médica, especialidade em Cirurgia Geral Campus de Cascavel Centro de Ciências Médicas e Farmaceuticas Coordenador: Inscrição: Investimento: Carga horária do curso: Ínicio: 01/03/2016 5760 hrs

Leia mais

NOTA PÚBLICA. Contra a Graduação a Distância na Área da Saúde. Formação com Qualidade na Área da Saúde somente na Modalidade Presencial!

NOTA PÚBLICA. Contra a Graduação a Distância na Área da Saúde. Formação com Qualidade na Área da Saúde somente na Modalidade Presencial! NOTA PÚBLICA Contra a Graduação a Distância na Área da Saúde Formação com Qualidade na Área da Saúde somente na Modalidade Presencial! A Constituição Federal (CF) de 1988 determina, em seu Art. 196, que

Leia mais

IV Fórum sobre PIC. Dr. Israel Murakami. São Paulo 07/11

IV Fórum sobre PIC. Dr. Israel Murakami. São Paulo 07/11 IV Fórum sobre PIC Realidade no Estado de São Paulo Dr. Israel Murakami São Paulo 07/11 PORTARIA MS nº 971, de 3/05/2006 Aprova a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares(PNPIC) no Sistema

Leia mais

OFICINA DE AUTOCUIDADO: AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NA PROMOÇÃO DA SAÚDE DA PESSOA IDOSA

OFICINA DE AUTOCUIDADO: AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NA PROMOÇÃO DA SAÚDE DA PESSOA IDOSA OFICINA DE AUTOCUIDADO: AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NA PROMOÇÃO DA SAÚDE DA PESSOA IDOSA Pérsida Gomes de Souza Rocha (1); Verbena Santos Araújo (2); Orientadora: Bianca Nunes Guedes do Amaral

Leia mais

OFICINA DE AUTOCUIDADO: AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NA PROMOÇÃO DA SAÚDE DA PESSOA IDOSA

OFICINA DE AUTOCUIDADO: AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NA PROMOÇÃO DA SAÚDE DA PESSOA IDOSA OFICINA DE AUTOCUIDADO: AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NA PROMOÇÃO DA SAÚDE DA PESSOA IDOSA Pérsida Gomes de Souza Rocha; Bianca Nunes Guedes do Amaral Rocha; Verbena Santos Araújo; Rosane da

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO PARECER COREN-SP GAB Nº 005 / 2011

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO PARECER COREN-SP GAB Nº 005 / 2011 PARECER COREN-SP GAB Nº 005 / 2011 Assunto: Prescrição de medicamentos homeopáticos pelo Enfermeiro. 1. Do fato Solicitado parecer por enfermeira sobre a prescrição de medicamentos homeopáticos por Enfermeiro.

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARIANA Secretaria Municipal de Educação Rua Bom Jesus, 18A Centro

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARIANA Secretaria Municipal de Educação Rua Bom Jesus, 18A Centro PREFEITURA MUNICIPAL DE MARIANA Secretaria Municipal de Educação Rua Bom Jesus, 18A Centro marianaeducamg@outlook.com PORTARIA Nº 01, DE 10 DE JANEIRO DE 2017 Estabelece critérios e define procedimentos

Leia mais

RESOLUÇÃO nº 516 de 26 de novembro de 2009.

RESOLUÇÃO nº 516 de 26 de novembro de 2009. RESOLUÇÃO nº 516 de 26 de novembro de 2009. Ementa: Define os aspectos técnicos do exercício da Acupuntura na Medicina Tradicional Chinesa como especialidade do farmacêutico. O Conselho Federal de Farmácia

Leia mais