Não queiras entender para crer; crê para que possas entender. Se não crês, não entenderás. (Sto Agostinho) PROFª. DRª CLÉLIA PERETTI

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Não queiras entender para crer; crê para que possas entender. Se não crês, não entenderás. (Sto Agostinho) PROFª. DRª CLÉLIA PERETTI"

Transcrição

1 Não queiras entender para crer; crê para que possas entender. Se não crês, não entenderás. (Sto Agostinho) PROFª. DRª CLÉLIA PERETTI

2 QUERIGMA E CATEQUESE Kérigma = proclamação de uma mensagem É sinônimo de Evangelho Feliz anúncio de um grande acontecimento Proclamação da novidade que transforma a vida Anúncio essencial da salvação pela fé em Jesus Cristo É a mensagem cristã primitiva: adesão e seguimento de Jesus Cristo A primeira fase da pregação apostólica São os artigos fundamentais do credo cristão = Iniciação cristã: deve levar a um contato pessoal com Jesus Cristo

3 O Querigma cristão O Querigma como pregação oral das testemunhas oculares de Jesus Núcleo central: Morte e Ressurreição de Jesus Objetivo: Provar que Jesus é o Messias /Senhor/Salvador Por isso: conversão.

4 O Querigma cristão Enraíza-se na própria ordem de Jesus Cristo ressuscitado: Lc 24,44-48 Depois lhe disse: São estas as palavras que vos falei, estando ainda convosco, que importava que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos. Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras; e disse-lhes: Assim está escrito que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressurgisse dentre os mortos; e que em seu nome se pregasse o arrependimento para remissão dos pecados, a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sois testemunhas destas coisas.

5 Textos mais antigos: nas Cartas Paulinas: O Querigma cristão 1Ts 1,9-10 : Mas o irmão de condição humilde glorie-se na sua exaltação, e o rico no seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva. 1Cor 15, 1-7: Ora, eu vos lembro, irmãos, o evangelho que já vos anunciei; o qual também recebestes, e no qual perseverais, pelo qual também sois salvos, se é que o conservais tal como vo-lo anunciei; se não é que crestes em vão. Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; que foi sepultado; que foi ressuscitado ao terceiro dia, segundo as Escrituras; que apareceu a Cefas, e depois aos doze; depois apareceu a mais de quinhentos irmãos duma vez, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormiram; depois apareceu a Tiago, então a todos os apóstolos.

6 O Querigma cristão Textos mais antigos: nas Cartas Paulinas: 1Cor 4,5 2Cor 5,10 Rm 1,1-4; Rm 2,16; 8,31-34; 10,9-13; 14,8-9

7 FUNDAMENTOS DO QUERIGMA PAULINO RECONHECIDOS PELA TRADIÇÃO APOSTÓLICA. cf. 1Cor 15,3; Gl 2,1-2] As profecias se cumpriram: Jesus é descendente de Davi Morreu, segundo as Escrituras Foi enterrado Ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras Foi exaltado à direita de Deus É Filho de Deus É o Senhor dos vivos e dos mortos Ele virá outra vez como Juiz e Salvador... Por isso: conversão

8 O Símbolo Apostólico (Credo) O Credo Apostólico, o mais conhecido dos credos, é atribuído pela tradição aos doze apóstolos. O Símbolo dos Apóstolos, assim chamado por ser o resumo fiel da fé dos apóstolos, se desenvolveu a partir de pequenas confissões batismais empregadas nas Igrejas dos primeiros séculos e foi uma maneira simples e eficaz da Igreja Apostólica exprimir e transmitir a sua fé em formulas breves e normativas para todos. Nos seus doze artigos, o Creio sintetiza tudo aquilo que o católico crê. Este é como o mais antigo catecismo romano. É o antigo símbolo batismal da Igreja de Roma.

9 O Símbolo Apostólico (Credo) Santo Ambrósio ( ), bispo de Milão, doutor da Igreja, que batizou santo Agostinho, mostra de onde vem a autoridade do Símbolo dos Apóstolos, e a sua importância: Ele é o Símbolo guardado pela Igreja Romana, aquela onde Pedro, o primeiro dos Apóstolos, teve a sua Sé e para onde ele trouxe a comum expressão da fé ( Expl. Symb.,7; PL 17, 1158D; CIC 194).

10 Catecismo da Igreja Católica O Catecismo da Igreja nos assegura, que: Nenhum dos símbolos das diferentes etapas da vida da Igreja pode ser considerado como ultrapassado e inútil. Eles nos ajudam a tocar e a aprofundar hoje a fé de sempre através dos diversos resumos que dela têm sido feitos (CIC 193).

11 Padres da Igreja Falando do Credo, São Cirilo de Jerusalém ( ), assim se expressa nas Cathecheses illuminandorum(5,12; PG 33, ; CIC 186): Este símbolo da fé não foi elaborado segundo opiniões humanas, mas da Escritura inteira recolheu-se o que há de mais importante, para dar, na sua totalidade, a única doutrina da fé. E assim como a semente de mostarda contém em um pequeníssimo grão um grande número de ramos, da mesma forma este resumo da fé encerra em algumas palavras todo o conhecimento da verdadeira piedade contida no Antigo e no Novo Testamento.

12 CREDO NICENO- ORIGEM O Credo Niceno deriva-se do credo de Nicéia (composto pelo Concílio de Nicéia (325 d.c), com pequenas modificações efetuadas pelo Concílio de Calcedônia (451 d.c) e pelo Concílio de Toledo (Espanha, 589 d.c). Este credo expressa mais precisamente a doutrina da Trindade, contra o arianismo.

13 FÉ E O CREDO O Catecismo da Igreja Católica diz: Recitar com fé o Credo é entrar em comunhão com Deus Pai, Filho e Espírito Santo. É também entrar em comunhão com a Igreja inteira, que nos transmite a fé e no seio da qual cremos: Este Símbolo é o selo espiritual, a meditação do nosso coração e o guardião sempre presente; ele é, seguramente, o tesouro da nossa alma. (CIC 197; S. Ambrósio, Expl. Symb. 1:PL 17,1155C.)

14 FÉ UM ATO PESSOAL A fé é um ato pessoal, pelo qual o homem submete completamente sua inteligência e vontade a Deus, na certeza de que obedece à verdade. O autor da carta aos Hebreus afirma que: A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê ( Hb 11,1).

15 SUBMISSÃO DA INTELIGÊNCIA Na fé, a inteligência e a vontade humanas cooperam com a graça divina: "Credere est actus intellectus assentientis veritati divinae ex imperio voluntatis a Deo motae per gratiam - Crer é um ato da inteligência que assente à verdade divina a mando da vontade movida por Deus através da graça" (CIC 155; S. Tomás de Aquino, S. Th. II-II,2,9).

16 A FÉ CRISTÃ NÃO É UM ATO ISOLADO Apesar da fé cristã ser um ato pessoal, de forma alguma é um ato isolado. Ninguém pode crer sozinho ou dar a si próprio a fé. Recebemos a fé da Igreja (cf. I Cor 11,23;15,3; II Tess 2,15), a professamos e propagamos. Quando digo eu creio professo de maneira pessoal a fé recebida, ao passo que os fiéis reunidos numa mesma fé dizem nós cremos.

17 MAGISTÉRIO Ensina com propriedade o Magistério: A fé é um ato pessoal: a resposta livre do homem à iniciativa de Deus que se revela. Ela não é, porém, um ato isolado. Ninguém pode crer sozinho, assim como ninguém pode viver sozinho. Ninguém deu a fé a si mesmo, assim como ninguém deu a vida a si mesmo. O crente recebeu a fé de outros, deve transmiti-la a outros.

18 MAGISTÉRIO Nosso amor por Jesus e pelos homens nos impulsiona a falar a outros de nossa fé. Cada crente é como um elo na grande corrente dos crentes. Não posso crer sem ser carregado pela fé dos outros, e pela minha fé contribuo para carregar a fé dos outros."eu creio": esta é a fé da Igreja, professada pessoalmente por todo crente, principalmente pelo batismo.

19 CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA "Nós cremos": esta é a fé da Igreja confessada pelos bispos reunidos em Concílio ou, mais comumente, pela assembléia litúrgica dos crentes. "Eu creio" é também a Igreja, nossa Mãe, que responde a Deus com sua fé e que nos ensina a dizer: "eu creio", "nós cremos". (CIC 167).

20 SIMBOLOS DE FÉ Desde seu início no primeiro século, a Igreja procurou preservar e propagar a fé recebida do Senhor (II Tim 1,14), para isso, valeu-se de formas breves e normativas de modo que todos os cristãos pudessem saber o essencial da fé revelada, não incorrendo em contradições ou heresias. Essas formulações da fé da Igreja são conhecidas como: 1. Profissões de fé, por resumir a fé professada pelos cristãos; 2. Credo, pelo fato de expressar aquilo em que o cristão crê (normalmente inicia-se com as palavras Creio... Cremos...); 3. Símbolos de Fé, pelo fato de significar a autenticidade do que se crê.

21 SYMBOLON A palavra grega Symbolon que significava a metade de um objeto quebrado, ao ter as partes juntadas, confirmavam a identidade do portador que trazia o complemento do Symbolon. (cf. CIC 188). O termo símbolo, com origem no grego (sýmbolon), designa um elemento representativo que está (realidade visível) em lugar de algo (realidade invisível) que tanto pode ser um objeto como um conceito ou idéia, determinada quantidade ou qualidade.

22 PRIMEIRAS FÓRMULAS DE FÉ Como exemplo clássico das primeiras fórmulas de fé da Igreja, temos o testemunho de São Paulo, em sua Carta aos Coríntios, escrita provavelmente por volta do ano 56, relembrando aos Coríntios (por escrito), aquilo que ele já havia pregado anteriormente (oralmente), reproduzindo assim, uma antiga fórmula de fé que deve ter sido escrita poucos anos após a Ascensão do Senhor :

23 PRIMEIRAS FÓRMULAS DE FÉ Eu vos lembro, irmãos, o Evangelho que vos preguei, e que tendes acolhido, no qual estais firmes. Por ele sereis salvos, se o conservardes como vo-lo preguei. De outra forma, em vão teríeis abraçado a fé. Eu vos transmiti primeiramente o que eu mesmo havia recebido: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; foi sepultado, e ressurgiu ao terceiro dia, segundo as Escrituras; apareceu a Cefas, e em seguida aos Doze. Depois apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma vez, dos quais a maior parte ainda vive (e alguns já são mortos); depois apareceu a Tiago, em seguida a todos os apóstolos. E, por último de todos, apareceu também a mim, como a um abortivo. (1 Cor 15,3-8).

24 PRIMEIRAS FORMULAÇÕES DE FÉ Como os cristãos incorporam-se à Igreja pelo Sacramento do Batismo, nada mais justo que, para ser batizado (no caso de adultos), estar consciente da fé professada pela Igreja, assim, ainda que desenvolvidos e completados, mas sempre semelhantes na substância, os nossos Credos não são mais do que esses velhos textos que os batizados dos tempos dos mártires recitavam, essas regras da fé como dirá Tertuliano. (ROPS, Daniel. A Igreja dos Apóstolos e dos Mártires, Vol I, Quadrante, 1988, p. 206).

25 REGRAS DE FÉ Gregório Nazianzeno dizia aos catecumenos: Antes de todas as coisas, conservai-me este bom depósito, pelo qual vivo e combato, com o qual quero morrer, que me faz suportar todos os males e desprezar todos os prazeres: refiro-me a profissão de fé no Pai, e no Filho e no Espírito Santo. Eu vo-la confio hoje. É por ela que daqui a pouco vou mergulhar vos na água e vos tirar dela. Eu vo-la dou como companheira e dona de toda a vossa vida. Dou-vos uma só Divindade e Poder, que existe uma nos Três, e que contém os Três de maneira distinta.

26 Divindade sem diferença de substância ou de natureza, sem grau superior que eleve ou grau inferior que rebaixe... A infinita conaturalidade é de três infinitos. Cada um considerado em si mesmo é Deus todo inteiro... Deus os três considerados juntos. Nem comecei a pensar na Unidade e a Trindade me banha em seu esplendor. Nem comecei a pensar. Na Trindade, e a unidade toma conta de mim. (Gregório Nazianzeno aos Catecúmenos de Constantinopla in Orationes 40,41PG 36,417 apud CIC 256, Cit. 289, p.77).

27 REGRAS DE FÉ As regras de Fé da Igreja nascente, defendendo os cristãos da descrença dos judeus, salvaguarda com propriedade o aspecto cristológico, como se - observa na expressão de fé do Eunuco da Etiópia a fim de obter o santo Batismo: Continuando o caminho, encontraram água. Disse então o eunuco: Eis aí a água. Que impede que eu seja batizado? Filipe respondeu: Se crês de todo o coração, podes sê-lo. Eu creio, disse ele, que Jesus Cristo é o Filho de Deus (At 8,36-37).

28 PADRES DA IGREJA- CREDO Também os Padres da Igreja nos mostram como o Credo foi se desenvolvendo com o passar do tempo, de forma a manter e propagar intactamente a fé recebida dos apóstolos. No final do século I, Santo Inácio de Antioquia escrevendo aos cristãos de Esmirna nos apresenta a seguinte profissão de fé:

29 PADRES DA IGREJA- CREDO Ter a firme convicção de que Nosso Senhor é realmente descendente de Davi segundo a carne, Filho de Deus pela vontade e pelo poder divino, verdadeiramente nascido de uma virgem; que recebeu o batismo das mãos de João para cumprir toda a justiça; que por nós foi realmente atravessado com cravos na sua carne, sob o domínio de Pôncio Pilatos e de Herodes, o tetrarca; que é ao fruto de sua cruz e à sua santa e divina Paixão que nós devemos a vida; e que, pela sua Ressurreição, levantou o estandarte sobre os séculos, a fim de agrupar os seus santos e fiéis tanto procedentes do judaísmo como da gentilidade num só e mesmo corpo que é a sua Igreja. (Inácio de Antioquia aos Esmirnenses, I,12 apud ROPS, Daniel. Op. cit. p, ).

30 HISTÓRIA DA IGREJA O historiador francês Daniel Rops, nos mostra como a Igreja pouco a pouco, defendendo-se das heresias, salvaguardando e propagando a verdade estabelecia as formulações de fé que seriam a base de nosso Credo ou Símbolo dos Apóstolos. Assim como Clemente Romano termina uma de suas cartas com esse grito de louvor que é também uma afirmação dogmática: Viva Deus! Viva o Senhor Jesus Cristo! Viva o Espírito Santo, fé e esperança dos eleitos!.

31 HISTÓRIA DA IGREJA Da mesma forma, Santo Irineu, bispo de Lyon, afirmava que a Igreja, ainda que dispersa pelo mundo inteiro, recebeu dos Apóstolos e dos seus discípulos a fé em Deus, Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra, do mar e de todas as coisas que neles existem; e em Cristo Jesus, Filho de Deus, encarnado para nossa salvação; e no Espírito Santo, que falou pela voz dos profetas. E na outra extremidade do mundo romano, Orígenes no Egito e Tertuliano na África proclamam fórmulas semelhantes. Na variedade dos esforços que anima esta Igreja tão viva, o que nos impressiona é a unidade de princípios e a firmeza com que ela avança nos seus desenvolvimentos (ROPS, Daniel.Op. cit. p, 207).

32 DESENVOLVIMENTO DOS SIMBOLOS O Magistério da Igreja compreende que os símbolos de fé desenvolvidos ao longo dos séculos sempre foram respostas às necessidades da época, de forma a salvaguardar a integridade da verdade, todos eles têm a sua importância, pois constituem a base para o aprofundamento dos símbolos de fé que temos hoje, não devendo ser considerados inúteis ou obsoletos.

33 GRANDE NÚMERO DE SIMBOLOS As profissões ou símbolos da fé têm sido numerosos ao longo dos séculos e em resposta às necessidades das diversas épocas: os símbolos das diferentes Igrejas apostólicas e antigas, o Símbolo "Quicumque", dito de Santo Atanásio, as profissões de fé de certos Concílios (Toledo; Latrão; Lião; Trento) ou de certos papas, como a "Fides Damasi" (Profissão de Fé de S. Dâmaso) ou o "Credo do Povo de Deus" [SPF], de Paulo VI (1968).

34 Credo de Paulo VI De fato este Credo do Povo de Deus é um marco da maior importância. Quem o aceita plenamente e o vive de todo o coração, é de fato católico; caso contrário, não será, ainda que afirme ser católico. Na verdade, o Papa Paulo VI quis colocá-lo como um farol e uma âncora para a Igreja caminhar nos tempos difíceis de vivemos, por entre tantas falsas doutrinas e falsos profetas, que se misturam sorrateiramente como o joio no meio do trigo, mesmo dentro da Igreja. Ao apresentar a sua Profissão de Fé, o Papa Paulo VI disse que a sua intenção era a de cumprir a missão petrina, dada por Jesus, de confirmar os irmãos na fé (Lc 22,32), que sem ser uma definição dogmática propriamente dita, repete Substancialmente o CREDO da imortal Tradição da Santa Igreja.

35 ULTRAPASSADO? Nenhum dos símbolos das diferentes etapas da vida da Igreja pode ser considerado ultrapassado e inútil. Eles nos ajudam a viver e a aprofundar hoje a fé de sempre por meio dos diversos resumos que dela têm sido feitos. (CIC ). Dentre todos os símbolos de fé existentes na Igreja, dois ocupam lugar de destaque: o Símbolo dos Apóstolos (também chamado simplesmente de Credo ) e o Símbolo niceno-constantinopolitano.

36 ORDEM DE CRISTO Segundo uma antiga tradição, citada por Rufino de Aquileya ( ), no século IV, os Apóstolos receberam de Cristo a ordem de compor uma regra de fé antes de se separarem, destinada a manter a unidade da doutrina da Igreja, segundo Daniel Rops: O Símbolo dos Apóstolos foi sem dúvida posto por escrito simultaneamente na maior parte das comunidades cristãs; houve assim, uma versão de Jerusalém, uma de Cesaréia, uma de Antioquia, uma de Alexandria e uma de Roma, que diferem entre si em alguns detalhes. É da versão romana [...] que proveio o atual texto do Símbolo dos Apóstolos (Op. cit. p,208).

37 MAGISTÉRIO Sobre o Símbolo dos Apóstolos ensina o Magistério da Igreja: O Símbolo dos Apóstolos, assim chamado por ser, com razão considerado o resumo fiel da fé dos apóstolos. É o antigo símbolo batismal da Igreja de Roma. Sua grande autoridade vem do seguinte ato: Ele é o símbolo guardado pela Igreja Romana, aquela onde Pedro, o primeiro apóstolo, teve sua Sé e para onde ele trouxe a comum expressão de fé (sententia communis = opinião comum) (CIC 194).

38 SÍMBOLO DOS APÓSTOLOS CREDO Composição O Símbolo dos Apóstolos é composto de 12 artigos de fé, são eles: 1. Creio em Deus Pai todo poderoso Criador do céu e da terra. 2. E em Jesus Cristo, seu Único Filho, Nosso Senhor. 3. Que foi concebido pelo poder do Espírito Santo. Nasceu da Virgem Maria. 4. Padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado.

39 SÍMBOLO DOS APÓSTOLOS CREDO Composição 5. Desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia. 6. Subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo- poderoso 7. Donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. 8. Creio no Espírito Santo. 9. Na Santa Igreja Católica, na Comunhão dos Santos, 10. Na remissão dos pecados; 11. Na ressurreição da carne; 12. na vida eterna. Amém.

40 Símbolo niceno constantinopolitano Se o Símbolo dos Apóstolos é fruto do primeiro século, sentindo-se a proximidade dos apóstolos em suas palavras, o Símbolo niceno constantinopolitano já é um símbolo mais amadurecido, fruto dos primeiros grandes embates teológicos (contra as heresias trinitárias e cristológicas) pelos quais passou a Igreja Católica nos séculos III e IV. Sua composição inicia-se no século IV, por conclusão do Concílio Ecumênico de Nicéia (325), sendo complementado por sentenças no Concílio Ecumênico de Constantinopla I (381).

41 HERESIAS As principais heresias combatidas por esse Símbolo foram o Arianismo, heresia defendida pelo presbítero Ário de Alexandria, que afirmava que Jesus era criatura do Pai, atacando assim a sua divindade, e o Macedonismo, heresia defendida por Macedônio, bispo ariano de Constantinopla, cuja heresia postulava que o Espírito Santo seria criatura do Filho, um espírito servidor, diferente dos anjos apenas por gradação.

42 CONCÍLIOS O Concílio Ecumênico de Nicéia I (325) definiu que o Filho (Jesus Cristo) é consubstancial, da mesma natureza que o Pai, isso ficou consignado 2º artigo do Símbolo: Deus de Deus, luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus Verdadeiro, gerado, não feito, consubstancial (HOMOOUSIOS ) ao Pai.

43 CONCÍLIO DE NICÉIA O Texto adotado pelo Concílio para fixar o dogma católico perante Ário e seus sequazes permaneceu na Igreja como elemento fundamental até os nossos dias. Estava estabelecida uma nova regra de fé, não substancialmente diferente da que haviam seguido os primeiros cristãos, do velho Símbolo dos Apóstolos, mas mais explícita e redigida de tal forma que não pudesse dar lugar a erro. [...] o nosso texto moderno não difere em substância do texto primitivo tal como Eusébio, Santo Atanásio, Teodoreto, Sócrates e Gelásio o reproduziram em grego nos séculos IV e V, e como Santo Hilário de Pointiers o traduziu para o latim (ROPS, Daniel.Op. cit. p, 457).

44 CONCÍLIO DE CONSTANTINOPLA Mais tarde, o Concílio Ecumênico de Constantinopla I (381), consolidou a reta Fé contra o arianismo, e contra o macedonismo. Para explicar claramente a Fé ortodoxa, retomou o artigo do Símbolo de Fé de Nicéia, que rezava apenas Cremos no Espírito Santo e acrescentou-lhe as palavras Senhor e fonte de vida, que procede do Pai, é adorado e glorificado com o Pai e o Filho, e falou pelos Profetas.

45 CONCÍLIO DE CONSTANTINOPLA Por fim, na primavera, o Concílio de Constantinopla (381), depois de muitas discussões, pôs fim a todas as discussões dogmáticas, suscitadas depois de Nicéia pela proliferação do erro, e anatemizou todos os hereges [...], formulando uma doutrina que, depois de resumida, se exprimiu no famoso Credo niceno constantinolopilitano, o Credo da nossa Missa (ROPS, Daniel.Op. cit. p, 573).

46 SIMBOLO NICENO-CONSTANTINOPOLITANO Os 12 artigos da fé são: 1. Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. 2. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus; Luz da Luz; Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por ele todas as coisas foram feitas. E por nós homens e pela nossa salvação, desceu dos céus. 3. E se encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem. 4. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. 5. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras, 6. E subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai.

47 SIMBOLO NICENO-CONSTANTINOPOLITANO Os 12 artigos da fé são 7. E de novo há de vir em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. 8. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele falou pelos profetas. 9. Creio na Igreja, una, santa, católica e apostólica. 10. Professo um só batismo para a remissão dos pecados. 11. E espero a ressurreição dos mortos 12. E a vida do mundo que há de vir. AMÉM

48 OBSERVAÇÕES O Símbolo de Nicéia limitava-se quanto ao Espírito Santo a esta simples afirmação de fé [ E cremos no Espírito Santo ]. Mas, no fim do século IV, como diversas correntes heréticas tivessem atacado a divindade da terceira Pessoa da Santíssima Trindade, a Igreja viu-se na necessidade de proclamá-la mais explicitamente, e foi redigido o versículo que diz respeito no nosso texto atual [Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele falou pelos profetas]. Completou-se também o texto com as afirmações de fé que se referem à Igreja, ao batismo, à absolvição dos pecados, à ressurreição dos mortos e à vida eterna, que são afirmações com as quais se encerram o nosso Credo. Uma tradição não de todo unânime pretende que estas precisões foram obra do Concílio de Constantinopla, em 381.

49 OBSERVAÇÕES Em qualquer caso, é certo que foi neste último Concílio [de Constantinopla, em 381] que elas foram elaboradas, se não formuladas, e é por isso que se designa vulgarmente o nosso texto atual com o nome de Símbolo nicenoconstantinopolitano.

Profissão de Fé o Credo Apostólico da Igreja O Creio

Profissão de Fé o Credo Apostólico da Igreja O Creio Profissão de Fé o Credo Apostólico da Igreja O Creio O Creio ou a Profissão de Fé é um ato de expressão da doutrina preservada e ensinada pela Igreja desde a Igreja Primitiva. É no Creio de proclamamos

Leia mais

CREIO EM DEUS PAI Catequese com adultos Chave de Bronze

CREIO EM DEUS PAI Catequese com adultos Chave de Bronze CREIO EM DEUS PAI 03-12-2011 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze O que são os símbolos da fé? São definições abreviadas da fé, que possibilitam uma confissão comum a todos os crentes. Como surgiram

Leia mais

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO Copyright 2005 - Libreria Editrice Vaticana «Motu Proprio» Introdução PRIMEIRA PARTE - A PROFISSÃO DA FÉ Primeira Secção: «Eu

Leia mais

LIÇÃO 3 - A SANTÍSSIMA TRINDADE: UM SÓ DEUS EM TRÊS PESSOAS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 - A SANTÍSSIMA TRINDADE: UM SÓ DEUS EM TRÊS PESSOAS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 - A SANTÍSSIMA TRINDADE: UM SÓ DEUS EM TRÊS PESSOAS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A DOUTRINA DA TRINDADE A doutrina da Trindade é exclusiva do Cristianismo que não pode ser entendida

Leia mais

Com Maria renovamos NOSSA FÉ

Com Maria renovamos NOSSA FÉ Com Maria renovamos NOSSA FÉ Dom Júlio Endi Akamine, sac Com Maria renovamos nossa fé 1 REFLETINDO A fé é graça de Deus, pois o próprio Cristo declarou a Pedro, que lhe reconhecera a divindade, que esta

Leia mais

A RESPOSTA DO HOMEM A DEUS: EU CREIO. NÓS CREMOS Catequese com adultos Chave de Bronze

A RESPOSTA DO HOMEM A DEUS: EU CREIO. NÓS CREMOS Catequese com adultos Chave de Bronze A RESPOSTA DO HOMEM A DEUS: EU CREIO. NÓS CREMOS. 26-11-2011 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze Eu creio Como podemos responder a Deus quando Ele nos aborda? Responder a Deus significa crer n

Leia mais

VERDADES FUNDAMENTAIS DO EVANGELHO GERADORAS DE VIDAS 2 ARTE

VERDADES FUNDAMENTAIS DO EVANGELHO GERADORAS DE VIDAS 2 ARTE VERDADES FUNDAMENTAIS DO EVANGELHO GERADORAS DE VIDAS 2 ARTE ATOS 2:41 41 De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, CONTEXTO:

Leia mais

1. Concílio de Niceia I 2. Concílio de Constantinopla I 3. Conhecendo a Igreja e suas ações.

1. Concílio de Niceia I 2. Concílio de Constantinopla I 3. Conhecendo a Igreja e suas ações. 1. Concílio de Niceia I 2. Concílio de Constantinopla I 3. Conhecendo a Igreja e suas ações. 2013 Vivaldo Armelin Júnior www.vivajesusbr.com Concílios Ecumênicos da Igreja Católica II Concílio de Niceia

Leia mais

Heresias 4 Primeiros Séculos 1

Heresias 4 Primeiros Séculos 1 Heresias 4 Primeiros Séculos 1 Ebionistas 2 Gnos+cismo 3 Marcionismo 4 Arianismo Credo e Confissões 1 Credo Niceno Ε em um só Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, gerado unigênito do Pai, isto é, da substância

Leia mais

CANTO: O auxílio virá do Senhor, do Senhor, o nosso Deus, que fez o céu e a terra.

CANTO: O auxílio virá do Senhor, do Senhor, o nosso Deus, que fez o céu e a terra. ORAÇÃO INICIAL CANTO: O auxílio virá do Senhor, do Senhor, o nosso Deus, que fez o céu e a terra. A: Bom dia!. Na alegria de estarmos reunidos para este encontro. Queremos louvar a Deu Pai pela vossa presença.

Leia mais

ESCOLA CATEQUÉTICA 2018 PROFISSÃO DE FÉ

ESCOLA CATEQUÉTICA 2018 PROFISSÃO DE FÉ ESCOLA CATEQUÉTICA 2018 PROFISSÃO DE FÉ Um questionário introdutório O que é a fé? O que a fé realiza? O que lhe dá a fé? Por que vc acredita que tem fé? Se não tem fé o que fazer para tê-la? KERIGMA A

Leia mais

CEPMTA / ISCAL Londrina 2013 CONCÍLIOS - CONCÍLIO ANO DA FÉ

CEPMTA / ISCAL Londrina 2013 CONCÍLIOS - CONCÍLIO ANO DA FÉ CEPMTA / ISCAL Londrina 2013 INTRODUÇÃO: CONCÍLIOS - CONCÍLIO ANO DA FÉ 0 Papa Bento XVI, publicou oficialmente o ano da fé, em outubro de 2011, com a Carta Apostólica Porta Fidei (a porta da fé). O ano

Leia mais

OS SÍMBOLOS DA FÉ 185-197 INTRODUÇÃO

OS SÍMBOLOS DA FÉ 185-197 INTRODUÇÃO OS SÍMBOLOS DA FÉ 185-197 INTRODUÇÃO Qual é o significado da recitação do Credo? Qual é a importância disso para a vida cristã? Uma vez que os símbolos de fé são tão antigos, não estão eles ultrapassados

Leia mais

Isidro Pereira Lamelas SIM, CREMOS. O Credo explicado pelos Padres da Igreja. antologia comentada

Isidro Pereira Lamelas SIM, CREMOS. O Credo explicado pelos Padres da Igreja. antologia comentada Isidro Pereira Lamelas SIM, CREMOS O Credo explicado pelos Padres da Igreja antologia comentada Lisboa Universidade Católica Editora 2013 Índice 7 Apresentação João Duarte Lourenço 10 Siglas e abreviaturas

Leia mais

Doutrina. a c e r c a d a : Breve Exposição das Principais Doutrinas Cristã - Trindade. Vidanova I G R E J A B A T I S T A

Doutrina. a c e r c a d a : Breve Exposição das Principais Doutrinas Cristã - Trindade. Vidanova I G R E J A B A T I S T A Doutrina a c e r c a d a : Responda: O que a Doutrina da Trindade tem a ver com: Sua salvação Sua oração Seu casamento : Deus é UM ou Deus é TRÊS? : Nossa limitação: Ó profundidade da riqueza da sabedoria

Leia mais

FONTES. Sagrada Escritura. Sagrada Tradição. Magistério da Igreja

FONTES. Sagrada Escritura. Sagrada Tradição. Magistério da Igreja CREIO EM DEUS PAI FONTES Sagrada Escritura Sagrada Tradição Magistério da Igreja DOIS CAMINHOS METODOLÓGICOS PARA FALAR DO PAI: Escrituras Hebraicas Cristo, plenitude da Revelação Padres e Doutores da

Leia mais

RESSURREIÇÃO. Fábio Monzillo. 01/Abr/2018

RESSURREIÇÃO. Fábio Monzillo. 01/Abr/2018 RESSURREIÇÃO Fábio Monzillo 01/Abr/2018 De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se

Leia mais

Síntese do Novo Testamento (Curso de Formação Ministerial, 2014) Prof. Marco Aurélio Correa

Síntese do Novo Testamento (Curso de Formação Ministerial, 2014) Prof. Marco Aurélio Correa 1 Evangelho de João Este evangelho tem 21 capítulos. Evangelho do Filho de Deus / Divino. 1 - Autor: João, o apóstolo, ele foi o último dos apóstolos a morrer. 2 - Data: Alguns escritores acreditam que

Leia mais

Chave da semana Catequese com adultos Chave de bronze

Chave da semana Catequese com adultos Chave de bronze Chave da semana Catequese com adultos 11-12 Chave de bronze 03-03-2012 CREIO NO ESPÍRITO SANTO 10-03-2012 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze Que quer dizer a Igreja quando professa: «Creio no

Leia mais

O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO

O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO Romanos 1.1-6 O PARTICIPANTE Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus, o qual foi prometido por ele de antemão

Leia mais

Assim, costumamos dizer que o Pai foi o Criador, o Filho, o Redentor e o Espírito Santo o Santificador, por Apropriação.

Assim, costumamos dizer que o Pai foi o Criador, o Filho, o Redentor e o Espírito Santo o Santificador, por Apropriação. APROPRIAÇÃO - Em Teologia, a Apropriação é a atribuição de uma qualidade, um nome ou uma operação, a uma só das Pessoas da SS. Trindade. Isto, todavia, não significa que essa ação, esse nome ou operação

Leia mais

PÁSCOA/2018 FILHOS DA RESSURREIÇÃO

PÁSCOA/2018 FILHOS DA RESSURREIÇÃO PÁSCOA/2018 FILHOS DA RESSURREIÇÃO 1 CORÍNTIOS 15:1-7 PR. LUIZ CARLOS MUNIZ 1 Coríntios 15:1-7 Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também

Leia mais

Introdução Traduções e Referências Bíblicas Lição Conceitos Básicos. Lição Criação. Lição 3...

Introdução Traduções e Referências Bíblicas Lição Conceitos Básicos. Lição Criação. Lição 3... SUMÁRIO Introdução... 7 Traduções e Referências Bíblicas... 8 Lição 1... 10 Conceitos Básicos Lição 2... 12 Criação Lição 3... 14 Queda Lição 4... 16 A Promessa do Senhor Lição 5... 18 A Chegada do Salvador

Leia mais

1Co 15:2 Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão.

1Co 15:2 Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão. 1 Capítulo 15 A ressurreição 1Co 15:1 Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também permaneceis. 1Co 15:2 Pelo qual também sois salvos

Leia mais

No velho testamento as realizações de Deus e do Espírito são usadas frequentemente de forma intercambiável.

No velho testamento as realizações de Deus e do Espírito são usadas frequentemente de forma intercambiável. A divindade do Espírito Santo vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente O Espírito Santo é representado na Escritura como possuindo a autoridade e os atributos divinos, os Pais da Igreja nunca apresentaram

Leia mais

Encontros com pais e padrinhos Batismo

Encontros com pais e padrinhos Batismo ARQUIDIOCESE DE TERESINA Batismo PASTORAL DO BATISMO 3º Momento Palavra de Deus (Leitura na Bíblia) Mt. 28,18-20 MISSÃO UNIVERSAL. Jesus aproximando-se deles, falou: Toda a autoridade sobre o céu e sobre

Leia mais

A fé que uma vez nos foi dada

A fé que uma vez nos foi dada A fé que uma vez nos foi dada Em crer em Cristo não há mérito, pois não há vanglória em obedecer, ou jactância em se fazer servo. Crer em Cristo é o mandamento de Deus, e o amor de Deus é que obedeçamos

Leia mais

JESUS CRISTO FOI CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, E NASCEU DA VIRGEM MARIA

JESUS CRISTO FOI CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, E NASCEU DA VIRGEM MARIA JESUS CRISTO FOI CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, E NASCEU DA VIRGEM MARIA 04-02-2012 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze Porque é que o Filho de Deus se fez homem? para nossa salvação,

Leia mais

1 OBRIGADO POR FAZER O DOWNLOAD! Temos uma gama gigantesca de material de formação e espiritualidade esperando por você! Nós somos a Comunidade Católica El Shaddai e nossa missão é realizar Obras de Misericórdia

Leia mais

2ª LIÇÃO - A PONTE DA ETERNIDADE

2ª LIÇÃO - A PONTE DA ETERNIDADE 0 2ª LIÇÃO - A PONTE DA ETERNIDADE por Apóstola Valnice Milhomens JUÍZO ANALISANDO A IMAGEM ACIMA Aqui estão duas montanhas separadas por um grande abismo. Ninguém pode passar para o outro lado. No lado

Leia mais

(universais), para dissipar os erros dos hereges. Os mais importantes para definir os dogmas básicos da fé cristã, foram os Concílios de Nicéia (325)

(universais), para dissipar os erros dos hereges. Os mais importantes para definir os dogmas básicos da fé cristã, foram os Concílios de Nicéia (325) O que é o Credo? No encerramento do Ano da Fé (30/6/67 a 30/6/68), em comemoração dos 1900 anos dos martírios de São Pedro e São Paulo, o Papa Paulo VI quis oferecer à Igreja a sua Profissão de Fé, que

Leia mais

SEREIS MINHAS TESTEMUNHAS

SEREIS MINHAS TESTEMUNHAS SEREIS MINHAS TESTEMUNHAS Lição 1 para 7 de julho de 2018 O primeiro capítulo Atos narra os últimos momentos de Jesus na Terra e as primeiras reações dos discípulos após sua ascensão. As últimas palavras

Leia mais

Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça ( Rm 4:5 )

Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça ( Rm 4:5 ) O justo viverá da fé O justo viverá da fé ou viverá de toda palavra que sai da boca de Deus? Ora, Cristo é a fé que havia de se manifestar ( Gl 3:24 ), o verbo encarnado, portanto, o justo viverá por Cristo

Leia mais

ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 7: Jesus, o Filho de Deus - 2ª parte.

ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 7: Jesus, o Filho de Deus - 2ª parte. ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 7: Jesus, o Filho de Deus - 2ª parte. Frei Hipólito Martendal, OFM. São Paulo-SP, 31 de maio de 2012. revisão, comentários e dúvidas sobre as aulas anteriores.

Leia mais

Escola Bíblica Dominical. Lição 01. Introdução à carta. Pb. Rodrigo da Silva Gomes 22/03/2015

Escola Bíblica Dominical. Lição 01. Introdução à carta. Pb. Rodrigo da Silva Gomes 22/03/2015 Escola Bíblica Dominical Lição 01 Introdução à carta Pb. Rodrigo da Silva Gomes 22/03/2015 Roteiro da Aula Introdução; O autor Local e data; Os destinatários; Propósitos; Roteiro da Aula Características

Leia mais

Serra do Pilar, 25 dezembro 2017

Serra do Pilar, 25 dezembro 2017 Natal missa do dia Serra do Pilar, 25 dezembro 2017 GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS! E paz na Terra aos homens por ele amados! Senhor Deus, rei dos Céus, Deus Pai todo-poderoso! Nós vos louvamos, nós vos bendizemos,

Leia mais

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 PNEUMATOLOGIA OS DONS DO

Leia mais

Lição 5 A identidade do Espírito Santo

Lição 5 A identidade do Espírito Santo CREMOS ( ) 4. No Espírito Santo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade, consubstancial com o Pai e o Filho, Senhor e Vivificador; que convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo; que regenera

Leia mais

Doutrina. a c e r c a d o : Breve Exposição das Principais Doutrinas Cristã - Trindade. Vidanova I G R E J A B A T I S T A

Doutrina. a c e r c a d o : Breve Exposição das Principais Doutrinas Cristã - Trindade. Vidanova I G R E J A B A T I S T A Doutrina a c e r c a d o : da Doutrina: Até meados do sec. IV a doutrina do E.S. se resume a Declaração Ortodoxa testemunhada pela Igreja Primitiva por meio da fórmula batismal, do credo apostólico e no

Leia mais

ASCENSÃO DO SENHOR. LEITURA I Actos 1, Leitura dos Actos dos Apóstolos. No meu primeiro livro, ó Teófilo,

ASCENSÃO DO SENHOR. LEITURA I Actos 1, Leitura dos Actos dos Apóstolos. No meu primeiro livro, ó Teófilo, ASCENSÃO DO SENHOR LEITURA I Actos 1, 1-11 Leitura dos Actos dos Apóstolos No meu primeiro livro, ó Teófilo, narrei todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar, até ao dia em que foi elevado

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Ministrante: CAPÍTULO 12 CAPÍTULO 12 Introdução e O batismo em águas A fórmula batismal Batismo não é sinônimo de regeneração O batismo infantil Página 127-128

Leia mais

Por onde andou Jesus? (Enquanto esteve morto) 13/05/16 3

Por onde andou Jesus? (Enquanto esteve morto) 13/05/16 3 VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 CRISTOLOGIA 13/05/16 2 Por

Leia mais

Foi com um gesto semelhante ao que o nosso Bispo vai utilizar, que os Apóstolos comunicaram aos primeiros cristãos o Espírito de Deus:

Foi com um gesto semelhante ao que o nosso Bispo vai utilizar, que os Apóstolos comunicaram aos primeiros cristãos o Espírito de Deus: CRISTELO 24 de Maio de 2009 Foi com um gesto semelhante ao que o nosso Bispo vai utilizar, que os Apóstolos comunicaram aos primeiros cristãos o Espírito de Deus: Pedro e João impuseram-lhes as mãos e

Leia mais

E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É me dado todo o poder no céu e na terra.

E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É me dado todo o poder no céu e na terra. Casas Abertas Estudos Diversos Batismo O batismo cristão é uma de duas ordenanças que Jesus instituiu para a igreja: E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É me dado todo o poder no céu e na terra.

Leia mais

BOM DIA DIÁRIO. Guia: Em nome do Pai

BOM DIA DIÁRIO. Guia: Em nome do Pai BOM DIA DIÁRIO Segunda-feira (13.04.2015) Ficaram cheios do espírito Santo Guia: 2.º Ciclo: Professor José Martins 3.º Ciclo: Professor Paulo Silva Si+ Mi+ O Espírito de Deus está em mim Si+ Mi+ Enviou-me

Leia mais

CREMOS NA NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERANÇA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ

CREMOS NA NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERANÇA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ CREMOS NA NECESSIDADE DO NOVO CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERANÇA NASCIMENTO Pb. Márcio Tarcísio Mendonça Ferreira 5º) NA NECESSIDADE ABSOLUTA DO PELA GRAÇA DE

Leia mais

Meditando o. Rosário. Inspirado nos escritos de Santo Antônio Maria Claret EDITORA AVE-MARIA

Meditando o. Rosário. Inspirado nos escritos de Santo Antônio Maria Claret EDITORA AVE-MARIA Meditando o Rosário Inspirado nos escritos de Santo Antônio Maria Claret EDITORA AVE-MARIA Introdução Apresentamos, a seguir, acompanhadas da oração do Rosário, meditações basea das nos escritos de Santo

Leia mais

Evangelhos e atos. Observações

Evangelhos e atos. Observações NOVO TESTAMENTO Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. Ultimamente nos falou por seu Filho (Hebreus 1,1-2) EVANGELHOS E ATOS Evangelhos e atos Os melhores recursos

Leia mais

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 História da Igreja Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 1. O que é a Igreja? É um edifício construído com pedras vivas. Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ. CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas

DECLARAÇÃO DE FÉ. CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas DECLARAÇÃO DE FÉ CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas DAI-AMTB Departamento de Assuntos Indígenas, Associação de Missões Transculturais Brasileiras Campo Grande, MS: 2016

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO XI NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ Nossa declaração de fé é esta: CREMOS, PROFESSAMOS E ENSINAMOS que a Igreja

Leia mais

ITINERÁRIO JUBILAR VERSÃO SPC

ITINERÁRIO JUBILAR VERSÃO SPC ITINERÁRIO JUBILAR VERSÃO SPC FICHA TÉCNICA VERSÃO SPC Título Itinerário Jubilar Autor Santuário de Fátima Tradução e adaptação para pictogramas (SPC) Autoria Célia Sousa- CRID/ iact/politécnico de Leiria

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 2. Em só Deus, eternamente subsistente em três pessoas distintas que, embora distintas, são iguais em poder, glória e majestade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo; Criador do Universo, de todas as

Leia mais

13 Perguntas que você precisa responder antes de crer na Trindade

13 Perguntas que você precisa responder antes de crer na Trindade 13 Perguntas que você precisa responder antes de crer na Trindade Por Paulo Freri Nos últimos dias têm surgido inúmeros questionamentos quanto à autenticidade da doutrina da Trindade. Somos constantemente

Leia mais

Ide pelo mundo e levai a mensagem de Jesus. Sois estrela que há-de brilhar na escuridão. Sois fermento que deve levedar uma sociedade mais feliz.

Ide pelo mundo e levai a mensagem de Jesus. Sois estrela que há-de brilhar na escuridão. Sois fermento que deve levedar uma sociedade mais feliz. Ide pelo mundo e levai a mensagem de Jesus. Sois estrela que há-de brilhar na escuridão. Sois fermento que deve levedar uma sociedade mais feliz. Sois grãos de sal que irá dar novo sabor à vida do mundo.

Leia mais

1 Coríntios 15,4: E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé.

1 Coríntios 15,4: E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé. BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER PERGUNTA 30 PERGUNTA 30: Como nos aplica o Espírito a redenção adquirida por Cristo? Resposta: O Espírito aplica-nos a redenção adquirida por Cristo pelo chamado eficaz,

Leia mais

No Calendário Litúrgico há um Memorial da Realeza de Maria em 22 de Agosto. Maria é invocada como : * Rainha dos Anjos. * Rainha dos Patriarcas.

No Calendário Litúrgico há um Memorial da Realeza de Maria em 22 de Agosto. Maria é invocada como : * Rainha dos Anjos. * Rainha dos Patriarcas. À Santíssima Virgem foi dado o título de "Rainha" pelo papa Pio XII durante o Primeiro Ano Mariano que foi de 8 de Dezembro de 1953 a 8 de Dezembro de 1954. No Calendário Litúrgico há um Memorial da Realeza

Leia mais

Carta Apostólica PORTA FIDEI (A porta da fé) Papa Bento XVI proclamou o ANO DA FÉ

Carta Apostólica PORTA FIDEI (A porta da fé) Papa Bento XVI proclamou o ANO DA FÉ Explicar rapidamente sobre o ano da fé Carta Apostólica PORTA FIDEI (A porta da fé) Papa Bento XVI proclamou o ANO DA FÉ De 10 de outubro de 2012 a 24 de novembro de 2013 Celebração dos 50 anos do início

Leia mais

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo 1

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo 1 Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo 1 Confissão de Fé I. Das Escrituras Cremos que a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus, a verdade dada aos homens. Não foi escrita por vontade humana, mas inspirada por

Leia mais

Missa do Dia. «Todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus»

Missa do Dia. «Todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus» 78 tempo DO NATAL Missa do Dia LEITURA I Is 52, 7-10 Leitura do Livro de Isaías «Todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus» Como são belos sobre os montes os pés do mensageiro que anuncia

Leia mais

PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM ITAOCARA

PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM ITAOCARA PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM ITAOCARA 4 Leis Espirituais 1. Lei Espiritual Deus AMA você e oferece um Plano maravilhoso para a sua vida. O Amor de Deus: "Com amor eterno te amei; também com amável benignidade

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO 10 o Nisso cremos Nossa declaração de fé é esta: Professamos e ensinamos que a salvação é o livramento

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 8. Na Igreja, que é o corpo de Cristo, coluna e firmeza da verdade, uma, santa e universal assembleia dos fiéis remidos de todas as eras e todos os lugares, chamados do mundo pelo Espírito Santo para

Leia mais

Missa da Ceia do Senhor

Missa da Ceia do Senhor Missa da Ceia do Senhor Entrada 1: Venham comigo Vamos comer minha Páscoa Isto é meu corpo Isto também é meu sangue Eis o meu testamento Até que se cumpra o Reino de Deus 1. Todo dia é preciso lembrar

Leia mais

Lição 8 para 24 de novembro de 2018

Lição 8 para 24 de novembro de 2018 A UNIDADE NA FÉ Lição 8 para 24 de novembro de 2018 Um elemento unificador é compartilhar uma doutrina comum (Atos 2:42). Compartilhar as mesmas doutrinas fundamentais, embora possamos ter pequenas diferenças

Leia mais

Conhecendo a doutrina da Trindade

Conhecendo a doutrina da Trindade P á g i n a 1 Conhecendo a doutrina da Trindade Por: Rev. Francisco Macena da Costa. Neste módulo de estudos, vamos avançar no estudo da doutrina bíblica da Trindade a fim de conhecermos a revelação de

Leia mais

Ficai connosco, Senhor Por vezes a tristeza e desânimo entram no nosso caminhar, e tiram-nos a coragem de vos seguir. Por vezes a vida não tem sabor,

Ficai connosco, Senhor Por vezes a tristeza e desânimo entram no nosso caminhar, e tiram-nos a coragem de vos seguir. Por vezes a vida não tem sabor, Ficai connosco, Senhor Por vezes a tristeza e desânimo entram no nosso caminhar, e tiram-nos a coragem de vos seguir. Por vezes a vida não tem sabor, os dias são como que cinzentos e estamos como que mortos.

Leia mais

LIÇÃO 13 A EVANGELIZAÇÃO INTEGRAL NESTA ÚLTIMA HORA

LIÇÃO 13 A EVANGELIZAÇÃO INTEGRAL NESTA ÚLTIMA HORA INTRODUÇÃO - Concluindo o estudo deste trimestre sobre evangelização, estudaremos a necessária integralidade desta atividade mais importante, da razão de ser da igreja. - A evangelização tem de ser integral.

Leia mais

HOMILIA DE DOM DAMASKINOS PARA A FESTA DA EPIFANIA DO SENHOR EM CURITIBA, EM 06 / 01 / 2019.

HOMILIA DE DOM DAMASKINOS PARA A FESTA DA EPIFANIA DO SENHOR EM CURITIBA, EM 06 / 01 / 2019. HOMILIA DE DOM DAMASKINOS PARA A FESTA DA EPIFANIA DO SENHOR EM CURITIBA, EM 06 / 01 / 2019. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, um só Deus. Amém. - Reverendos Padres, - Ilustríssimos Senhores

Leia mais

Sumário. Prefácio... 13

Sumário. Prefácio... 13 Sumário Prefácio... 13 PARTE UM O LEGADO ISRAELITA 1. Cristianismo e judaísmo... 29 A separação dos caminhos... 29 O cristianismo e o cânone hebraico da Escritura... 40 O cristianismo e a interpretação

Leia mais

A DOUTRINA DE CRISTO DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO

A DOUTRINA DE CRISTO DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO A DOUTRINA DE CRISTO DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO (sec. I ao sec. IV) 1. IGREJA PRIMITIVA: Considerava Cristo como sendo humano e divino. Filho do homem e também Filho de Deus. Era considerado legítimo objeto

Leia mais

Propriedades essenciais da Igreja: a unidade, a catolicidade, a santidade e a apostolicidade

Propriedades essenciais da Igreja: a unidade, a catolicidade, a santidade e a apostolicidade O Instituto de Educação a Distância, IEAD RCCBRASIL, oferece aos carismáticos a oportunidade de se aprofundarem na História da Igreja. O curso tem o objetivo de estudar os modelos eclesiológicos e missionários,

Leia mais

Caminhada pelo Catecismo

Caminhada pelo Catecismo 1 Bibliografia 2 Caminhada pelo Catecismo 127 128 129 126 125 124 123 99 100 101 102 98 97 96 95 71 72 73 74 70 69 68 67 43 44 45 46 42 41 40 39 15 16 17 18 14 122 121 120 119 118 117 116 115 114 113 103

Leia mais

Natividade de Maria Sex, 08 de Setembro de :27

Natividade de Maria Sex, 08 de Setembro de :27 O Teu nascimento, Mãe de Deus, trouxe alegria para toda a esfera terrestre, pois de Ti nasceu o Sol da Justiça, Cristo, o nosso Deus, diz um antigo hino oriental sobre o nascimento de Nossa Senhora. Seu

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 3. No Senhor Jesus Cristo, o Filho Unigênito de Deus, plenamente Deus, plenamente Homem, na concepção e no Seu nascimento virginal, em Sua morte vicária e expiatória, em Sua ressurreição corporal dentre

Leia mais

A ambiguidade da igreja

A ambiguidade da igreja Tema 1 A ambiguidade da igreja [ 1Coríntios 1.1-17 ] 1Coríntios 1.1-17 1 Paulo, chamado pela vontade de Deus para ser apóstolo de Jesus Cristo, e o irmão Sóstenes, 2 à igreja de Deus que está em Corinto,

Leia mais

CRISTO CUMPRIU E ACABOU COM O REGIME DO ANTIGO TESTAMENTO

CRISTO CUMPRIU E ACABOU COM O REGIME DO ANTIGO TESTAMENTO CRISTO CUMPRIU E ACABOU COM O REGIME DO ANTIGO TESTAMENTO A glória de Jesus Cristo brilha ainda mais claramente quando O vemos em sua relação apropriada com o Antigo Testamento. Ele tem uma relação magnificente

Leia mais

Jesus Cristo ressuscitou dos mortos e permaneceu entre os homens de forma visível, durante quarenta dias, e depois subiu aos Céus.

Jesus Cristo ressuscitou dos mortos e permaneceu entre os homens de forma visível, durante quarenta dias, e depois subiu aos Céus. Antes de falarmos em Ascensão, que Cristo subiu aos céus, devemos ter em mente que não poderia ter havido Ascensão, se não tivesse havido Ressurreição. Jesus Cristo ressuscitou dos mortos e permaneceu

Leia mais

Quando Jesus morreu, já não era mais necessário observar as cerimônias do sistemas sacrificial.

Quando Jesus morreu, já não era mais necessário observar as cerimônias do sistemas sacrificial. Quando Jesus morreu, já não era mais necessário observar as cerimônias do sistemas sacrificial. Jesus introduziu outras ordenanças que deveriam ser praticadas pelos cristãos. O LAVA-PÉS Disse-lhe Jesus:

Leia mais

DOMINGO V DA QUARESMA

DOMINGO V DA QUARESMA DOMINGO V DA QUARESMA LEITURA I Ez 37, 12-14 «Infundirei em vós o meu espírito e revivereis» Leitura da Profecia de Ezequiel Assim fala o Senhor Deus: «Vou abrir os vossos túmulos e deles vos farei ressuscitar,

Leia mais

O que vem primeiro: o arrependimento ou a fé?

O que vem primeiro: o arrependimento ou a fé? O que vem primeiro: o arrependimento ou a fé? O dom de Deus foi manifesto e anunciado a todos os homens e é esta mensagem (fé) que concede poder a todos que nela confiam ( Jo 1:12 ). A palavra é viva e

Leia mais

O Espírito Santo. Ontem e Hoje

O Espírito Santo. Ontem e Hoje O Espírito Santo Ontem e Hoje E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem

Leia mais

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI)

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) Teologia Bíblica da Missão de Deus RELEMBRAR A MISSÃO NOS EVANGELHOS 1. Jesus Cristo homem é o exemplo padrão para o exercício da Missão de Deus (intimidade

Leia mais

Celebração do Mês de Maria

Celebração do Mês de Maria Celebração do Mês de Maria Quarta-feira, 22 de maio de 2013 Pais e Padrinhos das Crianças da Catequese Ritos Iniciais Pres. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo Pres. A graça de nosso Senhor

Leia mais

Título: VÁRIOS ASPECTOS DO REINO Autor: D. T. GRIMSTON. Literaturas em formato digital:

Título: VÁRIOS ASPECTOS DO REINO Autor: D. T. GRIMSTON. Literaturas em formato digital: Título: VÁRIOS ASPECTOS DO REINO Autor: D. T. GRIMSTON Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos:

Leia mais

Nestas palavras o profeta, Isaías indicou os Dons que devia possuir o Messias.

Nestas palavras o profeta, Isaías indicou os Dons que devia possuir o Messias. No Antigo Testamento podemos ler em Isaías: - Brotará uma vara do tronco de Jessé e um rebento das suas raízes: - Espírito de Sabedoria e de Entendimento. - Espírito de Conselho e de Fortaleza. - Espírito

Leia mais

Capítulo 2. Contexto histórico da formulação dos credos

Capítulo 2. Contexto histórico da formulação dos credos Capítulo 2 Contexto histórico da formulação dos credos Rev. Carlos Eduardo Calvani Para meditar: Senhor, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração. Antes que os montes nascessem, ou que formasses

Leia mais

A TRANSMISSÃO DA REVELAÇÃO DIVINA Catequese com adultos Chave de Bronze

A TRANSMISSÃO DA REVELAÇÃO DIVINA Catequese com adultos Chave de Bronze A TRANSMISSÃO DA REVELAÇÃO DIVINA 12-11-2011 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze Semana Passada Transmitir 1.enviar de um lugar a outro 2. fazer chegar a; conduzir; transportar 3. transferir para

Leia mais

Dogmas marianos: conheça as verdades de fé sobre Maria

Dogmas marianos: conheça as verdades de fé sobre Maria Dogmas marianos: conheça as verdades de fé sobre Maria A Igreja possui uma série de verdades de fé, conhecidas como dogmas, em que os católicos devem crer. No total, são 44 dogmas subdivididos em 8 categorias

Leia mais

Formas incorretas de se entender a Trindade

Formas incorretas de se entender a Trindade Formas incorretas de se entender a Trindade INTRODUÇÃO A partir do século II, começaram a aparecer na região de Alexandria (norte do Egito, que era um grande centro de estudos e debates) uma grande safra

Leia mais

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Fazer o Sinal da Cruz)

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Fazer o Sinal da Cruz) Começamos o Rosário dizendo... Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Fazer o Sinal da Cruz) 1- Começe rezando o Creio em Deus Pai (Credo) 2- Reze um pai-nosso 3- Reze três Ave-Maria 1 ave-maria

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS, O.CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM IV DOMINGO DO ADVENTO -ANO A A ESTRELA DA MANHA 20 de Dezembro

Leia mais

MISSA SOLENE DO DIA DE NATAL. 1. Nasceu o Salvador do mundo! O Verbo fez-se carne

MISSA SOLENE DO DIA DE NATAL. 1. Nasceu o Salvador do mundo! O Verbo fez-se carne MISSA SOLENE DO DIA DE NATAL 1. Nasceu o Salvador do mundo! O Verbo fez-se carne Caríssimos pequeninos, adolescentes e jovens, meninas do Lar de Santa Teresinha, irmãos e irmãs na fé, reunimo-nos como

Leia mais

Ser testemunha de Jesus em fraternidade

Ser testemunha de Jesus em fraternidade Ser testemunha de Jesus em fraternidade Escuta do evangelho do domingo Jo 10,1-10; Eu Sou a Porta das ovelhas Estamos sempre à meditar sobre a nossa identidade No nosso voto, nos comprometemos à aprofundar

Leia mais

Gr.Bíblico. Evangelho de. Nossa Senhora Conceição. São Marcos Ano litúrgico B

Gr.Bíblico. Evangelho de. Nossa Senhora Conceição. São Marcos Ano litúrgico B 1 Evangelho de São Marcos Ano litúrgico B 2 O mais antigo O Evangelho de São Marcos é o segundo dos quatro evangelhos do Novo Testamento e um dos três chamados de sinópticos, junto com o Evangelho de São

Leia mais

Romanos 6:3-4 ensina o batismo na água?

Romanos 6:3-4 ensina o batismo na água? Seria incorreto designar o batismo de Romanos 6:3-4 o batismo na água de João Batista, de Jesus ou de Pedro no dia de Pentecostes. Procurará em vão encontrar qualquer menção de água mesmo no livro inteiro

Leia mais

De fato, muitos enganadores têm saído pelo mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em corpo. Tal é o enganador e o anticristo.

De fato, muitos enganadores têm saído pelo mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em corpo. Tal é o enganador e o anticristo. 01.0516 Introdução Filhinhos, esta é a última hora; e, assim como vocês ouviram que o anticristo está vindo, já agora muitos anticristos têm surgido. Por isso sabemos que esta é a última hora. 1Jo 2.18

Leia mais

«Jesus, lembra-te de mim quando entrares no Teu reino». Ele respondeu-lhe : «Em verdade te digo : Hoje estarás comigo no Paraíso».(Lc.23,42-43).

«Jesus, lembra-te de mim quando entrares no Teu reino». Ele respondeu-lhe : «Em verdade te digo : Hoje estarás comigo no Paraíso».(Lc.23,42-43). «Jesus, lembra-te de mim quando entrares no Teu reino». Ele respondeu-lhe : «Em verdade te digo : Hoje estarás comigo no Paraíso».(Lc.23,42-43). ********************** Como definição simples, a Graça é

Leia mais

Santíssima Trindade Pai, Filho e Espírito Santo

Santíssima Trindade Pai, Filho e Espírito Santo Santíssima Trindade Pai, Filho e Espírito Santo Creio em Deus Pai, Criador deste mundo grande e belo, Dos continentes e dos imensos mares, Dos astros que iluminam o dia e a noite e criador também dos seres

Leia mais