Repartição dos rendimentos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Repartição dos rendimentos"

Transcrição

1 Repartição dos rendimentos

2 Repartição primária do rendimento rendimentos primários

3 Rendimentos primários e rendimentos secundários Os rendimentos do trabalho (salários) e do capital (juros, lucros e rendas) são rendimentos primários, pois resultam de uma primeira repartição (repartição primária dos rendimentos), efetuada pelas unidades produtivas. Existe uma segunda repartição dos rendimentos (redistribuição dos rendimentos), feita pelo Estado, destinada a atenuar as desigualdades resultantes da repartição primária. Esta designa-se por repartição secundária dos rendimentos e inclui rendimentos (rendimentos secundários) como pensões de reforma, pensões de invalidez, abono de família, rendimento social de inserção e subsídio de desemprego.

4 Rendimentos primários O Salário é o rendimento que remunera o trabalho. Este rendimento pode aparecer com outras designações, como ordenado ou vencimento, por exemplo. Uma distinção importante é entre salário bruto ou ilíquido (antes de deduzidos os impostos e contribuições sociais) e salário líquido, já com estas deduções, que é o efetivamente recebido pelo trabalhador. Outra distinção a fazer-se é entre salário nominal e salário real.

5 Salário nominal e salário real O salário nominal é o valor em moeda que remunera o trabalhador em função do seu contributo para a produção. Mas sabemos que a moeda não tem sempre o mesmo valor. Em geral, esse valor diminui continuamente porque os preços sobem (inflação). Por isso, se o salário nominal não aumentar a uma taxa de variação idêntica à taxa de inflação, o salário real diminui. O salário real é o salário nominal corrigido com base na taxa de inflação e permite avaliar a evolução do poder de compra do salário nominal.

6 Salário nominal e salário real Suponhamos que um trabalhador recebia em 2011 um salário mensal de 500 euros. Em 2012, tem um aumento de 25 euros. Entretanto, o IPC de 2012, relativamente a 2011, foi de 110. Será que o poder de compra deste trabalhador aumentou ou diminuiu? Quanto valem os 525 euros em 2012, relativamente a 2011? Valem 1,1 vezes menos. Então, 525 = 1,1 477,3

7 Salário nominal e salário real O salário nominal é de 525 euros, em 2012, mas o salário real é de aproximadamente 477,3 euros. Isto aconteceu, obviamente, porque o salário nominal aumentou menos (5%) que os preços (10%), o que significa que o trabalhador, com 525 euros, tem ainda menos poder de compra do que tinha com os 500 euros, que ganhava no ano anterior.

8 Salário nominal e salário real salário nominal salário real = 100 IPC

9 Salário nominal e salário real 1. Constrói uma tabela que apresente os valores do salário real e as taxas de variação do salário nominal e do salário real nos anos considerados. 2. Compara a evolução dos salários nominal e real no período considerado Salário nominal ( ) IPC Salário real ( ) Taxa de variação do salário nominal - 20% 4,2% Taxa de variação do salário real - 9,1% -8,3%

10 Rendimentos primários A renda é o rendimento que remunera o proprietário de terra que a cede para fins produtivos. O juro é a remuneração de agentes económicos pelos empréstimos de capital (dinheiro), que se destina ao financiamento de investimentos. O juro é calculado com base na taxa de juro que se aplica ao montante de capital emprestado.

11 Rendimentos primários O lucro remunera o empresário pela iniciativa, pelo risco e pela capacidade de inovação. Ao nível de uma empresa, o lucro é o que resta depois dos custos com as matérias primas, as matérias subsidiárias e os equipamentos e depois de pagos os salários, juros e rendas. Lucro = Receitas Custos de produção

12 Repartição funcional dos rendimentos A repartição funcional dos rendimentos é uma perspetiva de análise que mostra como se reparte o rendimento pelos intervenientes no processo produtivo, de acordo com a função por eles desempenhada. Este tipo de análise da repartição do rendimento permite-nos saber como se repartiu o rendimento pelo trabalho e pelo capital

13 Repartição pessoal dos rendimentos A repartição pessoal dos rendimentos é uma perspetiva de análise que mostra como se distribui o rendimento pelas famílias, independentemente da função que desempenharam no processo produtivo. Este tipo de análise da repartição do rendimento permite-nos saber se existem desigualdades na repartição do rendimento e se estas desigualdades são mais ou menos profundas.

14 Repartição funcional e repartição pessoal dos rendimentos

15 Repartição funcional e repartição pessoal dos rendimentos Repartição funcional dos rendimentos Rendimento nacional salários lucros rendas juros Repartição pessoal dos rendimentos Rendimento nacional Família A Família B Família C Família D

16 Repartição funcional dos rendimentos

17 Repartição pessoal dos rendimentos Que conclusões retiras relativamente à desigualdade da repartição do rendimento no país X? Justifica com os valores apresentados na tabela Rendimento anual das famílias (milhares de euros) REPARTIÇÃO DO RENDIMENTO NO PAÍS X 2010 Percentagem em relação ao nº total de famílias percentagem do rendimento recebido por cada escalão de rendimento, em relação ao rendimento total ]10 000; ] >

18 Repartição pessoal dos rendimentos curva de Lorenz % do rendimento (acumulada) % da população (acumulada) e X Y e reta de equidistribuição A reta de equidistribuição representa uma repartição perfeitamente equitativa do rendimento. X país X Y país Y A desigualdade da repartição do rendimento é tanto maior, quanto mais afastada a curva estiver da reta de equidistribuição.. Que percentagem do rendimento cabe aos 20% mais pobres, no país X? E aos 20% mais ricos?

19 \

20 A Índice de Gini = 100 [MPN] A % do rendimento (acumulada) M 0 A % da população (acumulada) e X N P e reta de equidistribuição A área de concentração X país X O índice de Gini varia entre 0 e 100. Quanto mais próximo o índice estiver de 100, tanto maior é a desigualdade da repartição do rendimento.

21

22 Repartição pessoal dos rendimentos o leque salarial O leque salarial é a medida de desigualdade do rendimento do trabalho, que mostra a relação existente entre o salário máximo e o salário mínimo praticados num país. Assim, se num determinado país o salário máximo for de 3000 e o salário mínimo 600, o leque salarial será: leque salarial = salário mínimo salário máximo 600 leque salarial = = 3000 Este valor significa que neste país o salário mínimo é 1/5 do salário máximo, ou que o salário máximo é 5 vezes superior ao salário mínimo. 1 5

23 Repartição pessoal dos rendimentos o leque salarial Alguns fatores que influenciam o leque salarial: O género; O nível de formação académica; A experiência profissional; As capacidades individuais; A produtividade do trabalho e a força sindical, nas comparações internacionais.

24 Repartição pessoal dos rendimentos rendimento per capita O rendimento per capita é o rendimento médio por habitante. É utilizado para fazer comparações internacionais, inter-regionais e intertemporais. rendimento per capita = rendimento nacional população total Index mundi Pordata

25 Repartição pessoal dos rendimentos limitações do rendimento per capita O rendimento per capita é um indicador muito utilizado para avaliar o nível de desenvolvimento dos países, mas apresenta algumas limitações. É uma média e, por isso, oculta as desigualdades sociais. Ignora o setor informal da economia. Não discrimina a natureza da riqueza.

26 1. Interpreta o valor do rendimento per capita em Explica duas das limitações do rendimento per capita como indicador de desenvolvimento. 3. Relaciona, com base no gráfico e no quadro, a evolução do rendimento per capita com a evolução da taxa de risco de pobreza total e por géneros.

27 Políticas de redistribuição dos rendimentos A redistribuição dos rendimentos é feita pelo Estado. O Estado transfere as contribuições sociais das empresas e famílias e parte dos impostos cobrados a estes agentes económicos, regra geral, para os estratos mais desfavorecidos da população, sob a forma de pensões, subsídios e comparticipações. Além disso, o Estado presta diretamente serviços essenciais ou subsidia empresas ou outras instituições privadas que o façam.

28 Políticas de redistribuição dos rendimentos Os objetivos fundamentais da redistribuição dos rendimentos são: Atenuar as desigualdades decorrentes da repartição primária dos rendimentos; Proteger os indivíduos que se encontram temporária ou permanentemente em situações de fragilidade como: velhice; invalidez; deficiência; doença e desemprego; Prestação de serviços e fornecimento de bens essenciais gratuitamente ou a preços inferiores aos de mercado, para que os estratos da população mais desfavorecidos a eles tenham acesso justiça, educação, saúde, etc.

29 Políticas de redistribuição dos rendimento políticas fiscais As políticas fiscais traduzem-se na preocupação do Estado em cobrar impostos, atendendo a critérios de justiça social, isto é, tributando mais os rendimentos mais elevados e tributando menos os rendimentos mais baixos. É o que acontece, por exemplo, com o IRS (imposto sobre o rendimento das pessoas singulares). O IRS é um imposto direto progressivo, isto é, as taxas aplicadas sobre os rendimentos das famílias são tanto mais elevadas quanto mais elevados forem os seus rendimentos. Além disso, as famílias com rendimentos muito baixos estão isentas. Por outro lado, o valor do imposto cobrado depende de fatores como: número de filhos, despesas de saúde, despesas com a educação, etc.

30 Políticas de redistribuição dos rendimentos As políticas sociais englobam: As prestações da segurança social pensões de velhice, pensões de invalidez, subsídios por doença, subsídio de desemprego, abono de família, rendimento social de inserção, etc. Serviços essenciais prestados pelo Estado diretamente assistência médica e hospitalar, justiça e proteção jurídica, educação, etc. Muitas vezes, o estado subsidia empresas e instituições privadas, nomeadamente nas áreas da educação e da saúde para que estas forneçam estes serviços essenciais a preços inferiores aos de mercado.

31 O salário mínimo em Portugal

32 Rendimento disponível das famílias

Políticas económicas e sociais do Estado português

Políticas económicas e sociais do Estado português Políticas económicas e sociais do Estado português Políticas Conjunturais Políticas (exemplos): Fiscal Orçamental Monetária De preços De combate ao desemprego De redistribuição dos rendimentos Social Política

Leia mais

(AVALIAÇÃO DO REGIME NÃO PRESENCIAL E AVALIAÇÃO DE RECURSO)

(AVALIAÇÃO DO REGIME NÃO PRESENCIAL E AVALIAÇÃO DE RECURSO) Escola Secundária Cacilhas-Tejo MATRIZ DE EXAME (AVALIAÇÃO DO REGIME NÃO PRESENCIAL E AVALIAÇÃO DE RECURSO) Disciplina: Economia A Módulo 1,2,3 (Um, Dois, Três) ENSINO RECORRENTE MÓDULOS CAPITALIZÁVEIS

Leia mais

ECONOMIA 10º ANO. Os agentes económicos. Fluxos reais e fluxos monetários.

ECONOMIA 10º ANO. Os agentes económicos. Fluxos reais e fluxos monetários. ECONOMIA 10º ANO Os agentes económicos. Fluxos reais e fluxos monetários. O circuito económico como representação das relações entre os agentes económicos A atividade económica é todo o esforço desenvolvido

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Economia A 10º ano Ano lectivo: 2017/2018 CONTEÚDOS OBJECTIVOS ESPECÍFICOS ESTRATÉGIAS AVALIAÇÃO BLOCOS

PLANIFICAÇÃO ANUAL Economia A 10º ano Ano lectivo: 2017/2018 CONTEÚDOS OBJECTIVOS ESPECÍFICOS ESTRATÉGIAS AVALIAÇÃO BLOCOS PLANIFICAÇÃO ANUAL Economia A 10º ano Ano lectivo: 2017/2018 Actividades de diagnóstico e de integração dos alunos Apresentação mútua e da disciplina Estabelecimento de regras e de métodos de trabalho

Leia mais

VISITA VIRTUAL.

VISITA VIRTUAL. PLANTA DA ESCOLA VISITA VIRTUAL http://www.eseqlx.net/queirosbeta/index.php/eseq-informacoes/multimedia/79-visita-virtual MESTRADO EM ENSINO DE ECONOMIA E CONTABILIDADE INICIAÇÃO À PRÁTICA PROFISSIONAL

Leia mais

DOS MAIORES DE 23 ANOS NOME:

DOS MAIORES DE 23 ANOS NOME: Notas: Apresente o seu documento de identificação. Coloque o nome em todas as folhas. Leia atentamente cada questão antes de iniciar a sua resposta. Grupo 1 [10 VALORES] Relativamente a cada questão, assinale

Leia mais

P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL - P AF C

P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL - P AF C P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL - P AF C DEPARTAMENTO: Ciências Sociais e Humanas ÁREA : Ciências Sociais e Gestão COMPONENTE DO CURRÍCULO /DISCIPLINA: ECONOMIA A NÍVEL DE ENSINO: Secundário ANO: 10º ano

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de ECONOMIA A do 10.º Ano. 1.º Período Descritores do Perfil dos Alunos

Síntese da Planificação da Disciplina de ECONOMIA A do 10.º Ano. 1.º Período Descritores do Perfil dos Alunos Síntese da Planificação da Disciplina de ECONOMIA A do 10.º Ano 1. A atividade económica e a ciência económica Explicitar a especificidade do objeto de estudo da Economia; Explicar em que consiste o problema

Leia mais

Outras Atividades. 1. Retira da NET três mapas do território português (NUTS II) e ilustra-os segundo:

Outras Atividades. 1. Retira da NET três mapas do território português (NUTS II) e ilustra-os segundo: Outras Atividades 1. Retira da NET três mapas do território português (NUTS II) e ilustra-os segundo: 1.1. A esperança média de vida à nascença (elabora uma legenda que te permita distinguir três níveis

Leia mais

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO VERSÃO 1

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO VERSÃO 1 EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO 10.º/11.º ou 11.º/12.º Anos de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 286/89, de 29 de Agosto Programas novos e Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março) PROVA 712/12 Págs. Duração

Leia mais

EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO. Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância: 30 minutos.

EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO. Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância: 30 minutos. EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Prova Escrita de Economia A 11.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Prova 712/2.ª Fase 15 Páginas Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância:

Leia mais

Economia A. Unidade 9. A Contabilidade Nacional

Economia A. Unidade 9. A Contabilidade Nacional Unidade 9 A Contabilidade Nacional Noção de Contabilidade Nacional Contabilidade Nacional A Contabilidade Nacional representa, de uma forma quantificada e simplificada, as operações económicas efetuadas

Leia mais

STC_4-AR1. Educação e Formação de Adultos Ficha Informativa. Ciência

STC_4-AR1. Educação e Formação de Adultos Ficha Informativa. Ciência STC_4-AR1 Educação e Formação de Adultos Ficha Informativa Ciência Núcleo Gerador: Relações Económicas Núcleo Gerador: Gestão e Economia Resultado de Aprendizagem: Sociedade, Tecnologia e Ciência no Contexto

Leia mais

EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO. Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância: 30 minutos.

EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO. Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância: 30 minutos. EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Prova Escrita de Economia A 11.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Prova 712/2.ª Fase 15 Páginas Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância:

Leia mais

Macroeconomia - Teste Intercalar 22 de abril de 2015, 12h00 Duração da Prova: 1 hora

Macroeconomia - Teste Intercalar 22 de abril de 2015, 12h00 Duração da Prova: 1 hora Macroeconomia - Teste Intercalar 22 de abril de 2015, 12h00 Duração da Prova: 1 hora Identificação do Aluno Nome: Nº Respostas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 N a) a) a) a) a) a) a)

Leia mais

MATRIZ DE EXAME (AVALIAÇÃO DO REGIME NÃO PRESENCIAL E AVALIAÇÃO DE RECURSO)

MATRIZ DE EXAME (AVALIAÇÃO DO REGIME NÃO PRESENCIAL E AVALIAÇÃO DE RECURSO) MATRIZ DE EXAME (AVALIAÇÃO DO REGIME NÃO PRESENCIAL E AVALIAÇÃO DE RECURSO) Escola Secundária Cacilhas-Tejo ENSINO RECORRENTE MÓDULOS CAPITALIZÁVEIS Disciplina: Economia A Duração da Prova: 135 minutos

Leia mais

MATRIZ DA PROVA DE EXAME A NÍVEL DE ESCOLA AO ABRIGO DO DECRETO-LEI Nº 357/2007, DE 29 DE OUTUBRO

MATRIZ DA PROVA DE EXAME A NÍVEL DE ESCOLA AO ABRIGO DO DECRETO-LEI Nº 357/2007, DE 29 DE OUTUBRO MATRIZ DA PROVA DE EXAME A NÍVEL DE ESCOLA AO ABRIGO DO DECRETO-LEI Nº 357/2007, DE 29 DE OUTUBRO 1. Unidades temáticas, conteúdos e objectivos/competências (Duração: 90 minutos + 30 minutos de tolerância)

Leia mais

APOIO FINANCEIRO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONTRATOS DE APOIO À FAMÍLIA CONTRATOS SIMPLES E DE DESENVOLVIMENTO

APOIO FINANCEIRO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONTRATOS DE APOIO À FAMÍLIA CONTRATOS SIMPLES E DE DESENVOLVIMENTO APOIO FINANCEIRO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONTRATOS DE APOIO À FAMÍLIA PROCEDIMENTO PARA O ANO LETIVO DE 2018/2019 Ao Estado compete apoiar as famílias no exercício dos seus direitos e no cumprimento

Leia mais

Necessidade de financiamento da economia diminui. Poupança das famílias aumenta.

Necessidade de financiamento da economia diminui. Poupança das famílias aumenta. 29 de junho de 2012 Contas Nacionais Trimestrais Por Sector Institucional (Base 2006) 1º Trimestre de 2012 Necessidade de financiamento da economia diminui. Poupança das famílias aumenta. No ano terminado

Leia mais

Exame Final Nacional de Economia A Prova 712 Época Especial Ensino Secundário º Ano de Escolaridade

Exame Final Nacional de Economia A Prova 712 Época Especial Ensino Secundário º Ano de Escolaridade Exame Final Nacional de Economia A Prova 712 Época Especial Ensino Secundário 2018 11.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância: 30 minutos.

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro

Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro Normas Reguladoras de Funcionamento das Atividades de Animação e de Apoio à Família dos Jardins de Infância da Rede Pública do Concelho de Oliveira do Bairro

Leia mais

Quadro 1a. Perspectivas Macroeconómicas nível (10 6 euros) taxa de variação. taxa de variação

Quadro 1a. Perspectivas Macroeconómicas nível (10 6 euros) taxa de variação. taxa de variação Quadro 1a. Perspectivas Macroeconómicas 2013 2013 2014 2015 2016 2017 nível (10 6 euros) 1. PIB (real) 1 B1*g 162852,2-1,4 1,2 1,5 1,7 1,8 1,8 2. PIB (nominal) B1*g 165666,3 0,3 2,0 2,4 3,4 3,7 3,7 Componentes

Leia mais

Faculdade de Direito Universidade Nova de Lisboa. MACROECONOMIA Teste intermédio 11/4/08. Nome n.º. Grupo I (14 valores)

Faculdade de Direito Universidade Nova de Lisboa. MACROECONOMIA Teste intermédio 11/4/08. Nome n.º. Grupo I (14 valores) Faculdade de Direito Universidade Nova de Lisboa MACROECONOMIA Teste intermédio 11/4/08 Nome n.º Duração: 1 hora e 30 minutos Responda a todas as perguntas no enunciado de exame. Use as costas como folha

Leia mais

ESTRUTURA DA INTERVENÇÃO NO DEBATE ORGANIZADO PELA FENPROF

ESTRUTURA DA INTERVENÇÃO NO DEBATE ORGANIZADO PELA FENPROF ESTRUTURA DA INTERVENÇÃO NO DEBATE ORGANIZADO PELA FENPROF Encontro Nacional de Professores e Educadores Aposentados em 19.4.2012 I A PERDA DO PODER DE COMPRA DAS PENSÕES 2000-2012 ANO Diploma legal Portaria

Leia mais

Contrato Simples (alunos dos 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário) e Contrato de Desenvolvimento (Pré-Escolar) Ano Letivo 2017/2018

Contrato Simples (alunos dos 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário) e Contrato de Desenvolvimento (Pré-Escolar) Ano Letivo 2017/2018 Contrato Simples (alunos dos 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário) e Contrato de Desenvolvimento (Pré-Escolar) Ano Letivo 2017/2018 Exmo. Senhor Encarregado de Educação, De acordo com

Leia mais

DOCUMENTO DE SUPORTE PARA A APRESENTAÇÃO DO MINISTRO DE ESTADO E DAS FINANÇAS EM CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

DOCUMENTO DE SUPORTE PARA A APRESENTAÇÃO DO MINISTRO DE ESTADO E DAS FINANÇAS EM CONFERÊNCIA DE IMPRENSA DOCUMENTO DE SUPORTE PARA A APRESENTAÇÃO DO MINISTRO DE ESTADO E DAS FINANÇAS EM CONFERÊNCIA DE IMPRENSA A 14 DE JULHO DE 2011 1 Cenário Macroeconómico 2010 2011 2012 Despesa Nacional - taxa de variação

Leia mais

PROJECTO DE LEI Nº 465/XI IMPÕE LIMITES À COBRANÇA DE DESPESAS DE MANUTENÇÃO DE CONTAS BANCÁRIAS. Nota Justificativa

PROJECTO DE LEI Nº 465/XI IMPÕE LIMITES À COBRANÇA DE DESPESAS DE MANUTENÇÃO DE CONTAS BANCÁRIAS. Nota Justificativa PROJECTO DE LEI Nº 465/XI IMPÕE LIMITES À COBRANÇA DE DESPESAS DE MANUTENÇÃO DE CONTAS BANCÁRIAS Nota Justificativa Actualmente, para a generalidade dos cidadãos, é obrigatório abrir uma conta bancária

Leia mais

Testes Intermédios 2018/2019

Testes Intermédios 2018/2019 Testes Intermédios 2018/2019 Informação - Economia A Ano de escolaridade 11.º ano Data 10/ 04 / 2019 Duração 120 + 30 minutos OBJETO DE AVALIAÇÃO A prova tem por referência os documentos curriculares em

Leia mais

Além, A.C., Macroeconomia, SP: Elsevier, 2010 Capítulo 1

Além, A.C., Macroeconomia, SP: Elsevier, 2010 Capítulo 1 Além, A.C., Macroeconomia, SP: Elsevier, 2010 Capítulo 1 Keynes e a Teoria Geral do Emprego Agregados Macroeconômicos: produto, renda, consumo, investimento, poupança. Desemprego Desigualdade Inflação

Leia mais

Poupança e financiamento da economia portuguesa

Poupança e financiamento da economia portuguesa Poupança e financiamento da economia portuguesa Fernando Alexandre (U Minho), Luís Aguiar-Conraria (U Minho), Miguel Portela (U Minho) e Pedro Bação (U Coimbra) Associação Portuguesa de Seguradores 30

Leia mais

ANO LETIVO 2018/2019 CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE ECONOMIA - 10º Ano

ANO LETIVO 2018/2019 CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE ECONOMIA - 10º Ano NO LTVO 2018/2019 RTÉROS SPÍOS VLÇÃO ONOM - º no tividade conómica e a - xplicitar a especificidade do objeto de estudo iência conómica da conomia; - xplicar em que consiste o problema económico relacionando

Leia mais

AS DESIGUALDADES ENTRE HOMENS E MULHERES NÃO ESTÃO A DIMINUIR EM PORTUGAL

AS DESIGUALDADES ENTRE HOMENS E MULHERES NÃO ESTÃO A DIMINUIR EM PORTUGAL A situação da mulher em Portugal Pág. 1 AS DESIGUALDADES ENTRE HOMENS E MULHERES NÃO ESTÃO A DIMINUIR EM PORTUGAL RESUMO DESTE ESTUDO No 8 de Março de 2008, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher,

Leia mais

Quadros Resumo do Relatório e Contas da CPAS 2004 Índice

Quadros Resumo do Relatório e Contas da CPAS 2004 Índice Quadros Resumo do Relatório e Contas da CPAS Índice 1 - Beneficiários Inscritos 2 - Pensões 3 Benefícios 4 Situação Económica e Financeira 5 Análise Económica e Financeira 6 Reservas Matemáticas 7 Proveitos

Leia mais

A Economia Portuguesa Dados Estatísticos Páginas DADOS ESTATÍSTICOS

A Economia Portuguesa Dados Estatísticos Páginas DADOS ESTATÍSTICOS DADOS ESTATÍSTICOS A Economia Portuguesa Dados Estatísticos Páginas I. DADOS NACIONAIS 1. POPULAÇÃO 1.1 População Residente por Sexo e Grupo Etário: Censos 1 1.2 População Residente - Estimativas 1 2.

Leia mais

Poupança e Investimento

Poupança e Investimento Poupança e Investimento Fernando Alexandre Ordem dos Economistas, Lisboa 19 de abril 2017 Poupança e Financiamento da Economia Portuguesa 1. A importância da poupança 2. Desequilíbrios e estagnação: uma

Leia mais

PLANIFICAÇÕES ATIVIDADES E ESTRATÉGIAS. Diálogo orientado;

PLANIFICAÇÕES ATIVIDADES E ESTRATÉGIAS. Diálogo orientado; PLANIFICAÇÕES SECUNDÁRIO PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE ECONOMIA A 10º ANO DE ESCOLARIDADE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS METAS/OBJETIVOS OPERACIONALIZAÇÃO (DESCRITORES) ATIVIDADES E ESTRATÉGIAS MATERIAIS CURRICULARES

Leia mais

INFORMAÇÃO-PROVA PROVA DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E CAPACIDADES Componente Específica Economia. Código da Prova /2015

INFORMAÇÃO-PROVA PROVA DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E CAPACIDADES Componente Específica Economia. Código da Prova /2015 INFORMAÇÃO-PROVA PROVA DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E CAPACIDADES Componente Específica Economia Código da Prova 6300 2014/2015 O presente documento divulga informação relativa à Prova de Avaliação de

Leia mais

Poupança e financiamento da economia portuguesa

Poupança e financiamento da economia portuguesa Poupança e financiamento da economia portuguesa Fernando Alexandre (U Minho), Luís Aguiar-Conraria (U Minho), Miguel Portela (U Minho) e Pedro Bação (U Coimbra) Associação Portuguesa de Seguradores 21

Leia mais

Quadro 1a. Perspectivas Macroeconómicas nível (10 6 euros) taxa de variação

Quadro 1a. Perspectivas Macroeconómicas nível (10 6 euros) taxa de variação Quadro 1a. Perspectivas Macroeconómicas 2012 2012 2013 2014 2015 2016 nível (10 6 euros) 1. PIB (real) 1 B1*g 165644,9-3,2-2,3 0,6 1,5 1,8 2,2 2. PIB (nominal) B1*g 165409,2-3,3-0,6 1,8 2,7 3,5 3,7 Componentes

Leia mais

PLANO ESTRATÉGICO RELATÓRIO TRIMESTRAL DE EXECUÇÃO ORÇAMENTAL

PLANO ESTRATÉGICO RELATÓRIO TRIMESTRAL DE EXECUÇÃO ORÇAMENTAL PLANO ESTRATÉGICO RELATÓRIO TRIMESTRAL DE EXECUÇÃO ORÇAMENTAL 2.º Trimestre de 2014 I. Índice I. Índice... 1 II. Introdução... 2 III. Execução do orçamento... 2 1. Análise Orçamental Global... 2 2. Execução

Leia mais

SALÁRIO MÍNIMO - UGT EXIGE COMPROMISSO DO GOVERNO A 4 ANOS

SALÁRIO MÍNIMO - UGT EXIGE COMPROMISSO DO GOVERNO A 4 ANOS SALÁRIO MÍNIMO - UGT EXIGE COMPROMISSO DO GOVERNO A 4 ANOS Na Política de Rendimentos 2005/2006 apresentada a 01 de Setembro, a UGT reivindicou que, em sede de Comissão Permanente de Concertação Social,

Leia mais

Contrato Simples (alunos dos 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário) e Contrato de Desenvolvimento (Pré-Escolar) Ano Letivo 2018/2019

Contrato Simples (alunos dos 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário) e Contrato de Desenvolvimento (Pré-Escolar) Ano Letivo 2018/2019 Contrato Simples (alunos dos 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário) e Contrato de Desenvolvimento (Pré-Escolar) Ano Letivo 2018/2019 Exmo. Senhor Encarregado de Educação, Nos termos do

Leia mais

Uma Politica Fiscal que promova a repartição justa da riqueza

Uma Politica Fiscal que promova a repartição justa da riqueza Uma Politica Fiscal que promova a repartição justa da riqueza ALGUNS DADOS E IDEIAS QUE PRETENDEM SER UM CONTRIBUTO PARA A REFLEXÃO E DEBATE EUGÉNIO ROSA Economista edr2@netcabo.pt www.eugeniorosa.com

Leia mais

Regras Técnicas

Regras Técnicas Regras Técnicas 2007-2008 2008 Considerando o regime de atribuição de bolsas de estudo a estudantes do Ensino Superior Público, determino os critérios e procedimentos técnicos a adoptar pelos Serviços

Leia mais

Prova Escrita de Economia A

Prova Escrita de Economia A EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Prova Escrita de Economia A 11.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Prova 712/Época Especial 15 Páginas Duração da Prova: 120 minutos.

Leia mais

INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA Teste Intermédio Versão corrigida

INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA Teste Intermédio Versão corrigida NOVA SCHOOL OF BUSINESS AND ECONOMICS INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA Teste Intermédio Versão corrigida Ana Balcão Reis 5 de Abril de 20 Erica Marujo Guilherme Oliveira João Almeida Marques Margarida Rodrigues

Leia mais

Além, A.C., Macroeconomia, SP: Elsevier, 2010 Capítulo 1

Além, A.C., Macroeconomia, SP: Elsevier, 2010 Capítulo 1 Além, A.C., Macroeconomia, SP: Elsevier, 2010 Capítulo 1 Keynes e a Teoria Geral do Emprego Agregados Macroeconômicos: produto, renda, consumo, investimento, poupança. Desemprego Desigualdade Inflação

Leia mais

Economia e Sociologia. Agentes e Circuito Económico

Economia e Sociologia. Agentes e Circuito Económico Economia e Sociologia Agentes e Circuito Económico Agentes Económicos numa economia simplificada Famílias Empresas Engloba as famílias enquanto unidades de consumo e de fornecimento de trabalho e capital

Leia mais

CAPITULO 6. Rendimentos e repartição dos rendimentos

CAPITULO 6. Rendimentos e repartição dos rendimentos CAPITULO 6 Rendimentos e repartição dos rendimentos A actividade produtiva e a formação de rendimentos A repartição funcional dos rendimentos A repartição pessoal dos rendimentos A redistribuição dos rendimentos

Leia mais

Provas de Acesso ao Ensino Superior

Provas de Acesso ao Ensino Superior Provas de Acesso ao Ensino Superior Para Maiores de 3 Anos Candidatura de 08 Exame de Economia Tempo para a realização da prova: horas Tolerância: 30 minutos Material admitido: material de escrita, caneta

Leia mais

A DESPESA COM O PESSOAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA REDUZ-SE MILHÕES DE EUROS ENTRE 2011 E 2013!

A DESPESA COM O PESSOAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA REDUZ-SE MILHÕES DE EUROS ENTRE 2011 E 2013! A DESPESA COM O PESSOAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA REDUZ-SE 3.800 MILHÕES DE EUROS ENTRE 2011 E 2013! 1. Quais são as medidas de Consolidação Orçamental que mais afetam os trabalhadores da AP e os aposentados?

Leia mais

SEGURANÇA SOCIAL EM NÚMEROS

SEGURANÇA SOCIAL EM NÚMEROS SEGURANÇA SOCIAL SEGURANÇA SOCIAL EM NÚMEROS Continente e Regiões Autónomas SETEMBRO/2018 Direção-Geral da Segurança Social Instituto de Informática, I.P. Í NDICE PÁGINA Pirâmide etária da população residente

Leia mais

SEGURANÇA SOCIAL EM NÚMEROS

SEGURANÇA SOCIAL EM NÚMEROS SEGURANÇA SOCIAL SEGURANÇA SOCIAL EM NÚMEROS Continente e Regiões Autónomas SETEMBRO/2017 Direção-Geral da Segurança Social Instituto de Informática, I.P. Í NDICE PÁGINA Pirâmide etária da população residente

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 447/X

PROJECTO DE LEI N.º 447/X Grupo Parlamentar PROJECTO DE LEI N.º 447/X ALTERA A LEI N.º 53-B/2006, DE 29 DE DEZEMBRO, QUE CRIA O INDEXANTE DOS APOIOS SOCIAIS E NOVAS REGRAS DE ACTUALIZAÇÃO DAS PENSÕES E OUTRAS PRESTAÇÕES SOCIAIS

Leia mais

Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública. Vítor Gaspar

Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública. Vítor Gaspar Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública Vítor Gaspar Lisboa, 24 de outubro 2012 Figura 1. Progressos significativos nos mercados de financiamento Taxas de juro das Obrigações do Tesouro

Leia mais

Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância: 30 minutos.

Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância: 30 minutos. EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Prova Escrita de Economia A 10.º e 11.º Anos de Escolaridade Prova 712/1.ª Fase 15 Páginas Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância:

Leia mais

Aumento da exploração dos trabalhadores da Administração Pública: mais horas de trabalho, trabalho gratuito, congelamento e cortes nas remunerações

Aumento da exploração dos trabalhadores da Administração Pública: mais horas de trabalho, trabalho gratuito, congelamento e cortes nas remunerações A TRANSFERÊNCIA DE RENDIMENTOS DO TRABALHO (Função Pública) PARA O CAPITAL: contexto, instrumentos utilizados e estimativa dos rendimentos transferidos Aumento da exploração dos trabalhadores da Administração

Leia mais

Maria João Pais Maria da Luz Oliveira Maria Manuela Góis Belmiro Gil Cabrito

Maria João Pais Maria da Luz Oliveira Maria Manuela Góis Belmiro Gil Cabrito Maria João Pais Maria da Luz Oliveira Maria Manuela Góis Belmiro Gil Cabrito Economia ATUALIZAÇÃO DE DADOS ESTATÍSTICOS outubro de 2017 Todos os slides são transversais, podendo ser utilizados em qualquer

Leia mais

Políticas Económicas e Sociais

Políticas Económicas e Sociais Políticas Económicas e Sociais Conjunto de medidas implementadas pelo Estado, nas áreas económica e social, recorrendo a diferentes instrumentos, tendo como finalidade alcançar objectivos previamente traçados.

Leia mais

Prova escrita de conhecimentos específicos de Economia

Prova escrita de conhecimentos específicos de Economia Provas Especialmente Adequadas Destinadas a Avaliar a Capacidade para a Frequência dos Cursos Superiores do Instituto Politécnico de Leiria dos Maiores de 23 Anos - 2016 Instruções gerais Prova escrita

Leia mais

Continente e Regiões Autónomas. Agosto/2014. Instituto de Informática, I.P.

Continente e Regiões Autónomas. Agosto/2014. Instituto de Informática, I.P. SEGURANÇA SOCIAL Continente e Regiões Autónomas Agosto/2014 Direção-Geral da Segurança Social Instituto de Informática, I.P. Í NDICE PÁGINA Pirâmide etária da população residente em e 2060 3 Alguns indicadores

Leia mais

CONTRATOS DE APOIO À FAMÍLIA CONTRATOS SIMPLES PROCEDIMENTO PARA O ANO LETIVO 2017/2018

CONTRATOS DE APOIO À FAMÍLIA CONTRATOS SIMPLES PROCEDIMENTO PARA O ANO LETIVO 2017/2018 Nos termos do art.º 5.º, alínea h) da Portaria n.º 30/2013, de 29 de janeiro de 2013, compete à Direção-Geral da Administração Escolar, promover a gestão e acompanhamento da execução dos Contratos Simples

Leia mais

Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância: 30 minutos. Não é permitido o uso de corretor. Risque aquilo que pretende que não seja classificado.

Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância: 30 minutos. Não é permitido o uso de corretor. Risque aquilo que pretende que não seja classificado. Exame Final Nacional de Economia A Prova 712 1.ª Fase Ensino Secundário 2017 11.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância: 30 minutos. 14 Páginas

Leia mais

MACROECONOMIA I - 1E201 Licenciatura em Economia 2011/2012. Normas e indicações: 1E201, 1º Teste, Versão 1 21 Outubro º Teste - 21 Outubro 2011

MACROECONOMIA I - 1E201 Licenciatura em Economia 2011/2012. Normas e indicações: 1E201, 1º Teste, Versão 1 21 Outubro º Teste - 21 Outubro 2011 MACROECONOMIA I - 1E201 Licenciatura em Economia 2011/2012 1º Teste - 21 Outubro 2011 Normas e indicações: A prova tem a duração de 70 minutos. Não é permitida a consulta de elementos de estudo e não serão

Leia mais

Os (as) Deputados (as), Carlos César. Ivan Gonçalves. João Torres. Diogo Leão. Hugo Carvalho. Idália Serrão. Pedro Delgado Alves.

Os (as) Deputados (as), Carlos César. Ivan Gonçalves. João Torres. Diogo Leão. Hugo Carvalho. Idália Serrão. Pedro Delgado Alves. Projeto de Resolução n.º 1824/XIII Recomenda ao Governo o estabelecimento de um limite proporcional para a disparidade salarial no interior de cada organização No seu programa, o XXI Governo Constitucional

Leia mais

PORTUGAL: AGRAVAM-SE AS ASSIMETRIAS REGIONAIS

PORTUGAL: AGRAVAM-SE AS ASSIMETRIAS REGIONAIS As graves assimetrias entre as diferentes regiões tornam Portugal um país muito desigual Pág. 1 PORTUGAL: AGRAVAM-SE AS ASSIMETRIAS REGIONAIS RESUMO O INE divulgou já em 2011 as Contas Regionais Preliminares

Leia mais

OFÍCIO CIRCULAR Nº 3/ DGPGF / 2013

OFÍCIO CIRCULAR Nº 3/ DGPGF / 2013 OFÍCIO CIRCULAR Nº 3/ DGPGF / 2013 Às Escolas Básicas e Secundárias. Agrupamentos de Escolas Escolas Profissionais Públicas. X X X DATA: 2013/ janeiro / 08 ASSUNTO: Processamento de Remunerações em 2013

Leia mais

Módulo 1 (5 valores)

Módulo 1 (5 valores) INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE VISEU ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE VISEU ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PARA MAIORES DE 23 ANOS (Dec.Lei nº 64/2006, de 21 de março) Licenciatura em Gestão de

Leia mais

Prova Escrita de Economia A

Prova Escrita de Economia A EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Prova Escrita de Economia A 11.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Prova 712/Época Especial 15 Páginas Duração da Prova: 120 minutos.

Leia mais

MACROECONOMIA I - 1E201 Licenciatura em Economia 2010/2011. Normas e indicações: 1E201, Exame 2ª Época, Versão 1 2 Fevereiro 2011

MACROECONOMIA I - 1E201 Licenciatura em Economia 2010/2011. Normas e indicações: 1E201, Exame 2ª Época, Versão 1 2 Fevereiro 2011 MACROECONOMIA I - 1E201 Licenciatura em Economia 2010/2011 Exame 2ª Época - 2 Fevereiro 2011 Normas e indicações: A prova tem a duração de 150 minutos. Não é permitida a consulta de elementos de estudo

Leia mais

SEGURANÇA SOCIAL NÚMEROS

SEGURANÇA SOCIAL NÚMEROS SEGURANÇA SOCIAL SEGURANÇA SOCIAL EM NÚMEROS Continente e Regiões Autónomas SETEMBRO/2016 Direção-Geral da Segurança Social Instituto de Informática, I.P. Í NDICE PÁGINA Pirâmide etária da população residente

Leia mais

OE 2017 Segurança Social

OE 2017 Segurança Social OE 2017 Segurança Social Jorge Miguel Bravo NOVA IMS Instituto BBVA de Pensões E-mail: jbravo@novaims.unl.pt Fundação Calouste Gulbenkian, 28 Outubro 2016 Universidade Nova de Lisboa Agenda 1. Orçamento

Leia mais

Projeto de Lei nº 913/XIII (3ª) Altera o Decreto-Lei n.º 11/2008, de 17 de janeiro, que aprova o Regime de Execução do Acolhimento Familiar

Projeto de Lei nº 913/XIII (3ª) Altera o Decreto-Lei n.º 11/2008, de 17 de janeiro, que aprova o Regime de Execução do Acolhimento Familiar Projeto de Lei nº 913/XIII (3ª) Altera o Decreto-Lei n.º 11/2008, de 17 de janeiro, que aprova o Regime de Execução do Acolhimento Familiar Exposição de motivos A Lei de Proteção de Crianças e Jovens em

Leia mais

Demonstrações Financeiras Período findo em 2012

Demonstrações Financeiras Período findo em 2012 Período findo em 2012 Página 1 Índice Demonstrações financeiras para o exercício findo em Balanço em Demonstração dos Resultados em Demonstração dos Resultados por Projecto/ Actividade a Anexo Notas: Pág.

Leia mais

figura prestações sociais por indivíduo em ppc, 2011

figura prestações sociais por indivíduo em ppc, 2011 Em primeiro lugar, o peso crescente das pensões de velhice que em 2011 ultrapassam já o valor médio da EU. Em segundo lugar, o peso relativamente pequeno das componentes mais diretamente vocacionado para

Leia mais

REGULAMENTO DOS APOIOS ECÓNOMICOS DO MUNICÍPIO DE MIRANDELA

REGULAMENTO DOS APOIOS ECÓNOMICOS DO MUNICÍPIO DE MIRANDELA REGULAMENTO DOS APOIOS ECÓNOMICOS DO MUNICÍPIO DE MIRANDELA Preâmbulo No âmbito da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, foram transferidas para as autarquias locais atribuições e competências em vários

Leia mais

Demonstrações Financeiras Período findo em 2015

Demonstrações Financeiras Período findo em 2015 Período findo em 2015 Página 1 Índice Demonstrações financeiras para o exercício findo em Balanço em Demonstração dos Resultados em Demonstração dos Resultados por Projecto/ Actividade a Anexo Notas: Pág.

Leia mais

LEC206 - MACROECONOMIA II

LEC206 - MACROECONOMIA II LICENCIATURA EM ECONOMIA (2007-08) LEC206 - MACROECONOMIA II Exame Normal (23 de Junho de 2008) Duração: 60 minutos (escolha múltipla) + 120 minutos (exercícios). A classificação final é calculada como

Leia mais

Para que(m) serve o Estado? Noções de Política Fiscal Pedro Rossi

Para que(m) serve o Estado? Noções de Política Fiscal Pedro Rossi Para que(m) serve o Estado? Noções de Política Fiscal Pedro Rossi O que é o Estado? Conjunto de instituições destinadas a administrar, política, social e juridicamente, um território. Contrato social Acordo,

Leia mais

Tempo para realização da prova: 2 horas Tolerância: 30 minutos

Tempo para realização da prova: 2 horas Tolerância: 30 minutos Provas de Acesso ao Ensino Superior Para Maiores de 23 Anos Candidatura de 203 Exame de Economia Tempo para realização da prova: 2 horas Tolerância: 30 minutos Material admitido: O examinando apenas pode

Leia mais

Câmara Municipal da Trofa

Câmara Municipal da Trofa Câmara Municipal da Trofa REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE SUBSÍDIO AO ARRENDAMENTO, A ESTRATOS SOCIAIS DESFAVORECIDOS NOTA JUSTIFICATIVA (Art. 116º do Código do Procedimento Administrativo) O quadro legal

Leia mais

Portugal : Retrato Económico e Social em gráficos

Portugal : Retrato Económico e Social em gráficos Portugal 198-1: Retrato Económico e Social em gráficos E.E.F. Mercados Financeiros Setembro 15 Perante o processo de ajustamento efectuado nos últimos quatro anos, é nosso propósito mostrar e realçar que

Leia mais

EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO. Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância: 30 minutos.

EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO. Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância: 30 minutos. EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Prova Escrita de Economia A 11.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Prova 712/1.ª Fase 15 Páginas Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância:

Leia mais

SEMINÁRIO SOBRE PROPOSTAS DE MEDIDAS DE APERFEIÇOAMENTO DA PROTECÇÃO SOCIAL OBRIGATÓRIA

SEMINÁRIO SOBRE PROPOSTAS DE MEDIDAS DE APERFEIÇOAMENTO DA PROTECÇÃO SOCIAL OBRIGATÓRIA SEMINÁRIO SOBRE PROPOSTAS DE MEDIDAS DE APERFEIÇOAMENTO DA PROTECÇÃO SOCIAL OBRIGATÓRIA Pressupostos sobre o Regime de Protecção Social dos Trabalhadores dos Sectores Agrícola, Pescas e das Pequenas Actividades

Leia mais

17/01/2018 BBB FIM DO REGIME DO PAGAMENTO DE METADE DOS SUBSÍDIOS DE FÉRIAS E DE NATAL EM DUODÉCIMOS

17/01/2018 BBB FIM DO REGIME DO PAGAMENTO DE METADE DOS SUBSÍDIOS DE FÉRIAS E DE NATAL EM DUODÉCIMOS 1 BBB FIM DO REGIME DO PAGAMENTO DE METADE DOS SUBSÍDIOS DE FÉRIAS E DE NATAL EM DUODÉCIMOS 2018 2 1 LEI N.º 11/2013 DE 28 DE JANEIRO Estabeleceu um regime temporário de pagamento dos subsídios de Natal

Leia mais

REGULAMENTO FUNDO DE AÇÃO SOCIAL. (aprovado em reunião extraordinária da Assembleia Geral iniciada a 31 de março e concluída a 7 de abril de 2015)

REGULAMENTO FUNDO DE AÇÃO SOCIAL. (aprovado em reunião extraordinária da Assembleia Geral iniciada a 31 de março e concluída a 7 de abril de 2015) REGULAMENTO DO FUNDO DE AÇÃO SOCIAL 2015 (aprovado em reunião extraordinária da Assembleia Geral iniciada a 31 de março e concluída a 7 de abril de 2015) ÍNDICE Secção I... 3 Disposições gerais... 3 Secção

Leia mais

1E207 - MACROECONOMIA II

1E207 - MACROECONOMIA II LICENCIATURA EM ECONOMIA (2009-10) 1E207 - MACROECONOMIA II 2ºTeste (21 de Junho de 2010) Duração: 40 minutos (escolha múltipla) + 1 hora (exercícios). As respostas às questões de escolha múltipla serão

Leia mais

Introdução. JOHN LINDAUER, Macroeconomics

Introdução. JOHN LINDAUER, Macroeconomics Introdução A meta mais importante de um sistema econômico, que é a de produzir uma quantidade suficiente de bens e serviços, capaz de satisfazer integralmente às aspirações diversificadas e por vezes conflitantes

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO Unidade Orgânica: Escola Superior de Ciências Empresariais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO Unidade Orgânica: Escola Superior de Ciências Empresariais INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO Unidade Orgânica: Escola Superior de Ciências Empresariais Prova de de acesso ao Regime Especial Maiores de 23 anos para o ano letivo 2013/2014 (Realizada em 2013)

Leia mais

Regulamento do Fundo de Apoio Social da Freguesia Alfragide

Regulamento do Fundo de Apoio Social da Freguesia Alfragide Regulamento do Fundo de Apoio Social da Freguesia Alfragide PREÂMBULO O Fundo de apoio social tem como finalidade apoiar de forma pontual, os residentes desta freguesia, em algumas das situações do contexto

Leia mais

PROVA-MODELO DE EXAME 2

PROVA-MODELO DE EXAME 2 Prova-modelo de Exame 191 PROVA-MODELO DE EXAME I As questões que se seguem são de escolha múltipla. Das quatro respostas (A a D), apenas uma está correta. Assinale -a com uma cruz sobre a letra correspondente

Leia mais

Anteriormente vimos várias intervenções do setor público (Estado) nas atividades econômicas, motivadas pelas IMPERFEIÇÕES DO SISTEMA DE MERCADO:

Anteriormente vimos várias intervenções do setor público (Estado) nas atividades econômicas, motivadas pelas IMPERFEIÇÕES DO SISTEMA DE MERCADO: Prof. Roberto Tomaoka O SETOR PÚBLICO Anteriormente vimos várias intervenções do setor público (Estado) nas atividades econômicas, motivadas pelas IMPERFEIÇÕES DO SISTEMA DE MERCADO: Políticas Fiscal Monetária

Leia mais

Macroeconomia, FDUNL Exercícios. Escolha a resposta correcta de entre as alternativas colocadas.

Macroeconomia, FDUNL Exercícios. Escolha a resposta correcta de entre as alternativas colocadas. Macroeconomia, FDUNL Exercícios O Que é a Macroeconomia? Escolha a resposta correcta de entre as alternativas colocadas. 1. Qual dos seguintes pontos não é um assunto essencialmente macroeconómico? a)

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 815/XII/4.ª REPÕE DIREITOS NO ACESSO AO ABONO DE FAMÍLIA

PROJETO DE LEI N.º 815/XII/4.ª REPÕE DIREITOS NO ACESSO AO ABONO DE FAMÍLIA Grupo Parlamentar PROJETO DE LEI N.º 815/XII/4.ª REPÕE DIREITOS NO ACESSO AO ABONO DE FAMÍLIA Exposição de motivos Em Portugal, as políticas de austeridade com cortes salariais e de prestações sociais

Leia mais

DESCONTOS PARA A SEGURANÇA SOCIAL NOVIDADES EM 2019 QUAL O IMPACTO NOS MÉDICOS?

DESCONTOS PARA A SEGURANÇA SOCIAL NOVIDADES EM 2019 QUAL O IMPACTO NOS MÉDICOS? DESCONTOS PARA A SEGURANÇA SOCIAL NOVIDADES EM 2019 QUAL O IMPACTO NOS MÉDICOS? Não sendo atribuição do SIM o tratamento fiscal dos rendimentos do trabalho dos seus associados, as alterações estruturais

Leia mais

6. EXEMPLOS DE ESTUDOS RECENTES QUE UTILIZARAM INDICADORES SOCIAIS

6. EXEMPLOS DE ESTUDOS RECENTES QUE UTILIZARAM INDICADORES SOCIAIS 6. EXEMPLOS DE ESTUDOS RECENTES QUE UTILIZARAM INDICADORES SOCIAIS ESTUDO DO IPEA SIGNIFICÂNCIA DAS METRÓPOLES ESTUDADAS No dia 5 de agosto de 2008, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) apresentou

Leia mais

NOTA. Anexo: Parecer da APFN sobre o anteprojeto da reforma do IRS 1/8

NOTA. Anexo: Parecer da APFN sobre o anteprojeto da reforma do IRS 1/8 NOTA É entendimento da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas que as opções políticas e orçamentais devem contemplar políticas de família, políticas de justiça fiscal e políticas sociais de proteção

Leia mais