(UNB) Sobre o complexo regional nordestino, julgue os itens abaixo.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "(UNB) Sobre o complexo regional nordestino, julgue os itens abaixo."

Transcrição

1 APOSTILAS (ENEM) VOLUME COMPLETO Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) 4 VOLUMES APOSTILAS IMPRESSAS E DIGITAIS Questão 1 (UNB) Sobre o complexo regional nordestino, julgue os itens abaixo. a) Na região do agreste, situada entre a Zona da Mata e o sertão nordestino, é praticada em pequenas e médias propriedades a produção de mandioca, milho, feijão e frutas, além de matérias-primas industriais como o algodão, o fumo e o agave. b) No Sertão, às margens do rio São Francisco, amplia-se e desenvolve-se a prática da cultura irrigada de cebolas, frutas, legumes, arroz e outros produtos. c) A indústria montada no Nordeste, através dos incentivos da SUDENE, gerou um grande número de empregos, beneficiou os trabalhadores locais e aumentou o nível de renda da população. d) A exploração de petróleo fez surgir uma indústria petroquímica, localizada em Camaçari e Candeias, na região metropolitana do Recife. e) A pecuária, principal atividade do Sertão, é desenvolvida com técnicas e processos modernos: pastos plantados e melhoramento genético dos rebanhos.

2 Questão 2 (UNB) Sobre a Amazônia brasileira, julgue os itens seguintes. a) A intensificação da ocupação humana nos últimos anos, por meio das migrações, tornouse a Amazônia uma região de altas densidades demográficas. b) A região banhada pelos rios Araguaia e Tocantins destaca-se por ter se tornado um foco complexo de tensões de luta entre índios, posseiros e latifundiários. c) A industrialização da Zona Franca de Manaus, onde as empresas "montam" bens-deconsumo, principalmente eletrodomésticos, foi propiciada pelo investimento do capital local. d) Devido à fase da borracha na Amazônia ( ), algumas cidades cresceram rapidamente e o Acre foi incorporado ao território brasileiro. e) A pecuária extensiva e de corte tem crescido a partir de 1970, destacando-se a criação de búfalos nos campos de Roraima. Questão 3 (UNB) A respeito da Amazônia brasileira, julgue os itens abaixo. a) O escoamento dos minérios da Serra de Carajás, no Pará, é feito através de uma ferrovia que liga esta área ao Porto de Itaqui, em São Luís. b) Em Roraima principalmente nas áreas das Serras Parima e Pacaraima, ocorrem problemas de fronteiras com a Venezuela.

3 c) As construções de hidrelétricas têm contribuído para a solução das questões ambientais e sociais da região, porque controlam a vazão dos rios e fornecem peixes às populações ribeirinhas. d) A criação do pólo industrial e da Zona Franca comercial fizeram de Manaus a metrópole da Amazônia. e) Devido às grandes extensões de terras devolutas, os conflitos pela posse de terras têm diminuído na região. Questão 4 (UNB) Com relação ao complexo regional do Centro-Sul, é correto afirmar que. a) Nos Estados do Centro-Sul estão concentrados os maiores números de acompanhamentos dos trabalhadores sem-terra. b) A devastação da Floresta de Araucária do Paraná e da Mata Atlântica já atinge mais de 90% de suas antigas áreas. c) É o complexo regional que apresenta menores contrastes internos, comparados com os outros complexos regionais do Brasil. d) No Vale do Paraíba, encontra-se localizadas as atividades industriais mais modernas do país, além de importante área hortigranjeira e zona pecuária leiteira. e) A rica fauna do Pantanal mato-grossense tem sofrido uma intensa ação predatória nos últimos anos. Questão 5

4 (UNB) Sobre a divisão do espaço brasileiro em três grandes complexos regionais ilustrados no mapa abaixo, julgue os itens abaixo. a) Baseia-se em critérios político-administrativo e nos contrastes fisiográficos do Brasil b) A política econômica do governo Collor de linha neoliberal desarticulou a divisão do Brasil pelos órgãos de planejamento. c) A região representada por A, uma fronteira de expansão agrícola, pode ser caracterizada por um processo de ocupação predatório. d) A região representada por B pode ser caracterizada como de frágil base econômica e social, refluxo populacional e grandes disparidades naturais. e) A região representada por C pode ser caracterizada por uma rede urbana melhor estruturada em relação às demais regiões e pela agropecuária moderna com finalidade comercial. Questão 6 (FESP) As afirmativas a seguir fazem referências a algumas das características geográficas da Região Sul do Brasil. Identifique a alternativa correta.

5 1. Localizada ao sul do Trópico de Capricórnio, é a única região do país onde se verifica a predominância do clima subtropical. 2. É formada em sua maior parte por uma vasta superfície aplainada, onde predominam chapadas e vales em U. 3. A influência européia distingue a Região do restante do país, determinando inclusive o tipo de estrutura fundiária. 4. Em algumas áreas da região, como o norte do Paraná, os processos de erosão acelerada se constituem num grave problema ambiental. 5. A vegetação dominante na Região é composta de árvores relativamente baixas, de troncos e galhos retorcidos do tipo xerófitas. Essa formação vegetal é conhecida como "Campanha Gaúcha". a) Apenas 1, 2 e 3 b) Apenas 1, 4 e 5 c) Apenas 1, 3 e 4 d) Apenas 2 e 4 e) Todas são verdadeiras Questão 7 (FESP) As afirmativas a seguir referem-se a Região Norte do Brasil. Assinale as afirmativas verdadeiras e as falsas. a) O clima dominante na Região é quente e subúmido, caracterizado por uma estação seca (inverno-primavera) e outra chuvosa (verão-outono). b) Apenas as áreas serranas das fronteiras setentrional da Chapada dos Parecis, na região, apresentam temperaturas anuais mais baixas. c) A criação de gado é a mais antiga e importante atividade econômica da Região, que atualmente possui o maior rebanho bovino do Brasil.

6 d) A ocupação da Região foi condicionada pelos rios, ao longo dos quais a população se fixou. e) Os recursos minerais da Região não foram totalmente investigados, mas sabe-se que possui grandes depósitos de ferro, ouro e manganês. Questão 8 (PUC-MG) RESPONDA A QUESTÃO ABAIXO DE ACORDO COM O SEGUINTE PRIMEIRA O Brasil apresenta graves desequilíbrios regionais (físicoterritoriais, econômicos e demográficos) e de capital (concentração e miséria). PORQUE SEGUNDA É dependente de oligarquias internas e transnacionais, que organizam seu espaço produtivo e paisagístico. a) se as duas afirmativas são corretas e uma justifica as outra. b) se as duas afirmativas são corretas e uma não justifica a outra. c) se a primeira afirmativa é correta e a segunda é falsa. d) se a primeira afirmativa é falsa e a segunda é correta. e) se as duas afirmativas são falsas. Questão 9 (PUC-MG) ASSINALE A OPÇÃO INCORRETA.

7 Amazônia: a) apresenta a menor participação antrópica na organização do espaço. b) destaca-se a atividade extrativa vegetal como principal base econômica. c) recebe grandes fluxos migratórios atraídos pelas novas fronteiras agrícolas e extrativas. d) tem sofrido intenso processo de degradação decorrente de impactos ambientais. e) ocorrem conflitos pela posse da terra envolvendo empresários, posseiros e indígenas. Questão 10 (UFSCAR) Do ponto de vista geológico, as Regiões Cristalinas Pre- Cambrianas e a Depressão Periférica Paulista estão indicadas, no mapa, respectivamente nas áreas: a) V e IV b) II e III c) IV e I d) I, II e III e) IV e II

8 Questão 11 (UEL) "O domínio dos "mares do morro" florestados se caracteriza pela presença de regiões serranas, planaltos ondulados e agrupamentos de "pães-de-açúicar." O texto refere-se à área assinalada, no mapa, com o número: a) I b) II c) III d) IV e) V Questão 12 (UEL) As áreas assinaladas com os números I e II têm em comum o fato de apresentarem:

9 a) características morfológicas favoráveis à construção de estradas de rodagem e de usinas termelétricas. b) grande desenvolvimento agrícola devido ao uso de tecnologia importada das áreas tropicais da Ásia. c) falta de mão-de-obra rural como conseqüência da crescente urbanização, o que impede a ocupação de novas áreas agrícolas. d) redução acentuada do número de latifundiários em decorrência da ocupação intensiva das terras para a pecuária de corte. e) forte crescimento demográfico nas últimas décadas em virtude do avanço das frentes de expansão agrícola. Questão 13 (UFES) Identifique o fato geográfico que não está correto: a) O planalto meridional brasileiro é formado apenas pela Serra Geral, constituído por rochas arenítico-basáltica, e pela Serra Espinhaço, modelada por rochas do complexo cristalino brasileiro. b) As serras do Mar e da Mantiqueira fazem parte dos maciços cristalinos do sudeste brasileiro.

10 c) A Chapada Diamantina forma na Bahia o divisor de águas dos rios que drenam diretamente para o oceano Atlântico e daqueles que vão ter ao rio São Francisco pela margem direita. d) O relevo da Amazônia é caracterizada pela planície e pelos planaltos periféricos à grande planície. e) O relevo do Nordeste é marcado por duas feições topográficas: a Borborema e os grandes plainos sertanejos. Questão 14 (UFOP) Sobre o relevo brasileiro, a afirmativa incorreta é: a) As rochas mais antigas, de idade pré-cambriana, constituem o Complexo Cristalino. b) As chapadas nordestinas são remanescentes de antiga cobertura sedimentar. c) Toda a região Centro-Oeste apresenta um relevo do tipo chapada. d) >O maior conjunto de terras elevadas encontra-se na região sudeste. e) As altitudes do relevo brasileiro revelam grande estabilidade tectônica. Questão 15 (FUVEST) Nos mapas 1, 2 e 3, as áreas assinaladas em preto correspondem, respectivamente, às rochas:

11 a) sedimentares, cristalinas e vulcânicas. b) cristalinas, sedimentares e vulcânicas. c) vulcânicas, metamórficas e sedimentares. d) sedimentares, metamórficas e cristalinas. e) magmáticas, metamórficas e vulcânicas. Questão 16 (UFSCAR) Oriundas da erosão marinha, estas costas caracterizam-se por serem altas, correspondendo aos trechos entre a serra do Mar e o Planalto Meridional. Estas costas recebem o nome de: a) costas baixas. b) restingas. c) recifes. d) costas de abrasão. e) costas de acumulação. Questão 17

12 (UEM) Associe corretamente a segunda coluna com a primeira. (1) Parecis, Guimarães, Veadeiros ( ) Planalto Nordestino (2) Araripe, Apodi, Ibiapaba ( ) Planalto das Guianas (3) Tumucumaque, Navio, Acaraí ( ) Planalto Central (4) Canastra, Mantiqueira, Espinhaço ( ) Planalto Meridional (5) Maracaju, Esperança, Caiapós ( ) Planalto Atlântico a) 5, 3, 4, 1, 2. b) 2, 3, 1, 5, 4. c) 2, 5, 4, 3, 1. d) 5, 3, 1, 2, 4. e) 3, 5, 4, 1, 3. Questão 18 (UEM) Os tabuleiros, formações sedimentares de origem recente, de topografia suave e frente abrupta, quando próximos da linha da costa, dão origem aos litorais de barreiras, característicos do litoral: a) meridional. b) amazônico. c) nordestino ocidental. d) sudeste. e) nordestino oriental.

13 Questão 19 (ABC-SP) "Entre uma baía e outra existem terrenos mais elevados, denominados cordilheiras, que são os locais preferidos pelos fazendeiros para instalarem suas fazendas de gado..." O texto refere-se: a) aos tabuleiros do Nordeste. b) à Planície Amazônica. c) às barreiras litorâneas. d) às restingas e lagoas do sul do Brasil. e) ao Pantanal de Mato Grosso. Questão 20 (PUC-MG) Na legenda do mapa, os algarismo de I A IV indicam, respectivamente, as quatro sub-regiões nordestinas:

14 a) Fachada Atlântica, Borborema, Meio-Norte, Sertão. b) Litoral Oriental, Chapada Diamantina, Borborema, Nordeste Oriental. c) Litoral Orienta, Sertão, Agreste, Meio-Norte. d) Zona da Mata, Agreste, Sertão, Meio-Norte. e) Zona da Mata, Meio-Norte, Sertão, Agreste. Questão 21 (UGF) Os Estados Unidos, comparados à maioria dos países, têm dimensões continentais. Os aspectos naturais de seu território se apresentam bastante diversificados. Assinale a resposta que descreve, em linhas gerais, o relevo dos Estados Unidos. a) Maciços antigos na parte leste. Grande planície central. Cadeias de montanhas recentes com planaltos encaixados, na parte oeste.

15 b) Grandes planícies cortadas pelos rios Mississípi e Missouri, no trecho oeste. Cadeias de montanhas recentes, no trecho leste. c) Grandes extensões de planaltos sedimentares na parte central. Planícies litorâneas a leste e a oeste. d) Presença de depressão absoluta no Vale da Morte, a oeste. Cadeias de montanhas recentes a leste. e) Planícies costeiras à leste. Cadeias de montanhas recentes na parte central. Planícies costeiras a oeste. Questão 22 (UFPE) Com referência à estrutura geológica, pode-se afirmar: Assinale as afirmações verdadeiras e as afirmações falsas. a) Os escudos ou Maciços são grandes massas rochosas cristalinas que afloram desde o início da formação da crosta terrestre; b) As Bacias Sedimentares correspondem a extensas depressões preenchidas com detritos transportados de outras áreas; c) Os Dobramentos Modernos referem-se aos curvamentos de forma acentuada, côncava ou convexa, que surgem na superfície da Terra; d) No Brasil, os Escudos representam condições essenciais para o desenvolvimento econômico, pois dispõem de reservas de petróleo e carvão mineral; e) A ocorrência de Dobramentos Modernos em áreas isoladas e de extensão reduzida do território brasileiro não foi suficiente para a formação de zinco, cobre e chumbo. Questão 23

16 (UFPE) As condições morfogenéticas que contribuem para a caracterização dos domínios morfoclimáticos, nas regiões tropicais, são: Assinale as afirmações verdadeiras e as afirmações falsas. a) Atuação generalizada das águas das chuvas (enxurradas) nas vertentes e na erosão dos solos; b) Transporte, pelos rios, de sedimentos grosseiros (areia grossa e cascalhos) depositados ao longo de leito; c) Movimentação dos materiais intemperizados, principalmente na época de fusão das neves; d) Ação de raízes e microorganismos no solo, decorrentes da cobertura de floresta pluvial; e) Predominância, na topografia, de colinas e morros com perfis convexos. Questão 24 (UNICAP) Observe atentamente a figura 2. Ela permite-nos concluir que: Assinale as afirmações verdadeiras e as afirmações falsas: a) se trata de um relevo desenvolvido na estrutura falhada; b) pelas características morfológicas das colinas, o clima dominante na área é quente e úmido;

17 c) a região provavelmente está inserida no domínio morfoclimático dos "mares-de-morros"; d) o relevo da área está fortemente influenciado por um tectonismo de dobramentos; e) a área praticamente não está sofrendo as ações erosivas. Questão 25 (UNICAP) Dentre as características mais marcantes do relevo brasileiro, podemos citar: Assinale as afirmativas verdadeiras e as afirmativas falsas. a) ausência de dobramentos modernos, responsáveis por grandes elevações; b) inteiramente localizado sobre uma plataforma antiga, o território brasileiro caracteriza-se por apresentar modestas amplitudes altimétricas; c) na região Nordeste, a ausência de bacias sedimentares propiciou o domínio de superfícies cristalinas arrasadas por processos erosivos prolongados; d) na região Sudeste, a existência de topografias falhadas evidencia as intensas ações tectônicas ocorridas no passado, em território brasileiro; e) o relevo brasileiro se caracteriza pela predominância de formas tubulares e superfícies de erosão, deslocadas a diferentes altitudes pelo tectonismo e remodeladas por ciclos erosivos. Questão 26 (FESP) Alguns geógrafos brasileiros costumam dividir o litoral brasileiro em três macro setores: Litoral Norte, Litoral Leste e Litoral Sul. Assinale as afirmativas verdadeiras e as afirmativas falsas. a) O Litoral Norte é o trecho que vai do Cabo Orange até o Cabo Branco, na Paraíba. b) Na porção oriental do Litoral Norte encontram-se as costas baixas, retilíneas, com presença de dunas.

18 c) No Litoral Sul estão os portos mais importantes do Brasil, em função das regiões a que eles servem e de seu significado econômico. d) Os manguezais, paisagens típicas das costas de acumulação, só ocorrem no Litoral Leste, em face das características geológicas dominantes. e) Os recifes de arenito, visíveis no Litoral Leste, correspondem a alinhamentos de antigas praias, cujas areais se solidificaram. Questão 27 (UNICAP) Com relação aos relevos oriundos de falhas. Assinale as afirmativas verdadeiras e as afirmativas falsas. a) uma falha implica sempre deslocamento de massas rochosas ao longo de um alinhamento de planos de fraturas; b) os altos paredões da Serra da Mantiqueira, no Sudeste brasileiro, são escarpas de falha do tipo clássico; c) nos lugares onde se processaram as falhas principais, pode ocorrer um alinhamento de rochas modificadas pela forte fricção dos blocos que se deslocam à força; d) as falhas verificadas na parte superficial da crosta terrestre são provocadas por intensos processos erosivos; e) as falhas só se verificam em terrenos sedimentares bastante consolidados, como arenitos e sienitos. Questão 28 (UNICAP) Observe atentamente a Figura. Ela nos permite-nos afirmar que: Assinale as afirmativas verdadeiras e as afirmativas falsas.

19 a) O compartimento de relevo indicado pela seta A acha-se situado num anticlinal de uma dobra; b) A seta B está apontando para um interflúvio ligeiramente ondulado; c) A seta C indica um vale no estágio juvenil de sua evolução; d) A fato de existirem vários meandros no compartimento de relevo A é um indicador de intenso falhamento na área; e) Os meandros abandonados testemunham antigas posições ocupadas pelo rio. Questão 29 (UFPE) No que se refere aos aspectos gerais do relevo terrestre. Assinale as afirmativas verdadeiras e as afirmativas falsas. a) as pressões horizontais ou tangenciais à crosta sólida da Terra, quando atuam sobre formações de rochas plásticas, provocam o enrugamento das camadas da litosfera, sob a forma de falhas ou fraturas; b) chamam-se intrusivas as rochas que se originam da solidificação do magma ao abrigo do ar, entre as camadas do subsolo, constituindo filões, diques, batólitos e lacólitos; c) o vulcanismo funciona como agente construtor do relevo pela acumulação de lavas e de outros materiais expelidos através das crateras; d) a decomposição química manifesta-se pela desagregação das rochas produzidas pelas mudanças bruscas de temperatura e pela atuação dos eventos;

20 e) o relevo duma região submetida à ação dos agentes externos reflete, antes de tudo, a diferença de resistência das rochas que compõem o seu subsolo. Questão 30 (UFPE) Em relação ao relevo do Brasil. Assinale as afirmativas verdadeiras e as afirmativas falsas. a) as bacias sedimentares correspondem a 64% do território nacional, constituído grandes bacias, como a Amazônica, a do Meio-Norte, a do Paraná, a São-Franciscana e a do Pantanal Matogrossense; b) o relevo brasileiro apresenta modesta altitudes, já que a quase totalidade de nossas terras possui menos de metros; c) o planalto Nordestino é um região de baixas altitudes, em que se alteram elevações cristalinas, com as da Borborema e de Baturité, com extensas chapadas sedimentares, como as do Araripe, do Apodi, do Ibiapaba e outras; d) as planícies e terras baixas costeiras formam uma longa e estreita faixa litorânea, que vai desde o Maranhão até o sul do país; e) o planalto Meridional, situado nas terras banhadas pelos rios Paraná e Uruguai, é denominado por terrenos sedimentares recobertos parcialmente por derrames basálticos. Questão 31 (FESP) Observe atentamente a figura.

21 Com relação a esta paisagem geográfica, poderemos dizer que: 1 - Pelas características físicas (relevo e hidrografia), trata-se de uma paisagem onde domina um clima úmido (domínio dos "mares-de-morros"). 2 - Na área indicada pela seta A predominam os processos erosivos. 3 - A área indicada pela seta B se presta melhor às atividades agrícolas que a área C. 4 - A ação eólica é o principal fator responsável pela erosão do relevo dessa paisagem. 5 - As rochas cristalinas estão recobertas, em parte, pelos sedimentos aluvionais, sendo, portanto, mais jovens que estes. Assinale: a) apenas 1, 2 e 5 são verdadeiras b) apenas 1, 2 e 3 são verdadeiras c) apenas 3, 4 e 5 são verdadeiras d) apenas 2 e 3 são verdadeiras e) se todas são verdadeiras. Questão 32

22 (UFPE) As formas do relevo terrestre dependem do material rochoso e dos agentes endógenos e exógenos, dentre os agentes exógenos podemos destacar: Assinale as afirmativas verdadeiras e as afirmativas falsas. a) As galeiras b) Os fenômenos tectônicos c) As correntes atmosféricas d) As correntes marinhas secundárias e) As águas superficiais Questão 33 (UFPE) Modernamente o estudo do relevo brasileiro vem sendo feito a partir do exame dos chamados domínios morfoclimáticos, em que são considerados o relevo e as características climáticas e vegetacionais. a) Domínio dos cerrados, compostos por extensões chapadões, com clima tropical com estação seca b) Domínio amazônico, composto por terras baixas, com climas quentes e úmidos, e recoberto por florestas equatoriais c) Domínio das caatingas, com clima quente e seco e relevo formado por depressões e inselbergues

23 d) Domínio dos mares-de-morros, composto por relevo colinoso, com clima quente e úmido, e recoberto por florestas tropicais e) Domínio das araucárias, localizado no Planalto Meridional, com clima subtropical Questão 34 (UFPE) Sobre a estrutura geológica do território brasileiro. Assinale as afirmativas verdadeiras e as afirmativas falsas. a) A Bacia Amazônica corresponde à extensa área sedimentar da Região Norte, a mais vasta do país, localizada entre o escudo Guiano e o escudo Brasileiro. b) No Mesozóico, registraram-se magníficas manifestações de vulcanismo efusivos, que deram lugar a extensos derrames de lavas básicas, que recobriram uma grande parte do Planalto Meridional do País. c) O arquipélago de Fernando de Noronha e a ilha de Trindade são exemplos notáveis de manifestações vulcânicas ocorridas durante o Pré-Cambriano. d) O território brasileiro acha-se assentado sobre vastos terrenos, correspondentes a maciços antigos, pré-cambrianos, que se encontram em determinadas áreas recobertos por capeamento sedimentar. e) Os amplos falhamentos verificados na Região Sudeste do país revelam a atuação de esforços tectônicos. Questão 35 (FESP) Assinale as afirmativas verdadeiras e as afirmativas falsas. a) As rochas graníticas originam sempre relevos planos e baixos. b) As formas de relevo criadas pelos fenômenos tectônicos encontram-se sofrendo a ação dos agentes externos.

24 c) Os terremotos provocados por fenômenos tectônicos costumam ser os mais violentos. d) A erosão fluvial é mais intensa nas áreas tropicais úmidas. e) As rochas metamórficas apresentam sempre o mesmo tipo de relevo que se desenvolve nas áreas de rochas argilosas. Questão 36 (UFPE) Assinale as afirmativas verdadeiras e as afirmativas falsas. a) A praia consiste em um depósito de areais, notadamente de grãos de quartzo, acumuladas pelos agentes de transportes fluviais ou marinhos. b) As falésias são formas de relevo litorâneo abruptas ou escarpadas, esculpidas, pela ação das vagas em rochas compactas. c) Quando as montanhas trabalhadas pela abrasão são de rochas sedimentares e friáveis, as falésias aí trabalhadas recebem o nome de barreiras. d) Chamamos restingas às estreitas faixas arenosas que as correntes marinhas constróem, por acumulação, na estrada de golfos e de estuários de rios. e) As dunas são montes de areia móveis, depositados pela ação de vento dominante. O estudo da delimitação de suas áreas é de grande importância para a ocupação humana, pois do ponto de vista agropecuário estes solos são, de modo geral estéreis. Questão 37 (UFPE) Observe a figura e analise as proposições. Assinale as afirmativas verdadeiras e as afirmativas falsas.

25 a) A distribuição geográfica dos vulcões coincide com as áreas orogenéticas muito antigas. b) É muito comum a ocorrência do fenômeno vulcânico no interior dos continentes. c) Atualmente, não existem vulcões ativos no Brasil. Entretanto, em épocas geológicas passadas, o Brasil foi palco de diversas atividades vulcânicas. d) O círculo do fogo do Pacífico forma um alinhamento vulcânico que vai desde a Cordilheira do Andes até as Filipinas, passando pela costa Ocidental da América do Norte e pelo Japão. e) As principais áreas vulcânicas modernas ocorrem ao longo das costas oceânicas. Questão 38 (FESP) Observe atentamente o esboço da paisagem representado na Figura. Pelas características morfológicas, podemos dizer que essa paisagem:

26 a) corresponde a um vale fluvial no estágio de velhice; b) foi submetida, certamente, a intensos dobramentos; c) indica um relevo na sua fase jovem; d) não apresenta mais indícios da ação erosiva; e) foi submetida, durante toda sua existência, à intensa ação das galeiras. Questão 39 (FESP) A parte sólida da terra é denominada Litosfera. Com relação a este assunto, podemos afirmar que: a) a Litosfera é composta, exclusivamente, de rochas ígneas e metamórficas; b) a espessura da Litosfera é bem maior sob os oceanos do que sob os continentes; c) a Litosfera na sua parte mais superficial, sofre grandes influências das condições climáticas ambientais; d) dá-se a denominação de Manto à porção mais superficial da Litosfera;

27 e) a Litosfera é composta basicamente de níquel e ferro, daí a grande quantidade desses minerais em quase todos os continentes. Questão 40 (FESP) Assinale, dentre as opções a seguir, os dois acontecimentos que marcaram a Era Mesozóica. a) Formação do Escudo Brasileiro e os depósitos sedimentares da Amazônia. b) A separação dos continentes Sul-Americano e Africano e o derrame de rochas vulcânicas na Região Sul do Brasil. c) A formação da Serra do Mar e a instalação de um período glacial em Botucatu, no estado de São Paulo. d) O surgimento da Ilha de Fernando de Noronha e a gênese do Escudo Guiano. e) O aparecimento dos grandes répteis e a formação do Escudo Brasileiro. Questão 41 (FESP) Leia com atenção o texto a seguir: "Ocupa uma área de cerca de 2 milhões de Km 2, limitando-se ao norte com o Escudo das Guianas e ao sul, com o Escudo Brasileiro. Caracteriza-se por apresentar uma extensa área sedimentar de planícies cujas altitudes não ultrapassam os 200 m." (Recursos Naturais e Meio Ambiente - IBGE. 1993) Assinale a unidade de relevo brasileiro descrita no texto; a) Planície do Pantanal; b) Planície Sul-Brasileiro;

28 c) Terras Baixas da Amazônia; d) Planície Litorânea; e) Tabuleiro Costeiro. Questão 42 (FESP) As monções são ventos periódicos típicos da Ásia Meridional e Oriental responsáveis por fortes aguaceiros numa estação e secas, noutra. Assinale a opção que se refere às causas desses eventos. a) O movimento de rotação da terra e o fenômeno "El Niño". b) As diferenças de aquecimento e resfriamento verificado no Índico e na Ásia, durante o verão e o inverno. c) A existência da Cordilheira do Himalaia e a presença de um litoral muito recortado na Ásia Meridional. d) As diferenças de aquecimento e resfriamento diários ocorridos na Ásia Oriental. e) A ocorrência do "efeito estufa", na Ásia Meridional, e o movimento de translação da Terra. Questão 43 (UFPE) Sobre os agentes modificadores do relevo é incorreto afirmar: a) Os agentes modificadores ou exógenos atuam incessantemente sobre o relevo terrestre, e conseguem modificar sensivelmente a paisagem geomorfológica através dos processos de erosão e de sedimentação.

29 b) A decomposição química de certas rochas, provida pela ação lenta da umidade do ar, constitui o processo estático de erosão de maior eficiência. c) A erosão mecânica ou dinâmica manifesta-se pela desagregação das rochas produzidas pelas mudanças bruscas de temperatura, pelos ventos, chuvas, águas correntes e ondas do mar. d) A desagregação mecânica das rochas sob o efeito de mudanças térmicas da atmosfera manifesta-se com maior freqüência nas regiões de climas úmidos, onde as oscilações termométricas diurnas mostram-se acentuadas. e) No processo de sedimentação, todo o material residuário fornecido pelos relevos é transportado e deposita-se no fundo do mares ou, em distâncias menores, no sopé das cristas montanhosas, nos fundos dos vales, nas margens dos rios etc. Questão 44 (UFPE) A geomorfologia estuda as formas do relevo, sua origem e a estrutura das rochas, o clima e as diferentes forças internas e externas que atuam como agentes do modelado terrestre. Considerando-se aspectos geomorfológicos, podemos afirmar. Assinale as afirmativas verdadeiras e as afirmativas falsas. a) os movimentos tectônicos verticais são chamados de epirogênese e deles resultam levantamentos, abaixamentos ou fraturas nos blocos continentais; b) o intemperismo ou meteoriazação é o processo de lixiviação do solo, em conseqüência de fortes amplitudes térmicas; c) do trabalho de erosão marinha, ou abrasão, resultam formações costeiras tais como os cordões litorâneos, as restingas e os tômbolos; d) a acumulação eólica modela formações denominadas de dunas, características das praias e dos desertos; e) os recifes de arenito resultam da consolidação de antigas praias, pela cimentação das partículas de quartzo.

30 Questão 45 (FESP) No mês de outubro de 1993, um terremoto sacudiu a região oeste da Índia provocando mais de 30 mil mortes. Os terremotos são causados. Assinale as afirmativas verdadeiras e as afirmativas falsas. a) Pela conjunção Lua, Sol, Terra; b) Pela colisão de placas litosféricas; c) Pela atividades vulcânicas; d) Por desmoronamentos de camadas rochosas no subsolo; e) Por grandes maremotos. Questão 46 (UNICAP) Observe atentamente a Figura. A seu respeito. Assinale as afirmativas verdadeiras e as afirmativas falsas: a) mostra formas de relevos tabulares; b) retrata relevos desenvolvidos em bacia sedimentar; c) os vales mais largos dessa paisagem foram elaborados tectonicamente; d) há grandes evidências na paisagem de dobramentos que se refletem no modelado;

31 e) existe, na paisagem, uma certa relação entre relevo e disposição das camadas rochosas. Questão 47 (UNICAP) Sobre as diversas formas de relevo existentes na superfície terrestre. Assinale as afirmativas verdadeiras e as afirmativas falsas: a) falésia é um paredão abrupto, originado pela erosão marinha, situado na frente de pontas ou promontórios costeiros; b) planaltos sedimentares são aqueles originados por intensos falhamentos verificados em áreas de bacia de sedimentação; c) as serras do Mar e da Mantiqueira são exemplos brasileiros de montanhas de blocos falhados. d) as vertentes podem ser côncovas, convexas ou em degraus, dependendo das interferências tectônicas, erosivas e litológicas; e) os terraços fluviais têm uma grande importância para a utilização do espaço, já que possuem aptidões para inúmeras atividades e construções humanas. Questão 48 (UFPE) Em relação às rochas e/ou minerais, assinale a alternativa INCORRETA. a) As rochas magmáticas intrusivas são geralmente cristalinas porque o resfriamento e a solidificação do magma ocorreram lentamente, facilitando a formação de cristais. b) Quando a Terra começou a diminuir a sua temperatura, muitos minerais se solidificaram, formando as primeiras rochas do nosso planeta - as rochas magmáticas - que resultam, portanto, da solidificação do magma. c) As rochas metamórficas são aquelas resultantes da deposição de detritos de outras rochas ou de matéria orgânica em depressões do relevo.

32 d) As rochas basálticas são encontradas em grandes extensões na Região Sul brasileira, formando o Planalto Meridional. e) Os dobramentos modernos que correspondem às grandes cadeias montanhosas e foram formados na era terciária são constituídos por rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas. Questão 49 (UFPE) Analise as proposições abaixo. I) A Corrente do Golfo ou "Gulf Stream" modifica sensivelmente o clima do litoral situado entre a penísula do Labrador e nordeste dos Estados Unidos, tornando o seu inverno muito rigoroso e prolongado. II) O canal de Suez liga o mar mediterrâneo ao mar Vermelho, facilitando bastante as viagens marítimas do sul da Europa para a Ásia das Monções e Extremo Oriente. III) As marés são movimentos oscilatórios, resultantes das diferenças de temperatura e densidades das águas oceânicas que existem entre as zonas tropicais e temperadas. IV) O cloreto de sódio é o sal que existe em maior quantidade na composição média das águas oceânicas. V) A plataforma continental é o prolongamento submerso do continente, possuindo as condições ambientais mais favoráveis ao desenvolvimento dos conjuntos bióticos dos oceanos. São verdadeiras: a) II, III, IV b) II, IV, V c) I, III, V d) III, IV, V e) I, II, V

33 Questão 50 (FESP) Observe a figura. Assinale a única opção que menciona os elementos da paisagem indicados, respectivamente, pelas setas A, B e C: a) falésia, delta e restinga; b) fiorde, baía e delta; c) falha, restinga e delta; d) falésia, baía e tômbolo; e) falha, baía e terraço fluvial. Questão 51 (FESP) Examine atentamente a figura. A área representada neste corte geológico foi:

34 a) submetida a intenso processo de falhamento; b) erodida profundamente por galeiras; c) resultante de processos de dobramentos; d) erodida pelos ventos; e) elaborada por fenômenos de natureza vulcânica. Questão 52 (UNB) Com base nos conhecimentos sobre o relevo brasileiro e nas indicações apontadas no mapa, julgue os itens.

35 a) Nos planaltos representados em B, predominam os processos erosivos ou de desgastes. b) Na área A, se estende a mais homogênea e típica planície brasileira, que se caracteriza pela ocorrência de grandes inundações periódicas. c) Na área C, a planície construída pelo Rio Paraguai e seus tributários em áreas baixas deprimidas, registra os maiores índices pluviométricos brasileiros. d) No trecho litorâneo, desenvolvido em D, ocorre a acumulação de material arenoso depositado sob a influência marinha, entre a linha da maior e da menor maré. e) No trecho de planícies litorâneas, indicadas em E, estas representam faixas estreitas, desenvolvidas entre a linha do nível médio dos oceanos e o sopé dos relevos ondulados da Serra do Mar. Questão 53 (UNB) O Distrito Federal tem como relevo mais freqüente os planaltos. Com base no perfil esquemático, representativo do relevo do Distrito Federal, ilustrado abaixo, julgue os itens abaixo. a) A área A, correspondente ao topo da chapada, é conveniente ao uso rural. b) O segmento B do perfil, intermediário entre a borda da chapada e o topo da encosta, deve ser preservado, mantendo-se a vegetação. c) O segmento C, base da encosta, é conveniente, com restrições ao uso rural.

36 d) A área D, correspondente aos vales dissecados, é destinada à localização dos núcleos urbanos/industriais. e) A faixa E, correspondente à planície aluvial com mata galeria, em toda sua extensão deve ser preservada por lei. Questão 54 (UNB) O processo de separação dos continentes, a Deriva Continental, começou a ocorrer há cerca de 200 milhões de anos. Com base nesta afirmação e nos conhecimentos sobre estrutura geológica. Julgue os itens abaixo. a) As forças que provocam a Deriva Continental são de origem interna ao globo terrestre e explicam a maior parte dos terremotos que ocorrem atualmente. b) Os terremotos ocorrem distribuídos em faixas geográficas não-aleatórias e atingem uma escala global. c) O Brasil, localizado sobre a Placa Tectônica Pacífica, acompanha o processo de Deriva Continental, deslocando-se lentamente em direção à Placa Africana. d) No Brasil, em 1986 em João Câmara, Rio Grande do Norte, registrou-se um terremoto com magnitude de 5,3 graus na escala Richter. Questão 55 (UNB) Regiões áridas e úmidas refletem condições climáticas e/ou geográficas relacionadas às precipitações e aos processos erosivos, resultando no ciclo das paisagens. Observe as figuras e julgue os itens abaixo.

37 a) As maiores diferentes que ocorrem entre um ciclo e outro dizem respeito à quantidade das precipitações climáticas e ao nível de base de referência da erosão, ressaltando a importância do clima e do relevo na formação de cada conjunto. b) O nível de base de referência de um conjunto úmido é o nível médio dos oceanos, que é a base sobre a qual a erosão atua. c) O nível de base de referência de erosão de um conjunto árido desértico continental é algumas vezes o nível de base periódico de um bacia de drenagem interior, que não deságua diretamente no mar. d) Nas duas condições citadas, a cobertura vegetal funciona como elemento desencadeador da ação erosiva da água. Questão 56 (FESP) "Eles vivem com a cabeça nas nuvens mas não estão loucos nem apaixonados. Dedicam-se, isto sim, a um campo da meteorologia que está se revelando muito mais vasto do que se suponha. Os cientistas especializados em nuvens estão comprovando que elas não têm apenas o papel de despejar chuva ou neve sobre a Terra." (Revista "Globo Ciência", abril de 1996)

38 As afirmativas seguintes complementam a idéia central do texto acima com exceção de uma. Assinale-a. a) Se as nuvens não existissem, a temperatura na superfície terrestre seria significativamente mais elevada. b) As nuvens regulam a quantidade de luz solar que a Terra aceita ou devolve e a quantidade de calor que é devolvida ao espaço, determinando o aquecimento ou resfriamento do planeta. c) A presença de uma grande quantidade de nuvens chamadas cumulo - nimbus pode ajudar na previsão do tempo, pois indicam a ocorrência de "tempo bom", portanto sem chuvas. d) A chegada de uma frente fria a uma determinada região é anunciada por sistemas de nuvens características. e) As nuvens são compostas de água que, aquecida pelo calor emitido pela superfície terrestre, sobe na forma de vapor e se condensa. Questão 57 (FESP) Uma das grandes unidades de relevo da Região Nordeste do Brasil é denominada de Planalto da Borborema. Sobre esse assunto, pode-se afirmar que: a) nessa unidade de relevo, há grande concentração de pequenas e médias propriedades. b) a maior parte desse planalto apresenta vegetação de caatinga hipoxerófila. c) o potencial de águas subterrâneas dessa área do Nordeste é muito elevado em face de predominância de terrenos sedimentares. d) a densidade demográfica da área é variável, apresentando-se elevada nos locais onde a agricultura é mais desenvolvida e diversificada. e) essa unidade se estende no litoral ao Sertão da Paraíba e de Pernambuco.

39 Questão 58 (FESP) O vulcanismo ocorre onde o magma consegue passar por entre áreas menos resistentes da litosfera. Assinale as afirmativas verdadeiras e as falsas. a) Sob a maioria dos vulcões parece haver um reservatório denominado câmara magmática; b) A maior parte da atividade vulcânica ocorre nas proximidades das bordas das placas litosféricas; c) O magma, que entra em contato com a superfície terrestre, é denominado de lava e grande parte desse material se solidifica nas imediações dos vulcões; d) O vulcanismo se verifica sempre que ocorrem fases prolongadas de erosão no interior das placas litosféricas; e) A maior parte da atividade vulcânica do Brasil ocorreu ao longo do Quaternário, na Região Centro-Oeste. Questão 59 (UFPE) Em relação ao relevo terrestre e seus agentes de formação, é incorreto afirmar: a) Os movimentos tectônicos, também chamados diastrofismo, são forças oriundas do interior da terra que atuam de forma lenta e prolongada na crosta terrestre. b) Intemperismo ou meteorização é um conjunto de processos físicos, químicos e biológicos que operam na superfície terrestre ocasionando a desintegração e decomposição das rochas. c) Nos climas secos e quentes (árido e frios-nervosos) predomina a desagregação mecânica das rochas. d) O produto final da meteorização é a formação do chamado manto ou regolito, material solto, resultante da decomposição das rochas, e que se encontra na superfície, formando um horizonte sobre a rocha matriz. e) Os movimentos tectônicos verticais são chamados de epirogenéticos. As grandes cordilheiras atuais dos Alpes, Andes e Himalaia foram formados por esses movimentos no

40 período terciário. Questão 60 (UNICAP) Examine atentamente o mapa a seguir, onde estão os principais domínios morfoclimáticos brasileiros, segundo o geógrafo Aziz Nacib Ab'Sáber. Assinale as afirmativas verdadeiras e as falsas. a) nº 1 - Domínio das depressões interplanáticas semi-áridas. b) nº 2 - Domínio amazônico, com predomínio de inselbergues. c) nº 3 - Domínio dos chapadões, com cerrados e florestas galerias. d) nº 4 - Domínio dos mares de morros, com florestas tropicais. e) nº 5 - Domínio das Araucárias, com climas frios.

41 Questão 61 (UNICAP) A tectônica explica, em inúmeros casos as grandes linhas do relevo. No entanto, para compreender os processos de evolução das formas topográficas, é preciso analisar também os fatores de erosão e acumulação. Assinale as afirmativas verdadeiras e as falsas. a) A ação contínua dos rios pode implicar a construção de planícies em todos os continentes, enchendo fundo de vales com sedimentos. b) A ação tectônica sobre os corpos rochosos pode acarretar a formação de dobras, falhas e flexuras. c) Todas as superfícies planas foram formadas pelos fatores tectônicos desencadeados no Cenozóico. d) Os processos erosivos são apenas uma decorrência direta de fatores tectônicos. e) Os vales cavados por geleiras são muito rasos e assumem a forma de um "V" fechado. Questão 62 (UFRJ) Os deslizamentos de encostas podem ser definidos como: a) movimento lento e imperceptível dos vários horizontes do solo. b) ação erosiva da água em forma de sulcos. c) deslocamento de uma massa do regolito sobre um embasamento ordinariamente saturado de água. d) movimento que começa com a queda livre de uma massa rochosa que é pulverizada no impacto produzido. e) deslocamento rápido de um bloco de terra, quando o solapamento criou um vazio na parte inferior da encosta.

42 Questão 63 (UFRJ) De acordo com o mapa, a unidade do relevo brasileiro hachurada corresponde ao Planalto: a) Central. b) Uruguaio-Riograndense. c) Meridional. d) Atlântico. e) das Guianas. Questão 64 (UFRJ) Quanto à estrutura e dinâmica geológica do relevo brasileiro: I. Uma vez que a área da Plataforma Sul-Americana, onde se situa o território brasileiro, é considerada estável, há impossibilidade de ocorrência de terremotos no Brasil. II. A sismicidade no Brasil apresenta uma maior incidência em algumas áreas do Nordeste que possuem falhas e sofrem interferência da placa tectônica do Caribe.

43 III. Em relação às atividades vulcânicas no território brasileiro, registra-se que elas foram importantes durante o Mesozóico e reduziram-se a atividades isoladas durante o Terciário. a) se for correta apenas a alternativa I. b) se forem corretas apenas as afirmativas I e II. c) se forem corretas apenas as afirmativas I e III. d) se forem corretas apenas as afirmativas II e III. e) se forem corretas as afirmativas I, II e III. Questão 65 (UFRRJ) A teoria das placas tectônicas trata, entre outras questões, das conseqüências na crosta provocadas pelo atrito, nas áreas de encontro dessas placas. Assim, o dobramento causado pelo encontro das placas Indo-Australiana e Euro-Asiática chama-se: a) Himalaia. b) Cáucaso. c) Drakensberg. d) Cárpatos. e) Atlas. Questão 66

44 (UFES) O novo mapa de relevo do Brasil, proposto por Jurandir Ross, apresenta critérios diferentes daqueles usados nas classificações de outros autores. Identifique a opção que aponta a diferença entre o mapa de Ross e os de outros autores. a) Ross aponta como mais extensas as planícies, enquanto os outros mapas apontam como mais extensos os planaltos. b) Ross caracteriza a maior parte do relevo brasileiro como planaltos, enquanto os outros mapas caracterizam a maior parte do relevo brasileiro como serras. c) Ross caracteriza como unidade de relevo predominante as depressões, enquanto os outros mapas caracterizam como unidade predominante os planaltos. d) Ross aponta como mais extensos os planaltos, enquanto os outros mapas apontam como mais extensas as planícies. e) Ross caracteriza a maior parte do país como depressões, enquanto os outros mapas caracterizam a maior parte do país como planícies. Questão 67 (PUC-MG) NA QUESTÃO ABAIXO, LEIA ATENTAMENTE O TEXTO QUE COMPÕE O ENUNCIADO DA QUESTÃO. OBSERVE COM CUIDADO AS ESTRUTURAS SUBLINHADAS. "Os planaltos e chapadas da bacia do Paraná englobam terrenos cristalinos com idades do Devoniano ao cretáceo e rochas vulcânicas do Mesozóico. O contato dessa unidade com as depressões circundantes é feito através de escarpas que se identificam como frentes de cuestas." Para corrigir o texto, torna-se necessário substituir: a) planaltos e chapadas por planícies. b) terrenos cristalinos por terrenos sedimentares. c) rochas vulcânicas por rochas metamórficas. d) escarpas por encostas suaves.

45 e) cuestas por depressões periféricas. Questão 68 (PUC-MG) O relevo assimétrico, que normalmente se estabelece no contato entre os planaltos cristalinos e as bacias sedimentares, característico no Brasil meridional, corresponde a: a) cuestas. b) chapadas. c) chapadões. d) colinas. e) planícies. Questão 69 (PUC-MG) RESPONDA A QUESTÃO ABAIXO COM BASE NO ESQUEMA ABAIXO. Em relação às unidades do relevo da superfície terrestre: I. Os escudos quase sempre se mostram com relevos muitos rebaixados por diversas fases erosivas, produzindo formas de baixos planaltos. II. As bacias sedimentares são formadas por espessos pacotes de rochas sedimentares, que se depositaram ao longo do Paleozóico, Mesozóico e Cenozóico, através de deposições marinhas ou continentais, recobrindo parcialmente os escudos.

46 III. As cadeias orogenéticas correspondem aos terrenos mais elevados da superfície da Terra, de grande complexidade rochosa e estrutural, e correspondem aos terrenos mais instáveis, nos quais prevalece forte atividade tectônica. a) se apenas a afirmativa I estiver correta. b) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. c) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. d) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. e) se todas as afirmativas estiverem corretas. Questão 70 (FMU) Considere as seguintes afirmações sobre o quadro geológico-geomorfológico brasileiro I - As chapadas são formas de relevo tabulares em estrutura cristalina II - As maiores altitudes do País estão nas áreas de escudos cristalinos III - Quanto à sua origem, os planaltos são sempre resultantes de processos de sedimentação IV - As planícies brasileiras são áreas sedimentares recentes Estão corretas apenas a) I e II b) I e III c) I e IV d) II e IV e) III e IV

47 Questão 71 (PUC-PR) As partes sombreadas no mapa acima representam: a) zonas sujeitas a grandes enchentes e elevados índices pluviométricos. b) áreas com ocorrência de movimentos separatistas por intolerância étnico-religiosa. c) principais cadeias montanhosas do planeta. d) áreas cujas populações são nômades. e) zonas com índice de desenvolvimento humano (IDH) baixos. Questão 72 (UFCE) Tratando das relações entre o relevo e a estrutura geológica do território brasileiro, é verdadeiro afirmar que:

48 a) as regiões de chapadas e chapadões estão relacionadas às rochas cristalinas e constituem os denominados escudos brasileiros. b) o Planalto do Maranhão-Piauí, marcado por chapadas e "cuestas", relaciona-se a rochas sedimentares e compõe a chamada bacia do Meio-Norte. c) as depressões sertanejas semi-áridas relacionam-se preferencialmente às áreas de domínio de rochas sedimentares e vulcânicas. d) os relevos de "cuestas" ocorrem preferencialmente em áreas de domínio de rochas cristalinas muito antigas. e) o denominado domínio dos "mares de morros" formou-se por ação de intenso intemperismo físico sobre rochas sedimentares. Questão 73 (UFCE) Algumas das grandes cidades brasileiras têm sua expansão urbana ocupando espaços considerados como áreas de risco. Do ponto de vista geomorfológico, é correto afirmar que são áreas de risco as formas de relevo indicadas na seguinte alternativa: a) planícies de tabuleiro e topos de chapadas. b) superfícies aplainadas e topos de chapadas. c) tabuleiros costeiros e vertentes suaves. d) topos aplainados e tabuleiros costeiros. e) planícies de inundação e encostas íngremes. Questão 74

49 (PUC-RS) INSTRUÇÃO: Responder à questão com base no mapa abaixo, no qual aparecem, no sentido sudoeste - nordeste três unidades de relevo associadas à variação da legenda. Do ponto de vista da geomorfologia e geologia e considerando o sentido sudoeste - nordeste, a explicação correta para as três unidades de relevo encontra-se na alternativa a) Planície sedimentar antiga, com depósitos Paleozóicos, fazendo parte da Depressão Central ou Periférica; planaltos desgastados, formados por rochas cristalinas muito antigas; Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná, formado por rochas areníticas e basálticas. b) Planalto desgastado, formado por rochas cristalinas muito antigas; planície sedimentar antiga, fazendo parte da Depressão Central ou Periférica; Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná, formados por arenitos no estrato inferior e basalto no superior. c) Planalto formado por rochas basálticas Paleozóicas; depressão sedimentar antiga, chamada de Central ou Periférica; Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná, com rochas graníticas encobertas por basalto. d) Planície Litorânea ou Costeira Quaternária; planalto basáltico - arenítico do Mesozóico; escarpas da Serra Geral, como continuidade do planalto basáltico - arenítico. e) Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná, formando o Planalto Meridional; Depressão Periférica resultante de derrames basálticos menos densos; Escudo Cristalino formado por rochas antigas e graníticas.

50 Questão 75 (PUC-RS) Muitas catástrofes naturais abalam a humanidade, como terremotos, vulcanismos e maremotos. No Brasil, a ausência desses fenômenos é explicada pela a) existência de terrenos cristalinos antigos localizados nos limites de placas tectônicas. b) ausência de rochas vulcânicas basálticas, indispensáveis na ocorrência de vulcões. c) localização, distante de dorsais oceânicos e das bordas das placas tectônicas. d) grande massa continental, que evita o escape do magma, mesmo estando em áreas de subducção. e) localização na Placa Sul-Americana, que não se movimenta desde a era Mesozóica. Questão 76 (UFPE) Observe o bloco-diagrama e assinale a alternativa correta:

51 a) O nº 01 corresponde a um planalto, onde a deposição de materiais ou detritos é maior que o desgaste ou erosão. b) O nº 02 refere-se à escarpa do planalto, onde ocorre um processo de deposição de detritos. c) O nº 03 corresponde a uma planície, onde o desgaste ou erosão é maior que a deposição de materiais ou detritos. d) O nº 01 corresponde a um planalto, cujo topo é uma superfície de arrasamento, no qual ocorre um processo de desgaste ou erosão. e) O nº 03 indica uma área de planície, onde se apresenta a rede hidrográfica, e corresponde a uma superfície de arrasamento. Questão 77 (UFMG) Os planaltos, as depressões e as planícies constituem as grandes unidades de relevo que caracterizam o território brasileiro. Com relação a essas unidades, assinale a alternativa INCORRETA. a) Enquanto os planaltos correspondem às regiões de altimetria mais elevada, as depressões são áreas altimetricamente mais rebaixadas. b) Enquanto o relevo nos planaltos apresenta topografia plana e uniforme, a topografia nas depressões é irregular e acidentada. c) Enquanto os planaltos e as depressões resultam do trabalho de erosão, as planícies correlacionam-se ao processo de acumulação de sedimentos. d) Enquanto os planaltos e as depressões ocupam grandes extensões, as planícies ocupam áreas reduzidas nas margens dos rios, lagos e no litoral.

52 Questão 78 (PUC-RS) INSTRUÇÃO: Responder à questão abaixo, comparando a China Ocidental e a China Oriental. I. A China Ocidental caracteriza-se por um relevo de grandes montanhas enquanto a China Oriental caracteriza-se por extensas planícies aluviais. II. Os fatores físicos da China Ocidental favorecem a presença de climas desérticos e semidesérticos, enquanto na China Oriental as temperaturas são elevadas e o ano todo não apresenta estação seca. III. A China Ocidental é formada por populações nômades e por frentes pioneiras provenientes das áreas urbanas, inclusive do leste do país, enquanto na China Oriental predominam os centros urbanos densamente povoados. A análise das afirmativas permite concluir que está correta a alternativa a) somente I b) I e II c) I e III d) II e III e) I, II e III Questão 79 (PUC-RS) INSTRUÇÃO: Responder à questão abaixo com base na figura abaixo.

53 O relevo resultante da erosão marinha denomina-se, sendo que uma área de ocorrência no Brasil, além do RS, é o litoral. a) falésia do Pará b) tômbolo de São Paulo c) falésia de Espírito Santo d) restinga do Maranhão e) restinga da Bahia Questão 80 (PUC-RJ) O Vale do rio Paraíba do Sul, segundo a classificação do Prof. Aziz Ab'Saber, corresponde ao "domínio dos mares de morros florestados". Nessa área, predomina um clima quente e úmido com chuvas concentradas no "semestre" do verão. No domínio morfoclimático descrito, predomina o seguinte processo erosivo:

54 a) Em terrenos cristalinos: intemperismo químico; erosão da água. b) Em terrenos sedimentares: intemperismo químico; erosão do vento. c) Em terrenos cristalinos: intemperismo físico; erosão marinha. d) Em terrenos sedimentares: intemperismo físico; erosão das geleiras. e) Em terrenos vulcânicos: ausência de intemperismo; erosão fluvial. Questão 81 (PUC-PR) A expressão aluvial ou aluvião refere-se normalmente: a) à desintegração das rochas pela pressão do congelamento das águas nas regiões polares ou montanhosas. b) ao processo de subducção que teria formado cordilheiras como a andina, ao longo da orla marítima. c) à estrutura da Terra no que diz respeito ao núcleo interno e núcleo externo na geração do magnetismo terrestre. d) a mapas hipsométricos como os da proposta do professor Jurandyr Ross. e) aos solos criados pela ação das águas correntes, principalmente. Questão 82 (PUC-PR) As grandes elevações e rebaixamentos da superfície da crosta terrestre são devidas aos chamados fatores internos do relevo, cujo motor fundamental são as pressões exercidas pelo magma na parte superior do manto. Essa atividade tectônica se revela com maior intensidade e freqüência nas regiões de atrito onde as placas da crosta se tocam. O

55 magma que vem à superfície pelos interstícios cria as mais extensas formações do relevo conhecidas como: a) falésias. b) cordilheiras marginais. c) dorsais oceânicas. d) diaclasamento. e) cadeias da costa. Questão 83 (PUC-PR) Leia o texto: "Em uma região, o microclima da superfície do solo varia profundamente - sob a floresta e sobre a rocha nua, por exemplo. A superfície da rocha nua é submetida a freqüentes e grandes variações de temperaturas e de umidade que lhe facilitam a desagregação. Quando ela é batida pela chuva, por ocasião dos aguaceiros, os fragmentos desagregados que nela se encontram são removidos pelo escoamento superficial da água." O texto acima trata: Tricart, Jean - adaptado IBGE, 1970 a) do processo de formação de planícies aluvionais em ambientes climáticos com períodos alternados seco e úmido, comuns nas zonas tropicais. b) do processo erosivo, típico das áreas cobertas por florestas aciculifoliadas, que, substituídas pela atividade agrícola intensiva, expõem o solo à ação da lixiviação, resultando em intensa sedimentação. c) do intemperismo, iniciando o processo de erosão, num ambiente tropical quente e úmido. d) do ambiente mediterrâneo, onde as rochas expostas sofrem desgaste, formando solos eluviais de média fertilidade.

56 e) do processo de formação dos solos nas zonas intertropicais, onde a rocha matriz destruída produz uma camada mineral, caracterizada pela presença de material orgânico em decomposição, constituindo o latossolo. Questão 84 (PUC-RS) Responder à questão com base no texto abaixo, que caracteriza uma área do Rio Grande do Sul. "Separando terras altas do Norte dos terrenos menos elevados do Planalto Sul-Rio- Grandense, caracteriza-se por uma área baixa, onde corre um dos rios mais importantes do Estado: o Jacuí." texto refere-se à área denominada a) Depressão do Araguaia. b) Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná. c) Planícies e Tabuleiros Litorâneos. d) Depressão Periférica Sul-Rio-Grandense. e) Cuesta de Haedo. Questão 85 (PUC-RS) Relevo brasileiro está embasado geologicamente nas Formações Cristalinas e Bacias Sedimentares, sendo correto afirmar que a) predominam em nosso território formações com elevadas altitudes, em média de 2000 metros.

57 b) os planaltos e chapadas da Bacia do Paraná se localizam na região Nordeste. c) a planície do Rio Amazonas abrange toda a Região Norte. d) o país se encontra no centro de uma placa tectônica; consequentemente, não possui cadeias montanhosas. e) no litoral, temos dobramentos modernos, formando, por exemplo, a Serra do Mar. Questão 86 (PUC-RS) Responder à questão com base na figura abaixo, sobre processos erosivos. A figura apresentada é o resultado de um processo de erosão ocorrido em áreas sedimentares. A origem do agente e o tipo de erosão sofrida são, respectivamente, e. a) externa e eólica. b) interna e pluvial. c) interna e glacial.

58 d) externa e tectônica. e) externa e marinha. Questão 87 (PUC-RS) Com relação às falésias existentes no Município de Torres RS, é correto afirmar que são: a) resultantes de um processo erosivo diferenciado entre o granito e o basalto. b) extensas áreas soerguidas pela subducção da Placa Tectônica do Atlântico Sul. c) antigas dunas cimentadas resultantes da última transgressão marinha. d) paredões rochosos, trabalhados pelo mar, de origem sedimentar e vulcânica da era Mesozóica. e) pacotes sedimentares e metamórficos trabalhados pelo mar e datados da era Cenozóica. Questão 88 (PUC-RJ) As rochas, antes de serem trabalhadas pela erosão, são "preparadas" por um conjunto de reações químicas ou fenômenos físicos, para a ação de desgaste. A essa fase que precede a erosão denominamos: a) abrasão. b) intemperismo. c) orogênese.

59 d) evapotranspiração. e) estratificação. Questão 89 (UFPB) Com relação ao litoral paraibano, é correto afirmar: a) A Ponta do Seixas é uma forma de relevo costeiro, formada por um pontal arenoso e corresponde ao ponto mais oriental do Estado. b) As dunas são formas de relevo móveis, esculturadas pelos ventos e não ocorrem na Paraíba. c) As falésias são vertentes íngremes, esculturadas pela ação das águas oceânicas e, na Paraíba, são pouco freqüentes. d) Os baixos planaltos costeiros ou tabuleiros são as mais importantes formas de relevo da costa paraibana, desenvolvidos pela ação marinha. e) O estuário do rio Paraíba é o mais preservado e importante do Estado. Questão 90 (PUC-MG) Em relação aos movimentos orogenéticos: I. A orogênese corresponde aos deslocamentos, de grande intensidade, da crosta terrestre, capazes de gerar montanhas. II. A orogênese é movimento de origem interna que apenas repercutiu nas eras geológicas recentes.

60 III. A extensão da ocorrência dos movimentos orogenéticos é mundial e ocorrem em breves e nítidos períodos, separados por longos espaços de tranqüilidade. a) se for correta apenas a afirmativa I. b) se forem corretas apenas as afirmativas I e II. c) se forem corretas apenas as afirmativas I e III. d) se forem corretas apenas as afirmativas II e III. e) se forem corretas as afirmativas I, II e III. Questão 91 (PUC-MG) Responda a esta questão com base no desenho abaixo: É correto afirmar, EXCETO: a) A Dorsal Atlântica foi formada pelo resultado do deslocamento divergente entre as Placas Brasileira e Africana.

61 b) A Cordilheira dos Andes foi formada pelo resultado de colisão entre as Placas Sul- Americana e Nazca. c) Entre as Placas do Pacífico e a Nazca, verifica-se um movimento predominantemente tangencial. d) Das zonas de agregação podem subir materiais do manto para a crosta. e) Na zona de subducção, podem ocorrer tremores e atividades vulcânicas. Questão 92 (PUC-MG) Responda a esta questão com base na figura abaixo: A seqüência CORRETA de 1 a 6 é: a) várzea - vertente - vale - talvegue - leito - interflúvio b) vertente - vale - leito - interflúvio - várzea - talvegue c) vale - várzea - talvegue - leito - interflúvio - vertente d) interflúvio - vertente - várzea - leito - talvegue - vale e) vale - várzea - vertente - talvegue - leito - interflúvio

62 Questão 93 (UFCE) Os tipos de rochas de um determinado espaço geográfico estão relacionados com o modelado do relevo terrestre. Neste sentido, pode-se dizer que está correta a afirmativa: a) a ação da erosão hídrica em rochas calcárias resulta na formação de grutas e rios subterrâneos; b) os sedimentos arenosos acumulados nas praias são transportados pela ação dos ventos levando à formação de planícies fluviais; c) as rochas sedimentares, como o arenito, favorecem uma densa drenagem superficial; d) inselbergs e pediplanos são formas de relevo típicas de regiões onde predominam rochas sedimentares e clima úmido; e) as rochas graníticas são decorrentes de derrames vulcânicos, e formam um relevo de planícies e tabuleiros. Questão 94 (UFCE) As altas montanhas são unidades de paisagem constituídas por um relevo relativamente jovem. Sobre esta grande unidade de paisagem do globo terrestre, considere as seguintes afirmações: I) Sua vegetação é bastante heterogênea compartimentando-se por andares que variam de acordo com as condições climáticas, influenciadas pelo relevo; II) O continente australiano possui as maiores cadeias de montanhas com altitudes superiores a metros, dentre elas destacando-se o Atlas; III) Geralmente ocorre em latitudes baixas e médias, sendo que a altitude lhe confere características ambientais próprias, distintas das que são determinadas pelo clima zonal.

63 De acordo com as afirmações acima, pode-se dizer que: a) as afirmações I, II e III estão corretas; b) as afirmações II e III estão corretas; c) as afirmações I e III estão corretas; d) apenas a afirmação I está correta; e) apenas a afirmação III está correta. Questão 95 (UFF) Em vastas áreas agrícolas do Brasil ocorre erosão acelerada dos solos. Marque a opção que revela aspectos associados a esse fenômeno. a) Ausência de "zoneamento ecológico" que delimite as culturas de acordo com as determinações do meio físico. b) Clima tropical, excessivamente quente e úmido, que desagrega os minerais da camada superficial dos solos. c) Expansão da policultura de subsistência, de baixo grau tecnológico, ocupando os terrenos de maior altitude e mais sensíveis à erosão. d) Complexa e frágil constituição ecológica do solos, tornando-os naturalmente sensíveis à erosão, independente das formas de uso. e) Utilização de maquinaria e de formas de irrigação inadequadas às condições ecológicas, por parte das grandes empresas agrícolas.

64 Questão 96 (UERJ) O fenômeno apresentado abaixo é resultado principalmente de: (Jornal do Brasil, 11/04/98) a) instabilidade geológica com ocorrência de intensa atividade sísmica b) cristalização do material magmático no interior da Terra com expansão de gases c) movimentos de curta duração com localização distante das faixas de contato entre as placas tectônicas d) pressões verticais em camadas geológicas profundas com levantamento ou rebaixamento dos continentes

ESTRUTURAS E FORMAS DE RELEVO

ESTRUTURAS E FORMAS DE RELEVO O relevo terrestre pode ser definido como as formas da superfície do planeta. O relevo se origina e se transforma sob a interferência de dois tipos de agentes: os agentes internos e externos. endógenos:

Leia mais

ESTRUTURAS E FORMAS DE RELEVO

ESTRUTURAS E FORMAS DE RELEVO O relevo terrestre pode ser definido como as formas da superfície do planeta. O relevo se origina e se transforma sob a interferência de dois tipos de agentes: os agentes internos e externos. endógenos:

Leia mais

Orogênese (formação de montanhas): o choque entre placas tectônicas forma as cordilheiras.

Orogênese (formação de montanhas): o choque entre placas tectônicas forma as cordilheiras. O RELEVO TERRESTRE A superfície terrestre não é uniforme, mas sim composta por irregularidades, apresentando formas altas ou baixas, planas ou onduladas. O relevo pode ser definido como o conjunto das

Leia mais

Geologia e relevo. Bases geológicas e Classificação do relevo

Geologia e relevo. Bases geológicas e Classificação do relevo Geologia e relevo Bases geológicas e Classificação do relevo Bases Geológicas Placas tectônicas Formação geológica brasileira é antiga e estável, pois são escudos cristalinos e bacias sedimentares Essa

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DO RELEVO BRASILEIRO. Prof.º Elves Alves

CLASSIFICAÇÃO DO RELEVO BRASILEIRO. Prof.º Elves Alves CLASSIFICAÇÃO DO RELEVO BRASILEIRO Prof.º Elves Alves www.professorelves.webnode.com.br ERAS GEOLÓGICAS ERAS GEOLÓGICAS Cenozoica (Terciário e Quaternário): Dobramentos modernos: Alpes, Andes, Himalaia,

Leia mais

BRASIL: RELEVO, HIDROGRAFIA E LITORAL

BRASIL: RELEVO, HIDROGRAFIA E LITORAL BRASIL: RELEVO, HIDROGRAFIA E LITORAL Estrutura geológica Geomorfologia: ciência que estuda as formas de relevo. Relevo condiciona o processo de produção e organização do espaço geográfico. (...) a maior

Leia mais

Geomorfologia do relevo brasileiro. Prof. Vanessa Cristina de Sousa

Geomorfologia do relevo brasileiro. Prof. Vanessa Cristina de Sousa Geomorfologia do relevo brasileiro ESTRUTURA GEOLÓGICA Para compreender a estrutura geológica do Brasil é necessário, primeiramente que recordemos a história geológica da Terra... Outro elemento importante

Leia mais

Estrutura Geológica e o Relevo Brasileiro

Estrutura Geológica e o Relevo Brasileiro Estrutura Geológica e o Relevo Brasileiro Estrutura Geológica e o Relevo Brasileiro 1. Sobre a estrutura geológica e relevo brasileiro é correto afirmar que: a) a formação recente das estruturas geológicas

Leia mais

GEOLOGIA GERAL PROF. ROCHA

GEOLOGIA GERAL PROF. ROCHA GEOLOGIA GERAL PROF. ROCHA video1 CAMADAS DA TERRA CAMADAS DA TERRA Video 2 Video 3 A crosta e as rochas A crosta é formada por rochas e minerais. As rochas são agrupamentos de minerais: Minerais são

Leia mais

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 07 ESTRUTURA GEOLÓGICA BRASILEIRA

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 07 ESTRUTURA GEOLÓGICA BRASILEIRA GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 07 ESTRUTURA GEOLÓGICA BRASILEIRA Como pode cair no enem? A partir dos dados apresentados, assinale a alternativa correta. a) A maior quantidade de minerais concentra-se em áreas

Leia mais

GEOMORFOLOGIA GERAL E DO BRASIL

GEOMORFOLOGIA GERAL E DO BRASIL GEOMORFOLOGIA GERAL E DO BRASIL ESTRUTURA GEOLÓGICA DA TERRA Manto Superior Manto Inferior Núcleo SIAL SIMA TECTÔNICA DE PLACAS TECTÔNICA DE PLACAS FORÇAS TECTÔNICAS DERIVA CONTINENTAL MAIOR EXTINÇÃO EM

Leia mais

RELEVO BRASILEIRO: Continental e submarino. Prof. Esp. Franciane Borges

RELEVO BRASILEIRO: Continental e submarino. Prof. Esp. Franciane Borges RELEVO BRASILEIRO: Continental e submarino Prof. Esp. Franciane Borges ESTRUTURA A América do Sul constitui a porção continental da Placa Sul-Americana. Composta de: Área instável a Cadeia Andina e o Bloco

Leia mais

Geologia do Brasil. Página 1 com Prof. Giba

Geologia do Brasil. Página 1 com Prof. Giba Geologia do Brasil O território brasileiro é formado, basicamente, por dois tipos de estrutura geológica: os escudos cristalinos (blocos cratônicos) e as bacias sedimentares. As formações serranas originaram-se

Leia mais

GEOLOGIA GERAL E DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza

GEOLOGIA GERAL E DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza GEOLOGIA GERAL E DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza O que é a Geologia? A palavra geologia vem do grego e significa: ESTUDO DA TERRA. Geólogo é como chamamos quem estuda a geologia. A estrutura do

Leia mais

O relevo terrestre e seus agentes. - Relevo: diversas configurações da crosta terrestre (montanhas, planícies, depressões etc).

O relevo terrestre e seus agentes. - Relevo: diversas configurações da crosta terrestre (montanhas, planícies, depressões etc). O relevo terrestre e seus agentes - Conceito de relevo e seus agentes: - Relevo: diversas configurações da crosta terrestre (montanhas, planícies, depressões etc). - Agentes que desenham o relevo podem

Leia mais

GEOLOGIA GERAL PROF. ROCHA

GEOLOGIA GERAL PROF. ROCHA GEOLOGIA GERAL PROF. ROCHA CAMADAS DA TERRA CAMADAS DA TERRA A crosta e as rochas A crosta é formada por rochas e minerais. As rochas são agrupamentos de minerais: Minerais são elementos ou compostos

Leia mais

GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA:ESTRUTURA GEOLÓGICA, TIPOS DE ROCHAS E RECURSOS MINERAIS. MÓDULO 04 GEOGRAFIA I

GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA:ESTRUTURA GEOLÓGICA, TIPOS DE ROCHAS E RECURSOS MINERAIS. MÓDULO 04 GEOGRAFIA I GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA:ESTRUTURA GEOLÓGICA, TIPOS DE ROCHAS E RECURSOS MINERAIS. MÓDULO 04 GEOGRAFIA I COMPOSIÇÃO INTERNA DO PLANETA COMPOSIÇÃO INTERNA DO PLANETA NÚCLEO temperaturas que ultrapassam

Leia mais

Geografia 1ª série E.M. - Estrutura geológica da Terra, tipos de rocha e recursos minerais

Geografia 1ª série E.M. - Estrutura geológica da Terra, tipos de rocha e recursos minerais Geografia 1ª série E.M. - Estrutura geológica da Terra, tipos de rocha e recursos minerais 1. Formação geológica da Terra Observando a densidade e a gravidade do globo terrestre, os cientistas chegaram

Leia mais

Decifrar as formas. Nesta aula, vamos acompanhar o trabalho

Decifrar as formas. Nesta aula, vamos acompanhar o trabalho A UU L AL A Decifrar as formas Nesta aula, vamos acompanhar o trabalho do geógrafo na interpretação das formas que as diferentes paisagens assumem. Vamos perceber que a crosta terrestre, ou litosfera,

Leia mais

BRASIL: RELEVO, HIDROGRAFIA E LITORAL

BRASIL: RELEVO, HIDROGRAFIA E LITORAL BRASIL: RELEVO, HIDROGRAFIA E LITORAL Estrutura geológica Geomorfologia: ciência que estuda as formas de relevo. Relevo condiciona o processo de produção e organização do espaço geográfico. (...) a maior

Leia mais

A GÊNESE DO RELEVO. GEOMORFOLOGIA (estudo do relevo) FORMAÇÃO DA TERRA (1) FORMAÇÃO DA TERRA (3) FORMAÇÃO DA TERRA (2) ORIGEM DO UNIVERSO

A GÊNESE DO RELEVO. GEOMORFOLOGIA (estudo do relevo) FORMAÇÃO DA TERRA (1) FORMAÇÃO DA TERRA (3) FORMAÇÃO DA TERRA (2) ORIGEM DO UNIVERSO GEOMORFOLOGIA (estudo do relevo) A GÊNESE DO RELEVO ORIGEM DO UNIVERSO Teoria do Big Bang. FORMAÇÃO DA TERRA (1) Resfriamento - de massa gasosa para líquido-pastosa. FORMAÇÃO DA TERRA (2) Formação da litosfera.

Leia mais

Estrutura Geológica e o Relevo Brasileiro

Estrutura Geológica e o Relevo Brasileiro Estrutura Geológica e o Relevo Brasileiro 1. (ENEM-2010) TEIXEIRA, W. et. al. (Orgs.) Decifrando a Terra. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009 O esquema mostra depósitos em que aparecem fósseis

Leia mais

O relevo e suas formas MÓDULO 12

O relevo e suas formas MÓDULO 12 O relevo e suas formas MÓDULO 12 RELEVO São as formas que a crosta terrestre foi adquirindo durante o seu período de formação. O movimento de separação dos continentes, a partir da movimentação das placas

Leia mais

Formas de relevo. Professora: Jordana Costa

Formas de relevo. Professora: Jordana Costa Formas de relevo Professora: Jordana Costa Relevo Observando a parte superficial da litosfera, isto é, o terreno sobre o qual vivemos, sobre o qual construímos cidades e estradas, vemos que ela apresenta

Leia mais

GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 25 O RELEVO BRASILEIRO

GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 25 O RELEVO BRASILEIRO GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 25 O RELEVO BRASILEIRO Como pode cair no enem Observe a figura a seguir. É correto afirmar que a ilustração acima representa, de modo esquemático, uma forma de relevo conhecida

Leia mais

ESTRUTURA INTERNA DA TERRA CROSTA

ESTRUTURA INTERNA DA TERRA CROSTA Dinâmica da terra ESTRUTURA INTERNA DA TERRA CROSTA MANTO NÚCLEO EXTERNO NÚCLEO INTERNO CROSTA OU LITOSFERA: é a fina camada exterior que envolve o planeta. Tem consistência sólida e flutua sobre um material

Leia mais

O que é tempo geológico

O que é tempo geológico O Relevo da América TEMPO GEOLÓGICO O que é tempo geológico escala temporal dos eventos da história da Terra, ordenados em ordem cronológica. Baseada nos princípios de superposição das camadas litológicas

Leia mais

A GÊNESE DO RELEVO. GEOMORFOLOGIA (estudo do relevo) FORMAÇÃO DA TERRA (1) FORMAÇÃO DA TERRA (2) FORMAÇÃO DA TERRA (3) ORIGEM DO UNIVERSO

A GÊNESE DO RELEVO. GEOMORFOLOGIA (estudo do relevo) FORMAÇÃO DA TERRA (1) FORMAÇÃO DA TERRA (2) FORMAÇÃO DA TERRA (3) ORIGEM DO UNIVERSO GEOMORFOLOGIA (estudo do relevo) A GÊNESE DO RELEVO ORIGEM DO UNIVERSO Teoria do Big Bang. FORMAÇÃO DA TERRA (1) Resfriamento - de massa gasosa para líquido-pastosa. FORMAÇÃO DA TERRA (2) Formação da litosfera.

Leia mais

Estrutura geológica e formas de relevo. Professora: Jordana Costa

Estrutura geológica e formas de relevo. Professora: Jordana Costa Estrutura geológica e formas de relevo Professora: Jordana Costa Estrutura Geológica O tipo de terreno de um lugar (sua origem e as rochas que o compõem) constitui a sua estrutura geológica. Sua importância

Leia mais

UNIDADES DO RELEVO E CLASSIFICAÇÃO DO RELEVO BRASILEIRO. Módulos 29 e 30 Livro 2 paginas 122 a 124 / 127 a 129

UNIDADES DO RELEVO E CLASSIFICAÇÃO DO RELEVO BRASILEIRO. Módulos 29 e 30 Livro 2 paginas 122 a 124 / 127 a 129 UNIDADES DO RELEVO E CLASSIFICAÇÃO DO RELEVO BRASILEIRO Módulos 29 e 30 Livro 2 paginas 122 a 124 / 127 a 129 Formas de relevo Escarpa: encosta de planalto intensamente dissecada (erodida) Serra: Morros

Leia mais

Data: /08/2014 Bimestre: 2. Nome: 6 ANO B Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo

Data: /08/2014 Bimestre: 2. Nome: 6 ANO B Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Data: /08/2014 Bimestre: 2 Nome: 6 ANO B Nº Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Valor da Atividade: 2,0 (Dois) Nota: GRUPO 3 1- (0,5) Embora haja dificuldade em oficializar a data do primeiro mapa

Leia mais

GEOGRAFIA REVISÃO 1 REVISÃO 2. Aula 25.1 REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE IV

GEOGRAFIA REVISÃO 1 REVISÃO 2. Aula 25.1 REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE IV Aula 25.1 REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE IV Complexos Regionais Amazônia: Baixa densidade demográfica e grande cobertura vegetal. 2 3 Complexos Regionais Nordeste: Mais baixos níveis de desenvolvimento

Leia mais

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO DISICIPLINA DE GEOGRAFIA PROF. RONALDO LOURENÇO 1º ANO CAPÍTULO 05 ESTRUTURA GEOLÓGICA

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO DISICIPLINA DE GEOGRAFIA PROF. RONALDO LOURENÇO 1º ANO CAPÍTULO 05 ESTRUTURA GEOLÓGICA COLÉGIO 7 DE SETEMBRO DISICIPLINA DE GEOGRAFIA PROF. RONALDO LOURENÇO 1º ANO CAPÍTULO 05 ESTRUTURA GEOLÓGICA Equilíbrio isostático Rochas magmáticas ou ígneas Rochas Sedimentares: rochas resultantes

Leia mais

AS DINÂMICAS INTERNAS DA TERRA E A FORMAÇÃO DO RELEVO

AS DINÂMICAS INTERNAS DA TERRA E A FORMAÇÃO DO RELEVO AS DINÂMICAS INTERNAS DA TERRA E A FORMAÇÃO DO RELEVO Nosso planeta não possui camada homogêneas Alfred Wegener Deriva Continental Os agentes internos (endógenos) Vulcanismo É a atividade

Leia mais

Relevo Brasileiro. Professora: Jordana Costa

Relevo Brasileiro. Professora: Jordana Costa Relevo Brasileiro Professora: Jordana Costa Relevo Observando a parte superficial da litosfera, isto é, o terreno sobre o qual vivemos, sobre o qual construímos cidades e estradas, vemos que ela apresenta

Leia mais

Geologia e Relevo do Brasil. Matheus Lemos

Geologia e Relevo do Brasil. Matheus Lemos Geologia e Relevo do Brasil Matheus Lemos A Formação da Terra Cerca de 4,6 bilhões de anos A Formação da Terra Arqueozóico: rochas magmáticas e metamórficas; Arqueo-Proterozóico: escudos cristalinos; Proterozóico:

Leia mais

Apostila de Geografia 07 Noções de Geologia

Apostila de Geografia 07 Noções de Geologia 1.0 Geosfera Apostila de Geografia 07 Noções de Geologia Meios de estudo da estrutura interna da Terra: Diretos: Afloramentos rochosos à superfície. Vulcanismo. Sondagens. Geotermia. Indiretos: Magnetismo.

Leia mais

GEOGRAFIA PROF. CARLOS 1ª SÉRIE ENSINO MÉDIO

GEOGRAFIA PROF. CARLOS 1ª SÉRIE ENSINO MÉDIO GEOGRAFIA PROF. CARLOS 1ª SÉRIE ENSINO MÉDIO A ESTRUTURA INTERNA DA TERRA E AS PLACAS TECTÔNICAS A ESTRUTURA INTERNA DA TERRA O MOVIMENTO DE CONVECÇÃO DO MAGMA NO MANTO AS PLACAS TECTÔNICAS O MOVIMENTO

Leia mais

Apostila de Geografia 14 Geomorfologia

Apostila de Geografia 14 Geomorfologia Apostila de Geografia 14 Geomorfologia 1.0 Introdução Ciência que estuda o relevo. Relevo Corresponde às diversas configurações da crosta terrestre. 2.0 Agentes de Relevo 2.1 Agentes Endógenos ou Internos

Leia mais

Litosfera: o relevo terrestre

Litosfera: o relevo terrestre JORGE ARAÚJO / FOLHAPRESS NELSON ANTOIN / FOTOARENA / FOLHAPRESS Litosfera: o relevo terrestre As paisagens acima são iguais ou diferentes? Em ambas as fotos as habitações estão em áreas consideradas de

Leia mais

Relevo e Geologia do Brasil. Willen Ferreira Lobato

Relevo e Geologia do Brasil. Willen Ferreira Lobato Relevo e Geologia do Brasil Willen Ferreira Lobato Geomorfologia é o ramo da Geografia que estuda as formas e a dinâmica do relevo Relevo é o termo aplicado ao modelado terrestre Existem uma infinidade

Leia mais

Agentes Externos ou Exógenos

Agentes Externos ou Exógenos RELEVO Relevo Terrestre Agentes Internos Agentes Externos Tectonismo Vulcanismo Abalos Sísmicos Intemperismo Erosão Agentes Externos ou Exógenos Em síntese, pode-se afirmar que os agentes exógenos realizam

Leia mais

7. o ANO FUNDAMENTAL. Prof. a Andreza Xavier Prof. o Walace Vinente

7. o ANO FUNDAMENTAL. Prof. a Andreza Xavier Prof. o Walace Vinente 7. o ANO FUNDAMENTAL Prof. a Andreza Xavier Prof. o Walace Vinente CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade III Cidadania e movimento. Aula 13. 2 Conteúdo Estrutura geológica e relevo. Habilidade Compreender a

Leia mais

Geografia. Relevo. Professor Thomás Teixeira.

Geografia. Relevo. Professor Thomás Teixeira. Geografia Relevo Professor Thomás Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia PRINCIPAIS UNIDADES DE RELEVO DO RN O estado do Rio Grande do Norte foi compartimentado em sete domínios geomorfológicos

Leia mais

Transformação do relevo. Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. [Antoine Lavoisier]

Transformação do relevo. Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. [Antoine Lavoisier] Transformação do relevo Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. [Antoine Lavoisier] O relevo O relevo é o conjunto das diferentes formas que podem ser observadas na superfície terrestre:

Leia mais

Os mapas abaixo apresentam duas formas de divisão do relevo brasileiro, resultado de conceitos geomorfológicos distintos.

Os mapas abaixo apresentam duas formas de divisão do relevo brasileiro, resultado de conceitos geomorfológicos distintos. ESTRUTURA GEOLÓGICA BRASILEIRA Questão 01 - (UFSC/2013) Os mapas abaixo apresentam duas formas de divisão do relevo brasileiro, resultado de conceitos geomorfológicos distintos. Assinale a(s) proposição(ões)

Leia mais

Atividade 14 Exercícios Complementares de Revisão sobre Geologia Brasileira

Atividade 14 Exercícios Complementares de Revisão sobre Geologia Brasileira Atividade 14 Exercícios Complementares de Revisão sobre Geologia Brasileira Atenção: Pesquise PREFERENCIALMENTE em seu Livro e complemente a pesquisa em sites. 1. Comparação entre as Classificações do

Leia mais

Tempo & Clima. é o estado físico das condições. atmosféricas em um determinado momento e local, podendo variar durante o mesmo dia.

Tempo & Clima. é o estado físico das condições. atmosféricas em um determinado momento e local, podendo variar durante o mesmo dia. Climatologia É uma parte da que estuda o tempo e o clima cientificamente, utilizando principalmente técnicas estatísticas na obtenção de padrões. É uma ciência de grande importância para os seres humanos,

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2016 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2016 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2016 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES Nome Nº Turma 3º ano Data / / Nota Disciplina GEOGRAFIA Prof. Rodrigo Carvalho Valor 30 Questão 1. Conceitue: a)

Leia mais

GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA: AGENTES EXTERNOS MÓDULO 07

GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA: AGENTES EXTERNOS MÓDULO 07 GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA: AGENTES EXTERNOS MÓDULO 07 A DINÂMICA EXTERNA DO RELEVO RELEVO modelado da crosta terrestre, que se originou a partir do tectonismo, vulcanismo e abalos sísmicos e é modelado

Leia mais

Geografia. Estrutura Geológica do Brasil. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. Estrutura Geológica do Brasil. Professor Luciano Teixeira. Geografia Estrutura Geológica do Brasil Professor Luciano Teixeira Geografia ESTRUTURA GEOLÓGICA DO BRASIL Formas de Relevo Montanhas Montanhas constituem grandes elevações da superfície, cujas altitudes

Leia mais

Professor Ronaldo Costa Barbosa

Professor Ronaldo Costa Barbosa LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA (p. 218-219) LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA (p. 218-219) LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA (p. 218-219) ÁSIA: BERÇO DE IMPÉRIOS MILENARES Império Otomano 1299-1923 Império Chinês 1250 a.c. - 1916 d.c.

Leia mais

O RELEVO TERRESTRE As formas do relevo

O RELEVO TERRESTRE As formas do relevo A DINÂMICA DO RELEVO TERRESTRE O RELEVO TERRESTRE As formas do relevo Quatro principais É o nome dado ao conjunto das formas da superfície da crosta terrestre. Montanhas Planaltos Planícies Depressões

Leia mais

ELEMENTOS DA GEOLOGIA (II)

ELEMENTOS DA GEOLOGIA (II) ELEMENTOS DA GEOLOGIA (II) AS ROCHAS São agregados minerais ou de um mineral apenas, formados naturalmente na crosta terrestre. As rochas podem ser classificadas em ígneas, sedimentares e metamórficas.

Leia mais

ECO GEOGRAFIA. Prof. Felipe Tahan BIOMAS

ECO GEOGRAFIA. Prof. Felipe Tahan BIOMAS ECO GEOGRAFIA Prof. Felipe Tahan BIOMAS DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS Os domínios morfoclimáticos representam a combinação de um conjunto de elementos da natureza relevo, clima, vegetação que se inter-relacionam

Leia mais

ECA_2ª etapa. 2. Observe os gráficos a seguir: Página 1 de 6

ECA_2ª etapa. 2. Observe os gráficos a seguir: Página 1 de 6 1. Analise os dois climogramas que seguem e, pelas informações que eles apresentam e pelos seus conhecimentos sobre o tema, identifique a classificação climática e a cidade onde ocorrem. a) 1) Equatorial

Leia mais

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 06 GEOLOGIA E RECURSOS MINERAIS

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 06 GEOLOGIA E RECURSOS MINERAIS GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 06 GEOLOGIA E RECURSOS MINERAIS Como pode cair no enem? (UNIFESP) A estrutura geológica do perfil AB do mapa pode ser caracterizada como: (REBOUÇAS, in: Patrimônio Ambiental

Leia mais

Definição. Unidade Territorial com características naturais bem. Por essa razão, muitas vezes o termo é usado

Definição. Unidade Territorial com características naturais bem. Por essa razão, muitas vezes o termo é usado Definição Compreende-se como sendo uma Unidade Territorial com características naturais bem marcantes e que o individualizam. Por essa razão, muitas vezes o termo é usado como sinônimo para identificar

Leia mais

RELEVO CONTINENTAL: AGENTES INTERNOS. PROFº Me- CLAUDIO F. GALDINO - GEOGRAFIA

RELEVO CONTINENTAL: AGENTES INTERNOS. PROFº Me- CLAUDIO F. GALDINO - GEOGRAFIA RELEVO CONTINENTAL: AGENTES INTERNOS PROFº Me- CLAUDIO F. GALDINO - GEOGRAFIA Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão RELEVO É toda forma assumida pelo terreno (montanhas, serras, depressões, etc.)

Leia mais

ESCALA GEOLÓGICA

ESCALA GEOLÓGICA Aula Relevo ESCALA GEOLÓGICA Estrutura da Terra Tipos de Rochas Tipos de Rochas Estrutura da Terra Placas Tectônicas SISMÓGRAFO Placas Tectônicas Encontro de Placas Convergente ou Subducção Encontro

Leia mais

Terra: origem e formação

Terra: origem e formação Terra: origem e formação Big Bang : formação do universo E:\Documentos\Aulas\Terra origem e formação\animação IBGE- NOSSO LUGAR NO UNIVERSO\nossolugaranouniverso (1).swf Origem da Terra Escala do tempo

Leia mais

RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO GEOGRAFIA 6 o ANO

RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO GEOGRAFIA 6 o ANO RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO GEOGRAFIA 6 o ANO Unidade 4 1. 2. (V) Os planaltos sofrem mais a ação de agentes de erosão do que de agentes de sedimentação. (F) O nome do maior planalto da América

Leia mais

GEOLOGIA GERAL DO BRASIL E BACIAS HIDROGRÁFICAS Prof ª Gustavo Silva de Souza

GEOLOGIA GERAL DO BRASIL E BACIAS HIDROGRÁFICAS Prof ª Gustavo Silva de Souza GEOLOGIA GERAL DO BRASIL E BACIAS HIDROGRÁFICAS Prof ª Gustavo Silva de Souza TEORIA DAS PLACAS TECTÔNICAS CICLO GEOLÓGICO GEOGRAFIA, 7º Ano A estrutura geológica do Brasil e sua relação com a formação

Leia mais

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 10 CLASSIFICAÇÕES DO RELEVO BRASILEIRO

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 10 CLASSIFICAÇÕES DO RELEVO BRASILEIRO GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 10 CLASSIFICAÇÕES DO RELEVO BRASILEIRO Como pode cair no enem? (UFG) Analise os mapas a seguir. Os mapas apresentados destacam as unidades de relevo e as bacias hidrográficas

Leia mais

Super Intensivo Geografia Física. Profº André Tomasini

Super Intensivo Geografia Física. Profº André Tomasini Super Intensivo Geografia Física Profº André Tomasini Projeções Cartográficas Foram criadas pela necessidade de representar uma figura esférica em um plano, tentando respeitar o máximo possível as

Leia mais

REVISÃO DE GEOGRAFIA 15/07/2017

REVISÃO DE GEOGRAFIA 15/07/2017 REVISÃO DE GEOGRAFIA 15/07/2017 O Brasil apresenta predomínio de climas quentes devido à sua localização no planeta, com grande porção de terras na zona intertropical. A diversidade climática do país é

Leia mais

Geografia Ensino Médio, 2º Série A estrutura geológica do Brasil e sua relação com a formação do relevo

Geografia Ensino Médio, 2º Série A estrutura geológica do Brasil e sua relação com a formação do relevo Geografia Ensino Médio, 2º Série A estrutura geológica do Brasil e sua relação com a formação do relevo Estrutura Geológica do Brasil A Estrutura Geológica de um lugar refere-se a que tipo de material

Leia mais

O RELEVO TERRESTRE As formas do relevo

O RELEVO TERRESTRE As formas do relevo A DINÂMICA DO RELEVO TERRESTRE O RELEVO TERRESTRE As formas do relevo Quatro principais É o nome dado ao conjunto das formas da superfície da crosta terrestre. Montanhas Placa do Pacífico Planaltos Planícies

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016 Disciplina: GEOGRAFIA Série/Ano: 1º ANO Professores: Carboni e Luis Otavio Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados durante o 1º semestre nos quais apresentou

Leia mais

A DINÂMICA DO RELEVO TERRESTRE

A DINÂMICA DO RELEVO TERRESTRE A DINÂMICA DO RELEVO TERRESTRE As formas do relevo Quatro principais É o nome dado ao conjunto das formas da superfície da crosta terrestre. Montanhas Planaltos Planícies Depressões Altitude é uma distância

Leia mais

Agentes da Dinâmica Interna e Externa da Terra. Prof. Diogo Máximo

Agentes da Dinâmica Interna e Externa da Terra. Prof. Diogo Máximo Agentes da Dinâmica Interna e Prof. Diogo Máximo Agentes da Dinâmica Interna e RELEVO: Pode ser definido como as formas da superfície do planeta. O relevo origina-se e transforma-se sob a interferência

Leia mais

GEOLOGIA GERAL E DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza

GEOLOGIA GERAL E DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza GEOLOGIA GERAL E DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza EXERCÍCIOS DE REVISÃO Foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade, em dezembro de 2001, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência

Leia mais

CAPÍTULO 02 Estrutura Geológica, Relevo e Hidrografia.

CAPÍTULO 02 Estrutura Geológica, Relevo e Hidrografia. 18/02/2016 7º Ano B CAPÍTULO 02 Estrutura Geológica, Relevo e Hidrografia. Profº Delsomar de Sousa Barbosa Páginas: 19 a 39 Itens 01 a 03. Estrutura Geológica Relevo Hidrografia Estrutura Temática Crátons

Leia mais

Conceito de Relevo. Internas ou endógenas: constroem o relevo. Externas ou exógenas: desgastam, modificam e modelam o relevo.

Conceito de Relevo. Internas ou endógenas: constroem o relevo. Externas ou exógenas: desgastam, modificam e modelam o relevo. Conceito de Relevo Relevo pode ser definido o conjunto das desnivelações que ocorrem sobre a superfície terrestre e que formam o modelado do planeta. Os desnivelamentos da crosta terrestre resultam da

Leia mais

Estrutura Geológica do Planeta

Estrutura Geológica do Planeta Estrutura Geológica do Planeta O é também conhecido como tempo da natureza, visto que ele data as transformações naturais que acontecem sobre o nosso planeta, que são extremamente lentas. A escala de tempo

Leia mais

PROCESSOS OCEÂNICOS E A FISIOGRAFIA DOS FUNDOS MARINHOS

PROCESSOS OCEÂNICOS E A FISIOGRAFIA DOS FUNDOS MARINHOS PROCESSOS OCEÂNICOS E A FISIOGRAFIA DOS FUNDOS MARINHOS O RELEVO DOS OCEANOS # Estima-se que a área da crosta terrestre recoberta pelos oceanos represente cerca de 70% da superfície total. 1. Oceano pacífico

Leia mais

Tempo Geológico. Também conhecido como tempo da natureza. É o tempo das transformações naturais que. acontecem sobre o nosso planeta, sendo por isso

Tempo Geológico. Também conhecido como tempo da natureza. É o tempo das transformações naturais que. acontecem sobre o nosso planeta, sendo por isso Tempo Geológico Também conhecido como tempo da natureza. É o tempo das transformações naturais que acontecem sobre o nosso planeta, sendo por isso extremamente lentas. Uma das formas utilizadas para se

Leia mais

O RELEVO DA TERRA Capítulo 2

O RELEVO DA TERRA Capítulo 2 O RELEVO DA TERRA Capítulo 2 Ciclo da erosão RETIRADA TRANSPORTE SEDIMENTAÇÃO OU DEPOSIÇÃO A EROSÃO É UM PROCESSO NATURAL De uma forma simplificada, existe uma tendência em considerar a erosão como algo

Leia mais

7ºs anos Professor Daniel Fonseca

7ºs anos Professor Daniel Fonseca Salesiano Dom Bosco Capítulo 3 Geologia, Solo e Relevo 7ºs anos Professor Daniel Fonseca ROCHAS: Aglomerado de um ou mais minerais ÍGNEAS OU MAGMÁTICAS (cristalinas) - intrusivas ou plutônicas - extrusivas

Leia mais

AMÉRICA LATINA: ASPECTOS NATURAIS

AMÉRICA LATINA: ASPECTOS NATURAIS AMÉRICA LATINA: ASPECTOS NATURAIS BLOCO 10 AMÉRICA: LOCALIZAÇÃO AMÉRICA: REGIONALIZAÇÃO Regionalização Física Critério: distribuição das terras no sentido Norte-Sul. Dois grandes conjuntos: América do

Leia mais

ROCHAS LITOSFERA. Rochas Magmáticas ou Ígneas

ROCHAS LITOSFERA. Rochas Magmáticas ou Ígneas LITOSFERA ROCHAS As rochas constituem a parte sólida do planeta e são compostas de um ou vários minerais. Os minerais são compostos de elementos químicos. Certos elementos químicos podem ser encontrados

Leia mais

Estruturas geológicas e formas do relevo Brasileiro. Professora: Jordana Costa

Estruturas geológicas e formas do relevo Brasileiro. Professora: Jordana Costa Estruturas geológicas e formas do relevo Brasileiro Professora: Jordana Costa As marcas do tempo geológico A litosfera não é contínua, ela é formada por imensos blocos rochosos: - Placas tectônicas. -

Leia mais

REGIÃO NORDESTE 3 BIMESTRE PROFA. GABRIELA COUTO

REGIÃO NORDESTE 3 BIMESTRE PROFA. GABRIELA COUTO REGIÃO NORDESTE 3 BIMESTRE PROFA. GABRIELA COUTO ASPECTOS FÍSICOS Dentre todos os aspectos físicos presentes na região Nordeste, os que mais se destacam por suas peculiaridades são o clima e a vegetação.

Leia mais

GEOLOGIA: ESTUDA A EVOLUÇÃO FÍSICA (ESTRUTURA FÍSICA E QUÍMICA) E HISTÓRICA (ACONTECIMENTOS) DA TERRA AO LONGO DA SUA EXISTÊNCIA;

GEOLOGIA: ESTUDA A EVOLUÇÃO FÍSICA (ESTRUTURA FÍSICA E QUÍMICA) E HISTÓRICA (ACONTECIMENTOS) DA TERRA AO LONGO DA SUA EXISTÊNCIA; GEOLOGIA: ESTUDA A EVOLUÇÃO FÍSICA (ESTRUTURA FÍSICA E QUÍMICA) E HISTÓRICA (ACONTECIMENTOS) DA TERRA AO LONGO DA SUA EXISTÊNCIA; GEOMORFOLOGIA: ESTUDA OS PROCESSOS EROSIVOS E DEPOSICIONAIS QUE CULMINAM

Leia mais

Geografia do Brasil - Profº Márcio Castelan

Geografia do Brasil - Profº Márcio Castelan Geografia do Brasil - Profº Márcio Castelan 1. (FUVEST-SP 2008) O vulcanismo é um dos processos da dinâmica terrestre que sempre encantou e amedrontou a humanidade, existindo diversos registros históricos

Leia mais

ESTRUTURA GEOLÓGICA E AS FORMAS DE RELEVO

ESTRUTURA GEOLÓGICA E AS FORMAS DE RELEVO ESTRUTURA GEOLÓGICA E AS FORMAS DE RELEVO ROCHAS: Aglomerado de um ou mais minerais ÍGNEAS OU MAGMÁTICAS (cristalinas) - intrusivas ou plutônicas - extrusivas ou vulcânicas SEDIMENTARES - detríticas -

Leia mais

Divisão Geoeconômica

Divisão Geoeconômica Divisão Geoeconômica Essa divisão (ou regionalização) foi proposta pelo geógrafo em 1967 (a do IBGE atual se baseia na de 1969). Nela o Brasil é dividido em três regiões econômicas: Amazônia, Nordeste

Leia mais

Conceito de Relevo. Internas ou endógenas: constroem o relevo. Externas ou exógenas: desgastam, modificam e modelam o relevo.

Conceito de Relevo. Internas ou endógenas: constroem o relevo. Externas ou exógenas: desgastam, modificam e modelam o relevo. Conceito de Relevo Relevo pode ser definido o conjunto das desnivelações que ocorrem sobre a superfície terrestre e que formam o modelado do planeta. Os desnivelamentos da crosta terrestre resultam da

Leia mais

Quais números representam, respectivamente, as cidades com maior e menor amplitudes térmicas anuais?

Quais números representam, respectivamente, as cidades com maior e menor amplitudes térmicas anuais? 16. Observe as cidades de mesma altitude, identificadas pelos números 1, 2, 3, 4 e 5 e localizadas no continente hipotético a seguir: Quais números representam, respectivamente, as cidades com maior e

Leia mais

Terremotos 05/07/2018

Terremotos 05/07/2018 Terremotos Os movimentos das Placas Tectônicas, responsáveis pela renovação da litosfera e pela formação de dobramentos modernos, também podem causar perigosos abalos sísmicos capazes de gerar destruição.

Leia mais

Os principais aspectos físicos do continente americano

Os principais aspectos físicos do continente americano Os principais aspectos físicos do continente americano O CONTINENTE AMERICANO CARACTERÍSTICAS GERAIS O continente americano se destaca pela sua grande extensão Norte-Sul. É o segundo maior continente do

Leia mais

Duas dessas massas de ar são formadas nas proximidades do Equador:

Duas dessas massas de ar são formadas nas proximidades do Equador: GEOGRAFIA DO BRASIL Massas de ar Além da importância dos fatores climáticos estáticos (latitude e altitude), deve-se destacar também a atuação dos fatores dinâmicos sobre os climas encontrados no território

Leia mais

GEOLOGIA GERAL E TIPOS DE VEGETAÇÕES MUNDIAIS. Prof ª Gustavo Silva de Souza

GEOLOGIA GERAL E TIPOS DE VEGETAÇÕES MUNDIAIS. Prof ª Gustavo Silva de Souza GEOLOGIA GERAL E TIPOS DE VEGETAÇÕES MUNDIAIS Prof ª Gustavo Silva de Souza O que é a Geologia? A palavra geologia vem do grego e significa: ESTUDO DA TERRA. Geólogo é como chamamos quem estuda a geologia.

Leia mais

GEOGRAFIA DO BRASIL Relevo e Solo

GEOGRAFIA DO BRASIL Relevo e Solo GEOGRAFIA DO BRASIL Relevo e Solo bruno7martins@gmail.com 1 Estrutura Geológica Bacias Sedimentares Acúmulo de sedimentos sobre os escudos Associadas a Combustíveis fósseis Rochas mais porosas, infiltração

Leia mais

Atividades. As respostas devem estar relacionadas com o material da aula ou da disciplina e apresentar palavras

Atividades. As respostas devem estar relacionadas com o material da aula ou da disciplina e apresentar palavras Atividades As respostas devem estar relacionadas com o material da aula ou da disciplina e apresentar palavras chaves importantes. Aula 11 4.1. Solos da Amazônia A região da Amazônia, em sua maior parte,

Leia mais

é a herança para os nossos filhos e netos com a sua atmosfera rica em oxigénio, permite-nos respirar com a camada de ozono, protege-nos das radiações

é a herança para os nossos filhos e netos com a sua atmosfera rica em oxigénio, permite-nos respirar com a camada de ozono, protege-nos das radiações é a herança para os nossos filhos e netos com a sua atmosfera rica em oxigénio, permite-nos respirar com a camada de ozono, protege-nos das radiações ultravioletas com a água evita a desidratação com as

Leia mais

é a herança para os nossos filhos e netos com a sua atmosfera rica em oxigénio, permite-nos respirar com a camada de ozono, protege-nos das radiações

é a herança para os nossos filhos e netos com a sua atmosfera rica em oxigénio, permite-nos respirar com a camada de ozono, protege-nos das radiações é a herança para os nossos filhos e netos com a sua atmosfera rica em oxigénio, permite-nos respirar com a camada de ozono, protege-nos das radiações ultravioletas com a água evita a desidratação com as

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês 1 Os exercícios deverão ser feitos no caderno. Leitura das págs. 91 e 93 do livro de Português

Leia mais

Universidade Metodista de Angola Faculdade de Engenharia Departamento de Construção Civil

Universidade Metodista de Angola Faculdade de Engenharia Departamento de Construção Civil Universidade Metodista de Angola Faculdade de Engenharia Departamento de Construção Civil Curso de Construção Civil Disciplina: Geologia em Engenharia Ano: 4to Professor: Dr. Silva Pereira Ginga (PhD)

Leia mais

1. Considere os climogramas e o mapa a seguir.

1. Considere os climogramas e o mapa a seguir. 1. Considere os climogramas e o mapa a seguir. Os climogramas I e II apresentam respectivamente os climas nas seguintes áreas: a) equatorial (A); tropical de altitude (D). b) tropical (A); semi-árido (E).

Leia mais