Carta de Apresentação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Carta de Apresentação"

Transcrição

1 Carta de Apresentação Colegas Defensoras e Defensores, Sou Marco Aurélio Vellozo Guterres. Conhecido por muitos como Guterres. Sou defensor público no nosso Estado há quase 05 (cinco) anos, havendo tomado posse em junho de Venho por meio desta Carta de Apresentação colocar- me a disposição dos colegas para o cargo de Conselheiro Superior pela 2ª entrância do Egrégio Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Pará. Divido a carta em três momentos. No primeiro momento, faço uma breve exposição de minhas qualificações profissionais, comarcas, defensorias por onde atuei e experiências profissionais. Já no segundo momento, faço uma pequena abordagem técnica acerca da importância do Conselho Superior da Defensoria Pública, expondo minhas razões para pretensão ao cargo. Por fim, no terceiro momento, abordo alguns pontos que considero relevantes para debate no Conselho Superior e propostas de projeto que pretendo encaminhar ao mesmo. Breve exposição do histórico do candidato: Colegas, como já dito em linhas anteriores, tenho quase 05 (cinco) anos de exercício no cargo de Defensor Público do nosso Estado. Após o curso de formação, assumi a Defensoria Pública de Novo Repartimento cumulando também com a Defensoria Pública de Tucuruí. Por lá, atuei por cerca de 05 (cinco) meses. Foi um período de grande aprendizado e crescimento defensorial. Em que pese as dificuldades de deslocamento por aquela região do Estado, aprendi com aquelas dificuldades e com os brilhantes colegas com quem trabalhei naquele período o saboroso labor de nossa atividade. Em 2012, removi para a Defensoria Pública de Ulianópolis cumulando atribuições na Defensoria Pública de Paragominas. A mudança revelou que os desafios são os mesmos. Somos poucos em quantidade diante das dificuldades econômicas e vulnerabilidade que assolam os assistidos da Defensoria Pública. Contudo, somos necessários. E é esta necessidade que nos diferencia e revela a importância de nossa missão constitucional. Naquela região trabalhei até meados de Por aquele trabalho, sou grato a Defensoria Pública pela experiência de vida e profissional que adquiri e que sempre levo e levarei comigo. Assumi, em algumas eventualidades, nas ausências do coordenador do núcleo regional, a função de coordenador do núcleo. Onde pude verificar as dificuldades dos colegas que muitas vezes estão distantes do seu núcleo de coordenação, como também as

2 dificuldades da coordenação em conciliar as atividades administrativas com as atividades cotidianas do exercício da Defensoria Pública. Em especial, naquela experiência, vivenciamos a defesa da população em situação de vulnerabilidade através da prática A defesa dos vulneráveis - cumprimento das 100 regras de Brasília nas comunidades de Paragominas e Tomé- Açu. Pela prática, vencemos, juntamente com outras práticas de nossa Defensoria Pública, o concurso de Práticas Exitosas do XI Encontro Nacional de Defensores Públicos promovido pela ANADEP, no ano de 2013, em Vitória- ES. No ano seguinte, a prática também foi selecionada no prêmio INNOVARE na categoria Defensoria Pública. Através dela buscamos exercer a plenitude de nossas atribuições estabelecidas na Constituição e em lei, tendo como bússola o compromisso firmado pelas instituições de justiça nas 100 regras de Brasília. Dividimos as práticas em eixos de atuação(como por exemplo, eixo indígena, eixo encarcerados ) e, em cada eixo, desenvolvemos uma série de atividades defensoriais com o fim garantir o acesso à justiça. Em meados de 2014, fui promovido para 2ª entrância. Assumi a Defensoria Pública Cível/Criminal de Maracanã, onde estou hoje também cumulando minhas atribuições na Defensoria Pública de Castanhal. Também já atuei na Defensoria Pública Agrária da 1ª Região, onde sua sede fica em Castanhal, mas sua atribuição engloba cerca de 75 municípios do Estado.A atuação defensorial agrária é uma das mais importantes, posto que, através dela, o Defensor Público possui a missão não somente colaborar para dirimir conflitos no campo, mas também, a defesa da população tradicional que em sua maioria se encontra em situação de vulnerabilidade. Durante todos esses anos, já pude colaborar com o meu trabalho nas Defensorias Públicas de Dom Eliseu, Tomé- Açu, Mocajuba, Terra Alta, Salinópolis, Marituba, Ananindeua e Belém. As peculariedades de cada atuação, de cada local trabalhado, servem- me de motivação para colocar a disposição dos colegas a minha candidatura a uma das vagas da 2ª entrância para o Conselho Superior de nossa Defensoria Pública. A importância do Conselho Superior da Defensoria Pública O que me motiva a tal pleito, além do respeito às nossas atribuições cotidianas, é também a importância de nosso Egrégio Conselho Superior para o desempenho das atividades da Defensoria Pública.

3 Conforme assevera Boaventura de Sousa Santos, a revolução democrática da justiça exige a criação de uma outra cultura jurídica e de assistência e patrocínio judiciário, em que as defensorias públicas terão um papel muito relevante. 1 É claro que para que essa revolução de direitos se dê de forma clara, segura e concreta para os assistidos é necessário que a instituição Defensoria Pública esteja preparada para assumir esta nova roupagem constitucional. Em 2014, após a Emenda Constitucional nº 80, o status constitucional dado a nossa instituição nos consagrou no campo constitucional inovações que já vinham sendo conquistadas no âmbito infraconstitucional. Ocorre que, em que pese a eficácia plena e aplicabilidade imediata de tais misteres, no campo regulamentar interno, ainda carecemos de normas que revelem, respaldem e concretizem a revolução democrática anunciado por Boaventura. Eis a importância do Conselho Superior da Defensoria Pública. Amélia Rocha, nobre colega Defensora Pública do Ceará, assevera que: O Conselho Superior da Defensoria Pública CONSUP, dentre os nossos órgãos de Administração Superior e na organicidade institucional, tem um papel diferenciado, peculiar e importante para trazer, através da normatividade, o sentimento institucional à vida vivida no nosso cotidiano: por meio de representantes natos e eleitos, com a voz da Ouvidoria- Geral e da Associação de Defensores, é órgão normativo responsável por propiciar o diálogo orgânico- institucional imprescindível à consolidação enquanto instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, expressão e instrumento do regime democrático. 2 É com este dever e responsabilidade que esperamos assumir uma das vagas pela 2ª entrância do Conselho Superior de nossa Defensoria Pública. Entendemos que nossa experiência técnica aliada à capacidade diálogo nos gabarite para que possamos alcançar os fins e objetivos estipulados em lei para Defensoria Pública, dentre eles, a luta pela erradicação da pobreza. Somente por meio de um Conselho Superior forte, técnico, participativo e independente poderemos consolidar os princípios defensoriais da UNIDADE, INDIVISIBILIDADE e INDEPENDÊNCIA FUNCIONAL. 1 SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma revolução democrática da justiça. 3ª Ed. São Paulo: Cortez, P ROCHA, Amélia Soares. Defensoria Pública. Fundamentos, organização e funcionamento. São Paulo: Atlas, P. 193.

4 Além disso, é por meio do Conselho Superior da Defensoria Pública que se exerce a atividade fiscalizatória da atividade da Administração Superior: recomendando a instauração de processo administrativo disciplinar, conhecendo e julgando recursos contra decisões de processos disciplinares, exercendo o poder de revisão de processo administrativo disciplinar, dando posse ao defensor geral, escolhendo o corregedor geral, e escolhendo e fiscalizando os atos do ouvidor externo. Por tudo isso, o Conselho Superior é chamado por alguns como o poder legislativo defensorial 3. Ainda, é através do Conselho Superior da Defensoria Pública que se aprova o Plano de atuação da Defensoria Pública do Estado. A implantação do plano de atuação além de servir como bússola para atuação dos defensores públicos, é importante política pública voltada para defesa dos direitos humanos e redução da pobreza. O fortalecimento da Defensoria Pública passa pela existência de Conselho Superior consubstanciado em decisões técnicas, de qualidade, motivadas, publicadas (ressalvados os casos legais de sigilo), que cumpra suas funções legais, e que sirva de espaço de diálogo para os grande debates defensoriais. Temas importantes para debates no Conselho Superior e propostas do candidato Ante a importância de um novo Conselho Superior, onde nossas atribuições devem se revelar de forma clara, os direitos dos assistidos da Defensoria Pública devem sempre ser respeitados, e seja permitido a ampla participação e divulgação dos atos da Defensoria Pública para seus Defensores Públicos, servidores, estagiários, sociedade civil organizada e população, eis alguns temas que revelo importantes para o novo biênio do Conselho Superior da Defensoria Pública: - Promover reuniões e audiências públicas relacionadas a projetos de resolução; - Regulamentação do plantão de Defensoria Pública e de audiência de custódia; - Regulamentação da atuação de defensores públicos em missões e tarefas especiais no Brasil e no exterior; - Revisão da regulamentação dos Núcleos da Defensoria Pública na capital e no interior contando com a participação direta dos órgãos de execução; Humanos; e licenças; - Regulamentação do Comitê de Emergência para casos de violações a Direitos - Regulamentação do Defensor tabelar para impedimentos, substituições, férias - Regulamentação do processo de escolha do Coordenador de Núcleo; 3 ROCHA, Amélia Soares da. Ob. Cit. P. 194.

5 - Redefinição do Programa Balcão de Direitos ; - Regulamentação de áreas de atuação prioritária no Estado; - Regulamentação do Plano Anual de Atuação da Defensoria Pública do Pará; - Revisão das resoluções acerca do processo de escolha de Defensor Público Geral e Conselho Superior da Defensoria Pública; - Regulamentação de dia(s) específico(s) para peticionamentos e atividades extrajudiciais; - Regulamentação do processo de remoção e promoção de defensores públicos; - Regulamentação da assistência jurídica gratuita e vulnerabilidade; - Revisão da regulamentação das Defensorias Públicas Agrárias; - Propor sessões itinerantes do Conselho Superior da Defensoria Pública nas sedes dos Núcleos Regionais do interior; Considerações finais - Propor a regulamentação dos Enunciados de Defensoria Pública ; - Regulamentação sobre uso e prestação de contas do FUNDEP. - Regulamentação da Ouvidoria externa. Em suma, a necessidade de aplicação da sociologia das ausências com o fim de democratizar o acesso à justiça, em que se reconhece e afirma os direitos dos cidadãos vulneráveis, possui total consonância com a atuação do Conselho Superior da Defensoria Pública. Muito mais que um órgão interno em que se discute assuntos interna corporis, o Conselho Superior é órgão da administração superior com a tônica de desenvolver o crescimento e afirmação institucional de nossa Defensoria Pública a fim de atender os compromissos constitucionais assumidos por esta instituição e seus membros. É com este anseio. Com esta vontade, que me coloco a disposição dos colegas para uma das vagas da 2ª entrância do Conselho Superior da Defensoria Pública. Marco Aurélio Vellozo Guterres Defensor Público

LEGISLAÇÃO INSTITUCIONAL 2013

LEGISLAÇÃO INSTITUCIONAL 2013 LEGISLAÇÃO INSTITUCIONAL 2013 21. A função estabelecida constitucionalmente à Defensoria Pública consiste em (a) defender a ordem jurídica, o regime democrático e os interesses sociais e individuais indisponíveis.

Leia mais

Curso Legislação Institucional DPE-RJ

Curso Legislação Institucional DPE-RJ Curso Legislação Institucional DPE-RJ 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS... 2 3. QUESTÕES COMENTADAS... 9 3. GABARITO...22 4. FINALIZAÇÃO DA AULA...22 Este curso é protegido por direitos

Leia mais

Sumário APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO...17 PREFÁCIO...19

Sumário APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO...17 PREFÁCIO...19 APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO...17 PREFÁCIO...19 CAPÍTULO 1 O ACESSO À JUSTIÇA E A DEFENSORIA PÚBLICA 1.1 Obstáculos ao acesso à justiça...23 1.2 As ondas renovatórias...23 1.3 Os modelos de assistência judiciária

Leia mais

Planejamento Estratégico Ouvidoria Geral 2012/2013

Planejamento Estratégico Ouvidoria Geral 2012/2013 Planejamento Estratégico Ouvidoria Geral 2012/2013 Fortaleza Março/ 2012 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO SETOR 1.1.Ouvidoria Geral 2. PROPONENTE: 2.1. Ana Virginia Ferreira Carmo 3. CONSIDERAÇÕES GERAIS A

Leia mais

Resolução N 96, DE 23 DE ABRIL DE O CONSELHO SUPERIOR DA DEFENSORIA PÚBLICA GERAL DO ESTADO DO CEARÁ, no uso de suas atribuições legais,

Resolução N 96, DE 23 DE ABRIL DE O CONSELHO SUPERIOR DA DEFENSORIA PÚBLICA GERAL DO ESTADO DO CEARÁ, no uso de suas atribuições legais, Resolução N 96, DE 23 DE ABRIL DE 2014 Institui e regulamenta, no âmbito da Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará, o NÚCLEO DE ATENDIMENTO E PETIÇÃO INICIAL na Comarca de Fortaleza NAPI. O CONSELHO

Leia mais

2012 PL Criação de 400 cargos

2012 PL Criação de 400 cargos Movimento pela DEPESP 2002 Constituição Federal Criação da DEPESP Posse do Ouvidor I Concurso Público I Conferência III Concurso Público II Conferência III Conferência Total 500 Defensores + CAM 1988 2006

Leia mais

Participação Social Gestão Democrática

Participação Social Gestão Democrática Princípios Participação Social Gestão Democrática Origem: Movimento pela criação da Defensoria - SP Perspectivas: Não replicação dos modelos de instituições de justiça Gestão democrática Permeabilização

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Judiciário Disposições Gerais Parte 3 Profª. Liz Rodrigues - Salvo autorização do respectivo Tribunal, o juiz titular deve residir na respectiva comarca. - Remoção, disponibilidade

Leia mais

SUMÁRIO. SOBRE O AUTOR... 5 Frederico Rodrigues Viana de Lima... 5 APRESENTAÇÃO... 17

SUMÁRIO. SOBRE O AUTOR... 5 Frederico Rodrigues Viana de Lima... 5 APRESENTAÇÃO... 17 Sumário SUMÁRIO SOBRE O AUTOR... 5 Frederico Rodrigues Viana de Lima... 5 APRESENTAÇÃO... 17 CAPÍTULO I - BREVE HISTÓRICO DA EVOLUÇÃO DA ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA E DA JUSTIÇA GRATUITA... 19 1.1. Constituição

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2013 (Dos Senhores Mauro Benevides, Alessandro Molon e Andre Moura)

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2013 (Dos Senhores Mauro Benevides, Alessandro Molon e Andre Moura) PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2013 (Dos Senhores Mauro Benevides, Alessandro Molon e Andre Moura) Altera o Capítulo IV - Das Funções Essenciais à Justiça do Título IV Da Organização dos Poderes

Leia mais

Assunto: expansão da Defensoria Pública da União e criação da. O Colégio de Ouvidorias de Defensorias Públicas do Brasil, o

Assunto: expansão da Defensoria Pública da União e criação da. O Colégio de Ouvidorias de Defensorias Públicas do Brasil, o Ao Exmo. Sr. Haman Tabosa de Moraes e Córdova Defensor Público-Geral Federal Setor Bancário Sul, Quadra 01 Bloco "H", Lote 26,27 CEP: 70.070-110 - Brasília/DF C/C: Ao Exmo. Sr. Kelery Dinarte Da Páscoa

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO. EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO. O Núcleo de Situação Carcerária da Defensoria Pública do Estado de São Paulo vem, por meio do Defensor

Leia mais

1 Abertura 1 2 A renovação do Ministério Público na cena política, social e jurídica brasileira 3

1 Abertura 1 2 A renovação do Ministério Público na cena política, social e jurídica brasileira 3 SUMÁRIO I INTRODUÇÃO 1 1 Abertura 1 2 A renovação do Ministério Público na cena política, social e jurídica brasileira 3 II HISTÓRICO 7 3 Origens 7 4 Ministério Público no Direito Comparado 8 5 Ministério

Leia mais

SUMÁRIO SOBRE O AUTOR... 5 APRESENTAÇÃO... 17

SUMÁRIO SOBRE O AUTOR... 5 APRESENTAÇÃO... 17 SUMÁRIO SOBRE O AUTOR... 5 APRESENTAÇÃO... 17 CAPÍTULO I - BREVE HISTÓRICO DA EVOLUÇÃO DA ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA E DA JUSTIÇA GRATUITA... 19 1.1. Constituição de 1934...19 1.2. Constituição de 1937...19

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 20143

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 20143 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 20143 Cria o Conselho Nacional da Defensoria Pùblica e dá outras providências. As MESAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS e do SENADO FEDERAL, nos termos do 3º do art. 60

Leia mais

Do Conselho Nacional de Justiça e Dos Tribunais e Juízes dos Estados

Do Conselho Nacional de Justiça e Dos Tribunais e Juízes dos Estados Direito Constitucional Do Conselho Nacional de Justiça e Dos Tribunais e Juízes dos Estados Art. 103-B: O Conselho Nacional de Justiça compõe-se de 15 (quinze) membros com mandato de 2 (dois) anos, admitida

Leia mais

Conselho Nacional de Justiça

Conselho Nacional de Justiça Conselho Nacional de Justiça RESOLUÇÃO Nº 14, DE 21 DE MARÇO DE 2006 Dispõe sobre a aplicação do teto remuneratório constitucional para os servidores do Poder Judiciário e para a magistratura dos Estados

Leia mais

Conceito Constitucional

Conceito Constitucional Conceito Constitucional MINISTÉRIO PÚBLICO (CRFB, 127) Instituição permanente; Essencial à função jurisdicional do Estado; Para defesa da ordem jurídica; do regime democrático; dos interesses sociais e

Leia mais

Sumário. Apresentação Capítulo I

Sumário. Apresentação Capítulo I Apresentação... 15 Capítulo I Breve Histórico da Evolução da Assistência Judiciária e da Justiça Gratuita... 17 1.1. Constituição de 1934... 17 1.2. Constituição de 1937... 17 1.3. O Código de Processo

Leia mais

Atividade Garantir a defesa, proteção e o atendimento jurídico psicossociopedagógico Direitos da Criança e do Adolescente - NAECA

Atividade Garantir a defesa, proteção e o atendimento jurídico psicossociopedagógico Direitos da Criança e do Adolescente - NAECA Programa: PROMOÇÃO E DEFESA DE DIREITOS Problema: Dificuldade de acesso à justiça pela população em estado de vulnerabilidade social Causas: Insuficiência de recursos materiais e humanos para promover

Leia mais

Corregedoria-Geral DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ CONSULTA. Consulta 006/2017. Ref. Memorando 035/2017 Cível/DPPR

Corregedoria-Geral DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ CONSULTA. Consulta 006/2017. Ref. Memorando 035/2017 Cível/DPPR CONSULTA Consulta 006/2017 Ref. Memorando 035/2017 Cível/DPPR Trata-se de consulta formulada pelos Defensores Públicos Luis Gustavo Fagundes Purgato e Fabíola Parreira Camelo, encaminhada via Memorando

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 TÍTULO IV DA ORGANIZAÇÃO DOS PODERES CAPÍTULO IV DAS FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA Seção I Do Ministério Público Art. 127. O Ministério Público é instituição

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ 331 Proteção e Benefícios ao Trabalhador 1447 Manutenção da Gestão da 6005 Concessão de Auxílio Alimentação 339046 AUXILIO-ALIMENTACAO 00 0101 0 Un 4.209.964 PI: 4210006005C 4.209.964 Unid Qde. Especificação

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ 331 Proteção e Benefícios ao Trabalhador 1447 Manutenção da Gestão da 6005 Concessão de Auxílio Alimentação 339046 AUXILIO-ALIMENTACAO 00 0101 0 Un 5.804.590 PI: 4210006005C 5.804.590 Unid Qde. Especificação

Leia mais

RESOLUÇÃO DPG Nº 292, DE 25 DE OUTUBRO DE CONSIDERANDO o quanto previsto nos arts. 98, II, b, 107, 111, todos da Lei Complementar nº 80/94;

RESOLUÇÃO DPG Nº 292, DE 25 DE OUTUBRO DE CONSIDERANDO o quanto previsto nos arts. 98, II, b, 107, 111, todos da Lei Complementar nº 80/94; RESOLUÇÃO DPG Nº 292, DE 25 DE OUTUBRO DE 2017 Implementa o Núcleo da Infância e Juventude (NUDIJ) O DEFENSOR PÚBLICO-GERAL DO ESTADO PARANÁ, no uso de suas atribuições legais previstas no art. 18, XII

Leia mais

AO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) RELATOR(A)

AO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) RELATOR(A) AO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) RELATOR(A) PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS ASSUNTO: REQUER SEJA REGULAMENTADO, NO ÂMBITO DO PODER JUDICIÁRIO NACIONAL, O PERÍODO DE AFASTAMENTO DE MAGISTRADO

Leia mais

PLANO GERAL DE ATUAÇÃO

PLANO GERAL DE ATUAÇÃO PLANO GERAL DE ATUAÇÃO 2017-2019 ESTRATÉGIAS, METAS E AÇÕES EIXO 1: POLÍTICA DE GESTÃO 1.1 Buscar alianças estratégicas com a Administração Pública no sentido de ampliar e otimizar ações, projetos e programas

Leia mais

HISTÓRIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO

HISTÓRIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO Sumário Capítulo I HISTÓRIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO... 23 1.1. Origem histórica... 23 1.2. Origem do Ministério Público brasileiro... 26 1.3. O Ministério Público nas constituições brasileiras... 28 1.4.

Leia mais

Plano de Atuação Defensoria Pública de MS Mato Grosso do Sul

Plano de Atuação Defensoria Pública de MS Mato Grosso do Sul Plano de Atuação Defensoria Pública de MS 2017-2019 Mato Grosso do Sul Estrutura Organizacional Órgãos da Administração Superior Órgãos de Atuação Órgão de Execução: os Defensores Públicos do Estado Órgãos

Leia mais

1. Questões Prova Técnico Superior DPE/RJ (Tipo1 )... 2

1. Questões Prova Técnico Superior DPE/RJ (Tipo1 )... 2 1. Questões Prova Técnico Superior DPE/RJ (Tipo1 )... 2 Questões de Legislação Institucional Técnico Superior DPE/RJ 2019 1 1. QUESTÕES PROVA TÉCNICO SUPERIOR DPE/RJ (TIPO1 ) A Errado. Não há essa informação

Leia mais

PLANO DE TRABALHO GESTÃO

PLANO DE TRABALHO GESTÃO PLANO DE TRABALHO GESTÃO 2013 2015 APRESENTAÇÃO A Ouvidoria Geral da Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará foi criada em 20 de dezembro de 2010 por meio da Lei Complementar Estadual nº 91. A Ouvidoria

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Bacharel em Direito Uniritter Pós-graduando (Processo e Direito Civil) Servidor Público - Oficial de Justiça guilherme.koenig@hotmail.com Instagram: @Guilherme

Leia mais

Sumário APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO...11

Sumário APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO...11 APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO...11 Capítulo 1 REGIME JURÍDICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS CIVIS DO ESTADO DE SÃO PAULO...13 1.1. Estatuto do Servidor Público: recepção constitucional e destinatários das normas...13

Leia mais

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº, DE (Dos Srs. Denis Bezerra e Rogério Peninha Mendonça)

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº, DE (Dos Srs. Denis Bezerra e Rogério Peninha Mendonça) PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº, DE 2019 (Dos Srs. Denis Bezerra e Rogério Peninha Mendonça) Susta os efeitos do Provimento nº 77, de 07 de novembro de 2018, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que

Leia mais

SÚMULA VINCULANTE. Sessão da tarde Professora Bruna Vieira

SÚMULA VINCULANTE. Sessão da tarde Professora Bruna Vieira SÚMULA VINCULANTE Sessão da tarde Professora Bruna Vieira Súmula Vinculante - art. 103-A da CF e Lei nº 11.417/06 Edição: só pelo o Supremo Tribunal Federal (de ofício ou por provocação). Legitimados:

Leia mais

Governo do Estado do Rio Grande do Norte

Governo do Estado do Rio Grande do Norte Governo do Estado do Rio Grande do Norte Em Natal RN, 17 de abril de 2009. Mensagem n.º 093/2009 GE Excelentíssimo Senhor Deputado Robinson Mesquita de Faria M.D. Presidente da Assembléia Legislativa do

Leia mais

Direito Processual. Ministério Público no Processo Penal. Professor Joerberth Nunes.

Direito Processual. Ministério Público no Processo Penal. Professor Joerberth Nunes. Direito Processual Ministério Público no Processo Penal Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual MINISTÉRIO PÚBLICO NO PROCESSO PENAL CONSTITUIÇÃO FEDERAL CAPÍTULO IV

Leia mais

1. Organização 2. Perfil Constitucional 3. Conceito 4. Princípios 5. Objetivos 6. Autonomia 7. Chefia Institucional DPGE-RJ Defensoria Pública Professora Raquel Tinoco 1 Organização Professora Raquel Tinoco

Leia mais

5º CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM OUVIDORIA PÚBLICA A OUVIDORIA PÚBLICA NO CONTEXTO DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA

5º CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM OUVIDORIA PÚBLICA A OUVIDORIA PÚBLICA NO CONTEXTO DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA 5º CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM OUVIDORIA PÚBLICA A OUVIDORIA PÚBLICA NO CONTEXTO DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA Rubens Pinto Lyra A democracia participativa e seus institutos Democracia participativa: participação

Leia mais

A GESTÃO DEMOCRÁTICA DE ARACAJU

A GESTÃO DEMOCRÁTICA DE ARACAJU A GESTÃO DEMOCRÁTICA DE ARACAJU DE ONDE ESTAMOS FALANDO? Sergipe ÁREA: 21.910 km² POPULAÇÃO: 2,22 milhões (2014) MUNICÍPIOS: 75 Menor Estado da Federação Aracaju ÁREA: 181,9 km² POPULAÇÃO: 648.939 (2018)

Leia mais

ÓRGÃOS JUDICIÁRIOS DE SEGUNDA INSTÂNCIA

ÓRGÃOS JUDICIÁRIOS DE SEGUNDA INSTÂNCIA ÓRGÃOS JUDICIÁRIOS DE SEGUNDA INSTÂNCIA TRIBUNAL DE JUSTIÇA (TRIBUNAL PLENO) Competência: LOJDFT, 8º Sede instalada na Capital Federal e jurisdição no Distrito Federal e nos Territórios Federais. Composição:

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DEPUTADO(A) ESTADUAL DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DE SÃO PAULO

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DEPUTADO(A) ESTADUAL DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DE SÃO PAULO E XCELENTÍ SSIMO(A) S ENHOR(A) DEPUTADO(A) E STADUAL DA ASSEMBLÉIA LEGISLATI VA DE SÃO PAULO A ASSOCIAÇÃO DOS PROCURADORES DO ESTADO DE SÃO PAULO - APESP, entidade de classe sem fins lucrativos, por meio

Leia mais

REGIMENTO GERAL do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Ifes

REGIMENTO GERAL do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Ifes Anexo I Resolução CS nº 1/2017 REGIMENTO GERAL do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Ifes Vitória Janeiro de 2017 SUMÁRIO TÍTULO I DO REGIMENTO E DE SEU OBJETIVOS......04

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO - 001/2017

CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO - 001/2017 CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO - 001/2017 INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO PARA PROFESSOR PARA A ESCOLA DE CONSELHOS DO CEARÁ ECONCE A Escola de Conselhos do Ceará ECONCE, parceria da Fundação Universidade Estado do

Leia mais

Seminário de Formação para Coordenadores de Curso de Graduação - UNIPAMPA 1º e 2 de fevereiro de 2011 BAGÉ

Seminário de Formação para Coordenadores de Curso de Graduação - UNIPAMPA 1º e 2 de fevereiro de 2011 BAGÉ Seminário de Formação para Coordenadores de Curso de Graduação - UNIPAMPA 1º e 2 de fevereiro de 2011 BAGÉ Profa. Dra. Cecilia Luiza Broilo clbroilo@gmail.com Dinâmica de Trabalho Primeiro momento: apresentação

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE JURANDA ESTADO DO PARANÁ

CÂMARA MUNICIPAL DE JURANDA ESTADO DO PARANÁ PROJETO DE LEI Nº. 36/2006 CRIA O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE JURANDA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O VEREADOR JOSÉ MOLINA NETTO PROPÔS, A CÂMARA MUNICIPAL DE JURANDA,, APROVOU E EU, PREFEITA

Leia mais

ORLANDO JR. DIREITO CONSTITUCIONAL

ORLANDO JR. DIREITO CONSTITUCIONAL ORLANDO JR. DIREITO CONSTITUCIONAL 1 - CESPE 2013 - TCE-ES - Analista Administrativo Direito Nos termos da Constituição Federal, assinale a opção correta acerca de direitos e garantias fundamentais. a)

Leia mais

PORTARIA CSDPU Nº 1085, DE 01 DE DEZEMBRO DE 2017.

PORTARIA CSDPU Nº 1085, DE 01 DE DEZEMBRO DE 2017. ATOS DO CONSELHO SUPERIOR DA DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO PORTARIA CSDPU Nº 1085, DE 01 DE DEZEMBRO DE 2017. O Defensor Público-Geral Federal, em exercício e Presidente do Conselho Superior da Defensoria

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ 331 Proteção e Benefícios ao Trabalhador 1447 Manutenção da Gestão da 6005 Auxílio Alimentação 339046 AUXILIO-ALIMETACAO 00 0101 0 Un 3.824.965 PRODUTOS PREVISTOS POR MUICÍPIOS 3.824.965 2225 Servidor

Leia mais

Conselho Nacional de Justiça

Conselho Nacional de Justiça Conselho Nacional de Justiça Autos: PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS - 0002962-35.2014.2.00.0000 Requerente: ASSOCIACAO CEARENSE DE MAGISTRADOS Requerido: TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ - TJCE DECISÃO Cuida-se

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ GOVERO DO ESTADO DO PARÁ COFERÊCIA DO ORÇAMETO PARA O AO DE 2011 122 Administração Geral 0125 APOIO ADMIISTRATIVO 4534 Operacionalização das Ações Administrativas atureza da Despesa Sub-Elemento Fonte

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Discurso Dra. Christiane Cidadã Honorária Cataguases

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Discurso Dra. Christiane Cidadã Honorária Cataguases DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS Discurso Dra. Christiane Cidadã Honorária Cataguases Inicialmente, gostaria de agradecer e cumprimentar o Vereador Serafim Couto Spindola pela iniciativa de

Leia mais

PLANO ESTRATÉGICO DA EJE Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral

PLANO ESTRATÉGICO DA EJE Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral PLANO ESTRATÉGICO DA EJE 2014 2016 Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral Presidente do TSE: Ministro JOSÉ ANTÔNIO DIAS TOFFOLI Diretor da EJE-TSE: Ministro JOÃO OTÁVIO DE NORONHA Vice-Diretora:

Leia mais

Sumário Autonomia funcional... 49

Sumário Autonomia funcional... 49 Sumário Capítulo I HISTÓRIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO... 23 1.1. Origem histórica... 23 1.2. Origem do Ministério Público brasileiro... 27 1.3. O Ministério Público nas constituições brasileiras... 29 1.4.

Leia mais

CONSELHO SUPERIOR DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO

CONSELHO SUPERIOR DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO RESOLUÇÃO de nº 010, de 28 de janeiro de 2010, DO CONSELHO SUPERIOR DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO. Cria no âmbito da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte, o Núcleo Especializado na Defesa

Leia mais

Sumário. PARTE I PARTE GERAL Capítulo I NOÇÕES GERAIS SOBRE DIREITOS HUMANOS. Capítulo II RESPONSABILIDADE INTERNACIONAL DO ESTADO E DIREITOS HUMANOS

Sumário. PARTE I PARTE GERAL Capítulo I NOÇÕES GERAIS SOBRE DIREITOS HUMANOS. Capítulo II RESPONSABILIDADE INTERNACIONAL DO ESTADO E DIREITOS HUMANOS Sumário 1. Conceito 2. Terminologia 3. Amplitude 4. Fundamento e conteúdo 5. Características 6. Gramática dos direitos humanos 1. Conceito de responsabilidade internacional 2. Finalidades da responsabilidade

Leia mais

Art. 2O Estão sujeitas aos tetos remuneratórios previstos no art. l0 as seguintes verbas: a) vencimentos fixados nas tabelas respectivas;

Art. 2O Estão sujeitas aos tetos remuneratórios previstos no art. l0 as seguintes verbas: a) vencimentos fixados nas tabelas respectivas; Art. 2O Estão sujeitas aos tetos remuneratórios previstos no art. l0 as seguintes verbas: I - de caráter permanente: a) vencimentos fixados nas tabelas respectivas; b) verbas de representação; c) parcelas

Leia mais

Função do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro

Função do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro Tribunal de Contas Função do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro O Tribunal de Contas é o órgão responsável pela fiscalização da aplicação dos recursos públicos por parte dos governantes. O

Leia mais

Cacildo Baptista Palhares Júnior: advogado em Araçatuba (SP) Questões comentadas de Princípios e Atribuições Institucionais da Defensoria Pública do Estado da prova objetiva do concurso de 2010 para Defensor

Leia mais

LEGISLAÇÃO DO MPE. Organização do Ministério Público. Lei Complementar 106/2003 Parte 5. Prof. Karina Jaques

LEGISLAÇÃO DO MPE. Organização do Ministério Público. Lei Complementar 106/2003 Parte 5. Prof. Karina Jaques LEGISLAÇÃO DO MPE Organização do Ministério Público Lei Complementar 106/2003 Parte 5 Prof. Karina Jaques Art. 20 - O Conselho Superior do Ministério Público é composto pelo Procurador-Geral de Justiça,

Leia mais

Avaliação pré conferência Consolidar o SUAS de vez rumo a CRAS Layr e Aeroporto.

Avaliação pré conferência Consolidar o SUAS de vez rumo a CRAS Layr e Aeroporto. Avaliação pré conferência Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026 CRAS Layr e Aeroporto. Instrumental 01 Registro do resultado das propostas dos grupos de trabalho Grupo: 1 Dignidade Humana e Justiça Social:

Leia mais

LEGISLAÇÃO DEFENSORIA PÚBLICA

LEGISLAÇÃO DEFENSORIA PÚBLICA LEGISLAÇÃO DEFENSORIA PÚBLICA 2 A DEFENSORIA PÚBLICA NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL PROF. TIAGO ZANOLLA facebook.com/proftiagozanolla/ zanolla.estrategia@gmail.com 3 NATUREZA DA DEFENSORIA PÚBLICA Instituição

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO TUTELAR DE ITATIAIA

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO TUTELAR DE ITATIAIA REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO TUTELAR DE ITATIAIA Capítulo I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. O presente regimento interno disciplina o funcionamento do Conselho Tutelar do Município de Itatiaia vinculado

Leia mais

NOTA TÉCNICA ADPF n. 001/2015 Proposição Ementa Explicação da Ementa Autoria Relator Art. 1º

NOTA TÉCNICA ADPF n. 001/2015 Proposição Ementa Explicação da Ementa Autoria Relator Art. 1º NOTA TÉCNICA ADPF n. 001/2015 Ref. Proc. nº 5236/13 Proposição: PEC 412/2009 Ementa: Altera o 1º do art. 144 da Constituição Federal, dispondo sobre a organização da Polícia Federal. Explicação da Ementa:

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 20 DE SETEMBRO DE 2016

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 20 DE SETEMBRO DE 2016 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.854, DE 20 DE SETEMBRO DE 2016 Aprova a oferta de Cursos de Graduação da Universidade

Leia mais

ATOS DO CONSELHO SUPERIOR DA DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO PORTARIA CSDPU Nº 1036, DE 31 DE OUTUBRO DE EDSON RODRIGUES MARQUES

ATOS DO CONSELHO SUPERIOR DA DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO PORTARIA CSDPU Nº 1036, DE 31 DE OUTUBRO DE EDSON RODRIGUES MARQUES ATOS DO CONSELHO SUPERIOR DA DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO PORTARIA CSDPU Nº 1036, DE 31 DE OUTUBRO DE 2017. O Defensor Público-Geral Federal, em exercício e Presidente do Conselho Superior da Defensoria

Leia mais

DECRETO Nº 9.149, DE 28 DE AGOSTO DE 2017

DECRETO Nº 9.149, DE 28 DE AGOSTO DE 2017 DECRETO Nº 9.149, DE 28 DE AGOSTO DE 2017 Cria o Programa Nacional de Voluntariado, institui o Prêmio Nacional do Voluntariado e altera o Decreto nº 5.707, de 23 de fevereiro de 2006, que institui a Política

Leia mais

Diário Oficial ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Administração do Exmo. Sr. Governador Robinson Faria

Diário Oficial ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Administração do Exmo. Sr. Governador Robinson Faria Portaria nº 494/2018 - GDPGE O DEFENSOR PÚBLICO-GERAL DO, no uso das suas atribuições legais, que lhe confere o artigo 8º, incisos XIII, art. 97-A, incisos II, III e VI, todos da Lei Complementar Federal

Leia mais

RESOLUÇÃO CSDPE/AL Nº 02/2016, DE 14 DE JUNHO DE 2016.

RESOLUÇÃO CSDPE/AL Nº 02/2016, DE 14 DE JUNHO DE 2016. RESOLUÇÃO CSDPE/AL Nº 02/2016, DE 14 DE JUNHO DE 2016. Altera a Resolução CSDPE/AL nº 010/2012, que disciplina as atribuições dos membros da Defensoria Pública do Estado de Alagoas que atuam na área criminal.

Leia mais

Funções Essenciais à Justiça Arts. 127 a 135, CF/88

Funções Essenciais à Justiça Arts. 127 a 135, CF/88 Direito Constitucional Funções Essenciais à Justiça Arts. 127 a 135, CF/88 Art. 127: O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da

Leia mais

PROFESSORA RAQUEL TINOCO

PROFESSORA RAQUEL TINOCO PROFESSORA RAQUEL TINOCO PODER JUDICIÁRIO - PRIMEIRA INSTÂNCIA Juízos de Direito Juizados Especiais e suas Turmas Recursais Tribunais do Júri Juizados da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher

Leia mais

Conselho Nacional de Justiça

Conselho Nacional de Justiça Conselho Nacional de Justiça RESOLUÇÃO Nº 13, DE 21 DE MARÇO DE 2006 Dispõe sobre a aplicação do teto remuneratório constitucional e do subsídio mensal dos membros da magistratura. O PRESIDENTE DO CONSELHO

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ Conselho Superior. Interessado: Corregedoria Geral da Defensoria Pública do Paraná

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ Conselho Superior. Interessado: Corregedoria Geral da Defensoria Pública do Paraná Protocolo nº 14.135.435-3 Interessado: Corregedoria Geral da Defensoria Pública do Paraná Trata-se de procedimento de consulta encaminhado pela Corregedoria Geral dessa Defensoria Pública no qual questiona

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO Gabinete do Conselheiro Paulo Freitas Barata RESOLUÇÃO N /2009

CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO Gabinete do Conselheiro Paulo Freitas Barata RESOLUÇÃO N /2009 RESOLUÇÃO N /2009 Acrescenta o inciso V ao art. 33 do Regimento Interno, para instituir a Comissão Permanente de Jurisprudência e a Revista Trimestral de Jurisprudência, no âmbito do Conselho Nacional

Leia mais

Principal desafio da Defensoria Pública do Estado é enfrentar a evasão de Defensores

Principal desafio da Defensoria Pública do Estado é enfrentar a evasão de Defensores Principal desafio da Defensoria Pública do Estado é enfrentar a evasão de Defensores Vagas de concurso público devem somente repor aquelas dos Defensores que deixaram o órgão desde o último certame Por

Leia mais

PORTARIA Nº 08/2015, DE 03 DE AGOSTO DE 2015

PORTARIA Nº 08/2015, DE 03 DE AGOSTO DE 2015 DOM Eletrônico Edição Nº 6137, de 05 de agosto de 2015. Página 165 de 174 PORTARIA Nº 08/2015, DE 03 DE AGOSTO DE 2015 Dispõe sobre o Regimento Interno da 5ª Conferência Municipal de Políticas para as

Leia mais

F. P. DO NASCIMENTO - ME FACULDADE INTEGRADA DE ADVOCACIA DA AMAZÔNIA FIAMA

F. P. DO NASCIMENTO - ME FACULDADE INTEGRADA DE ADVOCACIA DA AMAZÔNIA FIAMA F. P. DO NASCIMENTO - ME FACULDADE INTEGRADA DE ADVOCACIA DA AMAZÔNIA FIAMA REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA E DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 2017 TÍTULO I DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA NA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA LEI COMPLEMENTAR Nº 80, DE 12 DE JANEIRO DE

DEFENSORIA PÚBLICA NA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA LEI COMPLEMENTAR Nº 80, DE 12 DE JANEIRO DE Sumário DEFENSORIA PÚBLICA NA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA... 23 LEI COMPLEMENTAR Nº 80, DE 12 DE JANEIRO DE 1994... 41 Título I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES... 44 Título II DA ORGANIZAÇÃO DA DEFENSORIA PÚBLICA

Leia mais

Constituição do Estado de Santa Catarina

Constituição do Estado de Santa Catarina Direito Constitucional Constituição do Estado de Santa Catarina Dos Militares Estaduais Art. 31: São militares estaduais os integrantes dos quadros efetivos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar,

Leia mais

REDE METODISTA DE EDUCAÇÃO DO SUL CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE DIREITO

REDE METODISTA DE EDUCAÇÃO DO SUL CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE DIREITO REDE METODISTA DE EDUCAÇÃO DO SUL CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE DIREITO PORTO ALEGRE 2014 SUMÁRIO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS... 2 CAPÍTULO

Leia mais

DISCURSO DE POSSE - CONSELHEIROS ELEITOS DO EGRÉGIO CONSELHO SUPERIOR DA DEFENSORIA PÚBLICA MANDATO 2012/ /03/2012

DISCURSO DE POSSE - CONSELHEIROS ELEITOS DO EGRÉGIO CONSELHO SUPERIOR DA DEFENSORIA PÚBLICA MANDATO 2012/ /03/2012 DISCURSO DE POSSE - CONSELHEIROS ELEITOS DO EGRÉGIO CONSELHO SUPERIOR DA DEFENSORIA PÚBLICA MANDATO 2012/2014 12/03/2012 Excelentíssima Senhora Presidente do Conselho Superior da Defensoria Pública do

Leia mais

Matéria / Aula: Funções Essenciais da Justiça Advocacia e Defensória Pública / Aula 26. Aula 26. Advocacia Pública

Matéria / Aula: Funções Essenciais da Justiça Advocacia e Defensória Pública / Aula 26. Aula 26. Advocacia Pública Turma e Ano: Separação dos Poderes / 2016 Matéria / Aula: Funções Essenciais da Justiça Advocacia e Defensória Pública / Aula 26 Professor: Marcelo Tavares Monitora: Kelly Silva Aula 26 Advocacia Pública

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL 145 QUESTÕES DE PROVAS IBFC POR ASSUNTOS 06 QUESTÕES DE PROVAS FCC 24 QUESTÕES ELABORADAS PELO EMMENTAL Edição Maio 2017 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprodução

Leia mais

3.2 Da prerrogativa exclusiva do Defensor Público para aferir o direito à assistência jurídica gratuita nos atendimentos prestados pela Instituição

3.2 Da prerrogativa exclusiva do Defensor Público para aferir o direito à assistência jurídica gratuita nos atendimentos prestados pela Instituição SUMÁRIO Introdução 1 Histórico 1.1 Do desenvolvimento da Defensoria Pública no âmbito nacional 1.2 Do desenvolvimento da Defensoria Pública no Estado do Rio de Janeiro 1.2.1 Do modelo de Defensoria Pública

Leia mais

Dispõe sobre o Conselho Tutelar do Distrito Estadual de Fernando de Noronha, e dá outras providências.

Dispõe sobre o Conselho Tutelar do Distrito Estadual de Fernando de Noronha, e dá outras providências. LEI Nº 12.504, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2003. Dispõe sobre o Conselho Tutelar do Distrito Estadual de Fernando de Noronha, e dá outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO DE PERNAMBUCO: Faço saber que a Assembléia

Leia mais

Ministério Público. André Marinho

Ministério Público. André Marinho Ministério Público André Marinho 16) Ano: 2013 Banca: FGV Órgão: MPE-MS Prova: Técnico Administrativo São órgãos de Administração Superior do Ministério Público a) a Procuradoria Geral de Justiça, a Corregedoria

Leia mais

RESOLUÇÃO CSDPE/AL Nº 08, DE 12 DE MAIO DE Art. 1º. O art. 1º da Resolução CSDPE/AL 003/2013 passa a vigorar acrescido do parágrafo 1º- A:

RESOLUÇÃO CSDPE/AL Nº 08, DE 12 DE MAIO DE Art. 1º. O art. 1º da Resolução CSDPE/AL 003/2013 passa a vigorar acrescido do parágrafo 1º- A: RESOLUÇÃO CSDPE/AL Nº 08, DE 12 DE MAIO DE 2015. Acrescenta e altera dispositivos da Resolução CSDPE/AL 003/2013, que regulamenta as competências dos Coordenadores de Núcleos Especializados da Defensoria

Leia mais

PROVA ESCRITA PRELIMINAR PARA CLASSE INICIAL DA CARREIRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO - RJ (PROMOTOR DE JUSTIÇA SUBSTITUTO)

PROVA ESCRITA PRELIMINAR PARA CLASSE INICIAL DA CARREIRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO - RJ (PROMOTOR DE JUSTIÇA SUBSTITUTO) PROVA ESCRITA PRELIMINAR PARA CLASSE INICIAL DA CARREIRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO - RJ (PROMOTOR DE JUSTIÇA SUBSTITUTO) PRINCÍPIOS INSTITUCIONAIS DO MINISTÉRIO PÚBLICO 89. Considerando os princípios institucionais

Leia mais

Aula 00. Passo Estratégico de Regimento Interno p/ TRT 18 (AJAA) Professor: Murilo Soares DEMO

Aula 00. Passo Estratégico de Regimento Interno p/ TRT 18 (AJAA) Professor: Murilo Soares DEMO Aula 00 Passo Estratégico de Regimento Interno p/ TRT 18 (AJAA) Professor: Murilo Soares AULA 00 Apresentação do curso e metodologia. TÍTULO I DA 18ª REGIÃO art. 1º CAPÍTULO I Da Organização do Tribunal

Leia mais

PROCEDIMENTOS UTILIZADOS NA REALIZAÇÃO DA PESQUISA:

PROCEDIMENTOS UTILIZADOS NA REALIZAÇÃO DA PESQUISA: Curitiba, 18 de novembro de 2015. Apresentamos a seguir os resultados da pesquisa de opinião pública realizada no Estado do Pará, com o objetivo de consulta à população sobre avaliação da administração

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS DE DIREITO PARA A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO EDITAL Nº 024/2016

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS DE DIREITO PARA A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO EDITAL Nº 024/2016 PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS DE DIREITO PARA A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO EDITAL Nº 024/2016 A DEFENSORA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ, no exercício de suas atribuições legais, promove a abertura de

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E AS REFORMAS PROCESSUAIS 1º SEMESTRE DE 2015 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL AULA DEMONSTRATIVA MPBA

DIREITO CONSTITUCIONAL AULA DEMONSTRATIVA MPBA DIREITO CONSTITUCIONAL AULA DEMONSTRATIVA MPBA Prof. Jean Pitter O CONCURSO BANCA: FGV CARGOS VAGAS REMUNERAÇÃO JORNADA Assistente Técnico Administrativo. 50 R$ 3.284,83 + Alimentação + transporte Analista

Leia mais

Diário Oficial. ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE Administração da Exmo. Sr. Governador Robinson Faria

Diário Oficial. ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE Administração da Exmo. Sr. Governador Robinson Faria PORTARIA N o 06-CGDP/18, de 03 de julho de 2018. Reapraza Correição Ordinária nos Núcleos da Defensoria Pública do Estado, nas cidades de Assu, Ceará Mirim e Pau dos Ferros A CORREGEDORA-GERAL DA DEFENSORIA

Leia mais

UNIVERSIDADE PARANAENSE UNIPAR LUCIENNE BORIN LIMA DEFENSORIA PÚBLICA: ESTRUTURA E O ADEQUADO FUNCIONAMENTO COMO GARANTIA AO CIDADÃO HIPOSSUFICIENTE

UNIVERSIDADE PARANAENSE UNIPAR LUCIENNE BORIN LIMA DEFENSORIA PÚBLICA: ESTRUTURA E O ADEQUADO FUNCIONAMENTO COMO GARANTIA AO CIDADÃO HIPOSSUFICIENTE UNIVERSIDADE PARANAENSE UNIPAR LUCIENNE BORIN LIMA DEFENSORIA PÚBLICA: ESTRUTURA E O ADEQUADO FUNCIONAMENTO COMO GARANTIA AO CIDADÃO HIPOSSUFICIENTE NA JURISDIÇÃO PENAL MESTRADO EM DIREITO PROCESSUAL E

Leia mais

EDITAL N. 03/2017. Para futuras contratações

EDITAL N. 03/2017. Para futuras contratações EDITAL N. 03/2017 Para futuras contratações PROVA DE SELEÇÃO PARA PROVIMENTO DE VAGAS DE ESTÁGIO DE DIREITO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA ESCRITÓRIO MODELO DOM PAULO EVARISTO ARNS Área de Tutela Individual

Leia mais

Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado da Bahia

Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado da Bahia CSDPE Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado da Bahia RESOLUÇÃO Nº 05, DE 23 DE MARÇO DE 2015. Dispõe sobre a eleição para composição do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado da

Leia mais

- REGIMENTO INTERNO -

- REGIMENTO INTERNO - Regimento Interno TJMG Livro I, Títulos I a III - REGIMENTO INTERNO - - Professor: Marcos Girão - 1 INTRODUÇÃO O PODER JUDICIÁRIO BRASILEIRO 2 O PODER JUDICIÁRIO CF/88: Art. 2º São Poderes da União, independentes

Leia mais

Conselho Nacional de Justiça

Conselho Nacional de Justiça Conselho Nacional de Justiça PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS N. 2007.10.00.001354-8 RELATOR : CONSELHEIRO FELIPE LOCKE CAVALCANTI REQUERENTE : ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS DO ESTADO DE PERNAMBUCO AMEPE REQUERIDO

Leia mais