PLANO ESTRATÉGICO DA EJE Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PLANO ESTRATÉGICO DA EJE Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral"

Transcrição

1 PLANO ESTRATÉGICO DA EJE Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral Presidente do TSE: Ministro JOSÉ ANTÔNIO DIAS TOFFOLI Diretor da EJE-TSE: Ministro JOÃO OTÁVIO DE NORONHA Vice-Diretora: Dra. ANGELA CIGNHATTI BAETA NEVES Secretária-Geral: Dra. CRISTIANA DUQUE DE FARIA PEREIRA APRESENTAÇÃO: Este documento tem a finalidade de apresentar o planejamento e as ações que serão desenvolvidas pela Escola Judiciária do Tribunal Superior Eleitoral (EJE-TSE) no período de , consoante as linhas mestras delineadas pelo planejamento estratégico do TSE ( ) e da Justiça Eleitoral. Todas as ações apresentam como principal objeto, por meio de um planejamento de médio prazo, o desenvolvimento de atividades de pesquisa e qualificação, aprimoramento, publicação e divulgação de trabalhos realizados no âmbito do Direito Eleitoral. Busca-se consolidar o papel da EJE-TSE como propulsora de conhecimento fundamental para os operadores do Direito Eleitoral. Com o Plano Estratégico, a Escola Judiciária Eleitoral pretende conferir previsibilidade das atividades e eventos programados, bem como propiciar maior eficácia às ações realizadas. MISSÃO DA EJE-TSE: Consolidação e divulgação da doutrina e jurisprudência eleitoral Elaboração doutrinária Divulgação de jurisprudência do TSE Publicação de trabalhos Formação de pessoal Realização de eventos OBJETIVOS PRINCIPAIS: 1. Contribuir para a capacitação e o aperfeiçoamento dos magistrados eleitorais e demais interessados na matéria eleitoral;

2 2. Realizar e promover ações, no sentido de tornar as Escolas Judiciárias órgãos propulsores dos debates e do desenvolvimento do Direito Eleitoral; 3. Atuar na conscientização política dos cidadãos por meio de conteúdos explicativos sobre o processo eleitoral, especialmente em colaboração com as Escolas Judiciárias regionais. DIRETRIZES ESTRATÉGICAS: 1. Sincronizar as ações da EJE-TSE com os trabalhos realizados pelos Tribunais Regionais Eleitorais de todo o Brasil, permitindo uma maior sinergia nas atividades desenvolvidas; 2. Consolidar as publicações da EJE-TSE como importante veículo de divulgação da temática eleitoral; 3. Incentivar o debate jurídico da doutrina Eleitoral, com a realização de eventos e de concurso de monografias; 4. Formar e capacitar pessoal técnico e especializado; 5. Inserir a EJE-TSE nos debates sobre a legislação comparada de Direito Eleitoral; 6. Promover o aperfeiçoamento dos magistrados na doutrina eleitoral, por meio de cursos específicos com esta finalidade. INICIATIVAS PLANEJADAS: 1. Encontros das Escolas Judiciárias Eleitorais A realização de dois encontros anuais das Escolas Judiciárias Eleitorais destina-se, precipuamente, a promover a integração e a troca de experiências entre a Escola Judiciária do TSE e as Escolas Judiciárias dos Tribunais Regionais Eleitorais, bem como alinhar e fortalecer suas iniciativas e projetos. 2. Congressos e Seminários Regionais de Direito Eleitoral A promoção de eventos para apresentação e debate de temas relevantes do Direito Eleitoral integra a proposta de reestruturação e fortalecimento das Escolas Judiciárias Eleitorais.

3 Os congressos e seminários regionais serão organizados por meio de parceria entre a EJE-TSE e as EJEs regionais e permitirão a continuidade da discussão da temática eleitoral ao longo do ano. 3. Congresso Internacional de Direito Eleitoral O Congresso Internacional de Direito Eleitoral tem como objetivo principal promover o intercâmbio de conhecimento e experiências entre a magistratura eleitoral, estudiosos e órgãos eleitorais estrangeiros. Com a presença de ilustres juristas nacionais e estrangeiros, a fim de enriquecer o debate da temática eleitoral, sua realização está sendo planejada para o ano de Após, pretendemos manter a realização anual do evento. 4. Curso de capacitação e aperfeiçoamento de magistrados Os Juízes Eleitorais, em regra, permanecem por um biênio, assim como os Membros da Corte. Por isso, é fundamental termos um programa inicial, intermediário e avançado de Direito Eleitoral para os Magistrados. O momento ideal para a capacitação desses Juízes é no ingresso, pois usarão o conhecimento por 24 meses e, depois, em substituições eventuais. Este curso deverá ser realizado em parceria com a ENFAM, fazendo parte da formação inicial dos magistrados, bem como do aperfeiçoamento dos magistrados eleitorais. 5. Concurso Nacional de Monografias Com a finalidade de incentivar a discussão de temas relacionados ao Direito Eleitoral e despertar o interesse por assuntos ligados ao exercício da cidadania e à concretização da democracia no Brasil, um projeto de maior alcance será desenvolvido juntamente com as a Escolas Judiciárias regionais: o concurso nacional de monografias. Esse evento selecionará três monografias que irão compor uma publicação especial com os trabalhos vencedores. Aos primeiros colocados também haverá a entrega de prêmios, fornecidos por meio de convênios e parcerias com outras instituições.

4 6. Ações permanentes a) Revista Estudos Eleitorais A revista Estudos Eleitorais é um importante instrumento de promoção e aprimoramento dos debates sobre o Direito Eleitoral, com o objetivo de proporcionar à comunidade acadêmica e aos profissionais que atuam nesta área fonte segura de subsídios jurídicos construída em sólida base teórica, a partir de artigos acadêmico-científicos e propostas apresentadas por ilustres juristas e estudiosos do tema. Ao longo de 17 anos de circulação, a revista tem se firmado como importante fonte de informação e pesquisa - sobretudo considerando a escassez de material à disposição em matéria tão especializada - além de significativo espaço para manifestação do mais conceituado time de juristas do cenário brasileiro contemporâneo. As publicações são quadrimestrais e, para o biênio , pretende-se dar continuidade a essa periodicidade. b) Revista Eletrônica A Revista Eletrônica da EJE-TSE foi desenvolvida a partir do interesse dos cidadãos pelo Boletim Informativo da EJE-TSE, publicado semanalmente durante o período eleitoral do ano de 2010 e, também, pela meta anual de realizar, no mínimo, dois projetos de conscientização do eleitor, estabelecida no plano de gestão do TSE ( ). O escopo dessa revista é apresentar ao eleitor, em linguagem simples e de fácil compreensão, as regras e o funcionamento do processo eleitoral a partir da abordagem de temas como eleições e voto e promover a cidadania mediante o uso de ferramentas da internet capazes de difundir ações, serviços e atribuições da Justiça Eleitoral. Desde 2011, a periodicidade dessa publicação tem sido bimestral e, nos anos de 2014 a 2016, será mantida a continuidade desse trabalho. c) Cartilha Eleitor Consciente Tendo em vista que a eleição é um momento importante na definição do futuro da nação, a Escola Judiciária Eleitoral, no intuito de colaborar com o esclarecimento do eleitor e a divulgação da importância do voto consciente, elaborou esta cartilha que contém esclarecimentos necessários para a efetiva participação do cidadão nas eleições.

5 O conhecimento das normas destacadas permitirá uma escolha consciente do presidente da República, dos senadores, dos deputados federais e distritais, bem como dos governadores e deputados estaduais; e possibilitará, também, a denúncia de irregularidades verificadas durante a campanha. Buscou-se resumir, de forma objetiva, simples e didática, as principais informações para possibilitar a plena participação da população no processo eleitoral, bem como proteger o eleitor de fatos ilegais em período de campanha, garantindo a realização de eleições limpas e transparentes. d) Boletim Informativo da EJE Em , a EJE/TSE dará continuidade ao Boletim Informativo da Escola Judiciária Eleitoral (BiEje). Esse projeto, destinado a orientar magistrados, candidatos, eleitores e demais interessados em Direito Eleitoral, visa a tratar de informações importantes e esclarecimentos no período eleitoral, de modo a contribuir para a promoção da cidadania e conscientização política da sociedade brasileira. Além disso, como inovação, quinzenalmente, deverão ser inseridas no Boletim informações importantes sobre decisões e jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral. e) Jogo do Eleitor O Jogo do Eleitor, criado em 2009 em versão impressa, ganhou versão eletrônica em 2010 por iniciativa da EJE-TSE. Seu caráter é pedagógico e seu objetivo é despertar, nos jovens e adolescentes, o interesse pela política e pela escolha democrática e consciente dos seus representantes. Pretende-se manter essa importante e didática iniciativa em suas duas versões impressa e eletrônica sempre atualizadas. Além disso, utilizar o Jogo do Eleitor em ações participativas nas escolas públicas do Distrito Federal, em parceria com a EJE-DF no projeto já desenvolvido por esta Escola denominado Inclusão Social. f) EJE para adolescentes Com esse projeto, a EJE-TSE visa a estabelecer um contato do público infanto-juvenil com aspectos do processo eleitoral e, principalmente, do Direito Eleitoral.

6 Para isso, são inseridos quinzenalmente na página da internet da EJE passatempos com palavras cruzadas, caça palavras e curiosidades, os quais, em linguagem adequada e de forma divertida, introduzem a matéria e desenvolvem o aprendizado e a conscientização dos adolescentes no que se refere à cidadania, importância do voto, escolha de representantes, entre outros temas.

INTRODUÇÃO. Apresentação

INTRODUÇÃO. Apresentação ANEXO ÚNICO DA RESOLUÇÃO ATRICON 06/2014 DIRETRIZES DE CONTROLE EXTERNO 3401/2014/ATRICON: DIVULGAÇÃO DE DECISÕES E DE PAUTAS DE JULGAMENTO COMO INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO DOS TRIBUNAIS DE CONTAS DO BRASIL

Leia mais

III Plano Nacional de Combate à Pirataria Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos Contra a Propriedade Intelectual - CNCP ( )

III Plano Nacional de Combate à Pirataria Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos Contra a Propriedade Intelectual - CNCP ( ) Seminário da Associação Brasileira de Licenciamento (ABRAL) III Plano Nacional de Combate à Pirataria Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos Contra a Propriedade Intelectual - CNCP (2013-2016)

Leia mais

O DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE GOIÁS, no uso de atribuições legais e regimentais,

O DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE GOIÁS, no uso de atribuições legais e regimentais, DECRETO JUDICIÁRIO Nº1653/2012. Cria o Programa Justiça Educacional - Cidadania e Justiça também se aprendem na Escola. O DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE GOIÁS, no uso de atribuições

Leia mais

O ESTADO E A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

O ESTADO E A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA O ESTADO E A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA ESTADO Conjunto de regras, pessoas e organizações que se separam da sociedade para organizá-la. - Só passa a existir quando o comando da comunidade

Leia mais

Catalogação na Publicação (CIP)

Catalogação na Publicação (CIP) GUIA AOS ELEITORES Catalogação na Publicação (CIP) P221 Pará. Ministério Público. Guia aos eleitores: Perguntas e respostas sobre as eleições municipais de 2016 / Elaboração e Organização de José Edvaldo

Leia mais

Vice-Presidência Legislativa

Vice-Presidência Legislativa Vice-Presidência Legislativa Missão institucional: Planejar e coordenar o processo de articulação política e parlamentar das relações da AMB com o Poder Legislativo nas esferas federal, estadual, distrital

Leia mais

Criando Conhecimento e Desenvolvendo Competências ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL

Criando Conhecimento e Desenvolvendo Competências ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL Criando Conhecimento e Desenvolvendo Competências ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL Plano de Trabalho 2013 PALAVRA DO PRESIDENTE Desde 2007, os municípios de Santa Catarina contam com a Escola de Gestão

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA TRABALHO

APRESENTAÇÃO DA TRABALHO APRESENTAÇÃO DA ESCOLA NACIONAL DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE MAGISTRADOS DO TRABALHO 1 SUMÁRIO 1. ESTRUTURA DA ESCOLA 2. PANORAMA DO PODER JUDICIÁRIO 3. RECRUTAMENTO DE JUIZES DO TRABALHO 4. SISTEMA

Leia mais

1 - a corrupção é a destruição do sistema democrático, a sufocar o desenvolvimento sócio-econômico, e se trata de um mal global, e não apenas

1 - a corrupção é a destruição do sistema democrático, a sufocar o desenvolvimento sócio-econômico, e se trata de um mal global, e não apenas Carta de Recife Seminário Internacional sobre Corrupção e Estado de Direito, realizado no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, Brasil, de 24 a 26 de fevereiro de 2016 1 - a corrupção é a destruição

Leia mais

O Tribunal Superior Eleitoral, considerando a importância da formação, atualização e da especialização continuada dos magistrados e servidores da

O Tribunal Superior Eleitoral, considerando a importância da formação, atualização e da especialização continuada dos magistrados e servidores da O Tribunal Superior Eleitoral, considerando a importância da formação, atualização e da especialização continuada dos magistrados e servidores da Justiça Eleitoral, bem como do aprimoramento cultural e

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Partidos Políticos. Coligações Partidárias. Infidelidade Partidária. Prof. Karina Jaques

DIREITO ELEITORAL. Partidos Políticos. Coligações Partidárias. Infidelidade Partidária. Prof. Karina Jaques DIREITO ELEITORAL Partidos Políticos Coligações Partidárias. Infidelidade Partidária. Prof. Karina Jaques Coligação é o nome que se dá à união de dois ou mais partidos que apresentam conjuntamente seus

Leia mais

Apresentação. Freire Neto

Apresentação. Freire Neto Bem vindos!!! Apresentação Freire Neto freire.rapaduracultural@gmail.com 984151051 Não precisa ser fácil, basta ser possível. Quem é você? Quem é você? X Parceria... Questão 3 Fortaleza - Ce Regional

Leia mais

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (Título I, arts. 1º ao 4º) Constituição Federal (CF) Conceito: Os princípios fundamentais são os princípios estruturantes do Estado brasileiro, escolhidos

Leia mais

Ingressou na magistratura de carreira do Estado do Rio de Janeiro em abril de 1996.

Ingressou na magistratura de carreira do Estado do Rio de Janeiro em abril de 1996. CURRICULUM VITAE (RESUMIDO) LUIZ MÁRCIO VICTOR ALVES PEREIRA Ingressou na magistratura de carreira do Estado do Rio de Janeiro em abril de 1996. Mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá, Rio de

Leia mais

Eleições IFSC 2015: Conheça as propostas dos candidatos a diretor-geral do Câmpus Joinville Qui, 05 de Novembro de :53

Eleições IFSC 2015: Conheça as propostas dos candidatos a diretor-geral do Câmpus Joinville Qui, 05 de Novembro de :53 O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) realiza no dia 19 de novembro as eleições para o cargo de reitor e de diretores-gerais de 19 câmpus. Para a Reitoria, concorrem três candidatos: Jesué Graciliano

Leia mais

Produção de Conhecimento - ação-reflexão constantes permitiram avançar no campo museológico. Organização e Participação dos Profissionais

Produção de Conhecimento - ação-reflexão constantes permitiram avançar no campo museológico. Organização e Participação dos Profissionais AVANÇOS DO CAMPO MUSEAL BRASILEIRO Formação Profissional Produção de Conhecimento - ação-reflexão constantes permitiram avançar no campo museológico Organização e Participação dos Profissionais Revisão

Leia mais

Resumo das propostas de reforma política

Resumo das propostas de reforma política Resumo das propostas de reforma política A proposta de votação da reforma política está consolidada em dois conjuntos agrupados: o primeiro, que depende de emenda constitucional e que trata de dois pontos

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. A FEEES e o Movimento Espírita do Estado do Espírito Santo

FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. A FEEES e o Movimento Espírita do Estado do Espírito Santo FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO A FEEES e o Movimento Espírita do Estado do Espírito Santo A Federação Espírita do Espírito Santo, fundada em 1921, é constituída pelo Conselho Estadual e

Leia mais

Direito Eleitoral Bruno Gaspar

Direito Eleitoral Bruno Gaspar Direito Eleitoral Bruno Gaspar Supremo Tribunal Federal INFORMATIVO 895 PLENÁRIO TEMA: PRESTAÇÃO DE CONTAS PROCESSO: ADI 5394, rel. Min. Alexandre de Moraes, julgamento em 22.3.2018. (ADI-5394) DESTAQUE:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Planejamento Estratégico

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Planejamento Estratégico UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa Planejamento Estratégico Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa 2015-2019 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 03 2 PREMISSAS...

Leia mais

MISSÃO VISÃO ÁREA DE ABRANGÊNCIA

MISSÃO VISÃO ÁREA DE ABRANGÊNCIA Idealizada no final do ano de 2015, a Escola do Legislativo de Marabá ELMAR atua como ferramenta para o fortalecimento da cidadania. Por meio de programas, cursos palestras e estudos relacionados ao Poder

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL NOTAS DOUTRINÁRIAS DA ESTRUTURA DA CONSTITUIÇÃO... 08 DOS ELEMENTOS DA CONSTITUIÇÃO... 09 PREÂMBULO CONSTITUCIONAL PREÂMBULO... 10 TÍTULO

Leia mais

Plano Nacional de Extensão Universitária

Plano Nacional de Extensão Universitária Plano Nacional de Extensão Universitária Princípios Básicos Assumir mais veementemente a posição de uma universidade voltada para os interesses e as necessidades da maioria da população requer a retomada

Leia mais

PARTICIPAÇÃO DO SINAL EM ATIVIDADES POLÍTICAS CIDADANIA. Relatores da proposta: Paulo Eduardo de Freitas Laerte Silveira Porto

PARTICIPAÇÃO DO SINAL EM ATIVIDADES POLÍTICAS CIDADANIA. Relatores da proposta: Paulo Eduardo de Freitas Laerte Silveira Porto PARTICIPAÇÃO DO SINAL EM ATIVIDADES POLÍTICAS CIDADANIA Relatores da proposta: Paulo Eduardo de Freitas Laerte Silveira Porto EDUCAÇÃO FINANCEIRA PROPOSTA AUTOR: Laerte Silveira Porto Participação efetiva

Leia mais

CONSIDERANDO a importância da internacionalização no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRN;

CONSIDERANDO a importância da internacionalização no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRN; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE RESOLUÇÃO N o 189/2017-CONSEPE, de 20 de novembro de 2017. Dispõe sobre a Política de Internacionalização da Universidade Federal do Rio

Leia mais

VERDADES & EQUÍVOCOS SOBRE A PEC 40/2016

VERDADES & EQUÍVOCOS SOBRE A PEC 40/2016 VERDADES & EQUÍVOCOS SOBRE A PEC 40/2016 1. A PEC 40/2016 VISA EXCLUSIVAMENTE O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU)? Resposta: NÃO. O objetivo da proposta é estabelecer um padrão mínimo de organização e

Leia mais

CALENDÁRIO ELEITORAL ELEIÇÕES 2018

CALENDÁRIO ELEITORAL ELEIÇÕES 2018 CALENDÁRIO ELEITORAL ELEIÇÕES 2018 RESOLUÇÃO Nº 23.555 do Tribunal Superior Eleitoral JUNHO 30 de junho Data a partir da qual é vedado às emissoras de rádio e televisão transmitir programa apresentado

Leia mais

Detalhamento dos Campi

Detalhamento dos Campi 1 of 7 22/12/2016 11:06 Detalhamento dos Campi Ano Base: Dimensão: 2017 Unid. Administrativa: DIRETORIA GERAL/CAMPUS IGUATU Todas 2017 1. Aluno Objetivo Estratégico: 1.2: Ampliar a oferta de vagas em cursos

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Política Nacional de Direitos Humanos. Programa Nacional de Direitos Humanos - III. Profª. Liz Rodrigues

DIREITOS HUMANOS. Política Nacional de Direitos Humanos. Programa Nacional de Direitos Humanos - III. Profª. Liz Rodrigues DIREITOS HUMANOS Política Nacional de Direitos Humanos Profª. Liz Rodrigues - Desenvolvida a partir de 1985, a Política Nacional de Direitos Humanos pode ser entendida como um conjunto de medidas que visam

Leia mais

Curso Capacitação de Prefeitos Construção do Projeto de Governo. (Roteiro Mesa 2)

Curso Capacitação de Prefeitos Construção do Projeto de Governo. (Roteiro Mesa 2) Curso Capacitação de Prefeitos Construção do Projeto de Governo (Roteiro Mesa 2) Objetivo Apresentar as diretrizes que devem orientar a elaboração do plano de governo (incluindo o tema das relações internacionais

Leia mais

METODOLOGIA DO PLANO DE TRABALHO ADOÇÃO DE ESTRATÉGIA DE PROTEÇÃO JURÍDICA SOCIAL POR REGIÃO

METODOLOGIA DO PLANO DE TRABALHO ADOÇÃO DE ESTRATÉGIA DE PROTEÇÃO JURÍDICA SOCIAL POR REGIÃO METODOLOGIA DO PLANO DE TRABALHO ADOÇÃO DE ESTRATÉGIA DE PROTEÇÃO JURÍDICA SOCIAL POR REGIÃO ESTRATÉGIA 1: MOBILIZAÇÃO SOCIAL ESTRATÉGIA 2: INCIDÊNCIA POLÍTICA ESTRATÉGIA 3: DEFESA TÉCNICA ESTRATÉGIA 4:

Leia mais

Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa Pós-Graduação Lato Sensu. Pós Graduação em Direito Eleitoral

Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa Pós-Graduação Lato Sensu. Pós Graduação em Direito Eleitoral Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa Pós-Graduação Lato Sensu Pós Graduação em Direito Eleitoral Salvador Setembro, 2018 Pós Graduação em Direito Eleitoral NOME DO CURSO ÁREA DO CONHECIMENTO O Curso

Leia mais

Projeto Jovens RAPS Manual para Candidatos

Projeto Jovens RAPS Manual para Candidatos Projeto Jovens RAPS 2016 Manual para Candidatos 2017-2020 Candidato RAPS - O que esperamos deles? Manual do candidato inserido no contexto da Sustentabilidade Educação para Sustentabilidade e Qualidade

Leia mais

Gestão Pública. Resolução Nº 198/14 - que alterou a Resolução Nº 70/09. Professor Rafael Ravazolo.

Gestão Pública. Resolução Nº 198/14 - que alterou a Resolução Nº 70/09. Professor Rafael Ravazolo. Gestão Pública Resolução Nº 198/14 - que alterou a Resolução Nº 70/09 Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Gestão Pública RESOLUÇÃO Nº 198, DE 1º DE JULHO DE 2014 Dispõe sobre o Planejamento

Leia mais

T U T O R I A L ELEIÇÕES 2018

T U T O R I A L ELEIÇÕES 2018 T U T O R I A L F I S C A L I Z A Ç Ã O D A S E L E I Ç Õ E S Edição - Junho de T U T O R I A L O futuro do nosso País depende da evolução do sistema político, que só pode ser alcançada mediante o voto

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE PREVENÇÃO E REABILITAÇÃO EM FISIOTERAPIA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2016-2018 CURITIBA 2016 Página 2 de 7 DEPARTAMENTO DE PREVENÇÃO

Leia mais

RESOLUÇÃO TJ/OE/RJ Nº11/2016 (TEXTO CONSOLIDADO)

RESOLUÇÃO TJ/OE/RJ Nº11/2016 (TEXTO CONSOLIDADO) RESOLUÇÃO TJ/OE/RJ Nº11/2016 (TEXTO CONSOLIDADO) Dispõe sobre a reorganização e consolidação da Coordenadoria Judiciária de Articulação das Varas da Infância e da Juventude e do Idoso do Tribunal de Justiça

Leia mais

PORTARIA N.15, DE 8 DE MARÇO DE 2017

PORTARIA N.15, DE 8 DE MARÇO DE 2017 PORTARIA N.15, DE 8 DE MARÇO DE 2017 Institui a Política Judiciária Nacional de enfrentamento á violência contra as Mulheres no e dá outras providências. de suas atribuições A PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL

Leia mais

Cooperativismo e as Eleições 2018

Cooperativismo e as Eleições 2018 Cooperativismo e as Eleições 2018 Fabíola Nader Motta Relações Institucionais da OCB 18 de julho de 2018 Contexto atual Enquanto isso, em Brasília... Enquanto isso, em Brasília... Enquanto isso, em Brasília...

Leia mais

Sumário APRESENTAÇÃO RAIO-X DAS QUESTÕES... 13

Sumário APRESENTAÇÃO RAIO-X DAS QUESTÕES... 13 Sumário APRESENTAÇÃO... 11 RAIO-X DAS QUESTÕES... 13 Análise dos dados... 17 Assuntos que tiveram maior número de questões com base na doutrina... 19 Assuntos que tiveram maior número de questões com base

Leia mais

PLANO ANUAL DE TRABALHO DA OUVIDORIA

PLANO ANUAL DE TRABALHO DA OUVIDORIA 2017 PLANO ANUAL DE TRABALHO DA OUVIDORIA Instituto Federal Farroupilha 10/03/2017 Sumário 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. A OUVIDORIA DO... 3 2.1. Relacionamento com a Sociedade... 3 3. OBJETIVO DO PLANO DE TRABALHO...

Leia mais

Processo Eleitoral Brasileiro. Giuseppe Dutra Janino, PMP Maio / 2016

Processo Eleitoral Brasileiro. Giuseppe Dutra Janino, PMP Maio / 2016 Processo Eleitoral Brasileiro Giuseppe Dutra Janino, PMP Maio / 2016 Direcionamento Institucional Missão "Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado,

Leia mais

Eixo II MECANISMOS DE CONTROLE SOCIAL, ENGAJAMENTO E CAPACITAÇÃO DA SOCIEDADE PARA O CONTROLE DA GESTÃO PÚBLICA

Eixo II MECANISMOS DE CONTROLE SOCIAL, ENGAJAMENTO E CAPACITAÇÃO DA SOCIEDADE PARA O CONTROLE DA GESTÃO PÚBLICA 5 Eixo II MECANISMOS DE CONTROLE SOCIAL, ENGAJAMENTO E CAPACITAÇÃO DA SOCIEDADE PARA O CONTROLE DA GESTÃO PÚBLICA 1 CONTROLE SOCIAL: O controle social é entendido como a participação do cidadão na gestão

Leia mais

Cooperativismo e as Eleições 2018

Cooperativismo e as Eleições 2018 Cooperativismo e as Eleições 2018 Fabíola Nader Motta Relações Institucionais da OCB 18 de julho de 2018 Contexto atual Enquanto isso, em Brasília... Enquanto isso, em Brasília... Enquanto isso, em Brasília...

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR Parte II Prof. Francisco Saint Clair Neto associações: O (SNDC) está regulamentado pelo Decreto Presidencial nº 2.181, de 20 de março de 1997, e congrega Procons, Ministério Público,

Leia mais

PROPOSTA DE TRABALHO PARA A COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL DA FATEC PIRACICABA DEPUTADO ROQUE TREVISAN ( )

PROPOSTA DE TRABALHO PARA A COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL DA FATEC PIRACICABA DEPUTADO ROQUE TREVISAN ( ) PROPOSTA DE TRABALHO PARA A COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL DA FATEC PIRACICABA DEPUTADO ROQUE TREVISAN (2018-2020) Proponente e candidata à coordenação: Professora Ms

Leia mais

RETIFICAÇÃO/ LEGISLAÇÃO COMPLEMENTAR

RETIFICAÇÃO/ LEGISLAÇÃO COMPLEMENTAR RETIFICAÇÃO/ LEGISLAÇÃO COMPLEMENTAR RESOLUÇÃO N. 198 DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. RESOLUÇÃO Nº 198, DE 1º DE JULHO DE 2014 COMUNICADO O Secretário-Geral Adjunto do Conselho Nacional de Justiça, com

Leia mais

SECRETARIA DO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

SECRETARIA DO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL SECRETARIA DO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Agenda Ambiental da Administração Pública A3P Secretaria Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Assessoria de Educação Ambiental VII Seminário

Leia mais

I Encontro Nacional do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares

I Encontro Nacional do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares I Encontro Nacional do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares GRUPO DE TRABALHO Municípios das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul Criação do Grupo Articulador Definir quem é o grupo

Leia mais

PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO BRASIL

PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO BRASIL NO BRASIL I Conferência Portugal Participa Casa das Histórias Paula Rego Cascais, 0 de dezembro de 20 O Brasil é uma República Federativa Presidencialista, formada pela união dos estados, Distrito Federal

Leia mais

ECONOMIA CRIATIVA E DESENVOLVIMENTO. Cláudia Leitão Rio de Janeiro, 10 de junho de 2011

ECONOMIA CRIATIVA E DESENVOLVIMENTO. Cláudia Leitão Rio de Janeiro, 10 de junho de 2011 ECONOMIA CRIATIVA E DESENVOLVIMENTO Cláudia Leitão Rio de Janeiro, 10 de junho de 2011 ECONOMIA CRIATIVA BRASILEIRA: 4 PRINCIPAIS DESAFIOS OS 4 GRANDES DESAFIOS DA ECONOMIA CRIATIVA NO BRASIL 1º DESAFIO:

Leia mais

ANEXO ÚNICO DA RESOLUÇÃO ATRICON 08/2014 DIRETRIZES DE CONTROLE EXTERNO ATRICON 3206/2014:

ANEXO ÚNICO DA RESOLUÇÃO ATRICON 08/2014 DIRETRIZES DE CONTROLE EXTERNO ATRICON 3206/2014: ANEXO ÚNICO DA RESOLUÇÃO ATRICON 08/2014 DIRETRIZES DE CONTROLE EXTERNO ATRICON 3206/2014: OS TRIBUNAIS DE CONTAS DO BRASIL E O CONTROLE DO CUMPRIMENTO DO ART. 5º DA LEI 8.666/93: ORDEM NOS PAGAMENTOS

Leia mais

PRÓ-SAÚDE E PET SAÚDE: DE FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL. Assessor Nacional do Pró-Saúde

PRÓ-SAÚDE E PET SAÚDE: DE FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL. Assessor Nacional do Pró-Saúde PRÓ-SAÚDE E PET SAÚDE: LIMITES E POSSIBILIDADES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL Geraldo Cunha Cury Geraldo Cunha Cury Assessor Nacional do Pró-Saúde B 29 e 30 maio de 2008 Como

Leia mais

Planejamento Curricular da Educação Profissional e Tecnológica: Formação de Docentes

Planejamento Curricular da Educação Profissional e Tecnológica: Formação de Docentes Planejamento Curricular da Educação Profissional e Tecnológica: Formação de Docentes Parte 2: Formação de docentes Profa. Me. Judith Terreiro Coordenadora de Projetos Grupo de Formulação e Análises Curriculares

Leia mais

Universidade Federal do Paraná Campus Avançado em Jandaia do Sul Coordenação do Curso de Licenciatura em Computação (CCLC)

Universidade Federal do Paraná Campus Avançado em Jandaia do Sul Coordenação do Curso de Licenciatura em Computação (CCLC) Universidade Federal do Paraná Campus Avançado em Jandaia do Sul Coordenação do Curso Computação (CCLC) Planejamento Estratégico 2018 2022 Apresentação: O curso Computação da Universidade Federal do Paraná

Leia mais

Direito Processual Eleitoral

Direito Processual Eleitoral Direito Processual Eleitoral 1 / 6 2 / 6 3 / 6 Direito Processual Eleitoral Cursos de Direito Online Grátis. A área de direito corresponde a diversos ramos de estudo e atuação, que são responsáveis por

Leia mais

Resolução nº 198/2014 do Conselho Nacional de Justiça

Resolução nº 198/2014 do Conselho Nacional de Justiça 126 126 = Legislação Tribunal de Justiça / Rio de Janeiro Resolução nº 198/2014 do Conselho Nacional de Justiça Dispõe sobre o Planejamento e a Gestão Estratégica no âmbito do Poder Judiciário e dá outras

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Propaganda Política Campanha Eleitoral Parte I. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Propaganda Política Campanha Eleitoral Parte I. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Propaganda Política Campanha Eleitoral Parte I Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Propaganda Propaganda Partidária Propaganda Eleitoral Era regulamentada pela Lei 9.096/95 Lei 9.504/97

Leia mais

OBJETIVOS DO CURSO DE ENFERMAGEM

OBJETIVOS DO CURSO DE ENFERMAGEM FACULDADE DO NORTE GOIANO OBJETIVOS DO CURSO DE ENFERMAGEM Objetivos do curso O Curso de Graduação em Enfermagem tem por objetivo formar bacharel em enfermagem (enfermeiro) capaz de influenciar na construção

Leia mais

Audiências Públicas em Piracicaba

Audiências Públicas em Piracicaba Boletim Nº MAIO 04 Audiências Públicas em Piracicaba www.observatoriopiracicaba.org.br UM IMPORTANTE ESPAÇO DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL NESTE BOLETIM VOCÊ ENCONTRA UM PANORAMA SOBRE AS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS REALIZADAS

Leia mais

INTRODUÇÃO. Apresentação

INTRODUÇÃO. Apresentação ANEXO ÚNICO DA RESOLUÇÃO ATRICON 07/2014 DIRETRIZES DE CONTROLE EXTERNO 3203/2014/ATRICON: GESTÃO DE INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS PELOS TRIBUNAIS DE CONTAS DO BRASIL: INSTRUMENTO DE EFETIVIDADE DO CONTROLE

Leia mais

Planejamento Estratégico PDI /2023 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES, QUADRIÊNIO

Planejamento Estratégico PDI /2023 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES, QUADRIÊNIO Planejamento Estratégico PDI - 2019/2023 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES, QUADRIÊNIO 2019-2023 O QUE É O PDI? É UM DOCUMENTO QUE TRAÇA O CAMINHO A SER SEGUIDO PELA INSTITUIÇÃO, DE FORMA A REALIZAR SUA MISSÃO

Leia mais

COLEGIADO DE CURSOS FACULDADE UNA DE BETIM. Resolução nº 16 de 21 de novembro de 2016

COLEGIADO DE CURSOS FACULDADE UNA DE BETIM. Resolução nº 16 de 21 de novembro de 2016 COLEGIADO DE CURSOS Resolução nº 16 de 21 de novembro de 2016 Institui a Política de Extensão no âmbito da Faculdade Una de Betim e dá outras providências. A Presidente do Colegiado de Cursos da Faculdade

Leia mais

Política Nacional de Segurança Pública - PNaSP

Política Nacional de Segurança Pública - PNaSP MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA Política Nacional de Segurança Pública - PNaSP Novembro/2017 Página 1 de 9 POLÍTICA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA INTRODUÇÃO CONSIDERANDO que compete ao Ministério

Leia mais

ESTATUTO DA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA DO SUS- SNA

ESTATUTO DA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA DO SUS- SNA ESTATUTO DA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA DO SUS- SNA Art.1 - A FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA DO SUS- SNA, constituída de acordo com o Ato

Leia mais

S E N A D O F E D E R A L Gabinete do Senador RONALDO CAIADO PARECER Nº, DE Relator: Senador RONALDO CAIADO

S E N A D O F E D E R A L Gabinete do Senador RONALDO CAIADO PARECER Nº, DE Relator: Senador RONALDO CAIADO PARECER Nº, DE 2017 Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, sobre a Proposta de Emenda à Constituição nº 4, de 2017, do Senador Flexa Ribeiro e outros, que altera a redação do art. 121 da Constituição

Leia mais

LEGISLAÇÃO EMPRESARIAL: OS PODERES

LEGISLAÇÃO EMPRESARIAL: OS PODERES LEGISLAÇÃO EMPRESARIAL: OS PODERES Prof. Eduardo efpsouza@yahoo.com.br "Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo." Buda "Use filtro

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA NACIONAL DE ARTICULAÇÃO SOCIAL

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA NACIONAL DE ARTICULAÇÃO SOCIAL PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA NACIONAL DE ARTICULAÇÃO SOCIAL TERMO DE ADESÃO AO COMPROMISSO NACIONAL PELA PARTICIPAÇÃO SOCIAL O Município (NOME), representado

Leia mais

EDUCAÇÃO FISCAL. Portaria Interministerial nº 413, de 31 de dezembro de 2002

EDUCAÇÃO FISCAL. Portaria Interministerial nº 413, de 31 de dezembro de 2002 EDUCAÇÃO FISCAL Portaria Interministerial nº 413, de 31 de dezembro de 2002 DOU de 2.1.2003 Define competências dos órgãos responsáveis pela implementação do Programa Nacional de Educação Fiscal - PNEF.

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 9 Domínio da ortografia oficial... 15 Domínio dos Mecanismos de Coesão Textual

Leia mais

Reunião de Planejamento

Reunião de Planejamento Reunião de Planejamento 2015-2018 Local Data Em Itu/SP, dia 22/10/2015, reuniram-se os diretores, conselheiros administrativos e conselheiros fiscais. Pauta: Deliberar sobre o planejamento e ações para

Leia mais

Revogação do mandato do Presidente. Pode?

Revogação do mandato do Presidente. Pode? Revogação do mandato do Presidente. Pode? Revogação do mandato. O cenário de crise vivenciado no Brasil tem levado a população em geral a um descontentamento com seus representantes no Poder. Desde o governo

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 52, DE (Do Sr. Paulo Teixeira e outros)

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 52, DE (Do Sr. Paulo Teixeira e outros) PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 52, DE 2011. (Do Sr. Paulo Teixeira e outros) Altera os artigos 48 e 84 da Constituição Federal, prevendo a obrigatoriedade de apresentação do Programa de Metas e Prioridades

Leia mais

Magistrados. Pesquisa Quantitativa. Março 2010

Magistrados. Pesquisa Quantitativa. Março 2010 Magistrados Pesquisa Quantitativa Março 2010 1. DADOS TÉCNICOS 1. DADOS TÉCNICOS OBJETIVOS Essa apresentação sistematiza os principais resultados do estudo quantitativo telefônico segundo Follow up de

Leia mais

ESTRATÉGICO

ESTRATÉGICO 2019 2021 IDENTIDADE ORGANIZACIONAL DO CREA-RJ Missão Fiscalizar, orientar, aprimorar e controlar o exercício das atividades profissionais da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia, e da Meteorologia,

Leia mais

VERSÃO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE DIREITO

VERSÃO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE DIREITO VERSÃO 2014-2 PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE DIREITO ARACRUZ 2014 1. INTRODUÇÃO 1.1. Missão No intuito de fortalecer e promover uma educação de qualidade em que o discente é o principal protagonista, a

Leia mais

SGETES LABORATÓRIO DE INOVAÇÕES EM EDUCAÇÃO NA SAÚDE COM ÊNFASE EM EDUCAÇÃO PERMANENTE. SEMINÁRIO COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DO LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO

SGETES LABORATÓRIO DE INOVAÇÕES EM EDUCAÇÃO NA SAÚDE COM ÊNFASE EM EDUCAÇÃO PERMANENTE. SEMINÁRIO COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DO LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO SGETES LABORATÓRIO DE INOVAÇÕES EM EDUCAÇÃO NA SAÚDE COM ÊNFASE EM EDUCAÇÃO PERMANENTE. SEMINÁRIO COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DO LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO APRESENTAÇÃO IDISA 2018 INSTITUTO DE DIREITO SANITÁRIO

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Políticos Direitos Políticos Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Direitos políticos positivos: normas que possibilitam a participação do cidadão na vida pública (inclusive o

Leia mais

A ATRICON ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS MEMBROS DOS TRIBUNAIS DE CONTAS DO BRASIL, no uso de suas atribuições Estatutárias,

A ATRICON ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS MEMBROS DOS TRIBUNAIS DE CONTAS DO BRASIL, no uso de suas atribuições Estatutárias, PROPOSTA DE RESOLUÇÃO ATRICON Nº XX/2013 Estabelece itens e critérios de avaliação de qualidade e agilidade para o controle externo no âmbito dos Tribunais de Contas. A ATRICON ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS

Leia mais

O que é Estado Moderno?

O que é Estado Moderno? O que é Estado Moderno? A primeira vez que a palavra foi utilizada, com o seu sentido contemporâneo, foi no livro O Príncipe, de Nicolau Maquiavel. Um Estado soberano é sintetizado pela máxima "Um governo,

Leia mais

Discurso do Presidente Nacional da OAB Marcus Vinicius Furtado Coêlho na cerimônia de posse do Presidente do TSE, Ministro Marco Aurélio.

Discurso do Presidente Nacional da OAB Marcus Vinicius Furtado Coêlho na cerimônia de posse do Presidente do TSE, Ministro Marco Aurélio. Discurso do Presidente Nacional da OAB Marcus Vinicius Furtado Coêlho na cerimônia de posse do Presidente do TSE, Ministro Marco Aurélio. Brasília/DF, 19 de novembro de 2013. Excelentíssimo Ministro Presidente

Leia mais

PLANO ESTRATÉGICO OUI Aprovado pala Assembleia geral da OUI

PLANO ESTRATÉGICO OUI Aprovado pala Assembleia geral da OUI PLANO ESTRATÉGICO OUI 2017 2022 Aprovado pala Assembleia geral da OUI 25 de novembro de 2016 INSPIRAÇÃO OUI "Desejo estabelecer, além e livre de toda fronteira, seja esta política, geográfica, econômica,

Leia mais

VISITAS TÉCNICAS coordenar, avaliar e supervisionar 1.1 Objetivos 1.2 Atividades das Visitas Técnicas

VISITAS TÉCNICAS coordenar, avaliar e supervisionar 1.1 Objetivos 1.2 Atividades das Visitas Técnicas VISITAS TÉCNICAS Segundo o Decreto 6.029/2007, cabe a CEP o papel de coordenar, avaliar e supervisionar o Sistema de Gestão da Ética Pública, com o desafio de dar organicidade ao Sistema, formado por mais

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA POLÍTICA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PORTARIA N 07 DE 01 DE MARÇO DE 2017

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA POLÍTICA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PORTARIA N 07 DE 01 DE MARÇO DE 2017 CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA POLÍTICA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PORTARIA N 07 DE 01 DE MARÇO DE 2017 Institui a Política de Extensão no âmbito da Centro Universitário Una e dá outras providências. A Presidente

Leia mais

Cooperativismo e Eleições 2014 Resultados do 2º turno

Cooperativismo e Eleições 2014 Resultados do 2º turno Cooperativismo e Eleições 2014 Resultados do 2º turno Apresentação Dando continuidade ao estudo realizado após o fim do 1º turno, o Sistema OCB apresenta esta análise com a intenção de subsidiar as lideranças

Leia mais

Instrumentos de Participação Social na Gestão das Cidades

Instrumentos de Participação Social na Gestão das Cidades Instrumentos de Participação Social na Gestão das Cidades Renato Morgado Gestor Ambiental do Imaflora Presidente do COMDEMA Piracicaba www.imaflora.org Democracia Participativa e Representativa e o Papel

Leia mais

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS EDUCAÇÃO BÁSICA ENSINO SUPERIOR EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL EDUCAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO SISTEMA DE JUSTIÇA E SEGURANÇA EDUCAÇÃO E MÍDIA Comitê Nacional de Educação

Leia mais

Plano Decenal da Assistência Social: Desafios para os Entes Federados

Plano Decenal da Assistência Social: Desafios para os Entes Federados Plano Decenal da Assistência Social: Desafios para os Entes Federados Proteção Social para todos/as os/as brasileiros/as II Plano Decenal - 2016/2026 CARACTERÍSTICAS DOS PLANOS São técnicos e políticos;

Leia mais

DE PÓS-GRADUAÇÃO

DE PÓS-GRADUAÇÃO 6.2.2. DE PÓS-GRADUAÇÃO As áreas de abrangência da UFOB têm experimentado importante crescimento econômico e populacional nos últimos 30 anos, fato que tem ampliado significativamente a demanda por profissionais

Leia mais

INFORME ESPECIAL ASSESSORIA PARLAMENTAR Nº 01

INFORME ESPECIAL ASSESSORIA PARLAMENTAR Nº 01 INFORME ESPECIAL ASSESSORIA PARLAMENTAR Nº 01 Elaborado em 09 de julho de 2013 REFORMA POLÍTICA DEPUTADOS DESCARTAM REFORMA POLÍTICA VÁLIDA PARA 2014 O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, afirmou

Leia mais

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica (1996) é a Lei maior, com valor Constitucional, nenhuma outra lei ou regulamentação pode contrariá-la.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica (1996) é a Lei maior, com valor Constitucional, nenhuma outra lei ou regulamentação pode contrariá-la. A Equipe Gestora Central definirá quem, entre seus membros, será o responsável por esta frente de trabalho. O responsável elaborará um plano de trabalho que inclua todos os demais membros da Equipe em

Leia mais

Sistema CFQ/CRQ Planejamento Estratégico INOVAÇÃO & INTEGRAÇÃO

Sistema CFQ/CRQ Planejamento Estratégico INOVAÇÃO & INTEGRAÇÃO Sistema CFQ/CRQ Planejamento Estratégico 2018-2028 INOVAÇÃO & INTEGRAÇÃO A importância do pensar e agir estrategicamente nos dias atuais 1. Ter uma unica gestão estratégica 2. Ter um direcionamento estratégico

Leia mais

Faculdades Integradas do Vale do Ivaí

Faculdades Integradas do Vale do Ivaí 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CURSO 1.1 Denominação Curso de Bacharelado em Direito 1.2 Portarias: Reconhecimento: Portaria nº 522, de 15/10/2013 1.3 Total de Vagas Anuais 160 vagas anuais 1.4 Regime Acadêmico

Leia mais

Histórico. Mantenedora. Conselho Pedagógico

Histórico. Mantenedora. Conselho Pedagógico Histórico Por iniciativa de um grupo formado por professores universitários e profissionais liberais, liderados pelo professor Fábio Konder Comparato, foi constituída em São Paulo, em fins de 1991, a Associação

Leia mais

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS EDUCAÇÃO BÁSICA ENSINO SUPERIOR EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL EDUCAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO SISTEMA DE JUSTIÇA E SEGURANÇA EDUCAÇÃO E MÍDIA Comitê Nacional de Educação

Leia mais

Cronograma detalhado para elaboração do PDI do IFMG para o período de

Cronograma detalhado para elaboração do PDI do IFMG para o período de Cronograma detalhado para elaboração do PDI do IFMG para o período de 2014-2018 1. Realização de eventos com o objetivo de sensibilizar os gestores do IFMG quanto à importância do planejamento estratégico

Leia mais

ATIVIDADES REALIZADAS PELA COFI EM VISITAS DE FISCALIZAÇÃO

ATIVIDADES REALIZADAS PELA COFI EM VISITAS DE FISCALIZAÇÃO ATIVIDADES REALIZADAS PELA COFI EM 2015 1 O Conselho Regional de Serviço Social da 14ª Região (CRESS/RN), por meio da Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI), tem realizado diversas atividades e visitas

Leia mais

REGULAMENTO DO CENTRO DE PESQUISA (CEPES) DA ESCOLA DE DIREITO DE BRASÍLIA EDB/IDP

REGULAMENTO DO CENTRO DE PESQUISA (CEPES) DA ESCOLA DE DIREITO DE BRASÍLIA EDB/IDP REGULAMENTO DO CENTRO DE PESQUISA (CEPES) DA ESCOLA DE DIREITO DE BRASÍLIA EDB/IDP TEXTO COMPILADO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as

Leia mais