ADMINISTRAÇÃO DE BANCOS DE DADOS DO MICROSOFT SQL SERVER

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ADMINISTRAÇÃO DE BANCOS DE DADOS DO MICROSOFT SQL SERVER"

Transcrição

1 ADMINISTRAÇÃO DE BANCOS DE DADOS DO MICROSOFT SQL SERVER CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Estrutura de tópicos do curso Módulo 1: Introdução à administração de banco de dados do SQL Server 2014 Este módulo introduz a plataforma Microsoft SQL Server Descreve os componentes, edições e versões do SQL Server de 2014 e as tarefas que um administrador de banco de dados geralmente executa para uma instância do SQL Server. Visão geral de administração de banco de dados Introdução à plataforma de servidor SQL Técnicas e ferramentas de gerenciamento de banco de dados Laboratório: Usando as ferramentas administrativas do SQL Server Usando o SQL Server Management Studio Usando o utilitário sqlcmd. Usando o Windows PowerShell com o SQL Server Descreva a plataforma SQL Server. Descrevem tarefas comuns de administração de banco de dados. Use ferramentas de administração do SQL Server.

2 Módulo 2: Instalando e Configurando o SQL Server 2014 Este módulo explica como avaliar os requisitos de recursos para o SQL Server 2014 e como instalá-lo. Planejando a instalação do SQL Server Instalando o SQL Server 2014 Configuração de pós-instalação Laboratório: Instalando o SQL Server 2014 Preparando para instalar o SQL Server Instalando o SQL Server Executar configuração pós-instalação Plano de uma instalação do SQL Server de Instale o SQL Server Execute tarefas de configuração pós-instalação. Módulo 3: Trabalhando com bancos de dados e armazenamento Este módulo descreve como os dados são armazenados em bancos de dados, como criar bancos de dados, como gerenciar arquivos de banco de dados e como movê-los. Outras tarefas relacionadas ao armazenamento, incluem gerenciamento de banco de dados tempdb e usando dispositivos de armazenamento rápido para estender o cache de pool de buffer do SQL Server, também são discutidos. Introdução ao armazenamento de dados com o SQL Server Gerenciamento do armazenamento para bancos de dados do sistema Gerenciamento do armazenamento para bancos de dados do usuário Movendo arquivos de banco de dados Configurando a extensão de Pool de Buffer Laboratório: Gerenciando o armazenamento de dados Configurando o tempdb armazenamento Criando bancos de dados Anexar um banco de dados

3 Descreva como o SQL Server armazena dados. Gerencie o armazenamento de bancos de dados do sistema. Gerencie o armazenamento de bancos de dados do usuário. Mova os arquivos de banco de dados. Configure a extensão de pool de buffer. Módulo 4: Planejamento e implementação de uma estratégia de Backup Neste módulo, você irá considerar como criar uma estratégia de backup que está alinhada com as necessidades organizacionais e aprender a executar as operações de backup exigidas por essa estratégia. Noções básicas sobre modelos de recuperação de servidor SQL Planejando uma estratégia de Backup Backup de bancos de dados e Logs de transações Usando opções de Backup Garantindo a confiabilidade do Backup Laboratório: Backup de bancos de dados do SQL Server Backup de banco de dados Realização de banco de dados, diferenciais e Backups de Log de transações Executando um Backup parcial Descreva como transação de banco de dados registra a função, e como eles afetam a recuperação de banco de dados. Planeje uma estratégia de backup para um banco de dados do SQL Server. Fazer backup de logs de bancos de dados e transações. Execute backups somente cópia, compactados e criptografados. Maximize a confiabilidade do backup. Módulo 5: Restaurar bancos de dados do SQL Server 2014 Neste módulo, você vai ver como restaurar o usuário e bancos de dados do sistema e como implementar a recuperação point-in-time. Compreender o processo de restauração Restaurando bancos de dados

4 Cenários de restauração avançada Trabalhando com recuperação Point-in-Time Laboratório: Restaurando bancos de dados do SQL Server Restaurar um Backup de banco de dados Restaurando o banco de dados, diferenciais e Backups de Log de transações Executando uma restauração por etapas Explica o processo de restauração. Restaure bancos de dados. Realizar operações de restauração avançada. Realize uma recuperação point-in-time. Módulo 6: Importação e exportação de dados Neste módulo, você irá brevemente explorar técnicas e ferramentas para que você pode importar e exportar dados de e para o SQL Server. Introdução à transferência de dados Importação e exportação de dados da tabela Copiar ou mover um banco de dados Laboratório: Importação e exportação de dados Usando o SQL Server assistente de importação e exportação Usando o utilitário bcp Usando a instrução de inserção em massa Usando a função OPENROWSET Descrevem ferramentas e técnicas para a transferência de dados. Importar e exportar dados. Copiar ou mover um banco de dados. Módulo 7: Acompanhamento SQL Server 2014 Este módulo explica como usar as ferramentas mais comumente utilizadas três: Monitor de atividade, exibições de gerenciamento dinâmico e funções (DMVs e DMFs) e Monitor de desempenho.

5 Introdução ao monitoramento do SQL Server Funções e exibições de gerenciamento dinâmico Monitor de desempenho Laboratório: Monitoramento de servidor SQL 2014 Coletar métricas de linha de base Uma carga de trabalho de monitoramento Descreve as considerações para o monitoramento do SQL Server e usar o Monitor de atividade. Use funções e exibições de gerenciamento dinâmico para monitorar o SQL Server. Use o Monitor de desempenho para monitorar o SQL Server. Módulo 8: Rastreamento SQL Server atividade Este módulo descreve como usar o SQL Server Profiler e procedimentos armazenados do rastreamento SQL para capturar informações sobre o SQL Server e como usar essas informações para solucionar problemas e otimizar cargas de trabalho do SQL Server. Rastreamento de atividade de carga de trabalho do SQL Server Usando traços Laboratório: Rastreamento de atividade de carga de trabalho do SQL Server Capturar um rastreamento no SQL Server Profiler Geração de banco de dados ajuste recomendações Usando o rastreamento do SQL Rastrear a atividade no SQL Server. Use traços capturados para testar, solucionar problemas e otimizar o desempenho do banco de dados. Módulo 9: Gerenciando a segurança do SQL Server Neste módulo, você vai aprender sobre os conceitos fundamentais em que assenta a arquitetura de segurança do SQL Server e como gerenciar a segurança no servidor e níveis de banco de dados.

6 Introdução ao SQL Server Security Gerenciamento de segurança de nível de servidor Gerenciar entidades de nível de banco de dados Gerenciamento de permissões de banco de dados Laboratório: Gerenciando a segurança do SQL Server Gerenciamento de segurança de nível de servidor Gerenciando a segurança em nível de banco de dados Teste de banco de dados acesso Descreva os principais conceitos de segurança na arquitetura de segurança do SQL Server. Gerencie a segurança de nível de servidor. Gerencie objetos de segurança de nível de banco de dados. Gerencie permissões de banco de dados. Módulo 10: Auditoria de acesso a dados e criptografia de dados Este módulo descreve as opções disponíveis para auditoria no SQL Server, como usar e gerenciar o recurso de auditoria do SQL Server e como implementar criptografia. Auditoria de acesso a dados no SQL Server Implementar a auditoria do SQL Server Bancos de dados com criptografia Laboratório: Auditoria de acesso a dados e criptografia de dados Execução de auditoria Implementação de criptografia de dados transparente Descrevem as opções de auditoria de acesso a dados. Auditoria do SQL Server de implementar. Gerencie a auditoria do SQL Server. Implemente a criptografia de dados transparente. Módulo 11: Executar a manutenção de banco de dados em curso Este módulo descreve comum tarefas de manutenção de banco de dados que um DBA deve executar e demonstra como automatizar essas tarefas usando planos de manutenção.

7 Garantindo a integridade do banco de dados Manutenção de índices Automatizar a manutenção de rotina de banco de dados Laboratório: Executar a manutenção de banco de dados em curso Gerenciamento de integridade de banco de dados Gerenciando a fragmentação do índice Implementação de um plano de manutenção Garantir a integridade do banco de dados usando DBCC CHECKDB. Manter índices. Configure planos de manutenção de banco de dados. Módulo 12: Automatizando o gerenciamento do SQL Server 2014 Este módulo descreve como usar o SQL Server Agent para automatizar tarefas, como configurar contextos de segurança para trabalhos e como implementar trabalhos multi-servidor. Automatizando o gerenciamento do SQL Server Execução de trabalhos do SQL Server Agent Gerenciamento de trabalhos do SQL Server Agent Gerenciamento de contextos de segurança do trabalho passo Gerenciamento de trabalhos em vários servidores Laboratório: Automatizando o gerenciamento do SQL Server Criando um trabalho Um trabalho de agendamento Configurando a contextos de segurança do trabalho passo Descreva métodos para automatizar o gerenciamento do SQL Server. Crie postos de trabalho, tipos de etapa de trabalho e horários. Gerencie os trabalhos do SQL Server Agent. Configure contextos de segurança do trabalho. Configure servidores mestre e alvo.

8 Módulo 13: Monitoramento de servidor SQL 2014 por meio de alertas e notificações Este módulo aborda a configuração de correio do banco de dados, alertas e notificações. Monitoramento de erros SQL Server Configurando o Database Mail Configurando notificações, alertas e operadores Laboratório: Monitoramento do SQL Server por meio de alertas e notificações Configurando o Database Mail Implementação de operadores e notificações Implementação de alertas Configure o Database Mail. Monitorar erros de SQL Server. Configure notificações, alertas e operadores.

SOLUÇÕES DE NÚCLEO DO MICROSOFT EXCHANGE SERVER 2013

SOLUÇÕES DE NÚCLEO DO MICROSOFT EXCHANGE SERVER 2013 20341 - SOLUÇÕES DE NÚCLEO DO MICROSOFT EXCHANGE SERVER 2013 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Módulo 1: Implantando e gerenciando o Microsoft Exchange Server 2013 Este módulo descreve os pré-requisitos do Exchange

Leia mais

INSTALANDO E CONFIGURANDO O WINDOWS SERVER 2012

INSTALANDO E CONFIGURANDO O WINDOWS SERVER 2012 20410 - INSTALANDO E CONFIGURANDO O WINDOWS SERVER 2012 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Módulo 1: Implantando e gerenciando o Windows Server 2012 Este módulo apresenta aos estudantes as edições do Windows Server

Leia mais

VIRTUALIZAÇÃO DE SERVIDORES - HYPER-V E SYSTEM CENTER

VIRTUALIZAÇÃO DE SERVIDORES - HYPER-V E SYSTEM CENTER 20409 - VIRTUALIZAÇÃO DE SERVIDORES - HYPER-V E SYSTEM CENTER CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Módulo 1: Avaliando o ambiente de virtualização Este módulo fornece uma visão geral das tecnologias de virtualização

Leia mais

ADMINISTRANDO O WINDOWS SERVER 2012

ADMINISTRANDO O WINDOWS SERVER 2012 20411 - ADMINISTRANDO O WINDOWS SERVER 2012 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Módulo 1: Configurando e Solucionando problemas de sistema de nome de domínio Este módulo explica como configurar e solucionar problemas

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DE UM DATA WAREHOUSE COM O MICROSOFT SQL SERVER

IMPLEMENTAÇÃO DE UM DATA WAREHOUSE COM O MICROSOFT SQL SERVER 20463 - IMPLEMENTAÇÃO DE UM DATA WAREHOUSE COM O MICROSOFT SQL SERVER CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Estrutura de tópicos do curso Módulo 1: Introdução ao Data Warehouse Este módulo fornece uma introdução aos principais

Leia mais

Oracle Database 12c R2: Administração - Workshop Ed 3

Oracle Database 12c R2: Administração - Workshop Ed 3 Oracle Database 12c R2: Administração - Workshop Ed 3 Duração: 5 dias O que você irá aprender O curso Oracle Database 12c R2: Administração - Workshop Ed 3 foi desenvolvido para oferecer uma firme base

Leia mais

LanUn1vers1ty 6421: CONFIGURANDO E SOLUCIONANDO PROBLEMAS EM UMA INFRAESTRUTURA DE REDES WINDOWS SERVER 2008

LanUn1vers1ty 6421: CONFIGURANDO E SOLUCIONANDO PROBLEMAS EM UMA INFRAESTRUTURA DE REDES WINDOWS SERVER 2008 6421: CONFIGURANDO E SOLUCIONANDO PROBLEMAS EM UMA INFRAESTRUTURA DE REDES WINDOWS SERVER 2008 Objetivo: Este curso proporciona aos alunos o conhecimento e as habilidades necessárias para configurar e

Leia mais

CONFIGURAÇÃO DE SERVIÇOS AVANÇADOS DO WINDOWS SERVER 2012

CONFIGURAÇÃO DE SERVIÇOS AVANÇADOS DO WINDOWS SERVER 2012 20412 - CONFIGURAÇÃO DE SERVIÇOS AVANÇADOS DO WINDOWS SERVER 2012 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Módulo 1: Implementação de serviços de rede avançados Neste módulo os alunos serão capazes de configurar recursos

Leia mais

Oracle Database 11g: Workshop de Administração II Novo

Oracle Database 11g: Workshop de Administração II Novo Oracle University Contact Us: 0-800-167225 Oracle Database 11g: Workshop de Administração II Novo Duration: 5 Days What you will learn Neste curso, são abordados em detalhes os conceitos e a arquitetura

Leia mais

Executa em qualquer plataforma que possua o Java (JDK) da Oracle

Executa em qualquer plataforma que possua o Java (JDK) da Oracle Recurso Benefícios Multiplataforma Executa em qualquer plataforma que possua o Java (JDK) da Oracle Utiliza base de dados Oracle, Microsoft SQL ou MySql Utiliza os principais bancos de dados de mercado

Leia mais

SOLUÇÕES AVANÇADAS DO MICROSOFT SHAREPOINT SERVER 2013

SOLUÇÕES AVANÇADAS DO MICROSOFT SHAREPOINT SERVER 2013 20332 - SOLUÇÕES AVANÇADAS DO MICROSOFT SHAREPOINT SERVER 2013 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Módulo 1: Noções básicas sobre a arquitetura de 2013 de servidor do SharePoint Este módulo apresenta as características

Leia mais

GERENCIAMENTO DE IDENTIDADES DO OFFICE 365 E SERVIÇOS

GERENCIAMENTO DE IDENTIDADES DO OFFICE 365 E SERVIÇOS 20346 - GERENCIAMENTO DE IDENTIDADES DO OFFICE 365 E SERVIÇOS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Módulo 1: Preparando-se para o Office 365 Este módulo de clientes e recursos do Office 365, identifica as recentes melhorias

Leia mais

Configurar a restauração alternativa da configuração no módulo de FirePOWER com ASDM (o Gerenciamento da Em-caixa)

Configurar a restauração alternativa da configuração no módulo de FirePOWER com ASDM (o Gerenciamento da Em-caixa) Configurar a restauração alternativa da configuração no módulo de FirePOWER com ASDM (o Gerenciamento da Em-caixa) Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Informações de Apoio

Leia mais

Fundamentos de administração do Microsoft SQL Server 2005

Fundamentos de administração do Microsoft SQL Server 2005 Sumário Parte I Fundamentos de administração do Microsoft SQL Server 2005 1 Visão geral de administração do Microsoft SQL Server 2005... 29 O SQL Server 2005 e seu hardware... 30 Edições do Microsoft SQL

Leia mais

As informações neste documento são baseadas nestas versões de software e hardware:

As informações neste documento são baseadas nestas versões de software e hardware: Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Informações de Apoio Configuração do backup/restauração Configurar o backup remoto alternativo local Programando o backup Crie o perfil

Leia mais

As informações neste documento são baseadas nestas versões de software e hardware:

As informações neste documento são baseadas nestas versões de software e hardware: Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Background Dispositivos de backup Backup do banco de dados de ICM Crie um dispositivo de dump de disco novo Crie um backup

Leia mais

ArcGIS Enterprise: Configuring a Base Deployment

ArcGIS Enterprise: Configuring a Base Deployment ArcGIS Enterprise: Configuring a Base Deployment Duração: 2 dias (16 horas) Versão do ArcGIS Pro: 10.4 Material didático: Inglês www.academiagis.com.br Descrição Saiba como instalar e configurar uma implantação

Leia mais

Início. Sistemas Operacionais Suportados. Suporte Técnico. Vídeos de Treinamento. Nosso sistema faz backup de tudo que é importante para você

Início. Sistemas Operacionais Suportados. Suporte Técnico. Vídeos de Treinamento. Nosso sistema faz backup de tudo que é importante para você Manual do Usuário Início Este documento tem como objetivo guiar você na instalação do agente e configuração básica do plano de backup. Sistemas Operacionais Suportados Plano Backup para Pessoas Microsoft

Leia mais

SOLUÇÕES DE NÚCLEO DO MICROSOFT SHAREPOINT SERVER 2013

SOLUÇÕES DE NÚCLEO DO MICROSOFT SHAREPOINT SERVER 2013 20331 - SOLUÇÕES DE NÚCLEO DO MICROSOFT SHAREPOINT SERVER 2013 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Módulo 1: Introdução do SharePoint Server 2013 Microsoft SharePoint Server 2013 é uma plataforma de colaboração e armazenamento

Leia mais

Base de dados de ICM alternativo de Cisco em Microsoft SQL2000

Base de dados de ICM alternativo de Cisco em Microsoft SQL2000 Base de dados de ICM alternativo de Cisco em Microsoft SQL2000 Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Background Dispositivos de backup Backup do base de dados de

Leia mais

Administering Microsoft SQL Server 2014 Databases (20462)

Administering Microsoft SQL Server 2014 Databases (20462) Administering Microsoft SQL Server 2014 Databases (20462) Formato do curso: Presencial Localidade: Lisboa Com certificação: MCSA: SQL Server Data: 13 Fev. 2017 a 24 Fev. 2017 Preço: 1550 Horário: Pós-laboral

Leia mais

Spectrum Miner. Versão 8.0. Guia de administração para a integração do Portrait Dialogue

Spectrum Miner. Versão 8.0. Guia de administração para a integração do Portrait Dialogue Spectrum Miner Versão 8.0 Conteúdo 1 - Introdução Objetivo 4 Quem deve ler este manual 4 Documentação relacionada 4 2 - Visão geral da integração do Miner Visão geral da integração do Miner 6 3 - Instalação

Leia mais

Oracle Database 12c: Workshop de Administração

Oracle Database 12c: Workshop de Administração Oracle University Contact Us: 0800 891 6502 Oracle Database 12c: Workshop de Administração Duration: 5 Days What you will learn O curso Oracle Database 12c: Workshop de Administração ensinará você sobre

Leia mais

Base de dados de ICM alternativo de Cisco em Microsoft SQL2000

Base de dados de ICM alternativo de Cisco em Microsoft SQL2000 Base de dados de ICM alternativo de Cisco em Microsoft SQL2000 Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Background Dispositivos de backup Backup do base de dados de

Leia mais

Backup do Banco Sybase Passo a Passo

Backup do Banco Sybase Passo a Passo Backup do Banco Sybase Passo a Passo O backup do Sybase é feito por meio da execução de um utilitário do próprio Sybase. Os parâmetros que controlam o funcionamento deste utilitário podem ser definidos

Leia mais

SUPORTE ATLASSIAN 2017 SUPORTE ATLASSIAN

SUPORTE ATLASSIAN 2017 SUPORTE ATLASSIAN SUPORTE ATLASSIAN 2017 1 Se as ferramentas Atlassian são de alto nível de importância dentro da sua organização, considere nosso Suporte Platinum. Mantenha sua equipe focada no que realmente interessa

Leia mais

2 Instalando e configurando o ambiente de desenvolvimento do Microsoft SQL Server

2 Instalando e configurando o ambiente de desenvolvimento do Microsoft SQL Server Sumário Parte 1 Introdução ao desenvolvimento de banco de dados com o Microsoft SQL Server 2005 1 Apresentando o desenvolvimento de banco de dados com o Microsoft SQL Server 2005... 21 O processo de armazenar

Leia mais

ArcGIS for Server: Administração e. Configuração do Site.

ArcGIS for Server: Administração e. Configuração do Site. ArcGIS for Server: Administração e Configuração do Site Duração: 3 dias (24 horas) Versão do ArcGIS Pro: 10.x Material didático: Inglês. www.academiagis.com.br Descrição Este curso ensina como você planejar

Leia mais

Novidades da Plataforma de suporte remoto 3.0

Novidades da Plataforma de suporte remoto 3.0 Novidades Plataforma de suporte remoto do SAP Business One Versão do documento: 1.0 08.10.2012 PÚBLICO Novidades da Plataforma de suporte remoto 3.0 Todos os países Convenções tipográficas Estilo de letra

Leia mais

iv SharePoint 2007 vi SharePoint 2007 Criação avançada de sites usando o Office... 29 Gerenciando a segurança do site... 31 Gerenciando grupos SharePoint... 32 Alterando a herança de permissões de um

Leia mais

Manual do Usuário Brother Meter Read Tool

Manual do Usuário Brother Meter Read Tool Manual do Usuário Brother Meter Read Tool BRA-POR Versão 0 Direitos autorais Copyright 2017 Brother Industries, Ltd. Todos os direitos reservados. As informações incluídas neste documento estão sujeitas

Leia mais

Auditoria de controles organizacionais. Prof. Dr. Joshua Onome Imoniana

Auditoria de controles organizacionais. Prof. Dr. Joshua Onome Imoniana Auditoria de controles organizacionais Prof. Dr. Joshua Onome Imoniana Definição de controles organizacionais Os controles organizacionais e operacionais são os controles administrativos instalados nos

Leia mais

Change Auditor. Visão geral do Change Auditor. ESM Engineering July 2016

Change Auditor. Visão geral do Change Auditor. ESM Engineering July 2016 Change Auditor Visão geral do Change Auditor ESM Engineering July 2016 Contents Change Auditor... 3 Versões do Change Auditor... 5 Como o Change Auditor é melhor que a auditoria nativa?... 13 Arquitetura...

Leia mais

Este é o segundo modulo, nele abordaremos os métodos de gerenciamento do Windows Server 2008.

Este é o segundo modulo, nele abordaremos os métodos de gerenciamento do Windows Server 2008. Gerenciando o Windows Server 2008 Bem vindo(a), Este é o segundo modulo, nele abordaremos os métodos de gerenciamento do Windows Server 2008. Após essa aula você será capaz de: Definir quais são as formas

Leia mais

PI Analysis Service e Analysis Management Plug-in. Guia de Instalação. Para o PI Asset Framework incluído no PI Server 2014 R2

PI Analysis Service e Analysis Management Plug-in. Guia de Instalação. Para o PI Asset Framework incluído no PI Server 2014 R2 PI Analysis Service e Analysis Management Plug-in Guia de Instalação Para o PI Asset Framework 2.6.1 incluído no PI Server 2014 R2 OSIsoft, LLC 777 Davis St., Suite 250 San Leandro, CA 94577 USA Tel: (01)

Leia mais

Pré-Lançamento: Como Administrar o Active Directory com o PowerShell - Teoria e Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

Pré-Lançamento: Como Administrar o Active Directory com o PowerShell - Teoria e Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo Pré-Lançamento: Como Administrar o Active Directory com o PowerShell - Teoria e Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo Autor: Diego da Silva Lima Introdução e Algumas palavra do Autor: Já pensou naquela

Leia mais

Apresentação. Objetivos. Dados Principais

Apresentação. Objetivos. Dados Principais Apresentação Dados Principais Combinando quinze dias em 60 horas de conteúdo, o treinamento para os DBAs Oracle gerenciam os sistemas de informação mais avançados do setor e têm alguns dos maiores salários

Leia mais

BD II (SI 587) Backup de Banco de Dados. Josenildo Silva.

BD II (SI 587) Backup de Banco de Dados. Josenildo Silva. BD II (SI 587) Backup de Banco de Dados Josenildo Silva jcsilva@ifma.edu.br Nota Estes slides são baseados nos slides originalmente disponibilizados pelo professor João Carlos Pinheiro, para disciplina

Leia mais

Guia de Segurança do Oracle Hardware Management Pack para Oracle Solaris 11.3

Guia de Segurança do Oracle Hardware Management Pack para Oracle Solaris 11.3 Guia de Segurança do Oracle Hardware Management Pack para Oracle Solaris 11.3 Número do Item: E76543-02 Março de 2017 Conteúdo Visão Geral da Segurança do Produto e do Aplicativo... 5 Sobre o Oracle Hardware

Leia mais

ZENworks 2017 Visão geral. Dezembro de 2016

ZENworks 2017 Visão geral. Dezembro de 2016 ZENworks 2017 Visão geral Dezembro de 2016 Informações legais Para saber mais sobre informações legais, marcas registradas, isenções de responsabilidades, garantias, exportação e outras restrições de uso,

Leia mais

Oracle Database 11g: Novos Recursos para Administradores Release 2

Oracle Database 11g: Novos Recursos para Administradores Release 2 Oracle University Contact Us: +351214235182 Oracle Database 11g: Novos Recursos para Administradores Release 2 Duration: 5 Days What you will learn Este curso de cinco dias oferece a você a oportunidade

Leia mais

IBM Spectrum Protect Versão Introdução ao Data Protection Solutions IBM

IBM Spectrum Protect Versão Introdução ao Data Protection Solutions IBM IBM Spectrum Protect Versão 8.1.0 Introdução ao Data Protection Solutions IBM IBM Spectrum Protect Versão 8.1.0 Introdução ao Data Protection Solutions IBM Observação: Antes de utilizar essas informações

Leia mais

Especificação Técnica Sistema de Acesso

Especificação Técnica Sistema de Acesso 1. Introdução O VW Acesso é um sistema 100% web, para controle de acesso de pessoas. O sistema possui arquitetura robusta e independente de plataforma, atendendo todos os segmentos e portes de empresa.

Leia mais

Banco de Dados II. Administrador de Banco de Dados - DBA. Portela

Banco de Dados II. Administrador de Banco de Dados - DBA. Portela UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHAO - UFMA Banco de Dados II Administrador de Banco de Dados - DBA Portela * DBA Introdução Atuação Responsabilidades 2 Atuação O Administrador de Banco de Dados (DBA) é o

Leia mais

Postgre SQL. Apresentação. Objetivo. Facilitador. Dados Principais. Ricardo Barbosa

Postgre SQL. Apresentação. Objetivo. Facilitador. Dados Principais. Ricardo Barbosa Postgre SQL Apresentação O PostgreSQL é atualmente o Sistema Gerenciador de Banco de Dados mais avançado do mundo, pois sua robustez e recursos disponibilizados fazem frente aos outros SGBDs proprietários

Leia mais

STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM

STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM Select Soluções Manual de Instalação Windows SBackup STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM Sumário 1. REQUERIMENTOS DE HARDWARE E SOFTWARE... 3 1.1. SOFTWARE... 3 2. PRIMEIROS PASSOS... 4 3. DOWNLOAD E INSTALAÇÃO

Leia mais

Bancos de Dados Notas de Aula Introdução Prof. Dr. Daniel A. Furtado

Bancos de Dados Notas de Aula Introdução Prof. Dr. Daniel A. Furtado Bancos de Dados Notas de Aula Introdução Prof. Dr. Daniel A. Furtado Definição de Banco de Dados De uma forma genérica, um banco de dados é definido como uma coleção de dados relacionados. Os dados são

Leia mais

Treinamento Completo!

Treinamento Completo! Formação SQL Server Treinamento Completo! Instalação, Operação, Criação e Administração O que é MS SQL SERVER 2008 R2? É um SGDB (Sistema de gerenciamento de banco de dados) relacional. O MS SQL SERVER

Leia mais

Catálogo de Treinamentos 2016

Catálogo de Treinamentos 2016 Catálogo de Treinamentos 2016 PostgreSQL Fundamentos PostgreSQL Tuning PostgreSQL Backup e Restore PostgreSQL Replicação Nativa PostgreSQL Monitoramento PostgreSQL PL/pgSQL PostgreSQL Segurança comercial@timbira.com.br

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP SISTEMA DE AUTOMAÇÃO COMERCIAL MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP Apresentação Após o término da instalação do SysMarket você deverá configurar o Backup do SysMarket para que você tenha sempre uma cópia

Leia mais

PARTE I INTRODUÇÃO AO MICROSOFT SQL SERVER Capítulo 1 Visão geral do Microsoft SQL Server

PARTE I INTRODUÇÃO AO MICROSOFT SQL SERVER Capítulo 1 Visão geral do Microsoft SQL Server PARTE I INTRODUÇÃO AO MICROSOFT SQL SERVER 2012 Capítulo 1 Visão geral do Microsoft SQL Server 2012 3 Business Intelligence.................................................. 3 Database Engine......................................................

Leia mais

Formação de DBAs SQL Server 2008 Parte 1: Introdução

Formação de DBAs SQL Server 2008 Parte 1: Introdução Formação de DBAs SQL Server 2008 Parte 1: Introdução Material Cedido pelo Professor Leandro Coelho Correia Objetivos Preparar profissionais para atuar como administradores de banco de dados SQL Server

Leia mais

Política de Backup e Restauração

Política de Backup e Restauração Política de Backup e Restauração Preâmbulo Para manter a continuidade do negócio da UFRGS, em sua missão como instituição de ensino, pesquisa e extensão, é fundamental estabelecer mecanismos que permitam

Leia mais

Instalando Active Directory Windows Server 2008

Instalando Active Directory Windows Server 2008 Instalando Active Directory Windows Server 2008 Veja neste artigo como instalar o Active Directory no seu servidor Windows Server 2008 usando o gerenciador de servidores e um serviço DNS. O Active Directory

Leia mais

Gerencie sua segurança de rede para até 250 estações a partir de um único painel

Gerencie sua segurança de rede para até 250 estações a partir de um único painel VISÃO GERAL DO PRODUTO Gerencie sua segurança de rede para até 250 estações a partir de um único painel CYBERSECURITY EXPERTS ON YOUR SIDE Com o ESET Cloud Administrator, você pode gerenciar a segurança

Leia mais

Soluções em tecnologia da informação que viabilizam implementar uma arquitetura computacional escalável, sólida e confiável em nuvem distribuída.

Soluções em tecnologia da informação que viabilizam implementar uma arquitetura computacional escalável, sólida e confiável em nuvem distribuída. Manual do ustorage Soluções em tecnologia da informação que viabilizam implementar uma arquitetura computacional escalável, sólida e confiável em nuvem distribuída. Versão 1.0 Jessica Nunes jessica@usto.re

Leia mais

Visão geral ZENworks 11 Support Pack 4 Julho de 2015

Visão geral ZENworks 11 Support Pack 4 Julho de 2015 www.novell.com/documentation Visão geral ZENworks 11 Support Pack 4 Julho de 2015 Informações legais A Novell, Inc. não faz nenhuma representação ou garantia com relação ao conteúdo ou uso desta documentação

Leia mais

Gerenciador de ambientes para testes manuais

Gerenciador de ambientes para testes manuais Curso de Sistemas de Informação Bacharelado Gerenciador de ambientes para testes manuais Acadêmico: Alexandre Gielow Orientador: Alexander Roberto Valdameri Roteiro 1. Introdução 2. Objetivos 3. Fundamentação

Leia mais

EasyAzure. EasyAzure. Guia do programa. Ingram Micro Brasil. Versão 1.7

EasyAzure. EasyAzure. Guia do programa. Ingram Micro Brasil. Versão 1.7 EasyAzure Guia do programa Versão 1.7 Email: cloud.br@ingrammicro.com Telefone: 55 (11) 2078-4280 Endereço: Av. Piracema, 1341 - Tamboré - Barueri - SP Brasil 1 EasyAzure São pacotes prontos com as soluções

Leia mais

Apresentação. Objetivo. Público alvo. Dados Principais. Tecnologia Abordada Microsoft SQL Server 2012

Apresentação. Objetivo. Público alvo. Dados Principais. Tecnologia Abordada Microsoft SQL Server 2012 Apresentação Este curso fornece capacitação técnica e administrativa necessária para o desenvolvimento, administração e manutenção de soluções de dados utilizando o Microsoft SQL Server 2012. O aluno terá

Leia mais

Leia-me do Veritas System Recovery 16 Management Solution

Leia-me do Veritas System Recovery 16 Management Solution Leia-me do Veritas System Recovery 16 Management Solution Sobre este Leia-me Requisitos do sistema para políticas de entrega de software do Veritas System Recovery 16 Requisitos do sistema para o Veritas

Leia mais

Parte I Aspectos Básicos da Administração do Windows Server 2008. 1 Visão geral da administração do Windows Server 2008...29

Parte I Aspectos Básicos da Administração do Windows Server 2008. 1 Visão geral da administração do Windows Server 2008...29 Sumário Parte I Aspectos Básicos da Administração do Windows Server 2008 1 Visão geral da administração do Windows Server 2008...29 O Windows Server 2008 e o Windows Vista... 29 Conhecendo o Windows Server

Leia mais

São Paulo. 28 de Agosto, 2018

São Paulo. 28 de Agosto, 2018 São Paulo 28 de Agosto, 2018 Dell EMC Cloud Data Protection Utilizando Nuvem para Proteção de Dados Daniel SUZUKI Data Protection Solutions Portfólio do Dell EMC Data Protection Proteção e recuperação

Leia mais

Gestão Estratégica de Cobrança Integrada 1. BACKUP. Manual do Usuário

Gestão Estratégica de Cobrança Integrada 1. BACKUP. Manual do Usuário 1. BACKUP O processo de automação na gestão de cobrança tem facilitado sobremaneira o trabalho do profissional da área, no entanto, é imprescindível avaliar continuamente os Planos de Contingenciamento

Leia mais

Procedimento de migração para CUACA (10.5.X a 11.X.X)

Procedimento de migração para CUACA (10.5.X a 11.X.X) Procedimento de migração para CUACA (10.5.X a 11.X.X) Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Configurar Verificar Troubleshooting Introdução Este documento descreve o procedimento

Leia mais

Treinamento Certificação Digifort Surveillance System.

Treinamento Certificação Digifort Surveillance System. Treinamento Certificação Digifort Surveillance System. Digifort Centro de Treinamentos Rev. 01-042015 SP São Caetano do Sul Treinamento Certificação Digifort Surveillance System Duração: 3 dias Público

Leia mais

Guia de Instalação e Inicialização. Para DataPage+ 2012

Guia de Instalação e Inicialização. Para DataPage+ 2012 Para DataPage+ 2012 Última revisão: 29 de agosto de 2012 Índice Instalando componentes de pré-requisito... 1 Visão geral... 1 Passo 1: Execute o setup.exe e inicie o assistente... 1 Passo 2: Aceite os

Leia mais

Instalando CMX 10.5 em Cisco MSE 3365

Instalando CMX 10.5 em Cisco MSE 3365 Instalando CMX 10.5 em Cisco MSE 3365 Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Configurar Configuração CIMC e lançamento KVM Instalação de imagem CMX Instalação CMX inicial A

Leia mais

Serviços de nuvem privada do Backup Exec. Guia de Planejamento e Implementação

Serviços de nuvem privada do Backup Exec. Guia de Planejamento e Implementação Serviços de nuvem privada do Backup Exec Guia de Planejamento e Implementação Sumário Capítulo 1 Capítulo 2 Introdução aos Serviços de nuvem privada do Backup Exec... 7 Sobre os Serviços de nuvem privada

Leia mais

Introdução. descrever os tipos de interfaces e linguagens oferecidas por um SGBD. mostrar o ambiente de programas dos SGBD s

Introdução. descrever os tipos de interfaces e linguagens oferecidas por um SGBD. mostrar o ambiente de programas dos SGBD s Introdução Contribuição do Capítulo 2: discutir modelos de dados definir conceitos de esquemas e instâncias descrever os tipos de interfaces e linguagens oferecidas por um SGBD mostrar o ambiente de programas

Leia mais

SQL Módulo III

SQL Módulo III SQL 2016 - Módulo III Material de Apoio 1809_MA01 Setembro/2016 SQL 2016 - Módulo III Caro instrutor, Você está recebendo, neste momento, o material de apoio referente ao treinamento SQL 2016 - Módulo

Leia mais

Seu manual do usuário XEROX WORKCENTRE 5645

Seu manual do usuário XEROX WORKCENTRE 5645 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para XEROX WORKCENTRE 5645. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual

Leia mais

Migração principal do acreditação da Colaboração de 11.x a 12.1

Migração principal do acreditação da Colaboração de 11.x a 12.1 Migração principal do acreditação da Colaboração de 11.x a 12.1 Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Configurar Etapa 1. Instale o arquivo RPM Etapa 2. Inicie o backup no

Leia mais

O Microsoft SQL server 7.0 Setup a configuração para ICM 4.5.x e 4.6.x

O Microsoft SQL server 7.0 Setup a configuração para ICM 4.5.x e 4.6.x O Microsoft SQL server 7.0 Setup a configuração para ICM 4.5.x e 4.6.x Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções A instalação do servidor SQL 7.0 A instalação SP3 SQL

Leia mais

Pesquise defeitos edição faltante dos seletores da velocidade no IPMA

Pesquise defeitos edição faltante dos seletores da velocidade no IPMA Pesquise defeitos edição faltante dos seletores da velocidade no IPMA Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Problema Solução Informações Relacionadas Introdução

Leia mais

AVG Admin 8.5 SQL Server 2005 Express

AVG Admin 8.5 SQL Server 2005 Express AVG Admin 8.5 SQL Server 2005 Express Conteúdo: 1. Instalação do SQL Server 2005 Express...3 1.1.Microsoft.Net Framework 2.0...3 1.2.Microsoft SQL Server 2005 Express...4 2. Instalação e Configuração do

Leia mais

CONSULTANDO O MICROSOFT SQL SERVER

CONSULTANDO O MICROSOFT SQL SERVER 20461 - CONSULTANDO O MICROSOFT SQL SERVER CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Módulo 1: Introdução ao Microsoft SQL Server 2014 Este módulo apresenta as principais ferramentas e plataformas de SQL Server. Discute-se

Leia mais

Como configurar cópia de segurança automática do banco de dados usando a ferramenta SQL Backup and FTP?

Como configurar cópia de segurança automática do banco de dados usando a ferramenta SQL Backup and FTP? Como configurar cópia de segurança automática do banco de dados usando a ferramenta SQL Backup and FTP? Instalação da ferramenta Entre no site https://sqlbackupandftp.com/ e na tela inicial, baixe a ferramenta.

Leia mais

Evandro Deliberal Aula 04

Evandro Deliberal     Aula 04 Evandro Deliberal evandro@deljoe.com.br https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal http://www.deljoe.com.br/professor Aula 04 Agenda PARTE III Continuidade de Negócios Introdução à Continuidade de Negócios

Leia mais

Instruções de operação Site de aplicativos

Instruções de operação Site de aplicativos Antes de usar o equipamento, leia atentamente este manual e mantenha-o ao alcance para consultas futuras. Instruções de operação Site de aplicativos CONTEÚDO Como ler este manual... 2 Símbolos usados

Leia mais

Leia-me do Veritas System Recovery 16 Management Solution

Leia-me do Veritas System Recovery 16 Management Solution Leia-me do Veritas System Recovery 16 Management Solution Sobre este Leia-me Requisitos do sistema para políticas de entrega de software do Veritas System Recovery 16 Requisitos do sistema para o Veritas

Leia mais

Sumário. Fundamentos da administração do Exchange Server Visão geral da administração do Microsoft Exchange Server

Sumário. Fundamentos da administração do Exchange Server Visão geral da administração do Microsoft Exchange Server Sumário Parte I Fundamentos da administração do Exchange Server 2007 1 Visão geral da administração do Microsoft Exchange Server 2007... 27 O Exchange Server 2007 e o seu hardware... 28 Edições do Exchange

Leia mais

Formação de DBAs SQL Server 2008

Formação de DBAs SQL Server 2008 Formação de DBAs SQL Server 2008 Parte 8: Banco de Dados Distribuído Computação Distribuída Um grupo de elementos autônomos de processamento (não necessariamente homogêneos) que estão interconectados por

Leia mais

Catálogo de Treinamentos 2017

Catálogo de Treinamentos 2017 Catálogo de Treinamentos 2017 SQL para PostgreSQL PostgreSQL Fundamentos PostgreSQL Tuning PostgreSQL Tuning de Consultas PostgreSQL Backup e Restore PostgreSQL Replicação Nativa PostgreSQL Monitoramento

Leia mais

Índice. Introdução. Pré-requisitos. Configurar. Requisitos. Componentes Utilizados. Etapa 1. Configuração básica MS SQL

Índice. Introdução. Pré-requisitos. Configurar. Requisitos. Componentes Utilizados. Etapa 1. Configuração básica MS SQL Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Configurar Etapa 1. Configuração básica MS SQL Etapa 2. Configuração básica ISE Etapa 3. Configurar a autenticação de usuário Etapa 4.

Leia mais

Automatizando o mapeamento de unidade da parte DESKTOP_CFG no Cisco Agent Desktop para o IPCC expresso

Automatizando o mapeamento de unidade da parte DESKTOP_CFG no Cisco Agent Desktop para o IPCC expresso Automatizando o mapeamento de unidade da parte DESKTOP_CFG no Cisco Agent Desktop para o IPCC expresso Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Material de Suporte Convenções

Leia mais

Instalação do banco de dados SQL Server 2008R2 Express (Somente no Servidor)

Instalação do banco de dados SQL Server 2008R2 Express (Somente no Servidor) INSTALAÇÃO BÁSICA DO CS SISTEMA Instalação do banco de dados SQL Server 2008R2 Express (Somente no Servidor) A instalação do CS básica precisa do Framework 2.0 ou superior para versão inferior ao Windows

Leia mais

VM-FEX com exemplo de configuração hyper-v

VM-FEX com exemplo de configuração hyper-v VM-FEX com exemplo de configuração hyper-v Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes usados Informações de fundo VM-FEX SR-IOV Configurar Verificar Troubleshooting Informações Relacionadas

Leia mais

Mobile Device Management

Mobile Device Management Mobile Device Management O módulo de MDM (Mobile Device Management) apenas está disponível na versão GravityZone On premise (Virtual Appliance). 1. Plataformas suportadas Apple iphones e ipad tablets (ios

Leia mais

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho)

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 1. Informações Gerais Os procedimentos deste manual mostram

Leia mais

Configurar a gravação do atendimento usando MediaSense

Configurar a gravação do atendimento usando MediaSense Configurar a gravação do atendimento usando MediaSense Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Configurar Etapas da configuração detalhada 1. Integração do CUCM e dos server

Leia mais

Como ativar o logon automático no Windows XP

Como ativar o logon automático no Windows XP Como ativar o logon automático no Windows XP http://support.microsoft.com/kb/315231/pt-br 1 de 2 24-11-2011 12:57 ID do artigo: 315231 - Última revisão: sexta-feira, 29 de outubro de 2010 - Revisão: 2.0

Leia mais

F10Backup. Mais segurança e tranquilidade para os dados da sua escola. VERSÃO 01/2015

F10Backup. Mais segurança e tranquilidade para os dados da sua escola.  VERSÃO 01/2015 F10Backup Mais segurança e tranquilidade para os dados da sua escola VERSÃO 01/2015 www.f10.com.br F10 Backup, imprescindível para qualquer banco de dados Tudo na vida está propenso a falhas. E pensando

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Prof. Macêdo Firmino Introdução à Disciplina (Ementa) Macêdo Firmino (IFRN) Sistemas Operacionais Março de 2012 1 / 11 Objetivos Conhecer os princípios básicos de um sistema operacional;

Leia mais

Título: Como configurar e realizar o backup por dentro do sistema?

Título: Como configurar e realizar o backup por dentro do sistema? Título: Como configurar e realizar o backup por dentro do sistema? Através desta opção, você poderá configurar a execução da cópia de segurança do seu banco de dados. É importante que você realize o Backup

Leia mais

Banco de Dados. SGBD - Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados Parte 2. Prof. Leonardo Vasconcelos

Banco de Dados. SGBD - Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados Parte 2. Prof. Leonardo Vasconcelos Banco de Dados Parte 2 Prof. Leonardo Vasconcelos - Conceitos e Arquiteturas de SBD Modelos de dados: conjunto de conceitos que podem ser usados para descrever a estrutura de um banco de dados. Permitem

Leia mais

Manual de instalação e configuração

Manual de instalação e configuração Manual de instalação e configuração Introdução Este manual tem por objetivo auxiliar o Administrador do Strigoi no processo de instalação e configuração do programa. A instalação será dividida em 3 fases:

Leia mais

DATAMETRICS. Sem dúvida seus números serão notados. Vamos fazer com que eles sejam bons.

DATAMETRICS. Sem dúvida seus números serão notados. Vamos fazer com que eles sejam bons. DATAMETRICS O software DataMetrics lhe dá a vantagem na coleta de dados CEP e o coloca na liderança da tecnologia de qualidade. É um programa de CEP em tempo real com um conjunto completo de aplicativos

Leia mais

WINDOWS 7 PAINEL DE CONTROLE

WINDOWS 7 PAINEL DE CONTROLE WINDOWS 7 PAINEL DE CONTROLE Painel de Controle é uma ferramenta na qual podemos ajustar todas as configurações do sistema operacional Windows 7. No painel de controle encontramos vários ícones, cada qual

Leia mais