Arquitetura Colonial Rural Brasileira BIBLIOGRAFIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Arquitetura Colonial Rural Brasileira BIBLIOGRAFIA"

Transcrição

1 BIBLIOGRAFIA BUENO, Alexei; TELLES, Augusto da Silva; Cavalcanti, Lauro. Patrimônio Construído: as 100 mais belas edificações do Brasil. São Paulo, Capivara, FREIRE, Gilberto. Casa Grande e Senzala. 11 ed. Rio de Janeiro, José Olympio, HOLANDA, Sérgio Buarque. Raízes do Brasil. 26 ed. São Paulo, Companhia das Letras, MENDES, Chico; VERÍSSIMO, Chico; BITTAR, Willian. Arquitetura no Brasil de Cabral a Dom João VI. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, REIS, Nestor Goulart. Evolução Urbana do Brasil 1500/ ed. rev. e ampl. São Paulo, Pini, REIS, Nestor Goulart. Quadro da Arquitetura no Brasil.4 ed. São Paulo, Perspectiva, SAIA, Luís. Morada Paulista. 2 ed. São Paulo, Perspectiva, VAINFAS, Ronaldo. Dicionário do Brasil Colonial.Rio de Janeiro, Objetiva, Sítio Santo Antônio. São Roque SP (1640)

2 Solução preferida das famílias abastadas, a chácara denunciava, no seu caráter rural, a precariedade das condições do meio urbano. O principal problema que solucionavam era o do abastecimento. Durante todo o período colonial as tendências monocultoras do nosso mundo rural contribuíram para a existência de uma permanente crise no abastecimento das cidades. Casa do Engenho d água. Jacarepaguá Rio RJ (séc. XVIII) As casas urbanas resolviam em parte este problema com a criação de pequenos animais e o cultivo da mandioca ou outro legume.

3 Fazenda Colubandê. São Gonçalo RJ (1760) Soluções mas satisfatórias eram porém conseguidas nas chácaras, que aliavam ainda as vantagens da presença dos cursos dágua, que substituíam os equipamentos hidráulicos inexistentes nas residências urbanas. Por tais razões morar nas chácaras tornara-se característica de pessoas abastadas que utilizavam as casas urbanas somente em ocasiões especiais. Mesmo funcionários mais importantes e comerciantes abastados, acostumados ao convívio social característico de suas atividades, cuidavam de adquirir chácaras ou sítios afastados, para onde transferiam suas residências permanentes.

4 Fazenda Colubandê. São Gonçalo RJ (1760) A casa da fazenda de Colubandê e sua capela de Santana estão localizadas no topo de um aclive àmargem da estrada Amaral Peixoto, no trecho entre a saída de Niterói e o início da BR-101, no município de São Gonçalo. Com um sópavimento e construída sobre embasamento posteriormente transformado em porão habitável, a casa écontornada, pela frente e pelos lados, por avarandados corridos, com seqüência de colunas de alvenaria que dão apoio direto, acima dos capitéis, ao frechal de madeira em que descansam os caibros do telhadoe os cachorros que armam o beiral.

5 Lateralmente, àesquerda, escadas em dois lances, com guarda-corpos de alvenaria, dão acesso à casa. Nos fundos desse avarandado, a casa tem, ao centro, a sala principal, que possuía uma capela reservada entre as passagens que a ligavam a um outro avarandado posterior, o qual contorna um pátio interno para onde se abrem os quartos e os cômodos de serviço. Separada da casa, mas dentro do recinto murado que a ladeia pela esquerda, está a capela, com nave, capelamor torre-sineira e um alpendre de entrada, apoiado por colunas parecidas com as da casa. Fazenda Colubandê. São Gonçalo RJ (1760)

6 Casas com o mesmo partido, não mais existentes, podem ser conhecidas pelos desenhos de Thomas Ender, de 1816, em livro publicado por Gilberto Ferrez. Segundo hipótese de Dom Clemente Nigra, as casas teriam sido influenciadas pela Casa da Fazenda de São Bento em Nova Iguaçu, a qual por sua vez repetiria o modelo dos claustros franciscanos do Nordeste. Fazenda Colubandê. São Gonçalo RJ (1760)

7 Segundo hipótese de Dom Clemente Nigra, as casas teriam sido influenciadas pela Casa da Fazenda de São Bento em Nova Iguaçu, a qual por sua vez repetiria o modelo dos claustros franciscanos do Nordeste. Essas casas, entre as quais Colubandê se destaca, são importantes porque podem ter induzido o arquiteto Grandjean de Montigny a utilizar, em meados dos oitocentos, varandas com colunas de alvenaria em sua residência na Gávea, Rio de Janeiro. Fazenda Colubandê. São Gonçalo RJ (1760)

8 Casa de Grandjean de Montigny. Gávea (Rio) RJ (1830)

9 Sítio Santo Antônio. São Roque SP (1640) A casa do Sítio de Santo Antônio foi construída em 1640, por Pedra Vaz de Barros. Originalmente possuía oratório interno, mas em 1681 foi dada provisão para a construção da capela. No século XIX pertencia a Antônio Joaquim da Rosa, Barão de Piratininga.

10 A capela, a pequena distância da casa, é também de taipa de pilão sobre embasamento de pedra Sítio Santo Antônio. São Roque SP (1640)

11 Sítio Santo Antônio. São Roque SP (1640) Arquitetura Colonial Rural Brasileira

12 Sítio Santo Antônio. São Roque SP (1640) Talvez o mais belo exemplar de casa bandeirista brasileira, constitui-se de um vasto retângulo erguido em taipa de pilão com telhado de quatro águas, de extrema horizontalidade e grande predomínio de cheios sobre vazios.

13 Sítio Santo Antônio. São Roque SP (1640) Exatamente no meio da fachada abre-se o alpendre, ladeado por apenas duas janelas. Os batentes, balaústres, caibros, cachorros, janelas e portas são de canela-preta, madeira de extraordinária resistência.

14 Sítio do Padre Inácio. Cotia SP (1690) A casa do sítio do Padre Inácio - outro dos melhores exemplares de casas bandeiristas, esse capítulo à parte na arquitetura brasileira, levando em conta o seu parentesco mais próximo a certas manifestações da América espanhola do que propriamente da portuguesa -foi construída em finais do século XVII. Dos seus primeiros proprietários foram o juiz de órfãos Roque Soares de Medeia e Luzia Leme, tia do Padre Inácio Francisco Amaral que lhe deu o nome definitivo.

15 Sítio do Padre Inácio. Cotia SP (1690) Com planta quadrada, construída em taipa de pilão e com telhado de quatro águas, possui alpendre central ladeado por duas janelas, como a casa do Sítio de Santo Antônio, mas com maior verticalidade. O interior se desenvolve em torno de uma sala central, havendo também sótão, o que explica a segunda linha de janelas - apenas duas, correspondentes aos vãos inferiores nas fachadas posterior e laterais.

16 Sítio do Padre Inácio. Cotia SP (1690) A identificação e restauração da casa, na década de 1920, se devem ao Presidente Washington Luís, conhecido estudioso da história de São Paulo.

17 Sítio do Padre Inácio. Cotia SP (1690)

18 Sítio do Padre Inácio. Cotia SP (1690) As pilastras do alpendre e os cachorros do beiral, esculpidos em canela-preta são de belíssimo trabalho. Nessa casa, como em outros dos melhores exemplares do período, háuma elegância de proporções e um requinte dentro de extrema e simplicidade que não deixam de nos evocar certos traços da grande arquitetura moderna no Brasil.

19

20

21

situação e ambiência códice AII - F02 - MP denominação Fazenda São João da Barra localização Estrada do Bonfim município Miguel Pereira

situação e ambiência códice AII - F02 - MP denominação Fazenda São João da Barra localização Estrada do Bonfim município Miguel Pereira Parceria: denominação Fazenda São João da Barra códice AII - F02 - MP localização Estrada do Bonfim município Miguel Pereira época de construção século XIX estado de conservação detalhamento no corpo da

Leia mais

A ARQUITETURA CIVIL RESIDENCIAL COLONIAL BRASILEIRA TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II TH 2

A ARQUITETURA CIVIL RESIDENCIAL COLONIAL BRASILEIRA TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II TH 2 A ARQUITETURA CIVIL RESIDENCIAL COLONIAL BRASILEIRA TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II TH 2 A CASA URBANA A ARQUITETURA URBANA DEPENDE DO LOTE EM QUE ESTÁ IMPLANTADA. Durante o

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA: ARQ 5624 ARQUITETURA BRASILEIRA I

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA: ARQ 5624 ARQUITETURA BRASILEIRA I UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA: ARQ 5624 ARQUITETURA BRASILEIRA I Profs.: Dalmo Vieira Filho Rodrigo Almeida Bastos PLANO DE ENSINO 2 O. SEMESTRE

Leia mais

A ARQUITETURA CIVIL RESIDENCIAL COLONIAL BRASILEIRA TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II TH 2

A ARQUITETURA CIVIL RESIDENCIAL COLONIAL BRASILEIRA TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II TH 2 A ARQUITETURA CIVIL RESIDENCIAL COLONIAL BRASILEIRA TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II TH 2 A CASA URBANA ARQ. RESIDENCIAL COLONIAL BRASILEIRA A ARQUITETURA URBANA DEPENDE DO LOTE

Leia mais

IV.B Patrimônio. Arquitetura civil, organização dos fichários especializados...

IV.B Patrimônio. Arquitetura civil, organização dos fichários especializados... IV.B.03-04106 Patrimônio. Arquitetura civil, organização dos fichários especializados... Arquitetura civil Organização de fichários especializados I. Classificação por sistemas de construção. II. Classificação

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2003/08 - Arquitetura e Urbanismo. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2003/08 - Arquitetura e Urbanismo. Ênfase Curso 2003/08 - Arquitetura e Urbanismo Ênfase Identificação Disciplina 0006152A - Técnicas Construtivas Tradicionais nos Quatro Primeiros Séculos do Brasil Docente(s) Vladimir Benincasa Unidade Faculdade

Leia mais

situação e ambiência códice AI-F02-BM denominação Fazenda Santana do Turvo localização Estrada do Amparo município Barra Mansa

situação e ambiência códice AI-F02-BM denominação Fazenda Santana do Turvo localização Estrada do Amparo município Barra Mansa Parceria: denominação Fazenda Santana do Turvo códice AI-F02-BM localização Estrada do Amparo município Barra Mansa época de construção século XIX estado de conservação detalhamento no corpo da ficha uso

Leia mais

situação e ambiência códice A1- F07-VR denominação Fazenda Cachoeira localização Rua Estrada Velha do Amparo município Volta Redonda

situação e ambiência códice A1- F07-VR denominação Fazenda Cachoeira localização Rua Estrada Velha do Amparo município Volta Redonda Parceria: denominação Fazenda Cachoeira códice A1- F07-VR localização Rua Estrada Velha do Amparo município Volta Redonda época de construção século XIX estado de conservação detalhamento no corpo da ficha

Leia mais

Sítio do Mandú, um casarão bandeirista.

Sítio do Mandú, um casarão bandeirista. Sítio do Mandú, um casarão bandeirista. Não se sabe ao certo a data exata da construção, mas credita-se como uma construção tardia, do final do século XVI ou início do XVII; os assoalhos dos aposentos

Leia mais

situação e ambiência códice AII-F01-PA denominação Fazenda Pau Grande localização Rodovia RJ 125 Estrada Paty do Alferes, Km-11 Distrito de Avelar

situação e ambiência códice AII-F01-PA denominação Fazenda Pau Grande localização Rodovia RJ 125 Estrada Paty do Alferes, Km-11 Distrito de Avelar Parceria: denominação Fazenda Pau Grande códice AII-F01-PA localização Rodovia RJ 125 Estrada Paty do Alferes, Km-11 Distrito de Avelar município Paty do Alferes época de construção século XVIII estado

Leia mais

ARQUITETURA BRASILEIRA Linguagem Clássica

ARQUITETURA BRASILEIRA Linguagem Clássica ARQUITETURA BRASILEIRA Linguagem Clássica Fúlvio Feiber Silmara Dias Feiber Extração de pau-brasil não exigia estabelecimento definitivo (predatório) rio); Afinal, o que defendiam os portugueses colonizadores?

Leia mais

A ARQUITETURA CIVIL RESIDENCIAL COLONIAL BRASILEIRA TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II TH 2

A ARQUITETURA CIVIL RESIDENCIAL COLONIAL BRASILEIRA TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II TH 2 A ARQUITETURA CIVIL RESIDENCIAL COLONIAL BRASILEIRA TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II TH 2 A CASA URBANA ARQ. RESIDENCIAL COLONIAL BRASILEIRA A ARQUITETURA URBANA DEPENDE DO LOTE

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Arquitetura e Urbanismo. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Arquitetura e Urbanismo. Ênfase Curso 2010 - Arquitetura e Urbanismo Ênfase Identificação Disciplina 0003734A - História da Arquitetura II - Do Brasil Colonial ao Moderno Docente(s) Ludmilla Sandim Tidei de Lima Pauleto Unidade Faculdade

Leia mais

A Arte da Arquitetura no Brasil Colônia: materialidades e modelos artísticos.

A Arte da Arquitetura no Brasil Colônia: materialidades e modelos artísticos. Ementa de Curso/Linha: HCA Período: 2012.1 Disciplina: História e Crítica da Arte nos séculos XVI ao XVIII - I Código: BAC 764(M) e BAC 810(D) Nome do Curso: A Arte da Arquitetura no Brasil Colônia: materialidades

Leia mais

situação e ambiência códice AI - F07 - BM denominação Fazenda Conceição das Palmeiras localização Estrada Fazenda Campo Alegre Rialto

situação e ambiência códice AI - F07 - BM denominação Fazenda Conceição das Palmeiras localização Estrada Fazenda Campo Alegre Rialto Parceria: denominação Fazenda Conceição das Palmeiras códice AI - F07 - BM localização Estrada Fazenda Campo Alegre Rialto município Barra Mansa época de construção século XIX estado de conservação detalhamento

Leia mais

Tipologia ARQUITECTURA CIVIL RESIDENCIAL Tipo de Sítio PALACETE

Tipologia ARQUITECTURA CIVIL RESIDENCIAL Tipo de Sítio PALACETE PALACETES Casa de Bouças P1 Anteriores donos da Quinta de Bouças, vieram morar para esta casa, deixando o solar desabitado. Séc. XIX (finais): construção da casa. Cabeceiras de Basto Bouças Hayford Gauss

Leia mais

Tipologia ARQUITECTURA CIVIL RESIDENCIAL Tipo de Sítio CASA URBANA. Observações: ID: C.U.1. Freguesia:

Tipologia ARQUITECTURA CIVIL RESIDENCIAL Tipo de Sítio CASA URBANA. Observações: ID: C.U.1. Freguesia: CASAS URBANAS Casa Abreu C.U.1 Arco de Baúlhe Séc. XIX (inícios): provável construção do edifício. Serra Hayford Gauss Datum 73 X: 14320 Hayford Gauss Datum 73 y: 202145 Desvio a partir da E.N. 206 Levantamento:

Leia mais

situação e ambiência códice AII-F02-PA denominação Fazenda Recreio localização Estrada do Recreio município Paty do Alferes

situação e ambiência códice AII-F02-PA denominação Fazenda Recreio localização Estrada do Recreio município Paty do Alferes Parceria: denominação Fazenda Recreio códice AII-F02-PA localização Estrada do Recreio município Paty do Alferes época de construção século XIX, parcialmente reconstruída no século XX estado de conservação

Leia mais

TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO INSTRUTORA: ELISÂNGELA NEVES

TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO INSTRUTORA: ELISÂNGELA NEVES TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO INSTRUTORA: ELISÂNGELA NEVES UC5 - PRESTAR INFORMAÇÕES TURÍSTICAS NO CONTEXTO LOCAL E REGIONAL. ARQUITETURA COLONIAL Prof. Elisângela Bezerra das Neves Holanda FORTALEZA DOS

Leia mais

situação e ambiência códice AI-F09-BM denominação Fazenda São Lucas do Brandão localização Rodovia Lúcio Meira, BR 393, km 295 município Volta Redonda

situação e ambiência códice AI-F09-BM denominação Fazenda São Lucas do Brandão localização Rodovia Lúcio Meira, BR 393, km 295 município Volta Redonda Parceria: denominação Fazenda São Lucas do Brandão códice AI-F09-BM localização Rodovia Lúcio Meira, BR 393, km 295 município Volta Redonda época de construção século XIX estado de conservação detalhamento

Leia mais

situação e ambiência códice AII - F07 - BP denominação Fazenda Taquara localização Estrada de Barra do Piraí-Valença (RJ-145), Km 2

situação e ambiência códice AII - F07 - BP denominação Fazenda Taquara localização Estrada de Barra do Piraí-Valença (RJ-145), Km 2 Parceria: denominação Fazenda Taquara códice AII - F07 - BP localização Estrada de Barra do Piraí-Valença (RJ-145), Km 2 município Barra do Piraí época de construção século XIX estado de conservação detalhamento

Leia mais

Rota do Românico do Vale de Sousa. A Rota do Românico do Vale de Sousa Igreja de S. Miguel de Entre-os-Rios Eja, Penafiel

Rota do Românico do Vale de Sousa. A Rota do Românico do Vale de Sousa Igreja de S. Miguel de Entre-os-Rios Eja, Penafiel Rota do Românico do Vale de Sousa A Rota do Românico do Vale de Sousa 320 Rota do Românico do Vale de Sousa A Rota do Românico do Vale de Sousa 321 Rota do Românico do Vale de Sousa A Rota do Românico

Leia mais

situação e ambiência códice AI-F01-BM denominação Fazenda Ribeirão Claro localização Estrada Santa Isabel município Barra Mansa

situação e ambiência códice AI-F01-BM denominação Fazenda Ribeirão Claro localização Estrada Santa Isabel município Barra Mansa Parceria: denominação Fazenda Ribeirão Claro códice AI-F01-BM localização Estrada Santa Isabel município Barra Mansa época de construção século XIX estado de conservação detalhamento no corpo da ficha

Leia mais

Rota do Românico do Vale de Sousa. A Rota do Românico do Vale de Sousa

Rota do Românico do Vale de Sousa. A Rota do Românico do Vale de Sousa Rota do Românico do Vale de Sousa A Rota do Românico do Vale de Sousa 168 Rota do Românico do Vale de Sousa A Rota do Românico do Vale de Sousa Alçado lateral esquerdo Alçado lateral direito Imagens no

Leia mais

situação e ambiência denominação Fazenda Glória do Mundo códice AIV - F01 - PS localização Estrada do Barrreiro, s/nº município Paraíba do Sul

situação e ambiência denominação Fazenda Glória do Mundo códice AIV - F01 - PS localização Estrada do Barrreiro, s/nº município Paraíba do Sul Parceria: denominação Fazenda Glória do Mundo códice AIV - F01 - PS localização Estrada do Barrreiro, s/nº município Paraíba do Sul época de construção séc. XIX detalhamento do estado de conservação no

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina HIS330 História do Brasil I

Programa Analítico de Disciplina HIS330 História do Brasil I 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de História - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 4 0 4

Leia mais

situação e ambiência códice AI - F06 - BM denominação Fazenda Chaleth / Fajardo

situação e ambiência códice AI - F06 - BM denominação Fazenda Chaleth / Fajardo Parceria: denominação Fazenda Chaleth / Fajardo códice AI - F06 - BM localização Rodovia Alexandre Drabler (RJ157) - Estrada Cotiara-Bananal, Km5, nº5.210 município Barra Mansa época de construção século

Leia mais

Ariel Rodrigues, Ian Pozzobon, Marcos Reco Borges (levantamento de campo) e Lucas Nunes (AutoCad) histórico

Ariel Rodrigues, Ian Pozzobon, Marcos Reco Borges (levantamento de campo) e Lucas Nunes (AutoCad) histórico Parceria: denominação Fazenda Vargem Grande códice AI F07 Res localização Sede do Distrito de Pedra Selada município Resende época de construção século XIX estado de conservação detalhamento no corpo da

Leia mais

situação e ambiência códice AII - F01 - MP denominação Fazenda Santa Cecília localização Estrada do Titipió - Distrito de Vera Cruz

situação e ambiência códice AII - F01 - MP denominação Fazenda Santa Cecília localização Estrada do Titipió - Distrito de Vera Cruz Parceria: denominação Fazenda Santa Cecília códice AII - F01 - MP localização Estrada do Titipió - Distrito de Vera Cruz município Miguel Pereira época de construção século XIX estado de conservação detalhamento

Leia mais

Ariel Rodrigues, Ian Pozzobon e Marcos Reco Borges (levantamento de campo); Jovina Coli (AutoCad)

Ariel Rodrigues, Ian Pozzobon e Marcos Reco Borges (levantamento de campo); Jovina Coli (AutoCad) Parceria: denominação Fazenda do Coqueiro códice AI - F05 - Res localização Boca do Leão município Resende época de construção século XIX estado de conservação detalhamento no corpo da ficha uso atual

Leia mais

A diversidade de estilos arquitetônicos e alvenarias em São João del- Rei/MG Brasil

A diversidade de estilos arquitetônicos e alvenarias em São João del- Rei/MG Brasil A diversidade de estilos arquitetônicos e alvenarias em São João del- Rei/MG Brasil Lívia Ferreira Martins Integrante do Projeto Resgate dos Sistemas Construtivos do Patrimônio de São João del-rei. Arquiteta

Leia mais

Vista geral com a ponte do Rosário, ponte em estilo romano com três arcos atribuída a Francisco de Lima Cerqueira. São João del Rei/MG.

Vista geral com a ponte do Rosário, ponte em estilo romano com três arcos atribuída a Francisco de Lima Cerqueira. São João del Rei/MG. Vista geral com a ponte do Rosário, ponte em estilo romano com três arcos atribuída a Francisco de Lima Cerqueira. Sobrado em estilo colonial. Catedral de N. S. do Pilar, início do século XVIII, construção

Leia mais

GEOMETRIA DESCRITIVA AULA 1R - PROJEÇÕES

GEOMETRIA DESCRITIVA AULA 1R - PROJEÇÕES 1 GEOMETRIA DESCRITIVA AULA 1R - PROJEÇÕES 1. DIVIDIR O TIJOLO DE ALVENARIA NA ESCALA 1:2 ACRESCENTE AO DESENHO DA VISTA DE FRENTE VF A VISTA SUPERIOR E A VISTA LATERAL ESQUERDA. Desenhe na vista frontal

Leia mais

A Fazenda São Thiago é cortada pela rodovia estadual que liga Volta Redonda a Amparo.

A Fazenda São Thiago é cortada pela rodovia estadual que liga Volta Redonda a Amparo. Parceria: denominação Fazenda São Thiago códice A1 - F06 - VR localização Estrada do Amparo município Volta Redonda época de construção século XIX estado de conservação detalhamento no corpo da ficha uso

Leia mais

3.4 O Largo da Matriz e seu entorno

3.4 O Largo da Matriz e seu entorno 3.4 O Largo da Matriz e seu entorno O Largo da Matriz é o primeiro espaço público da cidade, onde foi fundada a povoação no início do século XVII em torno da capela de Sant ana, de acordo com Grinberg

Leia mais

denominação Fazenda Ribeirão códice AV F03 Pet localização Estrada Araras-Secretário. Bairro Vale das Videiras, 4º distrito município Petrópolis

denominação Fazenda Ribeirão códice AV F03 Pet localização Estrada Araras-Secretário. Bairro Vale das Videiras, 4º distrito município Petrópolis Parceria: denominação Fazenda Ribeirão códice AV F03 Pet localização Estrada Araras-Secretário. Bairro Vale das Videiras, 4º distrito município Petrópolis época de construção século XVIII estado de conservação

Leia mais

situação e ambiência denominação Fazenda Recreio códice AIV - F01 - TR localização Antiga Estrada Rio-Bahia Bemposta município Três Rios

situação e ambiência denominação Fazenda Recreio códice AIV - F01 - TR localização Antiga Estrada Rio-Bahia Bemposta município Três Rios Parceria: denominação Fazenda Recreio códice AIV - F01 - TR localização Antiga Estrada Rio-Bahia Bemposta município Três Rios época de construção séc. XIX detalhamento do estado de conservação no corpo

Leia mais

(Carva. Portfó (Carvalho e Toranzo Ltda)

(Carva. Portfó (Carvalho e Toranzo Ltda) (Carva Portfó (Carvalho e Toranzo Ltda) Portfólio de obras e projetos 2017 Dados da Empresa Razão social: Carvalho e Toranzo LTDA Nome fantasia: Decato Arquitetura e Construção Data da fundação: 25/08/1995

Leia mais

situação e ambiência códice AII - F06 - BP denominação Fazenda Ribeirão Frio localização Estrada Ruy Pio David Gomes - Dorândia

situação e ambiência códice AII - F06 - BP denominação Fazenda Ribeirão Frio localização Estrada Ruy Pio David Gomes - Dorândia Parceria: denominação Fazenda Ribeirão Frio códice AII - F06 - BP localização Estrada Ruy Pio David Gomes - Dorândia município Barra do Piraí época de construção século XIX estado de conservação detalhamento

Leia mais

situação e ambiência códice AI - F02 - RC denominação Fazenda de São Joaquim da Grama

situação e ambiência códice AI - F02 - RC denominação Fazenda de São Joaquim da Grama Parceria: denominação Fazenda de São Joaquim da Grama códice AI - F02 - RC localização Estrada da Grama, a cerca de 2,5km da antiga Estrada Rio-São Paulo município Rio Claro época de construção século

Leia mais

situação e ambiência denominação Fazenda Recreio códice AIII - F16 - RF localização Estrada Coronel Mariano Paiva / RF-13, 2º distrito, Manuel Duarte

situação e ambiência denominação Fazenda Recreio códice AIII - F16 - RF localização Estrada Coronel Mariano Paiva / RF-13, 2º distrito, Manuel Duarte Parceria: denominação Fazenda Recreio códice AIII - F16 - RF localização Estrada Coronel Mariano Paiva / RF-13, 2º distrito, Manuel Duarte município Rio das Flores época de construção séc. XIX detalhamento

Leia mais

códice AII - F03 - Vas denominação Fazenda Forquilha localização RJ-127, km 5 (Estrada Mendes-Vassouras) ou Estrada da Forquilha, s/nº.

códice AII - F03 - Vas denominação Fazenda Forquilha localização RJ-127, km 5 (Estrada Mendes-Vassouras) ou Estrada da Forquilha, s/nº. Parceria: denominação Fazenda Forquilha códice AII - F03 - Vas localização RJ-127, km 5 (Estrada Mendes-Vassouras) ou Estrada da Forquilha, s/nº. 4º distrito município Vassouras época de construção fins

Leia mais

Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. Inventário de Identificação dos Reservatórios da CEDAE. Secretaria de Estado de Cultura - RJ

Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. Inventário de Identificação dos Reservatórios da CEDAE. Secretaria de Estado de Cultura - RJ Instituto Estadual do Patrimônio Cultural Secretaria de Estado de Cultura - RJ Inventário de Identificação dos Reservatórios da CEDAE Denominação: Represa do Rio Cabeça. Localização: Rua Faro s/nº - Jardim

Leia mais

Vista Geral da cidade de Mariana/MG (1720) com Igreja N. S. do Carmo e Ordem Terceira de São Francisco.

Vista Geral da cidade de Mariana/MG (1720) com Igreja N. S. do Carmo e Ordem Terceira de São Francisco. Vista Geral da cidade de Mariana/MG (1720) com Igreja N. S. do Carmo e Ordem Terceira de São Francisco. Casa de Câmara e Cadeia (1782), Alferes José Pereira Arouca (construtor). Pintura de D. Maria I.

Leia mais

Outra designação: Santuário dos Remédios

Outra designação: Santuário dos Remédios Identificação do Monumento: Santuário da Nossa Senhora dos Remédios Outra designação: Santuário dos Remédios Localização: Santuário de Nossa Senhora dos Remédios 5100-025 Lamego, Lamego, Portugal Data:

Leia mais

Rio Abaixo. Patrimônio Cultural Bens Tombados e Registrados

Rio Abaixo. Patrimônio Cultural Bens Tombados e Registrados do lo a c n o G o Sa Rio Abaixo Patrimônio Cultural Bens Tombados e Registrados Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante Igreja construída em terreno doado por José de Holanda Braga, em 1733. O retábulo

Leia mais

Igreja Matriz de Sernancelhe / Igreja de São João Baptista. IPA Monumento Nº IPA PT

Igreja Matriz de Sernancelhe / Igreja de São João Baptista. IPA Monumento Nº IPA PT Page 1 of 5 Igreja Matriz de Sernancelhe / Igreja de São João Baptista IPA Monumento Nº IPA PT011818160005 Designação Igreja Matriz de Sernancelhe / Igreja de São João Baptista Localização Viseu, Sernancelhe,

Leia mais

situação e ambiência denominação Fazenda Santana códice AIII - F8 - Val localização Rodovia RJ-143, distrito-sede município Valença

situação e ambiência denominação Fazenda Santana códice AIII - F8 - Val localização Rodovia RJ-143, distrito-sede município Valença Parceria: denominação Fazenda Santana códice AIII - F8 - Val localização Rodovia RJ-143, distrito-sede município Valença época de construção séc. XIX detalhamento do estado de conservação no corpo da ficha

Leia mais

situação e ambiência códice AI-F08-BM denominação Fazenda da Posse localização Rua Dário Aragão município Barra Mansa época de construção século XVIII

situação e ambiência códice AI-F08-BM denominação Fazenda da Posse localização Rua Dário Aragão município Barra Mansa época de construção século XVIII Parceria: denominação Fazenda da Posse códice AI-F08-BM localização Rua Dário Aragão município Barra Mansa época de construção século XVIII estado de conservação detalhamento no corpo da ficha uso atual

Leia mais

As vantagens involuntárias relativas ao conforto térmico da arquitetura no Brasil Colônia.

As vantagens involuntárias relativas ao conforto térmico da arquitetura no Brasil Colônia. INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA IEI DIVISÃO DE ENGENHARIA CIVIL DEPARTAMENTO DE EDIFICAÇÕES Disciplina: Arquitetura e Urbanismo EDI - 64 Série 1º e 2º Ano Carga Horária Semanal: 02 Teoria / 01 laboratório

Leia mais

EMENTA. Estudo da arquitetura e da cidade nos séculos XVI, XVII e XVIII na Europa com particular atenção a Portugal e no Brasil.

EMENTA. Estudo da arquitetura e da cidade nos séculos XVI, XVII e XVIII na Europa com particular atenção a Portugal e no Brasil. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PUC-GOIÁS ESCOLA DE ARTES E ARQUITETURA Curso de Arquitetura e Urbanismo PLANO DE ENSINO 2016/1 PLANO DE CURSO Ramo: Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo

Leia mais

habitação colonial espanhola

habitação colonial espanhola CASTELNOU Assinado de forma digital por CASTELNOU DN: cn=castelnou, c=

Leia mais

Projeto arquitetônico: Fachadas ou Elevações Professora Valéria Peixoto Borges

Projeto arquitetônico: Fachadas ou Elevações Professora Valéria Peixoto Borges Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar Projeto arquitetônico: Fachadas ou Elevações Professora Valéria Peixoto Borges DEFINIÇÃO E FINALIDADE São vistas resultantes

Leia mais

situação e ambiência denominação Fazenda Cachoeira códice AIII - F04 - Val localização Estrada VL-10, 4º distrito, Pentagna município Valença

situação e ambiência denominação Fazenda Cachoeira códice AIII - F04 - Val localização Estrada VL-10, 4º distrito, Pentagna município Valença Parceria: denominação Fazenda Cachoeira códice AIII - F04 - Val localização Estrada VL-10, 4º distrito, Pentagna município Valença época de construção séc. XIX detalhamento do estado de conservação no

Leia mais

N1a Levantamento, Histórico e Danos. patrimônio arquitetônico prof. lucas jordano

N1a Levantamento, Histórico e Danos. patrimônio arquitetônico prof. lucas jordano N1a Levantamento, Histórico e Danos conteúdo 1. Levantamento plani-altimétrico - plantas, um corte (passando pela escada social principal) e fachada principal 2. Ficha de identificação no padrão do IPHAN

Leia mais

CONVENTO DE SÃO FRANCISCO DO MONTE DE VIANA DO CASTELO

CONVENTO DE SÃO FRANCISCO DO MONTE DE VIANA DO CASTELO CONVENTO DE SÃO FRANCISCO DO MONTE DE VIANA DO CASTELO Fig. 388 Localização e orientação do Convento de São Francisco de Viana do Castelo. Fig. 390 Planta da Igreja de São Francisco, 1954 IHRU: DGEMN/DSID,

Leia mais

Rota do Românico do Vale de Sousa. A Rota do Românico do Vale de Sousa Igreja de São Salvador de Aveleda. Lousada

Rota do Românico do Vale de Sousa. A Rota do Românico do Vale de Sousa Igreja de São Salvador de Aveleda. Lousada Rota do Românico do Vale de Sousa A Rota do Românico do Vale de Sousa Igreja de São Salvador de Aveleda Lousada 144 Rota do Românico do Vale de Sousa A Rota do Românico do Vale de Sousa Igreja de São Salvador

Leia mais

N1a Levantamento, Histórico e Danos. patrimônio arquitetônico prof. lucas jordano

N1a Levantamento, Histórico e Danos. patrimônio arquitetônico prof. lucas jordano N1a Levantamento, Histórico e Danos conteúdo 1. Levantamento plani-altimétrico - plantas, um corte (passando pela escada social principal) e fachada principal 2. Ficha de identificação no padrão do IPHAN

Leia mais

A ARQUITETURA COLONIAL BRASILEIRA RESIDENCIAL, OFICIAL, RELIGIOSA TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II TH 2

A ARQUITETURA COLONIAL BRASILEIRA RESIDENCIAL, OFICIAL, RELIGIOSA TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II TH 2 A ARQUITETURA COLONIAL BRASILEIRA RESIDENCIAL, OFICIAL, RELIGIOSA TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II TH 2 ARQUITETURA COLONIAL OFICIAL E ENGENHO OS ENGENHOS ARQUITETURA RURAL Os

Leia mais

denominação Fazenda Santo Antônio códice AII - F01 - Men localização Rua Osmar do Nascimento, Água Fria município Mendes

denominação Fazenda Santo Antônio códice AII - F01 - Men localização Rua Osmar do Nascimento, Água Fria município Mendes Parceria: denominação Fazenda Santo Antônio códice AII - F01 - Men localização Rua Osmar do Nascimento, 1.875 Água Fria município Mendes época de construção meados do século XIX (casa-sede) e 1889 (capela)

Leia mais

Rota do Românico do Vale de Sousa. A Rota do Românico do Vale de Sousa

Rota do Românico do Vale de Sousa. A Rota do Românico do Vale de Sousa Rota do Românico do Vale de Sousa A Rota do Românico do Vale de Sousa 597 Rota do Românico do Vale de Sousa A Rota do Românico do Vale de Sousa 598 Rota do Românico do Vale de Sousa A Rota do Românico

Leia mais

PUC GOIÁS ESCOLA E ARTES E ARQUITETURA ESCOLA EDGAR ALBUQUERQUE GRAEFF CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA:CONSTRUÇÃO I AULA 1

PUC GOIÁS ESCOLA E ARTES E ARQUITETURA ESCOLA EDGAR ALBUQUERQUE GRAEFF CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA:CONSTRUÇÃO I AULA 1 PUC GOIÁS ESCOLA E ARTES E ARQUITETURA ESCOLA EDGAR ALBUQUERQUE GRAEFF CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA:CONSTRUÇÃO I AULA 1 PROF. ENG. CIVIL GUSTAVO REIS CAMPOS ESTRUTURA E ARQUITETURA Fases

Leia mais

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO PROGRAMA DE DISCIPLINA

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO PROGRAMA DE DISCIPLINA CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: TÉCNICAS RETROSPECTIVAS CÓDIGO: TAU079 CLASSIFICAÇÃO: Obrigatória PRÉ-REQUISITO: CARGA HORÁRIA: TEÓRICA: 45 horas PROFESSOR: Marco Antônio

Leia mais

Colégio Avanço de Ensino Programado

Colégio Avanço de Ensino Programado α Colégio Avanço de Ensino Programado Trabalho de Recuperação1º Semestre - 1º Bim. /2016 Nota: Professor (a): Lúcia Disciplina: Arte Turma: 1ª Série Ensino Médio Nome: Nº: ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO

Leia mais

CONVENTO DE SÃO BENTO DE ARCOS DE VALDEVEZ

CONVENTO DE SÃO BENTO DE ARCOS DE VALDEVEZ CONVENTO DE SÃO BENTO DE ARCOS DE VALDEVEZ Fig. 2 Localização e orientação da Igreja de São Bento de Arcos de Valdevez. 1 Conceição São Bento Porta para o claustro 1 Capela-mor Capelas colaterais 2 3 Grades

Leia mais

A ARQUITETURA CIVIL NO BRASIL COLONIAL. Disciplina: Arquitetura e Urbanismo no Brasil I Professora: MSc.Dinah Tutyia Fev. 2014

A ARQUITETURA CIVIL NO BRASIL COLONIAL. Disciplina: Arquitetura e Urbanismo no Brasil I Professora: MSc.Dinah Tutyia Fev. 2014 A ARQUITETURA CIVIL NO BRASIL COLONIAL Disciplina: Arquitetura e Urbanismo no Brasil I Professora: MSc.Dinah Tutyia Fev. 2014 Rural -Complexo Complexodo doengenho Engenho:Casa CasaGrande Grandee Senzala

Leia mais

Ana Sofia Ferreira Ribeiro

Ana Sofia Ferreira Ribeiro Ana Sofia Ferreira Ribeiro Património Vernacular Construído O beiral, o espigueiro e a eira: formas, usos e contextos Catálogo Dissertação realizada no âmbito do Mestrado em História da Arte Portuguesa

Leia mais

situação e ambiência denominação Fazenda Pau d Alho códice AIII - F11 - Val localização Estrada VL29, distrito-sede município Valença

situação e ambiência denominação Fazenda Pau d Alho códice AIII - F11 - Val localização Estrada VL29, distrito-sede município Valença denominação Fazenda Pau d Alho códice AIII - F11 - Val localização Estrada VL29, distrito-sede município Valença época de construção séc. XIX detalhamento do estado de conservação no corpo da ficha uso

Leia mais

DESENHO DE ARQUITETURA - PROJETO ARQUITETÔNICO

DESENHO DE ARQUITETURA - PROJETO ARQUITETÔNICO DESENHO DE ARQUITETURA - PROJETO ARQUITETÔNICO O projeto arquitetônico faz parte do conjunto de estudos, desenhos e especificações que definem uma edificação. Além da parte de arquitetura, a edificação

Leia mais

Inventário de Bens Imóveis do Centro Histórico de Cuiabá

Inventário de Bens Imóveis do Centro Histórico de Cuiabá Inventário de Bens Imóveis do Centro OBJETIVO Inventariar 400 Imóveis do Centro Histórico de Cuiabá. MAPA CENTRO HISTÓRICO CENTRO HISTÓRICO ENTORNO BARÃO DE MELGAÇO ENTORNO BOA MORTE ENTORNO IPIRANGA ENTORNO

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO COMARCA DE FOZ DO IGUAÇU CARTÓRIO DISTRIBUIDOR PÚBLICO E ANEXOS AVENIDA PEDRO BASSO, 1001 JARDIM PÓLO CENTRO CEP: 85.

PODER JUDICIÁRIO COMARCA DE FOZ DO IGUAÇU CARTÓRIO DISTRIBUIDOR PÚBLICO E ANEXOS AVENIDA PEDRO BASSO, 1001 JARDIM PÓLO CENTRO CEP: 85. PODER JUDICIÁRIO COMARCA DE FOZ DO IGUAÇU CARTÓRIO DISTRIBUIDOR PÚBLICO E ANEXOS AVENIDA PEDRO BASSO, 1001 JARDIM PÓLO CENTRO CEP: 85.863-756 LAUDO DE AVALIAÇÃO A Avaliadora Judicial infra-assinada, em

Leia mais

ANEXO FOTOGRÁFICO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL

ANEXO FOTOGRÁFICO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL ANEXO FOTOGRÁFICO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL FOTO 01 Palacete em ruínas, conhecida como Vila Charquetti. UTM: 675.284 me X 7.252.158 mn. FOTO 02 Detalhe da ornamentação na fachada principal. UTM:

Leia mais

Thais Brandão Redatora Skype:

Thais Brandão Redatora   Skype: A arquitetura sacra de São Paulo Para quem gosta de arquitetura, cultura e história, visitar as Igrejas de São Paulo é um excelente passeio, há construções belíssimas por toda cidade. Hoje falarei de algumas,

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL DA PALMÉIA Antiga Estação Moçambo Da Cia. Mogyana De Estradas De Ferro.

ESCOLA MUNICIPAL DA PALMÉIA Antiga Estação Moçambo Da Cia. Mogyana De Estradas De Ferro. ESCOLA MUNICIPAL DA PALMÉIA Antiga Estação Moçambo Da Cia. Mogyana De Estradas De Ferro. O que hoje é um bairro da zona rural de Muzambinho, já foi uma importante estação ferroviária no início do Século

Leia mais

Prefeitura de Goiânia. CASA 1 Quarto (área: 33 m 2 ) Relação de documentos para retirar a planta popular:

Prefeitura de Goiânia. CASA 1 Quarto (área: 33 m 2 ) Relação de documentos para retirar a planta popular: CASA 1 Quarto CASA 1 Quarto (área: 33 m 2 ) CASA 1 Quarto - A CASA 1 Quarto - A - Varanda (área: 51,50 m 2 ) CASA 2 Quartos CASA 2 Quartos - Alpendre (área: 69,65 m 2 ) CASA 2 Quartos - A CASA 2 Quartos

Leia mais

situação e ambiência códice AIII - F13 - Val denominação Fazenda São José localização Rodovia RJ-143, 6º distrito, Conservatória município Valença

situação e ambiência códice AIII - F13 - Val denominação Fazenda São José localização Rodovia RJ-143, 6º distrito, Conservatória município Valença Parceria: denominação Fazenda São José códice AIII - F13 - Val localização Rodovia RJ-143, 6º distrito, Conservatória município Valença época de construção séc. XIX detalhamento do estado de conservação

Leia mais

O acesso à fazenda faz-se por um caminho íngreme de barro, que inicia-se na RJ-127, estrada que liga Mendes a Vassouras.

O acesso à fazenda faz-se por um caminho íngreme de barro, que inicia-se na RJ-127, estrada que liga Mendes a Vassouras. Parceria: denominação Fazenda Cachoeira Grande códice AII - F02 - Vass localização Rodovia RJ-127 Km 42 Estrada Fazenda da Cachoeira município Vassouras época de construção século XIX estado de conservação

Leia mais

ARQUITETURA COLONIAL BRASILEIRA - TÉCNICAS

ARQUITETURA COLONIAL BRASILEIRA - TÉCNICAS ARQUITETURA COLONIAL BRASILEIRA - TÉCNICAS CONSTRUTIVAS TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II TH 2 ALICERCES Só são encontrados alicerces nas construções de alvenaria ou tijolos.

Leia mais

situação e ambiência códice AI - F03 - VR denominação Fazenda Santa Thereza localização Estrada Volta Redonda-Amparo (RJ-153), Km 8

situação e ambiência códice AI - F03 - VR denominação Fazenda Santa Thereza localização Estrada Volta Redonda-Amparo (RJ-153), Km 8 Parceria: denominação Fazenda Santa Thereza códice AI - F03 - VR localização Estrada Volta Redonda-Amparo (RJ-153), Km 8 município Volta Redonda época de construção século XIX estado de conservação detalhamento

Leia mais

situação e ambiência denominação Fazenda São João códice AIV - F09 - PS localização Antiga estrada para Rio das Flores município Paraíba do Sul

situação e ambiência denominação Fazenda São João códice AIV - F09 - PS localização Antiga estrada para Rio das Flores município Paraíba do Sul Parceria: denominação Fazenda São João códice AIV - F09 - PS localização Antiga estrada para Rio das Flores município Paraíba do Sul época de construção séc. XIX detalhamento do estado de conservação no

Leia mais

situação e ambiência códice AII - F04 - Vass denominação Fazenda Cachoeira do Mato Dentro localização Rodovia BR-393, Km 173 município Vassouras

situação e ambiência códice AII - F04 - Vass denominação Fazenda Cachoeira do Mato Dentro localização Rodovia BR-393, Km 173 município Vassouras Parceria: denominação Fazenda Cachoeira do Mato Dentro códice AII - F04 - Vass localização Rodovia BR-393, Km 173 município Vassouras época de construção século XIX estado de conservação detalhamento no

Leia mais

CONVENTO DE NOSSA SENHORA DA GLÓRIA E SÃO BENTO DE MONÇÃO

CONVENTO DE NOSSA SENHORA DA GLÓRIA E SÃO BENTO DE MONÇÃO CONVENTO DE NOSSA SENHORA DA GLÓRIA E SÃO BENTO DE MONÇÃO Fig. 207 Planta do Forte de Monção, pormenor do Convento de Nossa Senhora da Glória e São Bento e respectiva cerca no interior. BPP, BRANDÃO, Gonçallo

Leia mais

denominação Fazenda Bela Riba códice AV F07 SJVRP localização Estrada Jacinto Cabral da Ponte, s/nº Parada Morelli

denominação Fazenda Bela Riba códice AV F07 SJVRP localização Estrada Jacinto Cabral da Ponte, s/nº Parada Morelli Parceria: denominação Fazenda Bela Riba códice AV F07 SJVRP localização Estrada Jacinto Cabral da Ponte, s/nº Parada Morelli município São José do Vale do Rio Preto época de construção 1850 estado de conservação

Leia mais

DOSSIÊ DE TOMBAMENTO DA IGREJA DE SÃO JOSÉ DO GORUTUBA

DOSSIÊ DE TOMBAMENTO DA IGREJA DE SÃO JOSÉ DO GORUTUBA DOSSIÊ DE TOMBAMENTO DA IGREJA DE SÃO JOSÉ DO GORUTUBA PORTEIRINHA MG MARÇO DE 2002 INTRODUÇÃO Nesse dossiê foram sistematizadas as as informações históricas, a partir de fontes bibliográficas e orais,

Leia mais

5 Análise de resultados

5 Análise de resultados 97 5 Análise de resultados 5.1 Coleta de dados Com o objetivo de quantificar os dados necessários à comprovação da hipótese proposta foi necessária a consulta e análise de dados técnicos e quantitativos

Leia mais

Capítulo 06. Economia e sociedade no período da cana-de-açúcar no Brasil

Capítulo 06. Economia e sociedade no período da cana-de-açúcar no Brasil Capítulo 06 Economia e sociedade no período da cana-de-açúcar no Brasil O CICLO DO AÇÚCAR Séc. XVI e XVII (auge). Nordeste (BA e PE). Litoral. Solo e clima favoráveis. Experiência de cultivo (Açores, Cabo

Leia mais

Localizada numa área especial dentro do município de Pomerode, a região de Testo Alto concentra o maior acervo de Casas Enxaimel do município, em

Localizada numa área especial dentro do município de Pomerode, a região de Testo Alto concentra o maior acervo de Casas Enxaimel do município, em Localizada numa área especial dentro do município de Pomerode, a região de Testo Alto concentra o maior acervo de Casas Enxaimel do município, em propriedades rurais, com seus ranchos e plantações. A localidade

Leia mais

situação e ambiência denominação Fazenda Cantagalo códice AIII - F14 - Val localização Estrada VL-10, 4º distrito, Pentagna município Valença

situação e ambiência denominação Fazenda Cantagalo códice AIII - F14 - Val localização Estrada VL-10, 4º distrito, Pentagna município Valença Parceria: denominação Fazenda Cantagalo códice AIII - F14 - Val localização Estrada VL-10, 4º distrito, Pentagna município Valença época de construção séc. XIX detalhamento do estado de conservação no

Leia mais

THEATRO BERNARDO GUIMARÃES

THEATRO BERNARDO GUIMARÃES THEATRO BERNARDO GUIMARÃES Localizado na Avenida Dr. Américo Luz, n.º 143, está o Theatro Bernardo Guimarães que foi construído no final do século passado, por volta de 1.890, data aproximada, uma vez

Leia mais

FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA ARQUITETURA E ESTÉTICA DO PROJETO

FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA ARQUITETURA E ESTÉTICA DO PROJETO FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA ARQUITETURA E ESTÉTICA DO PROJETO AUH-119 "HISTÓRIA DA PAISAGEM BRASILEIRA" Prof. José Pedro de Oliveira Costa

Leia mais

situação e ambiência códice AI - F03 - RC denominação Fazenda do Salto Pequeno localização Estrada de São João Marcos município Rio Claro

situação e ambiência códice AI - F03 - RC denominação Fazenda do Salto Pequeno localização Estrada de São João Marcos município Rio Claro Parceria: denominação Fazenda do Salto Pequeno códice AI - F03 - RC localização Estrada de São João Marcos município Rio Claro época de construção século XIX estado de conservação detalhamento no corpo

Leia mais

A EXPANSÃO DA AMÉRICA PORTUGUESA

A EXPANSÃO DA AMÉRICA PORTUGUESA A EXPANSÃO DA AMÉRICA PORTUGUESA Tratado de Tordesilhas (1494) 1. A pecuária e a expansão para o interior O gado bovino chegou ao Brasil por volta de 1535, na Bahia. O crescimento da indústria açucareira

Leia mais

denominação Fazenda Santa Thereza códice AIV F15 PS localização Estrada da Fazenda Santa Thereza, antiga Mata Morros, 1º distrito

denominação Fazenda Santa Thereza códice AIV F15 PS localização Estrada da Fazenda Santa Thereza, antiga Mata Morros, 1º distrito Parceria: denominação Fazenda Santa Thereza códice AIV F15 PS localização Estrada da Fazenda Santa Thereza, antiga Mata Morros, 1º distrito município Paraíba do Sul época de construção século XIX estado

Leia mais

situação e ambiência denominação Fazenda Santa Rita códice AIII - F12 - Val localização Estrada da Figueira, distrito-sede município Valença

situação e ambiência denominação Fazenda Santa Rita códice AIII - F12 - Val localização Estrada da Figueira, distrito-sede município Valença Parceria: denominação Fazenda Santa Rita códice AIII - F12 - Val localização Estrada da Figueira, distrito-sede município Valença época de construção séc. XIX detalhamento do estado de conservação no corpo

Leia mais

Data: Tipologia do monumento: Arquitectura religiosa

Data: Tipologia do monumento: Arquitectura religiosa Identificação do Monumento: Igreja e Convento da Madre de Deus Localização: Igreja da Madre de Deus Rua da Madre de Deus, 4 1900-312 Lisboa, Lisboa, Portugal Data: 1509 1589 Photograph: Artistas: Arquitecto:

Leia mais

19

19 CERRO LARGO 19 CERRO LARGO O município de Cerro Largo, que abrangia o território dos atuais municípios de Roque Gonzales, Porto Xavier e São Paulo das Missões, era conhecido como Serro Azul. Foi uma colônia

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS Disciplina: Historiografia Brasileira 1. EMENTA Estudo e reflexão sobre as matrizes da historiografia brasileira relacionando-as com as principais correntes históricas; percepção dos momentos de rupturas

Leia mais

Capela do Senhor dos Passos Proposta de projeto restaurativo

Capela do Senhor dos Passos Proposta de projeto restaurativo UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO TECNOLÓGICO FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO LABORATÓRIO DE CONSERVAÇÃO, RESTAURAÇÃO E REABILITAÇÃO Capela do Senhor dos Passos Proposta de projeto restaurativo

Leia mais

CONVENTO DE SANTO ANTÓNIO DE PONTE DE LIMA

CONVENTO DE SANTO ANTÓNIO DE PONTE DE LIMA CONVENTO DE SANTO ANTÓNIO DE PONTE DE LIMA Fig. 328 Localização e orientação da Igreja de Santo António de Ponte de Lima. Fig. 329 Desenho de Ponte de Lima pormenor do Convento de Santo António e muro

Leia mais

RUSTIC DECOR 44 LIVING FEVEREIRO2012. Foto: Sérgio Israel/Divulgação

RUSTIC DECOR 44 LIVING FEVEREIRO2012. Foto: Sérgio Israel/Divulgação RUSTIC DECOR 44 LIVING FEVEREIRO2012 Foto: Sérgio Israel/Divulgação Eu quero uma casa no campo Impossível não citar Elis Regina quando adentramos a residência projetada pelo arquiteto Maurício Karam; uma

Leia mais