DOSSIÊ DE TOMBAMENTO DA IGREJA DE SÃO JOSÉ DO GORUTUBA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DOSSIÊ DE TOMBAMENTO DA IGREJA DE SÃO JOSÉ DO GORUTUBA"

Transcrição

1 DOSSIÊ DE TOMBAMENTO DA IGREJA DE SÃO JOSÉ DO GORUTUBA PORTEIRINHA MG MARÇO DE 2002

2 INTRODUÇÃO Nesse dossiê foram sistematizadas as as informações históricas, a partir de fontes bibliográficas e orais, e arquitetônicas da Igreja de São José de Gorutuba. Este trabalho faz parte do esforço do Departamento Municipal de Cultura de estabelecer uma política de proteção do patrimônio cultural e da memória local, que vem promovendo pesquisas e ações para tal fim. Uma dessas ações é, precisamente, a formação e organização do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural e o tombamento de diversos bens culturais do município. A Igreja de São José de Gorutuba faz parte desse conjunto dos primeiros bens que serão tombados no município. Assim, o dossiê é peça fundamental nesse processo de tombamento, uma vez que é ele quem subsidia o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural nas suas discussões e na decisão pelo tombamento do bem.

3 HISTÓRICO DA IGREJA DE SÃO JOSÉ DO GORUTUBA A data precisa em que foi construída a Igreja do São José do Gorutuba não se sabe. Calcula-se que em fins do século XVIII e início do século XIX. O monumento é uma preciosidade, o testemunho de uma época, de um lugar do qual não se tem quase nenhum registro que permita a reconstituição da memória local. A data de fundação de São José do Gorutuba é desconhecida. Sabe-se que foi elevado a arraial/distrito/paróquia por um decreto imperial de 14/07/1832 e que fazia parte do município de Grão Mogol. Em 07/01/1875, pela Lei 2107, foi dividido em três distritos (Santo Antônio do Riacho, Serra Branca e São José do Gorutuba) 1. Em 1938, por Decreto-Lei 148, Porteirinha tornou-se Município emancipado e desmembrou-se de Grão Mogol, incorporando São José do Gorutuba. O distrito, já decadente, com a construção da Barragem do Bico da Pedra, na década de 70, foi transferido para o Povoado de Bom Jesus. Mais de 100 anos passaram E o fato consumou A represa do Rio Gorutuba A região inundou... 2 São José do Gorutuba havia sido um povoado importante habitado por latifundiários possuidores de muitos escravos. Um dos filhos mais 1 Documento textual. Secretaria de Cultura de Porterinha. s/a. s/d 2 Estrofe do poema sem título do Gorutubano Adriano Mendes da Conceição, 12/07/01.

4 ilustres, o Vigário José Vitório de Souza, teve sua história narrada por Simeão Ribeiro, no livro O Padre e a Bala de Ouro 3. Sinhá então mandou Seus jagunços para o estradão Quando o padre ia passando Com seu livro na mão/ Recebeu um tiro certeiro Cortou seu coração Morreu sem saber de nada Daquela cruel traição. 4 "Por toda a vasta região que tinha o Arraial de São José do Gorutuba como seu centro natural de convergência, no vaivém dos transeuntes, compradores de bois e de graãos e camboieiros, notícias inquietantes eram ouvidas nos pousos de viandantes, sobre as tocaias para abater o padre Vitório" 5. Do povoado de Gorutuba restam apenas algumas ruínas, um velho cemitério abandonado, a antiga escola (hoje sede de uma fazenda), também em estado de abandono, e alguns sinais de antigas residências ocultados pelo mato, que está se assenhorando do local. A Igreja, que guarda lembranças de um tempo de glória, insiste em resistir como guardiã da cultura e tradição local. Apesar do seu abandono e da total falta de conservação, ela guarda sua estrutura original (o piso assoalhado, onde outrora foram enterrados seus moradores mais ilustres, paredes com amplas portas e janelas, corredores laterais, coro, púlpito, altar e os sinais dos antigos afrescos 3 O Padre José Vitório foi transferido da Província de São João Del Rey para São José do Gorutuba em 1847, a mando do Arcebispo da Bahia, para substituir o Padre Carlos Prates. Proprietário de terras e escravos foi assassinado por uma mulher com quem havia realizado alguns negócios. 4 Folclore norte mineiro. Moda de viola de autor desconhecido. Música colhida por Nestor Mendes de Porteinha. (Texto digitado. Secretaria da Cultura de Porteirinha). 5 PIRES, Simeão. Na ladeira do Gravatá. In: Gorutuba: o padre e a bala de ouro. Montes Claros: snt.

5 desbotados pelo tempo). As antigas imagens já não se encontram mais no local. Segundo dizem, estão em poder de particulares e do Bispo Diocesano de Janaúba, que as levou para que não se perdessem definitivamente. Nas paredes encontramos resgistros de antigas missões que visitaram o local.

6 DESCRIÇÃO E ANÁLISE ARQUITETÔNICA DA IGREJA DE SÃO JOSÉ DO GORUTUBA Edificação religiosa, provavelmente, da segunda metade do século XVIII, com significativo valor arquitetônico. De linhas simples, desenvolvese em um corpo central anterior, com dois corpos laterais contíguos, e um corpo central posterior, também com dois corpos laterais. O sistema construtivo mostra estrutura autônoma de madeira e vedação em adobe. As coberturas são em telhas curvas de cerâmica, sendo que os corpos centrais apresentam telhado em duas águas e os corpos laterais em telhado de uma água. O corpo central anterior, mais elevado, enquadrado por cunhais de madeira, mostra fachada principal que se ordena em porta única central, de verga reta, vedada por folha de madeira com almofadas e por duas janelas de coro emolduradas em madeira com guarda-corpos, também em madeira, onde se mostram dois sinos (de tamanhos diferentes). A fachada lateral esquerda apresenta três vãos em alinhamento uma porta (que dá acesso 'a escada para o coro) e duas janelas - com a porta da fachada principal, emolduradas e vedadas por folhas de abrir de madeira, tipo calha. A fachada lateral direita apresenta dois vãos janelas emoldurados e vedados em madeira. O corpo central posterior, possui em cada uma das fachadas laterais três vãos uma porta e duas janelas -, enquadrados por cunhais de madeira e alinhados com a porta da fachada principal, emoldurados e vedados por folha de abrir de madeira, tipo calha. Encontra-se em bom estado de conservação.

7 DELIMITAÇÃO DO PERÍMETRO DE TOMBAMENTO O perímetro de tombamento constitui-se à partir de retas paralelas ao pano das fachadas localizadas a 10 metros das mesmas.

8 JUSTIFICATIVA DA DEFINIÇÃO DO PERÍMETRO DE TOMBAMENTO A delimitação do perímetro de tombamento buscou garantir uma área mínima necessária para a preservação da Igreja sem, contudo, prejudicar o proprietário da fazenda onde ela se encontra, já que Igreja encontrase muito próxima à casa-sede. Caso você estendida a área de tombamento a casa e outras instalações da fazenda seriam incluída no tombamento, o que não se justifica uma vez que essas edificações são recentes e não apresentam nenhum elemento de valor para que sejam preservadas.

9 DELIMITAÇÃO DO PERÍMETRO DE ENTORNO O perímetro de entorno do bem tombado constitui-se à partir de retas paralelas ao pano das fachadas localizadas a 100 metros das mesmas.

10 JUSTIFICATIVA DA DEFINIÇÃO DO PERÍMETRO DE ENTORNO O perímetro de entorno definido buscou incluir dentro de seus limites o antigo cemitério e algumas ruínas de alicerces, possivelmente da época que ali se situava o povoado de São José do Gorutuba.

11 DOCUMENTAÇÃO CARTOGRÁFICA 10 m. 100 m. 100 m. 10 m. IGREJA DE SÃO JOSÉ DO GUTUBA 10 m. 100 m. 100 m. 10 m. Delimitação dos perímetros de tombamento e do perímetro de entorno. Perímetro de Tombamento Perímetro de Entorno

12 DOCUMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA Fachada principal da Igreja de São José de Gorutuba Fachada principal e lateral direita da Igreja de São José de Gorutuba

13 Vista parcial da lateral direita Vista da lateral direita enfocando o telhado

14 Fachada da lateral esquerda da Igreja de São José de Gorutuba Vista da fachada lateral esquerda enfocando o telhado.

15 Vista da lateral esquerda Vista do coro.

16 Vista do altar lateral. Vista do retábulo-mor

17 FICHA TÉCNICA ELABORAÇÃO DO DOSSIÊ Marcus Vinícius Carvalho Coelho Teólogo / Consultor para Projetos Culturais, Ambientais e Educacionais. Maria Rosemary de Oliveira Historiadora FOTOGRAFIAS Vilson Alves Conceição Fotógrafo.

18 PARECER PARA TOMBAMENTO Edificação imponente, de uma beleza singela mas graciosa, é hoje a mais antiga que o município de Porteirinha possui. Remonta aos tempos em que Porteirinha era apenas uma fazenda. Apesar de seu abandono conserva suas características originais. É um dos remanescentes da arquitetura colonial na região. É também a única testemunha de que naquele local existiu São José de Gorutuba, que no século XVIII foi o principal distrito de Grão-Mogol, importante entroncamento comercial entre essa cidade e a Bahia. O seu tombamento é imprescindível, pelo risco de que a integridade e a autenticidade dessa importante edificação sejam afetadas, já que ela encontra-se praticamente abandonada. Com esse tombamento, Porteirinha estará protegendo um de seus maiores bens culturais, de grande valor arquitetônico, histórico e religioso

19 REFERÊNCIAS DE PESQUISA CONCEIÇÃO, Adriano Mendes da. Poema sem título. Documentos textuais. Secretaria da Cultura de Porteirinha. s/d. OLIVEIRA, Maria Rosemary de. Informações sobre a Igreja de São José do Gorutuba.. Porteirinha: um convite ao turismo. OLIVEIRA, Palmyra Santos de. Obra sem título. Porteirinha, s/d. Pelos Caminhos do Norte: Porteirinha, Serra Geral de Minas. Jornal do Norte. Montes Claros: Caderno Norte de Minas. PIRES, Simeão. Na ladeira do Gravatá. In: Gorutuba: o padre e a bala de ouro. Montes Claros: snt.

A Fazenda São Thiago é cortada pela rodovia estadual que liga Volta Redonda a Amparo.

A Fazenda São Thiago é cortada pela rodovia estadual que liga Volta Redonda a Amparo. Parceria: denominação Fazenda São Thiago códice A1 - F06 - VR localização Estrada do Amparo município Volta Redonda época de construção século XIX estado de conservação detalhamento no corpo da ficha uso

Leia mais

IEPHA/MG MINAS GERAIS - BRASIL

IEPHA/MG MINAS GERAIS - BRASIL 1-5 IEPHA/MG MINAS GERAIS - BRASIL INVENTÁRIO DE PROTEÇÃO DO ACERVO CULTURAL ESTRUTURAS ARQUITETÔNICAS E URBANÍSTICAS 1. Município: MUZAMBINHO (MG) 2. Distrito: SEDE 3. Designação: Capela dos Bueno 4.

Leia mais

DOSSIÊ DE TOMBAMENTO DA CASA DA FESTA DE JUCA SURDO

DOSSIÊ DE TOMBAMENTO DA CASA DA FESTA DE JUCA SURDO DOSSIÊ DE TOMBAMENTO DA CASA DA FESTA DE JUCA SURDO Porteirinha MG Março de 2002 INTRODUÇÃO O dossiê aqui apresentado quer ser, em primeiro lugar, um registro documental da história e das características

Leia mais

Contrata Consultor na modalidade Produto

Contrata Consultor na modalidade Produto Contrata Consultor na modalidade Produto PROJETO 914BRA4003 EDITAL Nº 006/2010 1. Perfil: AL CORUMBÁ II 2010 3. Qualificação educacional: Profissional com nível superior em Arquitetura e Urbanismo 4. Experiência

Leia mais

situação e ambiência códice AI-F09-BM denominação Fazenda São Lucas do Brandão localização Rodovia Lúcio Meira, BR 393, km 295 município Volta Redonda

situação e ambiência códice AI-F09-BM denominação Fazenda São Lucas do Brandão localização Rodovia Lúcio Meira, BR 393, km 295 município Volta Redonda Parceria: denominação Fazenda São Lucas do Brandão códice AI-F09-BM localização Rodovia Lúcio Meira, BR 393, km 295 município Volta Redonda época de construção século XIX estado de conservação detalhamento

Leia mais

DOSSIÊ DE TOMBAMENTO DAS IMAGENS DOS TRÊS REIS MAGOS

DOSSIÊ DE TOMBAMENTO DAS IMAGENS DOS TRÊS REIS MAGOS DOSSIÊ DE TOMBAMENTO DAS IMAGENS DOS TRÊS REIS MAGOS PORTEIRINHA - MG MARÇO DE 2002 INTRODUÇÃO Este dossiê contém as informações sobre as três imagens dos Santos Reis, que pertencem a Igreja de Santos

Leia mais

situação e ambiência códice AII-F01-PA denominação Fazenda Pau Grande localização Rodovia RJ 125 Estrada Paty do Alferes, Km-11 Distrito de Avelar

situação e ambiência códice AII-F01-PA denominação Fazenda Pau Grande localização Rodovia RJ 125 Estrada Paty do Alferes, Km-11 Distrito de Avelar Parceria: denominação Fazenda Pau Grande códice AII-F01-PA localização Rodovia RJ 125 Estrada Paty do Alferes, Km-11 Distrito de Avelar município Paty do Alferes época de construção século XVIII estado

Leia mais

situação e ambiência códice AI - F02 - RC denominação Fazenda de São Joaquim da Grama

situação e ambiência códice AI - F02 - RC denominação Fazenda de São Joaquim da Grama Parceria: denominação Fazenda de São Joaquim da Grama códice AI - F02 - RC localização Estrada da Grama, a cerca de 2,5km da antiga Estrada Rio-São Paulo município Rio Claro época de construção século

Leia mais

situação e ambiência códice AI-F08-BM denominação Fazenda da Posse localização Rua Dário Aragão município Barra Mansa época de construção século XVIII

situação e ambiência códice AI-F08-BM denominação Fazenda da Posse localização Rua Dário Aragão município Barra Mansa época de construção século XVIII Parceria: denominação Fazenda da Posse códice AI-F08-BM localização Rua Dário Aragão município Barra Mansa época de construção século XVIII estado de conservação detalhamento no corpo da ficha uso atual

Leia mais

GIVALDO CARIMBÃO (PSB/AL),

GIVALDO CARIMBÃO (PSB/AL), DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO GIVALDO CARIMBÃO (PSB/AL), NA SESSÃO SOLENE REALIZADA EM.../.../..., PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS EM HOMENAGEM AOS 188 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DO ESTADO DE ALAGOAS. Senhor

Leia mais

Ariel Rodrigues, Ian Pozzobon, Marcos Reco Borges (levantamento de campo) e Lucas Nunes (AutoCad) histórico

Ariel Rodrigues, Ian Pozzobon, Marcos Reco Borges (levantamento de campo) e Lucas Nunes (AutoCad) histórico Parceria: denominação Fazenda Vargem Grande códice AI F07 Res localização Sede do Distrito de Pedra Selada município Resende época de construção século XIX estado de conservação detalhamento no corpo da

Leia mais

DECRETO Nº DE 4 DE FEVEREIRO DE 2015

DECRETO Nº DE 4 DE FEVEREIRO DE 2015 DECRETO Nº 39748 DE 4 DE FEVEREIRO DE 2015 Determina o tombamento definitivo do edifício que abrigou o Colégio Arte e Instrução, situado na Avenida Ernani Cardoso, nºs 225, 229, 233 e 237,Cascadura XV

Leia mais

situação e ambiência códice AI - F06 - BM denominação Fazenda Chaleth / Fajardo

situação e ambiência códice AI - F06 - BM denominação Fazenda Chaleth / Fajardo Parceria: denominação Fazenda Chaleth / Fajardo códice AI - F06 - BM localização Rodovia Alexandre Drabler (RJ157) - Estrada Cotiara-Bananal, Km5, nº5.210 município Barra Mansa época de construção século

Leia mais

Sítio do Mandú, um casarão bandeirista.

Sítio do Mandú, um casarão bandeirista. Sítio do Mandú, um casarão bandeirista. Não se sabe ao certo a data exata da construção, mas credita-se como uma construção tardia, do final do século XVI ou início do XVII; os assoalhos dos aposentos

Leia mais

Bagé (RS) - Patrimônio Cultural: que história é essa?

Bagé (RS) - Patrimônio Cultural: que história é essa? Bagé (RS) - Patrimônio Cultural: que história é essa? A memória do futuro. Fronteira, Pampa, Campanha, Bagé, História, Patrimônio Cultural Há algum tempo, não tanto quanto deveria, mas em tempo para que

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL DA PALMÉIA Antiga Estação Moçambo Da Cia. Mogyana De Estradas De Ferro.

ESCOLA MUNICIPAL DA PALMÉIA Antiga Estação Moçambo Da Cia. Mogyana De Estradas De Ferro. ESCOLA MUNICIPAL DA PALMÉIA Antiga Estação Moçambo Da Cia. Mogyana De Estradas De Ferro. O que hoje é um bairro da zona rural de Muzambinho, já foi uma importante estação ferroviária no início do Século

Leia mais

situação e ambiência denominação Fazenda Recreio códice AIV - F01 - TR localização Antiga Estrada Rio-Bahia Bemposta município Três Rios

situação e ambiência denominação Fazenda Recreio códice AIV - F01 - TR localização Antiga Estrada Rio-Bahia Bemposta município Três Rios Parceria: denominação Fazenda Recreio códice AIV - F01 - TR localização Antiga Estrada Rio-Bahia Bemposta município Três Rios época de construção séc. XIX detalhamento do estado de conservação no corpo

Leia mais

Tipologia ARQUITECTURA CIVIL RESIDENCIAL Tipo de Sítio CASA URBANA. Observações: ID: C.U.1. Freguesia:

Tipologia ARQUITECTURA CIVIL RESIDENCIAL Tipo de Sítio CASA URBANA. Observações: ID: C.U.1. Freguesia: CASAS URBANAS Casa Abreu C.U.1 Arco de Baúlhe Séc. XIX (inícios): provável construção do edifício. Serra Hayford Gauss Datum 73 X: 14320 Hayford Gauss Datum 73 y: 202145 Desvio a partir da E.N. 206 Levantamento:

Leia mais

situação e ambiência códice AII - F02 - MP denominação Fazenda São João da Barra localização Estrada do Bonfim município Miguel Pereira

situação e ambiência códice AII - F02 - MP denominação Fazenda São João da Barra localização Estrada do Bonfim município Miguel Pereira Parceria: denominação Fazenda São João da Barra códice AII - F02 - MP localização Estrada do Bonfim município Miguel Pereira época de construção século XIX estado de conservação detalhamento no corpo da

Leia mais

situação e ambiência códice AI-F01-BM denominação Fazenda Ribeirão Claro localização Estrada Santa Isabel município Barra Mansa

situação e ambiência códice AI-F01-BM denominação Fazenda Ribeirão Claro localização Estrada Santa Isabel município Barra Mansa Parceria: denominação Fazenda Ribeirão Claro códice AI-F01-BM localização Estrada Santa Isabel município Barra Mansa época de construção século XIX estado de conservação detalhamento no corpo da ficha

Leia mais

situação e ambiência códice A1- F07-VR denominação Fazenda Cachoeira localização Rua Estrada Velha do Amparo município Volta Redonda

situação e ambiência códice A1- F07-VR denominação Fazenda Cachoeira localização Rua Estrada Velha do Amparo município Volta Redonda Parceria: denominação Fazenda Cachoeira códice A1- F07-VR localização Rua Estrada Velha do Amparo município Volta Redonda época de construção século XIX estado de conservação detalhamento no corpo da ficha

Leia mais

situação e ambiência códice AI-F02-BM denominação Fazenda Santana do Turvo localização Estrada do Amparo município Barra Mansa

situação e ambiência códice AI-F02-BM denominação Fazenda Santana do Turvo localização Estrada do Amparo município Barra Mansa Parceria: denominação Fazenda Santana do Turvo códice AI-F02-BM localização Estrada do Amparo município Barra Mansa época de construção século XIX estado de conservação detalhamento no corpo da ficha uso

Leia mais

CENTRO HISTÓRICO E PAISAGÍSTICO DE PARNAÍBA PI: sobrado Dona Auta

CENTRO HISTÓRICO E PAISAGÍSTICO DE PARNAÍBA PI: sobrado Dona Auta CENTRO HISTÓRICO E PAISAGÍSTICO DE PARNAÍBA PI: sobrado Dona Auta CRUZ, ANDREA; SILVA, PAULA Prefeitura Municipal de Parnaíba Secretaria de Infraestrutura Rua Itaúna, 1434 Pindorama, Parnaíba PI CEP: 64215-320

Leia mais

BARROCO BRASIL. Disciplina: História da Arte PROFª:DANIELLI P.

BARROCO BRASIL. Disciplina: História da Arte PROFª:DANIELLI P. BARROCO "INCÊNDIO EM MARES DE ÁGUA DISFARÇADO! RIO DE NEVE EM FOGO CONVERTIDO!" (GREGÓRIO DE MATOS) BRASIL Disciplina: História da Arte PROFª:DANIELLI P. BARROCO NO BRASIL O Barroco no Brasil teve início

Leia mais

IV.B Patrimônio. Arquitetura civil, organização dos fichários especializados...

IV.B Patrimônio. Arquitetura civil, organização dos fichários especializados... IV.B.03-04106 Patrimônio. Arquitetura civil, organização dos fichários especializados... Arquitetura civil Organização de fichários especializados I. Classificação por sistemas de construção. II. Classificação

Leia mais

THEATRO BERNARDO GUIMARÃES

THEATRO BERNARDO GUIMARÃES THEATRO BERNARDO GUIMARÃES Localizado na Avenida Dr. Américo Luz, n.º 143, está o Theatro Bernardo Guimarães que foi construído no final do século passado, por volta de 1.890, data aproximada, uma vez

Leia mais

Ariel Rodrigues, Ian Pozzobon e Marcos Reco Borges (levantamento de campo); Jovina Coli (AutoCad)

Ariel Rodrigues, Ian Pozzobon e Marcos Reco Borges (levantamento de campo); Jovina Coli (AutoCad) Parceria: denominação Fazenda do Coqueiro códice AI - F05 - Res localização Boca do Leão município Resende época de construção século XIX estado de conservação detalhamento no corpo da ficha uso atual

Leia mais

SITUAÇÃO FÍSICA DAS ÁREAS

SITUAÇÃO FÍSICA DAS ÁREAS SITUAÇÃO FÍSICA DAS ÁREAS O processo se refere a áreas destinadas à ocupação por Locadoras de Veículos, constante no Mix Comercial do Aeroporto, sendo composta por área interna do Terminal de Passageiros

Leia mais

Rio Abaixo. Patrimônio Cultural Bens Tombados e Registrados

Rio Abaixo. Patrimônio Cultural Bens Tombados e Registrados do lo a c n o G o Sa Rio Abaixo Patrimônio Cultural Bens Tombados e Registrados Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante Igreja construída em terreno doado por José de Holanda Braga, em 1733. O retábulo

Leia mais

Tipologia ARQUITECTURA CIVIL RESIDENCIAL Tipo de Sítio PALACETE

Tipologia ARQUITECTURA CIVIL RESIDENCIAL Tipo de Sítio PALACETE PALACETES Casa de Bouças P1 Anteriores donos da Quinta de Bouças, vieram morar para esta casa, deixando o solar desabitado. Séc. XIX (finais): construção da casa. Cabeceiras de Basto Bouças Hayford Gauss

Leia mais

3.3 O Largo do Carmo e seu entorno

3.3 O Largo do Carmo e seu entorno 3.3 O Largo do Carmo e seu entorno O Largo do Carmo, como ainda é conhecido o espaço público na frente das igrejas da Ordem Primeira e Terceira do Carmo, e ao lado do Teatro Vasques. Seu entorno conserva

Leia mais

INFORME ARTÍSTICO E ARQUITETÔNICO

INFORME ARTÍSTICO E ARQUITETÔNICO PAÇO MUNICIPAL Localizado à Praça Pedro de Alcântara Magalhães, o prédio que hoje é ocupado como Paço Municipal, foi construído com a finalidade de servir como cadeia e fórum públicos. Sua história confunde

Leia mais

Salvador (BA) - Marquise e muro desabam no Engenho Velho da Federação

Salvador (BA) - Marquise e muro desabam no Engenho Velho da Federação Salvador (BA) - Marquise e muro desabam no Engenho Velho da Federação Foto: Romildo de Jesus O muro e uma marquise de uma casa, que fica no segundo andar de um prédio situado na Ladeira do Zazi, Engenho

Leia mais

Outra designação: Santuário dos Remédios

Outra designação: Santuário dos Remédios Identificação do Monumento: Santuário da Nossa Senhora dos Remédios Outra designação: Santuário dos Remédios Localização: Santuário de Nossa Senhora dos Remédios 5100-025 Lamego, Lamego, Portugal Data:

Leia mais

Rota do Românico do Vale de Sousa. A Rota do Românico do Vale de Sousa Igreja de S. Miguel de Entre-os-Rios Eja, Penafiel

Rota do Românico do Vale de Sousa. A Rota do Românico do Vale de Sousa Igreja de S. Miguel de Entre-os-Rios Eja, Penafiel Rota do Românico do Vale de Sousa A Rota do Românico do Vale de Sousa 320 Rota do Românico do Vale de Sousa A Rota do Românico do Vale de Sousa 321 Rota do Românico do Vale de Sousa A Rota do Românico

Leia mais

Peças sacras centenárias são corroídas pelo tempo e atacadas por insetos em Minas

Peças sacras centenárias são corroídas pelo tempo e atacadas por insetos em Minas Peças sacras centenárias são corroídas pelo tempo e atacadas por insetos em Minas Especialista sugere medidas seguras para proteção de acervo corroído pelo tempo. O que os olhos não veem, o patrimônio

Leia mais

situação e ambiência códice AII-F02-PA denominação Fazenda Recreio localização Estrada do Recreio município Paty do Alferes

situação e ambiência códice AII-F02-PA denominação Fazenda Recreio localização Estrada do Recreio município Paty do Alferes Parceria: denominação Fazenda Recreio códice AII-F02-PA localização Estrada do Recreio município Paty do Alferes época de construção século XIX, parcialmente reconstruída no século XX estado de conservação

Leia mais

RIF Ensaio Fotográfico

RIF Ensaio Fotográfico RIF Ensaio Fotográfico Mirim Santos: o artista de Ouro Preto Elaine Schmitt 1 As fotografias que compõem esse ensaio fotográfico foram feitas na cidade de Ouro Preto, Minas Gerais, em frente à Igreja Católica

Leia mais

CASA DA CULTURA natural Pouso Alegre Minas Gerais

CASA DA CULTURA natural Pouso Alegre Minas Gerais CASA DA CULTURA Situado à Rua Tiradentes n.º 264, fazendo esquina com Rua Dr. Licurgo Leite, o casarão dos Leite, como era chamada a atual Casa da Cultura, foi construído aproximadamente no final da década

Leia mais

situação e ambiência códice AI - F03 - Res denominação Fazenda Villa-Forte localização Via Dutra, km330 - Engenheiro Passos município Resende

situação e ambiência códice AI - F03 - Res denominação Fazenda Villa-Forte localização Via Dutra, km330 - Engenheiro Passos município Resende Parceria: denominação Fazenda Villa-Forte códice AI - F03 - Res localização Via Dutra, km330 - Engenheiro Passos município Resende época de construção século XIX estado de conservação detalhamento no corpo

Leia mais

Casas antigas contam a história de Paranaguá numa viagem pelo turismo arquitetônico

Casas antigas contam a história de Paranaguá numa viagem pelo turismo arquitetônico Casas antigas contam a história de Paranaguá numa viagem pelo turismo arquitetônico Conhecida como cidade portuária do litoral do Paraná, Paranaguá é também o abrigo de um dos mais ricos acervos do patrimônio

Leia mais

O SILÊNCIO QUE HABITA AS CASAS

O SILÊNCIO QUE HABITA AS CASAS O SILÊNCIO QUE HABITA AS CASAS Fotos e trechos inéditos do diário de trabalho do arquiteto e diretor de arte de cinema, Valdy Lopes Jn, revela um sertão que, apesar de conhecido, ainda é idealizado e esquecido

Leia mais

situação e ambiência códice A1 - F01 Res denominação Fazenda do Castelo localização Rua Dourival Marcondes Godoy município Resende

situação e ambiência códice A1 - F01 Res denominação Fazenda do Castelo localização Rua Dourival Marcondes Godoy município Resende Parceria: denominação Fazenda do Castelo códice A1 - F01 Res localização Rua Dourival Marcondes Godoy município Resende época de construção século XIX estado de conservação detalhamento no corpo da ficha

Leia mais

5.11. Programa de Registro do Patrimônio Histórico e Edificado. Revisão 00 NOV/2013

5.11. Programa de Registro do Patrimônio Histórico e Edificado. Revisão 00 NOV/2013 PROGRAMAS AMBIENTAIS 5.11 Programa de Registro do Patrimônio Histórico e Edificado NOV/2013 CAPA ÍNDICE GERAL 1. Introdução... 1 1.1. Ações já Realizadas... 2 2. Justificativa... 4 3. Objetivos... 5 4.

Leia mais

Altares da Igreja de São Miguel Arcanjo de Itacaré Bahia estão caindo!!!

Altares da Igreja de São Miguel Arcanjo de Itacaré Bahia estão caindo!!! Altares da Igreja de São Miguel Arcanjo de Itacaré Bahia estão caindo!!! Igreja de São Miguel Arcanjo (Matriz de A Itacaré) foi recentemente reformada para a festa do padroeiro dia 29 de setembro, esta

Leia mais

Fordlândia, um império perdido na Amazônia

Fordlândia, um império perdido na Amazônia Fordlândia, um império perdido na Amazônia Há 70 anos, terminava o plano de Henry Ford de abastecer suas fábricas com borracha produzida no Brasil. Local virou ruína. Fordlândia deixou de existir em 1945.

Leia mais

SÃO MIGUEL DAS MISSÕES

SÃO MIGUEL DAS MISSÕES SÃO MIGUEL DAS MISSÕES 179 SÃO MIGUEL DAS MISSÕES A Redução de São Miguel Arcanjo foi fundada em 1632, por índios Guaranis e padres Jesuítas e teve sua instalação definitiva no atual sítio em 1687. Viveu

Leia mais

Vista geral de Ouro Preto com a igreja de N. S. da Conceição de Antônio Dias. Ouro Preto/ MG.

Vista geral de Ouro Preto com a igreja de N. S. da Conceição de Antônio Dias. Ouro Preto/ MG. Vista geral de Ouro Preto com a igreja de N. S. da Conceição de Antônio Dias. Ouro Preto/ MG. Igreja de Santa Efigênia. Ladeira do Vira Saia. Igreja N. S. do Carmo. 1766 1772. Arquiteto Manoel Francisco

Leia mais

A RECUPERAÇÃO DA CAPELA DE NOSSA SENHORA DA ESCADA. ARQUEOLOGIA URBANA EM BARUERI

A RECUPERAÇÃO DA CAPELA DE NOSSA SENHORA DA ESCADA. ARQUEOLOGIA URBANA EM BARUERI Rev. do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, 13: 331-335, 2003. A RECUPERAÇÃO DA CAPELA DE NOSSA SENHORA DA ESCADA. ARQUEOLOGIA URBANA EM BARUERI Maria Cristina Mineiro Scatamacchia (Coord.)* 1

Leia mais

Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. Inventário de Identificação dos Reservatórios da CEDAE. Secretaria de Estado de Cultura - RJ

Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. Inventário de Identificação dos Reservatórios da CEDAE. Secretaria de Estado de Cultura - RJ Instituto Estadual do Patrimônio Cultural Secretaria de Estado de Cultura - RJ Inventário de Identificação dos Reservatórios da CEDAE Denominação: Reservatório do Morro do Inglês. Localização: Ladeira

Leia mais

DOSSIÊ DE TOMBAMENTO DA IGREJA DE NOSSA SENHORA DA SAÚDE DO DISTRITO DE MOCAMBINHO DO MUNICÍPIO DE PORTEIRINHA/MG

DOSSIÊ DE TOMBAMENTO DA IGREJA DE NOSSA SENHORA DA SAÚDE DO DISTRITO DE MOCAMBINHO DO MUNICÍPIO DE PORTEIRINHA/MG DOSSIÊ DE TOMBAMENTO DA IGREJA DE NOSSA SENHORA DA SAÚDE DO DISTRITO DE MOCAMBINHO DO MUNICÍPIO DE PORTEIRINHA/MG Porteirinha Minas Gerais Março de 2005 INTRODUÇÃO Este dossiê contém um conjunto de informações

Leia mais

situação e ambiência códice AI - F04 - BM denominação Fazenda do Sobrado localização Rodovia Presidente Dutra, 262 município Barra Mansa

situação e ambiência códice AI - F04 - BM denominação Fazenda do Sobrado localização Rodovia Presidente Dutra, 262 município Barra Mansa Parceria: denominação Fazenda do Sobrado códice AI - F04 - BM localização Rodovia Presidente Dutra, 262 município Barra Mansa época de construção século XIX estado de conservação detalhamento no corpo

Leia mais

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO PROGRAMA DE DISCIPLINA

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO PROGRAMA DE DISCIPLINA CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: TÉCNICAS RETROSPECTIVAS CÓDIGO: TAU079 CLASSIFICAÇÃO: Obrigatória PRÉ-REQUISITO: CARGA HORÁRIA: TEÓRICA: 45 horas PROFESSOR: Marco Antônio

Leia mais

situação e ambiência denominação Fazenda da Serrinha códice AIV F11 - PS localização Estrada da Água Limpa, s/nº município Paraíba do Sul

situação e ambiência denominação Fazenda da Serrinha códice AIV F11 - PS localização Estrada da Água Limpa, s/nº município Paraíba do Sul Parceria: denominação Fazenda da Serrinha códice AIV F11 - PS localização Estrada da Água Limpa, s/nº município Paraíba do Sul época de construção séc. XVIII detalhamento do estado de conservação no corpo

Leia mais

situação e ambiência códice AI - F03 - VR denominação Fazenda Santa Thereza localização Estrada Volta Redonda-Amparo (RJ-153), Km 8

situação e ambiência códice AI - F03 - VR denominação Fazenda Santa Thereza localização Estrada Volta Redonda-Amparo (RJ-153), Km 8 Parceria: denominação Fazenda Santa Thereza códice AI - F03 - VR localização Estrada Volta Redonda-Amparo (RJ-153), Km 8 município Volta Redonda época de construção século XIX estado de conservação detalhamento

Leia mais

Vista Geral de Tiradentes/MG.

Vista Geral de Tiradentes/MG. Vista Geral de Ladeira do Chafariz. Rua Padre Toledo e Matriz, Tiradentes/ MG. Beco da Rua Direita para Rua Jogo de Bola. Rua da Câmara, Largo do Ó, Passinho do Largo do Ó. Passo ao lado do Fórum. Trilha

Leia mais

REABILITAÇÃO DA COBERTURA DE EDIFÍCIO NO RIO DE JANEIRO - SUBSTITUIÇÃO DE TELHADO DANIFICADO POR SISTEMA DE IMPERMEABILIZAÇÃO

REABILITAÇÃO DA COBERTURA DE EDIFÍCIO NO RIO DE JANEIRO - SUBSTITUIÇÃO DE TELHADO DANIFICADO POR SISTEMA DE IMPERMEABILIZAÇÃO REABILITAÇÃO DA COBERTURA DE EDIFÍCIO NO RIO DE JANEIRO - SUBSTITUIÇÃO DE TELHADO DANIFICADO POR SISTEMA DE IMPERMEABILIZAÇÃO 1) Jordy, J. C. / 2) Mendes, L. C. 1) Universidade Federal Fluminense (UFF),

Leia mais

AM - Com abandono de prédios, história da 'Manaus antiga' segue em ruínas

AM - Com abandono de prédios, história da 'Manaus antiga' segue em ruínas AM - Com abandono de prédios, história da 'Manaus antiga' segue em ruínas Casarões, hotéis e antigas sedes de órgãos públicos estão degradados. Impasse entre Município, Estado e Governo Federal é um dos

Leia mais

O Barroco no Brasil. Capitulo 11

O Barroco no Brasil. Capitulo 11 O Barroco no Brasil Capitulo 11 O Barroco no Brasil se desenvolveu do século XVIII ao início do século XIX, época em que na Europa esse estilo já havia sido abandonado. Um só Brasil, vários Barrocos O

Leia mais

Aldeia de Banrezes Levantamento do Existente 1 / USO 1.1. original 1.2. actual 2. TIPOLOGIA

Aldeia de Banrezes Levantamento do Existente 1 / USO 1.1. original 1.2. actual 2. TIPOLOGIA Aldeia de Banrezes Levantamento do Existente 1 / 6 Edificação 1 N Vias Caminhos de terra batida Curso de Água Planta de Localização Escala 1:5000 1. USO 1.1. original habitação 1.2. actual armazém 2. TIPOLOGIA

Leia mais

situação e ambiência códice AI - F02 Res denominação Fazenda Palmital localização Estrada Rio- Caxambú, Km 11 Engenheiro Passos município Resende

situação e ambiência códice AI - F02 Res denominação Fazenda Palmital localização Estrada Rio- Caxambú, Km 11 Engenheiro Passos município Resende Parceria: denominação Fazenda Palmital códice AI - F02 Res localização Estrada Rio- Caxambú, Km 11 Engenheiro Passos município Resende época de construção século XIX estado de conservação detalhamento

Leia mais

DESENHO TÉCNICO CORTES

DESENHO TÉCNICO CORTES DESENHO TÉCNICO Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil Prof. Philipe do Prado Santos PROJETOS ARQUITETÔNICOS Os desenhos básicos que compõem

Leia mais

Centro de Artes, Esportes e Cultura Integradas do Cruzeiro Esporte Clube. Um projeto de cultura e esportes para Honório Bicalho Projeto de captação

Centro de Artes, Esportes e Cultura Integradas do Cruzeiro Esporte Clube. Um projeto de cultura e esportes para Honório Bicalho Projeto de captação Centro de Artes, Esportes e Cultura Integradas do Cruzeiro Esporte Clube. Um projeto de cultura e esportes para Honório Bicalho Projeto de captação de patrocinadores Apresentação O Projeto Dia de Música

Leia mais

Vista Geral da cidade de Mariana/MG (1720) com Igreja N. S. do Carmo e Ordem Terceira de São Francisco.

Vista Geral da cidade de Mariana/MG (1720) com Igreja N. S. do Carmo e Ordem Terceira de São Francisco. Vista Geral da cidade de Mariana/MG (1720) com Igreja N. S. do Carmo e Ordem Terceira de São Francisco. Casa de Câmara e Cadeia (1782), Alferes José Pereira Arouca (construtor). Pintura de D. Maria I.

Leia mais

Lista de Exercícios: Geometria Plana. Um triângulo isósceles tem base medindo 8 cm e lados iguais com medidas de 5 cm. A área deste triângulo é:

Lista de Exercícios: Geometria Plana. Um triângulo isósceles tem base medindo 8 cm e lados iguais com medidas de 5 cm. A área deste triângulo é: Lista de Exercícios: Geometria Plana Questão 1 Um triângulo isósceles tem base medindo 8 cm e lados iguais com medidas de 5 cm. A área deste triângulo é: A( ) 20 cm 2. B( ) 10 cm 2. C( ) 24 cm 2. D( )

Leia mais

D.O Ano XVII. N º 09 Rio de Janeiro Quinta-feira, 27 de março de O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais e,

D.O Ano XVII. N º 09 Rio de Janeiro Quinta-feira, 27 de março de O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais e, D.O Ano XVII. N º 09 Rio de Janeiro Quinta-feira, 27 de março de 2003. Decreto N.º 20939 de 24 de Dezembro de 2001.* CRIA A ÁREA DE PROTEÇÃO DO AMBIENTE CULTURAL DO BAIRRO DO JARDIM BOTÃNICO VI R. A, DETERMINA

Leia mais

situação e ambiência códice AI - F07 - BM denominação Fazenda Conceição das Palmeiras localização Estrada Fazenda Campo Alegre Rialto

situação e ambiência códice AI - F07 - BM denominação Fazenda Conceição das Palmeiras localização Estrada Fazenda Campo Alegre Rialto Parceria: denominação Fazenda Conceição das Palmeiras códice AI - F07 - BM localização Estrada Fazenda Campo Alegre Rialto município Barra Mansa época de construção século XIX estado de conservação detalhamento

Leia mais

TÉCNICO TÊXTIL EM MALHARIA E CONFECÇÃO PLANTA BAIXA. Prof. Fábio Evangelista Santana, MSc. Eng. fsantana@cefetsc.edu.br 3526-0833 8407-9946 1

TÉCNICO TÊXTIL EM MALHARIA E CONFECÇÃO PLANTA BAIXA. Prof. Fábio Evangelista Santana, MSc. Eng. fsantana@cefetsc.edu.br 3526-0833 8407-9946 1 TÉCNICO TÊXTIL EM MALHARIA E CONFECÇÃO PLANTA BAIXA Prof. Fábio Evangelista Santana, MSc. Eng. fsantana@cefetsc.edu.br 3526-0833 8407-9946 1 Aula 1 Componentes de uma PBA Apresentação da turma Introdução

Leia mais

Uberlândia (MG) - Tombada, Estação Sobradinho está caindo ao pedaços

Uberlândia (MG) - Tombada, Estação Sobradinho está caindo ao pedaços Uberlândia (MG) - Tombada, Estação Sobradinho está caindo ao pedaços Apesar da pompa dos dizeres Patrimônio Histórico Cultural, prédio parece, na verdade, um imóvel abandonado ao tempo. (Foto: Celso Ribeiro)

Leia mais

Viseu: cidade museu, cidade jardim

Viseu: cidade museu, cidade jardim I. E. S. VALVERDE DE LUCERNA PEDDY-PAPER Viseu: cidade museu, cidade jardim Bem-vindos a Viseu, a capital do distrito português com o mesmo nome. Tu e todos os membros do teu grupo vão conhecer o centro

Leia mais

QUADRO 1 GLOSSÁRIO. ATERRO: Colocação de terra ou entulho para nivelar uma superfície irregular.

QUADRO 1 GLOSSÁRIO. ATERRO: Colocação de terra ou entulho para nivelar uma superfície irregular. QUADRO 1 GLOSSÁRIO ABRIGO: Área coberta, porém sem fechamentos laterais, o que proporciona proteção contra ações do tempo, porém com livre ventilação; ACABAMENTO: Arremate final da obra, podendo utilizar

Leia mais

A peleja entre o moderno e o antigo na preservação brasileira

A peleja entre o moderno e o antigo na preservação brasileira A peleja entre o moderno e o antigo na preservação brasileira Autora discorre sobre as linhas da preservação mundial, enfatizando a contribuição do nosso movimento moderno. Intervenções na paisagem e conservação

Leia mais

13. Proteção Legal Existente: não tem 14. Proteção Legal Proposta: Tombamento

13. Proteção Legal Existente: não tem 14. Proteção Legal Proposta: Tombamento Página 81 de 112 basculante, com vedações em vidro. A decoração externa é composta de pequenas colunas torsas e frontões arqueados coroados com telhas tipo capa e canal e cimalha. 13. Proteção Legal Existente:

Leia mais

Igrejinha no Centro de Itajaí (SC) passa por primeira restauração

Igrejinha no Centro de Itajaí (SC) passa por primeira restauração Igrejinha no Centro de Itajaí (SC) passa por primeira restauração Investimento ultrapassa R$ 2,7 milhões e prazo de conclusão é de dois anos. Foto: Lucas Correia / Agencia RBS Antes mesmo de Itajaí se

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do livro

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do livro COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do livro LIÇÕES DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA/ 4º ano Semana de 10 a 14 de março 4º ano A, B e C quinta-feira Leia: BIOGRAFIA Biografia é o relato sobre a vida de uma pessoa

Leia mais

Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. Inventário de Identificação dos Reservatórios da CEDAE. Secretaria de Estado de Cultura - RJ

Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. Inventário de Identificação dos Reservatórios da CEDAE. Secretaria de Estado de Cultura - RJ Instituto Estadual do Patrimônio Cultural Secretaria de Estado de Cultura - RJ Inventário de Identificação dos Reservatórios da CEDAE Denominação: Represa do Camorim Localização: Parque Estadual da Pedra

Leia mais

LOCAÇÃO DE SERVIÇOS. SERVIÇOS PRELIMINARES Remoção de pintura - Caixa d água Remoção de pintura látex. Página 1 de 6

LOCAÇÃO DE SERVIÇOS. SERVIÇOS PRELIMINARES Remoção de pintura - Caixa d água Remoção de pintura látex. Página 1 de 6 ANEXO IV LOCAÇÃO DE SERVIÇOS SERVIÇOS PRELIMINARES Remoção de pintura - Caixa d água Remoção de pintura látex - toda área interna - área externa fundos lado externo e interno todo, todos rodapés externos.

Leia mais

situação e ambiência códice AI - F01 - VR denominação Fazenda Três Poços localização Rua Paulo Erlei Alves Abrantes município Volta Redonda

situação e ambiência códice AI - F01 - VR denominação Fazenda Três Poços localização Rua Paulo Erlei Alves Abrantes município Volta Redonda Parceria: denominação Fazenda Três Poços códice AI - F01 - VR localização Rua Paulo Erlei Alves Abrantes município Volta Redonda fonte: IBGE - Nossa Senhora do Amparo época de construção século XIX estado

Leia mais

PROPOSTA DE RESTAURAÇÃO PARA A IGREJA DE SANTO ANTÔNIO EM BELÉM/PA. Aluna: Stephanie Mendes Orientadora: Profa. Dra. Thais Sanjad

PROPOSTA DE RESTAURAÇÃO PARA A IGREJA DE SANTO ANTÔNIO EM BELÉM/PA. Aluna: Stephanie Mendes Orientadora: Profa. Dra. Thais Sanjad PROPOSTA DE RESTAURAÇÃO PARA A IGREJA DE SANTO ANTÔNIO EM BELÉM/PA Aluna: Stephanie Mendes Orientadora: Profa. Dra. Thais Sanjad Século XVIII Brasil disseminação da a arquitetura Barroca Construções Religiosas

Leia mais

Parque do Engenho Central e Mirante 2002

Parque do Engenho Central e Mirante 2002 Anexo 1.34 Parque do Engenho Central e Mirante 2002 1. EDIFÍCIO HISTÓRICO Endereço: Rua Maurice Allain, 454, Vila Rezende, Piracicaba SP, Brasil. Autoria: desconhecida. Data do Projeto: final da década

Leia mais

VMSIMULADOS. ASSISTENTE DE MATERNAL SME/BARUERI E-mail: contato@vmsimulados.com.br Site: www.vmsimulados.com.br 1

VMSIMULADOS. ASSISTENTE DE MATERNAL SME/BARUERI E-mail: contato@vmsimulados.com.br Site: www.vmsimulados.com.br 1 ASSISTENTE DE MATERNAL SME/BARUERI E-mail: contato@vmsimulados.com.br Site: www.vmsimulados.com.br 1 ASSISTENTE DE MATERNAL SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BARUERI LÍNGUA PORTUGUESA Leia o poema abaixo

Leia mais

RIF. Ensaio Fotográfico

RIF. Ensaio Fotográfico RIF Ensaio Fotográfico RIF Ensaio Fotográfico Ouro Preto: arquitetura e religiosidade 1 Carlos Alberto de Souza 2 Neste registro fotográfico, procura-se retratar a arquitetura e religiosidade de Ouro Preto,

Leia mais

situação e ambiência códice AII - F01 - PF denominação Fazenda Todos os Santos localização Estrada Sacra Família do Tíngua, nº.

situação e ambiência códice AII - F01 - PF denominação Fazenda Todos os Santos localização Estrada Sacra Família do Tíngua, nº. Parceria: denominação Fazenda Todos os Santos códice AII - F01 - PF localização Estrada Sacra Família do Tíngua, nº. 300 Graminha município Engenheiro Paulo de Frontin época de construção século XIX estado

Leia mais

códice AII - F03 - Vas denominação Fazenda Forquilha localização RJ-127, km 5 (Estrada Mendes-Vassouras) ou Estrada da Forquilha, s/nº.

códice AII - F03 - Vas denominação Fazenda Forquilha localização RJ-127, km 5 (Estrada Mendes-Vassouras) ou Estrada da Forquilha, s/nº. Parceria: denominação Fazenda Forquilha códice AII - F03 - Vas localização RJ-127, km 5 (Estrada Mendes-Vassouras) ou Estrada da Forquilha, s/nº. 4º distrito município Vassouras época de construção fins

Leia mais

29/04/2014. Professor

29/04/2014. Professor UniSALESIANO Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium Curso de Engenharia Civil Disciplina: Introdução a Engenharia Civil Elementos de Vedações Área de Construção Civil Prof. Dr. André Luís Gamino

Leia mais

situação e ambiência códice AII - F04 - Vass denominação Fazenda Cachoeira do Mato Dentro localização Rodovia BR-393, Km 173 município Vassouras

situação e ambiência códice AII - F04 - Vass denominação Fazenda Cachoeira do Mato Dentro localização Rodovia BR-393, Km 173 município Vassouras Parceria: denominação Fazenda Cachoeira do Mato Dentro códice AII - F04 - Vass localização Rodovia BR-393, Km 173 município Vassouras época de construção século XIX estado de conservação detalhamento no

Leia mais

Fortaleza/CE - A cidade e a memória

Fortaleza/CE - A cidade e a memória Fortaleza/CE - A cidade e a memória Em todo o quarteirão da Igreja de São Pedro, na Beira Mar, tombada pelo Município, só é permitido construir prédios novos de até quatro andares, mas um projeto de uma

Leia mais

Escritório - Escola Itinerante do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFJF:

Escritório - Escola Itinerante do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFJF: Prefeitura de Juiz de Fora Subsecretaria de Planejamento do Território - SSPLAT Sra. Cristiane Nasser Juiz de Fora, 19 de setembro de 2014 Prezada Sra. Cristiane Nasser, Tendo em vista o acordo de cooperação

Leia mais

UMA CAMINHADA DE PERSISTÊNCIA

UMA CAMINHADA DE PERSISTÊNCIA UMA CAMINHADA DE PERSISTÊNCIA A ORIGEM Tudo começou em 1969 com um grupo de jovens. O sítio arqueológico do Monte de São Martinho foi o ponto de partida para as andanças nos arredores de Castelo Branco,

Leia mais

GEODIVERSIDADE NO PATRIMÔNIO CULTURAL CONSTRUÍDO DO ESTADO DO PARANÁ. Antonio Liccardo Universidade Estadual de Ponta Grossa

GEODIVERSIDADE NO PATRIMÔNIO CULTURAL CONSTRUÍDO DO ESTADO DO PARANÁ. Antonio Liccardo Universidade Estadual de Ponta Grossa GEODIVERSIDADE NO PATRIMÔNIO CULTURAL CONSTRUÍDO DO ESTADO DO PARANÁ Antonio Liccardo Universidade Estadual de Ponta Grossa O patrimônio cultural perpassa várias definições e qualificações, quanto a uso

Leia mais

RESOLUÇÃO 03 / CONPRESP / 2012

RESOLUÇÃO 03 / CONPRESP / 2012 RESOLUÇÃO 03 / CONPRESP / 2012 O Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo - CONPRESP, no uso de suas atribuições legais e nos termos da Lei nº 10.032, de 27 de dezembro de 1985, e alterações posteriores,

Leia mais

Ituiutaba MG. Córrego da Piriquita AMVAP 2003. Estrada Municipal 030. Lázaro Silva. O Proprietário. Córrego

Ituiutaba MG. Córrego da Piriquita AMVAP 2003. Estrada Municipal 030. Lázaro Silva. O Proprietário. Córrego SÍTIO NATURAL 01. Município Ituiutaba MG 02. Distrito Sede 03. Designação Córrego da Piriquita 03.1. Motivação do Inventário 04. Localização Coordenadas Geográficas S 19 00 892 WO 49 23 784 05. Carta Topográfica

Leia mais

Como chegar Gestão Curiosidades Estatísticas Festas Populares

Como chegar Gestão Curiosidades Estatísticas Festas Populares Como chegar Gestão Curiosidades Estatísticas Festas Populares Geografia História Tradição Util Pública Centro urbano Além da oferta municipal, com clima agradável, incontáveis rios, cachoeiras e vilas

Leia mais

situação e ambiência códice AII - F06 - Vass denominação Fazenda São Luiz da Boa Sorte localização Km 85 da Rodovia Lúcio Meira (BR 393)

situação e ambiência códice AII - F06 - Vass denominação Fazenda São Luiz da Boa Sorte localização Km 85 da Rodovia Lúcio Meira (BR 393) Parceria: denominação Fazenda São Luiz da Boa Sorte códice AII - F06 - Vass localização Km 85 da Rodovia Lúcio Meira (BR 393) município Barra do Piraí época de construção século XIX estado de conservação

Leia mais

Palácios, Fortificações, Casas, Conjuntos urbanos, Pontes, Estações Ferroviárias, etc.

Palácios, Fortificações, Casas, Conjuntos urbanos, Pontes, Estações Ferroviárias, etc. PATRIMÔNIO EDIFICADO Patrimônio Histórico Edificado são todos os bens herdados d de gerações passadas, cujos valores advêm da importância histórica. São construções em pedra e cal e outras técnicas construtivas

Leia mais

Arte no Brasil Colonial. Arquitetura e urbanismo. 8º ano

Arte no Brasil Colonial. Arquitetura e urbanismo. 8º ano Arte no Brasil Colonial Arquitetura e urbanismo 8º ano - 2013 A arte no Brasil colonial (1500 a 1808) foi marcada pela forte influência européia. O principal estilo que surge neste período é o BARROCO,

Leia mais

Contrata Consultor na modalidade Produto

Contrata Consultor na modalidade Produto Contrata Consultor na modalidade Produto PROJETO 914BRZ4011 EDITAL Nº 008/2010 1. Perfil: Iphan Central 47 3. Qualificação educacional: Profissional de nível superior na área de humanas 4. Experiência

Leia mais

PROJETO MÚSICA NO CRUZEIRO

PROJETO MÚSICA NO CRUZEIRO PROJETO MÚSICA NO CRUZEIRO Centro de Artes, Esportes e Cultura Integradas do Cruzeiro Esporte Clube Um projeto de cultura e esportes para Honório Bicalho Projeto de captação de patrocinadores O Projeto

Leia mais

A Arquitetura. As matrizes fazem parte da primeira fase da arquitetura mineira, com construções de adobe

A Arquitetura. As matrizes fazem parte da primeira fase da arquitetura mineira, com construções de adobe A Arquitetura Primeira fase Segunda fase Terceira fase Bibliografia Igreja de São Francisco em Ouro Preto Igreja de São Francisco em São João Del Rey Igreja Nossa Senhora do Carmo em Sabará O surto construtivo

Leia mais

NOVO CÓDIGO CIVIL LEI NO 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002

NOVO CÓDIGO CIVIL LEI NO 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 NOVO CÓDIGO CIVIL LEI NO 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Augusto Polese Paulo Hajime Arimori Priscila Negrão Taís Jeane Ortolan CADASTRO TERRITORIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ ENGENHARIA CARTOGRÁFICA

Leia mais