PLENÁRIA CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA MAGISTRADOS DIREITO CIVIL E DIREITO DO CONSUMIDOR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PLENÁRIA CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA MAGISTRADOS DIREITO CIVIL E DIREITO DO CONSUMIDOR"

Transcrição

1 PLENÁRIA CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA MAGISTRADOS DIREITO CIVIL E DIREITO DO CONSUMIDOR A) RESPONSABILIDADE CIVIL DO PROFISSIONAL LIBERAL 1) EMENTA: Aplica-se o artigo 14, caput, do CDC ao hospital e às clínicas médicas quanto aos defeitos na prestação dos serviços típicos, tais como fornecimento de recursos materiais e humanos auxiliares. (Aprovado por unanimidade). Caso de médico com vínculo de emprego ou de preposição com hospital: solidariedade entre hospital e médico. Comprovada a culpa do médico, surge o dever de indenizar do hospital, nos termos do artigo 932, inciso III, do Código Civil. A obrigação de meio do médico não muda com o reconhecimento da solidariedade do hospital. (Aprovada por unanimidade). 2) EMENTA: Responsabilidade civil do hospital. Objetiva. A inversão do ônus da prova prevista no artigo 6º, inciso VIII, do CDC é regra de instrução e poderá incidir sobre a prova do nexo causal. (Aprovada por unanimidade). 3) EMENTA: O consentimento informado, cujo ônus da prova compete ao profissional liberal, não exige forma escrita, admitindo qualquer meio de prova. Deverá atender aos princípios da transparência, da boa-fé objetiva, da confiança e ao dever de informação clara e eficiente. (Aprovada por unanimidade).

2 B) AÇÕES DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE NAS DEMANDAS DE INVASÃO COLETIVA ENUNCIADO 1 É POSSÍVEL O RECEBIMENTO DA INICIAL, INDEPENDENTEMENTE DA IDENTIFICAÇÃO DOS INVASORES, RECOMENDANDO-SE A SINALIZAÇÃO NO LOCAL COMO ÁREA LITIGIOSA. ENUNCIADO 2 A CITAÇÃO POR EDITAL, NAS DEMANDAS REINTEGRATÓRIAS, POR INVASÃO COLETIVA, SERÁ REALIZADA NA IMPOSSIBILIDADE DE IDENTIFICAÇÃO DOS OCUPANTES. Votação Plenária: Aprovada por maioria. ENUNCIADO 3 A LIMINAR DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE POR INVASÃO COLETIVA SERÁ EXECUTADA, COM AS CAUTELAS QUE O CASO EXIGIR, TAIS COMO, REQUISIÇÃO DE FORÇA PÚBLICA, SOLICITAÇÃO DE ACOMPANHAMENTO DOS ÓRGÃOS COMPETENTES DO PODER PÚBLICO, BEM COMO DO CONSELHO TUTELAR, DA DEFENSORIA PÚBLICA E DO MINISTÉRIO PÚBLICO.

3 ENUNCIADO 4 OS EFEITOS DA SENTENÇA TRANSITADA EM JULGADO ESTENDEM-SE A TODOS OS OCUPANTES DA ÁREA INVADIDA, INDEPENDENTEMENTE DA DATA DO INGRESSO. ENUNCIADO 5 É RECOMENDÁVEL, A QUALQUER TEMPO, A BUSCA DE SOLUÇÃO EXTERNA AO ÂMBITO DO PROCESSO POSSESSÓRIO, COM A PARTICIPAÇÃO, EM EVENTUAL NEGOCIAÇÃO, DE AGENTES PÚBLICOS. Votação Plenária: Aprovado por unanimidade.

4 C) BANCO DE DADOS QUESTIONAMENTO PARA ESTUDO DO CASO SOBRE CADASTRO POSITIVO 1. O julgado do STJ, ao reconhecer, em caráter genérico, a licitude de manutenção dos bancos e de registro de informações pessoais, independentemente de intimação ou comunicação prévia acerca da inclusão, contrariou o disposto no art. 4 º da Lei nº /11 ao dispor que a abertura de cadastro requer autorização prévia do potencial cadastrado mediante consentimento informado por meio de assinatura em instrumento específico ou cláusula apartada? Concordamos com o posicionamento do STJ (Resp /RS), pois não constitui um cadastro ou Banco de Dados, mas um método de avaliação do risco de crédito. O consumidor tem o direito de saber quais os dados foram considerados para a elaboração desses dados, ou seja, os critérios utilizados, a fonte de informação. 2. Em quais hipóteses ou em que circunstâncias a ilicitude no cadastramento do consumidor passa a existir? Várias são as circunstâncias que podem ocorrer a ilicitude no cadastramento do consumidor, por exemplo quando houver registro indevido, embasado em informação inverídica, falta de comunicação prévia nos casos de cadastro positivo ou negativo, quando não atentar a limitação temporal, quando não atender qualquer um dos pressupostos previstos no art. 43 do CDC. Quando houver violação da privacidade do consumidor consultado. No caso do credit scoring só haverá ilicitude se a nota atribuída ao risco de crédito decorrer da consideração de informações excessivas ou sensíveis, violando a honra e privacidade do consumidor. 3. O desrespeito ao regime legal do sistema credit scoring pode revelar um abuso no exercício desse direito nos casos em que o crédito foi concedido?

5 Não sendo utilizado os pressupostos previstos no art. 43 do CDC e o que está previsto na Lei /2011 na concessão, poderá revelar um abuso no exercício desse direito. 4. A ilicitude do ato de cadastramento realizado fica demonstrada, unicamente, pelo fato de haver pedido na inicial de fornecimento de informações sobre a metodologia do cadastro (critérios, variáveis, quantidade e qualidade das informações colhidas). Não, trata-se de um direito do cadastrado de saber sobre a metodologia, não implicando necessariamente em ilicitude, em sendo atendidos os ditames legais para o cadastro. 5. Havendo pedido expresso de exibição ou demonstração de critérios e variáveis utilizadas para o método de análise de risco, tratando-se de demanda de consumo, a não demonstração dos mesmos sem justificativa plausível, impõe o reconhecimento de uma ilicitude em relação ao procedimento, decorrendo como consequência a procedência do pedido exibitório? Sim. Por isso procede o pedido de exibição, respeitado o sigilo empresarial. 6. É necessária a comprovação, pelo consumidor, de prévio pedido administrativo? Não havendo prova suficiente de que tenha o fornecedor/consulente colocado à disposição da parte consumidora, ferramenta suficiente de controle da informação existente quanto a sua pessoa, resta inviabilizada a possibilidade de reconhecer-se ausência de interesse de agir? Sim. Sim. É necessário o prévio pedido administrativo e o fornecedor deve comprovar de que disponibilizou a ferramenta apta. 7. O simples armazenamento de informações, sem publicização ampla e sem demonstração de geração de um dano específico ou de recusa de crédito é capaz de gerar o reconhecimento de uma violação de direito de personalidade com reconhecimento de um dever de indenização por dano moral?

6 Não, nos termos da decisão STJ, com repercussão geral. Conclusões: Pela adoção integral do entendimento do Voto do Min. Paulo de Tarso Sanseverino, no Resp /RS, com acréscimo de enunciado quanto às pretensões exibitórias, a que se referem as respostas das questões 5 e 6, nos seguintes termos: É necessário prévio requerimento administrativo das informações armazenadas e consideradas nos sistema de pontuação para concessão de crédito, em prazo razoável, para caracterizar o interesse de agir na pretensão exibitória. Votação Plenária: Aprovado por unanimidade.

7 D) O SERVIÇO NÃO CONTRATADO NA ÁREA DA TELEFONIA PROPOSIÇÕES: 1 A Ação Civil Pública é alternativa para a contenção das demandas de massa e forma de gestão judiciária. (Votação unânime) Votação Plenária: Aprovada por unanimidade 2 No caso da ação civil pública objeto da Apelação Civil nº não cabe a suspensão das ações individuais. (Votação por ampla maioria) Votação Plenária: Aprovada por maioria 3 A prescrição é trienal para a repetição de indébito e danos morais, no caso de serviços não contratados, com fundamento no art. 206, º 3º, incs. IV e V, do Código Civil. (votação por maioria) Votação Plenária: Aprovada por ampla maioria. 4 A devolução dos valores pagos a título de serviços não contratados se dá em dobro, na forma do art. 42, par. único, do CDC. (votação por ampla maioria)

8 5 Cabível a devolução em dobro dos valores pagos pelos serviços não contratados, a serem apurados mediante cálculo aritmético, observado o prazo prescricional. (votação por ampla maioria) 6 A cobrança por serviços não contratados, por si só, não enseja danos morais. (votação unânime) Votação Plenária: Aprovada por ampla maioria. 7 É cabível a fixação de astreintes, incidindo o valor da multa por fatura lançada contendo o serviço não contratado objeto da decisão judicial antecipatória, observada a adequação e suficiência ao caso concreto. A multa é exigível após confirmação na sentença, possibilitada a execução provisória. (votação unânime) Votação Plenária: Aprovada por ampla maioria. 8 O momento adequado para a inversão do ônus da prova até o início da instrução, quando da fixação dos pontos controvertidos. (votação unânime)

9 9 A ineficiência das agências reguladoras contribui para o ajuizamento das ações individuais. (votação unânime)

PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO...

PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO... Sumário PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO... 17 1. JURISDIÇÃO... 17 1.1. Conceito de jurisdição... 17 1.2. Princípios da jurisdição... 17 1.3. Espécies de Jurisdição... 19 1.4. Competência... 21

Leia mais

PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO...

PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO... Sumário PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO... 19 1. JURISDIÇÃO... 19 1.1. Conceito de jurisdição... 19 1.2. Princípios da jurisdição... 19 1.2.1. Investidura... 19 1.2.2. Indelegabilidade... 20 1.2.3.

Leia mais

PETIÇÃO INICIAL NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

PETIÇÃO INICIAL NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR AULA 6 PETIÇÃO INICIAL NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Case jurídico: inscrição indevida no nome do consumidor nos cadastros de restrição de crédito 1 Prática Forense no Direito do Consumidor Petição

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 19 PARTE 2

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 19 PARTE 2 AULA 19 PARTE 2 Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo I - Introdução ao Código de Defesa do Consumidor: Inversão do ônus da prova nas relações de consumo 1 Defesa do Réu (Fornecedor)

Leia mais

ACÓRDÃO , da Comarca de São Paulo, em que é. apelante OLGA MARIA VIEIRA CARDENAS MARIN, são apelados

ACÓRDÃO , da Comarca de São Paulo, em que é. apelante OLGA MARIA VIEIRA CARDENAS MARIN, são apelados Registro: 2014.0000441744 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 1063218-25.2013.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante OLGA MARIA VIEIRA CARDENAS MARIN, são apelados

Leia mais

RELAÇÃO DE CONSUMO. objeto. consumidor. fornecedor INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA NO CDC

RELAÇÃO DE CONSUMO. objeto. consumidor. fornecedor INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA NO CDC RELAÇÃO DE CONSUMO objeto qualquer bem móvel, imóvel, material, imaterial, serviços, serviços públicos art. 2º, CDC art. 2º, PÚ, art. 17 e art. 29, CDC (equiparados) Serviços públicos Uti singuli - Aplica-se

Leia mais

TEMA 11: DIREITO DOS CONTRATOS: CONTRATOS EM ESPÉCIE

TEMA 11: DIREITO DOS CONTRATOS: CONTRATOS EM ESPÉCIE TEMA 11: DIREITO DOS CONTRATOS: CONTRATOS EM ESPÉCIE EMENTÁRIO DE TEMAS: Contratos em Espécie: Compra e Venda. LEITURA OBRIGATÓRIA CHAVES, Cristiano. Contratos. Cristiano Chaves e Nelson Rosenvald. 3ª

Leia mais

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais Danilo Doneda XXXVIII Congresso Internacional da Propriedade Intelectual da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual ABPI agosto 2018 Lei Geral de Proteção

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Módulo 01 DIREITO CIVIL I: Parte geral e obrigações 01 Introdução ao direito civil; princípios. 02 Pessoas; direitos da personalidade. 03 Bens; penhora dos bens de família. 04 Negócio jurídico; defeitos

Leia mais

RESCISÃO CONTRATUAL DO PLANO DE SAÚDE POR INADIMPLÊNCIA

RESCISÃO CONTRATUAL DO PLANO DE SAÚDE POR INADIMPLÊNCIA AULA 63 RESCISÃO CONTRATUAL DO PLANO DE SAÚDE POR INADIMPLÊNCIA Artigo 13, parágrafo único, inciso II, da Lei n. 9.656/98 Os contratos de produtos de que tratam o inciso I e o 1 o do art. 1 o desta Lei

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO CUMULADA COM OBRIGAÇÃO DE FAZER

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO CUMULADA COM OBRIGAÇÃO DE FAZER AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO CUMULADA COM OBRIGAÇÃO DE FAZER Sessão da Tarde com o Prof. Joseval Martins Viana 1 2 Foro Competente - Artigo 101, inciso I, do Código de Defesa do Consumidor

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Execução Fiscal e Processo Tributário. Ação Anulatória Parte 2. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Execução Fiscal e Processo Tributário. Ação Anulatória Parte 2. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Execução Fiscal e Processo Tributário Parte 2 Competência Ação anulatória e a ação de embargos A ação anulatória, para o STJ, poderá ser utilizada antes, durante a execução fiscal e

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PRÁTICAS ABUSIVAS - ARTIGO 39 DO CDC

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PRÁTICAS ABUSIVAS - ARTIGO 39 DO CDC PRÁTICAS ABUSIVAS - ARTIGO 39 DO CDC Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo: Introdução ao Direito do Consumidor - Aula n. 26 1 Conceito de prática abusiva A prática abusiva caracteriza-se

Leia mais

XXI Encontro Institucional de Magistrados do TRT 14 Região. Porto Velho, 24 de junho de 2016.

XXI Encontro Institucional de Magistrados do TRT 14 Região. Porto Velho, 24 de junho de 2016. XXI Encontro Institucional de Magistrados do TRT 14 Região. Porto Velho, 24 de junho de 2016. Enunciado 01 NATUREZA JURÍDICA DA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 39/2016 DO TST. A instrução normativa consiste em

Leia mais

Conceito. obrigação tanto crédito como débito

Conceito. obrigação tanto crédito como débito OBRIGAÇÕES Conceito Obrigação é o vínculo jurídico que confere ao credor (sujeito ativo) o direito de exigir do devedor (sujeito passivo) o cumprimento de determinada prestação. (CRG) obrigação tanto crédito

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR Parte IX Prof. Francisco Saint Clair Neto CLÁUSULAS QUE OBRIGUEM O CONSUMIDOR A RESSARCIR OS CUSTOS DE COBRANÇA DE SUA OBRIGAÇÃO, SEM QUE IGUAL DIREITO LHE SEJA CONFERIDO CONTRA O

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA A RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA A RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA A RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA O CONTRATO DE SERVIÇOS MÉDICOS E HOSPITALARES ART. 14, CAPUT, DO CDC O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa,

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 Introdução ao direito do consumidor Capítulo 2 Relação jurídica de consumo... 25

SUMÁRIO. Capítulo 1 Introdução ao direito do consumidor Capítulo 2 Relação jurídica de consumo... 25 SUMÁRIO Capítulo 1 Introdução ao direito do consumidor... 19 1. Noções iniciais... 19 2. Defesa do consumidor e a constituição federal... 19 3. Peculiaridades das normas de proteção ao consumidor... 20

Leia mais

RECURSO INOMINADO: º JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA COMARCA DE LONDRINA. RECORRENTE: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

RECURSO INOMINADO: º JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA COMARCA DE LONDRINA. RECORRENTE: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx RECURSO INOMINADO: 0054426-11.2014.8.16.0014 2º JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA COMARCA DE LONDRINA RECORRENTE: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx RECORRIDO: RELATOR: TIM CELULAR S.A. RAFAEL LUÍS BRASILEIRO KANAYAMA CÍVEL.

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR J STJ00097418 PAULO R. ROQUE A. KHOURI Advogado, Professor, Mestre em Direito Privado pela Universidade de Lisboa DIREITO DO CONSUMIDOR Contratos, Responsabilidade Civil e Defesa do Consumidor em Juízo

Leia mais

SUMÁRIO Normas de ordem pública e interesse social... 22

SUMÁRIO Normas de ordem pública e interesse social... 22 SUMÁRIO Capítulo 1 Introdução ao direito do consumidor... 19 1. Noções iniciais... 19 2. Defesa do consumidor e a constituição federal... 19 3. Peculiaridades das normas de proteção ao consumidor... 20

Leia mais

SUMÁRIO Normas de ordem pública e interesse social... 20

SUMÁRIO Normas de ordem pública e interesse social... 20 SUMÁRIO Capítulo 1 Introdução ao direito do consumidor... 17 1. Noções iniciais... 17 2. defesa do consumidor e a constituição federal... 17 3. Peculiaridades das normas de proteção ao consumidor... 18

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.494.296 - MG (2014/0216416-5) RELATOR : MINISTRO HUMBERTO MARTINS RECORRENTE : MANOEL GERALDO RAMOS DO NASCIMENTO RECORRENTE : VANIA TAVARES DA NOBREGA ADVOGADO : SILVIA IÊDA PARREIRAS

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO Aquele que procura um cirurgião plástico não o faz por necessidade, mas tão somente busca melhorar sua aparência não podendo, por óbvio, tê-la

Leia mais

PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO...

PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO... Sumário PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO... 19 1. JURISDIÇÃO... 19 1.1. Conceito de jurisdição... 19 1.2. Princípios da jurisdição... 19 1.2.1. Investidura... 19 1.2.2. Indelegabilidade... 20 1.2.3.

Leia mais

AUMENTO ABUSIVO NAS MENSALIDADES DOS PLANOS DE SAÚDE

AUMENTO ABUSIVO NAS MENSALIDADES DOS PLANOS DE SAÚDE MÓDULO II Contratos em Espécie no Código de Defesa do Consumidor (30 horas-aula) AUMENTO ABUSIVO NAS MENSALIDADES DOS PLANOS DE SAÚDE Prof. Joseval Martins Viana - Aula n. 31 do Curso de Pós-Graduação

Leia mais

PRÁTICAS COMERCIAIS - CONSIDERAÇÕES FINAIS

PRÁTICAS COMERCIAIS - CONSIDERAÇÕES FINAIS PRÁTICAS COMERCIAIS - CONSIDERAÇÕES FINAIS Pós-Graduação em Direito do Consumidor (Aula 24) 1 Alguns conceitos Conceito de marketing Conceito de propaganda Conceito de publicidade Conceito de divulgação

Leia mais

Voto nº Apelação n Comarca: Mauá Apelante/Apelado: F.A.D.P.L.; Crefisa S/A Crédito Financiamento e Investimento

Voto nº Apelação n Comarca: Mauá Apelante/Apelado: F.A.D.P.L.; Crefisa S/A Crédito Financiamento e Investimento fls. 38 Registro: 2019.0000218503 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação Cível nº 1007669-86.2018.8.26.0348, da Comarca de Mauá, em que é apelante/apelada F.A.P.L., é apelado/apelante

Leia mais

APELAÇÃO CÍVEL COM REVISÃO n" /1-00, da Comarca de. SANTOS, em que é apelante APARECIDA DAS GRAÇAS GRATAO FACONTI

APELAÇÃO CÍVEL COM REVISÃO n /1-00, da Comarca de. SANTOS, em que é apelante APARECIDA DAS GRAÇAS GRATAO FACONTI TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE ACÓRDÃO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE ACÓRDÂO/DECISÂO MONOCRÁTICA REGISTRADO(A)SOBN«*02570923* Vistos, relatados e discutidos estes autos de APELAÇÃO CÍVEL COM REVISÃO n" 585.561-4/1-00,

Leia mais

Responsabilidade Civil dos Hospitais e Clínicas

Responsabilidade Civil dos Hospitais e Clínicas AULA 13 Responsabilidade Civil dos Hospitais e Clínicas Ato extramédico Ato paramédico Ato médico Para haver responsabilidade objetiva do hospital, é necessário provar primeiro a responsabilidade subjetiva

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores MOREIRA VIEGAS (Presidente), FÁBIO PODESTÁ E FERNANDA GOMES CAMACHO.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores MOREIRA VIEGAS (Presidente), FÁBIO PODESTÁ E FERNANDA GOMES CAMACHO. ACÓRDÃO Registro: 2016.0000908729 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1016523- XX.2014.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante ANNALI APARECIDA SOBRAL, é apelado RN

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Os direitos básicos do consumidor encontram-se perante o art. 6º, em seus incisos no C.D.C.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Os direitos básicos do consumidor encontram-se perante o art. 6º, em seus incisos no C.D.C. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Batista Cáceres. 1-) Direitos Básicos do Consumidor: Os direitos básicos do consumidor encontram-se perante o art. 6º,

Leia mais

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE Direito processual civil PETIÇÃO INICIAL - CONCEITOS Ato judicial da parte autora com a finalidade de provocar a jurisdição acerca de um pedido, isto é, a pretensão resistida. É

Leia mais

SEGUNDA CÂMARA CÍVEL RECURSO DE APELAÇÃO CÍVEL Nº 8785/2004 CLASSE II COMARCA DE SINOP APELANTE: BRASIL TELECOM S. A.

SEGUNDA CÂMARA CÍVEL RECURSO DE APELAÇÃO CÍVEL Nº 8785/2004 CLASSE II COMARCA DE SINOP APELANTE: BRASIL TELECOM S. A. APELANTE: BRASIL TELECOM S. A. APELADO: STELA MARIS SCHUTZ Número do Protocolo : 8785/2004 Data de Julgamento : 29-6-2004 EMENTA APELAÇÃO CÍVEL DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO TELEFÔNICO COMBINADA

Leia mais

Classe/Assunto: Procedimento do Juizado Especial Cível/Fazendário - Dano Moral - Outros/ Indenização Por Dano Moral

Classe/Assunto: Procedimento do Juizado Especial Cível/Fazendário - Dano Moral - Outros/ Indenização Por Dano Moral Estado do Rio de Janeiro Poder Judiciário 70 Processo: 0004771-86.2018.8.19.0001 Fls. Processo Eletrônico Classe/Assunto: Procedimento do Juizado Especial Cível/Fazendário - Dano Moral - Outros/ Indenização

Leia mais

Sumário Capítulo 1 Introdução ao direito do ConsumIdor Introdução... 1

Sumário Capítulo 1 Introdução ao direito do ConsumIdor Introdução... 1 Sumário Capítulo 1 Introdução ao Direito do Consumidor... 1 1.1. Introdução... 1 1.1.1. Origem histórica... 2 1.1.2. A proteção constitucional do direito do consumidor... 5 Capítulo 2 A Relação Jurídica

Leia mais

Pimenta, Porto e Coelho

Pimenta, Porto e Coelho R e v i s t a J u r í d i c a Pimenta, Porto e Coelho S o c i e d a d e d e A d v o g a d o s Pimenta, Porto e Coelho S o c i e d a d e d e A d v o g a d o s O Escritório Pimenta, Porto e Coelho Sociedade

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO. 2 9a Câmara APELAÇÃO S/ REVISÃO N /4. Comarca de SÃO JOSÉ DO RIO PRETO 4. V.

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO. 2 9a Câmara APELAÇÃO S/ REVISÃO N /4. Comarca de SÃO JOSÉ DO RIO PRETO 4. V. TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO 2 9a Câmara APELAÇÃO S/ REVISÃO N 1 2 4 1 4 9 0-0/4 Comarca de SÃO JOSÉ DO RIO PRETO 4. V. CÍVEL P r o c e s s o 38380/08 APTE RAIMUNDA AUGUSTA LIMA ALVES APDO MARÍTIMA

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA BANCOS DE DADOS E CADASTROS DE CONSUMIDORES E FORNECEDORES

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA BANCOS DE DADOS E CADASTROS DE CONSUMIDORES E FORNECEDORES BANCOS DE DADOS E CADASTROS DE CONSUMIDORES E FORNECEDORES Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Aula 26 Artigo 43 do Código de Defesa do Consumidor O consumidor, sem prejuízo do disposto no

Leia mais

DEFESA DO CONSUMIDOR EXMO. DR. JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CIVEL

DEFESA DO CONSUMIDOR EXMO. DR. JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CIVEL EXMO. DR. JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CIVEL ARLINDO ANTONIO CAZOTTI, brasileiro, casado, portador da cédula de identidade nº 113648216/IFP e, CPF nº 42564689787, residente e domiciliado na Rua

Leia mais

SENTENÇA. Presentes os pressupostos processuais, O feito comporta julgamento antecipado, Inicialmente, observo que a demanda

SENTENÇA. Presentes os pressupostos processuais, O feito comporta julgamento antecipado, Inicialmente, observo que a demanda Número do processo: 0726961-58.2016.8.07.0016 Classe judicial: PROCEDIMENTO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL (436) AUTOR: RÉU: CLARO S.A. SENTENÇA Dispenso o relatório, conforme autorização legal (artigo 38,

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DÉCIMA OITAVA CÂMARA CÍVEL

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DÉCIMA OITAVA CÂMARA CÍVEL TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DÉCIMA OITAVA CÂMARA CÍVEL Agravo Interno no Agravo de Instrumento nº 0007110-60.2014.8.19.0000 Agravante: Tim Celular S/A Agravado: Miguel da Silva Virgem

Leia mais

Direito Civil. Informativos STF e STJ (julho/2017)

Direito Civil. Informativos STF e STJ (julho/2017) Direito Civil Informativos STF e STJ (julho/2017) Professor Rafael da Mota www.masterjuris.com.br INFORMATIVO 605 TEMA: Ação civil pública. Cobrança de expurgos inflacionários em caderneta de poupança.

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA DEFESA DO MÉDICO EXCLUDENTE DA RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA DEFESA DO MÉDICO EXCLUDENTE DA RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA DEFESA DO MÉDICO EXCLUDENTE DA RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA Quais são as excludentes de responsabilidade civil médica? Exercício regular de um direito (Art. 188, inc. I, do CC) APELAÇÃO CÍVEL INDENIZAÇÃO

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.283.604 - RS (2011/0222584-2) RELATOR RECORRENTE ADVOGADOS ADVOGADA RECORRIDO ADVOGADO : MINISTRO PAULO DE TARSO SANSEVERINO : BANCO DIBENS S/A : MARIANE CARDOSO MACAREVICH E OUTRO(S)

Leia mais

Aula 22. O art. 22, CDC, é aplicável às pessoas jurídicas de direito público e as pessoas jurídicas de direito privado que prestam serviços públicos.

Aula 22. O art. 22, CDC, é aplicável às pessoas jurídicas de direito público e as pessoas jurídicas de direito privado que prestam serviços públicos. Turma e Ano: CAM MASTER B 2015 Matéria / Aula: Direito Civil Obrigações e Contratos Aula 22 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitor: Mário Alexandre de Oliveira Ferreira Aula 22 Art. 22. Os órgãos públicos,

Leia mais

PROVA DISCURSIVA P 3

PROVA DISCURSIVA P 3 PROVA DISCURSIVA P 3 Nesta prova, faça o que se pede, usando, caso deseje, os espaços para rascunho indicados no presente caderno. Em seguida, transcreva os textos para o CADERNO DE TEXTOS DEFINITIVOS

Leia mais

Por: Gustavo Rodrigues

Por: Gustavo Rodrigues Por: Gustavo Rodrigues AUMENTO DO NÚMERO DE AÇÕES INDENIZATÓRIAS CRESCIMENTO DE 140% NO STJ 2010: 260 PROCESSOS x 2014: 626 PROCESSOS 18 MÉDICOS COM REGISTRO CASSADO 625 MÉDICOS CUMPRIRAM PENAS DIVERSAS

Leia mais

GEORGIOS ALEXANDRIDIS

GEORGIOS ALEXANDRIDIS GEORGIOS ALEXANDRIDIS Leiloeiro Oficial do Estado de São Paulo e Advogado Doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2016) Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2008) Especialista

Leia mais

Serviços públicos Uti singuli - Aplica-se o CDC Uti universi - Não se aplica o CDC art. 2º, PÚ, art. 17 e art. 29, CDC (equiparados)

Serviços públicos Uti singuli - Aplica-se o CDC Uti universi - Não se aplica o CDC art. 2º, PÚ, art. 17 e art. 29, CDC (equiparados) RELAÇÃO DE CONSUMO objeto art. 2º, CDC qualquer bem móvel, imóvel, material, imaterial, serviços, serviços públicos Serviços públicos Uti singuli - Aplica-se o CDC Uti universi - Não se aplica o CDC art.

Leia mais

O Juízo deferiu a antecipação dos efeitos da tutela (fls. 384).

O Juízo deferiu a antecipação dos efeitos da tutela (fls. 384). fls. 9684 SENTENÇA Processo nº: 1105511-39.2015.8.26.0100 Classe - Assunto Procedimento Comum - Dever de Informação Requerente: Thássia Savastano Naves Requerido: Net Serviços de Comunicação S/A e outro

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (Aula 26/09/2017). Obrigação de Fazer Obrigações. Tomar cuidado para não confundir as relações do Código de Defesa

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO RECURSOS PROCESSUAIS Art. 994 São cabíveis os seguintes recursos: I - apelação; II - agravo de instrumento; III - agravo interno; IV - embargos de declaração;

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO O paciente que procura um cirurgião plástico não o faz por necessidade, mas tão somente busca melhorar sua aparência não podendo, por óbvio, tê-la piorada.

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PRÁTICAS ABUSIVAS - ARTIGO 39 DO CDC

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PRÁTICAS ABUSIVAS - ARTIGO 39 DO CDC PRÁTICAS ABUSIVAS - ARTIGO 39 DO CDC Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo: Introdução ao Direito do Consumidor - Aula n. 27 1 2 - Recusa de atendimento O fornecedor não pode se recusar

Leia mais

RESCISÃO CONTRATUAL DO PLANO DE SAÚDE POR INADIMPLÊNCIA

RESCISÃO CONTRATUAL DO PLANO DE SAÚDE POR INADIMPLÊNCIA AULA 54 RESCISÃO CONTRATUAL DO PLANO DE SAÚDE POR INADIMPLÊNCIA Função social do contrato Função social do contrato é a relação dos contratantes com a sociedade, pois produz efeitos perante terceiros.

Leia mais

A DECADÊNCIA NA SUSPENSÃO POR DECISÃO JUDICIAL DA

A DECADÊNCIA NA SUSPENSÃO POR DECISÃO JUDICIAL DA A DECADÊNCIA NA SUSPENSÃO POR DECISÃO JUDICIAL DA CONSTITUIÇÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Indaga-se: qual o prazo extintivo para a constituição do crédito tributário, na hipótese de a Fazenda Pública estar

Leia mais

CCM Nº (Nº CNJ: ) 2017/CÍVEL

CCM Nº (Nº CNJ: ) 2017/CÍVEL Apelação Cível. Ação declaratória para cancelamento de registro em sistema de proteção ao crédito. A pretensão e a apelação se caracterizam pelo abuso na utilização do processo judicial, desvirtuado pelo

Leia mais

http: // Info 641 STJ

http: //  Info 641 STJ http: //www.estudosiuris.com INFORMATIVOS Info 641 STJ INFO 641 STJ DIREITO ADMINISTRATIVO - SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL Servidor público federal e indenização por trabalho em localidades estratégicas A Lei

Leia mais

Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR

Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR RESPONSABILIDADE CIVIL NO CDC Ato Lesivo Dano nexo causal Código Civil Art. 927. Aquele que, por ato ilícito, causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo.

Leia mais

INTRODUÇÃO CAPÍTULO I ASTREINTES: CONCEITO, NATUREZA JURÍDICA E PREVISÃO LEGAL CAPÍTULO II A ASTREINTE E O DIREITO COMPARADO...

INTRODUÇÃO CAPÍTULO I ASTREINTES: CONCEITO, NATUREZA JURÍDICA E PREVISÃO LEGAL CAPÍTULO II A ASTREINTE E O DIREITO COMPARADO... INTRODUÇÃO... 25 CAPÍTULO I ASTREINTES: CONCEITO, NATUREZA JURÍDICA E PREVISÃO LEGAL... 31 1.1 Conceito de Astreinte... 31 1.2 Natureza Jurídica... 36 1.3 Previsão Legal... 39 CAPÍTULO II A ASTREINTE E

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores MIGUEL BRANDI (Presidente sem voto), LUIS MARIO GALBETTI E MARY GRÜN.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores MIGUEL BRANDI (Presidente sem voto), LUIS MARIO GALBETTI E MARY GRÜN. fls. 395 Registro: 2017.0000018342 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1040341-23.2015.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante PDG SPE 19 EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS

Leia mais

Sumário 1 Noções Gerais 2 Conceitos 3 Direito do Consumidor

Sumário 1 Noções Gerais 2 Conceitos 3 Direito do Consumidor Sumário 1 Noções Gerais 1.1 Introdução à matéria: defesa e proteção ao consumidor 1.2 Breve histórico do movimento consumerista 1.3 Preocupação supraestatal 1.4 Tratamento constitucional 1.5 Consumerismo:

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA INTRODUÇÃO AO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - LEI N /90. Relação Jurídica de Consumo

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA INTRODUÇÃO AO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - LEI N /90. Relação Jurídica de Consumo INTRODUÇÃO AO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - LEI N. 8.078/90 Relação Jurídica de Consumo 1 CONCEITO DE CONSUMIDOR Artigo 2º da Lei n. 8.078/90 Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores FELIPE FERREIRA (Presidente sem voto), RENATO SARTORELLI E VIANNA COTRIM.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores FELIPE FERREIRA (Presidente sem voto), RENATO SARTORELLI E VIANNA COTRIM. fls. 303 1 ACÓRDÃO Registro: 2017.0000863134 Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 1052561-87.2014.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO

Leia mais

PREGÃO ELETRÔNICO Nº. 004/2019 QUESTIONAMENTO DE LICITANTE. Em resposta aos questionamentos esclarece-se o que segue:

PREGÃO ELETRÔNICO Nº. 004/2019 QUESTIONAMENTO DE LICITANTE. Em resposta aos questionamentos esclarece-se o que segue: PREGÃO ELETRÔNICO Nº. 004/2019 QUESTIONAMENTO DE LICITANTE Porto Alegre, 07 de março de 2019. Em resposta aos questionamentos esclarece-se o que segue: Gostaríamos de um esclarecimento sobre a exigência

Leia mais

Aula 6. Responsabilidade civil

Aula 6. Responsabilidade civil Página1 Curso/Disciplina: Direito do Consumidor Aula: Direito do Consumidor - 06 Professor (a): Samuel Cortês Monitor (a): Caroline Gama Aula 6 Responsabilidade civil Após a entrada em vigor do CDC, houve

Leia mais

Direito Empresarial Extensivo

Direito Empresarial Extensivo Direito Empresarial Extensivo Professor: Priscilla Menezes Módulo 9: Insolvência judicial. Três são os pressupostos da falência: a legitimidade passiva, a insolvência e a decretação No primeiro bloco trabalhamos

Leia mais

RECURSO INOMINADO (CRIME CAPITAL/CÍVEL E CRIME INT.) 0328/2008

RECURSO INOMINADO (CRIME CAPITAL/CÍVEL E CRIME INT.) 0328/2008 TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SERGIPE ACÓRDÃO: 862/2008 RECURSO INOMINADO (CRIME CAPITAL/CÍVEL E CRIME INT.) 0328/2008 PROCESSO: 2008900809 RECORRENTE SUL AMERICA CIA. NACIONAL DE SEGUROS VANESSA RODRIGUES DE

Leia mais

PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS - IMPACTOS DAS LEIS E REGULAMENTOS SEGURANÇA PARA CSIRTS E PROFISSIONAIS DE DANILO DONEDA

PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS - IMPACTOS DAS LEIS E REGULAMENTOS SEGURANÇA PARA CSIRTS E PROFISSIONAIS DE DANILO DONEDA PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS - IMPACTOS DAS LEIS E REGULAMENTOS PARA CSIRTS E PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA DANILO DONEDA 7º FÓRUM BRASILEIRO DE CSIRTSCGI.BR - NIC.BR SETEMBRO 2018 LEI 13.709/2018 LEI

Leia mais

DUPLICATA Lei n /68. Título de crédito causal, facultativamente emitido pelo vendedor com base em fatura representativa de compra e venda

DUPLICATA Lei n /68. Título de crédito causal, facultativamente emitido pelo vendedor com base em fatura representativa de compra e venda DUPLICATA Lei n. 5.474/68 Título de crédito causal, facultativamente emitido pelo vendedor com base em fatura representativa de compra e venda Estrutura Clássica SACADOR SACADO Emitido pelo credor ou

Leia mais

STJ SUMÁRIO APRESENTAÇÃO À 2." EDIÇÃO...

STJ SUMÁRIO APRESENTAÇÃO À 2. EDIÇÃO... STJ00090140 SUMÁRIO PREFÁCIO À La EDIÇÀO - J OSE ROGÉRIO CRUZ E Tucci....... APRESENTAÇÃO À 2." EDIÇÃO.... 7 9 1. INTRODUÇÃO............. 17 1.1 Delimitação do tema e justificativa da escolha... 17 1.2

Leia mais

Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR

Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR Contratos de Consumo Contrato de adesão - Não é ilegal - Claro, legível, esclarecedor - Fonte 12 - Interpretação mais favorável ao consumidor Compra fora do

Leia mais

EXCELENTISSMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CIVEL DA COLOCAR A CIDADE.

EXCELENTISSMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CIVEL DA COLOCAR A CIDADE. EXCELENTISSMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CIVEL DA COLOCAR A CIDADE. NOME, brasileiro, solteiro, PROFISSÃO, inscrito no RG, bem como CPF/MF sob o nº XXXXXXXX, residente

Leia mais

CÉLIO ARMANDO JANCZESKI Professor de Direito

CÉLIO ARMANDO JANCZESKI Professor de Direito CÉLIO ARMANDO JANCZESKI Professor de Direito DIREITO PROCESSUAL TRIBUTÁRIO Editora OAB/SC Florianópolis, 2005 CATALOGAÇÃO NA FONTE J332d Janczeski, Célio Armando Direito Processual Tributário/Célio Armando

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA COMPRA ON LINE. Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor (Aula de número 30)

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA COMPRA ON LINE. Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor (Aula de número 30) COMPRA ON LINE Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor (Aula de número 30) Estrutura da Petição Inicial Competência (Juizado Especial Cível) Foro do domicílio do autor Aquisição de produto via

Leia mais

ACÓRDÃO. São Paulo, 18 de janeiro de James Siano Relator Assinatura Eletrônica

ACÓRDÃO. São Paulo, 18 de janeiro de James Siano Relator Assinatura Eletrônica fls. 166 Registro: 2017.0000010635 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1013079-28.2015.8.26.0576, da Comarca de São José do Rio Preto, em que são apelantes SPE BADY 1 EMPREENDIMENTO

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DIREITO PROCESSUAL CIVIL

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DIREITO PROCESSUAL CIVIL 1. APRESENTAÇÃO A Pós-Graduação em Direito Processual Civil da FAACZ visa à conjugação das referidas áreas em meio à atualização da legislação em vigor,

Leia mais

VÍCIOS E DEFEITO DOS PRODUTOS E SERVIÇOS E ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO

VÍCIOS E DEFEITO DOS PRODUTOS E SERVIÇOS E ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO VÍCIOS E DEFEITO DOS PRODUTOS E SERVIÇOS E ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO Dra. Adriana Borghi Fernandes Monteiro Promotora de Justiça Coordenadora da Área do Consumidor Vício do Produto ou do Serviço CDC

Leia mais

Sumário. Introdução. Parte Geral. 1 Normas fundamentais do processo civil. 2 Aplicação das normas processuais

Sumário. Introdução. Parte Geral. 1 Normas fundamentais do processo civil. 2 Aplicação das normas processuais Sumário Introdução Parte Geral 1 Normas fundamentais do processo civil 2 Aplicação das normas processuais 3 Institutos fundamentais do direito processual 3.1 Processo 3.2 Jurisdição 3.3 Ação 4 Limites

Leia mais

AÇÕES PROPOSTAS PELO BANDES

AÇÕES PROPOSTAS PELO BANDES TABELA DE HONORÁRIOS CONTRATUAIS Atualizada conforme reunião da Diretoria Executiva de 11/01/2018 - Voto PRESI nº 005/2018 AÇÕES PROPOSTAS PELO BANDES 1. Processo de Execução de títulos extrajudiciais:

Leia mais

Empresarial. Informativos STF e STJ (setembro/2017)

Empresarial. Informativos STF e STJ (setembro/2017) Empresarial Informativos STF e STJ (setembro/2017) Professora Priscilla Menezes www.masterjuris.com.br INFORMATIVO 609 TERCEIRA TURMA TEMA: Falência. Cálculo de juros e correção monetária em habilitação

Leia mais

Ação civil ex delicto

Ação civil ex delicto Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Ação civil ex delicto Gustavo Badaró aula de 02.08.2016 1. Noções Gerais PLANO DA AULA 2. Formas de satisfação do dano causado pelo crime 3. Sistemas de

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Atualização 15: para ser juntada na pág. 1.098-1.100 do Livro de 2013 9.2 NECESSIDADE DE PRÉVIO REQUERIMENTO ADMINISTRATIVO PARA AJUIZAMENTO DE AÇÃO PREVIDENCIÁRIA O STF decidiu

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR AULA 07 PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR VÍCIO - AUTOMÓVEL ZERO QUILÔMETRO 1 CASE JURÍDICO Consumidor adquire veículo no valor de R$ 80.900,00 (oitenta mil e novecentos reais), mas teve trocas subsequentes

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 18/10/2017). Obrigação de fazer e não fazer. Requerer que o próprio devedor faça, sob pena de multa diária + P.D

Leia mais

25/08/2015 SEGUNDA TURMA : MIN. TEORI ZAVASCKI ESPECIAIS DO ESTADO DO ACRE

25/08/2015 SEGUNDA TURMA : MIN. TEORI ZAVASCKI ESPECIAIS DO ESTADO DO ACRE Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 6 25/08/2015 SEGUNDA TURMA AG.REG. NA RECLAMAÇÃO 19.720 ACRE RELATOR AGTE.(S) PROC.(A/S)(ES) AGDO.(A/S) INTDO.(A/S) : MIN. TEORI ZAVASCKI :ESTADO

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 95 Registro: 2016.0000224954 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1014607-50.2014.8.26.0506, da Comarca de Ribeirão Preto, em que são apelantes THIAGO RODRIGUES REIS JULIO

Leia mais

SP - CEP Horário de Atendimento ao Público: das 12h30min às18h00min SENTENÇA. Justiça Gratuita

SP - CEP Horário de Atendimento ao Público: das 12h30min às18h00min SENTENÇA. Justiça Gratuita fls. 82 SENTENÇA Processo Digital nº: 1003763-28.2017.8.26.0541 Classe - Assunto Requerente: Requerido: Procedimento do Juizado Especial Cível - Obrigação de Fazer / Não Fazer Telefonica Brasil S/A Juiz(a)

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. PETIÇÃO INICIAL CÍVEL Artigo 319 do Código de Processo Civil

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. PETIÇÃO INICIAL CÍVEL Artigo 319 do Código de Processo Civil PETIÇÃO INICIAL CÍVEL Artigo 319 do Código de Processo Civil 1. Conceito de Petição Inicial Art. 319 do CPC 2. Requisitos da Petição Inicial a) Endereçamento b) Qualificação das partes c) Fato e fundamentos

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MÉDICO E DA SAÚDE - SAÚDE PÚBLICA AULA: 26 TEMA: MANDADO DE SEGURANÇA PARA OBTEÇÃO DE MEDICAMENTO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MÉDICO E DA SAÚDE - SAÚDE PÚBLICA AULA: 26 TEMA: MANDADO DE SEGURANÇA PARA OBTEÇÃO DE MEDICAMENTO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MÉDICO E DA SAÚDE - SAÚDE PÚBLICA AULA: 26 TEMA: MANDADO DE SEGURANÇA PARA OBTEÇÃO DE MEDICAMENTO 1. Qual é a ação judicial cabível? Se o medicamento estiver aprovado

Leia mais

Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo II - Contrato em Espécie - Aula n. 47

Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo II - Contrato em Espécie - Aula n. 47 Práticas Abusivas nos Contratos em Espécie Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo II - Contrato em Espécie - Aula n. 47 Tutelas provisórias a serviço do consumidor Tipos de Tutelas provisórias

Leia mais

Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR

Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR OAB Direito do Consumidor Contratos de Consumo Contrato de adesão - Não é ilegal - Claro, legível, esclarecedor - Fonte 12 - Interpretação mais favorável ao

Leia mais

3 Institutos fundamentais do direito processual Processo Jurisdição Ação... 36

3 Institutos fundamentais do direito processual Processo Jurisdição Ação... 36 SUMÁRIO Introdução... 1 PARTE GERAL... 5 1 Normas fundamentais do processo civil... 7 2 Aplicação das normas processuais... 21 3 Institutos fundamentais do direito processual... 25 3.1 Processo... 25 3.2

Leia mais

Consumidor. Informativos STF e STJ (fevereiro/2018)

Consumidor. Informativos STF e STJ (fevereiro/2018) Consumidor Informativos STF e STJ (fevereiro/2018) Professor Rafael da Mota Mendonça www.masterjuris.com.br INFORMATIVO 617 QUARTA TURMA TEMA: Serviços de TV por assinatura. Ponto extra e aluguel de equipamento

Leia mais

CADE e Judiciário. Discussões judiciais sobre cartéis, reparação de danos e ações civis públicas. Mattos Filho Advogados. 28 de setembro de 2017

CADE e Judiciário. Discussões judiciais sobre cartéis, reparação de danos e ações civis públicas. Mattos Filho Advogados. 28 de setembro de 2017 CADE e Judiciário Discussões judiciais sobre cartéis, reparação de danos e ações civis públicas Mattos Filho Advogados 28 de setembro de 2017 AGENDA O combate a cartéis no Brasil. Revisão judicial de decisões

Leia mais

POLÍTICA DE PRIVACIDADE CERS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE CERS POLÍTICA DE PRIVACIDADE CERS Nós do COMPLEXO DE ENSINO RENATO SARAIVA LTDA., adiante referido apenas como CERS, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 08.403.264/0001-06, com

Leia mais