- Deus é Javé-Jiré, o Deus que provê.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "- Deus é Javé-Jiré, o Deus que provê."

Transcrição

1 INTRODUÇÃO - Deus é Javé-Jiré, o Deus que provê. - Deus sempre cuida do Seu povo, provendo o necessário para a sua sobrevivência, com o fim de que Seu nome seja glorificado na Terra.

2 I A PROVISÃO DIVINA - Deus, apesar de o homem ter pecado, manteve as condições para a subsistência do gênero humano sobre a face da Terra, dando chuva e sol para todos eles, sejam maus ou bons, justos ou ímpios (Mt.5:45), pois Deus quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade (I Tm.2:4). - A concessão de tais condições indispensáveis para que o homem, pelo seu esforço e inteligência, sobreviva sobre a Terra é o que se denomina de provisão divina.

3 - A provisão é como que uma antecipação, uma demonstração de presciência, algo que somente o Senhor pode realizar, pois só Ele é onisciente, somente Ele sabe, de antemão, o que irá acontecer. - A provisão é uma demonstração da soberania divina, de que o Senhor está no controle de todas as coisas e tudo faz acontecer para que Seu propósito seja atingido.

4 - Entender que Deus é provedor é entender que Deus, de antemão, sabe o que vai acontecer e que, por isso mesmo, toma as providências necessárias para que a Sua Palavra se cumpra e que não precisamos, portanto, nos preocupar com o cumprimento das promessas divinas, mesmo ante circunstâncias tão adversas e totalmente contrárias ao que foi prometido. Temos de crer somente (Mc.5:36; Lc.8:50). - A provisão divina é uma das demonstrações da fidelidade divina mesmo (II Tm.2:13).

5 II A PROVISÃO DE ISRAEL NO DESERTO - O episódio da libertação de Israel do Egito teve um profundo conteúdo pedagógico. Deus quis mostrar a Israel quem era o Deus que o havia formado o único e verdadeiro Deus. - Após as dez pragas, em que Deus mostrou Seu poder sobre os falsos deuses egípcios (Nm.33:44), com a Páscoa, passou a exigir uma atitude explícita de fé a Israel (Cf. Hb.11:28).

6 - Israel fracassou em sete provas de fé até chegar ao Sinai, quarenta dias depois da libertação (Ex.14:11,12,30; 15:23,24; 16:3, 20, 27; 17:3,7). - Apesar desta atitude abaixo da crítica por parte de Israel, o Senhor não deixou de cuidar do povo de Israel, pois Seu propósito era levá-los a Canaã. Como havia determinado que Israel fosse pelo deserto e não pelo caminho do mar (Ex.13:17-21), exatamente para que Se pudesse revelar a Israel como o seu Provedor, criou as condições para que Israel sobrevivesse na jornada de 40 anos pelo deserto.

7 - A provisão divina deu-se por intermédio da orientação e direção, por meio da nuvem e da coluna de fogo, como também pelo sustento por intermédio do maná e da água. Lições da provisão divina por meio do maná: a) a provisão divina não dispensa o trabalho humano; b) a provisão divina objetiva a suficiência do absolutamente necessário; c) a provisão divina está em perfeita consonância com os mandamentos divinos; d) a provisão divina gera impressões e sentimentos diversos entre as pessoas.

8 - Lições da provisão divina por meio da água: a) o pressuposto da provisão divina é a vida espiritual, a comunhão com Deus; a) a provisão divina existe em função da salvação; c) a provisão divina não pode se dar de forma a deixar o povo inadvertido e negligente quanto à obediência Senhor. ao

9 III A PROVISÃO DE ELIAS NO RIBEIRO DE QUERITE - O profeta Elias apresentou-se ao rei Acabe e anunciou que não iria chover nem cairia orvalho enquanto ele não proferisse uma nova palavra neste sentido (I Rs.17:1). - Esta afirmação de Elias não era fruto de sua simples imaginação ou vontade, mas uma permissão divina a um pedido anterior feito pelo profeta em oração (Tg.5:17).

10 - Elias, ao se apresentar ao rei, identificou-se como um servo de Deus, como um homem que gozava plena comunhão com o Senhor. - O pedido do profeta visava única e exclusivamente a glória do Senhor, tinha como objetivo fazer o povo despertar para a realidade de que 0 Senhor era o único e verdadeiro Deus.

11 - Lições que a palavra profética de Elias nos deixa (I): a) devemos ter plena confiança em Deus; b) as primeiras palavras de um servo de Deus devem ser de adoração ao Senhor; c) devemos sempre mostrar que só há um Deus e um Salvador;

12 - Lições que a palavra profética de Elias nos deixa (II): d) somente seremos vasos nas mãos de Deus se estivermos em perfeita comunhão com Ele; e) devemos agir sempre sob orientação divina, sabendo que Deus é o Senhor e nós, Seus servos;

13 - O Senhor mandou o profeta para o ribeiro de Querite, que estava diante do Jordão, na região de Gileade, a região de origem do profeta. - Humilde e obedientemente, Elias retornou à sua região de origem, para ficar à margem de um ribeiro, em completo anonimato.

14 - Elias demonstrou plena confiança em Deus ao obedecer-lhe, pois: a) Querite era um rio temporário, que secaria com a falta de chuva; b) Os corvos eram animais imundos e, portanto, esperar ser sustentado por eles contrariava, a um só tempo, a religiosidade e o raciocínio do profeta.

15 - A confiança de Elias era renovada diariamente, a cada momento. O ribeiro ia minguando dia após dia, mas Elias não saía dali. - Duas vezes ao dia, os corvos, animais imundos, traziam pão e carne ao profeta, alimento puro. Dia após dia, o Senhor mostrava Seu pleno controle sobre a criação.

16 - A seca era tanto para Israel, quanto para o profeta, uma ocasião não de Deus castigar o Seu povo ou maltratá-lo, mas uma oportunidade que o Senhor dava para mostrar o Seu poder e a Sua existência, como também uma demonstração inequívoca de que Baal nada era, apenas uma invenção da imaginação humana. - Elias aprendeu a viver dia após dia, assim como Jesus quer que vivamos (Mt.6:34).

17 - Elias experimentou esta Providência Divina, foi sustentado diariamente pelo Senhor, impossibilitado que estava de trabalhar. - Elias nem sabia, mas, neste mesmo período, estava sendo escondido por Deus, pois o rei Acabe, quando percebeu que, realmente, a palavra do profeta estava se cumprindo, mandou que o fossem buscar em todo o mundo (cf. I Rs.18:10).

18 - Elias permaneceu à beira do Querite até que Deus o mandou sair dali (I Rs.17:7). - A palavra do profeta também o havia apanhado. Ele não estava imune da sua própria profecia.

19 IV A PROVISÃO DE ELIAS EM SAREPTA - O profeta Elias, obedecendo à voz do Senhor, manteve-se à beira do ribeiro de Querite, experimentando que Deus tinha absoluto controle sobre a natureza. - Quando o ribeiro secou, o profeta não saiu do local que Deus lhe havia enviado, comprovando que se trata de um genuíno e autêntico servo de Deus, pois se manteve obediente e submisso à vontade e à orientação do Senhor.

20 - O Senhor, então, falou com Elias, mandando que ele fosse até Sarepta ou Zarefate, que pertencia a Sidom, pois ali o Senhor tinha ordenado que uma viúva o sustentasse (I Rs.17:9). - O profeta, agora, é mandado para uma cidade que era governada pelo próprio pai de Jezabel, uma terra estrangeira e que era verdadeiro território inimigo.

21 - Elias tinha, no mínimo, três importantes motivos para questionar a ordem divina: a) sendo israelita, estava sendo mandado para um território estrangeiro; b) teria de entrar em contato com gentios adoradores de Baaal e conviver com eles; c) seria sustentado por uma viúva, alguém que, muito provavelmente, era uma pessoa necessitada.

22 - Chegando à porta da cidade, o profeta viu uma mulher apanhando lenha e, certamente, o Senhor lhe indicou de que se tratava da mulher que iria sustentá-lo. Esta visão do profeta mostrou a Elias que: a) a cidade não tinha nem sequer mais lenha para o povo; b) a viúva era realmente uma pessoa necessitada e desprovida de condições de até de se sustentar.

23 - O profeta não desanimou com o que viu, chamou aquela mulher e lhe pediu um pouco de água num vaso (I Rs.17:10). As promessas de Deus não impediram que Elias ficasse com sede na jornada. - Diante do chamado do profeta, a viúva prontamente o atendeu, a provar que era pessoa disposta a ajudar os necessitados. Ela amava o próximo.

24 - O profeta foi prudente, antes testou a índole da mulher e, neste teste, descobriu que ela amava o próximo. - Depois que a mulher lhe trouxe água para beber, o profeta a chamou mais uma vez e, desta feita, lhe pediu um bocado de pão (I Rs.17:11).

25 - Ante o segundo pedido, a mulher abriu seu coração para revelar que iria fazer sua última refeição, para ela e para seu filho, pois nada possuía senão somente um punhado de farinho numa panela e um pouco de azeite numa botija. - Ao revelar esta situação, a mulher também reconheceu que a seca era produzida pelo Deus de Israel, ou seja, aprendera a lição espiritual que Elias queria que Israel tivesse com a estiagem.

26 - A mulher tinha consciência de que o Senhor era Deus, mas, a exemplo do próprio profeta, não tinha consciência de que Deus é Deus de todas as nações e não somente de Israel. - Embora tivesse reconhecido o poder de Deus sobre a natureza, aquela mulher não era capaz de achar que Deus pudesse sustentá-la, achavase indigna de desfrutar da proteção e do livramento do Senhor.

27 - A mulher era disposta. Mesmo sabendo que seria sua última refeição, não deixou de procurar lenha para prepará-la, não tendo, certamente, desesperado seu filho com a situação. - Esta declaração da mulher serviu de mais um teste para a fé do profeta. Uma vez mais, o profeta não desanimou, mas continuou a crer na palavra que o Senhor lhe dissera.

28 - Ante as evidências, o profeta, movido pelo Espírito Santo, disse à mulher para que não temesse, mas que preparasse para ele um bolo pequeno e que, então, só depois, fizesse um bolo para ela e para seu filho, pois o Senhor Deus de Israel dizia que não faltaria farinha nem azeite enquanto não viesse chuva sobre a terra (I Rs.17:14). - A viúva, ante aquela palavra do profeta, entendeu que o Deus de Israel também poderia ser o seu Deus, creu na Paslavra, fez o bolo pequeno para o profeta e não lhe faltou mais sustento.

29 - A palavra profética de Elias, que era a própria Palavra de Deus, trouxera esperança àquele coração sem esperança de salvação. - A mulher mostrou, assim, ter amor, fé e esperança no Deus de Israel.

30 - Elias pediu um bolo pequeno. Não era um devorador da casa de viúvas (Mt.23:14). - Elias, como todo servo genuíno e autêntico do Senhor, era alguém que aproveitou a oportunidade que Deus lhe deu, mas não se tornou um oportunista.

Objetivo de Querite. 1. Dependência 2. Descanso 3. Reflexão 4. Humildade 5. Regozijo 6. Proteção

Objetivo de Querite. 1. Dependência 2. Descanso 3. Reflexão 4. Humildade 5. Regozijo 6. Proteção Elias 1. História Divisão dos Reinos 2. Contexto Espiritual de Israel 3. Elias Nome( א ל י ה ו ), Origem 4. Rei Acabe e Jezabel 5. A Profecia de Elias - 1Rs.17:1 6. Querite - Treinamento 1Reis.17:1-6 Objetivo

Leia mais

ELIAS, UM HOMEM DE FOGO

ELIAS, UM HOMEM DE FOGO Bíblia para crianças apresenta ELIAS, UM HOMEM DE FOGO Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Lazarus O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem de Hoje 1998 - Sociedade

Leia mais

INTRODUÇÃO - A salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo.

INTRODUÇÃO - A salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo. INTRODUÇÃO - A salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo. - O primeiro a pregar o evangelho ao homem foi o próprio Deus no Éden. I O PROTOEVANGELHO

Leia mais

Elia UM PROFETA EM BUSCA DE REFORMAS

Elia UM PROFETA EM BUSCA DE REFORMAS Elia UM PROFETA EM BUSCA DE REFORMAS UM ENCONTRO PROVIDENCIAL Então o Senhor Deus disse a Elias: Apronte-se e vá até a cidade de Sarepta, perto de Sidom, e fique lá. Eu mandei que uma viúva que mora ali

Leia mais

OA salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo.

OA salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo. OA salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo. OO primeiro a pregar o evangelho ao homem foi o próprio Deus no Éden. www.portalebd.org.br

Leia mais

Lição 9 O milagre está em sua casa

Lição 9 O milagre está em sua casa INTRODUÇÃO - Na sequência do estudo dos exemplos bíblicos de provisão divina, analisaremos o milagre efetuado por Eliseu no episódio da viúva de um dos filhos do profeta. - O milagre é uma demonstração

Leia mais

ELIAS, UM HOMEM DE FOGO

ELIAS, UM HOMEM DE FOGO Bíblia para crianças apresenta ELIAS, UM HOMEM DE FOGO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: E. Frischbutter O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem

Leia mais

ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL:

ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: ROTEIRO PGM INFANTIL KIDS ROTEIRO PGM INFANTIL DE 26/08 A 01/09 DE 2018 estação estação KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: 9h Espaço Baby (0 a 2 anos) Tempo Lúdico de

Leia mais

Bíblia para crianças apresenta ELIAS, UM HOMEM DE FOGO

Bíblia para crianças apresenta ELIAS, UM HOMEM DE FOGO Bíblia para crianças apresenta ELIAS, UM HOMEM DE FOGO Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Lazarus Adaptado por: E. Frischbutter O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na

Leia mais

3º Trimestre de 2016: O DEUS DE TODA PROVISÃO Esperança e sabedoria divina para a Igreja em meio às crises

3º Trimestre de 2016: O DEUS DE TODA PROVISÃO Esperança e sabedoria divina para a Igreja em meio às crises PORTAL ESCOLA DOMINICAL 4º Trimestre de 2016 - CPAD O DEUS DE TODA PROVISÃO Esperança e sabedoria divina para a Igreja em meio às crises Comentários da revista da CPAD: Elienai Cabral LIÇÃO Nº 2 A PROVISÃO

Leia mais

Células Intergeracionais

Células Intergeracionais Células Intergeracionais 19/06/2016 TEMA: O POVO DE DEUS Versículo Chave Mas eu, quando estiver com medo confiarei em ti. Salmo 56:3 Quebra Gelo Avião Desenvolvimento: A um determinado sinal, a criança

Leia mais

morramos para o mundo e vivamos para Deus.

morramos para o mundo e vivamos para Deus. OA salvação faz com que morramos para o mundo e vivamos para Deus. OO salvo não mais vive, mas Cristo vive nele. www.portalebd.org.br Slide 2 O O apóstolo Paulo chama os salvos de homens espirituais e

Leia mais

DEUTERONÔMIO Devarim = םירבד

DEUTERONÔMIO Devarim = םירבד DEUTERONÔMIO דברים = Devarim Autor e Data Autor Deuteronômio identifica o conteúdo do livro com Moisés: Estas são as palavras que Moisés falou a todo o Israel (1.1). Moisés escreveu esta Lei, e a deu aos

Leia mais

Rebelião Redenção. Preparado por: Pr. Wellington Almeida I TRI 2016

Rebelião Redenção. Preparado por: Pr. Wellington Almeida I TRI 2016 Rebelião Redenção e Predo por: Pr. Wellington Almeida I TRI 2016 Vitória no deserto 6 LIÇÃO Predo por: Pr. Wellington Almeida O Conflito continua esboço LIÇÃO - I TRI 2016 6 INTRODUÇÃO DOM O EMANUEL SEG

Leia mais

LIÇÃO 6 A VIÚVA DE SAREPTA

LIÇÃO 6 A VIÚVA DE SAREPTA LIÇÃO 6 A VIÚVA DE SAREPTA Subsídio elaborado por Inacio de Carvalho Neto. E-mail do autor: inaciocarvalho@inaciocarvalho.com.br. Texto áureo: LUCAS 4 25 Em verdade vos digo que muitas viúvas existiam

Leia mais

LIÇÃO 14 ENTRE A PÁSCOA E O PENTECOSTES. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 14 ENTRE A PÁSCOA E O PENTECOSTES. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 14 ENTRE A PÁSCOA E O PENTECOSTES Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A FESTA DA PÁSCOA A páscoa era uma festa memorial de libertação do povo de Deus do jugo egípcio registrada na Bíblia

Leia mais

L i ç ã o 6 10 de Fevereiro de 2013 A VIÚVA DE SAREPTA T E X T O Á U R E O V E R D A D E P R Á T I C A

L i ç ã o 6 10 de Fevereiro de 2013 A VIÚVA DE SAREPTA T E X T O Á U R E O V E R D A D E P R Á T I C A L i ç ã o 6 10 de Fevereiro de 2013 A VIÚVA DE SAREPTA T E X T O Á U R E O "Em verdade vos digo que muitas viúvas existiam em Israel nos dias de Elias, quando o céu se cerrou por três anos e seis meses,

Leia mais

MODELO PARA UM MUNDO MELHOR

MODELO PARA UM MUNDO MELHOR MODELO PARA UM MUNDO MELHOR Lição 2 13 de julho de 2019 Depois de muitos anos de escravidão, Deus tirou o povo de Israel do Egito. No caminho para a terra prometida, ele lhes deu leis justas. "Que grande

Leia mais

Deus cuida de Elias Por Ana Lúcia e Marina Mantovani de Oliveira

Deus cuida de Elias Por Ana Lúcia e Marina Mantovani de Oliveira Deus cuida de Elias Por Ana Lúcia e Marina Mantovani de Oliveira Começando nosso encontro (5 min) Receba com alegria cada criança, converse com elas e pergunte como foi a semana, como foi na escola e na

Leia mais

plena e na justificação pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At.10:43; Rm.10:13; 3:24-26; Hb.7:25; 5:9).

plena e na justificação pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At.10:43; Rm.10:13; 3:24-26; Hb.7:25; 5:9). ( ) O 6. Na necessidade absoluta do novo nascimento pela graça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus para tornar o homem aceito no Reino dos

Leia mais

Josué, um líder escolhido por Deus

Josué, um líder escolhido por Deus Josué, um líder escolhido por Deus Introdução Josué é um livro com profundas verdades espirituais. Ele nos inspira a sermos corajosos e nos orienta, a enfrentar as batalhas espirituais, confiando em Deus

Leia mais

Células Intergeracionais

Células Intergeracionais Células Intergeracionais 26/04/15 TEMA: Serviço e Missões Versículo Chave Da vasilha a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou, conforme a palavra do Senhor, que ele fala falara por intermédio

Leia mais

ESTUDO NO EVANGELHO DE JOÃO. Out-Nov 2010

ESTUDO NO EVANGELHO DE JOÃO. Out-Nov 2010 ESTUDO NO EVANGELHO DE JOÃO Out-Nov 2010 Programação Escola Bíblica Dominical Outubro Capítulo (s) 10 1 Jesus é Deus 17 3 Nascimento e os elementos básicos para a vida 24 4 Verdadeiros Adoradores 31 5

Leia mais

'Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando." (Jo 15.14) Slide 2

'Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. (Jo 15.14)   Slide 2 'Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando." (Jo 15.14) www.portalebd.org.br Slide 2 As palavras dos filhos de Deus devem condizer com aquilo que eles praticam. www.portalebd.org.br Slide

Leia mais

ONa sequência do estudo de personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter do cristão, estudaremos Maria, a mãe de Jesus.

ONa sequência do estudo de personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter do cristão, estudaremos Maria, a mãe de Jesus. ONa sequência do estudo de personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter do cristão, estudaremos Maria, a mãe de Jesus. OMaria, mãe de Jesus homem, é humilde serva do Senhor. www.portalebd.org.br

Leia mais

Homens Fundamentais. Deuteronômio A Segunda Lei

Homens Fundamentais. Deuteronômio A Segunda Lei Homens Fundamentais Deuteronômio A Segunda Lei Deuteronômio Deuteronômio, significa segunda Lei ou a segunda entrega da Lei. Muitas das pessoas que haviam estado presentes quando a Lei foi dada no monte

Leia mais

Depressão espiritual. Quando a morbidez domina a alma. 1 Rs. 19

Depressão espiritual. Quando a morbidez domina a alma. 1 Rs. 19 Depressão espiritual Quando a morbidez domina a alma 1 Rs. 19 O rei Acabe contou à sua esposa Jezabel tudo o que Elias havia feito e como havia matado à espada todos os *profetas do deus *Baal. Aí ela

Leia mais

IDENTIFICAR E COMENTAR, NAS PROFECIAS DO VELHO TESTAMENTO, A FIGURA DO SENHOR JESUS COMO: ONIPOTENTE, ONIPRESENTE E ONISCIENTE.

IDENTIFICAR E COMENTAR, NAS PROFECIAS DO VELHO TESTAMENTO, A FIGURA DO SENHOR JESUS COMO: ONIPOTENTE, ONIPRESENTE E ONISCIENTE. OS ATRIBUTOS DE DEUS TEXTO FUNDAMENTAL: VELHO TESTAMENTO ATIVIDADE: IDENTIFICAR E COMENTAR, NAS PROFECIAS DO VELHO TESTAMENTO, A FIGURA DO SENHOR JESUS COMO: ONIPOTENTE, ONIPRESENTE E ONISCIENTE. SIGNIFICADO

Leia mais

A JUSTIFICAÇÃO DE ABRAÃO ROMANOS 4

A JUSTIFICAÇÃO DE ABRAÃO ROMANOS 4 A JUSTIFICAÇÃO DE ABRAÃO ROMANOS 4 De acordo com a Palavra de Deus, Abraão é o pai tanto dos judeus como dos gentios que creem (Rm 4.11, 12, 16, 17; Gl 3.7-9, 29). Todo aquele que é da fé, seja gentio

Leia mais

O BEZERRO DE OURO Lição 40

O BEZERRO DE OURO Lição 40 O BEZERRO DE OURO Lição 40 1 1. Objetivos: Ensinar que os israelitas pecaram quando desobedeceram aos mandamentos de Deus e adoraram o bezerro de ouro. Ajudar o aluno a ter um desejo para adorar somente

Leia mais

Introdução ao Trimestre O Deus de toda provisão

Introdução ao Trimestre O Deus de toda provisão Introdução ao Trimestre O Deus de toda provisão - Trimestre temático O Deus de toda provisão esperança e sabedoria divina para a Igreja em meio às crises. - Estudaremos a doutrina da provisão ou teologia

Leia mais

Células Intergeracionais

Células Intergeracionais Quebra Gelo: Células Intergeracionais Crianças de 03 à 10 anos. 07 à 13 de Maio de 2017. As Crianças são "as meninas dos olhos" de Deus, a igreja tem que se preocupar com sua formação. Amar. Ensinar. Cuidar.

Leia mais

Elias. 1Rs.17 2Rs.2:11

Elias. 1Rs.17 2Rs.2:11 Elias 1Rs.17 2Rs.2:11 1. Mantem-se acima da vida intelectual e espiritual da igreja. Clique para editar o título mestre 2. Sua caminhada cristã foi exemplar. História Saul, Davi e Salomão 100 anos Salomão:

Leia mais

A Oração. Egmon Pereira. 23 de Agosto de Igreja Presbiteriana do Brasil. A Oração. Egmon Pereira. Texto Bíblico. Introdução.

A Oração. Egmon Pereira. 23 de Agosto de Igreja Presbiteriana do Brasil. A Oração. Egmon Pereira. Texto Bíblico. Introdução. Igreja Presbiteriana do Brasil 23 de Agosto de 2016 Mateus 6.5-15 5 E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos

Leia mais

Células Intergeracionais

Células Intergeracionais Células Intergeracionais 12/06 2/06/16 /16 TEMA: O POVO DE DEUS Quebra Gelo Versículo Chave: Mas eu, quando estiver com medo confiarei em ti. FAÇA O QUE EU FAÇO- Participantes em círculo. O primeiro inventa

Leia mais

sempre nos fala de Cristo e de Sua obra salvífica.

sempre nos fala de Cristo e de Sua obra salvífica. OSendo cristocêntrica, a Bíblia sempre nos fala de Cristo e de Sua obra salvífica. OA Páscoa Judaica é um tipo da salvação em Cristo Jesus. www.portalebd.org.br Slide 2 O O assunto da Bíblia Sagrada é

Leia mais

salvação, disse que haveria um Salvador nascido de mulher.

salvação, disse que haveria um Salvador nascido de mulher. OQuando Deus prometeu a salvação, disse que haveria um Salvador nascido de mulher. OA salvação dependia da vinda do Salvador. www.portalebd.org.br Slide 2 O A promessa da salvação é indissociável da promessa

Leia mais

Lição 13 A fidelidade de Deus

Lição 13 A fidelidade de Deus INTRODUÇÃO Lição 13 A fidelidade de Deus - Terminando o estudo dos exemplos bíblicos de provisão divina, estudaremos a respeito das adversidades sofridas pelo apóstolo Paulo em seu ministério. - A fidelidade

Leia mais

Salmo 9:9. Salmo 9:9. Salmo 9:9. Salmo 9:9. Êxodo 1:1-2:10. Êxodo 1:1-2:10. Êxodo 1:1-2:10. Êxodo 1:1-2:10

Salmo 9:9. Salmo 9:9. Salmo 9:9. Salmo 9:9. Êxodo 1:1-2:10. Êxodo 1:1-2:10. Êxodo 1:1-2:10. Êxodo 1:1-2:10 Salmo 9:9 Salmo 9:9 Salmo 9:9 Salmo 9:9 O SENHOR é refúgio para os oprimidos, uma torre segura na hora da adversidade. O SENHOR é refúgio para os oprimidos, uma torre segura na hora da adversidade. O SENHOR

Leia mais

DESCOBRINDO A BÍBLIA DEUS NOS PERMITE ESCOLHER. EBD 18.MAR.18 Miguel Horvath

DESCOBRINDO A BÍBLIA DEUS NOS PERMITE ESCOLHER. EBD 18.MAR.18 Miguel Horvath DESCOBRINDO A BÍBLIA DEUS NOS PERMITE ESCOLHER EBD 18.MAR.18 Miguel Horvath VERSÍCULOS CHAVE Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção. (Gn.12.2)

Leia mais

O PROFETA ELIAS Lição Objetivos: Ensinar que devemos compartilhar o que nós temos. Ensinar que Deus cuida de seus seguidores.

O PROFETA ELIAS Lição Objetivos: Ensinar que devemos compartilhar o que nós temos. Ensinar que Deus cuida de seus seguidores. O PROFETA ELIAS Lição 62 1 1. Objetivos: Ensinar que devemos compartilhar o que nós temos. Ensinar que Deus cuida de seus seguidores. 2. Lição Bíblica: 1 Reis 16 a 18 (Base bíblica para a história o professor)

Leia mais

ONa sequência do estudo da Carta aos Hebreus, analisaremos hoje o capítulo 4.

ONa sequência do estudo da Carta aos Hebreus, analisaremos hoje o capítulo 4. ONa sequência do estudo da Carta aos Hebreus, analisaremos hoje o capítulo 4. OJesus é maior que Josué, pois confere o real e verdadeiro descanso ao ser humano. www.portalebd.org.br Slide 2 O O escritor

Leia mais

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico REGULAMENTO OFICIAL Alfabeto Bíblico Tem como objetivo levar o competidor a encontrar na Bíblia versículos que comecem com cada letra do alfabeto da língua portuguesa e contenham em seu texto, uma palavra-chave,

Leia mais

INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura.

INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. - A Igreja foi criada para dar seguimento ao ministério

Leia mais

aos hebreus, analisaremos o capítulo 3.

aos hebreus, analisaremos o capítulo 3. ONa sequência do estudo da Carta aos hebreus, analisaremos o capítulo 3. OJesus é maior que Moisés. www.portalebd.org.br Slide 2 O Moisés ocupa uma posição singular entre os profetas: Nm.12:6,7; Dt.34:10-12.

Leia mais

A DOUTRINA BÍBLICA DA TRINDADE. Um estudo sobre a Trindade utilizando a Bíblia e o Espírito de Profecia (EGW)

A DOUTRINA BÍBLICA DA TRINDADE. Um estudo sobre a Trindade utilizando a Bíblia e o Espírito de Profecia (EGW) A DOUTRINA BÍBLICA DA TRINDADE Um estudo sobre a Trindade utilizando a Bíblia e o Espírito de Profecia (EGW) A IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS Gn 3:20 Eva Gn 5:1 e 2 Adão Gn 1:26 e 27 a imagem e semelhança

Leia mais

1ª Leitura - Ml 3,1-4

1ª Leitura - Ml 3,1-4 1ª Leitura - Ml 3,1-4 O Senhor a quem buscais, virá ao seu Templo. Leitura da Profecia de Malaquias 3,1-4 Assim diz o Senhor: 1Eis que envio meu anjo, e ele há de preparar o caminho para mim; logo chegará

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO 10 o Nisso cremos Nossa declaração de fé é esta: Professamos e ensinamos que a salvação é o livramento

Leia mais

LIÇÃO 4 A FUNÇÃO SOCIAL DOS SACERDOTES

LIÇÃO 4 A FUNÇÃO SOCIAL DOS SACERDOTES LIÇÃO 4 A FUNÇÃO SOCIAL DOS SACERDOTES Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO OS SACERDOTES LEVÍTICOS Os sacerdotes na época do sacerdócio levítico no antigo testamento desempenhavam inúmeras funções

Leia mais

Então Deus disse todas estas palavras:+ 2 Eu sou Jeová, seu Deus, que o tirou da terra do Egito, a terra da escravidão.*+ 3 Não tenha outros deuses

Então Deus disse todas estas palavras:+ 2 Eu sou Jeová, seu Deus, que o tirou da terra do Egito, a terra da escravidão.*+ 3 Não tenha outros deuses Então Deus disse todas estas palavras:+ 2 Eu sou Jeová, seu Deus, que o tirou da terra do Egito, a terra da escravidão.*+ 3 Não tenha outros deuses além de mim.*+ 4 Não faça para você imagem esculpida,

Leia mais

III TRIMESTRE 2015 LIÇÃO IONÁRIOS. Preparado por: Pr. Wellington Almeida

III TRIMESTRE 2015 LIÇÃO IONÁRIOS. Preparado por: Pr. Wellington Almeida III TRIMESTRE 2015 02 LIÇÃO MI S Preparado por: Pr. Wellington Almeida S IONÁRIOS ABRAÃO: O PRIMEIRO MISSIONÁRIO ESBOÇO ABRAÃO INTRODUÇÃO DOM - O Chamado SEG - O Testemunho TER - O Exemplo QUA - A Peregrinação

Leia mais

LIÇÃO 4 - JESUS É SUPERIOR A JOSUÉ O MEIO DE NTRAR NO REPOUSO DE DEUS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 4 - JESUS É SUPERIOR A JOSUÉ O MEIO DE NTRAR NO REPOUSO DE DEUS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 4 - JESUS É SUPERIOR A JOSUÉ O MEIO DE NTRAR NO REPOUSO DE DEUS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO CRISTO É SUPERIOR A TUDO E A TODOS Jesus é o único meio de entrarmos no repouso de Deus

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO XI NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ Nossa declaração de fé é esta: CREMOS, PROFESSAMOS E ENSINAMOS que a Igreja

Leia mais

Lição 4 A provisão de Deus no monte do sacrifício

Lição 4 A provisão de Deus no monte do sacrifício INTRODUÇÃO - No episódio do de Isaque, Abraão assume, em definitivo, a condição de "pai da fé", que lhe é reconhecida pelas três grandes religiões monoteístas do planeta. - O episódio da Akedah, que quer

Leia mais

Título: CHAPTER A DAY (2 PEDRO) Autor: NORMAN BERRY. Literaturas em formato digital:

Título: CHAPTER A DAY (2 PEDRO) Autor: NORMAN BERRY. Literaturas em formato digital: Título: CHAPTER A DAY (2 PEDRO) Autor: NORMAN BERRY Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos: www.3minutos.net

Leia mais

Igreja Cristã Maranata Contribuição EBJO Perguntas Publicada em: 23/03/2015

Igreja Cristã Maranata Contribuição EBJO Perguntas Publicada em: 23/03/2015 ESCOLA BÍBLICA PARA JOVENS E OBREIROS 28/03/2015 TEMA: OPOSIÇÃO AO PROJETO DE SALVAÇÃO ASSUNTO: OPOSIÇÃO Á SAÍDA DO EGITO TEXTO FUNDAMENTAL: ÊXODO 12.1-11 EM ÊXODO 12.7, O SENHOR ESTABELECE O PROJETO DE

Leia mais

KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: estação DE 14 A 20 DE ABRIL DE 2019

KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: estação DE 14 A 20 DE ABRIL DE 2019 ROTEIRO PGM INFANTIL DE 14 A 20 DE ABRIL DE 2019 estação KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: 9h Espaço Baby (0 a 2 anos) Tempo Lúdico de 3 a 8 anos *Tempo Lúdico: Jogos, brincadeiras bíblicas e parque.

Leia mais

evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura.

evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. O Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. O A Igreja foi criada para dar seguimento ao ministério terreno do Nosso Senhor

Leia mais

Fonte: Publicado: 13/04/2015

Fonte:  Publicado: 13/04/2015 ESCOLA BÍBLICA PARA JOVENS E OBREIROS 09-mai-2015 - TEMA: A FÉ - ASSUNTO: O CHAMADO DE ABRAÃO - TEXTO FUNDAMENTAL: HEBREUS 11:8 EM HEBREUS 11.8 A FÉ É ASSOCIADA À OBEDIÊNCIA A DEUS. COMENTAR OS ASPECTOS

Leia mais

Igreja Cristã Maranata Contribuição EBD

Igreja Cristã Maranata Contribuição EBD ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL 17/05/2015 - TEMA: A FÉ - ASSUNTO: A FÉ REDENTORA - TEXTO FUNDAMENTAL: MATEUS 15:21-28 EM EFÉSIOS 2:8 PAULO MOSTRA QUE A FÉ VINDA DE DEUS É O ELEMENTO QUE CONDUZ O HOMEM À SALVAÇÃO....ELE

Leia mais

A aflição no Egito. A servidão O preparo de Moisés As pragas O endurecimento de Faraó

A aflição no Egito. A servidão O preparo de Moisés As pragas O endurecimento de Faraó A aflição no Egito A servidão O preparo de Moisés As pragas O endurecimento de Faraó A Instituição da Páscoa A partida apressada do Egito A travessia do Mar Vermelho O Cântico de Moisés e a Celebração

Leia mais

Paulo usa a metáfora da árvore sagrada do versículo 16. Nesta ilustração reveladora, ele ressalta que, embora a maioria dos ramos (os judeus) que por

Paulo usa a metáfora da árvore sagrada do versículo 16. Nesta ilustração reveladora, ele ressalta que, embora a maioria dos ramos (os judeus) que por Paulo usa a metáfora da árvore sagrada do versículo 16. Nesta ilustração reveladora, ele ressalta que, embora a maioria dos ramos (os judeus) que por sua incredulidade foram quebrados... (Romanos 11:20)

Leia mais

Guia orientador de meditação bíblica diária Epístola aos Romanos (2)

Guia orientador de meditação bíblica diária Epístola aos Romanos (2) Pág. 1 Pessoal, ainda lembram o meu nome? Sou o Rômulo, membro da igreja em Roma e estou contando sobre uma carta que recebemos de um Sr. Paulo. Já mencionei que a recepção desta carta gerou o maior alvoroço

Leia mais

LIÇÃO 13 - A DECISÃO CRUCIAL DO DISCÍPULO: OUVIR E PRATICAR. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 13 - A DECISÃO CRUCIAL DO DISCÍPULO: OUVIR E PRATICAR. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 13 - A DECISÃO CRUCIAL DO DISCÍPULO: OUVIR E PRATICAR Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO OBEDECER É MELHOR QUE SACRIFICAR Deus registra na Santa Bíblia a comparação dos atos de obediência

Leia mais

Curso de Teologia de Leigos

Curso de Teologia de Leigos Curso de Teologia de Leigos O MISTÉRIO DA CRIAÇÃO; DEUS MANTÉM E SUSTENTA A CRIAÇÃO; DEUS REALIZA O SEU PROJETO: A DIVINA PROVIDÊNCIA; A DIVINA PROVIDÊNCIA E AS CAUSAS SEGUNDAS; A DIVINA PROVIDÊNCIA E

Leia mais

Deus fala através do trovão

Deus fala através do trovão Deus fala através do trovão Já havia dois dias que os israelitas, acampados próximo ao Sinal, estavam se preparando para a grande teofania. No terceiro dia, Deus enviou tão impressionantes sinais que o

Leia mais

O Que Devemos Saber Sobre a Oração

O Que Devemos Saber Sobre a Oração O Que Devemos Saber Sobre a Oração Os discípulos pediram para Jesus lhes ensinar a orarem! Mateus 6:9-15 Portanto, orem assim: Pai nosso, que estás no céu, que todos reconheçam que o teu nome é Santo.

Leia mais

Slide 2

Slide 2 O Um dos pontos mais polêmicos da doutrina cristã: a questão da liberdade do homem e da soberania do Senhor ante o plano divino para a salvação. O Este tema é um dos que mais dividem os estudiosos das

Leia mais

OS VERDADEIROS ADORADORES

OS VERDADEIROS ADORADORES - Aula 3 OS VERDADEIROS ADORADORES Objetivo: ao final da aula, o aluno deverá buscar se identificar como um adorador dentro dos padrões bíblicos, empenhando-se por cultuar a Deus do modo que O agrada e

Leia mais

LIÇÃO 9 - CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 9 - CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 9 - CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO DEUS ORDENOU A MOISÉS A CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO Após a entrega do ordenamento jurídico para o

Leia mais

Jesus contou outra parábola: Façam de conta que um de vocês tem um empregado que trabalha na lavoura ou cuida das ovelhas. Quando ele volta do campo,

Jesus contou outra parábola: Façam de conta que um de vocês tem um empregado que trabalha na lavoura ou cuida das ovelhas. Quando ele volta do campo, Jesus contou outra parábola: Façam de conta que um de vocês tem um empregado que trabalha na lavoura ou cuida das ovelhas. Quando ele volta do campo, será que você vai dizer: -"Venha depressa e sente-se

Leia mais

PPROFECIA ESCATOLÓGICA

PPROFECIA ESCATOLÓGICA PPROFECIA ESCATOLÓGICA DOUTRINA DAS ÚLTIMAS COISAS Este termo deve ser entendido como reverência ao estágio final do plano de Deus na história Esta profecia se baseia no conceito de que Deus tem um projeto

Leia mais

Ministério dos leitores PREPARAR PARA PROCLAMAR

Ministério dos leitores PREPARAR PARA PROCLAMAR Ministério dos leitores PREPARAR PARA PROCLAMAR Os fiéis, de acordo com o Livro dos Atos dos Apóstolos, quando se reúnem dominicalmente, no dia do Senhor têm como finalidade primeira escutar a Palavra

Leia mais

SACRIFICIO Y DESCENDêNCIA

SACRIFICIO Y DESCENDêNCIA Ficha No. 8 SACRIFICIO Y DESCENDêNCIA (Gênesis 17, 21-26) Repensando o próprio nascimento e infância Revendo desde a infância a vida de Isaac, vemos que ele nasce depois da promessa de Deus, quando os

Leia mais

Que quer dizer a expressão o fim da lei é Cristo (Romanos 10:4)?

Que quer dizer a expressão o fim da lei é Cristo (Romanos 10:4)? Lição 11 para 16 de dezembro de 2017 Que quer dizer a expressão o fim da lei é Cristo (Romanos 10:4)? Cristo é a meta ou o propósito da lei. Cristo é o cumprimento da lei. Cristo é a terminação da lei

Leia mais

ESTUDOS SOBRE O EVANGELHO SEGUNDO JOÃO

ESTUDOS SOBRE O EVANGELHO SEGUNDO JOÃO 1 ESTUDOS SOBRE O EVANGELHO SEGUNDO JOÃO Lição 4: Jesus, o Salvador rejeitado Pr Paulo Marcos PIB de Pouso Alegre 2 1. Introdução O Evangelho Segundo João Lição 4: Jesus o Salvador (João 1.10-12) Todos

Leia mais

A ELEIÇÃO DE DEUS RM

A ELEIÇÃO DE DEUS RM PALAVRA DA CÉLULA A PERPLEXIDADE DE PAULO RM 9.1 5 No verso 1 lemos que o Espírito Santo testemunha em nossa consciência, o que mostra que a consciência é uma função do espírito humano. Paulo está preocupado

Leia mais

A BÍBLIA ANUNCIA A SALVAÇÃO (I)

A BÍBLIA ANUNCIA A SALVAÇÃO (I) ESTUDO 24 A BÍBLIA ANUNCIA A SALVAÇÃO (I) INTRODUÇÃO A Bíblia, embora seja um livro escrito por mais de quarenta homens no decorrer de aproximadamente 1.500 anos, guarda uma coerência e harmonia que só

Leia mais

Adão e Eva inicialmente violaram a Aliança das relações de amor e confiança que Deus tinha estabelecido entre eles.

Adão e Eva inicialmente violaram a Aliança das relações de amor e confiança que Deus tinha estabelecido entre eles. Uma Aliança é um compromisso feito por contrato entre duas pessoas ou dois grupos de pessoas. O seu sentido religioso é o de um Testa mento. No Antigo Testamento a Aliança estabelece uma nova relação,

Leia mais

EXILADOS QUE SE TORNARAM MISS IONÁRIOS Preparado por: Pr. Wellington Almeida LIÇÃO III TRIMESTRE 2015

EXILADOS QUE SE TORNARAM MISS IONÁRIOS Preparado por: Pr. Wellington Almeida LIÇÃO III TRIMESTRE 2015 0 EXILADOS QUE SE TORNARAM MISS IONÁRIOS Preparado por: Pr. Wellington Almeida III TRIMESTRE 201 EXILADOS QUE SE TORNARAM MISSIONÁRIOS ESBOÇO INTRODUÇÃO DOM - O Exilado SEG - A Testemunha TER - O reino

Leia mais

15º Estudo 10/06/2016. O livro de Rute. Homens Fundamentais

15º Estudo 10/06/2016. O livro de Rute. Homens Fundamentais 15º Estudo 10/06/2016 O livro de Rute Homens Fundamentais O Pentateuco descreve a criação do mundo e o inicio da história humana, e em sua maior parte tem como foco Deus, como o criador e Aquele que lida

Leia mais

OS PROFETAS MENORES RESUMO

OS PROFETAS MENORES RESUMO OS PROFETAS MENORES RESUMO Os doze livros que compõem os Profetas Menores variam em data entre os séculos VIII e V a.c LIÇÃO 2, OSÉIAS A FIDELIDADE NO RELACIONAMENTO COM DEUS O ESBOÇO DO LIVRO DE OSEIAS

Leia mais

O Espírito Santo, que o Pai nos presenteia, identifica-nos com Jesus- Caminho, abrindo-nos ao seu mistério de salvação para que sejamos filhos seus e

O Espírito Santo, que o Pai nos presenteia, identifica-nos com Jesus- Caminho, abrindo-nos ao seu mistério de salvação para que sejamos filhos seus e O Espírito Santo, que o Pai nos presenteia, identifica-nos com Jesus- Caminho, abrindo-nos ao seu mistério de salvação para que sejamos filhos seus e irmãos uns dos outros; identifica-nos com Jesus-Verdade,

Leia mais

KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: estação DE 12 A 18 DE MAIO DE 2019

KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: estação DE 12 A 18 DE MAIO DE 2019 ROTEIRO PGM INFANTIL DE 12 A 18 DE MAIO DE 2019 estação KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: 9h Espaço Baby (0 a 2 anos) Tempo Lúdico de 3 a 8 anos *Tempo Lúdico: Jogos, brincadeiras bíblicas e parque.

Leia mais

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO Mensagem Onze O templo santo e a cidade santa na terra santa Leitura bíblica: Ez 47:13-20; 48:8-20, 31-35; Ap 21:12-13 I. O templo santo e a cidade santa, que tipificam a igreja (Ez 47:13; 1Co 3:16-17),

Leia mais

O Povo de Israel Jejuou e fez penitência, como preparação para a primeira ceia pascal, antes da passagem do Anjo Exterminador.

O Povo de Israel Jejuou e fez penitência, como preparação para a primeira ceia pascal, antes da passagem do Anjo Exterminador. O Povo de Israel Jejuou e fez penitência, como preparação para a primeira ceia pascal, antes da passagem do Anjo Exterminador. Esta prática do Jejum e Abstinência, normalmente é um técnica temporária com

Leia mais

ÊXODO INTRODUÇÃO DIVISÃO FATOS IMPORTANTES

ÊXODO INTRODUÇÃO DIVISÃO FATOS IMPORTANTES INTRODUÇÃO DIVISÃO FATOS IMPORTANTES Êxodo ( saída ou partida ) Também é chamado de O Livro da Aliança : Para quem foi escrito este livro? Para os israelitas. Por quem foi escrito (autor)? Moisés. Em qual

Leia mais

Você precisa dizer AMÉM

Você precisa dizer AMÉM Você precisa dizer AMÉM Quando ouvimos a pregação com o coração aberto, a fé de Deus é liberada ao nosso coração e então podemos desfrutar de todas as bênçãos do céu Gostaria de compartilhar o poder de

Leia mais

O Profeta Jonas Domingo 11/06/17 Textos: Jonas 1: 1-17; 2:1; 3:1-5, 10; 4:1-11

O Profeta Jonas Domingo 11/06/17 Textos: Jonas 1: 1-17; 2:1; 3:1-5, 10; 4:1-11 O Profeta Jonas Domingo 11/06/17 Textos: Jonas 1: 1-17; 2:1; 3:1-5, 10; 4:1-11 Objetivo: A criança entenderá o que era ser um profeta, qual o trabalho dele e aprenderá que Deus também pode usá-la para

Leia mais

Romanos, Paulo diz qual a motivação que o levou a escrever a epístola à igreja em Roma. visando evangelizar o ocidente do Império Romano.

Romanos, Paulo diz qual a motivação que o levou a escrever a epístola à igreja em Roma. visando evangelizar o ocidente do Império Romano. O No capítulo 15 da carta aos Romanos, Paulo diz qual a motivação que o levou a escrever a epístola à igreja em Roma. O Paulo escreve a carta aos Romanos visando evangelizar o ocidente do Império Romano.

Leia mais

Deus Faz. Novas todas as coisas!

Deus Faz. Novas todas as coisas! Deus Faz Novas todas as coisas! Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas an9gas já passaram; eis que surgiram coisas novas! (2Corín9os 5.17) Aquele que estava assentado no trono disse:

Leia mais

Enquanto ainda falava, veio alguém da casa do chefe da sinagoga, dizendo:

Enquanto ainda falava, veio alguém da casa do chefe da sinagoga, dizendo: Enquanto ainda falava, veio alguém da casa do chefe da sinagoga, dizendo: - A tua filha já está morta; não incomodes mais o Mestre. Jesus, porém, ouvindo-o, respondeu-lhe: - Não temas: crê somente, e será

Leia mais

3º Trimestre de 2019: Reinos de Israel e Judá

3º Trimestre de 2019: Reinos de Israel e Judá LIÇÃO 01 - O PRIMEIRO REI DE ISRAEL Fique esperto e descubra o enigma: 1. O povo havia rejeitado o Senhor Deus como Rei; 2. Um homem da tribo de Benjamim; 3. Jovem e com espírito de liderança; 4. Se tornou

Leia mais

Êx 16:2 E toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e contra Arão no deserto.

Êx 16:2 E toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e contra Arão no deserto. 1 Capítulo 16 Deus manda maná Êx 16:1 E Partindo de Elim, toda a congregação dos filhos de Israel veio ao deserto de Sim, que está entre Elim e Sinai, aos quinze dias do mês segundo, depois de sua saída

Leia mais

O que há por trás do véu?

O que há por trás do véu? O que há por trás do véu? Ex 34:29-35 Ao lermos esses versículos, a primeira coisa que observamos é que Moisés era um homem, um líder muito próximo, muito íntimo de Deus! A ponto de ficar com o seu rosto

Leia mais

A SOLIDEZ DE UMA FÉ. 1 Rs 18:41-46

A SOLIDEZ DE UMA FÉ. 1 Rs 18:41-46 A SOLIDEZ DE UMA FÉ 1 Rs 18:41-46 Então Elias disse ao rei Acabe: Agora vá comer, pois eu já estou ouvindo o barulho de muita chuva. Enquanto Acabe foi comer, Elias subiu até o alto do monte Carmelo. Ali

Leia mais

Lição 5 A identidade do Espírito Santo

Lição 5 A identidade do Espírito Santo CREMOS ( ) 4. No Espírito Santo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade, consubstancial com o Pai e o Filho, Senhor e Vivificador; que convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo; que regenera

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA Pe. Lucas- O MANDAMENTO MAIOR - Mt 22,34-40 EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM MANDAMENTO MAIOR Ao se falar em "mandamentos" - e esse tema

Leia mais