Lição 9 O milagre está em sua casa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Lição 9 O milagre está em sua casa"

Transcrição

1 INTRODUÇÃO - Na sequência do estudo dos exemplos bíblicos de provisão divina, analisaremos o milagre efetuado por Eliseu no episódio da viúva de um dos filhos do profeta. - O milagre é uma demonstração do amor de Deus ao homem, mas também da necessidade que o homem tem de glorificar a Deus.

2 I O QUE É E QUAL A FINALIDADE DO MILAGRE NA OBRA DE DEUS - O milagre é elemento indispensável na obra de Deus, pois, através dele, percebemos que Deus intervém na ordem natural das coisas por amor ao homem, sente por ele compaixão. - Embora seja elemento indispensável e necessário para a realização da obra de Deus, o milagre não vale em si mesmo. Faz-se absolutamente necessário que o milagre sirva para a glorificação do Senhor e como sinal confirmador da Sua Palavra.

3 - Milagre - algo espantoso, admirável, extraordinário ; ato ou acontecimento fora do comum, inexplicável pelas leis naturais ; fato ou acontecimento fora do comum, que Deus realiza para confirmar o Seu poder, o Seu amor e a Sua mensagem. - Os milagres existem, pois estão narrados na Bíblia Sagrada, que é a verdade (Jo.17:17), sendo, ademais, uma demonstração de que Deus não só existe, é distinto da Sua criação, como também é um participante dela.

4 - Ambos os profetas realizaram, conjuntamente, 21 sinais, sendo 7 de Elias e 14 de Eliseu, a saber: Lição 9 O milagre está em sua casa - Os ministérios de Elias e de Eliseu foram caracterizados pela ocorrência de sinais, prodígios e maravilhas, pois ambos foram levantados para promover a restauração espiritual do povo de Israel e a presença de sinais era uma demonstração do amor de Deus para com o povo, algo fundamental para que Israel voltasse a servir ao Senhor.

5 II UMA VIÚVA DE UM DOS FILHOS DOS PROFETAS VAI À PRESENÇA DO PROFETA ELISEU - Eliseu ganhara notoriedade nacional por ter milagrosamente obtido água para os exércitos de Israel, Judá e Edom na guerra que eles empreendiam contra Moabe e, portanto, sedimentara a sua condição de sucessor de Elias. - Uma mulher das mulheres dos filhos dos profetas foi ao encontro do profeta para clamar-lhe pois seu marido havia morrido e deixado dívidas que eram impagáveis e, por isso, os credores estavam para levar os seus filhos como escravos, em pagamento da dívida (II Rs.4:1).

6 - Lições que a notícia desta dívida deixada pelo marido falecido daquela mulher nos deixa (I): a) a dívida era do marido - ter dívidas não significa que a pessoa está em pecado. Aquele homem morreu devendo, mas era servo de Deus. b) embora ter dívidas não seja um elemento que comprometa a salvação de alguém, é, certamente, uma situação que se deve evitar ao máximo, pois causa danos a terceiros que, muitas vezes, sofrerão por causa de nosso mau planejamento (Rm.13:8).

7 - Lições que a notícia desta dívida deixada pelo marido falecido daquela mulher nos deixa (II): c) a dívida deixada não fora gerada por motivos egoísticos nem pecaminosos o devedor temia ao Senhor; d) nossa vida sobre a face da Terra é temporária e não temos como assegurar que viveremos até tal tempo ou até tal época precisamos ser previdentes e pensar no futuro de nossos entes queridos que dependem de nós economicamente. e) a busca ao profeta era um pedido de exercício de misericórdia e compaixão, algo que superava o rigor da lei a lei não tem condições de salvar, mas somente a graça de Deus.

8 - O profeta Eliseu disse àquela mulher: Que te hei de eu fazer? Declara-me que é o que tens em casa (I Rs.4:2a). Nesta simples declaração do profeta, temos grandes lições a aprender, a saber: a) o profeta deveria agir com amor, com compaixão para com aquela mulher e amor importa em atitudes concretas; b).o milagre de multiplicação parte do que temos em nós e estamos dispostos a pôr nas mãos de Deus.

9 - A declaração da viúva de que só tinha uma botija de azeite em casa era uma atitude de fé, de confiança em Deus. - A incredulidade impede que Deus realize milagres em nossas vidas (Mt.13:58).

10 - A declaração da mulher de que não tinha coisa alguma a não ser uma botija de azeite também demonstrava a honestidade daquela viúva. - Ela era justa e estava na integral dependência de Deus. O milagre era absolutamente necessário.

11 - Ante esta declaração da viúva, o profeta, então, passa a dar a devida orientação para aquela mulher. Mandou que ela fosse até os vizinhos e pedisse vasos emprestados, vasos vazios e não poucos (II Rs.4:3). - A mulher tinha uma ótima convivência com os seus vizinhos, sabia se comportar na sociedade, tinha bom testemunho. Não fosse assim, como poderia ela obter vasos vazios, não poucos da vizinhança.

12 - Depois de conseguir os vasos vazios, não poucos, a viúva deveria entrar na sua casa, fechar a porta sobre ela e sobre seus filhos e deitar o azeite em todos aqueles vasos, e pôr à parte o que estivesse cheio (II Rs.4:4). - Tendo desfrutado da confiança e credibilidade que seu bom testemunho gerara na comunidade, a viúva deveria, então, recolher-se à intimidade do seu lar e da sua intimidade com Deus. É absolutamente necessário que, para que o milagre de Deus opere, tenhamos um círculo de intimidade pessoal e familiar com o Senhor.

13 - A estratégia do profeta ensina-nos que não só em nossa convivência diária não podemos comunhão com os que não servem a Deus, mas também para que o poder de Deus opere em nossas vidas. - Eliseu mandou que, assim que recolhidos os vasos e fechada a porta, a viúva, juntamente com seus filhos, começasse a derramar o azeite nos vasos.

14 Lições que aprendemos com a estratégia dada pelo profeta àquela mulher: a) a operação divina não prescinde do trabalho humano; b) o milagre não dispensa a colaboração de todos na família; c) a multiplicação se dava à medida que a mulher derramava o azeite da botija no vaso vazio que lhe era apresentado. O meio de aumentar o que temos é usando; para Ele, o que temos deve ser dado, não é enterrando os talentos mas os negociando que nós os duplicamos (Matthew Henry); d) o milagre realiza-se quando há integral obediência ao Senhor.

15 - A mulher fez conforme à ordem do profeta e, quando cessaram os vasos e o azeite parou, voltou até a presença do profeta para narrar o que tinha acontecido. - A mulher buscou orientação divina para que o milagre ocorresse, mas também para o que fazer diante do milagre.

16 - O profeta, então, deu-lhe a devida orientação. Aquela multiplicação ocorrera não só para que ela pagasse a dívida, mas que ela tivesse com que viver a partir de então. - Deveria ela pegar todo aquele azeite e vendê-lo. Com o dinheiro obtido da venda, deveria pagar a dívida e viver do resto (II Rs.4:7).

17 - Mais uma vez vemos que o milagre de Deus não dispensou o trabalho, agora o trabalho de venda do azeite. Com o milagre, nós temos de continuar a nossa vida terrena, glorificando a Deus e exaltando, com as nossas atitudes, o Senhor. - Milagre não é instrumento para nos dar uma vida ociosa nem uma autorização para estacionarmos nossa jornada espiritual aqui na Terra.

18 - O milagre teve um efeito pedagógico. Dali para a frente, aquela viúva e seus filhos deveriam cuidar para que não caíssem mais naquela situação desesperadora. - A prudência que faltara ao filho dos profetas temente a Deus, agora não mais faltaria naquela família. O Senhor já produzira um fundo que seria a base para a sobrevivência daquela família, para que nunca mais os herdeiros do finado ficassem desamparados.

19 - Deus mostrou, através do Seu profeta, o grande amor que tinha não só para com aquela viúva e seus filhos, mas com todos os que serviam a Deus fielmente como o finado filho do profeta. - O nome do Senhor foi glorificado e o Senhor provou, uma vez mais, para um Israel que ainda coxeava entre dois pensamentos, que Ele era o verdadeiro Deus provedor e não, Baal. A Divina Providência tinha o propósito de manter o povo de Israel no propósito a ele estabelecido, tinha por finalidade última a realização do plano da redenção..

INTRODUÇÃO - A salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo.

INTRODUÇÃO - A salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo. INTRODUÇÃO - A salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo. - O primeiro a pregar o evangelho ao homem foi o próprio Deus no Éden. I O PROTOEVANGELHO

Leia mais

OA salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo.

OA salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo. OA salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo. OO primeiro a pregar o evangelho ao homem foi o próprio Deus no Éden. www.portalebd.org.br

Leia mais

O cuidado de Deus Por Valdení Fontelli Falvo

O cuidado de Deus Por Valdení Fontelli Falvo O cuidado de Deus Por Valdení Fontelli Falvo Começando nosso encontro (5 min) Receba com alegria cada criança e converse com elas como foi a comemoração dos dias das crianças. Conheça os visitantes, incentive

Leia mais

INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura.

INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. - A Igreja foi criada para dar seguimento ao ministério

Leia mais

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 PNEUMATOLOGIA OS DONS DO

Leia mais

evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura.

evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. O Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. O A Igreja foi criada para dar seguimento ao ministério terreno do Nosso Senhor

Leia mais

LIÇÃO 3 - O DIA DO SENHOR. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 - O DIA DO SENHOR. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 - O DIA DO SENHOR Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O DIA DO SENHOR EM TODAS AS ÉPOCAS O dia do Senhor representou para Judá e Israel um severo julgamento devido a altivez humana que

Leia mais

salvação, disse que haveria um Salvador nascido de mulher.

salvação, disse que haveria um Salvador nascido de mulher. OQuando Deus prometeu a salvação, disse que haveria um Salvador nascido de mulher. OA salvação dependia da vinda do Salvador. www.portalebd.org.br Slide 2 O A promessa da salvação é indissociável da promessa

Leia mais

Objetivo de Querite. 1. Dependência 2. Descanso 3. Reflexão 4. Humildade 5. Regozijo 6. Proteção

Objetivo de Querite. 1. Dependência 2. Descanso 3. Reflexão 4. Humildade 5. Regozijo 6. Proteção Elias 1. História Divisão dos Reinos 2. Contexto Espiritual de Israel 3. Elias Nome( א ל י ה ו ), Origem 4. Rei Acabe e Jezabel 5. A Profecia de Elias - 1Rs.17:1 6. Querite - Treinamento 1Reis.17:1-6 Objetivo

Leia mais

- Deus é Javé-Jiré, o Deus que provê.

- Deus é Javé-Jiré, o Deus que provê. INTRODUÇÃO - Deus é Javé-Jiré, o Deus que provê. - Deus sempre cuida do Seu povo, provendo o necessário para a sua sobrevivência, com o fim de que Seu nome seja glorificado na Terra. I A PROVISÃO DIVINA

Leia mais

LIÇÃO 8 BATISMO NO ESPÍRITO SANTO E DONS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 8 BATISMO NO ESPÍRITO SANTO E DONS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 8 BATISMO NO ESPÍRITO SANTO E DONS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO UMA PROMESSA DE DEUS O Batismo no Espírito Santo é uma promessa de Deus a todos os santos com o objetivo de edificar

Leia mais

Voltado a Deus I. O Imperativo Divino

Voltado a Deus I. O Imperativo Divino Deus trabalha movido por oração. Quando Deus quer fazer certa coisa, Ele inspira oração para que Ele possa agir. Ele somente trabalha desta forma. Em Gênesis 20 lemos a primeira estória sobre cura narrada

Leia mais

Paulo usa a metáfora da árvore sagrada do versículo 16. Nesta ilustração reveladora, ele ressalta que, embora a maioria dos ramos (os judeus) que por

Paulo usa a metáfora da árvore sagrada do versículo 16. Nesta ilustração reveladora, ele ressalta que, embora a maioria dos ramos (os judeus) que por Paulo usa a metáfora da árvore sagrada do versículo 16. Nesta ilustração reveladora, ele ressalta que, embora a maioria dos ramos (os judeus) que por sua incredulidade foram quebrados... (Romanos 11:20)

Leia mais

personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter cristão, estudaremos Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter cristão, estudaremos Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. ONo encerramento do estudo de personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter cristão, estudaremos Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. OJesus é o nosso exemplo. Slide 2 O O apóstolo Pedro foi incisivo

Leia mais

LIÇÃO 13 A EVANGELIZAÇÃO INTEGRAL NESTA ÚLTIMA HORA

LIÇÃO 13 A EVANGELIZAÇÃO INTEGRAL NESTA ÚLTIMA HORA INTRODUÇÃO - Concluindo o estudo deste trimestre sobre evangelização, estudaremos a necessária integralidade desta atividade mais importante, da razão de ser da igreja. - A evangelização tem de ser integral.

Leia mais

COM DEUS APRENDI A PERDER PARA GANHAR

COM DEUS APRENDI A PERDER PARA GANHAR COM DEUS APRENDI A PERDER PARA GANHAR Marcos 8:35 Na semana passada aprendemos um pouco mais sobre Salvação, que nada mais é que a própria pessoa de Jesus Cristo agindo em nosso interior, transformando

Leia mais

3º Trimestre de 2018: Heróis do Antigo Testamento

3º Trimestre de 2018: Heróis do Antigo Testamento LIÇÃO 01 A descida do Espírito Santo Em dupla, crie uma música que fale sobre Noé, sua obediência e fidelidade ao Senhor. Não esqueçam de inserir sobre o episódio do dilúvio. Pode-se aproveitar a melodia

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) Na atualidade dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à Igreja para sua edificação, conforme Sua soberana vontade para o que for útil (I Co.12:1-12). www.portalebd.org.br Slide 2 O Uma

Leia mais

Título: TRÊS COISAS DIÁRIAS Autor: BRUCE ANSTEY. Literaturas em formato digital:

Título: TRÊS COISAS DIÁRIAS Autor: BRUCE ANSTEY. Literaturas em formato digital: Título: TRÊS COISAS DIÁRIAS Autor: BRUCE ANSTEY Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos: www.3minutos.net

Leia mais

morramos para o mundo e vivamos para Deus.

morramos para o mundo e vivamos para Deus. OA salvação faz com que morramos para o mundo e vivamos para Deus. OO salvo não mais vive, mas Cristo vive nele. www.portalebd.org.br Slide 2 O O apóstolo Paulo chama os salvos de homens espirituais e

Leia mais

L i ç ã o de Março de 2013 HÁ UM MILAGRE EM SUA CASA T E X T O Á U R E O V E R D A D E P R Á T I C A H I N O S S UG E R I D O S 1, 4, 5 8

L i ç ã o de Março de 2013 HÁ UM MILAGRE EM SUA CASA T E X T O Á U R E O V E R D A D E P R Á T I C A H I N O S S UG E R I D O S 1, 4, 5 8 L i ç ã o 1 0 10 de Março de 2013 HÁ UM MILAGRE EM SUA CASA T E X T O Á U R E O "Então, entra, e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos, e deita o azeite em todos aqueles vasos, e põe à parte o que

Leia mais

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico REGULAMENTO OFICIAL Alfabeto Bíblico Tem como objetivo levar o competidor a encontrar na Bíblia versículos que comecem com cada letra do alfabeto da língua portuguesa e contenham em seu texto, uma palavra-chave,

Leia mais

LIÇÃO 11 DESPERTEMOS PARA A VINDA DE UM GRANDE REI

LIÇÃO 11 DESPERTEMOS PARA A VINDA DE UM GRANDE REI LIÇÃO 11 DESPERTEMOS PARA A VINDA DE UM GRANDE REI PROF. LUCAS NETO A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO JESUS ESTÁ VOLTANDO! Breve Jesus Voltará! Pouco se fala ou se ensina sobre a volta de Jesus para buscar

Leia mais

Escolas de profetas no Antigo Testamento Material de apoio a aula 12. Fonte: 12.

Escolas de profetas no Antigo Testamento Material de apoio a aula 12. Fonte:  12. Escolas de profetas no Antigo Testamento Material de apoio a aula 12 Fonte: http://www.estudantesdabiblia.com.br/licoes_cpad/2013/2013-01- 12.htm Escola de Profetas: Instituição de ensino do Antigo Testamento

Leia mais

15º Estudo 10/06/2016. O livro de Rute. Homens Fundamentais

15º Estudo 10/06/2016. O livro de Rute. Homens Fundamentais 15º Estudo 10/06/2016 O livro de Rute Homens Fundamentais O Pentateuco descreve a criação do mundo e o inicio da história humana, e em sua maior parte tem como foco Deus, como o criador e Aquele que lida

Leia mais

Departamento de Ciências Humanas e Sociais Educação Moral e Religiosa Católica - 5º ano Ano letivo 2017/201

Departamento de Ciências Humanas e Sociais Educação Moral e Religiosa Católica - 5º ano Ano letivo 2017/201 Departamento de Ciências Humanas e Sociais Educação Moral e Religiosa Católica - 5º ano Ano letivo 2017/201 5 º ANO Unidade Letiva 1 - Viver juntos B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa,

Leia mais

Lição 5 A identidade do Espírito Santo

Lição 5 A identidade do Espírito Santo CREMOS ( ) 4. No Espírito Santo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade, consubstancial com o Pai e o Filho, Senhor e Vivificador; que convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo; que regenera

Leia mais

5 º ANO Unidade Letiva 1 - Viver juntos METAS OBJETIVOS CONTEÚDOS B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da história.

5 º ANO Unidade Letiva 1 - Viver juntos METAS OBJETIVOS CONTEÚDOS B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da história. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁGUEDA Escola Básica Fernando Caldeira Departamento de Ciências Humanas e Sociais Educação Moral e Religiosa Católica - 5º ano Ano letivo 2016/2017 5 º ANO Unidade Letiva 1 -

Leia mais

Romanos, Paulo diz qual a motivação que o levou a escrever a epístola à igreja em Roma. visando evangelizar o ocidente do Império Romano.

Romanos, Paulo diz qual a motivação que o levou a escrever a epístola à igreja em Roma. visando evangelizar o ocidente do Império Romano. O No capítulo 15 da carta aos Romanos, Paulo diz qual a motivação que o levou a escrever a epístola à igreja em Roma. O Paulo escreve a carta aos Romanos visando evangelizar o ocidente do Império Romano.

Leia mais

ORANDO POR NOSSOS RELACIONAMENTOS Texto Base: Filipenses

ORANDO POR NOSSOS RELACIONAMENTOS Texto Base: Filipenses Julho/19 1ª Semana ORANDO POR NOSSOS RELACIONAMENTOS Texto Base: Filipenses 1.1-11 Em uma palavra, descreva o que representa a oração em sua vida. Qual foi a carta que causou mais alegria em você? Explique.

Leia mais

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO I - A ORIGEM DO PECADO 1. Em relação a Deus. Em Seu plano permitiu que suas criaturas (anjos e homens) tivessem a liberdade (livre arbítrio) de viver em amor e obediência

Leia mais

Escola Básica e Secundária de Velas. Governo dos Açores. 2º Ciclo ENSINO BÁSICO. Planificação Anual de EMRC. 5 º Ano

Escola Básica e Secundária de Velas. Governo dos Açores. 2º Ciclo ENSINO BÁSICO. Planificação Anual de EMRC. 5 º Ano Governo dos Açores Escola Básica e Secundária de Velas º Ciclo ENSINO BÁSICO Planificação Anual de EMRC 5 º Ano º Periodo Unidade Letiva - Viver juntos Competências chave Metas Curriculares B. Construir

Leia mais

MODELO PARA UM MUNDO MELHOR

MODELO PARA UM MUNDO MELHOR MODELO PARA UM MUNDO MELHOR Lição 2 13 de julho de 2019 Depois de muitos anos de escravidão, Deus tirou o povo de Israel do Egito. No caminho para a terra prometida, ele lhes deu leis justas. "Que grande

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Mira. Departamento de Ciências Sociais e Humanas

Agrupamento de Escolas de Mira. Departamento de Ciências Sociais e Humanas Agrupamento de Escolas de Mira Departamento de Ciências Sociais e Humanas Educação Moral e Religiosa Católica 2016/2017 5º Ano PLANO ANUAL Unidade temática Unidade Letiva 1 - Viver juntos Nº de aulas 7

Leia mais

LIÇÃO 3 A SEGUNDA VINDA DE CRISTO O ARREBATAMENTO DA IGREJA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 A SEGUNDA VINDA DE CRISTO O ARREBATAMENTO DA IGREJA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 A SEGUNDA VINDA DE CRISTO O ARREBATAMENTO DA IGREJA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O ARREBATAMENTO DA IGREJA O arrebatamento da igreja do Senhor Jesus, será o mais extraordinário

Leia mais

PRIMÁRIOS 4 a 9 ANOS. Série: O lugar dos milagres peculiares LIÇÃO 2: A ENERGIA QUE NÃO ACABA 30/10/2016

PRIMÁRIOS 4 a 9 ANOS. Série: O lugar dos milagres peculiares LIÇÃO 2: A ENERGIA QUE NÃO ACABA 30/10/2016 PRIMÁRIOS 4 a 9 ANOS Série: O lugar dos milagres peculiares LIÇÃO 2: A ENERGIA QUE NÃO ACABA TEXTO BÍBLICO: 2 Reis 4.1-7 30/10/2016 VERSÍCULO-CHAVE: Quando todas as vasilhas estavam cheias, ela disse a

Leia mais

Romanos 8 é um dos mais belos capítulos da Bíblia. Se o capítulo 7 fala de tensão, frustração e derrota temporária, o capítulo 8 fala da vitória.

Romanos 8 é um dos mais belos capítulos da Bíblia. Se o capítulo 7 fala de tensão, frustração e derrota temporária, o capítulo 8 fala da vitória. Romanos 8 é um dos mais belos capítulos da Bíblia. Se o capítulo 7 fala de tensão, frustração e derrota temporária, o capítulo 8 fala da vitória. Um dos símbolos mais conhecidos para simbolizar a vitória

Leia mais

Primeiro Ciclo- Nascer

Primeiro Ciclo- Nascer Primeiro Ciclo- Nascer LIÇÃO 2 Arrependimento e fé Texto Básico: Marcos 1 dizendo: O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho. Marcos 1.15 O que uma pessoa

Leia mais

JESUS CRISTO FOI CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, E NASCEU DA VIRGEM MARIA

JESUS CRISTO FOI CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, E NASCEU DA VIRGEM MARIA JESUS CRISTO FOI CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, E NASCEU DA VIRGEM MARIA 04-02-2012 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze Porque é que o Filho de Deus se fez homem? para nossa salvação,

Leia mais

LIÇÃO 1 A LEI E A ALIANÇA Êxodo 19

LIÇÃO 1 A LEI E A ALIANÇA Êxodo 19 LIÇÃO 1 A LEI E A ALIANÇA Êxodo 19 1. Antes de entregar a lei, Deus já havia feito uma aliança com o povo. Em Êxodo 19.1-4, Deus lembra o povo do seu pacto, confirmado demonstrado em um fato. Qual é o

Leia mais

Igreja Povo de Deus. I. Chamados

Igreja Povo de Deus. I. Chamados Igreja Povo de Deus I. Chamados Podemos falar da igreja de duas maneiras: A igreja é o povo de Deus. Ele precisa da igreja para proclamar sua mensagem ao mundo A igreja é a nossa família maior. Nós precisamos

Leia mais

O Âmago do Evangelho. A justificação é o âmago do Evangelho?

O Âmago do Evangelho. A justificação é o âmago do Evangelho? O Âmago do Evangelho A justificação é o âmago do Evangelho? Introdução Qual é o centro do Evangelho? Muitos vão dizer que a justificação é a base do Evangelho, pois sem justificação não poderíamos nos

Leia mais

bíblico, em que estudaremos a Carta aos Hebreus.

bíblico, em que estudaremos a Carta aos Hebreus. ODamos início ao um trimestre bíblico, em que estudaremos a Carta aos Hebreus. OO tema da Carta aos Hebreus é Jesus Cristo é melhor. www.portalebd.org.br Slide 2 O A superioridade de Cristo aos anjos tem

Leia mais

Cristologia SEFO Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Madureira Campo de Mogi das Cruzes

Cristologia SEFO Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Madureira Campo de Mogi das Cruzes Cristologia SEFO 2013 Por Fábio 4ª Codo Aula Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Madureira Campo de Mogi das Cruzes E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação

Leia mais

2Rs 4:3 Então disse ele: Vai, pede emprestadas, de todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas.

2Rs 4:3 Então disse ele: Vai, pede emprestadas, de todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas. 1 Capitulo 4 Elizeu aumenta o azeite da viuva 2Rs 4:1 E uma mulher, das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR;

Leia mais

O PENTATEUCO. servo, além de instruções a respeito do próprio Deus e como Ele conduz o universo.

O PENTATEUCO. servo, além de instruções a respeito do próprio Deus e como Ele conduz o universo. Lição 3 O PENTATEUCO Introdução A compreensão do Pentateuco, nome dado aos 5 livros escritos por Moisés no período do êxodo de Israel (Gênesis a Deuteronômio), que traduzido significa, cinco rolos, é fundamental

Leia mais

Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9. Lição 25 A identidade da Igreja Lição 28 As celebrações da Igreja Batismo nas Águas...

Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9. Lição 25 A identidade da Igreja Lição 28 As celebrações da Igreja Batismo nas Águas... SUMÁRIO Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9 Lição 25 A identidade da Igreja... 10 Lição 26 As marcas da Igreja... 15 Lição 27 Os ministérios da Igreja...19 Lição 28 As celebrações da Igreja

Leia mais

Verifique As Suas Respostas

Verifique As Suas Respostas Verifique As Suas Respostas Lição 1 1 Ajuda-nos a aprender o que precisamos saber para viver neste mundo. 2 c) a ensinar. 3 a) Deus. b) crescer espiritualmente. c) Deus. 4 a) 2. pregação. b) 3. testemunho.

Leia mais

Através da devolução fiel do dízimo reconhecemos que somos administradores e não donos das bênçãos recebidas.

Através da devolução fiel do dízimo reconhecemos que somos administradores e não donos das bênçãos recebidas. Lição 8 para 24 de fevereiro de 2018 O dízimo é uma forma de expressão de nossa fé e confiança em Deus. Através da devolução fiel do dízimo reconhecemos que somos administradores e não donos das bênçãos

Leia mais

O estudo da Bíblia. Pensar em Cristo. A oração. A busca da sabedoria. A obra do Espírito Santo

O estudo da Bíblia. Pensar em Cristo. A oração. A busca da sabedoria. A obra do Espírito Santo Lição 4 para 27 de janeiro de 2018 A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se isento da corrupção do mundo. (Tiago 1:27).

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA 5º ano 2017/2018

PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA 5º ano 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA 5º ano 2017/2018 5 º ANO 1 º Período: Unidade Letiva 1 - Viver juntos OBJETIVOS CONTEÚDOS Experiências de aprendizagem Recursos 1.Valorizar a mudança

Leia mais

LIÇÃO 02: SÓ A GRAÇA O PREÇO DE DEUS. E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele cada vez gritava mais: Filho de Davi,

LIÇÃO 02: SÓ A GRAÇA O PREÇO DE DEUS. E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele cada vez gritava mais: Filho de Davi, LIÇÃO 02: SÓ A GRAÇA O PREÇO DE DEUS TEXTO BÁSICO: Marcos 10:48 E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim! INTRODUÇÃO Graça quer

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ. CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas

DECLARAÇÃO DE FÉ. CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas DECLARAÇÃO DE FÉ CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas DAI-AMTB Departamento de Assuntos Indígenas, Associação de Missões Transculturais Brasileiras Campo Grande, MS: 2016

Leia mais

A Bíblia é um livro de perguntas. O primeiro diálogo entre Deus e o homem após o pecado, começou com uma pergunta: ONDE ESTÁ VOCÊ?

A Bíblia é um livro de perguntas. O primeiro diálogo entre Deus e o homem após o pecado, começou com uma pergunta: ONDE ESTÁ VOCÊ? A Bíblia é um livro de perguntas. O primeiro diálogo entre Deus e o homem após o pecado, começou com uma pergunta: ONDE ESTÁ VOCÊ? Na Bíblia... Existem 3.298 perguntas; 2.274 no Antigo Testamento, 1.024

Leia mais

Sintomas da infidelidade na Igreja 1 Coríntios

Sintomas da infidelidade na Igreja 1 Coríntios Sintomas da infidelidade na Igreja 1 Coríntios 10.1-13 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 01/07/2012 O contexto de 1 Coríntios 10.1-13 é o mesmo de Deuteronômio 7.1-11, no qual a Bíblia nos apresenta

Leia mais

3º Trimestre de 2019: Reinos de Israel e Judá

3º Trimestre de 2019: Reinos de Israel e Judá LIÇÃO 01 - O PRIMEIRO REI DE ISRAEL Fique esperto e descubra o enigma: 1. O povo havia rejeitado o Senhor Deus como Rei; 2. Um homem da tribo de Benjamim; 3. Jovem e com espírito de liderança; 4. Se tornou

Leia mais

A utilidade da Bíblia no século 21. Para que serve a Bíblia em nossos dias? 1 Pedro

A utilidade da Bíblia no século 21. Para que serve a Bíblia em nossos dias? 1 Pedro A utilidade da Bíblia no século 21 1 Pedro 1.22-15 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 11/12/2011 Para que serve a Bíblia em nossos dias? Em tempos de licenciosidade, promiscuidade, libertinagem,

Leia mais

1ª Leitura - Dn 3,

1ª Leitura - Dn 3, 1ª Leitura - Dn 3,25.34-43 De alma contrita e em espírito de humildade, sejamos acolhidos. Leitura da Profecia de Daniel 3,25.34-43 Naqueles dias: 25 Azarias, parou e, de pé, começou a rezar; abrindo a

Leia mais

UM P G. chamado. Remanescente

UM P G. chamado. Remanescente UM P G chamado Remanescente CONCEITO Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus; e se pôs em

Leia mais

O QUE É A LEI? PARA QUE SERVE A LEI? A lei é a Toráh (especialmente o Pentateuco e, por extensão, todo o Antigo Testamento).

O QUE É A LEI? PARA QUE SERVE A LEI? A lei é a Toráh (especialmente o Pentateuco e, por extensão, todo o Antigo Testamento). Lição 4 para 28 de outubro de 2017 Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus. Por

Leia mais

Resgatando a Ambição Bíblica. Escola Bíblica de Adultos Outubro e Novembro 2017

Resgatando a Ambição Bíblica. Escola Bíblica de Adultos Outubro e Novembro 2017 Resgatando a Ambição Bíblica Escola Bíblica de Adultos Outubro e Novembro 2017 Data Tema Professor 01/10 Resgatando a Ambição pela Excelência Profissional Dante Stopglia 08/10 Resgatando a Ambição pela

Leia mais

Conhecer Deus Pessoalmente

Conhecer Deus Pessoalmente 1 2 Conhecer Deus Pessoalmente Introdução Conhecer Jesus.. p. 4 Lição 1 Conhecer a Salvação p. 12 Lição 2 Conhecer a Comunhão.. p. 17 Lição 3 Conhecer o Espírito Santo. p. 22 Lição 4 Conhecer o Crescimento.

Leia mais

É Maria quem nos convida a refletir e guardar no coração a

É Maria quem nos convida a refletir e guardar no coração a É Maria quem nos convida a refletir e guardar no coração a vida e projeto de seu FILHO. A missão dela era nos dar Jesus e fez isso de maneira ímpar. Vamos refletir nos fatos na vida de Jesus onde ELA está

Leia mais

E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou.

E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou. Lição 1 para 6 de outubro de 2018 A entrada do pecado no mundo interrompeu a unidade e a harmonia que Deus pretendia para a humanidade. No entanto, Deus expressou seu amor pela humanidade ao planejar uma

Leia mais

Rute e Boaz Por Valdení Fontelli Falvo

Rute e Boaz Por Valdení Fontelli Falvo Rute e Boaz Por Valdení Fontelli Falvo Começando nosso encontro (5 min) Receba com alegria cada criança, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amiguinhos. Ore abençoando cada um dos presentes,

Leia mais

O pastorado pensado e praticado. Encontro da Fé Reformada IPB Rio Preto 29/08/2013 Rev. Misael Nascimento

O pastorado pensado e praticado. Encontro da Fé Reformada IPB Rio Preto 29/08/2013 Rev. Misael Nascimento O pastorado pensado e praticado Encontro da Fé Reformada IPB Rio Preto 29/08/2013 Rev. Misael Nascimento misaelbn@me.com 1Timóteo Instruções a Timóteo concernentes ao seu trabalho na igreja em Éfeso O

Leia mais

Evangelhos e atos. Observações

Evangelhos e atos. Observações NOVO TESTAMENTO Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. Ultimamente nos falou por seu Filho (Hebreus 1,1-2) EVANGELHOS E ATOS Evangelhos e atos Os melhores recursos

Leia mais

Slide 2

Slide 2 O Um dos pontos mais polêmicos da doutrina cristã: a questão da liberdade do homem e da soberania do Senhor ante o plano divino para a salvação. O Este tema é um dos que mais dividem os estudiosos das

Leia mais

plena e na justificação pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At.10:43; Rm.10:13; 3:24-26; Hb.7:25; 5:9).

plena e na justificação pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At.10:43; Rm.10:13; 3:24-26; Hb.7:25; 5:9). ( ) O 6. Na necessidade absoluta do novo nascimento pela graça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus para tornar o homem aceito no Reino dos

Leia mais

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo 1

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo 1 Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo 1 Confissão de Fé I. Das Escrituras Cremos que a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus, a verdade dada aos homens. Não foi escrita por vontade humana, mas inspirada por

Leia mais

I N F O R M A T I V O. O PODER DA PEQUENA FÉ Lc G R A N D E R E C I F E

I N F O R M A T I V O. O PODER DA PEQUENA FÉ Lc G R A N D E R E C I F E DOMINGO QUARTA 14-AGO-16 30-AGO-17 PALAVRA DA CÉLULA O PODER DA PEQUENA FÉ Lc 17.5 6 METROPOLITANA Lc 17. 5 Então, disseram os apóstolos ao Senhor: Aumentanos a fé. 6 Respondeu lhes o Senhor: Se verdes

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 5. Na pecaminosidade do homem, que o destituiu da glória de Deus e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo podem restaurá-lo a Deus (Rm;3:23; At.3:19). www.portalebd.org.br

Leia mais

DONS DO ESPÍRITO SANTO QUANTOS E QUAIS SÃO OS DONS DO ESPÍRITO PARA QUE SERVEM QUAL A DIFERENÇA ENTRE TALENTOS E DONS 1 Cor. 12:1-11 É importante lembrar que os dons de Deus são sem arrependimento, isto

Leia mais

UNIDADE 2: APRENDENDO A BRILHAR REVISÃO E CELEBRAÇÃO PARA PEQUENOS GRUPOS

UNIDADE 2: APRENDENDO A BRILHAR REVISÃO E CELEBRAÇÃO PARA PEQUENOS GRUPOS Frutos-3 Impact0 LIÇÃO 13 VIVENDO A VIDA COM DEUS UNIDADE 2: APRENDENDO A BRILHAR REVISÃO E CELEBRAÇÃO PARA PEQUENOS GRUPOS 9-11 Anos HISTÓRIA BÍBLICA João 15:12 A Bíblia nos ensina que Deus quer que sejamos

Leia mais

L i ç ã o de Março de 2013 A MORTE DE ELISEU T E X T O Á U R E O V E R D A D E P R Á T I C A

L i ç ã o de Março de 2013 A MORTE DE ELISEU T E X T O Á U R E O V E R D A D E P R Á T I C A L i ç ã o 1 3 31 de Março de 2013 A MORTE DE ELISEU T E X T O Á U R E O "E sucedeu que, enterrando eles um homem, eis que viram um bando e lançaram o homem na sepultura de Eliseu; e, caindo nela o homem

Leia mais

CALVINISMO & RESPONSABILIDADE AMBIENTAL. A CRIAÇÃO Professores Márcio Dionísio e Camilla Marques 18/02/2018

CALVINISMO & RESPONSABILIDADE AMBIENTAL. A CRIAÇÃO Professores Márcio Dionísio e Camilla Marques 18/02/2018 CALVINISMO & RESPONSABILIDADE AMBIENTAL A CRIAÇÃO Professores Márcio Dionísio e Camilla Marques 18/02/2018 AULA DE HOJE Estrutura do Curso Destaques da Aula Anterior Resumo das leituras Questão do dia

Leia mais

Bíblia para crianças apresenta ELISEU, UM HOMEM MILAGROSO

Bíblia para crianças apresenta ELISEU, UM HOMEM MILAGROSO Bíblia para crianças apresenta ELISEU, UM HOMEM MILAGROSO Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na

Leia mais

Um Reino de Sacerdotes

Um Reino de Sacerdotes Um Reino de Sacerdotes 1 PARTE I Vivendo no Corpo de Cristo Ef 4.15,16 devemos crescer em tudo naquele que é o cabeça, Cristo. Como pode então, membros com diferentes funções viverem ligados e encaixados

Leia mais

PALAVRA & VIDA 3º TRIMESTRE/2017 LIÇÃO 08- CHEGOU A HORA DE RECEBER AS TERRAS DA PROMESSA!

PALAVRA & VIDA 3º TRIMESTRE/2017 LIÇÃO 08- CHEGOU A HORA DE RECEBER AS TERRAS DA PROMESSA! LIÇÃO 08- CHEGOU A HORA DE RECEBER AS TERRAS DA PROMESSA! Texto Bíblico: Josué 13.11-33. Objetivos da lição: Entender que Deus é fiel e cumpre suas promessas; Compreender que o tempo certo do cumprimento

Leia mais

LIÇÃO IV TRIMESTRE 2015 ATOS SIMBÓLICOS. Preparado por: Pr. Wellington Almeida

LIÇÃO IV TRIMESTRE 2015 ATOS SIMBÓLICOS. Preparado por: Pr. Wellington Almeida ATOS SIMBÓLICOS 0 IV TRIMESTRE 2015 Preparado por: Pr. Wellington Almeida MAIS TRISTEZAS PARA O PROFETA INTRODUÇÃO Todo estudante da Bíblia sabe que ela está cheia de símbolos, isto é, coisas que representam

Leia mais

FATO 1 - Deus Santo, Justo, Puro, Auto-existente. FATO 2 - Deus decidiu revelar sua glória através da sua criação. FATO 3 - O homem é o representante

FATO 1 - Deus Santo, Justo, Puro, Auto-existente. FATO 2 - Deus decidiu revelar sua glória através da sua criação. FATO 3 - O homem é o representante FATO 1 - Deus Santo, Justo, Puro, Auto-existente. FATO 2 - Deus decidiu revelar sua glória através da sua criação. FATO 3 - O homem é o representante visível da soberania de Deus. Defruta de plena comunhão

Leia mais

Festa do Batismo do Senhor Ano C Dom, 17 de Maio de :24 - Última atualização Dom, 10 de Janeiro de :07

Festa do Batismo do Senhor Ano C Dom, 17 de Maio de :24 - Última atualização Dom, 10 de Janeiro de :07 Is 42,1-4.6-7 Sl 28 At 10,34-38 Lc 3,15s.21-22 A Festa de hoje encerra o sagrado tempo do Natal: o Pai apresenta, manifesta a Israel o Salvador que ele nos deu, o Menino que nasceu para nós: Tu és o meu

Leia mais

O Na sequência do estudo sobre a ética cristã, analisaremos a tormentosa questão do suicídio.

O Na sequência do estudo sobre a ética cristã, analisaremos a tormentosa questão do suicídio. O Na sequência do estudo sobre a ética cristã, analisaremos a tormentosa questão do suicídio. O O suicídio é uma forma de homicídio, em que o homicida é a própria vítima e, como tal, viola o princípio

Leia mais

Lição 13 Uma vida de frutificação

Lição 13 Uma vida de frutificação INTRODUÇÃO - O ensino de Jesus a respeito da videira verdadeira mostra que não pode haver um indivíduo que seja salvo e não produza o fruto do Espírito Santo. - Estamos frutificando? Somos verdadeiramente

Leia mais

Terceiro Ciclo - Amadurecer LIÇÃO 9 Firmeza na fé Texto Básico: João 15

Terceiro Ciclo - Amadurecer LIÇÃO 9 Firmeza na fé Texto Básico: João 15 Terceiro Ciclo - Amadurecer LIÇÃO 9 Firmeza na fé Texto Básico: João 15 Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer

Leia mais

Reflexões sobre a vida do pregador da Justiça

Reflexões sobre a vida do pregador da Justiça Como nos dias de Noé... E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Mateus 24:37 Reflexões sobre a vida do pregador da Justiça Introdução 1 Um história amada por todos. Um

Leia mais

CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE Revista Palavra e Vida Sugestões Didáticas - 3º Trimestre/2013. Maximinizar as potencialidades do nosso aluno.

CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE Revista Palavra e Vida Sugestões Didáticas - 3º Trimestre/2013. Maximinizar as potencialidades do nosso aluno. ENSINAR É... CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE Revista Palavra e Vida Sugestões Didáticas - 3º Trimestre/2013 Maximinizar as potencialidades do nosso aluno. LIÇÃO 4 JOSUÉ CONDUZINDO O POVO A SANTIFICAÇÃO Base

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE AULA 6: SOTERIOLOGIA Baseado em Jeremias 9: 24, a Igreja Pentecostal Deus é Amor oferece a você, obreiro, a oportunidade aprofundar seu conhecimento na palavra de Deus

Leia mais

SÉRIE VIDA ABUNDANTE (LIVRO DE TIAGO) SABEDORIA 2 TIPOS - QUAL VOCÊ TEM USADO?

SÉRIE VIDA ABUNDANTE (LIVRO DE TIAGO) SABEDORIA 2 TIPOS - QUAL VOCÊ TEM USADO? SÉRIE VIDA ABUNDANTE (LIVRO DE TIAGO) SABEDORIA 2 TIPOS - QUAL VOCÊ TEM USADO? 6 Sabedoria - dic. Aurélio Prudência, moderação, Temperança, sensatez, reflexão Conhecimento justo das coisas Conhecimento

Leia mais

I. Elias: tristeza e desânimo da depressão ficam para trás quando se faz o que se tem que fazer

I. Elias: tristeza e desânimo da depressão ficam para trás quando se faz o que se tem que fazer Lições da história para deixar atrás de si uma caverna vazia I Reis 19 e II Reis 1-13 I. Elias: tristeza e desânimo da depressão ficam para trás quando se faz o que se tem que fazer II. Eliseu: A vida

Leia mais

A providência divina. (Segunda parte)

A providência divina. (Segunda parte) A providência divina (Segunda parte) Nos céus estabeleceu o Senhor o seu trono e o seu reino domina sobre tudo Sl 103.19 Recordando: Deus ordena e dirige todas as coisas Sua providência alcança: todos

Leia mais

Você conhece a sua Bíblia?

Você conhece a sua Bíblia? Você conhece a sua Bíblia? Atividade da última aula Vamos praticar?? Compare a introdução de Paulo em Gálatas 1.6-10 com outras introduções nas cartas aos Romanos 1. 8-10 e 1 Coríntios 1. 4-9. Há algum

Leia mais

O PAPEL PROFÉTICO DA IGREJA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

O PAPEL PROFÉTICO DA IGREJA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO O PAPEL PROFÉTICO DA IGREJA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO A PARTIR DO PROFETA AMÓS 1 0 / 1 0 / 2 0 1 6 I G R E J A B AT I S TA B E T E L O PAPEL PROFÉTICO DA IGREJA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO A PARTIR DO PROFETA

Leia mais

NO PERDÃO DOS PECADOS

NO PERDÃO DOS PECADOS CREMOS IEADEM NO PERDÃO DOS PECADOS, NA SALVAÇÃO PRESENTE E PERFEITA E NA ETERNA JUSTIFICAÇÃO DA ALMA RECEBIDOS GRATUITAMENTE DE DEUS PELA FÉ NO SACRIFÍCIO EFETUADO POR JESUS CRISTO EM NOSSO FAVOR (AT

Leia mais

Quarto Ciclo: Multiplicar LIÇÃO 13 Liderar a visão de Deus Texto Básico: Mateus

Quarto Ciclo: Multiplicar LIÇÃO 13 Liderar a visão de Deus Texto Básico: Mateus Quarto Ciclo: Multiplicar LIÇÃO 13 Liderar a visão de Deus Texto Básico: Mateus 9.36-38 Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor. Mateus

Leia mais

Neste grupo de pedidos, a coisa pela qual o Senhor Jesus nos ensina a orar, em primeiro lugar é pelo pão.

Neste grupo de pedidos, a coisa pela qual o Senhor Jesus nos ensina a orar, em primeiro lugar é pelo pão. Mensagem de 20.03.2011 Pr. Jacson Andrioli Pai Nosso parte IV Mateus 6.9-15 PEDIDOS: Depois de nos dirigirmos a Deus chamando-o de Pai, depois de admitirmos que Ele é Pai nosso (não apenas meu), depois

Leia mais

Bíblia para crianças apresenta DEUS HONRA A JOSÉ, O ESCRAVO

Bíblia para crianças apresenta DEUS HONRA A JOSÉ, O ESCRAVO Bíblia para crianças apresenta DEUS HONRA A JOSÉ, O ESCRAVO Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: M. Maillot; Lazarus Adaptado por: M. Maillot; Sarah S. O texto bíblico desta história é extraído ou

Leia mais

O Grande Conflito entre Cristo e Satanás, que podemos observar através de toda a Bíblia, está presente de forma especial no livro de Jó.

O Grande Conflito entre Cristo e Satanás, que podemos observar através de toda a Bíblia, está presente de forma especial no livro de Jó. Lição 2 para 8 de outubro de 2016 O Grande Conflito entre Cristo e Satanás, que podemos observar através de toda a Bíblia, está presente de forma especial no livro de Jó. O Grande Conflito. O começo do

Leia mais

OA salvação do homem dá-se pela. graça. OAs obras jamais podem salvar o. ser humano. Slide 2

OA salvação do homem dá-se pela. graça. OAs obras jamais podem salvar o. ser humano.  Slide 2 OA salvação do homem dá-se pela graça. OAs obras jamais podem salvar o ser humano. www.portalebd.org.br Slide 2 O A palavra graça : a) no Antigo Testamento: a1) chen ou hen - favor imerecido a2) hesed

Leia mais