Regulamento Municipal de Apoio ao Arrendamento Habitacional

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Regulamento Municipal de Apoio ao Arrendamento Habitacional"

Transcrição

1 Regulamento Municipal de Apoio ao Arrendamento Habitacional Nota Justificativa Ao abrigo do quadro legal de atribuições e competências dos municípios, consolidado na Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, estabelece-se a intervenção dos mesmos no âmbito da ação social e da habitação. Com base no quadro legal supra referido, a Câmara Municipal de Vouzela tem vindo a procurar criar respostas para as famílias que atualmente revelam necessidade de uma habitação condigna, através da implementação de medidas de programas de habitação social e de apoio a estratos sociais desfavorecidos. No entanto, considerando que à realidade sócio-economica dos agregados familiares é muito diversificada torna-se necessário adequar as ofertas de apoio a outras realidades. Assim, a Câmara Municipal pretende também ajudar a fixar população, principalmente os mais jovens. Assim, sem prejuízo das ações que se encontram em curso, propõe-se com o presente regulamento, apoiar o arrendamento habitacional, contribuindo desta forma para a eliminação de situações de precariedade e para a introdução de um dinamismo acrescido no mercado de arrendamento local. Nestes termos, entende-se submeter a aprovação o presente Regulamento, com o objetivo de serem estabelecidos os critérios inerentes aos subsídios a conceder pela Câmara Municipal, a nível de Apoio ao Arrendamento, aos agregados familiares mais carenciados e desfavorecidos bem como a pessoas ou agregados familiares que residam ou se pretendam fixar no Município de Vouzela, consubstanciando-se num subsídio/comparticipação financeira a fundo perdido para apoio ao arrendamento habitacional. Artigo 1º Lei Habilitante O presente Regulamento fundamenta-se no art. 241º da Constituição da República Portuguesa, conjugado com a Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro. Artigo 2º Objetivo O presente regulamento tem como objetivo determinar a atribuição de apoio económico afim de facilitar o acesso ao arrendamento de habitação e atenuar as despesas económicas das famílias.

2 Artigo 3.º Âmbito 1. O presente regulamento aplica-se à area geográfica do Concelho de Vouzela. 2. Podem beneficiar do disposto no presente regulamento os arrendatários que se encontrem nas condições referidas no artigo 6º do presente regulamento e que não sejam já beneficiários de programas de apoio ao arrendamento. Artigo 4.º Conceitos Para efeitos do presente regulamento, considera-se: a) Agregado familiar - o conjunto de pessoas constituído pelo candidato, pelo cônjuge ou pessoa que com aquele viva em condições análogas às do cônjuge, pelos parentes ou afins na linha reta ou até ao 3º grau da linha colateral, bem como pelas pessoas relativamente às quais, por força de lei ou de negócio jurídico que não respeite diretamente a habitação, haja obrigação de convivência ou de alimentos; b) Rendimento mensal bruto - o valor correspondente a soma dos rendimentos mensais brutos auferidos pela pessoa ou, no caso do agregado familiar, por todos os seus membros, por referência ao mês anterior da entrega do requerimento, e sem dedução de quaisquer encargos, exceptuando-se as prestações familiares recebidas e bolsas de estudo; c) Rendimento mensal bruto per capita - o quantitativo que resultar da divisão pelo número de elementos que compõem o agregado familiar do valor do rendimento mensal bruto, calculado nos termos da alínea anterior; d) Renda mensal - o quantitativo devido mensalmente ao senhorio, pelo uso do fogo para fins habitacionais, referente ao ano civil a que o subsídio respeite. e) Subsídio de apoio à renda valor mensal, concedido pelo período de doze meses, que poderá ser renovado nos termos previstos no presente regulamento, salvo se o mesmo for objeto de suspensão ou cancelamento. Artigo 5º Atribuição, Renovação, Suspensão O subsídio ao arrendamento é: a) Financiado através de verba inscrita em orçamento e opções do Plano de cada ano, tendo como limite os montantes aí fixados;

3 b) Atribuído pelo período de 12 meses, renovável até ao máximo de 3 anos desde que não se verifiquem alterações ao nível dos rendimentos mensais do agregado familiar, ou nos elementos instrutórios do respetivo processo; c) Eventualmente renovável, devendo, para o efeito, ser apresentada nova candidatura; d) Suspenso quando houver, por parte do beneficiário: i. Incumprimento relativamente ao que estiver regulamentado; ii. Quando se verificar a melhoria da situação económica do agregado; iii. Se forem omitidas ou prestadas falsas declarações pelo beneficiário; iv. Quando houver subarrendamento ou hospedagem do prédio arrendado; v. Por motivo que a Câmara Municipal considere justificável, como por exemplo a recusa injustificada de oferta de emprego. Artigo 6.º Critérios de admissão Os candidatos deverão preencher, cumulativamente, os seguintes critérios: a) Residir em regime de permanência na área do Município de Vouzela e encontrarse recenseado no mesmo; ou residir fora do concelho e trabalhar na área do municipio; b) O candidato ter idade compreendida entre os 18 e os 60 anos; c) O candidato ou um dos elementos do agregado familiar nao esteja a usufruir de qualquer apoio para a habitação; d) Não ser o candidato ou qualquer membro do respetivo agregado familiar, proprietário, usufrutuário ou titular do direito de uso e habitação de qualquer outro prédio urbano ou fração habitacional no município; e) O rendimento mensal per capita, do agregado familiar, não seja superior 1000 euros; f) O candidato ou um dos elementos do agregado familiar disponha de contrato de arrendamento celebrado em conformidade com a legislação em vigor e em que o senhorio não seja parente ou afim na linha reta ou ate ao 3º grau da linha colateral; g) A tipologia do locado seja ajustada as necessidades do agregado familiar do candidato, conforme o disposto no nº 2 do artigo 8º; h) A comparticipação financeira não pode exceder os limites máximos constantes do anexo IV.

4 Artigo 7.º Instrução do pedido 1. O processo de candidatura será formalizado no Balcão Único da Câmara Municipal de Vouzela, devendo o candidato apresentar os seguintes documentos: a) Requerimento dirigido ao Presidente da Câmara Municipal de Vouzela acompanhado do formulário da candidatura (anexo I); b) Fotocópia do Cartão de Cidadão, ou outro documento de identificação na falta do anterior, de todos os elementos do agregado familiar; c) Declaração emitida pela Repartição de Finanças comprovativa de que os membros do agregado familiar respetivo não possuem nenhum dos bens referidos na alinea d), do n.º1, do artigo 6.º; d) Documentos comprovativos de todos os rendimentos auferidos pelos membros do agregado familiar do candidato; e) Atestado da Junta de Freguesia a comprovar a composição e a residência do agregado familiar; f) Fotocópia do contrato de arrendamento ou declaração do senhorio relativa ao arrendamento (deverá ser substituída pelo respetivo contrato de arrendamento até à data da atribuição do subsídio, sob pena da sua não atribuição); g) Fotocópia do último recibo da renda (no caso de já existir contrato de arrendamento); h) Declaração sob compromisso de honra acerca da veracidade das informações prestadas (anexo II); i) No caso de desempregados, Declaração do Centro de Emprego comprovativa da situação de desemprego e da disponibilidade para integração profissional. Artigo 8º Adequação da tipologia das habitações 1. A habitação de cada agregado familiar deverá ser adequada às suas necessidades, não podendo ser atribuído a cada família subsídio para arrendamento de mais do que um fogo. 2. Considera-se adequada a satisfação das necessidades do agregado familiar a tipologia segundo a seguinte distribuição:

5 Composição do agregado familiar Mínimo Máximo 1 pessoa T0 T1 2 pessoas T1 T2 3 pessoas T2 T3 4 pessoas T2 T3 5 pessoas T3 T4 >= 6 pessoas T3 T4 Artigo 9.º Apreciação e resolução do apoio a conceder A apreciação e resolução do apoio a conceder será da competência do Presidente ou Vereador com competência delegada para o efeito, com base no relatório técnico. Artigo 10.º Valores de comparticipação 1. O valor do apoio a conceder tem por base a relação entre o valor da renda e o valor do rendimento mensal bruto per capita do agregado familiar, calculado através da seguinte fórmula: Rm/RMBPC Em que: Rm Renda mensal RMBPC Rendimento Mensal Bruto per capita 2. Foram definidos cinco escalões que equivalem a diferentes percentagens da relação Rm/RMBPC (Anexo III). Artigo 11º Comparticipação na renda A comparticipação financeira a atribuir pela Câmara Municipal efetua-se mediante a apresentação do comprovativo do pagamento da renda mensal. Artigo 12.º Casos especiais de subsídio Poderá haver casos especiais de atribuição do apoio ao arrendamento, designadamente:

6 a) Situações excepcionais e de manifesta gravidade, relativamente às quais os serviços competentes considerem necessária a atribuição de subsídio de arrendamento de caráter temporário a quem não reúna cumulativamente as condições de acesso previstas no artigo 6.º; b) Situações com rendimentos superiores aos previstos na alinea e) do artigo 6.º, desde que se verifiquem casos de despesas avultadas de saúde, ou outras que não sejam apoiadas ou comparticipadas de qualquer outra forma, devidamente comprovadas e que os serviços entendam considerar a atribuição de subsídio de arrendamento de caráter temporário; c) Outras situações não previstas no presente regulamento que serão avaliadas pela Câmara Municipal. Artigo 13.º Falsas declarações A prestação de falsas declarações com o objetivo de obter algum dos beneficios a que se refere o presente regulamento fica sujeito a: a) Comunicação imediata dos factos ao Ministério Público para abertura de processocrime; b) Suspensão imediata do pagamento de qualquer apoio, bem como o dever de devolução de todos os montantes recebidos; c) Inibição de requerer novamente a concessão do apoio durante o prazo de dois anos. Artigo 14.º Dúvidas e omissões Compete à Câmara Municipal de Vouzela resolver, mediante deliberação, todas as dúvidas e/ou omissões. Artigo 15.º Entrada em vigor A presente proposta de regulamento entrará em vigor no dia seguinte ao da sua publicação, pelos meios legalmente definidos.

7 ANEXO I Ex. mo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Vouzela (Nome completo), estado civil, contribuinte n.º, portador do Bilhete de Identidade/Cartao de Cidadao n.o, válido até / /, com residência, - (codigo postal), Freguesia de, Município de Vouzela, com o n.º de telefone/telemovel, vem por este meio requerer a Vossa Exa. que seja analisado o formulário para Apoio ao Arrendamento. Pede Deferimento Vouzela, de de. O Requerente (Assinatura conforme consta no CC/BI)

8 FORMULÁRIO DE CANDIDATURA 1. IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO Nome Morada Codigo Postal - Localidade Telefone Telemóvel Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadao n.º Válido até / / Número de Identificacao Fiscal 2. TEMPO DE RESIDÊNCIA NO CONCELHO Anos 3. IDENTIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS DO AGREGADO FAMILIAR Nome D.N. Parantesco Naturalidade Habilitações Literárias Profissão Rendimento Mensal bruto (1) (1) Vencimentos, Pensoes, subsidios, RSI, entre outros 4. SITUAÇÃO HABITACIONAL 4.1. Data de início de contrato de arrendamento: / / 4.2. Valor da renda:, 4.3. Identificação do proprietário da habitação (senhorio): Nome: Morada: Contacto: 5. SITUAÇÃO(ÕES) DE DOENÇA(S) CRÓNICA(S)/DEFICIÊNCIA DE ALGUM ELEMENTO DO AGREGADO FAMILIAR Não Sim. Qual (Quais)?. (Se escolheu a opção SIM, deverá apresentar atestado médico, a comprovar as doenças identificadas). 6. DOCUMENTOS ENTREGUES (Selecione os documentos que juntou à sua candidatura) Declaração de compromisso em como reúne as condições para se candidatar (Anexo II); Bilhetes de Identidade/Cartão do Cidadão, ou Cédula de Nascimento, dos elementos do agregado familiar; Cartões de Identificacao Fiscal de todos os elementos do agregado familiar; Atestado da Junta de Freguesia a comprovar a composição do agregado familiar e a residência;

9 N.º de Identificação da Seguranca Social de todos os elementos do agregado familiar; Autorização de residência válida; Comprovativo do número de Identificacao Bancária; Contrato de arrendamento; Minuta do contrato de arrendamento; Declaração do senhorio relativa ao arrendamento (dever ser substituída pelo respetivo contrato de arrendamento até à data da atribuição do subsídio, sob pena da sua não atribuição); Último recibo de renda (no caso de já existir contrato de arrendamento); Fotocópia da última declaração do IRS; Fotocópia da declaração do IRC; Declaração emitida pelo Centro de Emprego referente ao valor auferido de subsídio de desemprego e período pelo qual irá receber o mesmo; Declaração do valor do Rendimento Social de Inserção, emitida pela Seguranca Social; Declaração emitida pela Repartição de Financas comprovativa da não existência de Imóveis,propriedade dos membros do agregado familiar respetivo; Comprovativos das despesas de saúde e educação; Atestado médico que comprove a existência de doenças crónicas ou qualquer tipo de deficiência. Outros:. Declaro para os devidos efeitos que as Informaçoes aqui prestadas são verdadeiras e autorizo os serviços da Camara Municipal de Vouzela a efetuar as averiguações necessárias à análise deste pedido de subsídio. Vouzela, de de O Requerente (Assinatura conforme consta no CC/BI)

10 ANEXO II Declaração de compromisso Eu, abaixo assinado, (nome), contribuinte n.º, portador do Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadao n.º, válido até / /, com residência, - (código postal), Freguesia de, Município de Vouzela, declaro para os devidos e legais efeitos e sob compromisso de honra, que as declarações prestadas no âmbito da presente candidatura correspondem à verdade dos factos e que: - Nenhum membro do meu agregado familiar, incluindo eu próprio, é proprietário, usufrutuário, ou titular do direito de uso e habitação de qualquer prédio urbano, fração habitacional, ou de terreno com viabilidade de construção; - A habitação a arrendar não é propriedade de nenhum parente ou afim; - Nao sou beneficiário de qualquer programa de apoio ao arrendamento; - Por esta forma, obrigo-me a respeitar integralmente as obrigações impostas para a percepção do respetivo apoio, as quais são do meu inteiro conhecimento. Vouzela, de de O Requerente (Assinatura conforme consta no CC/BI)

11 ANEXO III Cálculo dos escalões e valores da comparticipação Escalão Valor de comparticipação 1 Rm/RMBPC <= 0,50 20,00% 2 0,50 < Rm/RMBPC <= 1,00 25,00% 3 1,00 < Rm/RMBPC <= 1,50 30,00% 4 1,50 < Rm/RMBPC <= 2,00 35,00% 5 2,00 < Rm/RMBPC 40,00% Legenda: Rm: Renda mensal RMBPC: Rendimento Mensal Bruto per capita Sendo que o RMBPC = RMB / n Onde: RMB: Rendimento Mensal Bruto n: Número de elementos do agregado familiar ANEXO IV Limite máximo do valor da renda mensal T0 T1 T2 T3 T4 200,00 250,00 300,00

Regulamento de atribuição de Apoio Municipal ao Arrendamento Habitacional

Regulamento de atribuição de Apoio Municipal ao Arrendamento Habitacional Regulamento de atribuição de Apoio Municipal ao Arrendamento Habitacional Nota Justificativa Ao abrigo do quadro legal de atribuições e competências dos municípios, consolidado na Lei n.º 75/2013, de 12

Leia mais

Câmara Municipal da Trofa

Câmara Municipal da Trofa Câmara Municipal da Trofa REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE SUBSÍDIO AO ARRENDAMENTO, A ESTRATOS SOCIAIS DESFAVORECIDOS NOTA JUSTIFICATIVA (Art. 116º do Código do Procedimento Administrativo) O quadro legal

Leia mais

APOIO AO ARRENDAMENTO PARA FINS HABITACIONAIS

APOIO AO ARRENDAMENTO PARA FINS HABITACIONAIS Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga REQUERIMENTO Nº. DE CONTRIBUINTE NOME: MORADA CÓDIGO POSTAL TELEFONE TELEMÓVEL DATA DE NASCIMENTO ESTADO CIVIL E-MAIL B.I. /CARTÃO DO CIDADÃO

Leia mais

Regulamento para Atribuição de Subsidio para. Apoio ao Arrendamento

Regulamento para Atribuição de Subsidio para. Apoio ao Arrendamento Regulamento para Atribuição de Subsidio para Apoio ao Arrendamento Nota Justificativa (Artigo 116.º de código do Procedimento Administrativo) O quadro legal de atribuições e competências das autarquias

Leia mais

FORMULÁRIO DE CANDIDATURA AO APOIO AO ARRENDAMENTO HABITACIONAL. DOCUMENTAÇÃO OBRIGATÓRIA para instrução da candidatura

FORMULÁRIO DE CANDIDATURA AO APOIO AO ARRENDAMENTO HABITACIONAL. DOCUMENTAÇÃO OBRIGATÓRIA para instrução da candidatura FORMULÁRIO DE CANDIDATURA AO APOIO AO ARRENDAMENTO HABITACIONAL DOCUMENTAÇÃO OBRIGATÓRIA para instrução da candidatura (APRESENTAR ORIGINAIS E ENTREGAR FOTOCÓPIAS DE TODOS OS DOCUMENTOS) B.I./ C.C./Cédula

Leia mais

REGULAMENTO DO SUBSÍDIO AO ARRENDAMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTO TIRSO

REGULAMENTO DO SUBSÍDIO AO ARRENDAMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTO TIRSO REGULAMENTO DO SUBSÍDIO AO ARRENDAMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTO TIRSO Artigo 1.º (Âmbito) 1 O presente regulamento regula a concessão de subsídio ao arrendamento pelo município de Santo Tirso. 2 Podem

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL DE APOIO AO ARRENDAMENTO HABITACIONAL

REGULAMENTO MUNICIPAL DE APOIO AO ARRENDAMENTO HABITACIONAL REGULAMENTO MUNICIPAL DE APOIO AO ARRENDAMENTO HABITACIONAL Preâmbulo Ao abrigo do quadro legal de atribuições e competências dos municípios, a Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, alterada e republicada

Leia mais

Municipal de Apoio ao Arrendamento. Preâmbulo

Municipal de Apoio ao Arrendamento. Preâmbulo Regulamento Municipal de Apoio ao Arrendamento Preâmbulo O quadro legal de transferência de atribuições e competências para as autarquias locais, estabelecido pela Lei 159/99 de 14 de Setembro, estabelece

Leia mais

Nome (1) Filiação e NIF NISS NIB. Residência Código Postal. Tel. Telem. Nome (2) Grau de parentesco. Nome (3) Grau de parentesco

Nome (1) Filiação e NIF NISS NIB. Residência Código Postal.  Tel. Telem. Nome (2) Grau de parentesco. Nome (3) Grau de parentesco CANDIDATURA AO APOIO À RENDA (código regulamentar sobre disposição de recursos e apoio a estratos socialmente desfavorecidos) Publicação: Diário da República, 2.ª Série, n.º 45, de 2 de março de 2012,

Leia mais

REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE SUBSÍDIO AO ARRENDAMENTO A ESTRATOS SOCIAIS DESFAVORECIDOS PREÂMBULO

REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE SUBSÍDIO AO ARRENDAMENTO A ESTRATOS SOCIAIS DESFAVORECIDOS PREÂMBULO REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE SUBSÍDIO AO ARRENDAMENTO A ESTRATOS SOCIAIS DESFAVORECIDOS PREÂMBULO O presente regulamento municipal constitui um dos instrumentos que permitirá materializar a intenção

Leia mais

REGULAMENTO DOS APOIOS ECÓNOMICOS DO MUNICÍPIO DE MIRANDELA

REGULAMENTO DOS APOIOS ECÓNOMICOS DO MUNICÍPIO DE MIRANDELA REGULAMENTO DOS APOIOS ECÓNOMICOS DO MUNICÍPIO DE MIRANDELA Preâmbulo No âmbito da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, foram transferidas para as autarquias locais atribuições e competências em vários

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL DO TARIFÁRIO SOCIAL DE ÁGUA, SANEAMENTO E RESÍDUOS SÓLIDOS DA MAIA PREÂMBULO

REGULAMENTO MUNICIPAL DO TARIFÁRIO SOCIAL DE ÁGUA, SANEAMENTO E RESÍDUOS SÓLIDOS DA MAIA PREÂMBULO PREÂMBULO 1. A progressiva degradação da situação económica das famílias portuguesas, em virtude da situação em que se encontra todo o território nacional, exige aos serviços públicos, a tomada de decisões

Leia mais

Proposta de Alterações ao Regulamento Municipal para Atribuição de Apoio ao Arrendamento. Preâmbulo

Proposta de Alterações ao Regulamento Municipal para Atribuição de Apoio ao Arrendamento. Preâmbulo Proposta de Alterações ao Regulamento Municipal para Atribuição de Apoio ao Arrendamento Preâmbulo A atual situação socioeconómica e a forma como atinge as famílias mais carenciadas do concelho é uma das

Leia mais

REGULAMENTO DO SUBSIDIO AO ARRENDAMENTO DO MUNICÍPIO DE SANTO TIRSO. Nota Justificativa

REGULAMENTO DO SUBSIDIO AO ARRENDAMENTO DO MUNICÍPIO DE SANTO TIRSO. Nota Justificativa REGULAMENTO DO SUBSIDIO AO ARRENDAMENTO DO MUNICÍPIO DE SANTO TIRSO Nota Justificativa Com o novo quadro legal de atribuições e competências das autarquias locais, previstas no Anexo I da Lei 75/2013,

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL DE ATRIBUIÇÃO DE SUBSÍDIO AO ARRENDAMENTO A ESTRATOS SOCIAIS DESFAVORECIDOS

REGULAMENTO MUNICIPAL DE ATRIBUIÇÃO DE SUBSÍDIO AO ARRENDAMENTO A ESTRATOS SOCIAIS DESFAVORECIDOS REGULAMENTO MUNICIPAL DE ATRIBUIÇÃO DE SUBSÍDIO AO ARRENDAMENTO A ESTRATOS SOCIAIS DESFAVORECIDOS Regulamento Municipal de Atribuição de Subsídio ao Arrendamento a Estratos Sociais Desfavorecidos 1 Nota

Leia mais

REQUERIMENTO APOIO À FAMÍLIA

REQUERIMENTO APOIO À FAMÍLIA REQUERIMENTO APOIO À FAMÍLIA Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal,, contribuinte nº, residente em freguesia de, código postal, telefone na qualidade, vem requer a V. Exa a atribuição de: Incentivo

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE PENAMACOR PENAMACOR Contribuinte nº PROCESSO DE CANDIDATURA. Tarifa Social da Água

CÂMARA MUNICIPAL DE PENAMACOR PENAMACOR Contribuinte nº PROCESSO DE CANDIDATURA. Tarifa Social da Água CÂMARA MUNICIPAL DE PENAMACOR 6090-543 PENAMACOR Contribuinte nº 506 192 164 PROCESSO DE CANDIDATURA Tarifa Social da Água Processo nº Data de Entrada: / / Requerente: Deliberação da Câmara Municipal:

Leia mais

Regulamento Municipal para a Concessão de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior MUNICIPIO DE FORNOS DE ALGODRES

Regulamento Municipal para a Concessão de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior MUNICIPIO DE FORNOS DE ALGODRES 2015 Regulamento Municipal para a Concessão de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior MUNICIPIO DE FORNOS DE ALGODRES Índice Nota Justificativa... 2 Capítulo I Disposições Gerais... 2 Artigo

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL HABITA +

REGULAMENTO MUNICIPAL HABITA + REGULAMENTO MUNICIPAL HABITA + Nota Justificativa Tendo a Câmara Municipal de Esposende como princípio basilar a melhoria da qualidade de vida dos munícipes, considera que a implementação deste programa

Leia mais

Disposições gerais Artigo 1º Artigo 2º Objeto e âmbito de aplicação Artigo 3º Definições -

Disposições gerais Artigo 1º Artigo 2º Objeto e âmbito de aplicação Artigo 3º Definições - ÍNDICE REMISSIVO Artigo 1º - Disposições gerais Artigo 2º - Objeto e âmbito da aplicação Artigo 3º - Definições Artigo 4º - Condições de acesso à atribuição de apoio ao arrendamento habitacional Artigo

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL PARA A CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO A ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR

REGULAMENTO MUNICIPAL PARA A CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO A ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR REGULAMENTO MUNICIPAL PARA A CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO A ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR Índice Nota Justificativa... 3 Capítulo I Disposições Gerais... 4 Artigo 1º... 4 Objeto... 4 Artigo 2º... 4 Âmbito...

Leia mais

Publicado em h:38m N.º Regulamento (este documento substitui o nº 461) PREÂMBULO

Publicado em h:38m N.º Regulamento (este documento substitui o nº 461) PREÂMBULO PROGRAMA DE EMERGÊNCIA SOCIAL (PES-OAZ) PREÂMBULO A Lei nº 75/2013, de 12 de setembro, que estabeleceu o Regime Jurídico das Autarquias Locais, dota os municípios de um conjunto de atribuições e competências

Leia mais

S. R. Município de Olhão CÓDIGO POSTAL REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE SUBSÍDIO DE RENDA PARA HABITAÇÃO PREÂMBULO

S. R. Município de Olhão CÓDIGO POSTAL REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE SUBSÍDIO DE RENDA PARA HABITAÇÃO PREÂMBULO REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE SUBSÍDIO DE RENDA PARA HABITAÇÃO PREÂMBULO A habitação é, sem dúvida, a expressão mais visível da condição social das populações. É por essa razão que, o direito a uma habitação

Leia mais

PROPOSTA PROPONHO: 2-Que o atual Regulamento revogue o aprovado na reunião supra referida. Fafe, 06 de Junho de O Presidente da Câmara

PROPOSTA PROPONHO: 2-Que o atual Regulamento revogue o aprovado na reunião supra referida. Fafe, 06 de Junho de O Presidente da Câmara PROPOSTA A Assembleia Municipal de Fafe, sob proposta da Câmara, deliberou, na sua reunião realizada em 28-06-2013, aprovar, por unanimidade, o Regulamento do Programa Municipal para a Melhoria da Habitação

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL DE APOIO AO ARRENDAMENTO HABITACIONAL DE VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO

REGULAMENTO MUNICIPAL DE APOIO AO ARRENDAMENTO HABITACIONAL DE VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO MUNICÍPIO DE VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO JOSÉ CARLOS COSTA BARROS, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António: Torna público que, por deliberação tomada em reunião ordinária da Câmara

Leia mais

Normativo de Atribuição da Tarifa Social 1. Normativo de Atribuição da Tarifa Social (Tabela de Tarifas artº 12)

Normativo de Atribuição da Tarifa Social 1. Normativo de Atribuição da Tarifa Social (Tabela de Tarifas artº 12) Normativo de Atribuição da Tarifa Social (Tabela de Tarifas artº 12) Introdução A Câmara Municipal de Redondo, ciente de que cada vez mais é necessária a intervenção do Poder Local para inverter a conjuntura

Leia mais

MUNICÍPIO DE BARRANCOS

MUNICÍPIO DE BARRANCOS MUNICÍPIO DE BARRANCOS Regulamento do Programa Casa Jovem Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento Jovem e de Incentivo ao Mercado de Arrendamento Local Preâmbulo No âmbito do Programa de Intervenção

Leia mais

Município de Valpaços REGULAMENTO DE APOIO AO ARRENDAMENTO PARA FAMÍLIAS CARENCIADAS DO MUNICÍPIO DE VALPAÇOS

Município de Valpaços REGULAMENTO DE APOIO AO ARRENDAMENTO PARA FAMÍLIAS CARENCIADAS DO MUNICÍPIO DE VALPAÇOS REGULAMENTO DE APOIO AO ARRENDAMENTO PARA FAMÍLIAS CARENCIADAS DO MUNICÍPIO DE VALPAÇOS Preâmbulo A Câmara Municipal de Valpaços tem perfeita e real consciência das dificuldades por que passam as famílias

Leia mais

Município de Vieira do Minho

Município de Vieira do Minho REGULAMENTO MUNICIPAL DE COMPARTICIPAÇÃO EM MEDICAMENTOS E TRANSPORTE DE DOENTES Preâmbulo O Concelho de Vieira do Minho, tal como a maioria dos Concelhos do interior do país, tem vindo a assistir nas

Leia mais

PROJECTO DE BEM-ESTAR SOCIAL DE MÃOS DADAS REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE APOIOS DIVERSOS A FAMILIAS CARÊNCIADAS CÂMARA MUNICIPAL DE CUBA

PROJECTO DE BEM-ESTAR SOCIAL DE MÃOS DADAS REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE APOIOS DIVERSOS A FAMILIAS CARÊNCIADAS CÂMARA MUNICIPAL DE CUBA PROJECTO DE BEM-ESTAR SOCIAL DE MÃOS DADAS REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE APOIOS DIVERSOS A FAMILIAS CARÊNCIADAS CÂMARA MUNICIPAL DE CUBA NORMAS PARA A ATRIBUIÇÃO DE APOIOS DIVERSOS A FAMÍLIAS CARÊNCIADAS

Leia mais

MUNICÍPIO DE IDANHA-A-NOVA Câmara Municipal de Idanha-a-Nova PROJETO DE REGULAMENTO DO CARTÃO RAIANO

MUNICÍPIO DE IDANHA-A-NOVA Câmara Municipal de Idanha-a-Nova PROJETO DE REGULAMENTO DO CARTÃO RAIANO PROJETO DE REGULAMENTO DO CARTÃO RAIANO NOTA JUSTIFICATIVA A, pretende implementar medidas de apoio social para os seus munícipes, pelo que elaborou o presente projeto de regulamento, que se constitui

Leia mais

Regulamento do programa de Apoio ao Arrendamento da Câmara Municipal de Matosinhos

Regulamento do programa de Apoio ao Arrendamento da Câmara Municipal de Matosinhos Nota Justificativa Os vários serviços sociais da Câmara Municipal de (CMM) têm vindo a identificar um número crescente de casos de Famílias com dificuldades em honrar o seu contrato arrendamento. Para

Leia mais

REQUERIMENTO APOIO À FAMÍLIA

REQUERIMENTO APOIO À FAMÍLIA REQUERIMENTO APOIO À FAMÍLIA Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal,, contribuinte nº, residente em freguesia de, código postal, telefone na qualidade, vem requer a V. Exa a atribuição de: Incentivo

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL DE ATRIBUIÇÃO DE SUBSÍDIO PARA EXECUÇÃO DE OBRAS EM HABITAÇÃO PRÓPRIA

REGULAMENTO MUNICIPAL DE ATRIBUIÇÃO DE SUBSÍDIO PARA EXECUÇÃO DE OBRAS EM HABITAÇÃO PRÓPRIA REGULAMENTO MUNICIPAL DE ATRIBUIÇÃO DE SUBSÍDIO PARA EXECUÇÃO DE OBRAS EM HABITAÇÃO PRÓPRIA Índice - Nota Justificativa - Projecto de Regulamento Municipal de Atribuição de Subsídio para Execução de Obras

Leia mais

Município de Santarém

Município de Santarém N.º Reg. Entrada Data: Classif.: Func.: Requerimento Ex.mo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Santarém (Nome completo), estado civil, contribuinte n.º, portador do Bilhete de Identidade n.º, emitido

Leia mais

REGULAMENTO DE APOIO SOCIAL POR DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS

REGULAMENTO DE APOIO SOCIAL POR DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS REGULAMENTO DE APOIO SOCIAL POR DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS REGULAMENTO DE APOIO SOCIAL POR DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS Considerando o quadro legal de atribuições e competências das Autarquias Locais, Lei

Leia mais

Regulamento do programa de apoio ao arrendamento

Regulamento do programa de apoio ao arrendamento Regulamento do programa de apoio ao arrendamento Aprovado pela Assembleia Municipal em 14.11.2008 Edital n.º 24/2009 publicado em Diário da República, II Série n.º 5 de 08.01.2009 Alterado pelo Edital

Leia mais

FARMÁCIA ACESSÍVEL FORMULÁRIO DE CANDIDATURA

FARMÁCIA ACESSÍVEL FORMULÁRIO DE CANDIDATURA Sexo FARMÁCIA ACESSÍVEL FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (nº SM ) Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Sintra 1. Identificação (nome completo), Nascido em (data:) / /, estado civil: género: Masculino Feminino

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL DE APOIO AO ARRENDAMENTO

REGULAMENTO MUNICIPAL DE APOIO AO ARRENDAMENTO REGULAMENTO MUNICIPAL DE APOIO AO ARRENDAMENTO Nota Justificativa O objetivo de conseguir e manter uma habitação condigna representa um dos vetores fundamentais para a qualidade de vida dos munícipes.

Leia mais

REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR RESIDENTES NO CONCELHO DE S. JOÃO DA MADEIRA

REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR RESIDENTES NO CONCELHO DE S. JOÃO DA MADEIRA REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR RESIDENTES NO CONCELHO DE S. JOÃO DA MADEIRA Pretende-se, com este regulamento, incentivar e proporcionar condições de igualdade

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL CARTÃO MUNICIPAL DO IDOSO DE CAMINHA

REGULAMENTO MUNICIPAL CARTÃO MUNICIPAL DO IDOSO DE CAMINHA ÍNDICE Preâmbulo Artigo 1.º - Âmbito Artigo 2.º - Objetivo Artigo 3.º - Condições de Atribuição Artigo 4.º - Organização Processual Artigo 5.º - Benefícios do Cartão Municipal do Idoso Artigo 6.º - Benefícios

Leia mais

REGULAMENTO PARA PROGRAMA DE MELHORIA À HABITAÇÃO E APOIO AO ARRENDAMENTO HABITACIONAL PARA INDIVÍDUOS OU AGREGADOS

REGULAMENTO PARA PROGRAMA DE MELHORIA À HABITAÇÃO E APOIO AO ARRENDAMENTO HABITACIONAL PARA INDIVÍDUOS OU AGREGADOS REGULAMENTO PARA PROGRAMA DE MELHORIA À HABITAÇÃO E APOIO AO ARRENDAMENTO HABITACIONAL PARA INDIVÍDUOS OU AGREGADOS CARENCIADOS NO CONCELHO DE AGUIAR DA BEIRA (proposta) Preâmbulo Nos termos do artigo

Leia mais

Bolsas de Estudo - Ensino Superior

Bolsas de Estudo - Ensino Superior Bolsas de Estudo - Ensino Superior Candidatura Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Barcelos Número de processo DADOS DO CANDIDATO Nome completo Morada Código-Postal - Localidade Data de nascimento

Leia mais

EDITAL TAXAS DE ÁGUA / SANEAMENTO PARA TAXA DE RECURSOS HIDRICOS TRH (Nos termos do Decreto-Lei 97/2008 de 11 de Junho)

EDITAL TAXAS DE ÁGUA / SANEAMENTO PARA TAXA DE RECURSOS HIDRICOS TRH (Nos termos do Decreto-Lei 97/2008 de 11 de Junho) EDITAL ANTONINO AURÉLIO VIEIRA DE SOUSA, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel: TORNA PÚBLICO QUE, de harmonia com as deliberações tomadas em Reunião Ordinária da Câmara Municipal de 20 de novembro

Leia mais

Regime de Apoio Nacional ao Arrendamento (RANA)

Regime de Apoio Nacional ao Arrendamento (RANA) Regime de Apoio Nacional ao Arrendamento (RANA) *** trabalho de reflexão desenvolvido na cadeira de Cidadania da Universidade Sénior de S.ª M.ª de Braga *** Artigo 1.º Objeto 1 O RANA é um regime de apoio

Leia mais

REQUERIMENTO DE CANDIDATURA BOLSAS DE ESTUDO - ENSINO SUPERIOR ANO LETIVO

REQUERIMENTO DE CANDIDATURA BOLSAS DE ESTUDO - ENSINO SUPERIOR ANO LETIVO DESC- Divisão Educativa e Sociocultural Largo do Município 6430 197 Mêda Telefone: 279880040 E-mail: acaosocial@cm-meda.pt REQUERIMENTO DE CANDIDATURA BOLSAS DE ESTUDO - ENSINO SUPERIOR ANO LETIVO 2017-2018

Leia mais

REGULAMENTO DOS APOIOS EM CEDÊNCIA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

REGULAMENTO DOS APOIOS EM CEDÊNCIA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO REGULAMENTO DOS APOIOS EM CEDÊNCIA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL PARA OBRAS PARTICULARES DE AGREGADOS FAMILIARES CARENCIADOS NA FREGUESIA DA PONTA DELGADA Considerando o novo quadro legal de atribuições

Leia mais

TÁXI SOCIAL FORMULÁRIO DE CANDIDATURA

TÁXI SOCIAL FORMULÁRIO DE CANDIDATURA Sexo TÁXI SOCIAL FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (nº SM ) Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Sintra 1. Identificação (nome completo), Nascido em (data:) / /, estado civil: género: Masculino Feminino

Leia mais

Regulamento do Programa de atribuição de Subsídio Municipal ao Arrendamento. Nota Justificativa

Regulamento do Programa de atribuição de Subsídio Municipal ao Arrendamento. Nota Justificativa Regulamento do Programa de atribuição de Subsídio Municipal ao Arrendamento Nota Justificativa Os serviços do Município do Funchal, com competências nas áreas sociais, têm vindo a identificar um número

Leia mais

Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo

Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo Artigo 1º Objecto O presente regulamento estabelece as normas para atribuição de bolsas de estudo a estudantes do ensino secundário e superior, residentes

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL DE APOIO À RECUPERAÇÃO HABITACIONAL DE ESTRATOS SOCIAIS DESFAVORECIDOS

REGULAMENTO MUNICIPAL DE APOIO À RECUPERAÇÃO HABITACIONAL DE ESTRATOS SOCIAIS DESFAVORECIDOS REGULAMENTO MUNICIPAL DE APOIO À RECUPERAÇÃO HABITACIONAL DE ESTRATOS SOCIAIS DESFAVORECIDOS Preâmbulo Como sabemos as deficientes condições de habitabilidade ocupam um lugar central entre os factores

Leia mais

TARIFÁRIOS ESPECIAIS i (Tarifa a aplicar e Condições de Acesso)

TARIFÁRIOS ESPECIAIS i (Tarifa a aplicar e Condições de Acesso) Página 1 de 5 TARIFÁRIOS ESPECIAIS i (Tarifa a aplicar e Condições de Acesso) TARIFA A APLICAR a. Tarifa Social para utilizadores domésticos Isenção da Tarifa Fixa para os serviços de Abastecimento Público

Leia mais

Isenção do Pagamento do Passe Escolar

Isenção do Pagamento do Passe Escolar Isenção do Pagamento do Passe Escolar Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Barcelos Composição agregado familiar Residência do agregado familiar Situação socioeconómica emprego e saúde Outro Número

Leia mais

Fundo de Apoio a Famílias

Fundo de Apoio a Famílias C Â M A R A M U N I C I P A L D E A V E I R O D I V I S Ã O A Ç Ã O S O C I A L E S A Ú D E Fundo de Apoio a Famílias Formulário de Candidatura Requerente: Freguesia: Nº de processo: INFORMAÇÃO DE CARÁTER

Leia mais

REGULAMENTO PROJECTO FAMÍLIAS MAIS. Preâmbulo

REGULAMENTO PROJECTO FAMÍLIAS MAIS. Preâmbulo REGULAMENTO PROJECTO FAMÍLIAS MAIS Preâmbulo A Lei nº 169/99, de 18 de Setembro, alterada e republicada pela Lei nº 5-A/2002, de 11 de Janeiro e a Lei nº 67/2007 de 31 de Dezembro, bem como a Lei nº 159/99

Leia mais

MUNICIPIO DE VILA FLOR REGULAMENTO DE APOIO À MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE HABITAÇÃO DE MUNÍCIPES CARENCIADOS. Artigo 1.º Âmbito. Artigo 2.

MUNICIPIO DE VILA FLOR REGULAMENTO DE APOIO À MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE HABITAÇÃO DE MUNÍCIPES CARENCIADOS. Artigo 1.º Âmbito. Artigo 2. REGULAMENTO DE APOIO À MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE HABITAÇÃO DE MUNÍCIPES CARENCIADOS Artigo 1.º Âmbito O presente Regulamento estabelece as regras para a concessão de apoio financeiro a fundo perdido ou

Leia mais

REGULAMENTO DE COMPARTICIPAÇÃO EM DESPESAS COM MEDICAMENTOS. Nota Justificativa

REGULAMENTO DE COMPARTICIPAÇÃO EM DESPESAS COM MEDICAMENTOS. Nota Justificativa REGULAMENTO DE COMPARTICIPAÇÃO EM DESPESAS COM MEDICAMENTOS Nota Justificativa O quadro sócio demográfico atual diverge do tradicional. As questões do envelhecimento das populações estão em foco devido

Leia mais

PROJETO CUIDAR TRATAR DAS NOSSAS PESSOAS REDE INTERMUNICIPAL DE CUIDADOS DE SAÚDE. Metodologia de Avaliação e Seleção de Candidatos

PROJETO CUIDAR TRATAR DAS NOSSAS PESSOAS REDE INTERMUNICIPAL DE CUIDADOS DE SAÚDE. Metodologia de Avaliação e Seleção de Candidatos PROJETO CUIDAR TRATAR DAS NOSSAS PESSOAS REDE INTERMUNICIPAL DE CUIDADOS DE SAÚDE PROTOCOLO INTERMUNICIPAL ENTRE OS MUNICÍPIOS DE VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO E OLHÃO Metodologia de Avaliação e Seleção de

Leia mais

BOLSAS DE ESTUDO E DE MÉRITO DO MUNICÍPIO DE AZAMBUJA. Disposições Gerais Primeira (Âmbito)

BOLSAS DE ESTUDO E DE MÉRITO DO MUNICÍPIO DE AZAMBUJA. Disposições Gerais Primeira (Âmbito) BOLSAS DE ESTUDO E DE MÉRITO DO MUNICÍPIO DE AZAMBUJA NORMAS DE ATRIBUIÇÃO NOTA JUSTIFICATIVA Pretende o Município de Azambuja valorizar e premiar os estudantes do Ensino Superior que, através do seu investimento

Leia mais

Município de Portalegre

Município de Portalegre Município de Portalegre www.cm-portalegre.pt Candidatura ao Concurso de Atribuição de Habitação em Regime de Arrendamento Apoiado A preencher pelos serviços Entrada n.º: Registado em: Processo n.º: O Funcionário:

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL DO PLANO DE EMERGÊNCIA SOCIAL DO CONCELHO DE VILA FLOR

REGULAMENTO MUNICIPAL DO PLANO DE EMERGÊNCIA SOCIAL DO CONCELHO DE VILA FLOR REGULAMENTO MUNICIPAL DO PLANO DE EMERGÊNCIA SOCIAL DO CONCELHO DE VILA FLOR A lei n.º 169/99, de 18 de setembro, alterada e republicada pela lei n.º 5-A/2002, de 11 de janeiro e, bem como a lei n.º 159/99

Leia mais

Regulamento Municipal de Atribuição de Bolsas de Estudo para Cursos do Ensino Superior

Regulamento Municipal de Atribuição de Bolsas de Estudo para Cursos do Ensino Superior Regulamento Municipal de Atribuição de Bolsas de Estudo para Cursos do Ensino Superior CAPITULO 1 Artigo 1 Âmbito 1. O presente Regulamento tem como lei habilitante a Lei n 169/99, de 18 de Setembro, na

Leia mais

APOIO À RECUPERAÇÃO HABITACIONAL DE ESTRATOS SOCIAIS DESFAVORECIDOS

APOIO À RECUPERAÇÃO HABITACIONAL DE ESTRATOS SOCIAIS DESFAVORECIDOS APOIO À RECUPERAÇÃO HABITACIONAL DE ESTRATOS SOCIAIS DESFAVORECIDOS FORMULÁRIO DE CANDIDATURA I. Apoio à recuperação habitacional 1ª Candidatura Recandidatura POR FAVOR LEIA ATENTAMENTE O FORMULÁRIO DE

Leia mais

REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA O ENSINO SUPERIOR A ALUNOS RESIDENTES NO CONCELHO DE S. JOÃO DA MADEIRA

REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA O ENSINO SUPERIOR A ALUNOS RESIDENTES NO CONCELHO DE S. JOÃO DA MADEIRA REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA O ENSINO SUPERIOR A ALUNOS RESIDENTES NO CONCELHO DE S. JOÃO DA MADEIRA Pretende-se, com este regulamento, incentivar e proporcionar condições de frequência

Leia mais

Candidatura a Habitação Social

Candidatura a Habitação Social Candidatura a Habitação Social Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo IDENTIFICAÇÃO DO REQUERENTE (Caraterização do agregado familiar) Representante do Agregado Estado Civil: Solteiro

Leia mais

Normativo Municipal de Apoio à Natalidade Introdução

Normativo Municipal de Apoio à Natalidade Introdução Considerando: Normativo Municipal de Apoio à Natalidade Introdução A crescente intervenção dos Municípios, no âmbito das políticas de Acão Social, com vista, por um lado, à progressiva inserção social

Leia mais

FREGUESIA DE NEVOGILDE

FREGUESIA DE NEVOGILDE 1 IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO BOLSA DE ESTUDO PARA ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR Nome: NIF: Data de nascimento / / Estado Civil: NISS: Cartão Cidadão n.º Válido até: / / Nacionalidade: Natural de: Filiação:

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO AOS ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR. Preâmbulo

REGULAMENTO MUNICIPAL DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO AOS ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR. Preâmbulo REGULAMENTO MUNICIPAL DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO AOS ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR Preâmbulo A educação e a formação são fatores determinantes na construção de uma sociedade mais justa, mais rica e

Leia mais

Apoio à Habitação Degradada

Apoio à Habitação Degradada Apoio à Habitação Degradada CMPB.R.016.00 Praça Dr. António Lacerda, 4980-620 Ponte da Barca Telef.: 258 480 180 Fax: 258 480 189 NIF: 505676770 www.cmpb.pt e-mail: geral@cmpb.pt Exmo. Sr. Presidente da

Leia mais

Município de Alfândega da Fé Câmara Municipal

Município de Alfândega da Fé Câmara Municipal Município de Alfândega da Fé Câmara Municipal DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, SOCIAL E CULTURAL (DDESC) Regulamento para Atribuição de Apoios a Estratos Sociais Desfavorecidos Regulamento para Atribuição

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE SALVATERRA DE MAGOS. Regulamento para atribuição de bolsas de estudo a alunos do ensino superior. Preâmbulo

CÂMARA MUNICIPAL DE SALVATERRA DE MAGOS. Regulamento para atribuição de bolsas de estudo a alunos do ensino superior. Preâmbulo CÂMARA MUNICIPAL DE SALVATERRA DE MAGOS Regulamento para atribuição de bolsas de estudo a alunos do ensino superior Preâmbulo O desenvolvimento de medidas de carácter social com o intuito de melhorar as

Leia mais

REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DA TARIFA SOCIAL (ÁGUA, SANEAMENTO E RESÍDUOS SÓLIDOS) Preâmbulo

REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DA TARIFA SOCIAL (ÁGUA, SANEAMENTO E RESÍDUOS SÓLIDOS) Preâmbulo REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DA TARIFA SOCIAL (ÁGUA, SANEAMENTO E RESÍDUOS SÓLIDOS) Preâmbulo Considerando o empenho e compromisso político do Município de Portimão em criar respostas sociais que contribuam

Leia mais

PLANO DE EMERGÊNCIA SOCIAL CAMINHA SOLIDÁRIA

PLANO DE EMERGÊNCIA SOCIAL CAMINHA SOLIDÁRIA REGULAMENTO N.º 909/2016 PREÂMBULO Tendo presente o contexto de crise económica e social que o país atravessa, torna-se imprescindível intervir a nível local por forma a minimizar carências específicas

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL PLANO DE EMERGÊNCIA SOCIAL CAMINHA SOLIDÁRIA

REGULAMENTO MUNICIPAL PLANO DE EMERGÊNCIA SOCIAL CAMINHA SOLIDÁRIA REGULAMENTO MUNICIPAL PLANO DE EMERGÊNCIA SOCIAL CAMINHA SOLIDÁRIA ÍNDICE Preâmbulo Artigo 1.º - Âmbito Artigo 2.º - Objetivo Artigo 3.º - Condições de atribuição Artigo 4.º - Destinatários Artigo 5.º

Leia mais

Apoios a estratos sociais desfavorecidos do Município. Exmº Senhor Presidente da Câmara Municipal de Boticas. Objeto do Requerimento.

Apoios a estratos sociais desfavorecidos do Município. Exmº Senhor Presidente da Câmara Municipal de Boticas. Objeto do Requerimento. ENTRADA Exmº Senhor Presidente da Câmara Municipal de Boticas PREENCHER PELOS SERVIÇOS Apoios a estratos sociais desfavorecidos do Município de Boticas TELEFONE TELEM. FAX. EMAIL B.I. / N.º ID CIVIL DATA

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE MONCHIQUE FORMULÁRIO DE CANDIDATURA

CÂMARA MUNICIPAL DE MONCHIQUE FORMULÁRIO DE CANDIDATURA CÂMARA MUNICIPAL DE MONCHIQUE FORMULÁRIO DE CANDIDATURA CONCESSÃO DE APOIO A ESTRUTURAS SOCIAIS DESFAVORECIDAS OU DEPENDENTES (Modelo A1) No âmbito da alínea c) do artº 64 do DL 169/99 de 18 de Setembro

Leia mais

REQUERIMENTO Nº ASSUNTO: PEDIDO DE APOIO A MELHORIAS HABITACIONAIS 1 - IDENTIFICAÇÃO DO REQUERENTE 2 AGREGADO FAMILIAR 3 - PEDIDO

REQUERIMENTO Nº ASSUNTO: PEDIDO DE APOIO A MELHORIAS HABITACIONAIS 1 - IDENTIFICAÇÃO DO REQUERENTE 2 AGREGADO FAMILIAR 3 - PEDIDO Ex. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis REQUERIMENTO Nº ASSUNTO: PEDIDO DE APOIO A MELHORIAS HABITACIONAIS 1 - IDENTIFICAÇÃO DO REQUERENTE Nome Profissão, B.I. nº, Emitido por em

Leia mais

Nome/Designação... Bilhete de identidade ou Cartão de Cidadão nº... emitido em.../.../...

Nome/Designação... Bilhete de identidade ou Cartão de Cidadão nº... emitido em.../.../... Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira Genérico nº. /. Entrada n.º... Data:.. /... /... O Funcionário:... Assunto: BOLETIM DE CANDIDATURA A BOLSA DE ESTUDO 1. IDENTIFICAÇÃO Nome/Designação...

Leia mais

Regulamento Municipal de Apoio à Natalidade (RMAN)

Regulamento Municipal de Apoio à Natalidade (RMAN) Regulamento Municipal de Apoio à Natalidade (RMAN) Aprovação: Câmara Municipal em 16 de junho de 2016 Assembleia Municipal em 27 de junho de 2016 Publicado no DR em 8 de julho de 2016 1/7 Regulamento Municipal

Leia mais

Regulamento do Programa de Apoio ao Arrendamento. Nota Justificativa

Regulamento do Programa de Apoio ao Arrendamento. Nota Justificativa Regulamento do Programa de Apoio ao Arrendamento Nota Justificativa Verifica-se, no concelho de Cinfães, a existência de famílias carenciadas que vivem em situação de grande precariedade habitacional.

Leia mais

Candidatura a Bolsa de Estudo

Candidatura a Bolsa de Estudo N.º Entrada Data / / Despacho: Funcionário: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA 1.IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Oleiros Nome: Morada (rua, praça, av.): Nº/Lote: Localidade:

Leia mais

F R E G U E S I A DE T O R R Ã O

F R E G U E S I A DE T O R R Ã O AVISO CONSULTA PÚBLICA DE PROJETO DE REGULAMENTO DE COMPARTICIPAÇÃO EM MEDICAMENTOS Hélder Manuel Telo Montinho, Presidente da Junta de Freguesia de Torrão, torna público que a Junta de Freguesia em reunião

Leia mais

REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE HABITAÇÕES SOCIAIS PREÂMBULO

REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE HABITAÇÕES SOCIAIS PREÂMBULO REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE HABITAÇÕES SOCIAIS PREÂMBULO A Constituição da República Portuguesa consagra no seu Artigo 65.º-1, no capítulo reservado aos direitos e deveres sociais, o Direito à Habitação,

Leia mais

REGULAMENTO PARA A CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA O ENSINO SUPERIOR PÚBLICO PREÂMBULO

REGULAMENTO PARA A CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA O ENSINO SUPERIOR PÚBLICO PREÂMBULO REGULAMENTO PARA A CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA O ENSINO SUPERIOR PÚBLICO PREÂMBULO O Regulamento de atribuição de Bolsas de Estudo para o Ensino Superior Público, é um instrumento de caráter social

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DO AGREGADO FAMILIAR. Representante do Agregado:

CARACTERIZAÇÃO DO AGREGADO FAMILIAR. Representante do Agregado: Exmo/a. Senhor/a Presidente da Câmara Municipal de Espinho A PREENCHER PELOS SERVIÇOS: Número do processo: Pontuação na Matriz: Freguesia: Data da análise pelos serviços: / / Tipologia Adequada: CARACTERIZAÇÃO

Leia mais

Boletim de Candidatura Bolsas de Estudo Ensino Superior

Boletim de Candidatura Bolsas de Estudo Ensino Superior Boletim de Candidatura Bolsas de Estudo Ensino Superior No. Responda a todos os itens de forma mais completa possível. 1. Estabelecimento de Ensino Estabelecimento de ensino Localidade Telefone Fax E-mail

Leia mais

Regulamento de Apoio ao Arrendamento Urbano para fins habitacionais. Preâmbulo

Regulamento de Apoio ao Arrendamento Urbano para fins habitacionais. Preâmbulo Regulamento de Apoio ao Arrendamento Urbano para fins habitacionais Preâmbulo O Município de Sever do Vouga, no âmbito das suas atribuições e competências no domínio da Ação Social entende ser necessário

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro

Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro Normas Reguladoras de Funcionamento das Atividades de Animação e de Apoio à Família dos Jardins de Infância da Rede Pública do Concelho de Oliveira do Bairro

Leia mais

ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO NO DOMÍNIO DA MÚSICA

ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO NO DOMÍNIO DA MÚSICA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO NO DOMÍNIO DA MÚSICA FORMULÁRIO DE CANDIDATURA INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO: Todos os campos são de preenchimento obrigatório. O Anexo ao formulário de candidatura deverá

Leia mais

REGULAMENTO DA CONCESSÃO DE APOIO A ESTRATOS SOCIAIS DESFAVORECIDOS DO MUNICÍPIO DE MOURA

REGULAMENTO DA CONCESSÃO DE APOIO A ESTRATOS SOCIAIS DESFAVORECIDOS DO MUNICÍPIO DE MOURA REGULAMENTO DA CONCESSÃO DE APOIO A ESTRATOS SOCIAIS DESFAVORECIDOS DO MUNICÍPIO DE MOURA Regulamento da Concessão de Apoios a Estratos Sociais Desfavorecidos do Município de Moura Nota justificativa Em

Leia mais

Requerimento de Candidatura Apoio Social para Melhorais Habitacionais

Requerimento de Candidatura Apoio Social para Melhorais Habitacionais Requerimento de Candidatura Decisão O Presidente / / Ex.mo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Aljustrel Nome, residente na Rua n.º, localidade, freguesia de, Concelho de Aljustrel, telefone n.º,

Leia mais

REGULAMENTO DE APOIO À HABITAÇÃO DEGRADADA PARA ESTRATOS SOCIAIS DESFAVORECIDOS DO MUNICÍPIO DE MONTEMOR-O-VELHO NOTA JUSTIFICATIVA

REGULAMENTO DE APOIO À HABITAÇÃO DEGRADADA PARA ESTRATOS SOCIAIS DESFAVORECIDOS DO MUNICÍPIO DE MONTEMOR-O-VELHO NOTA JUSTIFICATIVA NOTA JUSTIFICATIVA Em conformidade com os poderes regulamentares que lhes são atribuídos pelos artigos 112º n.º 8 e 241º da Lei Constitucional, devem os Municípios aprovar os respectivos regulamentos municipais,

Leia mais

COMPARTICIPAÇÃO EM MEDICAMENTOS

COMPARTICIPAÇÃO EM MEDICAMENTOS PROJECTO DE REGULAMENTO MUNICIPAL PARA ATRIBUIÇÃO DE COMPARTICIPAÇÃO EM MEDICAMENTOS PREÂMBULO As doenças crónicas que afectam a maioria das pessoas idosas e reformadas, conduzem geralmente a despesas

Leia mais

I Identificação do(a) candidato(a)

I Identificação do(a) candidato(a) (Data de entrada) I Identificação do(a) candidato(a) Nome: Morada: Localidade: Código Postal - Data de Nascimento: / / Freguesia: Naturalidade: B.I/Cartão do Cidadão n.º Validade / / N.º Segurança Social

Leia mais

Regulamento do Cartão Municipal do Idoso

Regulamento do Cartão Municipal do Idoso Regulamento do Cartão Municipal do Idoso Preâmbulo Considerando a importância crescente do papel das autarquias locais, no âmbito do apoio às populações, a Câmara Municipal de Grândola atenta que está

Leia mais

Regulamento de Concessão de Bolsas de Estudo Para o Ensino Superior. Aprovado após deliberação em reunião de Câmara de dia 16 de Dezembro de 2009

Regulamento de Concessão de Bolsas de Estudo Para o Ensino Superior. Aprovado após deliberação em reunião de Câmara de dia 16 de Dezembro de 2009 Regulamento de Concessão de Bolsas de Estudo Para o Ensino Superior Aprovado após deliberação em reunião de Câmara de dia 16 de Dezembro de 2009 Beja, 2009 Artigo 1º Objecto O presente regulamento estabelece

Leia mais

Regulamento Municipal de Bolsas de Estudo. Pelouro da Juventude

Regulamento Municipal de Bolsas de Estudo. Pelouro da Juventude Regulamento Municipal de Bolsas de Estudo Pelouro da Juventude Aprovado pela Reunião de Câmara do dia 28 de Julho de 2010 e na Reunião da Assembleia Municipal do dia 1 de Outubro de 2010 1 Regulamento

Leia mais

MUNICÍPIO DE PAREDES DE COURA REGULAMENTO DE APOIO À HABITAÇÃO

MUNICÍPIO DE PAREDES DE COURA REGULAMENTO DE APOIO À HABITAÇÃO REGULAMENTO DE APOIO À HABITAÇÃO REGULAMENTO DE APOIO À HABITAÇÃO DEGRADADA PARA ESTRATOS SOCIAIS DESFAVORECIDOS DO MUNICÍPIO DE PAREDES DE COURA NOTA JUSTIFICATIVA Em conformidade com os poderes regulamentares

Leia mais

4. PEDE DEFERIMENTO. Lagos,...de... de... O Requerente

4. PEDE DEFERIMENTO. Lagos,...de... de... O Requerente REGISTO DE ENTRADA Requerimento n.º de / / Processo n.º / Pago por Guia n.º,. Ao Serviço O Funcionário, Exmº. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lagos 1. REQUERENTE Nome:......, NIF:... B.I. / Cartão

Leia mais