PROJETO TIDI TRABALHO INTERDISCIPLINAR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROJETO TIDI TRABALHO INTERDISCIPLINAR"

Transcrição

1 PROJETO TIDI TRABALHO INTERDISCIPLINAR I INTRODUÇÃO A sociedade atual exige que a universidade não somente capacite os acadêmicos para futuras habilitações nas especializações tradicionais, mas principalmente, que tenha em vista na formação dos mesmos, o pleno desenvolvimento de suas competências e habilidades em função de novos saberes que se produzem e que exigem um novo tipo de profissional. A proposta interdisciplinar é indispensável para se aplicar no processo de educação na sociedade atual, pois dela pode-se desvelar ao homem a visão da totalidade, desenvolver o espírito crítico e criativo através das atividades cotidianas desenvolvidas numa escola, para nelas perceber a multiplicidade de relações entre as disciplinas, pensamento, sentimento, valores e aprimorá-los, a fim de superar e ultrapassar contradições e diferenças. Também, é importante ressaltar que entre os princípios pedagógicos que estruturam as áreas de conhecimento, destaca-se, como eixo articulador, a interdisciplinaridade, cuja metodologia abre espaço para a confrontação de olhares plurais na observação da situação de aprendizagem (FAZENDA, 1995, p.26). O termo interdisciplinaridade significa uma relação de reciprocidade, de mutualidade, que pressupõe uma atitude diferente a ser assumida frente ao problema do conhecimento, ou seja, é a substituição de uma concepção fragmentária para uma concepção unitária de ser humano. A interdisciplinaridade propõe a partir de uma coordenação geral a integração de objetivos, atividades, procedimentos e planejamentos (CARDOSO et al., 2008; FAZENDA, 2000). A interdisciplinaridade surge em decorrência da diversidade de várias disciplinas, aproveitando sua identidade individual e suas ideias, que são aceitas como enriquecimento e complementaridade de aquisições e concepções coletivas. (FAVARÃO & ARAÚJO, 2004).

2 Ferreira (2000) considera que, na educação, a parceria é aspecto indispensável para que ocorra a interdisciplinaridade. Ainda, na opinião do autor, a ideia de construção da aprendizagem e o gosto pela pesquisa são fatores imprescindíveis. Assim, faz-se necessário que o currículo das universidades proporcione a interdisciplinaridade, a partir da priorização dos conteúdos elementares e da eliminação da repetitividade. Silva & Souza (1995) apontam a necessidade de desfazer os equívocos existentes na prática pedagógica, e apostar na interdisciplinaridade, isto é, defender uma nova metodologia, um novo tipo de pessoa, mais aberta, flexível, solidária, humana, democrática e crítica. A interdisciplinaridade pressupõe: Atitudes de abertura, livres de preconceito, onde todo o conhecimento é igualmente importante; O conhecimento individual anula-se frente ao saber universal; Atitudes coerentes, sendo que é na opinião crítica ao outro que fundamenta- se a opinião particular, supondo uma postura única, engajada e comprometida frente aos fatos da realidade educacional e pedagógica. Nesse contexto, a ciência não pretende perder de vista a disciplinaridade, mas vislumbra a possibilidade de um diálogo interdisciplinar, que aproxime os saberes específicos, oriundos dos diversos campos do conhecimento, em uma fala compreensível, audível aos diversos interlocutores. (ALVES et al., 2004). Com a finalidade de estabelecer uma articulação entre o universo epistemológico e o universo pedagógico, procura-se verificar o valor, a utilidade, a aplicabilidade da interdisciplinaridade no ensino, bem como seus obstáculos e possibilidades de efetivação. Para tanto, faz-se necessária a eliminação das barreiras entre as disciplinas e entre os profissionais que pretendem se envolver nessa intercambialidade. (FAZENDA, 2000). A interdisciplinaridade vem sendo introduzida nas universidades por meio da realização de projetos e trabalhos integrados em diferentes cursos de graduação, reunindo os conteúdos trabalhados pela grade curricular em cada ano. Considerando que todas as disciplinas que formam as grades são indispensáveis

3 para a formação dos bacharéis em suas áreas, a integração entre os conteúdos é fundamental para a qualidade da educação oferecida (FAVARÃO & ARAÚJO, 2004). No âmbito conceitual da universalidade interdisciplinar, o curso de Direito propõe aos acadêmicos, semestralmente, a realização do Trabalho Interdisciplinar, TIDI, sendo o tema central definido a cada semestre pelo colegiado dos cursos, NDE e coordenação. II OBJETIVOS O TIDI tem como objetivo possibilitar aos acadêmicos a prática integradora da formação, uma vez que: Possibilita a integração dos conhecimentos disciplinares oferecidos na elaboração do trabalho; Incentiva discussões científicas em torno dos temas propostos, numa visão interdisciplinar e interprofissional; Promove a compreensão da importância do conhecimento científico como base para as ações práticas na educação em saúde; Aproxima os acadêmicos do meio científico e profissional, uma vez que incentiva a aplicação do conhecimento. III DESENVOLVIMENTO O TIDI será realizado pelos estudantes matriculados em todos os Cursos da Faculdade. Entretanto, os alunos de Ciências Contábeis e Administração participarão da atividade somente até o 6º período do Curso e os de Farmácia, Enfermagem e Direito, até o 8º período. O desenvolvimento do trabalho acontecerá por meio da execução de atividades propostas ao longo de dois semestres letivos, consequentemente o TIDI se organizará em duas etapas:

4 Etapa 1 No início do 1º semestre letivo serão montadas as equipes de trabalho. Essas equipes serão constituídas por livre escolha dos discentes observando-se o número máximo de 6 integrantes por grupo. Situações excepcionais serão avaliadas pelas coordenações dos cursos. Após essa formação, o grupo realizará a definição do problema a ser abordado, de acordo com o tema de pesquisa destinado a cada um dos períodos do curso. Os temas definidos em reunião prévia de colegiado, aprovados e discutidos pela coordenação do curso e NDE, foram divididos da seguinte forma: PERÍODO 1º Direito e os Excluídos 2º Direito e Estado Laico 3º Direito e Educação CURSO: DIREITO TEMA 4º Legado da Copa e Movimentos Sociais 5º Justiça e Eficiência 6º Direitos Difusos e Coletivos na Formação do Estado Democrático de Direito Em seguida, o grupo deverá preencher o formulário de inscrição (Anexo I) que deverá ser entregue à coordenação do TIDI/Coordenação do Curso de Direito. No formulário, estarão determinados os nomes dos componentes do grupo, o professor orientador, bem como o tema a ser abordado pelo grupo. Cada professor poderá orientar, no máximo, dois projetos. A partir de então, os alunos deverão produzir, como resultado dessa primeira etapa, um projeto de pesquisa que norteará a execução do trabalho, no segundo semestre letivo de Esse projeto deverá ser organizado de acordo com as instruções propostas (Anexo 2) e entregue para avaliação, conforme data prevista no calendário acadêmico. O processo de avaliação do projeto de pesquisa será realizado mediante a observação dos seguintes critérios:

5 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PROJETO DE PESQUISA/TIDI Pontos de avaliação Capa/folha de rosto/sumário Problematização Hipóteses Objetivos (geral e específicos) Critérios a serem observados Os elementos pré-textuais estão organizados em conformidade com o manual de normalização da Nova Faculdade? Há pertinência entre o recorte do problema de pesquisa e a temática proposta para o trabalho? Foi considerado na problematização o aspecto interdisciplinar da pesquisa? A problemática da pesquisa é apresentada de forma clara, ou seja, o questionamento levantado na pesquisa está adequadamente formulado? Foram formuladas respostas preliminares, provisórias ao problema apresentado? O objetivo geral está formulado de forma condizente com a questão de pesquisa? Os objetivos específicos estão definidos claramente e contribuem para o alcance do objetivo geral? Pontuação Máxima Pontuação atribuída Justificativa Apresenta justificativa para a realização da pesquisa associando argumentos pessoais e a informações coletadas em literatura especializada? Apresenta a importância da pesquisa para a área científica da qual participa, para o mercado de trabalho e para a sociedade? Metodologia Descreve a natureza da pesquisa? Em caso de pesquisa de campo: apresenta os critérios para definir a amostra, o corpus e/ou objeto de estudo? Em caso de pesquisa bibliográfica: apresenta as fontes detalhando os critérios para a seleção documental? Descreve a forma como serão apresentados os resultados do trabalho?

6 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PROJETO DE PESQUISA/TIDI Pontos de avaliação Referencial teórico Cronograma Referências Bibliográficas Estrutura do texto Critérios a serem observados Apresenta uma revisão de literatura significativa para o objeto de estudo pesquisado? Baseia-se em fontes teóricas consagradas cientificamente? Detalha as ações e as distribui adequadamente em relação ao tempo previsto para a execução do projeto? Descreve, conforme o manual de normalização da Nova Faculdade, as referências bibliográficas utilizadas no desenvolvimento do projeto? O projeto foi desenvolvido levando em consideração as normas exigidas de um trabalho acadêmico, bem como foram considerados os aspectos de coesão e coerência, pertinentes a um texto escrito formal? Pontuação Máxima 3,0 pontos 2,0 pontos 2,0 pontos 2,0 pontos Pontuação atribuída TOTAL 15 pontos A comissão avaliadora dos projetos será definida pelas Coordenações de Curso, com a anuência do professor orientador de cada trabalho e será composta por professores integrantes do corpo docente da Nova Faculdade. O professor orientador não poderá avaliar o projeto por ele acompanhado. Etapa 2 A segunda etapa do TIDI constará da apresentação dos resultados obtidos com a pesquisa. Os critérios de publicização desses resultados, bem como o formato como se dará a avaliação dos trabalhos serão dispostos em um Edital complementar a este, por ocasião do início do segundo semestre letivo. Seguem abaixo algumas sugestões para os formatos das apresentações:

7 - Apresentação teatral - Curta Metragem - Palestra com apresentação em PowerPoint - Documentário - Cartilha Painel - Empresa simulada - Estandes REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ALVES, Railda F.; BRASILEIRO, Maria do Carmo E.; BRITO, Suerde M. O. Interdisciplinaridade: um conceito em construção. Porto Alegre: Episteme, n. 19, p , CARDOSO, Fernanda Serpa et al. Interdisciplinaridade: fatos a considerar. R. B. E. C. T. v. 1, n. 1, FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridades: história, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus, Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, FAZENDA, Ivani C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 6. ed. Campinas: Papirus FAVARÃO, N. R. L.; ARAÚJO. C. S. A. Importância da Interdisciplinaridade no Ensino Superior. Revista da Educação. v.4, n. 2, p , FERREIRA, N. S. C. (Org.). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. 2. ed. São Paulo: Cortez, SILVA, D. F; SOUZA, N. G. S. de. Interdisciplinaridade na sala de aula: uma experiência pedagógica nas 3ª e 4ª séries do primeiro grau. Porto Alegre: UFRGS, 1995.

8 ANEXO I TRABALHO INTERDISCIPLINAR - TIDI Termo de compromisso O grupo de alunos do período do Curso de abaixo descritos, desenvolverão o Trabalho Interdisciplinar a se realizar no Semestre Letivo de 20. Tema: Problema: Professor orientador: Aluno Matrícula Belo Horizonte de de 20. Assinatura do professor orientador

9 ANEXO II ESTRUTURA BÁSICA DO PROJETO DE PESQUISA TIDI (ELEMENTOS OBRIGATÓRIOS) Capa Conforme orientações do Manual de Normalização da Nova Faculdade Folha de Rosto - Conforme orientações do Manual de Normalização da Nova Faculdade Sumário - Conforme orientações do Manual de Normalização da Nova Faculdade 1 INTRODUÇÃO O pesquisador, na introdução, explicita os principais aspectos do projeto: 1.1 Problematização apresenta o tema escolhido de forma problematizada, recorta seu objeto de estudo; 1.2 Hipóteses oferece uma resposta provisória ao questionamento estabelecido; 1.3 Objetivos Objetivo Geral pontua sua meta de forma ampla, ou seja descreve seu problema apresentado em forma de ação; Objetivos Específicos especifica a meta (ampla) apresentada no objetivo geral em estratégias operacionalizáveis para facilitar a ação; 1.4 Justificativa discorre sobre a importância da pesquisa a que se propõe, enfatizando a contribuição que os resultados do trabalho poderão trazer para a comunidade científica, para o mercado de trabalho e para a sociedade em geral. 2 METODOLOGIA Na metodologia, os acadêmicos demonstram qual orientação darão à pesquisa, escrevendo como pretendem realizar a seleção do corpus de pesquisa, os instrumentos e os procedimentos de análises de dados.

10 3 REFERENCIAL TEÓRICO O referencial teórico pressupõe a realização de uma que abordagem teórica sobre o assunto no qual se insere o objeto-problema a ser estudado. As fontes pesquisadas precisam apresentar valor científico e devem, portanto, ser coletadas em meios academicamente consagrados. 4 CRONOGRAMA O cronograma apresenta o planejamento de execução do trabalho, determinando prazos para o desenvolvimento de cada etapa. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Ao redigir as referências bibliográficas, o autor explicita, conforme o Manual de Normalização da Nova Faculdade, as fontes consultadas para o desenvolvimento do projeto. A estrutura básica do Projeto de Pesquisa TIDI pode ser assim sintetizada: REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 4 CRONOGRAMA 3 REFERENCIAL TEÓRICO 2 METODOLOGIA 1.4 Justificativa Objetivos específicos Objetivo geral 1.3 Objetivos 1.2 Hipóteses 1.1 Problematização 1 INTRODUÇÃO SUMÁRIO Folha de rosto Capa

CAPÍTULO III- DOS PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO 6. No ato da inscrição o candidato deverá entregar os seguintes documentos:

CAPÍTULO III- DOS PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO 6. No ato da inscrição o candidato deverá entregar os seguintes documentos: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS- UEG CAMPUS PORANGATU PRÓ-REITORIA DE PESQUISA DA UEG PÓS-GRADUAÇÃO (LATO SENSU) EM EDUCAÇÃO E LINGUAGENS Turma 2017/01 CAPÍTULO I- DA ABERTURA DAS INSCRIÇÕES A Universidade

Leia mais

Faculdades Integradas do Vale do Ivaí Instituto Superior de Educação - ISE

Faculdades Integradas do Vale do Ivaí Instituto Superior de Educação - ISE REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO DO CURSO DE LETRAS HABILITAÇÃO PORTUGUÊS/INGLÊS Capítulo I Definição Art. 1º - A disciplina de Estágio Supervisionado é parte integrante do currículo Pleno do curso de

Leia mais

TCC DE LETRAS LICENCIATURA E BACHARELADO MANUAL DE ORIENTAÇÕES

TCC DE LETRAS LICENCIATURA E BACHARELADO MANUAL DE ORIENTAÇÕES TCC DE LETRAS LICENCIATURA E BACHARELADO MANUAL DE ORIENTAÇÕES 2014 TCC LETRAS BACHARELADO PORTUGUÊS/INGLÊS O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos que cursam o Bacharelado constituise como trabalho

Leia mais

RESOLUÇÃO. Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogadas as disposições contrárias. Campinas, 28 de setembro de 2010.

RESOLUÇÃO. Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogadas as disposições contrárias. Campinas, 28 de setembro de 2010. RESOLUÇÃO CONSEPE 41/2010 APROVA O REGULAMENTO DO TRABALHO INTERDISCIPLINAR DO CURSO DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS INTERTEC-PROGER, DO CAMPUS DE BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PROCEDIMENTOS A SEREM ADOTADOS NA DISCIPLINA EDU388 - Trabalho de Conclusão do Curso (TCC)* 1. APRESENTAÇÃO: 1.1 - Conforme definido pelo Projeto Político Pedagógico do Curso

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC CAPÍTULO I - DA NATUREZA Art. 1º Segundo o Projeto Pedagógico Institucional da FSG (FSG) o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é compreendido como uma

Leia mais

Regimento do Projeto Interdisciplinar. Escola de Ciências Humanas e Sociais Curso de Comunicação Social - Jornalismo - Publicidade e Propaganda

Regimento do Projeto Interdisciplinar. Escola de Ciências Humanas e Sociais Curso de Comunicação Social - Jornalismo - Publicidade e Propaganda Regimento do Projeto Interdisciplinar Escola de Ciências Humanas e Sociais Curso de Comunicação Social - Jornalismo - Publicidade e Propaganda Regimento do Projeto Interdisciplinar 1. Elementos introdutórios

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE 63/2006

RESOLUÇÃO CONSEPE 63/2006 RESOLUÇÃO CONSEPE 63/2006 ALTERA O REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE FISIOTERAPIA, DO CÂMPUS DE BRAGANÇA PAULISTA, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Presidente do Conselho de Ensino,

Leia mais

RESOLUÇÃO. Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais INTERTEC, do câmpus de Bragança Paulista da Universidade São Francisco.

RESOLUÇÃO. Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais INTERTEC, do câmpus de Bragança Paulista da Universidade São Francisco. RESOLUÇÃO CONSEPE 24/2008 APROVA O REGULAMENTO DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS INTERTEC, DO CÂMPUS DE BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO.

Leia mais

PROJETO INTEGRADOR REGULAMENTO INSTITUCIONAL

PROJETO INTEGRADOR REGULAMENTO INSTITUCIONAL PROJETO INTEGRADOR REGULAMENTO INSTITUCIONAL ITAPERUNA 2015 Este regulamento cria e regulamenta as normas do componente curricular Projeto Integrador da Faculdade Redentor com efeitos a partir do 2º semestre

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Introdução

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Introdução REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Introdução O presente regulamento constitui um documento interno do curso de Ciências Contábeis e tem por objetivo reger as atividades relativas ao Estágio Supervisionado.

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Art. 2º Esta Resolução entra em vigor nesta data, alterando a Resolução CONSEACC/BP 14/2015.

R E S O L U Ç Ã O. Art. 2º Esta Resolução entra em vigor nesta data, alterando a Resolução CONSEACC/BP 14/2015. RESOLUÇÃO CONSEACC/BP 6/2017 ALTERA O REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE FARMÁCIA DO CAMPUS BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. A Presidente do Conselho Acadêmico

Leia mais

EDTITAL 03/15 ESTÁGIO DE DOCÊNCIA DO MESTRADO DA ESCOLA SUPERIOR DOM HELDER CÂMARA 1º SEMESTRE DE 2015

EDTITAL 03/15 ESTÁGIO DE DOCÊNCIA DO MESTRADO DA ESCOLA SUPERIOR DOM HELDER CÂMARA 1º SEMESTRE DE 2015 EDTITAL 03/15 ESTÁGIO DE DOCÊNCIA DO MESTRADO DA ESCOLA SUPERIOR DOM HELDER CÂMARA 1º SEMESTRE DE 2015 1. DOS FUNDAMENTOS E OBJETIVOS DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA O candidato ao estágio de docência deve ser

Leia mais

Normas da disciplina TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)

Normas da disciplina TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) 1. Aluno Normas da disciplina TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) Manual do Aluno 1.1 O TCC é o produto de uma atividade a ser desenvolvida individualmente. 1.2 É de responsabilidade do aluno procurar

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA A ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA A ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA A ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO CHAPECÓ Dezembro, 2017 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA A ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO CAPÍTULO

Leia mais

Regimento do Trabalho de Conclusão de Curso

Regimento do Trabalho de Conclusão de Curso Regimento do Trabalho de Conclusão de Curso Capítulo I Da Definição Art. 1 o O Trabalho de Conclusão de Curso, doravante denominado TCC, é um componente curricular da formação específica, obrigatório aos

Leia mais

EDITAL PIBITI

EDITAL PIBITI CENTRO UNIVERSITÁRIO FAMETRO COORDENAÇÃO DE PESQUISA CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE APOIO AO ENSINO DE GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE APOIO AO ENSINO DE GRADUAÇÃO ANEXO II RESOLUÇÃO GGH N. 02/2017 EMENTA: Estabelece normas para o trabalho monográfico de conclusão dos Cursos de Graduação em História, Licenciatura e Bacharelado, da Universidade Federal Fluminense.

Leia mais

Regulamento das Atividades Complementares

Regulamento das Atividades Complementares DOCUMENTO 2 Regulamento das Atividades Complementares Art. 1º Da Conceituação São Atividades Extraclasses, de caráter científico, cultural, acadêmico e préprofissional, que se articulam com o processo

Leia mais

EDITAL PIBITI

EDITAL PIBITI CENTRO UNIVERSITÁRIO FAMETRO COORDENAÇÃO DE PESQUISA CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Estágio Supervisionado: Educação Infantil 4 e 5 anos Educação de Jovens e Adultos (EJA) Ensino Fundamental Educação Especial (Ensino Fundamental) APAE

Leia mais

Normas da disciplina TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)

Normas da disciplina TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) 1. Aluno Normas da disciplina TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) Manual do Aluno 1.1 O TCC é o produto de uma atividade a ser desenvolvida individualmente. 1.2 É de responsabilidade do aluno procurar

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS COLEGIADO DO CURSO DE QUÍMICA TECNOLÓGICA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS COLEGIADO DO CURSO DE QUÍMICA TECNOLÓGICA RESOLUÇÃO CQTEC 02/15, DE 11 DE JUNHO DE 2015 Aprova as Normas Regimentais dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) da Graduação em Química Tecnológica do CEFET-MG. A PRESIDENTE DO COLEGIADO DO CURSO

Leia mais

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM POLÍTICAS, GESTÃO E SAÚDE - GPPGS EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS E BOLSISTAS PARA INICIAÇÃO CIENTÍFICA

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM POLÍTICAS, GESTÃO E SAÚDE - GPPGS EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS E BOLSISTAS PARA INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS E BOLSISTAS PARA INICIAÇÃO CIENTÍFICA O Professor Dr. Flávio Cella, Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas, Gestão e Saúde - GPGS, e seu Assessor, Prof.

Leia mais

ARQUITETURA E URBANISMO AVALIAÇÃO SEMESTRAL DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

ARQUITETURA E URBANISMO AVALIAÇÃO SEMESTRAL DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO ARQUITETURA E URBANISMO AVALIAÇÃO SEMESTRAL DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO Barreiras 2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA CAMPUS BARREIRAS COLEGIADO

Leia mais

RESOLUÇÃO 01/2016. Capítulo I CONCEITUAÇÃO

RESOLUÇÃO 01/2016. Capítulo I CONCEITUAÇÃO RESOLUÇÃO 01/2016 Normatiza o funcionamento das disciplinas Projeto de TFC e Monografia do Colegiado de Engenharia de Produção da Univasf. Capítulo I CONCEITUAÇÃO Artigo 1 As disciplinas Projeto de TFC

Leia mais

EDITAL nº 24/2012/NUPE/UFTM DE 17 DE DEZEMBRO DE 2012

EDITAL nº 24/2012/NUPE/UFTM DE 17 DE DEZEMBRO DE 2012 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO Núcleo de Processo Seletivo Discente NUPE Rua: Frei Paulino, 30 CEP-38026-180 FONE (34) 3318-5053 3318-5071 3318-5075 E-mail: nupe@proens.uftm.edu.br

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO Dispõe sobre o Acompanhamento e Orientação do Estágio do Curso Superior de Tecnologia

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES NO CURSO DE MEDICINA DA FCM - UFMT

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES NO CURSO DE MEDICINA DA FCM - UFMT REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES NO CURSO DE MEDICINA DA FCM - UFMT Fixa normas para o funcionamento das Atividades Complementares no âmbito da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Federal

Leia mais

Anexo - Resolução CONSU nº 033/2010. REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Anexo - Resolução CONSU nº 033/2010. REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Anexo - Resolução CONSU nº 033/2010. REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Dispõe sobre a prática das Atividades de Estágio Supervisionado do Curso de Ciências Contábeis

Leia mais

2. DO PROJETO Atuação interprofissional na atenção à saúde dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde, Natal, RN.

2. DO PROJETO Atuação interprofissional na atenção à saúde dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde, Natal, RN. PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EDITAL 2017.1 ATUAÇÃO INTERPROFISSIONAL NA ATENÇÃO À SAÚDE DOS SERVIDORES DA SECRETARIA MUNICIPAL, NATAL, RN CAMPUS NATAL A Universidade Potiguar

Leia mais

Normativa Interna N 04/2018 CEPROD, de 21 de agosto de 2018.

Normativa Interna N 04/2018 CEPROD, de 21 de agosto de 2018. Normativa Interna N 04/2018 CEPROD, de 21 de agosto de 2018. DISPÕE SOBRE AS NORMAS PARA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E EXTRACURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, DA UNIVERSIDADE

Leia mais

Curso de Pós-Graduação em Ciência Animal CPGCA. INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/ Apresentação de Projeto e Qualificação da dissertação de Mestrado

Curso de Pós-Graduação em Ciência Animal CPGCA. INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/ Apresentação de Projeto e Qualificação da dissertação de Mestrado Curso de Pós-Graduação em Ciência Animal CPGCA INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2014 - Apresentação de Projeto e Qualificação da dissertação de Mestrado Artigo 1º - Apresentação do Projeto Todo discente ingressante

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAMETRO / CEUNI- FAMETRO COORDENAÇÃO DE PESQUISA COORDENAÇÃO DE ENSINO PROGRAMA DE INCIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - PROMICT

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAMETRO / CEUNI- FAMETRO COORDENAÇÃO DE PESQUISA COORDENAÇÃO DE ENSINO PROGRAMA DE INCIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - PROMICT CENTRO UNIVERSITÁRIO FAMETRO / CEUNI- FAMETRO COORDENAÇÃO DE PESQUISA COORDENAÇÃO DE ENSINO PROGRAMA DE INCIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - PROMICT EDITAL 02/2018 1 O Centro Universitário FAMETRO CEUNI

Leia mais

Anexo - Resolução CONSU nº 032/2010. REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Anexo - Resolução CONSU nº 032/2010. REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Anexo - Resolução CONSU nº 032/2010. REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Dispõe sobre a prática das Atividades de Estágio Supervisionado do Curso de Administração Bacharelado

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Título I Das Disposições Preliminares Art. 1º. O presente Regulamento visa estabelecer as normas e

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES SEÇÃO I DOS OBJETIVOS

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES SEÇÃO I DOS OBJETIVOS A Diretoria Geral no uso de suas atribuições legais TORNA PÚBLICO o Regulamento das Atividades Complementares da Faculdade Ortodoxa, aprovado pelo Órgão Competente, como se segue: REGULAMENTO DAS ATIVIDADES

Leia mais

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO REGULAMENTO PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO REGULAMENTO PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO REGULAMENTO PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Institui as normas para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e as condições de aproveitamento,

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Matemática Colegiado do curso de Estatística

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Matemática Colegiado do curso de Estatística Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Matemática Colegiado do curso de Estatística Normas para o Trabalho de Conclusão de Curso TCC do Curso de Bacharelado em Estatística Uberlândia 2012 Sumário

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo I Definições e Finalidades

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo I Definições e Finalidades REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Capítulo I Definições e Finalidades Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com a elaboração, apresentação e avaliação

Leia mais

2. DO PROJETO Atuação Interprofissional na atenção à saúde dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde, Natal, RN

2. DO PROJETO Atuação Interprofissional na atenção à saúde dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde, Natal, RN PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EDITAL 2017.2 ATUAÇÃO INTERPROFISSIONAL NA ATENÇÃO À SAÚDE DOS SERVIDORES DA SECRETARIA CAMPUS NATAL A Universidade Potiguar UnP, através da Direção

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES. Da Conceituação. Do Exercício

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES. Da Conceituação. Do Exercício REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Da Conceituação Art. 1º São Atividades Extraclasses, de caráter científico, cultural, acadêmico e pré-profissional, que se articulam com o processo formativo do

Leia mais

Faculdade Sumaré Curso de Sistemas para Internet

Faculdade Sumaré Curso de Sistemas para Internet Faculdade Sumaré Curso de Sistemas para Internet 3º. Semestre PROJETO PROFISSIONAL INTERDISCIPLINAR III Tema Tratamento de Imagens e Animação Objetivo de efetuar um trabalho de pesquisa e apresentação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DELIBERAÇÃO Nº 02/2017 CONSELHO DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - CICB EM 30 DE JANEIRO

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DOM ALBERTO

REGULAMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DOM ALBERTO REGULAMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DOM ALBERTO O Diretor Acadêmico da Faculdade Dom Alberto, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, R

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 - Atendendo a Resolução CNE/CES 10 de 16 de dezembro de 2004, e ao Projeto Pedagógigo do Curso de Ciência Contábeis

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Título I Das Disposições Preliminares Art. 1º. O presente Regulamento visa estabelecer as normas e diretrizes para a construção do Trabalho de Conclusão

Leia mais

FACULDADE DINÂMICA DO VALE DO PIRANGA FADIP NÚCLEO DE ESTUDO, PESQUISA E EXTENSÃO NEPE

FACULDADE DINÂMICA DO VALE DO PIRANGA FADIP NÚCLEO DE ESTUDO, PESQUISA E EXTENSÃO NEPE EDITAL Nº. 01, DE 09 DE FEVEREIRO DE 2018 TRABALHO INTERDISCIPLINAR EXTRACLASSE/2018 DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DINÂMICA DO VALE DO PIRANGA - FADIP O Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão NEPE

Leia mais

FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS - FAMETRO NÚCLEO DE PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NOPI PROGRAMA DE INCIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - PROMICT

FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS - FAMETRO NÚCLEO DE PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NOPI PROGRAMA DE INCIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - PROMICT 1 FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS - FAMETRO NÚCLEO DE PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NOPI PROGRAMA DE INCIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - PROMICT EDITAL 02/2016 A Faculdade Metropolitana de Manaus,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA RESOLUÇÃO/CCGF/CCS Nº. 04/2007 Normatiza o Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Farmácia

Leia mais

FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS - FAMETRO COORDENAÇÃO DE PESQUISA COORDENAÇÃO DE ENSINO PROGRAMA DE INCIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - PROMICT

FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS - FAMETRO COORDENAÇÃO DE PESQUISA COORDENAÇÃO DE ENSINO PROGRAMA DE INCIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - PROMICT 1 FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS - FAMETRO COORDENAÇÃO DE PESQUISA COORDENAÇÃO DE ENSINO PROGRAMA DE INCIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - PROMICT EDITAL 05/2017 A Faculdade Metropolitana de Manaus, por

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO INSTITUCIONAL DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES ITAPEVI 2018 1 REGULAMENTO INSTITUCIONAL DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES SEÇÃO I DOS OBJETIVOS Art. 1º - O presente Regimento tem por finalidade normatizar

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura Objetivos da Extensão Universitária A extensão universitária é entendida, portanto, como

Leia mais

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA REGULAMENTO PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA REGULAMENTO PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA REGULAMENTO PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Institui as normas para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e as condições de aproveitamento,

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Curso de Licenciatura em História TÍTULO I SEÇÃO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Curso de Licenciatura em História TÍTULO I SEÇÃO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Curso de Licenciatura em História TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas

Leia mais

MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA 30 de agosto de 2017

MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA 30 de agosto de 2017 MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA 30 de agosto de 2017 Documentos base: (A) Resolução Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno 2/2015. Diário Oficial da União, Brasília, 2 de

Leia mais

RESOLUÇÃO DIREÇÃO GERAL Nº 11 / de fevereiro de 2015

RESOLUÇÃO DIREÇÃO GERAL Nº 11 / de fevereiro de 2015 RESOLUÇÃO DIREÇÃO GERAL Nº 11 /2015 10 de fevereiro de 2015 O Diretor Geral da Faculdade DE TECNOLOGIA CNA - FATECNA, no uso de suas atribuições previstas no Regimento desta Instituição de Ensino Superior,

Leia mais

Câmpus Universitário de Bauru REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS UNESP / CÂMPUS BAURU

Câmpus Universitário de Bauru REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS UNESP / CÂMPUS BAURU REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS UNESP / CÂMPUS BAURU Capítulo I Caracterização e Objetivos Art. 1º - O presente regulamento constitui parte

Leia mais

1. DOS FUNDAMENTOS E OBJETIVOS DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA

1. DOS FUNDAMENTOS E OBJETIVOS DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA ESTÁGIO DE DOCÊNCIA DO MESTRADO DA ESCOLA SUPERIOR DOM HELDER CÂMARA 1º SEMESTRE DE 2017 1. DOS FUNDAMENTOS E OBJETIVOS DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA O candidato ao estágio de docência deve ser um aluno regularmente

Leia mais

MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Elaboração: Núcleo Docente Estruturante Vespasiano 2017 SUMÁRIO 1 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)... 3 1.1 - Comissão Supervisora do TCC... 3 1. 2 - Professores

Leia mais

NÚCLEO DE PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NOPI EDITAL DO DOCENTE - 01 /2015

NÚCLEO DE PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NOPI EDITAL DO DOCENTE - 01 /2015 1 NÚCLEO DE PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NOPI EDITAL DO DOCENTE - 01 /2015 A Coordenação do Núcleo de Pesquisa e Inovação Tecnológica da Faculdade Metropolitana de Manaus NOPI/FAMETRO, conforme regulamento

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE MATEMÁTICA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE MATEMÁTICA RESOLUÇÃO N O 02/2017, DO CURSO DE BACHARELADO EM ESTATÍSTICA Normatiza as atividades das disciplinas Trabalho de Conclusão de Curso 1 e Trabalho de Conclusão de Curso 2 do Curso de Graduação em Estatística

Leia mais

RESOLUÇÃO. Santa Rosa, RS, 28 de novembro de 2013.

RESOLUÇÃO. Santa Rosa, RS, 28 de novembro de 2013. RESOLUÇÃO CAS Nº 24/2013 DE 28 DE NOVEMBRO DE 2013 ALTERA A RESOLUÇÃO CAS 10/2013 E DISPÕE SOBRE REGULAMENTO DA ATIVIDADE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PPC 2009 e PPC 2013 DAS FACULDADES

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE ENFERMAGEM

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE ENFERMAGEM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem do Centro Universitário do Cerrado - Patrocínio (UNICERP) fundamenta a ação pedagógica, a ser desenvolvida junto aos alunos, na

Leia mais

INTERDISCIPLINARIDADE NA BNCC: QUAIS PERSPECTIVAS?

INTERDISCIPLINARIDADE NA BNCC: QUAIS PERSPECTIVAS? INTERDISCIPLINARIDADE NA BNCC: QUAIS PERSPECTIVAS? Juliana Gouvêa Mittitier IFSP Campus Araraquara julianamittitier@gmail.com Bárbara Negrini Lourençon IFSP Campus Araraquara barbara.negrini@ifsp.edu.br

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DO ESPÍRITO SANTO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DO ESPÍRITO SANTO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DO ESPÍRITO SANTO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Cariacica abril de 2015 1 1 - INTRODUÇÃO O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade obrigatória

Leia mais

NORMA COMPLEMENTAR DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

NORMA COMPLEMENTAR DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Medianeira Coordenação do curso de Engenharia de Alimentos NORMA COMPLEMENTAR DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENGENHARIA DE ALIMENTOS

Leia mais

EDITAL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

EDITAL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FACULDADE METROPOLITANA DE ANÁPOLIS - FAMA EDITAL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC ANÁPOLIS - GO 2017 2 EDITAL 002/2017 A Diretoria Acadêmica da Faculdade Metropolitana

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, LICENCIATURA.

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, LICENCIATURA. REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, LICENCIATURA. Dispõe sobre a prática das Atividades de Estágio Supervisionado do Curso de Ciências Biológicas, Licenciatura da Faculdade

Leia mais

RESOLUÇÃO. Santa Rosa, RS, 26 de abril de 2013.

RESOLUÇÃO. Santa Rosa, RS, 26 de abril de 2013. RESOLUÇÃO CAS Nº 10/2013 DISPÔE SOBRE O REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PPC 2013 DAS FACULDADES INTEGRADAS MACHADO DE ASSIS FEMA. O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS SUBMISSÃO DO PROJETO DE PESQUISA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I - (TCC I)

ORIENTAÇÕES GERAIS SUBMISSÃO DO PROJETO DE PESQUISA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I - (TCC I) CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS CURSO DE PEDAGOGIA ORIENTAÇÕES GERAIS SUBMISSÃO DO PROJETO DE PESQUISA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I - (TCC I) 1 - Objetivos e organização

Leia mais

ANEXO À RESOLUÇÃO Nº 001/2016 DO CONSELHO ACADÊMICO DE 17 DE FEVEREIRO DE 2016.

ANEXO À RESOLUÇÃO Nº 001/2016 DO CONSELHO ACADÊMICO DE 17 DE FEVEREIRO DE 2016. ANEXO À RESOLUÇÃO Nº 001/2016 DO CONSELHO ACADÊMICO DE 17 DE FEVEREIRO DE 2016. REGULAMENTO PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE INTERIORES DO IFMG CAMPUS SANTA

Leia mais

RESOLUÇÃO. Art. 3º - Fica REVOGADA a RESOLUÇÃO CAS Nº 31/2016, de 30 de novembro de Santa Rosa, RS, 30 de novembro de 2017.

RESOLUÇÃO. Art. 3º - Fica REVOGADA a RESOLUÇÃO CAS Nº 31/2016, de 30 de novembro de Santa Rosa, RS, 30 de novembro de 2017. RESOLUÇÃO CAS Nº 29/2017 ALTERA A RESOLUÇÃO CAS Nº 31/2016, E DISPÔE REGULAMENTO DA ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO INTEGRADORA DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DAS FACULDADES INTEGRADAS MACHADO DE ASSIS FEMA. O

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE FARMÁCIA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES As atividades complementares são prática acadêmicas obrigatórias

Leia mais

Faculdade Processus REGULAMENTO DO PROJETO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE PROCESSUS

Faculdade Processus REGULAMENTO DO PROJETO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DO PROJETO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE PROCESSUS Dispõe sobre a oferta de atividades de Monitoria no curso de graduação da Faculdade Processus e dá outras providências.

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS ASPECTOS GERAIS Art. 1º O trabalho de conclusão de curso (TCC) é requisito parcial obrigatório para obtenção do diploma de

Leia mais

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE BACABAL FEBAC Credenciamento MEC/Portaria: 472/07 Resolução 80/07

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE BACABAL FEBAC Credenciamento MEC/Portaria: 472/07 Resolução 80/07 BACABAL-MA 2012 ESTÁGIO PROFISSIONAL CURRICULAR SUPERVISIONADO - EPCS INSTRUÇÕES REGULADORAS 1. FINALIDADE As presentes instruções destinam-se a orientar o corpo docente e discente, bem como os setores

Leia mais

RESOLUÇÃO CADM 05/11, DE 28 DE MARÇO DE 2011

RESOLUÇÃO CADM 05/11, DE 28 DE MARÇO DE 2011 RESOLUÇÃO CADM 05/11, DE 28 DE MARÇO DE 2011 Homologa regulamento para os trabalhos das disciplinas TCC I e TCC II do Curso de Bacharelado em Administração. A PRESIDENTE DO COLEGIADO DO CURSO DE BACHARELADO

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE (UNIBH) Gabinete da Reitoria PORTARIA Nº 35, DE 28 DE SETEMBRO DE 2018

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE (UNIBH) Gabinete da Reitoria PORTARIA Nº 35, DE 28 DE SETEMBRO DE 2018 CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE (UNIBH) Gabinete da Reitoria PORTARIA Nº 35, DE 28 DE SETEMBRO DE 2018 O Vice-Reitor do Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH), professor Rafael Luiz Ciccarini

Leia mais

RESOLUÇÃO. Santa Rosa, RS, 30 de novembro de 2016.

RESOLUÇÃO. Santa Rosa, RS, 30 de novembro de 2016. RESOLUÇÃO CAS Nº 31/2016 ALTERA A RESOLUÇÃO CAS Nº 01/2015, E DISPÔE REGULAMENTO DA ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO INTEGRADORA DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DAS FACULDADES INTEGRADAS MACHADO DE ASSIS FEMA. O

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FACULDADE FÁTIMA MANUAL ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (APS)

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FACULDADE FÁTIMA MANUAL ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (APS) CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FACULDADE FÁTIMA MANUAL ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (APS) Revisado em 10.07.2015 APRESENTAÇÃO Este Manual tem como objetivo fornecer orientações para a realização das Atividades

Leia mais

Curso de Produção Multimídia PUC Minas

Curso de Produção Multimídia PUC Minas Curso de Produção Multimídia PUC Minas Orientações gerais para o TEI (Trabalho de Extensão Interdisciplinar) Prof. Artur Martins Mol Marcos para o 1 o semestre/2014 Definição dos grupos: até 28 de fevereiro

Leia mais

Curso de Arquitetura e Urbanismo REGULAMENTO TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO

Curso de Arquitetura e Urbanismo REGULAMENTO TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO REGULAMENTO TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO União da Vitória 2016 CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E CARACTERÍSTICAS Art. 1º. - O Trabalho Final de Graduação (TFG) é uma atividade obrigatória, constituída por disciplinas/unidades

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO DE FARMÁCIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO DE FARMÁCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO DE FARMÁCIA RESOLUÇÃO CCGF Nº 01/2017 Normatiza o trabalho de Conclusão de Curso de Graduação de Farmácia de

Leia mais

REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO ORIENTADO Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores

REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO ORIENTADO Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO ORIENTADO Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores 1º Semestre de 2018 Das Disposições Preliminares A disciplina de Estágio Orientado é um componente curricular

Leia mais

EDITAL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA PROFESSORES EXERCÍCIO 2017

EDITAL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA PROFESSORES EXERCÍCIO 2017 EDITAL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA PROFESSORES EXERCÍCIO 2017 A Direção Geral da Faculdade de Ciências Humanas ESUDA abre inscrições para os docentes desta instituição, interessados

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CARACTERIZAÇÃO, OBJETIVOS E MATRÍCULA

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CARACTERIZAÇÃO, OBJETIVOS E MATRÍCULA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL 1 REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CARACTERIZAÇÃO,

Leia mais

Semestre letivo/ Módulo 4º semestre. Curso: Pedagogia Componente Curricular: Gestão Escolar Carga Horária: 50 horas.

Semestre letivo/ Módulo 4º semestre. Curso: Pedagogia Componente Curricular: Gestão Escolar Carga Horária: 50 horas. FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Pedagogia Componente Curricular: Gestão Escolar Carga Horária: 50 horas Semestre letivo/ Módulo 4º semestre Professor(es): Período: 1º Semestre / 2015 Ementa Reflexão

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES. SEÇÃO I Dos Objetivos

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES. SEÇÃO I Dos Objetivos REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Fixa normas para o funcionamento das atividades Complementares no âmbito da Faculdade de Tecnologia Assessoritec- Joinville- SC. SEÇÃO I Dos Objetivos Art. 1º

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO Curso de Engenharia de Produção Ituverava SP 1 FINALIDADE 1.1 Introdução Este manual tem por finalidade orientar o acadêmico do Curso de Engenharia de Produção

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUIMICA SECÃO I

INSTRUÇÃO NORMATIVA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUIMICA SECÃO I INSTRUÇÃO NORMATIVA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUIMICA SECÃO I DA DEFINIÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Art. 1º - A Coordenação do Curso de Licenciatura em Química da UTFPR Campus

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC AMAZONAS PROGRAMA DE MONITORIA. EDITAL DE MONITORIA Semestre

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC AMAZONAS PROGRAMA DE MONITORIA. EDITAL DE MONITORIA Semestre FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC AMAZONAS PROGRAMA DE MONITORIA EDITAL DE MONITORIA Semestre 2018.1 A Direção da Faculdade de Tecnologia Senac Amazonas abre inscrições para os professores do Curso Superior

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GEMOLOGIA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GEMOLOGIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GEMOLOGIA Vitória 06 de setembro de 2018 CAPÍTULO I CARACTERIZAÇÃO, FINS E OBJETIVOS Art. 1º - Este regulamento, em conjunto com as demais normatizações

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ESCOLA PAULISTA DE POLÍTICA, ECONOMIA E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS ATUARIAIS REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES BACHARELADO EM CIÊNCIAS ATUARIAIS Regulamento das

Leia mais

Pró-reitoria de Extensão e Cultura. Edital Extensão - 02/2019

Pró-reitoria de Extensão e Cultura. Edital Extensão - 02/2019 Pró-reitoria de Extensão e Cultura Edital Extensão - 02/2019 A Universidade de Pernambuco, através da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, torna público o presente Edital de Extensão na modalidade de fluxo

Leia mais

Resolução n 275, de 04 de julho de 2017.

Resolução n 275, de 04 de julho de 2017. Resolução n 275, de 04 de julho de 2017. O Conselho Universitário - CONSUNI, da Universidade do Planalto Catarinense UNIPLAC, no uso de suas atribuições, e em conformidade com decisão unânime registrada

Leia mais