"CONCERTOS DIDÁTICOS" Apresenta: Villa-Lobos. Villa das Crianças

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download ""CONCERTOS DIDÁTICOS" Apresenta: Villa-Lobos. Villa das Crianças"

Transcrição

1 "CONCERTOS DIDÁTICOS" Apresenta: Villa-Lobos em Villa das Crianças Sim, sou brasileiro e bem brasileiro. Na minha música eu deixo cantar os rios e os mares deste grande Brasil. Eu não ponho mordaça na exuberância tropical de nossas florestas e dos nossos céus, que eu transponho instintivamente para tudo que escrevo" Heitor Villa-Lobos

2 VILLA PARA AS CRIANÇAS Em forma de um conto infantil, este projeto mostra as obras do compositor brasileiro Villa-Lobos com o intuito de atrair o público infantil para o mundo da música orquestral. Nesta versão para flauta, clarinete, violoncelo, violão e narrador os instrumentos com a narração ilustram o desenrolar da estória à medida que as músicas vão aparecendo. Este grupo de música de câmara com clarinete, flauta, violoncelo e violão faz uma fusão entre os instrumentos de uma orquestra sinfônica e os típicos instrumentos de um regional de chorinho. A idéia foi unir as duas linguagens, clássica e popular, em um grupo versátil com cordas e sopros e também utilizando dois dos instrumentos prediletos de Villa-Lobos, o violoncelo e o violão. CONCERTOS DIDÁTICOS A utilização da música no processo educativo foi um dos ideais de Villa-Lobos. Inspirado nesse ideal, o grupo vem realizando o Projeto Concerto Didático Villa das Crianças com grande aceitação junto à comunidade. O projeto Villa das Crianças se apresenta através da música de Villa-Lobos bem como de outros compositores. As músicas são entrelaçadas por textos que mostram a trajetória deste grande compositor que teve suas fontes de inspiração no folclore e na música popular brasileira. OBJETIVOS DO PROJETO - Desenvolver as idéias de Villa-Lobos sobre Educação Musical, visando à formação de uma consciência musical brasileira; - Oferecer uma visão ampla da música tentando apontar, criticamente, equívocos veiculados pelos meios de comunicação de massa; - Apresentar, através de ilustrações musicais e de rápidos comentários, de forma lúdica e prazerosa os elementos essenciais da música, além de informações sobre compositores e instrumentos.

3 O ESPETÁCULO: A montagem procura enfatizar o aspecto didático, apresentando os instrumentos e solicitando a participação das crianças. Elas não só reconhecem os timbres dos instrumentos, como também as frases melódicas que compõem seus temas. São 50 minutos de entretenimento com quatro músicos e um narrador em cena. Este espetáculo pode ser assistido por crianças a partir de dois anos: a fantasia envolve os menores, enquanto os maiores são surpreendidos pela riqueza da música e pelo conhecimento dos instrumentos. A EQUIPE Os músicos são professores e integrantes de orquestras profissionais e carregam junto às suas brilhantes carreiras o compromisso com o desenvolvimento musical da criança, mantendo em paralelo atividades pedagógicas. Um grupo de música de câmara foi a forma ideal encontrada para que pudessem levar a música erudita aos teatros e escolas, a fim de despertar o interesse das crianças, ampliando o seu contato com os instrumentos e com um tipo de música, muitas vezes desconhecido pela maioria. Este número reduzido de integrantes viabiliza a realização do espetáculo, sem que haja maiores preocupações em relação a espaço físico e quantidade de pessoas envolvidas. Villa das Crianças estimula a imaginação e traz a associação dos instrumentos com suas características e timbres. A apresentação de cada instrumentista envolve uma explicação didática sobre o instrumento de forma adequada à faixa etária das crianças.

4 INTEGRANTES NARRAÇÃO: FLAUTA: CLARINETE: VIOLONCELO: VIOLÃO: RENATA CAMPOS CRISTINA POLES DOMINGOS ELIAS MARISA SILVEIRA MARCELO ARTY

5 CRISTINA POLES - Flauta Flautista, natural de Tatuí-SP,é graduada bacharel em flauta transversal pela Faculdade de Música da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) com o Prof. Tadeu Coelho. No Conservatório Dramático e Musical "Dr.Carlos de Campos" de Tatuí, estudou com o prof.joão Dias Carrasqueira. Participou de vários festivais de música, muitos dirigidos pelo maestro Eleazar de Carvalho, como os de Campos do Jordão, Tatuí e Vulcan Internacional de Música. Participou de master class com a flautista Jeanne Baxtresser (primeira flauta da Orquestra Filarmônica de New York) e com o flautista Keith Underwood (graduado mestre pela Yale School of Music-NY). Como estudante integrou as Orquestras Sinfônicas Jovens:do Conservatório de Tatuí e Jovem Municipal de São Paulo (atual Experimental de Repertório). Profissionalizou-se com a Orquestra Filarmônica do Estado de Goiás como flautista e picoloista, depois atuou na Orquestra Sinfônica de Sorocaba como primeira flauta, na Banda Sinfônica do Estado de São Paulo como spala do naipe de flautas e na Orquestra Sinfônica de Santo André. Atualmente é flautista e picolista das Orquestras: Filarmônica de SBC e do Teatro Municipal de São Paulo. DOMINGOS IUNES ELIAS Clarinete Natural do Estado de São Paulo, iniciou seus estudos em Ribeirão Preto. Em 1980, ingressou na Escola Municipal de Música de São Paulo sob orientação do Professor Rafael Gallardo Caro. Bacharelou-se pela Faculdade de Artes Alcântara Machado sob orientação dos Professores José Máximo Sanches e Mauricio Loureiro. Participou dos Festivais de Música de Campos do Jordão, Brasília, Curitiba, como também no exterior: Argentina, Suíça e Itália. Foi premiado nos Concursos Jovens Solistas (OSESP) e Jovens Cameristas junto ao Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo.

6 Em 1987 ingressou na Orquestra Sinfônica do Paraná, onde atuou como primeiro clarinetista (solista) sob regência entre outros de Osvaldo Colarusso e Alceo Bochino. Com bolsa de estudo do governo brasileiro (CAPES) concluiu seu Mestrado em clarinete na Universidade de Hartford (EUA) com o professor Charles Russo (primeiro clarinete da New York City Opera). Na música de câmara é clarinetista do Trio São Paulo Ensemble. Desde 1994 integra a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo como clarinete e requinta solista. MARISA SILVEIRA VIOLONCELO Marisa Silveira iniciou seus estudos de violoncelo em Tatuí, com os professores Hélio Magalhães e Greetchen L.Muller.Participou de diversos Festivais de Inverno em Campos do Jordão. Participou do curso de violoncelo "Aldo Parisot". Foi integrante das Orquestras Sinfônica Estadual, Sinfônica Jovem Estadual, Sinfônica Jovem de São Paulo e Sinfônica Municipal de São Paulo. Tem se apresentado com inúmeros artistas da Música Popular e erudita. Atualmente é integrante da orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo. MARCELO ARTY - Violão Aos 15 anos, estudou violão erudito com o professor Paulo Medeiros passando depois ao popular em São Roque/SP, cidade onde nasceu e iniciou sua carreira profissional. Mudou-se para São Paulo, onde acompanha a cantora e compositora Susy Bastos em apresentações da noite paulistana e em Espaços Culturais, participando junto com ela do Encontro da Nova Safra da MPB no SESC Ipiranga e do Lançamento do CD Pra Você Dançar de Susy Bastos, onde participa como músico e compositor no SESC Pompéia. Acompanhou também a cantora e compositora Doda Macedo no Projeto Novos Compositores do SESC Consolação, Voltando todo ano a Cidade de São Roque a convite da prefeitura para apresentações de seu trabalho instrumental, em festas por ela promovida.

7 RENATA CAMPOS - Narradora Iniciou seus estudos de ballet clássico na Escola de Ballet Kitty Bodenhein aos 7 anos de idade, onde estudou com as professoras Kitty Bodenhein,Cecília de Almeida, Sandra Büchler e Neide Rossi. Durante o ano de 1992, estudou na School of Hartford Ballet, em Connecticut, EUA. Retornando ao Brasil, em 1993 passou a integrar o grupo Ismael Guiser. Em 1994, ingressou na companhia de dança Cisne Negro onde permaneceu durante três anos. Integrou o elenco da peça CHROMA de agosto a dezembro de Atualmente, vem desenvolvendo trabalhos voltados ao público infantil como O Pedro e o Lobo e Villa das Crianças, além de outros projetos educativos-culturais como A História da Música Brasileira e 50 Anos de Bossa Nova. O REPERTÓRIO A seleção das obras tem por objetivo traçar um breve painel sobre a estética musical villalobiana. "Ária (Cantilena)" da "Bachianas Brasileiras nº 5" A mais popular das melodias villalobianas - nitidamente inspirada nas serestas - foi composta em 1938, com texto de Ruth Valadares Correa e dedicada a Arminda Villa-Lobos. Ruth Valadares Correa - que era também cantora - foi responsável pela estréia da obra, em 1939, sob a regência de Villa-Lobos, no Rio de Janeiro. Grandes sopranos de todo o mundo gravaram a "Ária" da "Bachianas Brasileiras nº 5" (que possui ainda um 2º movimento, a Dança - ou Martelo -, com texto de Manuel Bandeira), como Victoria de Los Angeles, Bidu Sayão (ambas sob a regência de Villa-Lobos). "Tocata (O Trenzinho do Caipira)" da "Bachianas Brasileiras nº 2" Se em primeiro lugar em popularidade encontra-se a "Ária" da "Bachianas Brasileiras nº 5", é a "Tocata" - mais conhecida como "O Trenzinho do Caipira" - da "Bachianas Brasileiras nº 2" que ocupa a segunda posição. Uma das mais características obras de Villa-Lobos, o "Trenzinho" demonstra um original colorido orquestral, presente em muitas das partituras do compositor. Aqui também fica evidente a forte impressão que lhe causou a música sertaneja, ouvida em suas viagens pelo interior do Brasil.

8 "Coletânea de músicas folclóricas" O folclore infantil sempre foi um elemento importantíssimo na produção villalobiana. Prova disso são suas incontáveis obras, direta ou indiretamente impregnadas das canções que, por gerações, têm sido perpetuadas entre adultos e crianças. São muitos os exemplos do refinamento que o compositor emprestava à simplicidade daquelas melodias. Compositores Anônimos Havia um Partorzinho O Cravo Brigou com a Rosa Terezinha de Jesus Sapo cururu Cai, Cai, Balão Ciranda,Cirandinha Samba Lelê Nesta Rua tem um Bosque "Um choro autêntico de Pixinguinha " Cantigas de Roda Uma das formas musicais que serviu de inspirações para Villa-Lobos foi o choro. Pixinguinha foi sem dúvida o grande nome neste estilo. Pixinguinha/B.Lacerda Arranjo:A.Bruno Segura ele Choro "Choros nº 1" O mais importante ciclo de obras do compositor (apesar de menos popular do que as "Bachianas Brasileiras") é o ciclo dos "Choros", para as mais diversas formações (desde o violão e o piano, passando por grupos camerísticos e chegando a grandes massas sinfônicas) com inspiração direta na música urbana do Rio de Janeiro da virada do século. O "Choros nº 1", para violão, composto em 1920, dedicado a Ernesto Nazareth, é o mais tradicional do ciclo. FICHA TÉCNICA Direção Artística: Domingos Elias Integrantes Narração: Renata Campos Flauta: Cristina Poles Clarinete: Domingos Elias Violão: Marcelo Arty Violoncelo: Marisa Silveira Produção Executiva: Renata Campos

9 ESTRUTURA NECESSÁRIA 5 cadeiras sem braço 5 estantes de música Iluminação branca Sonorização 4 microfones com pedestal, 1 microfone headset ou sem fio, 2 caixas de retorno, cabo para captar o volão com plug P10 LEGENDA cadeira sem braço microfone com pedestal estante de música microfone - headset MAPA DE PALCO ESPETÀCULO : VILLLA DAS CRIANÇAS cabo para captar o violão com plug P10 2 caixas de retorno clarinete OBS: O clarinete precisa de 2 microfones com os pedestais; Fazer uma iluminação boa para leitura de partituras Tela para data-show violão narradora flauta violoncelo ONDE JÁ ESTIVEMOS : SESC Consolação SESC Santana SESC Bauru

10 Marquise do Ibirapuera (evento da Associação das Escolas Particulares) Escola Lourenço Castanho Colégio Magno Escola Viva Colégio Rio Branco Colégio Porto Seguro Teatro Municipal de Santo André Teatro Ilha do Sul SESC Pompéia CEUs da Prefeitura de São Paulo CONTATO: Renata Campos (11)

PEDRO E O LOBO Versão para Quinteto

PEDRO E O LOBO Versão para Quinteto "CONCERTOS DIDÁTICOS" apresenta: DE SERGEI PROKOFIEV PEDRO E O LOBO Versão para Quinteto http://www.youtube.com/watch?v=ff8sr2lbl3o PEDRO E O LOBO É um conto infantil musical, criado pelo compositor russo

Leia mais

Brasilis Ensemble Um espeta culo de entretenimento e emoça o!

Brasilis Ensemble Um espeta culo de entretenimento e emoça o! Brasilis Ensemble Um espeta culo de entretenimento e emoça o! Apresentando uma formação instrumental incomum cello, clarinete e piano/violão Brasilis Ensemble se propõe a trazer novas leituras para um

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Bastião Bastiana uma Opereta em Cordel

FICHA TÉCNICA. Bastião Bastiana uma Opereta em Cordel FICHA TÉCNICA Bastião Bastiana uma Opereta em Cordel Concepção do Projeto, Tradução e Regência - Erich Lehninger Direção Musical Domingos Elias Direção Artística Renata Campos Concepção e Confecção dos

Leia mais

Empresa Responsável pela Produção do Evento. Com Arte Produções Artísticas CNPJ: /

Empresa Responsável pela Produção do Evento. Com Arte Produções Artísticas CNPJ: / Empresa Responsável pela Produção do Evento Com Arte Produções Artísticas CNPJ: 18.500.076/0001-41 Empresa especializada na produção cultural voltada ao desenvolvimento de produtos culturais de alta qualidade.

Leia mais

Clarinete etc... e tal Clarin et Cetera Concertos Millenovecentos - Por quê não?! O Grupo

Clarinete etc... e tal Clarin et Cetera Concertos Millenovecentos - Por quê não?! O Grupo Clarinete etc... e tal, foi com esta ideia que o grupo surgiu. O aprofundamento da expressividade que os instrumentos juntos podem produzir foi o que levou a escolha pela formação: do clarinete ao sax,

Leia mais

O MODERNISMO COM VILLA LOBOS. Obra: Bachianas Brasileiras No. 4

O MODERNISMO COM VILLA LOBOS. Obra: Bachianas Brasileiras No. 4 O MODERNISMO COM VILLA LOBOS Obra: Bachianas Brasileiras No. 4 O INÍCIO Começou aos seis anos, tocando um pequeno violoncelo (uma viola adaptada para este fim). Aos 11 anos aprendeu com o pai a tocar clarinete.

Leia mais

Clara. divulgando a cultura brasileira mundo afora. afro, foi uma das cantoras que mais gravou. sendo ainda a primeira cantora brasileira a

Clara. divulgando a cultura brasileira mundo afora. afro, foi uma das cantoras que mais gravou. sendo ainda a primeira cantora brasileira a C a s t i n g Clara G U E R R E I R A C onsiderada uma das maiores intérpretes musicais do Brasil, Clara Nunes também foi grande pesquisadora da música popular brasileira, de seus ritmos e de seu folclore.

Leia mais

Agenda Cultural. SUCESSO E REALIZAÇÕES EM 30 ANOS DE CARREIRA Maestro Ricardo Rocha. Ed. 18 Novembro de 2012

Agenda Cultural. SUCESSO E REALIZAÇÕES EM 30 ANOS DE CARREIRA Maestro Ricardo Rocha. Ed. 18 Novembro de 2012 Agenda Cultural Ed. 18 Novembro de 2012 SUCESSO E REALIZAÇÕES EM 30 ANOS DE CARREIRA Maestro Ricardo Rocha RÁDIO PROGRAMA PAUTA MUSICAL com Maestro Ricardo Rocha Dia 10 de novembro, às 8h30 EDIÇÃO ESPECIAL

Leia mais

A OFB acredita que o aprendizado por meio das artes muda para melhor a vida das pessoas, sendo um poderoso instrumento para integração social

A OFB acredita que o aprendizado por meio das artes muda para melhor a vida das pessoas, sendo um poderoso instrumento para integração social O Viva Arte Viva - é um projeto de inclusão social que oferece oficinas gratuitas e permanentes de teatro, música e dança à comunidade do Distrito Federal e cidades do entorno. É o projeto mais atuante

Leia mais

Advar Medeiros Quarteto. Apresenta SONS DE MINAS

Advar Medeiros Quarteto. Apresenta SONS DE MINAS Advar Medeiros Quarteto Apresenta SONS DE MINAS PROPOSTA DO SHOW Contradizendo o mito estabelecido de que música instrumental é uma música elitizada e para público restrito, a cada dia ela mais se afirma,

Leia mais

O projeto teve sua formação a partir do convite do compositor Flávio Vasconcelos à cantora Jacque Falcheti, para que pudesse interpretar suas

O projeto teve sua formação a partir do convite do compositor Flávio Vasconcelos à cantora Jacque Falcheti, para que pudesse interpretar suas O projeto teve sua formação a partir do convite do compositor Flávio Vasconcelos à cantora Jacque Falcheti, para que pudesse interpretar suas canções. Ativos na cena musical do Estado de São Paulo no Brasil,

Leia mais

TEMAS DAS AULAS TESTES Edital 014/2018

TEMAS DAS AULAS TESTES Edital 014/2018 TEMAS DAS AULAS TESTES Edital 014/2018 Atribuições TEMA DA AULA DIDÁTICA Atribuições PRÁTICA DE ORQUESTRA VIOLINO PERCUSSÃO a) Escolher uma peça de repertório tradicional sinfônico, reger um trecho (levar

Leia mais

Confraria do Verso. Recital de Música e Poesia

Confraria do Verso. Recital de Música e Poesia VUVUVU Confraria do Verso Recital de Música e Poesia VUVUVU V Apresentação U A Confraria do Verso é uma intervenção de música e poesia realizada por artistas da palavra, atores e músicos para diversos

Leia mais

Foto: Werbson Alves Foto: Victor de Foto: Andrade Luh Fiuza Lima Foto: Fred Andrade www.diegolimaguitar.com.br Diego Lima é Mestre em Música pela Universidade Federal da Bahia na área de Criação e Execução

Leia mais

V Sabadão dos Contrabaixos da UFRGS 2017

V Sabadão dos Contrabaixos da UFRGS 2017 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Artes Departamento de Música Programa de Extensão do DEMUS convidam para V Sabadão dos Contrabaixos da UFRGS 2017 2017 01/07 - Sabadão Palestra e

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS. EDITAL SEPLAG/UEMG Nº. 08 /2014, de 28 de novembro de 2014

GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS. EDITAL SEPLAG/UEMG Nº. 08 /2014, de 28 de novembro de 2014 GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS EDITAL SEPLAG/UEMG Nº. 08 /01, de 8 de novembro de 01 CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROVIMENTO DE CARGOS DA CARREIRA DE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA UNIVERSIDADE

Leia mais

Curriculum Ilso Muner

Curriculum Ilso Muner Curriculum Ilso Muner Nacionalidade: Brasileira Data de nascimento: 15 de julho Atual regente e professor do coral da universidade UNINOVE Atual regente do coral Feliz Idade do Shopping Eldorado Aulas

Leia mais

ATIVIDADES Oficina de técnica vocal; Concerto didático; Apreciação e contextualização do repertório coral.

ATIVIDADES Oficina de técnica vocal; Concerto didático; Apreciação e contextualização do repertório coral. APRESENTAÇÃO O Madrigal PRESTO, criado em 2008, é formado por 28 cantores com o objetivo de difundir a música erudita, buscando a excelência artístico-musical na interpretação de obras de destacado valor

Leia mais

O segundo workshop trata das questões da duração: pulso, métrica, andamento, agógica, sistemas rítmicos.

O segundo workshop trata das questões da duração: pulso, métrica, andamento, agógica, sistemas rítmicos. WorkShow O CÓDIGO MUSICAL Um curso dividido em 5 workshops, para todos - músicos, atores, bailarinos e demais, que pretendam desvendar os segredos da linguagem musical e suas aplicações nos mais diversos

Leia mais

Você quer se formar em Música?

Você quer se formar em Música? Você quer se formar em Música? Faça um dos cursos de Graduação em Música oferecidos pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (EMAC/UFG)! 2016-2 1) Como eu posso ingressar

Leia mais

Ficha técnica. Músicos. Produção. Coordenação Artística

Ficha técnica. Músicos. Produção. Coordenação Artística APRESENTAÇÃO O Quarteto PRESTO é formado por instrumentistas de cordas (02 violinos, viola e violoncelo), com o objetivo de difundir a música erudita instrumental, buscando a excelência artístico-musical

Leia mais

EMENTAS E CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

EMENTAS E CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS EMENTAS E CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 2017 SUMÁRIO 1. SOBRE O ENSINO BÁSICO DE MÚSICA... 3 2. SOBRE A ETAPA DA MUSICALIZAÇÃO INFANTIL... 3 3. SOBRE A ETAPA DA INICIAÇÃO MUSICAL... 3 4. SOBRE AS PRÁTICAS COMPLEMENTARES...

Leia mais

11ª SEMANA DA MÚSICA DE OURO BRANCO

11ª SEMANA DA MÚSICA DE OURO BRANCO 11ª SEMANA DA MÚSICA DE OURO BRANCO Associação Cultural Casa de Música de Ouro Branco Av. Augusto Barbosa da Silva, 313, Pioneiros Ouro Branco-MG, 36420-000 000 (31) 3742-3553 3553 / (31) 9624-8059 O projeto

Leia mais

Curriculum Lucia Amato

Curriculum Lucia Amato Curriculum Lucia Amato Nacionalidade: Brasileira Data de nascimento: 15 de janeiro Formação Musical 1996 Início dos estudos em Musicalização e Artes 1968 a 1982 Estudos com Nellie Braga, formação Pianística

Leia mais

Paulo Chagas. Popular-Erudito/Erudito-Popular

Paulo Chagas. Popular-Erudito/Erudito-Popular Paulo Chagas Popular-Erudito/Erudito-Popular Paulo Chagas é violonista, cantor, compositor, regente de coral, arranjador. Proveniente de uma família de músicos (seu pai era Clarinetista e tocava na Banda

Leia mais

Cia Os Buriti Cantos de Encontro

Cia Os Buriti Cantos de Encontro Cia Os Buriti Cantos de Encontro CANTOS DE ENCONTRO é um espetáculo composto por canções autorais para crianças de todas as idades. É o espaço de encontro e apresentação de quatro atores/instrumentistas

Leia mais

Apresentações Artístico-Culturais na REDITEC Apresentações no dia 10 de setembro de 2018

Apresentações Artístico-Culturais na REDITEC Apresentações no dia 10 de setembro de 2018 Apresentações Artístico-Culturais na REDITEC 2018 Apresentações no dia 10 de setembro de 2018 Horário: 18 horas Orquestra de Violões do IFFluminense A Orquestra de Violões do IFFluminense é uma ação da

Leia mais

Alvaro Henrique Biografia

Alvaro Henrique Biografia Alvaro Henrique Biografia Unindo virtude ao virtuosismo, Alvaro Henrique busca tocar as pessoas com seu violão. Cada experiência musical envolve um repertório que conta uma estória, tocados pelo instrumento

Leia mais

ARTES 8 ANO PROF.ª ARLENE AZULAY PROF.ª LÚCIA REGINA ENSINO FUNDAMENTAL

ARTES 8 ANO PROF.ª ARLENE AZULAY PROF.ª LÚCIA REGINA ENSINO FUNDAMENTAL ARTES 8 ANO PROF.ª LÚCIA REGINA ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ARLENE AZULAY CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade III Trabalho - a trajetória humana, suas produções e manifestações. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula

Leia mais

Coral Sementinha Projeto LIC nº 81 Valor solicitado R$ ,00 Aprovado

Coral Sementinha Projeto LIC nº 81 Valor solicitado R$ ,00 Aprovado Coral Sementinha Projeto LIC nº 81 Valor solicitado R$ 200.000,00 Aprovado INSTITUTO SEMENTINHA PARA EDUCACAO E PROTECAO A CRIANCA E AO ADOLESCENTE E-mail: carina.cuadrado@sementinha.org.br Representante:

Leia mais

Ludwig van Beethoven - Septeto em Mi bemol Maior, Opus 20

Ludwig van Beethoven - Septeto em Mi bemol Maior, Opus 20 CONEXÕES MUSICAIS Septeto e Octeto Schubert e Beethoven Música erudita Data: 19 de novembro de 2016 Sábado Horário: 18h Local: Conservatório UFMG Av. Afonso Pena, 1534 Centro BH/MG Entrada franca. Info:

Leia mais

Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC) Departamento de Música (DEMUS)

Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC) Departamento de Música (DEMUS) 1 Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC) Departamento de Música (DEMUS) Curso de Licenciatura em Música DISCIPLINAS ELETIVAS / EMENTAS Análise Musical

Leia mais

DE EDINHO SANTA CRUZı

DE EDINHO SANTA CRUZı JOGO DO SILÊNCIO DE EDINHO SANTA CRUZ COM ORQUESTRA JUVENIL HELIÓPOLIS JOGO DO SILÊNCIO Projeto aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet Artigo 18 Pronac: 14 2262 Custo do Projeto: R$ 672.195,00

Leia mais

NORMAS PARA INGRESSO DE PORTADORES DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR

NORMAS PARA INGRESSO DE PORTADORES DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR NORMAS PARA INGRESSO DE PORTADORES DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR Cursos de Educação Artística Licenciatura com Habilitação em Música, Música Bacharelado com Habilitação em Instrumento e Música Bacharelado

Leia mais

Recordando o Passado de Aldo Krieger: Arranjo para violão de sete cordas

Recordando o Passado de Aldo Krieger: Arranjo para violão de sete cordas Recordando o Passado de Aldo Krieger: Arranjo para Recordando o Passado by Aldo Krieger: Arrangement for seven-string guitar 1 ricardopauletti@yahoo.com.br 1 Mestre em Música / UDESC P. 114 de 120 Resumo

Leia mais

Qu a tro a zero Alegri a

Qu a tro a zero Alegri a Quatro a zero Alegria O Quatro a Zero apresenta o mais novo desdobramento de um gênero musical que já acumula mais de 150 anos de história no Brasil: o Choro. O grupo propõe uma nova perspectiva dentro

Leia mais

Biografia: Nasceu em 05/05/1935 (82 anos) em São Paulo.

Biografia: Nasceu em 05/05/1935 (82 anos) em São Paulo. Samuel Kerr Biografia: Nasceu em 05/05/1935 (82 anos) em São Paulo. Desde criança frequentava a Igreja. Conta que seu primeiro contato com música foi na barriga da mãe porque seus pais cantavam no coro

Leia mais

Camerata Nova de Música Contemporânea da UFRN apresenta música armorial nordestina. Apresentação Artística

Camerata Nova de Música Contemporânea da UFRN apresenta música armorial nordestina. Apresentação Artística Camerata Nova de Música Contemporânea da UFRN apresenta música armorial nordestina Apresentação Artística Fellipe Teixeira Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Coordenação de Aperfeiçoamento

Leia mais

João Tiago Magalhães

João Tiago Magalhães João Tiago Magalhães Eleonor Picas Estudou no Conservatório de Música do Porto. Frequentou o curso superior de harpa no Real Conservatório de Música de Madrid, na classe da professora Maria Rosa Calvo-Manzano

Leia mais

aixinhos Um grande resgate da infância de ontem, cada vez mais distante das crianças da geração atual.

aixinhos Um grande resgate da infância de ontem, cada vez mais distante das crianças da geração atual. Um grande resgate da infância de ontem, cada vez mais distante das crianças da geração atual. O PROJETO Movido pela vontade de apresentar a infância do passado - suas músicas e brincadeiras - e fazer

Leia mais

CONCURSO JOVENS SOLISTAS DA OSESP 2018

CONCURSO JOVENS SOLISTAS DA OSESP 2018 EDITAL DE INSCRIÇÃO CONCURSO JOVENS SOLISTAS DA OSESP 2018 Seguindo a tradição do bem sucedido programa idealizado e promovido pelo Maestro Eleazar de Carvalho, ex-diretor artístico e regente titular da

Leia mais

Escrito por Francisco Conte Ter, 26 de Julho de :06 - Última atualização Sex, 29 de Julho de :40

Escrito por Francisco Conte Ter, 26 de Julho de :06 - Última atualização Sex, 29 de Julho de :40 O violoncelista Hugo Pilger acaba de lançar o CD "Hugo Pilger Interpreta Ernani Aguiar", composto por 30 faixas que englobam a obra completa até o presente do compositor, maestro e docente da Escola de

Leia mais

Ficha técnica. Repertório

Ficha técnica. Repertório O quinteto QUARTABÊ surgiu a partir da banda Claras e Crocodilos, a mais nova leitura de Arrigo Barnabé de sua obra-prima de 1980. Ana Karina Sebastião (baixo), Joana Queiroz (sax, clarinete e clarone),

Leia mais

IMAGENS DO SERTÃO PARA CLARINETA EM Bb E VIOLÃO

IMAGENS DO SERTÃO PARA CLARINETA EM Bb E VIOLÃO 970 IMAGENS DO SERTÃO PARA CLARINETA EM Bb E VIOLÃO Marcelo Alves Brazil brazilmar@gmail.com Universidade Federal da Bahia O presente texto relata o processo de criação de uma composição original para

Leia mais

Campos de Jordão Job Setembro 2016

Campos de Jordão Job Setembro 2016 Campos de Jordão 2016 Job 26215 Setembro 2016 Objetivo e Metodologia Avaliar o grau de satisfação dos clientes com relação à qualidade artística dos concertos apresentados no Festival de Inverno de Campos

Leia mais

Ser a base da iniciação à Flauta de Bisel em conservatórios e Escolas de Música;

Ser a base da iniciação à Flauta de Bisel em conservatórios e Escolas de Música; Sobre o livro/cd Eu toco flauta de Bisel, de Joana Amorim e Vasco Negreiros. 1. Descrição e enquadramento do Livro/CD 2. Curricula dos autores 3. Recomendações 4. Agenda de lançamento e de apresentações

Leia mais

MINISTÉRIO DA CULTURA, GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO E SECRETARIA DA CULTURA APRESENTAM PROGRAMA SUA ORQUESTRA 2O16 RELATÓRIO ANUAL NATÁLIA KIKUCHI

MINISTÉRIO DA CULTURA, GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO E SECRETARIA DA CULTURA APRESENTAM PROGRAMA SUA ORQUESTRA 2O16 RELATÓRIO ANUAL NATÁLIA KIKUCHI MINISTÉRIO DA CULTURA, GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO E SECRETARIA DA CULTURA APRESENTAM PROGRAMA SUA ORQUESTRA NATÁLIA KIKUCHI 2O16 PROGRAMA SUA ORQUESTRA 2O16 O Programa Sua Orquestra visa a captação

Leia mais

A Circuito Musical atua no mercado artístico desde de 1998 como agência produtora de espetáculos, selo e editora.

A Circuito Musical atua no mercado artístico desde de 1998 como agência produtora de espetáculos, selo e editora. A Circuito Musical atua no mercado artístico desde de 1998 como agência produtora de espetáculos, selo e editora. Além de difundir música de qualidade, nosso propósito sempre foi a diversidade, mostrando

Leia mais

Apresenta o projeto. Forró para Ouvir: Histórias Cantadas do Sertão Brasileiro

Apresenta o projeto. Forró para Ouvir: Histórias Cantadas do Sertão Brasileiro Apresenta o projeto Forró para Ouvir: Histórias Cantadas do Sertão Brasileiro Sinopse do Espetáculo O espetáculo Forró para Ouvir traz uma proposta inusitada: o público é convidado não somente a dançar,

Leia mais

Orquestra Sinfônica de Goiânia Instituto Tecnológico do Estado de Goiás em Artes Basileu França. Ações Pedagógicas OSGO-Basileu França 2017.

Orquestra Sinfônica de Goiânia Instituto Tecnológico do Estado de Goiás em Artes Basileu França. Ações Pedagógicas OSGO-Basileu França 2017. Orquestra Sinfônica de Goiânia Instituto Tecnológico do Estado de Goiás em Artes Basileu França Ações Pedagógicas OSGO-Basileu França 2017 Curso I REGÊNCIA ORQUESTRAL (Ministrante: Carlos Moreno) Edital

Leia mais

CORPO DE JURADOS XIX CAMPEONATO ESTADUAL DE BANDAS E FANFARRAS DO RIO GRANDE DO SUL

CORPO DE JURADOS XIX CAMPEONATO ESTADUAL DE BANDAS E FANFARRAS DO RIO GRANDE DO SUL CORPO DE JURADOS XIX CAMPEONATO ESTADUAL DE BANDAS E FANFARRAS DO RIO GRANDE DO SUL SÃO LEOPOLDO - RS WWW.AGBRS.ORG.BR WWW.FACEBOOK.COM/AGBRS ASPECTO TÉCNICO JURADO: LUCIANO PREZZI começou seu aprendizado

Leia mais

Recital Instrumento II

Recital Instrumento II Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo Mestrado em Ensino da Música Recital Instrumento II UC - 1205-5901 Segunda Feira, 18.7.2016 15h00 Sala 210 Cláudia Carneiro, contrabaixo Profª Olga Vasylieva,

Leia mais

Música: Formação e Transformação - III Projeto LIC nº 118 Valor solicitado R$ ,00 Aprovado

Música: Formação e Transformação - III Projeto LIC nº 118 Valor solicitado R$ ,00 Aprovado Música: Formação e Transformação - III Projeto LIC nº 118 Valor solicitado R$ 117.623,00 Aprovado Associação Missionaria Catequista do Sagrado Coração E-mail: associacaomcsc1979@gmail.com Representante:

Leia mais

brasil tango Acalanto a música latino-americana em versões exclusivas produções musicais

brasil tango Acalanto a música latino-americana em versões exclusivas produções musicais brasil tango a música latino-americana em versões exclusivas Acalanto produções musicais Brasil Tango A música diverte, promove o diálogo, gera conhecimento e reduz o stress. Ela é a nossa mais antiga

Leia mais

Sumário. Apresentação do Bola na Trave Trio Clipping Espetáculo Não Aceitamos Devolução Repertório Currículos Mapa de palco e Rider técnico Contato

Sumário. Apresentação do Bola na Trave Trio Clipping Espetáculo Não Aceitamos Devolução Repertório Currículos Mapa de palco e Rider técnico Contato Sumário Apresentação do Bola na Trave Trio Clipping Espetáculo Não Aceitamos Devolução Repertório Currículos Mapa de palco e Rider técnico Contato Apresentação do Bola na Trave Trio Inspirados pelo vasto

Leia mais

Curriculum Vitae Elementos da banda Atakardio

Curriculum Vitae Elementos da banda Atakardio Curriculum Vitae Elementos da banda Atakardio André Lopes (Voz, guitarra elétro-acústica e percussão) André Manuel Rodrigues Lopes, nasce em Braga (1994), e concluiu recentemente o 2º ano da licenciatura

Leia mais

TAIHU. O Projeto TAIHU foi idealizado em 2006 ainda no âmbito da universidade (USP),

TAIHU. O Projeto TAIHU foi idealizado em 2006 ainda no âmbito da universidade (USP), O Projeto foi idealizado em 2006 ainda no âmbito da universidade (USP), desenvolvendo uma linguagem INÉDITA no universo musical brasileiro, unindo o popular com o erudito e quebrando a barreira entre os

Leia mais

O CONSERVATÓRIO ESTRUTURA. 50 cursos gratuitos nas áreas de: Música Clássica / Luteria. Música Popular (MPB/Jazz, Choro) Artes Cênicas

O CONSERVATÓRIO ESTRUTURA. 50 cursos gratuitos nas áreas de: Música Clássica / Luteria. Música Popular (MPB/Jazz, Choro) Artes Cênicas ONHEÇA O CONSERVATÓRIO Com mais de 60 anos de história, O Conservatório representa uma das mais sérias e bem sucedidas ações no setor cultural no Estado de São Paulo. Reconhecido centro de excelência de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Configuração Curricular Relatório de percurso curricular Curso: MÚSICA Versão curricular: N-20171 Identificador: 01-02 Situação: Vigente Nome: BACH./HAB. MUSICOTERAPIA/FL

Leia mais

MINISTÉRIO DA CULTURA E FUNDAÇÃO OSESP APRESENTAM. Relatório Anual 2017

MINISTÉRIO DA CULTURA E FUNDAÇÃO OSESP APRESENTAM. Relatório Anual 2017 MINISTÉRIO DA CULTURA E FUNDAÇÃO OSESP APRESENTAM Relatório Anual 2017 Em 2017, após 13 anos de existência, o programa de associados da Fundação Osesp foi reformulado. Além da mudança de nome, de Sua Orquestra

Leia mais

1-7 dezembro janeiro

1-7 dezembro janeiro 1-7 dezembro janeiro www.visitmadeira.pt 1 de dezembro 2017 a 7 de janeiro de 2018 Iluminações na baixa citadina e anfiteatro do Funchal Exposições etnográficas e quadros vivos: Presépio de Natal 2017

Leia mais

TEATRO SANTA ISABEL RECIFE, PERNAMBUCO 2 E 3 DE AGOSTO, 2013 MOACIR SANTOS. Flores, Pernambuco, Pasadena, Califórnia, 2006

TEATRO SANTA ISABEL RECIFE, PERNAMBUCO 2 E 3 DE AGOSTO, 2013 MOACIR SANTOS. Flores, Pernambuco, Pasadena, Califórnia, 2006 TEATRO SANTA ISABEL RECIFE, PERNAMBUCO 2 E 3 DE AGOSTO, 2013 MOACIR SANTOS Flores, Pernambuco, 1926 - Pasadena, Califórnia, 2006 Dias de festa! Um festival dedicado a Moacir Santos é exatamente o que o

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL. DIRETRIZES CURRICULARES Infantil ao 5º ANO MÚSICA

ENSINO FUNDAMENTAL. DIRETRIZES CURRICULARES Infantil ao 5º ANO MÚSICA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO FUNDAMENTAL 2013 DIRETRIZES CURRICULARES Infantil ao 5º ANO MÚSICA OBJETIVOS GERAIS Explorar e identificar elementos da música para se expressar e interagir com

Leia mais

2ª ACADEMIA CANTO EM TRANCOSO

2ª ACADEMIA CANTO EM TRANCOSO 2ª ACADEMIA CANTO EM TRANCOSO Depois do sucesso da Academia Canto em Trancoso 2015, evento pioneiro no Brasil, as associações culturais Mozarteum Brasileiro e Música em Trancoso continuam o seu trabalho

Leia mais

PROJETO CORDAS DO IGUAÇU

PROJETO CORDAS DO IGUAÇU PROJETO CORDAS DO IGUAÇU Buscando a transformação através da oportunidade, inserção e a difusão da cultura o Projeto Música para Todos iniciou-se em 2011 com o objetivo de realizar a formação de crianças

Leia mais

MASTER CLASS DE CONCERTINA

MASTER CLASS DE CONCERTINA MASTER CLASS DE CONCERTINA Conjuntos instrumentais (aberto a instrumentos da família do acordeão) Dia 3 e 4 de Novembro 2007 9h30 ÀS 17h00 Física de Torres Vedras FORMADOR: Artur Fernandes Autodidacta

Leia mais

Foto: Pedro Viotti LUCAS VIOTTI

Foto: Pedro Viotti LUCAS VIOTTI Foto: Pedro Viotti LUCAS VIOTTI LUCAS VIOTTI (031) 99860-1899 lucasviotti@gmail.com www.facebook.com/lucasviottiacordionista Lucas Viotti é um jovem acordeonista mineiro de Belo Horizonte. Autodidata,

Leia mais

Título do Projeto: Árias, Solos e Duetos. Área Temática da Extensão: Autores: Endereço Institucional dos autores: Resumo:

Título do Projeto: Árias, Solos e Duetos. Área Temática da Extensão: Autores: Endereço Institucional dos autores: Resumo: Título do Projeto: Árias, Solos e Duetos Área Temática da Extensão: Cultura Autores: Paulo Eduardo da Silva Lazari; Juliano Santos da Rosa Endereço Institucional dos autores: Rodovia Dourados-Ithaum, Km

Leia mais

Foto: Milton Montenegro

Foto: Milton Montenegro Foto: Milton Montenegro Mario Adnet Um Olhar sobre Villa-Lobos www.boranda.com.br/marioadnet Mario Adnet sempre nos propõe um passeio: em seus discos, já revisitou Tom Jobim, Moacir Santos, Luiz Eça, Baden

Leia mais

Marcelo Fernandes. Pieter Rahmeier

Marcelo Fernandes. Pieter Rahmeier Marcelo Fernandes Violonista e professor, é doutor em música, pela Universidade de São Paulo, tendo entre seus mestres Edelton Gloeden, Edna Baldassi e Abel Carlevaro com quem se aperfeiçoou durante temporadas

Leia mais

N. 46 JULHO Festival de Inverno abre programação com show de Paulinho Moska e Orquestra à Base de Corda

N. 46 JULHO Festival de Inverno abre programação com show de Paulinho Moska e Orquestra à Base de Corda N. 46 JULHO 2018 Festival de Inverno abre programação com show de Paulinho Moska e Orquestra à Base de Corda SEMANA UFPR Festival de Inverno abre programação com show de Paulinho Moska e Orquestra à Base

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO / UNIRIO CENTRO DE LETRAS E ARTES / INSTITUTO VILLA-LOBOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO / UNIRIO CENTRO DE LETRAS E ARTES / INSTITUTO VILLA-LOBOS UNERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO / UNIRIO CENTRO DE LETRAS E ARTES / INSTITUTO VILLA-LOBOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM MÚSICA MODALIDADE: BACHARELADO - HABILITAÇÃO: REGÊNCIA 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Leia mais

Aprovado pela lei estadual de incentivo à cultura (ProAC. gravação e prensagem do primeiro CD do Duo Saraiva-Murray (com

Aprovado pela lei estadual de incentivo à cultura (ProAC. gravação e prensagem do primeiro CD do Duo Saraiva-Murray (com Aprovado pela lei estadual de incentivo à cultura (ProAC ICMS) o projeto tem como objetivo a gravação e prensagem do primeiro CD do Duo Saraiva-Murray (com a disponibilização de partituras na Internet),

Leia mais

Realização. Promoção

Realização. Promoção Realização Promoção Uma das MAIORES FESTAS CULTURAIS da história de BELO HORIZONTE Palcos instalados em praças, ruas, esquinas Espaços de sociabilidade e fruição Política Pública de Cultura Diretrizes

Leia mais

ANEXO 1 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DOS TESTES PRÁTICOS DIAS E HORÁRIOS BOLSA-PERFORMANCE 1- ORQUESTRA SINFÔNICA DO CONSERVATÓRIO DE TATUÍ

ANEXO 1 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DOS TESTES PRÁTICOS DIAS E HORÁRIOS BOLSA-PERFORMANCE 1- ORQUESTRA SINFÔNICA DO CONSERVATÓRIO DE TATUÍ ANEXO 1 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DOS TESTES PRÁTICOS DIAS E HORÁRIOS BOLSA-PERFORMANCE 1- ORQUESTRA SINFÔNICA DO CONSERVATÓRIO DE TATUÍ Cordas (Violino, Viola, Violoncelo e Contrabaixo) Data dos testes: 19/12/2013

Leia mais

h UFMT 48 ANOS. Exposição-homenagem. Abertura da Programação Cultural e Artística

h UFMT 48 ANOS. Exposição-homenagem. Abertura da Programação Cultural e Artística Abertura da Programação Cultural e Artística UFMT 48 ANOS Exposição-homenagem in memoriam ao poeta intensivista, artista visual e gráfico Wlademir Dias-Pino. 03-1218h Museu de Arte e de Cultura Popular

Leia mais

Habilidade Específica

Habilidade Específica PROCESSO SELETIVO 2012 Anos Edital 08/2012-16/10/2011 INSTRUÇÕES 1. Confira, abaixo, o seu número de inscrição, turma e nome. Assine no local indicado. 2. Aguarde autorização para abrir o caderno de prova.

Leia mais

Show Jogos de Inventar, Cantar e Dançar é destaque na programação do Santander Cultural Porto Alegre

Show Jogos de Inventar, Cantar e Dançar é destaque na programação do Santander Cultural Porto Alegre Nota de Imprensa Show Jogos de Inventar, Cantar e Dançar é destaque na programação do Santander Cultural Porto Alegre No próximo domingo, em 27 de maio, a unidade de cultura do Santander na capital gaúcha

Leia mais

EDITAL Nº 003/2017 DE 18 DE AGOSTO DE 2017 ITEGOs ITUMBIARA E BASILEU FRANÇA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS CLT

EDITAL Nº 003/2017 DE 18 DE AGOSTO DE 2017 ITEGOs ITUMBIARA E BASILEU FRANÇA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS CLT EDITAL Nº 003/2017 DE 18 DE AGOSTO DE 2017 ITEGOs ITUMBIARA E BASILEU FRANÇA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS CLT ANEXO I DOS CARGOS ITEGO - Itumbiara Cód. Cargo Área Atuação

Leia mais

Aloysio Fagerlande**

Aloysio Fagerlande** RESENHA Velhas e Novas Cirandas: Música para Fagote e Orquestra. Fábio Cury, fagote. Orquestra Amazonas Filarmônica. Regência: Luiz Fernando Malheiro e Marcelo de Jesus. São Paulo: Clássicos CLA0015, 2010*

Leia mais

HÓRUS DUO PIANO E VIOLA

HÓRUS DUO PIANO E VIOLA Duo de piano e viola São Paulo/Brasil T (11) 98199-4563 (Daniel) T (11) 98527-0855 (Elisa) HÓRUS DUO PIANO E VIOLA O Hórus Duo é um duo piano e viola, focado no repertório minimalista e meditativo no sentido

Leia mais

XIV SEMANA ELEAZAR DE CARVALHO CONCURSO JOVENS SOLISTAS E REGENTES 2015

XIV SEMANA ELEAZAR DE CARVALHO CONCURSO JOVENS SOLISTAS E REGENTES 2015 XIV SEMANA CONCURSO JOVENS SOLISTAS E REGENTES 2015 Etapa Região Sudeste Data: 18 de novembro 2015 14h30 para Candidatos de Regência Local: FAAM-FIAM Av. Liberdade, 107 São Paulo/SP Data: 23 de novembro

Leia mais

49º FESTIVAL DE INVERNO DE CAMPOS DO JORDÃO 30 JUNHO A 29 JULHO 2018

49º FESTIVAL DE INVERNO DE CAMPOS DO JORDÃO 30 JUNHO A 29 JULHO 2018 49º FESTIVAL DE INVERNO DE CAMPOS DO JORDÃO 30 JUNHO A 29 JULHO 2018 Prestes a comemorar meio século de existência, o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão chega a sua 49ª edição em 2018.

Leia mais

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA MÚSICA

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA MÚSICA EDUCAÇÃO ARTÍSTICA MÚSICA 01) Assinale a alternativa CORRETA, no tocante ao ensino da música. A( ) O professor de música deve necessariamente ter o dom musical nato, porque somente assim poderá estar atento

Leia mais

Livro, CD e atividade de artes integradas na escola

Livro, CD e atividade de artes integradas na escola Livro, CD e atividade de artes integradas na escola Jogos de inventar, cantar e dançar recebeu: Prêmio Açorianos de Música de Melhor CD Infantil 2010 Prêmio Tibicuera de Teatro em 2012 Troféu Vasco Prado

Leia mais

VIII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTO MUSICAL/III ENCONTRO DE PIANO EM GRUPO. Dia 28 de novembro de 2018 (quarta-feira)

VIII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTO MUSICAL/III ENCONTRO DE PIANO EM GRUPO. Dia 28 de novembro de 2018 (quarta-feira) VIII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTO MUSICAL/III ENCONTRO DE PIANO EM GRUPO Goiânia Goiás Brasil - 28 de novembro a 01 de dezembro de 2018 Universidade Federal de Goiás Dia 28 de novembro

Leia mais

11 Abril 16 APRESENTA ... Camerata Atlântica

11 Abril 16 APRESENTA ... Camerata Atlântica APRESENTA... Camerata Atlântica 11 Abril 16 Auditório Caixa Geral de Depósitos do Instituto Superior de Economia e Gestão 19horas l duração 55 minutos CO-PRODUÇÃO concertos.antena2@rtp.pt Tel. 21 382 00

Leia mais

Revista Música Hodie, Goiânia - V.16, 209p., n.1, Primeira Impressão

Revista Música Hodie, Goiânia - V.16, 209p., n.1, Primeira Impressão Revista Música Hodie, Goiânia - V.16, 209p., n.1, 2016 Primeira Impressão Frevo do Acaso (2014)] Pedro Augusto Huff (Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil) pedrufe@gmail.com O frevo de

Leia mais

I - RELEASE TRIO CAVIÚNA

I - RELEASE TRIO CAVIÚNA I - RELEASE TRIO CAVIÚNA O Trio Caviúna se formou a partir do encontro de três experientes violonistas belorizontinos interessados em praticar e explorar o potencial do repertório do violão brasileiro.

Leia mais

Quinteto Café Tango faz mais um show gratuito promovido pelo programa Cultura Livre SP

Quinteto Café Tango faz mais um show gratuito promovido pelo programa Cultura Livre SP Quinteto Café Tango faz mais um show gratuito promovido pelo programa Cultura Livre SP Enviado por Divulgação 04-Fev-2012 Atualizado em 04-Fev-2012 Após lançar, em 2011, seu primeiro CD com releituras

Leia mais

exemplo musical correspondente

exemplo musical correspondente Nas questões de 1 a 9, responda de acordo com o comando de cada uma delas. A questão 1 exige resposta a ser construída pelo próprio candidato; as questões 2, 5, 6, 7, 8 e 9 são de associação ou complementação.

Leia mais

Planificação Anual/Trimestral - Educação Musical - 6.º Ano

Planificação Anual/Trimestral - Educação Musical - 6.º Ano Timbre: Harmonia tímbrica e realce tímbrico. Instrumentos tradicionais do Mundo. Dinâmica: Legato e staccato. Músicas do Mundo. Altura: Simultaneidade de melodias. Polifonia. Ritmo: Monorritmia e Polirritmia.

Leia mais

Execução da obra Um dia de Chuva. Apresentação Artística

Execução da obra Um dia de Chuva. Apresentação Artística Execução da obra Um dia de Chuva Apresentação Artística Agamenon Clemente de Morais Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte agamenondemorais@gmail.com Fellipe Teixeira Universidade Federal do

Leia mais

E PARTICIPE UFMT / DEZEMBRO / 2018 ACOMPANHE A UFMT PROGRAMAÇÃO #UFMT48ANOS

E PARTICIPE UFMT / DEZEMBRO / 2018 ACOMPANHE A UFMT PROGRAMAÇÃO #UFMT48ANOS 48 ANOS / DEZEMBRO / 2018 artísticas, culturais e muito #48ANOS #CUIABA300 03/12 18h ABERTURA DA CULTURAL E ARTÍSTICA 48 ANOS Exposição homenagem in memoriam ao poeta intensivista, artista visual e gráfico

Leia mais

MÚSICA NO MUSEU SETEMBRO 2016

MÚSICA NO MUSEU SETEMBRO 2016 MÚSICA NO MUSEU SETEMBRO 2016 OS IMORTAIS DA MÚSICA BRASILEIRA E OS GÊNIOS INTERNACIONAIS Setembro, como já tradicional, é o mês dos pianos mas também de homenagens aos IMORTAIS DA MÚSICA BRASILEIRA E

Leia mais

ATIVIDADES DE TEMPOS LIVRES

ATIVIDADES DE TEMPOS LIVRES COLÉGIO MANUEL BERNARDES 2018/2019 ATIVIDADES DE TEMPOS LIVRES Pré-escola PÁSCOA ÍNDICE OBJETIVOS PÁG. 2 ATIVIDADES PÁG. 3 PÁSCOA EM MOVIMENTO PÁG. 3 WORKSHOP MUSICAL PÁG. 4 ESTÁGIO DE JUDO PÁG. 5 ATELIER

Leia mais

Em clima de Natal, o público terá diversas opções de lazer neste final de semana. Entre

Em clima de Natal, o público terá diversas opções de lazer neste final de semana. Entre Cuiabá tem eventos na Arena, Vila do Natal, Legião Urbana e exposições Vem para a Arena tem peças de teatro e Almir Sater neste final de semana. Marcelo Bonfá e Dado Villalobos apresentam Legião Urbana

Leia mais

A música na educação básica: um relato de experiência em uma escola da rede particular de ensino em Aracaju/SE

A música na educação básica: um relato de experiência em uma escola da rede particular de ensino em Aracaju/SE A música na educação básica: um relato de experiência em uma escola da rede particular de ensino em Aracaju/SE Elide Lopes da SIlva Secretaria do Estado da Educação de Sergipe eliclarinet@hotmail.com Kadja

Leia mais

Por Que Choras? Ficha Técnica. Coletivo. Domingos Elias - músico Renata Campos contadora de história Pedro Abude fotógrafo Montalvo Machado ilustrador

Por Que Choras? Ficha Técnica. Coletivo. Domingos Elias - músico Renata Campos contadora de história Pedro Abude fotógrafo Montalvo Machado ilustrador Por Que Choras? Proponente: Renata Campos Elias Ficha Técnica Coletivo Domingos Elias - músico Renata Campos contadora de história Pedro Abude fotógrafo Montalvo Machado ilustrador Curadoria Galeria Ornitorrinco

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA - PPC 2019

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA - PPC 2019 MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA - PPC 2019 Perfil de oferta Disciplina Requisito Depart. Ofertante Caráter: Obrigatório/ Optativo Carga horária total Distribuição da Carga Horária

Leia mais