Livro, CD e atividade de artes integradas na escola

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Livro, CD e atividade de artes integradas na escola"

Transcrição

1 Livro, CD e atividade de artes integradas na escola

2 Jogos de inventar, cantar e dançar recebeu: Prêmio Açorianos de Música de Melhor CD Infantil 2010 Prêmio Tibicuera de Teatro em 2012 Troféu Vasco Prado na Jornada de Literatura de Passo Fundo de 2011 Edital PRODAV 5 de audiovisual: A minissérie de animação JOGOS DE INVENTAR Estreia nas TVs de todo o Brasil em 2018!!! Viva!!!

3 Jogos de inventar, cantar e dançar Está em sua terceira edição. O trabalho foi escolhido quatro vezes pela plataforma EU FAÇO CULTURA, em realização do Ministério da Cultura, sendo utilizado em escolas de todo o Brasil.

4 Jogos de inventar, cantar e dançar foi analisado na dissertação de mestrado Bando de Brincantes: um caminho dialético no teatro para crianças, disponível para download no site O artigo sobre o trabalho foi publicado pelo CBTIJ (Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude), o que garante material teórico-pedagógico de qualidade para os educadores.

5 Além disso, todas as escolas que adotam o livro e CD Jogos de inventar, cantar e dançar, recebem sugestões de atividades pedagógicas em pdf e encontro de formação para os educadores com a autora Viviane Juguero.

6 E para as crianças? As escolas que adotam o livro e CD Jogos de inventar, cantar e dançar, recebem uma atividade lúdica com a presença dos brincantes Viviane Juguero e Éder Rosa.

7 As atividades lúdicas realizadas com as crianças, com base no livro e CD Jogos de inventar, cantar e dançar envolvem Literatura Música Expressão corporal Teatro de Bonecos

8 Viviane Juguero é doutoranda no PPGAC/UFRGS. É artista, idealizadora e coordenadora do Bando de Brincantes e integrante do CBTIJ/ASSITEJ (Centro Brasileiro / Associação Internacional de Teatro para a infância e Juventude). Recebeu prêmios de teatro e música. Como dramaturga, teve encenados os textos Desencontros (2004), Quaquarela (2012) e Ecos de Cor e Cór (2015), dirigidos pela autora; Cristina (2005), dirigido por Dilmar Messias; Canto de Cravo e Rosa (2007), Antígona BR (2008), Jogos de Inventar, Cantar e Dançar (2010), Ori Oresteia (2015), O Método Arbeuq (2016) e O Cavalo de Santo (encenado na Alemanha, em 2016 e 2017), dirigidos por Jessé Oliveira. Em 2018 estreia na televisão como autora de minissérie Jogos de Inventar, produzida pela Bactéria Filmes, além de estrear a peça Bibobidebibiquéti, também de sua autoria, com direção de Dilmar Messias. Dirigiu o Teatro de Arena, criou a Faculdade de Produção Cênica da FATO e compôs o corpo docente da Pós-Graduação em Pedagogia da Arte da FACOS e do curso de Formação de Professores O Lúdico na Educação Ambiental da UFRGS. Viviane já ministrou cursos e palestras em mais de setenta cidades brasileiras. Possui artigos e livros publicados.

9 Éder Rosa é artista do Bando de Brincantes, onde trabalha como ator, acrobata, oficineiro, na criação de materiais cenográficos e na produção executiva. No Bando, atuou nos espetáculos Canto de Cravo e Rosa, Jogos de Inventar, Cantar e Dançar e Quaquarela, pelo qual recebeu, em 2013, o Prêmio Tibicuera de Melhor Ator. Nesse trabalho, também assina a preparação corporal e a criação e confecção de materiais cenográficos. Em 2017, Éder Rosa participou da equipe de criação de vozes dos personagens da minissérie de animação audiovisual Jogos de Inventar, de autoria de Viviane Juguero e produção da Bactéria Filmes. Como oficineiro, no Bando de Brincantes, ministrou oficinas de acrobacias e brincadeiras populares, em realizações do SESC, Secretarias da Cultura, Ministério da Cultura e da Educação. Éder atuou como acrobata, ator e oficineiro, durante três anos, na equipe do Circo Girassol, onde realizou performances e os espetáculos Misto Quente, Circo Eletrônico, O Mundo da Lua e Pão e Circo, sob a direção de Dilmar Messias, além de ter sido professor da Oficina Livre de Técnicas Circenses para Crianças, de 2009 a Trabalhou com o Grupo Caixa Preta, de 2005 a 2016, atuando em Berço explendido (2004); Hamlet Sincrético ( ), Antígona BR ( ) e Ori Oresteia (2015), todos com direção de Jessé Oliveira.

10 O livro / CD Jogos de Inventar, Cantar e Dançar é um livro/jogo no qual a música, a literatura e a arte visual trabalham de forma muito engajada, despertando as mais distintas percepções. Os poemas e ilustrações convidam as crianças a terem uma posição ativa na composição dos sentidos, em suas múltiplas possibilidades. A cada página, poemas e ilustrações convidam a criança para fazer uma viagem musical por uma faixa do CD, em uma grande brincadeira. O vocabulário utilizado nos poemas busca não subestimar a capacidade de compreensão das crianças e instigar a curiosidade. A escolha de palavras ocorreu de forma que as qualidades sonoras destacassem a musicalidade da fala na fluência narrativa. No CD, as sonoridades trabalham com timbres e ritmos diversos, desde sintetizadores até instrumentos vocalizados, piano, violão, caixinhas de fósforo, copos e muito mais. As letras das músicas são uma gostosa brincadeira, convidando a imaginar, cantar e dançar.

11 Jogos de Inventar, Cantar e Dançar é fruto de um intenso trabalho artístico-pedagógico que Viviane Juguero realizou, com crianças de zero a seis anos. As canções foram compostas e experimentadas em atividades lúdicas com centenas de crianças em escolas de Educação Infantil, no período compreendido entre 2003 e A obra é um convite para uma brincadeira com diversos elementos que fazem parte das descobertas das crianças sobre o corpo, os animais, a natureza, meios de locomoção e diferentes instrumentos musicais. As alusões são completamente lúdicas, enfocando a expressividade artística a partir de possibilidades de ressignificação e associação. As ilustrações de Monika Papescu convidam a novas percepções e a associações muito divertidas, apostando em combinações de cores, jogos de luz e sombras e traços característicos da multiplicidade étnica do Brasil.

12 Jogos de Inventar, Cantar e Dançar é fruto de um intenso trabalho artístico-pedagógico que Viviane Juguero realizou, com crianças de zero a seis anos. As canções foram compostas e experimentadas em atividades lúdicas com centenas de crianças em escolas de Educação Infantil, no período compreendido entre 2003 e A obra é um convite para uma brincadeira com diversos elementos que fazem parte das descobertas das crianças sobre o corpo, os animais, a natureza, meios de locomoção e diferentes instrumentos musicais. As alusões são completamente lúdicas, enfocando a expressividade artística a partir de possibilidades de ressignificação e associação. As ilustrações de Monika Papescu convidam a novas percepções e a associações muito divertidas, apostando em combinações de cores, jogos de luz e sombras e traços característicos da multiplicidade étnica do Brasil.

13

14 Jogos de Inventar, Cantar e Dançar é fruto de um intenso trabalho artístico-pedagógico que Viviane Juguero realizou, com crianças de zero a seis anos. As canções foram compostas e experimentadas em atividades lúdicas com centenas de crianças em escolas de Educação Infantil, no período compreendido entre 2003 e A obra é um convite para uma brincadeira com diversos elementos que fazem parte das descobertas das crianças sobre o corpo, os animais, a natureza, meios de locomoção e diferentes instrumentos musicais. As alusões são completamente lúdicas, enfocando a expressividade artística a partir de possibilidades de ressignificação e associação. As ilustrações de Monika Papescu convidam a novas percepções e a associações muito divertidas, apostando em combinações de cores, jogos de luz e sombras e traços característicos da multiplicidade étnica do Brasil.

15 Como funciona? 1. A escola adquire todos os livros/cds conjuntamente e recebe a nota fiscal; 2. Acontece o encontro pedagógico com educadores e os livros/cds são entregues; 1. A escola desenvolve o projeto com as crianças; 2. Acontece a atividade lúdica de artes integradas com os brincantes Viviane Juguero e Éder Rosa. Quanto custa? Peça um orçamento por meio dos contatos apresentados na página seguinte, informando o número de alunos de sua escola.

16 Contatos: (51) (51) (whatsapp) (51)

apresenta Maio Mês do Brincar Programação completa na AGENDA do site

apresenta Maio Mês do Brincar Programação completa na AGENDA do site apresenta Maio Mês do Brincar Programação completa na AGENDA do site www.bandodebrincantes.com.br No mês de maio, o Bando de Brincantes realizará o evento MAIO Mês do Brincar. O período deve-se ao fato

Leia mais

apresenta Bando de Diversões Porque brincar é muito importante

apresenta Bando de Diversões Porque brincar é muito importante apresenta Bando de Diversões Porque brincar é muito importante FILOSOFIA DE TRABALHO O Bando de Brincantes tem a convicção de que o mundo lúdico é fundamental ao ser humano em todas as fases da vida. Na

Leia mais

Quaquarela. Quaquarela. Proposta de temporada de espetáculo do Bando de Brincantes em Teatro do Centro Municipal de Cultura de Porto Alegre

Quaquarela. Quaquarela. Proposta de temporada de espetáculo do Bando de Brincantes em Teatro do Centro Municipal de Cultura de Porto Alegre Quaquarela Proposta de temporada de espetáculo do Bando de Brincantes em Teatro do Centro Municipal de Cultura de Porto Alegre Quaquarela Proposta de temporada de espetáculo do Bando de Brincantes em Teatro

Leia mais

Ementário do Curso Técnico em Artes Circenses

Ementário do Curso Técnico em Artes Circenses Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ Pró-Reitoria de Ensino Médio e Técnico Direção de Ensino Campus Nilópolis Ementário do

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidade de formação sensível, reflexiva

Leia mais

em Jogos de Inventar, Cantar e Dançar

em Jogos de Inventar, Cantar e Dançar em Jogos de Inventar, Cantar e Dançar Espetáculo, livro e CD www.bandodebrincantes.com.br Jogos de Inventar, Cantar e Dançar é dedicado aos pitocos, buscando envolver a criançada de forma divertida e delicada.

Leia mais

Formação lúdica. Cursos, Oficinas e Palestras Artístico-Pedagógicos

Formação lúdica. Cursos, Oficinas e Palestras Artístico-Pedagógicos Cursos, Oficinas e Palestras Artístico-Pedagógicos PROPOSTA PEDAGÓGICA DO BANDO DE BRINCANTES: O Bando de Brincantes tem a convicção de que o mundo lúdico é fundamental ao ser humano em todas as fases

Leia mais

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS F U T U R O T E N D Ê N C I A S I N O V A Ç Ã O Uma instituição do grupo CURSO 2 CURSO OBJETIVOS Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidades de formação sensível, reflexiva

Leia mais

Parques das Artes. Pronac

Parques das Artes. Pronac Pronac 186244 O Projeto Parque das Artes: uma praça com aproximadamente 1.000 m 2 formada por uma mescla de materiais (placas de madeiras, infláveis, etc), de montagem rápida (máximo de 2 horas) com um

Leia mais

Critérios Específicos de Avaliação do 1º ano Educação Artística Artes Visuais Domínios Descritores Instrumentos de Avaliação

Critérios Específicos de Avaliação do 1º ano Educação Artística Artes Visuais Domínios Descritores Instrumentos de Avaliação Critérios Específicos de do 1º ano Educação Artística Artes Visuais - Observar os diferentes universos visuais utilizando um vocabulário específico e adequado. -Mobilizar a linguagem elementar das artes

Leia mais

JANEIRO Workshop Duração de 4h 9H30 às 11h30 14h30 às 16h30. Caravana lúdica (8 a 21 anos) Brincadeiras (8 a 21 anos)

JANEIRO Workshop Duração de 4h 9H30 às 11h30 14h30 às 16h30. Caravana lúdica (8 a 21 anos) Brincadeiras (8 a 21 anos) Governo do Estado de São Paulo Secretaria da Cultura Poiesis PROGRAMAÇÃO JANEIRO 2017 CAPÃO REDONDO Workshop Duração de 4h 9H30 às 11h30 03/01 04/01 05/01 06/01 10/01 11/01 12/01 13/01 17/01 18/01 19/01

Leia mais

Oficina de CIRCO. Professor: Miraneide Gomes. Faixa etária: 10 a 16 anos. Carga Horária: 30 horas. Plano de Curso

Oficina de CIRCO. Professor: Miraneide Gomes. Faixa etária: 10 a 16 anos. Carga Horária: 30 horas. Plano de Curso Oficina de CIRCO Professor: Miraneide Gomes Faixa etária: 10 a 16 anos Carga Horária: 30 horas Plano de Curso A magia do circo nos remete a algo incrível, nos fazendo viajar na alegria dos palhaços, nas

Leia mais

Disciplina: Teatro - Iniciantes

Disciplina: Teatro - Iniciantes Teatro - Iniciantes Disciplina: Teatro - Iniciantes Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação PLANEJAMENTO ANUAL 2017 Disciplina: Teatro - Iniciantes Ano: 4º, 5º e 6º EF Dia da aula: Segunda-feira

Leia mais

Show Jogos de Inventar, Cantar e Dançar é destaque na programação do Santander Cultural Porto Alegre

Show Jogos de Inventar, Cantar e Dançar é destaque na programação do Santander Cultural Porto Alegre Nota de Imprensa Show Jogos de Inventar, Cantar e Dançar é destaque na programação do Santander Cultural Porto Alegre No próximo domingo, em 27 de maio, a unidade de cultura do Santander na capital gaúcha

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE PELOTAS SECRETARIA DE CULTURA EDITAL 010/2017 PROGRAMA MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA PROCULTURA ANEXO I

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE PELOTAS SECRETARIA DE CULTURA EDITAL 010/2017 PROGRAMA MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA PROCULTURA ANEXO I EDITAL 010/2017 PROGRAMA MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA PROCULTURA ANEXO I DOCUMENTOS DE ACORDO COM A ÁREA EM QUE SE ENQUADRA SEU PROJETO SÃO ACEITAS AS EXTENSÕES DE ARQUIVO: AVI, MP3, MP4, PDF, JPG

Leia mais

ANEXO III DA ENTREVISTA ITEGO BASILEU FRANÇA

ANEXO III DA ENTREVISTA ITEGO BASILEU FRANÇA ANEXO III DA ENTREVISTA ITEGO BASILEU FRANÇA CÓD. Cargo Modalidade/Tema 200 Arquivista Avaliação prática: Digitalizar um trecho de uma obra sinfônica no programa Finale. 201 Assistente de comunicação Entrevista

Leia mais

ARTES CÊNICAS Cenografia: Segunda-feira 16h55 às 18h30 14 vagas Dramaturgia I: Segunda-feira 18h35 às 20h10 15 vagas Dramaturgia II:

ARTES CÊNICAS Cenografia: Segunda-feira 16h55 às 18h30 14 vagas Dramaturgia I: Segunda-feira 18h35 às 20h10 15 vagas Dramaturgia II: ARTES CÊNICAS Cenografia: A disciplina trabalhará a criação da cenografia para um espetáculo teatral. Desenvolverá os processos de análise dramatúrgica, pesquisa sobre as especificidades do texto teatral,

Leia mais

3º bimestre Ficha de acompanhamento das aprendizagens

3º bimestre Ficha de acompanhamento das aprendizagens Dança Escola: Professor: Turma: Expectativas de aprendizagem (EF69AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de

Leia mais

aixinhos Um grande resgate da infância de ontem, cada vez mais distante das crianças da geração atual.

aixinhos Um grande resgate da infância de ontem, cada vez mais distante das crianças da geração atual. Um grande resgate da infância de ontem, cada vez mais distante das crianças da geração atual. O PROJETO Movido pela vontade de apresentar a infância do passado - suas músicas e brincadeiras - e fazer

Leia mais

OFICINA PERMANENTE DE TEATRO (OPT)

OFICINA PERMANENTE DE TEATRO (OPT) OFICINA PERMANENTE DE TEATRO (OPT) A Oficina Permanente de Teatro (OPT), vinculada ao Departamento Artístico Cultural da UFSC, vem sendo realizada há mais de três décadas e tem por objetivo uma vivência

Leia mais

ALBERTO VALTER VINAGRE MENDES

ALBERTO VALTER VINAGRE MENDES Sobre os Autores REVISTA NUPEART VOLUME 17 2017 176 Mestrando em Artes pelo PROFARTES UFPA. Especialista em Estudos Contemporâneos do Corpo pela Escola de Teatro e Dança da UFPA. Graduado em Pedagogia

Leia mais

2018/2019 PLANIFICAÇÃO ANUAL Educarte (1º-4º)

2018/2019 PLANIFICAÇÃO ANUAL Educarte (1º-4º) 2018/2019 PLANIFICAÇÃO ANUAL Educarte (1º-4º) www.atbrilhantes.pt geral@atbrilhantes.pt (+351) 969 926 017 514 862 794 Quinta das Pontes, Sta. Eufémia, S/N, 3230-300, Penela Apresentação do projeto e dos

Leia mais

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal I

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal I Maceió, 16 de julho de 2016. GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal I Senhores pais ou responsáveis Estamos iniciando o terceiro bimestre letivo e gostaríamos de informar-lhes sobre os projetos que serão

Leia mais

A partir de agora, será contada um pouco da trajetória artística do BANTARVI. MATERIAL PROMOCIONAL Página 1

A partir de agora, será contada um pouco da trajetória artística do BANTARVI.  MATERIAL PROMOCIONAL Página 1 A partir de agora, será contada um pouco da trajetória artística do BANTARVI www.bantarvi.com MATERIAL PROMOCIONAL Página 1 O diretor... ANTONIO CARLOS PIURES DO PRADO (Kaíto Prado) Breve Currículo: Objetivo

Leia mais

Confraria do Verso. Recital de Música e Poesia

Confraria do Verso. Recital de Música e Poesia VUVUVU Confraria do Verso Recital de Música e Poesia VUVUVU V Apresentação U A Confraria do Verso é uma intervenção de música e poesia realizada por artistas da palavra, atores e músicos para diversos

Leia mais

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Arte Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 67 h (80 aulas) Docente Responsável: Maria Leopoldina Lima Cardoso Onofre

Leia mais

Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento

Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento Materiais didáticos coleção tantos traços Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento O material Tantos Traços foi elaborado para promover a Educação Infantil de forma

Leia mais

ANEXO I DOS CARGOS ITEGO BASILEU FRANÇA. partitura Finale/Encore e Sibelius

ANEXO I DOS CARGOS ITEGO BASILEU FRANÇA. partitura Finale/Encore e Sibelius ANEXO I DOS CARGOS ITEGO BASILEU FRANÇA CÓD. Cargo Área Formação Exigida CH Cad. Reserva Remuneração Ensino Médio e ou Habilitação técnica em Música 200 Arquivista Música com experiência nos programas

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DE VERÃO DO ESPAÇO XISTO BAHIA JANEIRO E FEVEREIRO

PROGRAMAÇÃO DE VERÃO DO ESPAÇO XISTO BAHIA JANEIRO E FEVEREIRO PROGRAMAÇÃO DE VERÃO DO ESPAÇO XISTO BAHIA JANEIRO E FEVEREIRO Última atualização: 30 de janeiro. O quê? Espetáculo Nú Buzú Sucesso com o personagem Neuzão no filme e na minissérie Ó Paí, Ó e com participações

Leia mais

LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES

LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES Trabalho em Evento Trabalho em evento completo de natureza internacional 3.00 Trabalho em Evento Trabalho em evento completo de natureza local 1.00 Trabalho em Evento Trabalho em evento completo de natureza

Leia mais

Cia. Mundu Rodá de Teatro Físico e Dança

Cia. Mundu Rodá de Teatro Físico e Dança Cia. Mundu Rodá de Teatro Físico e Dança Ao longo de seus 13 anos a Cia. Mundu Rodá de Teatro Físico e Dança (SP), fundada pelos artistas Juliana Pardo e Alício Amaral, vem construindo uma linguagem cênica

Leia mais

Entreter, divertir, alegrar e ensinar, estas são as missões da parceria Casa 2 e Cia de Bonecos Urbanos. Trazemos o melhor em teatro de bonecos e

Entreter, divertir, alegrar e ensinar, estas são as missões da parceria Casa 2 e Cia de Bonecos Urbanos. Trazemos o melhor em teatro de bonecos e Apresentam: Entreter, divertir, alegrar e ensinar, estas são as missões da parceria Casa 2 e Cia de Bonecos Urbanos. Trazemos o melhor em teatro de bonecos e musicais, com peças atuais e divertidas, apresentando

Leia mais

Parceria com a empresa patrocinadora; Seleção de 10 escolas por cidade;

Parceria com a empresa patrocinadora; Seleção de 10 escolas por cidade; CONSTRUINDO MÚSICA O PROJETO Construindo Música é um programa que une iniciação musical e educação ambiental onde as crianças fabricam e aprendem a tocar Instrumentos feitos de material reciclado. As crianças

Leia mais

1.1. Identificar os elementos de composição de obras de artes visuais Usar vocabulário apropriado para a análise de obras de artes visuais.

1.1. Identificar os elementos de composição de obras de artes visuais Usar vocabulário apropriado para a análise de obras de artes visuais. Conteúdo Básico Comum (CBC) em Arte do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Os tópicos obrigatórios são numerados em algarismos arábicos Os tópicos complementares são numerados em algarismos romanos Eixo

Leia mais

EDITAL Nº 003/2017 DE 18 DE AGOSTO DE 2017 ITEGOs ITUMBIARA E BASILEU FRANÇA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS CLT

EDITAL Nº 003/2017 DE 18 DE AGOSTO DE 2017 ITEGOs ITUMBIARA E BASILEU FRANÇA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS CLT EDITAL Nº 003/2017 DE 18 DE AGOSTO DE 2017 ITEGOs ITUMBIARA E BASILEU FRANÇA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS CLT ANEXO I DOS CARGOS ITEGO - Itumbiara Cód. Cargo Área Atuação

Leia mais

capacitação em musicalização infantil Mirella Aires Alves

capacitação em musicalização infantil Mirella Aires Alves capacitação em musicalização infantil Mirella Aires Alves Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música não começaria com partituras, notas e pautas. Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe

Leia mais

Ainda, tomando como foco a formação do professor, o artigo de Maria Aparecida Clemêncio nos conduz por todo um outro caminho de reflexão, Prefácio 9

Ainda, tomando como foco a formação do professor, o artigo de Maria Aparecida Clemêncio nos conduz por todo um outro caminho de reflexão, Prefácio 9 PREFÁCIO A série de artigos que se seguem, compondo o segundo número da Revista NUPEART dão conta da diversidade que o próprio Núcleo Pedagógico de educação e Artes apresenta: desde artigos de caráter

Leia mais

DENISE CRISTINA HOLZER

DENISE CRISTINA HOLZER Sobre os Autores 144 CÍCERO DA SILVA Licenciado em Letras: Português, Inglês e respectivas Literaturas pela Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS), mestre e doutorando em Letras: Ensino de Língua

Leia mais

Cursos Livres do Instituto Equipe de Cultura e Cidadania

Cursos Livres do Instituto Equipe de Cultura e Cidadania 27/02/18 Instituto Equipe Cursos Comunicação > Circulares Cursos Livres do Instituto Equipe de Cultura e Cidadania O Instituto Equipe Cultura e Cidadania promove cursos livres nas dependências do Colégio,

Leia mais

17º OFICINÃO EDITAL PARA SELEÇÃO DE ATORES

17º OFICINÃO EDITAL PARA SELEÇÃO DE ATORES 17º OFICINÃO EDITAL PARA SELEÇÃO DE ATORES O Oficinão, projeto que visa à reciclagem de atores com experiência e que já foi dirigido por integrantes do Grupo Galpão, residentes selecionados por edital

Leia mais

Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação

Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação Divulgação pública de horas para contratações por tempo determinado Departamento de Educação em Línguas, Comunicação e Artes Ano letivo 2015/2016

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 055/2005-COU/UNICENTRO

RESOLUÇÃO Nº 055/2005-COU/UNICENTRO RESOLUÇÃO Nº 055/2005-COU/UNICENTRO ESTA RESOLUÇÃO ESTÁ REVOGADA PELA RESOLUÇÃO Nº 23/2009-COU/ UNICENTRO. Aprova o Currículo do Curso de Graduação em Arte-Educação da UNICENTRO, Campus Universitário de

Leia mais

Conteúdo Básico Comum (CBC) de Artes do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Exames Supletivos / 2013

Conteúdo Básico Comum (CBC) de Artes do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Exames Supletivos / 2013 SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO MÉDIO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Conteúdo

Leia mais

As pessoas são convidadas a assistir a narração do

As pessoas são convidadas a assistir a narração do O menino era ligado em despropósitos. Quis montar os alicerces de uma casa sobre orvalhos. (Manoel de Barros). A Casa do Poeta é uma intervenção lúdica, itinerante baseada no Teatro Lambe-Lambe. Possui

Leia mais

SOBRE A EVOLUIR. Visite: /

SOBRE A EVOLUIR. Visite:  / CONSTRUINDO MÚSICA SOBRE A EVOLUIR A Evoluir é uma editora e uma empresa de educação para sustentabilidade. O nosso trabalho é, por meio de projetos e materiais educativos, levar as pessoas a refletir

Leia mais

QUEM SOMOS A OCA ESTÁ LOCALIZADA EM CARAPICUÍBA, DENTRO DE UM IMPORTANTE PATRIMÔNIO HISTÓRICO: A ALDEIA DE CARAPICUÍBA.

QUEM SOMOS A OCA ESTÁ LOCALIZADA EM CARAPICUÍBA, DENTRO DE UM IMPORTANTE PATRIMÔNIO HISTÓRICO: A ALDEIA DE CARAPICUÍBA. OCA Escola Cultural QUEM SOMOS Criada em 1996, o projeto OCA - Escola Cultural, fundamenta seu objetivo no contato com a população de origem agrária, que traz consigo saberes atuantes na formação cultural

Leia mais

Em busca da Felicidade E.E. Profª Irene Ribeiro

Em busca da Felicidade E.E. Profª Irene Ribeiro Em busca da Felicidade E.E. Profª Irene Ribeiro Professor(es) Apresentador(es): Tatiana Yukie Nakamoto Elenice Fernandes Realização: Foco do Projeto A cultura circense foi trazida para o contexto escolar

Leia mais

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto: Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto: Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto PROJETO Turma: Fase 4B Nome da professora: Maria Morais Nome do projeto: Fui passear e parei no Pará! Período do projeto: 1º Trimestre - Fevereiro a de Abril/ 2019 Justificativa do Projeto De acordo com

Leia mais

Grupo Pet/Artes Música da Universidade Estadual de Montes Claros: Práticas de intervenções para o desenvolvimento do ensino de música nas escolas

Grupo Pet/Artes Música da Universidade Estadual de Montes Claros: Práticas de intervenções para o desenvolvimento do ensino de música nas escolas Grupo Pet/Artes Música da Universidade Estadual de Montes Claros: Práticas de intervenções para o desenvolvimento do ensino de música nas escolas Lívia Danielle C. Fernandes Universidade Estadual de Montes

Leia mais

ARTE BR NA SALA DE AULA

ARTE BR NA SALA DE AULA ARTE BR NA SALA DE AULA Materiais para subsidiar o professor de Artes O que é o Arte br? O Arte br foi criado para subsidiar o professor em sua prática docente. O projeto foi desenvolvido pelo Instituto

Leia mais

Valores: R$ 21,00 (comerciário/dependente), R$ 37,00 (conveniado) e R$ 48,00 (usuário).

Valores: R$ 21,00 (comerciário/dependente), R$ 37,00 (conveniado) e R$ 48,00 (usuário). CURSOS DE MÚSICA DO SESC (2º Semestre) MODALIDADE INICIANTE 1) VIOLÃO POPULAR Este curso está direcionado ao estudo da música popular com acompanhamento harmônico. Serão praticadas canções do repertório

Leia mais

Critérios de Avaliação de Educação Artística - 1º ano Ano letivo: 2018/2019

Critérios de Avaliação de Educação Artística - 1º ano Ano letivo: 2018/2019 Critérios de Avaliação de Educação Artística - 1º ano Ano letivo: 2018/2019 APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO PERFIL DO ALUNO DOMÍNIOS Níveis de Avaliação DRAMÁTICA/ TEATRO Identifica,

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL

PLANEJAMENTO ANUAL Teatro Iniciantes Coordenadora de Área: Ana Loureiro Quarta-feira Série/Ensino: 4ª, 5ª e 6ª séries Data: 01/03/11 Professor: Marcelo Oliveira Área: DEFA Disciplina: Teatro INTENÇÃO FORMADORA DA ÁREA: PLANEJAMENTO

Leia mais

Cristina Batista Lopes

Cristina Batista Lopes Curriculum Vitae INFORMAÇÃO PESSOAL Cristina Batista Lopes Rua Sobre Ripas nº 20 rc, 3000-395 COIMBRA (Portugal) 935303760 karatecrisviolin@live.com.pt cristinabatistalopes.wordpress.com POSTO DE TRABALHO

Leia mais

*nome usado até o ano 2008 hoje substituído por DIORAMA Cia. de todas as cenas;

*nome usado até o ano 2008 hoje substituído por DIORAMA Cia. de todas as cenas; DIORAMA Cia. de todas as cenas A Cia. DIORAMA nasceu Grupo Teatral Baluarte no ano de 2004, depois de ter experienciado as oficinas do Grupo Teatral Paralelo. O nome logo teve de ser trocado, pois se suspeitou

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A MATRIZ CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA 2 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - ARTE Artes visuais

Leia mais

Histórico do Bando de Brincantes

Histórico do Bando de Brincantes O Bando de Brincantes é um coletivo de arte que realiza diversas ações ligadas à arte e à educação, apresentando espetáculos, livros, CDs e promovendo oficinas, cursos e palestras. A trajetória do Bando

Leia mais

Primeiro Encontro Nacional dos Pontinhos de Cultura Espaço de Brincar. Propostas de Diretrizes e Ações Eixo Memória e Patrimônio

Primeiro Encontro Nacional dos Pontinhos de Cultura Espaço de Brincar. Propostas de Diretrizes e Ações Eixo Memória e Patrimônio Primeiro Encontro Nacional dos Pontinhos de Cultura Espaço de Brincar Propostas de Diretrizes e Ações Eixo Memória e Patrimônio (137 pontinhos) DIRETRIZ MEMÓRIA E PATRIMÔNIO M.I. IMPLANTAR E IMPLEMENTAR

Leia mais

Currículo. Vinícius Dadamo

Currículo. Vinícius Dadamo Currículo Vinícius Dadamo Formação Iluminação (2016). Escola SP de Teatro. Licenciatura em Arte-Teatro (2013). Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho IA/Unesp. Formação

Leia mais

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL - ABEM INFORMATIVO ELETRÔNICO 30 2ª PARTE JULHO DE 2007

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL - ABEM INFORMATIVO ELETRÔNICO 30 2ª PARTE JULHO DE 2007 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL - ABEM INFORMATIVO ELETRÔNICO 30 2ª PARTE JULHO DE 2007 ATENÇÃO SÓCIOS!!! INFORME SOBRE OS BOLETOS BANCÁRIOS: Vocês devem ter recebido, ou receberão em breve,

Leia mais

Comemoração do 14º aniversário da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, festa da criança e da família

Comemoração do 14º aniversário da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, festa da criança e da família Comemoração do 14º aniversário da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, festa da criança e da família BABELIM 30 de maio, sábado, 15:00 e 17:00 Grande Auditório (Palco) Entrada: 5 euros Estudantes

Leia mais

Cursos Extras Página 1 de 5

Cursos Extras Página 1 de 5 Nossos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1 têm acesso a várias atividades que estimulam o desenvolvimento físico, mental e sociocultural, e que criam vivências para a vida toda. Nossos

Leia mais

Oficina de Teatro Ação de formação acreditada ( modalidade Curso) Conselho Científico da Formação Contínua/Acc /14

Oficina de Teatro Ação de formação acreditada ( modalidade Curso) Conselho Científico da Formação Contínua/Acc /14 Oficina de Teatro Ação de formação acreditada ( modalidade Curso) Conselho Científico da Formação Contínua/Acc- 76517/14 Duração: 25 horas presenciais Número de Créditos: 1 Destinatários: Educadores de

Leia mais

O projeto teve sua formação a partir do convite do compositor Flávio Vasconcelos à cantora Jacque Falcheti, para que pudesse interpretar suas

O projeto teve sua formação a partir do convite do compositor Flávio Vasconcelos à cantora Jacque Falcheti, para que pudesse interpretar suas O projeto teve sua formação a partir do convite do compositor Flávio Vasconcelos à cantora Jacque Falcheti, para que pudesse interpretar suas canções. Ativos na cena musical do Estado de São Paulo no Brasil,

Leia mais

Crescer. Junt0s. Orientac0es curriculares. Teatro. Realização

Crescer. Junt0s. Orientac0es curriculares. Teatro. Realização Crescer Junt0s Orientac0es curriculares ~ ~ Teatro Realização Crescer Junt0s ~ Orientac0es curriculares ~ Governador do Estado de Goiás Marconi Ferreira Perillo Júnior Secretária de Estado da Educação,

Leia mais

InfoReggae. nº 104. Oficinas do AfroReggae

InfoReggae. nº 104. Oficinas do AfroReggae InfoReggae nº 104 Oficinas do AfroReggae Apresentação No dia 21 de janeiro de 2016, o Grupo Cultural AfroReggae completou 23 anos. Ao longo de mais de duas décadas, muita história foi construída: nossos

Leia mais

PROGRAMAÇÃO CURRICULAR DE ARTE TEMA: CIRCO

PROGRAMAÇÃO CURRICULAR DE ARTE TEMA: CIRCO TEMA: CIRCO 1. ano Reconhecimento e análise de formas visuais presentes na natureza e nas diversas culturas Utilização de elementos da linguagem visual: linha, cor, forma Representação por meio de colagem,

Leia mais

Currículo Música Fundamental 1 Escola Santi. Professor José Calixto

Currículo Música Fundamental 1 Escola Santi. Professor José Calixto Currículo Música Fundamental 1 Escola Santi Professor José Calixto - 2019 O que é Currículo? Orientações Pensar o currículo como caminho ideal consolidado, mas na prática sempre reconhecer a fluidez que

Leia mais

Cleodon de Oliveira. Cleodon de Oliveira é casado com a professora Gorete Soares, tendo um casal de filhos, Erich Soares e Beatriz Soares.

Cleodon de Oliveira. Cleodon de Oliveira é casado com a professora Gorete Soares, tendo um casal de filhos, Erich Soares e Beatriz Soares. Cleodon de Oliveira José Cleodon de Oliveira, Artista Plástico, Produtor e Gestor Cultural, Dramaturgo, Poeta, Diretor de Teatro, Ator Bonequeiro, um apaixonado pelas artes e dedicado a cultura desde os

Leia mais

EMENTAS OFICINAS COART / PROINICIAR

EMENTAS OFICINAS COART / PROINICIAR EMENTAS OFICINAS COART / PROINICIAR 2019.1 TEATRO I: O ATOR E A CENA Ministrante: André Ferraz Período: De 12 de março a 09 de julho de 2019 Local: Sala 3 Pré-requisito: A partir de 16 anos de idade Carga

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS ANEXO 38 DO EDITAL 386/2009-PRH CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR NÃO-TITULAR DEPARTAMENTO DE MÚSICA Área de conhecimento: EDUCAÇÃO MUSICAL E MATÉRIAS TEÓRICAS PROGRAMA DE PROVAS I - PROVA ESCRITA A Prova

Leia mais

nesta edição notícias

nesta edição notícias Se você não conseguir visualizar esta mensagem corretamente, acesse esse link. Público-alvo: professores, bibliotecários, organizadores de feiras de livros e outros mediadores da leitura. PORTO ALEGRE,

Leia mais

CONTEÚDO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. - Roda de música. cantadas - Momentos

CONTEÚDO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. - Roda de música. cantadas - Momentos CUIDAR DE I, DO OUTRO E DO AMBIENTE. CONTEÚDO OBJETIVO ETRATÉGIA RECURO Higiene e cuidado pessoal Reconhecimento do próprio corpo Respeito às características pessoais relacionadas ao gênero, etnia, peso,

Leia mais

Períodos Componentes Curriculares C.H. Percepção Musical - Fundamentos da Linguagem Musical História da Arte Clássica Núcleo

Períodos Componentes Curriculares C.H. Percepção Musical - Fundamentos da Linguagem Musical História da Arte Clássica Núcleo Matriz Curricular Períodos Componentes Curriculares C.H. Prática Pedagó gica C.H. Total 1o 2o 3o Percepção Musical - Fundamentos da Linguagem Musical Específico Teoria Geral da Música Violão I História

Leia mais

A Comprovação de Atividades da Empresa

A Comprovação de Atividades da Empresa Maio 2017 A Comprovação de Atividades da Empresa Fundada em 2010, a empresa Silvia D Arte Produções, vem, desde a sua criação, dedicando-se à promoção da cultura negra, já tendo realizado diversos espetáculos

Leia mais

Aprendizagem de Expressões Artísticas Exp. Dramática/Teatro 2.º ano

Aprendizagem de Expressões Artísticas Exp. Dramática/Teatro 2.º ano Jardim-Escola João de Deus Av. Marquês de Pombal 2410 152 Leiria Telef. /fax 244832422 e-mail: joaodedeus-leiria@iol.pt / leiria@escolasjoaodeus.pt uma escola de afetos. Aprendizagem de Expressões Artísticas

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Escola de Teatro

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Escola de Teatro CONCURSO PÚBLICO PARA O MAGISTÉRIO SUPERIOR EDITAL UFBA Nº 01/2016 INCLUSÃO Nº 01 Departamento de Técnicas do Espetáculo Área de Conhecimento: CENA E VISUALIDADES Classe: Professor Adjunto A / Regime de

Leia mais

CABEÇA-DE-VENTO Show Musical de Bia Bedran

CABEÇA-DE-VENTO Show Musical de Bia Bedran CABEÇA-DE-VENTO Show Musical de Bia Bedran Cabeça de Vento faz um passeio pelo universo sonoro criado por Bia, numa linguagem cênica que contempla a literatura, a poesia e a ludicidade de seu jeito singular

Leia mais

I Mostra Audiovisual do Grupo Unis

I Mostra Audiovisual do Grupo Unis I Mostra Audiovisual do Grupo Unis 1 I. OBJETIVO DO CHAMADO PÚBLICO O objetivo deste chamado é selecionar produções audiovisuais criadas e idealizadas por alunos do Grupo Educacional Unis, por outras instituições,

Leia mais

Coordenadora da Ação: Ana Lúcia Iara Gaborim Moreira 1 Autoras: Vanessa Araújo da Silva, Ana Lúcia Iara Gaborim Moreira 2

Coordenadora da Ação: Ana Lúcia Iara Gaborim Moreira 1 Autoras: Vanessa Araújo da Silva, Ana Lúcia Iara Gaborim Moreira 2 PCIU! - PROJETO CORAL INFANTOJUVENIL DA UFMS: CONQUISTAS E PERSPECTIVAS Área Temática: Cultura Coordenadora da Ação: Ana Lúcia Iara Gaborim Moreira 1 Autoras: Vanessa Araújo da Silva, Ana Lúcia Iara Gaborim

Leia mais

Interpretação e Dizer rimas e lengalengas; Criação e experimentação

Interpretação e Dizer rimas e lengalengas; Criação e experimentação AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARQUÊS DE MARIALVA - CANTANHEDE ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR DO 1.º CEB - ATIVIDADES LÚDICO-EXPRESSIVAS - EXPRESSÃO MUSICAL Planificação Anual 1 e 2º Anos 2015/2016 Blocos

Leia mais

Composição do material

Composição do material BURITI MIRIM Composição do material O material do aluno no Projeto Buriti Mirim é composto de: Livro-texto: organizado com temas interessantes e desafiadores para as crianças. Possibilita uma vivência

Leia mais

Apresenta o projeto. Forró para Ouvir: Histórias Cantadas do Sertão Brasileiro

Apresenta o projeto. Forró para Ouvir: Histórias Cantadas do Sertão Brasileiro Apresenta o projeto Forró para Ouvir: Histórias Cantadas do Sertão Brasileiro Sinopse do Espetáculo O espetáculo Forró para Ouvir traz uma proposta inusitada: o público é convidado não somente a dançar,

Leia mais

FORMULÁRIO DE PONTUAÇÃO DA PROVA DE TÍTULOS PARA O CARGO DE PROFESSOR SUBSTITUTO E PARA O CARGO DE PROFESSOR TEMPORÁRIO

FORMULÁRIO DE PONTUAÇÃO DA PROVA DE TÍTULOS PARA O CARGO DE PROFESSOR SUBSTITUTO E PARA O CARGO DE PROFESSOR TEMPORÁRIO FORMULÁRIO DE PONTUAÇÃO DA PROVA DE TÍTULOS PARA O CARGO DE PROFESSOR SUBSTITUTO E PARA O CARGO DE PROFESSOR TEMPORÁRIO NOME DO CANDIDATO: NÚMERO DE INSCRIÇÃO: NÚMERO DO EDITAL: TOTAL GERAL DE PONTOS (CLASSE

Leia mais

palco ortatil tatil palco palco

palco ortatil tatil palco palco palco ortatil tatil palco til palco portatil 2 Apresentação A Companhia Teatro Portátil desenvolve uma pesquisa continuada sobre a linguagem da animação. Um trabalho que aproxima o teatro de animação de

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS (1.º ano)

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS (1.º ano) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS (1.º ano) 2018-2019 DOMÍNIOS PONDERAÇÃO COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS DRAMÁTICA / TEATRO. INTERPRETAÇÃO E Identifica, em manifestações performativas, personagens,

Leia mais

Declaro, para fins de Prova de Títulos, que o presente caderno está organizado da seguinte forma:

Declaro, para fins de Prova de Títulos, que o presente caderno está organizado da seguinte forma: FORMULÁRIO DE PONTUAÇÃO DA PROVA DE TÍTULOS PARA O CARGO DE PROFESSOR DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR E DO CARGO ISOLADO DE PROFESSOR TITULAR-LIVRE DO MAGISTÉRIO SUPERIOR NOME DO CANDIDATO: NÚMERO DE

Leia mais

Biblioteca de São Paulo

Biblioteca de São Paulo Ações Culturais Biblioteca de São Paulo Inaugurada em oito de fevereiro de 2010 na Zona Norte da capital, é um equipamento da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, com o objetivo

Leia mais

QUEM SOMOS A OCA ESTÁ LOCALIZADA EM CARAPICUÍBA, DENTRO DE UM IMPORTANTE PATRIMÔNIO HISTÓRICO: A ALDEIA DE CARAPICUÍBA.

QUEM SOMOS A OCA ESTÁ LOCALIZADA EM CARAPICUÍBA, DENTRO DE UM IMPORTANTE PATRIMÔNIO HISTÓRICO: A ALDEIA DE CARAPICUÍBA. OCA Escola Cultural QUEM SOMOS Criada em 1996, o projeto OCA - Escola Cultural, fundamenta seu objetivo no contato com a população de origem agrária, que traz consigo saberes atuantes na formação cultural

Leia mais

Cia Os Buriti Cantos de Encontro

Cia Os Buriti Cantos de Encontro Cia Os Buriti Cantos de Encontro CANTOS DE ENCONTRO é um espetáculo composto por canções autorais para crianças de todas as idades. É o espaço de encontro e apresentação de quatro atores/instrumentistas

Leia mais

SEMANA DE ARTE E CULTURA 2018

SEMANA DE ARTE E CULTURA 2018 SEMANA DE ARTE E CULTURA 2018 PROGRAMAÇÃO: 19 de setembro de 2018 LOCAL HORÁRIO CATEGORIA TÍTULO DESCRIÇÃO ATIVIDADE Saguão do I1 12h Musical Abertura e CORAL UNATI EACH O Coral da UNATI é um eixo de trabalho

Leia mais

BAREMA PARA PONTUAÇÃO DA PROVA DE TÍTULOS DO CONCURSO PÚBLICO CARREIRA DE MAGISTERIO SUPERIOR EDITAL Nº 01/2017

BAREMA PARA PONTUAÇÃO DA PROVA DE TÍTULOS DO CONCURSO PÚBLICO CARREIRA DE MAGISTERIO SUPERIOR EDITAL Nº 01/2017 BAREMA PARA PONTUAÇÃO DA PROVA DE TÍTULOS DO CONCURSO PÚBLICO CARREIRA DE MAGISTERIO SUPERIOR EDITAL Nº 01/2017 Área de Conhecimento: Teatro na Educação e matrizes afro diaspóricas Área de Conhecimento:

Leia mais

Histórico e trajetória

Histórico e trajetória Agulha Cenas Agulha Cenas é um coletivo de criação artística que tem como meta realizar espetáculos autorais para teatros e espaços adaptados. Desenvolve uma proposta cênica multilinguagens (dança, música,

Leia mais

Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC) Departamento de Música (DEMUS)

Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC) Departamento de Música (DEMUS) 1 Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC) Departamento de Música (DEMUS) Curso de Licenciatura em Música DISCIPLINAS ELETIVAS / EMENTAS Análise Musical

Leia mais

CENTRO DE ESTUDO E APRENDIZAGEM INTEGRAL - CEAI DISCIPLINA: MUSICALIZAÇÃO PROFESSOR: TIAGO BELÉM TURMA: 1º ANO RECURSO CRONOGRAMA AVALIAÇÃO REFERÊNCIA

CENTRO DE ESTUDO E APRENDIZAGEM INTEGRAL - CEAI DISCIPLINA: MUSICALIZAÇÃO PROFESSOR: TIAGO BELÉM TURMA: 1º ANO RECURSO CRONOGRAMA AVALIAÇÃO REFERÊNCIA TURMA: 1º ANO CONTEÚDO O QUE VOU ENSINAR O QUE O ALUNO DEVE APRENDER QUAL O SIGNIFICADO PARA A VIDA PRÁTICA PROCEDIMENTO METODOLÓGICO RECURSO CRONOGRAMA AVALIAÇÃO REFERÊNCIA REFERÊNCIA ELETRONICA OBSERVAÇÃO.

Leia mais

MOSTRAS ARTÍSTICAS DA I EXPOTEC MOSTRA DE ARTES CÊNICAS REGULAMENTO

MOSTRAS ARTÍSTICAS DA I EXPOTEC MOSTRA DE ARTES CÊNICAS REGULAMENTO MOSTRAS ARTÍSTICAS DA I EXPOTEC - 2018 MOSTRA DE ARTES CÊNICAS CAMPUS AVANÇADO LAJES REGULAMENTO A Mostra de Artes Cênicas da I EXPOTEC 2018, a que se destina o presente Edital, será promovido pelo Instituto

Leia mais

P E D R O E A N E S L O B A T O

P E D R O E A N E S L O B A T O Código 170 872 A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S P E D R O E A N E S L O B A T O Ano Letivo 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3º ANO Expressão Físico-motora Bloco 3 GINÁSTICA Realiza as habilidades

Leia mais

DISCIPLINA DE ARTE OBJETIVOS: 1 Ano

DISCIPLINA DE ARTE OBJETIVOS: 1 Ano DISCIPLINA DE ARTE OBJETIVOS: 1 Ano Desenvolver e explorar as percepções manuais, artísticas e de ludicidade, desenvolvendo ainda as habilidades motoras e intelectuais. Estimular os sentidos e a sensibilidade

Leia mais