AGILITY TM Desempenho, produtividade e sustentabilidade em resinas para a fabricação de produtos absorventes higiênicos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AGILITY TM Desempenho, produtividade e sustentabilidade em resinas para a fabricação de produtos absorventes higiênicos"

Transcrição

1 AGILITY TM 6047 Desempenho, produtividade e sustentabilidade em resinas para a fabricação de produtos absorventes higiênicos

2 AGILITY TM 6047 O mercado de produtos absorventes higiênicos latino-americano vem crescendo significativamente, impulsionado, principalmente, por fatores socioeconômicos. De maneira geral, esses fatores têm contribuído com o aumento na taxa de penetração de produtos descartáveis no mercado regional. Por outro lado, vêm impondo desafios para toda a cadeia de valor, que precisa se diferenciar e se tornar mais competitiva. Os produtos absorventes higiênicos são feitos de várias matérias-primas e componentes pré-formados para que seus requisitos e funcionalidades sejam atendidos. Essas matérias-primas e componentes cumprem um papel relevante na diferenciação e equilíbrio entre custo e desempenho desses produtos. As poliolefinas são utilizadas em diversos componentes, entre eles os filmes backsheet, muito usados em produtos absorventes para evitar vazamento de líquidos e também por garantirem discrição. Como líder de mercado, a Dow inova constantemente no desenvolvimento de soluções que impulsionam o segmento de produtos higiênicos. Entre essas soluções, um destaque é a resina AGILITY 6047, que apresenta um conjunto único de benefícios que combina desempenho e sustentabilidade para toda a cadeia de valor. A resina AGILITY 6047 também garante aumento de produtividade e redução de custos para convertedores e proprietários de marca. AS EMPRESAS QUE UTILIZAM AGILITY 6047 PODEM TER OS SEGUINTES BENEFÍCIOS: Redução de Espessura (Downgauging) A resina AGILITY 6047 é um polietileno linear de média densidade, um copolímero de etileno-octeno que combina alta cristalinidade e baixa distribuição de peso molecular estreita. O produto foi projetado para extrusão plana de filmes backsheet em produtos absorventes higiênicos. Produto Índice de fluidez g/10 min Densidade 2, g/cc Tecnologia de fabricação Disponibilidade AGILITY ,0 0,947 Extrusão por cobertura Extrusão plana América Latina Tabela 1: propriedades físicas do AGILITY 6047.

3 Excelentes propriedades mecânicas A resina AGILITY 6047 oferece alta resistência à tração, uma característica fundamental para suportar tensões durante a conversão do filme e produção do produto absorvente higiênico. O módulo maior dos filmes backsheet à base dessa resina se traduz em uma superfície de impressão regular. A alta cristalinidade da resina AGILITY 6047 também se traduz em resistência à temperatura, atributo crucial para filmes finos devido à aplicação de adesivos hot melt no filme backsheet durante a produção do produto absorvente higiênico. A Tabela 2 e a Tabela 3 mostram as propriedades mecânicas dos filmes backsheet não respiráveis formulados com as resinas da Dow e projetados para aplicação de fraldas para bebês. Os filmes com 16 gsm foram produzidos na linha de extrusão plana piloto da Dow mediante condições de processamento similares. As formulações convencionais resultaram de blendas PEAD/PELBD/PEBD, e a formulação à base da resina AGILITY 6047 consiste em nova proposta apresentada pela Dow. As formulações convencionais basearam-se, aparentemente, em formulações utilizadas atualmente na América Latina para filmes backsheet não respiráveis usados em fraldas infantis. Adicionalmente, as formulações foram projetadas para se obter um filme com densidade geral comparável e, consequentemente, uma avaliação robusta de uma nova solução. Os dados apresentados garantem a redução de espessura de filmes à base da AGILITY Descrição das amostras convencional 1 convencional 2 à base de AGILITY TM 6047 Peso médio (gsm) Resistência à tração DM Tensão de escoamento média Carga de ruptura média Alongamento médio (%) Resistência à tração DT Tensão de escoamento média Carga de ruptura média Alongamento médio (%) 16 10,6 33, ,3 12, ,4 33, ,8 13, ,5 18, ,0 17,5 792 Tabela 2: propriedades de tensão de filmes não respiráveis experimentais produzidos na linha piloto da Dow (16 gsm +/- 1 gsm).

4 A Tabela 2 apresenta as propriedades de resistência à tração de filmes backsheet não respiráveis formulados e propostos pela Dow. O incremento de aproximadamente 10% e 20% na tensão do escoamento, tanto na direção da máquina quanto na direção transversal, respectivamente, é resultado da rigidez da AGILITY ASTM ASTM 1238 Obs.: trata-se de propriedades típicas que não devem ser interpretadas como especificações de vendas. O alto módulo da AGILITY 6047 permite a redução da espessura dos filmes backsheet com uma menor sensibilidade às partículas de Polímero Superabsorvente (Super Absorbent Polymer - SAP). A Tabela 3 apresenta o Módulo de Young 20 40% maior das formulações à base da AGILITY 6047, em sentido transversal e sentido máquina. Módulo DM Módulo DT Descrição das amostras Módulo Sec Médio 1% Módulo Sec Médio 2% Módulo de Young Módulo Sec Médio 1% Módulo Sec Médio 2% Módulo de Young convencional 1 convencional 2 à base de AGILITY TM Tabela 3: módulo de filmes não respiráveis experimentais produzidos na linha piloto da Dow (16 gsm +/- 1 gsm)³.

5 Processo mais robusto e filme com desempenho uniforme A extrusão plana de filmes orienta o filme apenas na direção da máquina, gerando uma diferença nas propriedades dessa direção e da direção transversal. Para se conseguir as propriedades desejadas, a estabilidade do processo é fundamental. Uma nova proposta de formulação à base da resina AGILITY 6047 garante formação de filme homogêneo com menor ou nenhuma ressonância. A maior consistência da extrusão de filmes à base da resina AGILITY 6047 é explicada pelo melhor comportamento reológico, o que afeta positivamente o controle da espessura por toda a largura do filme quando comparado a formulações convencionais à base de mesclas PEAD/PELBD/PEBD. Com isso, a extrusão de filmes à base da resina AGILITY 6047 oferece melhor controle da redução da espessura e maior uniformidade, características fundamentais para filmes finos e uma demanda real no mercado de produtos de higiene. Em outras palavras, a estabilidade de processo avançada se traduz em processo e produto final mais robustos. Adicionalmente, a resina AGILITY 6047 permite formulações simplificadas em comparação a formulações backsheet convencionais, o que contribui para uma melhor disciplina operacional e consistência geral do produto final. Com a resina AGILITY 6047, os convertedores têm mais flexibilidade durante a produção de filmes que demandam diferentes atributos técnicos, tais como backsheets para fraldas infantis, absorventes higiênicos femininos e embalagem secundária de absorventes higiênicos femininos.

6 Desempenho que garante produtividade e redução de custo A formulação simplificada também garante neck in menor ou equivalente a formulações com resinas convencionais da Dow. A combinação certa com PEBDs especializados da Dow tem demonstrado um efeito sinergístico que resulta em um melhor desempenho geral. Graças ao processo robusto e à extrusão homogênea do filme, também são possíveis velocidades de linha mais altas, o que se traduz em custo reduzido por peso unitário de filme. Em outras palavras, as formulações à base da resina AGILITY 6047 garantem maior produtividade. A resina AGILITY 6047 reúne um conjunto único de benefícios que permite diferenciação e competitividade. Principais atributos de desempenho da resina AGILITY TM 6047 traduzidos em vantagens para convertedores e proprietários de marcas: Redução de espessura Resistência a temperaturas AGILITY 6047 Processabilidade Produtividade Resistência à tração

7 Sustentabilidade O desempenho diferenciado da resina AGILITY 6047 permite que os formuladores reduzam o peso dos filmes backsheet e, consequentemente, produzam mais produtos absorventes higiênicos por quilo de resina em comparação às formulações convencionais. Além disso, a estabilidade térmica do material garante menor acúmulo de partículas/resíduos na face da matriz, o que significa redução nas paralisações para manutenção e maior economia. Essa redução nas paralisações também é possível devido a um melhor pacote de estabilização que ajuda a diminuir a geração de géis. Economia de custos Como é possível reduzir o custo total produzindo filmes backsheet à base da AGILITY 6047? 4 Redução Espessura custos Convencional Maior módulo produtividade Menor neck in, velocidades de linha mais altas DoWNtime Melhor estabilidade térmica (redução da geração de géis e partículas negras) Sustentabilidade Mais com menos nova proposta 10-20% 4 A economia de custos depende das condições operacionais e do sistema. Deve-se avaliar caso a caso.

8 Dow Brasil dowplasticos.com Para mais informações, entre em contato conosco pelos telefones a seguir: América Latina Fone/Fax: Europa Fone: Fax: Outras regiões globais Fone: Fax: Estados Unidos ou Canadá Fone: Fax: Pacífico Fone: Fax: Aviso: não se deve depreender qualquer liberdade de violação de qualquer patente pertencente à Dow ou a outras empresas. Considerando que as condições de uso e as leis aplicáveis podem divergir de um local para outro e podem mudar no decorrer do tempo, o Cliente é responsável por determinar se os produtos e as informações contidas neste documento são apropriados para o uso do Cliente e por garantir que o local de trabalho e as práticas de descarte do Cliente estejam em conformidade com as leis e outros atos governamentais aplicáveis. A tecnologia representada neste documento pode não estar registrada ainda, e os produtos relacionados talvez ainda não estejam disponíveis em todas as regiões nas quais a Dow tenha representação. As reivindicações feitas podem não ter sido aprovadas para uso em todos os países. A Dow não assume qualquer obrigação ou responsabilidade pelas informações inseridas neste documento. NENHUMA GARANTIA É OFERECIDA; TODAS AS GARANTIAS IMPLÍCITAS DE COMERCIALIZAÇÃO OU ADEQUAÇÃO A UM PROPÓSITO ESPECÍFICO ESTÃO EXPRESSAMENTE EXCLUÍDAS. Aviso: quaisquer fotografias de aplicações de uso final existentes neste documento representam possíveis aplicações de uso final, mas não representam necessariamente aplicações comerciais atuais, nem representam um endosso feito pela Dow para os produtos reais. Além disso, essas fotografias são apenas para fins de ilustração e não refletem endosso ou patrocínio de qualquer outro fabricante para um possível produto ou aplicação de uso final específico, ou para a Dow, ou para produtos específicos fabricados pela Dow. As referências à Dow ou à Company significam The Dow Chemical Company e suas subsidiárias consolidadas, a menos que especificado expressamente de outra forma. Marca comercial de The Dow Chemical Company ( Dow ) ou de uma empresa afiliada da Dow Formulário Nº

Desempenho, produtividade e sustentabilidade em resinas para a fabricação de produtos absorventes higiênicos

Desempenho, produtividade e sustentabilidade em resinas para a fabricação de produtos absorventes higiênicos Desempenho, produtividade e sustentabilidade em resinas para a fabricação de produtos absorventes higiênicos 2 AGILITY TM 6047 O mercado de produtos absorventes higiênicos latinoamericano vem crescendo

Leia mais

Dow Packaging & Specialty Plastics. Soluções Dow Stretch Hood Soluções inovadoras para convertedores e usuários

Dow Packaging & Specialty Plastics. Soluções Dow Stretch Hood Soluções inovadoras para convertedores e usuários Packaging & Specialty Plastics Soluções Stretch Hood Soluções inovadoras para convertedores e usuários Packaging & Specialty Plastics Com uma extensa linha inovadora de resinas poliolefínicas, a pode auxiliar

Leia mais

Dow Packaging & Specialty Plastics Irrigação localizada e FINGERPRINT :

Dow Packaging & Specialty Plastics Irrigação localizada e FINGERPRINT : Irrigação localizada e FINGERPRINT : um compromisso com a sustentabilidade A água e a agricultura O setor agrícola enfrenta o desafio de atender à crescente demanda por alimentos e produtos agrícolas em

Leia mais

Tecnologia Híbrida de Epóxi e Acrílico - MAINCOTE AEH

Tecnologia Híbrida de Epóxi e Acrílico - MAINCOTE AEH Dow Coating Materials Tecnologia Híbrida de Epóxi e Acrílico - Menos COVs, retorno mais rápido ao trabalho. Combinando a durabilidade do acrílico com a resistência química do epóxi, a resina MAINCOTE AEH

Leia mais

Soluções Dow: embalagens de transporte e unitização

Soluções Dow: embalagens de transporte e unitização Performance Plastics Dow Packaging & Specialty Plastics Soluções Dow: embalagens de transporte e unitização Tendências no mercado de unitização de paletes A economia latino-americana apresentou um crescimento

Leia mais

Dow Packaging & Specialty Plastics. Adesivos sensíveis à pressão

Dow Packaging & Specialty Plastics. Adesivos sensíveis à pressão Dow Packaging & Specialty Plastics Adesivos sensíveis à pressão O portfólio abrangente de adesivos base água da Dow é conhecido por sua qualidade e desempenho uniforme em aplicações de fitas adesivas especiais,

Leia mais

PARALOID Edge ISO-Free

PARALOID Edge ISO-Free Dow Coating Materials PARALOID Edge ISO-Free Tecnologia livre de isocianato Coating Materials Acabamentos mais rápidos A tecnologia PARALOID Edge ISO-Free da Dow Coating Materials representa uma grande

Leia mais

Soluções para o mercado de revestimentos por extrusão

Soluções para o mercado de revestimentos por extrusão Performance Plastics Dow Packaging & Specialty Plastics Soluções para o mercado de revestimentos por extrusão Com mais de 50 anos de história no mercado de revestimentos e laminação por extrusão, a Dow

Leia mais

Poliuretanos. Sistemas VORAMER. A solução que expande os limites das aplicações em poliuretano.

Poliuretanos. Sistemas VORAMER. A solução que expande os limites das aplicações em poliuretano. Poliuretanos Sistemas VORAMER A solução que expande os limites das aplicações em poliuretano. VORAMER. Uma tecnologia, diversas soluções. Os produtos VORAMER atendem às tendências do mercado de maneira

Leia mais

Performance Plastics. Packaging & Specialty Plastics

Performance Plastics. Packaging & Specialty Plastics Performance Plastics Packaging & Specialty Plastics Polietilenos Lineares de Baixa Densidade (LLDPE) para o Mercado de Alimentos e Especialidades Amplo portfolio de funcionalidades para melhores embalagens.

Leia mais

Soluções de embalagens para produtos congelados Embalagens e Plásticos de Especialidade

Soluções de embalagens para produtos congelados Embalagens e Plásticos de Especialidade Soluções de embalagens para produtos congelados Embalagens e Plásticos de Especialidade As tendências globais do mercado de alimentos mostram que a preocupação com a segurança no fornecimento de alimentos

Leia mais

SOLUÇÕES COM BARREIRA PARA ALIMENTOS SECOS

SOLUÇÕES COM BARREIRA PARA ALIMENTOS SECOS SOLUÇÕES COM BARREIRA PARA ALIMENTOS SECOS SOLUÇÕES COM BARREIRA PARA ALIMENTOS SECOS Tendências Globais do Mercado de Alimentos e Bebidas A praticidade é o principal impulsionador para os usuários finais,

Leia mais

Dow Packaging & Specialty Plastics. Soluções para o mercado de revestimentos por extrusão

Dow Packaging & Specialty Plastics. Soluções para o mercado de revestimentos por extrusão Soluções para o mercado de revestimentos por extrusão Com mais de 50 anos de história no mercado de revestimentos e laminação por extrusão, a Dow assume o compromisso de oferecer produtos inovadores, expertise

Leia mais

MICRO IRRIGAÇÃO & RESINAS FINGERPRINT

MICRO IRRIGAÇÃO & RESINAS FINGERPRINT MICRO IRRIGAÇÃO & RESINAS FINGERPRINT 2 MICRO IRRIGAÇÃO & RESINAS FINGERPRINT COMPROMISSO, QUALIDADE E EXCELENTE DESEMPENHO A superfície total do Brasil é de 851 milhões de hectares, dos quais aproximadamente

Leia mais

Soluções Dow: Embalagens de Transporte e Unitização

Soluções Dow: Embalagens de Transporte e Unitização Soluções Dow: Embalagens de Transporte e Unitização 1 Cenário atual: a indústria de embalagens secundárias A economia latino-americana apresentou um crescimento expressivo nas últimas décadas e, com isso,

Leia mais

Dow Packaging & Specialty Plastics. Filmes agrícolas Dow na tecnificação do campo

Dow Packaging & Specialty Plastics. Filmes agrícolas Dow na tecnificação do campo Dow Packaging & Specialty Plastics Filmes agrícolas Dow na tecnificação do campo Em 2050, a população mundial estimada será de 9 bilhões de habitantes. Para satisfazer a crescente necessidade humana de

Leia mais

Maciez, extensibilidade e processabilidade de uma marca comprovada em resinas para a fabricação de não-tecidos ASPUN

Maciez, extensibilidade e processabilidade de uma marca comprovada em resinas para a fabricação de não-tecidos ASPUN Maciez, extensibilidade e processabilidade de uma marca comprovada em resinas para a fabricação de não-tecidos ASPUN Resina de Fibra ASPUN é um material à base de polietileno utilizado na produção de

Leia mais

Surfactantes EcoSense. Nossa nova linha de surfactantes provenientes de fontes naturais e biodegradáveis. Visão geral

Surfactantes EcoSense. Nossa nova linha de surfactantes provenientes de fontes naturais e biodegradáveis. Visão geral Surfactantes EcoSense Nossa nova linha de surfactantes provenientes de fontes naturais e biodegradáveis Visão geral Visão geral Os surfactantes EcoSense são uma nova linha de surfactantes da Dow Personal

Leia mais

Dow Epóxi Soluções e tecnologias inovadoras para o mercado de Engenharia Civil

Dow Epóxi Soluções e tecnologias inovadoras para o mercado de Engenharia Civil Dow Epóxi Soluções e tecnologias inovadoras para o mercado de Engenharia Civil 2 PRODUTOS E TECNOLOGIAS INOVADORAs Um pacote completo de soluções para as necessidades do mercado de Engenharia Civil Com

Leia mais

ACUDYNE TM 1000 Polímero para Modelagem do Cabelo

ACUDYNE TM 1000 Polímero para Modelagem do Cabelo ACUDYNE TM 1000 Polímero para Modelagem do Cabelo para excelente fixação e durabilidade do penteado Aspectos Gerais Com o Polímero para Modelagem do Cabelo ACUDYNE TM, os formuladores de produtos para

Leia mais

O ESPETÁCULO VAI COMEÇAR EMBALAGENS COM DESEMPENHO NUNCA ANTES VISTO

O ESPETÁCULO VAI COMEÇAR EMBALAGENS COM DESEMPENHO NUNCA ANTES VISTO O ESPETÁCULO VAI COMEÇAR EMBALAGENS COM DESEMPENHO NUNCA ANTES VISTO APRESENTAMOS INNATE RESINAS PARA EMBALAGENS DE PRECISÃO A nova estrela de filmes Quais diferenciais são necessários para ser bem-sucedido

Leia mais

Resinas de especialidades para o mercado de alimentos Portfolio para soluções na indústria de embalagens

Resinas de especialidades para o mercado de alimentos Portfolio para soluções na indústria de embalagens Performance Plastics Dow Packaging & Specialty Plastics Resinas de especialidades para o mercado de alimentos Portfolio para soluções na indústria de embalagens Dow Packaging & Specialty Plastics Resinas

Leia mais

O processo básico de filmes tubulares por sopro está ilustrado

O processo básico de filmes tubulares por sopro está ilustrado VI - EXTRUSÃO DE FILMES TUBULARES VI.1 - Descrição do processo O processo básico de filmes tubulares por sopro está ilustrado na Figura VI.1. Figura VI.1 Ilustração de um processo de filme tubular por

Leia mais

Araldite AW 5194 BR Hardener HW 5189 BR

Araldite AW 5194 BR Hardener HW 5189 BR Advanced Materials Araldite AW 5194 BR Hardener HW 5189 BR ADESIVO URETÂNICO MULTI-USO Descrição Araldite AW 5194 BR e Hardener HW 5189 BR é um material viscoso, tixotrópico, de cura rápida à temperatura

Leia mais

Aditivos para espuma de poliuretano VORASURF

Aditivos para espuma de poliuretano VORASURF ditivos para espuma de poliuretano VORSURF ditivos para espuma de poliuretano VORSURF Materiais comprovados e de alta qualidade Dow oferece surfactantes de silicone de alta qualidade, além disso a empresa

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DE NANOCOMPÓSITOS PREPARADOS COM BLENDA DE POLIETILENO.

CARACTERIZAÇÃO DE NANOCOMPÓSITOS PREPARADOS COM BLENDA DE POLIETILENO. CARACTERIZAÇÃO DE NANOCOMPÓSITOS PREPARADOS COM BLENDA DE POLIETILENO. Camila M. O. Wolski 1, Jéssica K. Akishino 1, Mario S. Cabussu 2, Kleber F. Portella 1, Paulo C. Inone 1, Marilda Munaro 1 *. 1* -

Leia mais

Um divisor de águas em inovação de produtos de fibra de vidro, que deve apoiar o crescimento das aplicações referentes aos processos químicos e de

Um divisor de águas em inovação de produtos de fibra de vidro, que deve apoiar o crescimento das aplicações referentes aos processos químicos e de : Um novo roving directo, compatível com epóxi, desenvolvido com o objetivo de suprir a demanda do setor por um reforço de alto desempenho e com processamento de classe mundial Um divisor de águas em inovação

Leia mais

Profa. Márcia A. Silva Spinacé

Profa. Márcia A. Silva Spinacé 1º Quadrimestre 2017 Profa. Márcia A. Silva Spinacé AULA 05 Introdução à formulação Componentes de uma formulação Cargas Diferentes tipos de Aditivos e suas características Discussão sobre um tipo específico

Leia mais

BOLETIM TÉCNICO BOLETIM TÉCNICO RESINA HEC 001 ENDURECEDOR HEH 2002 ENDURECEDOR HEH 2003 ENDURECEDOR W 57.01

BOLETIM TÉCNICO BOLETIM TÉCNICO RESINA HEC 001 ENDURECEDOR HEH 2002 ENDURECEDOR HEH 2003 ENDURECEDOR W 57.01 BOLETIM TÉCNICO RESINA HEC 001 ENDURECEDOR HEH 2002 ENDURECEDOR HEH 2003 ENDURECEDOR W 57.01 Resina HEC 001_Endurecedor HEH 2002_Endurecedor HEH 2003_Endurecedor W 57.01 Resina epóxi de enchimento e ligação

Leia mais

Fluidos de base sintética VISCOBASE. Desempenho e eficiência para aplicações exigentes

Fluidos de base sintética VISCOBASE. Desempenho e eficiência para aplicações exigentes Fluidos de base sintética VISCOBASE Desempenho e eficiência para aplicações exigentes Fluidos básicos de alto desempenho e aditivos de lubrificantes A Evonik Oil Additives é uma importante fornecedora

Leia mais

DuPont Minlon. Guia de produtos e propriedades. resinas termoplásticas de engenharia

DuPont Minlon. Guia de produtos e propriedades. resinas termoplásticas de engenharia DuPont Minlon resinas termoplásticas de engenharia Guia de produtos e propriedades 1 2 4 3 O logotipo Oval da DuPont, DuPont, The Miracles of Science*, e Minlon são marcas registradas ou marcas requeridas

Leia mais

PAINEL STONEWOOL COMPOSITE HONEYCOMB DA ARCHICOM TM

PAINEL STONEWOOL COMPOSITE HONEYCOMB DA ARCHICOM TM STONEWOOL COMPOSITE HONEYCOMB ESTAMOS COMPROMETIDOS COM O VALOR E COM A QUALIDADE ARQUITETURA IDENTIDADE CORPORA TIVA EXIBIÇÃO TRANSPORTE INDÚSTRIA SOBRE A SUSTENTABILIDADE RIGIDEZ As estruturas prensadas

Leia mais

MOLDAGEM ROTACIONAL ROTOMOLDAGEM

MOLDAGEM ROTACIONAL ROTOMOLDAGEM MOLDAGEM ROTACIONAL OU ROTOMOLDAGEM Rotomoldagem Vantagens Custo do molde relativamente baixo; Possibilidade de produzir peças de grande volume; Não gera tensões internas na peça; Facilidade nas substituições

Leia mais

BT 0168 BOLETIM TÉCNICO RESINA EC 141_ENDURECEDOR W 241

BT 0168 BOLETIM TÉCNICO RESINA EC 141_ENDURECEDOR W 241 BT 0168 BOLETIM TÉCNICO RESINA EC 141_ENDURECEDOR W 241 Elaborador: Verificadores: Aprovador: Resina EC 141_Endurecedor W 241 Resina epóxi de enchimento e superfície

Leia mais

solução inovadora para seu projeto

solução inovadora para seu projeto solução inovadora para seu projeto Qualidade máxima que se vê O que é? A linha Nanomaxx, exclusiva da Alucomaxx, é feita a partir de painéis de alumínio composto (ACM) com resina a base de Fluoreto de

Leia mais

OSB 3 PUR. O painel OSB universal DESCRIÇÃO PROPRIEDADES APLICAÇÕES

OSB 3 PUR. O painel OSB universal DESCRIÇÃO PROPRIEDADES APLICAÇÕES DESCRIÇÃO O OSB 3 é um painel estrutural de elevado desempenho, altamente técnico, fabricado a partir de aparas longas de madeira cortadas de troncos de pequeno diâmetro e aglomeradas com uma cola resistente

Leia mais

TÍTULO: ESTUDO COMPARATIVO DO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE CORPOS POLIMÉRICOS A BASE DE ABS E PLA OBTIDOS POR IMPRESSÃO 3D

TÍTULO: ESTUDO COMPARATIVO DO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE CORPOS POLIMÉRICOS A BASE DE ABS E PLA OBTIDOS POR IMPRESSÃO 3D TÍTULO: ESTUDO COMPARATIVO DO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE CORPOS POLIMÉRICOS A BASE DE ABS E PLA OBTIDOS POR IMPRESSÃO 3D CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO:

Leia mais

A Wanhua Chemical foi estabelecida em 1998 e relacionada na Bolsa de Valores de Xangai em 2001.

A Wanhua Chemical foi estabelecida em 1998 e relacionada na Bolsa de Valores de Xangai em 2001. A Wanhua Chemical foi estabelecida em 1998 e relacionada na Bolsa de Valores de Xangai em 2001. Na qualidade de maior fabricante de MDI e TPU na região Ásia-Pacífico, e maior fornecedor de TDI da Europa,

Leia mais

Mobil SHC Cibus Série Lubrificantes de Alto Desempenho com Registro NSF H1 para Maquinário da Indústria de Alimentos

Mobil SHC Cibus Série Lubrificantes de Alto Desempenho com Registro NSF H1 para Maquinário da Indústria de Alimentos Cibus Série Lubrificantes de Alto Desempenho com Registro NSF H1 para Maquinário da Indústria de Alimentos Descrição do Produto Os óleos Cibus são lubrificantes de desempenho excepcional para engrenagens,

Leia mais

Soluções de Depressores de Ponto de Fluidez (PPD) VISCOPLEX dos especialistas em lubrificantes de baixa temperatura

Soluções de Depressores de Ponto de Fluidez (PPD) VISCOPLEX dos especialistas em lubrificantes de baixa temperatura Soluções de Depressores de Ponto de Fluidez (PPD) VISCOPLEX dos especialistas em lubrificantes de baixa temperatura MANTENDO O FLUXO DE LUBRIFICANTES NO FRIO Os lubrificantes são propensos ao acúmulo de

Leia mais

Performance Plastics. Dow Packaging & Specialty Plastics

Performance Plastics. Dow Packaging & Specialty Plastics Performance Plastics Dow Packaging & Specialty Plastics Polietilenos lineares de baixa densidade (LLDPE) para o mercado de alimentos e especialidades Amplo portfolio de funcionalidades para melhores embalagens

Leia mais

PP CHAPA GRAVADA DATASHEET

PP CHAPA GRAVADA DATASHEET Pág. 1 / 7 As chapas gravadas de polipropileno possuem um lado gravado (com textura) e o outro liso, podem também possuir gravação em ambos os lados mediante a consulta. São ideais para aplicações de corte,

Leia mais

BT 0017 BOLETIM TÉCNICO RESINA MC 153 NF BLUE_ ENDURECEDOR W 57.01

BT 0017 BOLETIM TÉCNICO RESINA MC 153 NF BLUE_ ENDURECEDOR W 57.01 BT 0017 BOLETIM TÉCNICO RESINA MC 153 NF BLUE_ ENDURECEDOR W 57.01 Elaborador: Verificadores: Aprovador: Resina MC 153 NF Blue_Endurecedor W 57.01 Resina epóxi

Leia mais

Adesivos Estruturais Jet-Weld TM TE-030 TE-031 TE-100 TS-230

Adesivos Estruturais Jet-Weld TM TE-030 TE-031 TE-100 TS-230 Dados Técnicos Agosto/99 Descrição do Produto TE-030 TE-031 TE-100 TS-230 Produto extrusivo, com rápido tempo de cura inicial, utilizado para colagem de madeira. Produto extrusivo com rápido tempo de cura

Leia mais

Mais conforto e elasticidade a produtos de higiene

Mais conforto e elasticidade a produtos de higiene Performance Plastics Dow Packaging & Specialty Plastics Mais conforto e elasticidade a produtos de higiene Inovação que faz sentido Além da necessidade de praticidade, a Dow Higiene & Medicina entende

Leia mais

Deixe nossas inovações surpreender você!

Deixe nossas inovações surpreender você! Deixe nossas inovações surpreender você! Fundada em 1992 A EMPRESA 100% Brasileira Tecnologias próprias para crosslinking Patentes Nacionais e Internacionais Alta Capacidade Produtiva Assistência Técnica

Leia mais

Capítulo 3: Propriedades mecânicas dos materiais

Capítulo 3: Propriedades mecânicas dos materiais Capítulo 3: Propriedades mecânicas dos materiais O ensaio de tração e compressão A resistência de um material depende de sua capacidade de suportar uma carga sem deformação excessiva ou ruptura. Essa propriedade

Leia mais

LIQUITINT CORANTES POLIMÉRICOS

LIQUITINT CORANTES POLIMÉRICOS LIQUITINT CORANTES POLIMÉRICOS SOBRE A UNIVAR Fundada em 1924, a Univar é líder global em distribuição de produtos químicos e serviços inovadores. A empresa opera uma rede de mais de 850 instalações de

Leia mais

solução inovadora para seu projeto

solução inovadora para seu projeto solução inovadora para seu projeto Qualidade máxima que se vê O que é? A linha Nanomaxx, exclusiva da Alucomaxx, é feita a partir de painéis de alumínio composto (ACM) com resina a base de Fluoreto de

Leia mais

3 MATERIAIS E MÉTODOS

3 MATERIAIS E MÉTODOS 40 3 MATERIAIS E MÉTODOS 3.1 MATERIAL O material utilizado para realização dos ensaios necessários para suportar este trabalho foi o aço baixa liga 2.1/4Cr 1Mo temperado e revenido, conforme especificação

Leia mais

O Poliuretano e a Economia de Energia

O Poliuretano e a Economia de Energia O Poliuretano e a Economia de Energia A Busca por Materiais cada vez mais Eficientes Novembro de 2012 Fernanda Porto Painel Isolamento Térmico Agenda Desafios da Industria de Refrigeração Novas Tecnologias

Leia mais

Fórum de Papéis para Embalagens. Francisco Cesar Razzolini Klabin S.A. 26/08/2002

Fórum de Papéis para Embalagens. Francisco Cesar Razzolini Klabin S.A. 26/08/2002 Fórum 2002 A Reciclagem e a Produção de Papéis para Embalagens Francisco Cesar Razzolini Klabin S.A. 26/08/2002 O Papel e o meio ambiente O PAPEL é, em última análise, produzido em bases sustentáveis com

Leia mais

Pet Food. Soluções para secagem e resfriamento.

Pet Food. Soluções para secagem e resfriamento. Soluções para secagem e Innovations for a better world. Drying Technology. Built on a History of Innovation. Tecnologia de secagem. Construída sobre uma história de inovação. A produção de alimentos para

Leia mais

Apresentação Auriquímica Overview Plastificantes Ftálicos Alternativa Procedimento Experimental Resultados Conclusão

Apresentação Auriquímica Overview Plastificantes Ftálicos Alternativa Procedimento Experimental Resultados Conclusão Apresentação Auriquímica Overview Plastificantes Ftálicos Alternativa Procedimento Experimental Resultados Conclusão Fundação: 1985 Distribuição e fornecimento de matérias primas de alta qualidade e reconhecimento

Leia mais

Soluções para Fechamento de Caixas 3M. Seus produtos em segurança da fábrica até a entrega.

Soluções para Fechamento de Caixas 3M. Seus produtos em segurança da fábrica até a entrega. Soluções para Fechamento de Caixas 3M Seus produtos em segurança da fábrica até a entrega. Ir além em cada detalhe. Muito mais que produzir soluções inovadoras, a 3M leva a ciência aplicada às necessidades

Leia mais

Fachadas: Patologias, Produtos e Projetos

Fachadas: Patologias, Produtos e Projetos Fachadas: Patologias, Produtos e Projetos Hard Sistema de Fixação e Vedação Empresa brasileira, fabricante de parafusos, selantes e resinas; Fundada a 33 anos; Matriz em Joinville SC; Atua no Brasil e

Leia mais

VBRMo4. O melhor do aço para fazer sua produção valer ouro

VBRMo4. O melhor do aço para fazer sua produção valer ouro VBRMo4 O melhor do aço para fazer sua produção valer ouro mercado Nos últimos 20 anos, a tecnologia impactou significativamente o setor sucroenergético, assim como o mercado em geral, e trouxe novas perspectivas

Leia mais

MPI 3841 Transparente Brilho Removível Data: 05/05/2017

MPI 3841 Transparente Brilho Removível Data: 05/05/2017 BOLETIM TÉCNICO B o l e t i m DE d PRODUo e P UTO r d u t o MPI 3841 Transparente Brilho Removível Data: 05/05/2017 Descrição: O MPI 3841 é um material transparente brilhante para aplicações promocionais

Leia mais

HASTES, PORCAS E ARRUELAS

HASTES, PORCAS E ARRUELAS HASTES, PORCAS E ARRUELAS SISTEMAS DE ANCORAGENS QUÍMICAS 1 APRESENTAÇÃO: 1.1 Descrição O conjunto de hastes, porcas e arruelas é confeccionado em aço carbono e com rosca padrão polegada, que atende normas

Leia mais

BARRAS ROSCADA, PORCAS E ARRUELAS

BARRAS ROSCADA, PORCAS E ARRUELAS BARRAS ROSCADA, PORCAS E ARRUELAS APLICAÇÕES GERAIS 1 APRESENTAÇÃO: 1.1 Descrição As barras roscadas, porcas e arruelas são confeccionadas em aço carbono e inoxidável, com rosca padrão polegada e que atende

Leia mais

Fita Dupla Face com Adhesive 200MP

Fita Dupla Face com Adhesive 200MP Fita Dupla Face com Adhesive 200MP Boletim Técnico Maio, 2016 Descrição do Produto A fita com adesivo 3M 200MP possui um filme de poliéster fino para estabilidade dimensional e um melhor manuseio com a

Leia mais

GEOMEMBRANA PEAD MANUAL TÉCNICO

GEOMEMBRANA PEAD MANUAL TÉCNICO GEOMEMBRANA PEAD MANUAL TÉCNICO NEOPLASTIC EMBALAGENS PLÁSTICAS LTDA. Av. Pacaembu, 485 Serra dos Abreus Franco da Rocha SP CEP: 07810-000 Telefone: (11) 4443-1000 Fax: (11) 4443-1025 site: www.neoplastic.com.br

Leia mais

FITA VHB CV 150 DATASHEET

FITA VHB CV 150 DATASHEET Pág.1/5 DESCRIÇÃO DO ADESIVO O adesivo utilizado na fabricação desta fita é de alto desempenho e apresenta força de fixação em aplicações de longa duração. A força de adesão e de coesão das fitas da família

Leia mais

LIQUITINT ESCOLHA UMA COR, QUALQUER COR. CORANTES POLIMÉRICOS NÃO HÁ INFLUÊNCIA MAIS PODEROSA PARA ATRAIR CLIENTES DO QUE A COR.

LIQUITINT ESCOLHA UMA COR, QUALQUER COR. CORANTES POLIMÉRICOS NÃO HÁ INFLUÊNCIA MAIS PODEROSA PARA ATRAIR CLIENTES DO QUE A COR. ESCOLHA UMA COR, QUALQUER COR. Qualquer uma que lhe inspire. E use-a para orientar, influenciar e moldar as impressões de seus clientes sem proferir uma única palavra. NÃO HÁ INFLUÊNCIA MAIS PODEROSA PARA

Leia mais

Laminação manual ( hand-lay-up) Filament Winding RTM Etc.

Laminação manual ( hand-lay-up) Filament Winding RTM Etc. Advanced Materials DCE- Design & Composites Engineering REN LAM Resina epóxi, de baixa viscosidade, de cura a temperatura ambiente e a calor, utilizada para a fabricação de Compósites, seje ele laminado

Leia mais

Oficina de Identificação de Plásticos. Grupo Lavoisier Escola Frei Plácido

Oficina de Identificação de Plásticos. Grupo Lavoisier Escola Frei Plácido Oficina de Identificação de Plásticos Grupo Lavoisier Escola Frei Plácido O que são plásticos? São polímeros sintéticos, ou seja, grandes moléculas fabricadas para suprir nossas necessidades com custo

Leia mais

DuPont Zytel. resina de nylon. Guia de Produtos e Propriedades

DuPont Zytel. resina de nylon. Guia de Produtos e Propriedades Guia de Produtos e Propriedades DuPont Zytel resina de nylon O logotipo Oval da DuPont, DuPont, The Miracles of Science*, e Zytel são marcas registradas ou marcas requeridas de E.I. du Pont de Nemours

Leia mais

Broad Base. Best Solutions. SIGRAFIL Fibras de carbono curtas

Broad Base. Best Solutions. SIGRAFIL Fibras de carbono curtas Broad Base. Best Solutions. COMPOSITEs Fibers and MATERIALS SIGRAFIL Fibras de carbono curtas 2 Fibras de carbono e materiais compósitos fabricados pelo SGL Group. Q Amplo portfólio de produtos Q Cadeia

Leia mais

Introdução Conteúdo que vai ser abordado:

Introdução Conteúdo que vai ser abordado: Introdução Conteúdo que vai ser abordado: Considerações sobre seleção de materiais; Propriedades dos materiais (metais, polímeros e cerâmicas); Seleção de materiais segundo: Resistência mecânica Resistência

Leia mais

Epibond 200 B Hardener Aparência Cinza Âmbar Cinza Visual Densidade g/cm ASTM D792

Epibond 200 B Hardener Aparência Cinza Âmbar Cinza Visual Densidade g/cm ASTM D792 Advanced Materials Epibond 200 A/B ADESIVO ESTRUTURAL Descrição O Epibond 200 A / B é um adesivo estrutural bicomponente, cura a temperatura ambiente, projetado para temperaturas até 93 C. É adequado para

Leia mais

Capítulo 4 Propriedades Mecânicas dos Materiais

Capítulo 4 Propriedades Mecânicas dos Materiais Capítulo 4 Propriedades Mecânicas dos Materiais Resistência dos Materiais I SLIDES 04 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com Propriedades Mecânicas dos Materiais 2 3 Propriedades

Leia mais

BOLETIM TÉCNICO BOLETIM TÉCNICO RESINA PC 26 ENDURECEDOR G 226 CARGA HF-32

BOLETIM TÉCNICO BOLETIM TÉCNICO RESINA PC 26 ENDURECEDOR G 226 CARGA HF-32 BOLETIM TÉCNICO RESINA PC 26 ENDURECEDOR G 226 CARGA HF-32 Resina PC 26_Endurecedor G 226_Carga HF-32 Resina poliuretânica para prototipagem rápida Descrição Resina PC 26_Endurecedor G 226 formam um sistema

Leia mais

Garanta desempenho do instrumento excepcional com lâmpadas de deutério de longa duração originais Agilent

Garanta desempenho do instrumento excepcional com lâmpadas de deutério de longa duração originais Agilent Garanta desempenho do instrumento excepcional com lâmpadas de deutério de longa duração originais Comparação de lâmpadas de deutério de longa duração e de outros fornecedores Descrição técnica Introdução

Leia mais

Adesivos Estruturais Jet-Weld TM TE-030 TE-031 TE-100 TS-230 Dados Técnicos Jun / 2017

Adesivos Estruturais Jet-Weld TM TE-030 TE-031 TE-100 TS-230 Dados Técnicos Jun / 2017 Dados Técnicos Jun / 07 Descrição do Produto TE-030 Produto extrusivo, com rápido tempo de cura inicial, utilizado para colagem de madeira. TE-03 TE-00 TS-30 Produto extrusivo com rápido tempo de cura

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO ENSAIO DE OOT COMO ALTERNATIVA AO OIT PARA COMPOSTOS COM BAIXA ESTABILIDADE TERMO-OXIDATIVA

UTILIZAÇÃO DO ENSAIO DE OOT COMO ALTERNATIVA AO OIT PARA COMPOSTOS COM BAIXA ESTABILIDADE TERMO-OXIDATIVA UTILIZAÇÃO DO ENSAIO DE OOT COMO ALTERNATIVA AO OIT PARA COMPOSTOS COM BAIXA ESTABILIDADE TERMO-OXIDATIVA Rubens E. dos Santos 1,2*, Pedro A. P. Nascente 2 1* Centro de Caracterização e Desenvolvimento

Leia mais

BT 0055 BOLETIM TÉCNICO ADESIVO H-8 A_ADESIVO H-8 B

BT 0055 BOLETIM TÉCNICO ADESIVO H-8 A_ADESIVO H-8 B BT 0055 BOLETIM TÉCNICO ADESIVO H-8 A_ADESIVO H-8 B Elaborador: Verificadores: Aprovador: Adesivo H-8 A_Adesivo H-8 B Adesivo epóxi para colagem de placas Descrição

Leia mais

ISOLAMENTO ACÚSTICO DE ALTO RENDIMENTO PARA UM AMBIENTE MAIS SILENCIOSO

ISOLAMENTO ACÚSTICO DE ALTO RENDIMENTO PARA UM AMBIENTE MAIS SILENCIOSO ISOLAMENTO ACÚSTICO DE ALTO RENDIMENTO PARA UM AMBIENTE MAIS SILENCIOSO Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Excelente rendimento como absorvente acústico. Flexível e leve. Combinação de propriedades térmicas

Leia mais

LEWATIT MonoPlus S 108

LEWATIT MonoPlus S 108 Lewatit MonoPlus S 108 é uma resina de troca iônica fortemente ácida, do tipo gel na forma de Na com contas de tamanho uniforme (monodispersa) com base no copolímero de estireno-divinilbenzeno. Devido

Leia mais

5 Discussão dos resultados

5 Discussão dos resultados 103 5 Discussão dos resultados É importante observar a ausência de dados na literatura sobre soldagem de poliamida 12 pelo processo de termofusão, para comparação específica com os dados obtidos nesta

Leia mais

PEEK. O PEEK é considerado um Termoplástico de mais alta Performance do Mundo. Produzido a partir da resina de polieteretercetona.

PEEK. O PEEK é considerado um Termoplástico de mais alta Performance do Mundo. Produzido a partir da resina de polieteretercetona. PEEK O PEEK é considerado um Termoplástico de mais alta Performance do Mundo. Produzido a partir da resina de polieteretercetona. Destaca se por sua resistência a altas temperaturas de trabalho e Excelente

Leia mais

Permanentemente X X Proporciona uniões duradouras. Cura rápido X X Aumenta a produtividade Pode pintar sobre o X X Melhora a estética.

Permanentemente X X Proporciona uniões duradouras. Cura rápido X X Aumenta a produtividade Pode pintar sobre o X X Melhora a estética. Scotch Seal 550&560 Dados Técnicos Descrição do Produto Características/Van tagens Setembro/2002 Os Selantes/adesivos de poliuretano 3M Scotch-Seal são produtos monocomponentes que curam com a umidade

Leia mais

ASFALTOS MODIFICADOS

ASFALTOS MODIFICADOS ASFALTOS MODIFICADOS Razões para substituição de asfaltos convencionais por modificados Vias com alto volume de tráfego (ex.: corredores de ônibus) Melhoria da resistência à formação de trilhas de roda

Leia mais

Série ADAPTA INOX. Sistema de Proteção Modular

Série ADAPTA INOX. Sistema de Proteção Modular Série Sistema de Proteção Modular Série Sistema de Proteção Modular O novo sistema modular oferece a mesma versatilidade, praticidade e robustez do sistema tradicional. Fabricado em Aço Inoxidável AISI

Leia mais

Gestão de Processos Relativos ao Produto. Abril/2003 Em Busca da Excelencia - Lucien Moreno 1

Gestão de Processos Relativos ao Produto. Abril/2003 Em Busca da Excelencia - Lucien Moreno 1 Abril/2003 Em Busca da Excelencia - Lucien Moreno 1 Abril/2003 Em Busca da Excelencia - Lucien Moreno 2 ESCOLHAS ESTRATÉGICAS Alcance da Commodity Nafta / Gás Olefinas Baixo crescimento Lucros limitados

Leia mais

Óleos sintéticos para engrenagens e múltiplos usos para a indústria de processamento de alimento e farmacêutica

Óleos sintéticos para engrenagens e múltiplos usos para a indústria de processamento de alimento e farmacêutica UH1 N Benefícios para sua aplicação Requerimentos estabelecidos pela norma DIN 51517-3, CLP são encontradas nas variantes de visidades de ISO VG 68 a ISO VG 680. Os óleos UH1 N podem ser utilizados em

Leia mais

PROCESSOS AVANÇADOS DE USINAGEM

PROCESSOS AVANÇADOS DE USINAGEM PROCESSOS AVANÇADOS DE USINAGEM E FABRICAÇÃO DE PEÇAS DE PLÁSTICO Prof. Lopes INCLUEM PROCESSOS DE REMOÇÃO DE MATERIAL : QUÍMICOS ELÉTRICOS TÉRMICOS MECÂNICOS Usinagem Química Filme Usinagem Quimica

Leia mais

SISTEMA DE ISOLAMENTO DE TANQUES

SISTEMA DE ISOLAMENTO DE TANQUES SISTEMA DE ISOLAMENTO DE TANQUES SOLUÇÕES EM GERENCIAMENTO TÉRMICO WWW.THERMAL.PENTAIR.COM SOLUÇÕES INDUSTRIAIS Como maior fornecedor global de sistemas completos de Gerenciamento de Aquecimento Elétrico

Leia mais

Estudo teórico-experimental sobre a estabilidade estrutural de painéis de cisalhamento ( Shear Wall ) do sistema construtivo Light Steel Framing

Estudo teórico-experimental sobre a estabilidade estrutural de painéis de cisalhamento ( Shear Wall ) do sistema construtivo Light Steel Framing Estudo teórico-experimental sobre a estabilidade estrutural de painéis de cisalhamento ( Shear Wall ) do sistema construtivo Light Steel Framing Arq. Sabrina Moreira Villela Prof. Dr. Francisco Carlos

Leia mais

BT 0013 BOLETIM TÉCNICO RESINA FLOOR REPAIR PLUS_ ENDURECEDOR FLOOR REPAIR PLUS_ SÍLICA F-036

BT 0013 BOLETIM TÉCNICO RESINA FLOOR REPAIR PLUS_ ENDURECEDOR FLOOR REPAIR PLUS_ SÍLICA F-036 BT 0013 BOLETIM TÉCNICO RESINA FLOOR REPAIR PLUS_ ENDURECEDOR FLOOR REPAIR PLUS_ SÍLICA F-036 Elaborador: Verificadores: Aprovador: Resina Floor Repair Plus_Endurecedor Floor Repair Plus_ Sílica F-036

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE COMPÓSITO TERMOPLÁSTICO-MADEIRA FEITO COM ADESIVO DE AMIDO PARA MOLDAGEM POR INJEÇÃO Maurício de Oliveira Gondak, MSc (UFPR)

DESENVOLVIMENTO DE COMPÓSITO TERMOPLÁSTICO-MADEIRA FEITO COM ADESIVO DE AMIDO PARA MOLDAGEM POR INJEÇÃO Maurício de Oliveira Gondak, MSc (UFPR) DESENVOLVIMENTO DE COMPÓSITO TERMOPLÁSTICO-MADEIRA FEITO COM ADESIVO DE AMIDO PARA MOLDAGEM POR INJEÇÃO Maurício de Oliveira Gondak, MSc (UFPR) Márcia Silva de Araújo, PHd (UTFPR) IMPORTÂNCIA DO TEMA Reaproveitamento

Leia mais

BT 0068 BOLETIM TÉCNICO - RESINA MG 516_ ENDURECEDOR W 501_ENDURECEDOR W 556

BT 0068 BOLETIM TÉCNICO - RESINA MG 516_ ENDURECEDOR W 501_ENDURECEDOR W 556 BT 0068 BOLETIM TÉCNICO - RESINA MG 516_ ENDURECEDOR _ENDURECEDOR Elaborador: Verificadores: Aprovador: Resina epóxi de superfície Descrição Resina epóxi tixotrópica

Leia mais

Os valores obtidos no ensaio de tração (Tabela 9 no Anexo II) para carga máxima,

Os valores obtidos no ensaio de tração (Tabela 9 no Anexo II) para carga máxima, 61 TABELA 8 Propriedades físicas e mecânicas das formulações Materiais Teor fibra (%) Alongamento na ruptura (%) Carga max. (Tração) (N) Tensão na Carga máxima (MPa) Módulo de Elasticidade (GPa) Impacto

Leia mais

Capítulo 3 Propriedades Mecânicas dos Materiais

Capítulo 3 Propriedades Mecânicas dos Materiais Capítulo 3 Propriedades Mecânicas dos Materiais 3.1 O ensaio de tração e compressão A resistência de um material depende de sua capacidade de suportar uma carga sem deformação excessiva ou ruptura. Essa

Leia mais

Uma jornada pela repetição de alta qualidade em impressão Flexo

Uma jornada pela repetição de alta qualidade em impressão Flexo Uma jornada pela repetição de alta qualidade em impressão Flexo Alta Qualidade ou simplesmente impressão HQ, ultimamente está na mente de todos. Não importa se você é impressor ou fornecedor, pessoas falam

Leia mais

BT 0023 BOLETIM TÉCNICO RESINA HEC 010_ENDURECEDOR HEH

BT 0023 BOLETIM TÉCNICO RESINA HEC 010_ENDURECEDOR HEH BT 0023 BOLETIM TÉCNICO RESINA HEC 010_ENDURECEDOR HEH 2000 Elaborador: Verificadores: Aprovador: Resina HEC 010_Endurecedor HEH 2000 Resina epóxi para laminação

Leia mais

Especialidades em Espumas Flexíveis de Poliuretano

Especialidades em Espumas Flexíveis de Poliuretano Especialidades em Espumas Flexíveis de Poliuretano Conforto Superior para seus clientes Rogério Baixo Novembro, 2014 The Dow Chemical Company A Dow no Mundo Centros de P&D Centros de Serviço Sistemas

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DA DISTRIBUIÇÃO

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DA DISTRIBUIÇÃO EMD-.016 1/06 DESENHO ILUSTRATIVO Obs: 1. Medidas em milímetros. 2. Variações nas partes não cotadas são admissíveis, desde que mantidas as características eletromecânicas especificadas nesta EMD. NTD

Leia mais

INFORMAÇÃO À IMPRENSA

INFORMAÇÃO À IMPRENSA INFORMAÇÃO À IMPRENSA battenfeld-cincinnati na Plastimagen: soluções de ponta para a extrusão a partir de uma única fonte A battenfeld-cincinnati participará da próxima exposição Plastimagen em novembro

Leia mais

ASTM A-36. NBR ASTM APLICAÇÕES

ASTM A-36. NBR ASTM APLICAÇÕES Perfis Cantoneiras de Abas Iguais Principais aplicações: Estruturas metálicas; Torres de linhas de transmissão de energia elétrica; Torres de telecomunicações; Máquinas e implementos agrícolas; Indústria

Leia mais

Scotch-Weld MR DP-105 Adesivo Estrutural

Scotch-Weld MR DP-105 Adesivo Estrutural Scotch-Weld MR DP-105 Adesivo Estrutural Dados Técnicos Agosto/99 Descrição do Produto O produto é um adesivo epoxi bi-componente com uma proporção de mistura de 1:1 em volume. Sua flexibilidade, quando

Leia mais