Surge uma nova forma de negociar com o desenvolvimentos das novas tecnologias. Internet - Fenômeno global. Crescimento entre 2000 e 2010:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Surge uma nova forma de negociar com o desenvolvimentos das novas tecnologias. Internet - Fenômeno global. Crescimento entre 2000 e 2010:"

Transcrição

1

2 Surge uma nova forma de negociar com o desenvolvimentos das novas tecnologias Internet - Fenômeno global Crescimento entre 2000 e 2010:

3 Varejo on-line fatura R$ 22,5 bilhões em 2012, aponta e-bit, e a estimativa para crescimento nominal do e-commerce B2C é de 25%, chegando a um faturamento de R$ 28 bilhões em 2013.

4 Em março de 2013 o total de usuários ativos na internet, tanto em casa como no trabalho atingiu 53,9 milhões de pessoas segundo IBOPE. Já no mundo deve atingir 2,7 bilhões, em 2013, 39% da população mundial, segundo a União Internacional de Telecomunicações (UIT).

5

6 O comércio eletrônico merece atenção do legislador, então vem como uma onda os projetos de lei regulamentando a internet ao redor do mundo, uma tendência global, mas ainda é um segmento que não apresenta regulação satisfatória.

7 CENSURA NA REDE

8

9 Mais de 70 países avaliados Abordando a Filtragem Técnica no ano de 2013

10 Cerca de 47 países avaliados Sobre: obstáculo ao acesso, limites em conteúdo e violações de direitos dos usuários

11 Acompanhamento desde 2006, atualizado em Avalia os Inimigos da Internet (11) e põem os países sob vigilância (13) Inimigos da Internet: (Bahrein; Belarus; Burma; China; Cuba; Irã; Coréia do Norte; Arábia Saudita; Síria; Turcomenistão; Uzbequistão; Vietnam). Países sob vigilância: (Austrália; Egito; Eritreia; França; Índia; Cazaquistão; Malásia; Rússia; Coreia do Sul; Sri Lanka; Tailândia; Tunísia; Turquia; Emirados Árabes Unidos)

12 IRÃ Políticas de controle: Um dos sistemas mais desenvolvidos de filtragem técnica Sistema centralizado Alvos: Governo Religião Pornografia Blogs políticos Direitos das mulheres Prisão de blogueiros Derrubada temporária da internet CORÉIA DO NORTE Políticas de controle: Desligada da rede mundial Internet apenas interna Controle estatal Censura Fins de propaganda CUBA Políticas de controle: Acesso exclusivo por meios de pontos de acesso governamentais Bloqueio de IP Filtragem por palavra Controle do histórico de navegação Prisão de jornalistas que enviam informações para fora de Cuba pela internet BURMA Legislação: Eletronic Até Proibição de importação e uso de modem sem permissão oficial Pena de 15 anos de prisão Políticas de controle: Taxação exagerada Não investimento em infraestrutura Manutenção deliberada de velocidade baixa de conexão Derrubada temporária da internet

13 AUSTRÁLIA Legislação: Broadcasting Services Act 1992 Classificação etária Proibição de hospedagem na Austrália e possível bloqueio Projeto de lei: Great Australian Firewall Censura prévia de todo conteúdo Filtro prévio obrigatório para todos os provedores de serviço, sem opt out Políticas de controle: Pressão do governo aos provedores para imposição de filtragem prévia 2011: 2 maiores provedores estabeleceram filtragem prévia FRANÇA Legislação: Lei para a Confiança na Economia Digital, 2004 Originalmente voltada à proteção dos usuários 2011: tentativa de revisão, pelo governo, incluindo possibilidade de restrição prévia de conteúdo em caso de risco de violação de leis Lei para a Difusão de Obras e Proteção de Direitos na Internet (Loi HADOPI), fora Expulsão do usuário da internet após terceira violação de direitos autorais Restrições: Pedofilia, Discriminação, Propriedade intelectual Solicitações governamentais ou judiciais para retirada de conteúdo Bloqueios judiciais

14 O CONTEÚDO NA REDE. TENTATIVAS DE LEGISLAR

15 Casos A Inocência de Mohamed Caso A&M Records, Inc. e outros v.s. Napster, Inc Caso Yahoo Reclamações pertinentes a direitos autorais costumam ser corriqueiras

16 Ato Contra a Pirataria Online, um projeto de lei apresentado por Lamar Smith para House of Representatives (Câmara dos deputados - EUA). Prática: infrinjam qualquer lei sobre direitos autorais, fornecendo trechos de textos, músicas, vídeos sem consentimento; Sob Forma Direta - postando o conteúdo Indiretamente - contenham links para sites infratores Estariam ameaçados saírem do ar sem cometerem violação caso um usuário colocasse material protegido não autorizado. Diante da pressão popular, no dia 16/01/2012, o Representante Lamar Smith retirou a proposta do SOPA de pauta.

17 Protect IP Act (PIPA) Ato de Proteção de IP, Projeto de lei apresentado por Patrick Leahy para Senate (Senado - EUA) Mesmo poder que o de SOPA, porém Apenas em situações em que o site não tivesse nenhum outro uso significativo além daquele infringente a Direitos Autorais. Apoio de mais de 350 empresas. Resultado final - o site responsável analisasse todo e qualquer upload feito para seus servidores que pudesse infringir Direitos Autorais. Na prática seria inviável pelo grande fluxo de informações da Internet, além de vários protestos sobre o tema, no dia 20/01/2012 o Senador Harry Reid adiou indefinidamente a votação do PIPA.

18 A cada minuto, são enviadas 60 horas de vídeo para o equivalente a uma hora de vídeo por segundo. A em inglês tem mais de 800 novos artigos por dia, em sua grande maioria enviados por usuários. Então, no dia 18 de Janeiro de 2012 como forma de protesto contra o SOPA e o PIPA, pararam seu funcionamento diversos sites na internet como:

19

20 Ou no Google:

21 Acordo Comercial Anti-Contrafação. Um Tratado Internacional regulando a proteção de propriedade intelectual e de marcas. Algumas das regulamentações do ACTA: Os detentores de direitos autorais violados poderão entrar com medidas administrativas (art. 7) e juízes têm a autoridade de expedirem ordens para que a parte infratora pare com a infração (art. 8). Eles também podem solicitar através de procedimento civil que os bens considerados cópias piratas e de infração de marca, sejam destruídos (art.10). Entraria em vigor depois de seis Estados signatários o terem ratificado, mas ainda não entrou.

22 Porto seguro. Criado pelo Digital Millenium Copyright Act nos Estados Unidos. Seria a isenção de responsabilização dos provedores, devido a disseminação quase que instantânea de várias formas de conteúdo, uma possível maneira de atacar, sem responder pelo mal uso por terceiros de sua infraestrutura. Com uma fixação legislativa de limites de responsabilidade civil de provedores de conteúdo online, sem tolher o potencial inovativo da rede. O atual Projeto de Lei nº 1.572/2011, que se encontra em trâmite perante o Congresso Nacional. o Projeto de Lei nº 1.572/2011 do novo Código Comercial contrapô-lo ao Projeto de Lei nº 2.126/2011, conhecido como o Marco Civil da Internet.

23 Mais proteção virtual, regulamentar, mas sem eliminar os benefícios e direitos adquiridos Priority watch list" could be subjected to trade sanctions that would be consequential to their economy.

24 Caso Com base no ACTA, o site Megaupload e seus administradores, que meramente armazenavam informação enviada pelos usuários e disponibilizavam para o público, foram acusados de ter obtido ilegalmente U$175 Milhões. Tais acusações posteriormente levaram à prisão de 4 pessoas envolvidas com a empresa, incluindo Kim Dotcom, CEO e fundador do Megaupload.

25 Projeto de Lei nº 2.126/2011, artigos 14 e 15 preveem os seguintes limites de responsabilização para o uso de direitos intelectuais de terceiros: (i) necessidade de ordem judicial específica, com parâmetros previstos no parágrafo único do artigo 15; (ii) se após o recebimento da ordem judicial específica, o conteúdo não for retirado pelo provedor dentro do prazo assinalado. Acaba possibilitando infrações, ao tornar muito mais difícil para o titular de direitos intelectuais a retirada do conteúdo de provedores

26 A grande maioria dos provedores de conteúdo retiram obras protegidas por direitos intelectuais mediante simples notificação da provada parte interessada quando recebem um aviso válido de violação de propriedade intelectual, removem ou desabilitamos prontamente o acesso ao suposto conteúdo infrator. Também encerram as contas de infratores reincidente nas circunstâncias pertinentes. o internauta afirma que não enviará material protegido por direitos autorais, por segredo de negócio ou de qualquer outra forma protegido por direitos de terceiros, a menos que tenha permissão do legítimo proprietário do material ou caso esteja legalmente autorizado a publicar o material e ceder ao YouTube todos os direitos de licença aqui concedidos Judicialização de uma conduta que, na sua maioria, ocorre amigavelmente entre as partes, submetendo o usuário a uma lide vagarosa, incompatível com o mundo virtual.

27 O Projeto de Lei nº 1.572/2011, em seu artigo 111, um safe harbor mais adequado e mais em linha com a prática do mercado Veja-se que nos termos do Projeto do Novo Código Comercial não há a necessidade de ordem judicial para a retirada do conteúdo infrator. Há, tão somente a necessidade de que a parte reclamante apresente ao provedor de conteúdo: (i) notificação específica; (ii) comprovação da titularidade da propriedade intelectual em discussão.

28 PUBLICIDADE E AS REDES SOCIAIS

29 Direito do fornecedor, que tem o objetivo comercial de promover a atividade econômica. Um meio pago para identificar seu patrocinador voltado para difusão de uma mercadoria ou serviço para consumo, em geral sem dever legal de informar, mas com limitações referentes a abusos, para induzir o consumidor, seduzir desmedidamente, ou distorcer informações incluindo práticas sem boa-fé. Forma atual mais rápida de aproximação, para captação de clientes

30 Site do Submarino Acompanhe no Twitter. Site do Extra Siga o Extra no Twitter Facebook - Youtube

31 Os Negócios e as Redes Sociais

32 O quanto é importante o monitoramento de imagem da empresa na Internet? PESQUISAS As empresas e sua Imagem na Internet Qual a importância da empresa monitorar as Redes Sociais? A empresa pretende investir nas Redes Sociais?

33 Como fica o Código de Defesa do Consumidor? Publicidade por meio de banners. O que são Banners? Imagem, animada ou não, utilizada em sites para efeitos de publicidade. Geralmente ao clicar-se no banner vai-se ao endereço referente ao produto/serviço que está a ser divulgado Objetivo: Desejo do site (fornecedor) em atrair clientes.

34 PERGUNTAS: 1. De quem é a publicidade? 2. Quais são as regras da promoção? PROBLEMAS 1. É ou não Publicidade? 2. O fato de ser pesquisa, pode levar o consumidor a acreditar ser de intuito jornalístico. 3. Princípio da Identificação da Mensagem Publicitária. 4. Quem está acessando pode ser menor de 18 anos.

35 PERGUNTAS: 1. Qual o preço? 2. 12x com juros ou sem juros? 3. Qual a forma de pagamento? 4. Tem frete? 5. Prazo de entrega? 6. E qual o tamanho? Art. 31. A oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidade, composição, Preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores. Publicidade nos sites de relacionamento - Stroebel Fleck Marziale Manfio Dal Pian

36 PUBLICIDADE ENGANOSA? Art. 37. É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva. 1 É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços. (Grifo nosso). Publicidade nos sites de relacionamento - Stroebel Fleck Marziale Manfio Dal Pian

37 DIREITO DE IMAGEM O usuário torna-se garoto-propaganda de um produto. O fornecedor utiliza um amigo seu com o objetivo de dar credibilidade ao produto. Pesquisas apontam que 80% das pessoas confiam em recomendações dos amigos e 52% dos consumidores nas redes sociais já interagiram com marcas. Fonte: ESPM Escola Superior de Propaganda e Marketing ( urso=806&codunidade=1&gclid=clfv1m2ioawcfrjw7aodnfd6da) Publicidade nos sites de relacionamento - Stroebel Fleck Marziale Manfio Dal Pian

38

39 Perfil Patrocinado Trata-se de forma de publicidade não oferecida pelo próprio twitter. Grandes empresas patrocinam o perfil de algumas celebridades com grande número de seguidores como forma de vincular a sua marca ou produto àquela pessoal. Além disso, o perfil torna-se responsável pela divulgação de promoções, produtos ou simplesmente por falar bem da empresa.

40 Problemas Encontrados: A publicidade não é legível. No campo de descrição do vídeo deveriam informar maiores detalhes dos produtos. Não há prazo de validade da promoção nem estoque mínimo do produto. Não informam como é a forma de pagamento. Publicidade nos sites de relacionamento - Stroebel Fleck Marziale Manfio Dal Pian

41 Diretrizes do Ministério da Justiça 2.1 São assegurados aos consumidores do comércio eletrônico os seguintes direitos, entre outros: 2.2 Proteção contra as práticas abusivas ou que se prevaleçam da sua fraqueza ou ignorância, bem como contra toda publicidade enganosa ou abusiva; 2.3 Proteção na publicidade ou comercialização de produtos, tendo em vista fatores que elevam a sua vulnerabilidade, tais como sua idade, saúde, conhecimento ou condição social, entre outros; 2.4. Acesso, durante toda relação de consumo, a informações corretas, claras, precisas e ostensivas e em língua portuguesa quando a oferta e publicidade forem assim realizadas; 2.5 Acesso prévio às condições gerais de contratação, sem as quais ele não se vincula Os fornecedores que desenvolvem atividades no âmbito do comércio eletrônico devem prover informações exatas, claras e de fácil acesso e visualização sobre si próprios, e suficientes para permitir: i) a identificação do fornecedor na sua página inicial: a denominação e sua forma comercial(...)

42 Lojas 3 em 1 Loja Modelo da Plataforma Fast Commerce. Publicar a loja inteira e vender Diretamente no Facebook

43 CONTRATOS ELETRÔNICOS

44 Acordo de vontades caracterizado por empregar o meio eletrônico para sua celebração.

45 Paypal Brasil

46 Outras formas de pagamento PAG SEGURO E-CHECK

47

48 Forma de proporcionar maior uniformidade, rapidez, eficiência e dinamismo às relações contratuais Eliminada a livre discussão que precede normalmente a formação dos contratos A vontade do aderente fica restrita à vontade do predisponente Maior incidência de cláusulas abusivas

49 Prazo de entrega Não aceitação da devolução do produto Isenção de responsabilidade do provedor

50 A Invasão 1984 Licença Vitalícia A Divertida Individualista Reação da Comunidade

51 OBRIGADA!!

Termo de Uso A AGENDA SUSTENTABILIDADE única e exclusiva proprietária do domínio www.agenda SUSTENTABILIDADE.com.br, doravante denominado AGENDA SUSTENTABILIDADE, estabelece o presente TERMO DE USO para

Leia mais

Responsabilidade Civil de Provedores

Responsabilidade Civil de Provedores Responsabilidade Civil de Provedores Impactos do Marco Civil da Internet (Lei Nº 12.965, de 23 abril de 2014) Fabio Ferreira Kujawski Modalidades de Provedores Provedores de backbone Entidades que transportam

Leia mais

Marco Civil da Internet

Marco Civil da Internet Marco Civil da Internet Depois de 15 anos o marco civil da internet está prestes a sair mas ainda causa polêmica. Um dos aspectos mais relevantes é o do livre acesso (ou não). O Congresso Nacional deve

Leia mais

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA SECRETARIA DE DIREITO ECONÔMICO DEPARTAMENTO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA SECRETARIA DE DIREITO ECONÔMICO DEPARTAMENTO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR MINISTÉRIO DA JUSTIÇA SECRETARIA DE DIREITO ECONÔMICO DEPARTAMENTO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR Escola Nacional de Defesa do Consumidor Oficina Desafios da Sociedade da Informação: comércio eletrônico

Leia mais

POLÍTICA DE PRIVACIDADE DA DIXCURSOS (ANEXO AOS TERMOS E CONDIÇÕES GERAIS DE USO DO SITE E CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS)

POLÍTICA DE PRIVACIDADE DA DIXCURSOS (ANEXO AOS TERMOS E CONDIÇÕES GERAIS DE USO DO SITE E CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS) POLÍTICA DE PRIVACIDADE DA DIXCURSOS (ANEXO AOS TERMOS E CONDIÇÕES GERAIS DE USO DO SITE E CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS) 1. A aceitação a esta Política de Privacidade se dará com o clique no botão Eu aceito

Leia mais

MARCO CIVIL DA INTERNET PROTEÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS E MARCAS. RODRIGO BORGES CARNEIRO rcarneiro@dannemann.com.br

MARCO CIVIL DA INTERNET PROTEÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS E MARCAS. RODRIGO BORGES CARNEIRO rcarneiro@dannemann.com.br MARCO CIVIL DA INTERNET PROTEÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS E MARCAS RODRIGO BORGES CARNEIRO rcarneiro@dannemann.com.br MARCO CIVIL - LEI 12.965/14 Constituição da Internet Estabelece princípios, garantias,

Leia mais

Economia Digital e Privacidade

Economia Digital e Privacidade Economia Digital e Privacidade III Seminário de Proteção à Privacidade e aos Dados Pessoais Veridiana Alimonti São Paulo, 01 de outubro de 2012 sobre o Idec O Idec - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor,

Leia mais

MJ ORIENTA CONSUMIDOR PARA COMPRAS PELA INTERNET

MJ ORIENTA CONSUMIDOR PARA COMPRAS PELA INTERNET MJ ORIENTA CONSUMIDOR PARA COMPRAS PELA INTERNET O Ministério da Justiça divulgou na sexta-feira (20/8), durante a 65ª reunião do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), um documento com as diretrizes

Leia mais

CURSO DE DIREITO DA INFORMÁTICA LUIZ MÁRIO MOUTINHO

CURSO DE DIREITO DA INFORMÁTICA LUIZ MÁRIO MOUTINHO 1 CURSO DE DIREITO DA INFORMÁTICA LUIZ MÁRIO MOUTINHO 03/09/2013 2 PROTEÇÃO DO CONSUMIDOR NO COMÉRCIO ELETRÔNICO E AS LIMITAÇÕES DO DECRETO 7.962/2013 3 Conclusões O CDC é mais do que suficiente para a

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO PARA UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DO PPGEQ

REGULAMENTO INTERNO PARA UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DO PPGEQ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA Endereço: BR. 465, km 7, Centro

Leia mais

Proposta Revista MARES DE MINAS

Proposta Revista MARES DE MINAS SATIS 2011 Proposta Revista MARES DE MINAS 21/03/2011 A SATIS Índice 1 A Satis 1 A Proposta 1 Serviços 2 Mapa do Site 2 SEO 3 Sistema de gerenciamento de conteudo 4 Cronograma e Prazos 5 Investimento 6

Leia mais

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões MÍDIA KIT INTERNET Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões Segundo pesquisa da Nielsen IBOPE, até o 1º trimestre/2014 número 18% maior que o mesmo período de 2013. É a demonstração

Leia mais

Mídia Kit. PortalCab.com. Mídia Kit (Maio/2012) anuncie@portalcab.com

Mídia Kit. PortalCab.com. Mídia Kit (Maio/2012) anuncie@portalcab.com Mídia Kit PortalCab.com Mídia Kit (Maio/2012) anuncie@portalcab.com O PortalCab Sobre o site O PortalCab é um verdadeiro vovô na internet. Ele foi criado em 2001 com nome, domínio e objetivos diferentes.

Leia mais

Internet das Coisas e Privacidade

Internet das Coisas e Privacidade Internet das Coisas e Privacidade Kelli Angelini Neves FATOS REAIS Pesquisa em site de busca sobre determinado tênis e após... Acesso ao site da loja. Comprei o produto por R$ 259,00 (duzentos e cinquenta

Leia mais

Princípios de Manila Sobre Responsabilidade dos Intermediários

Princípios de Manila Sobre Responsabilidade dos Intermediários Princípios de Manila Sobre Responsabilidade dos Intermediários Práticas Recomendadas Para Limitar a Responsabilidade dos Intermediários Pelos Conteúdos de Terceiros e Promover Liberdade de Expressão e

Leia mais

POLÍTICA DE PRIVACIDADE CONSULTOR HND

POLÍTICA DE PRIVACIDADE CONSULTOR HND POLÍTICA DE PRIVACIDADE CONSULTOR HND 1. Princípios Gerais Esta Política de privacidade descreve como o CONSULTOR HND coleta e usa informações pessoais fornecidas no nosso site: www.consultorhnd.com.br.

Leia mais

Uma visão dos aspectos regulatórios da Tecnologia da Informação

Uma visão dos aspectos regulatórios da Tecnologia da Informação Uma visão dos aspectos regulatórios da Tecnologia da Informação Edição e Produção: Fabiano Rabaneda Advogado, professor da Universidade Federal do Mato Grosso. Especializando em Direito Eletrônico e Tecnologia

Leia mais

Entre em contato com a Masterix e agende uma reunião para conhecer melhor o SMGC.

Entre em contato com a Masterix e agende uma reunião para conhecer melhor o SMGC. Conheça melhor os sistemas Masterix: O que é SMGC? O Sistema Masterix de Gestão de Conteúdo é um conjunto de ferramentas de atualização dinâmica que permitem aos nossos clientes o abastecimento e atualização

Leia mais

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

POLÍTICA DE PRIVACIDADE POLÍTICA DE PRIVACIDADE Este site é propriedade da Johnson & Johnson Limitada. Esta Política de Privacidade foi concebida para o informar das nossas regras no que respeita à recolha, utilização e divulgação

Leia mais

ÍNDICE GERAL - OBJETIVO 2 - DIANTE DOS CONSUMIDORES. 2.1 Práticas Proibidas. 2.2 Explicação e Demonstração. 2.3 Respostas e Perguntas.

ÍNDICE GERAL - OBJETIVO 2 - DIANTE DOS CONSUMIDORES. 2.1 Práticas Proibidas. 2.2 Explicação e Demonstração. 2.3 Respostas e Perguntas. ÍNDICE GERAL - OBJETIVO 2 - DIANTE DOS CONSUMIDORES 2.1 Práticas Proibidas. 2.2 Explicação e Demonstração. 2.3 Respostas e Perguntas. 2.4 Promessas Verbais. 3 Diante do Plano de Marketing 4 - Conselhos

Leia mais

A ERA DIGITAL E AS EMPRESA

A ERA DIGITAL E AS EMPRESA A ERA DIGITAL E AS EMPRESA Em 1997 o Brasil já possuia 1,8 MILHÕES de usuários Brasil O 5 Maior país em extensão territorial Brasil 5 Vezes campeão do Mundo Brasil O 5 Maior país em número de pessoas conectadas

Leia mais

TERMOS DE USO SIMULA & APROVA

TERMOS DE USO SIMULA & APROVA TERMOS DE USO SIMULA & APROVA LEIA ATENTAMENTE: AO ACESSAR NOSSO SITE OU TORNAR-SE UM USUÁRIO CADASTRADO, VOCÊ CONCORDA INTEGRALMENTE COM AS CONDIÇÕES AQUI DISPOSTAS, BEM COMO COM AS DEMAIS POLÍTICAS OU

Leia mais

Termo de Uso AprendaWordpress Curso Presencial e Online

Termo de Uso AprendaWordpress Curso Presencial e Online Termo de Uso AprendaWordpress Curso Presencial e Online 1. Sobre o serviço O usuário do Curso Online terá direito a: (i) acesso à escola AprendaWordpress por 03 meses no Curso de Introdução ao Desenvolvimento

Leia mais

TERMOS E CONDIÇÕES DE USO

TERMOS E CONDIÇÕES DE USO TERMOS E CONDIÇÕES DE USO Bem-vindo ao website do O Não-Monstro/The Not-Monster. Este Site, o livro virtual O Não-Monstro/The Not-Monster e todo seu conteúdo (o Site ) são controlados e operados por CAROLINE

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2012

PROJETO DE LEI Nº, DE 2012 PROJETO DE LEI Nº, DE 2012 (Do Sr. Walter Feldman) Dispõe sobre a proteção dos direitos de propriedade intelectual e dos direitos autorais na Internet. O Congresso Nacional decreta: Art. 1º Esta Lei dispõe

Leia mais

Termos e Política de Privacidade

Termos e Política de Privacidade Termos e Política de Privacidade Sua privacidade é fundamental para nós. Por isso, queremos explicar-lhe os detalhes de política e práticas adotadas para proteger sua privacidade para que se sinta confortável

Leia mais

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO A COMUNICAÇÃO NA INTERNET PROTOCOLO TCP/IP Para tentar facilitar o entendimento de como se dá a comunicação na Internet, vamos começar contando uma história para fazer uma analogia. Era uma vez, um estrangeiro

Leia mais

POLÍTICA DE PRIVACIDADE SEGUROS UNIMED

POLÍTICA DE PRIVACIDADE SEGUROS UNIMED POLÍTICA DE PRIVACIDADE SEGUROS UNIMED Este documento, denominado Política de Privacidade, tem por finalidade estabelecer as regras sobre a obtenção, uso e armazenamento dos dados e informações coletados

Leia mais

com seu consumidores e seu fornecedores. Trazemos para aqui 40 dicas que vão ajudar no amadurecimento, crescimento e no sucesso da sua loja.

com seu consumidores e seu fornecedores. Trazemos para aqui 40 dicas que vão ajudar no amadurecimento, crescimento e no sucesso da sua loja. Com a consolidação do comércio eletrônico no Brasil e mundo, fica cada vez mais claro e a necessidade de estar participando, e mais a oportunidade de poder aumentar suas vendas. Mas é claro que para entrar

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO PARA FRASE - 2015

REGULAMENTO DO CONCURSO PARA FRASE - 2015 REGULAMENTO DO CONCURSO PARA FRASE - 2015 1. CONCURSO 1.1. O concurso FRASE doravante denominado simplesmente CONCURSO, tem caráter exclusivamente recreativo e cultural. A participação neste CONCURSO é

Leia mais

Amway - Política de privacidade

Amway - Política de privacidade Amway - Política de privacidade Esta Política de Privacidade descreve como a Amway Brasil e determinadas filiadas, inclusive a Amway América Latina (conjuntamente Amway ) utilizam dados pessoais coletados

Leia mais

CONTRATO DE LICENÇA DE USO

CONTRATO DE LICENÇA DE USO CONTRATO DE LICENÇA DE USO *Atenção: ISTO É UMA LICENÇA, NÃO UMA VENDA. Este contrato de licença de uso de um sistema representa a prova de licença e deve ser tratado como propriedade valiosa, fundamentado

Leia mais

CA Nimsoft Monitor Snap

CA Nimsoft Monitor Snap CA Nimsoft Monitor Snap Guia de Configuração do Monitoramento de resposta do servidor DHCP dhcp_response série 3.2 Aviso de copyright do CA Nimsoft Monitor Snap Este sistema de ajuda online (o Sistema

Leia mais

Marco Civil da Internet

Marco Civil da Internet Deputado Federal Alessandro Lucciola Molon (Partido dos Trabalhadores Rio de Janeiro) Relator do Projeto de Lei 2.126/2011 (Lei 12.965/2014) 16 Giugno 2014 Montecitorio publicado no D.O.U. de 24.4.2014

Leia mais

Impressões iniciais sobre a Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014. Marco Civil da Internet

Impressões iniciais sobre a Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014. Marco Civil da Internet Oficina sobre Governança da Internet e o Marco Civil da Internet GETEL/UnB Impressões iniciais sobre a Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014 Marco Civil da Internet Marcus A. Martins Consultor Legislativo

Leia mais

Gestão Legal no Varejo

Gestão Legal no Varejo SEMINÁRIO GVCEV: Gestão Legal no Varejo Aspectos Práticos da Gestão de Propriedade Intelectual Antonio Carlos Siqueira da Silva A PROPRIEDADE INTELECTUAL ESTÁ PRESENTE NO COTIDIANO DO VAREJO! Gestão de

Leia mais

Marco Civil da Internet

Marco Civil da Internet Marco Civil da Internet Tendências em Privacidade e Responsabilidade Carlos Affonso Pereira de Souza Professor da Faculdade de Direito da UERJ Diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS) @caffsouza

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA PARA CADASTRO E SELEÇÃO DE OBRAS AUDIOVISUAIS BRASILEIRAS

CHAMADA PÚBLICA PARA CADASTRO E SELEÇÃO DE OBRAS AUDIOVISUAIS BRASILEIRAS CHAMADA PÚBLICA PARA CADASTRO E SELEÇÃO DE OBRAS AUDIOVISUAIS BRASILEIRAS 1. Sobre a Sétima A SÉTIMA quer ajudar os realizadores, artistas, coletivos de audiovisual, distribuidoras e produtoras, que não

Leia mais

Manual do DEC Domicílio Eletrônico do Contribuinte

Manual do DEC Domicílio Eletrônico do Contribuinte GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA FAZENDA Coordenadoria da Administração Tributária Diretoria Executiva da Administração Tributária Manual do DEC Domicílio Eletrônico do Contribuinte Manual

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CRIAÇÃO DE WEBSITE

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CRIAÇÃO DE WEBSITE CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CRIAÇÃO DE WEBSITE 1. DOS SERVIÇOS: 1.1 O presente contrato tem como objeto a formulação do conjunto de páginas eletrônicas e gráficas, aqui denominado simplesmente

Leia mais

Os aspectos da Lei de Proteção de Dados Pessoais

Os aspectos da Lei de Proteção de Dados Pessoais Os aspectos da Lei de Proteção de Dados Pessoais PL n. 4060/2012 Veridiana Alimonti Coletivo Intervozes 25 de agosto de 2015 2 Nossas ações cotidianas geram ou podem gerar arquivos, registros e bancos

Leia mais

Marco Civil da Internet muda o uso da rede, mas ainda é incógnita para muitos

Marco Civil da Internet muda o uso da rede, mas ainda é incógnita para muitos Marco Civil da Internet muda o uso da rede, mas ainda é incógnita para muitos Shirley Pacelli Eu tô te explicando pra te confundir. Eu tô te confundindo pra te esclarecer. Como define o cantor e compositor

Leia mais

Termos de Uso. Acesso ao site

Termos de Uso. Acesso ao site Termos de Uso Estes termos de serviço regulam o uso deste site. Ao acessá-lo você concorda com estes termos. Por favor, consulte regularmente os nossos termos de serviço. Acesso ao site Para acessar o

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Personalização da Loja: Personalizamos a sua loja com base na identidade visual da empresa, logomarca, personalização de botões e cores.

Personalização da Loja: Personalizamos a sua loja com base na identidade visual da empresa, logomarca, personalização de botões e cores. Curitiba, 03 de Dezembro de 2014. CLIENTE: Vidri FONE: 3272-9598 RESPONSÁVEL: Luciano Plataforma e-commerce Ideal Loja Apresentação: A Plataforma e-commerce Ideal Loja, é uma plataforma própria em uso

Leia mais

Termos & Condições www.grey.com (o website ) é de propriedade do Grupo Grey e operado por ele ( nosso, nós e nos ).

Termos & Condições www.grey.com (o website ) é de propriedade do Grupo Grey e operado por ele ( nosso, nós e nos ). Condições de Uso do Website Termos & Condições www.grey.com (o website ) é de propriedade do Grupo Grey e operado por ele ( nosso, nós e nos ). Ao acessar este site, você concorda em ficar vinculado a

Leia mais

RELACIONAMENTO, REPUTAÇÃO E RELEVÂNCIA

RELACIONAMENTO, REPUTAÇÃO E RELEVÂNCIA RELACIONAMENTO, REPUTAÇÃO E RELEVÂNCIA Comunicação Organizacional em Mídias Sociais UNISO Prof. Randolph de Souza PRESENÇA NAS MÍDIAS Necessidade Definição de Estratégias para minimizar riscos Se bem trabalhadas

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

O que é a BuenitStore

O que é a BuenitStore O que é a A é a plataforma desenvolvida pela Buenit para projetos de comércio eletrônico, baseada no modelo SaaS, onde é possível criar lojas virtuais de forma rápida, prática e funcional, com foco total

Leia mais

Social Media. Criação Personalização Gerenciamento.

Social Media. Criação Personalização Gerenciamento. Criação Personalização Gerenciamento. A Cafuné Design trabalha com as principais mídias e plataformas digitais do momento: Facebook, Twiiter, Instagram, Youtube e LinkedIn. Novas ferramentas de mídia social

Leia mais

MANUAL DE CONDUTA NAS MÍDIAS SOCIAIS

MANUAL DE CONDUTA NAS MÍDIAS SOCIAIS MANUAL DE CONDUTA NAS MÍDIAS SOCIAIS MANUAL DE CONDUTA NAS MÍDIAS SOCIAIS A Fibria respeita e apoia a liberdade de expressão. As redes sociais ganham cada vez mais espaço na comunicação entre as pessoas.

Leia mais

O COMÉRCIO ELETRÔNICO E O CÓDIGO DE DEFESA E PROTEÇÃO DO CONSUMIDOR

O COMÉRCIO ELETRÔNICO E O CÓDIGO DE DEFESA E PROTEÇÃO DO CONSUMIDOR O COMÉRCIO ELETRÔNICO E O CÓDIGO DE DEFESA E PROTEÇÃO DO CONSUMIDOR OSMAR LOPES JUNIOR O COMÉRCIO ELETRÔNICO E O CÓDIGO DE DEFESA E PROTEÇÃO DO CONSUMIDOR Introdução Não é preciso dizer o quanto a internet

Leia mais

Marketing e o comércio eletrônico. Prof. Adriano Maranhão. Sumário. Marketing. Marketing 11/09/2013

Marketing e o comércio eletrônico. Prof. Adriano Maranhão. Sumário. Marketing. Marketing 11/09/2013 Marketing e o comércio eletrônico. Prof. Adriano Maranhão Sumário Marketing (Conceito). Marketing Digital. Email Marketing (E-mkt). Marketing de Permissão.. Comparativo. 1 2 Marketing Marketing é o processo

Leia mais

Estratégias de Comunicação Ferramentas Utilizadas para Comunicação de Marketing

Estratégias de Comunicação Ferramentas Utilizadas para Comunicação de Marketing Estratégias de Comunicação Ferramentas Utilizadas para Comunicação de Marketing Profa. Waléria Macaciel Comunicação de marketing É o meio pelo qual as empresas buscam informar, persuadir e lembrar os consumidores,

Leia mais

Termos de Uso 1 PROPÓSITOS DESTE DOCUMENTO

Termos de Uso 1 PROPÓSITOS DESTE DOCUMENTO Termos de Uso e Política de Privacidade Ao utilizar os produtos e serviços do Indiana Studios, você automaticamente concorda com nossos Termos de Uso e com a nossa Política de Privacidade descritos abaixo.

Leia mais

. Indice. 1 Introdução. 2 Quem Somos. 3 O que Fazemos. 4 Planejamento. 5 Serviços. 6 Cases. 9 Conclusão

. Indice. 1 Introdução. 2 Quem Somos. 3 O que Fazemos. 4 Planejamento. 5 Serviços. 6 Cases. 9 Conclusão . Indice 1 Introdução 2 Quem Somos 3 O que Fazemos 4 Planejamento 5 Serviços 6 Cases 9 Conclusão . Introdução 11 Segundo dados de uma pesquisa Ibope de 2013, o Brasil ocupa a terceira posição em quantidade

Leia mais

REGULAMENTO CONCURSO CULTURAL #MAISMINASMAISLIVROS.

REGULAMENTO CONCURSO CULTURAL #MAISMINASMAISLIVROS. REGULAMENTO CONCURSO CULTURAL #MAISMINASMAISLIVROS. O Concurso Cultural Mais minas, Mais livros oferecido pela Bienal do Livro de Minas Gerais tem como objetivo estimular a leitura dos participantes. O

Leia mais

O Marco Civil da Internet no Brasil

O Marco Civil da Internet no Brasil Câmara dos Deputados Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática Reunião ordinária Brasília, 27 de abril de 2010 Luiz COSTA O Marco Civil da Internet no Brasil Introdução Objetivo do Anteprojeto

Leia mais

TERMOS E CONDIÇÕES 1. USO DO SOFTWARE

TERMOS E CONDIÇÕES 1. USO DO SOFTWARE TERMOS E CONDIÇÕES Obrigado por usar o Star Truck Controle de Frota. Ao fazer a sua incrição através do site ou pessoalmente para uso do sistema, o usuário concorda com os seguintes termos e condições

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

Termos do Regulamento do Festival FAVENI de Vídeos

Termos do Regulamento do Festival FAVENI de Vídeos Termos do Regulamento do Festival FAVENI de Vídeos Considerando que: I - O Festival FAVENI de Vídeos é um festival de vídeos de até 60 (sessenta) segundos, cuja a intenção é disseminar a cultura e a arte

Leia mais

Política Uniforme de Solução de Disputas Relativas a Nomes de Domínio

Política Uniforme de Solução de Disputas Relativas a Nomes de Domínio Política Uniforme de Solução de Disputas Relativas a Nomes de Domínio Política aprovada em 26 de agosto de 1999 Documentos de implementação aprovados em 24 de outubro de 1999 Versão em português da Organização

Leia mais

SOCIEDADE VIRTUAL: UMA NOVA REALIDADE PARA A RESPONSABILIDADE CIVIL

SOCIEDADE VIRTUAL: UMA NOVA REALIDADE PARA A RESPONSABILIDADE CIVIL SOCIEDADE VIRTUAL: UMA NOVA REALIDADE PARA A RESPONSABILIDADE CIVIL FABRICIO DOS SANTOS RESUMO A sociedade virtual, com suas relações próprias vem se tornando uma nova realidade para a responsabilidade

Leia mais

Site Empresarial Uma oportunidade de negócios na Internet. jairolm@sebraesp.com.br

Site Empresarial Uma oportunidade de negócios na Internet. jairolm@sebraesp.com.br Site Empresarial Uma oportunidade de negócios na Internet jairolm@sebraesp.com.br O SEBRAE e o que ele pode fazer pelo seu negócio Consultorias SEBRAE Mais Programas setoriais Palestras Trilha de aprendizagem

Leia mais

REGRAS PARA USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS

REGRAS PARA USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS REGRAS PARA USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS REGRAS PARA USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS DA ESCOLA SOKA INTRODUÇÃO Dispositivos móveis de comunicação definidos legalmente são a Internet do computador, notebook, o

Leia mais

Contrato (on-line) de Loja Virtual. Última modificação: 07/05/2015. Bem vindo a Propaganda Certa!

Contrato (on-line) de Loja Virtual. Última modificação: 07/05/2015. Bem vindo a Propaganda Certa! Contrato (on-line) de Loja Virtual Última modificação: 07/05/2015 Bem vindo a Propaganda Certa! Este contrato (on-line) de Loja Virtual (o "Contrato") é celebrado entre Propaganda Certa, emprsa de razão

Leia mais