A B

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A B"

Transcrição

1 01. Com relação ao BROffice, assinale a alternativa correta. a) O Writer é um editor de texto. b) O Calc é um aplicativo para gerenciamento de imagens. c) O Writer é um serviço de webmail. d) O Calc é um antivírus do BROffice. e) O Writer é o aplicativo utilizado para edição de slides. 02. Correlacione as colunas quanto aos conceitos abaixo. (I) Hardware ( ) Word, Excel e PowerPoint. (II) Software ( ) Impressora. ( ) Monitor,Teclado e Mouse. ( ) Windows Seven. ( ) Processador e Memória. A sequência correta é: a) (I) (I) (I) (II) (II) b) (I) (II) (II) (II) (I) c) (II) (I) (II) (I) (II) d) (I) (I) (II) (II) (II) e) (II) (I) (I) (II) (I) 03. Assinale a alternativa que NÂO corresponde a um Browser (navegador da internet). a) MS Access b) Mozila Firefox c) Internet Explorer d) Google Chrome e) Apple Safari 04. Dada a Planilha_1, assinale a alternativa que corresponde ao valor resultante da aplicação da fórmula = (A3+B1^A2) / B3 na célula B6. Planilha_1 a) 1,68 b) 2,5 c) 3,5 d) 6 e) 8 A B Analise as afirmativas abaixo sobre Correio Eletrônico. I. O endereço eletrônico é um endereço de válido. II. Não é possível anexar mais de 05 imagens de 20 kb em um . III. O endereço eletrônico concursos@uenp.edu.br é um endereço de válido. Está (ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s): a) I b) II c) III d) I e III e) II e III 06. Sobre o Microsoft Word (Word 2007, versão em português), assinale a alternativa INCORRETA: a) É possível inserir figuras (imagens), gráficos, tabelas em um documento do Word. b) É possível fazer a revisão ortográfica e de gramática do texto digitado. c) Para fazer uma mala direta é preciso selecionar uma lista de destinatário, que pode estar em uma planilha do Excel. d) Um documento salvo no Word não pode ser salvo com extensão PDF ou outros formatos. e) O layout da página possui opções de alteração das margens, orientação e tamanho do papel.

2 07. Analise a Planilha_2 (Excel 2007, versão em português) e assinale a alternativa que contém a fórmula correta a ser empregada na célula C12 para calcular o Total de Alunos do Curso de Sistemas de Informação do estado de São Paulo (SP). Planilha_2 A B C 1 Cidade Estado Número de Alunos 2 Andirá PR 15 3 Assis SP 10 4 Avaré SP 08 5 Cambará PR 09 6 Cornélio Procópio PR 10 7 Londrina PR 12 8 Santa Mariana PR 05 9 Ourinhos SP Piraju SP Bauru SP Total de Alunos de SP a) =SOMASE(B2:B10; "PR";C2:C10) b) =SOMASE(B2:B11;"SP";C2:C11) c) =CONT(B1:B9;SP;B2:B9) d) =CONTASE (B2:B9;"SP") e) =TOTAL(B1:B20;"SP";C1:C2) 08. Com relação ao Microsoft Office Word 2007 (versão em português), assinale a alternativa INCORRETA. a) É possível usar quebras de seção para alterar o layout ou a formatação de uma página ou de páginas do documento. Dessa forma, é possível, por exemplo, criar um cabeçalho diferente para cada seção do documento e definir margens diferentes para cada seção do documento. b) Permite contar automaticamente as linhas de um documento e exibir o número apropriado ao lado de cada linha de texto. Isso será útil quando for preciso se referir a linhas específicas de um documento, como um script ou um contrato legal. c) É possível adicionar bordas decorativas às páginas, textos, tabelas, células de tabela, objetos gráficos e imagens.também é possível adicionar bordas de página em vários estilos de linhas e cores, bem como uma grande variedade de bordas de elementos gráficos. d) Permite converter um texto em tabela e vice-versa. Para tanto, é preciso utilizar caracteres separadores, como vírgulas ou tabulações, para indicar onde deseja dividir o texto em colunas. As marcas de parágrafo servem para indicar onde se deseja começar uma nova linha. e) É possível inserir um comentário para cada área selecionada dentro de balões exibidos no rodapé do documento. Permite inserir um número limitado de comentários, no máximo 20, que permanecerão definitivamente no documento. Texto I para as questões de 09 a 14. AFINAL, QUEM MANDA NA FLORESTA? Enfim, resolveu o Leão sair para fazer sua pesquisa, verificar se ainda era o Rei dos Animais. (...) Encontrou o Macaco e perguntou: - Ei, você aí, Macaco, quem é o rei dos Animais? O Macaco, surpreendido pelo rugir indagatório, deu um salto de pavor e, quando respondeu, já estava no mais alto galho da mais alta árvore da floresta. - Claro que é você, Leão, claro que é você! Satisfeito, o Leão continuou pela floresta e perguntou ao Papagaio: - Currupato, Papagaio. Quem, segundo o seu conceito, é o Senhor da Floresta, não é o Leão?

3 E como aos Papagaios não é dado o dom de improvisar, mas apenas o de repetir, lá repetiu o Papagaio, rumorejando as asas: - Currupato... É o Leão? Não é o Leão? Não é o Leão, Currupato? Cheio de si, o Leão penetrou mais ainda na floresta adentro, em busca de novas afirmações de sua personalidade. Encontrou a coruja e perguntou: - Coruja velha, não sou eu o maioral da Mata? - Sim, ninguém duvida de que és tu disse a Coruja. Mas disse de lábia, não crente. E lá se foi o leão, mais firme no passo, mais alto de cabeça, sem nem mesmo perceber que a floresta se adensava e se espinhava. Encontrou o Tigre! - Tigre disse em voz de estentor, para impor-se ao rival terrível não tens a menor dúvida de que sou o Rei da floresta. Certo? O Tigre rugiu, hesitou, tentou não responder, mas sentiu o barulho do olhar do Leão queimando as folhas e disse: - É. E quando o Leão se afastou, rugiu de novo, ainda mais mal-humorado e já arrependido. Três quilômetros adiante, numa grande clareira, o Leão encontrou o Elefante. Perguntou: - Elefante, quem manda na floresta, quem é o Rei, Imperador, Czar, Legislador, Presidente da República, dono e senhor das árvores e seres dentro da mata? O Elefante pegou-o pela tromba, deu voltas com ele pelo ar, atirou-o contra o tronco de uma árvore e desapareceu floresta adentro. O Leão caiu no chão, tonto e humilhado, levantou-se lambendo uma pata quebrada e murmurou: - Que diabo, só porque não sabia a resposta, não era preciso ficar tão zangado. Moral: Cada um tira dos acontecimentos a conclusão que entende. (Millôr Fernandes) Após ler o texto, assinale a resposta correta. 09. Desde pequenos ouvimos nas histórias infantis que quem manda na floresta é o (a): a) Elefante b) Tigre c) Coruja d) Papagaio e) Leão 10. O Papagaio, ao responder ao Leão, deixou claro que usou uma resposta: a) clara b) inconsciente c) objetiva d) bem elaborada e) certeira 11. A atitude do Elefante, ao atirar o Leão contra o tronco de uma árvore, pode ser entendida como uma: a) ajuda b) compaixão c) incompreensão d) negação e) safadeza 12. A imagem do Leão caído ao chão, tonto e humilhado, com uma pata quebrada, leva-nos a acreditar que o Elefante, com o seu gesto: a) destruiu o mito de que o Leão é o Rei dos Animais; b) revelou que todos os animais da floresta consideram o Leão o Rei dos Animais; c) confirmou a fama do Leão; d) concretizou a ideia de que o Leão sempre será Rei; e) deixou claro que o Leão manda na floresta. 13. A que conclusão se chega com a leitura da moral da fábula? a) Quem é rei, nunca perde a majestade. b) Tudo que é real convence. c) A verdade é um instrumento que usamos somente quando precisamos. d) Os fatos verdadeiros não precisam ser confirmados. e) A verdade e a realidade caminham juntas.

4 14. Assinale a alternativa que apresenta a troca correta do tratamento TU para VÓS na seguinte frase: - Sim, ninguém duvida de que és tu disse a Coruja. a) - Sim, ninguém duvida de que sois tu disse a Coruja. b) - Sim, ninguém duvida de que és vós disse a Coruja. c) - Sim, ninguém duvida de que é vós disse a Coruja. d) - Sim, ninguém duvida de que sois vós disse a Coruja. e) - Sim, ninguém duvida de que eras vós disse a Coruja. Texto II para as questões 15 e 16. Não há lugar nas prisões, então se solta a bandidagem, as penas (I) são cada vez mais brandas ou não há pena (II) alguma. Pena (III) temos nós, pena (IV) por nós, pela tão espalhada dor do mundo. 15. Nas quatro ocorrências da palavra PENA(s), qual o significado de cada uma? a) I= compaixão II= compaixão III= punição IV= punição b) I= compaixão II= punição III= compaixão IV= punição c) I= punição II= punição III= compaixão IV= compaixão d) I= punição II= compaixão III= punição IV= compaixão e) I= punição II= compaixão III= compaixão IV= punição (Lya Luft, Revista Veja, 3 de agosto de 2011, p.24) 16. Na frase... as penas são cada vez mais brandas..., qual o significado da palavra BRANDAS? a) suaves b) vibrantes c) ferozes d) intensas e) rigorosas 17. Qual alternativa apresenta uma relação de condição entre as orações? a) Leonardo conhecia o problema tão bem como eu. b) Desde que ela converse comigo, eu a perdoarei. c) Estava tão frio ontem que não saí de casa. d) Mesmo estando doente, compareci à reunião do quarteirão. e) Eu não vim trabalhar ontem porque estava doente. 18. Quanto à acentuação das palavras, conforme o Novo Acordo Ortográfico, assinale a alternativa que completa corretamente e nesta ordem as lacunas do seguinte texto: A do PMDB, em, não gosta da de assumir o Transportes. Gato escaldado medo de água fria. E de. (Folha de Londrina, 8 de julho de 2011, p.4) a) cúpula princípio idéia têm escândalos b) cúpula principio idéia tem escândalos c) cupúla princípio ideia tem escandalos d) cupúla principio ideia têm escandalos e) cúpula princípio ideia tem escândalos 19. Pejorativo é o vocábulo usado com significação desagradável ou de desaprovação. Em qual alternativa a palavra sublinhada foi usada em sentido pejorativo? a) Você é um amigão. b) Paizão, você quer jogar bola? c) Não sei como você gosta desses filminhos. d) Você é a netinha do meu coração. e) Você não recebeu meu cartão de Natal? 20. Assinale a alternativa que apresenta o plural correto da primeira palavra. a) Cachorro quente = cachorro quentes b) Guarda - roupa = guardas roupas c) Pé de - moleque = pés de moleques d) Quinta feira = quintas feiras e) Porta - bandeira = portas bandeiras

5 21. Qual alternativa completa corretamente e nessa ordem as lacunas do texto abaixo? 90 anos o tempo dedicado por da Universidade de Chicago (EUA) elaboração de um dicionário de dialetos da antiga Mesopotâmia. (Revista Veja, 22 de junho de 2011) a) foi pesquisadores à b) foram pesquisadores à c) foi pesquizadores - à d) foram pesquizadores a e) foi pesquisadores a 22. Qual alternativa completa corretamente e nessa ordem as lacunas das frases abaixo? I. A multidão pacientemente. II. Vinte metros de tecido muito para fazer a cortina. III. Não mais de oito pessoas na sala. a) (I) esperavam (II) são (III) haviam b) (I) esperava (II) é (III) haviam c) (I) esperavam (II) é (III) havia d) (I) esperava (II) são (III) havia e) (I) esperava (II) é (III) havia 23. Quanto ao uso de EU ou MIM, assinale a alternativa correta. a) Era para mim falar com ele ontem. b) Eu não quero que você fique entre eu e ela. c) Renato mandou um recado para mim? d) Isto é para mim guardar? e) Ninguém vai passear sem eu. 24. João mora na cidade de Andirá e trabalha na cidade de Bandeirantes. Diariamente ele gasta R$ 5,20 de passagem de ônibus para ir e voltar. No último mês, João trabalhou 25 dias. Quantos reais ele gastou com transporte? a) R$ 100,00 b) R$ 125,00 c) R$ 128,50 d) R$ 130,00 e) R$ 135, Um jogador de futebol profissional cobrou 60 pênaltis em sua carreira. Sabendo que ele converteu 70% das cobranças em gols, quantos gols de pênalti ele fez? a) 40 b) 42 c) 44 d) 46 e) O preço do dólar comercial em 12/08/2009 era de R$ 1,83. Em 12/08/2010, o preço do dólar caiu para R$ 1,77, sofrendo uma depreciação de 3,28%. Em 12/08/2011, o preço do dólar era R$ 1,61. Em 12/08/2011, qual é a porcentagem aproximada de depreciação da moeda em relação ao valor do dólar em 12/08/2009? a) 3 % b) 8 % c) 10 % d) 12 % e) 15 % 27. Um colégio construiu uma quadra de futebol de salão em forma de retângulo, com as seguintes dimensões: 42 metros de comprimento por 20 metros de largura. Qual é a área dessa quadra, em m 2? a) 62 b) 200 c) 420 d) 620 e) 840

6 28. No último Concurso da Câmara Municipal de Itambaracá, foram confeccionadas 04 provas conforme tabela 1: TABELA1 Prova Quantidade de Folhas utilizadas Advogado Contador Oficial Administrativo Auxiliar de Serviços Gerais Quantas folhas foram utilizadas nesse Concurso? a) 38 b) 180 c) 300 d) 320 e) 410 Quantidade de Inscritos 29. Um agricultor vendeu 20 sacos de milho, 30 sacos de soja e 10 sacos de café. Sabendo que os preços dos sacos são: milho R$ 10,00, soja R$ 40,00 e café R$ 60,00, quantos reais o agricultor conseguiu pelas vendas? a) R$ 2.200,00 b) R$ 2.000,00 c) R$ 1.800,00 d) R$ 1.600,00 e) R$ 1.200, Dado um número real x, somando-se 10 a esse número e dividindo esse resultado por 2, obtemos 9. Qual é o valor de x? a) 8 b) 9 c) 10 d) 11 e) 12

INSTRUÇÕES ATENÇÃO. Prova de Língua e Literatura 1ª parte: Prova de Redação 2ª parte: Língua Portuguesa 01 à 15 questões Literatura 01 à 05 questões

INSTRUÇÕES ATENÇÃO. Prova de Língua e Literatura 1ª parte: Prova de Redação 2ª parte: Língua Portuguesa 01 à 15 questões Literatura 01 à 05 questões INSTRUÇÕES Você está recebendo do fiscal um Caderno de Questões com 03 (três) temas de redações e 30 (trinta) questões que compõem a prova objetiva. Você receberá, também, a Folha de Respostas personalizada

Leia mais

Nome: N.º: Endereço: Data: Telefone: PARA QUEM CURSA O 8 Ọ ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM Disciplina: PORTUGUÊS DIA MUNDIAL SEM CARRO!

Nome: N.º: Endereço: Data: Telefone:   PARA QUEM CURSA O 8 Ọ ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM Disciplina: PORTUGUÊS DIA MUNDIAL SEM CARRO! Nome: N.º: Endereço: Data: Telefone: E-mail: Colégio PARA QUEM CURSA O 8 Ọ ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM 2018 Disciplina: PORTUGUÊS Prova: DESAFIO NOTA: Texto para a questão 1. QUE RAIO DE CONGESTIONAMENTO

Leia mais

1. A figura acima ilustra uma janela do BrOfficeWrite. Com base na figura e acerca do BrOffice Write, assinale a opção correta.

1. A figura acima ilustra uma janela do BrOfficeWrite. Com base na figura e acerca do BrOffice Write, assinale a opção correta. Broffice.org Augusto Cesar Informática Para Concursos 1. A figura acima ilustra uma janela do BrOfficeWrite. Com base na figura e acerca do BrOffice Write, assinale a opção correta. A) Para se alterar

Leia mais

AFINAL, QUEM MANDA NA FLORESTA? Millôr Fernandes Enfim resolveu o Leão sair para fazer sua pesquisa, verificar se ainda era o Rei dos Animais. Não que

AFINAL, QUEM MANDA NA FLORESTA? Millôr Fernandes Enfim resolveu o Leão sair para fazer sua pesquisa, verificar se ainda era o Rei dos Animais. Não que Edital 001/2011 - DATA DA PROVA: 20/11/2011 LEIA ESTAS INSTRUÇÕES: 1 Identifique-se na parte inferior desta capa; 2 Você dispõe de três horas para responder todas as questões e preencher o Cartão Resposta;

Leia mais

INFORMÁTICA. 02. Com relação à figura abaixo e ao Word, marque a opção correta:

INFORMÁTICA. 02. Com relação à figura abaixo e ao Word, marque a opção correta: INFORMÁTICA 01. Todos os aplicativos abaixo são usados para edição de texto, EXCETO a) WordPad b) NotePad c) MS Word d) Windows Media Player e) BrOffice.org Writer 01. D Comentário: Os aplicativos que

Leia mais

01 Q Noções de Informática Planilhas Eletrônicas Microsoft Excel e BrOffice.org

01 Q Noções de Informática Planilhas Eletrônicas Microsoft Excel e BrOffice.org 01 Q126231 Noções de Informática Planilhas Eletrônicas Microsoft Excel e BrOffice.org Calc BETA Ano: 2011 Banca: FCC Órgão: TRE APProva: Analista Judiciário Contabilidade Em relação ao BrOffice.org 3.1,

Leia mais

INFORMÁTICA (PC-SP / ESCRIVÃO / VUNESP / 2014)

INFORMÁTICA (PC-SP / ESCRIVÃO / VUNESP / 2014) INFORMÁTICA (PC-SP / ESCRIVÃO / VUNESP / 2014) 81. No sistema operacional Windows 7, em sua configuração padrão, deseja-se organizar os arquivos de maior interesse, de modo que eles possam ser vistos a

Leia mais

LibreOffice versão O essencial para sua prova WRITER. O único lugar em que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.

LibreOffice versão O essencial para sua prova WRITER. O único lugar em que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. LibreOffice versão 4.4.7 O essencial para sua prova WRITER O único lugar em que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. (Alberto Einsten) COMO BAIXAR E INSTALAR O LIBREOFFICE VERSÃO 4? 1-Acesse

Leia mais

INFORMÁTICA. 02. O ícone abaixo, encontrado no Windows Explorer informa que o dispositivo:

INFORMÁTICA. 02. O ícone abaixo, encontrado no Windows Explorer informa que o dispositivo: INFORMÁTICA 01. Ao se arrastar um arquivo de uma pasta para outra, utilizando somente o botão direito do mouse, dentro de uma mesma unidade de disco no Windows Explorer: a) O arquivo é copiado para a pasta

Leia mais

INFORMÁTICA. Texto para as questões de 1 a 3

INFORMÁTICA. Texto para as questões de 1 a 3 INFORMÁTICA Texto para as questões de 1 a 3 A figura abaixo ilustra uma janela do Microsoft Office Excel 2007 com uma planilha que contém dados relativos a demandas por produtos e serviços da agência central

Leia mais

LÉO MATOS INFORMÁTICA

LÉO MATOS INFORMÁTICA LÉO MATOS INFORMÁTICA 1. (CONSULPLAN PREF. NATAL) O padrão Serial ATA (ou SATA - Serial Advanced Technology Attachment) é uma tecnologia voltada para: a) Discos rígidos b) Mouse c) Teclado d) Impressoras

Leia mais

LibreOffice Writer. Principais caraccterísticas: Também Salva: Software Livre e Gratuíto

LibreOffice Writer. Principais caraccterísticas: Também Salva: Software Livre e Gratuíto LibreOffice Writer Principais caraccterísticas: Documento -.odt Modelo -.ott Padrão de Documentos do LibreOffice ODF Também Salva: TXT, RTF, DOC, DOCX, DOT, HTML, XML Software Livre e Gratuíto Principais

Leia mais

NOÇÕES BÁSICAS DE INFORMÁTICA

NOÇÕES BÁSICAS DE INFORMÁTICA NOÇÕES BÁSICAS DE INFORMÁTICA 20 QUESTÕES DE PROVAS DA VUNESP SOLDADO 2ª CLASSE PM-SP POR ASSUNTOS COM GABARITOS Edição março 2018 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprodução total ou parcial deste

Leia mais

III. ajustar a tabela completa numa única página para impressão; IV. preparar um arquivo HTML desse material para publicação no site;

III. ajustar a tabela completa numa única página para impressão; IV. preparar um arquivo HTML desse material para publicação no site; 01 Qual a função da tecla de atalho CTRL + A quando aplicada a um arquivo de texto no Writer? a) Salvar um documento b) Abrir um novo arquivo. c) Selecionar tudo. d) Sublinhar o texto selecionado. 02 O

Leia mais

0218 SECRETÁRIO ESCOLAR

0218 SECRETÁRIO ESCOLAR LÍNGUA PORTUGUESA Leia o texto a seguir para responder às questões de 01 a 06: O Rei dos animais Saiu o leão a fazer sua pesquisa estatística, para verificar se ainda era o Rei das Selvas. Os tempos tinham

Leia mais

INFORMÁTICA. 03. Analise a figura abaixo e assinale a opção incorreta:

INFORMÁTICA. 03. Analise a figura abaixo e assinale a opção incorreta: INFORMÁTICA 01. Marque a opção que contém a definição correta de Intranet: a) Rede de computadores que não pode ter acesso à Internet. b) É uma rede local de computadores, ou seja, é limitada fisicamente.

Leia mais

Informática. Microsoft Word 2013 e Writer. Professor Marcelo Leal.

Informática. Microsoft Word 2013 e Writer. Professor Marcelo Leal. Informática Microsoft Word 2013 e Writer Professor Marcelo Leal www.acasadoconcurseiro.com.br Informática Aula XX MICROSOFT WORD 2013 E WRITER SUÍTES DE ESCRITÓRIO Conjuntos de programas (aplicativos)

Leia mais

Plano de Aula - Word cód Horas/Aula

Plano de Aula - Word cód Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Office Word 2013 Aula 2 Capítulo 2 - Documentos Plano de Aula - Word 2013 - cód. 5279 16 Horas/Aula 1.1. Novidades da Versão 2013... 21 1.1.1. Interface Renovada... 21

Leia mais

78. A Área de Transferência do MS-Office 2016 permite que dados sejam transferidos entre os diversos aplicativos. Suponha que um usuário tenha aberto

78. A Área de Transferência do MS-Office 2016 permite que dados sejam transferidos entre os diversos aplicativos. Suponha que um usuário tenha aberto 77. No sistema operacional Windows 10, em sua configuração padrão, um usuário aciona o Explorador de Arquivos, seleciona um arquivo e pressiona a tecla F3. Em seguida, (A) o arquivo será deletado definitivamente.

Leia mais

c) S = [-1; 3 [ ]4; + [ e) S = [-1; 3 [ [4; + [

c) S = [-1; 3 [ ]4; + [ e) S = [-1; 3 [ [4; + [ Escriturário PORTUGUÊS 01) Observe: I. recos-recos. II. guarda-roupas. III. pé-de-moleques. IV. navios-escola. Temos o plural dos substantivos compostos corretamente flexionado em: a) I e II. b) II e III.

Leia mais

TÉCNICO LEGISLATIVO Câmara dos Deputados INFORMÁTICA. Prof. Paulo França

TÉCNICO LEGISLATIVO Câmara dos Deputados INFORMÁTICA. Prof. Paulo França TÉCNICO LEGISLATIVO Câmara dos Deputados INFORMÁTICA Prof. Paulo França CÂMARA DOS DEPUTADOS 1. PLANILHAS ELETRÔNICAS 2. EDITORES DE TEXTO 3. SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO 4. CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE INTERNET

Leia mais

COMENTÁRIO À PROVA DA PM-PB - FRANKLIN FELIPE

COMENTÁRIO À PROVA DA PM-PB - FRANKLIN FELIPE PROVA A Caros alunos, neste domingo (29 de ABRIL/18) foi aplicada pelo IBFC a prova do concurso da PM-PB para os cargos de Soldado e Bombeiro (nível médio), dessa forma, segue os comentários para esclarecimentos

Leia mais

2.5 Barra de Status Seleção Padrão. Modifica o modo de seleção entre Seleção padrão, Estender seleção, Adicionar seleção e Seleção em bloco.

2.5 Barra de Status Seleção Padrão. Modifica o modo de seleção entre Seleção padrão, Estender seleção, Adicionar seleção e Seleção em bloco. 2.5 Barra de Status A barra de status ou barra de estado é utilizada para exibir algumas informações sobre o documento e efetuar rápidas modificações por meio de atalhos. Geralmente é encontrada parte

Leia mais

INFORMÁTICA BÁSICA PARA CONCURSO PÚBLICO. 01. A função que NÃO é executada por nenhum dos botões de controle de janelas do Windows exibidos abaixo é:

INFORMÁTICA BÁSICA PARA CONCURSO PÚBLICO. 01. A função que NÃO é executada por nenhum dos botões de controle de janelas do Windows exibidos abaixo é: INFORMÁTICA BÁSICA PARA CONCURSO PÚBLICO 01. A função que NÃO é executada por nenhum dos botões de controle de janelas do Windows exibidos abaixo é: (A) Maximizar. (B) Minimizar. (C) Fechar. (D) Restaurar.

Leia mais

INFORMÁTICA QUESTÕES DO WORD

INFORMÁTICA QUESTÕES DO WORD INFORMÁTICA QUESTÕES DO WORD Prof. Filipe Melo 13) A barra de ferramentas de acesso rápido do Word 2007 pode ser personalizada. Considere a figura abaixo e indique a ordem (da esquerda para a direita)

Leia mais

Processador de Textos

Processador de Textos Processador de Textos Processadores de Texto WYSIWYG (What You See Is What You Get) MSWord, Lotus Word Pro, Open Office Writer (aberto) WYSIWYM (What You See Is What You Mean) Tex, Latex O que é o Word?

Leia mais

Formação - SESERP 15/05/2017

Formação - SESERP 15/05/2017 Formação - SESERP 15/05/2017 Responsável: Adriana Praxedes Formadores: Márcia Regina Melissa Fernandes Rosângela da Cal Vander Soares Santos/2017 Leitura de Fruição: Help Desk na Idade Média SENUTEC -

Leia mais

INFORMÁTICA PARA CONCURSO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARÁ Cargo: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO.

INFORMÁTICA PARA CONCURSO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARÁ Cargo: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO. INFORMÁTICA PARA CONCURSO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARÁ 2019. Cargo: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO. CONCEITOS BÁSICOS E UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS PARA EDIÇÃO DE TEXTOS, PLANILHAS ELETRÔNICAS E APRESENTAÇÕES:

Leia mais

Introdução à Informática. Aula 07 MS WORD. Prof. Fábio Nelson

Introdução à Informática. Aula 07 MS WORD. Prof. Fábio Nelson Aula 07 MS WORD Tabelas Tabela é um recurso do Word, que nos permite criar uma tabela mais limitada que a do Excel, mas possuindo ampla aplicação. 2 Para inserir uma tabela, clique no botão tabela na barra

Leia mais

Plano de Aula - Word cód Horas/Aula

Plano de Aula - Word cód Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução Aula 2 Capítulo 2 - Documentos Plano de Aula - Word 2016 - cód. 6268 16 Horas/Aula 1. Introdução...19 1.1. Novidades da Versão 2016...21 1.1.1. Diga-me o que Você Deseja

Leia mais

Writer 3.4 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Writer 3.4 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora). 4522 - Writer 3.4 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Writer 1.1. Procedimentos para Instalação...22 1.1.1. Requisitos do Sistema...22 1.1.2. Instalar o Programa...22

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Edital nº. 005-200 CARGO: TÉCNICO ADMINISTRATIVO DE NÍVEL MÉDIO FUNÇÃO: AUXILIAR DE LABORATÓRIO DE INFORMATICA Nome: RG: CPF: Nº. de inscrição:

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 86/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 86/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 86/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Informática. Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke. Informática Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPARANDO MICROSOFT EXCEL 2010 E LIBREOFFICE CALC 4.3 Tela Inicial O LibreOffice

Leia mais

Informática. Comparando Microsoft Word e LibreOffice Writer. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Comparando Microsoft Word e LibreOffice Writer. Professor Márcio Hunecke. Informática Comparando Microsoft Word e LibreOffice Writer Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPARANDO MICROSOFT WORD E LIBREOFFICE WRITER 4.3 Tela Inicial O LibreOffice

Leia mais

Capítulo 2 - Primeiros Cálculos

Capítulo 2 - Primeiros Cálculos Capítulo 2 - Primeiros Cálculos Para iniciarmos este capítulo, vamos criar a planilha abaixo: Primeiro cria-se a planilha, efetua-se os cálculos e depois aplica-se a formatação: De fontes e alinhamentos

Leia mais

Comparações entre Microsoft Word e Broffice.org Writer

Comparações entre Microsoft Word e Broffice.org Writer Diferenças entre Microsoft Office e BrOffice.org Para começar vale esclarecer algumas dúvidas. www.professorfabricio.com O que é Microsoft Office? Microsoft Office diz respeito a uma coletânea de programas

Leia mais

Com relação ao sistema operacional Windows 10, assinale a alternativa que exibe uma opção equivalente ao uso do botão Visão de Tarefas.

Com relação ao sistema operacional Windows 10, assinale a alternativa que exibe uma opção equivalente ao uso do botão Visão de Tarefas. 1) Ano: 2017 Banca: Quadrix Órgão: CRF - MT Com relação ao sistema operacional Windows 10, assinale a alternativa que exibe uma opção equivalente ao uso do botão Visão de Tarefas. a) Alt + Tab b) Shift

Leia mais

Capítulo 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14

Capítulo 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 SUMÁRIO Capítulo 1... Iniciando o Word 2013...9 Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 Capítulo 2... Apredendo a digitar um texto...17 Iniciando a digitação...20 Salvando o documento...22 Senha

Leia mais

Informática Básica. Aula 2.9 Formatação no Writer. Prof. Dr. Bruno Moreno

Informática Básica. Aula 2.9 Formatação no Writer. Prof. Dr. Bruno Moreno Informática Básica Aula 2.9 Formatação no Writer Prof. Dr. Bruno Moreno bruno.moreno@ifrn.edu.br 2 Notas de Rodapé Menu Inserir / Notas de Rodapé Para isso, o cursor de texto deve estar onde a nota será

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação 9º Ano Escola Básica Miradouro de Alfazina

Tecnologias da Informação e Comunicação 9º Ano Escola Básica Miradouro de Alfazina Tecnologias da Informação e Comunicação 9º Ano Escola Básica Miradouro de Alfazina Unidade 2 Processamento de texto Sumário Ms Word: Definição de tabulações. Operações com tabelas. Organização do texto

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 146/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 146/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 146/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Informática. Polícia Rodoviária Federal

Informática. Polícia Rodoviária Federal CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Informática Período: 2008-2017 Sumário Informática... 3 Dispositivos de Entrada e Saída... 3 Windows Vista... 3 Excel... 3 Writer... 4 Calc... 8 Impress... 10 Mozilla Firefox...

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Instituto de Artes IARTE NOME:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Instituto de Artes IARTE NOME: NOME: PROVA PARA CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIO PARA ATUAR NO INSTITUTO DE ARTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: 01 - Observe a planilha a seguir editada no MS-Excel 2003.

Leia mais

Aula 4 PROCESSAMENTO DE TEXTO COM O MICROSOFT WORD 04/02/2016 1

Aula 4 PROCESSAMENTO DE TEXTO COM O MICROSOFT WORD 04/02/2016 1 Aula 4 PROCESSAMENTO DE TEXTO COM O MICROSOFT WORD 04/02/2016 DIEGOQUIRINO@GMAIL.COM 1 Agenda Nesta aula iremos aprender: Operações básicas; Layouts e numeração de página; Digitação e processamento de

Leia mais

a) três vezes com o botão esquerdo do mouse e, depois, pressionar as teclas Ctrl + F.

a) três vezes com o botão esquerdo do mouse e, depois, pressionar as teclas Ctrl + F. Para orientar os estudos, o professor Fabio Augusto separou uma bateria de questões de Informática visando a prova para escrevente do dia 2. Ao final de cada questão confira o gabarito comentado pelo especialista.

Leia mais

INFORMÁTICA BÁSICA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. IPD / Digitação (04)

INFORMÁTICA BÁSICA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. IPD / Digitação (04) INFORMÁTICA BÁSICA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO IPD / Digitação (04) Conceitos de Hardware e Software; Uso correto do Teclado; Ensinar a operar software de digitação. Windows Conceitos de sistema operacional;

Leia mais

INTERPRETE EM LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS

INTERPRETE EM LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS LÍNGUA PORTUGUESA Leia o texto a seguir para responder às questões de 01 a 06: O Rei dos animais Saiu o leão a fazer sua pesquisa estatística, para verificar se ainda era o Rei das Selvas. Os tempos tinham

Leia mais

Interface. Movimentação na planilha

Interface. Movimentação na planilha EXCEL Excel é uma das melhores planilhas existentes no mercado. As planilhas eletrônicas são programas que se assemelham a uma folha de trabalho, na qual podemos colocar dados ou valores em forma de tabela

Leia mais

Word Ambiente

Word Ambiente Word 2010 - Ambiente Word 2010 Barra de Status Word 2007 - Diferenças Editor de Textos - extensão.docx.doc.rtf Seleção Mouse Ação Aplicar duplo clique sobre qualquer palavra do texto. Aplicar triplo clique

Leia mais

Capítulo 2 - Primeiros Cálculos

Capítulo 2 - Primeiros Cálculos Capítulo 2 - Primeiros Cálculos Para iniciarmos este capítulo, vamos criar a planilha abaixo: Primeiro cria-se a planilha, efetua-se os cálculos e depois aplica-se a formatação: de fontes e alinhamentos

Leia mais

Word 2013 Plano de Aula 24 Aulas (Auluas de 1 Hora)

Word 2013 Plano de Aula 24 Aulas (Auluas de 1 Hora) 5885 - Word 2013 Plano de Aula 24 Aulas (Auluas de 1 Hora) Aula 1 Capítulo 1 - Introdução aos Recursos Avançados do Word 2013 1. Introdução aos Recursos Avançados do Word 2013......19 1.1. Configuração

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Leitura, interpretação e análise de textos de diferentes gêneros textuais, verbais e não verbais...3

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Leitura, interpretação e análise de textos de diferentes gêneros textuais, verbais e não verbais...3 Língua Portuguesa Leitura, interpretação e análise de textos de diferentes gêneros textuais, verbais e não verbais...3 Efeitos de sentido produzidos nos textos... 9 Coesão e coerência textual... 12 Ortografia:

Leia mais

Policial Rodoviário Federal

Policial Rodoviário Federal Policial Rodoviário Federal Questões Aula 9 Informática Prof. Renato da Costa Informática ANCINE CESPE 1. Os aplicativos Impress da BROffice e PaintBrush da Microsoft são concebidos para se fazer impressão

Leia mais

Plano de Aula - Word 2013 Avançado - cód Horas/Aula

Plano de Aula - Word 2013 Avançado - cód Horas/Aula Plano de Aula - Word 2013 Avançado - cód. 5885-24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 -Introdução aos Recursos Avançados do Word 2013 Aula 2 Continuação do Capítulo 1 -Introdução aos Recursos Avançados do Word

Leia mais

FISCAL DE URBANISMO

FISCAL DE URBANISMO LÍNGUA PORTUGUESA Leia o texto a seguir para responder às questões de 01 a 06: O Rei dos animais Saiu o leão a fazer sua pesquisa estatística, para verificar se ainda era o Rei das Selvas. Os tempos tinham

Leia mais

BOTÕES MODOS DE EXIBIÇÃO (MENU EXIBIR)

BOTÕES MODOS DE EXIBIÇÃO (MENU EXIBIR) INFORMÁTICA - Profª Lilian Pimenta - WORD 2003 CORREIOS 1 MICROSOFT WORD 2003 AS BARRAS DO WORD 2003 TÍTULO MENUS FERRAMENTAS PADRÃO FERRAMENTAS FORMATAÇÃO RÉGUA HORIZONTAL BOTÕES MODOS DE EXIBIÇÃO (MENU

Leia mais

LÉO MATOS INFORMÁTICA

LÉO MATOS INFORMÁTICA LÉO MATOS INFORMÁTICA 1. (VUNESP TJSP) Ao encaminhar uma mensagem com arquivos anexados a partir do Microsoft Outlook, na sua configuração padrão, com o botão a) os anexos não serão mantidos na nova mensagem

Leia mais

Questões Informática. Professora Nanny

Questões Informática. Professora Nanny Questões Informática Professora Nanny professorananielle@hotmail.com 1) Sobre componentes de hardware, analise as afirmativas a seguir. I. Monitor, teclado e mouse podem ser considerados periféricos exclusivos

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 98/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 98/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 98/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

LÉO MATOS INFORMÁTICA

LÉO MATOS INFORMÁTICA LÉO MATOS INFORMÁTICA 1. (FEPESE 2014 MPE-SC TÉCNICO EM INFORMÁTICA) Uma referência identifica uma célula ou um intervalo de células em uma planilha e informa ao Microsoft Excel onde procurar pelos valores

Leia mais

INFORMÁTICA. Apenas: a) II, III e IV são verdadeiras. b) II, IV e V são verdadeiras. c) II e IV são verdadeiras. d) I, III e IV são falsas.

INFORMÁTICA. Apenas: a) II, III e IV são verdadeiras. b) II, IV e V são verdadeiras. c) II e IV são verdadeiras. d) I, III e IV são falsas. INFORMÁTICA 01. Selecione a alternativa correta: I - Nomes de pastas e arquivos podem ser de até 245 caracteres, mas não podem incluir os caracteres *, \ : < >? / II - A extensão do nome do arquivo costuma

Leia mais

Informática - Processadores de Texto- - Microsoft Word - Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa

Informática - Processadores de Texto- - Microsoft Word - Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa - Processadores de Texto- - Microsoft Word - Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa lessavaleria@gmail.com Valeria-lessa@uergs.edu.br 1 Processadores de Texto São um dos softwares aplicativos utilizados em

Leia mais

Excel 2016 Plano de Aula - 16 Horas (Aulas de 1 Hora)

Excel 2016 Plano de Aula - 16 Horas (Aulas de 1 Hora) 6272 - Excel 2016 Plano de Aula - 16 Horas (Aulas de 1 Hora) Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Microsoft Excel 2016 1. Introdução ao Microsoft Excel 2016...21 1.1. Abrir o Programa...23 1.1.1. Abrir uma

Leia mais

TRE/RJ INFORMÁTICA. Prof. Paulo França

TRE/RJ INFORMÁTICA. Prof. Paulo França TRE/RJ INFORMÁTICA Prof. Paulo França TRE/RJ 1. CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE INFORMÁTICA 2. PLANILHAS ELETRÔNICAS: LibreOffice Calc e Excel 3. EDITORES DE TEXTO: LibreOffice Writer e Word 4. APRESENTAÇÕES:

Leia mais

CAPÍTULO 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14

CAPÍTULO 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 ÍNDICE CAPÍTULO 1... Iniciando o Word 2016...9 Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 CAPÍTULO 2... Modos de exibição...16 Iniciando a digitação...19 Salvando o documento...21 Senha para seus documentos...23

Leia mais

INFORMÁTICA. rascunho. BANCA: VUNESP ÓRGÃO: Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ/SP) CARGO: Escrevente Técnico Judiciário

INFORMÁTICA. rascunho. BANCA: VUNESP ÓRGÃO: Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ/SP) CARGO: Escrevente Técnico Judiciário BANCA: VUNESP ÓRGÃO: Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ/SP) CARGO: Escrevente Técnico Judiciário INFORMÁTICA NÍVEL: Médio DATA: 26/04/2015 QUESTÕES: 16 75. Em um computador com o sistema operacional

Leia mais

Plano de Aula - Excel cód Horas/Aula

Plano de Aula - Excel cód Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Microsoft Excel 2016 Aula 2 Capítulo 2 - Pastas e Células Plano de Aula - Excel 2016 - cód. 6271 16 Horas/Aula 1. Introdução ao Microsoft Excel 2016...21 1.1. Abrir o

Leia mais

Word 2010 Faixa de Opções

Word 2010 Faixa de Opções Word 2010 Faixa de Opções Um recurso muito interessante no Word 2007 é a possibilidade de inserir numeração automática nas páginas do documento, clicando em: a) Formatar / Numeração. b) Inserir / Número

Leia mais

No Windows 7 Professional, em português, Ana recebeu as seguintes tarefas: - Verificar se os componentes de hardware do computador estão

No Windows 7 Professional, em português, Ana recebeu as seguintes tarefas: - Verificar se os componentes de hardware do computador estão 1 - ( Prova: FCC - 2014 - SABESP - Advogado / Noções de Informática / Windows 7; ) No Windows 7 Professional, em português, Ana recebeu as seguintes tarefas: - Verificar se os componentes de hardware do

Leia mais

BANCO DO BRASIL COMENTÁRIO CADERNO BRANCO DATA: 12/08/2007 FORTALEZA-CE

BANCO DO BRASIL COMENTÁRIO CADERNO BRANCO DATA: 12/08/2007 FORTALEZA-CE BANCO DO BRASIL COMENTÁRIO CADERNO BRANCO DATA: 12/08/2007 FORTALEZA-CE Prova fácil, sem problemas em sua resolução. Considerando a figura acima, que mostra uma janela do Word 2002 com um texto em processo

Leia mais

Aula 07 Excel

Aula 07 Excel Aula 07 Excel 2007-2010 Prof. Esp. Luiz Antônio Meira 1 Microsoft Excel O Excel é uma das melhores planilhas existentes no mercado. As planilhas eletrônicas são programas que se assemelham a uma folha

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 122/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 122/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 122/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Pacote Office. Subtítulo

Pacote Office. Subtítulo Pacote Office Subtítulo Sobre a APTECH A Aptech é uma instituição global, modelo em capacitação profissional, que dispõe de diversos cursos com objetivo de preparar seus alunos para carreiras em Tecnologia

Leia mais

Pacote Office. Subtítulo

Pacote Office. Subtítulo Pacote Office Subtítulo Sobre a APTECH A Aptech é uma instituição global, modelo em capacitação profissional, que dispõe de diversos cursos com objetivo de preparar seus alunos para carreiras em Tecnologia

Leia mais

Informática para Concursos 1

Informática para Concursos 1 QUESTÕES CESPE POWER POINT QUESTÕES POWER POINT - CESPE CEF-CAIXA ECONÔMICA EDERAL TÉCNICO BANCÁRIO - 30/04/2006 - A janela do PowerPoint 2003 a seguir apresenta, no slide em edição, outras informações

Leia mais

Curso Introdução à Educação Digital - Carga Horária: 40 horas (30 presenciais + 10 EaD)

Curso Introdução à Educação Digital - Carga Horária: 40 horas (30 presenciais + 10 EaD) ******* Editor de Apresentação de slides O Microsoft PowerPoint é um aplicativo do pacote Office que permite a criação e exibição de apresentações com textos, imagens, sons, e vídeos, estes podem ser animados

Leia mais

Resolução de questões Editor de textos

Resolução de questões Editor de textos Resolução de questões Editor de textos Ítalo Demarchi 1 Existem no mercado dois principais aplicativos para automatização de rotinas de escritório: o BrOffice Write e o MS Office Word. Basicamente possuem

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 9 Domínio da ortografia oficial... 21 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

Leia mais

Partes Principais da Janela 3/26

Partes Principais da Janela 3/26 EDITOR DE TEXTO Write O Writer é o responsável pela edição de texto dos aplicativos do LibreOffice. Ele possui as características habituais de um processador de texto: inserir e editar texto, verificação

Leia mais

03/05/2017 LÉO MATOS INFORMÁTICA

03/05/2017 LÉO MATOS INFORMÁTICA LÉO MATOS INFORMÁTICA 1. (VUNESP/SAA-ESP/2015) Assinale a alternativa que contém o atalho de teclado que permite, no MS-Windows 10, em sua configuração padrão, alternar entre janelas ou programas abertos.

Leia mais

LibreOffice.org. Por.: Julio Xavier

LibreOffice.org. Por.: Julio Xavier LibreOffice.org Writer Calc Impress Por.: Julio Xavier 1 LibreOffice.org Writer Writer é o componente de processamento de textos do LibreOffice. Além dos recursos usuais de um processador de textos o Writer

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 14/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 14/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 14/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Policial Rodoviário Federal

Policial Rodoviário Federal Policial Rodoviário Federal Questões - Aula 7 Informática Prof. Renato da Costa Informática INFORMÁTICA PARA USUÁRIOS: 1 Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows) 2 Edição de textos, planilhas

Leia mais

17/04/ :30 Leite Júnior QUESTÕES CESGRANRIO 17/04/2012 AO VIVO

17/04/ :30 Leite Júnior QUESTÕES CESGRANRIO 17/04/2012 AO VIVO QUESTÕES CESGRANRIO 17/04/2012 AO VIVO CONCURSO: PROMINP CARGO: NÍVEL MÉDIO Para responder às questões de nos 41 a 47, considere as configurações padrões do sistema operacional Windows XP em português.

Leia mais

Programa de formaça o de Word Nível 2 (482)

Programa de formaça o de Word Nível 2 (482) Programa de formaça o de Word Nível 2 (482) Conteúdo Denominação do curso de formação:... 1 Objetivo Geral... 1 Destinatários... 1 Requisitos... 1 Critérios de seleção dos formandos... 2 Modalidade e forma

Leia mais

O EMPREGADO QUE NÀO QUIS PERDOAR Lição Objetivos: Ensinar que precisamos perdoar aos outros que pecam contra nós.

O EMPREGADO QUE NÀO QUIS PERDOAR Lição Objetivos: Ensinar que precisamos perdoar aos outros que pecam contra nós. O EMPREGADO QUE NÀO QUIS PERDOAR Lição 32 1 1. Objetivos: Ensinar que precisamos perdoar aos outros que pecam contra nós. 2. Lição Bíblica: Mateus 18.21-35 (Leitura bíblica para o professor e base bíblica

Leia mais

CONHECIMENTOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA

CONHECIMENTOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA CONHECIMENTOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA 131 QUESTÕES DE PROVAS DA FAPEC-MS POR ASSUNTOS COM GABARITOS Edição Setembro 2017 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprodução total ou parcial deste material,

Leia mais

b) Mesclar e Centralizar c) Mesclar e Ajustar texto d) Quebrar texto Automaticamente e) Alinhamento de texto Justificado

b) Mesclar e Centralizar c) Mesclar e Ajustar texto d) Quebrar texto Automaticamente e) Alinhamento de texto Justificado Curso preparatório para o Concurso da Polícia Civil de Santa Catarina RESOLUÇÃO DE QUESTÕES Informática b) Mesclar e Centralizar c) Mesclar e Ajustar texto d) Quebrar texto Automaticamente e) Alinhamento

Leia mais

CURSO BrOFFICE.org CALC

CURSO BrOFFICE.org CALC CURSO BrOFFICE.org CALC Público Alvo: Professores da Educação Básica TOLEDO 2012 2 AULA 1 1 : Conhecendo o BrOffice Calc e suas potencialidades Calc é um software desenvolvido para a criação e manipulação

Leia mais

Tecnologias da informação e comunicação

Tecnologias da informação e comunicação TIC Excel Tecnologias da informação e comunicação Módulo n.º 1 (32 horas) Folha de cálculo MS Excel Módulo n.º 2 (32 horas) Gestão de bases de dados MS Access Módulo n.º 3 (36 horas) Páginas web Avaliação

Leia mais

Aula 5 PROCESSAMENTO DE PLANILHAS COM O MICROSOFT EXCEL 27/02/2016 1

Aula 5 PROCESSAMENTO DE PLANILHAS COM O MICROSOFT EXCEL 27/02/2016 1 Aula 5 PROCESSAMENTO DE PLANILHAS COM O MICROSOFT EXCEL 27/02/2016 DIEGOQUIRINO@GMAIL.COM 1 Agenda Nesta aula iremos aprender: Operações básicas; Layouts de página; Linhas, colunas e endereçamento de célula;

Leia mais

Plano do Curso de Edição de Textos e Planilhas Eletrônicas

Plano do Curso de Edição de Textos e Planilhas Eletrônicas UNIRIO Programa Multiplicadores do Saber Agosto / 2018 Sumário Plano do Curso de Edição de Textos e Planilhas Eletrônicas... 1 Nome do curso... 3 Carga horária... 3 Instrutor... 3 Local de realização...

Leia mais

Escrivão e Agente de Polícia

Escrivão e Agente de Polícia Escrivão e Agente de Polícia Questões Aula 11 Informática Prof. Renato da Costa Informática Aula XX PREFEITURA DE ALTO PIRIQUI PA KLC 2016 1. O MS-Power Point é um software que pode acompanhar o pacote

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 20/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 20/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 20/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Editor de Texto. Microsoft Word 2007

Editor de Texto. Microsoft Word 2007 Editor de Texto Microsoft Word 2007 Conteúdo O ambiente de trabalho do Word 2007 Criação do primeiro documento O trabalho com arquivos Edição do texto Formatação e impressão do documento Cabeçalho e rodapé

Leia mais

Word 2010 Avançado Plano de Aula 24 Aulas (aulas de 1 Hora)

Word 2010 Avançado Plano de Aula 24 Aulas (aulas de 1 Hora) 5546 - Word 2010 Avançado Plano de Aula 24 Aulas (aulas de 1 Hora) Aula 1 Capítulo 1 - Introdução aos Recursos Avançados do Word 1.1. Configurar as Margens e a Página do Documento......22 1.2. Alterar

Leia mais

Sumário 1. INICIANDO O MICROSOFT WORD Regras básicas para a digitação de um texto Verificando a ortografia e a gramática do

Sumário 1. INICIANDO O MICROSOFT WORD Regras básicas para a digitação de um texto Verificando a ortografia e a gramática do Sumário 1. INICIANDO O MICROSOFT WORD 2013...2 1.1 Regras básicas para a digitação de um texto... 3 1.2 Verificando a ortografia e a gramática do texto... 3 1.3 Localizando ou substituindo uma palavra

Leia mais