Visual Studio 2008 Express Edition

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Visual Studio 2008 Express Edition"

Transcrição

1 Para obter o Visual Studio 2008 Express Edition podemos proceder da seguinte forma: e escolher a ferramenta desejada Usaremos o C#, Visual Basic, o Web Developer e SQLServer Express Edition Podemos baixar todas juntas em uma imagem no formato.iso, para isso vá bem no final da página e escolha offline install Caso você não tenha optado pelo offline install será necessário baixar o Banco de dados SQLServer Express Edition. Para baixar o SQLServer Express Edition, podes usar este endereço:

2 Para instalar o Visual Studio apartir dos arquivos obtidos em aula (usando Windows XP 32 bits): 1 Instalar o DotNetFramework 3.5: dotnetfx35.exe 2 - Instalar o Daemon Tools versão 4 ou superior, ao terminar a primeira etapa do instalador o computador deve ser reiniciado. daemon410-x86.exe 3 Após instalar o Daemon Tools e reiniciar o computador, irá aparecer um ícone, em forma de raio junto a bandeja do sistema(junto ao relógio), conforme mostra a figura abaixo: 4- Clicar com o botão direito do mouse neste ícone, escolher Virtual CD/DVD-ROM, conforme mosta a figura abaixo:

3 5 Escolher Dispositivo 0 sem Mídia, depois Montar Imagem, conforme figura abaixo: 6 Na janela para busca de arquivo.iso, escolha o arquivo: VS2008ExpressWithSP1ENUX iso

4 7 Automaticamente irá abrir o instalado do Visual Studio2008: Basta escolher uma das versões(visual C#, Visual Basic, Visual C++) e seguir os passos de instalação. Não escolha o Visual Web Developer na primeira vez, siga a ordem e instale primeiramente o C#. Next Marcar I have read and accept the license terms - Eu lí e aceito os termos de lincença. Next Install. Repita os passos para cada um dos Aplicativos: Visual Basic, Visual C++ e Visual Web Developer

5 No Visual Studio 2008 Express Edition, temos uma visão do formulário (tela ou janela que o usuário terá como interface) e do código (parte com os comandos, eventos, variáveis e funções). Podemos adaptar as ferramentas do Visual Studio de acordo com nossa necessidade. Vamos criar um projeto: Abra o Visual Basic Clique em Inciar / Programas / Curso Técnico / Microsoft Visual Studio 2008 Express Edition / Microsoft Visual Basic 2008 Express Edition Clique em: File New Project Windows Forms Application Clique no ok

6 Bem vindo ao ambiente de desenvolvimento do VS 2008 (Visual Studio 2008): Em seguida falaremos um pouco de cada uma das áreas destacadas na figura: Tool Box = caixa de ferramentas (em laranja) contém os botões, caixas de texto, menus, calendários, e demais ferramentas a serem colocadas nos formulários. Formulário = local onde devemos colocar as ferramentas que o usuários terá acesso (destacado em vermelho). Properties = local onde iremos definir as propriedades do que estiver selecionado. Podemos definir as propriedades de todas as ferramentas e inclusive do próprio formulário (destacado em verde). Solution Explorer = permite navegar nos arquivos que fa zem parte do projeto aberto (destacado em azul).

7 Cada ferramenta do Tool Box possui propriedades particulares. Por exemplo Um textbox (caixa de texto) têm: Tamanho - Size Texto Text Nome -Name Posição - Location Rótulo Label Alinhamento TextAlign Visível - Visible Habilitado Enabled Quantidade máxima de letras - MaxLength... Vá na Tool Box e selecione TextBox (arraste para o formulário e solte) Agora mais uma vez Vá na Tool Box e selecione TextBox (arraste para o formulário e solte) Selecione um Button (arraste para o formulário e solte) deverá ter algo assim: Tendo os três elementos no formulário, clique duas vezes no Button que foi inserido por último. Neste momento o Visual Studio nos direciona para o código fonte do formulário. Mais especificamente para dentro do evento do click do Button:

8 no evento click do Button colocar o seguinte código: TextBox2.Text = TextBox1.Text Clique no Play (ícone em verde na forma de triangulo) Agora seu programa será compilado e testado, se tudo ocorrer bem será exibido o formulário com os dois textbox e o button. Digite algo no primeiro textbox e clique no button. Perceba que ao clicar com o mouse copiamos o que tem no primeiro textbox para o segundo textbox, pois é isso mesmo que estamos fazendo, uma atribuição, veja novamente: TextBox2.Text = TextBox1.Text Vamos supor que ao clicar no button deve exibir, em uma caixa de mensagem, o resultado da soma dos outros dois textbox. Basta usar os seguintes comandos:

9 Dim sum As Single sum = TextBox1.Text + TextBox2.Text MsgBox(" A soma do TextBox1Text +TextBox2.Text é : " & sum) Explicando: Primeiro criamos uma variável, cujo nome é sum que é do tipo inteiro simples, ela será usada para armazenar o resultado da soma Atribuímos a ela o valor desejado, no caso o que tiver no textbox1 somado ao que estiver no textbox2. Criamos uma caixa de mensagem (MsgBox) e escrevermos nela um texto simples que colocamos entre aspas duplas juntamente com o valor que tiver na variável sum. Perceba que para juntarmos o texto com o valor de uma variável devemos usar o concatenador &. No Pascal, por exemplo, era usado uma vírgula. Se ainda não testou este código, por favor faça o clique no Play teste e perceba o seu funcionamento. Você deve estar percebendo que nossa soma não esta sendo feita corretamente, pois estamos operando com o valor que temos no textbox1.text e textbox2.text ou seja temos texto nestas propriedades, caso desejarmos realizar operações com estas propriedades (Text), devemos antes fazer uma conversão usando: <tipo>.parse(<parâmetro>) ou Convert.<tipo>(<parâmetro>) Para usar o <tipo>.parse(<parâmetro>) podemos proceder da seguinte forma: Dim sum As Single sum = Single.Parse(TextBox1.Text) + Single.Parse(TextBox2.Text) MsgBox(" A soma do TextBox1Text +TextBox2.Text é : " & sum) A função <tipo>.parse() funciona da seguinte forma: <tipo>.parse(<parâmetro>) no lugar de <tipo> colocamos o tipo de variável(single, long, int16, int32, int64...) no lugar de <parâmetro> devemos informar um texto que tenha apenas números. Se desejarmos usar Convert.<tipo>(<parâmetro>) Convert.ToInt64(TextBox1.Text) A função Convert.<tipo>() funciona da seguinte forma:

10 Convert.<tipo>(<parâmetro>) no lugar de <tipo> colocamos o tipo de variável(single, long, int16, int32, int64, string...) no lugar de <parâmetro> devemos informar um texto que tenha apenas números. Ex. sum = Convert.ToSingle(TextBox1.Text) + Convert.ToSingle (TextBox2.Text) textbox1.text = Convert.ToString(sum) Teste seu programa informando letras nos textbox1 ou no textbox2 ou em ambos. Provavelmente irá perceber um erro no funcionamento de seu programa. Podemos contornar este tipo de problema da seguinte forma: Try Dim sum As Single sum = Single.Parse(TextBox1.Text) + Single.Parse(TextBox2.Text) MsgBox(" A soma do TextBox1Text +TextBox2.Text é : " & sum) Catch ex As Exception End Try MsgBox(ex.Message) A estrutura Try, funciona da seguinte forma: Primeiramente é testado em memória se é possível realizar tudo aquilo que esta entra o Try e o Catch (Exige processamento e uso de memória, portanto o Try Catch deve ser usado somente quando necessário). Em seguida capturamos os possíveis erros na variável ex. Isso mesmo ex é uma variável do tipo Exception (exceção). Caso algum erro seja encontrado exibimos o erro na forma de caixa de mensagem. Veremos mais sobre Try Catch nas próximas aulas. Tipos de variáveis no Visual Basic: Single Double E+38 through E-45 for negative values; E-45 through E+38 for positive values E+308 through E-324 for

11 negative values; E-324 through E+308 for positive values Int16-32,768 through 32,767 Int32 Int64 UInt32 0 through 4,294,967,295 Object Any type can be stored in a variable of type Variant String 0 to approximately 2 billion Unicode characters Boolean True or False Decimal DateTime 0 through +/-79,228,162,514,264,337,593,543,950,335 (+/ E+28) with no decimal point; 0 through +/ with 28 places to the right of the decimal; 0:00:00 (midnight) on January 1, 0001 through 11:59:59 PM on December 31, 9999 Byte 0 through 255 Char 0 through SByte -128 through 127 UInt64 0 through 18,446,744,073,709,551,615 (1.8...E+19 ) Short through Currency Money Traduções úteis: through = até true = verdadeiro values = valores characters = caracteres ou letras, números e símbolos do teclado stored = armazenado with no decimal point = sem ponto decimal with 28 places to the right of the decimal = com 28 espaços ao lado direito do ponto decimal midnight = meia noite money = neste caso moeda Poderíamos colocar o resultado em um label (lembre-se label é um rótulo): para isso, insira um label em seu formulário.

12 Dim sum As Single sum = Single.Parse(TextBox1.Text) + Single.Parse(TextBox2.Text) Label1.Text = sum.tostring() Agora estamos fazendo a conversão inversa, antes convertíamos um texto em um número ( Single.Parse) agora precisamos converter um número em texto. Para isso usamos o.tostring(). Perceba que estamos atribuindo a propriedade texto do label o valor de uma variável. Poderíamos colocar o resultado em um outro textbox: para isso, insira mais um textbox em seu formulário. Dim sum As Single sum = Single.Parse(TextBox1.Text) + Single.Parse(TextBox2.Text) textbox3.text = sum.tostring() fontes:

Perceba, porém, que se desejarmos acrescentar o texto de um botão ao texto que já existe no TextBox, devemos proceder assim:

Perceba, porém, que se desejarmos acrescentar o texto de um botão ao texto que já existe no TextBox, devemos proceder assim: Para a criação da calculadora usaremos os seguintes conceitos: Atribuir o texto de um botão ao textbox: Supondo que nosso textbox tem a propriedade name textbox1 e nosso Button tenha a propriedade name

Leia mais

Escola Olímpio Curso: Técnico em Informática. Introdução e instalação

Escola Olímpio Curso: Técnico em Informática. Introdução e instalação Introdução e instalação http://msdn.microsoft.com/pt-br/vcsharp/default.aspx Vídeo Aulas http://msdn.microsoft.com/pt-br/vstudio/aa700773(en-us).aspx http://msdn.microsoft.com/pt-br/vcsharp/bb798022(en-us).aspx?wt.slv=rightrail

Leia mais

Windows Forms Applications - Introdução. Prof. Robinson Alves IFRN

Windows Forms Applications - Introdução. Prof. Robinson Alves IFRN Windows Forms Applications - Introdução Prof. Robinson Alves IFRN Windows Forms Applications - Introdução Baseado na apostila do Prof. Fabiano Papaiz Windows Forms Applications Permitem o desenvolvimento

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS I. Prof. Me. Hélio Esperidião

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS I. Prof. Me. Hélio Esperidião PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS I Prof. Me. Hélio Esperidião AVALIAÇÃO 2 avaliações + Lista de Exercícios 1 Prova + 1 Projeto Prova (0-8) + 2 pontos para lista de exercícios entregue no dia da prova. Projeto(0-10)

Leia mais

DISTRIBUINDO SUA APLICAÇÃO

DISTRIBUINDO SUA APLICAÇÃO DISTRIBUINDO SUA APLICAÇÃO Depois de pronta sua aplicação precisa ser distribuída para todos que querem ou precisam usá-la. Para usar a sua aplicação, o único requisito para o computador do cliente é que

Leia mais

Particionamento, formatação de discos rígidos, testes de desempenho e estresse do sistema no Windows 7

Particionamento, formatação de discos rígidos, testes de desempenho e estresse do sistema no Windows 7 Particionamento, formatação de discos rígidos, testes de desempenho e estresse do sistema no Windows 7 1 Introdução Para a realização de todos os testes foi usado uma máquina virtual com as seguintes configurações:

Leia mais

Fundamentos Programação

Fundamentos Programação Fundamentos Programação A programação de computadores não é difícil. Realmente só requer algo como: Aprender alguns conceitos gerais Ser cuidadoso, organizado e lógico Praticar até aprender a dominar a

Leia mais

Índice. 1. Introdução Instalação: Eclipse e Android Primeira aplicação em Android... 11

Índice. 1. Introdução Instalação: Eclipse e Android Primeira aplicação em Android... 11 Índice 1. Introdução... 03 2. Instalação: Eclipse e Android... 04 3. Primeira aplicação em Android... 11 1. Introdução Android trata-se de um sistema operacional baseado em Linux. No dia 05 de novembro

Leia mais

DISTRIBUINDO SUA APLICAÇÃO

DISTRIBUINDO SUA APLICAÇÃO DISTRIBUINDO SUA APLICAÇÃO Depois de pronta sua aplicação precisa ser distribuida para todos que querem ou precisam usá-la. Para usar a sua aplicação, o único requisito para o computador do cliente é que

Leia mais

05 Como utilizar POO no ambiente gráfico do C#?

05 Como utilizar POO no ambiente gráfico do C#? 05 Como utilizar POO no ambiente gráfico do C#? Abra um novo projeto, mas desta vez, não escolha uma aplicação Console. Escolha Windows Form Application. A diferença para a aplicação de Console é a presença

Leia mais

A atualização do WorldShip em uma estação de trabalho independente ou de um grupo de trabalho

A atualização do WorldShip em uma estação de trabalho independente ou de um grupo de trabalho INSTRUÇÕES DE PRÉ-INSTALAÇÃO: Este documento discute a utilização do DVD do WorldShip para atualizar o WorldShip. Você também pode instalar o WorldShip a partir da Web. Vá para a seguinte página da web

Leia mais

WINDOWS FORMS APPLICATION - Aplicação (Programa) que não usa a CONSOLE

WINDOWS FORMS APPLICATION - Aplicação (Programa) que não usa a CONSOLE WINDOWS FORMS APPLICATION - Aplicação (Programa) que não usa a CONSOLE 1. Introdução. Uma Aplicação Windows Forms consiste em programas GRÁFICOS fundamentados no conceito de JANELAS que, no Visual Studio,

Leia mais

Selecione o WPF Application dentro de Templates > Visual C# > Windows

Selecione o WPF Application dentro de Templates > Visual C# > Windows Atividade adicional 2 Criação de formulários e controles gráficos Abra o Visual Studio e acesse o menu File > New > Project Selecione o WPF Application dentro de Templates > Visual C# > Windows Quando

Leia mais

COMO INSTALAR O CATÁLOGO

COMO INSTALAR O CATÁLOGO Este guia tem por finalidade detalhar as etapas de instalação do catálogo e assume que o arquivo de instalação já foi baixado de nosso site. Caso não tenho sido feita a etapa anterior favor consultar o

Leia mais

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL. A3 em token

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL. A3 em token BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL A3 em token Sumário Orientações Iniciais... 3 1. Instalação do driver do Token... 4 2. Mozilla Firefox... 9 3. Acessando o sistema... 12 4. Baixando e Instalando

Leia mais

Selecione o menu FILE NEW PROJECT como apresentado a seguir:

Selecione o menu FILE NEW PROJECT como apresentado a seguir: Aula 01 Introdução ao Visual Basic.Net 1. Acessando o Visual Studio.Net 2. Criando um projeto no VB.Net Após iniciado o visual Studio.net aparecerá uma tela como a abaixo: Selecione o menu FILE NEW PROJECT

Leia mais

Assistente de Instalação & Manual do Usuário

Assistente de Instalação & Manual do Usuário Assistente de Instalação & Manual do Usuário Índice GfK Digital Trends App... 2 Requisitos de sistema... 2 Fazendo o download pelo Google Chrome... 2 Instalação... 3 Assistente de Instalação... 4 Ativando

Leia mais

ALGORITMOS. Professor: Diego Oliveira. Aula 06 - Tipos Primitivos de Dados

ALGORITMOS. Professor: Diego Oliveira. Aula 06 - Tipos Primitivos de Dados ALGORITMOS Professor: Diego Oliveira Aula 06 - Tipos Primitivos de Dados Netbeans Para testar nossos exemplos criaremos uma classe no Netbeans Nesta disciplina não será visto nada de orientação a objetos,

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA AULA 05 WINDOWS XP

INFORMÁTICA APLICADA AULA 05 WINDOWS XP UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: Bacharelado em Ciências e Tecnologia INFORMÁTICA APLICADA AULA 05 WINDOWS XP Profª Danielle Casillo SUMÁRIO Painel de Controle 2 PAINEL DE CONTROLE Fornece

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Identificar elementos no Texto Para a produção

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA INTERNET LABORATÓRIO 4 PROF. EMILIO PARMEGIANI

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA INTERNET LABORATÓRIO 4 PROF. EMILIO PARMEGIANI DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA INTERNET LABORATÓRIO 4 PROF. EMILIO PARMEGIANI WEB USER CONTROLS Neste exercício trabalharemos com a criação de controles ASP.NET personalizados. Através do uso de Web

Leia mais

Questionário de revisão para AV1 de Informática Aplicada Valor 1,0 ponto - Deverá ser entregue no dia da prova.

Questionário de revisão para AV1 de Informática Aplicada Valor 1,0 ponto - Deverá ser entregue no dia da prova. Questionário de revisão para AV1 de Informática Aplicada Valor 1,0 ponto - Deverá ser entregue no dia da prova. 1) Observe os seguintes procedimentos para copiar um arquivo de uma pasta para outra pasta

Leia mais

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO (64 bits) - BETA

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO (64 bits) - BETA ÍNDICE 1. Instalador de cursos... 2 1.1. Versão 64 bits... 2 1.2. Instalação do Instalador de cursos... 2 2. Conhecendo o Instalador de Cursos... 5 2.1. Instalar Cursos... 6 Finalizando a instalação: Tela

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Completar Textos Para a produção deste Tutorial

Leia mais

WINDOWS FORMS APPLICATION - Aplicação (Programa) que não usa a CONSOLE

WINDOWS FORMS APPLICATION - Aplicação (Programa) que não usa a CONSOLE WINDOWS FORMS APPLICATION - Aplicação (Programa) que não usa a CONSOLE Uso de ELEMENTOS GRÁFICOS 1. Introdução. Uma Aplicação Windows Forms consiste em programas GRÁFICOS fundamentados no conceito de JANELAS

Leia mais

COMO INSTALAR O CATÁLOGO

COMO INSTALAR O CATÁLOGO Este guia tem por finalidade detalhar as etapas de instalação do catálogo e assume que o arquivo de instalação já foi baixado de nosso site. Caso não tenho sido feita a etapa anterior favor consultar o

Leia mais

Aula 01 Microsoft Excel 2016

Aula 01 Microsoft Excel 2016 Aula 01 Microsoft Excel 2016 Prof. Claudio Benossi Prof. Rodrigo Achar Prof. Wagner Tufano São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas

Leia mais

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 PASSO-A-PASSO Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 JS SoftCom Documentação Automação Dropbox Pasta 07 Manuais e Procedimentos Instalações SQL Server Informações CÓDIGO:

Leia mais

Guia de Instalação do Lotus Notes 7

Guia de Instalação do Lotus Notes 7 Guia de Instalação do Lotus Notes 7 Itens necessários antes da instalação: - Nome do usuário, senha e informações sobre o servidor. - Arquivo do ID do usuário - Instalador do Lotus Notes - Privilégio de

Leia mais

Tutorial SQL Server 2014 Express

Tutorial SQL Server 2014 Express Tutorial SQL Server 2014 Express Tutorial para o download: Passo 1: Faça o download do SQL Server 2014 Express acessando o link : https://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=42299. Passo 2:

Leia mais

Os arquivos podem conter qualquer tipo de informação: Texto Sons (Músicas) Imagens (Fotos, etc.) Vídeos E podem ser Programas de Computador

Os arquivos podem conter qualquer tipo de informação: Texto Sons (Músicas) Imagens (Fotos, etc.) Vídeos E podem ser Programas de Computador 1. IDENTIFICANDO ARQUIVOS E PASTAS Arquivos Nos computadores todos os dados estão codificados (guardados/gravados) dentro de arquivos. O tempo todo criamos, alteramos e usamos arquivos no computador. Os

Leia mais

Introdução ao ASP.NET

Introdução ao ASP.NET Introdução ao ASP.NET Pausa Vamos iniciar o Visual Studio Iremos agora mostrar as características da IDE do Microsoft Visual Studio 2010 Express Edition - para podermos iniciar algumas atividades práticas

Leia mais

IDES E PROGRAMAÇÃO. Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias

IDES E PROGRAMAÇÃO. Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias 1 IDES E PROGRAMAÇÃO Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias {claudio,macdias}@icmc.usp.br 2 Agenda Conceitos Instalação e Configuração Compilação e Execução de Código IDEs Exemplo

Leia mais

Manual de instalação do SQL 2012

Manual de instalação do SQL 2012 Manual de instalação do SQL 2012 Instalando o SQL Server 2012 para o funcionamento do Shop Control 9 Insira o DVD de instalação do Shop Control 9 em seu servidor; Na sua aréa de trabalho clique em Computador,

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Associação Complexa Para a produção deste Tutorial

Leia mais

GUIA DO CLIENTE VETTI INSTALANDO SEU KIT IP-Onvif 720P

GUIA DO CLIENTE VETTI INSTALANDO SEU KIT IP-Onvif 720P GUIA DO CLIENTE VETTI INSTALANDO SEU KIT IP-Onvif 720P Utilize o usuário e senha padrão para ter acesso às configurações do aparelho USUÁRIO: easycam SENHA: vetti Conheça a tabela de resoluções: Definição

Leia mais

Sophos SafeGuard Enterprise 8.0.1

Sophos SafeGuard Enterprise 8.0.1 Sophos SafeGuard Enterprise 8.0.1 Guia: Manual de instalação do Sophos SafeGuard Enterprise 8.0.1 Data do Documento: Novembro de 2016 Conteúdo 1. Sobre este manual... 3 2. Requisitos de Instalação... 4

Leia mais

TUTORIAL DE INSTALAÇÃO E USO DO OWL-S COMPOSER 3.0 utilizando o Eclipse Galileo Modelling Tools

TUTORIAL DE INSTALAÇÃO E USO DO OWL-S COMPOSER 3.0 utilizando o Eclipse Galileo Modelling Tools TUTORIAL DE INSTALAÇÃO E USO DO OWL-S COMPOSER 3.0 utilizando o Eclipse Galileo Modelling Tools Desenvolvido por: Manuele Ferreira, Fabrício Alves e Daniela Claro Requisitos do ambiente Seguem abaixo os

Leia mais

Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0

Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0 Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0 1 Sumário Download do software... 3 Passos para a instalação e utilização... 3 Instalação... 3 Instalando dependências necessárias... 7 Sistema de

Leia mais

[Ano] Manual de Instalação do Leitor de Tela. Campus Virtual Cruzeiro do Sul

[Ano] Manual de Instalação do Leitor de Tela. Campus Virtual Cruzeiro do Sul [Ano] Manual de Instalação do Leitor de Tela Leitor de Telas (NVDA) Softwares Responsável pelo Conteúdo: Marcus Vinicius Cavalcante Rocha Thiago dos Santos Horta 2 O que é o NVDA? NVDA é uma plataforma

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Token SafeNet Authentication. Cliente 8.3 (x32 e x64)

MANUAL DO USUÁRIO. Token SafeNet Authentication. Cliente 8.3 (x32 e x64) MANUAL DO USUÁRIO Token SafeNet Authentication Cliente 8.3 (x32 e x64) Índice O que é Token? 03 Instalação do Token 05 Verificação do Certificado 08 Troca de Senhas 12 Canais de comunicação DOCCLOUD Telefone:

Leia mais

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 1-Antes de iniciar a instalação do SQL é necessário liberar as permissões do usuário para evitar erro, para realizar esse procedimento

Leia mais

Manual do usuário Instalação do sistema: WebVip. Presserv Informática LTDA - ME Manual do usuário (Instalação do sistema WebVip)

Manual do usuário Instalação do sistema: WebVip. Presserv Informática LTDA - ME Manual do usuário (Instalação do sistema WebVip) Presserv Informática Manual do usuário Instalação do sistema: WebVip 2006 Pagina 1 de 10 Para instalar o programa WebVip em seu computador, primeiramente você deve instalar o programa Apache2Triad que

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Resposta Escrita Para a produção deste Tutorial

Leia mais

Instalando o SQL 2016 Express

Instalando o SQL 2016 Express Instalando o SQL 2016 Express Apenas nos casos de novas instalações do Microsoft SQL nas lojas, veja os procedimentos descritos mais adiante, tomando como exemplo de instalação o SQL na versão 2016 Express.

Leia mais

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens:

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Lápis: Apenas mantenha pressionado o botão do mouse sobre a área em branco, e arraste para desenhar. Pincel: Tem a mesma função do

Leia mais

Instalar o SQL Server 2016 usando um arquivo de configuração

Instalar o SQL Server 2016 usando um arquivo de configuração Instalar o SQL Server 2016 usando um arquivo de configuração Apresentamos a seguir o tutorial passo a passo sobre como instalar uma nova instância do SQL Server 2016 Express Edition usando o arquivo de

Leia mais

TUTORIAL DE INSTALAÇÃO E USO DO OWL-S COMPOSER utilizando o Eclipse Galileo Modelling Tools

TUTORIAL DE INSTALAÇÃO E USO DO OWL-S COMPOSER utilizando o Eclipse Galileo Modelling Tools TUTORIAL DE INSTALAÇÃO E USO DO OWL-S COMPOSER utilizando o Eclipse Galileo Modelling Tools Desenvolvido por: Manuele Ferreira e Daniela Claro Requisitos do ambiente Seguem abaixo os requisitos do ambiente.

Leia mais

BAIXA DO CERTIFICADO DIGITAL SERPRO MOZILLA FIREFOX GOOGLE CHROME INTERNET EXPLORER SOLUTI

BAIXA DO CERTIFICADO DIGITAL SERPRO MOZILLA FIREFOX GOOGLE CHROME INTERNET EXPLORER SOLUTI BAIXA DO CERTIFICADO DIGITAL SERPRO MOZILLA FIREFOX GOOGLE CHROME INTERNET EXPLORER SOLUTI INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO CERTIFICADO MODELO A1 INSTALAÇÃO NO REPOSITÓRIO DO WINDOWS INSTALAÇÃO NO REPOSITÓRIO

Leia mais

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO ÍNDICE 1. Instalador de cursos... 2 1.1. Instalação do Instalador de cursos... 2 1.2. Conhecendo o Instalador de cursos... 5 1.2.1. Instalar Cursos... 5 1.2.2. Cursos Instalados... 8 1.2.3. Atualizações

Leia mais

VÍDEO-TUTORIAL: SAIBA COMO SER AVISADO TODA VEZ QUE NOVOS S CHEGAREM EM SUA CAIXA DE ENTRADA DO G- MAIL

VÍDEO-TUTORIAL: SAIBA COMO SER AVISADO TODA VEZ QUE NOVOS  S CHEGAREM EM SUA CAIXA DE ENTRADA DO G- MAIL VÍDEO-TUTORIAL: SAIBA COMO SER AVISADO TODA VEZ QUE NOVOS E-MAILS CHEGAREM EM SUA CAIXA DE ENTRADA DO G- MAIL PRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO: Jânio Oliveira Olá, neste vídeo-tutorial vamos aprender a baixar,

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA DOWNLOAD, INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DA IMPRESSORA FREEPDF XP. A impressora FreePDF XP é um sistema com licença de uso GLP (Software Livre) e que está disponível para Download no site

Leia mais

Manual do InCD Reader

Manual do InCD Reader Manual do InCD Reader Nero AG Informações sobre direitos autorais e marcas registradas O manual e todo o seu conteúdo é protegido por leis de direitos autorais e são de propriedade da Nero AG. Todos os

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Token USB PKI

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Token USB PKI MANUAL DE INSTRUÇÕES Token USB PKI Manual de instalação SafeNet Authentication Client Selecione o modelo do seu Token e, em seguida, clique em DRIVER. Obs.: O driver é único, pode ser instalado em sistemas

Leia mais

Modelo de Instalação e configuração do token 5100 e 5110.

Modelo de Instalação e configuração do token 5100 e 5110. Modelo de Instalação e configuração do token 5100 e 5110. Versão 4.3 As informações contidas neste documento sobre produtos e serviços são de propriedade da Ecoscard sendo sua duplicação permitida apenas

Leia mais

Instalando o Eclipse e o Android

Instalando o Eclipse e o Android Instalando o Eclipse e o Android Para a elaboração desse material, eu fiz o uso do Eclipse Galileo (Eclipse 3.5.1 para Windows) e o SDK do Android Revisão 5 e o plugin do Android para o Eclipse ADT-0.9.6.

Leia mais

Como instalar e configurar Adobe Media Live Encoder para transmitir em HD

Como instalar e configurar Adobe Media Live Encoder para transmitir em HD Como instalar e configurar Adobe Media Live Encoder para transmitir em HD Download do Adobe Media Live Encoder: Passo 1 Vá para https://get.adobe.com/flashplayer/ clique no botão Download na parte inferior

Leia mais

Meios de Comunicação de Dados.

Meios de Comunicação de Dados. Meios de Comunicação de Dados www.profjvidal.com Instalação do ELASTIX Configurando a Máquina Virtual Abra o VirtualBox e clique em novo no canto superior esquerdo. Depois selecione conforme na imagem

Leia mais

Trabalhando com MDI e Menus

Trabalhando com MDI e Menus Ambiente de Programação Visual Trabalhando com MDI e Menus Prof. Mauro Lopes 1-31 22 Objetivos Nesta aula iremos apresentar o desenvolvimento de uma aplicação padrão MDI. Este modelo de aplicação é muito

Leia mais

Para adicionar um item de um COMBOBOX via linha de código os comandos são os seguintes:

Para adicionar um item de um COMBOBOX via linha de código os comandos são os seguintes: Aula 06 COMBOBOX / LISTBOX / MULTIPLOS FORMS Adicionando Itens no COMBOBOX por códigos Para adicionar um item de um COMBOBOX via linha de código os comandos são os seguintes: COMBOBOX1.ITEMS.ADD (TEXTBOX1.TEXT)

Leia mais

Como usar o P-touch Transfer Manager

Como usar o P-touch Transfer Manager Como usar o P-touch Transfer Manager Versão 0 BRA-POR Introdução Aviso importante O conteúdo deste documento e as especificações deste produto estão sujeitos a alterações sem aviso prévio. A Brother se

Leia mais

Manual de Instalação de Software SoapAdmin3.5

Manual de Instalação de Software SoapAdmin3.5 Manual de Instalação de Software SoapAdmin3.5 Versão 0.1 Data 02/01/2016 Sumário 1. Apresentação... 3 2. Observações Gerais.... 3 2.1 Pré Requisitos e Requisitos Recomendados.... 3 2.2 Requisitos de configuração....

Leia mais

O Camguard permite detectar e gravar vídeos facilmente com uma webcam.

O Camguard permite detectar e gravar vídeos facilmente com uma webcam. CamGuard O Camguard permite detectar e gravar vídeos facilmente com uma webcam. Para ativar o CamGuard, clique em no console do aplicativo da webcam da Kworld. A interface do CamGuard é exibida e apresenta

Leia mais

TUTORIAL DE INSTALAÇÃO APACHE PHP POSTGRESQL

TUTORIAL DE INSTALAÇÃO APACHE PHP POSTGRESQL TUTORIAL DE INSTALAÇÃO APACHE 2.2.4 + PHP 5.2.1 + POSTGRESQL 8.2 (a instalação das demais versões não muda quase nada) Para instalação baixaremos todos os arquivos do site http://www.simonsen.br/aulasonline/servidor.html

Leia mais

Introdução ao Desenvolvimento de Aplicativos Android

Introdução ao Desenvolvimento de Aplicativos Android Introdução ao Desenvolvimento de Aplicativos Android Preparando o ambiente de desenvolvimento Entre as ferramentas que você precisa instalar estão: JDK - como o Android faz uso da tecnologia Java, é necessário

Leia mais

Resolução de Problemas Passo-à-passo

Resolução de Problemas Passo-à-passo Resolução de Problemas Passo-à-passo 1. Testando sua velocidade 2. Limpando seu navegador 3. Atualizando/Instalando o Adobe Flash Player 4. Solucionando problemas específicos do Google Chrome 1 Testando

Leia mais

Manual de instalação

Manual de instalação Manual de instalação Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 3.1. Estação... 4 3.2. Servidor... 4 4. Instalação no servidor... 5 4.1.1. Instalação do

Leia mais

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE CNCGRAF PRO 7 WINDOWS 7 / 8 / 8.1 / 10

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE CNCGRAF PRO 7 WINDOWS 7 / 8 / 8.1 / 10 INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE CNCGRAF PRO 7 WINDOWS 7 / 8 / 8.1 / 10 PASSO 1: Certifique-se que sua Máquina de Corte Router esteja LIGADA e o CABO USB da mesma conectado ao seu computador/notebook

Leia mais

Solicitação e utilização da VPN (Utilizando Token físico ou Token no celular corporativo)

Solicitação e utilização da VPN (Utilizando Token físico ou Token no celular corporativo) Manual do Usuário Solicitação e utilização da VPN (Utilizando Token físico ou Token no celular corporativo) Página 1 de 30 Índice 1. Solicitação de VPN com Token por celular corporativo... 3 2. Instalação

Leia mais

Keygennando o Ardamax Keylogger 2.8

Keygennando o Ardamax Keylogger 2.8 Keygennando o Ardamax Keylogger 2.8 por n2u, em 27/10/2007 Informações sobre a vítima Nome: Ardamax Keylogger. Versão: 2.8 Desenvolvedor: Ardamax (http://www.ardamax.com). Plataforma: Windows 98/ME/NT4/2000/XP/2003/Vista.

Leia mais

Manual de Instalação Flex

Manual de Instalação Flex Manual de Instalação Flex Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 3.1. Estação... 4 3.2. Servidor... 4 4. Instalação... 5 4.1. Instalação do Group Cobrança

Leia mais

Versão 4.0. Ecoscard Serviços de Suporte em Cartões Inteligentes Ltda Confidencial 1

Versão 4.0. Ecoscard Serviços de Suporte em Cartões Inteligentes Ltda Confidencial 1 Modelo de Instalação e configuração do token 5100 e 5110. Este manual é uma forma resumida e um pouco menos detalhada das informações fornecidas pelo fabricante dos token(gemalto), a Ecoscard não se responsabiliza

Leia mais

ATUALIZANDO O MIKROTIK VIA CABO SERIAL

ATUALIZANDO O MIKROTIK VIA CABO SERIAL ATUALIZANDO O MIKROTIK VIA CABO SERIAL ATENÇÃO!! ESTE É UM PROCEDIMENTO TÉCNICO SIMPLES, POREM DE ALTA RESPONSABILIDADE. CASO O EQUIPAMENTO SEJA DESLIGADO DURANTE ESTE PROCESSO, ELE PODERÁ TER DANOS IRREVERSÍVEIS.

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Organizar Textos Para a produção deste Tutorial

Leia mais

Manual de Instalação (Versão 1.0)

Manual de Instalação (Versão 1.0) (Versão 1.0) Informação Pública: este documento foi classificado pela área de Certificação Digital e o acesso está autorizado aos clientes, visando auxiliá-los na instalação de Informação Interna: este

Leia mais

FUNDAMENTOS DE HARDWARE INSTALAÇÃO DO WINDOWS 7. Professor Carlos Muniz

FUNDAMENTOS DE HARDWARE INSTALAÇÃO DO WINDOWS 7. Professor Carlos Muniz FUNDAMENTOS DE HARDWARE Professor Carlos Muniz ATENÇÃO: Este procedimento leva em consideração que seu HD está vazio ou que os dados já foram salvos e o backup salvo em outra mídia. Seguindo este tutorial

Leia mais

Escrito por Maicris Fernandes Qua, 08 de Maio de :00 - Última atualização Qui, 18 de Abril de :17

Escrito por Maicris Fernandes Qua, 08 de Maio de :00 - Última atualização Qui, 18 de Abril de :17 Prezado leitor, Chega de lentidão na hora de rodar seus aplicativos em um dispositivo virtual Android. Dependendo da placa de vídeo do seu computador, o uso da aceleração por hardware HAXM da Intel pode

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO Safenet Authentication client 10.3

MANUAL DE INSTALAÇÃO Safenet Authentication client 10.3 MANUAL DE INSTALAÇÃO Safenet Authentication client 10.3 CERTISIGN São Paulo, 2017 1 PRÉ-REQUISITOS Antes de iniciar o processo de instalação, favor fechar todas as aplicações e realizar o download do arquivo

Leia mais

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Página 1 de 8 Excel > Macros Executar uma macro Mostrar tudo Há várias maneiras de executar uma macro no Microsoft Excel. Macro é uma ação ou um conjunto de ações que você pode usar para automatizar tarefas.

Leia mais

Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows Vista

Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows Vista 5.0 5.3.7.5 Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows Vista Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você usará o Windows para executar o utilitário de linha de comando

Leia mais

Passo-a-passo: como abrir os e-pubs sobre Astronomia

Passo-a-passo: como abrir os e-pubs sobre Astronomia Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física Passo-a-passo: como abrir os e-pubs sobre Astronomia Autores: Rafael da Rocha Ferreira, mestrando do MNPEF Orientador: Prof. Dr. Marcos Veríssimo Alves

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 4. Instalação... 5 4.1. Instalação no servidor... 5 4.1.1. Instalação da base de dados MSDE

Leia mais

X-RiteColor Master Web Edition

X-RiteColor Master Web Edition X-RiteColor Master Web Edition O presente documento contém instruções de instalação do X-RiteColor Master Web Edition. Favor seguir todas as instruções cuidadosamente na ordem fornecida. Antes de prosseguir,

Leia mais

Manual de instalação Condomínio21 Operacional Standard

Manual de instalação Condomínio21 Operacional Standard Manual de instalação Condomínio21 Operacional Standard Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 3.1. Estação... 4 3.2. Servidor... 4 4. Instalação no

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Associação Complexa Para a produção deste Tutorial

Leia mais

Jclic Alfabeto Sonoro

Jclic Alfabeto Sonoro Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Alfabeto Sonoro Para a produção deste Tutorial

Leia mais

Acesso a Dados VS.NET Smart Client (Windows Application)

Acesso a Dados VS.NET Smart Client (Windows Application) Acesso a Dados VS.NET 2005 - Smart Client (Windows Application) Por Renato Haddad, Microsoft Most Valuable Professional.NET Mobile Devices. Editor da revista MSDN Magazine Brasil, autor de diversos livros

Leia mais

Manual de Instalação/Configuração:

Manual de Instalação/Configuração: 1/12 Manual de Instalação/Configuração: CERTIINSTALLER / TOKEN GD BURTI Índice 2/12 Objetivo... 3 Ambientes... 3 Pré-Requisitos... 3 Inicio da instalação... 3 Como instalar o GD Burti no seu computador

Leia mais

Instalação do Oracle VM Virtual Box

Instalação do Oracle VM Virtual Box 1 de 14 09/08/2012 12:56 Instalação do Oracle VM Virtual Box Após fazer download do Oracle VM VirtualBox o próximo passo é a instalação. Seguindo este tutorial passo-a-passo não haverá qualquer dificuldade

Leia mais

Assina Web S_Line Manual de Uso

Assina Web S_Line Manual de Uso 1. Introdução O Assina Web S_Line permite assinar digitalmente Resultados de Exames em XML que estão disponíveis na internet. É feito o download dos documentos no computador, convertidos para o formato

Leia mais

Manual Aplicativo. Visonic Go

Manual Aplicativo. Visonic Go Manual Aplicativo Visonic Go 1 Índice Instalação do Aplicativo... 3 Configuração do Aplicativo... 5 Alteração de Dados do Painel... 8 Excluir Cadastro de Painel... 9 Conexão com o Painel... 10 Funcionamento

Leia mais

Trabalhando com ToolStrip, ToolTip e StatusStrip

Trabalhando com ToolStrip, ToolTip e StatusStrip Ambiente de Programação Visual Trabalhando com ToolStrip, ToolTip e StatusStrip Prof. Mauro Lopes 1-31 17 Objetivos Nesta aula iremos apresentar alguns componentes que são utilizados para dar um caráter

Leia mais

Manual de instalação do Maple para Linux

Manual de instalação do Maple para Linux Manual de instalação do Maple para Linux Antes de começar tenha em mente que este software só poderá ser ativado em um único computador, uma vez ativado não será possível a reativação em outro computador.

Leia mais

1 - Ambiente de desenvolvimento

1 - Ambiente de desenvolvimento Neste documento começa-se por apresentar o ambiente de desenvolvimento integrado do Visual Basic (menu bar, toolbars, toolbox, project explorer window, properties window, form designer e code editor window).

Leia mais

Organização de programas em Python. Vanessa Braganholo

Organização de programas em Python. Vanessa Braganholo Organização de programas em Python Vanessa Braganholo vanessa@ic.uff.br Vamos programar em Python! Mas... } Como um programa é organizado? } Quais são os tipos de dados disponíveis? } Como variáveis podem

Leia mais

Delphi. Criando Ajuda Online. Criando Ajuda Online. Criando Ajuda Online. Jocélio Passos Criando Ajuda Online

Delphi. Criando Ajuda Online. Criando Ajuda Online. Criando Ajuda Online. Jocélio Passos Criando Ajuda Online Delphi Jocélio Passos joceliodpassos@bol.com.br Tornar o aplicativo profissional Gerar arquivos RTF (Rich Text Format - Word) HPJ (Microsoft Help Workshop - HCW.EXE) A partir destes arquivos geraremos

Leia mais

USANDO CLIENT OWNCLOUD

USANDO CLIENT OWNCLOUD 1 USANDO CLIENT OWNCLOUD Como sincronizar a nuvem da UTFPR Sincronizando sua conta institucional e usando de forma offline Sumário 1 Introdução... 1 2 Instalando owncloud Client... 2 2.1 Fazendo download

Leia mais

Descobrindo endereço de IP da sua impressora térmica epson

Descobrindo endereço de IP da sua impressora térmica epson Descobrindo endereço de IP da sua impressora térmica epson Como faço para verificar endereço de IP em impressoras térmicas da epson? Antes de seguir este tutorial, você precisa efetuar o download do software

Leia mais

Tutorial de Instalação Integratto Contábil SQL. Integratto Contábil SQL

Tutorial de Instalação Integratto Contábil SQL. Integratto Contábil SQL Tutorial de Instalação 1 Sumário Sumário... 2 Apresentação... 3 Configurações Iniciais... 4 Atenção... 4 Verifique o tamanho da base de dados... 4 Desabilite o Antivírus... 4 Crie uma pasta destinada ao

Leia mais