RELATÓRIO DE VISITAS CANADÁ / EUA 2013

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RELATÓRIO DE VISITAS CANADÁ / EUA 2013"

Transcrição

1 RELATÓRIO DE VISITAS CANADÁ / EUA 2013 Como é feito todo ano, estivemos no Canadá neste mês de março inspecionando filhas de vários de nossos touros. Neste ano, a viagem contou com as presenças de Luis Felipe, Flávio Junqueira, Francisco Otaviano (Chicão) e Claudio Aragon. Iniciamos nossa viagem pela Província de Quebéc, onde vimos filhas dos touros Brawler, Diplomat,as filhas de 3ª e 4ª cria de Fever e Jordan, filhas de Skyfire-Red e Cognac-Red. Seguimos para Eastern Ontario, onde inspecionamos filhas de Chelios. Descemos para a região de Guelph, onde vimos as filhas de 3ª cria de Windbrook. Finalizamos nossa viagem no Canadá na Província de British Columbia, onde vimos as filhas de 3ª e 4ª cria de Lavanguard, as filhas de 2ª cria de Stanleycup, as filhas de 3ª e 4ª crias de Reginald e Lauthority e as primeiras filhas paridas de Jett Air. Chelios foi utilizado em grande escala nestas fazendas, com excepcionais resultados. A viagem tem por objetivo analisar novos touros, além de ver como estão desenvolvendo as filhas dos touros que já comercializamos. Confiram a seguir os comentários do que vimos em relação a cada um dos touros citados. 200HO6003 Regan-ALH Diplomat *FV (Mr Burns x O Man x Durham Daisy x Luke Rapture) Diplomat é um touro com prova oficial que sairá em abril Trata-se de um fator vermelho vindo da família Raven! Sua mãe é A-L-H Destiny MB-87 EUA, uma filha de O Man e que fechou sua primeira lactação com kg de leite a 3,8% de gordura e 3,6% de proteína. Na sequência temos Markwell Durham Daisy EX-92, depois Markwell Luke Rapture EX-92, depois Markwell Bstar E Raven EX-95, depois Markwell Mark Elite EX-92 e depois Rockalli Mars Emily EX-94!! Uma das mais respeitadas e influentes famílias da raça. O que nos chamou a atenção de imediato nas filhas de Diplomat é a excepcional qualidade de sistema mamário e a correção dos aprumos. São vacas fortes, amplas de frente, angulosas, com tremenda capacidade de produção. Os úberes são fortemente aderidos no anterior, excepcionalmente altos e largos de posterior, com muita definição e força de ligamento mediano. Os aprumos mostram ossatura limpa, seca, com ótima definição de jarretes, pernas paralelas e com muito boa estrutura de casco. Lombos fortes, com garupas corretas e largas.

2 Poderiam mostrar um pouco mais de profundidade de costela posterior, mas certamente com a idade, vão descendo o flanco. São vacas de muita funcionalidade, com destaque para os excelentes úberes. Um touro que vem de uma linhagem fenomenal, produzindo filhas de muita qualidade, com excepcionais úberes, aprumos muito corretos e que gostam de trabalhar! 200HO3648 Domicole Chelios (Baxter x Goldwyn x Allen x Rudolph Scariet) Chelios teve sua primeira prova de filhas em dezembro No entanto, já comercializávamos este touro com prova de genoma há algum tempo. Chelios é mais um exemplo dos touros Genomax que saíram com excelentes provas de filhas. Este filho de Baxter vai na linhagem da Sunnylodge Prelude Spottie, completando 10 gerações de vacas MB ou EX. Chelios é o que chamamos de touro construtor, ou seja, um touro que irá colocar muita estrutura de corpo nas filhas, com excelente abertura de peito, muita profundidade de corpo,

3 tremenda abertura geral aliado a boa caracterização leiteira. O que mais nos chamou atenção nas filhas foi o tremendo volume de corpo, com excelentes úberes. As filhas que vimos são extremamente abertas de frente, com muita profundidade e arqueamento nas costelas, lombos fortes, dando uma visão posterior de muita abertura geral do corpo. Os aprumos são muito corretos, sendo que poderiam mostrar um pouco mais de qualidade na ossatura. A estrutura de casco é excepcional, com muita altura de talão e ótimo ângulo na parte anterior do casco. Os úberes mostram muita textura, com excelente inserção anterior e ótima definição de ligamento. O posterior de sistema mamário é tremendamente alto, com boa largura (são mais altos do que largos). A prova mostra tetos mais longos, mas não vimos isso nas filhas inspecionadas. É um touro que se destaca pela grande capacidade de produzir filhas de muita estrutura de corpo, com excelentes aprumos e ótimos úberes. Chelios é um dos nossos melhores touros para parto (108) e Vida Útil (108). É líder para teor de gordura, com + 0,42%, além de apresentar desvio de + 0,12% para proteína. É um touro Repromax e já tem 222 filhas classificadas no Canadá, sendo que impressionantes 81% são 80 pontos ou mais (já tem 23 filhas classificadas MB no primeiro parto). Tivemos a oportunidade de ver filhas de Chelios na California, desempenhando em rebanhos comerciais de grande volume de vacas. Os produtores estão voltando a utilizar o touro em função das ótimas filhas que obtiveram. Gillette Chelios Jazz Band MB-85 (eleita Vaca do Dia pela turma) Filha de Chelios na Miggliazzo Dairy (Califórnia) no 2º parto. Vaca classificada MB-85 na 1ª cria. Rebanho de 850 vacas no leite.

4 200HO5929 Gen-I-Beq Brawler (Baxter x Shottle Barbi x Champion Bambi x Baler Twine (Storm) x Gypsy Grand) Brawler é mais um exemplo do ultra bem sucedido programa Genomax da Semex. Usado largamente no Brasil como touro com prova de genoma, Brawler debutou em agosto 2012 com uma excepcional prova de filhas, tornando-o um dos mais populares touros do momento. Seu pedigree é extremamente forte, indo até a inigualável Gypsy Grand! A mãe de Brawler é Gen-I-Beq Shottle Barbi EX-92 CAN, com mais de kg de leite em 3 lactações e com 4 filhas já classificadas MB no Canadá. O que mais destaca nas filhas de Brawler é a impressionante qualidade dos aprumos! Todas as vacas que vimos mostraram pernas corretamente anguladas no jarrete, com limpeza e qualidade de ossatura, paralelas na visão posterior e com excepcionais estruturas de casco! Tremenda altura no talão e muito corretas no ângulo. É um grande especialista em corrigir aprumos nas filhas. Mas ele vai além disso. As filhas mostram muita funcionalidade, com boa abertura de frente, profundidade de corpo adequada, fortes linhas superiores, garupas corretamente niveladas e com boa largura, aprumos fantásticos e úberes muito desejáveis, com destaque para a firmeza de inserção anterior, a textura dos úberes e a força do ligamento mediano. São vacas que estavam produzindo sempre acima das médias dos rebanhos onde se encontravam e, como sabemos, ele é um touro que agrega muito em teor de sólidos (+ 0,17% para gordura e + 0,11% para proteína). Conforme depoimento dos proprietários, são vacas de excelente temperamento e muita saúde, já se destacando desde bezerras. Brawler é um touro HealthSmart e seus valores para as características de saúde são excelentes. Brawler irá produzir animais de estatura mediana, com boa estrutura de corpo, ótimas garupas, excepcionais aprumos e úberes muito corretos. São vacas sadias e que resistem bem aos desafios de altas produções. Delaberge Brawler Lisie MB-86 (vaca excepcionalmente angulosa, com tremendo sistema mamário e aprumos perfeitos)

5 200HO3603 Gillette Stanleycup (Bolton x Blitz 2ND Wind x Second Cup (Storm) x Gypsy Grand) Stanleycup é mais um produto que foi usado largamente no Brasil como Genomax e que veio com prove de filhas excelente! Este filho de Bolton tem como mãe a Vaca do Ano no Canadá em 2011 e a Vaca do Ano Global em Gillette Blitz 2ND Wind MB-88 CAN 35* é uma das mais impactantes vacas da raça atualmente. Além de Stanleycup, ela é também mãe do espetacular Gillette Windbrook (veja comentários neste artigo), além de Winners, Windstorm e vários outros. Com mais de kg de leite produzidos na primeira cria, 2ND Wind tem 18 filhas classificadas MB no Canadá. Stanleycup pode ser definido como um dos gigantes da raça para corrigir aprumos posteriores. Todas as filhas que vimos mostram aprumos de grande qualidade, com perfeita angulação na visão lateral, extremamente paralelas na visão posterior, com ótima qualidade de ossatura e excelente estrutura de casco. Animais de mobilidade muito acima da média. Além dos aprumos, as filhas que vimos mostraram grande desenvolvimento corporal da primeira para a segunda cria, ganhando muito em profundidade de costelas. São vacas de boa abertura de frente, que desenvolvem bem a estrutura de costelas conforme amadurecem, mostram boa firmeza de linha superior, com garupas corretamente niveladas e de muita largura, aprumos fantásticos, úberes bem agarrados ao corpo, com excelente largura e boa altura (são mais largas do que altas). Poderiam mostrar um pouco mais de firmeza de anterior de sistema mamário. São vacas longas de corpo e que mostram boa caracterização leiteira. Stanleycup está entre os líderes para teor de gordura, com + 0,41%. Filhas que amadurecem muito bem, ganhando em profundidade, com úberes bem aderidos ao corpo, excepcionais aprumos posteriores, com excelente mobilidade e boa qualidade leiteira definem bem o que podemos esperar de Stanleycup. Ubyssey Stanleycup Endora MB-85 2 Anos (uma das filhas que mais nos impressionaram pela altura e largura de posterior e pela qualidade dos aprumos, além do estilo e comprimento da vaca)

6 200HO0402 Mainstream Manifold (O Man x BW Marshal x Emory x Adan) As filhas de Manifold são animais de extrema capacidade de produção, com muita força e potencia de frente, ótima profundidade nas costelas, garupas amplas e corretas, com aprumos extremamente funcionais, excelente estrutura de casco e com locomoção confortável e correta. Os úberes que vimos são muito mais corretos do que indica a prova, com forte inserção anterior, úberes rasos, de muita definição e força de ligamento, com boa altura e largura de posterior de úbere. São vacas de extrema funcionalidade, com alta capacidade de produção de leite, gordura e proteína. Tivemos a oportunidade de ver inúmeras filhas trabalhando em rebanhos comerciais da Califórnia e todos os produtores se mostravam muito satisfeitos com as filhas. Comentário geral em relação a saúde das vacas e a habilidade de altas produções. Manifold tem uma excelente prova de facilidade de parto e é um touro com ótimos números de produção (leite, gordura e proteína), além de números muito consistentes nas características de saúde. É um touro Repromax e os comentários positivos de sua alta fertilidade de sêmen o tornam ainda mais popular! Certamente um dos favoritos de grande parte dos rebanhos comerciais visitados por nós nos EUA. Filhas de Manifold na Miggliazzo Dairy 850 vacas em lactação

7 Filhas de Manifold na Hillcrest Dairy vacas em lactação 200HO5575 Gillette Jordan (Goldwyn x Durham x Leadman x Darryl) Jordan, um touro extremamente popular no Brasi,l se destaca pela forma como é consistente no padr ão que transmite em suas filhas. As filhas de Jordan de terceiro e quarto partos avaliadas são vacas de estatura mediana e de extrema funcionalidade, apresentando úberes e aprumos excepcionais. Nos úberes, o que fica mais evidente é a excepcional textura, além disso, sem exceções, apresentam formato de úbere correto, com força de ligamento central e inserção anterior assim como ótima largura de posterior. Os aprumos apresentam excepcional limpeza óssea e são extremamente corretos no posicionamento tanto da vista posterior como lateral. Nas garupas os ísquios são posicionados corretamente, porém gostaríamos de ver um pouco mais de largura. Considerando que são vacas de terceiro ou quarto parto evoluíram significativamente melhorando o arqueamento das primeiras costelas e abertura de peito, no entanto é necessário proteger o touro nesse sentido. Jordan é uma excelente opção para vacas fortes e altas que necessitam maior qualidade leiteira, úberes e aprumos. Jordan é um veterano com mais de 290 filhas testadas. Sua imensa popularidade vem do fato de ser um dos grandes touros para fertilidade de sêmen, aliado a uma das mais equilibradas e corretas provas de nossa bateria. A consistência de padrão de transmissão é uma marca

8 registrada de Jordan. Touro Repromax e HealthSmart, Jordan está sendo largamente usado em inúmeros rebanhos no Canadá e nos EUA. Noelidase Yannick Jordan - EX91 200HO5630 Comestar Lavanguard (Goldwyn x Titanic x Igniter x Emerson) Lavanguard tem sido utilizado de forma significativa desde quando era um touro jovem Genomax, e mesmo assim a reputação desse touro tem crescido a cada ano, visto que sua utilização aparentemente tem aumentado no Canadá. Um touro que padroniza muito a forma como transmite, sendo imbatível na forma como melhora aprumos. A aparência geral de suas filhas também merece destaque, e tanto no Canadá como no Brasil suas bezerras se destacam muito em relação as contemporâneas. No que se refere a sistema mamário, vimos úberes anteriores extremamente fortes e aderidos com excelente largura no posterior. As garupas tendem a ter boa largura, no entanto há uma variação na colocação dos ísquios e força lombar. No primeiro parto algumas de suas filhas são mais baixas na parte anterior, contudo amadurecem e melhoram significativamente no segundo e terceiro parto. Lavanguard continua sendo uma excepcional opção para melhoria de tipo nos rebanhos. Mais um touro Repromax, não é de se estranhar a grande quantidade de bezerras filhas de Lavanguard que vimos nos rebanhos de Ontario, Quebéc e British Columbia. Podemos assegurar, com muita confiança, que este é um dos melhores touros em nossa bateria para corrigir aprumos e locomoção e mobilidade nas filhas.

9 Dairydelite Lavanguard Edite MB 88 2º parto. Uma das vacas mais corretas que vimos na viagem! 200HO0528 Sidahl Jett Air (Baxter x BW Marshall x Manfred x Zack) Jett Air é um dos touros mais populares atualmente nos EUA devido à sua excepcional prova nos quesitos de saúde. Avaliamos seis vacas de primeiro parto desse touro, animais jovens robustos e com úberes corretos, com ótima largura e altura de posterior. Suas filhas são animais mais compactos, com boa profundidade de costelas. Nos aprumos o que se destaca nesses animais é altura de talão e ângulo de casco, sendo a ossatura mais pesada. Jett air é um touro que fará vacas de trabalho que ficarão muito tempo nos rebanhos. Vacas funcionais e resistentes, ele é um dos principais touros usados nos rebanhos que vimos na Califórnia. A Hillcrest Dairy, com mais de vacas no leite nos mostrou filhas já na 2ª lactação. O padrão de vacas potentes, robustas, com úberes bem aderidos e excelentes estruturas de casco foi visto nesses animais.

10 Outro touro Repromax, com ótimas provas de saúde e excelente facilidade de parto, Jett Air seguirá popular por muito tempo. Filhas de Jett Air 200HO3501 Gillette Windbrook (FBI x Blitz x Storm) As filhas de Windbrook avaliadas, todas de terceiro parto, nos impressionaram muito! São vacas extremamente corretas e funcionais, portanto, perfeitas para qualquer sistema de produção. Esse grupo de vacas apresenta excepcional força leiteira, com excelente abertura geral. A visão posterior desse grupo de vacas é fantástica, com a tremenda largura de garupa, posterior de úbere impressionantemente alto e largo, pernas paralelas e uma abertura e arqueamento de costelas que enxergamos de longe! Além disso, os úberes anteriores são extremamente bem aderidos, com excelente força e definição de ligamento médio e ótima textura. Talvez um dos mais consistentes touros para correção de aprumos, todas as filhas que vimos apresentavam pernas perfeitas! Isso em ambiente de free stall e tie stall! Vacas com ossatura limpa, muito corretas na vista por trás, com excepcional ângulo de caso e talão, em uma das melhores estruturas de casco que vimos em muito tempo! Windbrook apresentou um dos melhores grupos de filhas avaliadas, sendo que tivemos a oportunidade de ver essas mesmas vacas na 1ª cria, depois na 2ª cria e, esse ano na terceira lactação. É impressionante como mudam, ganhando mais qualidade leiteira, com mais angulosidade na parte anterior e úberes que se encaixam perfeitamente nos grande volumes de corpo que sempre apresentaram. Sem dúvida, um dos melhores touros que vimos em muito tempo!! Windbrook sofreu recentemente um acidente e teve seu volume de coleta reduzido significativamente. Esperamos que volte ao ritmo normal, pois é, de longe, o touro mais procurado da Semex em todo mundo.

11 Acme Lea Windbrook Queen MB-88 3ª cria (excepcional textura de úbere, com altura e largura de posterior imbatíveis! Reparem a firmeza de ligamento!) Danzel Windbrook Mallory EX-90 3ª cria (uma das mais impressionantes estruturas de corpo e altura e largura de úbere que vimos!) Úbere de Rooyadlae Windbrook Waynlyn EX-90 (espetacular! Eleita pelo grupo como a Vaca do Dia)

12 Rooyadale Windbrook Waynlyn EX-90 (fantástica!!) 200HO5960 Lorka Cognac- Red (Mr Burns*FV x Salto*FV x Jolt x Rudolph) Cognac é um touro que transmite excelente força leiteira. São vacas com muita abertura de peito, boa profundidade corporal, forte linhas superiores, com garupas muito corretas e largas. Úberes rasos, bem aderidos, com ligamentos fortes e bem definidos. Úbere posterior de muita largura, com boa altura. Aprumos paralelos e de boa estrutura de casco. Certamente um touro que consideramos construtor, Cognac irá colocar excepcionais estruturas de corpo nas filhas, com úberes muito corretos e aprumos funcionais. Deve ser usado em vacas com mais refinamento ósseo. Uma grande opção no Vermelho e Branco, Cognac é altamente positivo para teores de sólidos, com ótima prova para Células Somáticas. Um touro Repromax, com facilidade de parto, torna-se uma excelente opção para novilhas. É uma boa opção para vacas que necessitam de força e melhoria em úberes.

13 Filha de Cognac-Red (muita força e capacidade) 200HO5892 Gen-I-Beq Skyfire-Red (Mr Burns*FV x September Storm x Igniter x Formation) Que excelente surpresa positiva! As filhas de Skyfire foram, sem dúvida, um dos pontos altos de nossa viagem. Vacas de muita qualidade leiteira, limpeza de coxas, textura e qualidade de úbere, com ótima estrutura de corpo. E tem mais! Um dos grandes destaques das filhas de Skyfire é o sistema mamário! Excepcionais úberes, com tremenda firmeza de inserção anterior, com excelente altura e largura de posterior, ótimos ligamentos e, como já falado, muita textura. Excelente estrutura de casco, com angulação correta nos jarretes e pernas paralelas na visão posterior. São vacas de forte linha superior, com garupas corretamente anguladas e de largura adequada. Animais que mostram estilo de parte anterior, vimos algumas filhas de Skyfire que são ótimos destaques nos rebanhos. Com esse padrão de transmissão, certamente se encaixa em inúmeras linhagens no vermelho e branco atualmente, contribuindo em muito para acrescentar qualidade leiteira, estilo e excelentes úberes! Úbere de vaca Skyfire (reparem na altura, largura e firmeza de anterior!)

14 Força Leiteira!! Vaca Vermelha ao centro! Excepcional animal, com tremenda força leiteira e um sistema mamário fantástico! Uma das fortes candidatas a vaca do dia!

15 Úbere da vaca acima (Vaudal Skyfire Sissy MB-88)! 200HO5549 Regancrest Reginald (Goldwyn x Durham x Emory x Prelude) As filhas de Reginald apresentam todo o equilíbrio que observamos em sua prova. Vacas de muito estilo, força adequada e muita angulosidade. Linha superior firme com correta abertura e nivelamento em suas garupas. No sistema mamário encontramos o ponto alto da produção deste touro. Úberes de extrema qualidade e fortemente aderidos tanto em seu ligamento anterior como no posterior, mostrando ainda muita força e definição no ligamento central e correto posicionamento de seus tetos. São ainda vacas que mostram patas com correto ângulo e profundidade de talão. Para obter melhores resultados, Reginald deve ser acasalado com vacas que tenham correta curvatura de pernas e que mostrem aprumos paralelos quando observados por trás. Quando indagados sobre a funcionalidade das filhas de Reginald, seus proprietários foram unanimes em afirmar que são vacas sadias, de bom temperamento, que parem com facilidade e tornam a emprenhar de forma mais que satisfatória. Um dos líderes em vendas no Brasil, Reginald é um touro muito completo. Alta fertilidade de sêmen (Repromax), com muita saúde (HealthSmart), ele segue como campeão de vendas este ano. Vimos filhas já na 3ª e 4ª crias e podemos afirmar que ele dará muita alegria aos proprietários.

16 Filha de Reginald MB-88 pontos já na 4ª cria. (Força leiteira com excepcional sistema mamário) Duas filhas de Reginald (vacas de muita qualidade leiteira, com força e ótimos úberes ambas na 3ª cria).

17 Prinse Reginald Missy EX-90 4ª cria (extrema qualidade leiteira e excepcional úbere)! 200HO5588 Comestar Lauthority (Goldwyn x Igniter x Emerson x Blackstar) Quando analisamos as filhas de Lauthority constatamos o resultado de um acasalamento que deu certo, a qualidade leiteira de Goldwyn associada a toda abertura e profundidade de corpo apresentada por sua família materna. As filhas de Lauthorithy são ótimas produtoras, especialmente de sólidos. Sem sombra de duvida, são a melhor definição para o termo Força Leiteira; vacas profundas e de grande amplitude de peito, com costelas planas, obliquas e muito espaçadas entre si. Garupas de correta inclinação, largas e com boa força de lombo. Os úberes das filhas de Lauthority mostram excepcional textura, com muita força e definição no ligamento central e tetos bem centrados em seus quartos. Muito boa largura e moderada altura no ligamento posterior; ligamentos anteriores que, embora sejam fortes, poderiam apresentar mais suavidade e comprimento. No que diz respeito a seus aprumos as filhas de Lauthority apresentam patas de bom ângulo e talões profundos, pernas paralelas e de tendência a serem curvas. Apesar de apresentarem estrutura corporal avantajada, estas vacas mostram grande mobilidade. Lauthority deve ser acasalado com vacas que apresentem ligamento anterior de úbere suave e de bom comprimento. Quanto à funcionalidade, seus proprietários mostram-se muito satisfeitos, uma vez que em sua maioria são vacas sadias, de parição muito fácil e que emprenham novamente com facilidade.

18 (Goldwyn x Blitz x Muita estrutura e angulosidade! A definição de Força leiteira! 200HO5592 Crackholm Fever Falar de Crackholm Fever é falar de um touro que desde a publicação de sua primeira prova vem apresentando enorme evolução no ranking do LPI. Tendo se destacado inicialmente como especialista em tipo, atualmente sua popularidade vem crescendo cada vez mais alavancado pelo excepcional desempenho funcional de suas filhas. Líder da raça em Vida Produtiva (116), suas filhas são vacas de muita saúde, ótimo temperamento e que emprenham com grande eficiência uma vez que parem com grande facilidade. As filhas de segunda colheita de Fever continuam a impressionar e mostrar a todos o quanto este touro é especial. São boas produtoras de sólidos e assim como suas irmãs mais velhas, apresentam pernas extremamente corretas tanto em vista lateral quanto em vista posterior, patas com talão profundo e correto ângulo. Úberes de ótima textura e de grande correção em seus ligamentos, anteriores e posteriores com força e definição no ligamento médio e correto posicionamento de tetos. Garupas de inclinação correta e largura moderada. Vimos filhas de Fever já na 4ª lactação e podemos afirmar que este é um dos melhores filhos de Goldwyn do mercado! A qualidade, saúde e produtividade das filhas impressionam muito e, não é à toa que segue entre os touros mais populares da Semex. Touro Repromax e HealthSmart, Fever representa o que há de melhor em termos do que o mercado busca

19 atualmente. Para melhores resultados, Fever deve ser acasalado com vacas que apresentem boa profundidade nas últimas costelas e maior amplitude de peito. Lafougere Fever Cassie MB-89 CAN (que vaca!!!) Provetaz Fever Tella MB-87 1º parto

20 3 filhas de Fever no 1º parto!! Observem a qualidade dos aprumos e dos úberes!! Cotopierre Fever Esmone MB-88 3ª cria CAN

INFORMATIVO TÉCNICO DEZEMBRO 2012 PARTE I

INFORMATIVO TÉCNICO DEZEMBRO 2012 PARTE I INFORMATIVO TÉCNICO DEZEMBRO 2012 PARTE I O Informativo Técnico deste mês será dividido em duas partes. A primeira é dedicada às novidades das provas de Dezembro 2012. A segunda parte será dedicada ao

Leia mais

TÉCNICO. As provas de agosto 2014 saíram e mais uma vez a Semex confirma seu compromisso com o fornecimento de INFORMATIVO TOUROS PROVADOS POR FILHAS

TÉCNICO. As provas de agosto 2014 saíram e mais uma vez a Semex confirma seu compromisso com o fornecimento de INFORMATIVO TOUROS PROVADOS POR FILHAS INFORMATIVO TÉCNICO AGOSTO 2014 Dr. Claudio Aragon Diretor Técnico das Raças Leiteiras PROVAS AGOSTO 2014 As provas de agosto 2014 saíram e mais uma vez a Semex confirma seu compromisso com o fornecimento

Leia mais

PROVAS ABRIL 2012 HOLANDÊS

PROVAS ABRIL 2012 HOLANDÊS PROVAS ABRIL 2012 HOLANDÊS As novas provas de abril foram publicadas no dia 03. Lembrando que são nestas provas os ajustes da base genética, onde o Canadá atualiza os dados de sua população. Mais uma vez

Leia mais

LINHA DIRETA LEITE. Volume 2 Número 3 Março 2010

LINHA DIRETA LEITE. Volume 2 Número 3 Março 2010 LINHA DIRETA LEITE Volume 2 Número 3 Março 2010 Após mais uma rodada de provas em janeiro 2010, partimos para ver filhas dos novos touros, além de alguns que já comercializamos. Extremamente proveitosa,

Leia mais

TÉCNICO. Informativo 200HO HO6149

TÉCNICO. Informativo 200HO HO6149 Informativo TÉCNICO Junho 2014 - PARTE I Dr. Claudio Aragon Diretor Técnico das Raças Leiteiras NOVIDADES SEMEX A bateria de touros Semex de leite está cada vez mais completa. Creio que é hora de olharmos

Leia mais

FROSTY KNOWLEDGE. BW Marshall x Sand x Aerostar. Freelance x James x Storm. HOLANDÊS Abril McClellands Frosty 5193

FROSTY KNOWLEDGE. BW Marshall x Sand x Aerostar. Freelance x James x Storm. HOLANDÊS Abril McClellands Frosty 5193 HOLANDÊS Abril 2012 Reg. Nacional: ax-117768 0200HO1584 FROSTY Diamond-Oak Frosty-ET EX-90-CAN SP BW Marshall x Sand x Aerostar McClellands Frosty 5193 Reg. Nacional: ax-130610 0200HO5340 KNOWLEDGE Sicy

Leia mais

TÉCNICO. As novas provas de agosto mais uma vez foram

TÉCNICO. As novas provas de agosto mais uma vez foram INFORMATIVO TÉCNICO PROVAS DE AGOSTO 2013 Dr. Claudio Aragon Diretor Técnico das Raças Leiteiras As novas provas de agosto mais uma vez foram muito positivas para a Semex. Marcamos de teste de touros.

Leia mais

AGOSTO 2010 CATÁLOGO HOLANDÊS. Destaque JERSEY * Surefire *Red Baron *Shurbondy

AGOSTO 2010 CATÁLOGO HOLANDÊS. Destaque JERSEY * Surefire *Red Baron *Shurbondy CADA DO SE CONT A AGOSTO 2010 Destaque JERSEY * Surefire *Red Baron *Shurbondy A Semex está focada em fornecer programas reais que auxiliem o produtor a aumentar a eficiência reprodutiva do rebanho. Sabemos

Leia mais

Entendendo os Resultados

Entendendo os Resultados Entendendo os Resultados Clarifide são marcadores de DNA que predizem o potencial genético de cada animal. Clarifide Dairy é um painel de 6.000 marcadores (6K) para 30 características de produção, saúde

Leia mais

Atualização Sumário Agosto Marcello Mamedes dos Santos Gerente Produto Leite Europeu

Atualização Sumário Agosto Marcello Mamedes dos Santos Gerente Produto Leite Europeu Atualização Sumário Agosto 2015. Marcello Mamedes dos Santos Gerente Produto Leite Europeu Na última semana, dia 11 de agosto, tivemos a divulgação das PROVAS E SUMÁRIO AMERICANO. Voltando a falar das

Leia mais

Importados. 20 DEZEMBRO h30. Informações e cadastro +55 (43) Foto: Samir Baptista

Importados. 20 DEZEMBRO h30. Informações e cadastro +55 (43) Foto: Samir Baptista 20 DEZEMBRO 2016 20h30 Importados Foto: Samir Baptista Informações e cadastro +55 (43) 3373-7077 EXCELENTE OPORTUNIDADE, FACILIDADE, SEGURANÇA E RETORNO GARANTIDO!!! Condições Comerciais para SEMEN - Considerando

Leia mais

AGENTE DE INSEMINAÇÃO: UM TÉCNICO AO SERVIÇO DO MELHORAMENTO

AGENTE DE INSEMINAÇÃO: UM TÉCNICO AO SERVIÇO DO MELHORAMENTO AGENTE DE INSEMINAÇÃO: UM TÉCNICO AO SERVIÇO DO MELHORAMENTO O desenvolvimento de qualquer actividade económica tem por base uma constante aposta na melhoria dos sistemas de produção e dos processos produtivos,

Leia mais

Interpretação dos Sumários de Avaliação de Touros

Interpretação dos Sumários de Avaliação de Touros EMBRAPA Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Interpretação dos Sumários de Avaliação de Touros Sumários de avaliação de touros Termos técnicos mais frequentes Características avaliadas Interpretação

Leia mais

SEMEX É SUCESSO NA 23ª EXPOMIG

SEMEX É SUCESSO NA 23ª EXPOMIG SEMEX É SUCESSO NA 23ª EXPOMIG A EXPOMIG é a exposição que reúne que existe de melhor no Gado Holandês em Minas Gerais, o Estado de maior produção de leite do Brasil. A edição de 2014, realizada em Barbacena,

Leia mais

ASSOCIAÇÃO AGRÍCOLA DE SÃO MIGUEL. CATÁLOGO DE TOUROS 2013 Raça Holstein - Frísia

ASSOCIAÇÃO AGRÍCOLA DE SÃO MIGUEL. CATÁLOGO DE TOUROS 2013 Raça Holstein - Frísia CATÁLOGO DE TOUROS 2013 Raça Holstein - Frísia Sub-Centro de Inseminação Artificial Uma equipa ao seu serviço Da esquerda para a direita: (em cima) Dr. João Vidal João Pedro Carlos Ferreira Lina Rebelo

Leia mais

RAÇA HOLANDESA MODERNIZA E ATUALIZA SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA CONFORMAÇÃO DAS VACAS (Classificação para Tipo )

RAÇA HOLANDESA MODERNIZA E ATUALIZA SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA CONFORMAÇÃO DAS VACAS (Classificação para Tipo ) RAÇA HOLANDESA MODERNIZA E ATUALIZA SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA CONFORMAÇÃO DAS VACAS (Classificação para Tipo ) Por: Altair Antonio Valloto; Méd.Vet.; Superintendente da APCBRH Presidente do Conselho Deliberativo

Leia mais

Seleção. Teste da progênie e seleção de sêmen. Resposta à seleção. Intensidade de seleção. Diferencial de seleção (s) Diferencial de seleção (s)

Seleção. Teste da progênie e seleção de sêmen. Resposta à seleção. Intensidade de seleção. Diferencial de seleção (s) Diferencial de seleção (s) Seleção e seleção de sêmen Escolha dos pais da futura geração. É um processo sistemático de mudança genética. A seleção tende a mudar a frequência gênica em uma maneira desejada tanto em direção quanto

Leia mais

TOUROS LOTE GERAÇÃO Tatuagem Pai Mãe PN (Kg) Peso (kg) PE (cm) AOL EGS EGP

TOUROS LOTE GERAÇÃO Tatuagem Pai Mãe PN (Kg) Peso (kg) PE (cm) AOL EGS EGP 01 T088 TEH012 SP N304 35 712 38 103,5 3,7 5,4 Qualidades: Time de pista da Santa Prenda. Touro muito equilibrado em suas linhas. Linha superior bem firme se estendendo em uma garupa plana. Boa amplitude

Leia mais

EFICIÊNCIA E LONGEVIDADE EM VACAS DE ALTA PRODUÇÃO LEITEIRA

EFICIÊNCIA E LONGEVIDADE EM VACAS DE ALTA PRODUÇÃO LEITEIRA EFICIÊNCIA E LONGEVIDADE EM VACAS DE ALTA PRODUÇÃO LEITEIRA Marcos Neves Pereira Professor Titular Universidade Federal de Lavras Departamento de Zootecnia 1) Eficiência 2) Longevidade 3) Novo TPI Potencial

Leia mais

Catálogo Jersey 2015

Catálogo Jersey 2015 Catálogo Jersey 2015 Jersey Amigos! Todos os dias somos surpreendidos com mudanças, e sempre devemos estar dispostos a encarar e nos adaptar a elas, fazendo disso oportunidades que poderão nos guiar na

Leia mais

MANUAL CLASSIFICAÇÃO MORFOLOGICA

MANUAL CLASSIFICAÇÃO MORFOLOGICA MANUAL CLASSIFICAÇÃO MORFOLOGICA Versão 2. Julho 2015 Uma ferramenta ao serviço do produtor e do Melhoramento A classificação morfológica, com recurso ao método da classificação linear, constituiu uma

Leia mais

INFORMATIVO TÉCNICO FEVEREIRO 2013 PARTE II

INFORMATIVO TÉCNICO FEVEREIRO 2013 PARTE II INFORMATIVO TÉCNICO FEVEREIRO 2013 PARTE II Imagine poder selecionar geneticamente para vacas mais resistentes a doenças. Imagine que, geração após geração, você poderá ir formando um rebanho que apresenta

Leia mais

VACAS DE ALTA PRODUÇÃO: DESAFIOS E POTENCIALIDADES

VACAS DE ALTA PRODUÇÃO: DESAFIOS E POTENCIALIDADES VACAS DE ALTA PRODUÇÃO: DESAFIOS E POTENCIALIDADES Marcos Neves Pereira Universidade Federal de Lavras Departamento de Zootecnia Maior potencial Eficiência Utilização energética Energia bruta Energia fecal

Leia mais

Uma decisão de gestão inteligente para expandir o número e qualidade de novilhas no seu rebanho. Padrão de Indústria

Uma decisão de gestão inteligente para expandir o número e qualidade de novilhas no seu rebanho. Padrão de Indústria SexxedTM Mais novilhas. Uma decisão de gestão inteligente para expandir o número e qualidade de novilhas no seu rebanho. Recomendado para Novilhas VIRGENS ou vacas de alta fertilidade apenas para 1ª OU

Leia mais

Como buscar a Vaca Ideal baseando-se em um índice na prova de um touro?

Como buscar a Vaca Ideal baseando-se em um índice na prova de um touro? Como buscar a Vaca Ideal baseando-se em um índice na prova de um touro? www.crigenetica.com.br A evolução de uma raça e todo seu melhoramento genético se orienta pela descoberta de novos índices e critérios

Leia mais

Aula 04 Conformação de Vacas Leiteiras. Universidade Federal do Paraná Bovinocultura de Leite Prof. Dr. Rodrigo de Almeida

Aula 04 Conformação de Vacas Leiteiras. Universidade Federal do Paraná Bovinocultura de Leite Prof. Dr. Rodrigo de Almeida Aula 04 Conformação de Vacas Leiteiras Universidade Federal do Paraná Bovinocultura de Leite Prof. Dr. Rodrigo de Almeida Vaca Holandesa True Type Ever-Green-View My 1326-ET EX-92 4-05 365 32.804 1267

Leia mais

Artigo: Lucro pela eficiência

Artigo: Lucro pela eficiência Artigo: Lucro pela eficiência Na atual pecuária, há vantagens em criar animais que sejam adaptados, férteis, funcionalmente eficientes e hábeis conversores de alimentos. Com esta filosofia de trabalho

Leia mais

Jersey da Nova Zelândia Eficiência na conversão de pastagem em leite. Ross Riddell - Roscliff Jersey, Presidente da Jersey New Zealand

Jersey da Nova Zelândia Eficiência na conversão de pastagem em leite. Ross Riddell - Roscliff Jersey, Presidente da Jersey New Zealand Jersey da Nova Zelândia Eficiência na conversão de pastagem em leite Ross Riddell - Roscliff Jersey, Presidente da Jersey New Zealand Nova Zelândia 4,4 milhões de pessoas; Um longo caminho entre a produção

Leia mais

Nacional. 20 DEZEMBRO h30. Informações e cadastro +55 (43) Foto: Samir Baptista

Nacional. 20 DEZEMBRO h30. Informações e cadastro +55 (43) Foto: Samir Baptista 20 DEZEMBRO 2016 20h30 Nacional Foto: Samir Baptista Informações e cadastro +55 (43) 3373-7077 EXCELENTE OPORTUNIDADE, FACILIDADE, SEGURANÇA E RETORNO GARANTIDO!!! Condições Comerciais para SEMEN - Considerando

Leia mais

ACASALAMENTO DE REBANHOS LEITEIROS. Apresentadores: Ismael Cavazini Sofia Bonilla de Souza Leal

ACASALAMENTO DE REBANHOS LEITEIROS. Apresentadores: Ismael Cavazini Sofia Bonilla de Souza Leal ACASALAMENTO DE REBANHOS LEITEIROS Apresentadores: Ismael Cavazini Sofia Bonilla de Souza Leal Como selecionar animais Alta produção de leite com alta porcentagem de gordura, proteína e lactose Longa vida

Leia mais

Melhoramento Genético na Coop. Santa Clara Santa Maria, 08 de setembro de 2015

Melhoramento Genético na Coop. Santa Clara Santa Maria, 08 de setembro de 2015 Melhoramento Genético na Coop. Santa Clara Santa Maria, 08 de setembro de 2015 Méd.-Vet. Vitor Hugo Martinez Pereira vitor.pereira@coopsantaclara.com.br Produção de Leite no Mundo 100 90 91 Dez Maiores

Leia mais

Embriões. 20 DEZEMBRO h30. Informações e cadastro +55 (43) Foto: Samir Baptista

Embriões. 20 DEZEMBRO h30. Informações e cadastro +55 (43) Foto: Samir Baptista Embriões Foto: Samir Baptista 20 DEZEMBRO 2016 20h30 Informações e cadastro +55 (43) 3373-7077 EXCELENTE OPORTUNIDADE FACILIDADE, SEGURANÇA E RETOR- NO GARANTIDO!!! Condições Comerciais para EMBRIÕES:

Leia mais

"A escolha do touro como ferramenta para lucratividade em rebanhos leiteiros",

A escolha do touro como ferramenta para lucratividade em rebanhos leiteiros, "A escolha do touro como ferramenta para lucratividade em rebanhos leiteiros", Evandro Della Croce, Zootecnista, Equipe ReHAgro. O planejamento de acasalamentos determina o sucesso de qualquer programa

Leia mais

INOVAÇÕES NAS PROVAS DE ABRIL DE Valores Genéticos Exclusivos da CRV. MELHORANDO SEU REBANHO E SUA VIDA (16) I crvlagoa.com.

INOVAÇÕES NAS PROVAS DE ABRIL DE Valores Genéticos Exclusivos da CRV. MELHORANDO SEU REBANHO E SUA VIDA (16) I crvlagoa.com. INOVAÇÕES NAS PROVAS DE ABRIL DE 2018 Valores Genéticos Exclusivos da CRV MELHORANDO SEU REBANHO E SUA VIDA (16) 2105.2299 I crvlagoa.com.br PROVAS DE ABRIL 2018 Três Inovações Chaves: 1. Ajustes na órmula

Leia mais

FOX TERRIER PÊLO DURO

FOX TERRIER PÊLO DURO CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 3 Padrão FCI 169 28/11/2003 Padrão Oficial da Raça FOX TERRIER PÊLO DURO CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Classificação

Leia mais

TOUROS BRAFORD 2 ANOS

TOUROS BRAFORD 2 ANOS Programa de Avaliação Genética Oficial da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) PN Peso ao Nascer, PD Peso a Desmama, PS Peso ao Sobreano, TM Total Materno, Musc Musculatura, Umb Tamanho do

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 8 Padrão FCI 109 28/11/2003 Padrão Oficial da Raça CLUMBER SPANIEL CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Classificação F.C.I.:

Leia mais

XIV Concurso Micaelense 26 a 28 de Junho 2015

XIV Concurso Micaelense 26 a 28 de Junho 2015 XIV Concurso Micaelense 26 a 28 de Junho 2015 Class. Criador Animal Concorrente Pai Avô Materno Nome Concelho Pista SNIRA Data Nasc. SNIRA Nome SNIRA Nome 1ª Secção Vitelas dos 6 aos 8 meses de idade 1º

Leia mais

MELHORAMENTO DE BOVINOS DE LEITE. Profa. Dra. Sandra Aidar de Queiroz Departamento de Zootecnia FCAV - UNESP

MELHORAMENTO DE BOVINOS DE LEITE. Profa. Dra. Sandra Aidar de Queiroz Departamento de Zootecnia FCAV - UNESP MELHORAMENTO DE BOVINOS DE LEITE Profa. Dra. Sandra Aidar de Queiroz Departamento de Zootecnia FCAV - UNESP O BOM MOMENTO DO LEITE MERCADO INTERNACIONAL US$ 3.000/ton Leite Pó ~ R$ 0,70/litro PRODUÇÃO

Leia mais

1 APARÊNCIA GERAL. a) Estado Geral: sadio, vigoroso e com bom desenvolvimento de tamanho e peso proporcional

1 APARÊNCIA GERAL. a) Estado Geral: sadio, vigoroso e com bom desenvolvimento de tamanho e peso proporcional 1 2 1 APARÊNCIA GERAL a) Estado Geral: sadio, vigoroso e com bom desenvolvimento de tamanho e peso proporcional à idade; b) Conformação: conformação robusta, de ossatura mediana revestida por musculatura

Leia mais

PARÂMETROS GENÉTICOS PARA CARACTERÍSTICAS DE CONFORMAÇÃO DE APRUMOS E DISTÚRBIOS PODAIS DE VACAS LEITEIRAS

PARÂMETROS GENÉTICOS PARA CARACTERÍSTICAS DE CONFORMAÇÃO DE APRUMOS E DISTÚRBIOS PODAIS DE VACAS LEITEIRAS Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Veterinária Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária PARÂMETROS GENÉTICOS PARA CARACTERÍSTICAS DE CONFORMAÇÃO DE APRUMOS E DISTÚRBIOS PODAIS DE VACAS

Leia mais

CAPÍTULO VII DA RAÇA E DA SUA CLASSIFICAÇÃO PARA FINS DE REGISTRO

CAPÍTULO VII DA RAÇA E DA SUA CLASSIFICAÇÃO PARA FINS DE REGISTRO CAPÍTULO VII DA RAÇA E DA SUA CLASSIFICAÇÃO PARA FINS DE REGISTRO Artigo 23 - Para o Serviço de Registro Genealógico denominam-se Bovinos da Raça Holandesa, os bovinos de qualquer idade, sexo ou variedade

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 3. Padrão FCI 73 02/02/1998. Padrão Oficial da Raça TERRIER ESCOCÊS

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 3. Padrão FCI 73 02/02/1998. Padrão Oficial da Raça TERRIER ESCOCÊS CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 3 Padrão FCI 73 02/02/1998 Padrão Oficial da Raça TERRIER ESCOCÊS SCOTTISH TERRIER CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA

Leia mais

Melhoramento Genético de Bovinos Leiteiros na Fazenda

Melhoramento Genético de Bovinos Leiteiros na Fazenda Melhoramento Genético de Bovinos Leiteiros na Fazenda Fazenda FINI, Castro, Paraná. Hans Jan Groenwold, Produtor, Presidente da Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa. Agenda:

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 8. Padrão FCI /01/1999 LABRADOR RETRIEVER

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 8. Padrão FCI /01/1999 LABRADOR RETRIEVER CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 8 Padrão FCI 122 29/01/1999 Padrão Oficial da Raça RETRIEVER DO LABRADOR LABRADOR RETRIEVER CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA

Leia mais

CRUZAMENTO ENTRE RAÇAS

CRUZAMENTO ENTRE RAÇAS CRUZAMENTO ENTRE RAÇAS É SEMPRE A MELHOR OPÇÃO? (16) 3362 3888 www.crigenetica.com.br É muito comum nos depararmos com produtores, técnicos e demais pessoas envolvidas na atividade leiteira fazendo a seguinte

Leia mais

PERGUNTAS & RESPOSTAS MUDANÇAS NOS ÍNDICES ABRIL 2018

PERGUNTAS & RESPOSTAS MUDANÇAS NOS ÍNDICES ABRIL 2018 GES (Genetic Evaluation Sires) revisou e melhorou o sistema de estimativa de valor genético. Várias mudanças serão implementadas na execução do índice em abril de 208. Essa Perguntas e Respostas fornece

Leia mais

PROVAS DEZEMBRO 2014 EUA MUDANÇA DE BASE GENÉTICA

PROVAS DEZEMBRO 2014 EUA MUDANÇA DE BASE GENÉTICA PROVAS DEZEMBRO 2014 EUA MUDANÇA DE BASE GENÉTICA O grande ajuste da base genética que ocorre nos EUA a cada 5 anos foi feito com a prova de Dezembro 2014. A referência da base foi atualizada para vacas

Leia mais

AMAZING ARBOR. GBM Amazing ET VG-CAN ST. Titanic x Durham x Charles. HOLANDÊS Abril 2012. Shottle x BW Marshall x Durham 0200HO2159 0200HO2272

AMAZING ARBOR. GBM Amazing ET VG-CAN ST. Titanic x Durham x Charles. HOLANDÊS Abril 2012. Shottle x BW Marshall x Durham 0200HO2159 0200HO2272 HOLANDÊS Abril 2012 Reg. Nacional: ax-133782 0200HO2159 AMAZING GBM Amazing ET VG-CAN ST Titanic x Durham x Charles Noordcreek Amazing Laura EX-90- CAN 0200HO2272 ARBOR Wabash-Way Arbor ET VG-CAN Shottle

Leia mais

Aprenda a escolher o touro de raças leiteiras para inseminação artificial do seu rebanho

Aprenda a escolher o touro de raças leiteiras para inseminação artificial do seu rebanho Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Gado de Leite Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Aprenda a escolher o touro de raças leiteiras para inseminação artificial do seu rebanho

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 10 Padrão FCI 228 22/11/2004 Padrão Oficial da Raça AFGHAN HOUND CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Classificação F.C.I.:

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 3 Padrão FCI 4 12/03/1998 Padrão Oficial da Raça CAIRN TERRIER CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Classificação F.C.I.:

Leia mais

FLAT COATED RETRIEVER

FLAT COATED RETRIEVER CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 8 Padrão FCI 121 29/01/1999 Padrão Oficial da Raça FLAT COATED RETRIEVER CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Classificação

Leia mais

INTERPRETAÇÃO DAS PROVAS DE REPRODUTORES LEITEIROS

INTERPRETAÇÃO DAS PROVAS DE REPRODUTORES LEITEIROS AZ042 Bovinocultura de Leite Aula 14 INTERPRETAÇÃO DAS PROVAS DE REPRODUTORES LEITEIROS Prof. Rodrigo de Almeida Entendendo as Provas de Touros Canadenses Informações de Produção Provas de produção Baseado

Leia mais

MELHORAMENTO GENÉTICO DE BOVINOS LEITEIROS

MELHORAMENTO GENÉTICO DE BOVINOS LEITEIROS MELHORAMENTO GENÉTICO DE BOVINOS LEITEIROS INTRODUÇÃO Baixa produtividade leiteira no RS 10,6 l/vaca/dia; Pouco conhecimento sobre o melhoramento genético; Baixa adoção de tecnologias básicas de manejo,

Leia mais

LEITE

LEITE www.abspecplan.com.br LEITE O QUE É GMS? O GMS (Sistema de Manejo Genético) é um programa de gerenciamento genético para seu rebanho. É um Serviço Técnico gratuito a clientes ABS Pecplan que oferece recomendações

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 5. Padrão FCI /06/1999. Padrão Oficial da Raça CÃO DO CANAÃ

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 5. Padrão FCI /06/1999. Padrão Oficial da Raça CÃO DO CANAÃ CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 5 Padrão FCI 273 16/06/1999 Padrão Oficial da Raça CÃO DO CANAÃ CANAAN DOG CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Classificação

Leia mais

19/03/2013. ASPECTO x ESTADO DE SAÚDE. Órgãos reprodutores. Órgãos reprodutores

19/03/2013. ASPECTO x ESTADO DE SAÚDE. Órgãos reprodutores. Órgãos reprodutores ASPECTO x ESTADO DE SAÚDE Avaliação do exterior de Caprinos - Escolha de reprodutores - Determinação da idade - Avaliação pelo Tipo Prof. Dr. Marlos Castanheira Pelagem: fina, brilhante e macia. Pele:

Leia mais

GRUPO 1 Padrão FCI N o 39 01/12/2010

GRUPO 1 Padrão FCI N o 39 01/12/2010 CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 1 Padrão FCI N o 39 01/12/2010 Padrão Oficial da Raça WELSH CORGI PEMBROKE Esta ilustração não mostra necessariamente o

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 3. Padrão FCI /08/1999

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 3. Padrão FCI /08/1999 CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 3 Padrão FCI 236 09/08/1999 Padrão Oficial da Raça SILKY TERRIER AUSTRALIANO CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Classificação

Leia mais

A melhor genética em 2013

A melhor genética em 2013 A melhor genética em 2013 O serviço de Inseminação artificial (IA) da Associação de Agricultores da Ilha do Pico (A.A.I.P.) coloca novamente ao dispor dos seus associados e agricultores em geral as melhores

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 8. Padrão FCI /01/2011. Padrão Oficial da Raça

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 8. Padrão FCI /01/2011. Padrão Oficial da Raça CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 8 Padrão FCI 122 12/01/2011 Padrão Oficial da Raça LABRADOR RETRIEVER CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Classificação

Leia mais

ESCORE DE CONDIÇÃO CORPORAL EM BUBALINOS

ESCORE DE CONDIÇÃO CORPORAL EM BUBALINOS Disciplina de Bubalinocultura ESCORE DE CONDIÇÃO CORPORAL EM BUBALINOS Prof. Dr. André M. Jorge UNESP-FMVZ-Botucatu Depto. Produção e Exploração Animal A quantidade de reservas corporais que uma búfala

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 6. Padrão FCI /07/2000. Padrão Oficial da Raça BEAGLE

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 6. Padrão FCI /07/2000. Padrão Oficial da Raça BEAGLE CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 6 Padrão FCI 161 24/07/2000 Padrão Oficial da Raça BEAGLE CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Filiada à Fédération Cynologique

Leia mais

OS 4 PILARES DA FIABILIDADE CANADIANA

OS 4 PILARES DA FIABILIDADE CANADIANA Usar uma genética com garantia é vital para garantir os resultados das nossas explorações OS 4 PILARES DA FIABILIDADE CANADIANA Artigo publicado em Planeta Semex, Espanha, 2007, com tradução e actualizações

Leia mais

MANUAL DE CAMPO RELATÓRIOS RELATÓRIO 4 SUMÁRIO DO REBANHO

MANUAL DE CAMPO RELATÓRIOS RELATÓRIO 4 SUMÁRIO DO REBANHO MANUAL DE CAMPO RELATÓRIOS RELATÓRIO 4 SUMÁRIO DO REBANHO Este relatório tem por finalidade apresentar mensalmente os índices do rebanhos para o controle atual, medias dos últimos 12 meses e de 12 a 24

Leia mais

ÍNDICE PARDO SUIÇO BUFFY 45 KADIWEU 57 AUSTIN 26 MERLIN 45 LAOWAI 56 BAHIA 20 ULLOA 45

ÍNDICE PARDO SUIÇO BUFFY 45 KADIWEU 57 AUSTIN 26 MERLIN 45 LAOWAI 56 BAHIA 20 ULLOA 45 1 ÍNDICE PRETO & BRANCO SANTURCE 34 PARDO SUIÇO GIR LEITEIRO AMERICA 8 SATURNO 35 BUFFY 45 KADIWEU 57 AUSTIN 26 SAXOFON 9 MERLIN 45 LAOWAI 56 BAHIA 20 SHOPPING 4 ULLOA 45 LEGADO 56 BALTIMORE 17 BARAK 33

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 5 Padrão FCI N o 273 16/06/1999 Padrão Oficial da Raça CÃO DO CANAÃ (CANAAN DOG) 2 CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA

Leia mais

ENTENDENDO O ZPLAN

ENTENDENDO O ZPLAN www.abspecplan.com.br ENTENDENDO O ZPLAN VANTAGENS Mapeamento do rebanho. Relatório detalhado de todas as informações analisadas. Saber exatamente o perfil do rebanho e quais características melhorar.

Leia mais

XVI Concurso Micaelense 2017

XVI Concurso Micaelense 2017 XVI Concurso Micaelense 2017 Class. Criador Animal Concorrente Pai Avô Materno 1ª Secção Vitelas dos 6 aos 8 meses de idade 1º Nelson Marco Barcelos Angra do Heroísmo 240 PT 119789849 27/10/2016 CA 11775998

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 2 Padrão FCI 157 24/06/1987 Padrão Oficial da Raça BULLMASTIFF CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Filiada à Fédération

Leia mais

Curso Online: Índices Zootécnicos: como calcular, interpretar, agir. Texto Complementar 3b Como a genética pode alterar a composição do leite

Curso Online: Índices Zootécnicos: como calcular, interpretar, agir. Texto Complementar 3b Como a genética pode alterar a composição do leite Texto Complementar 3b Como a genética pode alterar a composição do leite Prof. Dr. Rodrigo de Almeida UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Observação: Artigo publicado no site MilkPoint em 05/05/2004 em Radares

Leia mais

Braford - Macho - Data nasc.: 16/09/2012

Braford - Macho - Data nasc.: 16/09/2012 Tatuagem: B 033 Braford - Macho - Data nasc.: 16/09/2012 Pai: SÃO MIGUEL- 38-9309 (TAURA) PE: 35.5 Mãe: 38-53719 Peso Atual: 545 Reprodutor com ótima caracterização racial, umbigo corrigido, pelagem escura.

Leia mais

INTRODUÇÃO IJOP= 10%PN + 20%PD + 30%PSOB + 25%PE + 5%AOL + 10%EGS

INTRODUÇÃO IJOP= 10%PN + 20%PD + 30%PSOB + 25%PE + 5%AOL + 10%EGS INTRODUÇÃO A seleção do Nelore JOP conta com um criterioso e abrangente suporte técnico de avaliação genética, não só para o rebanho indiano puro, mas também para as progênies de touros indianos, selecionadas

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 3. Padrão FCI 3 11/05/2005. Padrão Oficial da Raça

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 3. Padrão FCI 3 11/05/2005. Padrão Oficial da Raça CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 3 Padrão FCI 3 11/05/2005 Padrão Oficial da Raça KERRY BLUE TERRIER CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Classificação F.C.I.:

Leia mais

JÁ IMAGINOU UMA SOLUÇÃO COM 100% DE MELHORAMENTO GENÉTICO PRONTA PARA ACELERAR O FUTURO DO SEU REBANHO?

JÁ IMAGINOU UMA SOLUÇÃO COM 100% DE MELHORAMENTO GENÉTICO PRONTA PARA ACELERAR O FUTURO DO SEU REBANHO? JÁ IMAGINOU UMA SOLUÇÃO COM 100% DE MELHORAMENTO GENÉTICO PRONTA PARA ACELERAR O FUTURO DO SEU REBANHO? DESEMPENHO PRODU TIVI DADE A ABS está lançando um novo conceito no mercado de genética bovina: o

Leia mais

Pensou Braford Pensou Santa Prenda

Pensou Braford Pensou Santa Prenda Valores médios das Dep s das principais características geradas para a raça Médias DEPs Braford 38 Nº Anim/sexo 18.935 43.410 Característica Machos DP Fêmeas DP PN (kg) 0,03 ±0,47 0,00 ±0,39 PD (kg) -

Leia mais

OLDE ENGLISH BULLDOGGE BRASILEIRO

OLDE ENGLISH BULLDOGGE BRASILEIRO CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA GRUPO 11 Padrão CBKC NR16 Padrão Oficial da Raça OLDE ENGLISH BULLDOGGE BRASILEIRO 2 CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA PADRÃO: CBKC NR16 REVISÃO: Claudio Nazaretian

Leia mais

FOXHOUND AMERICANO CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA. GRUPO 6 Padrão FCI N o /03/1998. Padrão Oficial da Raça

FOXHOUND AMERICANO CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA. GRUPO 6 Padrão FCI N o /03/1998. Padrão Oficial da Raça CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 6 Padrão FCI N o 303 05/03/1998 Padrão Oficial da Raça FOXHOUND AMERICANO (AMERICAN FOXHOUND) 2 CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA

Leia mais

SPRINGER SPANIEL INGLÊS

SPRINGER SPANIEL INGLÊS CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 8 Padrão FCI 125 28/11/2003 Padrão Oficial da Raça SPRINGER SPANIEL INGLÊS ENGLISH SPRINGER SPANIEL CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA

Leia mais

OLDE ENGLISH BULLDOGGE BRASILEIRO

OLDE ENGLISH BULLDOGGE BRASILEIRO CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA GRUPO 11 Padrão CBKC NR 16 Padrão Oficial da Raça OLDE ENGLISH BULLDOGGE BRASILEIRO CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Classificação CBKC: Grupo 11 - Raça não reconhecida

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 9. Padrão FCI /11/2004. Padrão Oficial da Raça PEQUINÊS

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 9. Padrão FCI /11/2004. Padrão Oficial da Raça PEQUINÊS CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 9 Padrão FCI 207 22/11/2004 Padrão Oficial da Raça PEQUINÊS PEKINGESE CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Classificação

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA. GRUPO 11 Padrão CBKC NR09. Padrão Oficial da Raça BOERBOEL

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA. GRUPO 11 Padrão CBKC NR09. Padrão Oficial da Raça BOERBOEL CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA GRUPO 11 Padrão CBKC NR09 Padrão Oficial da Raça BOERBOEL 2 CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Filiada à Fédération Cynologique Internationale PADRÃO: CBKC NR09 TRADUÇÃO:

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 8. Padrão FCI /02/1999. Padrão Oficial da Raça

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 8. Padrão FCI /02/1999. Padrão Oficial da Raça CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 8 Padrão FCI 221 05/02/1999 Padrão Oficial da Raça CÃO D ÁGUA FRISADO WETTERHOUN CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Classificação

Leia mais

WELSH CORGI PEMBROKE

WELSH CORGI PEMBROKE CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 1 Padrão FCI 39 28/11/2003 Padrão Oficial da Raça WELSH CORGI PEMBROKE CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Classificação

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 6. Padrão FCI /03/1998. Padrão Oficial da Raça

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 6. Padrão FCI /03/1998. Padrão Oficial da Raça CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 6 Padrão FCI 303 05/03/1998 Padrão Oficial da Raça FOXHOUND AMERICANO AMERICAN FOXHOUND CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA

Leia mais

Caso não esteja visualizando este e mail, clique aqui. Ano 3 Número 1260 Sexta, 13 de maio de 2016

Caso não esteja visualizando este e mail, clique aqui. Ano 3 Número 1260 Sexta, 13 de maio de 2016 Caso não esteja visualizando este e mail, clique aqui Ano 3 Número 1260 Sexta, 13 de maio de 2016 Clique aqui para fazer o download da newsletter em PDF» 066 16 DISPONIBILIDADE DE ESTOQUE» 067 16 CONDIÇÃO

Leia mais

RELATÓRIO 1º FORUM NACIONAL DA RAÇA SINDI

RELATÓRIO 1º FORUM NACIONAL DA RAÇA SINDI RELATÓRIO 1º FORUM NACIONAL DA RAÇA SINDI MAIO 2016 RELATÓRIO DE DIAGNÓSTICO No dia 06 de maio de 2016 foi realizado o 1º FORUM NACIONAL DA RAÇA SINDI conduzido pela Transformmare Consultoria. Foram 20

Leia mais

STAFFORDSHIRE BULL TERRIER

STAFFORDSHIRE BULL TERRIER CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 3 Padrão FCI 76 20/01/1998 Padrão Oficial da Raça STAFFORDSHIRE BULL TERRIER CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Classificação

Leia mais

Curso Online: Índices Zootécnicos: como calcular, interpretar, agir

Curso Online: Índices Zootécnicos: como calcular, interpretar, agir Texto Complementar 1a Raça Holandesa: Pontos fortes e limitações de hoje, oportunidades no futuro Prof. Dr. Rodrigo de Almeida UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Observação: Artigo publicado no site MilkPoint

Leia mais

CAVALIER KING CHARLES SPANIEL

CAVALIER KING CHARLES SPANIEL CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 9 Padrão FCI 136 06/04/1998 Padrão Oficial da Raça CAVALIER KING CHARLES SPANIEL CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Classificação

Leia mais

Adoção de práticas que auxiliam no controle da mastite e na melhoria da qualidade do leite

Adoção de práticas que auxiliam no controle da mastite e na melhoria da qualidade do leite Adoção de práticas que auxiliam no controle da mastite e na melhoria da qualidade do leite Publicado por Patrícia Vieira Maia - médica veterinária, especialista em pecuária leiteira Baseado na necessidade

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá BUBALINOCULTURA. Vinícius Vieira - Acadêmico 5 ano

Universidade Estadual de Maringá BUBALINOCULTURA. Vinícius Vieira - Acadêmico 5 ano Universidade Estadual de Maringá BUBALINOCULTURA Vinícius Vieira - Acadêmico 5 ano O que é Bubalinocultura? Por que criar búfalos? Boa precocidade Fácil adaptação ao ambiente Docilidade dos animais Rusticidade

Leia mais

TERRIER CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA. GRUPO 3 Padrão FCI N o 76 20/01/1998. Padrão Oficial da Raça STAFFORDSHIRE BULL

TERRIER CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA. GRUPO 3 Padrão FCI N o 76 20/01/1998. Padrão Oficial da Raça STAFFORDSHIRE BULL CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 3 Padrão FCI N o 76 20/01/1998 Padrão Oficial da Raça STAFFORDSHIRE BULL TERRIER M.Davidson, illustr. NKU Picture Library

Leia mais

A Melhor Genetica Disponível na Italia

A Melhor Genetica Disponível na Italia BUFFALO ITALIANO MEDITERRANEO A Melhor Genetica Disponível na Italia Índice de Pedigree Tipo + + G & P % + Tipo EEC Código IT01bu CENTRO DE INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL O Grande O-B-ONE da Izano IT019500215620

Leia mais

INFORMATIVO. CEN 6884 Adonis Rambo x Fajuta. Mais carne em menos tempo. Informativo Semestral do NeloreCEN Primeiro Semestre Edição nº05

INFORMATIVO. CEN 6884 Adonis Rambo x Fajuta. Mais carne em menos tempo. Informativo Semestral do NeloreCEN Primeiro Semestre Edição nº05 Informativo Semestral do Primeiro Semestre Edição nº05 CEN 6884 Adonis Rambo x Fajuta Informativo Semestral do Primeiro Semestre Edição nº05 Editorial Dia 28 de julho, nós, da, promoveremos um leilão inédito

Leia mais

Exterior do Suíno. Exterior do Suíno

Exterior do Suíno. Exterior do Suíno Exterior do Suíno Cabeça tamanho médio, bem implantada e com boa conformação; Pescoço bem implantado em relação à cabeça e à paleta; Paletas bem cobertas de carne e lisas; Arqueamento médio do dorso; Lombo

Leia mais

Inseminação Artificial Aplicada ao Melhoramento Genético Animal

Inseminação Artificial Aplicada ao Melhoramento Genético Animal Inseminação Artificial Aplicada ao Melhoramento Genético Animal Equipe de pesquisadores MGA/ CNPGL: Maria Gabriela C.D. Peixoto Rui da Silva Verneque João Cláudio do Carmo Panetto Frank Ângelo Tomita Bruneli

Leia mais

GRUPO 3 Padrão FCI N o /05/2009

GRUPO 3 Padrão FCI N o /05/2009 CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 3 Padrão FCI N o 169 19/05/2009 Padrão Oficial da Raça FOX TERRIER PELO DURO FOX TERRIER (WIRE) M.Davidson, illustr. NKU

Leia mais