Entendendo os Resultados

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Entendendo os Resultados"

Transcrição

1 Entendendo os Resultados Clarifide são marcadores de DNA que predizem o potencial genético de cada animal. Clarifide Dairy é um painel de marcadores (6K) para 30 características de produção, saúde e tipo, e 9 índices. Os resultados são fornecidos em planilha Excel com dados organizados em tabelas, nas quais você poderá verificar facilmente e ordenar os resultados. O relatório inclui: estatística das características principais; dados da Habilidade Prevista de Transmissão Genômica (GPTA) para características de produção, saúde e tipo e para os índices; definições das características; confiabilidade e paternidade. A seguir uma breve explicação do relatório: Propriedade Identificação Identificação Data de Nº da Mérito Mérito Mérito Índice de Produção Kg de Kg de Sexo Raça do Animal Oficial nascimento Análise Líquido Queijo Volume Desempenho de Leite Gordura Proteína /12/2008 F HO /12/2008 F JE /12/2008 F PS Habilidade Prevista de Transmissão Genômica (GPTA) Os valores genéticos preditos se baseiam na soma dos efeitos de cada marcador do um painel de marcadores, pedigree disponível e dados de desempenho usados na avaliação. GPTAs são expressos na unidade que a característica é medida. Por exemplo, o GPTA para produção de leite é expresso em libras e o GPTA para vida produtiva é dado em meses. Para entender como interpretar GPTA, considere as três novilhas a seguir e seus dados para Mérito Líquido. As três novilhas apresentam informações de pedigree muito semelhantes, porém grandes diferenças no Mérito Líquido. Clarifide ajuda selecionar fêmeas que irão gerar os maiores lucros e permiti que o produtor utilize essa informação com maior segurança. Com base no exemplo abaixo, o produtor esperaria que a novilha 2 gerasse um retorno adicional de $ 498 ($124 + $125 = 249 x 2) no decorrer de sua vida em comparação com a novilha 1. Novilha Mérito Confiabilidade % líquido $

2 Identificação do animal Identificação do animal na fazenda e a oficial. Raça A raça do animal é relatada pelo cliente. HO designa, JE é usado para Jersey e PS denota. Sexo A letra F é usada para fêmeas. Este teste é limitado a fêmeas leiteiras. Confiabilidade Os valores de confiabilidade quantificam a relação entre mérito genético previsto e o real. Quanto maior a confiabilidade, menor a chance do desempenho expresso do animal ser diferente do desempenho previsto. Os valores de confiabilidade variam de zero a 99 e são expressos em porcentagens. Características e Índices Característica Unidade Descrição Raças Disponíveis Mérito Líquido $ Expressa a expectativa de lucro ao longo da vida de uma fêmea em comparação com a base da raça. Mérito Líquido contempla características economicamente relevantes relacionadas à produção, saúde, longevidade e facilidade de parto. As características específicas no índice incluem gordura e proteína, vida produtiva, taxa de prenhez das filhas, células somáticas, composto do úbere, composto de pernas e pés, composto corporal e habilidade de parto. Mérito Queijo $ Combina as mesmas características do Mérito Líquido com maior ênfase na % de proteínas e gorduras, tornando esta informação particularmente útil para os produtores venderem o leite no mercado de queijo. Mérito Volume $ Combina as mesmas características do Mérito Líquido com mais ênfase sobre a produção de leite, tornando esta informação útil para os produtores venderem o leite unicamente pelo volume. Índice de Desempenho Pontos Um índice que contempla produção, conformação, saúde, longevidade e características de manejo. Este índice varia por raça, com base nos padrões da raça e características disponíveis, e é uma estimativa de TPI da raça. Produção de Leite Libras Descreve diferenças genéticas na produção de leite pelo período de lactação de 305 dias. kg de Gordura Libras Descreve as diferenças genéticas da quantidade de gordura no leite produzida pelo período de lactação de 305 dias. kg de Proteína Libras Descreve as diferenças genéticas da quantidade de proteína produzida pelo período de lactação de 305 dias. % de Gordura % Descreve as diferenças genéticas de % de gordura no leite. % de Proteína % Descreve as diferenças genéticas da % de proteína no leite.

3 Células Somáticas Log 10 Células somáticas são indicadores de susceptibilidade à mastite. Valores mais baixos indicam um valor mais favorável durante a duração da lactação da vaca. Taxa de Prenhez das Filhas % Mede a capacidade genética da fêmea para melhor eficiência reprodutiva. Taxa de Prenhez das Filhas é expressa como diferença na porcentagem de uma vaca vazia se tornar prenha durante cada ciclo de estro de 21 dias. Um aumento de 1% se iguala a uma redução aproximada de 4 dias no período de serviço. Vida Produtiva Meses Avalia a capacidade genética de uma vaca permanecer no rebanho. É expressa como os meses esperados de produção de leite que uma vaca terá a mais em relação à média da raça. Facilidade de Parto (touro) % Mede a capacidade genética de um bezerro nascer facilmente. É expressa como uma porcentagem de nascimentos difíceis no primeiro parto de novilhas. Menores valores indicam partos com maior facilidade. Facilidade de Parto (fêmea) % Mede a capacidade genética de uma fêmea parir facilmente. É expressa como porcentagem de nascimentos difíceis no primeiro parto de novilhas. Menores valores indicam partos com maior facilidade., Pardo, Pardo Índice de Natimorto (touro) % Mede a tendência genética de bezerros de um touro em particular, serem natimortos ou morrerem dentro de 48 horas. Menores valores são desejáveis. Índice de Natimorto (fêmea) % Mede a capacidade genética de uma vaca parir bezerros vivos. Habilidade de Parto $ Índice que mede a capacidade de um bezerro nascer facilmente e vivo. Características que compõe o índice: facilidade de parto (touro), facilidade de parto (fêmea), índice de natimorto (touro) e índice de natimorto (fêmea)., Jersey, Jersey Classificação Final para Tipo Pontos Mede o escore de conformação geral, incluindo: úbere, pés e pernas, produção leiteira e garupa. Composto do Úbere Pontos Índice que mede diferenças esperadas da conformação geral do úbere com a incorporação de características lineares. Valores mais elevados indicam aumento da longevidade. Para cada aumento de 1 ponto, um aumento de 18 dias na vida produtiva é esperado. Composto de Pernas e Pés Pontos Índice que mede diferenças de pernas e pés, incluindo mobilidade, ângulo, inserção e posicionamento do casco e da perna traseira. Para cada aumento de 1 ponto, um aumento de 10 dias na vida produtiva é esperado. Composto Corporal Pontos Índice que mede diferenças esperadas na capacidade e no tamanho corporal, incluindo as características de estatura, força, profundidade corporal e largura da garupa. Valores mais elevados indicam um animal maior, desta forma pode indicar maior necessidade de manutenção de alimentação. Para cada aumento de 1 ponto, um aumento de 24 libras de peso é esperado. Estatura Baixa a alta Diferenças genéticas de altura medida na anca. Valores maiores indicam animais mais altos.

4 Força Frágil a forte Diferenças genéticas na largura do peito, mostrando capacidade dos órgãos vitais. Valores mais elevados indicam um animal mais forte. Profundidade Corporal Pouca a profunda Diferenças genéticas na profundidade de costela. Valor mais elevado indica maior profundidade da costela. Tipo Leiteiro Fechado a aberto Diferenças genéticas do ângulo e abertura das costelas e angularidade geral de um animal. Valores mais elevados indicam maior abertura de costela. Ângulo da Garupa Alto a inclinado Diferenças genéticas na angulação da garupa. Valor próximo de zero é desejável. Largura da Garupa Estreita a larga Diferenças genéticas na largura de garupa. Um valor mais elevado indica um animal de garupa mais larga. Pernas Vista Lateral Reta a curva Diferenças genéticas no ângulo do jarrete visualizado lateralmente. Valor próximo de zero é desejável. Pernas Vista Posterior Fechada a aberta Diferenças genéticas da posição das pernas traseiras visualizado de trás. Valores maiores indicam mais força nas pernas traseiras. Ângulo dos Cascos Baixo a inclinado Diferenças genéticas na inclinação do casco na parte frontal. Um valor mais elevado indica maior angulação do casco. Escore de Pernas e Pés Baixo a alto Diferenças genéticas geral de pernas e pés, combinando mobilidade e estrutura de pernas e pés. Valores mais elevados são desejáveis. Inserção Anterior do Úbere Solto a forte Diferenças genéticas de força, firmeza e forma das tetas anteriores. Um valor mais elevado indica uma anexação anterior mais forte. Altura do Úbere Posterior Baixa a elevada Diferenças genéticas da distância entre a vulva e o úbere. Valor mais elevado indica úbere mais elevado. Largura do Úbere Estreita a larga Diferenças genéticas da largura do úbere. Um valor mais elevado indica úbere mais largo. Ligamento Médio Solto a forte Diferenças genéticas do ligamento médio. Um valor mais elevado indica ligamento mais forte do úbere. Profundidade do Úbere Profundo a raso Diferenças genéticas da profundidade do úbere. Um valor mais elevado indica úbere mais raso. Colocação dos Tetos Anterior Distante a próximo Diferenças genéticas da distância entre os tetos anteriores. Um valor mais elevado indica tetos anteriores mais próximos. Colocação dos Tetos Posterior Distante a próximo Diferenças genéticas da distância entre os tetos posteriores. Um valor mais elevado indica tetos posteriores mais próximos. Comprimento dos Tetos Curto a longo Diferenças genéticas do comprimento de tetos. Valor mais próximo de zero é desejável. Consanguinidade Individual Consanguinidade da Progênie Este valor mede a porcentagem de genes em comum, calculada a partir dos pedigrees. Valor mais próximo de zero é desejável. Este valor indica o nível de consanguinidade com que a progênie deste animal contribuirá na população, se acasalada aleatoriamente. A população de referência representa todos os animais genotipados nascidos nos últimos dez anos. Valor mais próximo de zero é desejável., Pardo Haplótipo

5 Haplótipo 1 para raça Haplótipo 2 para raça Haplótipo 3 para raça Haplótipo 1 para raça Jersey Jersey Haplótipo 1 para raça Pardo CLARIFIDE auxilia os produtores de leite a identificar as fêmeas mais lucrativas que serão a base genética do rebanho nas próximas gerações. Para mais informações sobre CLARIFIDE, por favor, visite ou ligue Antes de Tudo Marcadores Pfizer

"A escolha do touro como ferramenta para lucratividade em rebanhos leiteiros",

A escolha do touro como ferramenta para lucratividade em rebanhos leiteiros, "A escolha do touro como ferramenta para lucratividade em rebanhos leiteiros", Evandro Della Croce, Zootecnista, Equipe ReHAgro. O planejamento de acasalamentos determina o sucesso de qualquer programa

Leia mais

Interpretação dos Sumários de Avaliação de Touros

Interpretação dos Sumários de Avaliação de Touros EMBRAPA Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Interpretação dos Sumários de Avaliação de Touros Sumários de avaliação de touros Termos técnicos mais frequentes Características avaliadas Interpretação

Leia mais

EFICIÊNCIA E LONGEVIDADE EM VACAS DE ALTA PRODUÇÃO LEITEIRA

EFICIÊNCIA E LONGEVIDADE EM VACAS DE ALTA PRODUÇÃO LEITEIRA EFICIÊNCIA E LONGEVIDADE EM VACAS DE ALTA PRODUÇÃO LEITEIRA Marcos Neves Pereira Professor Titular Universidade Federal de Lavras Departamento de Zootecnia 1) Eficiência 2) Longevidade 3) Novo TPI Potencial

Leia mais

Seleção. Teste da progênie e seleção de sêmen. Resposta à seleção. Intensidade de seleção. Diferencial de seleção (s) Diferencial de seleção (s)

Seleção. Teste da progênie e seleção de sêmen. Resposta à seleção. Intensidade de seleção. Diferencial de seleção (s) Diferencial de seleção (s) Seleção e seleção de sêmen Escolha dos pais da futura geração. É um processo sistemático de mudança genética. A seleção tende a mudar a frequência gênica em uma maneira desejada tanto em direção quanto

Leia mais

VACAS DE ALTA PRODUÇÃO: DESAFIOS E POTENCIALIDADES

VACAS DE ALTA PRODUÇÃO: DESAFIOS E POTENCIALIDADES VACAS DE ALTA PRODUÇÃO: DESAFIOS E POTENCIALIDADES Marcos Neves Pereira Universidade Federal de Lavras Departamento de Zootecnia Maior potencial Eficiência Utilização energética Energia bruta Energia fecal

Leia mais

AGENTE DE INSEMINAÇÃO: UM TÉCNICO AO SERVIÇO DO MELHORAMENTO

AGENTE DE INSEMINAÇÃO: UM TÉCNICO AO SERVIÇO DO MELHORAMENTO AGENTE DE INSEMINAÇÃO: UM TÉCNICO AO SERVIÇO DO MELHORAMENTO O desenvolvimento de qualquer actividade económica tem por base uma constante aposta na melhoria dos sistemas de produção e dos processos produtivos,

Leia mais

ACASALAMENTO DE REBANHOS LEITEIROS. Apresentadores: Ismael Cavazini Sofia Bonilla de Souza Leal

ACASALAMENTO DE REBANHOS LEITEIROS. Apresentadores: Ismael Cavazini Sofia Bonilla de Souza Leal ACASALAMENTO DE REBANHOS LEITEIROS Apresentadores: Ismael Cavazini Sofia Bonilla de Souza Leal Como selecionar animais Alta produção de leite com alta porcentagem de gordura, proteína e lactose Longa vida

Leia mais

SUMÁRIO TOP HOLANDÊS 01/2018

SUMÁRIO TOP HOLANDÊS 01/2018 SUMÁRIO TOP 100 HOLANDÊS 01/2018 INTRODUÇÃO É do conhecimento de todos que a seleção genômica impulsionou a melhoria da genética da indústria leiteira ao longo dos últimos anos. Independentemente de você

Leia mais

MANUAL CLASSIFICAÇÃO MORFOLOGICA

MANUAL CLASSIFICAÇÃO MORFOLOGICA MANUAL CLASSIFICAÇÃO MORFOLOGICA Versão 2. Julho 2015 Uma ferramenta ao serviço do produtor e do Melhoramento A classificação morfológica, com recurso ao método da classificação linear, constituiu uma

Leia mais

Jersey da Nova Zelândia Eficiência na conversão de pastagem em leite. Ross Riddell - Roscliff Jersey, Presidente da Jersey New Zealand

Jersey da Nova Zelândia Eficiência na conversão de pastagem em leite. Ross Riddell - Roscliff Jersey, Presidente da Jersey New Zealand Jersey da Nova Zelândia Eficiência na conversão de pastagem em leite Ross Riddell - Roscliff Jersey, Presidente da Jersey New Zealand Nova Zelândia 4,4 milhões de pessoas; Um longo caminho entre a produção

Leia mais

Entendendo os resultados

Entendendo os resultados O é composto de uma série de ferramentas de extrema utilidade, fácil compreensão e que trazem a avaliação genômica para uma aplicação prática e qualquer tempo na vida do animal. Com o Igenity - Prime todos

Leia mais

SUMÁRIO TOP HOLANDÊS 01/2017

SUMÁRIO TOP HOLANDÊS 01/2017 SUMÁRIO TOP 100 HOLANDÊS 01/2017 INTRODUÇÃO Assim como dito na introdução da edição anterior deste sumário, um Programa de Seleção é parte essencial para a melhoria do padrão genético dos animais, definido

Leia mais

TOP HOLANDÊS 07/2018 SUMÁRIO

TOP HOLANDÊS 07/2018 SUMÁRIO SUMÁRIO TOP 100 HOLANDÊS 07/2018 INTRODUÇÃO O ano de 2019 marcará 10 anos da implementação das avaliações genômicas, nas provas de touros dos Estados Unidos e Canadá, e depois destes primeiros anos, o

Leia mais

A DEP é expressa na unidade da característica avaliada, sempre com sinal positivo ou negativo:

A DEP é expressa na unidade da característica avaliada, sempre com sinal positivo ou negativo: Melhoramento Genético A contínua evolução da pecuária de corte faz com que a Marca OB, sempre presente na vanguarda da produção pecuária, oferece a seus clientes o que há de mais moderno em melhoramento

Leia mais

PARÂMETROS GENÉTICOS PARA CARACTERÍSTICAS DE CONFORMAÇÃO DE APRUMOS E DISTÚRBIOS PODAIS DE VACAS LEITEIRAS

PARÂMETROS GENÉTICOS PARA CARACTERÍSTICAS DE CONFORMAÇÃO DE APRUMOS E DISTÚRBIOS PODAIS DE VACAS LEITEIRAS Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Veterinária Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária PARÂMETROS GENÉTICOS PARA CARACTERÍSTICAS DE CONFORMAÇÃO DE APRUMOS E DISTÚRBIOS PODAIS DE VACAS

Leia mais

MELHORAMENTO DE BOVINOS DE LEITE. Profa. Dra. Sandra Aidar de Queiroz Departamento de Zootecnia FCAV - UNESP

MELHORAMENTO DE BOVINOS DE LEITE. Profa. Dra. Sandra Aidar de Queiroz Departamento de Zootecnia FCAV - UNESP MELHORAMENTO DE BOVINOS DE LEITE Profa. Dra. Sandra Aidar de Queiroz Departamento de Zootecnia FCAV - UNESP O BOM MOMENTO DO LEITE MERCADO INTERNACIONAL US$ 3.000/ton Leite Pó ~ R$ 0,70/litro PRODUÇÃO

Leia mais

INOVAÇÕES NAS PROVAS DE ABRIL DE Valores Genéticos Exclusivos da CRV. MELHORANDO SEU REBANHO E SUA VIDA (16) I crvlagoa.com.

INOVAÇÕES NAS PROVAS DE ABRIL DE Valores Genéticos Exclusivos da CRV. MELHORANDO SEU REBANHO E SUA VIDA (16) I crvlagoa.com. INOVAÇÕES NAS PROVAS DE ABRIL DE 2018 Valores Genéticos Exclusivos da CRV MELHORANDO SEU REBANHO E SUA VIDA (16) 2105.2299 I crvlagoa.com.br PROVAS DE ABRIL 2018 Três Inovações Chaves: 1. Ajustes na órmula

Leia mais

PERGUNTAS & RESPOSTAS MUDANÇAS NOS ÍNDICES ABRIL 2018

PERGUNTAS & RESPOSTAS MUDANÇAS NOS ÍNDICES ABRIL 2018 GES (Genetic Evaluation Sires) revisou e melhorou o sistema de estimativa de valor genético. Várias mudanças serão implementadas na execução do índice em abril de 208. Essa Perguntas e Respostas fornece

Leia mais

CONTROLE ZOOTÉCNICO - TÉCNICA EFICIENTE E NECESSÁRIA

CONTROLE ZOOTÉCNICO - TÉCNICA EFICIENTE E NECESSÁRIA 1 CONTROLE ZOOTÉCNICO - TÉCNICA EFICIENTE E NECESSÁRIA O mercado de leite no Brasil é historicamente conhecido por apresentar tendências instáveis e impondo, principalmente, estreitas margens ao produtor.

Leia mais

PROVAS DEZEMBRO 2014 EUA MUDANÇA DE BASE GENÉTICA

PROVAS DEZEMBRO 2014 EUA MUDANÇA DE BASE GENÉTICA PROVAS DEZEMBRO 2014 EUA MUDANÇA DE BASE GENÉTICA O grande ajuste da base genética que ocorre nos EUA a cada 5 anos foi feito com a prova de Dezembro 2014. A referência da base foi atualizada para vacas

Leia mais

TÉCNICO. As provas de agosto 2014 saíram e mais uma vez a Semex confirma seu compromisso com o fornecimento de INFORMATIVO TOUROS PROVADOS POR FILHAS

TÉCNICO. As provas de agosto 2014 saíram e mais uma vez a Semex confirma seu compromisso com o fornecimento de INFORMATIVO TOUROS PROVADOS POR FILHAS INFORMATIVO TÉCNICO AGOSTO 2014 Dr. Claudio Aragon Diretor Técnico das Raças Leiteiras PROVAS AGOSTO 2014 As provas de agosto 2014 saíram e mais uma vez a Semex confirma seu compromisso com o fornecimento

Leia mais

Como buscar a Vaca Ideal baseando-se em um índice na prova de um touro?

Como buscar a Vaca Ideal baseando-se em um índice na prova de um touro? Como buscar a Vaca Ideal baseando-se em um índice na prova de um touro? www.crigenetica.com.br A evolução de uma raça e todo seu melhoramento genético se orienta pela descoberta de novos índices e critérios

Leia mais

LEITE

LEITE www.abspecplan.com.br LEITE O QUE É GMS? O GMS (Sistema de Manejo Genético) é um programa de gerenciamento genético para seu rebanho. É um Serviço Técnico gratuito a clientes ABS Pecplan que oferece recomendações

Leia mais

RAÇA HOLANDESA MODERNIZA E ATUALIZA SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA CONFORMAÇÃO DAS VACAS (Classificação para Tipo )

RAÇA HOLANDESA MODERNIZA E ATUALIZA SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA CONFORMAÇÃO DAS VACAS (Classificação para Tipo ) RAÇA HOLANDESA MODERNIZA E ATUALIZA SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA CONFORMAÇÃO DAS VACAS (Classificação para Tipo ) Por: Altair Antonio Valloto; Méd.Vet.; Superintendente da APCBRH Presidente do Conselho Deliberativo

Leia mais

EXPOSIÇÃO NACIONAL DA RAÇA JERSEY UMA RAÇA DE LEITE, UM LEITE DE RAÇA.

EXPOSIÇÃO NACIONAL DA RAÇA JERSEY UMA RAÇA DE LEITE, UM LEITE DE RAÇA. 1 2 33 4 34º EXPOSIÇÃO NACIONAL DA RAÇA JERSEY UMA RAÇA DE LEITE, UM LEITE DE RAÇA. De 20 a 24 de outubro 2015 Durante a AGROLEITE, em Castro/PR, na Cidade do Leite, no Parque da Castrolanda Trabalhos

Leia mais

Aprenda a escolher o touro de raças leiteiras para inseminação artificial do seu rebanho

Aprenda a escolher o touro de raças leiteiras para inseminação artificial do seu rebanho Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Gado de Leite Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Aprenda a escolher o touro de raças leiteiras para inseminação artificial do seu rebanho

Leia mais

Seleção para fertilidade e precocidade sexual : em zebuínos:

Seleção para fertilidade e precocidade sexual : em zebuínos: Seleção para fertilidade e precocidade sexual : em zebuínos: O programa CFM Profs. Drs. José Bento Sterman Ferraz e Joanir Pereira Eler, Méd. M Vet. Luis Adriano Teixeira Universidade de São Paulo Faculdade

Leia mais

CRIAÇÃO DE NOVILHAS DESMAMA AO PRIMEIRO PARTO 34) TAXA DE CRESCIMENTO Michel A. Wattiaux Babcock Institute

CRIAÇÃO DE NOVILHAS DESMAMA AO PRIMEIRO PARTO 34) TAXA DE CRESCIMENTO Michel A. Wattiaux Babcock Institute Instituto Babcock para Pesquisa e Desenvolvimento da Pecuária Leiteira Internacional University of Wisconsin-Madison Essenciais em Gado de Leite CRIAÇÃO DE NOVILHAS DESMAMA AO PRIMEIRO PARTO 34) TAXA DE

Leia mais

Palavras-chave: dairy cattle milk, genetic improvement, mammary system

Palavras-chave: dairy cattle milk, genetic improvement, mammary system TENDÊNCIA GENÉTICA DE TOUROS GIR LEITEIRO DE CENTRAIS DE INSEMINAÇÃO PARA AS CARACTERISTICAS DE CONFORMAÇÃO DO SISTEMA MAMÁRIO Isadora de Ávila CAIXETA* 1, Nayara Ferreira GOMES 3, Laya Kannan S. ALVES

Leia mais

Melhoramento Genético de Suínos

Melhoramento Genético de Suínos Melhoramento Genético de Suínos Melhoramento Genético de Suínos Indispensável na evolução da suinocultura; Objetivo geral do melhoramento: Aumentar a freqüência de genes e/ou genótipos desejáveis; Ferramentas;

Leia mais

Exterior do Suíno. Exterior do Suíno

Exterior do Suíno. Exterior do Suíno Exterior do Suíno Cabeça tamanho médio, bem implantada e com boa conformação; Pescoço bem implantado em relação à cabeça e à paleta; Paletas bem cobertas de carne e lisas; Arqueamento médio do dorso; Lombo

Leia mais

estratégias para melhorar seu rebanho

estratégias para melhorar seu rebanho CRI Genética Brasil estratégias para melhorar seu rebanho Por que tanta ênfase em touros? Um touro em serviço de monta natural normalmente emprenha de 20 a 40 vacas cada ano, e através da inseminação

Leia mais

19/03/2013. ASPECTO x ESTADO DE SAÚDE. Órgãos reprodutores. Órgãos reprodutores

19/03/2013. ASPECTO x ESTADO DE SAÚDE. Órgãos reprodutores. Órgãos reprodutores ASPECTO x ESTADO DE SAÚDE Avaliação do exterior de Caprinos - Escolha de reprodutores - Determinação da idade - Avaliação pelo Tipo Prof. Dr. Marlos Castanheira Pelagem: fina, brilhante e macia. Pele:

Leia mais

CONTROLE ZOOTÉCNICO EM PROPRIEDADES LEITEIRAS DIEGO CRUZ. Uso de ferramentas gerencias na produção eficiente de leite

CONTROLE ZOOTÉCNICO EM PROPRIEDADES LEITEIRAS DIEGO CRUZ. Uso de ferramentas gerencias na produção eficiente de leite CONTROLE ZOOTÉCNICO EM PROPRIEDADES LEITEIRAS DIEGO CRUZ Uso de ferramentas gerencias na produção eficiente de leite CONTROLE ZOOTÉCNICO EM PROPRIEDADES LEITEIRAS 1 O mercado de leite no Brasil é historicamente

Leia mais

INTERPRETAÇÃO DAS PROVAS DE REPRODUTORES LEITEIROS

INTERPRETAÇÃO DAS PROVAS DE REPRODUTORES LEITEIROS AZ042 Bovinocultura de Leite Aula 14 INTERPRETAÇÃO DAS PROVAS DE REPRODUTORES LEITEIROS Prof. Rodrigo de Almeida Entendendo as Provas de Touros Canadenses Informações de Produção Provas de produção Baseado

Leia mais

Aula 04 Conformação de Vacas Leiteiras. Universidade Federal do Paraná Bovinocultura de Leite Prof. Dr. Rodrigo de Almeida

Aula 04 Conformação de Vacas Leiteiras. Universidade Federal do Paraná Bovinocultura de Leite Prof. Dr. Rodrigo de Almeida Aula 04 Conformação de Vacas Leiteiras Universidade Federal do Paraná Bovinocultura de Leite Prof. Dr. Rodrigo de Almeida Vaca Holandesa True Type Ever-Green-View My 1326-ET EX-92 4-05 365 32.804 1267

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CURSO DE ZOOTECNIA FERNANDA RIPEL SALGADO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CURSO DE ZOOTECNIA FERNANDA RIPEL SALGADO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CURSO DE ZOOTECNIA FERNANDA RIPEL SALGADO UTILIZAÇÃO DE ACASALAMENTOS DIRIGIDOS NA BOVINOCULTURA LEITEIRA CURITIBA 2014 FERNANDA RIPEL SALGADO UTILIZAÇÃO DE ACASALAMENTOS

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ZOO436 Produção de Bovinos de Leite

Programa Analítico de Disciplina ZOO436 Produção de Bovinos de Leite 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Zootecnia - Centro de Ciências Agrárias Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 0 Períodos - oferecimento:

Leia mais

Importância Reprodutiva em Gado de Leiteiro

Importância Reprodutiva em Gado de Leiteiro Importância Reprodutiva em Gado de Leiteiro Prof. Me.: Whelerson Luiz Vitro vitro@fea.br Disciplina de Bovinocultura FEA Andradina 2015 Introdução O desempenho adequado de qualquer sistema de produção

Leia mais

REPETIBILIDADE. O termo repetibilidade refere-se a expressão de um mesmo caráter em épocas distintas na vida do animal.

REPETIBILIDADE. O termo repetibilidade refere-se a expressão de um mesmo caráter em épocas distintas na vida do animal. REPETIBILIDADE O termo repetibilidade refere-se a expressão de um mesmo caráter em épocas distintas na vida do animal. Produção de leite e gordura, produção de lã, comprimento da lã, peso e forma do ovo,

Leia mais

Inseminação Artificial Aplicada ao Melhoramento Genético Animal

Inseminação Artificial Aplicada ao Melhoramento Genético Animal Inseminação Artificial Aplicada ao Melhoramento Genético Animal Equipe de pesquisadores MGA/ CNPGL: Maria Gabriela C.D. Peixoto Rui da Silva Verneque João Cláudio do Carmo Panetto Frank Ângelo Tomita Bruneli

Leia mais

MELHORAMENTO GENÉTICO DE BOVINOS LEITEIROS

MELHORAMENTO GENÉTICO DE BOVINOS LEITEIROS MELHORAMENTO GENÉTICO DE BOVINOS LEITEIROS INTRODUÇÃO Baixa produtividade leiteira no RS 10,6 l/vaca/dia; Pouco conhecimento sobre o melhoramento genético; Baixa adoção de tecnologias básicas de manejo,

Leia mais

Catálogo Jersey 2015

Catálogo Jersey 2015 Catálogo Jersey 2015 Jersey Amigos! Todos os dias somos surpreendidos com mudanças, e sempre devemos estar dispostos a encarar e nos adaptar a elas, fazendo disso oportunidades que poderão nos guiar na

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Melhoramento Animal Código: VET224 Curso: Medicina Veterinária Semestre de oferta: 4 Faculdade responsável: Medicina Veterinária Programa em vigência a partir de: Créditos:

Leia mais

Tire Dúvidas Sobre DEPs

Tire Dúvidas Sobre DEPs Tire Dúvidas Sobre DEPs Seleção de Perguntas, tiradas de sites relacionados, sobre o uso de DEP, sua funcionalidade e como utilizá-lo no dia a dia. Sumário 1. As DEP's e a seleção... 2 2. Um touro pode

Leia mais

Manual de Instruções DataCollection. Nome do Documento. Novas Funcionalidades DataCollection versão 3.0

Manual de Instruções DataCollection. Nome do Documento. Novas Funcionalidades DataCollection versão 3.0 Nome do Documento Novas Funcionalidades DataCollection versão 3.0 1. Classificação Etária do Rebanho. Agora existem 5 faixas de classificação etária do rebanho ( de 0 a 4 meses, de 5 a 12 meses, de 13

Leia mais

CRUZAMENTO ENTRE RAÇAS

CRUZAMENTO ENTRE RAÇAS CRUZAMENTO ENTRE RAÇAS É SEMPRE A MELHOR OPÇÃO? (16) 3362 3888 www.crigenetica.com.br É muito comum nos depararmos com produtores, técnicos e demais pessoas envolvidas na atividade leiteira fazendo a seguinte

Leia mais

RAPP 2014 Reunião Anual dos Parceiros PAINT

RAPP 2014 Reunião Anual dos Parceiros PAINT RAPP 2014 Reunião Anual dos Parceiros PAINT Ferramentas Genômicas para o Melhoramento Genético de características de importância econômica Direta em Bovinos da Raça Nelore CNPQ Nº - 559631/2009-0 Rede

Leia mais

Aprimoramento da Seleção Genética com Uso de CLARIFIDE Nelore 2.0. Michel Caro Proprietário

Aprimoramento da Seleção Genética com Uso de CLARIFIDE Nelore 2.0. Michel Caro Proprietário Aprimoramento da Seleção Genética com Uso de CLARIFIDE Nelore 2.0 Michel Caro Proprietário Agradecimentos Michel Caro e Patricia Zancaner Equipe da fazenda Localização Geográfica Objetivos da Fazenda

Leia mais

Curso Online: Índices Zootécnicos: como calcular, interpretar, agir. Texto Complementar 3b Como a genética pode alterar a composição do leite

Curso Online: Índices Zootécnicos: como calcular, interpretar, agir. Texto Complementar 3b Como a genética pode alterar a composição do leite Texto Complementar 3b Como a genética pode alterar a composição do leite Prof. Dr. Rodrigo de Almeida UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Observação: Artigo publicado no site MilkPoint em 05/05/2004 em Radares

Leia mais

Ferramentas de Impacto no Melhoramento de Gado de Corte

Ferramentas de Impacto no Melhoramento de Gado de Corte Ferramentas de Impacto no Melhoramento de Gado de Corte Leonardo Souza Qualitas Consultoria Agropecuária BRAVO BEEF GOIÁS Médico Veterinário leo.nz@terra.com.br 62-3097-1030 62-3383-1170 62-9994-1165 Melhoramento

Leia mais

Leilão da Hora - Matrizes Nelore

Leilão da Hora - Matrizes Nelore 58 BEZERRAS 08 MESES - 205 kg 01 21Km de Brasilândia/MS e 45Km de Bataguassu/MS 01 30 BEZERRAS 08 MESES - 200 kg 02 21Km de Brasilândia/MS e 45Km de Bataguassu/MS 02 30 BEZERRAS 08 MESES - 190 kg 03 21Km

Leia mais

LONGEVIDADE EM VACAS LEITEIRAS

LONGEVIDADE EM VACAS LEITEIRAS LONGEVIDADE EM VACAS LEITEIRAS Marcos Neves Pereira Professor Titular Universidade Federal de Lavras Departamento de Zootecnia Longevidade ou Vida Produtiva Período de tempo que a vaca permanece produtiva

Leia mais

Artigo: Lucro pela eficiência

Artigo: Lucro pela eficiência Artigo: Lucro pela eficiência Na atual pecuária, há vantagens em criar animais que sejam adaptados, férteis, funcionalmente eficientes e hábeis conversores de alimentos. Com esta filosofia de trabalho

Leia mais

Custos de produção e Planejamento do rebanho

Custos de produção e Planejamento do rebanho Custos de produção e Planejamento do rebanho A estimativa dos custos de produção permite avaliar a viabilidade do negócio. Custo Operacional (CO) Despesas de custeio / produção de leite. Custo Operacional

Leia mais

Criação de Novilhas Leiteiras

Criação de Novilhas Leiteiras Criação de Novilhas Leiteiras Introdução Tópicos Objetivos da criação de novilhas Estimativa do número de novilhas no rebanho Manejo da Novilha Considerações Econômicas (Criar ou Terceirizar?) Salvador,

Leia mais

Noções de Melhoramento genético animal

Noções de Melhoramento genético animal Noções de Melhoramento genético animal Diferenças entre populações podem ser de origem: - Genética ou de Ambiente Renata de F.F. Mohallem renataffm@yahoo.com.br Melhoramento Genético - Mudanças na frequência

Leia mais

Curso Online: Índices Zootécnicos: como calcular, interpretar, agir

Curso Online: Índices Zootécnicos: como calcular, interpretar, agir Texto Complementar 1a Raça Holandesa: Pontos fortes e limitações de hoje, oportunidades no futuro Prof. Dr. Rodrigo de Almeida UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Observação: Artigo publicado no site MilkPoint

Leia mais

INFORMATIVO TÉCNICO DEZEMBRO 2012 PARTE I

INFORMATIVO TÉCNICO DEZEMBRO 2012 PARTE I INFORMATIVO TÉCNICO DEZEMBRO 2012 PARTE I O Informativo Técnico deste mês será dividido em duas partes. A primeira é dedicada às novidades das provas de Dezembro 2012. A segunda parte será dedicada ao

Leia mais

Guia de Utilização Bovinfor

Guia de Utilização Bovinfor Guia de Utilização Bovinfor ASSOCIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESTAÇÃO DE APOIO À BOVINIVULTURA LEITEIRA BOVINFOR O BOVINFOR é a Base de Dados Nacional para o armazenamento da informação produtiva, reprodutiva

Leia mais

Análise das correlações fenotípicas entre características lineares e de produção do rebanho leiteiro do IFMG- campus Bambuí

Análise das correlações fenotípicas entre características lineares e de produção do rebanho leiteiro do IFMG- campus Bambuí Análise das correlações fenotípicas entre características lineares e de produção do rebanho leiteiro do IFMG- campus Bambuí Clara Costa Zica Gontijo 1 ; Rafael Bastos Teixeira 2 ; Brenda Veridiane Dias

Leia mais

Hereford e Braford Brasileiros Raças Tipo Exportação

Hereford e Braford Brasileiros Raças Tipo Exportação ENTENDA O RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO GENÉTICA PAMPAPLUS DA SUA PROPRIEDADE Para adiantar a tomada de decisões da eleição ou descarte dos seus animais, já que a ferramenta informatizada só deverá ficar pronta

Leia mais

Importância Reprodutiva em Gado de Leiteiro

Importância Reprodutiva em Gado de Leiteiro Importância Reprodutiva em Gado de Leiteiro Prof. Me.: Whelerson Luiz Vitro vitro@fea.br Disciplina de Bovinocultura FEA Andradina 2015 Introdução O desempenho adequado de qualquer sistema de produção

Leia mais

O EFEITO DE GRUPOS GENÉTICOS NA AVALIAÇÃO GENÉTICA DOS BOVINOS LEITEIROS DA RAÇA HOLSTEIN

O EFEITO DE GRUPOS GENÉTICOS NA AVALIAÇÃO GENÉTICA DOS BOVINOS LEITEIROS DA RAÇA HOLSTEIN Valor Gen.-Leite (kg) O EFEITO DE GRUPOS GENÉTICOS NA AVALIAÇÃO GENÉTICA DOS BOVINOS LEITEIROS DA RAÇA HOLSTEIN Por Júlio Carvalheira A avaliação genética do gado bovino leiteiro da raça Holstein nos últimos

Leia mais

PERFORMANCE E BEM-ESTAR DE VACAS LEITEIRAS EM UM SISTEMA DE INSTALAÇÃO ALTERNATIVO DE MINNESOTA

PERFORMANCE E BEM-ESTAR DE VACAS LEITEIRAS EM UM SISTEMA DE INSTALAÇÃO ALTERNATIVO DE MINNESOTA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE VETERINÁRIA DEPARTAMENTO DE CLÍNICAS VETERINÁRIA www.ufpel.edu.br/nupeec PERFORMANCE E BEM-ESTAR DE VACAS LEITEIRAS EM UM SISTEMA DE INSTALAÇÃO ALTERNATIVO

Leia mais

Melhoramento gené.co de bovinos leiteiros: estratégias para u.lização de vacas F1

Melhoramento gené.co de bovinos leiteiros: estratégias para u.lização de vacas F1 Melhoramento gené.co de bovinos leiteiros: estratégias para u.lização de vacas F1 Fabio Luiz Buranelo Toral Departamento de Zootecnia Pompéu MG, 20 de julho de 2016. Linha do tempo Prenhez aos 2 anos Prenhez

Leia mais

INTERAÇÃO GENÓTIPO x AMBIENTE EFEITO DO AMBIENTE

INTERAÇÃO GENÓTIPO x AMBIENTE EFEITO DO AMBIENTE INTERAÇÃO GENÓTIPO x AMBIENTE EFEITO DO AMBIENTE EFEITO DO AMBIENTE Mudança do fenótipo de um mesmo genótipo, devido à influência do ambiente Indivíduos com o mesmo genótipo apresentam fenótipos diferentes

Leia mais

Avaliação genética. Os pais não transmitem o seu genótipo aos descendentes e sim uma amostra aleatória de genes.

Avaliação genética. Os pais não transmitem o seu genótipo aos descendentes e sim uma amostra aleatória de genes. Avaliação genética Eistem duas formas clássicas de se promover mudanças na constituição genética da população: seleção e sistemas de acasalamento. Seleção é a escolha de animais que serão pais da próima

Leia mais

04 a 06 de outubro de 2017

04 a 06 de outubro de 2017 04 a 06 de outubro de 2017 10 Índices Zootécnicos que todo produtor de leite deveria conhecer Prof. Dr. Rodrigo de Almeida Guarapuava-PR Outubro/2017 Índices - Controle Leiteiro É impossível melhorar aquilo

Leia mais

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS CRIADORES DE GIR LEITEIRO - ABCGIL

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS CRIADORES DE GIR LEITEIRO - ABCGIL ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS CRIADORES DE GIR LEITEIRO - ABCGIL Perspectivas do teste de progênie do Gir Leiteiro: demandas, logística e operacionalização ANDRÉ RABELO FERNANDES Zootecnista Superintendente

Leia mais

fmvz Prof. Dr. André Mendes Jorge UNESP - FMVZ - Botucatu - SP- Brasil Pesquisador do CNPq

fmvz Prof. Dr. André Mendes Jorge UNESP - FMVZ - Botucatu - SP- Brasil Pesquisador do CNPq Biotecnologias da Reprodução em Bubalinos - Parte 1 Prof. Dr. André Mendes Jorge UNESP - FMVZ - Botucatu - SP- Brasil Pesquisador do CNPq andrejorge@fmvz.unesp.br Número reduzido de Rebanhos Selecionados

Leia mais

O PampaPlus é o Programa de Avaliação Genética Oficial da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), realizado com a tecnologia de

O PampaPlus é o Programa de Avaliação Genética Oficial da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), realizado com a tecnologia de O PampaPlus é o Programa de Avaliação Genética Oficial da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), realizado com a tecnologia de melhoramento animal mundialmente reconhecida da EMBRAPA. Através

Leia mais

emilka MANUAL EMILKA VANTAGENS DO SISTEMA

emilka MANUAL EMILKA VANTAGENS DO SISTEMA MANUAL EMILKA VANTAGENS DO SISTEMA 1. AO CONTRATAR UMA ASSINATURA DO EMILKA, O CLIENTE RECEBERÁ UMA SENHA, QUE JUNTAMENTE COM SEU EMAIL LHE DARÃO ACESSO AO APLICATIVO. CONTUDO, ISTO SÓ SERÁ POSSÍVEL ATRAVÉS

Leia mais

A Chave Mestra do Melhoramento Genético Avaliação Genômica

A Chave Mestra do Melhoramento Genético Avaliação Genômica A Chave Mestra do Melhoramento Genético Avaliação Genômica O sucesso do melhoramento genético por meio da seleção depende da utilização de touros e matrizes geneticamente superiores a cada geração, para

Leia mais

INDUÇÃO DE LACTAÇÃO EM VACAS E NOVILHAS LEITEIRAS: ASPECTOS PRODUTIVOS, REPRODUTIVOS, METABÓLICOS E ECONÔMICOS

INDUÇÃO DE LACTAÇÃO EM VACAS E NOVILHAS LEITEIRAS: ASPECTOS PRODUTIVOS, REPRODUTIVOS, METABÓLICOS E ECONÔMICOS INDUÇÃO DE LACTAÇÃO EM VACAS E NOVILHAS LEITEIRAS: ASPECTOS PRODUTIVOS, REPRODUTIVOS, METABÓLICOS E ECONÔMICOS APRESENTAÇÃO: Gabriela Bueno Luz Médica Veterinária, Mestranda em Zootecnia Revisão geral

Leia mais

MANUAL DE CAMPO RELATÓRIOS RELATÓRIO 4 SUMÁRIO DO REBANHO

MANUAL DE CAMPO RELATÓRIOS RELATÓRIO 4 SUMÁRIO DO REBANHO MANUAL DE CAMPO RELATÓRIOS RELATÓRIO 4 SUMÁRIO DO REBANHO Este relatório tem por finalidade apresentar mensalmente os índices do rebanhos para o controle atual, medias dos últimos 12 meses e de 12 a 24

Leia mais

VACA HOLSTEIN FRÍSIA VS. VACA PROCROSS: COMPARAÇÃO DE PARÂMETROS PRODUTIVOS X CONGRESSO IBÉRICO SOBRE RECURSOS GENÉTICOS ANIMAIS

VACA HOLSTEIN FRÍSIA VS. VACA PROCROSS: COMPARAÇÃO DE PARÂMETROS PRODUTIVOS X CONGRESSO IBÉRICO SOBRE RECURSOS GENÉTICOS ANIMAIS VACA HOLSTEIN FRÍSIA VS. VACA PROCROSS: COMPARAÇÃO DE PARÂMETROS PRODUTIVOS X CONGRESSO IBÉRICO SOBRE RECURSOS GENÉTICOS ANIMAIS Vitorino A., Vicente A.A., Arriaga e Cunha A., Carolino N. 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

EDITAL Nº 032/2015 TOMADA DE PREÇO Nº 010/2015 AQUISIÇÃO DE SÊMEN BOVINO

EDITAL Nº 032/2015 TOMADA DE PREÇO Nº 010/2015 AQUISIÇÃO DE SÊMEN BOVINO EDITAL Nº 032/2015 TOMADA DE PREÇO Nº 010/2015 AQUISIÇÃO DE SÊMEN BOVINO O Prefeito Municipal de Vespasiano Corrêa/RS, no uso de suas atribuições legais e de acordo com a Lei Federal nº 8.666/93, de 21

Leia mais

6 0 T OUROS SAF RA2016 www.nelorequalitas.com.br O Nelore Qualitas é um programa de melhoramento genético de animais da raça Nelore que foi criado no ano de 2001, e em 2002 foi reconhecido pelo Ministério

Leia mais

Atualização Sumário Agosto Marcello Mamedes dos Santos Gerente Produto Leite Europeu

Atualização Sumário Agosto Marcello Mamedes dos Santos Gerente Produto Leite Europeu Atualização Sumário Agosto 2015. Marcello Mamedes dos Santos Gerente Produto Leite Europeu Na última semana, dia 11 de agosto, tivemos a divulgação das PROVAS E SUMÁRIO AMERICANO. Voltando a falar das

Leia mais

JÁ IMAGINOU UMA SOLUÇÃO COM 100% DE MELHORAMENTO GENÉTICO PRONTA PARA ACELERAR O FUTURO DO SEU REBANHO?

JÁ IMAGINOU UMA SOLUÇÃO COM 100% DE MELHORAMENTO GENÉTICO PRONTA PARA ACELERAR O FUTURO DO SEU REBANHO? JÁ IMAGINOU UMA SOLUÇÃO COM 100% DE MELHORAMENTO GENÉTICO PRONTA PARA ACELERAR O FUTURO DO SEU REBANHO? DESEMPENHO PRODU TIVI DADE A ABS está lançando um novo conceito no mercado de genética bovina: o

Leia mais

ENTENDENDO O ZPLAN

ENTENDENDO O ZPLAN www.abspecplan.com.br ENTENDENDO O ZPLAN VANTAGENS Mapeamento do rebanho. Relatório detalhado de todas as informações analisadas. Saber exatamente o perfil do rebanho e quais características melhorar.

Leia mais

1 APARÊNCIA GERAL. a) Estado Geral: sadio, vigoroso e com bom desenvolvimento de tamanho e peso proporcional

1 APARÊNCIA GERAL. a) Estado Geral: sadio, vigoroso e com bom desenvolvimento de tamanho e peso proporcional 1 2 1 APARÊNCIA GERAL a) Estado Geral: sadio, vigoroso e com bom desenvolvimento de tamanho e peso proporcional à idade; b) Conformação: conformação robusta, de ossatura mediana revestida por musculatura

Leia mais

INTRODUÇÃO AO MELHORAMENTO ANIMAL

INTRODUÇÃO AO MELHORAMENTO ANIMAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE AGRONOMIA ELISEU MACIEL DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA MELHORAMENTO ANIMAL INTRODUÇÃO AO MELHORAMENTO ANIMAL 1. HISTÓRICO: - Mudança da condição

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO DE CARACTERÍSTICAS DE MANEJO DOS TOUROS LEITEIROS TESTADOS DAS RAÇAS HOLANDÊS E JERSEY DISPONIBILIZADOS NO BRASIL

DISTRIBUIÇÃO DE CARACTERÍSTICAS DE MANEJO DOS TOUROS LEITEIROS TESTADOS DAS RAÇAS HOLANDÊS E JERSEY DISPONIBILIZADOS NO BRASIL DISTRIBUIÇÃO DE CARACTERÍSTICAS DE MANEJO DOS TOUROS LEITEIROS TESTADOS DAS RAÇAS HOLANDÊS E JERSEY DISPONIBILIZADOS NO BRASIL Valdirene Zabot¹, Quêti Di Domenico 2, Marcio Pereira Soares 3, Leila de Genova

Leia mais

Marcelo Moreira Antunes Sofia del Carmen Bonilla de Souza Leal

Marcelo Moreira Antunes Sofia del Carmen Bonilla de Souza Leal Influências da ordenha préparto sobre a produção e saúde de novilhas J. Dairy Sci. 90:2293-2301, 2007. K. J. Daniels F.I: 3,2 Marcelo Moreira Antunes Sofia del Carmen Bonilla de Souza Leal Orientador:

Leia mais

PROVAS ABRIL 2012 HOLANDÊS

PROVAS ABRIL 2012 HOLANDÊS PROVAS ABRIL 2012 HOLANDÊS As novas provas de abril foram publicadas no dia 03. Lembrando que são nestas provas os ajustes da base genética, onde o Canadá atualiza os dados de sua população. Mais uma vez

Leia mais

O EQUILIBRISTA. Ou, por que não consegue interpretar a informação?

O EQUILIBRISTA. Ou, por que não consegue interpretar a informação? O EQUILIBRISTA A competitividade do mercado e a demanda por produtos diferenciados faz com que a pecuária seja cada dia mais profissional na produção de animais fornecedores de genética. Os criadores que

Leia mais

Melhoramento Genético de Gado de Leite no Brasil

Melhoramento Genético de Gado de Leite no Brasil UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA SETOR PALOTINA DISCIPLINA DE MELHORAMENTO GENÉTICO ANIMAL Melhoramento Genético de Gado de Leite no Brasil Seminário apresentado pelas alunas:

Leia mais

OLDE ENGLISH BULLDOGGE BRASILEIRO

OLDE ENGLISH BULLDOGGE BRASILEIRO CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA GRUPO 11 Padrão CBKC NR16 Padrão Oficial da Raça OLDE ENGLISH BULLDOGGE BRASILEIRO 2 CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA PADRÃO: CBKC NR16 REVISÃO: Claudio Nazaretian

Leia mais

2. RESULTADOS DE CRUZAMENTOS ENTRE RAÇAS DE BOVINOS NO BRASIL

2. RESULTADOS DE CRUZAMENTOS ENTRE RAÇAS DE BOVINOS NO BRASIL ./. Ministério EnJ~a ~a Agricultura ---------------- ~ _,_u, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e do Abastecimento Embrapa Pecuária SUdeste Ministério da Agricultura e do Abastecimento Rod. Washington

Leia mais

Prof. Marcelo Nogueira Reis UNITRI

Prof. Marcelo Nogueira Reis UNITRI Prof. Marcelo Nogueira Reis UNITRI Raças Leiteiras, Cruzamentos e Melhoramento Genético 1. Raças Leiteiras 2. Cruzamentos 3. Melhoramento Genético Raças Leiteiras A escolha da raça de vaca leiteira com

Leia mais

Uso de marcadores moleculares na produção animal

Uso de marcadores moleculares na produção animal Uso de marcadores moleculares na produção animal Miguel H.A. Santana mhasantana@usp.br Genética Básica (ZAB 1304) Terça-feira, 22 de Novembro 2016 Roteiro O que são? Histórico Marcadores moleculares SNPs

Leia mais

TÉCNICO. Informativo 200HO HO6149

TÉCNICO. Informativo 200HO HO6149 Informativo TÉCNICO Junho 2014 - PARTE I Dr. Claudio Aragon Diretor Técnico das Raças Leiteiras NOVIDADES SEMEX A bateria de touros Semex de leite está cada vez mais completa. Creio que é hora de olharmos

Leia mais

Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais. Teste de Progênie

Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais. Teste de Progênie Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Teste de Progênie Discentes: Euzenei Vasconcelos Heloísa Caroline Pedroso Patrícia Luizão Barbosa Rafael de Souza Almodóvar

Leia mais

O FUTURO DESTACADO COM GENOMICS DA ABS GLOBAL

O FUTURO DESTACADO COM GENOMICS DA ABS GLOBAL O FUTURO DESTACADO COM GENOMICS DA ABS GLOBAL MARCOS TECNOLÓGICOS DA ABS ABS em 1953 produziu o primeiro bezerro nos Estados Unidos a partir de sêmen congelado; ABS em 1988 foi a primeira empresa de I.A.

Leia mais

Proposta para Salvaguardar os Rebanhos do Nordeste

Proposta para Salvaguardar os Rebanhos do Nordeste Fortaleza - Ceará 16/06/2015 Proposta para Salvaguardar os Rebanhos do Nordeste Professor: José Ferreira Nunes Pesquisador: Francisco Fernando T. Matos Federação da Agricultura do Estado do Ceará (FAEC)

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO DE CARACTERÍSTICAS LINEARES DE PERNAS E PÉS DOS TOUROS LEITEIROS TESTADOS DAS RAÇAS HOLANDÊS E JERSEY DISPONIBILIZADOS NO BRASIL

DISTRIBUIÇÃO DE CARACTERÍSTICAS LINEARES DE PERNAS E PÉS DOS TOUROS LEITEIROS TESTADOS DAS RAÇAS HOLANDÊS E JERSEY DISPONIBILIZADOS NO BRASIL DISTRIBUIÇÃO DE CARACTERÍSTICAS LINEARES DE PERNAS E PÉS DOS TOUROS LEITEIROS TESTADOS DAS RAÇAS HOLANDÊS E JERSEY DISPONIBILIZADOS NO BRASIL Gregori Alberto Rovadoscki 1, Marcio Pereira Soares 2, Leila

Leia mais

INTRODUÇÃO IJOP= 10%PN + 20%PD + 30%PSOB + 25%PE + 5%AOL + 10%EGS

INTRODUÇÃO IJOP= 10%PN + 20%PD + 30%PSOB + 25%PE + 5%AOL + 10%EGS INTRODUÇÃO A seleção do Nelore JOP conta com um criterioso e abrangente suporte técnico de avaliação genética, não só para o rebanho indiano puro, mas também para as progênies de touros indianos, selecionadas

Leia mais

Gestão da Empresa Pecuária Princípios para uma exploração lucrativa

Gestão da Empresa Pecuária Princípios para uma exploração lucrativa Gado de Corte 1/24 Gestão da Empresa Pecuária Princípios para uma exploração lucrativa Daniel Suzigan Mano 2/24 Índices zootécnicos»» Visão da fazenda através dos números;»» O fim do achismo!!! 3/24 Lucro

Leia mais