9º ano e agora? Percursos de Secundário:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "9º ano e agora? Percursos de Secundário:"

Transcrição

1 Percursos de Secundário: 1. Cursos Científico-Humanísticos: 1.1. Ciências e Tecnologias 1.2. Línguas e Humanidades 1.3. Ciências Socioeconómicas 1.4. Artes Visuais 2. Cursos Profissionais 3. Cursos Vocacionais

2 Ensino Secundário Cursos Científico-Humanísticos Cursos Profissionais Cursos Vocacionais Ensino Superior Mundo do Trabalho CET Ensino Superior Mundo do Trabalho CET Ensino Superior

3 Cursos Científico-Humanísticos: O que são? Trata-se de uma oferta educativa vocacionada para o prosseguimento de estudos de nível superior, de caráter universitário ou politécnico. Para quem? Jovens com o 9.º ano de escolaridade ou equivalente. Realização dos exames nacionais do 9º ano: Português e Matemática. Duração: Os cursos têm a duração de 3 anos letivos, correspondentes aos 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade. Certificação: Conferem um diploma de conclusão do ensino secundário. Cursos Científico-Humanísticos existentes: Curso de Ciências e Tecnologias; Curso de Línguas e Humanidades; Curso de Ciências Socioeconómicas; Curso de Artes Visuais.

4 Curso de Ciências e Tecnologias: O Curso de Ciências e Tecnologias tem por objetivo dotar o aluno de um conjunto de saberes e competências que lhe possibilite observar e organizar o espaço envolvente, bem como compreender a ciência e a tecnologia, e reconhecer e relacionar as suas implicações na sociedade contemporânea. Este curso permite desenvolver, melhorar e aprofundar os conhecimentos na área das ciências e das tecnologias, e habilita para o tratamento e representação do espaço, assim como para o desenvolvimento da capacidade de visualização mental e de representação gráfica de formas reais ou imaginadas. Saídas Profissionais No Curso de Ciências e Tecnologias, poderás optar pela área da tecnologia, educação física e desporto, engenharias, saúde ou ciências.

5 Curso de Ciências e Tecnologias: Área das Tecnologia Biotecnologia; Ciências da Computação; Ciências e Tecnologias do Ambiente; Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação; Energia e Ambiente; Informática; Novas Tecnologias da Comunicação; Tecnologia dos equipamentos de Saúde. Área de Educação Física e Desporto Educação física; Desporto; Treino Desportivo.

6 Curso de Ciências e Tecnologias: Área da Engenharia Alimentar; Ambiente; Automação, Controlo e Instrumentação; Automóvel; Biológica; Biomédica; Civil; Computação e Instrumentação Médica; Comunicações; Elétrica e Eletrónica; Mecânica; Química; Redes de Comunicação e Multimédia; Redes e Sistemas Informáticos; Têxtil; Eletromecânica; Eletrónica Industrial e Computadores; Eletrónica e Redes de Computadores; Eletrónica e Telecomunicações.

7 Curso de Ciências e Tecnologias: Área da saúde Análises clínicas e Saúde Pública; Anatomia Patológica, citológica e tanatológica; Audiologia; Cardiopneumologia; Ciências farmacêuticas; Enfermagem; Fisioterapia; Gerontologia; Medicina; Medicina dentária; Medicina Veterinária; Neurofisiologia; Optometria; Ciências da Nutrição; Radiologia; Radioterapia; Reabilitação Psicomotora; Terapia da Fala; Psicologia.

8 Curso de Ciências e Tecnologias: Área das Ciências Astronomia; Bioengenharia; Biologia; Geologia; Biomecânica; Bioquímica; Química; Ciência Alimentar; Estatística Aplicada; Física; Matemática; Geofísica.

9 Curso de Ciências e Tecnologias: Plano de Estudos:

10 Curso de Línguas e Humanidades: O Curso de Línguas e Humanidades tem por objetivo dotar o aluno de um conjunto de saberes e competências que lhe possibilite (i) o estabelecimento de relações entre passado e presente, a interpretação do mundo atual e a intervenção sobre a realidade e sobre o espaço em que ela se inscreve; (ii) o desenvolvimento das competências linguística e comunicativa; (iii) a capacidade de reflexão sobre as estruturas e o funcionamento da língua portuguesa e de línguas estrangeiras; (iv) apreciar a literatura, reconhecendo-lhe a sua função de valorização social, cultural, pessoal e ética. Este curso permite (i) compreender conceitos essenciais das ciências sociais e humanas; (ii) aprender a formular hipóteses explicativas da evolução das sociedades no tempo e no espaço; (iii) desenvolver a perceção de fenómenos históricos e geográficos, tendo em conta as transformações económicas, demográficas, sociais, políticas, culturais e ambientais; (iv) adquirir conhecimentos de realidades históricas e geográficas que possibilitem fundamentar opiniões e intervir na solução de problemas da sociedade contemporânea; (v) conhecer obras/autores representativos da cultura literária portuguesa; (vi) consolidar hábitos de escrita e leitura relativamente a diferentes tipos de texto, com relevo para o texto literário, levando os alunos a desenvolver sentido crítico, a reconhecer valores culturais, históricos, estéticos, políticos e sociais e a compreender o significado dessas influências sobre a escrita e o leitor; e a (vii) relacionar aspetos relevantes das língua e cultura portuguesas com outras línguas e culturas.

11 Curso de Línguas e Humanidades: Saídas Profissionais No Curso de Línguas e Humanidades, poderás optar pela área do direito, ciências sociais e humanas; turismo; ou ainda pela área das ciências da educação. Área de Direito, Ciências Sociais e Humanas Animação Sociocultural; Comunicação; Direito; Estudos Europeus; Arqueologia; Ciências da Linguagem; Filosofia; História; Secretariado; Tradução.

12 Curso de Línguas e Humanidades: Área do Turismo Informação Turística; Produção Alimentar em Restauração; Restauração; Turismo. Área de Ciências da Educação Educadores de Infância; Professores do ensino básico; Educação Social; Educação Musical.

13 Curso de Línguas e Humanidades: Plano de Estudos:

14 Curso de Ciências Socioeconómicas: O curso de Ciências Socioeconómicas tem por objetivo dotar o aluno de um conjunto de saberes que lhe possibilite o conhecimento e a compreensão do mundo contemporâneo e dos seus principais problemas socioeconómicos. Este curso permite compreender conceitos essenciais de ciência económica, normas básicas da contabilização da atividade económica das sociedades e aspetos relevantes da sua organização económica; conhecer os aspetos fundamentais das economias portuguesa e da União Europeia e compreender as dinâmicas: histórica, geográfica, económica e social. Saídas Profissionais No Curso de Ciências Socioeconómicas, poderás optar pela área da economia, gestão e contabilidade; direito, ciências sociais e humanas, bem como a área das ciências.

15 Curso de Ciências Socioeconómicas: Área de Economia, Gestão e Contabilidade Administração; Auditoria e Fiscalidade; Contabilidade; Economia; Finanças; Gestão; Negócios Internacionais. Área das Ciências Astronomia; Matemática; Estatística Aplicada.

16 Curso de Ciências Socioeconómicas: Área de Direito, Ciências Sociais e Humanas Animação Sociocultural; Comunicação; Criminologia; Direito; Estudos Europeus; Arqueologia; Ciências da Linguagem; Filosofia; História; Secretariado; Tradução.

17 Curso de Ciências Socioeconómicas: Plano de Estudos:

18 Curso de Artes Visuais: O curso de Artes Visuais tem por objetivo dotar o aluno de um conjunto de saberes que lhe possibilitem o desenvolvimento das capacidades de representação, de expressão gráfica e plástica, de comunicação visual e de análise e compreensão das obras de arte no seu contexto histórico e cultural. Este curso permite ao aluno desenvolver a perceção visual, a sensibilidade estética, a consciência crítica e a expressão, nos domínios da comunicação visual e da linguagem gráfica e plástica. Favorece, também, a capacidade de manipulação dos materiais e técnicas de desenho e um correto entendimento do espaço bidimensional e tridimensional, contribuindo para o desenvolvimento da atividade criativa. Permite, ainda, identificar elementos estruturantes que caracterizam a singularidade da cultura de cada época e reconhecer o objeto artístico como produto e agente do processo histórico-cultural em que se enquadra.

19 Curso de Artes Visuais: Saídas Profissionais Pintura; Desenho; Gravura; Fotografia; Arte digital; Ilustração; Design gráfico; Design de embalagem; Arquitetura; Artes gráficas; Decoração de interiores (ou design de interiores); Design de moda ou Indumentária ou Estilismo; Design de produto; Tipografia; Webdesign.

20 Curso de Artes Visuais: Plano de Estudos:

21 Cursos Profissionais: O que são? Os Cursos Profissionais são um dos percursos do nível secundário de educação, caracterizado por uma forte ligação com o mundo profissional. Tendo em conta o seu perfil pessoal, a aprendizagem realizada nestes cursos valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com o setor empresarial local. Os Cursos Profissionais são percursos que cumprem vários objetivos: Contribuem para que desenvolvas competências pessoais e profissionais para o exercício de uma profissão; Privilegiam as ofertas formativas que correspondem às necessidades de trabalho locais e regionais; Preparam para aceder a formações pós-secundárias ou ao ensino superior, se for esse o seu desejo.

22 Cursos Profissionais: Estes cursos têm uma estrutura curricular organizada por módulos, o que permite maior flexibilidade e respeito pelos seus ritmos de aprendizagem. O plano de estudos inclui três componentes de formação: Sociocultural; Científica; Técnica (inclui obrigatoriamente uma formação em contexto de trabalho). Estes cursos culminam com a apresentação de um projeto, designado por Prova de Aptidão Profissional (PAP), no qual demonstrarás as competências e saberes que desenvolveste ao longo da formação. Duração: 3 anos Para quem? Indivíduos que se encontrem nas seguintes condições: conclusão do 9º ano de escolaridade ou equivalente; Procura de um ensino mais prático e voltado para o mundo do trabalho.

23 Cursos Profissionais: Certificação: A conclusão, com aproveitamento, de um Curso Profissional confere-te: Um diploma de nível secundário de educação; Um certificado de qualificação profissional de nível 4. Prosseguimento de Estudos: A conclusão de um Curso Profissional permite-te o prosseguimento de estudos/formação num Curso de Especialização Tecnológica (CET) ou o acesso ao ensino superior, mediante o cumprimento dos requisitos previstos no regulamento de acesso ao ensino superior.

24 Cursos Profissionais: Matriz:

25 Cursos Vocacionais: O que são? Os Cursos Vocacionais de ensino secundário promovem o desenvolvimento de capacidades técnicas de natureza prática e profissional, adaptadas aos interesses e perfis vocacionais dos jovens, em estreita articulação com o setor empresarial local. Objetivos: Criar uma alternativa mais adaptada aos jovens que procuram um ensino mais prático, mais técnico e mais ligado ao mundo das empresas. Dotar esses jovens de ferramentas que lhes permitam enfrentar os desafios do mercado de trabalho.

26 Cursos Vocacionais: O plano de estudos inclui quatro componentes de formação: Geral; Complementar; Vocacional; Estágio Formativo. Duração: 2 anos Para quem? Indivíduos que se encontrem nas seguintes condições: Conclusão do 9º ano de escolaridade ou equivalente; Jovens com idade igual ou superior a 16 anos ou que, tendo frequentado o ensino secundário, pretendem reorientar o seu percurso escolar para uma oferta educativa mais técnica; Encaminhamento após processo de avaliação vocacional.

27 Cursos Vocacionais: Certificação: A conclusão, com aproveitamento, de um Curso Vocacional confere-te: Um diploma de nível secundário de educação; Um certificado de qualificação profissional de nível 4. Prosseguimento de Estudos: A conclusão de um Curso Vocacional permite-te o prosseguimento de estudos/formação num curso de qualificação profissional de nível 5 (CET) nos institutos politécnicos ou o acesso ao ensino superior, mediante o cumprimento dos requisitos previstos no regulamento de acesso ao ensino superior.

28 Cursos Vocacionais: Matriz:

29 Possíveis Escolhas... Agrupamento de Escolas de Sousel Escola Secundária/3 da Rainha Santa Isabel

30 Possíveis Escolhas... Escola Profissional Abreu Callado Escola Profissional da Região Alentejo EPRAL Polo de Estremoz: Polo de Évora:

31 Ensino Superior... Guia das Profissões... Em caso de dúvidas... Contactar o Serviço de Psicologia e Orientação:

32 Obrigado pela vossa atenção Psicóloga Mafalda Moreira Agrupamento de Escolas de Sousel

Orientação Escolar e Profissional

Orientação Escolar e Profissional Orientação Escolar e Profissional O QUE É QUE O MEU FILHO QUER SER? Projeto de vida = Projeto profissional Que profissão pretende vir a ter? Tem condições para fazer o percurso escolar que o leve a essa

Leia mais

Oferta Formativa Ensino Secundário

Oferta Formativa Ensino Secundário Oferta Formativa 2012017 Ensino Secundário Que caminho seguir Cursos gerais Cursos profissionais INTERESSES APTIDÕES EMPREGABILIDDAE O teu futuro profissional começa agora Faz uma escolha ponderada e consciente

Leia mais

Sessão de Esclarecimento para Pais e Encarregados/as de Educação dos/as Alunos/as do 9º ano

Sessão de Esclarecimento para Pais e Encarregados/as de Educação dos/as Alunos/as do 9º ano AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CORONADO E CASTRO, TROFA Sessão de Esclarecimento para Pais e Encarregados/as de Educação dos/as Alunos/as do 9º ano Ano letivo 2014/2015 OFERTAS EDUCATIVAS APÓS O 9º ANO Cursos

Leia mais

Orientação Escolar e Profissional. 9.º Ano e Agora. Serviço de Psicologia e Orientação. Psicóloga Eduarda Seabra

Orientação Escolar e Profissional. 9.º Ano e Agora. Serviço de Psicologia e Orientação. Psicóloga Eduarda Seabra Orientação Escolar e Profissional 9.º Ano e Agora Serviço de Psicologia e Orientação Psicóloga Eduarda Seabra Dossier Informação Escolar e Profissional Pág.1 1 Natureza dos Cursos Científico-Humanísticos

Leia mais

Escola Secundária de Ermesinde. Cursos Científico- Humanisticos

Escola Secundária de Ermesinde. Cursos Científico- Humanisticos Escola Secundária de Ermesinde Cursos Científico Humanisticos Cursos CientíficoHumanísticos Ciências e Tecnologias Condições de Acesso: Alunos com 9º ano de escolaridade ou equivalente a este. Realização

Leia mais

Percursos Não Qualificantes. Ciências Socioeconómicas. Línguas e Humanidades. - Duração de 3 anos lectivos (10º, 11º e 12º anos de escolaridade)

Percursos Não Qualificantes. Ciências Socioeconómicas. Línguas e Humanidades. - Duração de 3 anos lectivos (10º, 11º e 12º anos de escolaridade) Cursos Científico Humanísticos Percursos Não Qualificantes Cursos Científico Humanísticos 10º/ 11º/ 1º Ciências e Tecnologias 10º/ 11º/ 1º Ciências Socioeconómicas 10º/ 11º/ 1º Línguas e Humanidades Ensino

Leia mais

Sessão: ENSINO SECUNDÁRIO

Sessão: ENSINO SECUNDÁRIO Sessão: ENSINO SECUNDÁRIO Gabinete de Psicologia Externato de Penafirme Carla Duarte Ensino Básico Do 1º ao 9º ano Ensino Secundário anos lectivos: 10º, 11º 1º ano Licenciatura anos Ensino Superior Mestrado

Leia mais

Orientação Escolar e Profissional. 9.º ano! E AGORA? Escola Secundária Inês de Castro 2017/2018

Orientação Escolar e Profissional. 9.º ano! E AGORA? Escola Secundária Inês de Castro 2017/2018 Orientação Escolar e Profissional 9.º ano! E AGORA? Escola Secundária Inês de Castro 2017/2018 O Que é a Orientação Vocacional? Papel dos pais no processo de orientação https://youtu.be/rvcum2jkkuw Conversar

Leia mais

oferta formativa após o 9º ano

oferta formativa após o 9º ano oferta formativa após o 9º ano alternativas possíveis Escola Secundária de Carregal do Sal cursos científicohumanísticos profissionais cursos científicohumanísticos Curso de Ciências e Tecnologias Curso

Leia mais

Cursos Científico-Humanísticos

Cursos Científico-Humanísticos Cursos Científico-Humanísticos Correspondem a diferentes domínios do conhecimento e têm como objetivo principal a preparação para continuar os estudos no Ensino Superior. Conferem um diploma de Ensino

Leia mais

Colóquio 9º ano e Agora???? Escolhas Vocacionais

Colóquio 9º ano e Agora???? Escolhas Vocacionais Colóquio 9º ano e Agora???? Escolhas Vocacionais As Escolhas no Ensino Secundário: Cursos Científico Humanísticos Cursos Profissionais Cursos Artísticos Especializados Cursos Científico Humanísticos Cursos

Leia mais

Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior ª Fase

Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior ª Fase Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Agrárias e do Ciências Farmacêuticas (Preparatórios) PM 15 12 114,5 3 Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Agrárias e do Medicina Veterinária

Leia mais

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR ª FASE DO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO Classificações dos últimos colocados pelo contingente geral Código Instit.

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR ª FASE DO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO Classificações dos últimos colocados pelo contingente geral Código Instit. Classificações dos últimos s pelo contingente geral 0110 8031 Universidade dos Açores - Angra do Heroísmo Ciências Farmacêuticas (Pretórios) PM 15 15 1 0 154,0 0 0110 8085 Universidade dos Açores - Angra

Leia mais

Titular de CET e de CTeSP /2017

Titular de CET e de CTeSP /2017 Acesso CTesP e CET Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente Lic. em Biologia e Geologia Lic. em Geologia Lic. em Matemática Lic. em Física Lic. em Ciências do Mar Lic. em Meteorologia, Oceanografia

Leia mais

Orientação Escolar e Profissional. 9.º Ano e Agora. Serviço de Psicologia e Orientação. Psicóloga Eduarda Seabra

Orientação Escolar e Profissional. 9.º Ano e Agora. Serviço de Psicologia e Orientação. Psicóloga Eduarda Seabra Orientação Escolar e Profissional 9.º Ano e Agora Serviço de Psicologia e Orientação Psicóloga Eduarda Seabra Dossier Informação Escolar e Profissional Pág.1 17 Natureza dos Cursos Científico-Humanísticos

Leia mais

SPO Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama

SPO Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama 1 9ºANO E AGORA? SPO Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama 2 Cursos Vocacionais CET TESP Escolha consciente 3 Orientação Escolar Interesses Aptidões Percurso Escolar CURSOS DE NÍVEL SECUNDÁRIO 4 CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE INFIAS - VIZELA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE INFIAS - VIZELA Matriz curricular -.º Ciclo (2015/ 2017) Componentes de Formação Total de horas anuais efetivas (60 ) Geral Português 110 Matemática 110 Inglês 65 Educação Física 65 Subtotal 50 Complementar Ciências Sociais

Leia mais

Titular de CET e de CTeSP /2018

Titular de CET e de CTeSP /2018 320 In e jornalismo Licenciatura em administração pública 380 Direito 581 Arquitectura e urbanismo 760 Serviços sociais 225 História e arqueologia 226 Filosofia e ética 421 Biologia e Bioquímica 422 Ciências

Leia mais

Cursos Profissionais - Nível 4. - Técnico de Múltimédia. - Técnico de Comunicação. O que são?

Cursos Profissionais - Nível 4. - Técnico de Múltimédia. - Técnico de Comunicação. O que são? Cursos Profissionais - Nível 4 - Técnico de Múltimédia - Técnico de Comunicação O que são? Um dos percursos do nível secundário de educação, caracterizado por uma forte ligação com o mundo. pr Tendo em

Leia mais

SPO Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama

SPO Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama 1 9ºANO E AGORA? SPO Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama 2 Cursos Vocacionais CET TESP Escolha consciente 3 Orientação Escolar Interesses Aptidões Percurso Escolar CURSOS DE NÍVEL SECUNDÁRIO 4 CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS

Leia mais

Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente. Programa de Orientação Escolar e Profissional. Psicólogas Dra. Cláudia Almeida Dra.

Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente. Programa de Orientação Escolar e Profissional. Psicólogas Dra. Cláudia Almeida Dra. Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente Programa de Orientação Escolar e Profissional Psicólogas Dra. Cláudia Almeida Dra. Joana Teles Quais são as tuas opções de progressão de estudos após o 9.ºano?

Leia mais

O Agrupamento tem por missão formar os cidadãos autónomos, críticos, criativos, possuidores das competências necessárias a um

O Agrupamento tem por missão formar os cidadãos autónomos, críticos, criativos, possuidores das competências necessárias a um Oferta formativa O Agrupamento tem por missão formar os cidadãos autónomos, críticos, criativos, possuidores das competências necessárias a um bom desempenho pessoal, social e profissional, com vista ao

Leia mais

Ministério da Educação e Ciência - Direção-Geral do Ensino Superior. Estabelecimento Vagas 2.ª Fase

Ministério da Educação e Ciência - Direção-Geral do Ensino Superior. Estabelecimento Vagas 2.ª Fase Vagas.ª Fase Universidade dos Açores - Angra do Heroísmo 00 0 Ciências Agrárias 00 0 Ciências Farmacêuticas (Preparatórios) 00 0 Ciências da Nutrição (Preparatórios) 00 Energias Renováveis 00 Engenharia

Leia mais

percursos com futuro...

percursos com futuro... percursos com futuro... > ESCOLAS DO AGRUPAMENTO Mouzinho da Silveira (3ºC/SEC) (JI/1C) Praceta Cristóvão Falcão (2ºC) (JI/1C) Monte Carvalho (JI/1C) Alagoa Corredoura (JI/1C) Fortios (JI/1C) Fonte: PORDATA

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS SOCIAIS

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS SOCIAIS Preparatório para provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para frequência Comunicação e Media Economia História Português Desporto e Bem-Estar Biologia Matemática Português Educação

Leia mais

9º Ano E agora? PRINCIPAIS PERCURSOS POSSÍVEIS

9º Ano E agora? PRINCIPAIS PERCURSOS POSSÍVEIS 9º Ano E agora? PRINCIPAIS PERCURSOS POSSÍVEIS 9º Ano E agora? 1 - CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS Vocacionados para o prosseguimento de estudos Duração de 3 anos 10º, 11º e 12ºanos Sujeitos a 4 eames nacionais:

Leia mais

OFERTA FORMATIVA 2012/2013

OFERTA FORMATIVA 2012/2013 OFERTA FORMATIVA 2012/2013 ENSINO SUPERIOR MUNDO DO TRABALHO Cursos Científico - -Humanísticos Cursos Tecnológicos Cursos Artísticos Especializados Cursos Profissionais Cursos de Educação e Formação ENSINO

Leia mais

CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS

CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS OFERTA FORMATIVA ANO LETIVO 2018 / 2019 CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS CIÊNCIAS SOCIOECONÓMICAS LÍNGUAS E HUMANIDADES ARTES VISUAIS Os Cursos Científico-Humanísticos são vocacionados

Leia mais

9ºANO E AGORA? SPO. Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama

9ºANO E AGORA? SPO. Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama 9ºANO E AGORA? SPO Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama CT TESP Escolha consciente Orientação Escolar Interesses Aptidões Percurso Escolar Papel dos Pais no processo de DECISÃO Incentivar a tomar uma

Leia mais

Ministério da Educação e Ciência - Direção-Geral do Ensino Superior

Ministério da Educação e Ciência - Direção-Geral do Ensino Superior Vagas.ª Fase Universidade dos Açores - Angra do Heroísmo Ciências Farmacêuticas (Preparatórios) Ciências da Nutrição (Preparatórios) 9 Medicina Veterinária (Preparatórios) 9 Ciências Agrárias 9 Engenharia

Leia mais

Código Curso. Curso Vagas Iniciais Colocados Nota do últ. colocado (cont. geral)

Código Curso. Curso Vagas Iniciais Colocados Nota do últ. colocado (cont. geral) Código Curso Curso Vagas Iniciais Colocados Nota do últ. colocado (cont. geral) Universidade dos Açores - Angra do Heroísmo 8031 Ciências Farmacêuticas (Preparatórios) 15 11 129,3 8086 Medicina Veterinária

Leia mais

Cursos do Ensino Secundário. Rede escolar 2017/2018

Cursos do Ensino Secundário. Rede escolar 2017/2018 Cursos do Ensino Secundário Rede escolar 2017/2018 CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS > Ciências e Tecnologias > Ciências Socioeconómicas > Línguas e Humanidades > Artes Visuais CURSOS PROFISSIONAIS > Técnico

Leia mais

Curso científico-humanístico de Ciências e Tecnologias - Plano A

Curso científico-humanístico de Ciências e Tecnologias - Plano A de Ciências e Tecnologias - Plano A 10º 11º 1º Português.5 a) Líng. Estrangeira I/II Educação Física Matemática A 3 3 3.5 e) Física e Química A 3.5 3.5 Geometria Descritiva A 3 3 Física ESPECÍFICA b) Química

Leia mais

Curso Grau Duração (semestres) Curso Grau Duração (semestres) Curso Grau Duração (semestres) Faculdade de Arquitetura www.fa.up.pt Arquitetura Mestrado Integrado 10 Arquitetura Doutoramento 6 Faculdade

Leia mais

9ºANO E AGORA? SPO. Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama

9ºANO E AGORA? SPO. Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama 9ºANO E AGORA? SPO Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama CT TESP Escolha consciente Orientação Escolar Interesses Aptidões Percurso Escolar Papel dos Pais no processo de DECISÃO Incentivar a tomar uma

Leia mais

Curso científico-humanístico de Ciências e Tecnologias - Plano A

Curso científico-humanístico de Ciências e Tecnologias - Plano A de Ciências e Tecnologias - Plano A 10º 11º 1º Português.5 a) Língua Estrangeira I/II Matemática A 3 3 3.5 (e) Física e Química A 3.5 3.5 Geometria Descritiva A 3 3 Física Química Aplicações Informáticas

Leia mais

PROVAS DE INGRESSO PARA CANDIDATOS QUE SEJAM TITULARES DE CURSOS DO ENSINO SECUNDÁRIO PORTUGUÊS

PROVAS DE INGRESSO PARA CANDIDATOS QUE SEJAM TITULARES DE CURSOS DO ENSINO SECUNDÁRIO PORTUGUÊS TITULARES DE S DO ENSINO SECUNDÁRIO PORTUGUÊS FACULDADE DE ARQUITETURA Arquitetura, área de especialização em Arquitetura de Interiores e Reabilitação do Edificado Arquitetura Design Design de Moda 03

Leia mais

Quem sou eu? Para onde vou? Como chego lá?

Quem sou eu? Para onde vou? Como chego lá? Bem-vindos! Quem sou eu? Para onde vou? Como chego lá? Conhecer os meus interesses e competências, as minhas áreas mais fortes e as mais fracas Explorar e discutir, de modo proativo, informação sobre

Leia mais

UM PROJETO EDUCATIVO A PENSAR EM SI

UM PROJETO EDUCATIVO A PENSAR EM SI UM PROJETO EDUCATIVO A PENSAR EM SI Cursos Científico Humanísticos Alunos que, tendo concluído o 9º ano de escolaridade, pretendam o prosseguimento de superior. estudos para o ensino 3 anos letivos, correspondentes

Leia mais

VAGAS SEGUNDOS CICLOS

VAGAS SEGUNDOS CICLOS VAGAS SEGUNDOS CICLOS 2014-2015 CICLO DE ESTUDOS FACULDADE(S) / UNIVERSIDADE(S) EM COLABORAÇÃO TOTAL DE VAGAS VAGAS 2º ANO FACULDADE DE BELAS ARTES Arte e Design para o Espaço Público 21 5 Desenho e Técnicas

Leia mais

Agrupamento de Escolas Júlio Dantas

Agrupamento de Escolas Júlio Dantas Agrupamento de Escolas Júlio Dantas Proposta de Oferta Formativa 2016/2017* Largo Prof Egas Moniz, Apartado 302 8601 904 Lagosl Telefone: 282 770 990 Email: info @ aejd.pt http://www.aejd.pt/ * A abertura

Leia mais

Vou entrar no Ensino Secundário. E agora? Que via escolher?

Vou entrar no Ensino Secundário. E agora? Que via escolher? Vou entrar no Ensino Secundário. E agora? Que via escolher? O Ensino Secundário concretiza-se num ciclo de três anos de escolaridade (10.º, 11.º e 12.º anos), tal como é definido na Lei de Bases do Sistema

Leia mais

Alunos Colocados por Universidade e Curso 1ª Fase 2017

Alunos Colocados por Universidade e Curso 1ª Fase 2017 Alunos Colocados por Universidade e Curso ª Fase Universidade Faculdade / Instituto / Escola Curso N.º alunos Total Ciências e Políticas Instituto Superior Técnico Administração Pública Engenharia Mecânica

Leia mais

9º Ano Concluído. E agora?

9º Ano Concluído. E agora? 9º Ano Concluído E agora? Ensino Secundário Cursos científicos humanísticos Cursos profissionais Cursos científicos humanísticos Prosseguimentos estudos para o ensino superior Cursos Profissionais Vida

Leia mais

FACULDADE DE ARQUITETURA

FACULDADE DE ARQUITETURA CUJOS CANDIDATOS QUE NÃO SEJAM TITULARES DE S DO ENSINO FACULDADE DE ARQUITETURA Arquitetura, área de especialização em Arquitetura de Interiores e Reabilitação do Edificado Arquitetura Design Design de

Leia mais

9º ano e Agora???? Escolhas Vocacionais

9º ano e Agora???? Escolhas Vocacionais 9º ano e Agora???? Escolhas Vocacionais É necessário alterar comportamentos e modos de pensar!!!!! No 10º ano é indispensável ter um Método de Estudo e Hábitos de Trabalho Diários. Para concluir o Ensino

Leia mais

OFERTA FORMATIVA

OFERTA FORMATIVA OFERTA FORMATIVA 2016-17 OFERTA FORMATIVA (ensino diurno) Ensino Secundário: Parte I - Cursos Científico-Humanísticos *Ciências e Tecnologias; *Ciências Socioeconómicas; *Línguas e Humanidades; *Artes

Leia mais

Grau Curso Ato Normativo Nivel de Ensino

Grau Curso Ato Normativo Nivel de Ensino Escola Artística do Porto - Guimarães Animação Digital n.º 6535/2008 de 06-03-08 240 600 Escola Artística do Porto - Guimarães Desenho - Áreas de especialização: Prática Artística; Desenho Científico e

Leia mais

CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS

CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS CURSO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS Língua Estrangeira (I/II/III) Matemática A Física e Química A Biologia e Geologia Biologia/ Física/ Química/ Geologia a) Psicologia B/ Língua Estrangeira (I/II/III)* b)

Leia mais

EDITAL VAGAS PARA A 2.ª FASE DO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO 2017 VS1 + VSM + VL2 - VE - VR. VS1 = Vagas sobrantes da 1.ª fase do concurso;

EDITAL VAGAS PARA A 2.ª FASE DO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO 2017 VS1 + VSM + VL2 - VE - VR. VS1 = Vagas sobrantes da 1.ª fase do concurso; EDITAL VAGAS PARA A.ª FASE DO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO 0. Nos termos do artigo.º do Regulamento do Concurso Nacional de Acesso e Ingresso no Ensino Superior Público para a Matrícula e Inscrição no Ano

Leia mais

Oferta Educativa no Ensino Secundário. Que opções tenho para o secundário?

Oferta Educativa no Ensino Secundário. Que opções tenho para o secundário? Oferta Educativa no Ensino Secundário Que opções tenho para o secundário? Ela bora do por Lisboa fev 2014 Índice 1 Que tipo de cursos existem?... 3 A. Cursos Científico-humanísticos... 3 Curso de Ciências

Leia mais

EDITAL CONCURSO NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO ª FASE

EDITAL CONCURSO NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO ª FASE EDITAL CONCURSO NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO.ª FASE. Nos termos do n.º do artigo.º do regulamento do concurso nacional de acesso e ingresso no ensino superior público para a matrícula

Leia mais

Orientação Vocacional

Orientação Vocacional Orientação Vocacional Sessão de Esclarecimento e Entrega de Relatório de Orientação Vocacional Diretora de Turma: Prof.ª Júlia / Prof.ª Isabel Psicóloga: Catarina Coelho. PERGUNTAS FUNDAMENTAIS 1- O QUE

Leia mais

EDITAL CONCURSO NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO ª FASE

EDITAL CONCURSO NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO ª FASE EDITAL CONCURSO NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO 7.ª FASE. Nos termos do n.º do artigo 7.º do regulamento do concurso nacional de acesso e ingresso no ensino superior público para a matrícula

Leia mais

CURSOS PROFISSIONAIS

CURSOS PROFISSIONAIS CURSOS PROFISSIONAIS Telf: 234 340 220 * Fax: 234 343 272 * info@aesbernardo.pt * www.aesbernardo.pt Página 1 de 7 OBJECTIVOS Os cursos profissionais são uma modalidade de ensino que pretende desenvolver

Leia mais

Áreas de Atribuição do Título de Especialista

Áreas de Atribuição do Título de Especialista Áreas de Atribuição do Título de Especialista Comunicação Social Gestão Estratégica das Relações Públicas Publicidade Marketing Jornalismo Comunicação Audiovisual e Multimédia Dança Dança, englobando todas

Leia mais

OFERTA FORMATIVA 2015 / 2016

OFERTA FORMATIVA 2015 / 2016 OFERTA FORMATIVA 2015 / 2016 CURSOS CIENTÍFICOS HUMANÍSTICOS CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS CIÊNCIAS SOCIOECONÓMICAS ARTES VISUAIS LÍNGUAS E HUMANIDADES CURSOS PROFISSIONAIS / Diploma de Nível 4 TÉCNICO DE ANÁLISE

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO EDIÇÃO 2018/2019 MAPA DE VAGAS 3.ª FASE DE CANDIDATURAS

INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO EDIÇÃO 2018/2019 MAPA DE VAGAS 3.ª FASE DE CANDIDATURAS ESCOLA LICENCIATURA ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO (ESE) CAMPUS 1 - PORTO Artes Visuais e Tecnologias Artísticas (a) 0 1 Ciências do Desporto (a) 0 3 Educação Básica (a) 0 7 Educação Musical (a) 0 1 Educação

Leia mais

9º ano e agora? Joana Pais Rodrigues França - Psicóloga

9º ano e agora? Joana Pais Rodrigues França - Psicóloga 9º ano e agora? Joana Pais Rodrigues França Psicóloga Cursos do Ensino Secundário C. Profissionais C. ArtísticoEspecializados C. CientíficoHumanísticos Joana Pais Rodrigues França Psicóloga Junho 017 Cursos

Leia mais

PROVAS DE INGRESSO 2018

PROVAS DE INGRESSO 2018 ACESSO AO ENSINO SUPERIOR - GUIAS DIGITAIS DGES PROVAS DE INGRESSO 2018 PÚBLICO COMISSÃO NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR DIREÇÃO-GERAL DO ENSINO SUPERIOR Direção de Serviços de Acesso ao Ensino Superior

Leia mais

ANEXO III DO DECRETO 5824/2006 ÁREAS DE CONHECIMENTO RELATIVAS À EDUCAÇÃO FORMAL, COM RELAÇÃO DIRETA AOS AMBIENTES ORGANIZACIONAIS

ANEXO III DO DECRETO 5824/2006 ÁREAS DE CONHECIMENTO RELATIVAS À EDUCAÇÃO FORMAL, COM RELAÇÃO DIRETA AOS AMBIENTES ORGANIZACIONAIS ANEXO III DO DECRETO 5824/2006 ÁREAS DE CONHECIMENTO RELATIVAS À EDUCAÇÃO FORMAL, COM RELAÇÃO DIRETA AOS AMBIENTES ORGANIZACIONAIS Ambiente organizacional Administrativo: Arquivologia; Biblioteconomia;

Leia mais

Reitoria. Universidade do Minho, 29 de julho 2016

Reitoria. Universidade do Minho, 29 de julho 2016 Reitoria despacho RT-41/2016 Atendendo aos ajustamentos efetuados na oferta educativa e no número de vagas fixadas para o concurso nacional de acesso ao ensino superior, são alterados os anexos IV e V

Leia mais

Definição de propinas para cursos técnicos superiores profissionais 2016/2017

Definição de propinas para cursos técnicos superiores profissionais 2016/2017 Definição de propinas para cursos técnicos superiores profissionais 2016/2017 Curso Nome do Curso PROPINA ESAC T205 Agrotecnologia 750 ESAC T228 Análises Agroalimentares 750 ESAC T279 Avicultura 750 ESAC

Leia mais

ENSINO SECUNDÁRIO. Cursos Profissionais

ENSINO SECUNDÁRIO. Cursos Profissionais ENSINO SECUNDÁRIO Cursos Científico Humanísticos Cursos do Ensino Artístico Especializado Cursos Profissionais Cursos com Planos Próprios Cursos de Aprendizagem (IEFP) Ensino Superior CET Cursos de Especialização

Leia mais

EDITAL VAGAS PARA A 2.ª FASE DO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO 2016 VS1 + VSM + VL2 - VE - VR. VS1 = Vagas sobrantes da 1.ª fase do concurso;

EDITAL VAGAS PARA A 2.ª FASE DO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO 2016 VS1 + VSM + VL2 - VE - VR. VS1 = Vagas sobrantes da 1.ª fase do concurso; EDITAL VAGAS PARA A.ª FASE DO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO 0. Nos termos do artigo.º do Regulamento do Concurso Nacional de Acesso e Ingresso no Ensino Superior Público para a Matrícula e Inscrição no Ano

Leia mais

Bragança 3041 Instituto Politécnico de Bragança - Escola Superior Agrária de Bragança

Bragança 3041 Instituto Politécnico de Bragança - Escola Superior Agrária de Bragança Bragança 3041 Instituto Politécnico de Bragança - Escola Superior Agrária de Bragança L029 Biologia e Biotecnologia L016 Ciência e Tecnologia Alimentar L009 Ciências Florestais e Recursos Naturais 9085

Leia mais

Definição de propinas para cursos técnicos superiores profissionais 2017/2018

Definição de propinas para cursos técnicos superiores profissionais 2017/2018 Definição de propinas para cursos técnicos superiores profissionais 217/218 Unidade Orgânica Valor Proposto para os CTeSP 216/217 ESAC 75 75 ESEC ESTGOH 75 75 ISCAC ISEC 75 75 Definição de propinas para

Leia mais

9.º ano, o ano antes da grande mudança! O que ter em conta antes de escolher! Maio, 2014

9.º ano, o ano antes da grande mudança! O que ter em conta antes de escolher! Maio, 2014 9.º ano, o ano antes da grande mudança! O que ter em conta antes de escolher! Maio, 2014 Percursos possíveis para o ensino secundário O Cursos científico-humanísticos Vocacionados para o prosseguimento

Leia mais

9º ano, e agora? Cuidados a ter na escolha de um curso.

9º ano, e agora? Cuidados a ter na escolha de um curso. 9º ano, e agora? Cuidados a ter na escolha de um curso. 1 Básico º e º ciclo Secundário Superior Doutoramento Mestrado Sistema Educativo Português Licenciatura Cursos Técnicos Superiores Profissionais

Leia mais

PROVAS DE INGRESSO 2014

PROVAS DE INGRESSO 2014 ACESSO AO ENSINO SUPERIOR - GUIAS PROVAS DE INGRESSO 2014 PÚBLICO COMISSÃO NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR DIREÇÃO-GERAL DO ENSINO SUPERIOR Direção de Serviços de Acesso ao Ensino Superior Av. Duque

Leia mais

Despacho N.º 211/2016

Despacho N.º 211/2016 UNIVERSIDADE DOS AÇORES Despacho N.º 211/2016 CONCURSOS ESPECIAIS (Decreto-Lei n.º 113/2014,de 16 de julho) O presente Despacho procede à fixação: (I) dos critérios de seriação, (II) dos diplomas de especialização

Leia mais

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO BÁSICA (Código do curso 1483)

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO BÁSICA (Código do curso 1483) LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO BÁSICA (Código do curso 18) Ano Semestre Código da Vagas 1º 1º 181151 Sociologia da Educação 1º 1º 18100 Números e Operações 1º 1º 181006 Técnicas de Expressão Verbal 1º 1º 181009

Leia mais

PROVAS DE INGRESSO 2013

PROVAS DE INGRESSO 2013 ACESSO AO ENSINO SUPERIOR - GUIAS PROVAS DE INGRESSO 2013 PÚBLICO COMISSÃO NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR DIREÇÃO- GERAL DO ENSINO SUPERIOR Direção de Serviços de Acesso ao Ensino Superior Av. Duque

Leia mais

Cursos Profissionais

Cursos Profissionais Ensino Secundário - Cursos Científico-Humanísticos Artes Visuais Línguas e Humanidades Ciências Socioeconómicas Ciências e Tecnologias Agrupamento de Escola de Anadia Cursos Profissionais Condições de

Leia mais

Reitoria. Universidade do Minho, 17 de outubro de 2016

Reitoria. Universidade do Minho, 17 de outubro de 2016 Reitoria despacho RT-60/2016 No âmbito do Despacho RT-59/2016, de 14 de tubro de 2016, são aprovadas, para o ano letivo de 2017/2018, as provas de ingresso para titulares do ensino secundário português

Leia mais

Reitoria. O Reitor da Universidade do Minho,

Reitoria. O Reitor da Universidade do Minho, Reitoria Despacho RT-75/2018 Estudante internacional: Condições de ingresso Considerando o disposto no n.º 1 do artigo 14.º do Decreto-Lei n.º 36/2014, de 10 de março, na redação atual, que aprov o Estatuto

Leia mais

Reitoria. despacho RT-42/2015

Reitoria. despacho RT-42/2015 Reitoria despacho RT-42/2015 Considerando o disposto na Lei nº 37/2003, de 22 de agosto, designadamente no seu artigo 16º, na redação que lhe foi dada pelo artigo 3º da Lei nº. 49/2005, de 30 de agosto;

Leia mais

Escola Secundária Poeta Al Berto, Sines OFERTA FORMATIVA 2019/2020

Escola Secundária Poeta Al Berto, Sines OFERTA FORMATIVA 2019/2020 Escola Secundária Poeta Al Berto, Sines OFERTA FORMATIVA 2019/2020 A Nossa Escola Secundário. OU 3º Ciclo do Ensino Básico Ensino Secundário Regular CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS Ciências e Tecnologias

Leia mais

ANEXO III - TABELA DE CARREIRAS E PROVAS

ANEXO III - TABELA DE CARREIRAS E PROVAS ANEXO III - TABELA DE CARREIRAS E PROVAS M-Matemática; F- Física; Q-Química; B-Biologia; H-História; G-Geografia CARREIRAS ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS 1) Engenharia na Escola Politécnica - São Paulo, Q 2)

Leia mais

NOTA DE CORTE FUVEST à 2016

NOTA DE CORTE FUVEST à 2016 Carreira 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 Administração - Ribeirão Preto 52 53 55 49 44 50 46 44 47 45 Administração - Piracicaba (1) - - - - - - 43 43 44 42 Arquitetura - FAU 54 58 60

Leia mais

S ERVIÇO DE P SICOLOGIA E O RIENTAÇÃO. Cursos Cien*fico- humanís2cos do Ensino Secundário

S ERVIÇO DE P SICOLOGIA E O RIENTAÇÃO. Cursos Cien*fico- humanís2cos do Ensino Secundário S ERVIÇO DE P SICOLOGIA E O RIENTAÇÃO Cursos Cien*fico- humanís2cos do Ensino Secundário A NA I SABEL A THAYDE, 2018 Alunos colocados na 1ª fase de candidatura 100% 95% 90% 85% 80% 75% 2005-06 2006-07

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO 1 OBJECTIVOS Os cursos profissionais são uma modalidade de ensino que pretende desenvolver competências pessoais e profissionais específicas para o exercício de uma profissão a partir de uma preparação

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS E CURRICULAR

PLANO DE ESTUDOS E CURRICULAR PLANO DE ESTUDOS E CURRICULAR ENSINO SECUNDÁRIO 1 CURRICULO E PLANO DE ESTUDOS DO 1º CICLO DO ENSINO SECUNDÁRIO Atendendo que o ano lectivo regular é de 30 semanas, cada disciplina terá a carga horária

Leia mais

Onúmero de estudantes

Onúmero de estudantes CONCURSO DE ACESSO Pág: 12 Área: 27,57 x 31,33 cm² Corte: 1 de 8 Superior com a menor procura desde 2006 Colocações no ensino superior Colocados na 1.ª fase 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 34.860 41.938

Leia mais

CONCURSO NACIONAL DE ACESSO: 2010 EM NÚMEROS 1.ª FASE

CONCURSO NACIONAL DE ACESSO: 2010 EM NÚMEROS 1.ª FASE 1.ª FASE JANEIRO DE 2011 ÍNDICE Nota Introdutória... 3 Conceitos... 4 Grandes Números... 5 Candidatos, Vagas, Colocados e Matriculados... 6 OFERTA FORMATIVA... 7 Vagas por Distrito e Região Autónoma...

Leia mais

ANEXO III. Áreas de conhecimento relativas à educação formal, com relação direta aos ambientes organizacionais

ANEXO III. Áreas de conhecimento relativas à educação formal, com relação direta aos ambientes organizacionais ANEXO III Áreas de conhecimento relativas à educação formal, com relação direta aos ambientes organizacionais Arquivologia; Biblioteconomia; Ciências Atuariais; Ciências da Informação; Contabilidade; Direito;

Leia mais

Sistema Educativo Português 2011/2012

Sistema Educativo Português 2011/2012 Sistema Educativo Português 011/01 Objectivos Promover a auto - exploração (interesses, capacidades e valores profissionais) Auto Conhecimento; Explorar o Mundo das Profissões; Explorar as oportunidades

Leia mais

OFERTA EDUCATIVA E FORMATIVA Didáxis-Riba de Ave

OFERTA EDUCATIVA E FORMATIVA Didáxis-Riba de Ave OFERTA EDUCATIVA E FORMATIVA Didáxis-Riba de Ave Ano Letivo 018/019 OFERTA EDUCATIVA E FORMATIVA Nível de Ensino Ciclo 1º Ciclo Ensino Básico º Ciclo Ensino Secundário Geral 3º Ciclo Cursos Científico-Humanísticos

Leia mais

oferta educativa e formativa (a aguardar confirmação)

oferta educativa e formativa (a aguardar confirmação) oferta educativa e formativa (a aguardar confirmação) 2017 2018 ENSINO BÁSICO/3º ciclo ENSINO SECUNDÁRIO anos da escolaridade: 10º, 11º e 12º CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS* - Ciências e Tecnologias -

Leia mais

Escola Secundária de Monção. Oferta Formativa 2016/2017

Escola Secundária de Monção. Oferta Formativa 2016/2017 Escola Secundária de Monção Oferta Formativa 2016/2017 Ensino Regular Cursos Profissionais (10.º / 11.º / 12.º) Cursos de Educação e Formação (3º ciclo) Introdução 3.º Ciclo (7.º, 8.º e 9.º) Cursos Científicos

Leia mais

Escola Secundária Jaime Moniz o teu tempo, o teu futuro num ambiente único e irrepetível.

Escola Secundária Jaime Moniz o teu tempo, o teu futuro num ambiente único e irrepetível. > Uma Escola de grande prestígio vocacionada para o ingresso no Ensino Superior e cujo lema é Tradição e Qualidade. Com um corpo docente estável e de grande qualidade, dispõe de excelentes instalações

Leia mais

Depois de o total de candidatos

Depois de o total de candidatos Tiragem: 34268 Pág: 18 ID: 60850772 06-09-2015 ENSINO SUPERIOR Não entravam tantos desde 2011, mas foi mais difícil o concurso Os resultados da 1.ª fase do concurso nacional confirmam que há uma retoma

Leia mais

Oferta formativa 2019/2020. Agrupamento de Escolas de Alvalade Lisboa

Oferta formativa 2019/2020. Agrupamento de Escolas de Alvalade Lisboa Oferta formativa 2019/2020 Agrupamento de Escolas de Alvalade Lisboa Cursos Profissionais Gestão de Equipamentos Informáticos Cursos Científico-humanísticos Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PONTE DA BARCA SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PONTE DA BARCA SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PONTE DA BARCA SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS Os Cursos Científico-Humanísticos são vocacionados para o prosseguimento de estudos de nível superior,

Leia mais

Administração rural CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS Administração Agricultura CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA Ciências Agrárias Agrimensura CIÊNCIAS EXATAS E

Administração rural CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS Administração Agricultura CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA Ciências Agrárias Agrimensura CIÊNCIAS EXATAS E Curso Área Subárea Administração CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS Administração Administração bancária CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS Administração Administração da produção industrial CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS

Leia mais

Uma das provas: Inglês (13), Matemática (16), Português (18) Duas das provas: Filosofia (06), História (11), Português (18), Inglês (13)

Uma das provas: Inglês (13), Matemática (16), Português (18) Duas das provas: Filosofia (06), História (11), Português (18), Inglês (13) Provas de ingresso, ponderação, nota mínima de candidatura e pré-requisitos para o ano letivo de 2014/2015 As informações nesta tabela são atualizadas anualmente até pelo menos três meses antes da data

Leia mais