9.º ano, o ano antes da grande mudança! O que ter em conta antes de escolher! Maio, 2014

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "9.º ano, o ano antes da grande mudança! O que ter em conta antes de escolher! Maio, 2014"

Transcrição

1 9.º ano, o ano antes da grande mudança! O que ter em conta antes de escolher! Maio, 2014

2 Percursos possíveis para o ensino secundário O Cursos científico-humanísticos Vocacionados para o prosseguimento de estudos de nível superior O Cursos profissionais / Cursos artísticos especializados Vocacionados para a qualificação inicial dos alunos. Privilegiam a inserção no mundo do trabalho e permitem o prosseguimento de estudos de nível superior.

3 Percursos possíveis para o ensino secundário Cursos Científico Humanísticos Existem 4 Cursos Científico-Humanísticos O Ciências e Tecnologias O Línguas e Humanidades O Ciências Socioeconómicas O Artes Visuais Planos de estudo (Portaria n.º 243/2012 de 10 de agosto)

4 Percursos possíveis para o ensino secundário Cursos Profissionais Há cerca de 100 Cursos Profissionais de diversas áreas de interesses e atividades: O Trabalhar com máquinas (ex. Técnico de telecomunicações) O Trabalhar em tecnologia (ex. Técnico de análise laboratorial) O Trabalhar nas artes (ex. Técnico de pintura cerâmica) O Trabalhar com pessoas (ex. Técnico de apoio psicossocial) O Trabalhar em gestão e serviços (ex. Técnico de contabilidade) Mais informação e planos de estudo em

5 Percursos possíveis para o ensino secundário Cursos Artísticos Especializados Os Cursos Artísticos Especializados subdividem-se em 3 domínios: O Artes Visuais e Audiovisuais O Dança O Música Mais informação em:

6 Questões e esclarecimentos importantes para decidir bem

7 Questões e esclarecimentos importantes para decidir bem Quais as diferenças no final do 12º ano entre os Cursos Científico-Humanísticos e os Profissionais? O Os Cursos Científico- Humanísticos permitem obter o ensino secundário (12º ano), sendo o seu único objetivo o prosseguimento de estudos no ensino superior. Nestes cursos os alunos são obrigados a realizar quatro exames nacionais 2 no 11º ano e 2 no 12º ano. O Os Cursos Profissionais permitem obter o ensino secundário (12º ano) e um diploma de qualificação profissional nível IV que facilitará o ingresso no mercado de trabalho. Nestes cursos os alunos não têm exames nacionais mas realizam um estágio e uma prova de aptidão profissional.

8 Questões e esclarecimentos importantes para decidir bem Tenho que ter positiva a todas as disciplinas a partir do 10º para poder terminar o 12º ano? O Sim. Qualquer que seja o curso escolhido Científico-Humanístico, Profissional ou de Artístico Especializado é necessário ter positiva a todas as disciplinas para poder terminar o 12.º ano de escolaridade. Ao contrário do que acontece entre o 5º e o 9º ano, em que, o aluno pode ter negativa todos os anos à mesma ou mesmas disciplinas.

9 Questões e esclarecimentos importantes para decidir bem Um aluno que faça um Curso Profissional pode candidatar-se ao Ensino Superior? O Sim, mas é necessário que o aluno realize os exames nacionais*/provas de ingresso necessários para se poder candidatar ao curso pretendido; * Português + 2 exames de disciplinas (1 bienal e 1 trienal) da componente de formação específica, escolhidas de entre as que compõem os planos de estudo dos vários cursos científico humanísticos. O O É necessário ter em atenção que embora as disciplinas dos Cursos Científico-Humanísticos e Profissionais possam ter nomes semelhantes, os seus programas não são iguais, nem o número total de horas; No caso dos Cursos Profissionais a realização do exame nacional com o objetivo de entrar no ensino superior implica, na maior parte dos casos, um estudo extra nessa disciplina.

10 Questões e esclarecimentos importantes para decidir bem Aspetos fundamentais a ter em conta na escolha do percurso / curso do ensino secundário? O Cada aluno deve escolher o curso em função do seu projeto pessoal, das suas limitações e potencialidades. Esta é uma escolha pessoal e com consequências em termos futuros. O Antes de optar por um determinado curso, no mínimo deve-se dar atenção às disciplinas a frequentar nesse curso e aos objetivos do curso se é o prosseguimento de estudos no ensino superior (saber para que cursos) ou entrada no mercado de trabalho após o 12º ano (saber para que profissão ou profissões).

11 Mitos (ideias erradas) sobre as opções no final do 9.º ano

12 Mitos sobre as opções no final do 9.º ano MITO 1 O Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias é o curso com mais saídas em caso de dúvida é a melhor opção!

13 MITO 1 - O Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias é o curso com mais saídas em caso de dúvida é a melhor opção! OO Curso de Ciências e Tecnologias tem como objetivo o prosseguimento de estudos após o 12º ano de escolaridade nem todos os alunos pretendem ou podem prosseguir estudos após o 12º ano, neste caso é mais adequada a opção por um Curso Profissional; OA conclusão do curso de Ciências e Tecnologias depende da realização de exames nacionais obrigatoriamente a Português e Matemática A no 12º ano e a duas das seguintes disciplinas no 11º ano Física e Química A / Biologia e Geologia / Filosofia. Para os alunos que até ao 9º ano apresentem sérias dificuldades ou pouco interesse pelas disciplinas referidas, o sucesso neste curso e respetivas saídas será francamente limitado. O As Ciências e Tecnologias só terão muitas saídas se os resultados escolares (10.º ao 12.º ano) e dos exames nacionais forem bons ou muito bons. Em caso de dúvida é melhor pedir ajuda, antes de fazer a matrícula.

14 Mitos sobre as opções no final do 9.º ano MITO 2 Os Cursos Profissionais são cursos de 2.ª escolha o que é bom é optar por um Curso Científico-Humanístico!

15 MITO 2 - Os Cursos Profissionais são cursos de 2ª escolha o que é bom é optar por um Curso Científico- Humanístico! O Não é possível dizer em absoluto que os cursos Científico- Humanísticos são melhores que os Cursos Profissionais. A escolha dos cursos depende dos interesses, dos objetivos, das potencialidades e limitações de cada aluno. O O grau de empregabilidade também varia de curso para curso, seja ele Superior ou Profissional; O O Os Cursos Profissionais não são, nem devem ser, os cursos dos maus alunos, na realidade encontramos bons alunos a frequentar Cursos Profissionais, com trajetórias de inserção profissional e/ou prosseguimento de estudos com sucesso; Para muitos alunos a opção por um Curso Profissional pode representar uma fonte de motivação pela sua componente prática para o prosseguimento de estudos até ao 12.º.

16 Mitos sobre as opções no final do 9.º ano MITO 3 Não sei o que escolher no fim do 9.º ano, escolho o que os meus amigos escolherem e depois logo se vê

17 MITO 3 - Não sei o que escolher no fim do 9º ano, escolho o que os meus amigos escolherem e depois logo se vê O Cada aluno deve escolher o curso em função do seu projeto pessoal, das suas limitações e potencialidades. Esta é uma escolha pessoal e com consequências em termos futuros. O Antes de optar por um determinado curso, no mínimo deve-se dar atenção às disciplinas a frequentar nesse curso e aos objetivos do curso se é o prosseguimento de estudos no ensino superior (saber para que cursos) ou entrada no mercado de trabalho após o 12º ano (saber para que profissão ou profissões).

18 Mitos sobre as opções no final do 9.º ano MITO 4 Eu até ao 9º ano não estudei nada, apesar das negativas que fui tendo se a partir do 10.º me começar a esforçar tiro as notas que quiser

19 MITO 4 - Eu até ao 9.º ano não estudei nada, apesar das negativas que fui tendo se a partir do 10.º me começar a esforçar tiro as notas que quiser O A capacidade de mudança varia de pessoa para pessoa, no entanto há que ter realismo na avaliação desta capacidade de mudança e transformação. O O facto de ter tido resultados negativos ao longo do 2.º e 3.º ciclo a determinadas disciplinas, embora na maior parte dos casos resultem da ausência de empenho e esforço, não deixam de representar lacunas ao nível de conhecimentos básicos e que são essenciais no prosseguimento de estudos.

20 Objetivo: Acesso ao Ensino Superior

21 Objetivo: Acesso ao Ensino Superior Quando a opção é continuar os estudos no Ensino Superior, como escolher o Curso Científico-Humanístico? O O O O A escolha deve ser feita tendo em atenção o curso ou cursos a que cada aluno se pretende candidatar no Ensino Superior. Saber quais as provas de ingresso (exames nacionais) necessários para os cursos superiores pretendidos e assim orientar a escolha do Curso Científico-Humanístico. No site é possível saber quais os exames necessários para a candidatura a um determinado curso / instituição. Consultar os planos de estudo dos Cursos CH (Portaria n.º 243/2012 de 10 de agosto), e optar pelo curso mais adequado.

22 Objetivo: Acesso ao Ensino Superior Os exames nacionais realizados para conclusão do curso científico humanístico permitem a candidatura ao ensino superior? O Sim, sendo necessário a obtenção de uma nota mínima sempre igual ou superior a 9,5 valores para que esse exame possa ser utilizado como prova de ingresso.

23 Objetivo: Acesso ao Ensino Superior Os exames nacionais realizados para conclusão do curso científico humanístico permitem a candidatura ao ensino superior? Alguns Exemplos O Candidatura ao curso de direito da Faculdade de Direito da UC* Provas de ingresso exigidas em 2014: Duas das seguintes provas: - Filosofia; - História; - Inglês; - Português. Os 4 cursos CH permitem uma preparação adequada para estes exames, uma vez que são disciplinas da componente geral. * As provas de ingresso (exames nacionais) variam de curso para curso e/ou instituição para instituição.

24 Objetivo: Acesso ao Ensino Superior Os exames nacionais realizados para conclusão do curso científico humanístico permitem a candidatura ao ensino superior? Alguns Exemplos O Candidatura ao curso de economia da Faculdade de Economia da UC Prova de ingresso exigida em 2014: Matemática A A preparação para o exame de Matemática A será possível através da frequência do curso de Ciências e Tecnologias ou de Ciências Socioeconómicas.

25 Objetivo: Acesso ao Ensino Superior Quais são os cursos Científico-Humanísticos que o AE Condeixa vai oferecer no próximo ano letivo? O Curso de Ciências e Tecnologias O Cursos de Línguas e Humanidades

26 Oferta Educativa e Formativa do AE Condeixa para o ano letivo 2014/15 Ciências e Tecnologias DISCIPLINAS GERAIS Português 10.º / 11.º / 12.º Exame Nac. no 12.º ano Língua estrangeira I, II ou III (Ingl., Esp., Fran. ou Alem.) 10.º / 11.º Filosofia 10.º / 11.º Exame Nac. no 11.º* Educação Física 10.º / 11.º / 12.º DISCIPLINA ESPECÍFICA OBRIGATÓRIA Matemática 10.º / 11.º / 12.º Exame Nacional no 12.º ano DISCIPLINAS ESPECÍFICAS Física e Química 10.º / 11.º Exame Nacional no 11.º ano* Biologia e Geologia 10.º / 11.º Exame Nacional no 11.º ano* * Faz 2 exames (Filosofia e Física/Quím.; Física/Quím. e Biologia/Geol. ou Filosofia e Biologia/Geol.) DISCIPLINAS ESPECÍFICAS OPÇÕES B Para o 12.º ano Escolhes 1 das 4 opções Física Química Biologia Geologia DISCIPLINAS ESPECÍFICAS OPÇÕES C Para o 12.º ano Escolhes 1 das 7 opções Aplicações Informáticas B Direito Economia C Filosofia A Geografia C Língua Estrangeira I, II e III Psicologia B

27 Oferta Educativa e Formativa do AE Condeixa para o ano letivo 2014/15 Línguas e Humanidades DISCIPLINAS GERAIS Português 10.º / 11.º / 12.º Exame Nac. no 12.º ano Língua estrangeira I, II ou III (Ingl., Esp., Fran. ou Alem.) 10.º / 11.º Filosofia 10.º / 11.º Exame Nac. no 11.º* Educação Física 10.º / 11.º / 12.º DISCIPLINA ESPECÍFICA OBRIGATÓRIA História A 10.º / 11.º / 12.º Exame Nacional no 12.º ano DISCIPLINAS ESPECÍFICAS Escolhes 2 das 5 opções Matemática Aplicada às Ciências Sociais 10.º / 11.º Exame Nacional no 11.º ano* Literatura Portuguesa 10.º / 11.º Exame Nacional no 11.º ano* Latim A 10.º / 11.º Exame Nacional no 11.º ano* Geografia A 10.º / 11.º Exame Nacional no 11.º ano* Língua Estrangeira I, II ou III 10.º / 11.º Exame Nacional no 11.º ano* * Faz 2 exames à escolha entre Filosofia e as duas disciplinas específicas de opção DISCIPLINAS ESPECÍFICAS OPÇÕES B - 12.º ano Escolhes 1 das 8 opções Filosofia A Geografia C Latim B Direito Língua Estrangeira I, II e III Literaturas e Língua Portuguesa Psicologia B Sociologia DISCIPLINAS ESPECÍFICAS OPÇÕES C - 12.º ano Escolhes 1 das 4 opções Aplicações Informáticas B Clássicos da Literatura Direito Economia C

28 Objetivo: Concluir o ensino secundário / começar a trabalhar após a conclusão do 12.º ano

29 Objetivo: Concluir o ensino secundário / começar a trabalhar após a conclusão do 12.º ano Porquê optar por um Curso Profissional? A opção por um Curso Profissional dá resposta aos seguintes objetivos: O Continuação dos estudos até ao 12º ano (diploma do 12.º ano); O Obtenção da formação profissional para entrar no mercado de trabalho após o 12ºano de escolaridade (diploma de qualificação profissional de nível IV); O Possibilidade de concorrer ao ensino superior (Ingresso normal ou pela via do CET Cursos de Especialização Tecnológica).

30 Objetivo: Concluir o ensino secundário / começar a trabalhar após a conclusão do 12.º ano Qual é o Curso Profissional que o AE Condeixa vai oferecer no próximo ano letivo? O Curso Profissional de Técnico de Análise Laboratorial

31 Oferta Educativa e Formativa do AE Condeixa para o ano letivo 2014/15 Curso Profissional de Análise Laboratorial Quem é o Técnico de Análise Laboratorial? O É o profissional que realiza análises e ensaios químicos, físicos e microbiológicos de acordo com os métodos analíticos mais adequados, de modo a garantir a fiabilidade dos resultados. Onde pode trabalhar? O O Técnico de Análise Laboratorial atua em diversas áreas podendo desenvolver atividade em laboratórios de análises clínicas e análises laboratoriais (água, solo, ar), laboratórios de indústrias (alimentar, química, têxtil) e em laboratórios de escolas de diversos níveis de ensino.

32 Oferta Educativa e Formativa do AE Condeixa para o ano letivo 2014/15 Curso Profissional de Técnico de Análise Laboratorial Destinatários: Alunos que concluíram o 9.º ano Certificação: Ensino Secundário 12.º ano Qualificação Profissional Nível IV Saídas Profissionais: Laboratórios de análises clínicas Laboratórios de análises à água, solo e ar Laboratórios de indústrias (alimentar, química, têxtil) Laboratórios de escolas Duração: 3 anos letivos Apoios: Alimentação, Transporte e Material de Estudo PERMITE O PROSSEGUIMENTO DE ESTUDOS DE NÍVEL SUPERIOR

33 Plano de Estudos do Curso Profissional de Técnico de Análise Laboratorial Componentes de Formação Sociocultural Carga Horária Semanal Disciplinas (x 90 minutos) 10.º 11.º 12.º Português 2,5 2,5 1,5 Língua Estrangeira I ou II 1,5 1,5 1,5 Área de Integração 1,5 1,5 1,5 Tecnologias da Informação e Comunicação Educação Física Subtotal 7,5 7,5 5,5 Matemática Aplicada 2 2 2,5 Científica Física e Química 1,5 1,5 1 Subtotal Química Aplicada 1,5 2 2 Tecnológica Tecnologia Química 1,5 1 1,5 Qualidade, Segurança e Ambiente 1 1,5 -- Análises Químicas 4 3,5 6 Subtotal 8 8 9,5 Prática Formação em Contexto de Trabalho (Estágio) sem. Prova de Aptidão Profissional (PAP) Não há lugar à realização de exames nacionais para obter o certificado do ensino secundário (12.º ano) e a qualificação profissional de nível IV. Se o aluno pretender concorrer ao ensino superior (universidade) terá que realizar os exames nacional de Português, um exame de uma disciplina trienal e numa disciplina bienal da componente de formação específica, escolhidas de entre as que compõem os planos de estudos dos vários cursos científico humanísticos. Estes exames devem corresponder às provas de ingresso exigidas para concorrer a determinado curso de determinada universidade. Por ex. para concorrer à Licenciatura de Biotecnologia da Escola Superior Agrária de Coimbra terá de realizar um dos seguintes exames/provas de ingresso: - Biologia e Geologia ou Física e Química ou Matemática

...9º ano, o ano antes da grande mudança! O que ter em conta antes de escolher.

...9º ano, o ano antes da grande mudança! O que ter em conta antes de escolher. ...9º ano, o ano antes da grande mudança! O que ter em conta antes de escolher. http://aecc.ccems.pt/index.php/spo spo@aecoelhocastro.pt http://www.facebook.com/spo.fiaes Atualizado em 28.10.2016 9º ano

Leia mais

...9º ano, o ano antes da grande mudança! Optar por um Curso Profissional.

...9º ano, o ano antes da grande mudança! Optar por um Curso Profissional. ...9º ano, o ano antes da grande mudança! Optar por um Curso Profissional. http://aecc.ccems.pt/index.php/spo spo@aecoelhocastro.pt http://www.facebook.com/spo.fiaes Atualizado em 29.10.2016 Mundo do Trabalho

Leia mais

...9º ano, o ano antes da grande mudança! Optar por um Curso Científico Humanístico.

...9º ano, o ano antes da grande mudança! Optar por um Curso Científico Humanístico. ...9º ano, o ano antes da grande mudança! Optar por um Curso Científico Humanístico. http://aecc.ccems.pt/index.php/spo spo@aecoelhocastro.pt http://www.facebook.com/spo.fiaes Atualizado em 29.01.2015

Leia mais

ENSINO SECUNDÁRIO. Cursos Profissionais

ENSINO SECUNDÁRIO. Cursos Profissionais ENSINO SECUNDÁRIO Cursos Científico Humanísticos Cursos do Ensino Artístico Especializado Cursos Profissionais Cursos com Planos Próprios Cursos de Aprendizagem (IEFP) Ensino Superior CET Cursos de Especialização

Leia mais

Sistema Educativo Português 2011/2012

Sistema Educativo Português 2011/2012 Sistema Educativo Português 011/01 Objectivos Promover a auto - exploração (interesses, capacidades e valores profissionais) Auto Conhecimento; Explorar o Mundo das Profissões; Explorar as oportunidades

Leia mais

OFERTA FORMATIVA

OFERTA FORMATIVA OFERTA FORMATIVA 2016-17 OFERTA FORMATIVA (ensino diurno) Ensino Secundário: Parte I - Cursos Científico-Humanísticos *Ciências e Tecnologias; *Ciências Socioeconómicas; *Línguas e Humanidades; *Artes

Leia mais

Oferta Formativa Ensino Secundário

Oferta Formativa Ensino Secundário Oferta Formativa 2012017 Ensino Secundário Que caminho seguir Cursos gerais Cursos profissionais INTERESSES APTIDÕES EMPREGABILIDDAE O teu futuro profissional começa agora Faz uma escolha ponderada e consciente

Leia mais

9º Ano E agora? PRINCIPAIS PERCURSOS POSSÍVEIS

9º Ano E agora? PRINCIPAIS PERCURSOS POSSÍVEIS 9º Ano E agora? PRINCIPAIS PERCURSOS POSSÍVEIS 9º Ano E agora? 1 - CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS Vocacionados para o prosseguimento de estudos Duração de 3 anos 10º, 11º e 12ºanos Sujeitos a 4 eames nacionais:

Leia mais

OFERTA FORMATIVA 2015 / 2016

OFERTA FORMATIVA 2015 / 2016 OFERTA FORMATIVA 2015 / 2016 CURSOS CIENTÍFICOS HUMANÍSTICOS CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS CIÊNCIAS SOCIOECONÓMICAS ARTES VISUAIS LÍNGUAS E HUMANIDADES CURSOS PROFISSIONAIS / Diploma de Nível 4 TÉCNICO DE ANÁLISE

Leia mais

Sessão: ENSINO SECUNDÁRIO

Sessão: ENSINO SECUNDÁRIO Sessão: ENSINO SECUNDÁRIO Gabinete de Psicologia Externato de Penafirme Carla Duarte Ensino Básico Do 1º ao 9º ano Ensino Secundário anos lectivos: 10º, 11º 1º ano Licenciatura anos Ensino Superior Mestrado

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTO ANDRÉ

ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTO ANDRÉ ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTO ANDRÉ Cursos Científico Humanísticos Cursos Profissionais EFA Educação e Formação de Adultos (Ensino Noturno) Oferta Formativa 2017/18 Entrada da escola Exterior Bloco C Claustro

Leia mais

Matrículas no 12.º ano- Ano letivo 2014/2015 Elencos de disciplinas. Curso científico-humanístico de Ciências e Tecnologias

Matrículas no 12.º ano- Ano letivo 2014/2015 Elencos de disciplinas. Curso científico-humanístico de Ciências e Tecnologias Matrículas no 1.º ano- Ano letivo 014/015 Elencos de disciplinas Curso científico-humanístico de Ciências e Tecnologias Alunos do 11.º Ano -Turmas 1,, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 1,5 Matemática A 3,5

Leia mais

Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães Oferta Educativa

Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães Oferta Educativa Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães Oferta Educativa Agarra o futuro vem até à Fernão, a escolha é tua. Ensino Secundário Diurno _ Cursos Científico Humanísticos Ciências e Tecnologias Matemática

Leia mais

OFERTA FORMATIVA 2012/2013

OFERTA FORMATIVA 2012/2013 OFERTA FORMATIVA 2012/2013 ENSINO SUPERIOR MUNDO DO TRABALHO Cursos Científico - -Humanísticos Cursos Tecnológicos Cursos Artísticos Especializados Cursos Profissionais Cursos de Educação e Formação ENSINO

Leia mais

Orientação Escolar e Profissional. 9.º Ano e Agora. Serviço de Psicologia e Orientação. Psicóloga Eduarda Seabra

Orientação Escolar e Profissional. 9.º Ano e Agora. Serviço de Psicologia e Orientação. Psicóloga Eduarda Seabra Orientação Escolar e Profissional 9.º Ano e Agora Serviço de Psicologia e Orientação Psicóloga Eduarda Seabra Dossier Informação Escolar e Profissional Pág.1 1 Natureza dos Cursos Científico-Humanísticos

Leia mais

CURSOS ARTISTICOS ESPECIALIZADOS

CURSOS ARTISTICOS ESPECIALIZADOS CURSOS ARTISTICOS ESPECIALIZADOS Telf: 234 340 220 * Fax: 234 343 272 * info@aesbernardo.pt * www.aesbernardo.pt Página 1 de 11 OBJETIVOS Os cursos artísticos especializados têm como objetivos proporcionar

Leia mais

Exames Nacionais Provas de Equivalência à Frequência Ensino Secundário

Exames Nacionais Provas de Equivalência à Frequência Ensino Secundário 2016 Exames Nacionais Provas de Equivalência à Frequência Ensino Secundário DECRETO-LEI N.º 139/2012 [PLANO DE ESTUDOS] PORTARIA N.º 243/2012 [AVALIAÇÃO] DESPACHO N.º 7104-A/2015 [CALENDÁRIO DE EXAMES]

Leia mais

Agrupamento de Escolas Júlio Dantas

Agrupamento de Escolas Júlio Dantas Agrupamento de Escolas Júlio Dantas Proposta de Oferta Formativa 2016/2017* Largo Prof Egas Moniz, Apartado 302 8601 904 Lagosl Telefone: 282 770 990 Email: info @ aejd.pt http://www.aejd.pt/ * A abertura

Leia mais

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL. Alunos do 8º e 9º ano Formandos do CEF

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL. Alunos do 8º e 9º ano Formandos do CEF ORIENTAÇÃO VOCACIONAL Alunos do 8º e 9º ano Formandos do CEF 1 O QUE QUERO SER? Projeto de vida Projeto profissional - Que profissão pretendo vir a ter? - Tenho condições para fazer o percurso escolar

Leia mais

Orientação Escolar e Profissional. 9.º Ano e Agora. Serviço de Psicologia e Orientação. Psicóloga Eduarda Seabra

Orientação Escolar e Profissional. 9.º Ano e Agora. Serviço de Psicologia e Orientação. Psicóloga Eduarda Seabra Orientação Escolar e Profissional 9.º Ano e Agora Serviço de Psicologia e Orientação Psicóloga Eduarda Seabra Dossier Informação Escolar e Profissional Pág.1 17 Natureza dos Cursos Científico-Humanísticos

Leia mais

Vias de conclusão do ensino secundário Decreto-Lei nº 357/2007

Vias de conclusão do ensino secundário Decreto-Lei nº 357/2007 Vias de conclusão do ensino secundário Decreto-Lei nº 357/2007 Objectivo? A quem se destina? Vias de Conclusão do Nível Secundário de Educação Que entidades? Como se operacionaliza? Objectivo Criar uma

Leia mais

Prazo de Inscrição de 13 a 24 de fevereiro de 2017

Prazo de Inscrição de 13 a 24 de fevereiro de 2017 Exames Nacionais do Ensino Secundário e Provas Finais Nacionais do 9º Ano 2017 Prazo de Inscrição de 13 a 24 de fevereiro de 2017 Horário para inscrição nos exames nacionais nos Serviços Administrativos

Leia mais

Toma um atitude pró-ativa na construção do teu

Toma um atitude pró-ativa na construção do teu Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente Programa de Orientação Escolar Psicóloga Dra. Cláudia Almeida Toma um atitude pró-ativa na construção do teu futuro! E quais são as tuas opções de progressão

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Diário da República, 1.ª série N.º 70 8 de Abril de 2011 2097 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DecretoLei n.º 50/2011 de 8 de Abril O presente decreto lei estabelece os princípios orientadores da organização e da

Leia mais

Despacho VRT/RVC-04/2016

Despacho VRT/RVC-04/2016 Despacho VRT/RVC-04/2016 Considerando o disposto no artigo 37.º dos Estatutos da Universidade do Minho, aprovados pelo despacho normativo n.º 61/2008, publicado no Diário da República, n.º 236, de 5 de

Leia mais

OFERTA FORMATIVA LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: - ESPANHOL OU FRANCÊS

OFERTA FORMATIVA LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: - ESPANHOL OU FRANCÊS Ensino Básico OFERTA FORMATIVA LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: - ESPANHOL OU FRANCÊS - INGLÊS Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias Distribuição das disciplinas por ano de escolaridade Matemática

Leia mais

Escola Secundária de Ermesinde. Cursos Científico- Humanisticos

Escola Secundária de Ermesinde. Cursos Científico- Humanisticos Escola Secundária de Ermesinde Cursos Científico Humanisticos Cursos CientíficoHumanísticos Ciências e Tecnologias Condições de Acesso: Alunos com 9º ano de escolaridade ou equivalente a este. Realização

Leia mais

1 - Educação Pré- Escolar (Despacho n.º 5220/97, de 4 de agosto) 2-1.º Ciclo do Ensino Básico (DL n.º 139/2012, de 5 de julho, com as alterações

1 - Educação Pré- Escolar (Despacho n.º 5220/97, de 4 de agosto) 2-1.º Ciclo do Ensino Básico (DL n.º 139/2012, de 5 de julho, com as alterações 1 - Educação Pré- Escolar (Despacho n.º 5220/97, de 4 de agosto) 2-1.º Ciclo do Ensino Básico (DL n.º 139/2012, de 5 de julho, com as alterações introduzidas pelo DL n.º 91/2013, de 10 de julho) 3-2.º

Leia mais

CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS

CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS OFERTA FORMATIVA NÍVEL SECUNDÁRIO CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS Os Cursos Científicos- Humanísticos destinam -se a jovens com o 9º ano de escolaridade ou equivalente que desejam prosseguir estudos 2 CURSO

Leia mais

Oferta Formativa 2013-2014

Oferta Formativa 2013-2014 Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes Oferta Formativa 2013-201 201 SPO: Salvadora Viegas 12 de junho de 2013 ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO Oferta Formativa 2013-201 Parte I -Cursos Profissionais

Leia mais

COMISSÃO NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR DELIBERAÇÃO

COMISSÃO NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR DELIBERAÇÃO DELIBERAÇÃO Ao abrigo do disposto no n.º 1 do artigo 21.º do Decreto-Lei n.º 296-A/98, de 25 de Setembro, alterado pelos Decretos-Lei n. os 99/99, de 30 de Março, 26/2003, de 7 de Fevereiro, 76/2004, de

Leia mais

Matrículas/Renovações de matrículas 2ºano ao 12ºano de escolaridade

Matrículas/Renovações de matrículas 2ºano ao 12ºano de escolaridade Matrículas/Renovações de matrículas 2ºano ao 12ºano de escolaridade (17 DE JUNHO A 26 DE JUNHO) As renovações de matrículas são online e realizam-se no site do Agrupamento: http://www.ecarnaxide.pt/ -

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS E CURRICULAR

PLANO DE ESTUDOS E CURRICULAR PLANO DE ESTUDOS E CURRICULAR ENSINO SECUNDÁRIO 1 CURRICULO E PLANO DE ESTUDOS DO 1º CICLO DO ENSINO SECUNDÁRIO Atendendo que o ano lectivo regular é de 30 semanas, cada disciplina terá a carga horária

Leia mais

Exames Nacionais 2017 e Candidatura ao Ensino Superior

Exames Nacionais 2017 e Candidatura ao Ensino Superior Exames Nacionais 2017 e Candidatura ao Ensino Superior Atualizado em 19.09.2016 Exames Nacionais do Ensino Secundário e Candidatura ao Ensino Superior Datas mais importantes a ter em conta*. Ao longo do

Leia mais

1.ª FASE (JUNHO) EXAMES A NÍVEL DE ESCOLA PARA N.E.E.

1.ª FASE (JUNHO) EXAMES A NÍVEL DE ESCOLA PARA N.E.E. 1.ª FASE (JUNHO) EXAMES A NÍVEL DE ESCOLA PARA N.E.E. quarta, 15 de junho 09:30 h 529 PLNM intermédio -NE 527 Português -NE 14:00 h 225 Filosofia -NE sexta, 17 de junho 09:30 h 325 Física e Química A -NE

Leia mais

EXAMES NACIONAIS E PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

EXAMES NACIONAIS E PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VIEIRA DE ARAÚJO EB/S VIEIRA DE ARAÚJO VIEIRA DO MINHO EXAMES NACIONAIS E PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO SECUNDÁRIO 2017 Legislação de Referência: Decreto-Lei nº 139/2012

Leia mais

SPO- Serviço de Psicologia e Orientação

SPO- Serviço de Psicologia e Orientação SPO- Serviço de Psicologia e Orientação Agrupamento de Escolas do Fundão Ensino regular Curso vocacional - 1 ano Ensino articulado Ensino regular Curso vocacional - 1 ano Curso vocacional - 2 anos Ensino

Leia mais

EDITAL MESTRADO EM ENSINO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO APRESENTAÇÃO DESTINATÁRIOS

EDITAL MESTRADO EM ENSINO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO APRESENTAÇÃO DESTINATÁRIOS MESTRADO EM ENSINO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO E DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL NO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDITAL Informam-se os interessados que, entre 1 e 17 de Julho de 2017, se

Leia mais

DELIBERAÇÃO N.º 7/2006

DELIBERAÇÃO N.º 7/2006 DELIBERAÇÃO N.º 7/2006 Ao abrigo do disposto no n.º 1 do artigo 21.º do Decreto-Lei n.º 296-A/98, de 25 de Setembro, alterado pelos Decretos-Leis n. os 99/99, de 30 de Março, 26/2003, de 7 de Fevereiro,

Leia mais

9º ano e agora? Percursos de Secundário:

9º ano e agora? Percursos de Secundário: Percursos de Secundário: 1. Cursos Científico-Humanísticos: 1.1. Ciências e Tecnologias 1.2. Línguas e Humanidades 1.3. Ciências Socioeconómicas 1.4. Artes Visuais 2. Cursos Profissionais 3. Cursos Vocacionais

Leia mais

Cursos Profissionais - Nível 4. - Técnico de Múltimédia. - Técnico de Comunicação. O que são?

Cursos Profissionais - Nível 4. - Técnico de Múltimédia. - Técnico de Comunicação. O que são? Cursos Profissionais - Nível 4 - Técnico de Múltimédia - Técnico de Comunicação O que são? Um dos percursos do nível secundário de educação, caracterizado por uma forte ligação com o mundo. pr Tendo em

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Índice. Título Perfil do Docente 2010/2011

FICHA TÉCNICA. Índice. Título Perfil do Docente 2010/2011 Índice FICHA TÉCNICA Título Perfil do Docente 2010/2011 Autoria Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) Direção de Serviços de Estatísticas da Educação (DSEE) Divisão de Estatísticas

Leia mais

Conteúdo ESCOLA SUPERIOR DE DESPORTO DE RIO MAIOR SERVIÇOS ACADÉMICOS CONDIÇÕES DE ACESSO 2014/2015

Conteúdo ESCOLA SUPERIOR DE DESPORTO DE RIO MAIOR SERVIÇOS ACADÉMICOS CONDIÇÕES DE ACESSO 2014/2015 ESCOLA SUPERIOR DE DESPORTO DE RIO MAIOR SERVIÇOS ACADÉMICOS CONDIÇÕES DE ACESSO 2014/2015 Conteúdo LICENCIATURA EM TREINO DESPORTIVO (Regime Diurno - Cód. 9808 / Regime Pós-Laboral Cód. 8416)... 1 LICENCIATURA

Leia mais

Já estamos a falar de exames Nacionais Finais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Já estamos a falar de exames Nacionais Finais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Já estamos a falar de exames Nacionais Finais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Exames Nacionais Exames de equivalência à frequência 2017 11º ano/12º ano Quem se deve inscrever? Internos Alunos inscritos nos

Leia mais

EFA CURSO DE EDUCAÇÃO FORMAÇÃO DE ADULTOS

EFA CURSO DE EDUCAÇÃO FORMAÇÃO DE ADULTOS EFA CURSO DE EDUCAÇÃO FORMAÇÃO DE ADULTOS Os Cursos de Educação e de Adultos (Cursos EFA) são uma oferta de educação e formação para adultos que pretendam elevar as suas qualificações. Estes cursos desenvolvem-se

Leia mais

CONCURSO ESPECIAL DE ACESSO DE INGRESSO PARA ESTUDANTES INTERNACIONAIS

CONCURSO ESPECIAL DE ACESSO DE INGRESSO PARA ESTUDANTES INTERNACIONAIS CONCURSO ESPECIAL DE ACESSO DE INGRESSO PARA ESTUDANTES INTERNACIONAIS Podem candidatar-se a este concurso os estudantes internacionais. Para efeitos deste concurso, Estudante Internacional é o estudante

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE SETÚBAL ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS EMPRESARIAIS ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DO BARREIRO ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE INSTITUTO POLITÉCNICO DE

Leia mais

DELIBERAÇÃO N.º 3/2008

DELIBERAÇÃO N.º 3/2008 DELIBERAÇÃO N.º 3/2008 Ao abrigo do disposto no n.º 1 do artigo 21.º do Decreto-Lei n.º 296-A/98, de 25 de Setembro, alterado pelos Decretos-Lei n. os 99/99, de 30 de Março, 26/2003, de 7 de Fevereiro,

Leia mais

Almada. o teu futuro passa por aqui. Oferta Formativa. a iniciar Ano Lectivo 2009/2010. Suplemento do Boletim Municipal Nº 149 Maio 2009

Almada. o teu futuro passa por aqui. Oferta Formativa. a iniciar Ano Lectivo 2009/2010. Suplemento do Boletim Municipal Nº 149 Maio 2009 Suplemento do Boletim Municipal Nº 149 Maio 2009 Oferta Formativa a iniciar Ano Lectivo 2009/2010 Almada o teu futuro passa por aqui Almada o teu futuro passa por aqui Almada Escolas Para a Vida Pelo terceiro

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Diário da República, 1.ª série N.º 208 29 de Outubro de 2007 7919 2 Em caso de extravio, destruição ou deterioração dos cartões, pode ser emitida uma segunda via, de que se fará indicação expressa. O Ministro

Leia mais

CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS

CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS CURSO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS Língua Estrangeira (I/II/III) Matemática A Física e Química A Biologia e Geologia Biologia/ Física/ Química/ Geologia a) Psicologia B/ Língua Estrangeira (I/II/III)* b)

Leia mais

Orientação Vocacional e Coaching Carlos Gomes

Orientação Vocacional e Coaching Carlos Gomes Índice Introdução... 2 Método Orienta... 3 Técnica das frases para completar... 6 Realização do Teste Vocacional... 8 Autoavaliação do Teste Vocacional... 9 Exploração de Valores... 10 Autoconhecimento...

Leia mais

http://www3.esvilela.pt/exames-nacionais PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA (1º E 2º CICLO) 2016 QUAIS AS CONDIÇÕES DE APROVAÇÃO? No final do 1º ciclo do ensino básico o aluno obtém a menção de Aprovado

Leia mais

Instituto Politécnico de Setúbal. O Conhecimento como Paixão. A Engenharia como Profissão!

Instituto Politécnico de Setúbal. O Conhecimento como Paixão. A Engenharia como Profissão! O Conhecimento como Paixão A Engenharia como Profissão! Cursos de Engenharia Cursos de Tecnologia Engenharia do Ambiente Engenharia de Automação, Controlo e Instrumentação Engenharia Electrotécnica e de

Leia mais

ESTUDANTE INTERNACIONAL CANDIDATURAS, EMOLUMENTOS, CRITÉRIOS DE SERIAÇÃO E DOCUMENTOS A APRESENTAR

ESTUDANTE INTERNACIONAL CANDIDATURAS, EMOLUMENTOS, CRITÉRIOS DE SERIAÇÃO E DOCUMENTOS A APRESENTAR ESTUDANTE INTERNACIONAL CANDIDATURAS, EMOLUMENTOS, CRITÉRIOS DE SERIAÇÃO E DOCUMENTOS A APRESENTAR Prazos de Candidatura 2016/17: Primeira fase: 01 a 27 de março Segunda fase: 06 a 24 de junho Nota: Para

Leia mais

Exames Nacionais do Ensino Secundário

Exames Nacionais do Ensino Secundário 2014 Exames Nacionais do Ensino Secundário DECRETO-LEI N.º 139/2012 [PLANO DE ESTUDOS] PORTARIA N.º 243/2012 [AVALIAÇÃO] DESPACHO N.º 8248/2013 [CALENDÁRIO DE EXAMES] NORMA 01/JNE/2014 [INSTRUÇÕES PARA

Leia mais

EXAMES FINAIS NACIONAIS DO ENSINO SECUNDÁRIO E ACESSO AO ENSINO SUPERIOR

EXAMES FINAIS NACIONAIS DO ENSINO SECUNDÁRIO E ACESSO AO ENSINO SUPERIOR GUIAGERALDE EXAMES2013 FICHA TÉCNICA Título: Guia Geral de Exames 2013 Exames Finais Nacionais do Ensino Secundário e Acesso ao Ensino Superior Composição: Direção-Geral do Ensino Superior e Direção-Geral

Leia mais

Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP)

Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais criados pelo decreto-lei nº 43/2014 de 18 de março, são ciclos de estudos de natureza profissionalizante, de

Leia mais

Curso Grau Duração (semestres) Curso Grau Duração (semestres) Curso Grau Duração (semestres) Faculdade de Arquitetura www.fa.up.pt Arquitetura Mestrado Integrado 10 Arquitetura Doutoramento 6 Faculdade

Leia mais

AVISO DE ABERTURA N.º 406/GA/GAI. Ano letivo 2016/2017 Mudança de par instituição/curso. 1º Ciclo Licenciatura em Serviço Social

AVISO DE ABERTURA N.º 406/GA/GAI. Ano letivo 2016/2017 Mudança de par instituição/curso. 1º Ciclo Licenciatura em Serviço Social AVISO DE ABERTURA N.º 406/GA/GAI Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação Ano letivo 2016/2017 Mudança de par instituição/curso 1º Ciclo Licenciatura em Serviço Social 1. Numerus clausus: 1ª Fase:

Leia mais

DISCIPLINAS DE OPÇÃO DO 12º ANO 2015/2016

DISCIPLINAS DE OPÇÃO DO 12º ANO 2015/2016 DISCIPLINAS DE OPÇÃO DO 12º ANO 2015/201 Portaria nº 23/2012 de 10 de Agosto SPO AEV Artigo 5.º Gestão do currículo 2 A escolha e combinação das disciplinas bienais e anuais da componente de formação específica,

Leia mais

Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral

Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral EXAMES DO ENSINO SECUNDÁRIO Sistematização do Regulamento das Provas e dos Exames do Ensino Secundário. Anexo II do Despacho normativo n.º 1-D/2016 de 4 de março

Leia mais

EDITAL. CONCURSO ESPECIAL DE ACESSO E INGRESSO DO ESTUDANTE INTERNACIONAL Ano Letivo de 2016/2017

EDITAL. CONCURSO ESPECIAL DE ACESSO E INGRESSO DO ESTUDANTE INTERNACIONAL Ano Letivo de 2016/2017 EDITAL CONCURSO ESPECIAL DE ACESSO E INGRESSO DO ESTUDANTE INTERNACIONAL Ano Letivo de 2016/2017 Por delegação de competências do Presidente do Instituto Politécnico do Cávado e Ave, Agostinha Patrícia

Leia mais

Exames 2016 Ensino Secundário

Exames 2016 Ensino Secundário (Realização, Condições de admissão, Inscrição, Situações excecionais de realização, Classificação e Melhoria de classificação) Exames 2016 Ensino Secundário 1 Realização dos exames finais nacionais: 1-

Leia mais

VAGAS SEGUNDOS CICLOS

VAGAS SEGUNDOS CICLOS VAGAS SEGUNDOS CICLOS 2014-2015 CICLO DE ESTUDOS FACULDADE(S) / UNIVERSIDADE(S) EM COLABORAÇÃO TOTAL DE VAGAS VAGAS 2º ANO FACULDADE DE BELAS ARTES Arte e Design para o Espaço Público 21 5 Desenho e Técnicas

Leia mais

Escola Secundária Jaime Moniz Avaliação dos Alunos

Escola Secundária Jaime Moniz Avaliação dos Alunos Escola Secundária Jaime Moniz Avaliação dos Alunos Quadriénio letivo 2014-2018 Índice RECOMENDAÇÕES 1. AVALIAÇÃO DOS ALUNOS 1. AVALIAÇÃO DOS ALUNOS... 1 1.1. RECOMENDAÇÕES GERAIS... 2 1.2. RECOMENDAÇÕES

Leia mais

Critérios Gerais de Avaliação para o Ensino Secundário

Critérios Gerais de Avaliação para o Ensino Secundário Escola Secundária de Felgueiras 2014/2015 Critérios Gerais de Avaliação para o Ensino Secundário (Decreto-Lei 139/2012, de 5 de julho, e Portaria 243/2012, de 10 de agosto) O processo de avaliação de alunos

Leia mais

Cursos Profissionais

Cursos Profissionais Ensino Secundário - Cursos Científico-Humanísticos Artes Visuais Línguas e Humanidades Ciências Socioeconómicas Ciências e Tecnologias Agrupamento de Escola de Anadia Cursos Profissionais Condições de

Leia mais

ESCOLA DE ARTES SAMP. Calendário de Provas de Avaliação e Admissão

ESCOLA DE ARTES SAMP. Calendário de Provas de Avaliação e Admissão ESCOLA DE ARTES SAMP Calendário de Provas de Avaliação e Admissão 2016/ Calendário Geral Aprovação e afixação de matrizes de Até 31 de dezembro de 2016 provas e regulamento de admissões Inscrição para

Leia mais

Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Santo António

Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Santo António Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Santo António Exames Nacionais de Língua Portuguesa e Matemática 9º ANO As provas de exame de Língua Portuguesa e de Matemática incidem sobre as aprendizagens e competências

Leia mais

DELIBERAÇÃO N.º 2/ º Elenco de provas de ingresso

DELIBERAÇÃO N.º 2/ º Elenco de provas de ingresso DELIBERAÇÃO N.º 2/2006 Considerando o disposto nos artigos 18.º, 19.º, 20.º e 21.º do Decreto-Lei n.º 296-A/98, de 25 de Setembro, alterado pelos Decretos-Lei n.ºs 99/99, de 30 de Março, 26/2003, de 7

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CURSOS PROFISSIONAIS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CURSOS PROFISSIONAIS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CIDADE DO ENTRONCAMENTO 170586 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CURSOS PROFISSIONAIS 2016-2019 Índice 1. CURSOS PROFISSIONAIS MATRIZES CURRICULARES... 5 1.1. Matriz Curricular dos Cursos Profissionais

Leia mais

Reitoria. Universidade do Minho, 29 de julho 2016

Reitoria. Universidade do Minho, 29 de julho 2016 Reitoria despacho RT-41/2016 Atendendo aos ajustamentos efetuados na oferta educativa e no número de vagas fixadas para o concurso nacional de acesso ao ensino superior, são alterados os anexos IV e V

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO 1 OBJECTIVOS Os cursos profissionais são uma modalidade de ensino que pretende desenvolver competências pessoais e profissionais específicas para o exercício de uma profissão a partir de uma preparação

Leia mais

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR ª FASE DO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO Classificações dos últimos colocados pelo contingente geral Código Instit.

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR ª FASE DO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO Classificações dos últimos colocados pelo contingente geral Código Instit. Classificações dos últimos s pelo contingente geral 0110 8031 Universidade dos Açores - Angra do Heroísmo Ciências Farmacêuticas (Pretórios) PM 15 15 1 0 154,0 0 0110 8085 Universidade dos Açores - Angra

Leia mais

Escola Superior de Tecnologia de Setúbal Instituto Politécnico de Setúbal www.estsetubal.ips.pt Vias de Acesso às Licenciaturas da ESTSetúbal/IPS 12º Ano + Prova(s) de Ingresso Concurso Nacional Preferências:

Leia mais

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Gabinete do Reitor

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Gabinete do Reitor REGULAMENTO DO ESTATUTO DO ESTUDANTE INTERNACIONAL DA UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR A Universidade da Beira Interior (UBI) pretende implementar uma política ativa de atração e acolhimento de estudantes

Leia mais

Reitoria. despacho RT-47/2016

Reitoria. despacho RT-47/2016 Reitoria despacho RT-47/2016 Considerando o disposto na Lei nº 37/2003, de 22 de agosto, designadamente no seu artigo 16º, na redação que lhe foi dada pelo artigo 3º da Lei nº. 49/2005, de 30 de agosto;

Leia mais

Calendário Escolar 2016/2017

Calendário Escolar 2016/2017 Calendário Escolar 2016/ 1.º PERIODO 1 de setembro de 2016 Apresentação de todos os Colaboradores 10h00 - Reunião de coordenação do início de atividades Anfiteatro Professores: - Trabalhos preparatórios

Leia mais

EDUCAÇÃO. Diário da República, 2.ª série N.º de fevereiro de (3) Gabinete do Secretário de Estado da Educação

EDUCAÇÃO. Diário da República, 2.ª série N.º de fevereiro de (3) Gabinete do Secretário de Estado da Educação Diário da República, 2.ª série N.º 30 10 de fevereiro de 2017 2736-(3) EDUCAÇÃO Gabinete do Secretário de Estado da Educação Despacho normativo n.º 1-A/2017 O presente despacho normativo visa aprovar o

Leia mais

úri Nacional de Exames Certificar com Equidade

úri Nacional de Exames Certificar com Equidade úri Nacional de Exames Certificar com Equidade NORMA 01/JNE/2014 Instruções para a inscrição Provas Finais de Ciclo Exames Nacionais NORMA 01/JNE/2014 Instruções para a Inscrição nas Provas Finais de Ciclo

Leia mais

Gabarito Avaliação Nacional 1/2014

Gabarito Avaliação Nacional 1/2014 4 o ano Ensino Fundamental 1 C Matemática 7 B Matemática 13 A Ciências 19 C Português 25 B História 2 E Matemática 8 C Matemática 14 C Ciências 20 A Português 26 C História 3 D Matemática 9 E Matemática

Leia mais

ALUNO Indivíduo que frequenta o sistema formal de ensino após o acto de registo designado como matrícula.

ALUNO Indivíduo que frequenta o sistema formal de ensino após o acto de registo designado como matrícula. GLOSSÁRIO AGRUPAMENTOS DE DISCIPLINAS Conjunto de disciplinas dos cursos científico-humanísticos do ensino secundário, organizados segundo uma dominante do conhecimento científico, em cinco áreas: ciências

Leia mais

AVALIAÇÃO INTERNA ANO LETIVO /13 Escola Básica e Secundária de São João da Pesqueira. Resultados Internos e Externos do Agrupamento

AVALIAÇÃO INTERNA ANO LETIVO /13 Escola Básica e Secundária de São João da Pesqueira. Resultados Internos e Externos do Agrupamento 3333333333333 2012/13 Escola Básica e Secundária de São João da Pesqueira AVALIAÇÃO INTERNA Resultados Internos e Externos do Agrupamento (1º Ciclo, 2º Ciclo, 3º Ciclo e Secundário) LETIVO 2014-15 1 1.

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO PARA REGISTRO DE PREÇOS N.º 010/2011 EDITAL

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO PARA REGISTRO DE PREÇOS N.º 010/2011 EDITAL ANEXO VII PLANILHA ESTIMATIVA DE QUANTITATIVOS E PREÇOS MÁXIMOS ACEITÁVEIS ITEM ESPECIFICAÇÃO UNID. QUANT. 01 MÓDULO: I VOLUME I, DISCIPLINA: CIENCIAS. VALOR UNITÁRIO VALOR GLOBAL 02 MÓDULO: I VOLUME II,

Leia mais

Reforma do Ensino Secundário Revisão Curricular Participação na Discussão Pública

Reforma do Ensino Secundário Revisão Curricular Participação na Discussão Pública Escola Secundária Dom Manuel Martins 2002 /200 Reforma do Ensino Secundário Revisão Curricular Participação na Discussão Pública ANÁLISE CRÍTICA O documento agora apresentado como proposta de Revisão Curricular

Leia mais

CURSOS PROFISSIONAIS DE NÍVEL N. EMNOP 16 de Dezembro de 2008

CURSOS PROFISSIONAIS DE NÍVEL N. EMNOP 16 de Dezembro de 2008 CURSOS PROFISSIONAIS DE NÍVEL N SECUNDÁRIO DE EDUCAÇÃO EMNOP 16 de Dezembro de 2008 1 Legislação de referência Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º

Leia mais

I sessão pública de esclarecimentos 30 de março de 2016

I sessão pública de esclarecimentos 30 de março de 2016 I sessão pública de esclarecimentos 30 de março de 2016 Nereida Cordeiro Cristina Pinheiro Maurício Reis Gabriel Leça Rubina Ferreira Estrutura da sessão I Parte 1. Acesso ao Ensino Superior para maiores

Leia mais

EXAMES FINAIS NACIONAIS E PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA ESCLARECIMENTOS PARA OS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

EXAMES FINAIS NACIONAIS E PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA ESCLARECIMENTOS PARA OS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO Quando são publicados os resultados da avaliação interna? As pautas de avaliação interna (de frequência) são publicadas dia 8 de junho. Quem se deve inscrever para a realização de exames finais nacionais?

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO 1 Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Rio de Janeiro IFRJ Campus Paracambi MATRIZ CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

Leia mais

Critérios Constituição Turmas Ano Letivo 2016/2017

Critérios Constituição Turmas Ano Letivo 2016/2017 Critérios Constituição Turmas Ano Letivo 2016/2017 Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches Índice 1. Introdução... 2 2. Critérios gerais na constituição de turmas 2 3. Critérios específicos para a constituição

Leia mais

Educação Pré-Escolar

Educação Pré-Escolar Educação Pré-Escolar Sendo a primeira etapa na educação básica, as competências gerais para a Educação Pré Escolar constituem um conjunto de princípios para apoiar o Educador de Infância na sua prática,

Leia mais

EDITAL. b) não sejam nacionais de um Estado membro da União Europeia;

EDITAL. b) não sejam nacionais de um Estado membro da União Europeia; EDITAL Concurso especial de acesso e ingresso do estudante internacional na Universidade dos Açores 2017-2018 Nos termos do Decreto-Lei n.º 36/2014, de 10 de março, alterado pelo Decreto-Lei, n.º 113/2014,

Leia mais

Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo

Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo DESDE 1990 O ISCET Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo é um estabelecimento de ensino superior politécnico, criado em 25 de

Leia mais

7 de julho de 2016 Número 118

7 de julho de 2016 Número 118 7 de julho de 2016 7 SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO Despacho n.º 282/2016 O calendário de atividades educativas e escolares constitui um elemento indispensável à organização e planificação do ano escolar,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Diário da República, 1.ª série N.º de Outubro de

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Diário da República, 1.ª série N.º de Outubro de Diário da República, 1.ª série N.º 192 4 de Outubro de 2007 7107 concessão da presente zona de caça, abrangendo vários prédios rústicos sitos na freguesia de Santo André, município de Santiago do Cacém,

Leia mais

Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior ª Fase

Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior ª Fase Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Agrárias e do Ciências Farmacêuticas (Preparatórios) PM 15 12 114,5 3 Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Agrárias e do Medicina Veterinária

Leia mais

Concursos Especiais para Estudantes Internacionais Guia de Acesso - Ano Lectivo

Concursos Especiais para Estudantes Internacionais Guia de Acesso - Ano Lectivo De acordo com o estipulado no Regulamento do concurso especial de acesso e ingresso do estudante internacional a ciclos de estudo de licenciatura na Universidade de Atlântica, e no cumprimento do Decreto-Lei

Leia mais

Código Nome Tipo de Necessidade Horas Grupo inal CandidaturConcelho QZP

Código Nome Tipo de Necessidade Horas Grupo inal CandidaturConcelho QZP Código Nome Tipo de Necessidade Horas Grupo inal CandidaturConcelho QZP 151415 Agrupamento de Escolas de Ramalho Ortigão 100 Educação Pré Escolar 25 100 23 08 2011 Porto Porto 151415 Agrupamento de Escolas

Leia mais

NORMA 01/JNE/2017 Instruções para a Inscrição nas Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário

NORMA 01/JNE/2017 Instruções para a Inscrição nas Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário 1 FICHA TÉCNICA Título: NORMA 01/JNE/2017 Instruções para a Inscrição nas Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Autores Júri Nacional de Exames: António de Almeida Monteiro Dina Bonina Pereira Dominique

Leia mais