EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS. 1º Período. Introdução à Zootecnia. Carga Horária: AT (34) AP (17) APS (3) TA (54)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS. 1º Período. Introdução à Zootecnia. Carga Horária: AT (34) AP (17) APS (3) TA (54)"

Transcrição

1 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS 1º Período Introdução à Zootecnia O curso de Zootecnia da UTFPR. Conselho Federal e Conselhos regionais. Regulamentação da profissão de Zootecnista. O Código de deontologia, condições éticas no exercício da profissão. Direitos e deveres do Zootecnista. A Zootecnia e as ciências agrárias. A importância econômica e social da Zootecnia. O papel regional da Zootecnia nas propriedades familiares. Anatomia e Fisiologia Animal 1 Carga Horária: AT (68) AP (34) APS (6) TA (108) Bases gerais e celulares da fisiologia. Esqueleto. Anatomia topográfica e morfologia. Estruturas anatômicas e fisiologia dos sistemas digestório e reprodutivo dos animais. Miologia. Histologia Animal Carga Horária: AT (51) AP (34) APS (5) TA (90) Citologia, Embriologia. Elementos de tecidos animais: epiteliais, conjuntivos, musculares e nervoso. Organização microscópica e histofisiológica dos órgãos e sistemas dos animais domésticos: sistema circulatório, sistema endócrino, sistema respiratório, sistema digestório, sistema urinário, sistema reprodutor masculino e feminino e sistema tegumentar.

2 Química Geral Propriedades e composição da matéria. Reações Químicas. Estequiometria de reação em Solução. Unidades de concentração. Diluição de soluções. Equilíbrio químico. Equilíbrio ácido-base. Titulação ácido-base. Solução Tampão. Matemática Carga Horária: AT (68) AP (00) APS (4) TA (72) Razão e proporção. Juros simples e compostos. Taxas equivalentes. Funções de uma variável real. Limites. Continuidade. Derivadas. Integral indefinida e integral definida. Ecologia e Gestão Ambiental Introdução à Ecologia. O ecossistema sob o ponto de vista energético. Ciclos biogeoquímicos. Sucessão ecológica. Ecologia terrestre e aquática. Dinâmica das populações. Ecologia de organismos de interesse econômico. Contaminação biológica causada por animais introduzidos no país e de interesse econômico. Biossegurança. Ecologia de animais domésticos. Aspectos ambientais no meio urbano e rural. PNMA. Instrumentos de gestão ambiental. EIA/RIMA. Imunologia

3 Conceitos de imunidade. Componentes do sistema imune. Receptores de antígeno. Processamento e apresentação de antígenos. Sistema Complemento. Reações de hipersensibilidade. Inflamação. Doenças auto-imunes e imunizações. Testes imunológicos. 2º Período Física Geral Grandezas físicas e unidades. Mecânica. Fluidos. Calorimetria e termodinâmica. Introdução ao eletromagnetismo. Gravitação. Ondulatória. Bioquímica Carga Horária: AT (68) AP (34) APS (6) TA (108) Introdução à química dos compostos de carbono. Propriedades físicas e químicas da água. Estudo das principais biomoléculas (proteínas, glicídios e lipídios). Vitaminas. Enzimas. Via glicolítica. Ciclo do ácido cítrico. Fosforilação oxidativa. Metabolismo de ácidos graxos. Metabolismo de aminoácidos. Botânica Aplicada à Produção Animal Morfologia botânica. Morfologia interna e externa de espécies vegetais de interesse da Zootecnia. Métodos de coleta e herborização. Reprodução por semente e propagação vegetativa. Sistemática de espécies de interesse à Zootecnia.

4 Microbiologia Zootécnica Introdução. Importância. Classificação dos Microrganismos. Grupos de Microrganismos. Bactérias. Tipos nutritivos de bactéria. Reprodução e crescimento bacteriano. Medidas de crescimento. Metabolismo microbiano. Noções de genética bacteriana. Vírus. Fungos filamentosos. Fungos leveduriformes. Noções de genética de fungos. Algas e Protozoários. Anatomia e Fisiologia Animal 2 Carga Horária: AT (68) AP (34) APS (6) TA (108) Anatomia e fisiologia dos sistemas nervoso, renal, respiratório, circulatório. Endocrinologia. Fisiologia do funcionamento muscular. Estatística Carga Horária: AT (51) AP (00) APS (3) TA (54) Teoria das probabilidades. Variáveis aleatórias. Distribuições teóricas de probabilidades. Distribuições por amostragem. Estatística descritiva. Estimação. Testes de hipóteses. Regressão e correlação. Uso de pacotes estatísticos aplicados à zootecnia. Zoologia e Parasitologia Animal Carga Horária: AT (51) AP (34) APS (5) TA (90)`

5 Introdução à Zoologia e parasitologia. Definições, conceitos e evolução. Revestimento do corpo, esqueleto e músculos. Aparelho digestivo e metabolismo. Aparelho circulatório, respiratório, excretor e reprodutor. Ciclo biológico, desenvolvimento, caracterização dos filos, principais grupos de animais e suas criações. Parasitoses dos animais domésticos. 3º Período Comportamento e Bem Estar Animal Ciência do bem-estar (BEA) e seus instrumentos para diagnóstico e solução dos problemas em sistemas de produção animal. Indicadores de BEA em termos de adaptação ao meio ambiente. Processos contínuos e comportamento natural dos animais de produção. Metodologia da Pesquisa Carga Horária: AT (34) AP (00) APS (2) TA (36) Fundamentos de metodologia científica. Normas para elaboração de trabalhos acadêmicos. Métodos e técnicas de pesquisa. A comunicação entre orientados/orientadores. O pré-projeto de pesquisa. O projeto de pesquisa. O experimento. A comunicação científica. A organização do texto científico (normas ABNT). Fisiologia Vegetal Carga horário: AT (34) AP (17) APS (3) TA (54)

6 Introdução ao estudo da fisiologia vegetal. Água na planta. Nutrientes, absorção, transporte, funções e deficiências dos elementos minerais nas plantas. Fotossíntese e respiração. Farmacologia Aplicada à Zootecnia Conceitos de farmacologia. Farmacocinética. Farmacodinâmica. Fármacos que atuam sobre os sistemas nervoso central, autonômico e outros sistemas orgânicos. Antiinflamatórios. Antimicrobianos e Antiparasitários. Agentes utilizados na produção animal, fitoterápicos e homeopáticos. Entomologia Geral e Zootécnica Morfologia geral dos insetos. Biologia e ecologia dos insetos. Sistemática. Entomologia zootécnica, caracterização de pragas de grandes culturas e de produtos armazenados. Identificação e caracterização de insetos de importância zootécnica. Epidemiologia. Métodos de controle de pragas. Experimentação Animal Princípios básicos de experimentação. Delineamentos experimentais. Contrastes. Experimentos fatoriais e em parcelas subdivididas. Análise de correlação e de regressão. Procedimentos para comparações múltiplas. Testes de Tukey, Duncan e Scheffé e t. Planejamento, desenvolvimento e análise de experimentos em zootecnia.

7 Gênese e Morfologia do Solo Gênese, morfologia e classificação dos solos. Sistema brasileiro de classificação dos solos. Fatores e processos de formação dos solos. Determinação em laboratório das propriedades físicas do solo. Dissecação em campo de perfis pedológicos. Mapeamento de Solos. Análise de Alimentos Conceito e importância da bromatologia. Estudo químico e nutricional dos constituintes fundamentais dos alimentos. Padronização, classificação e armazenamento de alimentos. Propriedades principais dos nutrientes e sua importância para o organismo animal. Climatologia Conceito Gerais. Definições de meteorologia e climatologia e importância do tempo e do clima para a agricultura. A meteorologia como ciência. Movimentos da Terra. Vapor d água na atmosfera. Temperatura do ar e do solo. Radiação solar. vapotranspiração. Balanço hídrico climatológico. Classificação climática. 4º Período Higiene e Profilaxia Animal Carga Horária: AT (51) AP (34) APS (5) TA (90)

8 Controle microbiológico do meio ambiente. Profilaxia geral. Desinfecção e desinfetantes. Doenças infecciosas dos animais de produção: conceituação, princípios de epidemiologia e medidas de controle. Biossegurança. Epidemiologia: objetivos e conceitos. Código zoosanitário. Saneamento rural: água, lixo e águas servidas. Controle de roedores, sinantrópicos e vetores de interesse em saúde pública e ambiental. Doenças carenciais e metabólicas dos animais de interesse zootécnico. Fertilidade e Adubação do Solo Propriedades físico-químicas do solo. Reação do solo e correção da acidez. Ciclos biogeoquímicos de nutrientes. Dinâmica dos macro e micronutrientes no solo. Avaliação do estado nutricional de plantas. Interpretação de análises de solo e recomendação de adubos e corretivos. Uso eficiente de adubos e corretivos. Fontes de adubação mineral e orgânica. Apicultura Carga horário: AT (34) AP (17) APS (3) TA (54) A importância da apicultura para o homem. Aspectos morfológicos, biológicos, comunicação e orientação no manejo com abelhas. Estudo de equipamentos apícolas, instalações, produtos das abelhas, plantas de interesse apícola, criações especiais, tratamento da cera, captura de enxames, pragas e doenças das abelhas. Biossegurança e avaliação econômica das tecnologias e manejos. Manejo para produção sustentável e preservação ambiental. Nutrição Animal

9 Utilização de proteínas, carboidratos, lipídeos, água, vitaminas e minerais pelos animais domésticos. Uso de aditivos em nutrição animal. Processamento dos alimentos. Padrões de alimentação. Análise de nutriente. Ensaios de digestibilidade e balanço nutricional. Classificação e composição dos alimentos. Medidas de avaliação do valor nutritivo. Estudo dos alimentos volumosos, concentrados, energéticos e protéicos. Fontes suplementares de vitaminas e minerais. Formulação de rações. Aspectos econômicos da alimentação animal no Brasil. Genética Animal Carga Horária: AT (51) AP (17) APS (4) TA (72) Base química da herança. Estrutura do gene. Modo de ação e regulação gênica. Base física da herança. Gametogênese. Probabilidade em genética. Genética mendeliana. Interações alélicas e gênicas. Mutação e alelos múltiplos. Ligação e mapeamento. Determinação e herança ligadas ao sexo. Genética quantitativa. Interação genótipo ambiente. Endogamia e heterose. Genética de populações. Bioclimatologia Conforto térmico. Alterações fisiológicas durante o estresse térmico. Fatores predispontes ao estresse térmico. Produção de leite e stress térmico. Manejo ambiental. Câmaras climatizadas. Incremento calórico. Mecanização Aplicada à Zootecnia Carga horário: AT (34) AP (17) APS (3) TA (54)

10 Noções de motores de combustão interna e sistemas de transmissão, combustíveis e lubrificantes. Tração mecânica: tipos de máquinas e implementos tratores e colheitadeiras agrícolas. Tração animal. Máquinas para preparo do solo. Semeadura. Adubação e tratamentos culturais. Implementos e máquinas de uso zootécnico - picadores de forragens, colhedoras, enfardadoras e desintegradores. Normas de segurança na utilização de máquinas e implementos agrícolas. Agroecologia A base epistemológica da agroecologia. Princípios e conceitos da agroecologia. Estudo de agroecossistemas na produção animal e vegetal. Diferentes correntes de agroecologia. Legislação da produção Orgânica no Brasil. As demandas, a certificação e a comercialização da produção Orgânica no Brasil. Ezoognósia Carga horário: AT (17) AP (17) APS (2) TA (36) Conhecimento profundo do exterior dos animais, suas proporções e dimensões corporais, bem como as características dos tipos de leite e de corte. 5º Período Melhoramento Animal 1 Carga Horária: AT (51) AP (17) APS (4) TA (72)

11 Estimação de componentes de variância e genética de populações e quantitativa. Covariância genética entre parentes, estimativa de parâmetros genéticos, seleção e ganho genético e métodos de seleção. Topografia Introdução à topografia. Medidas lineares. Medidas angulares. Orientações. Levantamento planimétrico. Medidas indiretas das distâncias. Levantamento taqueométrico. Nivelamentos. Traçados de perfis altimétricos. Culturas de Interesse Zootécnico Carga Horária: AT (17) AP (17) APS (2) TA (36) Sistemas de cultivos das culturas do milho, sorgo, cana de açúcar, mandioca e cereais de inverno. Classificação e armazenagem de grãos. Biossegurança e avaliação econômica das tecnologias e manejos. Manejo para produção sustentável e preservação ambiental. Alimentação de Não Ruminantes Carga Horária: AT (51) AP (34) APS (5) TA (90) Metabolismo e funções dos nutrientes. Aditivos. Alimentos e fatores antinutricionais. Manejo e exigências nutricionais. Formulação de rações e suplementos de custo mínimo e de baixo impacto ambiental para aves e suínos. Desordens metabólicas e nutricionais. Funcionamento básico e controle de qualidade dos alimentos da fábrica de rações.

12 Forragicultura 1 Importância. Potencial de produção. Caracterização das plantas gramíneas e leguminosas. Morfologia, sistemática e fisiologia. Curva de crescimento. Definições e classificação de forragem, forrageira e pastagem. Sistemas de propagação. Terminologias de interesse. Interrelação do solo, clima, planta e animal. Plantas tóxicas e invasoras. Doenças e pragas de interesse em forragicultura. Melhoramento de plantas forrageiras. Biossegurança e avaliação econômica das tecnologias e manejos. Manejo para produção sustentável e preservação ambiental. Manejo e Conservação do Solo Carga Horária: AT (17) AP (17) APS (2) TA (36) Planejamento do uso e manejo do solo. Degradação física, química e biológica do solo, conservação do solo, recuperação de áreas degradadas. Terraceamento e estradas rurais. Erosão e Sedimentação. Qualidade do solo. Sistemas de manejo do solo. Rotação de culturas. Sustentabilidade do sistema de produção com relação ao subsistema solo. Desenho e Construções Rurais Materiais de desenho, normas técnicas. Caligrafia técnica, linhas, escalas. Vistas ortográficas. Perspectivas axiométricas. Desenho arquitetônico. Fundamentos da construção rural. Resistência de materiais e estruturas simples. Materiais de construção. Interpretação de Projetos de instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias. Fundações. Estruturas de cobertura. Elementos de projetos. Técnicas e processos construtivos. Orçamento. Planejamento e projeto de construções rurais específicos de produção animal.

13 Sociologia Rural Carga Horária: AT (51) AP (0) APS (3) TA (54) A sociologia no âmbito das ciências sociais. Categorias fundamentais da sociologia. A pesquisa em ciências sociais. Ciência, tecnologia e humanismo. Mudança tecnológica, relações de trabalho e meio ambiente. Abordagens da sociologia rural. A questão agrária clássica e o desenvolvimento agropecuário. A questão agrária brasileira. Instituições sociais e políticas no meio rural. Movimentos sociais. História e cultura Afro. Gestão Econômica Aplicada à Zootecnia Carga Horária: AT (51) AP (00) APS (3) TA (54) Teoria econômica. Noções básicas de economia. Gestão de custos de produção, princípios e métodos de custeio. Análise custo-volume-lucro. Tópicos de econômica aplicada ao sistema agropecuário. Cadeias e arranjos locais de produção voltados ao agronegócio. 6º Período Melhoramento Animal 2 Carga Horária: AT (51) AP (17) APS (4) TA (72) Método de seleção para mais de uma característica, cruzamento, efeito materno, interação genótipo ambiente. Melhoramento genético aplicado a produção de bovinos de leite e de corte, aves, suínos e outras espécies. Alimentação de Ruminantes Carga Horária: AT (51) AP (34) APS (5) TA (90)

14 Importância dos ruminantes. Aspectos anatômicos e fisiológicos. Digestão e metabolismo dos nutrientes, proteínas e nitrogênio não-proteico, carboidratos e lipídeos. Utilização de aditivos na alimentação. Exigências nutricionais. Formulação de rações. Avicultura Carga Horária: AT (51) AP (34) APS (5) TA (90) Introdução à avicultura. Importância econômica. Raças. Sistemas de criação convencional, diferenciado e orgânico. Instalações e equipamentos ligados à produção de aves de corte e de postura. Alimentação. Higiene e profilaxia. Planejamento da criação. Biossegurança e avaliação econômica das tecnologias e manejos. Manejo para produção sustentável e preservação ambiental. Reprodução Animal Carga Horária: AT (51) AP (17) APS (4) TA (72) Ciclo reprodutivo dos animais domésticos. Morfologia, fisiologia e endocrinologia dos aparelhos reprodutivos masculinos e femininos dos animais de produção. Fatores que afetam a fertilidade de rebanho. Manejo para eficiência reprodutiva. Biotecnologias aplicadas à Reprodução Animal. Biossegurança e avaliação econômica das tecnologias e manejos. Manejo reprodutivo para produção sustentável e preservação ambiental. Forragicultura 2 Formação, estabelecimento, manejo, recuperação e multiplicação das pastagens e de capineiras. Pastagens cultivadas de inverno. Pastagens perenes de verão. Sistemas de pastejo. Cálculos de áreas destinadas ao pastejo. Metodologias de determinação de

15 carga em áreas pastoris. Consumo de forrageiras. Métodos de conservação de forrageiras. Planejamento forrageiro. Biossegurança e avaliação econômica das tecnologias e manejos. Manejo de pastagens para produção sustentável e preservação ambiental. Extensão e Desenvolvimento Rural Desenvolvimento rural. Programas e estratégias de desenvolvimento rural. Modernização da agricultura. Agricultura Familiar. Assistência técnica e extensão rural. Metodologias de extensão e comunicação rural. Metodologias participativas de diagnóstico e planejamento do desenvolvimento comunitário. Biologia Molecular Aplicada à Zootecnia Carga Horária: AT (17) AP (17) APS (2) TA (36) Introdução a biologia molecular. Aplicação da biologia molecular na zootecnia. Técnicas de avaliação genômica e proteômica. Nutrição de Animais de Companhia Carga Horária: AT (34 AP (00) APS (2) TA (36) Introdução à criação de cães e gatos. Fisiologia da digestão e da absorção. Metabolismo dos nutrientes. Principais alimentos e aditivos. Requerimentos e balanceamento. Manejo alimentar. Processamento de rações, problemas metabólicos causados pela nutrição e alimentação. Marketing de rações para cães e gatos. Optativa 1

16 7º Período Administração Rural Carga Horária: AT (51) AP (00) APS (3) TA (54) Introdução à ciência administrativa e a administração rural peculiaridades do meio rural. Capitais e custos de produção. Patrimônio da empresa. Elementos de contabilidade rural. Planejamento e estratégia administrativa. Crédito e política agrícola Bovinocultura de Corte Carga Horária: AT (51) AP (34) APS (5) TA (90) A bovinocultura de corte no Brasil e no mundo. Raças bovinas de corte. Crescimento. Manejo reprodutivo. Cria. Recria. Terminação. Melhoramento genético. Modificadores metabólicos. Tipificação de carcaça. Instalações. Sistema de produção diferenciado e orgânico. Biossegurança e avaliação econômica das tecnologias e manejos. Manejo para produção sustentável e preservação ambiental. Bovinocultura de Leite Carga Horária: AT (51) AP (34) APS (5) TA (90) Bovinocultura de leite no Brasil. Fisiologia da Glândula Mamária. Reprodução e eficiência reprodutiva. Alimentação do rebanho leiteiro. Sistemas de criação convencional, diferenciado e orgânico. Tipo e controle leiteiro. Estudo das principais raças leiteiras. Melhoramento do rebanho leiteiro. Planejamento e evolução do rebanho. Instalações para o gado leiteiro. Produção de leite orgânico. Biossegurança e avaliação econômica das tecnologias e manejos. Manejo para produção sustentável e preservação ambiental.

17 Ovinocultura e Caprinocultura Introdução à ovinocultura e caprinocultura. Importância econômica. Raças e seus cruzamentos. Sistema de produção. Instalações e equipamentos. Manejo reprodutivo. Sistemas de acasalamento. Manejo alimentar das diferentes categorias. Sistemas de terminação de cordeiros e cabritos. Qualidade da carcaça e da carne. Manejo sanitário. Planejamento e evolução do rebanho. Biossegurança e avaliação econômica das tecnologias e manejos. Manejo para produção sustentável e preservação ambiental. Avaliação Animal Introdução ao estudo da avaliação animal. Desenvolvimento e composição tecidual da carcaça de animais domésticos destinados à produção de carne. Bem estar animal durante o abate. Aspectos intrínsecos e extrínsecos ao animal que afetam a qualidade da carcaça e da carne. Metodologias de avaliação qualitativa e quantitativa da carcaça e da carne. Métodos de tipificação e classificação de carcaça mundial. Trabalho de Conclusão de Curso 1 Carga Horária: AT (00) AP (68) APS (4) TA (72) Pré-requisito: estar matriculado no mínimo no 7 período Elaboração de proposta de trabalho científico experimental, diagnóstico, estudo de caso e/ou tecnológico envolvendo temas abrangidos pelo curso. Desenvolvimento do trabalho proposto. Optativa 2

18 Optativa 3 8º Período Projetos e Planejamento de Propriedades Agropecuárias Projetos de sistemas produtivos. Diagnóstico econômico-financeiro de propriedades rurais. Análise de investimentos. Gestão financeira. Planejamento estratégico. Marketing estratégico aplicado ao agronegócio. Introdução ao empreendedorismo. Estudo das cadeias produtivas. Suinocultura Carga Horária: AT (51) AP (34) APS (5) TA (90) Introdução à suinocultura. Importância econômica. Raças e seus cruzamentos. Sistema de criação convencional, diferenciado e orgânico. Instalações e equipamentos. Manejo reprodutivo. Alimentação. Planejamento. Higiene e profilaxia. Manejo da criação. Classificação de carcaças. Manejo de dejetos e compostagem. Biossegurança e avaliação econômica das tecnologias e manejos. Manejo para produção sustentável e preservação ambiental. Equinocultura Carga horária: AT (34) AP (17) APS (00) TA (51)

19 Pré-requisito: Sem pré-requisito Aspectos gerais da equinocultura: origem, evolução, classificação e domesticação, a equideocultura no Brasil e no mundo. Equinocultura no Brasil. Reprodução. Criação e manejo de equídeos. Estudo das principais raças de trabalho e esporte. Adestramento. Exterior e julgamento. Seleção e cruzamentos. Comportamento dos equídeos. Instalações. Manejo alimentar. Aquicultura Carga Horária: AT (51) AP (17) APS (4) TA (72) Conceitos e terminologia. Histórico e evolução da aquicultura no Brasil. Anatomia e fisiologia das principais espécies aquáticas cultivadas. Principais espécies aquícolas exóticas e nativas cultivadas no Brasil. Sistemas e regimes de produção de peixes. Manejo e qualidade de água em aquicultura. Nutrição e manejo alimentar de organismos aquáticos. Aspectos da reprodução natural e induzida de peixes. Manejo sanitário e profilaxia das principais enfermidades na aquicultura. Instalações e equipamentos para produção de organismos aquáticos. Biossegurança e avaliação econômica das tecnologias e manejos. Manejo para produção sustentável e preservação ambiental. Cooperativismo e Comercialização Agrícola Origem e histórico do cooperativismo. Natureza e fundamentos do cooperativismo. Fundação e funcionamento de cooperativas. Cooperativismo atualmente. Inserção das cooperativas no mercado de produtos agrícolas. Setor agroalimentar no Brasil e no mundo. Cadeias agroindustriais. Agroindústria e grande varejo no Brasil e no mundo. Mercado futuro de produtos agrícolas. Mercado externo. Políticas de apoio à comercialização.

20 Tecnologia de Produtos de Origem Animal Princípios e métodos de conservação dos alimentos. Tecnologia de produtos de origem animal, leite, carne, mel, pescado, ovos e derivados. Análises físico-químicas e microbiológicas. Industrialização, derivados, aspectos de qualidade. Biossegurança e avaliação econômica das tecnologias. Produção sustentável com preservação ambiental. Trabalho de Conclusão de Curso 2 Carga Horária: AT (00) AP (00) APS (72) TA (72) Pré-requisito: Trabalho de Conclusão de Curso I Desenvolvimento e finalização do trabalho iniciado na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I. Redação de monografia e defesa do trabalho conforme regulamento próprio do curso. Optativa 4 9º Período Atividades Complementares Carga Horária: 200 horas Desenvolvido conforme legislação em vigor em consonância com o regulamento interno de estágio e de atividades complementares. Desenvolvimento de atividades de

21 complementação da formação social, humana e profissional, atividades de cunho comunitário e de interesse coletivo e atividades de iniciação científica e técnica. Estágio Curricular Obrigatório Carga Horária: 400 horas Pré-requisito: Ter cumprido as disciplinas, no mínimo, até o 7º período. Cada caso será julgado pela coordenação do curso, junto com responsável por estágios do curso e do Câmpus. O estágio curricular obrigatório deverá ser desenvolvido conforme legislação específica e regulamento próprio da UTFPR.

Página 1 de 5. Matriz Curricular BIBZOOT - Zootecnia S-2015.1. Disciplinas Obrigatórias PERÍODO CO-REQUISITO PRÉ-REQUISITO DISCIPLINA CÓD. BIBZOOT.

Página 1 de 5. Matriz Curricular BIBZOOT - Zootecnia S-2015.1. Disciplinas Obrigatórias PERÍODO CO-REQUISITO PRÉ-REQUISITO DISCIPLINA CÓD. BIBZOOT. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG - Campus Bambuí LEI Nº., DE //00, PUBLICADA NO DOU DE 0//00, SEÇÃO I, PAGS. I - Fazenda

Leia mais

10. MATRIZ CURRICULAR SEMESTRAL DO CURSO DE AGRONOMIA CAMPUS DE CÁCERES

10. MATRIZ CURRICULAR SEMESTRAL DO CURSO DE AGRONOMIA CAMPUS DE CÁCERES 10. MATRIZ CURRICULAR SEMESTRAL DO CURSO DE AGRONOMIA CAMPUS DE CÁCERES Tabela 2. Matriz Curricular Semestral do Curso de Agronomia Campus de Cáceres 1 - Semestre Carga Horária (h) 1 Citologia 60 3 0 1

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DO CURSO DE ZOOTECNIA

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DO CURSO DE ZOOTECNIA 1 PERÍODO EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DO CURSO DE ZOOTECNIA Disciplina: INTRODUÇÃO A ZOOTECNIA Ementa: O curso de Zootecnia da UTFPR. Conselho Federal e Conselhos regionais. Regulamentação da

Leia mais

Currículos dos Cursos do CCB UFV BIOQUÍMICA. COORDENADORA DO CURSO BIOQUÍMICA Márcia Rogéria de Almeida marcia@ufv.br

Currículos dos Cursos do CCB UFV BIOQUÍMICA. COORDENADORA DO CURSO BIOQUÍMICA Márcia Rogéria de Almeida marcia@ufv.br 88 Currículos dos Cursos do CCB UFV BIOQUÍMICA COORDENADORA DO CURSO BIOQUÍMICA Márcia Rogéria de Almeida marcia@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2002 89 Bacharelado ATUAÇÃO O curso de Bacharelado em Bioquímica

Leia mais

Currículo do Curso de Ciência e Tecnologia de Laticínios

Currículo do Curso de Ciência e Tecnologia de Laticínios Currículo do Curso de Ciência e Tecnologia de Laticínios Bacharelado ATUAÇÃO O egresso do curso de Ciência e Tecnologia de Laticínios terá competências e habilidades para: aplicar conhecimentos científicos

Leia mais

Currículos dos Cursos UFV CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE LATICÍNIOS. COORDENADOR José Antônio Marques Pereira

Currículos dos Cursos UFV CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE LATICÍNIOS. COORDENADOR José Antônio Marques Pereira 88 CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE LATICÍNIOS COORDENADOR José Antônio Marques Pereira jamperei@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2013 89 Bacharelado ATUAÇÃO O egresso do curso de Ciência e Tecnologia de Laticínios

Leia mais

ENGENHARIA FLORESTAL. COORDENADORA Angélica de Cássia Oliveira Carneiro cassiacarneiro@ufv.br

ENGENHARIA FLORESTAL. COORDENADORA Angélica de Cássia Oliveira Carneiro cassiacarneiro@ufv.br ENGENHARIA FLORESTAL COORDENADORA Angélica de Cássia Oliveira Carneiro cassiacarneiro@ufv.br 76 Currículos dos Cursos do CCA UFV Currículo do Curso de Engenharia Engenheiro ATUAÇÃO O Engenheiro estará

Leia mais

Currículos dos Cursos UFV CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE LATICÍNIOS. COORDENADOR José Antônio Marques Pereira

Currículos dos Cursos UFV CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE LATICÍNIOS. COORDENADOR José Antônio Marques Pereira 92 Currículos dos Cursos UFV CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE LATICÍNIOS COORDENADOR José Antônio Marques Pereira jamperei@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2012 93 Ciência e Tecnologia de Laticínios ATUAÇÃO O egresso

Leia mais

FACULDADE DE ENGENHARIA AMBIENTAL

FACULDADE DE ENGENHARIA AMBIENTAL FACULDADE DE ENGENHARIA AMBIENTAL MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL (Adequada conforme as exigências da Resolução CNE/CES Nº. 11, de 11 de março de 2002) (Matriz curricular aprovada pela

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO FINAL PROGRAMA DE MONITORIA EDITAL Nº 001/2016

CLASSIFICAÇÃO FINAL PROGRAMA DE MONITORIA EDITAL Nº 001/2016 CLASSIFICAÇÃO FINAL PROGRAMA DE MONITORIA EDITAL Nº 001/2016 CLASSIFICAÇÃO UNIDADE CURSO DISCIPLINA 1 Guaíba Eng. da Computação Produção Textual 2 Guaíba Eng. da Computação Circuitos Elétricos I 3 Guaíba

Leia mais

FACULDADE DE JAGUARIÚNA

FACULDADE DE JAGUARIÚNA Noturno 01 1 1180215 Anatomia Geral dos Animais Domésticos 80 1 1180132 Bioestatística 1 1180066 Bioquímica Geral 80 1 1180048 Ciências Humanas e Sociais 1 1180216 Citologia 20 20 1 1180004 Ecologia e

Leia mais

Fluxo curricular e pré-requisitos das disciplinas de acordo com os períodos

Fluxo curricular e pré-requisitos das disciplinas de acordo com os períodos Fluxo curricular e pré-requisitos das disciplinas de acordo com os períodos Disciplina PRÉ-REQUISITO 1 o PERÍODO Introdução à Zootecnia Exercício da Profissão de Zootecnista Lógica Iniciação Científica

Leia mais

Currículo do Curso de Química

Currículo do Curso de Química Currículo do Curso de Química Bacharelado ATUAÇÃO O Curso de Bacharelado em Química com Ênfase em Química Ambiental visa a formação de recursos humanos capazes de atuar profissionalmente em indústrias

Leia mais

Grade Curricular do Curso Zootecnia A partir de 2008

Grade Curricular do Curso Zootecnia A partir de 2008 Grade Curricular do Curso Zootecnia A partir de 2008 1º PERÍODO Domésticos I Obrigatória 4 60 Biologia Celular Obrigatória 4 60 Informática Básica Obrigatória 2 30 Introdução à Zootecnia Obrigatória 2

Leia mais

Currículos dos Cursos UFV NUTRIÇÃO. COORDENADORA Ana Íris Mendes Coelho aicoelho@ufv.br

Currículos dos Cursos UFV NUTRIÇÃO. COORDENADORA Ana Íris Mendes Coelho aicoelho@ufv.br 134 NUTRIÇÃO COORDENADORA Ana Íris Mendes Coelho aicoelho@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2013 135 Bacharelado ATUAÇÃO O Nutricionista é um profissional de saúde, legal e tecnicamente habilitado para

Leia mais

249-1 ZOOTECNIA Regime Regular NÚMERO MÍNIMO DE PERÍODOS 0 DISCIPLINA CARGA HORÁRIA TIPO

249-1 ZOOTECNIA Regime Regular NÚMERO MÍNIMO DE PERÍODOS 0 DISCIPLINA CARGA HORÁRIA TIPO PÁGINA: 1 0 249-1 ZOOTECNIA Regime Regular NÚMERO MÍNIMO DE PERÍODOS 0 NÚMERO MÁXIMO DE PERÍODOS 10 CARGA HORÁRIA 4035 1 320 ESTATÍSTICA BÁSICA 60 OBRIGATORIA 1 4906 INTRODUCAO A ZOOTECNIA 60 OBRIGATORIA

Leia mais

FACULDADE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA Credenciamento: Portaria Nº 3.494 de 24/11/2003 BACHARELADO EM NUTRIÇÃO 1º SEMESTRE DISCIPLINA T P CR PRÉ- REQUISITO

FACULDADE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA Credenciamento: Portaria Nº 3.494 de 24/11/2003 BACHARELADO EM NUTRIÇÃO 1º SEMESTRE DISCIPLINA T P CR PRÉ- REQUISITO CURRÍCULO PLENO 1º SEMESTRE DISCIPLINA T P CR PRÉREQUISITO Nutrição e Alimentação Humana 72 04 Anatomofisiologia Humana I T 54 04 Anatomofisiologia Humana I P Introdução à Saúde Coletiva 54 03 Histologia

Leia mais

TECNOLOGIA DE LATICÍNIOS

TECNOLOGIA DE LATICÍNIOS 132 TECNOLOGIA DE LATICÍNIOS COORDENADOR DO CURSO DE TECNOLOGIA DE LATICÍNIOS José Alexandrino Andrade Rocha jarocha@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2002 133 CURRÍCULO DO CURSO DE TECNOLOGIA DE LATICÍNIOS

Leia mais

CURRÍCULOS E PRÉ-REQUISITOS. Currículo: BACHARELADO ZOOTECNIA Código Disciplina Optativa C.H. Total Nº Créditos

CURRÍCULOS E PRÉ-REQUISITOS. Currículo: BACHARELADO ZOOTECNIA Código Disciplina Optativa C.H. Total Nº Créditos 1º PERÍODO 1511 ANATOMIA ANIMAL Não 80 4 52 BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR Não 80 4 50 CIÊNCIAS DO AMBIENTE E ECOLOGIA Não 80 4 55 INFORMÁTICA BÁSICA Não 40 2 1509 INTRODUÇÃO A ZOOTECNIA E DEONTOLOGIA Não

Leia mais

Aprovado no CONGRAD: 25.08.09 Vigência: ingressos a partir 2010/1. CÓD. 1328 - CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL NOITE Currículo nº 03 MATRIZ CURRICULAR

Aprovado no CONGRAD: 25.08.09 Vigência: ingressos a partir 2010/1. CÓD. 1328 - CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL NOITE Currículo nº 03 MATRIZ CURRICULAR Aprovado no CONGRAD: 25.08.09 Vigência: ingressos a partir 2010/1 CÓD. 1328 - CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL NOITE Currículo nº 03 MATRIZ CURRICULAR I - NÚCLEO BÁSICO Metodologia Científica e Tecnológica

Leia mais

Currículos dos Cursos do CCE UFV ENGENHARIA QUÍMICA. COORDENADOR Antônio Marcos de Oliveira Siqueira antonio.siqueira@ufv.br

Currículos dos Cursos do CCE UFV ENGENHARIA QUÍMICA. COORDENADOR Antônio Marcos de Oliveira Siqueira antonio.siqueira@ufv.br 278 Currículos dos Cursos do CCE UFV ENGENHARIA QUÍMICA COORDENADOR Antônio Marcos de Oliveira Siqueira antonio.siqueira@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2014 279 Engenheiro Químico ATUAÇÃO O Engenheiro

Leia mais

3 Administração de Materiais

3 Administração de Materiais 1 da Produção I Ementário do Curso de Fase: 5ª Carga Horária: 60h Créditos: 04 Introdução à administração da produção; estratégias para definição do sistema de produção; estratégias para o planejamento

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA

DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA UFV Catálogo de Graduação 2002 475 DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA PROFESSORES Aloízio Soares Ferreira Altair Soares das Graças Antônio Bento Mâncio Augusto César de Queiroz Ciro Alexandre Alves Torres Darci

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA. Curso de Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental Grade Curricular válida a partir de 29/11/2011

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA. Curso de Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental Grade Curricular válida a partir de 29/11/2011 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Curso de Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental Grade Curricular válida a partir de 29/11/2011 Natureza Créditos Horas-aula Disciplinas Obrigatórias 210 3.150

Leia mais

FACULDADES INTA COORDENAÇÃO DE MEDICINA VETERINÁRIA

FACULDADES INTA COORDENAÇÃO DE MEDICINA VETERINÁRIA PRIMEIRO SEMESTRE MV01 Química Geral e Analítica 45 15 60 4 MV02 Biologia Celular e Molecular 45 15 60 4 MV03 Histologia e Embriologia Geral 45 15 60 4 MV04 Introdução à Medicina Veterinária 30 15 45 3

Leia mais

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : QUÍMICA. CRÉDITOS Obrigatórios: 201 Optativos: 6. 1º Semestre

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : QUÍMICA. CRÉDITOS Obrigatórios: 201 Optativos: 6. 1º Semestre Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARG DRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular 30/01/2014-13:17:07 Curso : QUÍMICA VAGAS

Leia mais

PATOLOGIA E CONTROLE MICROBIANO DE INSETOS: DEFINIÇÕES E CONCEITOS

PATOLOGIA E CONTROLE MICROBIANO DE INSETOS: DEFINIÇÕES E CONCEITOS PATOLOGIA E CONTROLE MICROBIANO DE INSETOS: DEFINIÇÕES E CONCEITOS 2.500.000 espécies de insetos sobre a Terra 1.000.000 espécies conhecidas 10% pragas agrícolas, florestais ou urbanas 1 patógeno para

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CENTRO DE CIENCIAS AGRÁRIAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CENTRO DE CIENCIAS AGRÁRIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CENTRO DE CIENCIAS AGRÁRIAS PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE ZOOTECNIA Rio Largo - Alagoas Janeiro- 2006 UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CENTRO DE CIENCIAS AGRÁRIAS CURSO

Leia mais

Ementário do Curso Técnico em MEIO AMBIENTE (seriado) Campus Nilo Peçanha - Pinheiral

Ementário do Curso Técnico em MEIO AMBIENTE (seriado) Campus Nilo Peçanha - Pinheiral Ementário do Curso Técnico em MEIO AMBIENTE (seriado) Campus Nilo Peçanha - Pinheiral Disciplina: Análise e Controle da Poluição Ambiental Parâmetros de qualidade da água, ciclo hidrológico, bacias hidrográficas,

Leia mais

ZOOTECNIA. Currículo do Curso de Zootecnia. Zootecnista

ZOOTECNIA. Currículo do Curso de Zootecnia. Zootecnista ZOOTECNIA COORDENADOR Sérgio Luiz de Toledo Barreto sbarreto@ufv.br Currículo do Curso de Zootecnia Zootecnista ATUAÇÃO O Zootecnista é um profissional com sólida base de conhecimentos científicos e tecnológicos

Leia mais

Currículo do Curso de Zootecnia

Currículo do Curso de Zootecnia Currículo do Curso de Zootecnia Zootecnista ATUAÇÃO O Zootecnista é um profissional com sólida base de conhecimentos científicos e tecnológicos e está preparado para: planejar e gerenciar diferentes sistemas

Leia mais

ENGENHARIA QUÍMICA. COORDENADOR Cláudio Ferreira Lima cflima@ufv.br

ENGENHARIA QUÍMICA. COORDENADOR Cláudio Ferreira Lima cflima@ufv.br ENGENHARIA QUÍMICA COORDENADOR Cláudio Ferreira Lima cflima@ufv.br 228 Currículos dos Cursos do CCE UFV Engenheiro Químico ATUAÇÃO O Engenheiro Químico tem uma atuação bastante ampla, com enfoque principal

Leia mais

Currículos dos Cursos do CCA UFV ZOOTECNIA. COORDENADORA Maria Ignez Leão

Currículos dos Cursos do CCA UFV ZOOTECNIA. COORDENADORA Maria Ignez Leão 96 ZOOTECNIA COORDENADORA Maria Ignez Leão mileao@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2010 97 Zootecnista ATUAÇÃO O Zootecnista é um profissional com sólida base de conhecimentos científicos e tecnológicos

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR 2013 CURSO SUPERIOR DE BACHAREL EM ZOOTECNIA. Disciplinas 3117 curriculares. Código Disciplina CH. Sub Total 362

MATRIZ CURRICULAR 2013 CURSO SUPERIOR DE BACHAREL EM ZOOTECNIA. Disciplinas 3117 curriculares. Código Disciplina CH. Sub Total 362 MATRIZ CURRICULAR 2013 CURSO SUPERIOR DE BACHAREL EM ZOOTECNIA Exigência Componentes Disciplinas 3117 curriculares Estágios 532 obrigatórios Trabalho de Conclusão de Curso 33 Carga Horária Total 3682 Disciplinas

Leia mais

ZOOTECNIA. COORDENADOR Edenio Detmann

ZOOTECNIA. COORDENADOR Edenio Detmann ZOOTECNIA COORDENADOR Edenio Detmann detmann@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2009 99 Zootecnista ATUAÇÃO O Zootecnista é um profissional com sólida base de conhecimentos científicos e tecnológicos e está

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS RESOLUÇÃO Nº. 231, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2014 O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA, no uso de suas atribuições legais e considerando a Resolução do Conselho Diretor da FCA nº 155/2014 e

Leia mais

112 Currículos dos Cursos do CCA UFV ZOOTECNIA. COORDENADOR Sérgio Luiz de Toledo Barreto

112 Currículos dos Cursos do CCA UFV ZOOTECNIA. COORDENADOR Sérgio Luiz de Toledo Barreto 112 Currículos dos Cursos do CCA UFV ZOOTECNIA COORDENADOR Sérgio Luiz de Toledo Barreto sbarreto@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2015 113 Zootecnista ATUAÇÃO O Zootecnista é um profissional com sólida

Leia mais

1º Período. 2º Período. Código Disciplina CHT CHP CH Total Pré-requisitos / Correquisitos Anatomia dos Animais de Interesse Zootécnico

1º Período. 2º Período. Código Disciplina CHT CHP CH Total Pré-requisitos / Correquisitos Anatomia dos Animais de Interesse Zootécnico MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO EM ZOOTECNIA 1º Período Corequisitos Citologia 60 20 80 Comportamento Humano nas Organizações 40 0 40 Fundamentos de Matemática 60 0 60 Introdução à Zootecnia 40 0 40 Laboratório

Leia mais

Total º Período. Administração 30 Anatomia veterinária II 90 Anatomia veterinária I Bioquímica 90 Comportamento humano nas

Total º Período. Administração 30 Anatomia veterinária II 90 Anatomia veterinária I Bioquímica 90 Comportamento humano nas Matriz curricular do curso de Medicina Veterinária IFMG- Bambuí 1º Período Código Disciplina Carga Horária Anatomia I 90 Citologia 60 Ecologia Geral Estatística 60 Bem-estar animal e etologia Informática

Leia mais

GRADE CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA

GRADE CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA GRADE CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA Carga horária (horas-aulas) Carga horária (horas) DISCIPLINAS Semanal Semestral T P TP Total Total Semanal Total Semestral Total 1º CICLO Anatomia Descritiva

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DELIBERAÇÃO Nº 09, DE 05 DE FEVEREIRO DE 2014 O DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO, tendo em vista a decisão tomada em sua 271ª Reunião Extraordinária, realizada em 05 de fevereiro de 2014,

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E TRABALHO TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL - FORMA INTEGRADA

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E TRABALHO TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL - FORMA INTEGRADA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E TRABALHO TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL - FORMA INTEGRADA Habilitação Profissional: Técnico em Saúde Bucal Eixo Tecnológico:

Leia mais

ZOOTECNIA. COORDENADOR Edenio Detmann

ZOOTECNIA. COORDENADOR Edenio Detmann ZOOTECNIA COORDENADOR Edenio Detmann detmann@ufv.br 96 Currículos dos Cursos do CCA UFV Currículo do Curso de Zootecnia Zootecnista ATUAÇÃO O Zootecnista é um profissional com sólida base de conhecimentos

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA AVALIA BH 3º ANO ENSINO FUNDAMENTAL CIÊNCIAS DA NATUREZA

MATRIZ DE REFERÊNCIA AVALIA BH 3º ANO ENSINO FUNDAMENTAL CIÊNCIAS DA NATUREZA 3º ANO ENSINO FUNDAMENTAL Reconhecer a dependência dos seres vivos em relação aos componentes físicos e químicos da natureza. Identificar as principais características que definem um ser vivo. Relacionar

Leia mais

Pré-requisito Coreq Disciplina CCA029 - ZOOLOGIA GERAL - Ativa desde: 01/01/2006. Natureza - Obrigatoria Prática 34 Teórica 34

Pré-requisito Coreq Disciplina CCA029 - ZOOLOGIA GERAL - Ativa desde: 01/01/2006. Natureza - Obrigatoria Prática 34 Teórica 34 1 de 8 Colegiado: Nível:Graduação Início: 20051 Título: 01 - - CCA029 - ZOOLOGIA GERAL - Ativa desde: 01/01/2006 CCA198 - INTRODUCAO A - Ativa desde: 08/08/2007 CCA275 - BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR -

Leia mais

Reformulação na tabela de equivalência entre disciplinas. Departamento de Biologia e Zootecnia

Reformulação na tabela de equivalência entre disciplinas. Departamento de Biologia e Zootecnia Curso de Graduação em Agronomia 0124-Anatomia e Fisiologia Animal 0093-Biologia Celular 0091-Morfologia e Anatomia Vegetal 1227-Sistemática Vegetal 0084-Zoologia 0094-Genética 1229-Genética 0095-Fisiologia

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Atividade Curricular Créditos T E P EAD Estrutura Tipo pré-requisito Pré-requisito

CURRÍCULO DO CURSO. Atividade Curricular Créditos T E P EAD Estrutura Tipo pré-requisito Pré-requisito Início 01 / 1 1º Semestre 0040045 - ANATOMIA DOS ANIMAIS DE PRODUÇÃO I 4 004004 - HISTOLOGIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS 4 0304 - CÁLCULO 1 A 4 4 0170070 - QUÍMICA ORGÂNICA 4 4 1151 - INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM ZOOTECNIA

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM ZOOTECNIA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM ZOOTECNIA Câmpus: São Luís de Montes Belos Curso: Zootecnia Modalidade: Bacharelado Integralização: Mínimo: 10 semestres e Máximo: 15 semestres Carga Horária

Leia mais

Bacharelado em Zootecnia

Bacharelado em Zootecnia Estrutura curricular Bacharelado em Zootecnia Primeiro Período Letivo Introdução à Zootecnia e Deontologia ZOO01 40 - - Ciências do Ambiente e Ecologia ZOO 02 80 - - Anatomia Animal ZOO 03-80 - Biologia

Leia mais

CURSO DE ZOOTECNIA Curso: 8 currículo: 2 Resolução UNESP nº 39, de 22/09/2010 Ingressantes a partir do 2º sem. de 2010

CURSO DE ZOOTECNIA Curso: 8 currículo: 2 Resolução UNESP nº 39, de 22/09/2010 Ingressantes a partir do 2º sem. de 2010 CURSO DE ZOOTECNIA Curso: 8 currículo: 2 Resolução UNESP nº 39, de 22/09/2010 Ingressantes a partir do 2º sem. de 2010 821-BIOLOGIA CELULAR (4 créditos) Microscopia. Métodos de estudo das células. Caracterização

Leia mais

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : ZOOTECNIA. CRÉDITOS Obrigatórios: 243 Optativos: 2. 1º Semestre

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : ZOOTECNIA. CRÉDITOS Obrigatórios: 243 Optativos: 2. 1º Semestre Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARG DRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular 30/01/2014-13:10:50 Curso : ZOOTECNIA

Leia mais

MECANISMOS DE AGRESSÃO E DEFESA NUTRIÇÃO E DIETETICA

MECANISMOS DE AGRESSÃO E DEFESA NUTRIÇÃO E DIETETICA MECANISMOS DE AGRESSÃO E DEFESA NUTRIÇÃO E DIETETICA SISTEMA DIGESTORIO TÉCNICA DIETETICA E GASTRONOMIA CONTEÚDO ACUMULADO ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN 2016.1 NUTRIÇÃO - Campus Mossoró) 3ª série Introdução

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina EAF210 Microbiologia de Alimentos

Programa Analítico de Disciplina EAF210 Microbiologia de Alimentos 0 Programa Analítico de Disciplina Campus de Florestal - Campus de Florestal Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 5 Carga horária semanal 2 2 4 Períodos - oferecimento: I Carga

Leia mais

Matriz Curricular. BIBZOOT - Zootecnia S Disciplinas Obrigatórias 415,00. BiSuMAT Fundamentos de Matemática

Matriz Curricular. BIBZOOT - Zootecnia S Disciplinas Obrigatórias 415,00. BiSuMAT Fundamentos de Matemática Matriz Curricular BIBZOOT - Zootecnia S-0. Disciplinas Obrigatórias BiSuEDF.0 Atividade Física e Qualidade de Vida BIBZOOT. - Práticas Esportivas e Ergonomia / BiSuEDF.00 - Práticas Esportivas e Ergonomia

Leia mais

EDITAL Nº 05 /2012/REITORIA/IFTO, DE 13 DE FEVEREIRO DE 2012.

EDITAL Nº 05 /2012/REITORIA/IFTO, DE 13 DE FEVEREIRO DE 2012. EDITAL Nº 05 /2012//IFTO, DE 13 DE FEVEREIRO DE 2012. SELEÇÃO DE TUTORES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - BOLSISTAS DO PROGRAMA DA REDE E-TEC BRASIL CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS RETIFICAÇÃO Nº 01 O REITOR DO INSTITUTO

Leia mais

Primeiro Semestre Carga Horária

Primeiro Semestre Carga Horária Código Primeiro Semestre CAA118 Anatomia Animal I 30 90 0 120 8 2 3 0 5 CAA681 Bioética e Deontologia 30 0 0 30 2 2 0 0 2 CIB015 Bioquímica Básica DCB CIB608 Citologia e Embriologia Animal 45 30 0 75 5

Leia mais

Total Período :

Total Período : CURSO: MATRIZ: CODCURSO: MEDICINA VETERINÁRIA MEDICINA VETERINÁRIA NOTURNO 2016.1 118002 22/03/2016 1 PERÍODO: 1 118001 ANATOMIA DESCRITIVA VETERINÁRIA I 40 40 80 118002 CIÊNCIAS SOCIAIS 40 40 118003 CITOLOGIA

Leia mais

Visualização da Submissão

Visualização da Submissão Embrapa 1 de 5 16/02/2012 10:07 Formato de Impressão da Submissão Identificação Descrição e Estrutura Caracterização Equipe Detalhamento Anexos Questionários Plano de Ação Atividades Orçamento Orçamento

Leia mais

RESOLUÇÃO N 031, DE 13 DE JUNHO DE 2016

RESOLUÇÃO N 031, DE 13 DE JUNHO DE 2016 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO N 031, DE 13 DE JUNHO DE 2016 Aprova o alinhamento da matriz do curso de Ciências Biológicas

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Atividade Curricular Créditos T E P EAD Estrutura Tipo pré-requisito Pré-requisito

CURRÍCULO DO CURSO. Atividade Curricular Créditos T E P EAD Estrutura Tipo pré-requisito Pré-requisito 1º Semestre 0040045 - ANATOMIA DOS ANIMAIS DE PRODUÇÃO I 4 004004 - HISTOLOGIA DOS ANIMAIS 4 0304 - CÁLCULO 1 A 4 4 0170070 - QUÍMICA ORGÂNICA 4 4 1151 - INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO 4 1430001 - INICIAÇÃO A

Leia mais

Disciplinas que têm material didático

Disciplinas que têm material didático Disciplinas que têm material didático Código CCE0001 GST0001 GST0027 GST0002 GST0003 CCA0066 CCE0002 CCT0001 GST0029 GST0030 GST0031 GST0032 CEL0014 SDE0022 SDE0002 CCE0091 CEL0001 CCA0068 CCT0013 SDE0004

Leia mais

GRADE CURRICULAR DO CURSO DE ZOOTECNIA - UFPR CURRÍCULO 2000 (Resolução Nº: 63/99 e 86/03-CEPE) - (atualizada com lista de Optativas em 22/04/2015)

GRADE CURRICULAR DO CURSO DE ZOOTECNIA - UFPR CURRÍCULO 2000 (Resolução Nº: 63/99 e 86/03-CEPE) - (atualizada com lista de Optativas em 22/04/2015) 1º Período AT AP TOT AZ028 Introdução à Zootecnia 45 3 0 3 3 - BA021 Anatomia dos Animais Domésticos I 45 1 2 3 2 - BC027 Biologia Celular III 45 1 2 3 2 - BQ022 Bioquímica e Biofísica I 90 4 2 6 5 - CF065

Leia mais

Currículos dos Cursos do CCA ZOOTECNIA. COORDENADOR DO CURSO DE ZOOTECNIA Aloízio Soares Ferreira

Currículos dos Cursos do CCA ZOOTECNIA. COORDENADOR DO CURSO DE ZOOTECNIA Aloízio Soares Ferreira 48 Currículos dos Cursos do CCA UFV ZOOTECNIA COORDENADOR DO CURSO DE ZOOTECNIA Aloízio Soares Ferreira alosofe@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2002 49 ATUAÇÃO O Zootecnista é um profissional com sólida

Leia mais

Disciplina Conjunto. ZAB0050(2) Utilização de Pacotes Estatísticos na Análise de Dados Experimenta ZAB0229(2) Estatística Experimental

Disciplina Conjunto. ZAB0050(2) Utilização de Pacotes Estatísticos na Análise de Dados Experimenta ZAB0229(2) Estatística Experimental s Optativas Oferecidas Eletivas ZAB000() Utilização de Pacotes Estatísticos na Análise de Dados Experimenta 0 0 ZAB09() Estatística Experimental ZAZ00() Adubos e Adubação......................... 0 0 ZAZ09()

Leia mais

Total Período :

Total Período : CURSO: MATRIZ: CODCURSO: MEDICINA VETERINÁRIA MEDICINA VETERINÁRIA INTEGRAL 2016.1 118001 15/03/2016 2 PERÍODO: 1 118001 ANATOMIA DESCRITIVA VETERINÁRIA I 40 40 80 118002 CIÊNCIAS SOCIAIS 40 40 118003

Leia mais

RESOLUÇÃO N 53/2009/CONEPE

RESOLUÇÃO N 53/2009/CONEPE SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 53/2009/CONEPE Aprova a Departamentalização e o Ementário do Núcleo

Leia mais

I SEMESTRE Citologia, Histologia e Embriologia Gerais (60h) Anatomia Animal I(120h)

I SEMESTRE Citologia, Histologia e Embriologia Gerais (60h) Anatomia Animal I(120h) 111 Apêndice G - Oferta de disciplinas do currículo vigente (antigo), à partir de 1º/2013, com a entrada do currículo proposto (novo) no Projeto acadêmico curricular (PAC) de 2013. I SEMESTRE Citologia,

Leia mais

Ementário do Curso Técnico em MEIO AMBIENTE (modular) Campus Nilo Peçanha - Pinheiral

Ementário do Curso Técnico em MEIO AMBIENTE (modular) Campus Nilo Peçanha - Pinheiral Ementário do Curso Técnico em MEIO AMBIENTE (modular) Campus Nilo Peçanha - Pinheiral Disciplina: Auditoria Ambiental A ISO 14001; Ferramentas da qualidade e Gestão: Diagramas de causa x efeito, afinidades

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSU Nº 001 DE 22 DE ABRIL DE 2009

RESOLUÇÃO CONSU Nº 001 DE 22 DE ABRIL DE 2009 GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA FUNDAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTADUAL DA ZONA OESTE CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO CONSU Nº 0 DE 22 DE ABRIL DE 2009

Leia mais

Disciplina Conjunto. ZAB0050(2) Utilização de Pacotes Estatísticos na Análise de Dados Experimenta ZAB0229(2) Estatística Experimental

Disciplina Conjunto. ZAB0050(2) Utilização de Pacotes Estatísticos na Análise de Dados Experimenta ZAB0229(2) Estatística Experimental Curso Currículo 00000 ( Ativo ) s Optativas Oferecidas Eletivas ZAB000() Utilização de Pacotes Estatísticos na Análise de Dados Experimenta 0 0 ZAB09() Estatística Experimental ZAZ00() Adubos e Adubação.........................

Leia mais

Disciplina Conjunto. ZAB0050(2) Utilização de Pacotes Estatísticos na Análise de Dados Experimenta ZAB0229(2) Estatística Experimental

Disciplina Conjunto. ZAB0050(2) Utilização de Pacotes Estatísticos na Análise de Dados Experimenta ZAB0229(2) Estatística Experimental Curso 0 Zootecnia Currículo 000000 ( Ativo ) s Optativas Oferecidas Eletivas ZAB000() Utilização de Pacotes Estatísticos na Análise de Dados Experimenta 0 ZAB09() Estatística Experimental ZAZ00() Adubos

Leia mais

ANEXO I MATRIZ CURRICULAR

ANEXO I MATRIZ CURRICULAR ANEXO I MATRIZ CURRICULAR Na Tabela 1 encontram-se as disciplinas do Núcleo Comum organizadas em ordem alfabética. Na Tabela 2 encontram-se as disciplinas de natureza obrigatória do Núcleo Específico (Grupo

Leia mais

Pré-requisitos na nova grade do Curso de Graduação em Zootecnia. Anexo II da Resolução Consepe nº 122 de 05 de dezembro de 2016

Pré-requisitos na nova grade do Curso de Graduação em Zootecnia. Anexo II da Resolução Consepe nº 122 de 05 de dezembro de 2016 Pré-requisitos na nova grade do Curso de Graduação em Zootecnia PERÍODO Componente Curricular Anexo II da Resolução Consepe nº 122 de 05 de dezembro de 2016 Nature za OP/ OBR* U.A.O FLUXO CURRICULAR Carga

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: ENGENHARIA DE PETRÓLEO SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Missão O Curso de Engenharia de Petróleo da Universidade Estácio de Sá tem por missão formar profissionais com sólida formação técnica nas áreas

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR /1º semestre. 1º período Carga horária Teórica Prática Total

ESTRUTURA CURRICULAR /1º semestre. 1º período Carga horária Teórica Prática Total MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA ESTRUTURA CURRICULAR - 2002/1º semestre 1º período MAT019

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ AVISO DE RETIFICAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ AVISO DE RETIFICAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ AVISO DE RETIFICAÇÃO O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ Unifesspa, no uso de suas atribuições, em conformidade

Leia mais

POTENCIAL DE PRODUÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS. Maria Aparecida Salles Franco Curso de Veterinária Disciplina: Forragicultura e Plantas Tóxicas

POTENCIAL DE PRODUÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS. Maria Aparecida Salles Franco Curso de Veterinária Disciplina: Forragicultura e Plantas Tóxicas POTENCIAL DE PRODUÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS Maria Aparecida Salles Franco Curso de Veterinária Disciplina: Forragicultura e Plantas Tóxicas Um pouco sobre nutrientes nos alimentos Do ano de 1917 para

Leia mais

E D I T A L. 2º A Avaliação de Suficiência será feita exclusivamente por meio de prova presencial escrita, individual e sem consulta.

E D I T A L. 2º A Avaliação de Suficiência será feita exclusivamente por meio de prova presencial escrita, individual e sem consulta. EDITAL DC/CP 12/2016 DIVULGA AS S DE CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CAMPUS CAMPINAS, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF, OBJETO DE INSCRIÇÃO PARA AVALIAÇÃO DE SUFICIÊNCIA NO 1º SEMESTRE DE 2016. O Diretor do Campus

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - UCS

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - UCS ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - UCS Prof. Matheus Parmegiani Jahn Coordenação do Curso de Ciências Biológicas Universidade de Caxias do Sul Abaixo estão algumas orientações gerais

Leia mais

Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos

Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos Processo de seleção para Analistas Temáticos A SPI está reestruturando sua atuação, buscando reforçar

Leia mais

DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA E ZOOTECNIA

DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA E ZOOTECNIA CARGA HORÁRIA DE DISCIPLINAS PROFISSIONALIZANTES: DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA E ZOOTECNIA CURSO CÓDIGO DISCIPLINA CH/DISCIPLINA Agronomia 1229 Genética 60 Agronomia 1231 Fisiologia Vegetal I 45 Agronomia

Leia mais

Estrutura Curricular do Curso de Zootecnia (PPC 2017)/Campus Unaí MG

Estrutura Curricular do Curso de Zootecnia (PPC 2017)/Campus Unaí MG Estrutura Curricular do Curso de Zootecnia (PPC 2017)/Campus Unaí MG 1º Período Letivo Código Unidades Curriculares Tipo Mod. CR T P CH BCA030 Cálculo I O Pres 4 4 0 60 BCA151_ Funções de uma variável

Leia mais

HORÁRIOS ZOOTECNIA 2019/1-1º PERÍODO

HORÁRIOS ZOOTECNIA 2019/1-1º PERÍODO CAMPUSSAMAMBAIA REGIONAL GOIÂNIA HORÁRIOS ZOOTECNIA 2019/1-1º PERÍODO 8:00-8:50 10:50-11:40 Iniciação Científica Morfologia e Taxonomia Vegetal (T) Biologia Celular Zoologia Aplicada à Zootecnia Lógica

Leia mais

Grade Curricular QUÍMICA USP

Grade Curricular QUÍMICA USP Grade Curricular QUÍMICA USP SEMESTRE 1 5910261 Elementos de Cálculo e Aplicações 8 0 8 5910267 Informática Instrumental 5931001 Química Geral Experimental 8 0 8 5931002 Iniciação à Química 8 0 8 5931003

Leia mais

Disciplinas nº créditos Carga Horária. Teórica Prática Total Introdução à Medicina Veterinária e Zootecnia Geral 2 0 2 60

Disciplinas nº créditos Carga Horária. Teórica Prática Total Introdução à Medicina Veterinária e Zootecnia Geral 2 0 2 60 Conteúdos Curriculares do Curso de Graduação em Medicina Veterinária, da Universidade Estadual do Norte do Paraná Campus Luiz Meneghel, o organizado em regime seriado anual (a partir de 2010) 1º ANO Disciplinas

Leia mais

Política sobre eucalipto geneticamente modificado (EucaliptoGM) da Fibria

Política sobre eucalipto geneticamente modificado (EucaliptoGM) da Fibria Política sobre eucalipto geneticamente modificado (EucaliptoGM) da Fibria 1. OBJETIVO Nortear as ações da Fibria nas questões ligadas à engenharia genética e seus produtos, em especial sobre a pesquisa

Leia mais

Disciplina Conjunto. ZAB0021(1) Tecnologia de Produtos Marinhos ZAB0124(2) Microbiologia Zootécnica

Disciplina Conjunto. ZAB0021(1) Tecnologia de Produtos Marinhos ZAB0124(2) Microbiologia Zootécnica s Optativas Oferecidas Eletivas ZAB0021(1) Tecnologia de Produtos Marinhos.................. 3 0 3 45 4 ZAB0124(2) Microbiologia Zootécnica Subtotal: 3 0 3 45 ZAB0050(1) Utilização de Pacotes Estatísticos

Leia mais

Faculdade Pitágoras de Linhares Mantenedora: SOCE Sociedade Capixaba de Educação Ltda. Fundada pelo Decreto nº 90.

Faculdade Pitágoras de Linhares Mantenedora: SOCE Sociedade Capixaba de Educação Ltda. Fundada pelo Decreto nº 90. Faculdade Pitágoras de Linhares Mantenedora: SOCE Sociedade Capixaba de Educação Ltda. Fundada pelo Decreto nº 90.569, em 27/11/1984 EDITAL Nº 002/2013 O Diretor da Faculdade Pitágoras de Linhares, no

Leia mais

A seriação é parte integrante da resolução 019/2008-CI/CCA

A seriação é parte integrante da resolução 019/2008-CI/CCA A seriação é parte integrante da resolução 019008CICCA MATRIZ SER. DEP OU TR OS DMA Matemática I 4 4 68 DMA Matemática II 4 4 68 DFI Física 68 DCM Histologia e Embriologia 68 DBC Biologia Celular 68 DAG

Leia mais

HORÁRIOS ZOOTECNIA 2019/1-1º PERÍODO

HORÁRIOS ZOOTECNIA 2019/1-1º PERÍODO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUSSAMAMBAIA REGIONAL GOIÂNIA COORDENAÇÃO DO CURSO DE ZOOTECNIA HORÁRIOS ZOOTECNIA 2019/1-1º PERÍODO 8:00-8:50 10:50-11:40 Iniciação Científica Morfologia e Taxonomia Vegetal

Leia mais

1º Período 2017/1. Horários Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado 8:00 8:50 Topografia Aplicada - T Danilo. Clarisse. Clarisse. Química P.

1º Período 2017/1. Horários Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado 8:00 8:50 Topografia Aplicada - T Danilo. Clarisse. Clarisse. Química P. 1º Período 2017/1 Horários Segunda erça Quarta Quinta Sexta Sábado 8:00 8:50 opografia Aplicada - Intro. Zootecnia 8:50 9:40 opografia Aplicada - Intro. Zootecnia 9:50 10:40 opografia Aplicada - P Intro.

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação 2014 239 ENGENHARIA DE AGRIMENSURA E CARTOGRÁFICA. COORDENADOR Afonso de Paula dos Santos

UFV Catálogo de Graduação 2014 239 ENGENHARIA DE AGRIMENSURA E CARTOGRÁFICA. COORDENADOR Afonso de Paula dos Santos UFV Catálogo de Graduação 2014 239 ENGENHARIA DE AGRIMENSURA E CARTOGRÁFICA COORDENADOR Afonso de Paula dos Santos afonso.santos@ufv.br 240 Currículos dos Cursos do CCE UFV Engenheiro Agrimensor e Cartógrafo

Leia mais

SELEÇÃO INTERNA DE PROFESSORES. Curso de Ciências Biológicas EDITAL DE SELEÇÃO

SELEÇÃO INTERNA DE PROFESSORES. Curso de Ciências Biológicas EDITAL DE SELEÇÃO SELEÇÃO INTERNA DE PROFESSORES Curso de Ciências Biológicas EDITAL DE SELEÇÃO O(a) coordenador(a) do curso de Ciências Biológicas, Prof(a). Junia de Sousa Franco, nos termos das regras fixadas pela Pró-Reitoria

Leia mais

1º Período. Cálculo Diferencial e Integral 54 54

1º Período. Cálculo Diferencial e Integral 54 54 ANEXO I - Matriz Curricular de Disciplinas 1º Período N. Disciplinas C.H. CH.R Pré-requisito BIO-201 Biologia Celular 54 54 - EXA-202 Cálculo Diferencial e Integral 54 54 - ENG-201 Desenho Técnico 54 54

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO: SOLOS IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA: CÓDIGO NOME ( T - P ) SOL 1005 FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA DO SOLO (3-3) OBJETIVOS - ao término da

Leia mais

Planificação anual de Ciências Naturais 8º Ano de escolaridade

Planificação anual de Ciências Naturais 8º Ano de escolaridade Departamento de Ciências Experimentais Grupo de Recrutamento 520 - Biologia e Geologia Planificação anual de Ciências Naturais 8º Ano de escolaridade 2013/14 Tema Organizador: Terra no Espaço Conteúdos

Leia mais

CURSO ODONTOLOGIA Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.14

CURSO ODONTOLOGIA Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.14 CURSO ODONTOLOGIA Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.14 Componente Curricular: Fisiologia Humana Código: ODO-008 Pré-requisito: Anatomia Humana

Leia mais

CONTEÚDOS BÁSICOS DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS

CONTEÚDOS BÁSICOS DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS ENSINO FUNDAMENTAL: 5ª SÉRIE/6º ANO CONTEÚDOS BÁSICOS DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS CONTEÚDOS ESTRUTURANTES ASTRONOMIA CONTEÚDOS BÁSICOS Universo Sistema solar Movimentos terrestres Movimentos celestes Astros

Leia mais

Pós-Graduação. Ampliação da abrangência da pós-graduação da UFMG, através de mudanças

Pós-Graduação. Ampliação da abrangência da pós-graduação da UFMG, através de mudanças Pós-Graduação Ampliação da abrangência da pós-graduação da UFMG, através de mudanças Na concepção do processo seletivo, de modo a ampliar a abrangência regional e nacional da pós-graduação; Número de Alunos

Leia mais