- a completa solução de imposição

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "- a completa solução de imposição"

Transcrição

1 - a completa solução de imposição Suporte Técnico Arnaldo Benedito Ana Lúcia Bruno Gerhard Wordel Setembro 2001

2 Introdução: Preps é um programa de imposição que roda em plataforma Apple Macintosh e Microsoft Windows. Além da chamada imposição Post Script ou PDF, o Preps trabalha com vários tipos de workflow, entre eles Prinergy e Brisque workflow. Layouts e cadernos(signatures) flexisíveis: O usuário somente cria um caderno para cada tipo de layout em um template. Preps automaticamente calcula o número de cadernos baseado no número de páginas do trabalho. Uma vez criado, o template pode ser facilmente editado usando as ferramentas de edição.

3 Para facilitar o entendimeto da ferramentas aqui vai um pequeno Quick Start das ferramentas: Margem Margem esquerda Dobra Gutter(Espaço) Dobra Margem Inferior (Gripper) Dobra da chapa(pinça) Tamanho do filme ou chapa - Menu Setup -Device Setup - selecionar device -botão Device Configuration - Page Size Tamanho da folha de impressão - Menu Template - Add Signature - Press Sheet Information Tamanho da página - Selecione a página - Menu Template - Create/Modify Imposition Margem de corte na folha de impressão - Menu Template - Create/Modify Imposition - Distance from Press Sheet Edge to Imposition (select Bottom Margin or Left Margin para mudar para os parâmetros default). Gutter (espaços): Selecione o espaço - Menu Edit - Get Information Centralização horizontal da folha de impressão no filme/chapa (quando não usando Tiling or mídia punchada): Menu File - Fitting/Tiling Setup - Fitting Options - Center Image on media Distância do fim da página ao centro do punch: Menu Template - Add Signature - Press Sheet Information - Press Sheet Edge to Punch Center

4 Paletes de Ferramentas no Macintosh: Ferramentas Ação Ferramenta de selação Zoom x2(somente Macintosh) Seleciona qualquer objeto, draga alguns objetos. Duplica o tamanho da visualização atual. Caber folha de impressão na janela Reduz a visualização da folha de impressão para caber na janela. Aplica o número mostrado na página que você clica. Duplo click esta Ferramenta de numeração ferramenta para abrir a janela de Número de página e editar o número. Cuidado: Quando acabar de numerar as páginas mude de ferramenta imediatamente para evitar mudar acidentalmente o número das páginas. Caber na janela (fit in window) Zoom Reduz a visualização de todos os cadernos mostrados para caber na janela Amplia a aréa selecionada clicando ou dragando. Última visualização (last view Retorna a tela para a última visualização. Mostra / esconder grides Mude para ligado/desligado para mostrar/esconder grides, Show / hide grids duplo-click nesta ferramenta para editar as opções do grid. Mostra / esconder página Mude para ligado/desligado para mostrar/esconder as Show / hide pages páginas do template. Mostra / esconder marcas Mude para ligado/desligado para mostrar/esconder as Show / hide marks marcas do template. Mostra / esconder espaços Mude para ligado/desligado para mostrar/esconder os espaços. Mostra / esconder pedaços Mude para ligado/desligado para mostrar/esconder os Show / hide tiles pedaços.

5 Fitting / Tiling Setup: Antes de começar a trabalhar com o Preps precisamos ajustar no programa o tamanho da nossa saída. Vá ao menu Setup e escolha a opção Device Setup. Click em Add Device e usando o PPD apropriado crie um Setup para a sua máquina. No menu File escolha a opção Fitting/Tiling Setup e siga o menu abaixo:

6 Criando um novo Template: Lembre-se que criaremos um template para cada caso de dobra e estilo de impressão: No menu File escolha New Template. Em Template name coloque o nome do seu template. A opção Partial Signature Placement é utilizada quando o operador utiliza a opção Auto Select para selecionar os cadernos. No caso do exemplo o caderno parcial será o penúltimo caderno. Ex.: em uma revista com 72 páginas, onde temos 4 cadernos frente e verso de 16 páginas e um tira e retira de 8 páginas, o caderno T/R será o 4º caderno. Em Binding Stile escolha o tipo de acabamento conforme tabela:

7 Perfect Bound: Perfect Bound é usado quando os cadernos são sobrepostos, isto é, lombada quadrada (costura ou cola). Saddle-Stitched: Saddle-Stitched é usado para trabalhos onde os cadernos são encaixados (lombada canoagrampo) usado tipicamente para revistas.

8 Come and Go: Come and go é usado para produzir dois pequeno livros com lombada quadrada entre si. Cut and Stack: Cut and Stack é usado para trabalhos impressos em saída em demanda para produzir duas metades de um trabalho simultaneamente. Preps imposiciona a primeira metade em um lado e a segunda metade do outro. As folhas são cortadas e a metade direita é empilhada na metade esquerda para termos um livro completo.

9 Flat Work: Flat Work é usado para trabalhos sem dobra como embalagens, cartazes, arquivos repetidos. No modo Flat Work podemos combinar páginas de tamanhos e orientações diferentes.

10 Logo após a escolha do acabamento vamos escolher o tipo de impressão Work Stile : Em Signature Name entre com o nome do caderno. Ex.: 16 páginas plana. Mantenha a opção Make signature available for Auto Select habilitada para que, durante a criação do job, o programa escolha quantos cadernos serão necessários baseado no número de páginas. Só habilite a opção Multiple Web Signature se a máquina impressora em questão for uma rotativa e mais de uma bobina será impressa para montar o caderno. Uma vez habilitado esta opção o botão Add (a direita) habilitará possibilitando adicionar mais bobinas ao caderno.em Press Sheet Imformation escolha o tamanho do papel e a distância da borda do papel ao centro do punch, posição da linhas guias e tamanho das marcas de centro. Escolha também o estilo de impressão baseando-se na tabela abaixo: Sheetwise: É um dos estilos mais comuns, chapas diferentes são usadas para imprimir frente e verso. Máquinas rotativas também usam este estilo, porém, imprimem os dois lados na mesma passada de máquina.

11 Work and Turn: No estilo Work and Turn, ambos os lados da impressão estão na mesma chapa. A imposição é dividida pela metade no centro vertical, então as imagens da frente da imposição estão em uma metade da chapa e as imagens do verso estão na outra metade. Depois que um lado é impresso, o papel é girado pelo eixo vertical e então o outro lado é impresso usando a mesma pinça. Depois de impresso, o papel é cortado pela metade. Este estilo de impressão também é conhecido como Tira/Retira. Work and Tumble: No estilo Work and Tumble, ambos os lados da impressão estão na mesma chapa. A imposição é dividida pela metade no centro horizontal, então as imagens da frente da imposição estão em uma metade da chapa e as imagens do verso estão na outra metade. Depois que um lado é impresso, o papel é girado pelo eixo horizontal e então o outro lado é impresso usando pinças diferentes. Depois de impresso, o papel e cortado pela metade. Este estilo de impressão também é conhecido como Duas Pinças.

12 Perfector: O estilo Perfector é usado para máquinas com reversão. Este modelo de impressora imprimi ambos os lados do papel em uma única passada. Depois que o primeiro lado é impresso o papel gira em seu eixo horizontal, mudando a pinça para o lado oposto, então o próximo lado poderá ser impresso. Para este estilo de impressão, o verso da folha de impressão é automaticamente rotacionado 180 graus.

13 Single-Sided: O estilo Single-Sided é usado para materiais de um lado só. Este Work Stile é usado para embalagens, etiquetas e cartazes. NOTA: O estilo Single Sided também é usado para criar imposições Tira/Retira e Duas Pinças, pois nas opções Work and Turn e Work and Tumble não se pode editar os espaços entre as páginas. Nesse dois estilos os intervalos são divididos entre as páginas, já na opção Single Sided os espaços são editáveis. Depois de criada a página de impressão vá ao menu Template e escolha a opção Create Imposition., o seguinte quadro aparecerá:

14 Em Finished Page Size coloque o tamanho final da página, em Number of Imposed Pages coloque o número de páginas verticais e horizontais da imposição, em Lower Left Page s Head Faces escolha a orientação da última página a esquerda (cima - up, baixo - down, direita - right, esquerda - left) e as adicionais (Layout Additional Pages) cabeça com cabeça - head to head, pé com pé - foot to foot, pé com cabeça - foot to head, cabeça com pé - head to foot. Em Distance from Press Sheet to Imposition centralize a imposição no papel ou escolha a distância vertical e/ou horizontal. Nota: a distância vertical é usada para colocar o valor da pinça (Botton Margin). Agora vamos númerar as páginas usando um boneco como base. As marcas podem ser colocadas escolhendo no menu Template a opção Add Template Marks. Nota: para personalizar as marcas colocar o arquivo eps na pasta marks dentro da pasta do Preps. Para editar os espaços selecionar os espaços e escolher no menu Edit a opção Get Information e entrar com os valores da metade direita e metade esquerda (left half / right half). Depois do Template criado vamos criar um job. No menu File, escolha New Job. A seguinte janela aparecerá:

15 Prinergy Com a tecla shift precionada arraste a página branca(blank) para baixo do Run List, escolha quantas páginas teremos no trabalho (seja no livro ou na revista). Em Signatures escolha o Template que será utilizado para fazer a imposição, adicione quantos forem necessários ou selecione a opção Auto Select. Esta opção selecionará quantos Templates forem necessários dependendo do número de páginas indicado posteriormente. Se preciso for selecione outros Templates para fazer a montagem dos cadernos. Agora imprima (Print) o trabalho para o servidor escolha a opção AdobeJT em Destination e Full Job em Print as. No Prinergy importe a imposição e distribua as páginas de acordo com a numeração. Brisque No menu job, escolha Job Information e no tipo imposição escolha Brisque, escolha também o diretório onde estão as páginas já ripadas, escolha ok. Na janela Run List, ao lado da páginas em branco, aparecerá a página do Brisque, jogue esta página para a janela Run List e escolha o arquivo a ser colocado naquela página, faça isso quantas vezes forem necessários de acordo com o número de páginas. Se o arquivo tiver mais que uma página, coloque o número de páginas do arquivo. Em Signatures escolha o Template que será utilizado para fazer a imposição, adicione quantos forem necessários ou selecione a opção Auto Select. Esta opção selecionará quantos Templates forem necessários dependendo do número de páginas indicado posteriormente. Se preciso for selecione outros Templates para fazer a montagem dos cadernos. Agora imprima (Print) o trabalho para o Hot Folder do Brisque que converterá o arquivo ICF para Job. Escolha a opção File em Destination e Full Job em Print as. Material desenvolvido a partir do Preps User Guide. Traduzido, editorado e editado por Ana Lúcia Bruno, suporte técnico CreoScitex Brasil. Alphaprint representante CreoScitex oficial (011)

ATENÇÃO. Leitura Indispensável

ATENÇÃO. Leitura Indispensável ATENÇÃO Leitura Indispensável O Guia Rápido do Asure ID 2009 foi criado com base na versão Exchange, ou seja, a versão mais completa da linha Asure ID 2009, portanto, os usuários de outras versões ao utilizarem

Leia mais

REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL 1 Os arquivos no CD são os seguintes: Volume 1 - Introdução Volume 2 - Formação Pessoal e Social Volume 3 - Conecimento de mundo : Utilizando o

Leia mais

TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO DO PROTEUS

TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO DO PROTEUS 1 Para iniciar a edição de um esquema elétrico para posterior simulação, busque no menu Iniciar do Windows, a opção Todos os Programas. Localize a pasta onde foi instalado o Proteus e selecione o programa

Leia mais

Microsoft Word INTRODUÇÃO

Microsoft Word INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O Word é uma ferramenta utilizada para o processamento e editoração eletrônica de textos. O processamento de textos consiste na possibilidade de executar e criar efeitos sobre um texto qualquer,

Leia mais

Referência rápida do HP Photo Printing

Referência rápida do HP Photo Printing Trazer imagens para a galeria de fotos Use qualquer um dos métodos a seguir para adicionar imagens à galeria de fotos. A galeria de fotos é a tela à esquerda no software HP Photo Printing e é o ponto de

Leia mais

Apostila de CmapTools 3.4

Apostila de CmapTools 3.4 Apostila de CmapTools 3.4 Índice Definição do software... 3 Criando um novo mapa... 3 Adicionando um conceito... 3 Alterando a formatação das caixas (Barra de Ferramentas Estilos Paleta Styles)... 7 Guia

Leia mais

Microsoft Power Point 2007

Microsoft Power Point 2007 Microsoft Power Point 2007 Sumário Layout e Design 4 Formatação de Textos 8 Salvando um arquivo do PowerPoint 15 Plano de Fundo 16 Marcadores 18 Réguas e grade 19 Tabelas 20 Gráficos 21 Imagens 22 Smart

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO DE SOFTWARE

MANUAL DO USUÁRIO DE SOFTWARE MANUAL DO USUÁRIO DE SOFTWARE P-touch P700 O conteúdo deste manual e as especificações deste produto estão sujeitos a alterações sem prévio aviso. A Brother reserva-se o direito de fazer alterações sem

Leia mais

Slice Tool - Ferramenta Fatia

Slice Tool - Ferramenta Fatia Faculdade de Tecnologia da Paraíba CURSO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA A INTERNET DISCIPLINA DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES WEB ESTÁTICAS PERÍODO: P2 Semestre: 2008.2 PROFESSOR Geraldo Rodrigues

Leia mais

Conhecendo o Word... 2 Configurar área de trabalho... 3 Abrir um arquivo já gravado:... 5 Salvar (guardar) o seu trabalho:... 6

Conhecendo o Word... 2 Configurar área de trabalho... 3 Abrir um arquivo já gravado:... 5 Salvar (guardar) o seu trabalho:... 6 Microsoft Word 1- Conhecendo o Word... 2 2- Configurar área de trabalho... 3 3- Abrir um arquivo já gravado:... 5 4- Salvar (guardar) o seu trabalho:... 6 5- Formatar a fonte:... 7 6- Desfazendo / repetindo

Leia mais

Microsoft Office Excel

Microsoft Office Excel 1 Microsoft Office Excel Introdução ao Excel Um dos programas mais úteis em um escritório é, sem dúvida, o Microsoft Excel. Ele é uma planilha eletrônica que permite tabelar dados, organizar formulários,

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME APRESENTAÇÃO Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE WORD 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha. Programador:

Leia mais

Conhecendo arquivos Plts

Conhecendo arquivos Plts Conhecendo arquivos Plts Arquivos plts são chamados Arquivos de impressão, gerados a partir do Software AutoCAD, tem como finalidade confiabilidade e segurança, além de mais agilidade e PREÇO mais barato.vale

Leia mais

Prof. Edwar Saliba Júnior Como fazer uma apresentação utilizando o software Microsoft Power Point

Prof. Edwar Saliba Júnior Como fazer uma apresentação utilizando o software Microsoft Power Point Prof. Edwar Saliba Júnior Como fazer uma apresentação utilizando o software Microsoft Power Point - Conceitos Básicos - Faculdade de Tecnologia INED Julho de 2007 Responsável pela obra: Prof. Edwar Saliba

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior Mozart de Melo Alves Júnior WORD 2000 INTRODUÇÃO: O Word é um processador de texto com recursos de acentuação, formatação de parágrafo, estilo de letras diferentes, criação de tabelas, corretor ortográfico,

Leia mais

TUTORIAL WEEBLY. 2-Crie um cadastro (lembrando que palavra passe é a senha). Após preencher o formulário, clique em Sign Up. It s Free!

TUTORIAL WEEBLY. 2-Crie um cadastro (lembrando que palavra passe é a senha). Após preencher o formulário, clique em Sign Up. It s Free! TUTORIAL WEEBLY 1- Entre no site do Weebly: www.weebly.com 2-Crie um cadastro (lembrando que palavra passe é a senha). Após preencher o formulário, clique em Sign Up. It s Free! 3- Irão aparecer algumas

Leia mais

Conceitos Fundamentais de Microsoft Word. Professor Rafael rafampsilva@yahoo.com.br www.facebook.com/rafampsilva

Conceitos Fundamentais de Microsoft Word. Professor Rafael rafampsilva@yahoo.com.br www.facebook.com/rafampsilva Conceitos Fundamentais de Microsoft Word Professor Rafael www.facebook.com/rafampsilva Introdução É um editor de texto ou processador de texto? editores de texto: editam texto (assim como uma máquina de

Leia mais

Conhecendo o Proteus

Conhecendo o Proteus Conhecendo o Proteus Vitor Amadeu Souza vitor@cerne-tec.com.br Em uma série de 3 artigos, veremos como usar o Proteus. Introdução Iremos neste momento iniciar nosso estudo no Proteus usando para isso as

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro NCE/PGTIAE. Tutorial SweetHome3D

Universidade Federal do Rio de Janeiro NCE/PGTIAE. Tutorial SweetHome3D Universidade Federal do Rio de Janeiro NCE/PGTIAE Tutorial SweetHome3D Trabalho apresentado ao Prof. Carlo na Disciplina de Software Livre no curso Pós Graduação em Tecnologia da Informação Aplicada a

Leia mais

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010.

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010. 1 Publisher 2010 O Publisher 2010 é uma versão atualizada para o desenvolvimento e manipulação de publicações. Juntamente com ele você irá criar desde cartões de convite, de mensagens, cartazes e calendários.

Leia mais

Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS. 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica. 1.2) Inicializando o Excel e o Calc

Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS. 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica. 1.2) Inicializando o Excel e o Calc Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica Em certa época, a planilha era um pedaço de papel que os contadores e planejadores de empresas utilizavam para colocar

Leia mais

Configurando DDNS no Stand Alone

Configurando DDNS no Stand Alone Configurando DDNS no Stand Alone Abra o seu navegador de internet e acesse o endereço http://www.advr.com.tw(ou, http://59.124.143.151 ). Clique em Register para efetuar o cadastro de um novo grupo.(foto

Leia mais

Acessando o SIE por Terminal Remoto Windows (como fazer a carga e arquivamento de arquivos) (e, ao mesmo tempo, como registrar um projeto)

Acessando o SIE por Terminal Remoto Windows (como fazer a carga e arquivamento de arquivos) (e, ao mesmo tempo, como registrar um projeto) Acessando o SIE por Terminal Remoto Windows (como fazer a carga e arquivamento de arquivos) (e, ao mesmo tempo, como registrar um projeto) Resumo dos procedimentos: Passo 1: Iniciar => Programas => Acessórios

Leia mais

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

Índice Apresentando o software Programa aberto Criando nova animação Trabalhando as animações Ferramentas Abrir uma figura como animação

Índice Apresentando o software Programa aberto Criando nova animação Trabalhando as animações Ferramentas Abrir uma figura como animação Apostila Índice Apresentando o software...o que são GIF s animadas Programa aberto 2 Criando nova animação 3 Trabalhando as animações 3 Ferramentas 4 Abrir uma figura como animação 5 Barras de ferramentas

Leia mais

Witbox. Manual de Repetier-Host. Witbox

Witbox. Manual de Repetier-Host. Witbox Manual de Repetier-Host Manual de Repetier-Host Português CONTEÚDO 3 Instalação e configuração do programa Repetier-Host 4 Instalação 4 Instalação em Linux 5 Instalação em MacOS 5 Instalação em Windows

Leia mais

Disciplina: INF1005 - Programação I. 1 a aula prática Introdução ao ambiente do Microsoft Visual Studio 2010

Disciplina: INF1005 - Programação I. 1 a aula prática Introdução ao ambiente do Microsoft Visual Studio 2010 1 a aula prática Introdução ao ambiente do Microsoft Visual Studio 2010 1. Execute o MS-Visual Studio 2010. Experimente o caminho: Start All Programs Microsoft Visual Studio 2010 Microsoft Visual Studio

Leia mais

Entenda-se por unfold como o processo de transformar um objeto 3D numa figura 2D, que, quando propriamente dobrada, restitui o objeto 3D original.

Entenda-se por unfold como o processo de transformar um objeto 3D numa figura 2D, que, quando propriamente dobrada, restitui o objeto 3D original. Introdução O Pepakura Designer - http://www.tamasoft.co.jp/pepakura-en/ - é um programa para planificação (unfold) de objetos 3d. Entenda-se por unfold como o processo de transformar um objeto 3D numa

Leia mais

O ArcMap permite a você criar, visualizar, consultar, editar, compor e publicar mapas.

O ArcMap permite a você criar, visualizar, consultar, editar, compor e publicar mapas. ArcMAP (parte 1) O ArcMap permite a você criar, visualizar, consultar, editar, compor e publicar mapas. Para rodar o ArcMap selecionar: Iniciar > Todos os programas > ArcGIS > ArcMap Sobre a janela selecionar

Leia mais

CorelDRAW. versões 11,12 e X3

CorelDRAW. versões 11,12 e X3 CorelDRAW versões 11,12 e X3 No menu Arquivo (File), escolha Imprimir (Print) Na divisão Geral Selecione a impressora Acrobat Distiller ( setar a porta da impressora no Painel de Controle/Impressoras/Preferências/

Leia mais

MANUAL TECLADO ADAPTADO IntelliKeys USB

MANUAL TECLADO ADAPTADO IntelliKeys USB NAPNE Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais SIEP Sistema de Informações da Educação Profissional e Tecnológica MANUAL TECLADO ADAPTADO IntelliKeys USB Fonte: User s Guide (Guia do

Leia mais

Apostila de CorelDRAW

Apostila de CorelDRAW APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA 3 ABRINDO O CORELDRAW 3 OS PRIMEIROS PASSOS. 4 PREPARANDO A ÁREA DE TRABALHO 4 CAIXA E ESTRELA COMBINADA. 5 SALVANDO E IMPRIMINDO ARQUIVOS DO CORELDRAW 8 EDITANDO A FIGURA 8 CONVERTENDO

Leia mais

Introdução. Servidor de Tempo (SNTP) com opção de horário de verão automático; 1 Cadastro do novo modelo de equipamento Urano Topmax SS

Introdução. Servidor de Tempo (SNTP) com opção de horário de verão automático; 1 Cadastro do novo modelo de equipamento Urano Topmax SS Urano Indústria de Balanças e Equipamentos Eletrônicos Ltda. Rua Irmão Pedro 709 Vila Rosa Canoas RS Fone: (51) 3462.8700 Fax: (51) 3477.4441 Guia de Novas Funcionalidades Urano Integra 2.3 Data: 15/04/2015

Leia mais

Instruções de uso do software de edição e conexão EmbroideryEditor Exclusivo para máquina de bordar MC500E

Instruções de uso do software de edição e conexão EmbroideryEditor Exclusivo para máquina de bordar MC500E Instruções de uso do software de edição e conexão EmbroideryEditor Exclusivo para máquina de bordar MC500E 1 Conhecendo o seu programa de conexão EmbroideryEditor Identificando os ícones do programa...

Leia mais

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá LibreOffice Impress Editor de Apresentação Iniciando o Impress no Linux Educacional 4 1. Clique no botão 'LE' no

Leia mais

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007 WORD 2007 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa

Leia mais

WORD. Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br. http://www.inf.ufsm.br/~leandromc. Colégio Politécnico 1

WORD. Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br. http://www.inf.ufsm.br/~leandromc. Colégio Politécnico 1 WORD Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 WORD Mala direta Cartas Modelo Mesclar Etiquetas de endereçamento Formulários Barra

Leia mais

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word 1 Iniciando o Word 2010 O Word é um editor de texto que utilizado para criar, formatar e imprimir texto utilizado para criar, formatar e imprimir textos. Devido a grande quantidade de recursos disponíveis

Leia mais

Exercício Opcional: FAMILIARIZAÇÃO COM O SOFTWARE CIRCUIT MAKER 2000

Exercício Opcional: FAMILIARIZAÇÃO COM O SOFTWARE CIRCUIT MAKER 2000 Laboratório de Sistemas Digitais /0 Exercício Opcional: FAMILIARIZAÇÃO COM O SOFTWARE CIRCUIT MAKER 000 OBJETIVO Aprender a utilizar o Editor de Esquemáticos e o Simulador Lógico Criar e simular os esquemáticos

Leia mais

Manual Simulador de Loja

Manual Simulador de Loja Manual Simulador de Loja Índice Início Menu Loja Modelo Loja Modelo Menu Criar Minha Loja Criar Minha Loja Abrir Projeto Salvo Teste Seu Conhecimento 0 04 05 08 09 8 9 0 Início 5 4 Figura 00. Tela inicial.

Leia mais

CRIANDO e GRAVANDO DVD usando o NERO 7 ULTRA EDITION

CRIANDO e GRAVANDO DVD usando o NERO 7 ULTRA EDITION CRIANDO e GRAVANDO DVD usando o NERO 7 ULTRA EDITION Criando um DVD a partir de arquivos (DIVX -.wmv.avi.mpeg.mpg) baixados da Internet. Basta seguir os passos abaixo conforme as figuras ANTES DE COMEÇAR

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior 2000 Mozart de Melo Alves Júnior INTRODUÇÃO O Excel 7.0 é um aplicativo de planilha desenvolvido para ser usado dentro do ambiente Windows. As planilhas criadas a partir desta ferramenta poderão ser impressas,

Leia mais

ArcGIS Aplicado a Bacias Hidrográficas Aula 5. Frederico Damasceno Bortoloti

ArcGIS Aplicado a Bacias Hidrográficas Aula 5. Frederico Damasceno Bortoloti ArcGIS Aplicado a Bacias Hidrográficas Aula 5 Frederico Damasceno Bortoloti Revisão das funcionalidades do ArcGIS Layouts para Impressão A Interface de Layout Usando Modelos Propriedades de página Propriedades

Leia mais

Sumário. 6.3.1. Text Color...14 6.3.2. Background Color...14 6.3.3. Text Properties...14. 6.4. Effects... 15

Sumário. 6.3.1. Text Color...14 6.3.2. Background Color...14 6.3.3. Text Properties...14. 6.4. Effects... 15 1 Sumário 1. Criando um projeto novo... 4 2. Interface:... 4 3. Abas... 5 3.1. Explorer... 5 3.2. Project Media... 6 3.3. Video Fx... 6 3.4. Transitions... 6 3.5. Customizar... 6 4. Timeline... 6 4.1.

Leia mais

Apostila de Word 2013

Apostila de Word 2013 Iniciando o word 2013...01 Regras Básicas para digitação de um texto...02 Salvando um arquivo com senha...02 Salvando um arquivo nas nuvens (OneDrive).... 02 Verificando a ortografia e a gramática do texto...

Leia mais

YAMAHA MAGICSTOMP GUITAR EFFECTS PROCESSOR

YAMAHA MAGICSTOMP GUITAR EFFECTS PROCESSOR Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para YAMAHA MAGICSTOMP GUITAR EFFECTS PROCESSOR. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas

Leia mais

Roteiro de Uso do InstallShield

Roteiro de Uso do InstallShield Roteiro de Uso do InstallShield Ao iniciar o InstallShield, a janela Welcome to InstallShield será exibida: Selecione a opção Create New Setup Project, para criar um novo modelo de instalação. A janela

Leia mais

ArcMAP (parte 2) Rodar o ArcMap teclar: Iniciar > Todos os programas > ArcGIS > ArcMap. Sobre a janela selecionar o item An existing map:

ArcMAP (parte 2) Rodar o ArcMap teclar: Iniciar > Todos os programas > ArcGIS > ArcMap. Sobre a janela selecionar o item An existing map: ArcMAP (parte 2) Nesta parte do tutorial, você irá mapear cada tipo de uso da terra dentro do noise contour. Você adicionará dados ao seu mapa, desenhará feições baseadas em atributos, selecionará feições

Leia mais

Os elementos básicos do Word

Os elementos básicos do Word Os elementos básicos do Word 1 Barra de Menus: Permite aceder aos diferentes menus. Barra de ferramentas-padrão As ferramentas de acesso a Ficheiros: Ficheiro novo, Abertura de um documento existente e

Leia mais

MICROSOFT WORD 2007. George Gomes Cabral

MICROSOFT WORD 2007. George Gomes Cabral MICROSOFT WORD 2007 George Gomes Cabral AMBIENTE DE TRABALHO 1. Barra de título 2. Aba (agrupa as antigas barras de menus e barra de ferramentas) 3. Botão do Office 4. Botão salvar 5. Botão de acesso à

Leia mais

a) Crie 3 novos layers: margem (neste exemplo foi utilizada cor 30), vp e cotas.

a) Crie 3 novos layers: margem (neste exemplo foi utilizada cor 30), vp e cotas. Capítulo 6- Impressão, inserção de cotas e atributos Quando você cria um desenho no ProgeCAD, deve lembrar que este desenho, na grande maioria dos casos, será impresso. Numa primeira abordagem foi indicado

Leia mais

MANUAL Photo Álbum photo design software

MANUAL Photo Álbum photo design software MANUAL Photo Álbum photo design sowtware MANUAL Photo Álbum photo design software ÍNDICE 1. Requisitos mínimos de sistema...4 2. Guia de instalação...4 5. Caixa de edição...14 5.1. Pictures (Fotos)...14

Leia mais

Cras PDF Service. Curso Adobe Acrobat 4.0. Capítulo 1 - Visão Geral do Programa. Cras PDF Service http://cras.simpleweb.com.

Cras PDF Service. Curso Adobe Acrobat 4.0. Capítulo 1 - Visão Geral do Programa. Cras PDF Service http://cras.simpleweb.com. Cras PDF Service Curso Adobe Acrobat 4.0 Capítulo 1 - Visão Geral do Programa Cras PDF Service http://cras.simpleweb.com.br/craspdf 2000 Cras PDF Service - Curso Adobe Acrobat 4.0 Visão Geral do Programa

Leia mais

Noções de Informática

Noções de Informática Noções de Informática 2º Caderno Conteúdo Microsoft Excel 2010 - estrutura básica das planilhas; manipulação de células, linhas e colunas; elaboração de tabelas e gráficos; inserção de objetos; campos

Leia mais

TUTORIAL SCRIBUS 1.4.2

TUTORIAL SCRIBUS 1.4.2 1 TUTORIAL SCRIBUS 1.4.2 Marinez Siveris asiveris@via-rs.net O que é o Scribus? O Scribus é um excelente programa livre para a produção de revistas, propagandas, jornais, enfim, qualquer documento que

Leia mais

Versão 2.2.0 PIMACO AUTOADESIVOS LTDA. Assistente Pimaco + 2.2.0. Ajuda ao Usuário

Versão 2.2.0 PIMACO AUTOADESIVOS LTDA. Assistente Pimaco + 2.2.0. Ajuda ao Usuário Versão 2.2.0 PIMACO AUTOADESIVOS LTDA. Assistente Pimaco + 2.2.0 Ajuda ao Usuário A S S I S T E N T E P I M A C O + 2.2.0 Ajuda ao usuário Índice 1. BÁSICO 1 1. INICIANDO O APLICATIVO 2 2. O AMBIENTE DE

Leia mais

Seu manual do usuário DYMO LABEL V.8 http://pt.yourpdfguides.com/dref/2816926

Seu manual do usuário DYMO LABEL V.8 http://pt.yourpdfguides.com/dref/2816926 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para DYMO LABEL V.8. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a DYMO LABEL V.8

Leia mais

Sumário. 1 - Pacote de instalação... 2. 2 - Conceitos básicos... 2. 3 - Chave de Proteção... 4. 4 - Instalando o Software Compacto...

Sumário. 1 - Pacote de instalação... 2. 2 - Conceitos básicos... 2. 3 - Chave de Proteção... 4. 4 - Instalando o Software Compacto... Sumário 1 - Pacote de instalação... 2 2 - Conceitos básicos... 2 3 - Chave de Proteção... 4 4 - Instalando o Software Compacto... 4 5 - Registrando o Software Compacto... 9 6 - Usando o software Compacto...

Leia mais

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT O PowerPoint é uma poderosa ferramenta que faz parte do pacote Office da Microsoft. O principal uso desse programa é a criação de apresentação de slides, para mostrar

Leia mais

1. INTRODUÇÃO... 2 2. OPERAÇÃO...

1. INTRODUÇÃO... 2 2. OPERAÇÃO... www.easislides.com.br 1 Í N D I C E 1. INTRODUÇÃO... 2 2. OPERAÇÃO... 2 2.1. CONFIGURAÇÃO GERAL... 2 2.2. CONFIGURAÇÃO BÁSICA... 2 2.3. INICIANDO O EASISLIDES... 4 2.4. TELA GERAL... 5 2.5. CRIAR UM CULTO

Leia mais

Manual do Usuário TLP-2844

Manual do Usuário TLP-2844 Manual do Usuário TLP-2844 Índice Introdução... 3 Documentação/Acessórios... 4 Instalando o ribbon... 5 Instalando a etiqueta... 12 Utilização do Zebra Designer... 17 2 Introdução: Parabéns por ter adquirido

Leia mais

MANUAL BÁSICO PARA O USO DO TRACKMAKER. I Organizar os arquivos para uso, baixar e instalar o programa.

MANUAL BÁSICO PARA O USO DO TRACKMAKER. I Organizar os arquivos para uso, baixar e instalar o programa. MANUAL BÁSICO PARA O USO DO TRACKMAKER I Organizar os arquivos para uso, baixar e instalar o programa. 1. Entrar na site www.gpstm.com/downloads.php?lang=port, clique no Download da versão GPS TrackMaker

Leia mais

Manual do Sistema "Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro" Editorial Brazil Informatica I Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Conteúdo Part I Introdução

Leia mais

SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT

SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT Esse tutorial traz passo a passo instruções para criação de um desenho no ambiente Draft. Na criação dos desenhos você aprenderá as técnicas

Leia mais

Impressão de Relatórios com Data Report Professor Sérgio Furgeri. A figura seguinte ilustra a geração de um relatório a partir de uma tabela de...

Impressão de Relatórios com Data Report Professor Sérgio Furgeri. A figura seguinte ilustra a geração de um relatório a partir de uma tabela de... OBJETIVOS DA AULA: Demonstrar a utilização da ferramenta Data Report do Visual Basic para a geração de relatórios. Apresentar os procedimentos para a criação de um relatório simples a partir dos dados

Leia mais

Iniciando o MySQL Query Brower

Iniciando o MySQL Query Brower MySQL Query Brower O MySQL Query Browser é uma ferramenta gráfica fornecida pela MySQL AB para criar, executar e otimizar solicitações SQL em um ambiente gráfico. Assim como o MySQL Administrator foi criado

Leia mais

Dúvidas Freqüentes sobre o OpenOffice Apresentação

Dúvidas Freqüentes sobre o OpenOffice Apresentação Dúvidas Freqüentes sobre o OpenOffice Apresentação 1 - Como posso inserir mais de um fundo em uma apresentação? 2 - Como uso o slide de uma apresentação em outra apresentação? 3 - Quando recorto um documento

Leia mais

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 1 Sumário 1. Instalando a Chave de Proteção 3 2. Novas características da versão 1.3.8 3 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 4. Executando o PhotoFacil Álbum 9 3.1. Verificação da Chave 9 3.1.1. Erro 0001-7

Leia mais

Mirasys VMS 7.3. Manual do usuário Workstation

Mirasys VMS 7.3. Manual do usuário Workstation Mirasys VMS 7.3 Manual do usuário Workstation CONTEÚDOS Conteúdos... 2 Antes de começar... 3 Iniciando a sessão... 4 Interface de usuário... 8 Navegador... 11 Câmeras... 20 Saídas de Vídeo... 37 Saídas

Leia mais

MICROSOFT WORD... PÁG. 2 MICROSOFT POWERPOINT... PÁG. 4 MICROSOFT PUBLISHER... PÁG. 6 ADOBE PHOTOSHOP... PÁG. 9 ADOBE ILLUSTRATOR... PÁG.

MICROSOFT WORD... PÁG. 2 MICROSOFT POWERPOINT... PÁG. 4 MICROSOFT PUBLISHER... PÁG. 6 ADOBE PHOTOSHOP... PÁG. 9 ADOBE ILLUSTRATOR... PÁG. ÍNDICE MICROSOFT WORD... PÁG. MICROSOFT POWERPOINT... PÁG. 4 MICROSOFT PUBLISHER... PÁG. 6 ADOBE PHOTOSHOP... PÁG. 9 ADOBE ILLUSTRATOR... PÁG. CORELDRAW... PÁG. 7 INDESIGN... PÁG. INKSCAPE... PÁG 6 GUIA

Leia mais

Manual do PDFCreator Versão 1

Manual do PDFCreator Versão 1 Manual do PDFCreator Versão 1 O PDFCreator é um software livre que permite criar documentos em formato PDF a partir outras aplicações. Centro de Formação de Penalva e Azurara www.cfpa.pt 2006 Índice Índice...

Leia mais

BrOffice Impress Módulo 06 ÍNDICE

BrOffice Impress Módulo 06 ÍNDICE ÍNDICE VÍDEO 1 Trabalhando com o BrOffice.org Impress VÍDEO 2 Conhecendo o BrOffice.org Impress VÍDEO 3 Criando uma nova apresentação VÍDEO 4 Estrutura de tópicos VÍDEO 5 Layout VÍDEO 6 Trabalhando com

Leia mais

Sistema topograph 98. Tutorial Módulo Projetos

Sistema topograph 98. Tutorial Módulo Projetos Sistema topograph 98 Tutorial Módulo Projetos Como abrir um projeto existente _ 1. Na área de trabalho do Windows, procure o ícone do topograph e dê um duplo clique sobre ele para carregar o programa.

Leia mais

BrOffice.org Impress 2.0. Apresentador de Slides

BrOffice.org Impress 2.0. Apresentador de Slides BrOffice.org Impress 2.0 Apresentador de Slides SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO...3 2. FORMAS DAS APRESEÇÕES...4 2.1. Apresentação Vazia...4 2.2. A partir do modelo...6 3. MENUS:...7 3.1. Arquivo...7 3.2.Editar...8

Leia mais

Criando Banco de Dados, Tabelas e Campos através do HeidiSQL. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011

Criando Banco de Dados, Tabelas e Campos através do HeidiSQL. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011 Criando Banco de Dados, Tabelas e Campos através do HeidiSQL Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011 Edição 2 Pedreiros da Informação Criando Banco de Dados, Tabelas e Campos através do HeidiSQL

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça CAVG Disciplina: Informática Apresentação Gráfica

Universidade Federal de Pelotas Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça CAVG Disciplina: Informática Apresentação Gráfica Apresentação Gráfica Microsoft Office Power Point 1 Sumário 1. MICROSOFT POWER POINT... 4 1.1. INICIANDO O MICROSOFT POWER POINT... 4 2. CONHECENDO A INTERFACE DO POWER POINT... 5 2.1. O DOCUMENTO DO POWER

Leia mais

Registrador de Dados VB300 3-Axis G- Force Versão 1.0 Novembro 2010

Registrador de Dados VB300 3-Axis G- Force Versão 1.0 Novembro 2010 Utilitário de Ajuda do Software Registrador de Dados VB300 3-Axis G- Force Versão 1.0 Novembro 2010 Introdução ao Software O software do registrador de dados é um programa que coleta dados do registrador

Leia mais

Guia de Instalação Rápida TE100-PIU

Guia de Instalação Rápida TE100-PIU Guia de Instalação Rápida TE100-PIU V2 Índice Português 1 1. Antes de Iniciar 1 2. Como Instalar 2 3. Configurar o Servidor de Impressão 3 4. Adicione a Impressora ao seu PC 5 Troubleshooting 7 Version

Leia mais

Instalação e Configuração RPM Remote Print Manager para Windows 2000

Instalação e Configuração RPM Remote Print Manager para Windows 2000 Instalação e Configuração RPM Remote Print Manager para Windows 2000 Antes de iniciar a instalação do RPM Remote Print Manager parar Windows 2000, você necessita ter privilégios de "administrador" devido

Leia mais

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador.

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador. INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais

Este tutorial está publicado originalmente em http://www.baboo.com.br/absolutenm/anmviewer.asp?a=30484&z=300

Este tutorial está publicado originalmente em http://www.baboo.com.br/absolutenm/anmviewer.asp?a=30484&z=300 WinZip: Conheça a fundo um dos utilitários mais famosos da Internet Introdução: A Internet se tornou realmente popular apenas graças à diminuição de preço da banda larga. Mas mesmo na época em que a melhor

Leia mais

Este software resolve todos esses problemas.adobe reader é um software free, para ler os arquivos pdf..

Este software resolve todos esses problemas.adobe reader é um software free, para ler os arquivos pdf.. Conhecendo arquivos PDF O PDF surgiu graças aos esforços de um dos fundadores da empresa Adobe Systems, John Warnock. A idéia inicial era criar uma tecnologia que permitisse a visualização de arquivos

Leia mais

Microsoft Word 97 Básico

Microsoft Word 97 Básico Poder Judiciário Tribunal Regional Federal da Terceira Região Microsoft Word 97 Básico DIMI - Divisão de Microinformática e Redes Índice: I. Executando o Word... 4 II. A tela do Word 97... 6 III. Digitando

Leia mais

Guia do Usuário. DYMO Label TM. v.8

Guia do Usuário. DYMO Label TM. v.8 Guia do Usuário DYMO Label TM v.8 Copyright 2012 Sanford, L.P. Todos os direitos reservados. Revisado em 6/11/2012. Nenhuma parte deste documento ou do software pode ser reproduzida ou transmitida de qualquer

Leia mais

Como criar pastas personalizadas e novas peças no Toolbox

Como criar pastas personalizadas e novas peças no Toolbox Como criar pastas personalizadas e novas peças no Toolbox Neste tutorial apreenderemos como inserir uma nova pasta no toolbox, inserir novas peças na biblioteca do toolbox e criar propriedades personalizadas

Leia mais

Introdução. Como adquirir o FrontPage?

Introdução. Como adquirir o FrontPage? Introdução O software FrontPage é muito utilizado para a criação, gerenciamento e publicação de páginas (sites) na Internet. Sendo um produto da Microsoft Corporation, ele apresenta uma interface bastante

Leia mais

Programação Web com Webdev 19 Julio Cesar Pedroso Conteúdo

Programação Web com Webdev 19 Julio Cesar Pedroso Conteúdo Conteúdo INTRODUÇÃO... 6 Como acessar a ajuda on line?... 6 Conhecendo o WebDev... 8 Iniciando o WebDev... 8 Ambiente de desenvolvimento... 8 O Editor... 8 A barra de menus... 10 Os botões... 10 Os painéis...

Leia mais

Manual de Instalação: Agente do OCS Inventory NG

Manual de Instalação: Agente do OCS Inventory NG Manual de Instalação: Agente do OCS Inventory NG Abril 2013 Sumário 1. Agente... 1 2. Onde instalar... 1 3. Etapas da Instalação do Agente... 1 a. Etapa de Instalação do Agente... 1 b. Etapa de Inserção

Leia mais

Turma. PowerPoint 2003

Turma. PowerPoint 2003 PowerPoint 2003 Apresentação O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações. Com ele você poderá criar rapidamente slides com esquemas, textos animados, sons e

Leia mais

Brasil. Características da Look 312P. Instalação da Look 312P

Brasil. Características da Look 312P. Instalação da Look 312P Características da Look 312P 1 2 3 Lente Foco manual pelo ajuste da lente. Bolso Você pode colocar o cabo no bolso. Corpo dobrável Ajuste a Look 312P em diferentes posições. Instalação da Look 312P 1.

Leia mais

Tutorial do Sistema GeoOffice. Todos os direitos reservados (1999-2002)

Tutorial do Sistema GeoOffice. Todos os direitos reservados (1999-2002) Tutorial do Sistema GeoOffice Todos os direitos reservados (1999-2002) Sistema GeoOffice Sistema Topográfico Solution Softwares Tutorial Passo a Passo Conteúdo I Tabela de Conteúdos Foreword 0 Parte I

Leia mais

Agente Administrativo do MTE

Agente Administrativo do MTE PowerPoint 2003 Apresentação O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações. Com ele você poderá criar rapidamente slides com esquemas, textos animados, sons e

Leia mais

Sumário - Power Point

Sumário - Power Point Power Point Sumário - Power Point 1. INICIANDO O POWERPOINT... 116 2. APRESENTAÇÃO DA JANELA DO POWERPOINT... 117 3. CONCEITOS BÁSICOS DO POWERPOINT... 118 4. INICIANDO UMA APRESENTAÇÃO... 118 4.1 Autolayouts

Leia mais

Manual do Sistema "Vida - Controle Financeiro Pessoal" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Vida - Controle Financeiro Pessoal Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Vida - Controle Financeiro Pessoal" Editorial Brazil Informatica I Vida - Controle Financeiro Pessoal Conteúdo Part I Novidades Versão 2.8 (Contas) 2 Part II Novidades Versão 2.9 (Contas)

Leia mais

Aula 04 Word. Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/

Aula 04 Word. Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/ Aula 04 Word Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/ Agenda da Aula Editor de Texto - Word Microsoft Office Conjunto de aplicativos para escritório que contém programas

Leia mais

Aula 03 PowerPoint 2007

Aula 03 PowerPoint 2007 Aula 03 PowerPoint 2007 Professor: Bruno Gomes Disciplina: Informática Básica Curso: Gestão de Turismo Sumário da aula: 1. Abrindo o PowerPoint; 2. Conhecendo a Tela do PowerPoint; 3. Criando uma Nova

Leia mais

STK (Start Kit DARUMA) Driver Spooler para impressoras Não-Fiscais DR700M e DR700H no Windows Seven

STK (Start Kit DARUMA) Driver Spooler para impressoras Não-Fiscais DR700M e DR700H no Windows Seven STK (Start Kit DARUMA) Driver Spooler para impressoras Não-Fiscais DR700M e DR700H no Windows Seven Driver Spooler é um driver que faz a impressão de um modo gráfico, onde poderá imprimir imagens como

Leia mais

PowerPoint 2003 - Básico

PowerPoint 2003 - Básico PowerPoint 2003 - Básico Sumário Apresentação Capítulo 1 - Conhecendo o PowerPoint 1.1 Iniciando o PowerPoint 2003 1.2 Conhecendo a tela 1.3 Assistente de autoconteúdo Capítulo 2 - Iniciando uma Apresentação

Leia mais

Informática Básica para o PIBID

Informática Básica para o PIBID Universidade Federal Rural do Semi Árido Programa Institucional de Iniciação à Docência Informática Básica para o PIBID Prof. Dr. Sílvio Fernandes Roteiro O Tamanho e Resolução de imagens O Compactação

Leia mais

Configurando o Sistema Operacional TC-OS

Configurando o Sistema Operacional TC-OS Configurando o Sistema Operacional TC-OS O TC-OS é o Sistema Operacional das soluções Thin Clients da ThinNetworks. Foi desenvolvido especialmente para servir a thin clients possibilitando-os se conectar

Leia mais