Administração de Sistemas Operacionais Prof.: Marlon Marcon

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Administração de Sistemas Operacionais Prof.: Marlon Marcon"

Transcrição

1 Instituto Federal de Minas Gerais Campus Bambuí Administração de Sistemas Operacionais Prof.: Marlon Marcon

2 Preparativos Uma instalação linux pode ser fácil ou difícil. O grau de dificuldade é proporcional à quantidade de esforço preparatório que você investe. (TOBLER, M. J., 2001)

3 Preparativos A primeira coisa a se fazer é verficar as configurações de hardware do sistema. O hardware deve atender aos requisitos mínimos para suportar o linux. Se um item de hardware não for suportado pelo linux, tome nota, pois você poderá precisar de suporte técnico.

4 Requisitos Mínimos Requisitos de CPU Requisitos de Memória Requisitos de Arquitetura e Barramento Requisitos de Vídeo Requisitos de Placas de Rede Requisitos de Modem Requisitos de CD-ROM Requisitos de Unidade de Disco Requisitos de Mouse Requisitos Variados de Hardware

5 Ubuntu Obtendo o Ubuntu: Desktop: Server:

6 Ubuntu Preparando a instalação: Informações técnicas:

7 Ubuntu Componentes suportados:

8 Requisitos do sistema

9 Hardware Suportado O Ubuntu não impõem um hadware específico, porém a arquitetura deve ser compatível com o kernel linux, com a libc e com o gcc.

10 Arquiteturas suportadas Architecture Ubuntu Designation Subarchitecture Flavor Intel x86-based i386 AMD64 & Intel EM64T amd64 HP PA-RISC hppa PA-RISC PA-RISC Intel IA-64 ia64 CHRP chrp IBM/Motorola PowerPC powerpc PowerMac pmac sun4v Sun SPARC sparc sun4u sparc64

11 Requisitos de CPU Links para os guias de instalação: Intel x86 AMD64 & Intel EM64T IBM/Motorola PowerPC Sun SPARC HP PA-RISC Intel IA-64

12 Requisitos de CPU No nosso caso: A arquitetura é Intel x86 Configuração mínima: Pentium 4 de 1GHz Importante: A arquiterura x86 compreende a grande maioria de processadores, inclusive os AMD 32bit e VIA. Entretanto o Ubuntu não roda em processadores 386, existem versões mais antigas compatíveis

13 I/O Bus O Barramento do sistema é a parte da placa mãe que permite o CPU se comunicar com os periféricos. Os computadores devem usar os seguintes tipos de barramento: ISA EISA PCI PCIe VESA Local Bus (VLB, também conhecido como VL bus). Todos os computadores atuais usam uma destas.

14 Multiplos processadores Suporta Placa gráfica Compatível com VGA

15 Placa de Rede Quase todas as NIC (Network Interface Card) são suportadas pelo kernel, e drivers adicionais serão carregados pela instalação. PCI PCMCIA Muitas placas ISA ISDN

16 Placas de Rede sem fio Muitas placas de rede sem fio são reconhecidas pelo kernel, porém algumas necessitam do firmware. Em alguns casos é necessário obter o driver no site do vendedor.

17 Meios de instalação CD-ROM/DVD-ROM Hard Disk USB Memory Stick Network

18 Requisitos de Memória Tipo de Instalação RAM (mínima) RAM (recomendada) Disco Sem desktop 64 megabytes 256 megabytes 1 gigabyte Com Desktop 64 megabytes 512 megabytes 5 gigabytes

19 Resumo de informações Hardware Hard Drives Monitor Information You Might Need How many you have. Their order on the system. Whether IDE (also known as PATA), SATA or SCSI. Available free space. Partitions. Partitions where other operating systems are installed. Model and manufacturer. Resolutions supported. Horizontal refresh rate. Vertical refresh rate. Color depth (number of colors) supported. Screen size.

20 Mouse Network Printer Video Card Type: serial, PS/2, or USB. Port. Manufacturer. Number of buttons. Model and manufacturer. Type of adapter. Model and manufacturer. Printing resolutions supported. Model and manufacturer. Video RAM available. Resolutions and color depths supported (these should be checked against your monitor's capabilities).

21 Discos e Partições Partições São divisões existentes no disco rígido que marcam onde começa onde termina um sistema de arquivos; As partições nos permitem usar mais de um SO no mesmo computador ou dividir o disco rígido em uma ou mais partes para ser usado por um único sistema operacional ou até mesmo por diferentes arquiteturas (32 e 64 bits)

22 Para gravar os dados, o disco rígido deve ser primeiro particionado; Depois, a partição deve ser formatada; Após criada e formatada, a partição será automaticamente identificada como um dispositivo no diretório /dev e deverá ser montada

23 Sistema de Arquivos É criado durante a formatação da partição de disco Após a formatação, toda a estrutura para leitura/gravação/permissões de arquivos e diretórios pelo sistema operacional estará pronta para ser usada. Normalmente este passo é feito durante a instalação de sua distribuição GNU/Linux.

24 Sistema de Arquivos Cada sistema de arquivos tem uma característica em particular mas seu propósito é o mesmo: Oferecer ao sistema operacional a estrutura necessária para ler/gravar os arquivos/diretórios.

25 Sistema de Arquivos Ext2 Usado em partições Linux Nativas para o armazenamento de arquivos. Seu tamanho deve ser o suficiente para acomodar todo os arquivos e programas que deseja instalar no GNU/Linux. Você deverá usar preferencialmente o ext3 para a instalação de seu sistema operacional.

26 Sistema de Arquivos Ext3 Possui melhorias em relação ao ext2, como destaque o recurso de journaling e suporte a arquivos de até 16Gb. O journal mantém um log de todas as operações no sistema de arquivos Caso ocorra uma queda de energia, verifica o sistema de arquivos no ponto em que estava quando houve a interrupção Evita a demora para checar todo um sistema de arquivos.

27 Sistema de Arquivos Reiserfs Possui os mesmos recursos do ext3, mas seu design é bastante diferente. Recomendavel para sistemas que possuem muitos arquivos pequenos (servidor web, etc). Possui o tempo de recuperação em caso de queda de energia menor que o ext3.

28 Sistema de Arquivos Swap Usado em partições Linux Swap para oferecer memória virtual ao sistema. É altamente recomendado o uso de uma partição Swap no sistema (normalmente se possuir < 512Mb)

29 Sistema de Arquivos proc Sistema de arquivos do kernel

30 Sistema de Arquivos FAT12 Usado em disquetes no DOS. FAT16 Usado no DOS e oferece suporte até discos de 2GB. FAT32 Também usado no DOS e oferece suporte a discos de até 2 Terabytes. Nenhum oferece suporte à journaling.

31 Sistema de Arquivos NTFS Formato nativo de discos de sistemas operacionais Windows XP e superiores. Possui suporte a permissões de acesso e compactação nativa.

32 Gerenciadores de Partida Boot Loader São programas que carregam um sistema operacional e/ou permitem escolher qual será iniciado. Normalmente este programas são gravados no setor de boot (inicialização) da partição ativa ou no master boot record (MBR) do disco rígido.

33 Principais boot loaders LILO GrUB LOADLIN syslinux

34 LILO LILO = Linux Loader Permite selecionar qual sistema operacional será iniciado (caso você possua mais de um) e funciona tanto em discos rígidos IDE como SCSI. Os dados para a criação do novo setor de boot que armazenará o gerenciador de partida são lidos do arquivo /etc/lilo.conf

35 Exemplo lilo.conf boot=/dev/hda1 #Instala o LILO em /dev/hda1 compact install=menu map=/boot/map message=/etc/lilo.message #mensagem que será mostrada na tela default=1 vga=normal delay=20 lba32 prompt #Carrega a Imagem especificada por label=1 como padrão #usa o modo de video 80x25 ao iniciar o Linux #aguarda 2 segundos antes de iniciar a imagem padrão #permite quebrar o limite de 1024 cilindros na inicialização #mostra o aviso de "boot:" logo que o LILO é carregado image=/vmlinuz #especifica o arquivo que contém a primeira imagem root=/dev/hda1 #partição onde a imagem acima esta localizada label=1 #identificação da imagem de disco read-only #monta inicialmente como somente leitura password=12345 #Usa a senha restricted #somente quando iniciar com o parâmetro single other=/dev/hda2 #especifica outro sistema que será carregado table=/dev/hda #a tabela de partição dele está em /dev/hda label=2 #identificação desta imagem de disco password=12345 #pede a senha antes de iniciar este sistema

36 GRUB GRUB = Grand Unified Boot Loader É a implementação de referência para a especificação multiboot, que fornece ao usuário a escolha de um ou mais sistemas operacionais. Ainda possibilita a escolha da configuração específica do kernel.

37 menu.lst # Exemplo de arquivo de configuração do GRUB. # Note que você pode usar o caracter # para fazer comentários. # Se após 30 segundos nenhuma tecla for pressionada, carrega a imagem padrão. timeout 30 # Define a primeira imagem como padrão. default 0 # Caso a imagem padrão não funcione carrega a imagem definida aqui. fallback 1 # Define as cores que serão usadas no menu. color light-cyan/black white/blue # Permite utilizar uma senha. password minha-senha-secreta password minha-senha (hd0,0)/boot/grub/secret.conf

38 menu.lst # Para boot com o GNU/Hurd title GNU/Hurd root (hd0,0) kernel /boot/gnumach.gz root=hd0s1 module /boot/serverboot.gz # Para boot com o GNU/Linux title Linux # Pede a senha configurada em "password" antes de carregar esta imagem. lock root (hd0,0) # Atente as opções passadas diretamente para o kernel (vga, mem, etc.). kernel (hd0,0)/boot/vmlinuz vga=6 mem=512m ramdisk=0 # Para boot com o Mach (obtendo o kernel de um disquete) title Utah Mach4 multiboot root (hd0,2) pause Insira o disquete agora!!! kernel (fd0)/boot/kernel root=hd0s3 module (fd0)/boot/bootstrap

39 menu.lst # Para boot com FreeBSD title FreeBSD 3.4 root (hd0,2,a) kernel /boot/loader # Para boot com OS/2 title OS/2 root (hd0,1) makeactive chainloader +1 chainloader /boot/chain.os2 # Para boot com Windows 9x, ME, NT, 2000, XP. title Windows 9x, ME, NT, 2000, XP unhide (hd0,0) rootnoverify (hd0,0) chainloader +1 Makeactive # Para instalar o GRUB no disco rígido. title = Instala o GRUB no disco rígido root = (hd0,0) setup = (hd0)

40 menu.lst # Muda as cores. title Mudar as cores color light-green/brown blink-red/blue

41 LOADLIN É um gerenciador de partida que permite iniciar o GNU/Linux a partir do DOS A vantagem do uso do Loadlin é não ser preciso reiniciar o computador para se entrar no GNU/Linux. Ele funciona carregando o kernel (copiado para a partição DOS) para a memória e inicializando o GNU/Linux. Não se deve usá-lo no windows.

42 syslinux Outro gerenciador de partida que funciona somente com sistemas de arquivos DOS. A diferença entre o syslinux e o LOADLIN é que foi feito especialmente para funcionar em disquetes formatados no DOS Facilita a instalação do GNU/Linux Para criar disquetes de recuperação ou de inicialização.

Sistemas Operacionais Abertos

Sistemas Operacionais Abertos Sistemas Operacionais Abertos Revisando a aula anterior O formato de pacotes.deb Formato do pacote : samba_3.0-2_i386.deb samba nome do pacote 3.0 versão 2 release i386 arquitetura deb tipo do pacote dpkg

Leia mais

Como Usar o Grub. 13 fevereiro 2005. Resumo

Como Usar o Grub. 13 fevereiro 2005. Resumo Como Usar o Grub Vitor Silva Souza Gustavo Noronha Silva 13 fevereiro 2005 Resumo O GRUB (GRand Universal Bootloader) é um software desenvolvido pela GNU (www.gnu.org/software/grub)

Leia mais

Procedimentos de Instalação e Configuração do GNU/Linux Ubuntu Server

Procedimentos de Instalação e Configuração do GNU/Linux Ubuntu Server Procedimentos de Instalação e Configuração do GNU/Linux Ubuntu Server v14.04.3 LTS. 1. Download da ISO do GNU/Linux Ubuntu Server v14.04.3 LTS. Link: http://www.ubuntu.com/download/server 2. Criação da

Leia mais

instalação ubuntu Projeto Linux BRasil Incentivando o Linux e o software livre no BRasil!!!

instalação ubuntu Projeto Linux BRasil Incentivando o Linux e o software livre no BRasil!!! Projeto Linux BRasil Incentivando o Linux e o software livre no BRasil!!! Instalação Ubuntu 1. Instalação do Windows 2. Configurando o Setup 3. Iniciando o boot 4. Iniciando o instalador 5. Escolhendo

Leia mais

instalação windows Projeto Linux BRasil Incentivando o Linux e o software livre no BRasil!!!

instalação windows Projeto Linux BRasil Incentivando o Linux e o software livre no BRasil!!! Projeto Linux BRasil Incentivando o Linux e o software livre no BRasil!!! Instalação Windows 1. Configurando o SETUP 2. Inciando o programa de instalação 3. Particionamento do disco rígido 4. Personalizando

Leia mais

Administração de Sistemas Operacionais Prof.: Marlon Marcon

Administração de Sistemas Operacionais Prof.: Marlon Marcon Instituto Federal de Minas Gerais Campus Bambuí Administração de Sistemas Operacionais Prof.: Marlon Marcon Dispositivos de Armazenamento Preparativos Criar sistemas de arquivos para que os arquivos possam

Leia mais

Introdução aos Sistemas Operacionais

Introdução aos Sistemas Operacionais Introdução aos Sistemas Operacionais Prof. M.e Helber Wagner da Silva helber.silva@ifrn.edu.br Maio de 2014 Roteiro Introdução Estrutura e Funções do Sistema Operacional Sistemas Operacionais existentes

Leia mais

Guia de Instalação Rápida TU-S9

Guia de Instalação Rápida TU-S9 Guia de Instalação Rápida TU-S9 V1 Índice Português 1 1. Antes de Iniciar 1 2. Como Instalar 2 Troubleshooting 7 Version 05.26.2010 1. Antes de Iniciar Português Conteúdo da Embalagem TU-S9 CD-ROM de Driver

Leia mais

Procedimento para Restaurar Sistema operacional no VPU desde Acronis.

Procedimento para Restaurar Sistema operacional no VPU desde Acronis. Procedimento para Restaurar Sistema operacional no VPU desde Acronis. Operating Manual MA VPU V 7.81_1 2.4.2 Iniciar Acronis nos VPUs com números de série até # 86 VPUs com números de série abaixo de 86

Leia mais

Banana Pi. O sistema operacional (SO) da Banana Pi vive no cartão SD. você tem que preparar um cartão SD de inicialização.

Banana Pi. O sistema operacional (SO) da Banana Pi vive no cartão SD. você tem que preparar um cartão SD de inicialização. Banana Pi Banana Pi é um computador de placa única. Tendo como uma das principais características, bastante barato, pequeno e flexível para a vida diária. Construído com ARM Cortex- A7 CPU Dual-core e

Leia mais

27/02/2012 CEV TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CEV. Prof. OCEAN A. SANTOS. Sistema Binário; Unidades de Medidas; Hardware.

27/02/2012 CEV TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CEV. Prof. OCEAN A. SANTOS. Sistema Binário; Unidades de Medidas; Hardware. CEV 1 CEV TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Prof. OCEAN A. SANTOS Sistema Binário; Unidades de Medidas; Hardware. 1 HARDWARE Sistema Binário Bit Byte Sistema Binário; Unidades de Medidas; Hardware: CPU Placa-Mãe

Leia mais

Guia de Instalação UEG Linux LTS

Guia de Instalação UEG Linux LTS Guia de Instalação UEG Linux 16.04 LTS 1. Apresentação O UEG Linux 16.04 LTS é um sistema operacional baseado em Linux e derivado do Ubuntu, customizado pela Gerência de Inovação Tecnológica da Universidade

Leia mais

BARRAMENTOS DE MICROCOMPUTADORES

BARRAMENTOS DE MICROCOMPUTADORES BARRAMENTOS DE MICROCOMPUTADORES 1. INTRODUÇÃO Um sistema baseado em microcomputador utiliza os barramentos de endereços, dados e controle para efetuar a comunicação entre o microprocessador e os dispositivos

Leia mais

Guia de instalação UEG Linux LTS 1. Apresentação

Guia de instalação UEG Linux LTS 1. Apresentação 1. Apresentação Gerência de Inovação Tecnológica - GIT O UEG Linux 16.04 LTS é um sistema operacional baseado em Linux e derivado do Ubuntu, customizado pela Gerência de Inovação Tecnológica da Universidade

Leia mais

HARDWARE INFORMÁTICA. Prof.: MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br

HARDWARE INFORMÁTICA. Prof.: MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br INFORMÁTICA Prof.: MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br HARDWARE O COMPUTADOR, INDEPENDENTE DO TIPO: PARA QUE ISTO POSSA OCORRER TEMOS QUE ALIMENTÁLO COM DADOS E AGUARDAR O RETORNO DESTE PROCESSAMENTO.

Leia mais

AULA 7. Bruno L. Albrecht Felipe A. Chies Lucas F. Zawacki. PET Computação UFRGS

AULA 7. Bruno L. Albrecht Felipe A. Chies Lucas F. Zawacki. PET Computação UFRGS M i n i - C u r s o d e I n t r o d u ç ã o a o G N U / L i n u x AULA 7 Bruno L. Albrecht Felipe A. Chies Lucas F. Zawacki PET Computação UFRGS Setembro 2009 S i s t e m a s d e A r q u i v o s e I n

Leia mais

HARDWARE. Prof. Luciano Bertini

HARDWARE. Prof. Luciano Bertini HARDWARE Prof. Luciano Bertini http://www.professores.uff.br/lbertini/ Baseado em publicação do site http://www.guiadopc.com.br/ Baseado em uma série de postagens do site Guia do PC, intitulada Hardware

Leia mais

Curso de Sistemas de Informação Campus Guaíba Cursos de Informática Projeto de Inclusão Digital APOSTILA APOSTILA CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA

Curso de Sistemas de Informação Campus Guaíba Cursos de Informática Projeto de Inclusão Digital APOSTILA APOSTILA CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA Agosto, 2006 Apresentação A apostila de Conceitos Básicos de Informática tem por objetivo apresentar aos alunos os conceitos relacionados à área de tecnologia. Esquema

Leia mais

Qtde Ata e. Pregão UASG Item Descrição para Empenho Características do Produto/Serviço Marca Modelo Site Valor. Validade

Qtde Ata e. Pregão UASG Item Descrição para Empenho Características do Produto/Serviço Marca Modelo Site Valor. Validade Pregão UASG Item Descrição para Empenho Características do Produto/Serviço Marca Modelo Site Valor Qtde Ata e Reg 037/2013 153114 1 Microcomputador Basico - Processador de no mínimo dois núcleos com desempenho

Leia mais

TIPO DE COMPUTADORES VALE A PENA CONHECER SMARTPHONES

TIPO DE COMPUTADORES VALE A PENA CONHECER SMARTPHONES TIPO DE COMPUTADORES DESKTOPS 1 - NOTEBOOKS 2 - NETBOOKS VALE A PENA CONHECER SMARTPHONES 1 VALE A PENA CONHECER TABLETS VALE A PENA CONHECER TABLETS E/OU NETBOOKS 2 SISTEMA COMPUTACIONAL COMPLETO PEOPLEWARE

Leia mais

Preparatório LPIC-1 Tópico 102

Preparatório LPIC-1 Tópico 102 Preparatório LPIC-1 Tópico 102 Professor Leandro Trindade leandro.a.trindade@gmail.com Tópico 102 Visão Geral Instalação do Linux e gerenciamento de pacotes Definir layout do disco rígido Instalação de

Leia mais

Módulo de Catalogação e Pesquisa

Módulo de Catalogação e Pesquisa Módulo de Catalogação e Pesquisa BIBLIObase, versão 2004 Procedimentos de instalação 1. EQUIPAMENTO MÍNIMO NECESSÁRIO Antes de instalar o BIBLIObase verifique se a configuração e as características mínimas

Leia mais

Guia do Utilitário de Configuração (F10) do Computador Séries dx2390 e dx2400 Microtorre Business PC HP Compaq

Guia do Utilitário de Configuração (F10) do Computador Séries dx2390 e dx2400 Microtorre Business PC HP Compaq Guia do Utilitário de Configuração (F10) do Computador Séries dx2390 e dx2400 Microtorre Business PC HP Compaq Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações aqui contidas estão

Leia mais

Curso Técnico de Informática de Sistemas

Curso Técnico de Informática de Sistemas Curso Técnico de Informática de Sistemas Módulo: 770 Dispositivos e periféricos Formador: Henrique Fidalgo Objectivos da UFCD: Instalar e configurar dispositivos internos e externos no computador. Identificar

Leia mais

Linux e Computação Científica

Linux e Computação Científica Linux e Computação Científica Sumário Motivação Noções de Sistemas Operacionais Ferramental Computação Científica Motivação Financeira Linux é livre Desempenho Linux gerencia melhor recursos de processdor,

Leia mais

SEMPRE FAÇA BACKUP DOS ARQUIVOS DE DADOS DE UMA MÁQUINA ANTES DE INSTALAR OUTRO SISTEMA OPERACIONAL

SEMPRE FAÇA BACKUP DOS ARQUIVOS DE DADOS DE UMA MÁQUINA ANTES DE INSTALAR OUTRO SISTEMA OPERACIONAL Introdução O objetivo deste tutorial é preparar uma máquina para poder realizar o boot através de um sistema Windows ou um Sistema Linux. Para isto foram utilizadas as seguintes versões de Sistema Operacional

Leia mais

Informática Sistemas Operacionais Aula 5. Cleverton Hentz

Informática Sistemas Operacionais Aula 5. Cleverton Hentz Informática Sistemas Operacionais Aula 5 Cleverton Hentz Sumário Introdução Fundamentos sobre Sistemas Operacionais Gerenciamento de Recursos Interface Com Usuário Principais Sistemas Operacionais 2 Introdução

Leia mais

Gestão de Sistemas Operacionais

Gestão de Sistemas Operacionais Gestão de Sistemas Operacionais Prof. Guilherme Nonino Rosa guinonino@gmail.com http://proguilherme.wordpres.com Aula 1 Como usar o Hyper-V para fazer virtualização. Pré-requisitos Sistema operacional

Leia mais

O Linux Possui varias características que diferenciam dos outros sistemas operacionais e que aproximam do UNIX, sendo um dos motivos da sua escolha

O Linux Possui varias características que diferenciam dos outros sistemas operacionais e que aproximam do UNIX, sendo um dos motivos da sua escolha O Linux Possui varias características que diferenciam dos outros sistemas operacionais e que aproximam do UNIX, sendo um dos motivos da sua escolha em várias aplicações nas quais são necessárias estabilidade

Leia mais

Administração de Sistemas Operacionais Prof.: Marlon Marcon

Administração de Sistemas Operacionais Prof.: Marlon Marcon Instituto Federal de Minas Gerais Campus Bambuí Administração de Sistemas Operacionais Prof.: Marlon Marcon Sumário Visão Geral de um sistema linux Conceitos básicos Histórico do Linux Kernel Principais

Leia mais

Manual de Instalação do PVR-TV USB2.0

Manual de Instalação do PVR-TV USB2.0 Manual de Instalação do PVR-TV USB2.0 Conteúdo Versão2.1 Capítulo 1 : Instalação do PVR-TV USB2.0...2 1.1 Conteúdo da Embalagem...2 Exigências do Sistema...2 1.3 Instalação do Hardware...2 Capítulo 2 :

Leia mais

CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA. Fundamentos de Hardware e Software

CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA. Fundamentos de Hardware e Software CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA Fundamentos de Hardware e Software Sumário O que é BIOS? Origem do Termo Funcionamento Sequência de Funcionamento Inicialização do Computador Recursos Atualização ou Upgrade

Leia mais

A instalação da vantagem VT em um PC

A instalação da vantagem VT em um PC A instalação da vantagem VT em um PC Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Procedimento de instalação Troubleshooting Informações Relacionadas Introdução A vantagem

Leia mais

Troubleshooting. Christian César de Azevedo

Troubleshooting. Christian César de Azevedo Troubleshooting Christian César de Azevedo Tela escura sem beep Comece sempre pelo óbvio: Verifique a conexão com o monitor Verifique se a fonte está ligada na rede Verifique a conexão da fonte Troubleshooting

Leia mais

Especificação Técnica do Leitor Biométrico Griaule

Especificação Técnica do Leitor Biométrico Griaule Especificação Técnica do Leitor Biométrico Griaule Especificação Técnica Preparado por Rafael Roque Viana Analista de Sistemas Versão 1.0 01/11/2013 1. INTRODUÇÃO O presente documento tem como objetivo

Leia mais

Hardware. (Equipamentos Parte Física), ou seja, tudo o que podemos tocar com as mãos.

Hardware. (Equipamentos Parte Física), ou seja, tudo o que podemos tocar com as mãos. Nossas tarefas, trabalhos e serviços ganharam agilidade com os computadores, facilitando nossas vidas. Para que esse equipamento possa tornar o nosso trabalho mais fácil e rápido, é necessário um conjunto

Leia mais

Manual de instalação do Ubuntu

Manual de instalação do Ubuntu FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS Gestão Tecnologia da Informação Vinicius Lopes silva Anderson Alves Da Costa Jhannielly Marques Da Rocha Manual de instalação do Ubuntu Professora: Lucília Ribeiro GOIÂNIA,

Leia mais

Noções de Informática INSS. Novo Curso. Aula 01

Noções de Informática INSS. Novo Curso. Aula 01 127767 Noções de Informática INSS Novo Curso Aula 01 http://facebook.com/profricardobeck contato@profricardobeck.com.br Mensurando Dados Sistema de numeração Binário (0 e 1) Fax/Modem 56 Kbps Placa de

Leia mais

Instalação. Versão de 13/10/99. Volnys B. Bernal & Edson T. Midorikawa. Agenda. Instalação Linux. Introdução. Introdução.

Instalação. Versão de 13/10/99. Volnys B. Bernal & Edson T. Midorikawa. Agenda. Instalação Linux. Introdução. Introdução. 1 Volnys & Midorikawa (c) 1 Volnys & Midorikawa (c) 2 Agenda Instalação Linux Volnys Borges Bernal volnys@lsi.usp.br http://www.lsi.usp.br/~volnys Pré instalação Informações de hardware Definicão de particionamento

Leia mais

Uma visão geral sobre computadores e Internet

Uma visão geral sobre computadores e Internet Uma visão geral sobre computadores e Internet O que é um computador? Breve histórico do computador Como um computador funciona? Por dentro das tecnologias A rede mundial (Internet) Sistemas operacionais:

Leia mais

INFORMÁTICA. www.fatodigital.com.br. Introdução à Informática Hardware CONHECIMENTOS BÁSICOS EM INFORMÁTICA

INFORMÁTICA. www.fatodigital.com.br. Introdução à Informática Hardware CONHECIMENTOS BÁSICOS EM INFORMÁTICA Introdução à Informática Hardware 1 CONHECIMENTOS BÁSICOS EM INFORMÁTICA Hardware - parte física do equipamento, ou seja, tudo aquilo que é palpável. Software - programas. Peopleware - parte humana do

Leia mais

Requerimento minimo do PC. Instalando o Client Exclusivo 1. Insira o CD fornecido na unidade do disco e dê dois cliques em UMSClient(XXXX).exe.

Requerimento minimo do PC. Instalando o Client Exclusivo 1. Insira o CD fornecido na unidade do disco e dê dois cliques em UMSClient(XXXX).exe. Acesso de rede usando Client exclusivo (S/W) O SDVR fornece um recurso de monitoramento remoto ao vivo. A monitoração remota exige a instalação do Client exclusivo (S/W) no seu PC. OBSERVAÇÃO Em uma rede

Leia mais

Atualização de Software Guia do Usuário

Atualização de Software Guia do Usuário Atualização de Software Guia do Usuário Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste

Leia mais

Sistema operacional Debian

Sistema operacional Debian Sistema operacional Debian Reunir os Requisitos Mínimos de Hardware Assim que juntar a informação sobre o hardware existente no seu computador, certifique-se que o seu hardware permite fazer o tipo de

Leia mais

Fedora para iniciantes. Luís Felipe Bretas Marzagão duli@easylifeproject.org

Fedora para iniciantes. Luís Felipe Bretas Marzagão duli@easylifeproject.org Fedora para iniciantes Luís Felipe Bretas Marzagão duli@easylifeproject.org O que é Fedora? É o nome de um chapéu Também. É um projeto Sim, mas um projeto que já saiu do papel e está em constante evolução.

Leia mais

ANEXO TÉCNICO REQUERIMENTOS DE INFRAESTRUTURA BEMATECH GEMCO NFC-e

ANEXO TÉCNICO REQUERIMENTOS DE INFRAESTRUTURA BEMATECH GEMCO NFC-e ANEXO TÉCNICO REQUERIMENTOS DE INFRAESTRUTURA BEMATECH GEMCO NFC-e Introdução Este documento tem por objetivo demonstrar uma visão geral dos requerimentos e necessidades de infraestrutura para a implantação

Leia mais

Instalação Linux Volnys Borges Bernal Laboratório de Sistemas Integráveis

Instalação Linux Volnys Borges Bernal  Laboratório de Sistemas Integráveis Volnys & Midorikawa (c) 1 Instalação Linux Volnys Borges Bernal volnys@lsi.usp.br http://www.lsi.usp.br/~volnys Laboratório de Sistemas Integráveis http://www.lsi.usp.br/ Volnys & Midorikawa (c) 2 Agenda

Leia mais

Processamento de Dados aplicado à Geociências. AULA 1: Introdução à Arquitetura de Computadores

Processamento de Dados aplicado à Geociências. AULA 1: Introdução à Arquitetura de Computadores 1 Processamento de Dados aplicado à Geociências AULA 1: Introdução à Arquitetura de Computadores UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GEOPROCESSAMENTO

Leia mais

Backup e Recuperação Guia do Usuário

Backup e Recuperação Guia do Usuário Backup e Recuperação Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste documento

Leia mais

Buffer Trabalhos MAC Binary PS Buffer de Rede Configuração de Rede <x> Modo NPA Comutação p/ PCL Configuração p/ PS

Buffer Trabalhos MAC Binary PS Buffer de Rede Configuração de Rede <x> Modo NPA Comutação p/ PCL Configuração p/ PS Use o para alterar as configurações da impressora que afetam os trabalhos enviados à impressora por uma porta de rede (Rede Padrão ou Opção Rede ). Selecione um item de menu para obter mais detalhes:

Leia mais

5ª AULA OBJETIVOS: PLACA MÃE TIPOS DE PLACAS-MÃE COMPONENTES BÁSICOS APOSTILA PÁGINAS: 57 A 83.

5ª AULA OBJETIVOS: PLACA MÃE TIPOS DE PLACAS-MÃE COMPONENTES BÁSICOS APOSTILA PÁGINAS: 57 A 83. HARDWARE Montagem e Manutenção de Computadores Instrutor: Luiz Henrique Goulart 5ª AULA OBJETIVOS: PLACA MÃE TIPOS DE PLACAS-MÃE COMPONENTES BÁSICOS APOSTILA PÁGINAS: 57 A 83. O O QUE ESTUDAR NUMA PLACA-MÃE?

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO SUPERVISOR WEB

MANUAL DE INSTALAÇÃO SUPERVISOR WEB MANUAL DE INSTALAÇÃO SUPERVISOR WEB [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA Material Desenvolvido para a Célula Frente

Leia mais

Guia de Instalação Rápida TEW-623PI 3.02

Guia de Instalação Rápida TEW-623PI 3.02 Guia de Instalação Rápida TEW-623PI 3.02 Índice Português 1. Antes de Iniciar 1 2. Como Instalar 2 3. Usando o Adaptador Wireless 4 Troubleshooting 5 Version 02.05.2010 1. Antes de Iniciar Português Conteúdo

Leia mais

Atualizações de Software Guia do Usuário

Atualizações de Software Guia do Usuário Atualizações de Software Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste

Leia mais

Introdução à Ciência da Informação

Introdução à Ciência da Informação Introdução à Ciência da Informação Prof. Edberto Ferneda Software 1 Software Níveis de Software Hardware Software Aplicativos Software Tipos de Software Softwares Aplicativos de Sistema (Utilitários) Finalidades

Leia mais

Placas Gráficas. Placas Gráficas. Placas Gráficas. Placas Gráficas. O que é? Para que serve? Resolução (cont.) Resolução

Placas Gráficas. Placas Gráficas. Placas Gráficas. Placas Gráficas. O que é? Para que serve? Resolução (cont.) Resolução O que é? Para que serve? -A função das placas gráficas é a de construir as imagens que são apresentadas nos monitores dos computadores. -O conteúdo dessa memória está sempre a ser actualizado pela placa

Leia mais

HARDWARE PROF. ANDRÉ CARDIA

HARDWARE PROF. ANDRÉ CARDIA HARDWARE PROF. ANDRÉ CARDIA andre@andrecardia.com.br AGENDA INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA PROCESSADOR MEMÓRIAS Professor André Cardia 1 INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA SISTEMA COMPUTACIONAL DISPOSITIVO ELETRÔNICO,

Leia mais

Administração de Sistemas Operacionais. Prof.: Marlon Marcon

Administração de Sistemas Operacionais. Prof.: Marlon Marcon Administração de Sistemas Operacionais Prof.: Marlon Marcon Iniciando de Encerrando o Sistema Aula 10 Visao Geral Durante a inicialização, um computador carrega inicialmente uma pequena porção de código

Leia mais

Estimativa. Unioeste 46999/2015 Cod. Fornecedor Classificação Vlr.Un. Total. Setor Processo Item edital

Estimativa. Unioeste 46999/2015 Cod. Fornecedor Classificação Vlr.Un. Total. Setor Processo Item edital Filtrado por ( : = '' ) E (Imprimir quantidades por setor de consumo = Sim) Página 1 de 1 Fornecedor Classificação Vlr.Un. 10 14143 Adaptador de Energia Power Over Ethernet (POE). Características mínimas

Leia mais

Introdução Informática e TIC. Prof. Ivo Júnior

Introdução Informática e TIC. Prof. Ivo Júnior Introdução Informática e TIC Prof. Ivo Júnior O que é informática?? É o ramo do conhecimento que cuida dos conceitos, procedimentos e técnicas referentes ao processamento ou tratamento de conjuntos de

Leia mais

Instalando o Ubuntu Maverick Meerkat

Instalando o Ubuntu Maverick Meerkat Instalando o Ubuntu 10.10 - Maverick Meerkat Este tutorial é indicado a pessoas que acabaram de ouvir sobre o Ubuntu, aqueles que nunca instalaram o Ubuntu antes e querem testá-lo, mas não sabem como.

Leia mais

HD Cap Express Manual do Usuário

HD Cap Express Manual do Usuário HD Cap Express Manual do Usuário 1. Introdução Cap Express HD é um dispositivo de captura de video PCI-E para TV analógica e digital (HDMI). Ele tem um composto, s-video, componente e HDMI, entrada de

Leia mais

TUTORIAL DE ATUALIZAÇÃO PARA

TUTORIAL DE ATUALIZAÇÃO PARA Windows 10 Material elaborado em 05/01/2016 Sumário TUTORIAL DE ATUALIZAÇÃO PARA Windows 10... 1 Antes de iniciar... 1 Windows 10 Ferramenta Get Windows 10... 4 Windows 10 Ferramenta Criação de Mídia...

Leia mais

MODULO II - HARDWARE

MODULO II - HARDWARE MODULO II - HARDWARE AULA 01 O Bit e o Byte Definições: Bit é a menor unidade de informação que circula dentro do sistema computacional. Byte é a representação de oito bits. Aplicações: Byte 1 0 1 0 0

Leia mais

Atualizações de Software Guia do Usuário

Atualizações de Software Guia do Usuário Atualizações de Software Guia do Usuário Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste

Leia mais

Produção de Vídeos Didáticos: Tábua de Galton

Produção de Vídeos Didáticos: Tábua de Galton UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas; IFGW Instituto de Física Gleb Watagin; Relatório Final de F 809, Instrumentação para ensino: Produção de Vídeos Didáticos: Tábua de Galton André de Ávila Acquaviva,

Leia mais

Atualização Firmware Tablet AOC Breeze MW0922BR

Atualização Firmware Tablet AOC Breeze MW0922BR Modelos: Sintoma: Solução: Somente para o modelo: MW0922BR. Não inicializa o Android ; Trava / Não responde Comandos ; Problemas para instalar Aplicativos (Compatíveis) ; Interferência na imagem. Realizar

Leia mais

Sabará, 11 de agosto de 2015 RETIFICAÇÃO DO PREGÃO PRESENCIAL Nº 051/2015

Sabará, 11 de agosto de 2015 RETIFICAÇÃO DO PREGÃO PRESENCIAL Nº 051/2015 Sabará, 11 de agosto de 2015 RETIFICAÇÃO DO PREGÃO PRESENCIAL Nº 051/2015 A Prefeitura Municipal de Sabará, por meio da Secretaria Municipal de Administração, resolve RETIFICAR o Edital do Pregão Presencial

Leia mais

Menu USB 1. Buffer Trabalhos. Modo NPA Comutação p/ PCL Configuração p/ PS Buffer USB Binário PS p/ MAC. Imprimindo. Usando cores.

Menu USB 1. Buffer Trabalhos. Modo NPA Comutação p/ PCL Configuração p/ PS Buffer USB Binário PS p/ MAC. Imprimindo. Usando cores. Menu USB 1 Use o Menu USB para alterar as configurações da impressora que afetam uma porta Universal Serial Bus (USB) (Opção USB ). Selecione um item de menu para obter mais detalhes: Buffer Trabalhos

Leia mais

CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE Disciplina: Informática Básica (Hardware)

CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE Disciplina: Informática Básica (Hardware) CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE Disciplina: Informática Básica (Hardware) HARDWARE É a parte física do computador, ou seja, são as peças que compõem um PC; Nesse capítulo iremos aprender a conhecer algumas

Leia mais

Revisão LPI101. Tópicos e Objetivos. - 1.102 Instalação e Gerenciamento de Pacotes do Linux. - 1.104 Dispositivos, Sistemas de Arquivos Linux e o FHS

Revisão LPI101. Tópicos e Objetivos. - 1.102 Instalação e Gerenciamento de Pacotes do Linux. - 1.104 Dispositivos, Sistemas de Arquivos Linux e o FHS Tópicos e Objetivos - 1.101 Hardware e Arquitetura - - 1.103 Comandos GNU e Unix - 1.104 Dispositivos, Sistemas de Arquivos Linux e o FHS - 1.1.10 Sistema Xwindow 65 Questões em 90 minutos = 1m24s por

Leia mais

Aviso sobre o produto. Este guia descreve os recursos comuns à maioria dos modelos. Alguns recursos podem não estar disponíveis em seu computador.

Aviso sobre o produto. Este guia descreve os recursos comuns à maioria dos modelos. Alguns recursos podem não estar disponíveis em seu computador. Início Copyright 2015 HP Development Company, L.P. Windows é uma marca comercial do grupo de empresas da Microsoft. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso. As únicas

Leia mais

Hardware 2. O Gabinete. Unidades Derivadas do BYTE. 1 KB = Kilobyte = 1024B = 2 10 B. 1 MB = Megabyte = 1024KB = 2 20 B

Hardware 2. O Gabinete. Unidades Derivadas do BYTE. 1 KB = Kilobyte = 1024B = 2 10 B. 1 MB = Megabyte = 1024KB = 2 20 B 1 2 MODULO II - HARDWARE AULA 01 OBiteoByte Byte 3 Definições: Bit é a menor unidade de informação que circula dentro do sistema computacional. Byte é a representação de oito bits. 4 Aplicações: Byte 1

Leia mais

Welcome the programmation Linux with shell script!!! Seja bem vindo a programação Linux com shell script!!!

Welcome the programmation Linux with shell script!!! Seja bem vindo a programação Linux com shell script!!! Exemplos de shell scripts Esses exemplos são para você testar seu conhecimento geral em shell script. Após ver os exemplos, aconselho que você mesmo tentar escrever seus próprios scripts shell, assim que

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ARAUCÁRIA CNPJ: 76.105.535.0001-99 RUA, PEDRO DRUSZCZ, Nº 111 - CENTRO ARAUCARIA - PR

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ARAUCÁRIA CNPJ: 76.105.535.0001-99 RUA, PEDRO DRUSZCZ, Nº 111 - CENTRO ARAUCARIA - PR 11.353.046/000100 1 / 5 COMERCIAL ROSVADOSKI LTDA ME 201547 IMPRESSORA LASER Especificações Técnicas Mínimas Obrigatórias VELOCIDADE: Minima de impressão 30(trinta) PPM em formato A4;Tempo máximo de impressão

Leia mais

UFCD 0770 Dispositivos e Periféricos Formadora: Sónia Rodrigues

UFCD 0770 Dispositivos e Periféricos Formadora: Sónia Rodrigues UFCD 0770 Dispositivos e Periféricos Formadora: Sónia Rodrigues 0770 Dispositivos e Periféricos Objectivos da UFCD: Instalar e configurar dispositivos internos e externos no computador. Identificar as

Leia mais

Com uma melhoria no visual o sistema conta com novidades e alguns aprimoramentos nos recursos já existentes.

Com uma melhoria no visual o sistema conta com novidades e alguns aprimoramentos nos recursos já existentes. O Microsoft Windows XP traz maior estabilidade e segurança com um sistema operacional que aposentarde vez o velho MS-DOS. Esta nova versão herda do Windows NT algumas qualidades que fazem do XP a melhor

Leia mais

Memórias. Barramentos. Prof. Demétrios Coutinho

Memórias. Barramentos. Prof. Demétrios Coutinho Memórias Barramentos Prof. Demétrios Coutinho Barramento Organização Básica de Computadores Um caminho de comunicação entre duas ou mais unidades Compartilhado um usuário por vez A comunicação é do tipo

Leia mais

Turno/Horário Noturno PROFESSOR : Salomão Dantas Soares AULA Apostila nº

Turno/Horário Noturno PROFESSOR : Salomão Dantas Soares AULA Apostila nº UNIDADE 1I: SISTEMA COMPITACIONAL Elementos hardware e periféricos Um sistema computacional consiste num conjunto de dispositivos eletrônicos (hardware) capazes de processar informações de acordo com um

Leia mais

Manutenção de Computadores

Manutenção de Computadores Manutenção de Computadores Aula 9 Prof. Guilherme Nonino Rosa Apresentação: Prof. Guilherme Nonino Rosa - Graduado em Ciências da Computação pela Unifran Universidade de Franca no ano de 2000. - Pós-Graduado

Leia mais

TUTORIAL DE INSTAÇÃO DO WINDOWS SERVER 2008 R2

TUTORIAL DE INSTAÇÃO DO WINDOWS SERVER 2008 R2 Curso: Gerenciamento de Redes Matéria: Sistemas Operacionais de Rede (Windows\Linux) Grupo: Aldenice Nascimento, Anatanael França, Daniel Soares, Edvaldo Santos, Walter Rocha. TUTORIAL DE INSTAÇÃO DO WINDOWS

Leia mais

TUTORIAL WINDOWS 7. Curso Técnico em Informática. Aluno: Ricardo B. Magalhães Período: Noturno Profª: Patrícia Pagliuca

TUTORIAL WINDOWS 7. Curso Técnico em Informática. Aluno: Ricardo B. Magalhães Período: Noturno Profª: Patrícia Pagliuca GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA SECITEC ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA UNIDADE DE LUCAS DO RIO VERDE Curso Técnico em Informática

Leia mais

MANUAL SERVIÇOS E AGENDAMENTO

MANUAL SERVIÇOS E AGENDAMENTO MANUAL SERVIÇOS E AGENDAMENTO Versão 1.0 Novembro 2013 ÍNDICE 1 SERVIÇOS NO AUTOSYSTEM...3 2 CRIAR SERVIÇO E AGENDAR TAREFA...3 2.1 Criar Serviço e Agendar Tarefas no Ubuntu-LINUX...4 2.1.1 Como Usar o

Leia mais

Manual Banco de dados SQL Server

Manual Banco de dados SQL Server Manual Banco de dados SQL Server Introdução Serão apresentadas neste manual, as operações envolvendo uma conversão com banco de dados SQL Server. Incluindo a instalação do SQL Server Management Studio,

Leia mais

Virtualizando Sistema Operacional

Virtualizando Sistema Operacional INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARAÍBA CAMPUS CAMPINA GRANDE PROFESSOR: RHAVY MAIA GUEDES DATA: 11/05/2011 DISCIPLINA: INFORMÁTICA BÁSICA EXERCÍCIO PRÁTICO Leia com atenção todo o

Leia mais

Administração Central Cetec Capacitações Capacitação Sistema Operacional Linux Semana III

Administração Central Cetec Capacitações Capacitação Sistema Operacional Linux Semana III Capacitação Sistema Operacional Linux Semana III A estrutura dos diretórios do sistema GNU/Linux Gerenciador de diretórios e arquivos Para quem está acostumado a operar o Windows, vai notar que existe

Leia mais

Tecnologias de Informação e Comunicação. Conceitos Básicos

Tecnologias de Informação e Comunicação. Conceitos Básicos Tecnologias de Informação e Comunicação Conceitos Básicos Un1 Conceitos Básicos INFORMÁTICA Informação Automática Un1 Conceitos Básicos INFORMÁTICA Tratamento ou processamento da informação utilizando

Leia mais

Como Atualizar o SolidWorks Enterprise PDM. Atualização do Servidor

Como Atualizar o SolidWorks Enterprise PDM. Atualização do Servidor Como Atualizar o SolidWorks Enterprise PDM Atualização do Servidor Este tutorial tem como finalidade a explicação passo-a-passo de como realizar a atualização do SolidWorks enterprise PDM, seja ela para

Leia mais

01 INTRODUÇÃO 02 COLETANDO STATUS DO SISTEMA 03 TOOLBOX 04 ATUALIZANDO O SOFTWARE 05 ATUALIZANDO O MAPA

01 INTRODUÇÃO 02 COLETANDO STATUS DO SISTEMA 03 TOOLBOX 04 ATUALIZANDO O SOFTWARE 05 ATUALIZANDO O MAPA MANUAL DE ATUALIZAÇÃO DO RÁDIO ULC 1.X E 2.X DUSTER, LOGAN E SANDERO. SOFTWARE E MAPAS. DE-SA/ SI/ SM DEZEMBRO 2015 01 INTRODUÇÃO 02 COLETANDO STATUS DO SISTEMA 03 TOOLBOX 04 ATUALIZANDO O SOFTWARE 05

Leia mais

LABORATÓRIO DE SISTEMAS OPERACIONAIS. PROFª. M.Sc. JULIANA HOFFMANN QUINONEZ BENACCHIO

LABORATÓRIO DE SISTEMAS OPERACIONAIS. PROFª. M.Sc. JULIANA HOFFMANN QUINONEZ BENACCHIO LABORATÓRIO DE SISTEMAS OPERACIONAIS PROFª. M.Sc. JULIANA HOFFMANN QUINONEZ BENACCHIO O Linux se refere aos itens de hardware como dispositivos (devices), e os referencia como arquivos. Os arquivos de

Leia mais

EAC SOFTWARE GERÊNCIA DE SERVIÇOS E COORDENAÇÃO DE TREINAMENTOS. Autoinstalação SACI. Revisão: 03 (19/09/2013)

EAC SOFTWARE GERÊNCIA DE SERVIÇOS E COORDENAÇÃO DE TREINAMENTOS. Autoinstalação SACI. Revisão: 03 (19/09/2013) Autoinstalação SACI Última atualização em 19/09/2013 EAC SOFTWARE GERÊNCIA DE SERVIÇOS E COORDENAÇÃO DE TREINAMENTOS Autoinstalação SACI Revisão: 03 (19/09/2013) BELO HORIZONTE 2013 Convenções Tipográficas

Leia mais

Procedimentos para configuração do DWL-2100AP em modo Access Point

Procedimentos para configuração do DWL-2100AP em modo Access Point Procedimentos para configuração do DWL-2100AP em modo Access Point No modo Access Point o DWL-2100AP se conecta a várias máquinas, sejam elas notebooks ou desktops com adaptador wireless. Neste manual

Leia mais

Utilitário de Configuração

Utilitário de Configuração Utilitário de Configuração Manual do utilizador Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca comercial registada da Microsoft Corporation nos EUA. As informações aqui contidas

Leia mais

Capacitação Vix Linux. Marcos Alessandro <marcos@doctum.edu.br> By: Jacson RC Silva <jacsonrcsilva@gmail.com>

Capacitação Vix Linux. Marcos Alessandro <marcos@doctum.edu.br> By: Jacson RC Silva <jacsonrcsilva@gmail.com> Capacitação Vix Linux Marcos Alessandro By: Jacson RC Silva GRUB The GRand Unified Bootloader Gestor de Inicialização GRUB O que é Primeiro programa ao

Leia mais

Manutenção de Computadores Composição de um computador. Professor: Francisco Ary

Manutenção de Computadores Composição de um computador. Professor: Francisco Ary Manutenção de Computadores Composição de um computador Professor: Francisco Ary Introdução Composição de um computador: Composto de um conjunto de componentes, em sua maioria eletrônicos; (Hardware) 2

Leia mais

Criar uma máquina virtual para o Red Hat Enterprise Linux 6 no VirtualBox

Criar uma máquina virtual para o Red Hat Enterprise Linux 6 no VirtualBox Criar uma máquina virtual para o Red Hat Enterprise Linux 6 no VirtualBox Na tela inicial, clique em Novo : Escolha um nome para a máquina virtual, selecione o tipo Linux e a versão Red Hat (64 bit) :

Leia mais

Aula 05 PLACAS DE EXPANSÃO. IDENTIFICAÇÃO, INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E MANUTENÇÃO.

Aula 05 PLACAS DE EXPANSÃO. IDENTIFICAÇÃO, INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E MANUTENÇÃO. Aula 05 PLACAS DE EXPANSÃO. IDENTIFICAÇÃO, INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E MANUTENÇÃO. Arquitetura dos PCs Placa Mãe!!! Placa mãe Identificação da Placa Mãe Fabricante: GIGABYTE Modelo: GA-G41MT-S2P 286, 386,

Leia mais

Guia Rápido. Receptor TV Digital

Guia Rápido. Receptor TV Digital Guia Rápido Receptor TV Digital Receptor TV Digital Sumário Sumário...2 1. Conteúdo da Embalagem...3 2. Principais Características...3 2.1 Requisitos do Sistema...3 3. Procedimento de Instalação...4 3.1

Leia mais

Inserindo o SIM card no modem D-Link DWM-156

Inserindo o SIM card no modem D-Link DWM-156 Inserindo o SIM card no modem D-Link DWM-156 1- Abra a tampa lateral do dispositivo pressionando-a levemente e deslizando para o lado, conforme ilustração abaixo: 2- Após remover a tampa lateral, insira

Leia mais