Hardware. (Equipamentos Parte Física), ou seja, tudo o que podemos tocar com as mãos.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Hardware. (Equipamentos Parte Física), ou seja, tudo o que podemos tocar com as mãos."

Transcrição

1 Nossas tarefas, trabalhos e serviços ganharam agilidade com os computadores, facilitando nossas vidas. Para que esse equipamento possa tornar o nosso trabalho mais fácil e rápido, é necessário um conjunto chamado de Hardware e Software. Hardware (Equipamentos Parte Física), ou seja, tudo o que podemos tocar com as mãos. HARDWARE PARTE FÍSICA

2 O hardware é subdivido em: Unidade Central de Processamento (UCP ou CPU) Processador; Memória; Periféricos de Entrada e Saída de Dados (E/S) Esquema demonstrativo das partes do Hardware no Computador. ENTRADA DE DADOS UNIDADE CENTRAL DE PROCESSAMENTO SAÍDA DE RESULTADOS MEMÓRIAS

3 Cada uma das partes do hardware tem uma finalidade distinta, como veremos abaixo: Placa Mãe: Como o próprio nome sugere, é a principal placa no computador, onde todos os dispositivos são conectados. Ela pode possuir dispositivos onboard ou offboard. A placa mãe faz comunicação através de bits de dados em seu barramento. Placa Mãe Onboard: Denominação dada as placas que ficam dentro da placa mãe e não podem ser retiradas. Estas placas geralmente possuem dispositivos como placas de vídeos, rede, som, modem, etc. Embora isso tenha seu preço: o desempenho de computadores com placas mães onboard, usualmente é pior do que computadores com placas offboard. Obs: a placa onboard rouba memória RAM deixando o computador mais lento e não é 3d. Placa Mãe Off Board: Oposto de onboard são as placas que não estão diretamente na placa mãe e devem ser encaixadas na mesma, nos slot adequado para isso. Unidade Central de Processamentos (UCP) Processador: é um circuito integrado que realiza as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador, por isso é considerado o cérebro do mesmo. Fonte de Energia: alimenta todos os componentes internos de um computador, podendo ser usado em 110 ou 220w. Existem dois tipos AT e ATX. Slot: é um termo em inglês para designar ranhura, fenda, conector, encaixe ou espaço. Sua função é ligar os periféricos ao barramento e suas velocidades são correspondentes as do seus respectivos barramentos. Nas placas mãe são encontrados vários slots para o encaixe de placas (vídeo, som, modem, rede, etc). Alguns exemplos de slots: ISA (não utilizada), PCI (Branco), AGP (não utiliza Marrom) E PCI Express (sem cor definida e é mais fina). Antes de falarmos propriamente das memórias, temos que conhecer as unidades de medida, utilizadas para determinar o seu tamanho, ou seja, a sua capacidade de armazenamento:

4 1 Bit = 0 ou 1 1 Byt (B) = 8 bits (1 caractere, ou seja, 1 letra ou número) 1 Kilobyte (KB) = 1024 B (ou aproximadamente 1000B) 1 Megabyte (MB) = 1024 KB (ou aproximadamente 1000 KB) 1 Gigabyte (GB) = 1024 MB (ou aproximadamente 1000 MB) 1 Terabyte (MB) = 1024 GB (ou aproximadamente 1000 GB) Memória: Parte do computador que é responsável pelo armazenamento de tudo que existe nele, sendo divida em Memória Principal e Memória Auxiliar, também conhecida como Memória Secundária. Memórias Principais Memória Cachê: A memória cachê é uma memória rápida utilizada para armazenar os dados mais utilizados, tornando o micro mais rápido. Memória Rom: memória somente de leitura e permanente, armazena todas as configurações da placa mãe, seu conteúdo é programado de fabrica e subdivide-se em Bios (Sistema Básico de Entrada e Saída), informando ao sistema operacional (windows) toas as configurações realizadas na placa mãe e no setup; Setup é uma tela azul onde é feita as configurações da placa mãe. Por exemplo a data e hora; e Post é a tela inicial onde é feita a apresentação de todas as configurações realizadas na placa mãe e também informa possíveis erros. Memória Ram: Conhecida popularmente como pente de memória. Essa memória armazena temporariamente os dados acessados pelo computador, quando desligado ela é limpa. Memórias Secundárias Disco Flexível: Disquete, no Windows fazemos referência através da unidade A: com tamanho de 1,44 MB. Disco Rígido: Winchester ou HD tem a função de armazenar dados, informações. No Windows, fazemos referência através da unidade C:, com tamanhos variados com de 20GB, 40GB, 80GB, 160GB, etc, dos tipos PATA, SATA I, SATA II e SCIS.

5 Disco Ótico: compact Disc ou CD CD-ROM: Permite Leitura; CD-WORN: permite uma única gravação; CD - Regravável(CD-RW): permite gravar e regravar. Os tipos de cd utilizados para gravação possuem diversas capacidades de armazenamento. DVD, DVD-R e DVD-RW: são tipos de DVD que permitem gravação e tem capacidade em torno de 4GB. PERIFÉRICOS DE ENTRADA E SAIDA (E/S) São dispositivos que permitem que o usuário comunique-se com o computador e viceversa. Observe a lista: Câmera de vídeo conferência: periférico de entrada, utilizado para capturar imagens externas e trazê-las para o computador. Utilizado na Internet para conversar com as pessoas. Câmera Digital: periférico de entrada utilizada para capturar fotos digitais e gravá-las em diversas memórias, como RAM, flash, disquete, CD-R, etc. Joystick: periférico de entrada utilizado em jogos eletrônicos como controlador, de forma similar aos de vídeo games. Leitora de código de barras: periférico de entrada, utilizado em mercados para ler os chamados códigos de barras, nas mercadorias. Microfone: periférico de entrada utilizado em diversas aplicações de multimídia, como por exemplo conversar com uma pessoa na internet.

6 Mouse: periférico de entrada, utilizado para apontar itens e desenhos na tela do computador. Atualmente o mouse é composto por 3 botões: Botão Esquerdo: utilizado para acessar ou selecionar programas, ícones, pastas, abrir e fechar janelas. Botão Direito: utilizado para acessar opções através das quais podemos trabalhar de forma mais rápida, com ele abrimos o menu de atalho onde escolhemos a opção como o botão esquerdo. Botão Scroll: utilizado para fazer a rolagem do que é exibido na tela, para cima ou para baixo. Placas de TV/Rádio: periférico de entrada, que permite por exemplo conectar um cabo de televisão ao computador permitindo assistir programas de TV. Placa de Vídeo: Responsável por gerar a imagem visualizada no monitor. A placa pode ser on board ou off board. Placa de Som: Dispositivo de som permanente. Ela é responsável de emitir o som que ouvimos do computador. Scanner: periférico de entrada, responsável por recuperar imagens (fotos) que colocamos neste equipamento e trazê-la para o computador, permitindo que as imagens sejam digitalizadas. Teclado: periférico de entrada. Dispositivo que nos auxilia com entrada de informações no computador através do seu grupo de teclas. Caixa de Som: periférico de saída utilizado para que o computador produza sons, a exemplo das músicas.

7 Projetor Multimídia: periférico de saída, utilizado em aulas e palestras, para se realizar a apresentação de conteúdo diretamente do computador para um quadro-branco. Um modelo mais antigo deste aparelho seria o Data Show. No-break: é um dispositivo que oferece uma proteção extra ao seu equipamento. No caso da falta de energia elétrica, o no-break continua alimentando o seu micro durante o tempo necessário para que você salve o seu trabalho. Impressora: Periférico de saída utilizado para colocar no papel tudo o que o usuário possa produzir, como: textos, desenhos, etc. As impressoras estão divididas em duas categorias: Impacto - Matricial, de linha e Margarida, utilizada para imprimir documentos fiscais, devido a possibilidade de utilizar papel carbono. Não Impacto: Laser, Jato de Tinta. Monitor ou Vídeo: periférico de saída utilizado para visualizar as imagens produzidas pelo computador, de forma a orientar o usuário sobre o que está acontecendo. Para mostrar a imagem nos monitores, temos a placa de vídeo que evolui, permitindo uma melhor qualidade da imagem, os monitores são classificados de acordo com a tecnologia de vídeo. Temos o CRT, e os chamados de LCD, monitores mais modernos com qualidade de pixels maior, ou seja, melhor qualidade de suas cores e visualização. Monitor Sensível ao toque: periférico de entrada/saída utilizado pelo usuário para ver as imagens geradas pelo computador e também selecionar itens na tela, diretamente, sem auxilio do mouse ou teclado. Modem: periférico de entrada/saída muito utilizado para permitir a conexão do computador a Internet através da linha telefônica analógica. Placa de Rede: periférico de entrada/saída com utilização bastante difundida para montagem de redes de computadores ou para conectar a Internet, usando um acesso banda larga.

8 Leitora de Cd (Unidade de CD-ROM): periférico de entra utilizado por diversos usuários, para permitir o acesso ás informações contidas em CD, como: Cd com programas ou músicas. Gravadora de CD: periférico de entra/saída utilizado por diversos usuários, para permitir a gravação (CD-R) e regravação (CD-RW) de dados em CD. Unidade de Disco (Drive de Disquete): periférico de entrada/saída que permite a gravação e a leitura de disquete de 1,44 MB. Hoje em dia os computadores já não são vendidos com esse drive, devido ao surgimento de outro periférico com maior capacidade de armazenamento, durabilidade e facilidade de uso. Disco Rígido (Winchester ou HD): periférico de entrada/saída utilizado para armazenar os arquivos e programas do usuário. É considerado tanto uma memória auxiliar, quanto um periférico.

Objetivos da aula. Recursos de Sistemas de Informação

Objetivos da aula. Recursos de Sistemas de Informação Recursos de Sistemas de Informação Disciplina: Sistemas de Informações Gerenciais Prof. Luiz Antonio do Nascimento Anhanguera Taboão da Serra Objetivos da aula Fornecer exemplos de componentes de Sistemas

Leia mais

Curso de Sistemas de Informação Campus Guaíba Cursos de Informática Projeto de Inclusão Digital APOSTILA APOSTILA CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA

Curso de Sistemas de Informação Campus Guaíba Cursos de Informática Projeto de Inclusão Digital APOSTILA APOSTILA CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA Agosto, 2006 Apresentação A apostila de Conceitos Básicos de Informática tem por objetivo apresentar aos alunos os conceitos relacionados à área de tecnologia. Esquema

Leia mais

Introdução Informática e TIC. Prof. Ivo Júnior

Introdução Informática e TIC. Prof. Ivo Júnior Introdução Informática e TIC Prof. Ivo Júnior O que é informática?? É o ramo do conhecimento que cuida dos conceitos, procedimentos e técnicas referentes ao processamento ou tratamento de conjuntos de

Leia mais

O Sistema de Computação

O Sistema de Computação O Sistema de Computação Professor: Alex Sandro Forghieri alex.forghieri@ifsc.edu.br O Sistema de Computação INTRODUÇÃO Introdução Sistemas Computacionais podem ser divididos em camadas: Aplicativos Sistema

Leia mais

Nosso Site. http://www.cintegrado.com.br/anapolis/

Nosso Site. http://www.cintegrado.com.br/anapolis/ Nosso Site http://www.cintegrado.com.br/anapolis/ MÓDULO I INFORMÁTICA BÁSICA Endereço do grupo Endereço da web atual: http://douglasddp.wordpress.com.br Endereço de e-mail atual: douglas.ddp@gmail.com

Leia mais

Introdução. Hardware (Parte III) Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação. joseana@computacao.ufcg.edu.

Introdução. Hardware (Parte III) Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação. joseana@computacao.ufcg.edu. Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação Introdução à Computação Hardware (Parte III) Prof. a Joseana Macêdo Fechine Régis de Araújo joseana@computacao.ufcg.edu.br Carga

Leia mais

Prof. Alessandro Introdução a Computação Aula 2 Curso Técnico Módulo I. do computador. A placa-mãe é a maior placa encontrada no gabinete.

Prof. Alessandro Introdução a Computação Aula 2 Curso Técnico Módulo I. do computador. A placa-mãe é a maior placa encontrada no gabinete. O processador é responsável pelo fluxo da informação na máquina, dessa forma podemos chamá-lo de CPU (Unidade de Processamento e Controle), o processador é um chip localizado na placa-mãe do computador.

Leia mais

Histórico e Evolução da Computação

Histórico e Evolução da Computação Lista de Exercícios Introdução à Informática Professor: Sérgio Salazar Histórico e Evolução da Computação O 1º computador foi o ENIAC, utilizado para montar tabelas para o cálculo de projéteis na 2ª Guerra

Leia mais

HARDWARE INFORMÁTICA. Prof.: MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br

HARDWARE INFORMÁTICA. Prof.: MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br INFORMÁTICA Prof.: MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br HARDWARE O COMPUTADOR, INDEPENDENTE DO TIPO: PARA QUE ISTO POSSA OCORRER TEMOS QUE ALIMENTÁLO COM DADOS E AGUARDAR O RETORNO DESTE PROCESSAMENTO.

Leia mais

-Periféricos -Dispositivos de Entrada/Saída - Unidade de medida. Gustavo Catarino da Costa Wilson Coelho Neto Paulo Wesley Fogaça

-Periféricos -Dispositivos de Entrada/Saída - Unidade de medida. Gustavo Catarino da Costa Wilson Coelho Neto Paulo Wesley Fogaça -Periféricos -Dispositivos de Entrada/Saída - Unidade de medida Gustavo Catarino da Costa Wilson Coelho Neto Paulo Wesley Fogaça O que é o Computador? Máquina composta de partes eletrônicas e eletromecânicas

Leia mais

TIPO DE COMPUTADORES VALE A PENA CONHECER SMARTPHONES

TIPO DE COMPUTADORES VALE A PENA CONHECER SMARTPHONES TIPO DE COMPUTADORES DESKTOPS 1 - NOTEBOOKS 2 - NETBOOKS VALE A PENA CONHECER SMARTPHONES 1 VALE A PENA CONHECER TABLETS VALE A PENA CONHECER TABLETS E/OU NETBOOKS 2 SISTEMA COMPUTACIONAL COMPLETO PEOPLEWARE

Leia mais

Esta é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo

Esta é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo Esta é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo Manual Kit Multimídia na Sala do Professor 1 O Projeto Kit Multimídia na Sala do Professor Em mais uma iniciativa destinada a valorizar os educadores

Leia mais

Curso Técnico de Informática de Sistemas

Curso Técnico de Informática de Sistemas Curso Técnico de Informática de Sistemas Módulo: 770 Dispositivos e periféricos Formador: Henrique Fidalgo Objectivos da UFCD: Instalar e configurar dispositivos internos e externos no computador. Identificar

Leia mais

Profa. Leda G. F. Bueno

Profa. Leda G. F. Bueno Profa. Leda G. F. Bueno O computador pode ser descrito como um sistema. Sendo um sistema, este pode ser esquematizado como a entrada de insumos, processamento e saída do produto final No caso do computador

Leia mais

CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE Disciplina: Informática Básica (Hardware)

CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE Disciplina: Informática Básica (Hardware) CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE Disciplina: Informática Básica (Hardware) HARDWARE É a parte física do computador, ou seja, são as peças que compõem um PC; Nesse capítulo iremos aprender a conhecer algumas

Leia mais

Componentes de Hardware. Raio X dos Computadores

Componentes de Hardware. Raio X dos Computadores Componentes de Hardware Raio X dos Computadores Resumo da Aula sobre Hardware Hardware: todo o equipamento, suas peças, isto é, tudo o que "pode ser tocado (parte Física), denomina-se hardware. Alguns

Leia mais

DSC/CEEI/UFCG. Introdução à Computação

DSC/CEEI/UFCG. Introdução à Computação DSC/CEEI/UFCG Introdução à Computação Entrada e Saída O usuário se comunica com o núcleo do computador (composto por UCP e memória principal) através de dispositivos de entrada e saída (dispositivos de

Leia mais

O Sistema de Computação

O Sistema de Computação O Sistema de Computação Arquitetura de Computadores Prof. Vilson Heck Junior O Sistema de Computação INTRODUÇÃO Introdução Sistemas Computacionais podem ser divididos em camadas: Aplicativos Sistema Operacional

Leia mais

27/02/2012 CEV TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CEV. Prof. OCEAN A. SANTOS. Sistema Binário; Unidades de Medidas; Hardware.

27/02/2012 CEV TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CEV. Prof. OCEAN A. SANTOS. Sistema Binário; Unidades de Medidas; Hardware. CEV 1 CEV TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Prof. OCEAN A. SANTOS Sistema Binário; Unidades de Medidas; Hardware. 1 HARDWARE Sistema Binário Bit Byte Sistema Binário; Unidades de Medidas; Hardware: CPU Placa-Mãe

Leia mais

Componentes do Computador

Componentes do Computador Computador Um computador é uma máquina composta de um conjunto de partes eletrônicas e eletromecânicas, com capacidade de coletar, armazenar e manipular dados, além de fornecer informações, tudo isso de

Leia mais

HARDWARE PROF. ANDRÉ CARDIA

HARDWARE PROF. ANDRÉ CARDIA HARDWARE PROF. ANDRÉ CARDIA andre@andrecardia.com.br AGENDA INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA PROCESSADOR MEMÓRIAS Professor André Cardia 1 INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA SISTEMA COMPUTACIONAL DISPOSITIVO ELETRÔNICO,

Leia mais

Noções de Informática INSS. Novo Curso. Aula 01

Noções de Informática INSS. Novo Curso. Aula 01 127767 Noções de Informática INSS Novo Curso Aula 01 http://facebook.com/profricardobeck contato@profricardobeck.com.br Mensurando Dados Sistema de numeração Binário (0 e 1) Fax/Modem 56 Kbps Placa de

Leia mais

O Interior do Micro. Observe os computadores: Fonte:

O Interior do Micro. Observe os computadores: Fonte: O Interior do Micro Observe os computadores: Fonte: http://www.laercio.com.br 1 Interior do Micro O Interior do PC Componentes 1 2 3 4 - Placa mãe - Placa de vídeo - Processador Memória 5 Disco Rígido

Leia mais

Introdução à Informática. Por Edivaldo Laureano Pires Filho

Introdução à Informática. Por Edivaldo Laureano Pires Filho Introdução à Informática Por Edivaldo Laureano Pires Filho Definição de sistema Sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado

Leia mais

Professor: Lau Cheuk Lung

Professor: Lau Cheuk Lung Introdução à Informática Professor: Lau Cheuk Lung Conceitos Básicos Sistemas computacionais 2 partes básicas: hardware e software HARDWARE SOFTWARE É a parte mecânica e física da máquina, com seus componentes

Leia mais

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA Hardware & Software Macau-RN Novembro/2014 Sumário Introdução... 1 Evolução dos computadores... 1 Hardware...

Leia mais

Organização e Arquitetura de Computadores

Organização e Arquitetura de Computadores Organização e Arquitetura de Computadores Placa de Mãe Prof. Luiz Antonio do Nascimento Definição A placa mãe é uma placa plana de circuito impresso localizado dentro do gabinete com um conjunto de chips

Leia mais

Modem e rede local Guia do usuário

Modem e rede local Guia do usuário Modem e rede local Guia do usuário Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso. As únicas garantias para produtos

Leia mais

ELEMENTOS DE COMPUTADORES

ELEMENTOS DE COMPUTADORES 1 ELEMENTOS DE COMPUTADORES Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com ELEMENTOS DE COMPUTADORES Carga horária: 16 horas/aula Competência: Conhecer a arquitetura

Leia mais

INFORMÁTICA (NCINF) CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE

INFORMÁTICA (NCINF) CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE INFORMÁTICA (NCINF) CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE COCNEITOS BÁSICOS DE HARDWARE COMPUTADOR QUANTO AO TIPO COMPUTADOR SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO o Analógico o Digital o Híbrido o Hardware (parte física) o Software

Leia mais

Introdução. à Informática. Wilson A. Cangussu Junior. Escola Técnica Centro Paula Souza Professor:

Introdução. à Informática. Wilson A. Cangussu Junior. Escola Técnica Centro Paula Souza Professor: Introdução à Informática Escola Técnica Centro Paula Souza Professor: Wilson A. Cangussu Junior Vantagens do computador Facilidade de armazenamento e recuperação da informação; Racionalização da rotina,

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Professor: Jailson Torquato Conceitos Iniciais Mensuramento da Informação Sistemas de Numeração Binário Dois Símbolos Octal Oito Símbolos Decimal Dez Simbolos Hexadecimal Dezesseis

Leia mais

O Sistema de Computação

O Sistema de Computação Departamento de Ciência da Computação - UFF O Sistema de Computação Profa. Débora Christina Muchaluat Saade debora@midiacom.uff.br O Sistema de Computação Capítulo 2 Livro do Mário Monteiro Componentes

Leia mais

INFORMÁTICA. www.fatodigital.com.br. Introdução à Informática Hardware CONHECIMENTOS BÁSICOS EM INFORMÁTICA

INFORMÁTICA. www.fatodigital.com.br. Introdução à Informática Hardware CONHECIMENTOS BÁSICOS EM INFORMÁTICA Introdução à Informática Hardware 1 CONHECIMENTOS BÁSICOS EM INFORMÁTICA Hardware - parte física do equipamento, ou seja, tudo aquilo que é palpável. Software - programas. Peopleware - parte humana do

Leia mais

Processamento de Dados aplicado à Geociências. AULA 1: Introdução à Arquitetura de Computadores

Processamento de Dados aplicado à Geociências. AULA 1: Introdução à Arquitetura de Computadores 1 Processamento de Dados aplicado à Geociências AULA 1: Introdução à Arquitetura de Computadores UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GEOPROCESSAMENTO

Leia mais

Placa mãe mainboard motherboard

Placa mãe mainboard motherboard Também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso eletrônico. É considerado o elemento mais importante de um computador, pois tem como função permitir que o processador se comunique

Leia mais

Introdução ao Hardware Informática Básica e Aplicada PROFESSOR: DANIEL BRANDÃO

Introdução ao Hardware Informática Básica e Aplicada PROFESSOR: DANIEL BRANDÃO Introdução ao Hardware Informática Básica e Aplicada PROFESSOR: DANIEL BRANDÃO 1 Quem sou eu? Daniel Brandão Graduado em Sistemas para Internet Especialista em Tecnologia Para Aplicações Web Desenvolvedor

Leia mais

Instalação e Manutenção de Computadores Sandra Silva

Instalação e Manutenção de Computadores Sandra Silva Instalação e Manutenção de Computadores Sandra Silva 2010 Unicenter. Todos os direitos reservados Hardware vs software Hardware É a parte física do computador, ou seja, o conjunto de dispositivos responsáveis

Leia mais

BARRAMENTO. Caminho de Dados

BARRAMENTO. Caminho de Dados BARRAMENTO Caminho de Dados Conceito Um barramento é simplesmente um circuito que conecta uma parte da placa-mãe à outra. Quanto mais dados o barramento consegue ter de uma só vez, mais rápido a informação

Leia mais

- Campus Salto. Disciplina: Sistemas de Arquivos Docente: Fernando Santorsula E-mail: fernandohs@ifsp.edu.br

- Campus Salto. Disciplina: Sistemas de Arquivos Docente: Fernando Santorsula E-mail: fernandohs@ifsp.edu.br Disciplina: Sistemas de Arquivos Docente: Fernando Santorsula E-mail: fernandohs@ifsp.edu.br Sistemas de Arquivos- Parte 2 Pontos importantes de um sistema de arquivos Vários problemas importantes devem

Leia mais

Informática Aplicada

Informática Aplicada Informática Aplicada Aula 1 Introdução Diogo Pinheiro Fernandes Pedrosa Departamento de Ciências Exatas e Naturais Universidade Federal Rural do Semi-Árido Introdução Informática informação aplicada; Pressupõe

Leia mais

INFORMÁTICA. Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site:

INFORMÁTICA. Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site: INFORMÁTICA Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site: www.veniciopaulo.com Graduado em Análises e Desenvolvimento de Sistemas Analista de Sistemas (Seplag) Instrutor(Egp-Ce) Professor(CEPEP) CONCEITOS

Leia mais

Hardware pode ser definido como sendo um conjunto de equipamentos que integram o computador como placas, drives, monitor, equipamentos periféricos

Hardware pode ser definido como sendo um conjunto de equipamentos que integram o computador como placas, drives, monitor, equipamentos periféricos Hardware Hardware pode ser definido como sendo um conjunto de equipamentos que integram o computador como placas, drives, monitor, equipamentos periféricos como impressoras, scanner, etc. Unidades Periféricas

Leia mais

7º ano Ano letivo 2015/2016. Artur Ramísio

7º ano Ano letivo 2015/2016. Artur Ramísio 7º ano Ano letivo 2015/2016 Artur Ramísio Componentes básicos do computador: hardware e software; unidade de sistema; dispositivos de entrada e saída de dados e informação. Realização de ficha de trabalho

Leia mais

Informática. Hardware e Software. Professor Marcelo Leal.

Informática. Hardware e Software. Professor Marcelo Leal. Informática Hardware e Software Professor Marcelo Leal www.acasadoconcurseiro.com.br Informática CONCEITOS DE HARDWARE E SOFTWARE Conceitos Gerais; Dispositivos de entrada e saída de Dados; Unidade de

Leia mais

Voltar. Voltar. Voltar

Voltar. Voltar. Voltar Introdução à Informática Capítulo 1 Computadores: Ferramentas para a Era da Informação Objetivos Descrever as características fundamentais dos computadores. Identificar os componentes básicos de um sistema

Leia mais

Apresentação do Microsoft Excel

Apresentação do Microsoft Excel Aula 03 Apresentação do Microsoft Excel Microsoft Excel é um programa desenvolvido para trabalhar com cálculos feitos em planilhas eletrônicas, desenvolvimento de gráficos e controlador de banco de dados.

Leia mais

HARDWARE. Objetivo desta aula Detalhar a parte física do computador e seus principais componentes

HARDWARE. Objetivo desta aula Detalhar a parte física do computador e seus principais componentes HARDWARE Objetivo desta aula Detalhar a parte física do computador e seus principais componentes Tópicos abordados Conceito de Hardware Periféricos de entrada Periféricos de saída Periféricos de entrada

Leia mais

1.3. CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA

1.3. CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA 1.3. CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA Informática pode ser considerada como significando informação automática, ou seja, a utilização de métodos e técnicas no tratamento automático da informação. Para

Leia mais

WINDOWS XP. Autor: Amarildo Correia de Melo

WINDOWS XP. Autor: Amarildo Correia de Melo WINDOWS XP Autor: Amarildo Correia de Melo COLEÇÃO NAVEGANDO NO WINDOWS XP INFORMÁTICA Editora Melo LTDA 1ª EDIÇÃO 2015 DEDICATÓRIA: À minha família, pelo o incentivo e companheirismo. " O Senhor é meu

Leia mais

BARRAMENTO. Caminho de Dados

BARRAMENTO. Caminho de Dados BARRAMENTO Caminho de Dados Conceito Um barramento é simplesmente um circuito que conecta uma parte da placa-mãe à outra. Quanto mais dados o barramento consegue ter de uma só vez, mais rápido a informação

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Grupo V Mestrado Informática Educacional Introdução à Informática Conceitos Fundamentais Dados conjuntos de informação em bruto que, através de determinados processos, se transformam em informação. Processamento

Leia mais

Prof. Daniel Gondim danielgondimm@gmail.com. Informática

Prof. Daniel Gondim danielgondimm@gmail.com. Informática Prof. Daniel Gondim danielgondimm@gmail.com Informática Componentes de um SC Entrada e Saída Entrada e saída visão do usuário Usuários submetem dados (entrada) ao computador para obter informação (saída)

Leia mais

Montagem e Manutenção de Computadores

Montagem e Manutenção de Computadores Montagem e Manutenção de Computadores Organização dos Computadores Aula de 04/03/2016 Professor Alessandro Carneiro Introdução Um computador consiste de vários dispositivos referidos como hardware: o teclado,

Leia mais

MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES

MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES BRUNO RAÍNNI DIVERGÊNCIAS DE OPINIÃO CASUAL O conteúdo desta obra, inclusive revisão ortográfica, é de responsabilidade exclusiva do autor Escreva aqui sua dedicatória...

Leia mais

Requerimento minimo do PC. Instalando o Client Exclusivo 1. Insira o CD fornecido na unidade do disco e dê dois cliques em UMSClient(XXXX).exe.

Requerimento minimo do PC. Instalando o Client Exclusivo 1. Insira o CD fornecido na unidade do disco e dê dois cliques em UMSClient(XXXX).exe. Acesso de rede usando Client exclusivo (S/W) O SDVR fornece um recurso de monitoramento remoto ao vivo. A monitoração remota exige a instalação do Client exclusivo (S/W) no seu PC. OBSERVAÇÃO Em uma rede

Leia mais

INFORMÁTICA BÁSICA. Prof. Alex Santos. Informática Básica. alex.santos@ifrn.edu.br

INFORMÁTICA BÁSICA. Prof. Alex Santos. Informática Básica. alex.santos@ifrn.edu.br INFORMÁTICA BÁSICA Informática Básica Prof. Alex Santos C a m p u s Pa u d o s Fe r r o s D i s c i p l i n a d e I n f o rm á t i c a B á s i c a alex.santos@ifrn.edu.br INTRODUÇÃO A informática nos dias

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Organização de Computadores ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Curso: Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação Ano: 2011 Barramento Para falarmos de barramento precisamos comentar sobre a placa mãe: Antes

Leia mais

Q1 Q2 Q3 Total. Nome. Assinatura -

Q1 Q2 Q3 Total. Nome. Assinatura - Fundação CECIERJ - Vice Presidência de Educação Superior a Distância Curso de Tecnologia em Sistemas de Computação UFF Disciplina: INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA AP1-2 o semestre de 2008 Data... Nome Assinatura

Leia mais

FUNDAMENTOS DE WINDOWS INFORMÁTICA / IFRN/PRONATEC 1. O Windows

FUNDAMENTOS DE WINDOWS INFORMÁTICA / IFRN/PRONATEC 1. O Windows Disciplina de Informática Fundamentos de Windows FUNDAMENTOS DE WINDOWS INFORMÁTICA / IFRN/PRONATEC 1 O Windows Mais do que um simples pano de fundo, a Área de Trabalho (desktop, em inglês) é um elemento

Leia mais

Placas Gráficas. Placas Gráficas. Placas Gráficas. Placas Gráficas. O que é? Para que serve? Resolução (cont.) Resolução

Placas Gráficas. Placas Gráficas. Placas Gráficas. Placas Gráficas. O que é? Para que serve? Resolução (cont.) Resolução O que é? Para que serve? -A função das placas gráficas é a de construir as imagens que são apresentadas nos monitores dos computadores. -O conteúdo dessa memória está sempre a ser actualizado pela placa

Leia mais

4 Sistema Computacional:

4 Sistema Computacional: 4 Sistema Computacional: Hardware: são os componentes e dispositivos eletrônicos que operando em conjunto com outros componentes ou mesmo individualmente realizam uma das funções de um sistema de computação.

Leia mais

Manual de Instalação do PVR-TV USB2.0

Manual de Instalação do PVR-TV USB2.0 Manual de Instalação do PVR-TV USB2.0 Conteúdo Versão2.1 Capítulo 1 : Instalação do PVR-TV USB2.0...2 1.1 Conteúdo da Embalagem...2 Exigências do Sistema...2 1.3 Instalação do Hardware...2 Capítulo 2 :

Leia mais

5ª AULA OBJETIVOS: PLACA MÃE TIPOS DE PLACAS-MÃE COMPONENTES BÁSICOS APOSTILA PÁGINAS: 57 A 83.

5ª AULA OBJETIVOS: PLACA MÃE TIPOS DE PLACAS-MÃE COMPONENTES BÁSICOS APOSTILA PÁGINAS: 57 A 83. HARDWARE Montagem e Manutenção de Computadores Instrutor: Luiz Henrique Goulart 5ª AULA OBJETIVOS: PLACA MÃE TIPOS DE PLACAS-MÃE COMPONENTES BÁSICOS APOSTILA PÁGINAS: 57 A 83. O O QUE ESTUDAR NUMA PLACA-MÃE?

Leia mais

HD Cap Express Manual do Usuário

HD Cap Express Manual do Usuário HD Cap Express Manual do Usuário 1. Introdução Cap Express HD é um dispositivo de captura de video PCI-E para TV analógica e digital (HDMI). Ele tem um composto, s-video, componente e HDMI, entrada de

Leia mais

Dispositivos Externos

Dispositivos Externos Dispositivos Externos Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso. As únicas garantias para produtos

Leia mais

Curso Básico de Hardware

Curso Básico de Hardware Curso Básico de Hardware Arquitetura de Computadores I Conceitos Iniciais Versão 1.0 1999 Robson S. Martins http://www.robsonmartins.com Informações sobre o curso Este curso de Informática tem por objetivo

Leia mais

Placas de Som. Prof. Alexandre Beletti Ferreira

Placas de Som. Prof. Alexandre Beletti Ferreira Placas de Som Prof. Alexandre Beletti Ferreira Introdução Placa de som é o dispositivo responsável por reproduzir o som de arquivos que contenham áudio nas caixas de som do computador ou outro dispositivo

Leia mais

Componentes do Computador

Componentes do Computador Curso Técnico em Informática Módulo Subsequente Suporte Técnico Componentes do Computador INSTITUTO FEDERAL PARANÁ Campus Umuarama Professor Douglas Mariano douglas.santos@ifpr.edu.br Aula 02 CANTALICE,

Leia mais

Introdução à Ciência da Informação

Introdução à Ciência da Informação Introdução à Ciência da Informação Prof. Edberto Ferneda Software 1 Software Níveis de Software Hardware Software Aplicativos Software Tipos de Software Softwares Aplicativos de Sistema (Utilitários) Finalidades

Leia mais

Conceitos sobre Computadores

Conceitos sobre Computadores Conceitos sobre Computadores Prof. UNESP - São José do Rio Preto Linguagem Computacional Neste tópico veremos: Os Componentes físicos dos computadores O hardware: principais partes dos computadores atuais.

Leia mais

LIC. Organização e Estrutura Básica Computacional. Prof. Marcelo Costa Oliveira 2006, Marcelo Costa oliveira

LIC. Organização e Estrutura Básica Computacional. Prof. Marcelo Costa Oliveira 2006, Marcelo Costa oliveira LIC Organização e Estrutura Básica Computacional Prof. Marcelo Costa Oliveira licufal@gmail.com História 1946 Inventado o 1º computador eletrônico de grande porte ENIAC Universidade da Pensilvania: 18.000

Leia mais

Softwares, Aplicativos e Sistemas Operacionais

Softwares, Aplicativos e Sistemas Operacionais Softwares, Aplicativos e Sistemas Operacionais Aula 04 Introdução ao Computador Arthur Porto - IFNMG Campus Salinas arthur.porto@ifnmg.edu.br arthurporto.com.br Aula 04 Introdução ao Computador Softwares,

Leia mais

UFCD 0770 Dispositivos e Periféricos Formadora: Sónia Rodrigues

UFCD 0770 Dispositivos e Periféricos Formadora: Sónia Rodrigues UFCD 0770 Dispositivos e Periféricos Formadora: Sónia Rodrigues 0770 Dispositivos e Periféricos Objectivos da UFCD: Instalar e configurar dispositivos internos e externos no computador. Identificar as

Leia mais

i TIC 7/8 Funcionamento de um computador Informação 7 Unidade 1 A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias

i TIC 7/8 Funcionamento de um computador Informação 7 Unidade 1 A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias i TIC 7/8 Informação 7 Funcionamento de um computador Unidade 1 A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias BIT Unidades de Informação BI NARY BIT DIG IT A unidade mínima de informação, com

Leia mais

Professor: M. Sc. Cristiano Mariotti

Professor: M. Sc. Cristiano Mariotti Professor: M. Sc. Cristiano Mariotti http://www.mscmariotti.pro.br As informações processadas nos computadores são compostas por caracteres, sendo que cada caractere, representado por 0 ou 1, é chamado

Leia mais

Memórias. Barramentos. Prof. Demétrios Coutinho

Memórias. Barramentos. Prof. Demétrios Coutinho Memórias Barramentos Prof. Demétrios Coutinho Barramento Organização Básica de Computadores Um caminho de comunicação entre duas ou mais unidades Compartilhado um usuário por vez A comunicação é do tipo

Leia mais

Arquitetura de Computadores (Placa Mãe)

Arquitetura de Computadores (Placa Mãe) Arquitetura de Computadores (Placa Mãe) Agenda Apresentar e explicar as funcionalidades da placa mãe Apresentar e explicar os principais componentes da placa mãe Fonte Interfaces e/ou portas Barramentos

Leia mais

FIQUE POR DENTRO DA INTERNET

FIQUE POR DENTRO DA INTERNET Instituto de Educação infantil e juvenil Primavera, 2013. Londrina, de. Nome: Ano: Tempo Início: término: total: Edição XX MMXIII Fase 3 Grupo A FIQUE POR DENTRO DA INTERNET Um em cada dez consumidores

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES

CURSO TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES CURSO TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES Álvaro Elias Flôres alvaro.flores@sc.senai.br PLACA-MÃE Introdução Placa-mãe é a principal placa existente no computador; É nela que são conectadas todas as demais

Leia mais

Fundamentos de Informática Introdução aos Conceitos Básicos

Fundamentos de Informática Introdução aos Conceitos Básicos Fundamentos de Informática Introdução aos Conceitos Básicos Professor: Luiz A. P. Neves neves@ufpr.br e lapneves@gmail.com 1 Roteiro Objetivos Conceitos Básicos Processamento de Dados Modalidade de Computadores

Leia mais

Introdução à Informática. Aprenda o essencial da informática para sobreviver no mundo digital.

Introdução à Informática. Aprenda o essencial da informática para sobreviver no mundo digital. Introdução à Informática Aprenda o essencial da informática para sobreviver no mundo digital. A máquina por dentro e por fora O Computador Funcionamento Básico Componentes Externos Componentes Internos

Leia mais

09/09/2009. Barra menus. Barra menus. Letra sublinhada permitindo fácil acesso pelo teclado ALT+LETRA SUBLINHADA

09/09/2009. Barra menus. Barra menus. Letra sublinhada permitindo fácil acesso pelo teclado ALT+LETRA SUBLINHADA Barra menus Barra menus Letra sublinhada permitindo fácil acesso pelo teclado ALT+LETRA SUBLINHADA 1 Exemplo: ALT + E 2 Barras de Ferramentas Barras de Ferramentas Os itens são apresentados na forma de

Leia mais

Hardware. Informática

Hardware. Informática Hardware Informática l Sistema Informatizado Chama-se sistema informatizado a integração que acontece de três componentes básicos: a) Os computadores = hardware b) Os programas = software c) Os seres humanos

Leia mais

Produção de Vídeos Didáticos: Tábua de Galton

Produção de Vídeos Didáticos: Tábua de Galton UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas; IFGW Instituto de Física Gleb Watagin; Relatório Final de F 809, Instrumentação para ensino: Produção de Vídeos Didáticos: Tábua de Galton André de Ávila Acquaviva,

Leia mais

Introdução a Programação Aula 01

Introdução a Programação Aula 01 Introdução a Programação Aula 01 Prof. Bruno Crestani Calegaro Curso de Sistemas de Informação ELC1064 Lógica e Algoritmo 1 O que é um computador? Máquina programável genérica Constituído por: Processador

Leia mais

Técnico em Informática

Técnico em Informática Técnico em Informática Arquitetura de Microcomputadores Histórico e evolução dos computadores Conceitos de hardware e software Entrada, processamento e saídas de dados. Bit e bytes e seus múltiplos Sistema

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Arquitetura de Computadores Aula 03 Prof. Msc Ubirajara Junior biraifba@gmail.com www.ucljunior.com.br Características do computador sistema eletrônico é rápido e

Leia mais

Informática. Hardware & Software

Informática. Hardware & Software Informática Hardware & Software Hardware & Software Hardware: Parte física. Sinais Elétricos. Computadores, automóveis, aviões, ônibus, celulares, tablets, entre outros. Software: Parte lógica. Bytes.

Leia mais

Hardware Central de Cursos Professor Pimentel

Hardware  Central de Cursos Professor Pimentel Hardware Central de Cursos Professor Pimentel Geral Quem perguntou? X X X 1 --- 2, 3, 4, 5 O que é?... é bastante utilizado, principalmente na área de computação, e se aplica à unidade central de processamento,

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES TECNOLOGIAS EM REDES DE COMPUTADORES Semestre 2015.2 Prof. Dsc. Jean Galdino Arquitetura de Computadores Aula 03 Organização de computadores DEFINIÇÕES BÁSICAS e PARTES DE UM

Leia mais

Estrutura e Funcionamento dos Computadores (Conceitos Básicos)

Estrutura e Funcionamento dos Computadores (Conceitos Básicos) Estrutura e Funcionamento dos Computadores (Conceitos Básicos) Sistema Computacional Peopleware (usuário) Software (programas) Hardware (máquina) Hardware Corresponde à parte material, aos componentes

Leia mais

Aula 02 Organização de. computadores DEFINIÇÕES BÁSICAS e PARTES DE UM COMPUTADOR

Aula 02 Organização de. computadores DEFINIÇÕES BÁSICAS e PARTES DE UM COMPUTADOR Arquitetura de Computadores Aula 02 Organização de computadores DEFINIÇÕES BÁSICAS e PARTES DE UM COMPUTADOR 11/04/2016 Prof. Dsc. Jean Galdino 1 Definições Básicas Hardware: Qualquer equipamento eletrônico,

Leia mais

Microcontroladores e Microprocessadores. Conversão de Bases Prof. Samuel Cavalcante

Microcontroladores e Microprocessadores. Conversão de Bases Prof. Samuel Cavalcante Microcontroladores e Microprocessadores Conversão de Bases Prof. Samuel Cavalcante Conteúdo Conversão de Qualquer base para Decimal Decimal para Binário Hexadecimal para binário Componentes básicos de

Leia mais

08/06/2014. Curso Técnico em Informática. Antiga placa mãe padrão AT. Componentes placa-mãe padrão AT. Professor Fernando Barreira

08/06/2014. Curso Técnico em Informática. Antiga placa mãe padrão AT. Componentes placa-mãe padrão AT. Professor Fernando Barreira Curso Técnico em Informática Fundamentos de Hardware e Software Professor Fernando Barreira fernando.barreira@unimonte.edu.br Padrão AT Antiga placa mãe padrão AT A placa-mãe é uma placa de circuito impresso

Leia mais

Introdução e Windows. Instrutor: Antonio Fernando de Oliveira

Introdução e Windows. Instrutor: Antonio Fernando de Oliveira Introdução e Windows : Antonio Fernando de Oliveira antonio@nce.ufrj.br Informação e Tratamento Uma informação pode ser: Notícia Conhecimento Comunicação Esclarecimento Tratamentos da informação:: Receber

Leia mais

Componentes constituintes de uma motherboard

Componentes constituintes de uma motherboard Uma placa-mãe típica e seus componentes (neste exemplo uma placa-mãe modelo A7N8X- Deluxe da Asus) 32 1 - Socket do processador (CPU) é neste socket que o processador é encaixado. O desenho das actuais

Leia mais

INTRODUÇÃO À MICROINFORMÁTICA

INTRODUÇÃO À MICROINFORMÁTICA INTRODUÇÃO À MICROINFORMÁTICA PROF.: EDSON WANDERLEY E-MAIL: EDSON@EDSONWANDERLEY.COM.BR SITE: WWW.EDSONWANDERLEY.COM.BR WHATSAPP: (81) 9 9743-3576 MINHA FORMAÇÃO Bacharel em Ciência da Computação Técnico

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ UEPA LISTA DE EXERCÍCIOS DE INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO. 2. O que diferencia os computadores de 1ª geração dos da 2ª.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ UEPA LISTA DE EXERCÍCIOS DE INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO. 2. O que diferencia os computadores de 1ª geração dos da 2ª. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ UEPA LISTA DE EXERCÍCIOS DE INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO 1. Cite alguns problemas que o uso de válvulas provocava nos computadores de 1ª geração. 2. O que diferencia os computadores

Leia mais

ENXTV-DIT. ISDB-T/SBTVD Caixa Conversora para TV Digital. A maneira mais simples e de baixo custo para experimentar os benefícios da TV digital

ENXTV-DIT. ISDB-T/SBTVD Caixa Conversora para TV Digital. A maneira mais simples e de baixo custo para experimentar os benefícios da TV digital ENXTV-DIT ISDB-T/SBTVD Caixa Conversora para TV Digital A maneira mais simples e de baixo custo para experimentar os benefícios da TV digital Desfrute da qualidade da TV digital sem o preço da digitalização

Leia mais