REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MESTRADO ACADÊMICO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL. (Aprovado pelo Parecer do CONSEPE/USC nº 05, de 10 de junho de 2014)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MESTRADO ACADÊMICO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL. (Aprovado pelo Parecer do CONSEPE/USC nº 05, de 10 de junho de 2014)"

Transcrição

1 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MESTRADO ACADÊMICO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL (Aprovado pelo Parecer do CONSEPE/USC nº 05, de 10 de junho de 2014) Bauru junho/2014

2 SUMÁRIO DOS OBJETIVOS... 3 DO CONSELHO DO PROGRAMA... 3 DO COORDENADOR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO... 5 DO VICE-COORDENADOR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU... 6 DA SECRETARIA DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU... 7 DO CORPO DOCENTE... 7 DO ORIENTADOR DO CORPO DISCENTE DA INSCRIÇÃO DA SELEÇÃO DA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE COTA INSTITUCIONAL DA MATRÍCULA DAS DISCIPLINAS, ATIVIDADES E CRÉDITOS DA AVALIAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA DO EXAME GERAL DE QUALIFICAÇÃO DA DISSERTAÇÃO DA BANCA EXAMINADORA DA DEFESA DOS PRAZOS DOS AFASTAMENTOS DO DESLIGAMENTO DO DISCENTE DAS DISPOSIÇÕES GERAIS DAS DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS DAS DISPOSIÇÕES FINAIS... 22

3 DOS OBJETIVOS Artigo 1 o - O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência e Tecnologia Ambiental visa promover a formação interdisciplinar de docentes e pesquisadores críticos, reflexivos e recursos humanos especializados para atuarem nas áreas que abrangem a Ciência e Tecnologia Ambiental. Artigo 2º- O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência e Tecnologia Ambiental compreenderá o nível de formação de Mestrado. 1 o - Ao discente que cumprir as exigências regulamentares estabelecidas para o Mestrado Acadêmico será conferido o título de Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental. DO CONSELHO DO PROGRAMA Artigo 3º - O Conselho de Programa será constituído por: I. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental, que o preside, designado na forma do Artigo 6º. II. Vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental, designado na forma do Artigo 7º. III. Três representantes do quadro de docentes permanentes do Programa, designado na forma do 2 o deste Artigo. IV. Um representante do corpo Discente, designado na forma do 3 o deste Artigo. 1 o - Para cada membro do Conselho da Pós-Graduação será escolhido um suplente, que o substituirá em suas ausências e impedimentos. 2 o - Os professores membros do Conselho serão escolhidos pelos seus pares, mediante candidatura prévia, com mandato de três (3) anos, permitida a recondução. Essa escolha será homologada pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade do Sagrado Coração-USC..

4 3 o - O representante discente será escolhido entre os seus pares, alunos regularmente matriculados no Programa, mediante candidatura prévia, com mandato de um ano, sendo permitida uma única recondução. Essa escolha será homologada pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da USC. Artigo 4º - São atribuições do Conselho do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental: I. Promover, juntamente com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da USC, a divulgação do Programa. II. Definir o número de vagas a serem oferecidas.. III. Elaborar o calendário escolar. IV. Designar a comissão de seleção de candidatos ao Programa. V. Coordenar os processos de seleção de candidatos, exame de qualificação e defesa. VI. Propor as modificações necessárias na estrutura do Programa. VII. Decidir sobre matrícula no Programa, inscrição nas disciplinas, desistência de disciplinas, trancamento de matrícula. VIII. Definir a lista de orientadores. IX. Decidir sobre a substituição do orientador. X. Estabelecer o cronograma do período letivo. XI. Aprovar a inclusão e exclusão de disciplinas no Programa. XII. Aprovar a admissão de discentes especiais, segundo o parecer do docente responsável pela disciplina. XIII. Analisar e aprovar solicitações de credenciamento e recredenciamento de docentes no Programa de Pós-Graduação. XIV. Alterar requisitos de credenciamento de docentes no Programa. XV. Analisar e aprovar o descredenciamento de docentes no Programa XVI. Indicar relatores para avaliar o desenvolvimento das pesquisas e da produção científica. XVII. Indicar relatores para avaliar o plano de atividades de cada discente e sua alteração, segundo o parecer do professor orientador. XVIII. Homologar o desligamento do discente a que se refere o Artigo 52º. XIX. Aprovar a composição da banca examinadora de qualificação e da defesa da Dissertação.

5 XX. Homologar os relatórios relativos ao Programa. XXI. Decidir sobre os afastamentos de discentes e docentes, a que se referem os Artigos 50º e 51º. XXII. Decidir sobre representações e recursos que lhe forem dirigidos. XXIII. Decidir sobre o aproveitamento de créditos obtidos pelo discente fora do Programa, considerando a pertinência e coerência destes. XXIV. Decidir sobre o aproveitamento das Atividades-Acadêmico-Científico-Culturais (AACC) desenvolvidas pelo discente. Artigo 5º - O Conselho reunir-se-á ordinariamente uma (1) vez por mês, e extraordinariamente, quando convocado pelo Coordenador do Programa ou por 2/3 (dois terços) dos seus membros. 1º- O não comparecimento em três sessões consecutivas ou quatro alternadas, sem justificativa, implica no desligamento no Conselho de Pós-Graduação. 2º- No caso do desligamento ter ocorrido antes da metade do mandato eletivo, serão realizadas novas eleições para substituição do cargo vago. 3º- No caso do desligamento ter ocorrido após a metade do mandato eletivo, o suplente assumirá o cargo até o final do mandato. DO COORDENADOR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO Artigo 6º - O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental será nomeado pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, de acordo com o 1º do Artigo 24, do Regimento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Artigo 7º - São atribuições do Coordenador do Programa: I. Preparar documentação necessária para credenciamento e recredenciamento do Programa pela CAPES. II. Manter atualizado o Projeto Pedagógico do curso. III. Convocar e presidir as reuniões do Conselho do Programa.

6 IV. Selecionar o corpo docente, mantendo cadastro atualizado dos professores para utilização, quando necessário, pela Coordenação Geral da Pós-graduação. V. Coordenar a coleta de dados para a elaboração de relatórios do Programa. VI. Operacionalizar o processo de seleção dos candidatos inscritos; presidir a comissão de seleção dos candidatos; designar um substituto para essa função no caso de algum impedimento. VII. Envolver-se nas atividades de divulgação do Programa, bem como na captação e retenção de alunos. VIII. Definir e responder pelo cronograma de aulas proposto, assegurando seu fiel cumprimento no prazo estabelecido para o desenvolvimento do curso. IX. Indigitar e designar docentes para ministrar as disciplinas da estrutura curricular do curso. X. Elaborar a relação de professores orientadores do curso, bem como monitorar a execução de suas atividades. XI. Manter os docentes informados sobre normas e procedimentos adotados pela Universidade em relação ao curso. XII. Disponibilizar horários específicos para atendimento a alunos. XIII. Convocar e presidir as reuniões do Conselho do Programa. XIV. Avaliar o curso em todas as suas fases, coordenar a coleta de dados e elaborar relatórios sobre o funcionamento do curso para submetê-los aos órgãos superiores competentes. XV. Elaborar relatório anual do Programa. XVI. Organizar as pautas de reuniões do Conselho do Programa. XVII. Resolver na esfera de sua competência questões emergenciais do Programa. XVIII. Designar, em casos de excepcionalidade, ad referendum ao Conselho do Programa, membros de banca examinadora para qualificação e defesa. DO VICE-COORDENADOR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU Artigo 8º- O Vice Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental será nomeado pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Artigo 9º - O Vice Coordenador terá as seguintes atribuições:

7 I. Substituir o Coordenador do Programa na sua ausência e impedimentos legais. II. Colaborar e acompanhar o Coordenador do Programa em todas as atividades elencadas no Artigo 7º deste Regulamento. III. Avaliar permanentemente, em conjunto com o Coordenador, o desenvolvimento do Programa e as atividades administrativas no âmbito de sua responsabilidade. DA SECRETARIA DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU Artigo 10 - São atribuições da Secretaria da Pós-Graduação Stricto Sensu: I. Assessorar a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental. II. Coletar, analisar e disseminar informações sobre legislação referente à Pós-Graduação. III. Manter registro das atividades acadêmicas. IV. Manter atualizados os prontuários e cadastros dos discentes. V. Manter atualizados os prontuários e cadastros dos docentes. VI. Auxiliar na execução e controle do processo seletivo e de matrícula dos discentes. VII. Preparar e divulgar informações inerentes ao desenvolvimento das atividades da Pós- Graduação. VIII. Controlar os bens patrimoniais vinculados ao Programa. IX. Secretariar eventos e elaborar atas, quando necessário. X. Assessorar os docentes, discentes e professores convidados nas atividades acadêmicas, bem como orientar a elaboração dos relatórios financeiros aos órgãos de fomento. XI. Desempenhar outras funções que lhe forem atribuídas. DO CORPO DOCENTE Artigo 11 - O corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental na grande área Ciências Ambientais, será constituído por professores com titulação acadêmica mínima

8 de Doutor, vinculados à USC ou a outras Instituições de Ensino Superior ou de pesquisa, com ou sem vínculo formal no Brasil ou no exterior, classificados de acordo com as seguintes categorias: I. Docente Permanente: docente que atue como orientador de discentes, bem como desenvolva as demais atividades relacionadas ao Programa de Pós-Graduação e que tenha vínculo empregatício com a USC ou, em caráter excepcional, consideradas as especificações da área: a) recebam bolsa de fixação de docentes ou pesquisadores de agências de fomento; b) na qualidade de professor ou pesquisador aposentado, tenham firmado com a USC termo de compromisso de participação como docente do Programa; c) tenham sido cedidos por convênio formal, para atuar como docente do Programa. II. Docente Colaborador: docente, não necessariamente vinculado à USC, que desenvolve uma ou mais atividades no Programa de Pós-Graduação, ou demais membros do corpo docente que não atendam todos os requisitos que os enquadrem como docente permanente do Programa, ou como visitantes, mas que participem de forma sistemática do desenvolvimento de programa de pesquisa ou atividades de ensino ou extensão e/ou da orientação de discentes, independentemente do fato de possuírem ou não vínculo com a USC. III. Docente Visitante: docente ou pesquisador com vínculo funcional com outras instituições públicas ou privadas, liberados das atividades pela Instituição de origem para colaborarem, por um período contínuo de tempo e em regime de dedicação integral, em Projeto de Pesquisa e/ou atividade de ensino no Programa, permitindo-se que atuem como orientadores em atividades de extensão. IV. Docente Co-orientador: docente, não necessariamente vinculado à USC, que exerça atividade de orientação em conjunto com o Orientador. Artigo 12 - São atribuições do Docente Permanente, entre outras a serem definidas pelo Conselho: I. Ministrar pelo menos uma disciplina a cada dois anos no Programa. II. Participar de projeto de pesquisa no Programa. III. Orientar discentes do Programa. IV. Redigir junto a seu(s) orientando(s), e encaminhar à Secretaria de Pós-Graduação, o Projeto de Pesquisa, no prazo de 3 (três) meses da data de ingresso de seu(s) Discente(s) conforme estipulado no Artigo 38 deste Regulamento.

9 Artigo 13 - São atribuições do Docente Colaborador, entre outras a serem definidas pelo Conselho, facultativamente, as atribuições do Docente Permanente, mencionadas no Artigo 12º. Artigo 14 - São atribuições do Docente Visitante, entre outras a serem definidas pelo Conselho: I. Colaborar com o desenvolvimento de projetos de pesquisa. II. Colaborar com atividades de ensino do Programa. III. Orientar atividades de extensão. Artigo 15 - São atribuições do Docente Co-orientador, entre outras a serem definidas pelo Conselho, colaborar com as atividades do orientador, a que se refere o Artigo 18. Artigo 16 - Os requisitos para credenciamento e descredenciamento de docentes no presente Programa são: 1º - Para Credenciamento: I. Docente na Categoria Permanente, nas seguintes condições: ter desenvolvido na graduação atividades de ensino; ter orientado alunos de iniciação científica; ter desenvolvido produção científica. O docente deverá apresentar média de publicações de, pelo menos, um periódico/ano nos últimos três anos, dentro de sua (s) linha (s) de pesquisa no Curso. Destas publicações, pelo menos uma deverá ter conceito B2 ou superior, de acordo com a relação de periódicos da grande área Ciências Ambientais da CAPES. II. Docente na Categoria Colaborador: Ter participado, de forma sistemática, do desenvolvimento de Projetos de Pesquisa ou atividades de ensino ou extensão e/ou orientação de discentes, independentemente de possuírem, ou não, vínculo com a Instituição. III. Docente na Categoria Visitante: a. Ser liberado das atividades da Instituição de origem para colaborar, por um período contínuo de tempo e em regime de dedicação integral, em projeto de pesquisa e/ou atividade de ensino no Programa.

10 b. Ser estabelecido convênio ou instrumento equivalente firmado entre as duas instituições, sem ônus para a USC. IV. Docente na Categoria Co-orientador: a. Ser convidado pelo Orientador. b. Ser docente e/ou pesquisador com titulação mínima de Doutor. c. Ser aprovado pelo Conselho do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental. 2º - Do Descredenciamento: I. O docente permanente será descredenciado do programa, quando: a. Não ministrar disciplina no programa por mais de dois anos consecutivos. b. Não orientar discente há mais de dois anos. c. Não atingir o critério de publicações estabelecido na alínea c, do 1º., do Artigo 16. d. O caso do docente que apresentar pendências com Agências de Fomento à Pesquisa será analisado pelo Conselho. 3º - O descredenciamento de orientadores poderá ser adiado até o término das orientações em andamento, não podendo assumir novas orientações. 4º - Do Recredenciamento: O docente poderá solicitar o recredenciamento nas diferentes categorias observando-se os respectivos requisitos exigidos Artigo 17 - A solicitação de credenciamento e recredenciamento será submetida à avaliação do Conselho, observadas as necessidades do Programa. O processo de credenciamento de docentes a que se refere o 1º, do Artigo 16º será contínuo e o descredenciamento a que se refere o 2º do Artigo 16 ocorrerá ao final de cada triênio estabelecido pela CAPES. DO ORIENTADOR Artigo 18 - São atribuições do orientador:

11 I. Acompanhar a realização do trabalho de pesquisa em todas as suas fases. II. Estimular o orientando a elaborar e enviar Artigos científicos para publicação em revistas indexadas e classificadas em Qualis superiores na área das Ciências Ambientais. III. Elaborar, apresentar e cumprir juntamente com o orientando o plano de atividades a serem desenvolvidas durante o período letivo. IV. Rever e aprovar a redação final da dissertação antes da defesa. Artigo 19 - A lista dos orientadores para consulta dos interessados será disponibilizada, previamente ao período de inscrição, pelo Conselho do Programa, consideradas as categorias docente permanente e docente colaborador. 1º - O orientador deverá formalizar a aceitação do respectivo orientando. 2º - A alteração de orientador deverá ser analisada e aprovada pelo Conselho do Programa de Pós- Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental. 3º- O orientador não poderá apresentar parentesco em primeiro grau, cônjuge, afim e colateral, nem submissão hierárquica e profissional ao candidato ao programa. Artigo 20 - O número de orientados por orientador atenderá as especificações da CAPES. Artigo 21 - O orientador definirá, juntamente com o orientando, um plano de atividades constando: I. Disciplinas a serem cursadas, com o respectivo número de créditos. II. Trabalhos a serem prestados pelo candidato envolvendo atividades ambulatoriais, educacionais e laboratoriais, entre outras. III. Cronograma de desenvolvimento do projeto, incluindo elaboração e envio do Artigo científico para publicação. 1º- O plano de atividades poderá ser alterado pelo Discente, com anuência do orientador, encaminhado ao Coordenador do Programa e, posteriormente, aprovado pelo Conselho do Programa.

12 2º- Será facultado ao Discente requerer ao Conselho do Programa a desistência de, no máximo, duas disciplinas em caráter excepcional. 3º- O plano de atividades deverá ser protocolado na Secretaria de Pós-Graduação, no prazo máximo de trinta dias após a matrícula e esta encaminhará ao Conselho do Programa para apreciação e aprovação na primeira reunião subsequente ao protocolo. DO CORPO DISCENTE Artigo 22 - Compõem o corpo Discente os Discentes regularmente matriculados no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental e os Discentes especiais. Parágrafo único O corpo Discente se sujeita a cumprir as normas previstas no Capítulo II Do Corpo Discente, Título IV Da Comunidade Universitária, do Estatuto da Universidade do Sagrado Coração. Artigo 23 Poderá ser admitido como Discente especial, através de requerimento específico ao Conselho do Programa: I. Discente regular vinculado a outros Cursos, desde que haja vagas na disciplina e com anuência do docente responsável por esta. II. Candidato não vinculado a Cursos de Pós-Graduação, desde que haja vaga na disciplina, com concordância do docente responsável, após análise pelo Conselho do Programa, do histórico escolar e do Curriculum vitae, na plataforma Lattes. 1º- O número de vagas para Discentes especiais nas disciplinas do Programa poderá ser de no máximo, cem por cento das vagas regulares de Discentes matriculados na disciplina. 2º- O Discente especial deverá cumprir as mesmas exigências relativas ao Discente regularmente matriculado, apenas no que se refere à participação nas Disciplinas oferecidas pelo Programa.

13 DA INSCRIÇÃO Artigo 24- Para fins de inscrição no processo seletivo, o candidato deverá apresentar: I. Ficha de inscrição, indicando: nível pretendido, Linha de Pesquisa e indicação do orientador. II. Cópia do diploma ou certificado de Conclusão de Graduação e respectivo histórico escolar. III. Curriculum vitae, na Plataforma Lattes, atualizado e devidamente documentado. IV. Documento de identidade (RG). V. Título de eleitor. VI. Cadastro de Pessoa Física (CPF). VII. Uma foto 3x4, recente. VIII. Comprovante de pagamento da taxa de inscrição, observados os termos da Lei Estadual n , de 20 de dezembro de IX. Certificado de reservista ou documento comprobatório de estar em dia com as obrigações militares (quando do sexo masculino). 1º- O candidato que não possuir Diploma ou documento equivalente de conclusão de curso de nível superior poderá se inscrever condicionalmente, desde que apresente documento da Instituição de Ensino atestando que poderá o concluir o curso de graduação antes da data fixada para a matrícula. 2º- Os candidatos estrangeiros ficam liberados da apresentação dos documentos mencionados nos incisos V e VI. O documento do inciso IV deverá ser substituído pelo Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) ou protocolo de solicitação. 3º- O diploma de graduação e o histórico escolar, obtidos em Instituição Estrangeira, deverão ser apresentados com reconhecimento de acordo com a legislação vigente. 4º- Os candidatos que apresentarem comprovante de obtenção de Bolsa de Estudo através de Agências de Fomento à Pesquisa, excetuando-se as cotas institucionais, deverão se submeter a um processo de seleção, em fluxo contínuo, e estarão automaticamente isentos da mensalidade, enquanto a bolsa estiver vigente.

14 5º- O Programa poderá receber discentes vinculados a Instituições estrangeiras que desejem desenvolver parte de seus projetos de pesquisa na Instituição, ficando isentos da mensalidade e encargos, desde que haja convênios entre as Instituições. DA SELEÇÃO Artigo 25 - Os candidatos inscritos serão submetidos a uma banca examinadora, cujo processo de seleção será coordenado pelo Conselho do Programa, que deverá compreender os seguintes requisitos: a. Proficiência em língua estrangeira, conforme especificado no edital de seleção em vigência. b. Análise do Curriculum Vitae, na Plataforma Lattes, atualizado e devidamente documentado. c. Histórico escolar completo do candidato. d. Arguição, conforme especificado no edital. 1º- Os requisitos a que se referem às alíneas a, b e d, serão definidos nos editais dos processos seletivos. 2º- Os membros da banca do processo de seleção não poderão apresentar parentesco de primeiro grau, afim e colateral, ou cônjuge com os candidatos. 3º- Os discentes de origem estrangeira deverão apresentar Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa. 4º- Os requisitos de classificação serão especificados no edital de seleção Artigo 26 - O candidato aprovado no processo de seleção e classificado dentro do número de vagas oferecidas pelo Programa terá direito à matrícula. Artigo 27- O candidato que apresentar comprovante de obtenção de Bolsa de Estudo através de Agências de Fomento à Pesquisa ou outros, poderá se matricular em fluxo contínuo, se houver disponibilidade de vagas.

15 Artigo 28- O processo seletivo para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental será realizado anualmente DA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE COTA INSTITUCIONAL Artigo 29 - As bolsas deste Programa serão destinadas exclusivamente aos Discentes regulares nos termos do Regulamento de Bolsas da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação. DA MATRÍCULA Artigo 30 - No ato da matrícula o candidato deverá apresentar os seguintes documentos: I. Requerimento de Matrícula. II. Contrato de prestação de serviços. III. Diploma ou documento equivalente a que se refere o inciso II, do Artigo 24, caso não entregue no ato da inscrição. Artigo 31 - O regime de matrícula será semestral e obrigatório até o ato da defesa. DAS DISCIPLINAS, ATIVIDADES E CRÉDITOS Artigo 32 - As disciplinas serão oferecidas anualmente, de acordo com o planejamento do Programa. Parágrafo único: O Conselho do Programa proporá à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação calendário de oferta de disciplina para cada período letivo.

16 Artigo 33 - O plano de atividades para o Mestrado deve totalizar os créditos, integralizados pelas disciplinas obrigatórias, optativas, AACC e Dissertação. Artigo 34 - A disciplina Atividade Docente: Da Teoria à Prática, consiste na execução de atividades didáticas sob a supervisão de um docente do Programa, por um período mínimo de um (01) semestre. Artigo 35 - Cada crédito corresponde a quinze horas de atividades, compreendendo aulas teóricas e práticas, seminários, trabalhos de laboratório, atividades docentes, pesquisa clínica e/ou experimental e outras. Artigo 36 - O discente regularmente matriculado deverá cumprir pelo menos 80% dos créditos em disciplinas oferecidas pelo Programa e no máximo 20% do total de créditos em outro(s) programas (s) reconhecido(s) pela CAPES. DA AVALIAÇÃO Artigo 37 - A avaliação do desempenho do discente nas disciplinas e outras atividades será de acordo com o Artigo 40 do Regimento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Institucional: 1º- O discente contemplado com bolsa institucional, caso seja reprovado em qualquer disciplina, perderá a bolsa. 2º- O discente contemplado com bolsa não-institucional, caso seja reprovado em qualquer disciplina, estará sujeito às penalizações e obrigações determinadas nos termos de contrato da agência de fomento correspondente. 3º- O discente que reprovar em disciplinas optativas poderá cursar a disciplina novamente, ou outra disciplina optativa, desde que cumpra o prazo estipulado no Artigo 49 desse Regulamento, assumindo o ônus previsto no contrato.

17 4º- A aprovação na disciplina está condicionada a frequência mínima de 75% de presença. DO PROJETO DE PESQUISA Artigo 38 - O projeto de pesquisa deve ser protocolado na secretaria da Pós Graduação no prazo máximo de 03 meses após o ingresso do Discente. 1º- O início das atividades de pesquisa ficará condicionado à apresentação de certificado de aprovação emitido pelos Comitês de Ética correspondentes, quando necessário. 2º- O Projeto poderá ser executado parcialmente em locais pertinentes ao desenvolvimento da pesquisa, fora do campus da USC, mediante anuência do orientador e do Conselho do Programa. 3º- Em caso de eventual alteração ou substituição do projeto de pesquisa, este deverá ser submetido ao Conselho do Programa. DO EXAME GERAL DE QUALIFICAÇÃO Artigo 39 - Antes da defesa da dissertação o discente deverá se submeter ao Exame Geral de Qualificação. 1º- O Exame Geral de Qualificação deverá ser realizado até vinte meses após o ingresso. 2º- O orientador indicará à Comissão Examinadora para o Exame Geral de Qualificação, composta por três membros titulares e dois suplentes, com título mínimo de Doutor, sendo o orientador seu membro nato e presidente. 3º- O Exame Geral de Qualificação se constituirá em avaliação da versão preliminar da dissertação. 4º- O Discente será considerado aprovado ou reprovado. 5º- O candidato reprovado poderá realizar o Exame Geral de Qualificação, pela segunda vez, desde que não infrinja o Artigo 49.

18 6 º- Os membros da banca examinadora do Exame Geral de Qualificação não poderão apresentar parentesco em primeiro grau, colateral e afim, ou cônjuge com o Discente. DA DISSERTAÇÃO Artigo 40 - Para a apresentação da dissertação ou tese o Discente deverá: I. Integralizar os créditos das disciplinas e Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC) previstos para o nível do Programa. II. Entregar na secretaria da Pós Graduação, no prazo de no mínimo 30 dias antes da defesa, cinco exemplares impressos da dissertação de Mestrado, de acordo com o Guia de Normalização de Dissertações e Teses da Biblioteca Central Cor Jesu da Universidade do Sagrado Coração, acompanhados por documento de anuência do orientador e o requerimento de defesa. III. Ter sido aprovado nos respectivos exames de qualificação de Mestrado (EQM). IV. Comprovar o envio ou aceite de pelo menos um (1) Artigo para uma revista científica (Qualis B3 ou superior, na área Ciências Ambientais) para defesa de Mestrado. Parágrafo Único: No prazo máximo de 30 dias a contar da data da defesa, o discente deverá entregar na Secretaria de Pós-Graduação um exemplar impresso na versão definitiva, após correção, e cópias em arquivo digital, em formato PDF, com anuência do orientador. DA BANCA EXAMINADORA Artigo 41 - Os membros da banca examinadora não poderão apresentar parentesco de primeiro grau, afim e colateral, ou cônjuge do discente.

19 Artigo 42 - Para a constituição da banca examinadora de defesa de dissertação, o orientador deverá encaminhar uma lista de três (3) membros titulares e dois (2) suplentes, todos com título de doutor, sendo que pelo menos um (1) membro titular e um (1) suplente devem ser de outra Instituição. 1º- O orientador participará e presidirá a banca. Em caso de impedimento assumirá o Co-orientador e, não havendo a figura deste, o Coordenador indicará dentro do quadro de docentes permanentes, o mais apropriado para assumir a função. 2º- A indicação dos membros da banca examinadora será encaminhada à Secretaria de Pós- Graduação para avaliação e definição pelo Conselho do Programa. DA DEFESA Artigo 43- A defesa será realizada em sessão pública, com apresentação oral de 30 minutos perante a banca examinadora a que se refere o Artigo 42. 1º- O tempo máximo de arguição para cada examinador será de 30 minutos, seguido de tempo equivalente para respostas. 2º- O presidente poderá propor à banca examinadora modificação da dinâmica de arguição, podendo ocorrer por meio de diálogo entre o examinador e o candidato, pelo tempo máximo de 60 minutos para cada examinador. Artigo 44- Após a defesa, o candidato receberá o conceito aprovado ou reprovado. a. Em caso de aprovação, esse resultado ficará condicionado à entrega do exemplar definitivo da dissertação. b. Em caso de reprovação, o candidato terá um prazo máximo de 30 dias para reestruturar a dissertação, para nova defesa, observado o prazo a que se refere o Artigo 46.

20 Artigo 45- A homologação do parecer final da banca examinadora somente ocorrerá após a entrega, na Secretaria de Pós-Graduação, do exemplar impresso da Dissertação, na versão definitiva e corrigida, a que se refere Artigo 40 inciso II. DOS PRAZOS Artigo 46 - O prazo máximo para totalização dos créditos em disciplinas, exceto aquelas referentes às AACC e elaboração da Dissertação de Mestrado, será de dezoito meses. Artigo 47 - O prazo máximo de entrega dos formulários específicos e exemplares dos trabalhos de qualificação e de defesa de Dissertação será de 30 dias que antecedem a data marcada dos exames. I. Formulários sem o correto preenchimento e a falta do número de exemplares necessários aos membros da banca examinadora, inviabilizarão a ocorrência dos exames, mesmos na data previamente agendada. Artigo 48 - O prazo mínimo para a realização da defesa será de um mês, após a entrega dos exemplares, a que se refere o inciso II do artigo 40, na Secretaria de Pós-Graduação. Artigo 49 - O prazo para a conclusão máxima do Mestrado será de vinte e quatro (24). DOS AFASTAMENTOS Artigo 50 - Os discentes poderão solicitar afastamento em ocasiões excepcionais devidamente justificadas, tais como licença maternidade ou problemas de saúde. A prorrogação dos respectivos prazos para defesa de Dissertação será equivalente ao tempo de afastamento concedido. Artigo 51 - O discente que deixar de completar uma parcela dos trabalhos exigidos pela disciplina ou atividade programada, por motivo de afastamento a que se refere o Artigo 50, será submetido à

21 avaliação do desempenho, uma vez finalizado os trabalhos, em novo prazo estipulado pelo professor responsável, com anuência do Conselho do Programa. DO DESLIGAMENTO DO DISCENTE Artigo 52 - O Discente será desligado do Programa na ocorrência de uma das seguintes situações: I. Descumprir os prazos estabelecidos neste Regulamento, em especial o disposto no Artigo 46º. II. III. IV. Ser reprovado duas vezes na mesma disciplina. Ser reprovado em mais de uma disciplina. Ser reprovado, por duas vezes, no Exame Geral de Qualificação. V. Ser penalizado em processo disciplinar, nos termos do Regimento da Universidade. VI. Solicitar seu desligamento. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 53 - Prevalecerão, nos casos não previstos neste Regulamento, as disposições estabelecidas no Regimento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da USC. Parágrafo único - Os casos omissos serão resolvidos pelo Conselho do Programa. DAS DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS Artigo 54º - O Conselho de Pós-Graduação será constituído pelo Coordenador e Vice-Coordenador do Programa até a eleição dos demais membros, conforme Artigo 3º.

22 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS Artigo 55 - Este Regulamento entrará em vigor a partir da data de sua aprovação pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitário (CONSEPE), revogando-se as disposições em contrário.

Programa de Pós-Graduação em Zoologia

Programa de Pós-Graduação em Zoologia Faculdade de Biociências Programa de Pós-Graduação em Zoologia Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1º - O Programa de Pós-Graduação em Zoologia (PPGZoo), vinculado à Faculdade

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática Faculdade de Física Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências

Leia mais

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE TÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO Art. 1 - O Curso de Doutorado em Ciência do Sistema Terrestre do INPE tem como objetivo a formação de recursos

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 001 - CPG, DE 17 DE MAIO DE 2013.

RESOLUÇÃO Nº. 001 - CPG, DE 17 DE MAIO DE 2013. RESOLUÇÃO Nº. 001 - CPG, DE 17 DE MAIO DE 2013. Estabelece critérios para o credenciamento, descredenciamento, recredenciamento, enquadramento e habilitação de docentes, bem como a coorientação no âmbito

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ENGENHARIA ELÉTRICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI TÍTULO I

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ENGENHARIA ELÉTRICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI TÍTULO I REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ENGENHARIA ELÉTRICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI TÍTULO I DAS CARACTERÍSTICAS DO PROGRAMA E SEUS OBJETIVOS Art. 1º - Este Regulamento complementa

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTÁGIO DE PÓS-DOUTORADO COM BOLSA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES)

EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTÁGIO DE PÓS-DOUTORADO COM BOLSA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES) EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTÁGIO DE PÓS-DOUTORADO COM BOLSA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES) A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Letras (Ciência da Literatura) da UFRJ torna pública

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO N 020 /01 Aprova a criação do Curso de Especialização em Direito do Consumidor O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o artigo 11, parágrafo

Leia mais

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO APLICADA

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO APLICADA REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO APLICADA TÍTULO I - DOS OBJETIVOS E FINALIDADES Art 1º - O Curso de pós-graduação em Computação Aplicada, doravante referido como Curso, mantém programas

Leia mais

Norma para Trabalho de Conclusão de Curso em. CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares

Norma para Trabalho de Conclusão de Curso em. CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares Norma para Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia Elétrica Robótica e Automação Industrial CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares Art. 1 Art. 2 A presente norma tem como objetivo regulamentar a

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Fica aprovado, conforme anexo, o Regulamento de Monitoria para os cursos de graduação das Faculdades Integradas Sévigné.

R E S O L U Ç Ã O. Fica aprovado, conforme anexo, o Regulamento de Monitoria para os cursos de graduação das Faculdades Integradas Sévigné. RESOLUÇÃO CSA 08/2009 APROVA O REGULAMENTO DE MONITORIA PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DAS. O Presidente do Conselho Superior de Administração CSA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 6º, II, do

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MESTRADO ACADÊMICO EM FISIOTERAPIA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MESTRADO ACADÊMICO EM FISIOTERAPIA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MESTRADO ACADÊMICO EM FISIOTERAPIA Atualizado pelo Parecer CONSEPE/USC. N. 22, em 25 de agosto de 2016. BAURU - 2016 SUMÁRIO 2 TÍTULO I - DOS OBJETIVOS... 3 TÍTULO II - DO CONSELHO

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogando disposições contrárias. Bragança Paulista, 16 de dezembro de 2010.

R E S O L U Ç Ã O. Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogando disposições contrárias. Bragança Paulista, 16 de dezembro de 2010. RESOLUÇÃO CONSEPE 62/2010 ALTERA O REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE MEDICINA, CAMPUS BRAGANÇA PAULISTA, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Presidente do Conselho

Leia mais

V DOS REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO DOS CANDIDATOS. 5.1 Os candidatos devem cumprir os procedimentos, critérios e prazos:

V DOS REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO DOS CANDIDATOS. 5.1 Os candidatos devem cumprir os procedimentos, critérios e prazos: EDITAL Nº XXX/2011/PROGRAD/CAPES A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação PROGRAD no uso de suas atribuições legais, estatutárias e regimentais, torna pública a abertura das inscrições para selecionar acadêmicos

Leia mais

Anexo 2 Normas de Estágio Curricular do Bacharelado em Sistemas de Informação

Anexo 2 Normas de Estágio Curricular do Bacharelado em Sistemas de Informação Anexo 2 Normas de Estágio Curricular do Aprova as Normas de Estágio Curricular do Bacharelado em Sistemas de Informação, em conformidade com a Lei de Estágio - Lei Federal Nº 11.788 de 25 de setembro de

Leia mais

Regimento do Trabalho de Conclusão de Curso do Bacharelado em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina.

Regimento do Trabalho de Conclusão de Curso do Bacharelado em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina. Regimento do Trabalho de Conclusão de Curso do Bacharelado em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina. CAPÍTULO I Das disposições iniciais Art.1º - Observando o disposto no Artigo 9º da

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º Este Regulamento estabelece a normatização das disciplinas de

Leia mais

PROGRAMA DE APOIO A PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DAS FACULDADES INTEGRADAS EINSTEIN DE LIMEIRA PAPIC- EINSTEIN

PROGRAMA DE APOIO A PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DAS FACULDADES INTEGRADAS EINSTEIN DE LIMEIRA PAPIC- EINSTEIN PROGRAMA DE APOIO A PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DAS FACULDADES INTEGRADAS EINSTEIN DE LIMEIRA PAPIC- EINSTEIN EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS DO PAPIC- EINSTEIN Nº 01/2015 A Comissão Científica do

Leia mais

Regimento do Programa de Pós-Graduação em Química - Mestrado

Regimento do Programa de Pós-Graduação em Química - Mestrado Regimento do Programa de Pós-Graduação em Química - Mestrado Regimento do Programa de Pós-Graduação em Química - Mestrado Da Natureza e dos Objetivos Art. 1 o. O da Universidade Federal de Juiz de Fora

Leia mais

Regimento do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Regimento do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional Regimento do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional Capítulo I Natureza e Objetivos Artigo 1 - O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) tem como objetivo proporcionar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E COMUNICAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E COMUNICAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E COMUNICAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO RESOLUÇÃO 01/2016 O Conselho do Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Leia mais

EDITAL Nº 0021/2014 DE ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO INTERNO PARA BOLSA NO MESTRADO DESTINADO AOS PROFESSORES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO EURO-AMERICANO

EDITAL Nº 0021/2014 DE ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO INTERNO PARA BOLSA NO MESTRADO DESTINADO AOS PROFESSORES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO EURO-AMERICANO EDITAL Nº 0021/2014 DE ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO INTERNO PARA BOLSA NO MESTRADO DESTINADO AOS PROFESSORES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO EURO-AMERICANO A Magnífica Senhora Reitora do CENTRO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

RESOLUÇÃO UnC-CONSEPE 153/2004

RESOLUÇÃO UnC-CONSEPE 153/2004 RESOLUÇÃO UnC-CONSEPE 153/2004 Aprova o Programa de Financiamento da Pesquisa Docente na UnC O Reitor da Universidade do Contestado, no uso de suas atribuições, de acordo com o Art. 25 do Estatuto da Universidade

Leia mais

ORIENTAÇÕES SOBRE CURSOS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO DA USP

ORIENTAÇÕES SOBRE CURSOS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO DA USP ORIENTAÇÕES SOBRE CURSOS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO DA USP FORMAÇÃO PROFISSIONAL Prática Programa de Residência Profissionalizante Atualização Graduação Sim Não Sim Concluída Carga horária mínima Definida

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 01/2016 CONCURSO PARA INGRESSO DE MONITOR

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 01/2016 CONCURSO PARA INGRESSO DE MONITOR 1 CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 01/2016 A Coordenação do Curso de Engenharia de Produção da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco, no uso de suas atribuições

Leia mais

Disposições preliminares

Disposições preliminares REGIMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DA UNICAMP Disposições preliminares Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é atividade obrigatória do Curso

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCIONAL GUAXUPÉ CURSO DE ENGENHARIA CIVIL. Regulamento das Atividades Complementares

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCIONAL GUAXUPÉ CURSO DE ENGENHARIA CIVIL. Regulamento das Atividades Complementares CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCIONAL GUAXUPÉ CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Regulamento das s Complementares Capítulo 1 Diretrizes Preliminares Art. 1º As atividades complementares, constantes nas Diretrizes

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA/FISIOLOGIA VEGETAL

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA/FISIOLOGIA VEGETAL REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA/FISIOLOGIA VEGETAL O Programa de Pós-Graduação em Agronomia, com área de concentração em Fisiologia Vegetal (PPGFV), nos níveis de mestrado e de doutorado,

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO nº 032 /98 Autoriza a reformulação do Curso de Especialização em Jornalismo Cultural - Pós-Graduação lato sensu. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EDITAL 002/2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EDITAL 002/2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EDITAL 002/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONCESSÃO DE BOLSA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO

Leia mais

Colegiado dos Cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo Escola de Arquitetura da UFMG

Colegiado dos Cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo Escola de Arquitetura da UFMG RESOLUÇÃO n 004/2013 CCGAU Institui o Regulamento do Trabalho de Curso (TC) do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo Diurno da Escola de Arquitetura da UFMG, alterando dispositivos da Resolução

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 181 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011.

RESOLUÇÃO Nº. 181 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. RESOLUÇÃO Nº. 181 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº76/2011

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - PPGCOM

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - PPGCOM EDITAL Nº. 01, DE 18 DE MARÇO DE 2015 PROCESSO SELETIVO O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO PPGCOM da Universidade Federal de Sergipe comunica que estarão abertas inscrições para a seleção de estudantes

Leia mais

EXTRATO DO EDITAL N 57/2015 PRÊMIO MELHOR TCC 2014

EXTRATO DO EDITAL N 57/2015 PRÊMIO MELHOR TCC 2014 EXTRATO DO EDITAL N 57/2015 UEPA A Universidade do Estado do Pará, por meio da Pró-Reitoria de Graduação, torna público no âmbito desta Instituição o processo de seleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-DOUTORADO

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-DOUTORADO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-DOUTORADO A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, no uso de suas atribuições, regulamenta procedimentos para a participação no programa de pós-doutorado da Universidade

Leia mais

Resolução N 0 02/2011 Edital de Ingresso 1º Semestre de 2012

Resolução N 0 02/2011 Edital de Ingresso 1º Semestre de 2012 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO Resolução N 0 02/2011 Edital de Ingresso 1º Semestre de 2012 O Colegiado

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E FINALIDADES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Art. 1 - O Estágio Supervisionado,

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIC/UNIMAR CAPÍTULO I CONCEITUAÇÃO E OBJETIVOS

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIC/UNIMAR CAPÍTULO I CONCEITUAÇÃO E OBJETIVOS REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIC/UNIMAR CAPÍTULO I CONCEITUAÇÃO E OBJETIVOS Art. 1 O Programa Institucional de Iniciação Científica (PIC) tem como meta promover a participação de acadêmicos

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA DE GRADUAÇÃO DA ESCOLA PAULISTA DE ENFERMAGEM

REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA DE GRADUAÇÃO DA ESCOLA PAULISTA DE ENFERMAGEM REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA DE GRADUAÇÃO DA ESCOLA PAULISTA DE ENFERMAGEM Capítulo I - Da Natureza Art.1º. A é um órgão consultivo e deliberativo, vinculada à Congregação da Escola Paulista de Enfermagem

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI CAMPUS SETE LAGOAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS Tendo em

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E HUMANAS CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA PROCESSO SELETIVO PARA O CARGO DE PROFESSOR EDITAL N 09/2016

PRÓ-REITORIA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E HUMANAS CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA PROCESSO SELETIVO PARA O CARGO DE PROFESSOR EDITAL N 09/2016 PRÓ-REITORIA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E HUMANAS CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA PROCESSO SELETIVO PARA O CARGO DE PROFESSOR EDITAL N 09/2016 O Reitor da UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA (USS), no uso de suas atribuições,

Leia mais

CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO

CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE ZOOTECNIA E ENGENHARIA DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (FZEA/USP) Aprovado na 190ª reunião da C.G de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA MECATRÔNICA RESOLUÇÃO Nº 02/2013-CMCA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA MECATRÔNICA RESOLUÇÃO Nº 02/2013-CMCA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA MECATRÔNICA RESOLUÇÃO Nº 02/2013-CMCA Regulamenta a atividade acadêmica específica de Trabalho de Conclusão

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Osasco 2013 Apresentação O presente instrumento regulamenta o exercício e a validação dos Estágios Supervisionados Curriculares e

Leia mais

EDITAL No. 418 - PROCESSO DE SELEÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GEOLOGIA DO QUATERNÁRIO

EDITAL No. 418 - PROCESSO DE SELEÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GEOLOGIA DO QUATERNÁRIO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GEOLOGIA DO QUATERNÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO QUINTA DA BOA VISTA S/N. SÃO CRISTÓVÃO CEP 20940-040 RIO DE JANEIRO, RJ BRASIL Tel: (21) 3938-1179 geoquater@mn.ufrj.br

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FAMIPAR

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FAMIPAR REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FAMIPAR Artigo 1º - O Programa de Iniciação Científica (PIC/FAMIPAR) tem por finalidade despertar o interesse e incentivar vocações para atividades de pesquisa

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA EDITAL Nº. 01, DE 05 DE FEVEREIRO DE 2016

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA EDITAL Nº. 01, DE 05 DE FEVEREIRO DE 2016 EDITAL Nº. 01, DE 05 DE FEVEREIRO DE 2016 PROCESSO SELETIVO O Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Sergipe comunica que estarão abertas inscrições para a seleção para preenchimento de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS CAMPUS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS CAMPUS RESOLUÇÃO Nº 003 DE 13 DE AGOSTO DE 2014 Dispõe sobre a aprovação do Regimento do NDE do curso superior de Tecnologia em Design de Interiores do Instituto Federal Minas Gerais câmpus Santa Luzia. O PRESIDENTE

Leia mais

ORDEM DE SERVIÇO 3 - CRITÉRIOS PARA A CONCESSÃO E RENOVAÇÃO

ORDEM DE SERVIÇO 3 - CRITÉRIOS PARA A CONCESSÃO E RENOVAÇÃO OS-006 /SR-1/2013 01/05 1 - FINALIDADE A presente Ordem de Serviço tem como finalidade modificar a OS-006-/SR-1/08 e regulamentar a operacionalização do Programa de Estágio Interno Complementar. 2 - OBJETIVO

Leia mais

EDITAL DE EXTENSÃO Nº 02/2016 PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA IDIOMAS APLICADOS A SERVIÇO DE TURISMO

EDITAL DE EXTENSÃO Nº 02/2016 PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA IDIOMAS APLICADOS A SERVIÇO DE TURISMO EDITAL DE EXTENSÃO Nº 02/2016 PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA IDIOMAS APLICADOS A SERVIÇO DE TURISMO A Pró-Reitora de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

Anexo 03 Normas para a realização de Estágio

Anexo 03 Normas para a realização de Estágio Anexo 03 Normas para a realização de Estágio REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Capítulo I DA NATUREZA Art. 1º. O Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Civil do Setor de Tecnologia

Leia mais

EDITAL 061/2016 Mestrado Acadêmico em Ciência e Tecnologia Ambiental

EDITAL 061/2016 Mestrado Acadêmico em Ciência e Tecnologia Ambiental EDITAL 061/2016 Mestrado Acadêmico em Ciência e Tecnologia Ambiental O Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Prof. Dr. Valdir Cechinel

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO (PPGE) MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO (PPGE) MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO (PPGE) MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO Recomendado pela CAPES e Reconhecido pelo CNE: Parecer n. 122/2009

Leia mais

CAPÍTULO I DA COMISSÃO, FINALIDADES E CONSTITUIÇÃO

CAPÍTULO I DA COMISSÃO, FINALIDADES E CONSTITUIÇÃO REGIMENTO DA COMISSÃO ELEITORAL, DE ESTATUTO, REGIMENTOS E REGULAMENTOS DA SOBED CAPÍTULO I DA COMISSÃO, FINALIDADES E CONSTITUIÇÃO Art. 1º.- A Comissão Eleitoral, de Estatuto, Regimentos e Regulamentos,

Leia mais

INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO E MARKETING INSTITUTO BRASILEIRO DE SAÚDE- IBS PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO EM CLÍNICA ESCOLA CAMPUS 1- IBS

INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO E MARKETING INSTITUTO BRASILEIRO DE SAÚDE- IBS PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO EM CLÍNICA ESCOLA CAMPUS 1- IBS INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO E MARKETING INSTITUTO BRASILEIRO DE SAÚDE- IBS PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO EM CLÍNICA ESCOLA CAMPUS 1- IBS EDITALn 06/2016 O Instituto Brasileiro de Gestão e Marketing

Leia mais

Edital para Seleção de Alunos Bolsistas EDITAL N.º 01/2016 Programa Institucional de Apoio a Projetos de Extensão - PAPEX-PROEXT

Edital para Seleção de Alunos Bolsistas EDITAL N.º 01/2016 Programa Institucional de Apoio a Projetos de Extensão - PAPEX-PROEXT INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE CAMPUS Crateús Edital para Seleção de Alunos Bolsistas EDITAL N.º 01/2016 Programa Institucional de Apoio a Projetos de Extensão - PAPEX-PROEXT

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Minas Departamento de Engenharia Civil

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Minas Departamento de Engenharia Civil PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL - PROPEC EDITAL PROPEC No. 01, DE 03 DE JUNHO DE 2016 Dispõe sobre o Processo de Seleção de 2016 para o Programa Nacional de Pós-Doutorado - PNPD/CAPES, no

Leia mais

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO SUL-3

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO SUL-3 DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO SUL-3 INSCRIÇÕES PARA CEL EDITAL 2015 O Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino Região Sul-3, em atendimento às disposições da Resolução SE 03, de 28/01/2011, Resolução

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE FARMÁCIA

ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE FARMÁCIA ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE FARMÁCIA O artigo 8º da RESOLUÇÃO CNE/CES 2, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2002 do CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR institui que o projeto pedagógico

Leia mais

Centro Universitário de Araraquara UNIARA

Centro Universitário de Araraquara UNIARA 1 Centro Universitário de Araraquara UNIARA Departamento de Ciências da Administração e Tecnologia Curso de Sistemas de Informação Regulamento dos Trabalhos de Conclusão de Curso Capítulo I Das disposições

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE DANÇA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇA EDITAL 2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE DANÇA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇA EDITAL 2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE DANÇA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇA EDITAL 2014 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS EM DANÇA 1. PROPOSTA DO CURSO Este curso de Especialização

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA NUTRIÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA 2015

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA NUTRIÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA 2015 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA NUTRIÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA 2015 NORMAS PARA CONCESSÃO DE BOLSAS - CAPES/CNPq Todos os pedidos de concessão de bolsas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL PROGRAMA DE AUXÍLIO FINANCEIRO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS EM EVENTOS CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS - 2016

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Bragança Paulista, 30 de maio de 2016. Profa. Márcia Aparecida Antônio Presidente

R E S O L U Ç Ã O. Bragança Paulista, 30 de maio de 2016. Profa. Márcia Aparecida Antônio Presidente RESOLUÇÃO CONSEACC/BP 16/2016 APROVA O REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVIONADO DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO, DO CAMPUS BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. A Presidente do Conselho Acadêmico

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FACULDADE DE FILOSOFIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FACULDADE DE FILOSOFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FACULDADE DE FILOSOFIA REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO BACHARELADO EM FILOSOFIA PREÂMBULO Este Regulamento

Leia mais

EDITAL N 002/2015 CURSO DE BIOLOGIA (EaD) SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIO

EDITAL N 002/2015 CURSO DE BIOLOGIA (EaD) SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS CÂMPUS DE PORTO NACIONAL CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA (EaD) Rua 03, Quadra 17, s/nº, Jardim dos Ipês 77500-000 Porto Nacional/TO (63) 2112-2216 www.uft.edu.br coordbioead@uft.edu.br

Leia mais

CONSELHO CIENTÍFICO-ADMINISTRATIVO DA FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESPÍRITO SANTO

CONSELHO CIENTÍFICO-ADMINISTRATIVO DA FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO CIENTÍFICO-ADMINISTRATIVO DA FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESPÍRITO SANTO RESOLUÇÃO CCAF Nº 040, de 15 de Junho de 2011 BOLSAS DE MESTRADO E DOUTORADO 1. FINALIDADE Concessão de bolsas de mestrado

Leia mais

EDITAL 01/2014 CREDENCIAMENTO E RECREDENCIAMENTO DE DOCENTES

EDITAL 01/2014 CREDENCIAMENTO E RECREDENCIAMENTO DE DOCENTES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EDITAL 01/2014 CREDENCIAMENTO E RECREDENCIAMENTO DE DOCENTES A Comissão de Pós-Graduação (COMPÓS),

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFJF/IF SUDESTE MG N O 01/2015

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFJF/IF SUDESTE MG N O 01/2015 Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Exatas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo 24- UFJF/IF Sudeste MG EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFJF/IF SUDESTE

Leia mais

Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas

Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01/2013-PPGCF/UNICENTRO - UEPG Regulamentar os critérios para o credenciamento, recredenciamento e descredenciamento de docentes no Programa de Pós-Graduação em Considerando a Reunião

Leia mais

REGIMENTO INTERNO SOBRE A ORGANIZAÇÃO DA PESQUISA DO CNM

REGIMENTO INTERNO SOBRE A ORGANIZAÇÃO DA PESQUISA DO CNM 1 REGIMENTO INTERNO SOBRE A ORGANIZAÇÃO DA PESQUISA DO CNM DISPÕE SOBRE A PROPOSIÇÃO, ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DE PESQUISA NO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

PROGRAMA DE INICAÇÃO CIENTÍFICA PIC

PROGRAMA DE INICAÇÃO CIENTÍFICA PIC EDITAL 0/205 Sociedade Mestra de Educação e Cultura de Goiás. Faculdade Padrão de Aparecida de Goiânia. fpadrao@yahoo.com.br. Rua José Leandro Qd. 63 Lt. 0 ao 05 Jardim da Luz Aparecida de Goiânia. Fone:

Leia mais

EDITAL 019/2016 PROCESSO SELETIVO PARA A PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

EDITAL 019/2016 PROCESSO SELETIVO PARA A PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EDITAL 019/2016 PROCESSO SELETIVO PARA A PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO ACADEMICO E MESTRADO PROFISSIONAL 1º SEMESTRE DE 2016 VAGAS REMANESCENTES Mônica Gomes Abel, Secretária Geral do Centro Universitário

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PPG QUALISAÚDE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PPG QUALISAÚDE EDITAL Nº 001/2016 do Mestrado Profissional Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde (PPG QualiSaúde) de 07 de junho de 2016 para Credenciamento de Docentes A Coordenação do Programa de Pós-Graduação Gestão

Leia mais

Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira - IMIP Escola de Pós-Graduação em Saúde Materno Infantil Instituição Civil Filantrópica

Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira - IMIP Escola de Pós-Graduação em Saúde Materno Infantil Instituição Civil Filantrópica EDITAL O Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira IMIP em parceria com a Faculdade Pernambucana de Saúde FPS tornam público que será realizada, SELEÇÃO DE TÍTULOS para vagas dos Programas

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA. CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ODONTOLOGIA Área de Concentração em Ortodontia

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA. CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ODONTOLOGIA Área de Concentração em Ortodontia REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ODONTOLOGIA Área de Concentração em Ortodontia CAPÍTULO I - DOS OBJETIVOS E PRAZOS Art. 1º - O Programa de

Leia mais

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PORTARIA NORMATIVA Nº 03, 19 DE JULHO DE 2013

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PORTARIA NORMATIVA Nº 03, 19 DE JULHO DE 2013 COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PORTARIA NORMATIVA Nº 03, 19 DE JULHO DE 2013 Institui as normas e as atividades aprovadas para o aproveitamento de carga horária para compor Atividades Complementares

Leia mais

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 02/PPGEDU/2016

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 02/PPGEDU/2016 UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 02/PPGEDU/2016 CONTRATAÇÃO DE DOCENTE PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO O Pró-Reitor Acadêmico

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA EDITAL N. 1/2012

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA EDITAL N. 1/2012 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA EDITAL N. 1/2012 PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS AO CURSO DE DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA NO PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO DE

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU ACADÊMICO (MESTRADO E DOUTORADO) DA FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA (FAMEMA).

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU ACADÊMICO (MESTRADO E DOUTORADO) DA FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA (FAMEMA). REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU ACADÊMICO (MESTRADO E DOUTORADO) DA FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA (FAMEMA). Aprovado pelo Parecer da Congregação da Famema, de 16 de agosto de

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA EAD 2º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA EAD 2º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA EAD 2º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS RESOLUÇÃO Nº 01/2010-COORCON

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS RESOLUÇÃO Nº 01/2010-COORCON UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS RESOLUÇÃO Nº 01/2010-COORCON Regulamenta o estágio supervisionado obrigatório e

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DA LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA DO SUL DA MATA ATLÂNTICA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DA LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA DO SUL DA MATA ATLÂNTICA 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS CFH DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA DO SUL DA MATA ATLÂNTICA REGULAMENTO DO TRABALHO DE

Leia mais

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO R E S O L U Ç Ã O nº. 072/2009 Regulamenta, no âmbito da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), o serviço de Professor Colaborador Voluntário,

Leia mais

EDITAL N 32/2014 PROGRAD PET ECONOMIA

EDITAL N 32/2014 PROGRAD PET ECONOMIA EDITAL N 32/2014 PROGRAD PET ECONOMIA 1. APRESENT AÇÃO 1.1. A (PROGRAD) torna pública a seleção de bolsistas para o grupo PET-Economia/UFAC (Rio Branco), que ocorrerá conforme a Portaria MEC Nº 976, de

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSA DE APOIO À PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DO INOVA SENAI-PE

PROGRAMA DE BOLSA DE APOIO À PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DO INOVA SENAI-PE PROGRAMA DE BOLSA DE APOIO À PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DO INOVA SENAI-PE PROGRAMA INSTITUCIONAL PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE APOIO A PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA INOVA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA-PROPESQ. Edital 08/2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA-PROPESQ. Edital 08/2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA-PROPESQ Edital 08/2016 1. Sobre o Programa A Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ) lança a 8ª edição do Programa Ciência na Sociedade

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE GRADUAÇÃO EM TURISMO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE GRADUAÇÃO EM TURISMO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE TURISMO E HOTELARIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM TURISMO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE GRADUAÇÃO EM TURISMO NITERÓI 2016 UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA Serviço Público Federal Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF SBF

Leia mais

STRICTO SENSU ACADÊMICO

STRICTO SENSU ACADÊMICO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU ACADÊMICO (MESTRADO E DOUTORADO) DA FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA (FAMEMA). Aprovado pelo Parecer Congregação da Famema, de 01 de abril de 2013.

Leia mais

Estado de Alagoas Universidade Estadual de Alagoas- UNEAL Pró-Reitoria de Graduação- PROGRAD

Estado de Alagoas Universidade Estadual de Alagoas- UNEAL Pró-Reitoria de Graduação- PROGRAD Estado de Alagoas Universidade Estadual de Alagoas- UNEAL Pró-Reitoria de Graduação- PROGRAD EDITAL INTERNO N.º 15/2014 PIBID/PROGRAD PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA A Pró-Reitoria de Graduação

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA Área de Concentração: Processos de Avaliação e Intervenção em Fisioterapia Via Washington

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado e Doutorado em Educação

Universidade Estadual de Maringá Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado e Doutorado em Educação EDITAL Nº 019/2016-PPE A Professora Dr.ª Elma Júlia Gonçalves de Carvalho, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Estadual de

Leia mais

CHAMADA INTERNA Nº 14/2016/PROPPI

CHAMADA INTERNA Nº 14/2016/PROPPI CHAMADA INTERNA Nº 14/2016/PROPPI CHAMADA INTERNA PARA CONTINUIDADE DO AFASTAMENTO INTEGRAL PARA CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO COM CONCESSÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO. EXECUÇÃO: 2016/2 ATÉ 2017/1 APRESENTAÇÃO

Leia mais

CAPÍTULO II DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS

CAPÍTULO II DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente instrumento dispõe sobre as normas e procedimentos a serem observados

Leia mais

Normas específicas do Programa de Pós graduação em Nutrição e Produção Animal, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP.

Normas específicas do Programa de Pós graduação em Nutrição e Produção Animal, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP. Normas específicas do Programa de Pós graduação em Nutrição e Produção Animal, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP. I. Composição da Comissão Coordenadora do Programa (CCP) O Programa

Leia mais

Regimento de Atividades Complementares do Bacharelado em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina.

Regimento de Atividades Complementares do Bacharelado em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina. Regimento de Atividades Complementares do Bacharelado em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina. CAPÍTULO I Das Disposições Iniciais Art.1º - Observando o disposto no Artigo 08º da Resolução

Leia mais

EDITAL N.º 06/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO DE INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO

EDITAL N.º 06/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO DE INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE CAMPUS BOA VIAGEM EDITAL N.º 06/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO DE INTRODUÇÃO

Leia mais