Fundamentos de Informática

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Fundamentos de Informática"

Transcrição

1 Fundamentos de Informática Aula 4 Prof. Cleanderson Lobo cleanderson.lobo@faculdadecisne.edu.br

2 q Como vimos, os sistemas operacionais pertencem a categoria de software básico e, sendo assim, possuem por definição a característica de estarem situados como o primeiro elo de interligação com o hardware. q Existem diversos tipos sistemas operacionais para se possa atender aos diversos tipos de hardware.

3

4 O Sistema Operacional é o intermédio entre o usuário e o hardware

5 Introdução q Um sistema operacional é o software que gerencia recursos de hardware do computador e provê serviços comuns para os programas do computador. q Sistemas Operacional é uma parte essencial para o software em um sistema computacional. q Sistema Operacional é como um programa supervisor, que roda assim que o computador é iniciado.

6 Introdução qeste programa tem um importante papel administrativo e de gerenciamento que funciona por trás de tudo qquando um computador é iniciado, o sistema operacional tipicamente organiza os recursos e inicia um programa que mostrará janelas e menus, permitindo que o usuário navegue e manipule os arquivos e programas

7 Introdução q O sistema operacional organiza os recursos em segundo plano, para que múltiplos programas executem ao mesmo tempo, o que é conhecido como multitarefa q O sistema operacional dá a cada programa sua própria área na memória, para que cada programa acesse somente os recursos que lhe são destinados q Isto limita o que um programa que causa erros ou um programa malicioso pode causar ao sistema

8 Conceitos Fundamentais Cada parte (módulo ou função) de um Sistema Operacional é responsável pelo gerenciamento de um recurso específico. Esses recursos são: Tempo de CPU; Espaço em memória; Espaço em disco; Acesso aos dispositivos de comunicação; Bibliotecas de software.

9 Conceitos Fundamentais Gerenciar recursos é garantir a utilização compartilhada do recurso sem que ocorram erros que possam gerar instabilidade ou falha no sistema. Na visão do usuário, o Sistema Operacional fornece: Acesso ao sistema; Possibilidade de criar e gerir arquivos e diretórios; Ambiente para execução de programas; Acesso aos dispositivos de E/S; Acesso ao conteúdo de arquivos; Detecção de erros.

10 Classificação de A classificação é utilizada como uma forma sintética de apresentar, em poucas palavras, as características de um Sistema Operacional. Sistemas Monotarefa x Sistemas Multitarefa Sistemas Monousuário x Sistemas Multiusuário Sistemas Monoprocessados x Sistemas Multiprocessados

11 Classificação de Sistemas Monotarefax Sistemas Multitarefa Definem a capacidade de gerenciar mais de uma tarefa ao mesmo tempo. Monotarefa: Admite e gerencia apenas uma tarefa em execução por vez. Exemplo: DOS. Multitarefa: Admite e gerencia várias tarefas em processamento concorrente. Exemplo: Windows XP, Windows 7, Linux, MacOS.

12 Classificação de q Monousuário, Monotarefa. O sistema operacional foi criado para que um único usuário possa fazer uma coisa por vez. O Palm OS dos computadores Palm é um bom exemplo de um moderno sistema operacional monousuário e monotarefa. Outro Exemplo: MS DOS

13 Classificação de q Monousuário, Multitarefa. Este tipo de sistema operacional é o mais utilizado em computadores de mesa e laptops. As plataformas Microsoft Windows e Apple MacOS são exemplos de sistemas operacionais que permitem que um único usuário utilize diversos programas ao mesmo tempo.

14 Classificação de Executa Espera Executa Espera Monotarefa Programa A Executa Espera Executa Espera Programa B Espera Executa Espera Executa Multitarefa

15 Classificação de Sistemas Monousuário x Sistemas Multiusuário Definem a capacidade de gerenciar mais de um usuário ao mesmo tempo, compartilhando os mesmo recursos de software e hardware. Monousuário: Admite e gerencia apenas um usuário não permite que mais de um usuário esteja "logado" simultaneamente. Exemplo: Windows XP, Windows NT (exceto versão com Terminal Server). Multiusuário: Admite e gerencia vários usuários permite que mais de um usuário esteja "logado" simultaneamente. Exemplo: Linux, VMS.

16 Classificação de Atenção: Todo Sistema Operacional Multiusuário é, obrigatoriamente, Multitarefa, pois cada usuário representa, no mínimo, uma tarefa para ser executada.

17 Classificação de Sistemas Monoprocessados x Sistemas Multiprocessados Possuem a capacidade de reconhecer e gerenciar computadores com mais de um processador. Monoprocessado: Somente reconhece e utiliza um processador. Exemplo: Windows 98. Multiprocessado: Reconhece e utiliza mais de um processador. Exemplo: Windows XP, Windows 7, Linux.

18 Classificação de Outros sistemas com finalidades específicas Sistemas em Tempo Real Sistemas que possuem um forte vínculo com o tempo. O resultado só é considerado correto se a execução acontecer no tempo previsto. O sistema deve garantir que uma tarefa possua todos os recursos necessários para sua execução em um intervalo de tempo prédefinido. Atenção: Não se trata de velocidade de processamento, e sim de garantia de tempo de resposta.

19 Classificação de Outros sistemas com finalidades específicas Sistemas Embarcados Sistemas inseridos em produtos com funções específicas, como telefones celulares. Atenção: Nem todo dispositivo eletrônico possui um microcontrolador, e nem todo aparelho com microcontroladorpossui um Sistema Operacional.

20 Classificação de q Existem alguns tipos básicos de sistemas operacionais. q Eles são divididos em grupos relacionados com o tipo de computador que controlam e o tipo de aplicativos que suportam. Estas são as categorias mais abrangentes: Sistema operacional de tempo real (RTOS - Real-time operating system) qé utilizado para controlar máquinas, instrumentos científicos e sistemas industriais. A função do RTOS é gerenciar os recursos do computador para que uma operação específica seja sempre executada durante um mesmo período de tempo

21 Classificação de q Multiusuário. Um sistema operacional multiusuário permite que diversos usuários utilizem simultaneamente os recursos do computador. O sistema operacional deve se certificar de que as solicitações de vários usuários estejam balanceadas. Cada um dos programas utilizados deve dispor de recursos suficientes e separados. Sistemas multiusuário geralmente disponibilizam duas opções de contas de usuários: Administrador (root) e Usuário comum

22 Breve Histórico dos q É inegável a evolução verificada nesses últimos 35 anos na área de microcomputadores, não só no que fiz respeito ao hardware, como também com relação ao software.

23 Breve Histórico dos q MS-DOS / IBM PC DOS Como você bem deve imaginar, desde os tempos mais primórdios a Microsoft trabalha apenas com softwares. No início, a empresa fez uma parceria com a IBM para vender seu sistema junto com os PCs da empresa.

24 Breve Histórico dos

25 Breve Histórico dos q 1985 Amiga OS

26 Breve Histórico dos q 1989 NeXTSTEP Depois que saiu da Apple, Steve Jobs fundou a NeXT. Sua nova empresa desenvolveu o sistema NeXTSTEP, o qual era baseado no Unix e contava com códigos do BSD. O sistema já vinha com interface gráfica, um dock (tal qual o dos futuros sistemas da Apple), widgets 3D, comandos para arrastar itens e ícones totalmente coloridos. Esse foi o começo do OS X.

27 Breve Histórico dos q 1989 NeXTSTEP

28 Breve Histórico dos

29 Breve Histórico dos q 1991 Linux Finalmente, depois de vinte e tantos anos de história, nasceu o Linux. Apesar de não ser o sistema preferido de muitos, o pinguim foi um dos mais importantes da história, visto que trazia código livre e aberto.

30 Breve Histórico dos q 1995 Windows 95 O Windows 95 foi tão importante que acabou definindo alguns padrões. A forma como o desktop é organizado, a qual ainda é utilizada no Windows 7, 8 e 10

31 Breve Histórico dos

32 Breve Histórico dos q 2001 Windows XP Devido ao desastre do Windows ME, a Microsoft caprichou no Windows XP. Este foi, provavelmente, o sistema mais usado por todos. Ele teve sua interface completamente remodelada, trouxe uma série de novos recursos para redes, DirectX 8.1, suporte avançado para múltiplos usuários, novos recursos de segurança e muito mais.

33 Breve Histórico dos q 2001 Windows XP

34 Breve Histórico dos q 2001 OS X Após tantos anos trabalhando em seu sistema próprio, a Apple finalmente lançou um sistema baseado no UNIX. O OS X veio para revolucionar a história da companhia. Desde o lançamento desse sistema, a Apple vem apenas realizando melhorias e não lançou uma versão totalmente nova.

35 Breve Histórico dos q 2001 OS X

36 Breve Histórico dos q 2004 Ubuntu Depois de 13 anos da invenção do Linux, nasce o sistema que, hoje, é o mais popular com a cara do Pinguim. Baseado no Debian, esse sistema deixou as coisas mais amigáveis para o usuário. O Ubuntu recebe duas atualizações anuais e conta com suporte avançado para os mais variados tipos de hardware (incluindo placas NVIDIA e AMD).

37 Breve Histórico dos q 2004 Ubuntu

38 Breve Histórico dos q 2004 Mac OS X Tiger Este foi o primeiro sistema da Apple a suportar os processadores da Intel. Em quatro anos de desenvolvimento, a Maçã adicionou a seu sistema os seguintes recursos: Dashboard, Smart Folders, Spotlighte outras ferramentas.

39 Breve Histórico dos q 2004 Mac OS X Tiger

40 Breve Histórico dos q 2007 ios A grande revolução no mercado de celular ocorreu quando a Apple lançou o famoso iphone. Na época, não havia nada semelhante ao smartphone e sistema da Maçã. O ios foi criado com base no OS X e introduziu ao mundo recursos de fácil uso.

41 Breve Histórico dos q 2007 ios

42 Breve Histórico dos q 2008 Android Anteriormente desenvolvido pela Android Inc, o Android foi adquirido pela Google ainda em De lá para cá, a gigante das buscas veio trabalhando para conquistar o mercado móvel. Hoje, o Androidé o sistema portátil mais usado do mundo, sendo que ele vem ganhando destaque por ser pioneiro no lançamento de diversos recursos.

43 Breve Histórico dos q 2008 Android

44 Breve Histórico dos q 2009 Windows 7 Considerando as decepções do Windows Vista, a Microsoft novamente resolveu correr atrás do prejuízo. O Windows 7 vem para corrigir todos os problemas do antecessor e oferecer desempenho acima de tudo. O sistema não alcançou a apreciação que o Windows XP teve, mas conseguiu conquistar o público.

45 Breve Histórico dos

46 Breve Histórico dos q 2010 Windows Phone Depois de insistir longos anos no Windows Mobile (que era apenas uma versão mal-adaptada do sistema para desktop), a Microsoft remodelou seu sistema para portáteis.

47 Breve Histórico dos q 2011 Mac OS X Lion Aproveitando algumas características do ios, a Apple evoluiu o sistema para computadores.

48 Breve Histórico dos q 2015 Windows 10 Windows 10 é a mais recente versão do sistema operacional da Microsoft. Multiplataforma, ele pode ser instalado em PCs e dispositivos móveis como smartphones e tablets. A versão liberada para computadores une a interface clássica do Windows 7 com o design renovado do Windows 8, criando um ambiente versátil capaz de se adaptar a telas de todos os tamanhos e perfeito para uso com teclado e mouse, como o tradicional desktop.

49 Breve Histórico dos q 2015 Windows 10

50 Novos Conceitos Computação em Nuvem q O Conceito de Computação em Nuvem, do inglês, Cloud Computing, refere-se a utilização da memoria e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores de forma compartilhada e interligadautilizando-se da Internet.

51 Computação em Nuvem q Nessa forma, o armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas específicos. q Acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, por meio da própria internet. q O requisito mínimo para usar os serviços é um computador compatível com os recursos disponíveis na internet.

52 Computação em Nuvem q Atualmente a computação em nuvem é dividida nos seguintes tipos:

53 em nuvem q Google Chrome OS Desenvolvido pela Google, trabalha com uma interface semelhanteao do navegador Google Chrome, em que todas as aplicações ou arquivos são salvos na nuvem e sincronizados com sua conta do Google, sem necessidade de salvá-los no computador.

54 em nuvem q Google Chrome OS

55 em nuvem q 2011 Joli Os/JoliCloud Desenvolvido por Tariq Krim, o ambiente de trabalho usa tanto aplicativos em nuvem quando aplicativos offline, baseado no Ubuntu, permitindo inclusive o acesso com senha do Facebook. Arquivospodemser acessados pelodropbox.

56 Sistemas Operacionais em nuvem q 2011 Joli Os/JoliCloud AULA 4 - FUNDAMENTOS DE INFORMÁTICA PROF. CLEANDERSON LOBO

57 em nuvem q 2013 eyeos Este sistema está sendo desenvolvido por uma comunidade denominada EyeOS Team e possui o código fonte aberto ao público. O Objetivo dos desenvolvedores é criar um ambiente com maior compatibilidade com os aplicativos atuais.

58 em nuvem q 2013 EyeOS

59 q Sistemas operacionais podem ser encontrados em quase qualquer dispositivo que possua um computador q De celulares e vídeo games até supercomputadores e servidores q Exemplos de sistemas operacionais modernos populares incluem: Android, BSD, ios, Linux, OS X, Windows e Windows Phone

60 Windows (Microsoft): qos sistemas operacionais de propósito geral com maior apelo de público existente. qsão os mais largamente utilizados. As versões mais atuais incluem Windows Seven8.1 e Windows 10.

61 Mac OS da Apple: q É tido, pelo mundo, o mais fácil sistema operacional para uso geral. q Muito utilizado nas áreas de editoração e produção gráfica, o Mac OS tem seu núcleo adaptado da família BSD.

62 Linux: q Seu código-fonte foi criado pelo finlandês Linus Torvalds. q A interface fornecida para o usuário é a mesma empregada pelos UNIX. q Pode ser um shell em texto (console), mas também apresenta versões gráficas, onde as mais famosas são Gnome, KDE, XFCE.

63 qalguns dispositivos não rodam sistemas operacionais que interagem com o usuário como um sistema operacional para PC faz quma câmera digital, por exemplo, possui um pequeno computador que roda um sistema operacional (embarcado) Quando inicia, este sistema operacional não inicia um gerenciador de arquivos ou um gerenciador de janelas

64 qdispositivos como um forno de micro-ondas possuem um conjunto de tarefas predefinido para executar, esperam uma entrada muito simples e controlam um hardware que nunca muda Para um computador como esse, um sistema operacional seria uma bagagem desnecessária

65 qpara todos os outros dispositivos, um sistema operacional cria a habilidade de Servir para uma variedade de propósitos Interagir com o usuário de formas mais complexas Atender a necessidades que mudam com o tempo

66 qem qualquer dispositivo que possua um sistema operacional, geralmente há uma forma de modificar a forma como o dispositivo funciona qsistemas operacionais são feitos de código portável em vez de circuitos físicos permanentes Podem ser modificados sem que seja necessário modificar todo o dispositivo Uma nova atualização de segurança, atualização do sistema ou até mesmo um sistema operacional completamente diferente

67 Dúvidas?

68 Bibliografia Básica qalbertin, Alberto Luiz. Administração de Informática Funções e fatores críticos de sucesso. 6ª ed. São Paulo: Atlas, qalves, William Pereira. Informática Fundamental Introdução ao Processamento de Dados. São Paulo: Érica, qcruz, Tadeu. Sistemas de informações gerenciais: tecnologias da informação e a empresa do século XXI. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

Introdução aos Sistemas Operacionais

Introdução aos Sistemas Operacionais Introdução aos Sistemas Operacionais Prof. M.e Helber Wagner da Silva helber.silva@ifrn.edu.br Maio de 2014 Roteiro Introdução Estrutura e Funções do Sistema Operacional Sistemas Operacionais existentes

Leia mais

Introdução à Ciência da Informação

Introdução à Ciência da Informação Introdução à Ciência da Informação Prof. Edberto Ferneda Software 1 Software Níveis de Software Hardware Software Aplicativos Software Tipos de Software Softwares Aplicativos de Sistema (Utilitários) Finalidades

Leia mais

História e Conceitos sobre Sistemas Operacionais. Técnico de Informática 2º. Módulo Prof. Alex Sandro Forghieri

História e Conceitos sobre Sistemas Operacionais. Técnico de Informática 2º. Módulo Prof. Alex Sandro Forghieri História e Conceitos sobre Sistemas Operacionais Técnico de Informática 2º. Módulo Prof. Alex Sandro Forghieri alex.forghieri@ifsc.edu.br Agenda Apresentação e discussão do plano de ensino. O que é um

Leia mais

Administração de Sistemas Operacionais Prof.: Marlon Marcon

Administração de Sistemas Operacionais Prof.: Marlon Marcon Instituto Federal de Minas Gerais Campus Bambuí Administração de Sistemas Operacionais Prof.: Marlon Marcon Sumário Visão Geral de um sistema linux Conceitos básicos Histórico do Linux Kernel Principais

Leia mais

Objetivos. Definir e classificar os principais tipos de softwares Básico Aplicativos

Objetivos. Definir e classificar os principais tipos de softwares Básico Aplicativos Objetivos Definir e classificar os principais tipos de softwares Básico Aplicativos Software Categorias Principais de Software Básico Chamado de Sistema Operacional. Informa ao computador como ele deve

Leia mais

Sistemas Operacionais - Aula 02

Sistemas Operacionais - Aula 02 Sistemas Operacionais - Aula 02 Classificação De O.S 1- processamentos 2- Tarefas 3- Usuários 4- Interface Processamento 1- Multiprocessados 2- sistemas fortemente Acoplados 3- sistemas fracamente Acoplados

Leia mais

Introdução a Informática

Introdução a Informática Informática Introdução a Informática Carlos Eduardo da Silva carlos.silva@cefetrn.br Sistemas computacionais Sistemas computacionais O computador é uma máquina eletrônica capaz de receber informações,

Leia mais

Histórico e Evolução da Computação

Histórico e Evolução da Computação Lista de Exercícios Introdução à Informática Professor: Sérgio Salazar Histórico e Evolução da Computação O 1º computador foi o ENIAC, utilizado para montar tabelas para o cálculo de projéteis na 2ª Guerra

Leia mais

Linux e Computação Científica

Linux e Computação Científica Linux e Computação Científica Sumário Motivação Noções de Sistemas Operacionais Ferramental Computação Científica Motivação Financeira Linux é livre Desempenho Linux gerencia melhor recursos de processdor,

Leia mais

Apresentação da Disciplina

Apresentação da Disciplina Apresentação da Disciplina Laboratório de Sistemas Operacionais Prof. Fernando Nakayama de Queiroz fernando.queiroz@ifpr.edu.br Sobre o professor... Fernando Nakayama de Queiroz fernando.queiroz@ifpr.edu.br

Leia mais

PROVA 03/07 Segunda-feira (semana que vem)

PROVA 03/07 Segunda-feira (semana que vem) damkeisabela@gmail.com PROVA 03/07 Segunda-feira (semana que vem) SISTEMAS OPERACIONAIS Os sistemas operacionais mais comuns que existem para computadores e que o mercado irá oferecer para você são : Microsoft

Leia mais

Requisitos do sistema para Qlik Sense. Qlik Sense 2.2 Copyright 1993-2016 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados.

Requisitos do sistema para Qlik Sense. Qlik Sense 2.2 Copyright 1993-2016 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Requisitos do sistema para Qlik Sense Qlik Sense 2.2 Copyright 1993-2016 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Copyright 1993-2016 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados.

Leia mais

TUTORIAL SOBRE O GOOGLE DOCS

TUTORIAL SOBRE O GOOGLE DOCS TUTORIAL SOBRE O GOOGLE DOCS O Google Docs é um recurso do Google que funciona como um HD virtual permitindo criar e compartilhar trabalhos on-line. Ele é uma ferramenta com características da nova tendência

Leia mais

Introdução aos Sistemas Operacionais. Ricardo Ramos de Oliveira

Introdução aos Sistemas Operacionais. Ricardo Ramos de Oliveira Introdução aos Sistemas Operacionais Ricardo Ramos de Oliveira E-mail: ricardo.ramos@ifsuldeminas.edu.br Cadastro Wiki USP Endereço: http://garapa.intermidia.icmc.usp.br/mediawiki Objetivos Conceituar

Leia mais

INFORMÁTICA (NCINF) SOFTWARE SISTEMAS OPERACIONAIS

INFORMÁTICA (NCINF) SOFTWARE SISTEMAS OPERACIONAIS INFORMÁTICA (NCINF) SOFTWARE SISTEMAS OPERACIONAIS Basicamente, são formados por Programas de controle (de equipamentos e de trabalhos) Programas utilitários Características Trabalha com a CPU e gerencia

Leia mais

Fundamentos de Sistemas Operacionais

Fundamentos de Sistemas Operacionais Fundamentos de Sistemas Operacionais Aula 3 Princípios de Sistemas Operacionais Prof. Belarmino Existem dezenas de Sistemas Operacionais executando nos mais variados tipos de maquinas. Os mais conhecidos

Leia mais

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA: TERMINOLOGIA BÁSICA RAÍ ALVES TAMARINDO RAI.TAMARINDO@UNIVASF.EDU.BR

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA: TERMINOLOGIA BÁSICA RAÍ ALVES TAMARINDO RAI.TAMARINDO@UNIVASF.EDU.BR INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA: TERMINOLOGIA BÁSICA RAÍ ALVES TAMARINDO RAI.TAMARINDO@UNIVASF.EDU.BR SOFTWARE Dados: informações guardadas no computador. Instruções: Comando que define uma operação a ser executada.

Leia mais

Curso de Sistemas de Informação Campus Guaíba Cursos de Informática Projeto de Inclusão Digital APOSTILA APOSTILA CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA

Curso de Sistemas de Informação Campus Guaíba Cursos de Informática Projeto de Inclusão Digital APOSTILA APOSTILA CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA Agosto, 2006 Apresentação A apostila de Conceitos Básicos de Informática tem por objetivo apresentar aos alunos os conceitos relacionados à área de tecnologia. Esquema

Leia mais

Arquitetura de Computadores Sistemas Operacionais I

Arquitetura de Computadores Sistemas Operacionais I O que é um Sistema Operacional? Arquitetura de Computadores Sistemas Operacionais I Programa que atua como um intermediário entre um usuário do computador ou um programa e o hardware. Os 4 componentes

Leia mais

Sistemas de Informação (SI) Infraestrutra de Tecnologia da Informação (TI): Software

Sistemas de Informação (SI) Infraestrutra de Tecnologia da Informação (TI): Software Sistemas de Informação (SI) Infraestrutra de Tecnologia da Informação (TI): Software Prof.ª Dr.ª Symone Gomes Soares Alcalá Universidade Federal de Goiás (UFG) Regional Goiânia (RG) Faculdade de Ciências

Leia mais

INFORMÁTICA. www.fatodigital.com.br. Introdução à Informática Hardware CONHECIMENTOS BÁSICOS EM INFORMÁTICA

INFORMÁTICA. www.fatodigital.com.br. Introdução à Informática Hardware CONHECIMENTOS BÁSICOS EM INFORMÁTICA Introdução à Informática Hardware 1 CONHECIMENTOS BÁSICOS EM INFORMÁTICA Hardware - parte física do equipamento, ou seja, tudo aquilo que é palpável. Software - programas. Peopleware - parte humana do

Leia mais

Navegadores Browsers

Navegadores Browsers Navegadores Browsers Internet Explorer Chrome Firefox Internet Explorer Chrome Firefox CESPE - 2013 - TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO) - Técnico Judiciário Acerca dos conceitos de sistema operacional (ambientes

Leia mais

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS MÓDULO 4

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS MÓDULO 4 FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS MÓDULO 4 Índice 1. Evolução dos Sistemas Operacionais Continuação...3 1.1. Década de 70... 3 1.2. Década de 80... 4 2 1. EVOLUÇÃO DOS SISTEMAS OPERACIONAIS CONTINUAÇÃO

Leia mais

Microcontroladores e Microprocessadores. Conversão de Bases Prof. Samuel Cavalcante

Microcontroladores e Microprocessadores. Conversão de Bases Prof. Samuel Cavalcante Microcontroladores e Microprocessadores Conversão de Bases Prof. Samuel Cavalcante Conteúdo Conversão de Qualquer base para Decimal Decimal para Binário Hexadecimal para binário Componentes básicos de

Leia mais

e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica

e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica Página1 e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. Safeweb e-nota G... 03 2. O que é XML... 04 3. Acesso e-nota G... 06

Leia mais

Guia de desenvolvimento de um aplicativo para o sistema operacional Android

Guia de desenvolvimento de um aplicativo para o sistema operacional Android Guia de desenvolvimento de um aplicativo para o sistema operacional Android Introdução Este documento será voltado para o desenvolvimento de um aplicativo na plataforma Android (sistema operacional do

Leia mais

Objetivos. Arquitetura x86. Evolução dos Microprocessadores com arquitetura x86. Universidade São Judas Tadeu. Introdução à Computação

Objetivos. Arquitetura x86. Evolução dos Microprocessadores com arquitetura x86. Universidade São Judas Tadeu. Introdução à Computação Universidade São Judas Tadeu Prof. André Luiz Ribeiro Prof. Jorge Luis Pirolla Introdução à Computação Microprocessadores e Arquitetura (2) - FEDELI, Ricardo D.; POLLONI, Enrico G.; PERES, Fernando E.

Leia mais

I TR T ODUÇÃO O À I N I FO F RMÁ M TI T C I A OBJETIVO

I TR T ODUÇÃO O À I N I FO F RMÁ M TI T C I A OBJETIVO 17/02/2017 6 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA OBJETIVO Capacitar o aluno a trabalhar com o computador, realizando tarefas básicas essenciais, e mostrar os principais conceitos em informática e processamento de

Leia mais

Elementos básico de uma rede Samba - Local Master Browser

Elementos básico de uma rede Samba - Local Master Browser Servidor Samba Linux Samba é o protocolo responsável pela integração de máquinas Linux com Windows, permitindo assim a criação de redes mistas utilizando servidores Linux e clientes Windows. Samba, é uma

Leia mais

Instalando e Configurando o GNU/Linux Mint 17 Qiana LTS e suas Edições (Curso Completo - Bora para Prática)

Instalando e Configurando o GNU/Linux Mint 17 Qiana LTS e suas Edições (Curso Completo - Bora para Prática) Instalando e Configurando o GNU/Linux Mint 17 Qiana LTS e suas Edições (Curso Completo - Bora para Prática) Introdução ao GNU/Linux Mint 17 Qiana LTS Módulo - I versão: 1.6-16/10/2014 Professor do Curso

Leia mais

WINDOWS XP. Autor: Amarildo Correia de Melo

WINDOWS XP. Autor: Amarildo Correia de Melo WINDOWS XP Autor: Amarildo Correia de Melo COLEÇÃO NAVEGANDO NO WINDOWS XP INFORMÁTICA Editora Melo LTDA 1ª EDIÇÃO 2015 DEDICATÓRIA: À minha família, pelo o incentivo e companheirismo. " O Senhor é meu

Leia mais

Sistemas Operacionais. Domesticos e Cororativos

Sistemas Operacionais. Domesticos e Cororativos Sistemas Operacionais Domesticos e Cororativos Sumario Mainframes Windows: Domesticos e Corporativos Mac Sistemas Operacionais Microsoft Domesticos Corporativos MS-Dos Windows Server 3.0 Windows 1.0 3.11

Leia mais

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA Hardware & Software Macau-RN Novembro/2014 Sumário Introdução... 1 Evolução dos computadores... 1 Hardware...

Leia mais

Linux? O que é, para que serve, etc. http://gul.dei.isep.ipp.pt. isep. Grupo de Utilizadores de Linux do Departamento de Eng. Informática do ISEP

Linux? O que é, para que serve, etc. http://gul.dei.isep.ipp.pt. isep. Grupo de Utilizadores de Linux do Departamento de Eng. Informática do ISEP ? O que é, para que serve, etc Grupo de Utilizadores de do Departamento de Eng. Informática do ISEP http://gul.dei..ipp.pt 1 O que é o O é um sistema operativo que corre em quase todos os tipos de computadores

Leia mais

Sistema Operacional. Disciplina: Softwares, Aplicativos e Sistema Operacional. Professor: Thiago Silva Prates

Sistema Operacional. Disciplina: Softwares, Aplicativos e Sistema Operacional. Professor: Thiago Silva Prates Sistema Operacional Disciplina: Softwares, Aplicativos e Sistema Operacional Professor: Thiago Silva Prates Software e aplicativos Software é uma sequência de instruções à serem seguidas e executadas.

Leia mais

Sistemas Operacionais. Visão Geral

Sistemas Operacionais. Visão Geral Sistemas Operacionais Visão Geral Sumário 1. Máquina de Camadas 2. Funções Básicas do SO 3. Conceitos Introdutórios 1. Hardware 2. Software 3. Operações de E/S 4. Histórico 1. Década de 40 2. Década de

Leia mais

Informática Sistemas Operacionais Aula 5. Cleverton Hentz

Informática Sistemas Operacionais Aula 5. Cleverton Hentz Informática Sistemas Operacionais Aula 5 Cleverton Hentz Sumário Introdução Fundamentos sobre Sistemas Operacionais Gerenciamento de Recursos Interface Com Usuário Principais Sistemas Operacionais 2 Introdução

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL - ios

SISTEMA OPERACIONAL - ios Manual do Usuário SISTEMA OPERACIONAL - ios Filho Protegido Versão 1.0 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 INTRODUÇÃO FILHO PROTEGIDO... 3 3 INSTALAÇÃO DO APLICATIVO DOS PAIS... 4 3.1 LOCAL DE INSTALAÇÃO DO FILHO

Leia mais

ANEXO TÉCNICO REQUERIMENTOS DE INFRAESTRUTURA BEMATECH GEMCO NFC-e

ANEXO TÉCNICO REQUERIMENTOS DE INFRAESTRUTURA BEMATECH GEMCO NFC-e ANEXO TÉCNICO REQUERIMENTOS DE INFRAESTRUTURA BEMATECH GEMCO NFC-e Introdução Este documento tem por objetivo demonstrar uma visão geral dos requerimentos e necessidades de infraestrutura para a implantação

Leia mais

Fundamentos da Informática Aula 02 - Softwares aplicativos: Realizando o trabalho Exercícios - REPOSTAS Professor: Danilo Giacobo

Fundamentos da Informática Aula 02 - Softwares aplicativos: Realizando o trabalho Exercícios - REPOSTAS Professor: Danilo Giacobo Fundamentos da Informática Aula 02 - Softwares aplicativos: Realizando o trabalho Exercícios - REPOSTAS Professor: Danilo Giacobo Múltipla escolha 1. O profissional de informática que desenvolve e testa

Leia mais

- Campus Salto. Disciplina: Sistemas Operacionais Docente: Fernando Santorsula E-mail: fernandohs@ifsp.edu.br

- Campus Salto. Disciplina: Sistemas Operacionais Docente: Fernando Santorsula E-mail: fernandohs@ifsp.edu.br - Campus Salto Disciplina: Sistemas Operacionais Docente: Fernando Santorsula E-mail: fernandohs@ifsp.edu.br - Campus Salto Mas o que é um Sistema Operacional??? - Campus Salto Resposta segundo Andrew

Leia mais

Tipos de Software e Ambientes de Processamento

Tipos de Software e Ambientes de Processamento Universidade São Judas Tadeu Prof. André Luis Ribeiro Prof. Jorge Luis Pirolla Introdução à Computação Tipos de Software e Ambientes de Processamento Tópicos Formas de Processamento de Dados Sistema de

Leia mais

Introdução à Sistemas Operacionais

Introdução à Sistemas Operacionais Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas e Informática IC (2018/02) Introdução Sistema Operacional serve como um intermediário entre o hardware e os softwares aplicativos

Leia mais

HISTÓRIA DOS SISTEMAS OPERACIONAIS. Prof. Alan F.M.

HISTÓRIA DOS SISTEMAS OPERACIONAIS. Prof. Alan F.M. HISTÓRIA DOS SISTEMAS OPERACIONAIS O QUE É UM SISTEMA OPERACIONAL? Um sistema operacional é uma coleção de programas para gerenciar as funções do processador, o input, o output, o armazenamento e o controle

Leia mais

Nosso Site. http://www.cintegrado.com.br/anapolis/

Nosso Site. http://www.cintegrado.com.br/anapolis/ Nosso Site http://www.cintegrado.com.br/anapolis/ MÓDULO I INFORMÁTICA BÁSICA Endereço do grupo Endereço da web atual: http://douglasddp.wordpress.com.br Endereço de e-mail atual: douglas.ddp@gmail.com

Leia mais

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS Unidade I FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS Prof. Victor Halla Conteúdo Introdução; Conceitos; Evolução; Características; Gerenciamento de Processos; Gerenciamento de Memória; Conceito O sistema operacional,

Leia mais

A instalação da vantagem VT em um PC

A instalação da vantagem VT em um PC A instalação da vantagem VT em um PC Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Procedimento de instalação Troubleshooting Informações Relacionadas Introdução A vantagem

Leia mais

Fundamentos de Sistemas Operacionais de Arquitetura Aberta. CST em Redes de Computadores

Fundamentos de Sistemas Operacionais de Arquitetura Aberta. CST em Redes de Computadores Fundamentos de Sistemas Operacionais de Arquitetura Aberta CST em Redes de Computadores Introdução Computadores Computadores são compostos, basicamente, de CPU, memória e dispositivos de entrada e saída

Leia mais

MANUAL SERVIÇOS E AGENDAMENTO

MANUAL SERVIÇOS E AGENDAMENTO MANUAL SERVIÇOS E AGENDAMENTO Versão 1.0 Novembro 2013 ÍNDICE 1 SERVIÇOS NO AUTOSYSTEM...3 2 CRIAR SERVIÇO E AGENDAR TAREFA...3 2.1 Criar Serviço e Agendar Tarefas no Ubuntu-LINUX...4 2.1.1 Como Usar o

Leia mais

Aula 01. Breve História dos Computadores Informatiquês O Computador Software vs. Hardware. Introdução à Informática. Prof. Fábio Nelson.

Aula 01. Breve História dos Computadores Informatiquês O Computador Software vs. Hardware. Introdução à Informática. Prof. Fábio Nelson. Aula 01 Breve História dos Computadores Informatiquês O Computador Software vs. Hardware Slide 1 de Qual é a origem etimológica da palavra COMPUTADOR? Computador procede do latim computatore. Ao pé da

Leia mais

Conceitos básicos sobre computadores

Conceitos básicos sobre computadores SSC0101 - ICC1 Teórica Introdução à Ciência da Computação I Conceitos básicos sobre computadores Prof. Vanderlei Bonato: vbonato@icmc.usp.br Sumário O que é um computador e onde podemos encontrá-los? Divisão:

Leia mais

FIPLAN. Guia de configuração para o usuário do FIPLAN. FIPLAN - Sistema Integrado de Planejamento Contabilidade e Finanças

FIPLAN. Guia de configuração para o usuário do FIPLAN. FIPLAN - Sistema Integrado de Planejamento Contabilidade e Finanças Conteúdo Guia de configuração para o FIPLAN - Sistema Integrado de Planejamento Contabilidade e Finanças Versão 1.2 FIPLAN 1 Objetivo... 3 Requisitos mínimos de sistema...3 Requisitos de Hardware...3 Requisitos

Leia mais

Estruturas de Sistemas Operacionais

Estruturas de Sistemas Operacionais Estruturas de Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais - Tópicos Componentes do Sistema Serviços de Sistemas Operacionais Chamadas ao Sistema Estrutura do Sistema Máquinas Virtuais Chamadas ao Sistema

Leia mais

Produção de Vídeos Didáticos: Tábua de Galton

Produção de Vídeos Didáticos: Tábua de Galton UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas; IFGW Instituto de Física Gleb Watagin; Relatório Final de F 809, Instrumentação para ensino: Produção de Vídeos Didáticos: Tábua de Galton André de Ávila Acquaviva,

Leia mais

Especificação Técnica do Leitor Biométrico Griaule

Especificação Técnica do Leitor Biométrico Griaule Especificação Técnica do Leitor Biométrico Griaule Especificação Técnica Preparado por Rafael Roque Viana Analista de Sistemas Versão 1.0 01/11/2013 1. INTRODUÇÃO O presente documento tem como objetivo

Leia mais

O que é um Sistema Operacional

O que é um Sistema Operacional Informática O que é um Sistema Operacional Programa formado por vários módulos que trabalham de modo cooperativo para administrar os recursos de hardware e auxiliar na execução dos programas do usuário,

Leia mais

- Campus Salto. Disciplina: Sistemas de Arquivos Docente: Fernando Santorsula E-mail: fernandohs@ifsp.edu.br

- Campus Salto. Disciplina: Sistemas de Arquivos Docente: Fernando Santorsula E-mail: fernandohs@ifsp.edu.br Disciplina: Sistemas de Arquivos Docente: Fernando Santorsula E-mail: fernandohs@ifsp.edu.br Sistemas de Arquivos- Parte 2 Pontos importantes de um sistema de arquivos Vários problemas importantes devem

Leia mais

Virtualização: o caminho para usar os recursos computacionais de forma inteligente

Virtualização: o caminho para usar os recursos computacionais de forma inteligente Virtualização: o caminho para usar os recursos computacionais de forma inteligente 26 de Agosto de 2015 Belo Horizonte - MG Fabrício Roulin Bittencout Bom dia a todos! Sejam bem-vindos! Apresentação Doutorando

Leia mais

Atualização de Software Guia do Usuário

Atualização de Software Guia do Usuário Atualização de Software Guia do Usuário Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste

Leia mais

Atualizações de Software Guia do Usuário

Atualizações de Software Guia do Usuário Atualizações de Software Guia do Usuário Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste

Leia mais

Apostila de GSO Gestão de Sistemas Operacionais I

Apostila de GSO Gestão de Sistemas Operacionais I Apostila de GSO Gestão de Operacionais I Prof. Jones Artur Gonçalves / Wendell Santos 1 Arquitetura de Operacionais 1. Histórico... 3 2. Sistema Operacional... 4 3. Tipos de Operacionais... 5 2.1 Monoprogramáveis...

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Artur Petean Bove Junior Mercado e Tecnologias futuras ETEP Faculdades Sistema operacional é o software responsável pela criação do ambiente de trabalho da máquina. Sendo a camada

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais 1 Sistema Operacional Um conjunto de programas que se situa entre os softwares aplicativos e o hardware Gerencia os recursos do computador (CPU, dispositivos periféricos). Estabelece

Leia mais

Atualizações de Software Guia do Usuário

Atualizações de Software Guia do Usuário Atualizações de Software Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste

Leia mais

TUTORIAL DE ATUALIZAÇÃO PARA

TUTORIAL DE ATUALIZAÇÃO PARA Windows 10 Material elaborado em 05/01/2016 Sumário TUTORIAL DE ATUALIZAÇÃO PARA Windows 10... 1 Antes de iniciar... 1 Windows 10 Ferramenta Get Windows 10... 4 Windows 10 Ferramenta Criação de Mídia...

Leia mais

Informática Aplicada

Informática Aplicada Informática Aplicada Aula 1 Introdução Diogo Pinheiro Fernandes Pedrosa Departamento de Ciências Exatas e Naturais Universidade Federal Rural do Semi-Árido Introdução Informática informação aplicada; Pressupõe

Leia mais

Sistema Operacional. O S.O. é o programa mais importante do computador. - Realizar a interação entre o usuário, o hardware e o firmware -(BIOS)

Sistema Operacional. O S.O. é o programa mais importante do computador. - Realizar a interação entre o usuário, o hardware e o firmware -(BIOS) O S.O. é o programa mais importante do computador. É um controlador intermediário que fica entre os softwares da categoria dos aplicativos e o hardware. Ele é o tradutor / intérprete das nossas interações

Leia mais

O Sistema de Computação

O Sistema de Computação Departamento de Ciência da Computação - UFF O Sistema de Computação Profa. Débora Christina Muchaluat Saade debora@midiacom.uff.br O Sistema de Computação Capítulo 2 Livro do Mário Monteiro Componentes

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO SUPERVISOR WEB

MANUAL DE INSTALAÇÃO SUPERVISOR WEB MANUAL DE INSTALAÇÃO SUPERVISOR WEB [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA Material Desenvolvido para a Célula Frente

Leia mais

O SOFTWARE LIVRE COMO FERRAMENTA DE ENSINO

O SOFTWARE LIVRE COMO FERRAMENTA DE ENSINO 1 O SOFTWARE LIVRE COMO FERRAMENTA DE ENSINO Denise Ester Fonseca de Brito Jefferson Willian Gouveia Monteiro Mariana Vieira Siqueira de Arantes Mateus Palhares Cordeiro Paulo Alfredo Frota Rezeck Thiago

Leia mais

Trabalho de pesquisa Nº 3 Livro digital. de Eduardo Wayne

Trabalho de pesquisa Nº 3 Livro digital. de Eduardo Wayne Trabalho de pesquisa Nº 3 Livro digital de Eduardo Wayne O que é um sistema operativo multitarefa? R : Sistema operativo multitarefa é a característica do sistema operativo que permite repartir a utilização

Leia mais

Disciplina: Sistemas Operacionais

Disciplina: Sistemas Operacionais Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina: Sistemas Operacionais Parte 1: Introdução aos Conceitos de Sistemas Operacionais Prof. Wagner Santos C. de Jesus wsantoscj@gmail.com Conceito Fundamental

Leia mais

Virtualização de Servidores. Adirlhey Assis Marcus Vinicius Coimbra

Virtualização de Servidores. Adirlhey Assis Marcus Vinicius Coimbra Virtualização de Servidores Adirlhey Assis Marcus Vinicius Coimbra Curriculum Autor: Marcus Coimbra Graduado em Informática, possui MBA em e-commerce e MIT em Governança de TI, atua na área a 25 anos,

Leia mais

Lojamundi Tecnologia Sem Limites www.lojamundi.com. br

Lojamundi Tecnologia Sem Limites www.lojamundi.com. br Compre sua Câmera IP HD 1080p na Lojamundi e instale você mesmo a partir deste tutorial Modelos LIRDNS200(Teto) e LBN24(Externa) Vamos mostrar como é fácil fazer a instalação de câmeras IP e tudo de maneira

Leia mais

Automatizando o mapeamento de unidade da parte DESKTOP_CFG no Cisco Agent Desktop para o IPCC expresso

Automatizando o mapeamento de unidade da parte DESKTOP_CFG no Cisco Agent Desktop para o IPCC expresso Automatizando o mapeamento de unidade da parte DESKTOP_CFG no Cisco Agent Desktop para o IPCC expresso Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Material de Suporte Convenções

Leia mais

de Redes de Computadores Linux

de Redes de Computadores Linux Curso de Formação Continuada de Configuração de Redes de Computadores Linux Prof. Emerson Ribeiro de Mello Instituto Federal de Santa Catarina IFSC campus São José mello@ifsc.edu.br http://docente.ifsc.edu.br/mello

Leia mais

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE EDIFÍCIOS METASYS Vá mais longe com Metasys

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE EDIFÍCIOS METASYS Vá mais longe com Metasys SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE EDIFÍCIOS METASYS Vá mais longe com Metasys Gerencie seu edifício onde quer que você esteja. O sistema de gerenciamento de edifícios Metasys da Johnson Controls é o único sistema

Leia mais

Sistema Operacional. Implementação de Processo e Threads. Prof. Dr. Márcio Andrey Teixeira Sistemas Operacionais

Sistema Operacional. Implementação de Processo e Threads. Prof. Dr. Márcio Andrey Teixeira Sistemas Operacionais Sistema Operacional Implementação de Processo e Threads O mecanismo básico para a criação de processos no UNIX é a chamada de sistema Fork(). A Figura a seguir ilustra como que o processo e implementado.

Leia mais

Fundamentos da Informática Aula 03 - Sistemas operacionais: Software em segundo plano Exercícios Professor: Danilo Giacobo

Fundamentos da Informática Aula 03 - Sistemas operacionais: Software em segundo plano Exercícios Professor: Danilo Giacobo Fundamentos da Informática Aula 03 - Sistemas operacionais: Software em segundo plano Exercícios Professor: Danilo Giacobo Múltipla escolha 1. Em que consiste um sistema operacional: a. Um conjunto de

Leia mais

SOFTWARE DE SISTEMA SISTEMA OPERACIONAL AULA 10 Arquitetura de Computadores Gil Eduardo de Andrade

SOFTWARE DE SISTEMA SISTEMA OPERACIONAL AULA 10 Arquitetura de Computadores Gil Eduardo de Andrade SOFTWARE DE SISTEMA SISTEMA OPERACIONAL AULA 10 Arquitetura de Computadores Gil Eduardo de Andrade O conteúdo deste documento é baseado no livro Princípios Básicos de Arquitetura e Organização de Computadores

Leia mais

Sistemas Operacionais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Capítulo 6 - Threads

Sistemas Operacionais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Capítulo 6 - Threads Sistemas Operacionais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Capítulo 6 - Threads Com o conceito de múltiplos threads (multithread) é possível

Leia mais

Suporte à varios hardware Reconhecimento automático de hardware Várias interfaces gráficas Vários pacotes de escritório

Suporte à varios hardware Reconhecimento automático de hardware Várias interfaces gráficas Vários pacotes de escritório Características para desktop 1) 2) 3) 4) 5) Suporte à varios hardware Reconhecimento automático de hardware Várias interfaces gráficas Vários pacotes de escritório Execução de binários Windows e DOS A

Leia mais

Backup e Recuperação Guia do Usuário

Backup e Recuperação Guia do Usuário Backup e Recuperação Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste documento

Leia mais

Gerenciamento de dispositivos móveis

Gerenciamento de dispositivos móveis Gerenciamento de dispositivos móveis A ferramenta Mobility management é um add-on do LANDesk Management Suite que permite a descoberta de dispositivos móveis que acessam as caixas de e-mail do Microsoft

Leia mais

Introdução à Ciência da Computação

Introdução à Ciência da Computação 1 Universidade Federal Fluminense Campus de Rio das Ostras Curso de Ciência da Computação Introdução à Ciência da Computação Professor: Leandro Soares de Sousa e-mail: leandro.uff.puro@gmail.com site:

Leia mais

Manual de Instalação Software do USB eseal Token V2

Manual de Instalação Software do USB eseal Token V2 Manual de Instalação Software do USB eseal Token V2 Para o funcionamento do USB eseal Token V2, deve ser instalado o gerenciador do token disponível na área de download no seguinte endereço http://www.locasuporte.com.br/tokenusb.aspx

Leia mais

Escola Superior de Redes

Escola Superior de Redes Escola Superior de Redes Por que uma Escola Superior de Redes? Capacitação em TIC é um dos objetivos do Programa Prioritário de Informática do MCT/SEPIN (PPI RNP). A ESR é um novo instrumento na realização

Leia mais

FUNDAMENTOS DE WINDOWS INFORMÁTICA / IFRN/PRONATEC 1. O Windows

FUNDAMENTOS DE WINDOWS INFORMÁTICA / IFRN/PRONATEC 1. O Windows Disciplina de Informática Fundamentos de Windows FUNDAMENTOS DE WINDOWS INFORMÁTICA / IFRN/PRONATEC 1 O Windows Mais do que um simples pano de fundo, a Área de Trabalho (desktop, em inglês) é um elemento

Leia mais

Introdução à Programação Aula 01. Prof. Max Santana Rolemberg Farias Colegiado de Engenharia de Computação

Introdução à Programação Aula 01. Prof. Max Santana Rolemberg Farias Colegiado de Engenharia de Computação Introdução à Programação Aula 01 Prof. Max Santana Rolemberg Farias max.santana@univasf.edu.br Colegiado de Engenharia de Computação QUAL O OBJETIVO DA DISCIPLINA? Objetivo Tornar vocês (alunos) capazes

Leia mais

Soluções de gestão de clientes e de impressão móvel

Soluções de gestão de clientes e de impressão móvel Soluções de gestão de clientes e de impressão móvel Manual do utilizador Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft é uma marca comercial registada da Microsoft Corporation nos

Leia mais

DESVENDADO O TCP/IP. Prof. Me. Hélio Esperidião

DESVENDADO O TCP/IP. Prof. Me. Hélio Esperidião DESVENDADO O TCP/IP Prof. Me. Hélio Esperidião TCP/IP INTERNAMENTE Quando dois computadores tentam trocar informações em uma rede, o TCP/IP precisa, primeiro, determinar se os dois computadores pertencem

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS

SISTEMAS OPERACIONAIS SISTEMAS OPERACIONAIS Introdução a Sistemas Operacionais Andreza Leite andreza.leite@univasf.edu.br Plano de Aula Introdução aos Sistemas Operacionais Fundamentação Teórica Evolução Histórica Características

Leia mais

Introdução. Uma das principais dúvidas de quem está iniciando no mundo do desenvolvimento de jogos digitais é quais softwares utilizar.

Introdução. Uma das principais dúvidas de quem está iniciando no mundo do desenvolvimento de jogos digitais é quais softwares utilizar. Introdução Uma das principais dúvidas de quem está iniciando no mundo do desenvolvimento de jogos digitais é quais softwares utilizar. Em especial, muitas pessoas têm dificuldade em decidir qual o motor

Leia mais

Área Microinformática. Método 1 de 12: Usando o Windows Vista, 7, ou 8

Área Microinformática. Método 1 de 12: Usando o Windows Vista, 7, ou 8 Assunto Endereço MAC Área Microinformática Autor Abelad Manual para usuários Revisão 1 Data alteração 10/12/2014 Método 1 de 12: Usando o Windows Vista, 7, ou 8 1. 1- Conecte-se a uma rede. Este método

Leia mais

Manual do Usuário da Biblioteca 1.0

Manual do Usuário da Biblioteca 1.0 Manual do Usuário da Biblioteca 1.0 1 Sumário Apresentação Pesquisa Simples área de buscas Pesquisa Avançada Aquisições Periódicos Resultado das Buscas Detalhamento do Acervo Google Books Z3950 Busca Biblioteca

Leia mais

O Sistema de Computação

O Sistema de Computação O Sistema de Computação Professor: Alex Sandro Forghieri alex.forghieri@ifsc.edu.br O Sistema de Computação INTRODUÇÃO Introdução Sistemas Computacionais podem ser divididos em camadas: Aplicativos Sistema

Leia mais

CÂMARA DE VÍDEO USB 2.0 SEM FIOS

CÂMARA DE VÍDEO USB 2.0 SEM FIOS CÂMARA DE VÍDEO USB 2.0 SEM FIOS Manual do Utilizador DA-71814 Introdução Agradecemos por estar a utilizar esta câmara sem fios de nova geração. Pode ser utilizada assim que for inserida. É o produto ideal

Leia mais

Email: professorclebermarques@hotmail.com Atualizada em 29/01/2010. 1

Email: professorclebermarques@hotmail.com Atualizada em 29/01/2010. 1 1- Software: É o elemento lógico (não palpável) do sistema computacional. 1.1- Classificação do Software: 1. Básico = fundamental para o processamento. Ex: Sistema Operacional. 2. Aplicativo = auxilia

Leia mais