- REDE - INTERNET - PROTOCOLOS - - Informática para Concursos - Prof.: OCEAN ALVES DOS SANTOS 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "- REDE - INTERNET - PROTOCOLOS - - Informática para Concursos - Prof.: OCEAN ALVES DOS SANTOS 1"

Transcrição

1 - REDE - INTERNET - PROTOCOLOS - - Informática para Concursos - Prof.: OCEAN ALVES DOS SANTOS 1

2 REDES DE COMPUTADORES São dois ou mais computadores ligados entre si com a finalidade de compartilhar aplicativos, recurso, dados e periféricos.

3 REDES DE COMPUTADORES: - EXTENSÃO GEOGRÁFICA LAN (LOCAL AREA NETWORK) São denominadas locais por cobrirem apenas uma área limitada. Utilizadas para conectar estações, servidores, periféricos e outros dispositivos que possuam capacidade de processamento em uma casa, escritório, escola e edifícios próximos. MAN (METROPOLITAN AREA NETWORK) Pode abranger um grupo de escritórios vizinhos ou uma cidade inteira, podendo ser privada ou pública. Esse tipo de rede é capaz de transportar dados e voz, podendo inclusive ser associado a rede de televisão a cabo local. WAN (WIDE AREA NETWORK) Rede de computadores que abrange uma grande área geográfica. A Internet é um exemplo de WAN. WLAN (WIRELESS LOCAL AREA NETWORK) Rede local sem fio. Conhecida por Wi-Fi(Wireless Fidelity - fidelidade sem fios). Conecta seus componentes usando ondas de rádio frequência.

4 HARDWARE DE REDE EQUIPAMENTO: PLACA DE REDE HUB SWITCH ROTEADORES

5 HARDWARE DE REDE EQUIPAMENTO: Hub Um hub consiste num repetidor multiportas, ou seja, ao receber a informação de uma porta, ele distribui por todas as outras. Com um hub é possível fazer uma conexão física entre diversos computadores com a topologia estrela.

6 HARDWARE DE REDE EQUIPAMENTO: switch Os switches, também conhecidos como comutadores, são peças fundamentais de muitas redes porque agilizam as coisas. Os switches permitem que diferentes nós (um ponto de conexão da rede, geralmente um computador) de uma rede se comuniquem diretamente uns com os outros de maneira simples e eficaz. Roteadores Um roteador é um dispositivo que opera na camada de rede e sua principal função é selecionar o caminho mais apropriado entre as redes e repassar os pacotes recebidos. Ou seja, encaminhar os pacotes para o melhor caminho disponível para um determinado destino. Um roteador tem, então, duas tarefas distintas, porém relacionadas: o roteador garante que a informação não vá para onde ela não é necessária. Isso é crucial para impedir que grandes volumes de dados venham a entupir as conexões de "meros espectadores" o roteador garante que as informações cheguem ao destino desejado.

7 INTERNET A Internet é um sistema composto por dois componentes principais: hardware e protocolos. Sem eles, o mundo não estaria tão conectado Hardware - inclui tudo, dos cabos que carregam terabits de informação por segundo ao dispositivo que você está usando para ler este artigo. Protocolos - conjunto de regras que as máquinas seguem para completar tarefas.

8 CONECTANDO-SE A INTERNET: BACKBONE Significa, espinha dorsal. São áreas de alta velocidade interligando grandes empresas de telecomunicações pelo mundo. PROVEDOR DE ACESSO Para conectar a Internet é necessário se conectar a uma estrutura de rede que a compõe. O PROVEDOR é a empresa que permite esse tipo de conectividade, conectando-se diretamente a um BACKBONE.

9 Internet Intranet Extranet VPN Intranet As empresas descobriram que podem criar redes como a Internet, porém privadas, as Intranets, que cumprem o papel de conectar entre si filiais, departamentos, fornecedores, clientes, etc, mesclando (com segurança) as suas redes particulares de informação com a estrutura de comunicações da Internet. Extranet A rigor uma intranet pode operar apenas como uma rede corporativa dentro dos limites da empresa, porém pode ser vantajoso a ligação da intranet com a internet, neste caso chamada de extranet.

10 VPN (Virtual Private Network) Permite a ligação entre redes Intranet utilizando a Internet como meio de conexão. Com o crescimento da popularidade da Internet, os escritórios voltaram-se para ela como forma de ampliar suas próprias redes. Primeiro chegaram as intranets, que tinham acesso controlado por senhas com uso específico, somente liberado para funcionários das empresas. Atualmente, muitas empresas estão criando suas próprias VPN (virtual private network, ou rede de comunicação virtual) para atender às necessidades de funcionários conectados remotamente ou de escritórios distantes. As informações trafegam criptografadas enquanto estão passando pela Internet. Sua implementação se dá através de Firewalls instalados nas conexões entre as redes e a Internet, que funcionam como um túnel entre as redes conectadas, autenticando e criptografando as informações que ali trafegam, protegendo a conexão de acessos externos provenientes do restante da Internet. Uma VPN deve ter uma rede LAN principal na sede da empresa e redes LAN para todos que se conectam remotamente a ela, como filiais, escritórios distantes e funcionários que trabalham fora

11 TIPOS DE CONEXÃO À INTERNET ACESSO DISCADO (DIAL UP) - São as linhas discadas, ou seja, o acesso é feito pela discagem de um número telefônico e a conexão entre origem e destino é feita pela central telefônica. Baixa velocidade. A conexão Dial Modem alcançava, no máximo, míseros 56,6 kbps. ADSL - Asymmetric Digital Subscriber Line - Transmissão feita pela rede de telefônica, através de pares de cabos metálicos. A velocidade, em comparação com a internet discada, era: 128 kbps, no mínimo. Mas a xdls era capaz de alcançar inimagináveis 24 Mbps. Este tipo de conexão ainda utilizava uma linha telefônica para acessar a internet, mas conectada a um modem externo específico, o que acabava com a necessidade fazer ligações para a operadora. Você simplesmente pagava uma mensalidade para a empresa, que liberava o sinal em sua residência.

12 TIPOS DE CONEXÃO À INTERNET Via Cabo (Internet em Cabo Cable modem) - Transmissão é feita via cabo coaxial. Você já deve ter ouvido falar de TV a cabo, certo? Algumas empresas decidiram aliar a ela o acesso à internet. Com isso, uma linha telefônica não era mais prérequisito para se conectar, o que deu mais liberdade ao usuário. Outra grande vantagem deste tipo de conexão é a velocidade, que varia entre 70 kbps e 150 Mbps. Além disso, a internet a cabo facilitou a criação de redes de computadores, dividindo a conexão com múltiplas máquinas, sem contar a distribuição sem fio através de roteadores wireless.

13 TIPOS DE CONEXÃO À INTERNET BPL - Broadband over Power Lines, ou PLC - Power Line Communications é nada mais que a injeção de sinais de alta frequência na fiação elétrica para transmitir dados e voz em banda larga pela rede de energia elétrica, utilizando uma infraestrutura já disponível, não necessitando de obras em uma edificação para ser implantada. A conexão com o computador concretiza-se por um modem ligado diretamente na tomada. VELOCIDADE Nos testes realizados em prédios do bairro de Moema na zona sul de São Paulo pela AES Telecom, empresa da Eletropaulo, permitiram chegar a 80 mbps por edifício. A distribuição da banda será de acordo com a demanda de cada usuário. A velocidade mínima para essa internet é de 20mbps, para cada transformador na rua. Cada transformador terá capacidade para distribuir a internet para 50 casas, ou seja, se 50 casas estiverem utilizando a internet em simultâneo, a velocidade cai para 50 kbps por casa, isso se equivale a uma internet discada. Esta placa é encaixada em um slot PCI de seu computador e numa tomada na parede para estabelecer a comunicação por fiação elétrica

14 TIPOS DE CONEXÃO À INTERNET Wi-Fi A mais popular das conexões wireless é basicamente uma versão sem fio da banda larga comum, distribuída através de um roteador especial. É por isso que são designadas como redes, já que necessitam de uma conexão com fios para criar o ponto de acesso. O sinal de internet é enviado a frequências que variam entre 2,4 GHz e 5 GHz e podem alcançar até 54Mbps no raio de alguns metros. Redes ad-hoc Se a rede Wi-Fi necessita de um ponto de acesso para realizar a distribuição de sinal, as ad-hoc fazem com que cada computador transforme-se em uma espécie de roteador. Em outras palavras, é como se os PCs se comunicassem entre si sem a necessidade que um dispositivo faça a mediação. Isso torna mais flexível a troca de informação.

15 TIPOS DE CONEXÃO À INTERNET Via Rádio (Transmissão sem fio Wireless) - Transmissão é feita por rádio frequência através de ondas eletromagnéticas. Via Satélite (Transmissão sem fio Wireless) - Transmissão é feita através de ondas eletromagnéticas. A grande vantagem é o sinal de satélite poder ser levado a qualquer parte do mundo. A desvantagem é o custo elevado. Como a distância entre o satélite e o receptor é enorme (afinal estamos de falando de equipamentos que orbitam pelo nosso planeta), o tempo de resposta e envio de dados é muito alto e sujeito a múltiplas interferências. Para contornar isso, a troca de informações é feita em grandes pacotes, mas com um grande intervalo entre um e outro. A velocidade fica entre 200 e 600 kbps.

16 TIPOS DE CONEXÃO À INTERNET WiMax A WiMax é, resumidamente, uma versão mais poderosa e potente da já conhecida rede Wi-Fi, tanto em velocidade quanto em cobertura. Portanto esqueça o raio de alguns metros de sinal. Esta conexão é capaz de cobrir uma cidade inteira e com uma taxa de transferência de dados surpreendente. Porém, assim como a internet a rádio e via satélite, a WiMax também sofre com interferência, principalmente de ondas de alta frequência, e até uma chuva diminuiria a força de ação do sinal. Ainda assim, a conexão é uma boa alternativa para quem mora em locais em que não existe disponibilidade de sinal banda larga, como zonas rurais ou cidades mais afastadas, e ainda atinge um pico de 72 Mbps. A moda da internet de bolso Os usuários de telefones celulares sempre desejaram conectar-se à internet através de seus aparelhos móveis. Desde a época em que smartphone era um telefone que sabia fazer contas e Wi-Fi um sonho distante, diversas alternativas foram criadas e hoje em dia pode-se conferir s ou saber das novidades online em qualquer lugar.

17 TIPOS DE CONEXÃO - A moda da internet de bolso WAP A primeira grande tentativa de integrar os aparelhos celulares à internet. A conexão WAP era uma espécie de adaptação da web, já que só podia acessar páginas feitas especialmente para este tipo de conexão. Em outras palavras, nada de Para acessar a versão WAP do site, você teria de entrar no WAP.baixaki.com.br. Como o número de páginas WAP era incrivelmente menor do que as encontradas na internet tradicional e a velocidade muito baixa, este tipo de conexão não agradou tanto aos usuários. EDGE Se a conexão WAP é a versão da internet discada para celulares, a EDGE pode ser comparada à xdsl, guardadas as devidas proporções. Com uma taxa de transmissão de dados de até 384 kbps, este tipo de tecnologia já permitia que páginas da web fossem acessadas.

18 TIPOS DE CONEXÃO - A moda da internet de bolso 3G A queridinha dos usuários de celular. Funciona de maneira semelhante à conexão a rádio e os sinais são enviados praticamente pelas mesmas torres que enviam o sinal de telefonia para o aparelho, o que significa um amplo raio de alcance. Além disso, a conexão pode chegar a 7 Mbps. Presente em praticamente todos os celulares atuais, a internet 3G tornou-se tão popular que recebeu até adaptação para computadores. Pequenos modems exclusivos foram desenvolvidos para que você possa conectar-se à internet em seu notebook através deste tipo de conexão quando não existirem redes Wi-Fi. LTE Considerada por muitos a evolução do 3G, a conexão LTE alcança velocidades inimagináveis em comparação com a tecnologia atual. Para se ter uma ideia, ela alcança um pico de 170 Mbps! Essa velocidade supera o 3G em mais de dez vezes e é o dobro do máximo atingido pela WiMax, sua principal concorrente. Para os apressadinhos de plantão, é bom saber que a LTE ainda não é comercializada. Por mais que a tecnologia já exista, não há previsão de lançamento de aparelhos equipados. O que se sabe é que, assim como aconteceu com a conexão 3G, outros aparelhos, como notebooks e desktops, poderão aproveitar da supervelocidade da LTE, já que pequenos modems serão vendidos.

19 TIPOS DE CONEXÃO - A moda da internet de bolso Bluetooth Ok, Bluetooth não é um método de conexão à internet, mas merece a menção honrosa, já que facilitou, e muito, a vida de todos nós. Quem nunca transferiu uma música ou foto de um celular para outro através dele que atire a primeira pedra. O Dente Azul (em uma tradução literal) permite a transmissão de dados e arquivos entre aparelhos através de sinais de rádio de ondas curtas. O raio de alcance varia de acordo com a frequência utilizada, e pode ser desde 1 metro (potência de 1 mw) até 100m (100 mw). O que é Banda Larga? É uma conexão à internet com velocidade superior ao padrão das linhas telefônicas convencionais (56 Kbps - kilobits por segundo), o que permite transmitir dados com muito mais rapidez e manter o usuário permanentemente conectado à web.

20 - PROTOCOLOS - CONJUNTO DE SERVIÇOS PARA INTERNET Conjunto de regras predefinidas que permite vários computadores ou programas estabelecerem padrões de comunicação de dados entre si. TCP/IP

21 PROTOCOLO TCP/IP - (Protocolo de Controle de Transmissão / Protocolo de Internet): Os protocolos TCP e IP são os dois maiores protocolos de controle de dados da Internet. TCP - (Protocolo de Controle de Transporte): O TCP protocolo orientado a conexão é confiável. A principal função é garantir a confiabilidade dos dados enviados entre o computador origem e o computador destino. Caso algum dado seja perdido no trajeto, o protocolo TCP é responsável pela reenvio do pacote. Protocolo IP - (Protocolo de Internet): A principal função é fazer o roteamento (levar) os dados da origem para o destino. A comunicação é não confiável, ou seja, o protocolo IP não emprega nenhum mecanismo de controle de erros durante a transmissão.

22 IP Internet Protocol (Protocolo de Inter-Redes); Apesar de ser binário (formado por zeros e uns), é apresentado como 4 números decimais, separados por pontos, que podem assumir qualquer valor entre 0 (zero) e

23 Um computador pode receber seu endereço IP (e outros parâmetros) de duas maneiras: Fixo: quando é configurado manualmente para isso (por seu administrador); Dinâmico: quando recebe esses parâmetros automaticamente de um servidor apropriado (chamado servidor DHCP). Classe Endereço mais baixo Endereço mais alto A B C D E O endereço , num valor da escala da classe A, é reservado para loopback, e é utilizado no teste TCP/IP e para a comunicação na máquina local.

24 TCP/IP PROTOCOLOS DE SERVIÇOS NA INTERNET

25 PROTOCOLOS: http https Usado para transferência páginas da internet ou intranet para o computador do usuário. HTTP - HyperText Transfer Protocol. O protocolo HTTP é usado para transferência páginas da internet ou intranet para o computador do usuário. O processo de transferência desses documentos ocorrem quando o cliente HTTP (Browser) conecta com o servidor HTTP (Servidor Web) quando digitado URL (Uniform Resource Locator) no campo endereço do browser. Existe o HTTPS que transfere os dados criptografados (seguros) por meio de algoritmo SSL ou TLS. (HTTPS = HTTP+SSL).

26 PROTOCOLOS: SSL (Secure Socket Layer): É um padrão de comunicação, utilizado para permitir a transferência segura (criptografia de dados) de informações através da Internet.

27 PROTOCOLOS:

28 FTP (Protocolo de Transferência de Arquivos) É o protocolo utilizado para transferir arquivos entre computadores. Um grande número de servidores FTP em todo mundo permite que pessoas de qualquer lugar da Internet estabeleçam login e façam download de quaisquer arquivos armazenados no servidor FTP. Ao se conectar a um servidor FTP pode-se ser necessário que o usuário se identifique através de login e senha ou sem se identificação FTP Anônimo. Download - Processo de transferir arquivos de um computador remoto (que pode estar próximo ou do outro lado do mundo) para o computador do usuário, através da rede. Upload - Ato de transferir o arquivo do seu computador para um computador remoto na rede, utilizando qualquer protocolo de comunicações. O contrário de "download". IRC - o protocolo de conversação em tempo real Bate-papo (chat).

29 PROTOCOLOS DE OUTLOOK/THUNDERBIRD: SMTP: responsável por enviar mensagens de correio eletrônico. POP3: é o protocolo que é responsável por receber as mensagens para o computador do usuário. Esse protocolo permite que a mensagem seja visualizada apenas por uma única máquina. WEBMAIL: IMAP4: tem a mesma função do POP, mas transfere apenas uma cópia da mesma. Esse protocolo permite que a mensagem seja visualizada por máquinas diferentes.

30 TCP/IP PROTOCOLOS PORTAS: Na tabela abaixo listam-se os serviços e protocolos associados às portas TCP e UDP. Serviço TCP UDP Observações FTP Transferência de arquivos SSH Protocolo de login remoto encriptado Telnet Protocolo de login remoto SMTP Para envio de DNS Resolução de nomes para IP HTTP Para web browser POP Para recepção de IMAP Para recepção/envio de TLS/SSL Protocolo de camada de sockets segura IRC Para conversação/chat Pichat Protocolo de conversação/chat

31 World Wide Web (WWW, W3 ou Web) Serviço de procura de informações por hipermídia; Esses documentos são conhecidos por hipertextos ou hiperdocumentos, e podem conter além de textos, imagens, sons, animações, etc; As páginas Web são criadas geralmente por uma linguagem de chamada HTML. HTML HiperText Makup Language: Nome da linguagem base das páginas WWW, ou seja, é a linguagem na qual as páginas Web são construídas.

32 CONCEITOS: Hipertexto: Documento que contém links (ligações) para outros documentos, o que permite um processo de leitura não sequencial. São as páginas da Web. Hipermídia - Documento hipertexto que incorpora textos, gráficos, sons, imagens e animações. Browser Navegador de Internet. Os mais comuns são: Internet Explore, Firefox, Netscape, Safari e Opera. Home-page Página principal de um site (primeira página do site) Hyperlink - Ligações entre as páginas da Web. Na verdade são atalhos que permite ao usuário navegar dentro do próprio site clicando nos links ou navegar para outro site. URL - Uniform Resource Locator - Localizador de Recursos Universal, é o endereço de um recurso disponível em uma rede; seja a Internet ou uma intranet. Site/Sítio/Website - (conjunto de documentos) - é um conjunto de páginas e arquivos hipertexto disponíveis na WWW, interligados entre si através de hypelinks.

33 URL (Uniform Resource Locator) no campo endereço do browser.

34 DNS

35 Endereços na Internet Todos os endereços da Internet seguem uma norma estabelecida pelo InterNic, órgão americano pertencente a ISOC (Internet Society). No Brasil, a responsabilidade pelo registro de Nomes de Domínios na rede eletrônica Internet é do Comitê Gestor Internet Brasil (CG), órgão responsável. De acordo com as normas estabelecidas, o nome do site, ou tecnicamente falando o nome do domínio, segue a seguinte URL (Universal Resource Locator), um sistema universal de endereçamento, que permite que os computadores se localizem na Internet: Exemplo: As categorias de domínios existentes na Internet são:

36

ATENÇÃO O TCP/IP não é um protocolo. TCP/IP é um conjunto de diversos protocolos em 04 camadas próprias que se relaciona com o modelo OSI.

ATENÇÃO O TCP/IP não é um protocolo. TCP/IP é um conjunto de diversos protocolos em 04 camadas próprias que se relaciona com o modelo OSI. PROTOCOLOS DE TRANSMISSÃO DE DADOS PROTOCOLO TCP/IP Trata-se da sigla da palavra inglesa Transmission Control Protocol / Internet Protocol ou, simplesmente Protocolo de Controle de Transmissão / Protocolo

Leia mais

INTERNET P R O F. M A R C O A N T Ô N I O PROF. MARCO ANTÔNIO

INTERNET P R O F. M A R C O A N T Ô N I O PROF. MARCO ANTÔNIO INTERNET P R O F. M A R C O A N T Ô N I O PROF. MARCO ANTÔNIO Conceito É uma rede de computadores interligadas, que possibilita o acesso a informações sobre e em qualquer lugar do mundo. Rede das Redes

Leia mais

4. Rede de Computador. Redes de computadores e suas infraestruturas

4. Rede de Computador. Redes de computadores e suas infraestruturas Redes de computadores e suas infraestruturas Definição Uma rede de computadores é formada por um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos, interligados por

Leia mais

Redes de Computadores e Internet

Redes de Computadores e Internet Redes de Computadores e Internet CEA145 Teoria e Fundamentos de Sistemas de Informação Universidade Prof. MSc. Federal George de H. G. Ouro Fonseca Preto DECEA / João Monlevade Universidade

Leia mais

Gestão de Tecnologia da Informação

Gestão de Tecnologia da Informação Gestão de Tecnologia da Informação Telecomunicações e Redes de Computadores Prof. Gilberto B. Oliveira Conceitos Redes: Cadeias, grupos ou sistemas interconectados. A utilidade de uma rede é igual ao número

Leia mais

INTERNET PROF. PABLO LEONARDO

INTERNET PROF. PABLO LEONARDO INTERNET pablo@estudotop.com.br pabloleonardo.silva@gmail.com Youtube: Informática passo a passo Facebook: Estudo top Periscope: @professor_pablo www.estudotop.com.br PROF. PABLO LEONARDO INTERNET Rede

Leia mais

Noções sobre Redes de Computadores. Aula 16/06 Secretariado Executivo

Noções sobre Redes de Computadores. Aula 16/06 Secretariado Executivo Noções sobre Redes de Computadores Aula 16/06 Secretariado Executivo Conceito básico de redes Conjunto de computadores interligados compartilhando, softwares, arquivos e periféricos Objetivos Compartilhamento

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES Aulas 16 / 17 / 18 REDES DE COMPUTADORES Por: André 1 Aparecido da Silva Qual a maior rede de computadores do mundo? 2 2 OBJETIVO GERAL COMPARTILHAR RECURSOS: Conexão com a internet; Impressoras; Scanner;

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Internet e Conceitos a) Ambientes Internet: A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo TCP/IP

Leia mais

Introdução à Informática. Aula 05. Redes de Computadores. Prof. Fábio Nelson

Introdução à Informática. Aula 05. Redes de Computadores. Prof. Fábio Nelson Aula 05 Redes de Computadores Sistemas de Comunicação de Dados Sistemas computadorizados que transmitem dados por meio de linhas de comunicação, como, por exemplo, linhas telefônicas ou cabos. História:

Leia mais

Redes de Computadores. Disciplina: Informática Prof. Higor Morais

Redes de Computadores. Disciplina: Informática Prof. Higor Morais Redes de Computadores Disciplina: Informática Prof. Higor Morais 1 Agenda Sistemas de Comunicação Histórico das Redes de Comunicação de Dados Mídias de Comunicação Meios de Transmissão Padrões e Protocolos

Leia mais

Informática Básica. Aula 03 Internet e conectividade

Informática Básica. Aula 03 Internet e conectividade Informática Básica Aula 03 Internet e conectividade O Protocolo de comunicação O TCP (Transmission Control Protocol) e o IP (Internet Protocol) são dois protocolos que inspiraram o nome da rede. Eles englobam

Leia mais

Rede de Computadores Modelo OSI

Rede de Computadores Modelo OSI Rede de Computadores Modelo OSI Protocolos TCP/IP Protocolos TCP X UDP CUIDADO! HTTPS IPv4 e IPv6 IPv4 IPv6 Protocolos de Email SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) POP3 (POST OFFICE PROTOCOL

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES Informática REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Redes de computadores são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem que dois ou mais computadores possam compartilhar

Leia mais

Preparação AV3 Fundamentos de Redes de Computadores

Preparação AV3 Fundamentos de Redes de Computadores Preparação AV3 Fundamentos de Redes de Computadores 1 - Em uma rede de computadores existem dispositivos responsáveis por distribuir as informações por toda a rede. Quando falamos de dispositivos que atuam

Leia mais

Informática. Internet / Intranet. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Internet / Intranet. Professor Márcio Hunecke. Informática Internet / Intranet Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática CONCEITOS DE REDES E INTERNET Uma rede de computadores é um conjunto de equipamentos interligados de

Leia mais

CONCEITO DE INTERNET CLOUD COMPUTING WEB CONEXÃO MODEM PROVEDOR BACKBONE NÚMERO IP REDE WIRELESS ENDEREÇO MAC BROWSER HTML URL

CONCEITO DE INTERNET CLOUD COMPUTING WEB CONEXÃO MODEM PROVEDOR BACKBONE NÚMERO IP REDE WIRELESS ENDEREÇO MAC BROWSER HTML URL CONCEITO DE INTERNET CLOUD COMPUTING WEB CONEXÃO MODEM PROVEDOR BACKBONE NÚMERO IP REDE WIRELESS ENDEREÇO MAC BROWSER HTML URL DOMÍNIO DOMÍNIO DE NÍVEL MÁXIMO PROTOCOLOS CONJUNTO TCP/IP HTTP HTTPS TELNET

Leia mais

Internet. Informática para Secretariado 23/06/2015

Internet. Informática para Secretariado 23/06/2015 Internet Informática para Secretariado 23/06/2015 Objetivos Apresentar o surgimento da Internet no mundo e no Brasil Apresentar os conceitos de Internet Conhecer os serviços de Internet Histórico A Internet

Leia mais

CURSO: PREPARATÓRIO PARA PM ALAGOAS

CURSO: PREPARATÓRIO PARA PM ALAGOAS CURSO: PREPARATÓRIO PARA PM ALAGOAS Professor Reinaldo professorreinaldoalves@gmail.com 1. Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows). 2. Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes

Leia mais

Capítulo 1. 4 Modem de conexão discada sobre linha telefônica: residencial;

Capítulo 1. 4 Modem de conexão discada sobre linha telefônica: residencial; Universidade Federal do ABC Prof. João Henrique Kleinschmidt Gabarito Lista de Exercícios 1 e 2 Redes de Computadores Capítulo 1 Questões de revisão 4 Modem de conexão discada sobre linha telefônica: residencial;

Leia mais

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CONCEITO DE REDE DE COMPUTADORES PROFESSOR CARLOS MUNIZ

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CONCEITO DE REDE DE COMPUTADORES PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA CONCEITO DE REDE DE COMPUTADORES PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO Redes de computadores são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem

Leia mais

Browser é um programa desenvolvido para permitir a navegação pela web, capaz de processar diversas linguagens, como HTML, ASP, PHP.

Browser é um programa desenvolvido para permitir a navegação pela web, capaz de processar diversas linguagens, como HTML, ASP, PHP. Browser é um programa desenvolvido para permitir a navegação pela web, capaz de processar diversas linguagens, como HTML, ASP, PHP. Sua interface vai variar de acordo com a marca, onde quem escolhe é o

Leia mais

27/05/2014 REDES LOCAIS

27/05/2014 REDES LOCAIS REDES LOCAIS Um grupo de computadores conectados com a finalidade de compartilhar recursos. Os computadores em uma rede local são normalmente ligados por um cabo de transmissão dentro de uma pequena área,

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA 1. A arquitetura TCP/IP possui diferentes protocolos organizados em uma estrutura hierárquica. Nessa arquitetura, exemplos de protocolos das camadas de Rede, Transporte e Aplicação, são, respectivamente,

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores REDES DE COMPUTADORES E INTERNET Introdução a Computação e Engenharia de Software Profa. Cynthia Pinheiro Comunicação de Dados Conceito: é a troca de informação entre dois dispositivos através de algum

Leia mais

MÓDULO I - INTERNET APRESENTAÇÃO DO CURSO. Prof. BRUNO GUILHEN. Prof. BRUNO GUILHEN. O processo de Navegação na Internet. Aula 01

MÓDULO I - INTERNET APRESENTAÇÃO DO CURSO. Prof. BRUNO GUILHEN. Prof. BRUNO GUILHEN. O processo de Navegação na Internet. Aula 01 APRESENTAÇÃO DO CURSO Prof. BRUNO GUILHEN Prof. BRUNO GUILHEN MÓDULO I - INTERNET O processo de Navegação na Internet Aula 01 O processo de Navegação na Internet. USUÁRIO A CONEXÃO PROVEDOR On-Line EMPRESA

Leia mais

Informática I. Aula 20. http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 20-27/11/06 1

Informática I. Aula 20. http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 20-27/11/06 1 Informática I Aula 20 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 20-27/11/06 1 Ementa Histórico dos Computadores Noções de Hardware e Software Microprocessadores Sistemas Numéricos e Representação

Leia mais

O processo de Navegação na Internet APRESENTAÇÃO DO CURSO. Prof. BRUNO GUILHEN. O Internet Explorer. www.brunoguilhen.com.br 1 INFORMÁTICA BÁSICA

O processo de Navegação na Internet APRESENTAÇÃO DO CURSO. Prof. BRUNO GUILHEN. O Internet Explorer. www.brunoguilhen.com.br 1 INFORMÁTICA BÁSICA APRESENTAÇÃO DO CURSO Prof. BRUNO GUILHEN O processo de Navegação na Internet INFORMÁTICA BÁSICA A NAVEGAÇÃO Programas de Navegação ou Browser : Internet Explorer; O Internet Explorer Netscape Navigator;

Leia mais

Professor Alexsander Pacheco INTERNET - parte I INTERNET Parte 1 Professor Alexsander Pacheco Autor do livro Informática Um manual prático para concursos da Editora Fortium (Brasília - DF) E-mail: prof_alx@yahoo.com.br

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES - CCT0647

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES - CCT0647 FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES - CCT0647 Goiânia - Goiás Estácio ADS Prof: Daniel Gomes de Oliveira dangogyn@gmail.com http://lattes.cnpq.br/1821285839509395 Questão 1 Preparação para a AV2 A camada

Leia mais

Estruturas de Comunicação de Dados Aula 3 Camadas de Aplicação e Transporte

Estruturas de Comunicação de Dados Aula 3 Camadas de Aplicação e Transporte Estruturas de Comunicação de Dados Aula 3 Camadas de Aplicação e Transporte Escola Maria Eduarda Ramos de Barros Curso técnico em redes de computadores Carpina - PE Roteiro Aplicações de Rede Transporte

Leia mais

Disciplina: Redes de Computadores I (R1)

Disciplina: Redes de Computadores I (R1) UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI UFPI Colégio Técnico de Teresina CTT Professor: José Valdemir dos Reis Junior Disciplina: Redes de Computadores I (R1) 56. Uma das desvantagens da utilização de redes de computadores

Leia mais

Aula 04. Administração. Importância da Comunicação. Independente do tipo de negócio, a comunicação é fundamental para o sucesso da organização.

Aula 04. Administração. Importância da Comunicação. Independente do tipo de negócio, a comunicação é fundamental para o sucesso da organização. Administração de Sistemas de Informação Aula 04 Importância da Comunicação Independente do tipo de negócio, a comunicação é fundamental para o sucesso da organização. Os gerentes precisam conhecer conceitos

Leia mais

Redes de Computadores I

Redes de Computadores I Redes de Computadores I Prof.ª Inara Santana Ortiz Aula 2 Internet Internet Hoje é raro vermos uma LAN, MAN ou WAN isoladas, elas geralmente estão conectadas entre si. A Internet é formada por mais de

Leia mais

INTERNET. A figura mostra os inúmeros backbones existentes. São cabos de conexão de altíssima largura de banda que unem o planeta em uma rede mundial.

INTERNET. A figura mostra os inúmeros backbones existentes. São cabos de conexão de altíssima largura de banda que unem o planeta em uma rede mundial. INTERNET A figura mostra os inúmeros backbones existentes. São cabos de conexão de altíssima largura de banda que unem o planeta em uma rede mundial. DNS (Domain Name System) Sistema de Nome de Domínio

Leia mais

Informática. Redes de Computadores e Internet

Informática. Redes de Computadores e Internet Informática Redes de Computadores e Internet Classificação Redes (Distância) - Rede de Área Pessoal PAN - Rede Local LAN - Rede Metropolitana MAN - Rede de Longa Distância WAN Servidores X Clientes - Servidor

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES. Vinícius Pádua

REDES DE COMPUTADORES. Vinícius Pádua REDES DE COMPUTADORES Introdução Necessidade Compartilhar dados em tempo hábil Constituída por vários computadores conectados através de algum meio de comunicação onde recursos são compartilhados Telecomunicação

Leia mais

Redes de Computadores. Técnico em Informática - Integrado Prof. Bruno C. Vani

Redes de Computadores. Técnico em Informática - Integrado Prof. Bruno C. Vani Redes de Computadores Técnico em Informática - Integrado Prof. Bruno C. Vani Internet: aplicações diversas tostadeira Porta-retratos TV a cabo Refrigerador telefones Visão geral da Internet: PC servidor

Leia mais

Sistemas para Internet 01 Como funciona a Internet? Componente Curricular: Bases da Internet

Sistemas para Internet 01 Como funciona a Internet? Componente Curricular: Bases da Internet Sistemas para Internet 01 Como funciona a Internet? Componente Curricular: Bases da Internet Internet Breve Histórico A internet é conhecida como a rede das redes, ou seja, uma grande rede global de comunicações

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Paraíso do Tocantins. Informática Básica

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Paraíso do Tocantins. Informática Básica INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Paraíso do Tocantins Informática Básica Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio Aula 05 2015/2 Thatiane de Oliveira Rosa

Leia mais

Trabalhando com Redes de Computadores Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora)

Trabalhando com Redes de Computadores Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) 3705 - Trabalhando com Redes de Computadores Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) Aula 1 Capítulo 1 - Introdução 1.1. Como Surgiram as Redes......23 1.2. Tipos de Redes...23 1.2.1. Classifi cação

Leia mais

Informática. Transferência de Arquivos e Dados. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Transferência de Arquivos e Dados. Professor Márcio Hunecke. Informática Transferência de Arquivos e Dados Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática TRANSFERÊNCIA DE ARQUIVOS E DADOS Upload e Download Em tecnologia, os termos download e

Leia mais

Desenvolvimento em Ambiente Web. Prof. MSc André Yoshimi Kusumoto

Desenvolvimento em Ambiente Web. Prof. MSc André Yoshimi Kusumoto Desenvolvimento em Ambiente Web Prof. MSc André Yoshimi Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Internet A Internet é um conjunto de redes de computadores de domínio público interligadas pelo mundo inteiro,

Leia mais

Importância da Comunicação. O que é Comunicação?(Aurélio) O que é Comunicação? Telecomunicação. O que é telecomunicação?

Importância da Comunicação. O que é Comunicação?(Aurélio) O que é Comunicação? Telecomunicação. O que é telecomunicação? Telecomunicações, Redes de Computadores e Internet Importância da Comunicação Independente do tipo de negócio, a comunicação é fundamental para o sucesso da organização. Os gerentes precisam conhecer conceitos

Leia mais

Internet - Navegação. Conceitos. 1 Marco Soares

Internet - Navegação. Conceitos. 1 Marco Soares Internet - Navegação Conceitos 1 Internet A Internet é uma rede de comunicação de milhões de computadores conetados, que oferece inúmeros serviços. Cada computador está ligado a uma rede que por sua vez

Leia mais

CENTRAL DE CURSOS 29/05/2014

CENTRAL DE CURSOS 29/05/2014 Dezembro 1969 Junho 1970 Março 1972 Julho 1977 INFORMÁTICA 1 MODEM Modem é o equipamento responsável pela conexão do seu Micro/Note/PDA ao sistema de telecomunicações. DIAL UP ADSL 3G 01 - O serviço de

Leia mais

Pesquisa e análise de informação

Pesquisa e análise de informação A ARPANet (Advanced Research Projects Agency Network) - Projeto do Ministério da Defesa dos Estados Unidos da América, criado em 1969, que tinha como objetivo interligar em rede, computadores utilizados

Leia mais

Modem ADSL. Resumo de Configurações

Modem ADSL. Resumo de Configurações Modem ADSL Resumo de Configurações Introdução ADSL: Linha digital assimétrica. Assimetria: velocidade de download diferente da velocidade de upload. Exemplo: Ao contratar um plano ADSL Velox apelidado

Leia mais

PTC Aula Princípios das aplicações de rede 2.2 A Web e o HTTP. (Kurose, p ) (Peterson, p ) 21/03/2017

PTC Aula Princípios das aplicações de rede 2.2 A Web e o HTTP. (Kurose, p ) (Peterson, p ) 21/03/2017 PTC 3450 - Aula 05 2.1 Princípios das aplicações de rede 2.2 A Web e o HTTP (Kurose, p. 62-73) (Peterson, p. 425-444) 21/03/2017 Muitos slides adaptados com autorização de J.F Kurose and K.W. Ross, All

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP1

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP1 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO Em sala de aula foram distribuídos pontos em exercícios e atividades extraclasse Número de Questões Total da Avaliação 5 Pontos 10 5 Pontos Cada questão tem peso 0,5

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP2

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP2 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO Em sala de aula foram distribuídos pontos em exercícios e atividades extraclasse Número de Questões Total da Avaliação 5 Pontos 10 5 Pontos Cada questão tem peso 0,5

Leia mais

Universidade do Contestado Campus Concórdia. Curso de Sistemas de Informação Prof.: Maico Petry. Ciclo de Palestras e Minicursos

Universidade do Contestado Campus Concórdia. Curso de Sistemas de Informação Prof.: Maico Petry. Ciclo de Palestras e Minicursos Universidade do Contestado Campus Concórdia Curso de Sistemas de Informação Prof.: Maico Petry REDES SEM FIO Ciclo de Palestras e Minicursos Sem fio, Wireless, Wi-Fi As redes sem fio (wireless) eliminam

Leia mais

TECNOLOGIA WEB INTERNET PROTOCOLOS

TECNOLOGIA WEB INTERNET PROTOCOLOS INTERNET PROTOCOLOS 1 INTERNET Rede mundial de computadores. Também conhecida por Nuvem ou Teia. Uma rede que permite a comunicação de redes distintas entre os computadores conectados. Rede WAN Sistema

Leia mais

Professor: Jarbas Araújo.

Professor: Jarbas Araújo. Professor: Jarbas Araújo professorjarbasaraujo@gmail.com O que é rede de computadores e para que Serve? Como surgiu? Como era antes das redes? Componentes de uma rede Tipos de rede O que é rede de computadores?

Leia mais

Algumas dicas para você ter uma boa qualidade de navegação

Algumas dicas para você ter uma boa qualidade de navegação sua rede sem fio MUITO OBRIGADO! 02 Estamos muito felizes por nos escolher. Por isso, trabalhamos todos os dias buscando inovações e procurando desenvolver novos produtos e serviços para a sua satisfação,

Leia mais

Prof. Marcelo Cunha Parte 6

Prof. Marcelo Cunha Parte 6 Prof. Marcelo Cunha Parte 6 www.marcelomachado.com ARP (Address Resolution Protocol) Protocolo responsável por fazer a conversão entre os endereços IPs e os endereços MAC da rede; Exemplo: Em uma rede

Leia mais

Trabalhando com Redes de Computadores - 2ª Edição Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora)

Trabalhando com Redes de Computadores - 2ª Edição Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) 6557 - Trabalhando com Redes de Computadores - 2ª Edição Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) Aula 1 Capítulo 1 - Introdução 1.1. Como Surgiram as Redes...25 1.2. Tipos de Redes...25 1.2.1. Classificação

Leia mais

Técnico em Radiologia. Prof.: Edson Wanderley

Técnico em Radiologia. Prof.: Edson Wanderley Técnico em Radiologia Prof.: Edson Wanderley Rede de Computadores Modelo Mainframe Terminal Computador de grande porte centralizado; Os recursos do computador central, denominada mainframe são compartilhadas

Leia mais

Estruturas básicas de redes Internet Padronização e Protocolos

Estruturas básicas de redes Internet Padronização e Protocolos Estruturas básicas de redes Internet Padronização e Protocolos Universidade Católica de Pelotas Cursos de Engenharia da Computação Disciplina: Rede Computadores I 2 Agenda Estruturas básicas de redes A

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS DE REDE

SISTEMAS OPERACIONAIS DE REDE ESPECIALIZAÇÃO EM REDES E COMPUTAÇÃO DISTRIBUÍDA 2011/1 Edital 005/2011 PROVA OBJETIVA Página 1 de 5 SISTEMAS OPERACIONAIS DE REDE Questão 01 Qual a função de um servidor DNS (Domain Name System)? a) Servir

Leia mais

Internet, Intranet e Extranet

Internet, Intranet e Extranet Internet, Intranet e Extranet Disciplina: Teoria e Fundamentos de Sistemas de Informação Professor: Thiago Silva Prates Ancestral da Internet O ancestral da internet foi a ARPANET, um projeto iniciado

Leia mais

Get Connected Noções básicas de informática

Get Connected Noções básicas de informática Informática Básica/Aplicada Get Connected Noções básicas de informática Redes de Computadores e Internet Adaptado por Kleber Rezende Março 2017 Agenda Redes de computadores. Internet. Navegação na Internet.

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Informação O que é Informação? Informação: conjunto de dados relacionados entre si. Sociedade de Informação Mais e Melhor Informação Recebemos tanta informação durante o dia que perdemos

Leia mais

AULA 01 INTRODUÇÃO. Eduardo Camargo de Siqueira REDES DE COMPUTADORES Engenharia de Computação

AULA 01 INTRODUÇÃO. Eduardo Camargo de Siqueira REDES DE COMPUTADORES Engenharia de Computação AULA 01 INTRODUÇÃO Eduardo Camargo de Siqueira REDES DE COMPUTADORES Engenharia de Computação CONCEITO Dois ou mais computadores conectados entre si permitindo troca de informações, compartilhamento de

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia Redes de Computadores Prof Pedro Vunge I Semestre de 2017 SUMÁRIO I - Introdução às Redes de Computadores 1.1 Considerações iniciais 1.2 O surgimento

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES Elementos de um Sistema Aberto de Automação REDES DE COMPUTADORES Estágios da Informatização Empresas com larga experiência em informática, que utilizavam computadores de grande porte e passaram a utilizar

Leia mais

Introdução. Modelo de um Sistema de Comunicação

Introdução. Modelo de um Sistema de Comunicação I 1 Comunicação de Dados e Redes de Computadores Introdução FEUP/DEEC/CDRC I 2002/03 MPR/JAR Modelo de um Sistema de Comunicação» Fonte gera a informação (dados) a transmitir» Emissor converte os dados

Leia mais

AULA: Introdução à Internet

AULA: Introdução à Internet Campus Muriaé Professor: Luciano Gonçalves Moreira Disciplina: Informática Aplicada I AULA: Introdução à Internet Redes de Computadores Componentes básicos Nó: cada um dos computadores ou outros dispositivos

Leia mais

Fundamentos de Redes e Sistemas Distribuídos Aula 03 Camadas

Fundamentos de Redes e Sistemas Distribuídos Aula 03 Camadas Fundamentos de Redes e Sistemas Distribuídos Aula 03 Camadas Prof. Dr. Rodrigo Clemente Thom de Souza Camada de Aplicação É a única camada vista pela maioria dos usuários!!! Objetivo: Fornecer serviços

Leia mais

Protocolos e Serviços de Redes

Protocolos e Serviços de Redes Protocolos e Serviços de Redes Redes de Computadores Charles Tim Batista Garrocho Instituto Federal de São Paulo IFSP Campus Campos do Jordão garrocho.ifspcjo.edu.br/rdc charles.garrocho@ifsp.edu.br Técnico

Leia mais

REDES COMPONENTES DE UMA REDE

REDES COMPONENTES DE UMA REDE REDES TIPOS DE REDE LAN (local area network) é uma rede que une os micros de um escritório, prédio, ou mesmo um conjunto de prédios próximos, usando cabos ou ondas de rádio. WAN (wide area network) interliga

Leia mais

Redes de Computadores (Networking) (Capítulo 7)

Redes de Computadores (Networking) (Capítulo 7) (Networking) (Capítulo 7) INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO Professor: Rosalvo Ferreira de Oliveira Neto A possibilidade de conectar vários computadores resulta em tantos benefícios que esta se tornou

Leia mais

Equipamentos, Tipos de Rede, Topologias, Prof. Roberto Andrade

Equipamentos, Tipos de Rede, Topologias, Prof. Roberto Andrade Introdução a Redes Equipamentos, Tipos de Rede, Topologias, Internet, Intranet e Extranet Prof. Roberto Andrade Rede doméstica ou Rede Ponto a Ponto (PeertoPeer) O que é: Interligar um computador diretamente

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 38/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 38/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 38/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Internet. Operação de Computadores e Sistemas

Internet. Operação de Computadores e Sistemas Internet Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior Fevereiro de 2017 1/24 Introdução O que é a Internet para você? O que você faz na Internet? 2/24

Leia mais

TAW Tópicos de Ambiente Web

TAW Tópicos de Ambiente Web TAW Tópicos de Ambiente Web Desenvolvimento da Internet e Programas de Uso rveras@unip.br Aula - 03 Agenda A informação Software ou Aplicações Intranet Novas Tendências 2 A informação A Informação 3 A

Leia mais

Redes de Comunicação. Duarte Mendes Número 16, turma 10/ /2014

Redes de Comunicação. Duarte Mendes Número 16, turma 10/ /2014 Redes de Comunicação Duarte Mendes Número 16, turma 10/13 2013/2014 Introdução Neste trabalho vamos falar sobre o hardware específico para redes de computadores, ver os diferentes tipos de hardware e os

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Introdução à Computação Jordana Sarmenghi Salamon jssalamon@inf.ufes.br jordanasalamon@gmail.com http://inf.ufes.br/~jssalamon Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda

Leia mais

Como a Internet funciona:

Como a Internet funciona: navegação Ana acessa news.com usando VPN. Ela entra na sua própria sua conta. Esse diagrama apresenta o que pode ser coletado ao longo do caminho considerando se ela conecta-se ao site usando http ou https

Leia mais

Roteador de Banda Larga Guia de Instalação rápida

Roteador de Banda Larga Guia de Instalação rápida Roteador de Banda Larga Guia de Instalação rápida 1 Conectando o Roteador de Banda Larga Antes de conectar o hardware, assegure-se de desligar seu aparelho Ethernet, modem Cable / DSL e o Roteador de Banda

Leia mais

Protocolos e Serviços de Redes

Protocolos e Serviços de Redes Protocolos e Serviços de Redes Redes de Computadores Charles Tim Batista Garrocho Instituto Federal de Minas Gerais IFMG Campus Ouro Branco garrocho.github.io charles.garrocho@ifmg.edu.br Sistemas de Informação

Leia mais

Redes de computadores. Douglas Wildgrube Bertol DEE - Engenharia Elétrica CCT

Redes de computadores. Douglas Wildgrube Bertol DEE - Engenharia Elétrica CCT Redes de computadores Douglas Wildgrube Bertol DEE - Engenharia Elétrica CCT AS1RAI1 Redes para Automação Industrial JOINVILLE 23/02/2017 Introdução contextualização Como conectar dois equipamentos fisicamente

Leia mais

Tecnologias Atuais de Redes

Tecnologias Atuais de Redes GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MARIA EDUARDA RAMOS DE BARROS Tecnologias Atuais de Redes Redes Wireless Curso Técnico em Redes de Computadores Professor Emerson Felipe Módulo II

Leia mais

Internet. Geanderson Esteves dos Santos IC (2018/02) Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas e Informática

Internet. Geanderson Esteves dos Santos IC (2018/02) Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas e Informática Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas e Informática IC (2018/02) Introdução Crescimento dos computadores host: 72 milhões em 2000 162 milhões em 2002 2 bilhões em

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES. Introdução

REDES DE COMPUTADORES. Introdução REDES DE COMPUTADORES Introdução Parte 01 geovanegriesang@ifsul.edu.br www.geovanegriesang.com Ementa UNIDADE I Introdução às redes de computadores 1.1 Visão geral de protocolos, pilha de protocolos e

Leia mais

Camada de Aplicação da Arquitetura TCP/IP

Camada de Aplicação da Arquitetura TCP/IP Arquitetura de Redes de Computadores e Tecnologia de Implementação de Redes 2016.1 Camada de Aplicação da Arquitetura TCP/IP Curso Técnico Integrado em Informática Turma: INT.INF.3M Arquitetura de Redes

Leia mais

Conceitos de tecnologias relacionadas à Internet e Intranet, Protocolos Web, World Wide Web.

Conceitos de tecnologias relacionadas à Internet e Intranet, Protocolos Web, World Wide Web. Conceitos de tecnologias relacionadas à Internet e Intranet, Protocolos Web, World Wide Web. Sumário 1. APRESENTAÇÃO...2 2. INTERNET...4 3. QUESTÕES COMENTADAS... 23 4. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS... 37 1

Leia mais

Internet. A Grande Rede Mundial. Givanaldo Rocha givanaldo.rocha@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha

Internet. A Grande Rede Mundial. Givanaldo Rocha givanaldo.rocha@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha Internet A Grande Rede Mundial Givanaldo Rocha givanaldo.rocha@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha O que é a Internet? InterNet International Network A Internet é uma rede mundial de

Leia mais

Arquitetura da Internet TCP/IP

Arquitetura da Internet TCP/IP Arquitetura da Internet TCP/IP A Internet Internet é a rede mundial de computadores, à qual estão conectados milhões de computadores do mundo todo; A idéia de concepção de uma rede mundial surgiu nos Estados

Leia mais

Fundamentos. Aplicação. Sessão Transporte OSI Transporte TCP/IP. Física

Fundamentos. Aplicação. Sessão Transporte OSI Transporte TCP/IP. Física Fundamentos O protocolo TCP/IP atualmente é o protocolo mais utilizado em redes locais. Isso se deve basicamente à popularização da Internet, a rede mundial de computadores, já que esse protocolo foi criado

Leia mais

WORD. 1- Conceito: É um software aplicativo que pertence ao pacote de software Microsoft Office e tem como principal função o processamento de textos.

WORD. 1- Conceito: É um software aplicativo que pertence ao pacote de software Microsoft Office e tem como principal função o processamento de textos. Apostila 3 Word, Excel e Internet WORD 1- Conceito: É um software aplicativo que pertence ao pacote de software Microsoft Office e tem como principal função o processamento de textos. 2- Principais Características:

Leia mais

TCP/IP Protocolos e Arquiteturas

TCP/IP Protocolos e Arquiteturas TCP/IP Protocolos e Arquiteturas Prof. Airton Ribeiro de Sousa 2016 Introdução ao TCP/IP Para que os computadores de uma rede possam trocar informações entre si, é necessário que todos adotem as mesmas

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Introdução à Computação Jordana Sarmenghi Salamon jssalamon@inf.ufes.br jordanasalamon@gmail.com http://inf.ufes.br/~jssalamon Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda

Leia mais

Modelo TCP/IP. Douglas Wildgrube Bertol DEE - Engenharia Elétrica CCT

Modelo TCP/IP. Douglas Wildgrube Bertol DEE - Engenharia Elétrica CCT Modelo TCP/IP Douglas Wildgrube Bertol DEE - Engenharia Elétrica CCT AS1RAI1 Redes para Automação Industrial JOINVILLE 12/09/2016 Introdução histórico O padrão histórico e técnico da Internet é o modelo

Leia mais

Diferenças entre Roteador, Switch, Hub e Modem

Diferenças entre Roteador, Switch, Hub e Modem Diferenças entre Roteador, Switch, Hub e Modem Hubs, switches, roteadores e modems são equipamentos de distribuição e conexão de rede que, apesar de terem funções parecidas, se distinguem um dos outros

Leia mais

Redes de Computadores. Visão Geral

Redes de Computadores. Visão Geral Visão Geral Carlos Gustavo A. da Rocha Visão Geral O que é a Internet O que é um protocolo? Bordas da rede Núcleo da rede (backbone) Meios físicos Camadas, modelos de serviços Backbones A Internet Milhões

Leia mais

TRABALHO DE GESTÃO DE INFORMAÇÃO VIRTUAL PRIVATE NETWORK VPN

TRABALHO DE GESTÃO DE INFORMAÇÃO VIRTUAL PRIVATE NETWORK VPN TRABALHO DE GESTÃO DE INFORMAÇÃO VIRTUAL PRIVATE NETWORK VPN Equipe: Virtual Private Network Rede Privada Virtual ou Virtual Private Network, ou seja, é uma rede de comunicações privada(com o acesso restrito)

Leia mais

Graduado em Analises e Desenvolvimento de Sistemas Analista de Sistemas (Seplag) Instrutor(Egp-Ce) Professor(CEPEP)

Graduado em Analises e Desenvolvimento de Sistemas Analista de Sistemas (Seplag) Instrutor(Egp-Ce) Professor(CEPEP) Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site: www.veniciopaulo.com Graduado em Analises e Desenvolvimento de Sistemas Analista de Sistemas (Seplag) Instrutor(Egp-Ce) Professor(CEPEP) REDES DE COMPUTADORES

Leia mais

2. A rede corporativa que utiliza a tecnologia e a infraestrutura de rede da internet na comunicação interna da própria organização é denominada:

2. A rede corporativa que utiliza a tecnologia e a infraestrutura de rede da internet na comunicação interna da própria organização é denominada: 1. O tipo mais comum de conexão à Internet, considerada banda larga por meio de linha telefônica e normalmente oferecida com velocidade acima de 1 Mbps, utiliza a tecnologia A. ADSL. B. Dial Up. C. HFC

Leia mais

Informática. 05- Considere a janela do Internet Explorer abaixo:

Informática. 05- Considere a janela do Internet Explorer abaixo: Informática 01- Redes de computadores são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem que 2 ou mais computadores possam compartilhar recursos físicos e lógicos. Quanto

Leia mais